Passaportes dos filhos de Lula são legais

Reportagem

Nos últimos dias, a “dobradinha” entre mídia e oposição a que se referiu , em dezembro, o então ministro da Comunicação Social do governo Lula, Franklin Martins, apareceu de novo, provavelmente como prenúncio dos tempos que virão de continuidade das eternas picuinhas da mídia contra o agora ex-presidente petista, fantasma que esses veículos de comunicação aliados ao PSDB e aos seus satélites partidários julgam que precisam exorcizar até 2014.

Como dissera Martins, a mídia “levanta a bola” e a oposição “corta”. Foi assim no caso da RENOVAÇÃO dos passaportes diplomáticos de familiares do ex-presidente Lula. A mídia inventou uma ilegalidade qualquer na medida do Itamaraty, em uma conduta hipócrita que será explicada mais adiante, construiu uma manchete propícia à “escandalização do nada” e a oposição já veio “cortando”, dando declarações difamantes contra o ex-presidente da República e sua família.

Em seguida, cumprindo o bom e velho script de guerra a Lula que vige desde 1989 na mídia, o indefectível Ophir Cavalcante, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, sempre disposto a oferecer teses “legais” para a dobradinha tucano-midiática, faz uma “ameaça” aos filhos de Lula, de que se não devolverem os passaportes diplomáticos que têm desde que o pai se tornou presidente pela primeira vez, em 2003, serão “denunciados”.

A principal tese da mídia é a de que o Itamaraty não poderia ter “concedido” – e o correto seria dizer “renovado” – o passaporte diplomático a Marcos Cláudio Lula da Silva, de 39 anos, e a Luiz Cláudio Lula da Silva, de 25 anos, porque são maiores de 21 anos e esta faixa etária seria o limite para concessão desse documento a que têm direito o ex-presidente da República e seus dependentes. Estes, contudo, só teriam esse direito até essa idade.

Só agora a mídia transformou em escândalo um fato que vigeu durante os oito anos do governo Lula. Por que não “denunciou” antes que ao menos o filho de 39 anos de Lula tem passaporte diplomático? Simples, porque está começando uma campanha difamatória contra o ex-presidente que fará a que se viu durante o seu mandato parecer uma prolongada declaração de amor.

O PSDB, por meio de Globos, Folhas, Vejas e Estadões, bem como dos seus babados, está se dedicando a transformar em escândalo uma prática que vige há muito tempo e que beneficia a um espectro amplo de pessoas, incluindo gente da oposição tucano-midiática, como revela boa matéria do jornal O Estado de São Paulo sobre o assunto.

A concessão de passaportes diplomáticos no Brasil, no entanto, é muito mais comum do que se pensa, tendo até uma página do Itamaraty na internet em que é possível obter as informações necessárias para a concessão de um documento que o Estado brasileiro concede a qualquer um que considere que deve recebê-lo, pois decreto da Casa Civil da Presidência da República dá à autoridade competente a prerrogativa de tomar tais decisões.

A questão de idade dos dependentes dos beneficiados por passaportes diplomáticos é, também, passível da subjetividade do ministro das Relações Exteriores, em última instância. Não é por outra razão que o Itamaraty oficializou, em maio do ano passado, a concessão de passaportes diplomáticos a parceiros gays de servidores que trabalham nas representações do Brasil no exterior, conforme matéria do portal R7 que pode ser lida aqui.

A mídia está usando a decisão de Marcos Cláudio Lula da Silva de devolver um passaporte que afirma que nunca usou como “prova” de que estaria se beneficiando de uma ilegalidade, da qual só abre mão por ter sido “denunciado”.  Será uma pena se Marcos fizer isso, pois, apesar da “ameaça” do tucanérrimo Ophir Cavalcante, não existe a menor possibilidade de um processo dessa natureza prosperar sem que venha a tona que há muito gato gordo do setor privado – inclusive da mídia – beneficiado por passaporte diplomático.

Na verdade, o passaporte diplomático não importa em qualquer ônus para a sociedade. Apenas dá regalias àqueles que o Ministério das Relações Exteriores considera que, por projeção social, política, econômica ou cultural, entre outras, devem ter.

As regalias são de trâmites mais rápidos e isentos de maiores constrangimentos nos setores de imigração de outros países. Os passaportes diplomáticos não geram custo de qualquer espécie para os cofres públicos. A concessão deles, historicamente comum no Brasil, só poderia ser questionada com chance de sucesso se um cidadão como qualquer outro o recebesse sem uma explicação tão boa quanto a de ser filho de um ex-presidente da República.

O PT e a presidente Dilma Rousseff cometerão o mesmo erro que cometeram no primeiro turno da campanha eleitoral do ano passado se acharem que podem adotar uma postura fleumática diante dos ataques da mídia confiando em que esses ataques não lhes reverterão em prejuízos políticos. Mas esse é assunto para um outro post, a ser publicado no momento certo.

151 comments

  • Meus Deus do Céu, será que o PT ainda não se deu conta de que o PIG é uma facção política e ideológica?
    E de extrema direita?
    Se não.
    Alguém precisa avisar esses caras!
    Sra. Presidenta Dilma.
    Sr. ministro Paulo Bernardo.
    Não brinquem com fogo.
    Seremos todos queimados.
    O PIG tem que se derrotado.
    Senão, o Brasil será derrotado.

    • Roberto:tem um problema:o PT-SP.esse vive BABANDO a tv Globo.principalmente o”Tony”Palocci,o José Cardozo,o Dutra,Vacarezza e os Suplicy!essa turma é”Mulher De Malandro”!ou TELETUBBIES!

    • O problema é que o Lula deixou para trás muitas coisas que tinham que serem revistas. Este assunto é um bom exemplo. E pelo jeito, não queria rever, pois se valeu de leis absurdas, que são elaboradas para privilegiar uma casta política.
      Não adianta. Ainda não tivemos e, pelo jeito ainda não temos, um governo revolucionário, mas no sentido de propor mudanças na administração e tudo o que a envolve. O PT é mais um partido. Nada de muito distinto dos demais. E pior, as vezes tenta passar a imagem de progressista, mas, nos bastidores peca. E o Lula provou isto: nos deixou: Dantas, Globo e Jobim.
      E a Dilma está aceitando. Não adianta dizer depois que não conhecia, não sabia. Conversa!

  • Presidenta Dilma e Ministros ou responde a mídia (PIG) corporativa, ou assume que é covarde. As consequências políticas em um futuro próximo será gritante. O discurso de governabilidade é idiotia.

  • Legais uma ova! São a prova cabal de que velhos vícios teimam em continuar no Brasil como mandonismo, o puxa-saquismo, os privilégios de classe, o tráfico de influência, a corrupção… Lula não difere em nada do típico político brasileiro, embora insista em dizer o contrário.

      • Poi-zé, priscila. O Kotscho em seu balaio postou um tema relacionado. Mas, termina o post dizendo que iria
        aproveitar o dia de sol (?) e iria à praia. Um energúmeno comentou: “vai, vai, vai e vê se não volta”. Ora, se
        o nergúmeno não gosta do Kotscho ou de seu blog, por que acessa? Na minha teoria da conspiração, atrás desse angu tem orquestração.

    • por acaso vc. eh o Paulo Vierira de Souza (vulgo paulo preto ou negao)? rsrsrs
      SABE PQ. O SERRA NAO RECLAMOU O ROUBO DOS 4.000.000??? rsrsr
      SABE PQ. O PAULO PRETO/NEGAO TA POR AI OU NO CHILE NA BOA?
      LADRAO QUE ROUBA LADRAO TEM 100 ANOS DE PERDAO!

  • Pode até ser legal a renovação dos passaportes mas aceitar isso em fim de mandato configura-se uma atitude venal.
    Lula sabia muito bem do auê que causaria ao aceitar o convite para as férias no forte. Ele quer ficar no palco, junto com FHC, que aliás, só permanece no palco porque assim o quer a esquerda. Alem do mais Lula tem nos blogueiros progressistas seus fiéis escudeiros prontos a elocubrações argumentativas para defendê-lo, mesmo que isto lhes custe a credibilidade.

    • Isso chama-se democracia.Qual o problema de se aceitar um convite?
      Qual o problema de se fazer contraponto ao PIG?
      Sabe ,é preciso saber exercer a democracia e a liberdade de expressão.
      Vcs detestam Lula e ponto final.

    • A bordoada em cima do Pres. Luiz Inácio viria de qualquer jeito. Imaginemos. Só imaginemos o Pres. Luiz da Silva recusando convite do Exército para passar alguns dias em um forte no Guarujá. Penso até que o convite foi feito para que ele recusasse(Aí tem dedo do Jobim). Aí sim, veríamos um auê na imprensa. “Desfeita com as FFAA brasileiras…”,”…desconsideração, desrespeito… isso é inadmissível… O glorioso Exército(e põe glorioso nisso) de Caxias não merecia essa afronta…”. Aí, o sr. Luiz Inácio, aceitou o convite. “Epa, não era pra ter aceito. Faltou combinar com os “russos””. Quanto ao episódio dos passaportes, Alberto Dines definiu bem:”Mesquinharia”.

    • FHC permanece no palco por causa da esquerda?! Não fui eu que convidei o sujeito para escrever uma coluna semanal no pig, mais precisamente no O Globo e na Folha. Nem a esquerda nem a direita (pois tira votos) quer o dito cujo no palco, só o pig mesmo.

    • Lula não tem que tomar nenhuma atitude calcado em preocupação com o que o PIG vai falar.
      Lula é um ex-ótimo-presidente e merece. Deve ser tratado como tal.

      O PIG falaria mal até se o Lula passasse o reveillon em uma laje comendo churrasquinho de gato. Apesar de ser esse o desejo do PIG. E se for para encarar um churrasco de gato em cima de uma laje o Lula também encara numa boa. Tem essa não.

      E qualquer um de nós aqui aceitaria o convite do Exército numa boa. E por que não?

    • Esse negócio de Hotel de Trânsito das Forças Armadas não tem nada de extraordinário. Se houver indicação ou convite de um militar e o hotel tiver vaga, é só ir, com reserva, é claro.
      Depois, paga-se pelo uso.
      Essa papagaiada na imprensa é só para encher página de jornal… e para os jornalões criticarem os de sempre.
      Boa noite!

    • O Campineiro (ex-Christoph) e o Abel Botelho estão muito preocupados com o “nababesco”. Eu ainda não vi nada parecido com o que eu entendo como “nababesco”.
      Um dos dois faria a gentileza de relacionar para a gente, descriminando, se for possível, o tal “nababesco’ dos familiares do Lula?
      Seria muito pedir uma foto do camarão, sr. Abel?

      • Nababesco

        A A A A
        [ê]
        a.
        1. Que envolve luxo e ostentação (vida nababesca).
        2. Ref. a nababo ou próprio dele.
        [F.: nabab(o)+ -esco.

        • Então o Lula tá envolvendo luxo e ostentação com aquela caixona de isopor na cabeça?
          Cruiz credo! Eu fiz isso na minha vida toda e nem sabia que eu estava envolvendo luxo e ostentação.
          É engraçado como essa vida nos surpreende.

          • Como esse ambiente, democrático, está infestado… menos menos, muito frequentado por direitistas indisfarçáveis, querendo discutir até a questão ‘nababesca’, permito-me uma pilhéria, que poderá ser muito bem aproveitada pelo Professor Ariovaldo: São muitos os homens bons que gostam de levar um nabo; daí veio essa expressão direitista tão gostosamente apreciada. Ousando mais, diria que o Nabo é um fetiche direitista disfarçado (de branco), usado pelos homens bons no combate à esquerda vermelha.

        • Não sabia que existia ex-Campineiro… Será que é vergonha do passado?

          Eu e milhares de brasileiros fomos hóspedes de quartéis do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, e sem estarmos presos! Bastava um estudante, um caroneiro pedir abrigo e nunca lhe foi negado.
          O presidente Lula acaba de deixar a chefia-geral das Forças Armadas, é um cidadão condecorado pelas Forças Armadas ainda quando sindicalista. É um brasileiro ilustre num lugar que pertence aos brasileiros. Qual é o drama?
          Ou vc acha que ele devia fazer como oFfernando Henrique e só viajar e hospedar-se a convite de empresas tipo Monsanto? Quer saber mais?

          abarbosafilho.blogspot.com

          • Muito bom comentário. É preciso escalrecer a essa turma de bobocas que o Lula foi o COMANDANTE SUPREMO DAS FORÇAS ARMADAS, tendo, portanto, tanto direito de usar as dependências das forças armadas quanto qualquer general, brigadeiro ou almirante da reserva. Quero ver algum jornalista contestar um general, brigadeiro ou almirante!!!!

  • Como sempre a OAB está se intrometendo onde não tem direito. Quer dar uma de poderosa e fazer um governo paralelo.
    Precisamos acabar com esses conselhos profissionais, regionais, estaduais, federais.
    Pessoalmente, paguei uma das minhas faculdades, as outras estudei na UERJ, comprei meus próprios livros, as faculdades são reconhecidas pelo MEC, os certificados são registrados no MEC. Nosso país tem constituição, tem orgãos da justiça e tudo de que precisamos utilizar quando nos sentimos prejudicados. Por pior que sejam são nossas ferramentas de defesa.
    Quem é a oab para dizer o que é ou não legal?
    Será que o grupo que participa dela, tem competência para julgar?
    Chega de tantos prepotentes…

      • Edu, me desculpe, para mim é a oab mesmo!!! Que saudades da OAB de antigamente, que era capitaneada por grandes advogados! Não vou nem nomeá-los para não cometer injustça! Essa oab de agora, eivada e dirigida por essa tucanalha, nem o nome do presidente é confiável. Não vou citá-lo para não dar canja prá ele! Ao invez de ficar se metendo onde não é chamado, deveria tomar conta de seus pupilos e fazer um expurgo pois a oab está recheada de pessoas que se apresentam como advogados e são verdadeiros escroques, com escreção da oab. Tenho vários exemplos, é só pedir que eu cito! um abraço Braga

    • Em relação à OAB, li num post do Nassif que ela foi uma das poucas organizações da sociedade cívil que funcionou no período da ditadura militar. Se os militares deixaram que funcionasse formalmente, talvez isso explique a tendência direitista do orgão.

      • Engano seu, amigo. A OAB foi muito corajosa nos piores momentos da ditadura. Ela era, ao lado da CNBB, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, e do Sindicato dos Jornalistas de SP (retomado dos pelegos pelo Movimento de Fortalecimento do Sindicato – MFS – liderado por Audálio Dantas) uma das trincheiras da luta democrática não-partidária.
        A OAB não merece o que esse Ophir vem fazendo. Aliás, advogado ser contra a plena Democracia e o progresso social é tão estranho quanto jornalista ser contra a pluralidade de informação e opinião: só nesse Brasil sob censura mesmo – das sete ou oito famiglias, registre-se.

        abarbosafilho.blogspot.com

    • Prezada Conceição,

      Pago, compulsóriamente, um desses órgãos de polícia profissional há décadas. Ainda não percebi para que serve.

      Os espertalhões abarcam até representantes comerciais. Como a maior parte dos sindicatos e algumas agências reguladoras, espertalhões desfrutando sinecuras a nossa custa.

      Depois deste comentário, vou pro Irã. Lá serei menos apedrejado.

      PS – Esse sr. Ophir é lamentável. Não dá para entender como chegou ao cargo que exerce.

    • A OAB é expressão atualizada das corporações de ofícios do século XII – Idade Média, constituídas pelos Mestres, oficiais e aprendizes, que visava regulamentar o processo produtivo artesanal nas cidades que contavam com mais de 10 mil habitantes. Para ser aceito nestas corporações o ingresso somente na condição de aprendiz – sem salário. As razões na origem destas corporaçãos são: Religiosas: havia desde o século X as confrarias, que são associações profissionais de pessoas para o culto do santo patrono e para a caridade recíproca entre seus membros.
      Econômicas: procuravam garantir o monopólio de determinada atividade.
      Político-sociais: com a plebe de artesãos tentando se organizar diante do patriciado mercador que detinha o poder na cidade.
      A OAB é uma instituição da Sociedade Civil – de interesse privado, de uma categoria – ocupação. É de natureza particular. Em que se fundamenta o seu arvorar em instituição de interesse universal?
      A prova da OAB, compreendo como intromissão da sociedade civil, particular, no negócio da sociedade política – de interesse público. Na condição de docente no Ensino Superior fico abespinhado e avermelhado participar de Celebração de Formatura do Curso de Direito tal grau de poder concedido a tal corporação de oficio que o evento é de Segunda Categoria – isto é, Formatura de Aprendiz. Tenho fé que as avaliações e análises do colegiado do curso sobre as condições de aprovação discente são pautados nos princípios da razoabilidade, seriedade e compromisso social.
      O MEC não deveria demonstrar subserviência as regras da OAB quanto aos critérios de qualificação educacional (técnico-intelectual) de um profissional.
      Caberia a OAB fiscalizar a formação de seus membros: metodologia, meios, conteúdos, objetivos e propositivamente – enquanto interesse particular – sugerir a sociedade devido interesse universal. Na política, interferir por meio das canais correspondente: partidos políticos.
      O presidente atual da OAB demonstrou na prédica e prática afinidade com o projeto político do partido PSDB, que encaminhe suas sugestões, críticas ao partido.
      Em suma, a OAB é uma expressão das corporações da sociedade estratificada – e aristocrata (poder dos melhores) que auto-intitulam-se os melhores, com tal pre-noção tomam atitudes de interesse particular manipulado e discursivo como de interesse público. Alto lá.
      Joaquim

  • Prezado Eduardo, a infâmia da dobradinha agora virá duplicada:

    A Dilma tem tudo para fazer um bom governo.

    E ainda há o Lula no banco de reservas.

    A dobradinha massacrou o Lula dia e noite durante o seu mandato e quem cresceu foi ele.

    Não sei se no governo da Dilma a dobradinha vai obter sucesso.

    Independentemente disso, apóio todas as lutas contra o monopólio da grande mídia.

    Todas as pessoas atentas e verdadeiramente democráticas sabem o quanto ela é danosa à democracia.

  • “As regalias são de trâmites mais rápidos e isentos de maiores constrangimentos nos setores de imigração de outros países”

    Se outros paises cometem esse erro não devemos seguir seu exemplo

    “Os passaportes diplomáticos não geram custo de qualquer espécie para os cofres públicos. A concessão deles, historicamente comum no Brasil”

    Não geram custos mas dão privilegios a determinadas pessoas por serem filhos de politico, simplesmente por isso. Não vivemos num reino para favorecermos os principes. Isonomia entre os cidadãos antes de tudo.

    O foda é que a midia faz parecer que tudo é uma disputa de cabo de guerra onde você deixar que o inimigo lhe critique é favorecer o inimigo, por isso tentam tanto jusitificar isso.

    Não é porque outros paises fazem isso ou porque o PSDB já fez isso que devemos enxergar nessa pratica algo aceitavel.

  • Eu gostaria de se os filhos do ex- presidente FHC tinham passaporte diplomático e até quando o tiveram.
    Ou tem.Ou não tiveram ou não tem.
    O mesmo quanto aos outros ex-presidentes.
    Acho que uma informação que importa nessa questão é essa.

    • Laura, tem coisas que estão escritas e outras que são sigilosas. Pelo que eu sei, e confio nas minhas fontes, um ex-presidente da República tem direito, além do salário,do passaporte diplomático prá família, etc., ao esquema de segurança. Que é legal e secreto, nem o próprio ex-presidente pode dispensar. É função dos órgãos do Estado proteger o ex-mandatário, queira ele ou não, porque um atentado contra ele é é atentado ao Estado, percebe?
      Por isso o Fernando Henrique tem oito homens em seu entorno, e isso é o que pode-se saber. Certamente há muito mais proteção, e é justo que seja assim. Não sei se os demais ex-presidentes vivos, Sarney, Itamar e Collor, preservam tais prerrogativas, já que são senadores e o Senado lhes dá as mesmas garantias (e até maior salário do que o de Presidente).

      Fique tranquila, mas alerta e nos alertando, sempre, amiga.

  • A presidenta Dilma tem que enquadrar PIG e chamá-los à responsabilidade, não creio que se deva se render a chantagem golpista desta mídia inescrupulosa e direcionada, pois ai se estaria alimentando um golpe que as elites, principalmente a de São Paulo, vem arquitetando deste 2002.

    São Paulo não é o Brasil. O Brasil não deve se submeter a elite paulistana, onde o preconceito e o fascismo esta cada vez mais evidente.

    O PIG não deve ditar a agenda do Governo Dilma, e nem querer submetê-lo aos seus caprichos, a Presidenta Dilma precisa urgentemente reagir a essas tentativas de desestabilizar as metas agendadas.

    • Concordo, Dilma precisa deixar sua timidez de lado e tomar posse de fato da Presidência da República: pagar o preço da conquista da confiança de 56 milhões de brasileiros, em sua maioria politizados e conscientes. Tem de dar respostas rápidas ao PIG, senão vai se tornar refém de tudo isso, por omissão. Em política, quem não enquadra é rapidamente enquadrado. Força, Dilma!

      • A Dilma tem muito mais o que fazer! Tem uma grande Nação para governar, e não pode toda hora ficar respondendo a futricas da imprensa partidarizada. Ela precisa agir e não ficar de bate-boca. É apenas a primeira semana do governo dela. Vamos ter calma!

  • Eduardo

    Endossando em parte os anseios do “Campineiro”, gostaria se possível sugerir da possibilidade do seguinte:

    – Obter por ofício do MSM, a listagem de Passaportes com classificação Diplomática ainda ativos, mas não de diplomatas de carreira, presidentes e esposas, ministros de estado e esposas e principais dos outros 2 poderes e respectivas esposas.

    – Se for então possível, passe então cópia dos remanescentes da lista e por ofício formal junto ao MSM ao Digníssimo Ophir, dando a ele 90 dias para que, com sua grande projeção legal, pedir a todos eles a devolução dos passaportes “em nome das boas práticas republicanas”.

    – Decorrido o período, publique-se em veículo apropriado e de alcance nacional, o nome dos possuidores do referido tipo de Passaporte que, não merecedores conforme juízo do Sr. Ophir, não o tenham devolvidos.

    abraços

  • Nada contra a renovação dos passaportes especiais dos filhos e netos do presidente Lula (o protocolo permite que ex-presidente, ex-ministros, ex-governadores e ex-congressistas sejam chamados assim). O que acho errado é toda essa liberalidade com os passaportes vermelhos. Um familiar de ex-presidente, quando viajar com ele, terá todos os privilégios, independentemente da cor do passaporte. Serão sempre “o presidente fulano e família”, e ninguém vai conduzir o presidente a uma sala VIP e deixar os parentes na fila dos mortais…
    Quando viajem sòzinhos, não vejo porque o familiar de ex-presidente mereça tal distinção. Pode viajar de primeira classe, ou então passar pelos mesmos controles por que passam todos os demais cidadãos. Ou o Poder no Brasil transmite privilégios por hereditariedade. Proclamaram a Monarquia e nem me avisaram?
    O Lula é o menos interessado nisso. Do jeito como é conhecido e admirado no mundo, talvez entre e saia de qualquer país até sem identidade… Ele, o Pelé e o Mandela.
    Ah, e se jornalista pode ter passaporte diplomático, também quero o meu. Assim como você como comerciante, também tenho prestado bons serviços ao Brasil nas minhas constantes viagens.

    abarbosafilho.blogspot.com

    • Acredito que a maioria concorde com o fato de que, leis, estatutos, regras, portarias e outros instrumentos legais, são todos emitidos e aplicados segundo necessidades, poderes do estado, deveres de cidadãos, etc.

      O que está em questão aqui é o desrespeito a Cidadania da parte do Sr. Ophir que, em nome de suas posições políticas e necessidades de estrelato, quer ofender aos outros que, até agora, sabendo ou nao das regras, se sujeitou a elas.

      Cidadania antes de mais nada é Respeito às Leis e Cumprimento de Deveres; se ele (Ophir) não as conhece ou conhecia, não precisa vir a público e jogar na cara da sociedade certas situações e, indiretamente, induspor esta mesma sociedade em relação a regras que a muitos poucos é esperado conhecer.

      Eu, antes de mais nada e antes de fazer juízo, busco conhecer a realidade; o que acontece com outros que não possuem as mesmas oportunidades de acesso à informação – saem malhando a tudo e a todos, somente porque um “doutor” disse. A coisa não é e não pode ser assim.

  • Sou advogado militante, incrito na OAB-GO há mais de dez anos, e neste momento me sinto na obrigação de dizer que sinto-me imensamente envergonhado por ter o Sr. Ophir Cavalcante como presidente nacional da instituição (OAB), instituição esta da qual ainda tenho algum orgulho em pertencer. Este Senhor ao invés de se preopcupar com as obrigações inererentes a sua função, importante para a classe dos advogados do Brasil e demais assuntos sérios em benefício da sociedade brasileira, ele está tão somente preocupado em aparecer defronte aos holofotes do PIG, principalmente da Rede Globo, para vomitar bobagens, hipocrisias e safadezas, se passando por um desocupado nacional, de um moloque de recados do PSDB/DEM. Olha, sou obrigado a dizer que este Senhor seria muito mais útil a nossa classe, bem como a sociedade brasileira se ficasse calado, se recolhece a sua insignificância, pois assim não está a serviço do Brasil e sim a serviço da mídia manipuladora que tenta há anos desmoralizar o então Presidente e hoje Ex-Presidente Lula. Bem da verdade, se o Sr. Ophir Cavalcante pretendesse mesmo trabalhar em benefício dos advogados e da sociedade brasileira, serviço não lhe faltaria, de forma especial cassar dos quadros da AOB os advogados bandidos e antiéticos inscritos e não defendê-los; denunciar e cobrar as devidas punições aos juízes corruptos; tentar com que o poder judiciário faça rapidamente provimento das comarcas sem juízes no Brasil inteiro, situção que perdura por anos e anos, prejudicando sobremaneira a sociedade, etc.

    • É o começo da campanha presidencial de 2014! É bom que iniciem a campanha agora, pois burros com são, será mais fácil derrotá-los, pois estaremos muito bem preparados.

    • Se querem saber, um privilégio que eu defenderia para o Lula é ter o dobro dos seguranças que têm o Fernando Henrique e todos os ex-presidentes vivos.
      O ódio da direita pode produzir um fanático que fure o cerco de amor do povo em torno de Lula.
      Lula é um perigo invencível para a diretona-burra e suas falanges.
      É claro que um atentado a Lula deixaria a direita fora do poder por mais 50 anos (como ocorreu quando causaram a morte de Getúlio e tiveram o golpe adiado por 20 anos). Mas essa direita é tão burra e seu ódio tão grande, tão do Esgoto, que nunca se sabe…
      Espero estar imaginando bobagens….

  • A questão é diminuir Lula, claro! O ex-presidente como fanco atirador deverá ser uma força difícil de se abater. O Pig não muda, as velhacarias dos Frias, Marinhos, Civitas, Mesquitas e demais dão o ar da graça.

  • O fato de ser uma prática comum não lhe dá características de legalidade. Então existe mérito nessa denúncia, já que vai por à descoberto uma farra de passaportes diplomáticos que deve cessar de ser prática comum. E só isso já daria valor a campanha seja midiática do PIG ou qualquer outra alcunha.

    É preciso começarmos a destruir essas “práticas comuns” e tentar transformar esse país em um país sério independente de quem esteja no governo. Esta é uma atitude republicana e não de paixões partidárias.

    Que divulguem então todos que indevidamente possuem essa regalia e o caso dos filhos terá tido um enorme valor para a moralização dessa atividade de emissão de passaportes pelo Itamaraty.

    • A iniciativa é oportunista. Depois de 100 anos de história republicana foram se preocupar com isso, vendendo aos trouxas a tese de que estão começando alguma moralização, sem que se note que FHC saiu do poder odiado e as benesses que jorraram sobre ele e os seus familiares fossem jamais questionadas. Politicagem barata

      • Se algum jornalista tem passaporte diplomático (de capinha vermelha), eu quero o meu. Clóvis Rossi não faz nada diferente do que eu faço, ele pela Folha do Otavinho, eu pelo jornal do meu bairro. Tá certo que ele viaje de primeira classe porque tem 2,20 metros de altura. Eu me acomodo muito bem, nanico que sou.
        O Edú não se lembra, mas durante as duas ditaduras jornalista não pagava meia meia passagem, nem meia hospedagem, em viagens pessoais (a trabalho, nem falar). Jornalista não podia ser preso, não pagava teatro, cinema, ônibus, avião. Ganhava pouco mas posava de rico.
        Clóvis Rossi me parece um pouco estar nesse tempo. O patrão paga, ele vai lá, faz umas materinhas mezzo-a-mezzo, e é o único enviado especial a todas as festas. Cadê o Rui, que mora na Suiça, cadê os caras bons, que esses jornais de merda demitiram?
        Fica a Folha, fica Globo, fica o Estadão,reporduzindo o que recebem do Departamento de Estado sem perceberem a importância do Brasil hoje no mundo. Não ousam, vendem novelas e tudo bem. Caramba, façam Jornalismo e venderão também.
        A mente colonizada é dose. Edú, desculpe-me o desabafo. E visite meu blog vc é importante.

        abarbosafilho.blogspot.com

        • É meu amigo, para comprar, pagar barato e exigir que o mesmo desrespeite até sua formação, só mesmo com esta corja atualmente disponível nos jornais e TV’s do PIG.

  • Novamente o PIG e seus leitores simpatizantes cometem o erro de atacar pessoas, por absoluta falta de propostas convincentes. E por falar em venalidade, o que dizer de quem estaria mais do que disposto a entregar a fabulosa riqueza da nação nas mãos sequiosas das grandes companhias de petróleo estrangeiras, dentre elas uma Chévron? Não vejo a hora do Wikileaks vazar e desmascarar as relações espúrias PIG-Império. A necessidade premente e compulsiva que o PIG e seus seguidores têm de apagarem a lembrança do Lula da memória de todos os brasileiros, a qualquer custo, é quase um consenso entre os 20 milhões de meio-brasileiros, ditos de elite (e que se comportam como se tivessem dupla nacionalidade, sendo a outra e principal, a nacionalidade americana, como se pertencessem a uma colônia dos States). Esta “massa cheirosa” é formada por indivíduos de uma pseudo-elite, incompetente e com duplo complexo, quais sejam: o de inferioridade para com gringos de boa ou má índole, cor branca e olhos azuis e, por outro lado, o complexo de superioridade para com mais de uma centena de milhão dos que nasceram nas mesmas coordenadas geográficas, teoricamente seus patrícios, porém pobres, negros ou cabeças-chatas. O PIG, ao assumir a oposição, envolto no próprio amadorismo político, comete um erro sobre outro e se encarrega de destruir-se e aos oposicionistas do DEM/PSDB que são seus caudatários. Pois continuam e continuarão a trazer à lembrança da grande maioria de mais de 80% de brasileiros, os quais, outrora, foram mais do que excluídos, uma época recente de 8 anos de crescimento, harmonia e prosperidade para quase todos, como jamais tiveram chance de desfrutar anteriormente. O PIG trabalha para trazer o Lula de volta, com empenho total. Vai conseguir.

  • Sabem o que o Lula pensa disso tudo? Está c..e andando. Depois que ele voltar de férias, sem a liturgia que o cargo exige, vai soltar o verbo e comer o pig, com frango com quiabo, não com camarão, viu Abel Botelho?

  • Bem amigos do blogcidadania!

    Essa foto do passaporte global é providencial.
    Me fez lembrar de um boçal que quando viaja para narrar adora abrir portas com o crachá.
    Mas dizem que não foi o suficiente para ter concedida a permissão de residente do Principado de Mônaco quando requereu ser morador de lá. Até imagino a cena:

    – mas eu sou fulano de tal.
    – fulano quem?
    – fulano de tal, amigo do Rubinho.
    – e daí? e nóis cum isso?

  • Jobim quer prender a Presidenta Dilma.
    Parece que Nelson Jobim quer colocar a Presidenta Dilma na cadeia por ter lutado contra o regime de exceção no Brasil, por tentar recuperar os direitos que foram extirpados da população brasileira pelas mesmas pessoas que, hoje, Jobim tenta defender.
    Jobim quer jogar na mesma vala dos militares, as pessoas que lutavam uma guerra, totalmente desproporcional (diga-se de passagem), para ter de volta nada além do que lhes pertencia por direito. E neste combate muitas destas pessoas morreram, desapareceram ou foram expulsas do país.
    Jobim quer comparar a morte dos componentes da esquerda com as baixas sofridas pelos militares. Mas existe uma pequena diferença: um lutava para recuperar o que lhe foi roubado e o outro lutava para manter o fruto do roubo.

    http://todeolhomalandragem.blogspot.com/2011/01/jobim-quer-prender-prisidenta-dilma.html

  • De novo

    Só para lembrar,

    Lula foi o único mandatário maior na história da humanidade que requereu outra cidadania durante a vigência de seu mandato.

    Portanto, eles poderiam usar seus passaportes italianos

    • Só pra lembrar:

      FHC foi o único mandatário que teve uma filha funcionária fantasma no gabinete do Heráclito Fortes, e um filho bastardo criado em Paris.

        • Desculpa discordar, mas ela obteve cidadania italiana e teve prerrogativa de incluir toda a familia.
          Inclusive o Ex-Presidente Lula.

          A concessão da cidadania Italiana lhe foi garantida em pleno escândalo do mensalão em 2005.

          Não nego lhe o fato de que teve o direito de obter esta cidadania, só mencionei o fato de ter sido o único presidente na história da humanidade que solicitou cidadania de outro país em plena vigência de seu mandato.

          Se vc não gosta do fato, não posso fazer nada.

          • E pra quê diabos Lula solicitaria cidadania italiana?
            Pirou, Christoph (ex-Campineiro)?

            Só falta agora o Christoph (ex-Campineiro) dizer que Lula solicitou a cidadania italiana e teve a solicitação negada, e por isso, para se vingar, negou a extradição do Cesare Battisti.

            É muita piração.

    • Campineiro, ocê já leu a Constituição de 1988? Sugiro que a leia atentamente e mais escreva besteiras. Cara, discordadar é democrático, mas isso que VOCÊS fazem é inominável!!!

        • Deixa que eu exemplifico:

          Para ser Presidente da república Federativa do Brasil tem que ser Brasileiro Nato.

          Como é que o Lula poderia ter dupla cidadania?

          O Lula é do Sertão de Pernambuco, não tem nenhuma ligação com a Itália.
          Quem se vangloria de ser descendente de italiano é o Zé Bolinha.
          Acorda Christoph (ex-Campineiro)! Pelo amor de Deus, ômi!

          • É direito de qq cidadão ter dupla cidadania.

            Eu tb tenho duas.

            Uma pela país aonde nasci e outra pelo país aonde meus pais nasceram.

            Lula obteve dupla pq a Marisa tem ascendência italiana e o governo italiano concedeu a ela a cidadania.

            Ai ela transferiu para os filhos netos, Lula e quem mais eu não sei

  • A Mídia está sem assunto?
    Dedico este ao Rebolla, ex-qualquer coisa e Rodrigo Leme.
    Amaury Ribeiro Jr.: Os porões da privataria

    Os porões da privataria

    livro de Amaury Ribeiro Jr.

    Introdução (reproduzido do Conversa Afiada, do Paulo Henrique Amorim)

    Quem recebeu e quem pagou propina. Quem enriqueceu na função pública. Quem usou o poder para jogar dinheiro público na ciranda da privataria. Quem obteve perdões escandalosos de bancos públicos. Quem assistiu os parentes movimentarem milhões em paraísos fiscais. Um livro do jornalista Amaury Ribeiro Jr., que trabalhou nas mais importantes redações do País, tornando-se um especialista na investigação de crimes de lavagem do dinheiro, vai descrever os porões da privatização da era FHC. Seus personagens pensaram ou pilotaram o processo de venda das empresas estatais. Ou se aproveitaram do processo. Ribeiro Jr. promete mostrar, além disso, como ter parentes ou amigos no alto tucanato ajudou a construir fortunas. Entre as figuras de destaque da narrativa estão o ex-tesoureiro de campanhas de José Serra e Fernando Henrique Cardoso, Ricardo Sérgio de Oliveira, o próprio Serra e três de seus parentes: a filha Verônica Serra, o genro Alexandre Bourgeois e o primo Gregório Marin Preciado. Todos eles, afirma, têm o que explicar ao Brasil.

    Ribeiro Jr. vai detalhar, por exemplo, as ligações perigosas de José Serra com seu clã. A começar por seu primo Gregório Marin Preciado, casado com a prima do ex-governador Vicência Talan Marin. Além de primos, os dois foram sócios. O “Espanhol”, como Marin é conhecido, precisa explicar onde obteve US$3,2 milhões para depositar em contas de uma empresa vinculada a Ricardo Sérgio de Oliveira, homem-forte do Banco do Brasil durante as privatizações dos anos de 1990. E continuará relatando como funcionam as empresas offshores semeadas em paraísos fiscais do Caribe pela filha – e sócia — do ex-governador, Verônica Serra, e por seu genro, Alexandre Bourgeois. Como os dois tiram vantagem das suas operações, como seu dinheiro ingressa no Brasil…

    Atrás da máxima “siga o dinheiro!”, Ribeiro Jr perseguiu o caminho de ida e volta dos valores movimentados por políticos e empresários entre o Brasil e os paraísos fiscais do Caribe, mais especificamente as Ilhas Virgens Britânicas, descoberta por Cristóvão Colombo em 1493 e por muitos brasileiros espertos depois disso. Nestas ilhas, uma empresa equivale a uma caixa postal, as contas bancárias ocultam o nome do titular e a população de pessoas jurídicas é maior do que a de pessoas de carne e osso. Não é por acaso que todo dinheiro de origem suspeita busca refúgio nos paraísos fiscais, onde também são purificados os recursos do narcotráfico, do contrabando, do tráfico de mulheres, do terrorismo e da corrupção.

    A trajetória do empresário Gregório Marin Preciado, ex-sócio, doador de campanha e primo do candidato do PSDB à Presidência da República, mescla uma atuação no Brasil e no exterior. Ex-integrante do conselho de administração do Banco do Estado de São Paulo (Banespa), então o banco público paulista, nomeado quando Serra era secretário de Planejamento do governo estadual, Preciado obteve uma redução de sua dívida no Banco do Brasil de R$448 milhões(1) para irrisórios R$4,1 milhões. Na época, Ricardo Sérgio de Oliveira era diretor da área internacional do BB e o todo-poderoso articulador das privatizações sob FHC. (Ricardo Sérgio é aquele do “estamos no limite da irresponsabilidade. Se der m…”, o momento Péricles de Atenas do Governo do Farol – PHA)

    Ricardo Sérgio também ajudaria o primo de Serra, representante da Iberdrola, da Espanha, a montar o consórcio Guaraniana. Sob influência do ex-tesoureiro de Serra e de FHC, mesmo sendo Preciado devedor milionário e relapso do BB, o banco também se juntaria ao Guaraniana para disputar e ganhar o leilão de três estatais do setor elétrico (2).

    O que é mais inexplicável, segundo o autor, é que o primo de Serra, imerso em dívidas, tenha depositado US$3,2 milhões no exterior por meio da chamada conta Beacon Hill, no banco JP Morgan Chase, em Nova Iorque. É o que revelam documentos inéditos obtidos dos registros da própria Beacon Hill em poder de Ribeiro Jr. E mais importante ainda é que a bolada tenha beneficiado a Franton Interprises. Coincidentemente, a mesma empresa que recebeu depósitos do ex-tesoureiro de Serra e de FHC, Ricardo Sérgio de Oliveira, de seu sócio Ronaldo de Souza e da empresa de ambos, a Consultatun. A Franton, segundo Ribeiro, pertence a Ricardo Sérgio.

    A documentação da Beacon Hill levantada pelo repórter investigativo radiografa uma notável movimentação bancária nos Estados Unidos realizada pelo primo supostamente arruinado do ex-governador. Os comprovantes detalham que a dinheirama depositada pelo parente do candidato tucano à Presidência na Franton oscila de US$17 mil (3 de outubro de 2001) até US$375 mil (10 de outubro de 2002). Os lançamentos presentes na base de dados da Beacon Hill se referem a três anos. E indicam que Preciado lidou com enormes somas em dois anos eleitorais – 1998 e 2002 – e em outro pré-eleitoral – 2001. Seu período mais prolífico foi 2002, quando o primo disputou a Presidência contra Lula. A soma depositada bateu em US$1,5 milhão.

    O maior depósito do endividado primo de Serra na Beacon Hill, porém, ocorreu em 25 de setembro de 2001. Foi quando destinou à offshore Rigler o montante de US$404 mil. A Rigler, aberta no Uruguai, outro paraíso fiscal, pertenceria ao doleiro carioca Dario Messer, figurinha fácil desse universo de transações subterrâneas. Na operação Sexta-Feira 13, da Polícia Federal, desfechada no ano passado, o Ministério Público Federal apontou Messer como um dos autores do ilusionismo financeiro que movimentou, por intermédio de contas no exterior, US$20 milhões derivados de fraudes praticadas por três empresários em licitações do Ministério da Saúde.

    O esquema Beacon Hill enredou vários famosos, dentre eles o banqueiro Daniel Dantas. Investigada no Brasil e nos Estados Unidos, a Beacon Hill foi condenada pela justiça norte-americana, em 2004, por operar contra a lei.

    Percorrendo os caminhos e descaminhos dos milhões extraídos do País para passear nos paraísos fiscais, Ribeiro Jr. constatou a prodigalidade com que o círculo mais íntimo dos cardeais tucanos abre empresas nestes édens financeiros sob as palmeiras e o sol do Caribe. Foi assim com Verônica Serra. Sócia do pai na ACP Análise da Conjuntura, firma que funcionava em São Paulo em imóvel de Gregório Preciado, Verônica começou instalando, na Flórida, a empresa Decidir.com.br, em sociedade com Verônica Dantas, irmã e sócia do banqueiro Daniel Dantas, que arrematou várias empresas nos leilões de privatização realizados na era FHC.

    Financiada pelo Banco Opportunity, de Dantas, a empresa possui capital de US$5 milhões. Logo se transfere com o nome Decidir International Limited para o escritório do Ctco Building, em Road Town, ilha de Tortola, nas Ilhas Virgens Britânicas. A Decidir do Caribe consegue trazer todo o ervanário para o Brasil ao comprar R$10 milhões em ações da Decidir do Brasil.com.br, que funciona no escritório da própria Verônica Serra, vice-presidente da empresa. Como se percebe, todas as empresas têm o mesmo nome. É o que Ribeiro Jr. apelida de “empresas-camaleão”. No jogo de gato e rato com quem estiver interessado em saber, de fato, o que as empresas representam e praticam é preciso apagar as pegadas. É uma das dissimulações mais corriqueiras detectada na investigação.

    Não é outro o estratagema seguido pelo marido de Verônica, o empresário Alexandre Bourgeois. O genro de Serra abre a Iconexa Inc no mesmo escritório do Ctco Building, nas Ilhas Virgens Britânicas, que interna dinheiro no Brasil ao investir R$7,5 milhões em ações da Superbird.com.br que depois muda de nome para Iconexa S.A. Cria também a Vex capital no Ctco Building, enquanto Verônica passa a movimentar a Oltec Management no mesmo paraíso fiscal. “São empresas-ônibus”, na expressão de Ribeiro Jr., ou seja, levam dinheiro de um lado para o outro.

    De modo geral, as offshores cumprem o papel de justificar perante ao Banco Central e à Receita Federal a entrada de capital estrangeiro por meio da aquisição de cotas de outras empresas, geralmente de capital fechado, abertas no País. Muitas vezes, as offshores compram ações de empresas brasileiras em operações casadas na Bolsa de Valores. São frequentemente operações simuladas tendo como finalidade única internar dinheiro nas quais os procuradores dessas offshores acabam comprando ações de suas próprias empresas… Em outras ocasiões, a entrada de capital acontecia pelos sucessivos aumentos de capital da empresa brasileira pela sócia cotista no Caribe, maneira de obter do BC a autorização de aporte do capital no Brasil. Um emprego alternativo das offshores é usá-las para adquirir imóveis no País.

    Depois de manusear centenas de documentos, Ribeiro Jr. observa que Ricardo Sérgio, o pivô das privatizações – que articulou os consórcios usando o dinheiro do BB e do fundo de previdência dos funcionários do banco, a Previ, “no limite da irresponsabilidade”, conforme foi gravado no famoso “Grampo do BNDES” –, foi o pioneiro nas aventuras caribenhas entre o alto tucanato. Abriu a trilha rumo às offshores e às contas sigilosas da América Central ainda nos anos de 1980. Fundou a offshore Andover, que depositaria dinheiro na Westchester, em São Paulo, que também lhe pertenceria…

    Ribeiro Jr. promete outras revelações. Uma delas diz respeito a um dos maiores empresários brasileiros, suspeito de pagar propina durante o leilão das estatais, o que sempre desmentiu. Agora, porém, existe evidência, também obtida na conta Beacon Hill, do pagamento da US$410 mil por parte da empresa offshore Infinity Trading, pertencente ao empresário, à Franton Interprises, ligada a Ricardo Sérgio.

    (1) A dívida de Preciado com o Banco do Brasil foi estimada em US$140 milhões, segundo declarou o próprio devedor. Esta quantia foi convertida em reais tendo-se como base a cotação cambial do período de aproximadamente R$3,2 por um dólar.

    (2) As empresas arrematadas foram a Coelba, da Bahia, a Cosern, do Rio Grande do Norte, e a Celpe, de Pernambuco.

  • Edu,

    Lendo seu artigo lembrei do provérbio. _” A inveja é como a ferrugem: corrói quem a tem “_
    A dobradinha rançosa nunca perdoará Lula por ter lhe infringido a maior derrota da historia e como cada um dá o que tem, vai continuar rasterando ,

  • Caro Edu, este Ophir Cavalcante é das hotess do PSDB aqui do Pará. Estou até hoje sem entender porque ele foi eleito presidente da OAB Nacional. A família dele faz parte da elite jurídica de Belém. È lamentável que ele perca seu tempo com tais picuinhas, quando há tantas incoerências no judiciário brasileiro que a OAB deveria se preocupar. São os tais 15 minutinhos de fama que ele tanto almeja…

  • Esse Ophir deveria é pedir de volta ( se tiver moral para tanto) as concessões de certos canais de Tv e de rádio que são concessões públicas e que estão a serviço de uma certa elite assentada em cima do capital que explora e humilha o povo. Essa certa mídia representa o que há de mais chulo e perverso neste país.Essa direita neoliberal manifesta sua raiva na pessoa do Lula, mas na verdade, essa elitizinha atrasada, ignorante, racista e preconceituosa tem é raiva dos pobres que pensam, que falam e progridem na vida, assim como aconteceu com o Lula. Só que essa direita neoliberal tem que se conformar que hoje não existe mais lugar para esses coronéis mandões e nem para esses fazedores de cabeça do povo. O povo organizado tem seus meios de informação. Para mim essa questão dos passaportes e das férias em reserva militar são miudezas e mixarias que apenas são importantes para uma certa ala da sociedade brasileira que sempre deu aos pobres migalhas e favores …

  • Eu penso que mesmo não sendo ilegal esta renovação dos passaportes diplomáticos dos filhos de Lula, isso deveria ter sido evitado. Temos que combater a mídia demotucana todos os dias por uma série de fatos e ainda ajudamos criando outros? Os filhos de Lula poderiam viver em paz e terem atuação da forma que bem entendessem sem estes malfadados documentos. Tudo é motivo para a pressão midiática continuar. Eles não darão descanso. Por outro lado, agora que os documentos foram emitidos não acho que devam ser devolvidos.
    http://easonfn.wordpress.com

    • Sei. A elite toca e o povo dança conforme a música, né?
      Faça isso! O povo faz…
      Não faça aquilo! O povo não faz…
      É assim que seremos uma democracia?

  • Prezado Eduardo:

    E ainda temos que escutar o OPHIR da OAB dizer que vai entrar com uma ação!

    Será que esse “senhor” não tem coisas mais importantes para fazer a não ser entrar com ações contra o ENEM e contra simples passaportes diplomáticos de filhos de ex-presidentes?

    A título de sugestão, acho que o DOUTOR OPHIR deveria entrar com uma ação popular contra os OITO BILHÕES DE REAIS cobrados indevidamente pelas distribuidoras de energia elétrica ao longo de SETE ANOS dos consumidores brasileiros.

    Ou será que tac ação vai provocar a “INSTABILIDADE ENERGÉTICA”?

    Como ficam os consumidores e o CDC?

    Que falta de vergonha na cara e do que fazer!

    Não vou nem citar o recente atentado a democracia perpretado pelo PELUZO!!!

  • O que os filhos do Lula deveriam fazer é dizer para o PIG que venham eles todos junto com o bobão do presisente da OAB com o processo. Estariam aguardando ansiosamente.

    Este PIG é simplesmente patético.

  • Eduardo,boa tarde!

    Não tem a menor chance de properar.É uma tentativa tosca e primária, então vamos levantar tudo e todos.
    Vai ter falta de assunto assim lá longe.

  • Essa picuinha me fez lembrar das declarações raivosas de alguns jornalistas, sobre se o Lula, depois de eleito, deveria morar do Palácio e do Augusto Nunes indignado porque o Lula tomou um tal vinho de 6 mil reais a garrafa(roinné conti)? nao lembro como se escreve. Oferecido pelo marqueteiro para comemorar a vitória. Mesmo assim acharam uma profanação aos direitos da classe média, um operário ursufruir de tal privilégio. Depois de 8 anos, apesar do sucesso do gov. interna e externamente, a catilena é a mesma. Eles são irrecuperáveis, incansaveis e pior se bobiarmos nos derrubam.

  • Socorro! enquanto aqui no andar de baixo a luta pela vida nos impõe tantas tarefas, tantas demandas, aliadas ao esforço inaudito de educar, orientar, discutir os valores fundamentais que orientam a vida em sociedade, a penumbra encobre os interesses escusos, as estratégias, os oportunismos, a sacanagem, a sangria das riquezas que são do povo brasileiro! Que esse capitalismo financeiro comporte tudo isso não deixa de ser um absurdo. Agora, absurdo mesmo é essa gente que se coloca como social democrata dar curso a esse processo.
    Sinto um pouco de vergonha, de raiva também depois de ler o texto do Amaury.

  • Caro Eduardo
    Continuo batendo na mesma tecla: que se dane o PIG!
    O que temos que fazer é boicotá-lo, sempre, o tempo todo. Só assim eles vão desaparecer.
    Mas entendo que uma das principais funções dos blogs progressistas é desmascarar as mentiras que eles tentam disseminar por aí.
    Que a audiência deles despenque o tempo todo, inexoravelmente, e para isso temos que estimular a quantos pudermos que não assistam e nem leiam mais essas TV Globos, Vejas, Folhas, CBN’s e por aí afora.

  • Tem muito bundão na esquerda do Brasil. Os arrojados foram liquidados (ou amansados, exemplos não faltam) pela direita: repressão, PIG, capitalismo, etc.

    A esquerda conquistou o poder e sub-utilizou. A Globo não resistiria a meia hora de Receita Federal.

    Vamos ver no que dá o governo Dilma . . .

  • Eu penso que esse tipo de sinecura deva ser eliminado por completo.
    Um ex-presidente e sua esposa e filhos menores vá lá, mas um marmanjão de 40 anos não viaja com o papai pra baixo e pra cima toda hora.

    E quando viajar o bom-senso deve ser suficiente para evitar maiores problemas.

    Isso aí e como a absurda “cadeia especial” para quem tem curso superior.

    Invés de se fazer um sistema penitenciário minimamente digno onde TODOS cumpram suas penas, se cria a prisão 5 estrelas pros gostosões do andar de cima que deram o azar de dar bobeira e ir parar na cadeia.

    É como o caso do general, a exploração política é evidente, mas a tese é correta.

    E quem no Brasil não gosta de se sentir VIP-VIPÍSSIMO?

    Eh, capitalismo medíocre.

  • Cara, Dilma está começando muito mal. O ministro Paulo Bernando, das Comunicações, teria dito, segundo Estadão, que o projeto de regulação da mídia teria sido abandonado. Sabemos que não dá para acreditar nesse jornal, mas o que parece é que Dilma já se esqueceu que, por pouco, não perde a eleição. Sinceramente, não sei o que passa na cabeça desse pessoal do PT. No fundo, começo a achar que eles não querem mudança nenhuma. Pelo menos esse núcleo que controla o PT, não quer mudança nenhuma, muito menos na mídia. Po que que o Governo não divulga de uma vez os nomes de todas as pessoas que têm passaporte especial??? Vamos ver se aparece os Mesquita e os Frias…
    Com relação a Lula, eles querem acabar com ele porque Lula volta de qualquer jeito, senão em 2014, em 2018. Eles sabem disso. Eles acham que vai ser fácil derrubar a Dilma. Eu também acho, principalmente se não houver regulação, divisão da verba publicitária, etc. É bom a Dilma ficar esperta, se não, ela não passa nem de 2014.

  • O Ophir Cavalcanti só quer aparecer na mídia. Isso é muito bom para os negócios na advocacia privada. Dá projeção, nome e, por consequencia, muitos clientes importantes e com muito dinheiro no bolso para pelos honorários. Como advogados não podem fazer propaganda, em virtude de proibição no código de ética, eles se vales dessas aparições na mídia, dessas entrevistas para divulgar o nome. Mas é claro que, se der bola fora, o consórcio máfiomidiático não procura mais…

  • Eduardo,

    Apoiei Lula, Dilma, sou de esquerda etc. e tal. Mas peço licença para discordar. Escrevi dois comentários ao post da Maria Frô e chego aqui através do link que ela colocou lá para o seu blog, do qual, aliás, sou leitor.

    Faltou o principal, o decreto que regulamenta a matéria: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5978.htm

    Se você olhar lá no artigo 6º, §1º, verá que o passaporte diplomático pode ser concedido (ou renovado, tanto faz neste caso) “ao cônjuge, companheiro ou companheira e aos dependentes das pessoas indicadas neste artigo”. Pô, um filho de 39 e outro de 25 não são dependentes. Então eles tiveram o passaporte emitido com base no §3º do mesmo artigo: “Mediante autorização do Ministro de Estado das Relações Exteriores, conceder-se-á passaporte diplomático às pessoas que, embora não relacionadas nos incisos deste artigo, devam portá-lo em função do interesse do País.”

    Ou seja, foi um caso excepcional, justificado “em função do interesse do País”. Se é do interesse do país, não pode ser insignificante (como disse MAG) e acho legítimo que qualquer cidadão questione isso (ainda mais se for da oposição). E, convenhamos, não foi razoável. O governo poderia ter admitido o erro, pedido desculpas e cancelado o passaporte. Simples assim. Quanto mais se procura encontrar uma justificativa para isso, a meu ver, aumenta-se a polêmica.

    Abraço,
    Rapha

    • Penso o seguinte: o presidente, sua esposa e filhos precisam, sim, ser tratados com respeito e deferência pela nação. Portanto, Lula, sua esposa e seus filhos têm que ser respeitados e tratados diferenciadamente sim! Ademais, a família de FHC gerou mais custos improdutivos para os cofres públicos (uma filha era funcionária fantasma de um senador) e cadê o PIG?

  • OI, EDUARDO

    ESSES BANDIDOS DO PIG TEM UM OBJETIVO MUITO CLARO: TENTAR, A QUALQUER CUSTO, DESTRUIR A REPUTAÇÃO DO LULA, PQ ELES SABEM DA FORÇA QUE O LULA TEM E QUE NAO PRECISA DE CARGUINHO DE PRESIDENTE PARA POR EM PRATICA. VAMOS VER COMO SE COMPORTA A DILMA EM DEFESA DO LULA. POR MIM, NOS VAMOS PRO PAU COM ESSA CAMBADA DE BANDIDOS. E ISSO QUE ELES SAO: BANDIDOS. ELES PASSARAM 16 ANOS TENTANDO CONTRUIRI UMA IMAGEM PRAQUELA MULA DO FHC.
    ABRACOS

    WILSON

  • O ministro das comunicações continua achando que a nossa “Ley de Medios” não é importante?

    É necessário criar a nossa “Ley de Medios” e cortar constitucionalmente, os tentáculos das famiglias do PIG.

    O Plano Nacional de Banda Larga tem que se espalhar pelo país, oferecendo internet rápida e barata às diversas regiões do país.

    A descentralização das verbas publicitárias do Governo Federal e autarquias tem que continuar, distribuindo mais e mais verbas para jornais do interior do Brasil, rádios e tevês comunitárias, revistas pelo interior do Brasil e pelos portais e sítios de internet, com isto vai se diminuindo as verbas que vão para as famiglias do PIG.

  • O mais interessante de tudo é o teor da matéria de hoje na Folha sobre o tema,do qual transcrevo um trecho abaixo:

    Filho de Lula promete devolver passaporte diplomático

    DANIEL RONCAGLIA
    DE SÃO PAULO

    Marcos Cláudio Lula da Silva, 39, filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, prometeu nesta sexta-feira devolver o passaporte diplomático que recebeu do Itamaraty.
    “Vou [devolver], aliás, nem vi… Devolvo o antigo também, sem nenhuma escrita nele, branco como chegou”, afirmou o filho de Lula pelo Twitter.
    Ele disse que não usou e nem viu seu passaporte durante os oito anos de governo Lula.
    Marcos Cláudio afirma ter viajado apenas para o Paraguai e a Argentina, países que fazem parte do Mercosul e pedem apenas o documento de identidade para os brasileiros.
    “Nunca usamos em oito anos de governo democrático e nem usaremos”, disse.
    Marcos Cláudio atacou diversas vezes a Folha ao longo do dia pelo microblog.
    “O fato real é não ler esses artigos ridículos da Folha de S.Paulo e deixar só os jumentinhos continuarem crendo e seguindo… Minoria sempre.”
    “A @Folha_Poder [perfil do caderno Poder, da Folha, no microblog] é um lixo, os seguidores da doutrina de acabar com o Brasil são piores ainda. Só pessoas com baixa inteligência crêem no PIG [sigla para Partido da Imprensa Golpista, terminologia usada por blogueiros para atacar a imprensa]”, completou em outro tuíte.

    Só o PIG mesmo para dar tanto tiro no próprio pé! E parabéns ao filho do Lula pela análise que fez do PIG.
    Brilhante!

  • A folha publica na versão digital notícias em inglês e vc não ruboriza…., clica brasilia coloca na matéria primeira – urgente parlamentar americana está viva…, de que país vc escreve??? Não Ruborizou ainda ? Estas a falar de um ex ex ex, e o agora digno de ser comentado vc ignora? estás parecendo a folha escreve para ela , dela , só dela, do pig e esquece da realidade do separatismo gritante !

    és a cara e a semelhança do pig? Creio que não , mas veremos se também não censuras!

    viva a dignidade!

    Valha sua estória.

  • A insatisfação da imprensa é patente.
    O jornal A RAZÃO, de Santa Maria-RS, em sua edição de 6 e 9 do corrente mês, publica carta de leitor:
    “Muitos militares da reserva, particularmente artilheiros de escola de Santa Maria se sentiram frustrados com a ARTILHARIA DE BRASÍLIA durante o cerimonial de posse. Eles se surpeenderam que as guarnições (operadores) dos obuseiros de 105 mm, dando 21 tiros, não tenham acertado um que fosse, nem mesmo no palácio. Antonio Carlos do Amaral Militar da Reserva do Exército, Santa Maria.”
    Ainda bem que o guerreiro orienta os artilheiros a danificar prédio público com tiros de festim…

    Abdon Grilo
    Santa Maria

  • Do Jornal ” O Estado de São Paulo”

    Emissão de 360 passaportes

    Segundo a reportagem, “pelo menos dois terços dos passaportes especiais solicitados pela Câmara dos Deputados ao Itamaraty, entre esta sexta-feira, 7, e fevereiro de 2009, foram para mulheres, maridos e filhos dos parlamentares. E cerca de 87% dos vistos internacionais para esses documentos tiveram motivação turística, segundo dados da Segunda Secretaria da Câmara, responsável por essa tarefa”.

    “Quem tem esse documento recebe privilégios em aeroportos, como filas e atendimentos especiais, prioridade em bagagens e, dependendo do país, fica até dispensado da necessidade de tirar visto… O balanço da Câmara mostra que cerca de 360 passaportes diplomáticos foram emitidos nestes últimos dois anos… De acordo com os dados, pelo menos 125 passaportes foram emitidos para filhos e 110 para cônjuges”.

  • O interessante é que essa história das regalias que um passaporte diplomático oferece vem a desmascarar aquela desculpa esfarrapada do ex-chanceler Celso Lafer de que teria tirado os sapatos na alfândega americana porque “não estava em viagem oficial” e que portanto não quis constranger o agente alfandegário americano e resolveu obedecer caninamente às ordens dele. Ou seja, que entrava nos EUA como visitante comum, e não um diplomata. Pois se ele estava com documento diplomático, não poderia ser em hipótese alguma destratado pelo agente alfandegário. Ou será que ele vai dizer que, naquela ocasião, ele deixou o passaporte diplomático em casa e que estava levando um passaporte comum?

  • Edu, voltando a “vaca fria”, você viu o que aconteceu com uma deputada lá nos Estados Unidos. Atiraram na Deputada por uma questão de intolerância. Se esse tipo de coisa não for reprimida, punindo de forma rigorosa, essas manifestações podem resultar nisso ai. Alguns incitam, e um insano vai lá e executa.

    Olho vivo nisso!

  • Noticia-se quis tal fato se deu a pedido do próprio Lula, portanto que se aguardem as explicações. Ou, por acaso, este blog também recebe mesada da Secretaria de Comunicacoes da Presidencia? Alias, que Cidadania e esta, que entende como normal a concessão dos passaportes?

    • Imagine que amanhã Lula vá ao exterior em comapnhia dos seus filhos, nada mais natural, ao chegar em qualquer país ele ao apresentar o passaporte diplomático resolverá rapidamente os trâmites alfandegários, enquanto seus filhos terão que passar por todo o processo que pode ser demorado. Lula terá que ficar esperando os seus fulhos. De que adiantou a ele tr passaporte diplomático? A questão é simples meu caro.

      • Qual o problema do apedeuta esperar?
        Ele não é dado ao trabalho, isso ele nunca foi,
        O Ultimo livro que ele leu, e não terminou, foi Caminho Suave!
        Ele tem todo o tempo do mundo, e o papai viajar com marmanjão, aqueles que tiveram muita sorte na vida empresarial, É bom lembrar que só depois do papai ser presidente.
        Pois antes era guarda de zoologico.

        • Max, a inveja mata e a ignorância enterra. Quando foi que alguém reclamou aqui dos passaportes a ex-presidentes? Por que você não faz o sefviço completo e não averígua se os filhos bastardos do FHC têm passaporte diplomático?

  • LULA NÃO TEM APARTAMENTO EM PARIS
    Fonte: blog do Presidente Lula

    “Em 2003, o ex-presidente FHC mal passou a faixa presidencial, fez as malas e se mandou para Paris, ficando bem longe do Brasil, e do povo brasileiro.

    Aliás, o endereço de destino era um luxuoso apartamento na Av. Foch, um dos metros quadrados mais caros do mundo.

    Foi um escândalo, devidamente abafado na imprensa: o apartamento, de valor acessível apenas para milionários (ou corruptos do terceiro mundo que desviam dinheiro público e aceitam subornos), era incompatível com a renda anunciada de FHC.

    De imediato, o ex-presidente demo-tucano plantou notas na imprensa de que não seria o dono daquele nobre endereço, e o apartamento seria apenas emprestado. Em 2009, FHC finalmente decidiu “oficializar o reconhecimento” da propriedade.

    Já quanto ao presidente Lula, quanta diferença … (ex-presidentes são os outros, porque para nós, o povo, Lula é eternamente um presidente de honra do Brasil, para sempre, sem qualquer demérito para a presidenta Dilma).

    Se quisesse, não faltariam convites para Lula passar suas férias em qualquer lugar do mundo. Milionários brasileiros e estrangeiros emprestariam de bom grado mansões de praia, iates, casas de montanha, em fazendas ou ilhas paradisíacas.

    Mas Lula, com sua simplicidade e amor ao Brasil, escolheu o Guarujá, no litoral paulista, para o justo descanso do guerreiro, que só teve poucos dias de férias por ano durante os 8 anos de governo.

    A família Lula já tem um apartamento próprio no Guarujá, adquirido financiado em sistema de cooperativa. Mas não teria sossego para descansar de fato e “desencarnar” da presidência, diante do assédio da imprensa, em um condomínio de classe média, como é o caso do apartamento próprio.

    • Caro Gerson
      Parece que a esposa de um diplomata (seria o Lampréia?) insinuou num jantar, diante, entre outros, do “Farol de Alexandria” (como diz Paulo H. Amorin), e para ele, que o tal apartamento não seria emprestado mas …..
      “Ofendido”, o “farol” teria se levantado e ido embora.
      A Av Foch em Paris fica na área das embaixadas, só para que os leitores do blog entandam do quê está a se tratar.
      Trata-se, sem dúvida, e fora as bolhas expeculativas eventuais, do metro quadrado mais caro do mundo. Nem Mônaco!

    • Vc esqueceu de dizer que a cobertura no Guarujá custa milhões de reais…do jeito que vc fala entendemos ser um puxadinho. E viva o Presidente dos pobres… Mas a pobreza passa bem longe dele e de sua família.

  • Caro Eduardo
    É uma questão de transparência que o Executivo poderia resolver com tranquilidade: divulgar TODOS os beneficiados com “passaportes diplomáticos” que não estejam lotados para função diplomática de qualquer espécie, inclusive e principalmente, adidos militares.
    E essa lista deve cobrir o período de 1990 até hoje.
    Uma pergunta: Vitor Civita, Otávio Frias e Roberto Marinho têm ou tiveram “passaporte diplomático” nos últimos 20 anos?

  • Se é verdade que a emissão de passaportes do tipo que foi emitido para os filhos de Lula deve atender ao interesse nacional, é razoável que se questione a existência desse interesee ou, se ele existia, se permanece. Qual seria mesmo os filhos do ex-presidente terem passaportes de livre trânsito? Quem mais têm? Se a questão é de segurança, não poderiam ter divulgado sequer os dos familiares de Lula. Mas se divulgaram, quem mais têm?
    Quanto à OAB, ela já perdeu sentido há muito. Hoje serve de instrumento para os interesses da direita brasleira.
    Agora, não havia necessidade nenhuma disso. A emissão desses passaportes, sem nenhuma justiticativa, só serve de combustível para aqueles que são contra Lula e serão contra Dilma. A emissão dos passaportes para os filhos de Lula ou para quaisquer outros não tem justificativa se de fato não atender ao interesse nacional o que, com certeza, não é o caso. Assim, não adianta, simplemente, falar mal do PIG, o exemplo tem que ser dado.

  • “À mulher de César não basta ser honesta, tem de parecer honesta”.

    Desculpem ir na contra-mão, sou petista fundador, tenho toda admiração do mundo por Lula, porém, esse caso miúdo, pequeno, pobre, foi de bandeja para o PIG. Obra de algum puxa-saco, do Itamaraty, querendo bajular Lula, ou fritá-lo (quem sabe?)

    Se existe uma lei regulando a emissão do documento, e nela não consta as “exceções” concedidas, ponto.

    Lembram do caso da quebra de sigilo do caseiro? Foi obra de puxa-saco, querendo bajular Palocci, vejam no que deu.

    Postei artigo em meu blog: http://bogdopaulinho.blogspot.com – “O passaporte e a mulher de César” – vale a pena conferir.

  • Por isso não podemos esperar a velha moleza do PT, nem pelo começo por demais “bonzinho” do Governo Dilma : Temos que denunciar a mídia, os tucanos, e os miquinhos amestrados de todas as laias, sempre dispostos a servir aos patrões midiáticos, apontando-lhes as hipocrisias e desmoralizando os falsos escândalos que fabricam. Lembremos que não fazemos isso pelo PT ou por um Governo : Fazemos isso pelo Brasil, uma vez que o verdadeiro objetivos da ditadura midiática é desmoralizar Lula, Dilma e as forças populares para, em 2014, tentarem emplacar algum pau mandados dos interesses da classe dominante e dos EUA, um verme da laia de José Serra, Aécio Neves e congêneres. Todo mundo que já viajou neste país sabe que CONCESSÃO DE PASSAPORTE DIPLOMÁTICO É ALGO BASTANTE TRIVIAL, ATINGINDO PESSOAS SEM QUALQUER GRANDE RELEVÂNCIA POLÍTICA, QUE NÃO SEJA A DE TEREM AS RELAÇÕES ADEQUADAS. COMO ENTÃO PODER-SE-IA CRITICAR A CONCESSÃO DE PASSAPORTE DIPLOMÁTICO AO FILHO DE UM EX-PRESIDENTE, CUJA RELEVÂNCIA MAIS DO JUSTIFICADA DE SER FILHO DE UM EX-MANDATÁRIO(PORTANTO, ALGUÉM QUE CARREGA SIM A IMAGEM DO BRASIL)MAIS QUE EXPLICA QUE O PAÍS MOSTRE AO MUNDO A CONSIDERAÇÃO QUE TEM POR SEUS LÍDERES? Ophir Cavalcante, como tantos outros dos “especialistas”(amiguinhos da mídia, sempre consultados para dar uma “justificativa” às teses absurdas que os barões da comunicação tentam emplacar), já não é de hoje que envergonha até mesmo estudantes com uma semana de Faculdade de Direito, diante das estrepolias pseudoteóricas que constrói, com a única intenção de satisfazesr as taras políticas da classe dominante. Deixo aqui uma sugestão, se a mídia continuar a atacar Lula deveremos começar a pensar em organizar nacionalmente passeatas de apôio ao sempre Presidente, o que deixaria os donos do poder apavorados, as quais serviriam para denunciar a campanha midiática contra Lula, e facilmente arregimentariam o apôio da população. Eu serei o primeiro participante da que ocorrer em Recife.

  • Edu,

    Os vira-latas do PIG estão ladrando em vão, pois o ato como todos sabemos é discricionário do Itamaraty. Não se viu o PIG nem a OAB reclamando da postura do médico condenado a 278 anos de cadeia Roger Abdelmassih, que fugiu após a PF negar a renovação do seu passaporte. Já o futuro diretor da universidade virtual de SP, não gostou de saber que Sérgio Guerra foi aos EUA com a família na Disneylândia, haja vista que o ex-secretário Hubert Alqueres, cotado para dirigir a universidade virtual de SP, analisando em seu Twitter as férias de Sérgio Guerra (PE): “O PSDB que me desculpe, mas ter um presidente que vai para a Disneylândia enquanto o novo governo se inicia é um absurdo. Ficam os desmandos sem oposição!”.
    PS: Dizem que um digno Presidente da OAB quer acabar com o Exame de Ordem sob a alegação de que o exame é uma reserva de mercado, o que é proibido pela Constituição. Todavia, dizem que o real motivo é que seu filho, formado em direito já fez a prova por mais de 4 vezes e não passou. Só agora eles enxergaram que o Exame da Ordem é reserva de mercado.

  • Também quero passaporte privilegiado. Simplesmente porque não quero pagar R$ 156,07 ou R$312,14. E não quero esperar meeeeeeeeeses, quase um ano inteiro, para fazer uma entrevista na PF. E não quero ficar na fila de imigração e ter a minha bagagem ESCARAFUNCHADA na mesma fila e ser constrangida porque comprei perfume demais. Ou muito batom! Afinal, só tenho uma boca. Ou porque comprei um notebook por US$ 600,00, quando no BraZil custa R$ 3.000,00.

    Importante: QUAL É O INTERESSE POLÍTICO, ECONÔMICO, SOCIAL, CULTURAL ou seja lá qual for que o BraZil tem nesse caras??? Filhos do Lula? Me poupe, Salgadinho! Se a minha mãe – uma jornalista séria, inteligente, estudada, bem informada e muito batalhadora e trabalhadora – recebesse esse passaporte diplomático, aí sim eu bateria palmas para o Itamaraty. Ela sim tem MUITO a oferecer ao BraZil e tem muito o que falar do BraZil lá fora.

    Gente, vamos bater na porta do Ministro das Relações Exteriores e pedir o nosso. O nosso passaporte pago (CARO!) tem validade inferior a quatro anos e vence ANTES da data de vencimento informada no documento. Vai entender… Não sou filha de ex-presidente. Mas e daí? Toda vez que eu quiser renovar meu passaporte vou ter que pagar (CARO!), vou ter que enfrentar filas nas imigrações da vida… Quero não! Quero privilégio, também!
    Quero salário de R$ 26.723,13 SEM SER CONCURSADA DE NÍVEL SUPERIOR. E olha que eu sei ler, escrever. Falo até inglês… Pode fazer um ditado comigo que eu tiro 10 e ainda ganho estrelinha dourada.
    Quero carro oficial me buscando na porta de casa e me levando de volta. Sem pagar gasolina, CLARO!
    Quero auxílio creche (ainda não tenho filhos, mas já posso começar a poupança dos moleques).
    Quero auxílio shopping. Como eu não uso paletó, acho que o nome “auxílio paletó” não pega bem.
    Quero vale refeição, alimentação e transporte. A não ser que role o carro oficial…
    Quero tanta coisa. Mas agora deixa eu ir almoçar que só tenho uma hora e meia de almoço…

    “BraZil, mostra a sua cara!”

  • 1. Vocês deveriam ler a lei com cuidado antes de divulgar informações.
    2. Quem levantou a bola foi o ex-presidente da República que no apagar das luzes fez a solicitação.
    3. Quando foi feita a varredura dos passaportes diplomáticos ilegais só apareceu a família Silva.
    4. Todas as graves transgressões do ex-presidente são colocadas na conta da mídia e da oposição. É uma inversão primária, espalhada pela rede, que, infelizmente, passa batida para um grande número de brasileiros.

Deixe uma resposta