Churrascão de confraternização dos amigos do Blog

Aviso

Faz tempo que leitores deste Blog vêm sugerindo um encontro de confraternização. O mesmo acontece no Facebook, onde a página em nome do signatário deste espaço transformou-se, também, em uma comunidade com milhares e milhares de amigos – estamos chegando a 10 mil pessoas naquela rede social. Por um fato até curioso, então, talvez tenha chegado a hora.

O fato curioso começa a ser explicado na imagem no alto deste texto. É reprodução de um comentário rápido que fiz no Facebook na última quinta-feira e que gerou centenas e centenas de “curtidas” da ideia, além de uma infinidade de pessoas que postaram comentários se dizendo dispostas a participar desse encontro de confraternização.

Fiz quatro comentários sobre o assunto na quinta-feira no Facebook. Somando todos, diria que cerca de incríveis mil pessoas gostaram da ideia.

Só que, como tanto este Blog quanto os perfis do seu autor nas redes sociais abrangem todo o país, muitos dos que gostaram da ideia obviamente que não podem vir a São Paulo para esse encontro dos que convivemos há anos. Mas nesses quatro comentários que fiz no Facebook pelo menos umas 300 pessoas se disseram dispostas a participar de verdade do encontro.

Detalhe: só no primeiro comentário naquela rede social, mais de 200 pessoas disseram que viriam inclusive de outros Estados ou cidades, muitos dos quais ficam bem longe de São Paulo.

Fiquei surpreso, pois comentei no Facebook simplesmente manifestando meu apreço por tanta gentileza e amizade que tanto aqui quanto nas redes sociais tenho recebido ao longo dos anos. Mas às vezes parece que o destino conspira para que as coisas aconteçam.

Explico. Coincidentemente, neste mês de fevereiro o Blog completa 9 anos de existência – incluindo o período em que estava hospedado no UOL, do qual nos mudamos em maio de 2010 para este domínio próprio. Faria todo sentido, portanto, realizar esse Encontro entre pessoas que convivem diariamente, há anos, nesta página e, há menos tempo, no Facebook e no Twitter.

Mas como realizar? Quando realizar? Onde realizar?

No Facebook, amigos colocaram uns 500 comentários não só dizendo que gostariam de participar como, também, oferecendo ou sugerindo locais em São Paulo para que nos encontremos. O problema é que cada um tem uma ideia na cabeça sobre data e local. Só houve consenso quanto a que tipo de encontro fazer: um churrascão.

Sugeri uma quadra de esportes; teria que ser algo barato. Não que eu acredite em que todas essas pessoas possam comparecer, até porque muitas podem já, outras só daqui alguns meses e tantas outras só no fim do ano – esse foi o teor dos comentários no Facebook.

Amigos sugeriram vários locais, inclusive espaços que pertencem a sindicatos, outros que podem conseguir em clubes…

Realizar esse evento fica um pouquinho mais complicado quando se pensa no cálculo de comida e bebida. Como saber quantos viriam de fato? E como pagar por tudo isso? Não dá pra cada um levar o que vai consumir.

Por todas essas questões e para saber quantos realmente podem vir na data em que acertarmos, sugeri colocar um post aqui no Blog para que tudo ficasse devidamente registrado, pois no Facebook as postagens vão sumindo com o tempo – se passar mais do que um ou dois dias, fica muito difícil acessar.

Então, aqui, podemos decidir data, dia, hora e local para realizar um encontro de confraternização que, na verdade, devido a tantas dificuldades talvez não reúna mais do que o quê, umas 100 ou 150 pessoas? Talvez nem isso, pois é tudo muito imprevisível. Gostar de uma ideia é uma coisa, colocá-la em prática é outra.

De minha parte, sugeriria na terceira semana de março, num sábado – mais especificamente, dia 15 de março de 2014 –, lá pelas 11 da manhã, em São Paulo, em algum espaço que poderíamos alugar nos cotizando – ou, dizendo como está na moda, fazendo uma vaquinha.

Mas, claro, essa é só uma sugestão. Acho que fazer o encontro daqui a muito tempo, mais do que uns 30 dias, acabará fazendo com que a iniciativa se perca. Até porque, este é um ano eleitoral e as cabeças estarão voltadas para outros temas. Então, sugiro que as sugestões sejam de datas que tenham limite máximo no fim de março.

Tentarei achar nas propostas uma data que seja a mais plausível para a maioria. Aí já haverá uma grande peneira de pessoas que poderão ou não participar. Mas o que importa é a intenção. Só saber que tanta gente gostaria desse encontro já me deixa muito satisfeito.

Como estamos à porta de um fim de semana, imagino que este post precisará de alguns dias para amadurecer, de modo que vou mantê-lo por vários dias como o segundo post em evidência, abaixo e à esquerda do post principal da home do Blog. Para encontrá-lo, portanto, bastará acessar o link www.blogdacidadania.com.br e entrar no penúltimo post, que manterá o mesmo título deste, ou melhor, que será este mesmo post.

Publicando aqui este convite, também sobrevém a vantagem de estendê-lo a pessoas que não têm perfis em redes sociais, sobretudo no Facebook.

Assim sendo, peço que você que gostaria de participar do Churrascão de Confraternização que deixe seu comentário dizendo se concorda com a data proposta ou se tem outra a sugerir, e se quer e pode efetivamente participar.

Reitero que é importante que mesmo quem comentou e aprovou a ideia no Facebook deixe aqui seu comentário, porque, devido ao que já expliquei acima, irei tirar daqui a lista de convidados. E aqui as opiniões sobre a data e outros temas pertinentes ao tema ficarão registrados e poderão ser acessados com facilidade por todos.

Então, agora é com vocês. Para mim, seria um prazer conhecer tantas pessoas que me acompanham há tantos anos, mas entendo que um convite de abrangência nacional teria dificuldade de ser atendido pela grande maioria.

Mas, seja como for, nem que sejamos 10, 20, 30, 50, 100, sejamos quantos formos, poderemos desfrutar de algumas horas agradáveis, podendo conversar sobre interesses comuns, inclusive sobre política – mas, claro, não só sobre política. Aliás, tive uma outra ideia para esse encontro que foi muito bem aceita no Facebook.

Alguns devem conhecer o cantor Max Gonzaga, autor de uma música que virou um hit da esquerda a partir de 2006, quando surgiu o natimorto movimento Cansei, um movimento de classe média alta que pretendia impedir a reeleição de Lula naquele ano.

Max compôs a balada “Classe Média”, que reproduzo abaixo. Assista ao vídeo e depois continue lendo.

O fato é que acabei fazendo amizade com o Max. Devido ao sucesso que sua música fez entre a esquerda, procurei o artista e o entrevistei – a entrevista você pode conferir clicando aqui.

Esse rapaz tem uma cabeça ótima e é muito talentoso. E como fizemos uma certa amizade quando o entrevistei, ano passado, perguntei-lhe se aceitaria se apresentar algum dia em algum evento como esse que está se materializando, o churrascão. Ele disse que toparia, de modo que, se as coisas caminharem, tentarei trazê-lo para animar nosso encontro.

Enfim, era isso. Se se repetir aqui o que aconteceu no Facebook, comprometo-me a organizar o churrascão. Após nove anos neste blog, muitos de nós poderemos finalmente nos conhecer. Para mim, será uma honra. Aliás, farei questão de levar minha filha Victoria, para a qual tantos amigos-leitores fizeram suas orações ou mandaram suas boas vibrações.

Agradeço a todos pela atenção. E quem não puder participar, saiba que se o evento realmente acontecer filmarei tudo e colocarei aqui para que, de alguma forma, quem não participou participe.

Grande abraço a todos