PT revive hoje 2005, quando sua primeira “morte” foi decretada

Análise

 

Quando explodiu o escândalo do mensalão, em 2005, o PT e alguns poucos partidos aliados mergulharam em uma verdadeira hibernação. Eu mesmo brincava, àquela época, dizendo que os petistas e simpatizantes estavam todos escondidos debaixo da cama, pois o Partido dos Trabalhadores havia se tornado maldito, um símbolo de “corrupção”.

A avalanche midiática criminalizando o governo Lula e um partido inteiro – que, então, já tinha mais de um milhão de filiados – estabelecera um fenômeno: ninguém – nem os próprios petistas – tinha coragem de se contrapor à corrente opinativa forjada pelos grandes meios de comunicação.

Pensar diferente, então, tornara-se praticamente um crime – o cidadão acabava sendo acusado de “cumplicidade” com os “corruptos” petistas.

Este blogueiro, por exemplo, àquela época era colaborador frequente de colunas de leitores dos maiores jornais do país. Foi a forma que, desde uma década antes – em meados dos anos 1990 –, encontrara para participar do debate público.

Porém, quando explodiu o escândalo, nadar contra a corrente e escrever àqueles veículos criticando o linchamento de todo um partido me rendeu ser banido dos espaços em que podia dar a minha opinião. Eu, que vivia sendo convidado pela Folha e por outros jornais para seus eventos, de repente, do dia para a noite, “desapareci”.

Eu padecia de uma “doença” opinativa que costuma ser chamada nos meios jornalísticos de “opinião impublicável”. Ou seja: aquela opinião que discorda do que parece ser “consenso” de uma esmagadora maioria e que ninguém quer reproduzir com medo de ser acusado de “conivente”.

A força da “maioria” opinativa era tão avassaladora, à época em que estourou o escândalo do mensalão – no terceiro ano do primeiro governo Lula, assim como estamos no terceiro ano do primeiro governo Dilma –, que havia uma certeza praticamente inabalável: o então presidente da República “sangraria” até a eleição de 2006 e, ali, seria fragorosamente derrotado.

Qualquer semelhança com a situação política de hoje em relação a Dilma Rousseff, não é mera coincidência.

A semelhança entre o passado e o presente se dá até na época de 2005 em que eclodiu o escândalo do mensalão. A entrevista demolidora de Roberto Jefferson à jornalista da Folha de São Paulo Renata Lo Prete denunciando o escândalo foi publicada em 6 de junho e foi nesse mesmo dia e mês que eclodiu a primeira grande manifestação do Movimento Passe Livre, que marcaria a derrocada de Dilma nas pesquisas, assim como a denúncia de Jefferson marcou a perda de popularidade temporária de Lula no segundo semestre daquele ano.

Até o fim de 2005, Lula era dado como um zumbi político. A cada pesquisa de opinião sua popularidade caía mais um pouco, chegando a dezembro daquele ano – a menos de um ano da eleição presidencial de 2006 -, segundo o Datafolha, com apenas 31% de bom é ótimo, coincidentemente o mesmo índice que Dilma tem hoje.

A precipitação dos que, nesta mesma época do ano, há oito anos, comemoraram antecipadamente a destruição política de Lula e do PT, pouco mais de um ano depois resultou na capa da Folha que você vê no topo deste texto, publicada naquela segunda-feira, 30 de outubro de 2006, quando ele obteve 60% dos votos válidos.

Nunca me arrependi de me manter fiel aos meus princípios. No ano seguinte ao da eleição presidencial, o blog que criei lá em 2005 para dizer o que ninguém dizia, já que os petistas estava escondidos debaixo da cama, fez com que jamais me arrependesse ao contrariar as “maiorias”.

Em setembro de 2007, a partir de post em que considerei inaceitável a aceitação pelo STF do indiciamento de José Dirceu no escândalo do mensalão sob pressão da mídia – conforme conversa do ministro Ricardo Lewandowski captada por uma repórter da Folha –, através deste Blog convoquei o primeiro ato público contra um grande meio de comunicação após o retorno da democracia, conforme mostra matéria publicada no Terra Magazine que você pode ler aqui.

A partir daquele ato público, junto a leitores desta página fundei o Movimento dos Sem Mídia, que, nos anos seguintes, produziria as primeiras ações de cidadãos comuns e sem partido ou interesses particulares em prol da democratização da comunicação e contra os abusos midiáticos.

No primeiro semestre de 2008, o Movimento dos Sem Mídia ajuizaria representação no Ministério Público Federal contra alarmismo midiático em torno de uma suposta epidemia de febre amarela que haveria no Brasil, amplificada pela mídia. Entrevista que dei à época ao portal Vermelho explicando o caso pode ser lida aqui.

Em 2009, o mesmo Movimento dos Sem Mídia, a partir de convocação feita neste Blog, reuniu, segundo a polícia militar, cerca de 300 pessoas diante da Folha de São Paulo para protestar contra afirmação do jornal de que a ditadura militar brasileira fora uma “ditabranda” por ter “matado pouca gente”. A informação consta no verbete da Folha na Wikipedia, aqui.

Em 2010, durante a eleição presidencial, o Movimento dos Sem Mídia conseguiria fazer sumir polêmica entre os quatro maiores institutos de pesquisa do país, que se dividiam – dois para cada lado – sobre as posições de Dilma Rousseff e José Serra nas pesquisas. Representação junto à Procuradoria Geral Eleitoral fez a titular do órgão determinar abertura de inquérito na Polícia Federal e, a partir dali, uma semana depois as pesquisas todas convergiram para os mesmos números. Matéria do portal IG sobre o caso pode ser lida aqui.

Estes são só alguns exemplos de ações do MSM entre 2007 e hoje.

Atualmente, manifestações contra meios de comunicação se tornaram comuns. Há, inclusive, ações sendo ajuizadas contra eles no Ministério Público. As pessoas comuns estão se mexendo, agindo sem esperar que alguém faça alguma coisa em seu lugar.

Um dos objetivos desta página, ao ser criada lá em 2005, era justamente esse: estimular os cidadãos comuns a se mexerem, a não ficarem só reclamando. Daí a razão de este Blog ter sido intitulado como Blog da Cidadania, pois nos últimos cerca de oito anos a tônica do que se fez aqui foi estimular as pessoas a fazerem o que hoje estão fazendo.

Em 2005/2006, a internet não era nem sombra do que é hoje e quem discordava da Onda de consenso compulsório estava escondido debaixo da cama. Assim mesmo, a destruição política artificial de um partido inteiro não foi possível. Esteja certo, leitor, de que hoje será bem mais fácil impedir que mistificações do mesmo jaez obtenham sucesso.

207 comments

  • “Qualquer semelhança com a situação política de hoje em relação a Dilma Rousseff, não é mera coincidência.”
    Você disse tudo com essa frase. Veja quem esta se movimentando de novo, como um “walking dead”, para destruir os seus adversários (como fez da primeira vez com Roseane e agora pretende fazer com o Aócio – que diga-se não é nada difícil) e se lançar novamente candidato. Eu sempre digo que não existe almoço grátis, não é mesmo MPL?

  • Foi no Cidadania que encontrei meu oásis, meu porto. Sufocada pelos acontecimentos, com uma terrível sensação de solidão, encontrei um espaço para ser ouvida e perceber que não estava sozinha em meus sentimentos e opiniões. Minha admiração por Eduardo Guimarães é imensa. Tenho certeza que seu trabalho deu força e voz a muitos que hoje navegam por aí, dando vasão as suas idéias , as suas lutas , e não se calarão mais. Muitos ainda estão por chegar. A luta continua. Abraço.

  • Sinto muito orgulho de ter ido ao primeiro protesto defronte da Falha, digo, Folha. Nós não somos Simpsons!!!

    Douglas Quina
    Mogi Guaçu – SP

  • A única preocupação que me assola nesse instante, Eduardo, é que Lula era mais articulador. Queira ou não, Lula era respeitado até mesmo pela oposição, que sabia que ali tinha um político altamente preparado para qualquer embate. Já Dilma, é cercada por péssimos assessores, ministros e lideranças partidárias. No livro A Privataria Tucana, em seu último capítulo, Amaury Ribeiro revela os bastidores da campanha em que lideranças petistas tentaram até o fim, desgastar a eleição de Dilma. Não estou vendo força de reação por parte da presidenta. Depois dessa PF serrista dizer que o boato do Bolsa Família foi como teoria biológica de geração espontânea, continuando a preservar ministros do calibre de Zé Cardozo, Bernardo, Helena Chagas, e aceitando socos abaixo da linha da cintura sem reações concretas, me assusta.
    Mas vamos lá. Ainda existe esperança. Deus é brasileiro, embora o papa seja argentino. Mas nada é perfeito.

    • Além da falta de habilidade com movimentos sociais. Notícia da Carta sobre encontro com os índios muito preocupante. Uma política equivocada. Mas como disse , Luis Fernando, vamos lá, ainda existe sim esperança.Abraço.

  • A melhor notícia que li nos últimos tempos – a se confirmar – é a de que o PT vai mesmo romper com os vampiros, ou seja, com o PMDB.
    O PMDB não tem nada a oferecer ao país. Um partido cartorial, preocupado com questiúnculas intestinas visando a locupletação. Basta observamos os três episódios envolvendo o uso do Estado (aeronaves) por Renan Calheiros, Sérgio Cabral e Henrique Alves, todos PMDBistas.
    Basta!
    Que o PMDB morra sozinho e não leve o PT com ele.
    Caso a notícia do rompimento seja verdadeira devemos comemorar. Não há o que perder. Nem mesmo a governabilidade dependia mais dos sanguessugas do PMDB.
    Nem vou falar sobre o sanguessuga-mor, o traíra Michel Temer.

  • Como se informar sobre o melhor aspecto dinâmico da verdade, nunca plenamente atingida. As esquerdas o PT à frente, conseguiu no período de tempo mais curto da História do Brasil diminuir a desigualdade de renda das famílias. Esse fato é do conhecimento de todos apoiadores ou oposição. Esta de tão fragilizada pelo voto ganhou então um aliado; a mídia escrita e eletrônica. Aquela com algumas exceções e esta com alguma exceção pontual. O piro é que na eletrônica não temos o mínimo contraponto como há na Argentina o Pagina 12 e a Telesur na Venezuela.

    Para me informar uso somente a internet e acesso aos blogs progressistas, aos quais procuro apoiar minimamente. Na internet não acesso os blogs de pessoas funcionarias do PIG, para proteger minha saúde. O contraponto ao governo que apoiamos decorre daqueles comentaristas que aqui e nas rede sociais, acessam seja porque apóiam os partidos derrotados nas eleições, ou porque manipulados pelo PIG despejam aqui suas calunias abjetas.

    Entre eles, alguns que conheço pessoalmente. Quando usam de calunias fico indignado pela cegueira deles.

    Fico a pensar se estamos ganhando a guerra por um Brasil mais solidário. A sensação de Davis contra Golias faz-me buscar o poderio da “funda” que usamos. Daí que fazendo a leitura dos últimos acontecimentos, quando mais de 1400 aderiram ao chamado do MSM e entre tantas descobertas dos métodos fraudulentos dos adversários; indicam estarmos no caminho certo – a do Miguel do Rosário sobre a corrupção-sonegação da Globo. As denuncias do Wikileaks somadas a de Snowden, estas como conseqüência para mim; até do boato sobre o bolsa família, e a ofensa dos EUA, durante o vôo de Evo Morales com o fulminante pronunciamento de Dilma no MERCOSUL criticando a agressão e tantos outros.

    Em sínteses somos intuídos na consecução da profecia de uma America Latina, berço de uma nova civilização.Vamos influenciando o inconsciente coletivo libertador, solidário e cidadão, do povos sul americanos. Sabemos que somo Davis de muito poder transformador.

  • O Viomundo lançou uma idéia magnífica. A dedicação (investigação jornalística) a determinado tema a ser escolhido pelo internauta a partir da contribuição financeira deles.

    Fenomenal! Tentei fazer o pagamento para o serviço e tive enormes dificuldades. Resumo: não o fiz, embora minha disposição de cooperar com a idéia permaneça.

    Entretanto, resta ainda um fiapo de dúvida. A gente posta um comentário do Viomundo e ele só estará disponibilizado muito tempo depois. Às vezes até põe em nossas mentes a dúvida sobre o princípio da oportunidade.
    Fico a pensar, então, sobre essa proposta do site: será que há mesmo disponibilidade e tempo para atender ao que oferecido?

    Não tenho duvida quanto à honestidade da propositura nem dos autores, mas tenho quanto à estrutura para viabilizá-la.

  • Tenho orgulho de acompanhar seu blog desde 2005.
    Aqui encontrei opiniões mais esclarecidas sobre o momento político (muito ruim, à época) que o país passava e o que realmente desejava as classes dominantes.
    Aqui encontrei razões para manter o meu voto em Lula, eu que já balançava para o voto nulo…
    Não conheço o Eduardo pessoalmente, mas, é uma daquelas pessoas que consideramos importantes no nosso viver.
    Abraços.

  • Eduardo o blog cidadania é um espaço importante para politizar, o PT não vai fazer isso, é preciso aprofundar esse debate, a mãe de todas as batalhas é o enfrentamento do PIG e existe um juventude com sede de política, temos que ampliar e divulgar o blog, o MSM esse é o caminho e o papel a ser exercido por esse espaço na rede social.

  • Temos que continuar lutando. A vitória só acontece quando a partida termina. Eduardo Campos pode sim compor com Dilma, por um apoio socialista em 2018.

    A proposta tem ares saudáveis, porque é muito mais importante manter o socialismo a permitir a derrocada de um eventual ( toc toc toc na madeira ) governo de direita.

    Toda e qualquer impopularidade de Dilma está intimamente associada ao desinteresse pela política por parte da grande massa.

    Pessoas conscientes são antes de mais nada socialistas.

    Antes de mais nada, gostaria de aproveitar para chamar a atenção para a liberdade de postagem.
    Moderação sim. Censura não. O verdadeiro socialista não é afeto à censura. E , justamente nesse sentido , eu gostaria de externar o meu sincero reconhecimento ao Eduardo Guimarães como uma pessoa de luta em prol do Brasil e da sua gente. O Blog da Cidadania é um ambiente saudável, socialista e acima de tudo democrático de verdade. Parabéns Eduardo !

    Sou teimoso ! Recebi só dois emails para a mobilização contra a Rede Globo. No último dia 11 fui às ruas em busca de adeptos. Não consegui atrair pessoas especificamente para uma marcha contra a Rede Globo em Brasília. Parece que conseguirei imprimir o Mega Banner em Goiânia.

    Mas sou teimoso. A chamada continua ativa . Interessados pela marcha contra a Rede Globo aqui em Brasília entrem em contato, por gentileza, através do email [email protected]

    Alô Globo….. Um dia a casa cai….. Gente mole em Globo dura tanto marcha até que fura !!!!

  • A Revista Retrato do Brasil apresenta ( mais um ) bom trabalho, demonstrando a farsa do tal “mensalão”.

    O objetivo … o alvo…. é o impedimento de José Dirceu a cargo eletivo.

  • Como sempre você fez uma análise real e criteriosa desse momento delicado em nosso país ,mas o que preocupa a nós ativistas anônimos(se é que posso falar assim) , é o silêncio ensurdecedor de nossa querida presidenta. Estamos juntos ,por vezes criando arestas em nosso ambiente de trabalho. E onde está Dilma? Os eleitores já começam a não entender mais nada . Ouvi de uma pessoa humilde que” o plebiscito não sai porque ela não quer”. Mas ainda acredito na força e na coragem de nossa governante,pois se a esperança acabar,tudo estará perdido, Como boa pernambucana não desisto nunca. Vamos todos à vitória contra essa imprensa golpista e contra os inimigos do Brasil.

  • Eduardo,
    Como eleitor do PT desde que este concorreu a primeira eleição, se não me engano, em 1982, gostaria de dizer o seguinte: Tenho minhas dúvidas que o PT se recuperará desta vez, pois em quase 13 anos no “comando” do governo federal, o PT se esforçou ao máximo para atender todas as demandas da elite. Bastava a Globo, Veja, Folha e outros baterem o pé que, no outro dia, com rabo entre as pernas o governo fazia exatamente o que queriam. Um governo, cujo ministério é composto por aliados do Daniel Dantas, Globo entre outros dilapidadores do patrimônio público brasileiro, realmente não pode dar certo. A covardia mostrada pelos governos do PT, ou seja, dos presidentes Lula e Dilma é de estarrecer. No Senado o maior defensor de causas que vem de encontro ao povo e em detrimento do PIG e da elite, é o senador Requião do PMDB que, por incrível que pareça, quando está discursando não recebe um aparte sequer, nem dos senadores do PT, que deveriam não só apartea-lo como também demonstrar uma enorme gratidão. Ao invés disso os senadores do PT parecem que se escondem ou evitam ir ao plenário quando o Requião está discursando. Um governo que não tem um canal direto de comunicação com o povo, aliás, não tem sequer um porta voz, como qualquer governo, normal, mundo afora. É caluniado, escrachado, esculhambado, xingado e ofendido pela mídia, principalmente a Globo e, mesmo assim, mantém uma empregada da Globo no comando das verbas publicitárias e, claro, ela carreia quase toda verba para esta empresa. Então realmente fica difícil para os eleitores, apoiadores e simpatizantes do PT, depois de quase 13 anos de uma condução apagada e covarde do governo federal. Por exemplo: estamos , há anos, a reclamar, pedir e abrir o olho do governo para que as verbas publicitária fossem distribuída de maneira mais justa, porém, o governo faz exatamente ao contrário, deixando transparecer que faz isso, exatamente para contrariar quem o apoia. Há algumas semanas ou meses atrás, a presidente Dilma disse (quase como um deboche) que o melhor controle da mídia, é o controle remoto, mesmo já estando à beira do precipício, justamente por causa desta mídia corrupta e reacionária que temos no Brasil. Este exemplo das verbas publicitárias é somente o mais notório, porém, existem muitos outros.

    • Concordo plenamente com o amigo Alberto Santos Neto, os governos Lula/Dilma com suas letargias políticas, mantendo em seus quadros componentes que mesmo sendo antigos no PT, em suas posições políticas parecem muito mais militantes do PSDB. É visível o medo de muitos petistas em enfrentar a globo, nós os eleitores e admiradores desta linha política ficamos perdidos, pois vemos como nossos porta voses, não os nossos representantes politicos , mais sim homens da envergadura de um Eduardo Guimarães, de Azenha, Miro, entre outros pois se formaos citar nomes ficaremos citando um imensidão de Blogueiros e militantes virtuais, e dificilmente encontrando nomes entre aqueles a quem deviam ser o batalhão de frente a combater toda essa PRESSÃO MIDIÁTICA. Ficamos resumidos a agradecer açoões de um Roberrto Requião, e até mesmo de um Collor ou Garotinho que no congresso se apresentam como mais aguerridos enfrentadores do sistema , do que os próprios Petistas. Isto para nós é muito triste, e nos desanima como militantes fazendo-nos a dispersar-mos.

    • Excelente análise, Alberto. Este sentimento de profunda decepção com o governo e o PT eu sinto também e percebo que a grande maioria dos brasileiros progressistas e de esquerda sentem o mesmo. É desolador.

    • “Um governo que não tem um canal direto de comunicação com o povo, aliás, não tem sequer um porta voz, como qualquer governo, normal, mundo afora.”

      Muito bem observado! Me parece que esta seria a função da filha do Carlos Chagas, não?
      Mas ela está muito ocupada distribuindo fortunas pra globo e congêneres….

  • Grata por encontrar em seu blog amparo ao meu pensamento politico/social…grata por estar sempre de olho vivo nas armadilhas midiatricas… grata por encontrar cidadão que pensam no melhor do Brasil.

  • Prezado Eduardo, a leitura do Blog da Cidadania para mim já é sagrada; pena que em 2005 eu não tivesse conhecimento dele. Suas análises são sempre muito oportunas; torço sinceramente que mais uma vez você tenha razão e este povão tão beneficiado pelas políticas de Lula e Dilma acordem, dando ao PT a votação necessária para continuarmos a ter esperança em um Brasil melhor.
    Eu, minha família e meus amigos ( não cultivo amigos fascista) continuamos acreditando na nossa querida Presidenta Dilma e no eterno Presidente Lula; nosso voto foi, é , e continuará sendo do Partido dos Trabalhadores, pois nenhum outro partido nos representa. Nós temos memória; os tempos tucanos foram muito sofridos para esquecermos assim.

    Um grande abraço.

    Meriva

  • Oito anos já, né, Edu? Acompanho mais ou menos desde 2006, logo após a reeleição do Lula. Dica do Miguel do Rosário, que então engatinhava como blogueiro. Rapaz nesses anos todos, os dias que eu não entrei no Cidadania, acho que se contam nos dedos de uma das mãos.
    E também conto nos dedos as vezes em que você errou nos diagnósticos do que acontecia em nosso complexo país.
    Mais uma vez esse revés será superado. E você será um dos timoneiros dessa luta.
    Grande Eduardo Guimarães!

  • Boa tarde amigos,
    Lendo a matéria fiquei até preocupado… mas hoje nem vou comentar…
    Estou assistindo “Estrelas” para ficar por dentro de tudo que rola na vida dos “FAMOSOS”…
    Logo mais tem a nossa “rainha”… com todo aquele carisma;
    Depois o nosso menino de Ouro “Incrível e Limpinho Hulk” ;
    Mas to triste mesmo porque não tem Big Brother…
    E to preocupado também com os meninos do MPL, pois agora estão de férias né… e devem estar nos EUA, ou Europa fazendo mochilão… será que estão pagando pelos transportes por lá ??

    Abraço e pergunto novamente…
    QUEM DEVE AO FISCO OU TEM PENDENCIAS COM ELE, PODE RECEBER VERBA DE PUBLICIDADE DO GOVERNO ?

    • O PT não se meteu em enrascada nenhuma. As manifestações foram outra armação. Só que, desta vez, nem uma acusação concreta há contra o partido. Por isso, acho que desta vez tudo possa ser superado até mais facilmente

    • A “mãozinha” a que você se refere, Lucas “Coxinha” Daniel é o PSDB/DEM não ter dado andamento a um processo de impeachment do Ex-Presidente Lula, mas todos sabem que a oposição ficou foi com medo do José Alencar assumir a presidência e ninguém mais conseguir tirá-lo dado a sua honradez e capacidade de gerir. Acharam que um Lula se arrastando até as eleições era fácil de ser batido até por um Picolé de Chuchu e tomaram no cu.
      PS. Desculpem o pequeno palavrão, mas não resisti a tentação de rimar ao final.

      • Na minha modesta opinião, “coxinha vermelha”, Lula da Silva só escapou de um pedido de impeachment e de uma completa derrocada política pelo fato de não haver oposição que se preze no país. Como é amplamente sabido, Marcio Thomaz Bastos e Antonio Palócci buscaram arrego junto a FHC no auge da crise, a pedido do próprio Lula da Silva, e foi estabelecido o acordo que preservou o ex-presidente do pedido de degola. Não que a oposição de araque tivesse feito isso apenas por generosidade em relação ao adversário político, pois havia, também, o cálculo de que ele iria sangrar politicamente, e seria fácil derrotá-lo, depois, nas urnas. Mas essa expectativa logo se frustrou, mesmo porque ficou evidenciado que um tucano de alto coturno, o Azeredo, também estivera envolvido com o operador do mensalão, em Minas. O PSDB, ao invés de repudiar o prevaricador, fez o mesmo que o PT fazia com os seus mensaleiros: acoitou-o. E, com isso, deu respaldo à tese, concebida por MTB (e encampada pelo “safo” Lula da Silva) de que o Golpe do Mensalão Federal, tramado para comprar o apoio de parlamentares, não passava de caixa 2, praticado por todos os partidos. Foi ali que a oposição se transformou em “oposicinha” e teve início a ‘democradura’ imposta pelo PT. Democradura”‘ que, na falta de quem se lhe oponha, parece estar caindo de podre. Felizmente.
        .

        • Sua oposicinha, de tão reles que era e ainda é, fez um cálculo eleitoral tão preciso que Lula não só foi reeleito que ainda por cima apresentou e elegeu uma sucessora.
          Tá faltando matemáticos na direita brasileira….
          E ademais, vá apresentar sua modesta opinião lá pra suas amizades…

    • Que enrascada ? Não há enrascada. A grande enrascada é permitir passivamente que empresas entreguem ao público um produto contaminado.

      Aquilo a que chamamos de “grande imprensa” tem sim comprometimento com o produto entregue.

      Se uma pessoa compra um chocolate e percebe que inserido na massa do produto há um caco de vidro, a empresa produtora pode e deve ser processada e punida.

      Eu acabei de assistir a um filme na TV Comunitária ( “Arquitetos do Poder”) onde são registrados inúmeros casos de campanhas difamatórias através da imprensa. Isso é crime. É a pulverização de calúnias e de difamações.

      Eu denunciei à Polícia Federal e obtive retorno de denúncia que fiz do grupo “Porta dos Fundos” sobre um vídeo repleto de calúnias e de difamações contra a Presidenta. O grupo chama a Presidenta da ladra abertamente na internet. E porque , você que acha que o PT se meteu em enrascada não denuncia esse criminoso achaque ?

      Infelizmente o nosso Ministério Público conta com um Procurador Geral igualmente criminoso, porque expõe viés político onde deveria haver apenas imparcialidade. Essas denúncias são “arquivadas de propósito” para ajudara fustigar o nosso projeto de nação com inclusão social .

      Apesar de as pessoas não se darem conta da necessidade de denunciar, isso é possível e deveria ser algo compulsório.

      O governo da Presidenta Dilma é um dos melhores que este país já teve. Ela provou e prova ser uma excelente administradora. Não há nada de concreto para que alguém mencione “enrascada” do PT e/ou da Presidenta. O que está muito errado no governo ? Alguém diz ?

      Alguém sabe o porquê de o Ministério das Comunicações e o Ministério de Minas e Energia estarem à direita ? Essa postura depende exclusivamente da Presidenta ?

      Alguém sabe o porquê de a tal “grande imprensa” poder continuar navegando num mar de calúnias, de omissões e de mentiras ? Alguém sabe quem está por trás disso ? Certamente não é a liberdade de expressão, porque o que aí está nada tem a ver com o significado de liberdade.

      Quem não detecta que os governos de Lula e de Dilma são excelentes não viveu os tempos em que a mortandade infantil era pedra comum no interior, porque o governo tinha que desembolsar ostensivamente 20% ou 30 % do PIB para pagar dívidas.

      As pessoas que falam em enrascada do PT não falam na enrascada da preguiça de ler e na preguiça de de se informar com qualidade.

      As pessoas se esquecem que o PT tem obrigatoriamente que pactuar com partidos obscuros por questões de governabilidade.

      A luta é sim contra o mega palanque diário contra o país e o seu povo e contra qualquer tipo de reeleição.

      O povo deste país está perdendo uma oportunidade ímpar…. vou repetir…. uma oportunidade ímpar de ir às ruas pelo plebiscito e pela constituínte específica pela reforma política.

      Essa é a verdadeira enrascada. A conveniência de se manter confortavelmente em casa, enquanto a direita age.

      Vejam o exemplo dos ibéricos e o exemplo da Grécia. O povo lá vai às ruas sem saber se vai conseguir ingerir um sanduíche durante todo aquele dia.

      Vejam o exemplo da Itália, com uma dívida impagável.

      O neoliberalismo sim é que é uma tremenda enrascada.

      O PT , o Lula e a brava militância petista são sim e com muita certeza patrimônios do Brasil.

      Diga não à enrascada da desinformação . Diga não ao achaque da imprensa poderosa, covarde e mentirosa.

      Diga sim ao trabalho. Puxe as mangas e trabalhe pelo seu país. Trabalhe pela sua gente.

      Se você não o fizer….. os neoliberais rentistas, sionistas e canalhas maus brasileiros é que jamais o farão !!

    • FHC não estendeu a mão, meu caro, ele tinha medo de José de Alencar, vice de Lula.

      E FHC achava que bastaria deixar Lula “sangrar” até a morte. Pelo visto, péssimo estrategista.

      Aliás, péssimo gestor econômico, pois deixou o Brasil em péssimas condições econômicas. Risco Brasil no céu.

  • Meu caro Eduardo, desculpe sair um pouco do assunto, estou é muito preocupado é com esse aumento desenfreado da Taxa Selic, esses aumento sucessivo que vem ocorrendo na minha modesta opinião agrada muito a tal Banca e vai provocar um decréscimo no número de empregos e ai meu caro é que mora a Grande Problema, com desemprego quem vai pagar a conta é o Povão que vota no PT/Lula/Dilma e é isso tudo que o PIG quer, primeiro manchetes e mais manchetes dizendo que a inflação está fora da meta e juntamente com os Banqueiros pede aumento da Selic e com o o aumento da Selica , cai o investimento privado e os banqueiros enchem seus caixas de reais e de quebra provoca o desemprego, esse sim que pode desestabilizar Governo Dilma e esse é o Grande Sonho do PIG e Partidos Coligados.
    NO meu modo de ver o que nos queremos é primeiramente ter um emprego, o resto não tem pressa. Queremos emprego para ter pelo menos umas migalhas na mesa porque sem emprego nem essas migalhas teremos.
    Um grande abraço.

  • Às vezes ponho-me a imaginar como seria a Blogosfera sem Eduardo Guimarães, aliás, como eu seria se não batesse ponto aqui no Blog da Cidadania todos os dias.
    Sei lá se eu não seria um “cansei” ou um “coxinha”? Tremo só em pensar.
    Parabéns Eduardo pela arguta inteligência, pela disposição impar e por ser um verdadeiro democrata.
    Seus textos são simplesmente geniais.
    Normalmente são textos auto-explicativos e didáticos.
    Não consigo imaginá-lo escrevendo com uma intenção escusa, você é sempre muito claro e objetivo.
    Você jamais se melindra.
    Você nunca pratica desonestidade intelectual.
    Você é sempre coerente com seus princípios.
    Estar ao seu lado e desses mil e quatrocentos cidadãos brasileiros pra mim é motivo de multo orgulho.
    Obrigado Eduardo Guimarães.

  • Tem algumas diferenças com a crise do mensalão:

    1º A Dilma tem dificuldade de fazer política, aliás ela tem dificuldade até de se expressar direito;
    2º O mensalão partiu de uma denúncia de um aliado o que levou a popularidade do presidente Lula cair, os recentes protestos partiram do povo, é muito mais grave.
    3º O primeiro mandato do Lula foi muito bom, no primeiro ano houve arrocho mas depois os resultados começaram a sair, além do mais a inflação estava controlada e a confiança externa estava alta, o que não ocorre agora.

    Ou seja, a dificuldade da presidente Dilma é muito maior que o do presidente Lula.

    • Por outro lado, não existe acusação nenhuma contra ela ou seu partido, como em 2005/2006 havia contra Lula e o PT. É questão de analisar friamente ou deixando seus desejos se sobreporem à razão

  • o brasil que esta no sub conciente do brasileiro de 2003 que ja acordaram a tempos e os de 60 ou de outroras sabem que os golpista estao comecando a se verem infimos e em sem gracas. aqui nao e a europa, eua, japao e etc…que neste moneto vem enfretando uma grande crise de desemprego. estes paises apostaram na crise por ganancia do mercado explorador.somos humildes para avaliar alguns erros por nao termos sabido lidar com os gopistas midiaticos em alguns monentos.Vamos vencer ! por ja estarmos resistindo. Aceitamos a democracia ela sempre sera bem vinda. Mas os golpista ja nao estao mais invisiveis.O brasil e lidndo o brasil e mixigenado……….Viva a democracia!

  • 2005 não é 2013 e, principalmente, Lula não é Dilma. A direita não é burra e aprende com seus erros. Mesmo não tendo substância política e administrativa, a direita conta massivamente com a mídia velha e o judiciário. O PT saiu de debaixo da cama, enfiou-se na privada e puxou a descarga. Lula hoje, assim como Dilma, não pode sair na rua porque é, no mínimo, vaiado. O governo está repleto de traíras e Dilma ainda não entendeu que sua saga (a comprovar) administrativa nada vale sem política e ela detesta política.
    Só há uma possibilidade da esquerda se salvar, pois é a esquerda toda que está rolando barranco abaixo: uma frente dos partidos de esquerda. PT, PSB, PC do B e, talvez, PDT devem se unir, fazer um projeto de país em comum acordo, divulga-lo didática e reiteradamente durante os meses que antecederem as eleições e não fazerem acordos políticos com o centro ou à direita. Sem hostilizar, rejeitar o PMDB e os partidos que se dizem de esquerda mas que são de fato os mais radicais de direita como PSOL e PSTU. Se, com isso, a Dilma se recuperar, deverá ter como vice o Eduardo Campos com o compromisso de sua candidatura a presidente em 2018, ainda com o apoio desta aliança de esquerda. Caso Dilma continue destrambelhada e à deriva como está, Campos deverá se candidatar. Se pelo menos Dilma ou Campos não forem eleitos, a esquerda sairá unida e com projeto para o Brasil para enfrentar o desmonte dos feitos e progressos sociais que o Brasil conheceu nos últimos anos e que o PT e o governo estão pondo a perder.

    • Engano seu, amigo. Pra nossa sorte, a direita é BURRA pra dedéu. Ora, quem nunca admite que errou vai tirar alguma lição de seus próprios erros? Eles podem até mudar de tática, mas a burrice sempre os acompanhará. Nós conhecemos muito mais a eles do que eles a nós. Esse é o diferencial.

  • Belo texto, Edu.
    Já sabemos como eles agem. Estamos mais preparados, organizados e dispostos a combater essa segunda tentativa d golpe contra o governo popular.
    Tâmo junto!

  • Sim,

    Eduardo, mas acho que agora há uma pequena diferença do que fora no passado: é que agora já acumularam 2 derrotas e, por isso mesmo, intensificaram, extremaram, a guerra da desmoralização para a subtração das condições de governabilidade. Este é um momento mais difícil, mas nós, que acompanhamos todo esse andar da carruagem, sabemos interpretar os fatos: tenho certeza absoluta que está correta nossa interpretação. Em 2005, lembro que só Franklin Martins, assim como você, declarou NÃO acreditar no tal “mensalão”, e, foi a partir daí que deixou, subitamente, de deter o título que empunhava de ser o jornalista que mais entendia das questões de Brasília. Bem, mas agora, Eduardo Guimarães, já enviei minha ficha de inscrição, e aguardo instruções, me dispondo a arcar com minha parte nos custos que toda organização tem para se manter. Aguardo instruções.

    Um abraço

  • Concordo, você nem imagina a importância dos seus textos pra tods nós, os sem mídia, um alento em saber que não estamos sózinhos ou loucos. Tenho tentado comentar aqui neste espaço e não tenho conseguido, tive um texto indignado contra o golpe e contra a globo retirado do meu feed no facebook, ele simplesmente sumiu. Abraço e obrigada!

  • Agora não resta outro caminho a presidente Dilma,tera,como ja esta fazendo,que ouvir a quem virou as costas.O governo do PT tera que fazer uma guinda mais a esquerda,saindo deste vácuo do centro.Se o PMDB não o acompanhar,o problema é deles.A velha mídia ja esta enfrentando seu inferno.Como sempre preciso, Edu mostra que o PT e o governonão são,como sempre oalvo principal,a vitrine,mas todo o sistema politico-administrativo que precisa mudar.São interesses fortissimos de uma oligarquia que ha anos vem usufrindo, do grosso das riquezas deste país,e pior de maneiras desonestas e desumanas.Não se dá para prever comprecisão o que se pode acontecer,as consequencias,mas uma ja é certa,não há mais sigilos,controes de informações,o país esta sendo desnudado,até nos mais escuros e escondidos porões,e isto por si só é um avanço enorme.

  • Caro Eduardo:

    Primeiro, lamento dizer que a situação hoje é imensamente pior que a de 2005, e olha que eu nunca imaginei que pudesse haver algo sequer um pouco pior que aquilo, mas o que vemos hoje pode ser resumido da seguinte forma. Um golpe de fato já foi dado, apenas não foi anunciado, mas há vários elementos que mostram que os mais altos escalões da Polícia Federal e de todas as polícias militares e civis nos estados mais importantes da federação já estão sob controle de forças golpistas de extrema direita. E que elementos são esses? O mais evidente de todos é a conclusão das investigações sobre os atentados terroristas ao Bolsa Família em 18,19/05, anunciada ontem pela Polícia Federal, de que foi uma combinação de fatores dissociados e não houve qualquer ação criminosa. Aliás, eu esperava que você assim como outros ilustres blogueiros, como o PHA, o Nassif, embora este seja conservador roda-presa, o Miguel Rosário, Azenha, etc., estivessem agora botando a boca no trombone e denunciando a farsa dessa investigação da PF. A exceção honrosa foi o Fernando Brito no Tijolaço. O fato é que essa conclusão mostra que a PF já foi pras cucuias golpistas. O segundo elemento concreto que cito é o resultado de uma investigação da Polícia Civil do Rio, anunciada numa notinha na coluna do Ilimar hoje, que conclui que os bandos de mascarados que promoveram o vandalismo e iniciaram os atos de violência nas manifestações no Rio, inclusive a de quinta-feira passada, é formado por milicianos e traficantes de drogas, o que também é um resultado de investigação totalmente ridículo, sem qualquer seriedade. O terceiro fato é o comportamento suspeito das Polícias Militares em todas as manifestações nos estados mais importantes, invariavelmente sempre a mesma história. Assistem os mascarados desfilarem com bolsas e mochilas carregadas de coquetéis molotovs, disporem seus elementos em formações marciais entre os manifestantes. Esperam que eles iniciem seus atos de destruição e vandalismo, e, a partir daí, são os próprios policiais que se incumbem de espalhar o terror gratuitamente, despejando tempestades de bombas e distribuindo pancadas em manifestantes pacíficos, sobre bares e restaurantes, impedindo a ação de médicos, etc. O mesmo se pode dizer da polícia rodoviária, deixando grupos delinquentes destruírem e incendiarem pedágios, bloquearem estradas, com palermice cúmplice. Portanto, acho que o momento não é de tentarmos nos enganar com falsas ilusões. O governo parece claramente ter perdido totalmente tanto o controle político quanto o controle das forças de segurança do país.
    O que se deve fazer, neste momento, e que já deveria ter iniciado, é exigir do governo Dilma um posicionamento honesto sobre o por quê dessa grande farsa na conclusão da investigação da sabotagem ao Bolsa Família. O país, ao menos a parcela esclarecida que quer lutar em defesa da democracia, tem que parar e aguardar um esclarecimento honesto. Se a Presidente insistir em manter a farsa ela é porque é cúmplice com o golpe. Só quer continuar mantendo o direito a portar a carteirinha de presidente, mas já sabe que não governa de fato há muito tempo.

  • Cidadãs e Cidadãos, estamos numa guerra de quarta geração. Ela se dá nas mentes, pelas mídias. Não nos considero sem mídia mas com uma pequena mídia, a internet.
    Eu só assisto as TVs da Venezuela, porque lá as batalhas são diárias e árduas. Lá o Comandante Supremo logo percebeu essa guerra e contra atacou. As TVs estatais/públicas o tempo todo ou esta divulgando direto e em vivo o que o governo esta fazendo, debatento com os parlamentários, ou desmascarando as mentiras golpistas da mídia e os próprios golpistas. O lema do Presidente Rafael Correia é “proibido olvidar!” Quem fez o quê de que forma etc…
    A grande batalha é conquistar as VTs estatais.

  • Eduardo, ainda faltam mais de 14 meses para a eleição. O Governo federal tem Milhares de Obras do PAC, Obras da Copa para serem mostradas na campanha eleitoral. O Caso DELTA atrasou em 06 meses muitas das realizações (Transposição / Obras de mobilidade etc) O Que o PSDB tem pra mostrar ? Nada, além de demagogia e mentira ? .Nas redes sociais, os argumentos deles são todas Adjetivos, pois de Substantivos (Concreto) eles nada tem a argumentar. Necessário se faz trabalhar, trabalhar e combater a mentira e sofismas deles. Em Fortaleza, o entorno da Arena Castelão, agora que foi entregue 01 das Vias. Faltam Viadutos, túneis , VLT, Ampliação do Aeroporto , etc Em todas as capitais as obras estão seguindo, em diversos estágios de conclusão. A Região nordeste tem no momento muitos investimentos em implantação que maturarão até 2014 (Outubro) .O PSDB tem o que pra mostrar ? Nada..Só as mentiras da Globolixo…

  • Edu, não adianta ao PT escamotear; tapar o sol com a peneira.Quem foi para
    as ruas em junho? A classe média-média. Quem não foi para as ruasem 11de julho? A classe média-média.Simples: ela não se sente atendida pelo governo. Lula/Dilma só governa para os extremos da pirâmide.A base merecidamente atendida. O topo só mais lucro, desonerações, benesses.E a classe média-média? Só existe para pagar mpostos altos. Explodiu foi para as ruas…Como se não bastasse excluiu os aposentados. Agora bate de frente com a classe médica – todos sabem que a falta de médico passa muito longe de ser causa principal dos problema da saúde: comprando corda para se enforcar. Uma grave crise de comunicação no governo. Sem voto, sem reeleição.

    • A classe media não se sente atendida porque é otária. Deve estar com saudade do dólar a 4 reais e o FMI no encalço do Brasil. Como Willian Bonner bem diagnosticou a classe média é formada por Homer Simpsons. Uma classe que até pouco tempo passava as ferias no Guarujá em SP ou no Irajá no Rio e hoje passa em Miami, New York, Londres, Paris; possuir carro zero, nem pensar, no máximo sonhava uma carroça que passava mais tempo nas oficinas; imóvel próprio, então, nem no pior pesadelo; os filhos não passavam nem perto de uma faculdade privada, quanto mais publica, esta insatisfeita por ser burra e desonesta.
      É incapaz de raciocinar o verdadeiro motivo de se encontrar sobrecarregada no pagamento de impostos: quem deveria pagar de acordo com sua capacidade contribuitiva – 1% a Globo e cia ltda – SONEGA. E como o PiG diz não existe almoço grátis.

      • Concordo. A classe média é mais que otária. Paga altos impostos e votou no PT acreditando que faria a Reforma Política, a Reforma da Previdência, a ReformaTributária, a Reforma Agrária, a Reforma na Comunicações… só fez remendos… A Classe Média em junho descobriu que era feita de otária.Agora, se quiser os votos, corre atrás…

  • Edu,vc e o nosso Cidadania,o nosso MSM,nos trazem uma contribuição imensa em matéria de imformação!sou fã da Familia Guimarães,são todos muitos corajosos em te apoiar,imagino como o cansaço deve bater por aí e nessas horas só a familia unida é capaz de nos levar adiante,bom fim de semana a todos os Guimarães e um grande beijo na Victória(dê noticias dela).

  • Agora sim, Eduardo, é assim que se fala! A fase pessimista do diagnóstico já passou, sejamos otimistas nas ações. Confiemos na inteligência e na generosidade das pessoas, acho que dá pra reverter este quadro negativo, o discurso da direita é o discurso do ódio, da hipocrisia, do preconceito e da prepotência. Eu acredito na Dilma, eu acredito no PT, eu acredito no ser humano e eu acredito no Brasil! Vamos ganhar mais esta.

  • Edu, a Presidenta Dilma só será reeleita em 2014 se os eleitores votarem em candidatos do PT. Se o candidato não for do PT o eleitor tem que votar nulo. Mesmo que haja coligação, se o candidato não for do PT tem que votar nulo. Para votar nulo é só votar 99 ou 00 e confirmar. Dessa forma a bancada vai crescer. É importante o eleitor não votar em nenhum candidato da base aliada, só no candidatos do PT. Outra coisa, foi um erro o PT ter ficado com as presidências do Senado e Câmara ao mesmo tempo porque depois, por acordo, as duas casas caíram nas mãos do PMDB, partido que já tinha a Vice-Presidência. A Dilma ficou isolada, sem ninguém na presidência de uma das casas do parlamento. Veja a linha de sucessão: PT/PMDB/PMDB/PMDB/STF(Batman). Espero que na próxima legislatura o PT não incorra nesse erro. Faltou estrategista na equipe de governo da Presidenta Dilma. Estou errado Edu? Abraços.

  • Eduardo e demais acredito que a Presidente Dilma se reelege no pior das hipóteses com um certo aperto, mas se reelege!
    Ou seja, “no frigir dos ovos” a população humilde e pobre das periferias que são a maioria dos eleitores que são um total de 60% da população brasileira votam nela! Isto que não estamos contando com os livres pensadores, intelectuais críticos e ativistas políticos que respectivamente cada um em seu o nível de ação tanto no mundo real no dia a dia ou virtual na internet se mobilizam e mobilizam outras pessoas!
    Eduardo imagine de maneira alegórica “duas pessoas conhecidas brigando, enfim, uma é o grupo político das esquerdas que atualmente está no poder e a outra representa a população humilde brasileira! Sendo que no meio desta briga, chega alguém da turma do deixa disso no caso aqui representando a extrema direita neoliberal (PSDB e os que lhes apoiam)!”
    Resultado: “Ás duas primeiras se entendem porque se conhecem e a terceira apanha porque foi falar o que não devia e se meteu onde não podia!”

  • Edu, nos precisamos dos seus escritos, e da sua honestidade, meu caro. Voce no comando desta trincheira eh essencial, sabemos que voce eh um chefe de familia e tem batalhar ferozmente para prover sua maravilhosa familia. Mas aqui nos leitores, tambem somos uma familia que depende muito destes textos maravilhosos que voce nos concede diariamente. Lamento, mas sua missao eh muito mas laborosa do que voce pensa. Conto de mais com voce, Edu.
    Um grande abraço.

  • Caro Edu. O movimento para angariar fundos para o MSM deve começar.
    Da minha parte, através de site especializado, já confirmei doações mensais para dois outros sites, conhecidos de todos os que frequentam regularmente o seu ( nosso) Blog da Cidadania. Um bom caminho, acho, é usar o mesmo sistema. Grande abraço.
    Não podemos esmorecer.

  • Mais uma vez o governo do PT será salvo pelos blogs sujos. E ainda dizem que heróis só existem na ficção.
    D. Dilma, não basta apenas o controle remoto para se fazer uma democracia. O artigo de Assange, que Rodrigo Viana reproduz em seu Blog, mostra que na America Latina é onde se dá a verdadeira batalha pelos direitos humanos e pela democracia. E America Latina segue o Brasil. Não é por acaso que Obama, o senhor da Guerra, mira no Brasil.

  • Éramos o eterno “País do Futuro” e sempre nos peguntávamos porque um País tão imenso, um povo tão trabalhador, nunca saia do lugar. A resposta veio com a eleição de Lula em 2002: As prioridades se inverteram, o povo foi lembrado, e nosso País mudou. Para muito melhor. Não vamos permitir que os abutres do PIG, da elite e de certa classe média destruam nosso País apenas para elegerem um despachante qualquer que venha trazer de volta o neoliberalismo na sua forma mais cruel: Tudo para os ricos, nada para os pobres. Eu e minha família votamos em Lula Dilma e vamos continuar votando. Direita no poder jamais.

  • Oi, Eduardo!
    Continuarei aqui desejando com todas as forças que a Dilma vença mais essa. E ela vencerá!
    Continuarei também desejando que o seu blog continue cada vez mais forte e com um número cada vez maior de leitores. É tão bom saber que não estamos sós, não é mesmo?
    Agora, mudando de assunto, queria saber se você ficou sabendo que a representante-mor da massa cheirosa do Brasil, juntamente com a Folha, terão que indenizar um juiz (caluniado por eles), por danos morais, com um valor de R$. 100.000,00… Será verdade isso? Se for verdade mesmo, pronto, ganhei meu dia!!!!!!
    Grande abraço.

    • Acho que devemos chamar os companheiros do lado de lá, pois nem todos concordam com o que a emissora que trabalham faz. Eu muitas vezes sinto pena, pois, posso supor o fardo que é trabalhar em uma empresa nojenta feito a Globo. Não temos muta opções para os jornalistas porque o monopólio existe então que chamemos os bons de caráter para nós.

  • Vamos fortalecer o MSM!!! Abaixo a alienação global!
    Eduardo,é fato que o blog é bem sucedido, mas em sua página no facebook percebi que ela está totalmente parada e sem o link das notícias publicadas por aqui. Precisamos articular também nas redes sociais que tem um alcance incrível de coisas fantásticas e de porcarias também.
    Abraços.

  • Zé Serra é o maior correligionário do PT. Merece uma estátua junto com a do Lula. Acho que ninguém ajudou tanto o PT nos últimos 12 anos quanto ele.

    Incrível a capacidade que ele tem de ser um homem bomba do psdb.

    • 2013 repete 2005. Até a alma penada que aterroriza o PSDB é a mesma: Serra.
      As manifestações da direita em junho tiveram o condão de ressuscitar quem se pensava estar morto e enterrado. Serra cheio de esperança é um pé no saco de Aécio.
      Tremei, Aécio.

  • mesmo “partidos” eles formam o conjunto de organizações representativas de setores des organizados dos eleitores.
    alguns nasceram em torno de lideranças destacadas pela casa grande.
    partiram de estrelas patrocinadas ainda mais de cima para arrebanhar votos por compra direta ou PRIVATIZAÇOES prometidas.
    herdeiros da udn reacionária dependem mais das CAMPANHAS (IN)MORALISTAS
    e jamais serviram aos mais explorados para atender suas demandas ou assegurar suas difíceis conquistas.
    outros são perseguidos pela justiça de classe pelas ligações fora da casa grande
    como o trabalhismo de getulio suicidado, jango golpeado e Brizola perseguido
    a globo e as 7 IRMAS donas da mídia são casa grande de corpo e alma INCLUSIVE NA SUBSERVIENCIA COLONIAL AOS USA dai apoiarem os herdeiros dos inimigos do TRABALHISMO os SENHORES fhc, alkimin serra aecio Sarney (em lugar das DIRETAS JA) e Collor (quando foi usado como caçador de marajás contra Brizola e Lula)
    mantiveram fhc enquanto ele conseguiu enganar
    quando foram desmascarados e Lula fez acordos com alguns poderosos como jose Alencar
    começaram a perder o poder de enganar
    batalhemos para que nao consigam voltar a mandar perguntando
    SABE COM QUEM ESTA FALANDO?

  • Vamos à luta, Edu. Não sei se estamos em um ponto semelhante. Estou vendo a atuação da Dilma muito mais conservadora e neoliberal do que a do Lula, embora a apoie até quando não for mais possível (espero que esse dia nunca chegue). É um tal de ceder pra pressão da mídia, das entidades de classe, etc, com a atuação covarde dos ministros, que dá medo. Aumenta taxa de juros, volta atrás na Constituinte Exclusiva, cede em tudo.
    Além disso, penso que desde o governo Lula se comete um pecado fundamental, que é não esclarecer a população, formando-a politicamente. Um trabalho pedagógico mesmo, de levantar as questões e abrir a discussão, como se fez agora com a reforma política, mas infelizmente não por uma iniciativa do governo, e sim pela “pressão das ruas”. É triste isso, porque se poderia fazer um programa mesmo, com pessoas ligadas à educação que montassem campanhas informativas e de esclarecimento. Esse é o meu sonho como educadora. Que um dia o governo acorde para esse ponto, ou vai perceber muito tarde que as novas gerações, que usufruem das benesses criadas nos governos trabalhistas, não tem a menor noção de como era antes. Por isso, não percebem como seria voltar a um governo entreguista de direita ou mesmo a uma ditadura militar e são facilmente manipuláveis, como vimos agora nos movimentos “contra tudo o que está aí”.
    Rezo e faço a minha parte, divulgando tudo o que posso para esclarecer as questões que o governo não esclarece, como a reforma política, a questão da vinda dos médicos estrangeiros, e tantas outras.

    • Perfeito o comentário da leitora.

      Partilho destas críticas ao governo Dilma e ao PT de forma geral. Foram 10 anos sem pensar e executar um projeto de formação política. FORMAÇÃO POLÍTICA E LIBERTADORA ZERO NOS GOVERNOS DO PT!

      O povo segue alienado e sujeito a qualquer boa estratégia de manipulação à direita.

      Valeu Edu, estamos juntos na luta.

      Abraços, William Mendes

  • Edu, às vezes eu fico pensando… Não deve ser fácil para o Lula continuar levando adiante a sua luta, com um partido como o PT na sua retaguarda.
    Eu que não sou filiado no PT, nunca participei de uma reunião desse partido, à vezes me sinto mais petista do que os ditos “petistas de carteirinha”.
    Lembro bem, o que passei naquela época da explosão das denúncias do tal mensalão. Trabalho num órgão público, responsável pela regularização fundiária e por instalar e dar assistência para assentamentos da Reforma Agrária e Comunidades Remanescentes de Quilombos, no estado de São Paulo. Lá, boa parte dos funcionários é petistas, outra boa parte, peessedebista, ou oportunistas que circulam em torno da direção (puxas saco), na esperança de conseguir um carguinho e resolverem seus problemas pessoais. Também existe outra parcela, considerável, de funcionários que não são nem uma coisa nem outra, mas que frequentemente manifestam apoio ao governo federal e detestam o governo estadual.
    Na época, me envolvi em inúmeras discussões com colegas, para defender o Lula e o PT, enquanto que os petistas que lá trabalham se calavam e fingiam que não era com eles.
    Uma vez me envolvi numa discussão, com três colegas que trabalhavam num departamento, que era chefiado por um rapaz, petista de carteirinha, que há pouco estava afastado, pois ocupara um cargo na prefeitura, na gestão da Marta. Enquanto eu defendia o Lula e o PT, esse colega que estava presente, não dizia uma palavra.
    Era revoltante e ao mesmo tempo muito triste, ver como esses colegas se intimidavam com qualquer acusação feita pela mídia e replicada pelos antipetistas. No fundo, eles achavam que era verdade e ficavam envergonhados de ver o seu partido envolvido em tamanha falcatrua.
    Mas isso não aconteceu só naquele momento.
    Quando o Lula lançou a Dilma como candidata, não foram poucos os petistas que manifestaram o desejo de apoia a Marina. Ficavam indignados comigo quando eu dizia que ela era mais uma quinta coluna. Hoje muitos deles repetem isso, como se isso sempre tivesse sido a sua opinião.
    Quando o Lula lançou o Haddad como candidato a prefeito de São Paulo, e aceitaram o apoio do Maluf, foi a mesma coisa. Eles ficaram tremendamente incomodados com as provocações que os tucanos faziam e com as matérias que a mídia divulgava sobre o tal apoio do Maluf ao Haddad. E lá ia eu responder às provocações e tentar mostrar aos petistas que era correto aceitar o apoio, que representava tempo na TV e que se não viesse para o Haddad, iria para o Serra. Que precisavam entender que o PT estava pegando uma coisa que poderia ser ruim para a população, e transformando-a numa coisa boa para a população. Que era o Maluf que estava apoiando o Haddad e não o Haddad que estava apoiando o Maluf. E que os tucanos, na verdade, estavam putos por terem perdido esse apoio.
    Aqui mesmo neste blog, lembro-me de ter postado matéria sobre isso, pois muita gente achava um absurdo o PT aceitar o apoio do Maluf, lembra-se?
    Agora, nas manifestações de junho, também passamos por isso. Alguns petistas se encolheram, enquanto que outros se apressaram em apoiar aquilo que estava evidente que seria dirigido contra o governo petista. Até fomos chamados de direita do PT, lembra-se?
    Ter que combater a direita, representada pela mídia (PIG), enquanto precisa manter com a moral alta, uma militância, que na época das vacas gordas, bate no peito e diz que é petista, mas na época das vacas magras, se encolhe e se envergonha de ser petista, não deve ser nada fácil.
    Não digo essas coisas para diminuir os petistas. Digo, para ver se eles aprendem de uma vez por todas, que a luta é árdua e se não tiverem o foco no objetivo principal, que é fazer o país avançar e pararem de olhar para o próprio umbigo, ficarão sempre a reboque da mídia e perderão a oportunidade de contribuir nessa luta.

    • Lembro do poder do 4º poder! A mídia.

      Esse poder no Brasil não tem contraditório. Dai a necessidade do nosso Foco ser MSM-Movimento dos sem mídia pois esse poder se baseia naquela impressão ancestral de que “se foi publicado então é verdade” somado à estrategia tenebrosa e ante evolutiva da Globo – “Somos poderosos não pelo que publicamos, mas pelo que deixamos de publicar” Essa é mais retrograda pois enta impedir a evolução da humanidade.

      Tenta atrasar, já que é inexorável; a profecia America Latina, berço de uma nova civilização. Sendo inexorável cada palavra nossa teclada, escrita, manifestada, o nosso SER a nossa per-SOM-nalidade vai fortalecendo o inconsciente coletivo, uma forma pensamento indestrutível.

    • Luiz Carlos, é mais fácil para nós que não somos filiados ao PT defender o partido do que os filiados. Acho que devemos compreender, e continuar defendendo, fiz o mesmo em 2005, me sentia a única para defender, todos iam contra meus argumentos, foi muito difícil, mas, não desisto.

  • Parabéns, Eduardo, um cidadão autêntico e destemido. Estamos ainda na luta, Prezado Companheiro, e vamos vencê-la. Abraços de quem muito o admira, Aglailson.

  • Em 2006, Lula não tinha uma Copa do Mudo bem na jugular.
    No governo Dilma a comunicação com a população é zero, então em 2014, “padrão Copa” vai um grande trunfo nas mãos de nazistas de todas as classes.

  • O MSM me representa muito mais do que o PT. A democratização da mídia é imprescindível para uma democracia saudável. Precisamos livrar parte de nossa sociedade do vício do CRAC (consenso reacionário absorvido dos comentaristas. Esse é o Eduardo que conheço! Abraço!

  • EDUARDO, SOU LEITOR ASSÍDUO DO SEU BLOG DESDE OS PRIMEIROS DIAS DELE E JÁ INDIQUEI ELE PARA VÁRIOS COLEGAS, AMIGOS E FAMILIARES. POR ISSO, COMO JÁ DISSO AQUI EM OUTROS COMENTÁRIOS, FALO QUE VC É UM DOS GRANDES REPRESENTANTES DAQUELES ANÔNIMOS, QUE LUTA PELO UM BRASIL MELHOR E MAIS EQUITATIVO, COMO EU. POIS VC EXPÕE QUASE TUDO O QUE PENSAMOS E VIVEMOS LUTAMOS…TORCEMOS QUE CONTINUE COM SUAS BELAS ABORDAGENS ACERCA DOS MAIS DIVERSOS DESAFIOS PELO O QUAL NOSSO PAÍS VEM PASSANDO….

    VALEU COMPANHEIRO…

  • Excelente texto, Eduardo. Concordo que a situação é melhor do que em 2005. Mas, as ameaças continuam. Aquela entrevista com Juca Kfouri não me deixa tranquila. Ele falou como se fosse um dos caciques das manifestações de junho. Disse:se não responderem aos anseios da população ( da de junho, que era ‘apartidária’), voltaremos na Copa de 2014, ano de eleições. Pois bem, podemos responder: estaremos prontos para o contra-ataque. Não nos apanharão mais de surpresa. Muita água ainda vai rolar, para o bem ou para o mal. A oposição já está na guerra do fogo amigo. Portanto, observemos os passos seguintes. Como bem disse o Coimbra, são poucos os que vão se arriscar numa aventura nessa época.

  • Nunca e demais lembrar do poeta Drummond: Olho meus companheiros estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças. E hora de ir pro pau, nao e hora pra covardes ou covardia. Já chega alguns covardes que estão no PT e sua direção. Dilma e muito mais mulher e homem que a maioria. Edu podem falar tudo da mulher mas nao podem lhe reputar desonestidade, corrupção e de ser analfabeta. Eu acho que em 2005 com o estouro do mensalão a situação era muito pior. O grande problema que vejo hoje, e que há uma geração que nao viu as gestões nefastas e lesa-pátria do Psdb/Dem, muito porque o Pt nao bateu nesta tecla com a contundência que eles (oposição) fez com o mensalão, colando no Pt a pecha de corrupto. A outra parte foi o tempo que se encarregou de varrer os indícios do perigo da Tucanada voltar ao poder. Estamos juntos. Abraços e Deus te abençoe e a sua família em especial sua Vitoria que e uma Vitoria pra todos nos.

    • Das tradições: “Vivemos num interregno de ciclos. Nestes as energias em combate se agigantam” Daí que traduzo em Davis contra Golias. De acordo com tais tradições a nossa “funda” também é poderosa. Tanto quanto, alimentemos o inconsciente coletivo com essa convicção. Como temos feito aqui

  • Eduardo, o que me preocupa é o absoluto descaso de Dilma, até o momento, pela comunicação. A comunicação dela com a classe média é zero.

  • Entendo perfeitamente o que tu diz quanto aos petistas esconderem-se. Eu mesmo discuti muito com vários companheiros essa situação, e lembro de dizer, contrapondo o argumento de que o partido tinha tornado-se igual aos outros, de que eu estava acreditando mais ainda nele porque agora eu via resultados concretos, ou seja, já começava a aparecer a melhora de vida dos mais humildes(claro que eu forçava um pouco para contrabalançar o desânimo provocado pela campanha da mídia).

  • Edu, tenho recebido mensagem duplicada em meu e-mail, todas estão vindo duas vezes, enviadas no mesmo dia, manhã e tarde. Aviso porque penso que posso estar inscrita duas vezes, dando mais trabalho a você, no MSM. Quanto ao texto, claríssimo e animador. Fico muito feliz em estar fazendo parte do Movimento e estou certa de que faremos grandes conquistas, travaremos belas batalhas! Mais uma vez e sempre, obrigada!!

  • Parabéns Eduardo Guimarães pela sua luta destemida e coragem para enfrentar as situações relatadas. Considerando toda a situação, estou firme no apoio a Dilma, pois entendo que o processo iniciado pelo Lula não pode parar, não podemos permitir que as elites e velhas oligarquias retornem ao poder e coloquem o Brasil novamente num buraco.
    O PT precisa repensar seus procedimentos frente aos ataques dos conservadores, realmente o Lula têm um trabalho hercúleo pela frente.

  • Dilma pretende precarizar a profissão de médico, pois se quisesse valorizar, traria médicos americanos e pagaria o mesmo salario de lá ou seja, R$ 38.000,00 por mês, pois o povo brasileiro merece o melhor ou alguem discorda disso???

  • Estava precisando ler um texto desses para voltar a ter esperanças! A diferença é que:
    Lula tinha José Alencar, a Dilma tem michel temer
    Lula tinha Franklin Martins, Dilma tem Paulo Bernardo
    O STF é a mesma desgraça, talvez menos ruim agora.
    O Cardozo sempre esteve lá atrapalhando.
    O PIG sempre foi PIG
    Mas a grande diferença mesmo é que hoje temos os blogs progressistas, para mostrar a todos a verdade que o PIG esconde.
    Parabéns Edu.

  • Caro Edu,

    Vamos fazer esta barca chegar no porto em 2014 , com esta luta e garra que voce sempre demonstra e favor confirmar se realmente o nosso Franklin Martins vai volta para as Comunicações.Seria um grande passo da Dilma ainda este ano.VAMOS A LUTA JUNTO COM VOCE.

  • Edu, naqueles idos tempos meu email foi minha trincheira.

    Nunca fui pra debaixo da cama companheiro.

    Mas agradeço sua luta e esta super trincheira que é o blog da cidadania.

  • “Um dos objetivos desta página, ao ser criada lá em 2005, era justamente esse: estimular os cidadãos comuns a se mexerem, a não ficarem só reclamando. Daí a razão de este Blog ter sido intitulado como Blog da Cidadania, pois nos últimos cerca de oito anos a tônica do que se fez aqui foi estimular as pessoas a fazerem o que hoje estão fazendo.”

    Sou um deles, Edu! Obrigado! Já falei uma outra vez sobre isso no Facebook enquanto estava depre falando de atuação na Ditadura…

    Grande abraço e agora estamos juntos para fortalecer o MSM e a luta.

  • Tal como você, fiquei abalado em 2005, mesmo que não fizesse nenhum sentido subornar os deputados do PT para que votassem com o partido. Essa era a incongruência máxima, mas o massacre midiático chegou a balançar minha convicção no PT ser o único partido ainda “possível”. Depois isso passou, quando vi que tudo envolvia – no máximo – um caso de “caixa 2”.
    Sempre pensei com a minha cabeça e nunca me deixei levar pelo que grita a imprensa corrupta (salve Pulitzer!) ou pensam os lobotomizados das vejas, folhas e globos da vida ou os enrustidos de academia que recentemente saíram às ruas para dar expressão ao desprezo recôndito que sentem por si mesmos, quebrando o que viam pela frente. Estes, aliás, me lembraram os “cabeças de tomate” do Estado Novo getulista, também recrutados em academias de ginástica.
    Os alvos eram e sempre (até quando?) serão o PT e o Lula
    Também eu fui hostilizado pelos “bem pensantes” que aceitaram a lavagem cerebral. Até hoje sou bombardeado por dois ou três que se dão ao trabalho de me enviar mexericos e inverdades por e-mail; como são amigos antigos, aguento-os.
    Briguei e ainda brigo nos meios de comunicação; alguns já “desapareceram” comigo, numa espécie de Chile e ditadura de ’64. E não vou parar.
    O “zumbi político” está aí, ele e o que ele e o PT possibilitaram. Assino embaixo do que você diz: “Nunca me arrependi de me manter fiel aos meus princípios”.
    Desculpe se me alonguei demais. Já me filiei ao MSM. E bendita seja a internet!
    Do seu amigo
    Jimmy Cricket

  • O que entristece é que alguns próceres do PT(principalmente detentores de mandatos)continuam amedrontados sob a cama,e até ministros vem pras páginas amarelas da marginal falar mal do próprio partido.Francamente,Presidenta,os caras estão chutando contra o próprio gol.Nunca ví isso!Dê uma “limpa” nesse ministério.Aquele da justiça afirma que o boato sôbre a extinção do BF não foi orquestrado e joga a culpa nos ombros da CEFque alimenta a mídia com generosos e bem pagos anúncios.Quem acredita nisso acredita em qualquer coisa.Se a Dilma se sente bem com estes conselheiros,infelizmente se dará mal nas eleições.Se chegar lá.

  • É, Edu…
    Oito anos já se passaram e ainda estamos na luta diuturna para manter a canalha longe do poder central.
    Foram anos bons, eu avalio. Passamos por algumas fases ruins e “sufocos”, mas, no conjunto, acho que há larga vantagem para as coisas boas.
    As crises que enfrentamos no presente sempre nos parecem maiores e mais feias do que aquelas enfrentadas ontem; é do ser humano carregar nas tintas o presente e esquecer momentânea e convenientemente o que já se foi. Talvez seja um imperativo biológico.
    Portanto, faz-se necessário alguém que nos recorde as verdadeiras dimensões do ontem para que não nos desesperemos hoje e, mais, nos sugira que amanhã poderá ser melhor.
    Todas as lutas travadas não foram diferentes daquelas que travamos hoje: o inimigo é o mesmo, a tática igual e sua estratégia não mudou. Mas estamos mais bem armados.
    E você, Edu, cumpre magistralmente os dois papéis: o de não nos deixar esquecer e o de ser parte de nosso arsenal.
    Muito obrigado, companheiro!

  • Excelente artigo Edu. Parabéns. A luta da direita para derrubar o PT está se repetindo. Eles novamente não irão conseguir. Leio seu Blog desde os primórdios. E o MSM está prestes a ser bem sucedido. Vamos em frente. Abraços

  • Em boa hora o MSM se rearticula, preparando-se para uma nova etapa de luta. Se antes a democratização da mídia era bandeira de poucos abnegados como o Edú, hoje ela está nas ruas. Milhões já perceberam que enquanto a Comunicação for dominada por meia-dúzia de famiglias mais que conservadoras, algumas fascistas e golpistas, não teremos real Democracia. Do Congresso não podemos esperar nada,com uns 200 parlamentares “donos” de rádios e TVs. Mas do Governo federal e do PT podemos continuar exigindo ações neste setor. Pelo bem deles próprios, mas principalmente da Democracia, valor muito maior.

  • Edu,
    Tambem passei por todo este momento e agradeço a vc e outros
    blogueiros, que nos deram, naquela época o único instrumento,
    para discordar e denunciar, boca a boca no meu caso, as mentiras
    veiculadas diariamente.
    Cada vez que recebia a folha, parecia que ia explodir, com tamanha
    safadeza, que culminou com a presença da minha filha, com 17 a
    primeira vez e eu na manifestação do MSM, em frente à folha.
    Ando ausente dos debates, faço um movimento discreto de passar
    informações para familiares amigos e jovens, meu foco principal.
    Estava para opinar de forma parecida com a que vc fez hoje, não
    foi preciso, pois já está tudo aí no seu texto.
    Saudações à todos, que diariamente te acompanha.
    Abraços e boa sorte.
    raul soares.

  • celso leal disse 13/07/2013 • 23:22 “Dilma pretende precarizar a profissão de médico, pois se quisesse valorizar, traria médicos americanos e pagaria o mesmo salario de lá ou seja, R$ 38.000,00 por mês, pois o povo brasileiro merece o melhor ou alguem discorda disso???”

    Leal, a “importação” de médicos não tem o objetivo de valorizar a profissão de médico, mas melhorar o atendimento em regiões carentes desses profissionais. ACORDA, Leal !!!!!

  • Edu acho que o inimigo do PT e a visão de certas pessoas que estão no comando. Um exemplo é quem comanda as verbas de patrocínio do governo, como as da Caixa, que gasta milhões para bancar clubes de futebol e os seus dirigentes. Por que não pegar esse dinheiro e não patrocinar grandes médicos, para que eles participem de mutirões na saúde, para salvar vidas? Tenho certeza que o povo apoiaria essa medida, e você?

    • Opinião estúpida essa, como se doença fosse dia de vacinação. Além do mais, 50 % dos médicos acham que são Deus e 50% tem certeza. Eles são desprezíveis, suas atitudes aponta para um descaso com a vida de centenas de pessoas que correm o risco de morrer.

  • Este é o grande trunfo do blogue da Cidadania: a politização do debate. Textos analíticos que nos remetem a uma reflexão mais apurada.

  • É isso aí EDU, e sempre na LUTA, sempre!!!!
    E lembrando tbém. que os dias da TV Globo (sobre a dívida milionária com a Receita Federal e os relacionamentos incestuosos da mesma com políticos e juízes) vai aprofundar e revelar quem de fato é a TV Globo no Brasil, ainda tem muita história prá rolar sobre ela e suas atividades políticas e econômicas / financeiras.

  • Bom dia Edu! Ler sua análise do processo político ora em curso nos ajuda a renovar as esperanças em relação à batalha cotidiana contra o PIG. Muito grato!

    Roper Carvalho

  • Há sonhos que por mais que o tempo passe, este não elimina aqueles.Sonhamos com um pais mais justo e livre. Confesso com toda honestidade, sem nenhuma fanfarrice ou mentira; pessoalmente ganho menos que há dez anos atras mas aos poucos vejo que o Brasil está eliminando a nossa maior chaga social que é a fome devoradora de corpos, de dignidade e de futuro. Sempre votei no PT e continuarei votando até o dia que puder . Há alguns momento de decepções, mas isso faz parte da caminhada de qualquer viandante que passa por este chão. Estamos no Blogdacidadania e como cidadão peço : Não desista dos seus sonhos. Todo esse auê que a grande mídia faz é para levar o desânimo e a desistência aos eleitores do PT, baixar os nossos ânimos e enfraquecer os nossos espíritos, divulgando mentiras sobre os nossos líderes de modo a abater a nossa moral. Lembrem-se ” As forças morais estão entre as mais importantes categorias da guerra. Elas são o espírito que influencia profundamente toda a existência da guerra, as primeiras a estabelecer-se, e têm grande afinidade coma força de vontade que põe em movimento e guia todo o conjunto de poderes, ligando-os a si como se, juntos, formassem uma só corrente de água.” Nós estamos em guerra política contra a direita representada pelo PSDB, DEM, PPS, PSOL e a Rede de Dona Marina que representa o verde de araque, apoiada por ONG’s que querem a amazônia e seus recursos para suprirem o bem estar das potências imperialistas(todos os que fazem parte da OTAN – a chamada comunidade internacional).” Se quisermos derrotar o inimigo,temos que empenhar nossas forças na mesma proporção que o seu poder de resistência.Isso se expressa por meio do produto de dois fatores que não podem ser separados – A soma dos meios disponíves(a blogosfera, nossas opiniões e nossos votos e o poder da vontade” a nossa motivação.As frases entre parentêsis são de Clausewitz, em DA GUERRA – A arte da estratégia.

  • O mito da volúpia cidadã. Temos-lo por estar aqui. Sim a mim parece nunca bastar, então uso do otimismo para aceitar os parabéns que emitimos: o singelo mas expressivo literario da Polyana, infatigável diante das dificuldades. Também o cinematográfico da Historia sem fim, se nos deixassemos alimentar por ele – Quem alimenta o “nada” é o nosso medo

    • Nunca duvide que um grupo de pessoas CONSCIENTES E ENGAJADAS para mudar o mundo (leia-se BRASIL); de fato, sempre foi somente assim que o mundo (leia-se BRASIL) mudou. PESSOAS CONSCIENTES E ENGAJADAS, sabe Luiz M.de Barros?

  • Edu, permita-me resposta (única) ao sr. “anac” ao meu comentário em 13/07/2013 às 17:28h :

    Concordo. A classe média é mais que otária. Paga altos impostos e também votou no PT acreditando que faria a Reforma Política, a Reforma da Previdência, a Reforma Tributária, a Reforma Agrária, a Reforma das Comunicações… Só fez remendo – vide a luta dos blogs “sujos”, a luta pelos “Sem Mídia” faz que não vê.
    Ter sob controle juros, inflação, dólar é obrigação de qualquer gestor (por isso o “Farol de Alexandria” não ganha mais nem para gerente de carrinho de pipoca).
    A Classe Média, em junho, descobriu que era feita de otária. E o PT, mais do mesmo, envolvido na areia movediça que envolve os políticos. Só continuidade. E enrrolação. Agora, se quiser os votos,… corre atrás…ainda resta um ano.
    Alguém precisa dizer a verdade…

  • Duas opiniões que compartilho:
    David Carr, colunista do NY Times, resume assim: A capa do Post (poderia ser a Veja), simboliza tudo o que as pessoas odeiam e suportam sobre o negócio da mídia, não apenas que os jornalistas são espectadores, eunucos morais e éticos, que não intercedem diante do perigo ou maldade, mas que torcem , secretamente, para que o pior aconteça.

    Gandhi: “Um novo mundo começa por um novo país; um novo país começa por novas cidades; novas cidades começam por novas pessoas e novas pessoas começam por VOCE. POR MIM. POR NÓS. Devemos ser a mudança que queremos para o mundo (o Brasil).”

  • Me expliquem… para que votar no pt se vocês estão cumprindo de cabo a rabo a proposta de governo do psdb? Nâo mudaram nem uma vírgula e vai piorar agora que o vento da economia não está a favor como na era lula.

  • A esperança não pode morrer nunca ! Principalmente depois de tantos avanços…
    Edú no Brasil só mudou o Executivo, mas o Judiciário parcial, o Legislativo de picaretas e a comunicação golpistas continuam os mesmos !
    Lula tinha José de Alencar , Dirceu e depois Dilma . E Dilma tem quem ? Temer , Bernardo, Gleisi, Cardozo e ainda de tiracolo Helena Chagas. Não se aproximou dos blogueiros e nem dos segmentos organizados .
    Outra força gigantesca são as redes sociais que estão orquestrando o PIG . Nunca vi tanta insanidade e cegueira coletiva ! Estou ilhada dentro da minha própria família e amigos. Existe excessão . Mas a maioria engole as mentiras globais sem questionamento . Só quem é corrupto é o PT . Nunca vi uma bolsa boato ter tanta força e penetração ! A Marina está sendo a candidata predileta. Vc acredita ? Tamanha falta de politização ! Também o governo se preocupou com a fome e o desemprego do povo mas deixou por conta da globo , do PIG o preenchimento da cabeça , a comunicação ?! . Não enfrentou a Globo como por exemplo Brizola enfrentava. Mais de dez anos no governo e o PT de mãos e pés atados .
    Essa questão dos médicos por ex. é tão absurda que com certeza está deixando Dilma e Padilha assustados e mto preocupados !
    Mas vamos pensar positivo e sonhar que a Dilma e o PT se acordem e descubram que não existe base no congresso e que só conta mesmo com o PCdoB. É preciso fazer mudança em alguns ministérios e levar ao povo o conhecimento da sua agenda super positiva ! .

  • Tem mais Edú !! Essa turminha de burgueses não engoliu o Bolsa família, a regulamentação do empregado doméstico , a universidade para todos, sistema de cotas .. .nada que beneficiou os pobres . Essa turma gosta mesmo é de dá esmola e se promover !

  • http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-integra-da-declaracao-de-snowden

    Os mártires da humanidade. Por isso digo que há um plano transcendente para atingir a meta da profecia America Latina, berço de uma nova civilização
    “por Edward Snowden [*]
    “Boa-tarde. Meu nome é Ed Snowden. Há pouco mais de um mês, eu tinha família, um lar no paraíso, e vivia com grande conforto. Tinha também meios para, sem qualquer ordem judicial, procurar, avaliar e ler as comunicações de vocês todos. Comunicações de qualquer pessoa, a qualquer momento. É o poder para mudar o destino das pessoas.
    “Contudo, mesmo perante essa agressão historicamente desproporcional, países em todo o mundo ofereceram-me apoio e asilo. Essas nações, entre as quais Rússia, Venezuela, Bolívia, Nicarágua e Equador, têm minha gratidão e meu respeito, por terem sido as primeiras a erguer-se contra as violações de direitos humanos cometidas pelos poderosos, mais do que pelos sem poder”

  • Edu,
    Eu ainda assinava a Folha naquela época. Raramente me manifestava, mas nunca era publicado.
    Pelo que você disse, sua experiência, fica fácil entender. Inclusive, confiando na memória, lembro-me bem de um comentarista que frequentava o Painel do Leitores, quase todo dia. Cheguei a pensar que fosse fictício, rs.
    Ainda bem que não é!
    O melhor de tudo é que agora não dependemos mais deles!
    Forte abraço!

  • Edu, Teste do Travesseiro: 1- Quem (a parcela da população) foi para as ruas nos protestos de junho não lê os Blogs Sujos. Mas, quem lê os Blogs Sujos, não foi em 11 de julho. Por quê?
    2- Por que as pessoas foram às ruas pelo MPL – vinte centavos(?) – e não se sentem motivadas pela Sonegação da GLOBO? Por quê?
    Eu respondo: porque votou no PT para fazer a Reforma Política, a Reforma da Previdência, a Reforma Tributária, a Reforma Agrária, a Reforma das Comunicações e viu no PT, mais do mesmo, afundando na areia movediça que envolve os políticos. Só continuidade. Enrolação.
    Quem foi para as ruas é aquela gente, taxada por alguns iluminados de “otária”, mas tem voto, que SÓ EXISTE para pagar impostos altos. E desistiu de votar no PT. Cadê a Taxação das Grandes Fortunas?? Fator Previdenciário??
    Aqueles protestos, em junho, não foram mais um filme passado pela TV. É real. Entenda-os.
    Não há nada pior que desilusão. Agora, se quiser votos,… corre atrás…ainda resta um ano. Tá difícil.
    Alguém precisa dizer a verdade…

    • EFE,
      Vc é homem, mulher ou jacaré?…
      Vc é o próprio jacaré. Vive crocodilando, ao sol, com o mesmo discurso, faz 500 anos… Vc é o próprio. Dorme;. enqto cerca de 93% dos demais brasileiros, sobrevivem…
      Seu Jacaré, lembra da “redentora”?…. Lembra-se? Faz quase meio século q a dita aconteceu pra ceifar do pensamento do povo, tdas essas suas dúvidas…. Tdo, acrescido da caça aos comunas; personagens perigosas q lutavam pelas, na época, Reformas de Base. E esses mesmos comunas perfazem, jh, uim dos partidos políticos mais bem alocados sobre as necessidades do um Brasil, decente. Pq o PCdoB e o PT são os dois melhores partidos políticos no Brasil, Jacaré. Vc e os seus não concordam com essa verdade. E por essa razão, ficam repetindo inverdades, ou proferindo intenções injuriosas, o tempo todo…. objetivando desqualificar o PT e seus dois Gov’s Federais. Mesmo em sendo, esses governos, um sucesso; não há o q negar… Salvo por má intenção. Não vou fica aqui, repetindo os avanços econômicos e sociais, nesses 12 ou 13 anos, últimos… São tantos, q nosso País mudou de importância, no concerto das nações – Isso é fato inadmissível para os seus. Dai, esse sentimento de ódio, meio q disfarçado por intolerância e desprezo, pelo Partido dos Trabalhadores.
      Jacaré, a parcela q foi p’ras suas em junho, no princípio, era de pessoas ligadas à movimento social e de esquerda; esse movimento sempre compareceu às ruas do Brasil, qdo aconteciam majorações nas tarifas dos transportes. Só q desta feita, pela primeira vez, essa manifestação teve visibilidade na mídia, mafiosa e terrorista. Na mídia, maldita, e nos “facebook’s”, da vida…. Portando, a manifestação dos vinte centavos, inicial, foi absorvida, sim, por aquela parcela da qual vc é representante, e q representa o conservadorismo. É verdade qocorreu, ai, a participação de algum trabalhador, desses q tiveram acesso à classe média ou q lá já estavam, desde antes, e fazem uso da internet. É verdade. Mas, isso, não significa q a massa dos trabalhadores tenha aderido ao chamamento da reação… tipo “google”. Quero dizer q, mais da metade da população, trabalhadora, ficou em casa. E, convenhamos, é normalíssimo, por falta de educação política, negada pela elite dominante, desde sempre, essa nova classe média optar por seus, agora, iguais; porém, não o são, vez q são discriminados, abertamente, pela chamada classe média, alta.
      Então, Jacaré, está, ai, a sua falsa afirmação sobre os fatos…. Quem lhe garantiu q os participantes, ativos, dos chamados blogs sujos não estiveram nas concentrações, por todo o Brasil, do dia 11, último? Vc considerou, tbm, q esses brasileiros trabalham e são produtivos, economicamente? Precisa considerar, Jacaré. Essa gente, se vc não sabe, trabalha pra sobreviver; não é, mesmo, contemplativa….
      Qto ao MPL, ele tem por objetivo a luta por políticas de transportes públicos, gratuitos; o caso das organizações, mafiosas e terroristas, “globu”, não estão contemplados, pois, em seus objetivos.
      Em resumo, Jacaré, o PT não tem Deputados e Senadores, suficientes, compondo maioria no Legislativo. O partido se vê obrigado. em nome da tal “governabilidade”, a compor, maiorias, com outros partidos…. Mesmo, assim, não consegue avançar nas reformas, necessárias, e q vc bem citou, ai, bravamente (?); contudo, convenhamos, vc’s enqto governo, nunca se prenderam a reformar coisa alguma. Tdo ficou igual, como sempre, sob seu eterno sono de jacaré…. E ainda, comparecem, sempre q podem, na maior, cobrar o q não fizeram dos governos petistas?…. Pq vc’s, do retardo, criaram o imposto sob movimentação financeira, pra aplicar na saúde, nunca o aplicando, ou o desviando pra outros objetivos; e desavergonhadamente o aboliram, depois, durante o Gov Lula? Vc’s tentaram, com isso, prejudicar o Partido dos Trabalhadores e ao Pres Lula; tentaram…. pq prejudicaram, mesmo, diretamente ao povo.
      Vai dormir, Jacaré!

      • 1º- Releia o segundo parágrafo do meu comentário. Sem baixaria. O que valem são as ideias.
        2º- Erro de Estratégia: Lula/Dilma só governa para os extremos da pirâmide: A base, de maneira merecida, atendida. Mas, o topo da pirâmide, cada vez mais lucro, enriquecimento, desonerações e benesses. E mais: não paga impostos.
        E a classe Média-Média? Fora do governo, desprezada, excluída; só existe para pagar os altos impostos: EXPLODIU.
        3º- Plantando Rejeição: Primeiro com os aposentados. Mais de 20 milhões frustrados: sem voto.
        Como se não bastasse, agora, cria hostilidade com a classe médica. Não ouve a classe, não ouve suas razões, não negocia, impõe, AMEAÇA. Parece até os tempos do “eu prendo e arrebento”. E todos sabem que o problema central da saúde passa muito longe ser falta de médico: sem voto.
        4º- O topo da pirâmide não vota no PT(Dilma). A classe média-média já fez eco nas pesquisas: sem voto. Grande parte da classe baixa, a que recebeu atendimento do governo, não vota no PT (esses, sim, capturados pelo PIG).
        E o PIG? Se há alguém que o conhece muito bem, é o próprio governo Lula/Dilma: se omite, se recolhe, o alimenta… E não por falta de aviso.
        A oposição está aí para se beneficiar do mal assessoramento e a Grave Crise de Comunicação do Governo. Até os Blogs “Sujos” já reconhecem erros de estratégia.
        Será que Dilma quer se reeleger? Sem voto não dá… É a classe média-média que está nas ruas…
        Alguém precisa dizer a verdade…

        • EFE, não sei porque fica no anonimato, deveria ser digno e mostrar quem é. 1 – Aquelas pessoas que foram nas manifestações são massa de manobra, foram insufladas pela mídia. 2 – essa mesma classe média está cuspindo no prato que comeu, pois, graças ao PT, hoje eles estão na classe média, mas, basta voltar aquela política neoliberal que os tucanos implantaram no país, que essa mesma classe média que está reclamando que não sabe do que, vão rapidinho para classe C. Pior, a classe C para D e essa para miserável. É esse sistema que as forças ocultas estão enfiando goela abaixo nos países com ajuda da bandida mídia. Essa mesma força oculta que vêm boicotando governo com ajuda de “amiguinhos”, tentando derrubar um governo que NÃO está atendendo interesses dessa força oculta, pois, se tivesse atendendo como os tucanos fazem, PT não estaria sofrendo tantas tentativas de denegrir o partido. FALEI A VERDADE. ISSO DÓI.

          • EFE é tão anônimo, quanto Nádia é para mim. Não o sou para o Blog.
            Não me ligo nos nomes. Só os respeito.
            Entendo que este é um fórum para ideias. Nelas é que tenho foco.
            Não vejo fantasmas, nem forças ocultas. Só o “jogo político” que, uma vez na arena, tem que saber jogar.
            Não tive intenção de te magoar.
            Apenas um comentário; minha leitura dos equívocos do governo para futuras correções de rota. Só.

    • Engana-se EFE. Quem votou no PT não vê os impostos como o mal maior do país, sabe que as reformas são importantes para o país, mas sabem que não dependem apenas do PT para acontecerem. Quem votou no PT, além de reconhecer e apoiar os avanços sócio-econômicos que tivemos, sabe que o PT é a única opção para formação de um capitalismo autônomo – definição esta que não é a formação de um socialismo, por o socialismo ser inviável no momento -, que é um capitalismo onde o país que o adota possui de forma soberana suas vontades e anseios não dominados por um outro país imperial. Esta é a melhor proposta partidária do momento, partidos da coligação PIG/PSDB/DEM/PPS executaram o plano integral do consenso de Washington que deu no que deu, em 3 quebradeiras, inflação na casa dos 12,5% em 2002, alto desemprego, arrocho salarial, reservas cambiais quase extintas, dívida pública x PIB alto, recessão, falta de expectativa, falta de investimentos, falta de reconhecimento internacional, depredação do patrimônio público, etc.

      • Concordo com quase tudo dito. Porém não falo mais das reformas sócio-economicas, porque elas já estão estabelecidas. Só mantê-las. O que nós queremos é a mesma coisa: a reeleição. Só que as projeções não mostram o contrário por erros de estratégia. Um exemplo: Não fez a Reforma Política. Só correu atrás depois dos protestos. Dormiu no ponto… Sem falar na Reforma da Previdência, a Tributária, nas Mídias. O país parou de avançar. Ademais começa a perder voto por hostilidade grátis. O governo faz, mas não divulga.
        Faz mas não divulga. Enquanto o PIG desconstroi o governo 24h/dia, se recolhe e se omite.
        O governo quando tinha mais força, não fez. Agora tá feio… É correr atrás.
        É preciso dar uma sacudida no governo, tirá-lo da zona de conforto.

        • Não descarto nem um lado e nem outro. O PT e o governo Dilma ainda não estão mortos, mas a oposição igualmente não está. Há muitos erros do governo em não bater de frente com o PIG, em não formar uma massa política mais consistente. Quanto às reformas, eu diria que o PT tenta, mas com esses “aliados” tá difícil, vide CPI do cachoeira, veja no que deu. Espero que o PT consiga recuperar o que perdeu, mas analisando friamente, Dilma ainda está na frente, aócio não rendeu todos os votos perdidos, blablarina foi a maior beneficiada. O patamar de Dilma deve ser bem próximo do existente na época da eleição anterior. Há indícios de “mexidinhas” do datafalha. Existe a questão do calor do momento, lógico que sabemos que os direitóides se aproveitaram do momento para descer o sarrafo, no facebook, basicamente composto de gente da classe média robotizada conservadora, “escândalos” requentados e desmistificados vieram à tona. Mas faz parte do jogo político, mas nem por isto devemos nos calar.

          • Lula enviou dois (?) projetos de Reforma Política ao congresso. Foram engavetadas pelos maus políticos. Por que isso não foi denunciado ao povo? Porque o PT se envolve nessa lama fétida que envolve os políticos. Não quer arranjar hostilidade com os maus políticos. Com isso, não fez a Reforma Política, a Reforma da Agrária, a Reforma da Previdência, da Educação; da Mídia… O PT está se desgastando porque não percebe que existe no país uma grande parcela da população, eleitor formador de opinião, que não precisa de Bolsa Família, embora concorde, que quer as Reformas para fazer o país avançar e “acabar” com a corrupção: “transformam o País num puteiro…” Essa é a revolta dos protestos de junho.

    • EFE?!!!!!
      Vejo sempre com muita preocupação aquelas e aqueles que bradam contra o que desconhecem, que seguem fielmente o “grito” das ruas e não questionam nada… Que triste!
      Você já parou para pensar o que é governar com um congresso majoritariamente de centro-direita? O que é remar contra a maré alta do neoliberalismo mundial e sair nadando, praticamente ileso, do outro lado da onda? Você já pensou a quem serve o sucateamento do SUS, o desmerecimento das obras do PAC e a desconstrução do sistema de ensino público? Você já parou para pensar que os que estão nas ruas, “contra tudo o que está aí”, levantam bandeiras como o fim do ENEM para ingresso nas universidades públicas? Quem é essa gente que nunca falou contra a corrupção (que é secular) e agora, de uma hora para outra, sai às ruas na condenação aos corruptos? E os corruptores? Um corrupto não tem geração expontânea, é fruto de alguma corrupção cuja origem está na elite. Você viu algum apelo pela prisão dos irmãos Marinho, sonegadores de mais de R$ 600 milhões?
      E você vem falar em compromissos rompidos pelo PT? O compromisso do Lula e da Dilma é com o povo, com a distribuição de renda, com a melhoria da vida da população mais carente. Talvez você tenha nascido em um país diferente do meu, porque eu me lembro muito bem o que era ficar doente neste país há 20 ou 30 anos, quem não tinha carteira assinada (a maioria absoluta da população pobre) não tinha acesso ao sistema do INPS, minha mãe cansou de dormir na fila para conseguir vaga em escolas perto de casa (nós somos 6 filhos, todos oriundos da escola pública).
      A quem o PT está traindo? A mim com certeza, não! Eu não sou petista, tenho até muitas ressalvas com relação ao partido, mas não poderia negar o quanto os petistas são competentes enquanto gestores. Sou de BH e quem viu a cidade mudando ao longo das administrações petistas (que eles entregaram ao PSB em troca de um apoio estadual que nunca veio), vai sempre votar no PT. Corrupção? Essa é a base de sustentação do sistema capitalista, ninguém fica rico sem corromper. Então, qual a saída que você propõe? Além de apenas apontar o dedo? Vamos fazer a revolução socialista?
      Acusar, sem apresentar alternativas é muito cômodo, saia da sua zona de conforto e vem pra rua participar da vida de quem tem que matar um dragão por dia para viver decentemente. Quando você fizer esse movimento, aí sim terá crédito para exigir mais de um governo que elevou o IDHM a 0,727 ou, traduzindo, PARA MUITO ALTO DESENVOLVIMENTO HUMANO!
      Cacá

  • Deu no Diário do Centro do Mundo:

    A Receita Federal do Rio informa que tem o nome do mandante da mulher que furtou o processo contra a Globo.

    Não divulga por motivos sabe-se lá quais.

    Transcrevo, abaixo, o comentário que lá deixei.

    … “Eu ainda acho que todos os jornalistas progressistas, da internet e de fora dela, deveriam se unir no sentido de estampar em TODOS esses Blogs (que prestam relevante serviço à nação) a cobrança do nome da pessoa, para que se possa rastrear o dinheiro. Alguém recebeu de alguém para realizar o furto.

    O meu nome é Sergio Govea. Voto Dilma 13 .

    Estou organizando uma passeata contra a Globo em Brasília. Interessados , por gentileza, entrem em contato pelo email [email protected].

    De nada adiantou a população se mobilizar DEPOIS que Getúlio deu um tiro no peito. A mobilização tem que acontecer antes !!! ” …

  • Eduardo
    Sinto-me agraciado por ter sido um dos primeiros a imcorporar o MSM.
    Pouco digito. Estou conectado no mínimo 2 vezes ao dia.
    Abraços.

  • Sem dúvida nenhuma! Não sabia que as datas da mentirosa “entrevista” de Roberto Jefferson à Folha e das “manifestações” dos mauricinhos da classe média eram exatamente as mesmas, contudo, lembrava-me de que o período em que os dois fatos se deram é o mesmo(mês de junho e terceiro ano do primeiro mandato)e também já percebi esses dois eventos como bastantes semelhantes, aliás, têm na essência a mesma motivação, uma vez que ambos caracterizam-se por serem golpes da extrema direita, destinados a derrubar ou a tornar inviáveis Governos progresistas e includentes, e nos dois a “tecnologia” conservadora utilizada sequer é nova, já que em ambos a cínica chiadeira conservadora contra a “corrupção”(dos outros, ou melhor, só do PT, porque a dos partidos de direita e dos empresários corruptores para eles não existe)é o mote principal de ataques sem conteúdo ou sentido além dessa generalização retardada(aliás, não podem ter nenhum sentido além do moralismo, ao menos não um sentido divivulgável, já que seus reais objetivos são “indivulgáveis”. Ou vocês imaginam os filhinhos de papai do “face” andando pelas ruas gritando “pelo direito dos pobres não estudarem”; “pelo fim da classe C”; “pela honra de carros só para a nossa classe”). A grande diferença entre os dois ataques é que, enquanto no episódio do “mensalão”, os conservadores praticamente restringiram sua ofensiva ao Parlamento e à mídia (o que é natural, já que acreditavam ser fácil derrubar um Governo do PT que mal começara a andar com as próprias pernas, além do que a direita não possuía a organicidade atual. As organizações fascistas da web mal começavam), atualmente a existência de um Congresso que bem ou mal é “controlado” pelo Governo, além dos doze anos de vitórias petistas(a mais recente coroada com a eleição do Prefeito de São paulo durante o bombardeio midiático do julgamento do “mensalão” no STF), além da constituição de uma verdadeira rede nazi-fascista na INTERNET(devidamente alimentada pela CIA e pelas empresas estadunidenses que controlam as redes sociais)levaram os fascistas a montarem “passeatas” conservadoras nas ruas, compostas por um perfil social que representa a minoria dos brasileiros, voltando a usar ainda que com uma “embalagem” nova, também uma tática golpista do passado, afinal foram as famosas “Marchas da Família com Deus e pela Propriedade” as passeatas que também as classes média e alta usaram em 64 para atacar o Governo Goularth e que, como as atuais, não representavam em nada a maioria da Sociedade, já que eram compostas por membros da “elite” que, de tão minoritários que são, precisaram levar seus empregados domésticos(coagidos a fazê-lo sob ameaça de perda do emprego)para dar algum volume àquelas “manifestações”, as quais, se devido a esse volume artificial alcançaram alguma suposta quantidade de participantes, alguns milhares de pessoas, em nada esse número siugnificava se comparado aos milhões de brasileiros que apoiavam o Presidente e estavam “silenciosos”(pesqusias da época, só divulgadas há pouco, indicavam que Goularth tinha o apoio de mais de 60% dos brasileiros às vésperas do golpe). Quanto às semelhanças entre esse momento e o de 2005, são quase idênticos, também naquela época foram registradas supostas “quedas” de popularidade de Lula(que devido à insignificância da INTERNET em 2005, jamais poderemos saber se foram reais ou resultados de fraude, como a atual do datafolha), e também agora parecia, mas só parecia para nós que vivemos no meio da classe média, que um falso consenso condenatório contra o PT e o goverrno haviam sido impostos para o país. Lembro-me de chegar a receber críticas de dois homens de meia idade por usar um adesivo do PT em meu carro(o adesivo continua o mesmo, não foi afetado pelo tempo, em outro veículo), aos quais respondi com dureza; como também lembro-me de um idiota do trabalho apresentando-me uma “pesquisa”, divulgada no fascistas Jornal do Commercio, em que mostrava-se que Serra derrotaria Lula em um segundo turno, se a eleição fôsse naquele momento. O mesmo Jornal do Commercio que, na manchete de hoje, comemora mal disfarçando em uma matéria, aquilo que chama de “inferno astral” de Dilma. Algumas diferenças fundamentais entre os dois períodos, se Dilma não tem a capacidade de liderança de Lula junto às massas, tem a seu favor um Goevrno que carrega um histórico de realizações, o que Lula não tinha em 2005, além do próprio Lula como um apoiador de luxo. Além do que, a mesma web que serviu para organizar a direita, também ajuda a Presidenta. Apesar do quebra-quebra dos baderneiros mauricinhos gerar um impacto negativo muito maior do que urros de deputados e senadores direitistas no parlamento, percebo, ainda que de forma lenta, uma mudança de mentalidade já começando, entre aqueles mesmos que, não sendo inimigos ontológicos da Presidenta e do PT, mas não tendo garnde politização, acabaram embarcando na onda das “passeatas” conservadoras e na histeria da mídia. Ou seja, entre a massa de manobra que seguiu os fascistas militantes da classe média, já percebo o início de deserções, quer seja entre os que começam a não achar que o Governo Dilma é uma porcaria, como relincharam nas passeatas conforme as “determinações” da nova moda midiática do momento; ou mesmo num outro grupo, que já forma uma perceção mais ou menos nítida de que as tais “passeatas” tinham no fundo um caráter golpista, começando a dar ouvidos às vozes discordantes que até semanas atás quase agrediam. E olha que falo da classe média; ignorante, alienada e conservadora; já que a maioria dos brasileiros, os pobres que formam o Brasil real.; nunca estiveram nem aí para os atos “manifestados” dos riquinhos, mantendo-se distante a e pouco informados sobre eles, em nada sendo alterada sua percepção intrínseca sobre o Governo. Ou seja., mesmo que tenham circunstancialmente condenado a Presidenta por “permitir” a desordem, isso em nada afetou o julgamento geral que fazem do Governo como favorável a eles, julgamento esse que será o que usarão na hora do voto. Dilma deve ficar atenta e continuar sua reação iniciada ainda muito lentamente,mas posso apostar que conseguirá retirar desse episódio a lição para tornar seu Governo ainda mais de esquerda e sairá com uma reeleição esmagadora.

    • RECORDAR É VIVER: Entre 19 de março e 8 de junho de 1964, foram feitas 49 Marchas da Família com Deus pela Liberdade, em todo o país. A idéia veio do dep.federal Cunha Bueno, do PSD inspirado no padre Peyton, orador que veio dos EUA, acompanhado de um agente da CIA, para rezar missa pela TV contra as “manobras vermelhas”, sob o lema “FAMÍLIA QUE REZA UNIDA, PERMANECE UNIDA”. Cunha Bueno procurou a FIESP, empresários, o vice-governador Laudo Natel e Adhemar de Barros. Representando o governador, sua esposa LEONOR MENDES DE BARROS, para arregimentar lideranças femininas, ANA DE LOURDES, Neta de Rui Barbosa, a União Cívica Feminina, Campanha da Mulher pela Democracia, entre outras entidades, foram financiadas e instruídas pelo IPES, Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais. Trinta entidades empresariais assinaram o manifesto de convocação, publicado no Estadão. O publicitário JOSE CARLOS PEREIRA DE SOUSA criou palavras de ordem, faixas cartazes: “Vermelho bom, só batom”;” Um dois, três, Jango no xadrez”; “Abaixo os imperialistas vermelhos”; “Verde, amarelo, sem foice nem martelo”. Vários artistas se apresentaram no comício, inclusive a HEBE. Leonor hasteou a bandeira e a banda da Força Pública tocou o Hino Nacional e havia 20 inscritos para falar. Por fim Auro de Moura Andrade, presidente do Senado, falou: “Que sejam feitas reformas, mas pela liberdade. Senão, não. Pela Constituição. Senão, não. Pela consciência cristã do nosso povo. Senão, não”. No outro dia a manchete da folha de são Paulo: “SÃO PAULO PAROU ONTEM PARA DEFENDER O REGIME”. Da. Coleções Caros Amigos – A DITADURA MILITAR NO BRASIL.

      Qualquer semelhança com o dia 23/03/2014, sábado, não será mera coincidência.

  • Devemos encontrar parceiros políticos em outras esferas?

    Edu, por vc ser a área comercial, certamente, conhece o marketing multi nível,

    o famoso MMN. Então onde se tem um produto não há como caractizar pirâmides

    financeiras. Acredito que vc ouviu falar da TELEXFREE, uma Empresa que trabalha com

    serviço de telefonia voip, tem produto físico também o aparelho como um celular.

    Acontece que uma juíza do Acre entrou com uma liminar bloqueando dinheiros de hum

    milhão de participantes da Empresa. Enfim, o que tem em haver com o texto acima, acontece

    que os participantes não são politizados, mas no momento tem um advogada pregando, tam-

    bém a culpa no PT por esse episódio, não seria o momento de dar as mão a essa gente, e iniciar

    uma “coligação” com essa gente? Olha se a direita tiver essa visão, e eles tem, vão

    capitanear essa gente que está perdendo muito dinheiro, ficando aos mesmoa –

    arregimentar todo esse milhão de pessoas, fazendo debandar para o lado deles.

    vejam esse vídio abaixo

    http://youtu.be/ExUTWPUeh7g

    agora só me falta vc me classificar de cego.

  • Adams disse 14h52: “OURO VERDE DE GOIÁS — Na campanha de 2010, a então candidata Dilma Rousseff apareceu em um de seus primeiros programas na televisão rodando o país para mostrar realizações do governo do presidente Lula e fazer novas promessas. Para tratar da infraestrutura, escolheu a cidade de Ouro Verde de Goiás, onde, sobre os trilhos da Ferrovia Norte-Sul, bradou: “Para o Brasil seguir mudando, vamos seguir investindo em infraestrutura, com novas ferrovias, estradas, portos e aeroportos. E apoiar fortemente o setor produtivo nacional”. Ao fundo, trabalhadores soldavam os trilhos da obra. Três anos após a visita de Dilma, os trilhos de Ouro Verde estão sem utilização, cobertos por uma camada de ferrugem, e o mato cresce ao redor. A situação da Norte-Sul serve como metonímia daquilo em que se transformou boa parte do PAC, que alavancou a candidatura da gestora Dilma em 2010 e pode ter efeito oposto, em 2014. Das 42 maiores obras apresentadas no primeiro balanço do PAC, em abril de 2007, apenas metade entrou em operação até hoje.”

    Adams, Dilma fez, em Goias, promessas de investimentos e obras que, segundo voce, cumpriu pela metade. Mas e seu governador, Marconi Perillo, que não prometeu investir nem um centavo nos “empreendimentos” de Carlinhos Cachoeira e Demóstenes Torres, mas investiu até o pescoço ? O que tem a dizer, Adams ?

  • Eduardo, muito bacana essa luta pela verdade.Tenho visto muitas pessoas à minha volta, pessoas de bem, tornando-se “direitosas”. São pessoas honestas, que não gostam de injustiças, inteligentes, mas contaminadas pelo PIG, de forma profunda. Com algumas, não dá nem para conversar mais, somente trivialidades. Tomara que essa movimentação do Blog da Cidadania gere boas ideias e formas de informar os fatos verdadeiros ao maior número possível de brasileiros, dentro dos limites éticos que pautam o Blog da Cidadania.

    No que tange à presidenta Dilma, se ela não mudar a comunicação do seu governo com a sociedade, não sei o que poderá ocorrer. Acho um absurdo a Secom não informar com transparência o que ela gasta com as organizações Globo por ano. E acho um absurdo a falta de compromisso do governo com a comunicação com o público, sua falta de transparência. Cadê as explicações sobre o PAC, por exemplo? Outra coisa, cadê a inteligência desse governo, cadê a ABIN? Como diz Miguel do Rosário, na próxima Copa (a do Mundo) vai ser isso que vimos na Copa das Confederações? Notaram como “o gigante acordou” antes da Copa e “voltou a dormir” após? Para mim, é muito plausível que tenha ocorrido algum tipo de movimento para prejudicar o governo (e deu certo).

    Espero que os movimentos sociais como o MSM e outros pressionem o governo, por que se não vem de lá (e pelo visto, não vem mesmo), vai de cá. Achei ótimo a CUT (e nem sou fã da CUT!) espinafrar o casal Paulo Bernardo-Gleisi, tomara que isso acabe com a campanha deles pelo PT de vez. Um absurdo esse ministro dar entrevista à Veja, da forma que deu.

  • A diferença que vejo é que naquela época o FHC achou melhor o Lula sangrar para chegar na eleição desnutrido, sem votos e com a esquerda desmoralizada.

    Agora não vão deixar sangrar. Vão para o golpe e pronto. Depois de defenestrarem a presidente democraticamente eleita, recoloca-la no lugar é muito mais difícil, pois, terão o apoio das forças armadas, das PMs e da imprensa.

    Todo o esforço tem de ser feito antes de qualquer aventura.

  • Vamos a luta! Continuamos na luta! Só fico preocupado com a inércia do PT e da presidenta Dilma que não fazem uma reação se quer contra essa mídia covarde golpista! Agora que esta comprovado a participação da CIA nos meios de comunicação do Brasil é que me deixa preocupado! VAMOS REAGIR PRESIDENTA, PT!!

  • As forças mais reacionárias deste País estão organizando um dia de protestos no Sete de Setembro. Vejam no FaceBook a hashtag #OperaçãoSeteDeSetembro e pesquisem a origem.

    Não seria o caso de os “blogueiros sujos” se aliarem aos Movimentos Sociais e aos partidos verdadeiramente de esquerda e programarem uma contra-manifestação em defesas das instituições democráticas do Brasil na mesma data? A hora é agora.

  • Sintomático que o tal “movimento passe livre” (a soldo da CIA?) não participou do dia de luta em 11 de julho. Alegaram que os “pedidos” das centrais ao governo eram “vagos”. Hmmm.

    Aposto que o tal “movimento” vai desaparecer para retornar só às vésperas da Copa do Mundo.

    O que precisamos é muita militância digital e muita militância nas ruas. Os movimentos sociais, principalmente a CUT e o MST, têm que marcar novas jornadas de luta.

  • Edu,

    Ainda tenho para mim que a covardia em não dar um passo adiante na Democratização das Comunicações ensejou tudo isso.

    Muitos não se sentem representados pelo governo eleito, pois não votaram em Dilma. Outros não se sentem representados pela realidade paralela que a imprensa corporativa tenta criar diariamente. Uma hora essas pessoas perderiam a calma e fariam de tudo para serem ouvidas.

    Triste é saber que este momento tem sido aparelhado pelos mais escusos interesses, como você mesmo aponta. E nesse cenário fica cada vez mais nítido que a militância tem papel fundamental para desmistificar muitas coisas que tem sido veiculadas.

  • Senhor Edu: Tenho observado seus posts e demais ideias formuladas e compartilho com quase todas elas, incluindo com a postada acima a do PT REVIVE HOJE 2005. Contudo gostaria que me permitisse voltar um pouco no tempo, isto é, ao mês de junho, ao mês das manifestações, principalmente quando se foi desmascarada a reportagem da revista veja em que apresentava o LIDER QUE EMANOU DAS RUAS. Achei fantástico a matéria, principalmente quando nos deparamos com o potencial que os Blogs ditos sujos pela mídia golpista possuem para obterem informações e derrubarem tudo o que eles apregoam. Hoje, pela internet descobri mais um para que seja analisado e desmascarado também. Refiro-me aos comentários postos na internet pelo “Jovem” Felipe Neto e que foi ENTREVISTADO PELO PROGRAMA DO JÔ. Quando percebi aquilo lembrei-me das MENINAS do Jô e logo perguntei a quem ele serve. Estou convencido que ele é mais um a pertencer as elites que dominaram o pais antes de 2002 e que desejam voltar. Acho que os senhores poderiam buscar maiores informes sobre ele e possivelmente desmascara-lo, como fizeram com o LIDER DA VEJA, que até agora não respondeu a queda da máscara por não poder desmentir. Obrigado.

  • Gente,
    Em princípio, entendo q o PT é um excelente partido. Tem defeitos, sim; porém, não restam dúvidas, está ligadíssimo, até à medula, no q se passa com a maioria da população brasileira, avaliada, considerada fora da classe operária, por sua pobreza, miséria. Essa maioria, sim, mal tem escola e saúde…. Essa maioria nem tem a certeza, garantia, se vai ter o q comer, num amanhã…. Entretanto, se manifesta – se tornou visível, até “ontem”…. nas estatísticas, todas. E, historicamente, essa mesma maioria, tem mostrado sua indisposição à manifestações e reações, violentas. Penso, assim, pq repasso a vida política, passada, e jamais vi o povo, povão, mesmo, batendo de frente contra a elite, dominante e perversa…. O PT parece respeitar, considerar essa certeza absoluta. Além disso, o PT está prisioneiro do neoliberalismo, implantado no País, à perfeição, nos governos Collor e prof cardoso – um dia, ainda, a História vai fazer justiça a esses dois grdes traidores da Pátria. Estes dois conseguiram sobrepujar ao deprimente espetáculo “redentor”…. Se agora não contamos com uma educação, uma saúde, e uma justiça, condígna; se hj o Estado nos parece incompetente e corrupto; glória, pois, à dupla q além de sucatearem e malbaratarem o Estado, atrelaram nossa economia, finanças, justiça, à lógica transnacional…. Qto aos militares, louvores à implantação, definitiva, da impunidade…
    Gente, o neoliberalismo e globalização são sistêmicos e está correndo nas veias da sociedade, por sua elite, dominante, conservadora. Esse é o grde e amargo entrave do PT e dos seus Governos… Simplesmente, o PT não consegue vencer e ultrapassar, deixando pra trás, esse sistema vigente, bancado pela elite, dominante. Simplesmente, o PT tem o poder; mas,. não tem a força. Essa ruptura, sistêmica, o partido não consegue executar; enquanto conflitua com o espírito da maioria da massa. Inadmissível navegar conflito à nível de ruptura de sistema….
    Qto se afirma q nossa economia não vai bem, isto não é uma meia verdade. Até q estamos mto bem, visto os indicadores e considerado o ambiente, o aspecto econômico e financeiro, mundial.. Nós, simplesmente, estamos vivendo, funcionando em um mundo… globalizado. Agora, nós estamos, honra seja feita (risos….,) , circunscritos às consequências das máximas neoliberais e reduzidos ao devido lugar. Dai, gente, se ouvir essas histórias sobre espionagem, etc…. etc….
    A cúpula de cabeças coroadas, mundial, deve ficar contrariadíssima com a Dona Dilma e seu Ministro Mantega – o “incompetente”, cfe a mídia, terrorista e canalha, inglesa….
    Emblemático, tbm, se olharmos pra trás e relacionarmos os acontecimentos, marcantes:
    – declarações de espionagens contra o Brasil e no resto do mundo;
    – manifestações de rua, tipo “facebook”;
    – visitinha, inesperada, do Vice Presidente dos EEUU;
    estádios milionários pra Copa das Confederações e do Mundo;
    – Atraso nas obras pra abrigar as Copas do Mundo e Confederações;
    – denúncias de corrupção nas obras das Copas.

  • Edu,

    Concordo totalmente com o teor deste post.

    Em 2005 eu ainda acreditava na grande mídia, e fui um daqueles que desanimou diante dos escândalos.

    É por isso que vejo o futuro com mais otimismo.

    Em a 2010 a mídia fez uma campanha ainda mais suja contra a Dilma, mas a militância do PT já não se deixava mais se enganar. A cada factóide lançado uma resposta surgia em menos de 24 horas.

    Ficha falsa, aborto, bolinha de papel… tudo isso contribuiu para derrubar a credibilidade da mídia. Hoje as denúncias são vistas como falsas ou exageradas, até que se prove o contrário. (O que é justo — todos são inocentes até prova em contrário.)

    A internet equilibrou o jogo.

  • Eduardo,
    Vc me desculpe, se estaria sendo impertinente…. É q dei uma olhadela em seu artigo e nos comentários. Antes, havia lido o Frei Boff; e foi por isso, q corri pra reler a sua matéria…. Tudo girava em torno de uma mesma situação; porém, com conceitos distintos,..
    Particularmente, diria q sendo idoso, eu me irrito com a ideia de ver nosso País, percorrendo sempre o mesmo caminho da injustiça e da mentira. Eu não tenho mto tempo e adoraria me tranquilizar, à respeito….
    Então, gostaria de aconselhar aos q acompanharam a sua excelente matéria, uma leitura no artigo do Frei Boff, na página do Jornal do Brasil… Entendo q seria um complemento, ideal. Assim, um pto de reflexão, pra q paremos de fazer o jogo do atraso, lançando a discórdia até, ou a desconfiança na postura e capacidade do Partido dos Trabalhadores e de seu governo federal, em sair dessa verdadeira armadilha armada pelo conservadorismo, internacional.
    Vou repetir um detalhe q se percebe, claramente, nos limiares: q existe um foco de todos as problemas; q esse foco não pode ser perdido de vista, sob pena de não chegarmos à lugar, algum. Ou, então, perpetuar-nos na mesmice.
    Abraço, fraterno

  • Você me fez lembrar de muita coisa em que participei. Mas, na realidade estou mais preocupada com a eleição. Sabia que o STE está usando um programa feito pela CIA. Aquela propaganda do dedinho na urna é exatamente isso. Essas informações cairão direitinho na base da Cia. Também a possibilidade de votar e não saber onde vai o voto. SERÁ QUE NO BRASIL NÃO EXISTE BONS PROGRAMADORES? Acho que o golpe será este. Será eleito com a servidão das urnas. DEMOCRATICAMENTE.

Deixe uma resposta