Repórteres da grande mídia combinam pauta contra Lula

Reportagem

Não é fácil cobrir política no Brasil, segundo repórter de um dos grandes veículos de mídia que cobriram a palestra que o ex-presidente Lula deu a centenas de blogueiros na última sexta-feira. Informações que tal repórter me deu sem saber com quem falava serão úteis para a compreensão da manchete sobre o evento que ganhou as capas dos grandes jornais de sábado (17/05).

A grande imprensa compareceu em peso ao hotel Braston, no centro velho de São Paulo, onde está acontecendo o 4º Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais. Havia repórteres de vários grandes meios de comunicação – O Globo, Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, G1, UOL, Terra, IG… Só não foi visto repórter da Veja.

O corredor que dá acesso ao salão de convenções na sobreloja do hotel estava intransitável. Por ali, misturavam-se os participantes do evento e a imprensa. Esta, porém, tinha uma porta de acesso exclusiva ao salão, que desembocava em um cercadinho feito para os repórteres.

Salvo um ou dois incidentes entre blogueiros menos pacientes com as manipulações midiáticas e repórteres, a imprensa foi bem recebida. Porém, esses “operários da notícia” estavam tensos e este blogueiro descobriu que não era por medo do público que ali estava, mas devido à pressão que um desses “operários” – que, por razões óbvias, não será identificado – insinuaria que todo repórter de política sofre quando tem que cobrir Lula.

Para extrair sinceridade de um dos membros da imprensa que ali estavam, a solução foi este que escreve dissimular a razão de sua presença no local fingindo que participava de outro evento no salão de convenções contíguo àquele em que Lula palestraria. Travou-se, então, o seguinte diálogo com um dos repórteres:

Blogueiro — O que está acontecendo aí?

Repórter – O Lula vem falar.

Blogueiro – Quem é toda essa gente?

Repórter – São blogueiros aliados do PT; Lula vem falar pra eles.

Blogueiro – Lula é sempre notícia, né?

Repórter – Notícia cabeluda. Dá um trabalho danado.

Blogueiro – Por quê?

Repórter – A gente tem que achar a “pauta certa”…

(…)

Infira você, leitor, qual é a “pauta certa”.

A palestra em questão foi excelente. Lula estava inspirado, como sempre. Enquanto encantava a plateia com suas tiradas engraçadas, fiquei pensando o que a imprensa poderia encontrar para comprometê-lo. A presença maciça de repórteres em mais um encontro do ex-presidente com blogueiros certamente se destinava a encontrar algo que pudesse servir para a mídia tentar desgastá-lo publicamente.

Ao fim da fala de Lula, achei que ele não oferecera matéria-prima para que os robôs teleguiados pela grande mídia pudessem usar. E não havia mesmo. Por isso, foi preciso inventar.

Após Lula falar, participantes do Encontro de Blogueiros relataram uma cena inusitada presenciada por vários deles: repórteres de vários veículos distintos reuniram-se para discutir que pauta comum todos entregariam às suas respectivas redações.

Um repórter sugeria distorcer, omitir ou destacar este ponto, outro contestava aquela ideia e dava outra. Alguns dos blogueiros que presenciaram a cena aproximaram-se do grupo de repórteres inquirindo-os sobre se era comum fazerem aquilo, reunirem-se e combinarem o que iriam divulgar sobre o que haviam presenciado.

A interpelação dispersou os repórteres, que foram se reunir em outra parte. O resultado dessa reunião, porém, começou a ser visto no mesmo dia nos portais G1, UOL etc., e ganhou maior repercussão nos jornais de sábado (17). Abaixo, uma das manchetes principais de primeira página que decorreram de uma distorção criminosa da fala do ex-presidente.

Chega a ser inacreditável que a mídia tenha pinçado e distorcido uma frase de Lula dessa forma. O ex-presidente disse o seguinte:

Nós nunca reclamamos de ir a pé (ao estádio). Vai a pé, vai descalço, vai de bicicleta, vai de jumento, vai de qualquer coisa. A gente está preocupado? Ah não, porque agora tem que ter metrô até dentro do estádio. Que babaquice que é essa?

O que Lula disse foi que, no Brasil, nunca ninguém pediu que estações de metrô fossem construídas dentro de estádios de futebol e que agora estavam cobrando alguma coisa que nunca foi pedida no Brasil. E emendou dizendo que brasileiro, para ver futebol, não mede esforços.

As palavras do ex-presidente, da forma como foram expostas, dão a entender que ele acha que o povo não merece ter estação de metrô dentro de estádio de futebol, o que seria não só uma “babaquice”, mas um desperdício de recursos públicos, pois o povo não vai a estádios todo dia, mas usa metrô todo dia e por certo os locais para construir estações devem ser mais adequados.

Pode-se construir estação de metrô em um hospital, em shoppings e em terminais rodoviários ou de trens porque são locais de grande afluxo diário de pessoas, mas não faz sentido construir dentro de um estádio de futebol. Durante a Copa até seria útil, mas e depois?

O que fica desse episódio é a confirmação de um procedimento da velha mídia que todo mundo conhece, mas que nem todos devem se lembrar. Em 2006, por exemplo, quando foi apreendido o dinheiro dos “aloprados”, aconteceu a mesma coisa – repórteres e policiais armaram um cenário com o dinheiro apreendido que fez seu volume físico parecer maior.

Infelizmente, mais uma vez se confirma que a luta para agradar as chefias leva jovens repórteres a praticar toda sorte de trapaças com a notícia. E que esta é “tratada” para dizer aquilo que os patrões desses jovens querem que seja dito, obviamente em prejuízo do direito do público a receber fatos em vez de versões e interpretações subjetivas como essa de que trata o post.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO EM QUE BLOGUEIROS QUESTIONAM REPÓRTERES DA GRANDE MÍDIA POR ESTAREM COMBINANDO PAUTA

*

Palestra no 4º Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais

 

Lula, Alexandre Padilha e Fernando Haddad com blogueiros em Sã Paulo (16/05/2014)

 

Foi um grande prazer palestrar ao lado dos blogueiros Iroel Sánchez, de Cuba, e de Osvaldo León, do Equador. Abaixo, resumo da palestra “A mídia na América Latina”, que proferi na sexta-feira para centenas de blogueiros e ativistas digitais no hotel Braston, em São Paulo.

 

“Boa tarde, blogueiros e ativistas digitais.

Quiero saludar a los compañeros de Cuba, Iroel Sánchez, y de Ecuador, Osvaldo León. Es muy placentero tenerlos en nuestro país y saber de sus experiencias y de la realidad sobre los medios de otras partes de nuestra Latino América.

Cabe-me a missão de compor o lado brasileiro desta mesa amparado pelas viagens de negócios que faço pela América Latina há cerca de duas décadas e relatar o que vi em relação à mídia da região.

Seja nos periódicos argentinos Clarín ou La Nación, seja nos bolivianos El Deber ou El Mundo, seja nos chilenos El Mercúrio ou La Tercera, seja nos brasileiros Folha de São Paulo ou Globo, seja nos equatorianos Últimas Notícias ou El Comercio, seja nos venezuelanos El Universal ou El Nacional, seja nas grandes redes de TV, enfim, em qualquer braço dos grandes impérios de mídia que há muito dominaram a comunicação nesta parte do mundo o que se vê é sempre a mesma coisa.

Da Argentina ao Brasil, passando por Uruguai e Paraguai, os grupos de mídia (quase sempre dominados por uma família) ajudaram a implantar ditaduras ferozes que cometeram toda sorte de crimes que se possa imaginar. Mas não é só.

A mídia latino-americana, sob o guarda-chuva da infame Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), atua em conjunto, como em uma sinfonia, para defender a desigualdade social que mantém quase meio bilhão de pessoas vivendo em sociedades que priorizam os interesses de poucos em prejuízo da grande maioria.

Um exemplo dessa sinfonia macabra que reúne a mídia latino-americana sob um mesmo guarda-chuva antidemocrático foi visto em 2007. Naquele ano, uma manifestação reuniu 40 lideranças dos movimentos sociais em São Paulo para protestar contra a presença em nosso país do dono da RCTV venezuelana, Marcel Granier.

O magnata dono do veículo que mais atuou no golpe de Estado tentado pela direita na Venezuela em 2002 foi convidado pelos donos da mídia brasileira. Granier palestrou no Hotel Meliá Mofarrej em um “ato em defesa da liberdade de imprensa”, organizado por diversas entidades dos magnatas da comunicação. Impedidos “democraticamente” de entrar no recinto, os manifestantes protestaram no hall e em frente ao hotel.

Pior do que isso é olhar, por exemplo, para um império de mídia como o Grupo de Diários América, dono de outros jornais de países sul-americanos como El Nacional, da Venezuela, El Tiempo, da Colômbia, El Mercúrio, do Chile, e La Nación, da Argentina.

É uma afronta à democracia desses países que um mesmo grupo estrangeiro controle veículos de comunicação em vários países simultaneamente.

Em certo aspecto, aliás, o que posso testemunhar do que vi ao longo de dezenas de viagens a Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Panamá, Paraguai, Uruguai e Venezuela é que nesses países a mídia ainda é pior, mais desonesta, mais antidemocrática do que a que temos hoje no Brasil, talvez por em vários desses países estar encontrando resistência maior do que a que encontra em nosso país.

Nesse aspecto, sobressai a Venezuela. Se, no Brasil, achamos que a mídia é ruim, antidemocrática, capaz de toda sorte de manipulações, os grupos de mídia venezuelanos são controlados por criminosos. Ainda são. Bandidos que com suas ações nefastas causaram incontáveis mortes estimulando manifestações que sabiam no que terminariam.

Há muito material disponível na internet sobre as atrocidades da mídia Venezuelana e não só em 2002, quando se viu mais um golpe de Estado midiático na América Latina. Com a diferença de que foi no século XXI. Mas, para encerrar minha participação neste debate, sugiro a quem não conhece que assista ao documentário Puente Llaguno.

Trata-se de uma ponte em Caracas em que ocorreu um massacre de cidadãos que tentavam impedir a tentativa de golpe de Estado de 2002 na Venezuela. Apesar de os manifestantes pró Hugo Chávez terem sido cercados e fuzilados naquela ponte por franco-atiradores, com ciência de veículos de comunicação como a RCTV, a mídia, enquanto o golpe se desenrolava, invertia os fatos.

A mídia latino-americana ainda é um Kraken, espécie de polvo gigante que ameaçava navios, segundo o folclore nórdico. Seus tentáculos espalham-se por toda região, controlados por uma só cabeça, uma cabeça ianque, com interesses ianques, com métodos ianques. Nosso papel, aqui, é cortar os tentáculos dessa monstruosidade.

Muito obrigado pela atenção”

250 comments

  • “Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.”PHA

  • humm …

    “Um repórter sugeria DISTORCER, OMITIR ou destacar este ponto, outro contestava aquela ideia e dava outra.”

    da próxima vez, GRAVA ..caso contrário, é meio difícil de engolir

    • faz de conta você nunca ouviu falar em cartel ….

      faz de conta que você quando lê alguma notícia tambem escuta a gravação do que o protagonista falou….

      faz de conta que você grava tudo que fala para mostrar que você é ……sei lá um fazdeconta…… ….

    • Toda a entrevista foii gravada,divulgada ao vivo,ou reproduzida em varios blogs.Voçe acha mesmo que que esta sua tosca tentativa de desmoralizar o titular do blo surtira algum efeito.voçe esta justamente confirmando o post,de como distorcer fatos,ou inventar para se tentar manchar a reputação de alguem.Alias devemos agradecer por. nos mostrar um exemplo de como baixo são os opositores ao governo.a Lula e seus apoiadores.

    • Estranho, Banana…

      Você vive fornecendo aqui no Blog da Cidadania, links de procedência duvidosa, mas nunca se preocupou, por exemplo, se as matérias da Veja eram respaldadas por provas do tipo gravação ou foto.

      Por que, caro Banana, uma afirmação de Veja pode prescindir de provas e uma de Eduardo Guimarães não?

    • Caro Romanelli,
      O senhor ou é doido varrido ou é muito cínico! Se o senhor não acredita no que diz o articulista e dono do blog, porque diabos faz comentários aqui? Os blogues da verdade absoluta não aceitam seus comentários?
      Abraço
      Maria Antônia

  • Eduardo, bom dia.
    Olhando a capa da Folha aqui, percebo também que, além de distorcer a fala do Lula, publica uma notícia positiva sobre a agua (a favor do PSDB, mesmo diante de uma grave situação) e mais duas negativas a Prefeitura de SP (Haddad). Sobre a greve dos professores e a av. Paulista.

    • E deve funcionar, porque venceram o governo de SP em 1994 e de lá pra cá venceram todas, com um noticiário bastante favorável, apesar de administrações medíocres. Afinal qual foram as grandes realizações em todo esse tempo.
      E o problema é mais grave no estado do que na capital, pois o PT já venceu 3 eleições para a prefeitura da cidade de São Paulo, e quando perdeu pelo menos disputou o 2º turno, enquanto que na eleição para governador só disputou o 2º turno uma vez em 2002 com José Genoíno, nas duas últimas os tucanos venceram no 1º turno, 2006 e 2010.
      A mídia paulista atrapalha muito, porém o uso da máquina na mão dos tucanos, ainda mais com apoio da mídia, e as vistas grossas do Ministério Público, do Tribunal de Contas, e do Judiciário paulista, é o que mais tem ajudado os tucanos a se manter no poder no estado.
      Aécio faz o mesmo em Minas, e ACM fazia na Bahia, depois que esses caras ficam com a máquina administrativa na mão, não largam o osso.

      • Em se tratando de PSDB, os termos governo de são paulo é uma piada: O PSDB nunca governou nada em lugar nenhum.
        O PSDB não governo, apenas faz ação entre amigos.
        Vídeo histórico de reportagem feita pelo Jornalista Rodrigo Vianna (dos tempos em que a TV Record não fazia parte da “base midiática” de Geraldo Alckmin) traz suspeita de que o MP/SP, a Polícia Civil/SP e a maioria “tucanizada” da Assembléia Legislativa de São Paulo fariam parte de uma das maiores Quadrilhas já montadas no Brasil para roubar o Povo: a Quadrilha do Metrô de São Paulo, já prestes a comemorar 20 anos de atuação. Assista o vídeo e preste atenção e se desespere ao ouvir o que é dito por Rodrigo Vianna dos 3m52s aos 4m9s: https://www.youtube.com/watch?v=W8ofEuiagwQ

        • Como os tucanos não tem mesmo nada pra mostrar em termos de realização administrativa, pelo contrário, pois tem muito o que esconder, conforme você colocou muito bem, só resta fazer uma campanha com ataques, calúnias, difamações, e injúrias, que nem é conduzida por eles mesmos, mas pelos barões da mídia, que também faz uma blindagem, não denunciando os crimes que os tucanos praticam.
          Só quando não há mais jeito, noticiam alguma coisa de negativa, porém nunca citando o partido, o PSDB, e o nome do governador tucano.
          Os órgão de fiscalização, Ministério Público e Tribunais de Contas, que marcam em cima qualquer governo petista, seja federal, estadual, ou municipal, fazem corpo mole e vista grossa, quando tucanos estão no poder.

  • Bela tentativa de amenizar o que disse o ex presidente. Primeiro que não vi e nem li em lugar nenhum que houve exigência de estações de metrô DENTRO dos estádios, mas sim nas proximidades. Se o metrô de SP tivesse sido construído pelo PT Lula estaria eufórico, dizendo que nunca antes neste país alguém tinha facilitado o acesso dos torcedores do povão à maior alegria do povo brasileiro, que é o futebol. O que vai ficar inútil são os estádios construídos em estados que não têm população suficiente para enche-los e não qualquer eventual infra-estrutura ou meio de transporte que sempre serão usados. As cidades se expandem.

    • A qual estádio você se refere quando diz: “O que vai ficar inútil são os estádios construídos em estados que não têm população suficiente para enche-los”?

    • Ramiza, deixa eu tentar te explicar: o Lula não poderia construir metrô em SP, quem faz isso é o GOVERNADOR ou PREFEITO. A UNIÃO não pode entrar nos ESTADOS e fazer algo, ela pode é financiar, apesar do ICMS arrecadar mais que TODO o IR.
      Quanto aos ESTÁDIOS, foram de opção dos GOVERNADORES, é o ESTADO que vai pagar a conta.
      Ok?
      Reze!

    • É isso mesmo…no fundo o Lula queria dizer que o brasileiro é cachorro sarnento…que vai “de a pé” de jegue de qq coisa para assistir futebol.

      Precisamos mostrar a a todos a babaquice que ele deixou fluir pelo orifício errado.

      • Rola bosta de carteirinha detect.
        Os fatos não mentem. E lula governou para o povo. Ao contrario de fhc que quebrou o Brasil três vezes.
        Na educação.
        Em 100 anos, o Brasil construiu 140 escolas técnicas (o Fernando Henrique proibiu construir escola técnica)
        Em 11 anos Lula e Dilma construíram 365.
        Lula, que não tem diploma universitário, construiu 14 universidades federais (o FHC, sociólogo, nenhuma !)
        O Brasil tinha 3 milhões de universitários e com Lula e Dilma passou a ter 7 milhões.

        Não bastasse isso, em 11 anos, o Brasil criou 22 milhões de empregos, 36 milhões saíram da miséria absoluta e 42 subiram à Classe Média.
        O Brasil passou de 1 milhão 700 mil carros por ano a 3 milhões 800 mil: é o quatro mercado mundial e sétimo maior produtor. e 146 extensões.

    • Você afirma o que vai ficar inútil são os estádios construídos em estados que não têm população suficiente para enche-los, quais seriam?
      Com certeza não seriam os estádios do Internacional, do Atlético Paranaense, do Bahia, ou do Coríntias, todos com granes torcidas.
      Também não seriam os casos do Maracanã e Mineirão.
      Bem podemos discutir os sobre os estádios em Manaus, Cuiabá, Brasília, Fortaleza, Natal, ou de Pernambuco, que é um estado com clubes com muita torcida, mas pela localização do estádio escolhida pelo governador Eduardo Campos
      Em Brasília há muita torcida de times do Rio e SP, principalmente do Flamengo, o mesmo valeria para outros estádios.
      Em todo caso os estádios podem ser usados para eventos e shows
      Há muito exagero dos coxinhas e manipulação da mídia quanto a esta questão.

  • Este texto eu escrevi e mandei lá para Veja, na coluna do Lauro Jardim…kkkkkk, os caras surtaram comigo ( nem sei como passou)
    Aos tucanalhas:
    Como vocês são rasos….quer dizer que uma pessoa que apoia o governo Lula/DILMA não possui inteligência ou só pode ser militante pago?????..o que seriam então os tucanalhas, ou certos asnos que têm a inacreditável capacidade de defender a candidatura de um Barbosa, um Bolsonaro ou uma Sheherazede????
    Tenho pena destes imbecis da classe média alta que têm uma visão tão torpe da realidade do trabalho social do governo federal pós 2002.
    E, por mais que vocês não queiram, o Brasil NÃO VAI RETROCEDER;;;;não vamos permitir que o nefasto passado tucanalha bata de novo às nossas portas. Eu imagino a cara destes boçais ao ver os aeroportos, shoppings, universidade, etc cheios de pobres, aquele pessoal tão diferenciado que lhes causa tanta ojeriza…..que eles preferem apenas como serviçais, entrando pelo elevador de serviço, é claro.
    Quem está incomodado com a ascensão social do povo, Miami é logo ali…

      • Rola bosta detect. A politica do fhc é para levar a falência( QUEBRAR) o Brasil.
        Vajam fhc confessando na Itália que quebrou o Brasil e sendo humilhado por Bill Clinton que o chamou de incompetente: http://www.youtube.com/watch?v=MeAOen8vyiQ
        Verdadeiro vexame. Imperdível para quem tem duvidas quanto a quebra do Brasil por fhc por pura incompetência. fhc CONFESSOU.

      • Prezado Valterlei.
        Brasil ame-o ou deixe-o !
        O Presidente era o Gal. Emílio Garrastazu Medici , (1969 / 1974).

        Este foi o período mais violento do governo militar.

      • O “ame-o ou deixe-o” dos militares se referia ao Brasil DELES, o Brasil da elite, da minoria, da exclusão, da tortura. Ela o mesmo que dizer: “aceitar calados o que impomos violentamente a vocês é amar o Brasil” e “amar o Brasil é sua obrigação”, “então, aceite nossa violência calado ou se mande”.

        “Aceite a ditadura calado ou se mande”.

        Dizer que quem não está satisfeito com o país da democracia, da maioria, da inclusão, da justiça social deveria se mandar pq a maioria não vai se dobrar aos privilégios da minoria elitista, não tem a menor semelhança com aquele absurdo.

        É apenas reconhecer que vcs tem toda a liberdade de se mandar, se não gostam de democracia.

      • O tucano-pefelê Valterlei sabe muito bem que este lema do Ame-o ou Deixe-o pertence a pessoas como ele próprio, que mamou durante anos na teta do Estado.

  • Saudações!

    Até quando suportaremos esta mídia nefasta, que historicamente, em especial na América Latina, leva ao atraso quase toda uma população, manipulada, roubada dos seus anseios de liberdade, fraternidade e justiça.

  • Nao seria o caso de um pedido de retratação do que foi dito? A justiça esta por ai, vamos usa-la, mesmo sabendo que ela nao age sempre do mesmo jeito. O Pt tem um histórico de pouca combatividade contra noticias impostas pela Midiã. Vamos pegar no pé deles, quem sabe eles comecem a tomar um pouco mais de cuidado

  • Achei muito apropriado o “cercadinho para o PIG”… Só faltou fazer feijoada com eles; mas, verdade seja dita, não daria certo… Essa feijô seria venenosa, no mínimo.

  • Nenhuma linha sobre o fato de serem todos os blogueiros defensores caninos de Lula e aliados incondicionais do PT. Não há blogueiro crítico e de direita?
    Nenhuma linha sobre a situação de tudo ter sido tramado com dinheiro público. Fica assim, essa turma recebe patrocínio público depois se encontra com dinheiro público.
    Coitado do erário.

      • Isso é verdade, Zé Antonio.
        Eu, por exemplo, detesto essa mania que o Lula tem de ser corintiano, mas fazer o quê, né?
        Perfeito só Deus, mesmo.

        • Meu caro amigo Wilson,
          Boa noite para você e família! Meu amigo, gostar de futebol é uma praga e a escolha do time pelo qual torcemos geralmente é feita emocionalmente, e aí quem manda é o coração! Eu sou corintiana como nosso ex-presidente. Sou torcedora do time dos desdentados, como disse o atual presidente do São Paulo, o senhor Miguel Aidar. Amo meu time, mesmo com todas as corrupções e malandragens conhecidas do futebol brasileiro e mundial. Se pudesse ter escolhido apenas depois da maturidade, jamais seria torcedora de um time paulista, no entanto como essa escolha se deu aos 13 anos de idade, infelizmente não dá para voltar atrás, uma vez que já está impregnado nas paredes do coração. A coisa é tão danosa que costumo dizer que se tivesse filhos, eles poderiam escolher qualquer coisa na vida, ser o que bem entendessem; em que trabalhar, a orientação sexual, mas o time de futebol! Essa liberdade eles não teriam! Veja como isso é irracional! Para desculpar a mim mesma por ser torcedora de um time paulista, recorro à argumentação de que sou de um Estado que não tem cultura de futebol (sou piauiense). Não sei se tem um time, pelo menos na terceira divisão! Conheci o Corinthians através do Cascão, da turma da Mônica. O Cascão era apaixonado pelo Corinthians, bateu a curiosidade e quando o conheci, me apaixonei! Tanto que, certa vez fui à farmácia comprar um antigripal de nome Coristina e pedi ao balconista um envelope de Corinthians! Quando o balconista disse que não sabia do que eu estava falando é que me toquei! Por que time você torce, uma vez que reprovou o Lula por ser torcedor do Corinthians?
          Abraço
          Maria Antônia

          • Oi minha querida amiga Maria Antônia.

            Eu são paulino e já tentei ser torcedor aqui do Goiás, mas não dá, não tá no sangue.
            Na verdade estou só brincando porque acho perfeito que Lula seja corintiano, pois o Corinthians é povão.

            Um abração

      • A única crítica que vejo é o fato de nenhum blogueiro progressista ter sido nomeado pelo governo editor do Jornal Nacional.

        Mostre-me Mesmo uma única crítica ao trem-bala.
        Ao fato da transposição do rio são Francisco ter ficado para as calendas gregas.
        Ao fato de a política de controle de preço causar prejuízo de 1bi mensal à Petrobras e por fim ao setor do etanol.
        À presepada em relação ao preço da energia, com rombo bilionário no setor.
        Ao fato de os juros terem sido baixados por puro populismo, sem ancora real, e depois subirem acima do que Dilma recebeu.
        À esquizofrenia do governo ao tratar com o setor privado, tratado como inimigo, sem prescindir do mesmo.
        À ajuda aos amigos via Bndes.
        Onde estão essas críticas? Quais blogueiros que recebem patrocínio das estatais a fizeram?

    • “Nenhuma linha sobre a situação de tudo ter sido tramado com dinheiro público.”, Sr. Valterlei, explica o que vem a ser “tudo isso”!!! Não vale a retórica sem nenhuma prova do Barbosão!!!

    • Ah, meu saco… Se vc não ataca violentamente o PT, vc é “aliado incondicional”, na cabeça desses coitados. Coisa de fanático tentando demonizar “infiéis”.

      E o infeliz quer uma reunião de blogueiros PROGRESSISTAS com blogueiros reacionários.

      Falta de argumento e de cérebro dá nisso. O chato é ter que aturar essas infantilidades.

      • Disse apenas que foi um encontro chapa-branca com dinheiro público.
        Um punhado de amigos para ficar puxando o saco do lula.
        E depois ainda querem cobrar imparcialidade dos outros.
        Se a intenção era essa, a prefeitura poderia ter deixado passar, economizando o dinheiro do contribuinte

        • você fala com domínio do fato pelo que percebo,claro que tem provas sôbre o dinheiro público,não é coisa da sua cabeça nem de ouvir falar.

          você poderia contribuir com a lisura da informação e mostrar ou pelos menos revelar onde colheu as informações.

        • O que vc disse é que uma reunião de blogueiros progressistas com a participação do Lula é “chapa-branca”, como se blogueiros progressistas não apoiassem o Lula, que PENSA IGUAL A ELES. Vc exige dos blogprogs uma atitude contrária, antagônica, como se o contrário significasse apoio incondicional. TODOS os blogueiros progressistas discordam de uma coisa ou outra do governo federal e mesmo de Lula. Mas isso não basta.

          Pra vc, ou discordam de tudo, ou são “chapa branca”. Ou estão com vocês ou contra vcs. Mas só em relação ao Lula e ao PT, né? Não vejo nenhum de vcs reclamando que a imprensa paulista é chapa branca em relação ao governo paulista… aí poooode…

          Dá pra entender ou vc realmente precisa que desenhe?

          Quanto ao “dinheiro público”, quer ver a prova e quero saber QUAL O PROBLEMA! Se fosse uma reunião de blogueiros reacionários com a participação do Aébrio vc não reclamaria, né?

          Vcs são dois pesos e duas medidas. Querem encontrar problema em tudo que não seja de direita, falar mal de tudo que envolva o PT. Não conseguem ver NADA de bom pq não querem ver algo de bom no “inimigo”. Pra vcs, tudo está errado pq não é tudo de direita.

          Algo não é do jeito que VOCÊS querem, então está tudo errado.

          E isso resume todas as tuas “críticas” infantis.

    • Não é saudável atribuir aos outros os seus próprios defeitos. Não existem “defensores incondicionais”, e eu gostaria muito de ver você provar que os blogs são “patrocinados com dinheiro público”. Mas é fácil, facílimo provar que o contrário acontece, basta ver quantos milhões em publicidade oficial vão para Folhas e Vejas da vida. Aprenda a ler, aprenda a interpretar, e aprenda a ponderar antes que acabe tendo que pagar processo pesado por calúnia, e acabe na cadeia. Que lhe aviso que um apelido falso não é o bastante para esconder quem você é.

  • E só cortando os tentáculos desse monstro abominável que vive em território brasileiro, como em toda a América Latina e também no resto do mundo(sendo que nos países “desenvolvidos” o polvo gigante é bem menor), conseguiremos impedir a concretização diária de seus crimes, dos quais, a sórdida manchete da bandida Folha de São Paulo(e a quadrilha de “jornalistas” amestrados combinando o coro com que iriam atacar Lula em suas “manchetes” mentirosas)são somente alguns dos infinitos exemplos que podemos citar. O apoio às ditaduras militares em nosso continente(ou seja, a mídia foi cúmplice ou muitas vezes praticante das torturas, assassinatos e sequestros de nossas ditaduras. Lembrem-se dos veículos da folha usados na OBAN ou da participação direta de Roberto Marinho até nas substituições dos ditadores de plantão, como diz Mino carta, que “presidiam” o Brasil); os inúmeros crimes de manipulação(dos quais, no Brasil, a Globo é campeã inquestionável, desde a censura ao Comício das Diretas Já, passando pela edição do debate entre Lula e Collor, chegando à canalhice da “bolinha de papel” de Serra) e a difusão ininterrupta de valores e de uma única forma de pensamento; reacionária, individualista, neo-liberal, consumista, desumana; caracterizam o monstruoso desserviço que as oligarquias familiares que controlam os meios de comunicação no Brasil e em toda a América latina fazem aos nossos povos em sua campanha permanente para impedir o progresso de nossas Sociedades e o triunfo de qualquer projeto político-econômico destinado a erguer nações mais justas, que dividam a riqueza entre os cidadãos(acabando com os privilégios aviltantes de uma minoria)e a garantir que nossas riquezas não sejam entregues de mão beijada para os EUA. É essa a luta que temos que travar nessa campanha presidencial, o PT(Lula e Dilma e não somente a Presidenta)erraram DEMAIS em demorar tanto em fazer a democratização dos meios de comunicação no Brasil, ela deveria ter ocorrido no máximo no segundo mandato de Lula(ou antes disso). É difícil fazê-la devido à sabotagem conservadora? SEMPRE SERÁ, O QUE NÃO DÁ É PARA FICAR ESCORANDO-SE O RESTO DA VIDA NESSA DESCULPA E NÃO FAZER A LUTA POLÍTICA(A DEMOCRATIZAÇÃO SÓ OCORRERÁ COM MUITA LUTA, NÃO SERÁ UMA LEI QUALQUER, APROVADA NUM TRÂMITE BUROCRÁTICO)CAPAZ DE GARANTIR SUA APROVAÇÃO. E essa luta só ocorrerá se o povo compreender a imprescindibilidade da democratização e regulação dos meios de comunicação. imprescindibilidade para as vidas dos cidadãos, para torná-las melhor, A compreensão pela população sobre a urgência em democratizar-se os meios de comunicação se torna ainda mais fundamental no momento atual, em que o protagonismo do Brasil, resultado de nosso crescimento e desenvolvimento nos Governos Lula e Dilma, desencadeou uma monstruosa campanha nacional e internacional contra nosso país, movida por quem não quer ver o Brasil desenvolvido, com uma Sociedade justa, e tornando-se um protagonista no mundo, que manda e não recebe ordens, em breve desenvolvido e tendo uma inserção credora nas relações econômicas internacionais graças ao impulso do Pré-Sal. Os brasileiros precisam saber disso e só saberão quando tivermos uma mídia democratizada, onde o brasileiro possa mudar de canal(não adianta fantasiar, a televisão ainda é o meio mais poderoso para chegar à massa e o será por alguns anos)e ouvir uma opinião contrária ao pensamento único de Globo e sua turma, além de ver fatos concretos narrados como foram, ou comprovados através de vídeos, e não na forma distorcida como são narrados pelos coronéis eletrônicos. Nesse ponto, como não vamos iniciar a democratização da mídia em 2014(espero que em 2015, uma Dilma reeleita o faça como primeiro ato do segundo Governo)devemos aproveitar a campanha eleitoral para expor essa questão ao cidadãos, explicitando claramente que a MÍDIA É INIMIGA DO GOVERNOS DO PT NÃO POR SEUS ERROS, MAS PELOS ACERTOS QUE TÊM, OU SEJA POR QUE PROCURAM CONSTRUIR UMA SOCIEDADE MAIS JUSTAS NO BRASIL). Chega de subterfúgios ou campanhas feitas por marqueteiros alienados, a campanha tem que ter Política, com “p” maiúsculo. A julgar pelos discurso de Dilma no 1º de maio, em Rede Nacional de Rádio e Televisão, e pelo programa partidário do PT na quinta passada, parece que o partido acordou para isso. Pressionemos, os que têm acesso ao partido e a seus líderes, para que essa politização se intensifique(faltou o programa atacar explicitamente Globo e sua turma. quem não se lembra do “rede povo” da campanha de 89?), pois a julgar pelo histeria da mídia direitista após os dois eventos citados, será fácil colocar a direita nas cordas ao mostrar aos brasileiros a verdadeira cara dela, que é horrorosa. Entendamos que estamos numa guerra e não podemos vacilar com esses bandidos. Atacar é a melhor arma para esmagar os conservadores.

    • Seus comentários são sempre muito bons. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis dolore te feugait nulla facilisi. Nam liber tempor cum soluta nobis eleifend option congue nihil imperdiet doming id quod mazim placerat facer possim assum. Typi non habent claritatem insitam; est usus legentis in iis qui facit eorum claritatem. Investigationes demonstraverunt lectores legere me lius quod ii legunt saepius. Claritas est etiam processus dynamicus, qui sequitur mutationem consuetudium lectorum. Mirum est notare quam littera gothica, quam nunc putamus parum claram, anteposuerit litterarum formas humanitatis per seacula quarta decima et quinta decima. Eodem modo typi, qui nunc nobis videntur parum clari, fiant sollemnes in futurum.

      • Wili, estupendo! Língua morta harmoniza muito bem com o programa do teu partido! Poderias sugerir que eles usassem na propaganda eleitoral deles. Os eleitores ficariam admirados e encantados com tanta “cultura”. Daria um”it” a um programa também morto. Vocês são uma piada, que além de triste, tem mau gosto.

        • Cara Néia,
          Genial!!! Este sim, é um verdadeiro babaca! Precisa postar babaquices para se sentir gente! Será isto o complexo de pastor alemão?!
          Abraços
          Maria Antônia

  • Edu,

    Quem ler o Mello hoje verá como o Globo trata seus jornalistas, cambada de mortos de fome que por um mísero hollerith sujam seu curriculum

  • os repórteres quando vão para cobertura a esses encontro, já vão na expectativa de achar falhas no entrevistado, pois eles trabalham para a oposição, os erros e cagadas do PSDB não sai na mídias, mas as do PT sopram pelos quatros ventos, deveria ser fechado essas mídias traidoras da nação

    • Ser contra o PT é ser contra nação? Para a esquerda, partido, governo e estado são sempre a mesma coisa.

      ps fechar a imprensa? Deve ser esse o tal de controle social da mídia. Não fala bem de mim, eu fecho.

      • Vaiterlei…

        O que você tem que botar nessa sua cabeça dura é que a imprensa escrita falada e televisada não tem que falar bem ou mal, tem apenas que relatar o fato, o acontecido sem tergiversar, escamotear ou sofismar.

        Você entendeu Vaiterlei ou será necessário lhe baixar uma portaria uma MP ou o porrete?

        • Só pra saber, foi uma ameaça de uso da violência contra quem não faz parte da seita petista?

          Ps ser bravo na frente do computador é fácil.

      • Não, o nosso modelo é o da Inglaterra e dos USA. Quero ver o senhor vir dizer que se tratam de dois países bolivarianos. A Rainha Elizabeth II bolivariana só na cabeça dos rola bostas coxinhas.

      • O rei dos espantalhos.

        Não tem argumento pra rebater um raciocínio? Fácil! Crie seu próprio raciocínio, finja que é ao menos parecido com o que o adversário falou, e saia batendo no espantalho com platitudes!

        E depois querem ser levados a sério e reclamam de serem chamados de idiotas…

    • ♫ Não, Eurípedes. Fechar não. Quem faz as coisas à socapa e à sorrelfa é a direita fascista, promovendo encontros escusos aos quais a mídia não tem acesso. Vá que algum repórter tenha um surto de honestidade e o editor esteja cochilando!
      Nós – a dita “esquerda” – fazemos tudo às claras e defendemos a liberdade de expressão, ainda que convertida em liberdade para deturpar. Uma vez publicada a bosta, em algum jornal entregue de graça na nossa porta, usamo-la para forrar a lata de lixo ou área de serviço para o nosso cão mijar em cima, única utilidade desse papel. Pena não podermos dar igual serventia ao que é eletronicamente publicado. Aí só cabe denunciar, mesmo que nem valha a pena na imensa maioria dos casos…

  • Estamos adentrando a madrugada e a coruja já está alerta: o velho ainda não se deu conta que morreu, existe enquanto impressão do vivo, apenas um simulacro, e o novo já nasceu, mas ainda não tem nome.

  • “Após Lula falar, participantes do Encontro de Blogueiros relataram uma cena inusitada presenciada por vários deles: repórteres de vários veículos distintos reuniram-se para discutir que pauta comum todos entregariam às suas respectivas redações.”
    ………………………………………
    A CAL, Central de Achincalhes ao Lula existe desde as greves de 1979; contudo, ela se profissionalizou ainda mais nas eleições de 1998 e especialmente 2002. Em 2003, já se observa nítida sintonia, quase unicidade, entre os vários órgãos da mídia grande. Praticamente a manchete do Jornal Nacional é a mesma da CBN, a mesma grafada no Estadão, Globo e Folha. Já encontrei manchetes cem por cento iguais nos três, com minúscula variação, apenas no conteúdo. E depois de 2005, quando se trata de Lula e do PT, parece que estamos lendo o mesmo jornal ou revista, não importa o conteúdo restante, ou o nome da publicação. Há uma CENTRAL de comando no jornalismo brasileiro, como se dizia na Veja nos anos 80, PRA PEGAR O OPERÁRIO.

  • Artigos e matérias relacionadas a necessidade de regulação da Mídia Brasileira

    (…)

    O conjunto remete à metáfora de uma sociedade panóptica*.

    Nela a presença de um poder ubíquo exerce sobre os cidadãos uma vigilância equivalente à do sentinela da torre no controle diuturno dos encarcerados.

    A onipresença asfixiante do vigia que tudo enxerga e avalia deu ao francês Michel Foucault (1926-1984), autor de “Vigiar e Punir”, a inspiradora metáfora para abordar a exasperação do controle social no século XX.

    A torre do panóptico não assegura apenas a disciplina do sistema.

    Sua perversidade consiste em aprisionar a subjetividade social tornando-a carcereira de suas próprias vontades.

    (…)

    (*relacionado a projeto de prisão circular, onde um observador central poderia ver todos os locais onde houvesse presos. Conjunto de dispositivos que permitiria uma vigilância e um controle social muito eficiente).

    Matéria acessada hoje, disponível em; http://goo.gl/8nUUd4

    ################################################

    Reino Unido não acredita em controle da internet por governos

    http://goo.gl/74h3ZG

    ################################################

    Liberdade de imprensa x liberdade de empresa

    O caso do grupo do magnata, RupertMurdoch, e a criação da Comissão Leveson no Reino Unido.

    Por Luiz Nassif

    http://goo.gl/LmGWcY

  • Brilhante, espetacular, MELHOR ,THE BEST, amigo sem palavras, to tao feliz que posso sair pulando de saber que tem quem defenda esse país e a democracia e a liberdade, e o poder de crescimento nosso com nossas proprias pernas, conte comigo pro que vc precisar, ajudar a divulgar assuntos , oque for , coloque meu e-mail em suas listas , lhe ajudarei em tudo que eu puder , estudo marketing,luto pelas mesmas causas em cima da verdade pra ajudar pessoas , boas pessoas , nao tenho medo .Vamos lutar até o fim,vi todos os videos da coletiva do inicio de abril , amo voces todos blogueiros…parabéns pela coragem … pela luta …pela bondade …Amei ,amei

    • Oi Bianca
      Que bom que você gostou o MSM (Movimento Sem Mídia) está precisando de sua contribuição pra continuar na vanguarda na luta contra o império midiático.

  • E esse trecho aqui…”Pode-se construir estação de metrô em um hospital, em shoppings e em terminais rodoviários ou de trens porque são locais de grande afluxo diário de pessoas, mas não faz sentido construir dentro de um estádio de futebol. Durante a Copa até seria útil, mas e depois?”

    Claro que faz sentido! Seria perfeito para torcedores chegarem com mais facilidade ao campo. Na Europa tem isso e nos EUA também. Não só para futebol, mas para shows e eventos em qualquer estádio.

    • Cara, todos esses locais que vc citou tem uma malha metroviária pelo menos 12 vezes maior do que a de SP.

      Metrô em estádio não é prioridade, a menos que sirva para outros fins além de ir aos jogos e eventos.

  • Os poucos trechos que li parecia uma tiete falando da Lady Gaga, cheguei a imaginar o brilho nos olhos de quem escreveu este texto. Todo mundo está aí pra receber críticas. Quem não gostou que vá pra algum lugar não democrático em que só suas opiniões e impressões serão ouvidas.

  • Caro Eduardo e demais
    Nem precisa falar, que as grande chamadas contra o PT, são programadas.
    E nem sempre são programadas no Brasil. Os interesses são maiores.
    Isso é visível.
    Que iriam deturpar, uma ou outra fala do Lula, também era esperado.
    Que os 9000 aécianos iriam repercutir isso, também era o esperado, afinal é dessa mentira, que vem o ganha pão deles.
    Mas, parabéns a todos que participaram.
    Saudações

  • Sempre ouço o Lula falando dessa tal regulamentação da mídia, mas e aí? Quando eles vão abraçar a questão de fato? Ou isso só serve de retórica para palanque?

    • Lula está plantando a semente agora, pra colher depois, quando a esquerda (PT e PCdoB) fizer maioria no Congresso e tiver poder suficiente pra aprovar a Lei de Mídias. Por enquanto, vale o nosso esforço na internet.

  • Encontrar a pauta certa . Será esse o trabalho de um bom jornalista ? Em se tratando do PIG ,essa é a única coisa que seus jornalistas aprendem a fazer. Mesmo recebendo salários aviltantes ,obedecem ao patrão e de quebra mancham sua vida profissional . Pulem fora esse barco já afundou .

  • Sabemos que gestão não é e nunca foi o forte dos tucanos. E é caso de polícia o escândalo do METRÔ de SP CORRUPÇÃO ALSTOM SIEMENS TRENSALÃO.
    Então não se trata nem de babaquice, trata-se de INCOMPETÊNCIA TUCANA, pois, enquanto estiverem os tucano no governo de SP o PSDB, a CORRUPÇÃO vai correr solta e os paulistas não terão metrô nem para ir para o trabalho, quanto mais para um estádio.
    É pedir muito para um governo como o tucano de SP quem deixou a TERRA da GAROA SEM ÁGUA e está RESSUSCITANDO UM MORTO, o VOLUME para ver se o estado de SÃO PAULO a ex-locomotiva não passa VEXAME na COPA.

  • “O que Lula disse foi que, no Brasil, nunca ninguém pediu que estações de metrô fossem construídas dentro de estádios de futebol e que agora estavam cobrando alguma coisa que nunca foi pedida no Brasil.”

    Ah claro, isso muda tudo! Mostra que o ex-presidente não é tão cara de pau como a imprensa monstruosa quer pintar, apenas nao tem tanto bom senso assim. Ah, por favor…

    • Tá serto… “bom senso” é exigir metrô nos estádios numa cidade que tem um décimo da cobertura de outras cidades do mesmo porte.

      Depois de racionamento virar rodízio, volume morto virar reserva técnica, propina virar cartel, agora foi a vez do bom senso ser tucanado…

  • Não dava pra esperar o contrário dessa imprensa tucana canalha. O que deveria ser feito da próxima vez é não permitir que essa imprensa podre entre na palestra. E depois se quiserem saber o que foi dito que assistam no youtube.

  • Deixe-me ver se eu entendi:

    O que leram e me disseram: “É babaquice ter metrô perto de estádio!”

    E o que é real: “Para ir ao estádio, o cara vai de qualquer jeito! Babaquice usar metrô!”

    Tenho pena desses profissionais cuja distorção das notícias se faz necessária para sua sobrevivência!

    Edu, mesmo não sendo boleiro, este drible relatado neste post foi bem executado!

    Abraços

    • Na verdade, a babaquice a que Lula se referiu foi a exigência do metrô nos estádios como se fosse uma prioridade. É babaquice achar que não ter metrô nos estádios (como a imensa maioria dos estádios do mundo) é o fim do mundo, pq brasileiro não precisa de metrô nos estádios pra ir aos jogos, mas precisa de metrô pra ir trabalhar em muitos pontos da idade que o metrô ainda não alcança.

  • ♫ Seria melhor dar o nome correto ao tal espaço reservado: chiqueirinho (que me perdoem os porcos de quatro patas)…

  • Edu, cara estou embasbacado. Desenha comigo, O reporte do PIG não te conhece?… Me desculpa Edu, mas, não tenho outra palavra para qualificar o desconhecimento do dito repórter, e o cara não ler nada? Nunca de viu?…
    Pô Edu, fala sério! Até as formiguinhas daqueles escombros te conhece. Quando a qualificação do repórter, não tenho dúvidas, é um imbecil.

    PS.: Show de bola o drible da vaca que deu nele, gol de placa, e só usando as mesmas táticas e armas do PIG, consegue-se chegar ao denominador comum. São manés o não são? (Grande Abraço)

    • Meu palpite é que o Edu se encontrou com um foca (repórter novato). Não é uma probabilidade ruim, já que a mídia velha está apostando muito na rotatividade, e encontrar estabilidade nesse meio já é difícil. Eu até consigo imaginar eles nas primeiras semanas de estágio: uma verdadeira tela em branco, que os editores e superiores pintam a imagem que querem. Haaaa…. quando é que esses focas vão cair na real?

  • sem comentário meu comentário é que qualquer fala nesse espaço conota e denota o que pensamos e somos e aquem venhamos apoiar vai decidir o destino das nossas vidas nas proximas eleições seja quem for uma má escolha sempre será uma má escolha.

  • Quase surtei depois de ler esse trecho::: “Alguns dos blogueiros que presenciaram a cena aproximaram-se do grupo de repórteres inquirindo-os sobre se era comum fazerem aquilo, reunirem-se e combinarem o que iriam divulgar sobre o que haviam presenciado.A interpelação dispersou os repórteres, que foram se reunir em outra parte.”
    MEU DEUS DO CÉU!!! Como alguém chega e, de maneira muito burra, apenas interpela a gangue?? Tinham que ter GRAVADO de maneira sigilosa a máfia combinando seus crimes. Olha o estrago que o Botando Pilha fez no ninho tucano com apenas uma câmera nas mãos e três perguntas simples!!! Lembra da desmoralização que foi a Veja invadir o quarto do hotel do Dirceu? Imagina, agora, uma bomba dessas o que não seria!!!
    Sem dizer que a pergunta foi tola!! Alguém aqui não sabe a resposta? Imaginaram que responderiam honestamente? Ninguém pensou que a pergunta os dispersaria para um local mais seguro?
    Vocês blogueiros são muito inocentes!!!
    Essa gravação seria a comprovação MATERIAL final de que TODOS os veículos da grande mídia pertencem à uma quadrilha criminosa disposta a distorcer informações políticas para, com isso, influenciar as eleições e derrubar um governo!
    Caramba… Estavam todos lá!!! Havia, pelo menos, um representante de cada mídia piguenta e estavam, ao vivo e a cores, tramando uma manipulação jornalística a mando de seus patrões! E não era contra qualquer um da esquerda, não!! Era contra o LULA, porra!!!
    Viraríamos o jogo!!! O brasileiro comum ODEIA ser enganado e, no momento, com as mentiras e distorções da mídia, tende a acreditar que o governo o faz de otário! Com uma gravação dessa ficaria mais do que provado que quem tem manipulado suas opiniões é a grande mídia. E de maneira conjunta, como uma quadrilha! Seria a prova de que o PIG existe Nunca mais poderiam negar isso!!!
    Até hoje, apenas a análise do teor das reportagens e testemunhas de momentos específicos afirmam essa manipulação. Inclusive nesse momento dessa matéria!
    Teríamos um GIGANTESCO argumento REAL (nada de: a minha palavra contra a sua) para nossos debates e para a campanha eleitoral!!!
    Jogaram fora um raríssimo momento histórico!!!
    Ahhh se fosse o contrário… A direita jamais perderia essa chance! Já fazem isso de maneira ilegal, como na espionagem do hotel onde esteve Zé Dirceu e na filmagem de sua cela na Papuda.
    Espero que aprendam a lição e NUNCA mais percam uma oportunidade dessas!

  • Grande Eduardo!!!

    Imagem perfeita do polvo,pois a cabeça tá lá no norte.Na casa Branca.
    Os tentáculos faz o trabalho sujo de conspirar e trair a nossa pátria.

    O PIG é uma organização criminosa.

    Parabéns!!!!

  • Fico contente em ver o fundador do MSM junto as forças progressistas deste país, hoje o PT é um meio político institucional onde se reúne grande parte daqueles que lutaram e continuam lutando pelo nosso povo e pelo país! Política interna , externa, integração, eixo sul-sul…e por aí vai. Parabéns Eduardo Guimarães, parece que foi ontem que vc começava a criar o MSM, e hoje te vejo junto as lideranças de fato deste país. Abraço.

  • A isenção e distanciamento, ou seja, a qualidade profissional do “jornalista” autor desse artigo pode ser constatada pelo seguinte trecho: “A palestra em questão foi excelente. Lula estava inspirado, como sempre. Enquanto encantava a plateia com suas tiradas engraçadas…”.
    É evidente que, a partir disso, qualquer apreciação feita por alguém que se comporta dessa forma não deveria ser levada a sério. Mas a intoxicação ideológica petista é de tal ordem que o séquito é incapaz de enxergar qualquer coisa além do que foi doutrinado para enxergar, inclusive a própria frase que o articulista garante ter sido “distorcida” pela imprensa “golpista” (para os não afeitos, mídia “golpista” é qualquer mídia cujo tom destoe minimamente do puxa-saquismo explícito da tropa de choque petista, qualquer veículo crítico, qualquer jornalista que busque independência): “Nós nunca reclamamos de ir a pé (ao estádio). Vai a pé, vai descalço, vai de bicicleta, vai de jumento, vai de qualquer coisa. A gente está preocupado? Ah não, porque agora tem que ter metrô até dentro do estádio. Que babaquice que é essa?“ Ou seja, Lula disse, de forma inequívoca, o que dizem que ele disse. Ou seja, eles, os “pobres”, nunca reclamaram de ir a pé, de jumento para o estádio, isso é coisa de babacas. Mas não. Já que pegou mal, agora vamos torcer as coisas devidamente: “O que Lula disse foi que, no Brasil, nunca ninguém pediu que estações de metrô fossem construídas dentro de estádios de futebol e que agora estavam cobrando alguma coisa que nunca foi pedida no Brasil. E emendou dizendo que brasileiro, para ver futebol, não mede esforços.” Só que não. O que ele disse foi bem claro. E foi o que ele disse que foi trombeteado pela “imprensa golpista”.
    É preciso que passemos agora a criar um outro epíteto: o PIT (partido da imprensa totalitária). É aquela imprensa que só acredita no que seus comandantes dizem, só aceitam a versão chapa-branca dos fatos, põe-se permanentemente de guarda contra qualquer veículo ou indivíduo que não esteja “do seu lado”, como se este fosse um inimigo do povo. Esse tipo de imprensa é muito mais nocivo, muito mais pernicioso, muito mais perigoso que qualquer golpismo, pois seu objetivo é de instalar o pensamento único e, depois, o partido único, para um governo único, total e eterno. Nem que para isso seja preciso excluir fisicamente, pela matança, todos os seus contrários. É precisamente um exemplo dessa imprensa que temos neste artigo de rara infelicidade.

    • Caro Fernando Cavalcanti,
      No Brasil existe uma imperdoável parcela da sociedade(da qual você parece fazer parte) que tenta criar a ilusão de que as coisas sejam outras e não aquilo que realmente são. Talvez isso seja o que o intelectual brasileiro de direita — acredite, nem todo indivíduo de direita é reacionário — Bruno Tolentino chama de eterna busca de uma identidade para negarmos o que somos e o que temos, é o que você tenta fazer no seu comentário. Tudo o que você atribui ao modo de se comportar dos jornalista de esquerda, dos petista e do PT é absolutamente igual a tudo aquilo que a imprensa comercial, os tucanos e o PSDB faz, em relação ao PT e ao governo. A diferença elementar é que do lado de cá tem provas que são vistas e lidas por milhões de brasileiros todos os dias, durante aproximadamente, de modo mais voraz, oito longos anos!
      ” PIT (Partido da Imprensa Totalitária ). É aquela imprensa que só acredita no que seus comandantes dizem…” Você está descrevendo o que os jornais e revista paulista de direita repetem dia após dia. Que não trata o outro, quem não é de direita, como real e num apequenamento moral (ou seria imoral?) se distancia cada vez mais da realidade do que verdadeiramente é o Brasil — porque só o enxerga e julga conhecê-lo a partir daquilo que é mostrado através de sua própria lente! Você realmente sabe o que é ser totalitário?! Quais são os meios de comunicações que ditam regras de pensamento único no Brasil? São os blogueiros?
      “Este tipo de imprensa é muito mais pernicioso, muito mais perigoso que qualquer golpista…” Concordo total e absolutamente com você! Não retiro uma só palavra!. Todas absurdamente adequadas! A Rede Globo, com todos os seus Jornais e Revista, e mais Veja, Folha de São Paulo, Rede Bandeirantes, SBT e congêneres são exatamente o que você descreveu. Eu não teria feito melhor! Sabe qual é o maior problema de vocês de direita e é claro, principalmente da Imprensa Golpista da qual você falou — só errou no direcionamento — é que se recusaram e continuam se recusando a se relacionar com a outra parte do Brasil que não lhes interessava e continua não interessando e agora quando o fazem é do modo mais estúpido, tentando colocá-la contra quem, ainda de modo pouco audaz, se preocupa de fato com ela. Vocês perderam a comunicabilidade, ou melhor, nunca tiveram, com essa outra parte do Brasil, porque nunca pensaram que ela se tornaria tão essencial. Mas ela existe, sempre existiu, no entanto só agora vocês se deram conta. Sempre a trataram como coisa abstrata. Se acostumaram a atropelá-la como se não existisse e somente agora perceberam que ela é uma realidade e tem voz e frequenta espaços antes destinados a apenas vocês. Vocês tem como característica primordial impor seletividade e depois de séculos e décadas querem se aproximar! Se ferraram! Este tipo de comportamento é pior do que qualquer tipo de violência, visto que ele mata e destrói a dignidade. A pobreza brasileira é criação da direita brasileira! Agora aguentem!
      Abraço
      Maria Antônia

    • Cara, a opinião de qualquer um que ache que dizer que “Lula estava inspirado e encantou a plateia” é motivo de desconfiança certamente não é isento.

      E não deve ser levado a sério.

      É incrível que tenha gente que só dá crédito ao que fala mal do inimigo. Ô gentinha fanática…

  • Algumas frases escritas pelo blog nesse post:

    1) “O que Lula disse foi que, no Brasil, nunca ninguém pediu que estações de metrô fossem construídas dentro de estádios de futebol”

    2) ” [estações de metro em estádios é] desperdício de recursos públicos, pois o povo não vai a estádios todo dia, mas usa metrô todo dia e por certo os locais para construir estações devem ser mais adequados.”

    As vezes eu não sei quem se faz mais de cego (ou se é extremista mesmo), se é a esquerda ou a direita…

    1º Eu (e grande parte da população brasileira) queria SIM estações de metrô em estádios, ou ao menos próximo deles, como é o caso da estação corinthians-itaquera. Em países desenvolvidos (ou nem tanto, como é o caso do estádio do Porto em Portugal) é assim.

    2º Como vocês podem afirmar que uma estação de metro em um estádio é um desperdício?!! Meu deus do céu gente, isso é similar a dizer que uma estação em um parque também é desperdício por que as pessoas não frequentam todo dia!

    Sabe, eu acho que às vezes a gente tem que admitir que nossos ídolos falam besteiras. E o que o Lula falou foi uma besteira. acontece… fazer o que…

    Espero que este comentário seja publicado, pois só estou dando minha opinião e ofendendo ninguém

    • O metrô de SP tem uma fração do tamanho do metrô de outras cidades similares.

      Preciso mesmo desenhar a razão pela qual metrô nos estádios é um desperdício, ou vc consegue ligar os pontos por vc mesmo?

  • Aiai. Esses esquerdas.
    Falou sim que é babaquice. E daí??? Ele já disse coisa pior. Tá se lixando.

    Primeiro inventam fazer copa com 12 sedes, para matar a larica dos politicos medíocres e corruptos do Brazíu. Aí fica “nervosette” com as cobranças.

    Copa do mundo é evento PRIVADO, da FIFA. Se meteram a fazer, e como todo e qualquer coisa com dedo do governo, atrasou, ficou mal feito, e pior- superfaturado. Nothing new.

    Agora o mantra é “mostra sua cara”…. De otário. A tal palavra “legado” foi banida dos “discursos.

    E usaram sim recursos publicos pois quem pagará os empréstimos são os lixos de governos locais!!! Quem é dono do maraca, arena de salvador, fortaleza, brasilia(risos), cuiabá???? Mesmo os estadios privados, curitiba, itaquerao e beira rio receberam generosidades além da conta….

    Eu sempre gostei de futebol e copa do mundo. Mas é diversão. Aqui no Brazíu é pauta de governo.

    Lixo!!!!!

    • Quanta desonestidade intelectual. Só podia vir de um reaça.

      1) ninguém está reclamando do Lula ter dito que algo é babaquice. Estão reclamando do QUE ele chamou de babaquice.

      2) Lula não está reclamando das críticas. Está reclamando de UMA crítica que é estúpida e babaca.

      3) Parte das obras atrasaram e ficaram mais caras. Isso não descreve TODAS as obras e não é nada inesperado, especialmente quando toda obra do governo tem que atravessar uma via crucis feita pela oposição antes de ser aprovada, e depois tem que atravessar outra via crucis feita pelos instrumentos da oposição pra ser feita.

      Mas dos obstáculos que a oposição coloca no caminho pra atrasar as obras ao máximo vc não reclama, né?

      4) Se vc vai contestar o que a Dilma disse – que não haveria dinheiro público nos estádios – falando de gastos de governos estaduais, então vc está assumindo que ela se referia aos governos federal, estadual e municipais. E pra assumir isso, é necessário crer que a Dilma tem algum poder sobre o que os Estados e municípios fazem. Mas como isso não é verdade, então a única conclusão possível é que a Dilma falava apenas do governo federal, e ela estava correta, por mais que vc esperneie.

      Desenhando: se vc acha que ela se referia aos Estados, vc é um ignorante. Se vc sabe que ela não se referia aos Estados, mas ainda assim finge o contrário, vc é um canalha.

      Enfim, seu comentário todo é um lixo.

      E se eu fosse o Edu, te limava só por escrever “Brasil” – país que vc diz amar – de um jeito tão escroto quanto você.

  • No final de 2004 em uma reunião do PT de Rio das Pedras eu disse isso:
    “Se o Partido dos Trabalhadores achar que porque chegou à Presidência da República a elite vai virar amiga dele, está enganado, com essa gente não tem acordo, nunca jamais vão aceitar o PT, só destruí-lo”.
    Quase dez anos depois a ficha do PT começa a cair começando por Lula, quem sabe…:

  • Diz aí como vc precisa de provas pra crer que a voz única de imprensa não é apenas uma coincidência, mas não precisa de provas pra condenar um político como “corrupto” e defender sua prisão ilegal…

    Tô a fim de dar umas risadas…

      • Pierri está reclamando que uma resposta saiu como um comentário separado.

        Aconteceu o mesmo comigo, aliás se visse que o Pierri já havia respondido eu nem colocaria minha resposta.

        Isso parece ser um bug do site do Eduardo.

        O pior é que o sistema de comentários do WordPress não tem esse bug, será que é um problema no template ou em algum plugin instalado?

        Pô Eduardo, como é que a gente vai responde as trollagens se o software do site não deixa?

        Eu já tinha avisado desse problema.

        E se não dá para responder, por que publicar as trollagens que são colocadas exclusivamente para ofender o seu próprio blog?

        Assim fica complicado…

        • É o plugin, pelo jeito.

          Acho que ocorre quando a mensagem sendo respondida é a última mensagem aprovada. Aí a resposta fica “no ar”.

          Aproveitando, reitero a sugestão de melhorar o sistema de comentários do blog, acrescentando um plugin pra avaliarmos os comentários. Faz MUITA falta, é muito fácil de adicionar e não altera o formato atual, só acrescenta algo a ele..

          Alterar o editor de textos tbm não seria uma má ideia. Seria bom poder escrever em negrito, itálico, etc de vem em quando, sem ter que usar códigos que eu nunca consigo lembrar rs

  • Na minha avaliação os tais “jovens repórteres” são tão mau caráter quanto seus patrões por serem mais realistas que o rei. As invenções, desinformações, mentiras cabeludas, meias-verdades, etc. é tudo iniciativa deles. Na velha mídia quando da admissão de repórteres deve ter algum medidor de mau caráter que é decisivo na escolha de quem vai ser contratado. Quanto mais mentiroso, submisso e mau caráter for o candidato maior a chance de ter um emprego na velha/velhaca mídia.
    E não é de hoje, o grande Émile Zola já se referia à imprensa conservadora que manipulou a opinião pública contra o capitão Dreyfus como “imunda”. Portanto quase nada mudou de lá para cá.

  • Caro Eduardo,
    Parabéns para você e para os outros blogueiros. Se não fora pela insistência de vocês em bater quase diariamente sobre a necessidade de o PT reagir às calúnias da mídia comercial e fazer a sua regulação, é possível que, até então, nenhuma atitude tivesse sido tomada. O melhor deste encontro foi o Lula dizer que: “em todo lugar que for e abrir a boca falarei da necessidade de regulamentar a mídia”. E é oportuno lembrar que o penúltimo encontro de vocês com o Lula, do qual saiu aquela quantidade de matérias, durante quase duas semanas ininterruptas tentando desqualificar vocês e o ex-presidente, certamente foi o tiro que saiu pela culatra, visto que é possível que tenha sido a partir dali que o ex-presidente tenha se convencido de que ou partia para o ataque ou sucumbia a ele. A partir de agora fica até mais prazeroso rebater os ataques da direita rebelde sem causa (uma vez que as causas que merecem aplausos e reverências são aquelas que se prestam ao interesse de todos — para eles causa comezinha que não merece sua atenção), porquanto quem mais entende de comunicação nos dá seu aval.
    Abraço
    Maria Antônia

  • Um recado a petista desavisado: quando for eleito para qualquer coisa, jamais faça omelete com a grande Mídia, ela tem o Nazismo no DNA.

  • Quer dizer, Edu, que um repórter de uma grande jornal pergunta a você “que é aquilo”, como se alguém no Brasil já não soubesse desta reunião.Eu que moro em uma cidade do interior do Estado do Rio sei,ainda mais um “repórter da grande mídia”. E os petistas que não enxergam um palma na frente do nariz acreditam. Você , Edu, sem dúvida nenhuma é o rei dos factoides.

  • Em tempo, o brasil virou o pais dos coitadinhos, eu digo que sou diferente e ganho uma cotinha, eu falo que sou incapaz e ganho uma cotinha, eu digo que sou inútil e ganho uma cotinha. Pelo que tenho acompanhando só está faltando cota para quem produz alguma coisa.

      • Prezado jornalista,
        To chocada com sua história. Sabe, uma coisa é você achar que as coisas são assim, outras coisa é ler em detalhes,uma narrativa. Por que olhos viram e um coração sentiu. Mas isto não dá conta, como você viu em muitos comentários acima. O que é mais impressionante reparar é a dissonância cognitiva ser tão lenta. Eu entro no seu blog, leio sua matéria porque eu quis, para poder falar coisas que pouco ou nenhuma relação tem com sua matéria. A sinapse é lenta, ou provavelmente eles nem conseguiram ler até o final, porque o discurso pronto já estava na cabeça e ai sai a resposta automática. Como brasileira e latino-americana agradeço sua informação. Pena que está cena que agora parece obvia, não tenha sido fotografada, filmada fartamente. Embora, pensando bem, os mesmos acreditariam. Bom trabalho. Prevejo que esta próxima eleição vai ser bastante indigesta.

    • Eduardo,quanto você ganha na condição de aeciano?

      Você tem algo a dizer sobre a multiplicação das águas no Sistema Cantareira?
      Você sabe quanto o doleiro da moda, o dono de empresas farmaceuticas, ganhou dos governos tucanos?
      Este mesmo doleiro da moda já operava para o PSDB na época das privatarias tucanas?

      Busca estas informações para a gente vai, aeciano!

  • Combinam sim.

    A pauta, o pentagrama, o tema, os proprios termos da manchete.
    Se for claramente falso, identificavelmente fajuto , então colocam na materia abaixo, em letras pequenas os detalhes que desmentem o titulo. se voce tiver o saco de fazer um cliping e tal de n dias do mes, vai achar isso uma dezena de datas.
    Essa do ibops estar fazendo hedge para a chegada do grupo alemão, é otima.
    A imprensa brasileira NAO EXISTE, o que existe é uma caixa de som coordenada e unissona da elite rica.
    Em paralelo, vc viram o tal do museu de 11 de set que inauguraram la em niuiorki? É a primeira vez na historia em que fraude, encobrimento de crime e lenda urbana são materia prima de museu.

    • IMAGINEM SE ELES FOSSEM FAZER UM MUSEU DOS MILHÕES DE INOCENTES: VELHOS, MULHERES E CRIANÇAS QUE ELES EXTERMINARAM: CORÉIA, VIETNÃ, CAMBODJA, IRAQUE, AFGANISTÃO E MUITOS MAIS, ISSO SEM CONTAR COM AS MILHARES DE VÍTIMAS DAS TORTURAS DE REGIMES FASCISTÓIDES QUE AJUDARAM A FINANCIAR EM TODA A AMÉRICA LATINA E OUTROS PAÍSES! SERIA UM MUSEU TÃO GRANDE QUE NÃO CABERIA EM NOVA YORQUE! SERIA, SEM DÚVIDA, MUITO MAIOR QUE AS FAMOSAS “TORRES GÊMEAS”! VIVA O IMPÉRIO E SEUS FALCÕES!!!!! MISILCA

  • Você está certo, qualquer pessoa pode facilmente perceber que a imprensa está fazendo uma interpretação ruim de qualquer coisa que o Lula diz. Qual o propósito disso? Eles querem ganhar dinheiro com matérias interessantes e as pessoas gostam de ler noticias ruins, ao que parece. Lula merece respeito! Nenhum político fez grandes coisas pra esse país, mas o Lula plantou em cada brasileiro a semente do patriotismo, de lutar por um pais melhor, e isso foi a maior coisa. E quero dizer mais, nunca nenhum politico tucano realmente se importou com o Brasil e vocês sabem disso.

  • “Só não foi visto repórter da Veja.”
    E precisa? Eles copiam do estadão, da folha e intercalam as mentiras de sempre.
    Essa mafia perigosa da mídia precisa levar um freio nos queixos. como se faz com
    as bestas (muares) que costumam, desembestadas pelo campo, levar seu “peão” à
    loucura.
    Espero que a Dilma vença o pleito e use as ideias do Franklin Martins.

  • Caro Eduardo,

    Gostei da sua resposta acima. Têm pessoas que não pensam antes de falar ou de escrever. Infelizmente falam a linguagem da mídia.

    Abraços

    HERBERT.

  • Mídia grande para poucos leitores, ouvintes ou telespectadores. Se somar todos, deve dar uns 20%. Seria curioso que os institutos de pesquisas pegassem uma pauta do Globo, p.ex. e saíssem a campo perguntar se eles leram tal “informação”. Uns 0,5% é provável.

  • “Se, no Brasil, achamos que a mídia é ruim, antidemocrática, capaz de toda sorte de manipulações, os grupos de mídia venezuelanos são controlados por criminosos.” (by Eduguim)

    Tanto a mídia da Venezuela, quanto o PIG, por aqui, são organizações mafiosas, assassinas, que deturpam a realidade e apoiam golpes militares para cercear os direitos políticos, sociais e trabalhistas das pessoas.

  • João Pedro,

    Nota de três reais não vale mesmo, pois esta nota é falsa (coisas de tucano-pefelês), tão falsa quanto os quase 30% de água no Sistema Cantareira, divulgado pela imprensa do PIG que inventa factóides a pedido do falso competente Geraldo Alckimin.

    Como você explica que sem estar chovendo nas cabeceiras dos rios do Sistema Cantareira, o nível de água desse sistema tenha subido de menos de 8% para quase 30%?

    Você seria outra nota falsa de três reais? Ou seria mais um dos nove mil aecianos?

  • Este episódio me lembrou aquele em que, interpelado por um garoto da comunidade que disse que gostaria de jogar tênis, Lula o repreendeu dizendo que tênis era um esporte de burguês.

    Na verdade, é assim que o PT lida com a pobreza em nosso país.

    Quem ganha acima de R$ 70 de renda familiar per capita deixa de ser extremamente pobre, e se torna classe média quando passa de R$ 140.

    Aí o PT aparece dizendo que retirou milhões da pobreza, quando na verdade isso só ocorreu na estatística maluca que considera de classe média quem ganha acima de R$ 140 de renda familiar per capita.

    A ideia da bolsa família é esta, manter a população pobre, mas refém do governo. Para o PT, o pobre tem que ficar em seu lugar, não pode jogar tênis ou andar de metrô.

    Enquanto isso, Dirceu usa bermudas de R$ 350,00, Pallocci mora em apartamento de 5 milhões, a Rosemary abre sua franquia de curso de inglês, e por aí vai.

    • Rapaz, essa informação de que o Dirceu usa bermudas de 350 reais é uma bomba! Será que o Joaquim Barbosa já sabe? Envie pra ele. Quem sabe o JB não inventa uma outra chicana jurídica para manter o Dirceu preso na Papuda por mais tempo, né mesmo!

      • Está informação saiu na imprensa a partir de uma foto em um churrasco que ele aparece com a Rosemary Noronha. Não é novidade. Eu nem conheço a marca que foi divulgada. Sabe como é né…essas coisas de elite não são para nós…

          • Imagino que vc seja um daqueles que tem a convicção de que todo petista deve ser um morador de rua, sujo e maltrapilho.

            É a mentalidade de gente ‘superior’, tal qual historinha que ouvi esta semana de uma empregada doméstica aqui de minha cidade. Ao comentar sobre o fato de que ela, apesar de trabalhar como empregada doméstica, tem as unhas bem cuidadas e vai trabalhar em um automóvel próprio, ouvi da mesma que já consideravam que o automóvel era fruto de relação com algum amante…

            Ou seja: é pobre, então não pode ter absolutamente nada. Só trabalhar, trabalhar, e de preferencia, ganhar bem pouco, pra continuar pobre e fudido!

            Mas, não nos preocupemos! Dilma II vem aí!

            13 confirma!
            13 confirma!

          • Luciano, há muitas opções entre os extremos de ser um miserável e de vestir bermudas de R$ 350,00.

    • Aleandro.
      Voca não viu também a marca da cueca do Dirceu? Acho que estava na parte da frente.
      Mas imagino que voce estava muito próximo e não viu, né?
      Esse paus mandados são terríveis!

    • Noooossa!! E pensar que sociólogos e economistas de todos os cantos do planeta vão cair para trás quando souberem de suas informações absolutamente precisas e contextualizadas!

    • Cara, o PT está lidando com a pobreza no país CRIANDO EMPREGO e AUMENTANDO OS SALÁRIOS.

      Ou seja, distribuindo riqueza.

      Se vc não vê isso, é pq é tapado.

      A mesma razão pela qual vc acha que petista ou esquerdista em geral, não pode ganhar dinheiro e nem gastá-lo em roupas boas.

      Falta-lhe cérebro e sobra-lhe vontade de achar pelo em ovo.

  • Acho que todo encontro de blogueiros, da ordem que foi, eles sempre enviarão jornalistas, mormente se Lula vier a falar. Esses jornalistas foram bem recebidos por todos, ótimo, o encontro é de todos do campo progressistas. Já que estamos numa democracia, num estado democrático de direito e com liberdade de imprensa a todo vapor, vocês blogueiros, poderiam fazer um teste da tolerância do outro lado. Que tal num evento onde tiver jornalistas entrevistando e cobrindo alguém importante, blogueiros progressistas marcarem presenças num desses eventos? Vale a pena tentar ! Acho que liberdade de imprensa e de informação vale para todos ! Vamos lá então !

  • “Stédile: Movimentos sociais farão protesto dia 29/05 contra Joaquim Barbosa 17 de maio de 2014 | 20:59 Autor: Miguel do Rosário A liderança mais conhecida do Movimento dos Sem Terra (MST), José Pedro Stédile, um dos palestrantes neste sábado no Encontro Nacional de Blogueiros, anunciou que diversos movimentos sociais acertaram, na última sexta-feira, a realização de uma caminhada até a sede do STF em Brasília, no dia 29 de maio, para protestar contra a decisão de Joaquim Barbosa de proibir o trabalho externo de … http://tijolaco.com.br/blog/

    Que tal se nos organizássemos em grupos para estar lá em Brasília também. Cai numa quinta feira

  • Por que meu comentario foi deletado? Sera que falei muitas verdades? É essa a liberdade de imprensa da esquerda? Espero que tenha sido apenas um bug

  • O que mais me decepciona eh que, tão logo as eleições acabem, com a vitória da Dilma, tudo voltara como antes. O PT que agora está tão a esquerda por causa das eleições, abandonará esse discurso de democratização da mídia e reforma política. Na primeira chance voltam pro centro e a bajular seus detratores. Tenho pra mim que o Lula e esse pessoal do PT sempre que querem o apoio maciço dos blogs de esquerda (que atingem milhões de pessoas) tocam no assunto da mídia golpista pra agradar. Mas depois das eleições, o assunto vai pra gaveta. Queria ver um PT combativo e realmente de esquerda. Que vai la e desmente quando injustiçado. Usando todos meios pra estabelecer a verdade. Desafiando os poderosos. Mas isso eh só utopia. Já na minha Quinta eleição depois de realmente me politizar, cheguei a conclusão que o que o PT fala antes de ser eleito eh bem diferente do que faz depois de eleito. Mesmo assim, com tudo isso de negativo, ainda eh a unica opção a esquerda pra termos um país mais igualitário. Mas tchê, como faz falta um Brizola na nossa esquerda, aliás como faz falta um Brizola no governo.

  • Você rala anos para se tornar um jornalista de carteirinha. Na universidade você aprende como fazer um jornalismo ético, mesmo porque na academia só ensinam aquilo que é politicamente correto. Você se forma e consegue um emprego numa grande mídia, que é o sonho de muitos. Lá tudo que você aprendeu é jogado na lata de lixo. Aquilo que deveria ser uma informação vira manipulação. A versão vale muito mais que o fato. A preocupação não é mais com fidedignidade da notícia mas com desconstrução dela. Seu compromisso não é com o leitor mas em enganar o leitor. Isso que desperdício de recursos públicos . Gasta-se milhões para formar um profissional do jornalismo e a única coisa que esses coitados da grande mídia fazem é obedecer uma pauta dada pelo patrão. De profissionais do jornalismo viram meninos de recado. Que tristeza!

  • Só concluo que as criticas sempre veem de pessoas que não estudaram em federais, filhos de papaizinhos, que estudou numa escola que pagou formou, mas não conseguiu passar em um concurso publico, num exame da OAB não tem viajado para ver as coisas que estão acontecendo construídas devido a sua gran
    diosidade e ma administração do dinheiro publico porque a descendências dos brasileiros não precisa nem dizer para os estudiosos. Votarei na Dilma ou Lula de novo, porque só eles estão fazendo o melhor para os brasileiros menos favorecidos.Os grandes empresários estão preocupados com seus patrimônios e seus e status., pois saíram na mídia. favoritista

  • Com a provável vitoria de Dilma em outubro, o que será dessa mídia que renegou o jornalismo para se tornar um panfleto partidário.

  • FORA DE PAUTA E AINDA SOBRE A COPA DO MUNDO NO BRASIL: O QUE DIZIA E O QUE DIZ MARINA SILVA

    Matéria completa com fotos e recortes de jornais no blog Os Amigos do Presidente Lula. IMPERDÍVEL!

    http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/139998/Marina-Silva-refor%C3%A7a-cr%C3%ADticas-contra-a-Copa.htm

    Em qual Marina acreditar? Na que defendeu a Copa no Acre ou na que critica hoje, sem citar Eduardo Campos, que fez estádio?

    Antigamente, como hoje, eu não votaria em Marina Silva para presidenta, porque acho que ela não dá conta do recado. Seria “jantada” pelos países imperialistas. Mas eu ainda compraria um carro usado dela no passado. Hoje não compro mais.

    Em 2007 Marina queria a Copa no Acre. Em 2012 carregou a bandeira em Londres. Em 2014 é contra o Brasil. Que decepção, Marina!

    Em 2007, ainda ministra do meio ambiente, Marina Silva foi toda serelepe na comitiva do Acre apresentar para a FIFA a candidatura da capital Rio Branco como cidade sede da Copa.

    http://www.altinomachado.com.br/2007/08/marina-silva-apia-rio-branco.html

    Em 2009, já ex-ministra e pré-candidata a presidência, como senadora continuou apoiando a Copa, inclusive no Acre.

    http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2009/02/13/marina-silva-defende-escolha-de-rio-branco-como-sede-de-jogos-da-copa-em-2014

    Nas Olimpíadas de Londres de 2012 ela carregou a bandeira olímpica toda sorridente, sem qualquer crítica. Em entrevista à BBC (até foi simpática a entrevista e sem o rancor que ela destila atualmente), considerou aquele gesto simbólico um “legado” para o Brasil. Ora, se um gesto simbólico em Londres ela vê legado, imagina uma Copa inteira no Brasil, o quanto deixa de legado? E ela, agora, só vê defeitos? Quanta incoerência e complexo de inferioridade. Em Londres é bom. Só é ruim em Manaus, em Fortaleza, em Natal, em Recife, em Salvador, em Cuiabá, em Brasília, em Curitiba, em Porto Alegre, em BH, no Rio e em São Paulo?

    Por que ser tão reverente a um evento em Londres e porque se recusar a enxergar o lado bom da Copa para milhões de brasileiros e para o desenvolvimento do Brasil, inclusive cultural?

    Por acaso a Inglaterra não tem uma dívida histórica social com todas suas ex-colônias pobres africanas, asiáticas e do caribe? Que legado de hospitais, escolas, alfabetização a Inglaterra deixou para as ex-colônias africanas e asiáticas no passado? Se for pensar assim, seria a Inglaterra que não poderia fazer Olimpíadas ou Copa enquanto houvesse fome na África. Marina Silva fez alguma crítica a isso, quando carregou a bandeira em Londres? Não.

    O Brasil tem muito mais legitimidade para fazer uma Copa do que países imperialistas. E o legado ficará aqui, para os brasileiros, gerando riquezas, empregos e prosperidade para os brasileiros mais pobres melhorarem de vida com a indústria do turismo, do entretenimento e cultural.

    Agora, por mero oportunismo eleitoreiro, Marina Silva se engaja em uma campanha enganosa de detonar a Copa do Mundo no Brasil, com desinformações e falácias. Isso é até mais do que oportunismo. É fraqueza de caráter e um desserviço ao povo brasileiro.

    Além disso, quando ela critica “os estádios da Copa” o que ela tem a dizer sobre seu parceiro Eduardo Campos que, tendo três estádios em Recife que poderiam ser reformados, preferiu construir um quarto? Campos, talvez, tenha feito a pior de todas as escolhas entre todos os governadores.

    Mas o que está feito, está feito, e bola para frente. A Arena Pernambuco está lá e agora é dar um jeito de usá-la melhor após a Copa, também. A FIFA, como organização e pela sua cartolagem, merece todas as críticas que tem recebido. Inclusive pela corrupção na hora de fazer contratos de direitos de televisão como aconteceu com no escândalo envolvendo a ISL, TV Globo e Ricardo Teixeira. Mas o tal padrão FIFA nos estádios são bons projetos arquitetônicos e a proposta é justamente que não virem elefantes brancos, funcionando semelhante a um misto de shopping, parque, museu e ponto de atração e visitação pública, para ser rentável e útil, mesmo quando não há jogos. Se os governadores que licitaram os estádios não seguiram essa visão, mais cedo ou mais tarde os estádios deverão se adequar a ela.

    • Parabéns Antonio.
      Finalmente leio uma crítica embasada e sem rancores, ironias, palavras de ordem e afins.
      Fico muito triste em ver a Política, assim com P, reduzida a um mero Campeonato de Futebol. Um Brasileirão em que PT e PSDB disputam a final. De cada lado não os militantes, mas torcedores que munidos mais de paixão do que razão tratam de ofender o lado oposto. Nesta guerra pelo título vale jogar vaso sanitário virtual no adversário. Vale detonar o comentarista que não o apoia. Que não enaltece as 8 libertadores e 56 estaduais conquistadas. Tudo vira lixo.
      O governista detona a Grande Imprensa, o partido adversário e seus candidatos. E puerilmente espera que a Grande Imprensa seja condescendente com seus ídolos. Porque ele espera grandeza da Imprensa se pra ele FHC, PSDB são lixo. Algum blog pró-PT já elogiou algum feito do FHC? É a lei de Talião.
      Estes dias uma amiga que trabalha no Instituto Butantan foi a uma reunião em Brasília com uma comitiva do ministério da saúde da venezuela. Estavam desesperados atrás de vacinas. Os americanos não vendem para eles. Expulsam embaixadores, jornalistas, o Bush “huele a sufre” e depois não conseguem negociar com os gringos. Lei de Talião.

  • Pessoal… Não se trata de opção, por que essa não temos…
    de um lado os “poderosos” do outro quem é a situação que
    está no poder…porque não tem solução? por que a solução
    conflita com interesses de um lado e do outro… e isto está
    perpetrado em nossa condição humana…temos anseios de
    Justiça, mas preguiça de entender, estudar… Mudar um
    sistema exige foco na mudança … Não de pessoas ou partidos
    mas de postura e comportamento…e isso só se consegue a
    longo prazo com educação e perseverança…sempre… em todos
    os âmbitos… Inclusive nestes comentários.

  • Edu,

    Sei como é instrutivo – e até estimulante, às vezes – ler comentários dessas amebas reacionárias. Permitir que idiotas controlados pela imaginação dos outros tenham o mesmo tratamento que aqueles que vêm à procura de informações seguras é um exercício de grande desprendimento, quase angelical, conduzido por você neste espaço.

    Entretanto, esse período que antecede as eleições não me parece propício para instruir ninguém, porque instrução exige coração e mentes abertos, abre nossa guarda para aceitar novos conceitos, ficamos vulneráveis em nossas crenças. O contato com o ódio nesse estado de espírito só pode desorientar, confundir e ferir, e certamente em nada vai ajudar em nosso desenvolvimento.

    Quem age a mando ou a soldo dos que têm muito a perder com a democracia têm um único objetivo: desagregar. Desagregar pela desinformação, pela diversão ou, se nada mais funcionar, pelo ódio, como deseja O Príncipe, incluindo o de Maquiavel.

    Sabemos que para identificar e isolar um desagregador é necessário apontá-lo e abrir o jogo dele ao mesmo tempo, e por tempo suficiente para que fique claro seu propósito para quem entre em contato com seu veneno. Tem que ser trabalho contínuo, porque esses vermes, como mercenários que são, têm um arsenal à sua disposição e se multiplicam nos próprios dejetos (não dá para diferenciar seus cérebros de seus intestinos).

    Sabemos o que fazer e temos onde nos manifestar, mesmo que alguns puxões de orelha sejam necessários para nos relembrar. A luta continua.

    Um abraço,
    Armando.

        • Tem sim, Maurício, mas há uma grande diferença entre tropeços ou erros de iniciantes e censura, distorção ou manipulação.

          Nossa história, que começa aos poucos se sustentar, indica claramente o uso político das concessões de comunicação para “contrabalançar” o poder do Governo. Ou seja, considerando-se a abrangência e o poder de uma emissora de TV, ou grande jornal, essa contraposição deveria ser justa e esclarecedora, unindo conhecimento, prática e um grande futuro como guia. Mas não é o que está acontecendo, é uma estratégica maldosa e pende sempre para o lado de quem tem mais liberdade para publicar, juntando a capacidade de influenciar à oportunidade de fazê-lo a qualquer tempo e em qualquer lugar.

          Posso dizer-lhe que errar em jornalismo não difere em nada de errar em publicidade, ou em engenharia, ou em qualquer outra atividade que admita uma correção eficiente a tempo. Por outro lado, conceder-se o privilégio de poder errar à gosto arguindo a proteção da liberdade de expressão é um abuso chancelado pela ditadura e que está com seus dias contados. Se liga.

        • Nenhuma manipulação, censura ou desinformação que seja tão flagrante, tão costumeira, de tanto alcance e nem tão cínica.

          Esse é o grande problema. Vcs passaram de todos os limites do tolerável. É manipulação todo dia e sobre praticamente tudo.

          A imprensa faz terrorismo e distorce completamente a realidade. Quem a lê acha que a economia piorou, mesmo que todos vejam e sintam dia a dia que melhorou.

          Não falta muito pros jornais começarem a dizer que o problema é justamente o aumento dos salários – que é não apenas a razão, mas o grande índice da melhora da economia – é o “problema” do país. Aliás, já vi uns coxinhas dizendo isso pelas redes sociais.

      • Olha, até aqui, tava tudo bem. Me divirto com os comentários de todos, de um lado e de outro, porque realmente admiro espaços que são verdadeiramente democráticos, incluindo a defesa de opiniões contrárias, como sempre defendemos desde os anos 60. Mas confesso que não curti essa possibilidade de que os meninos tucanos sejam cortados. O debate, por mais inócuo que pareça, é útil. Pra mim, fica valendo como aqueles FAQs em sites de produtos. A gente lê argumentos cheios de lugares-comuns e vê contra argumentos bem embasados. Enfim, democracia pra mim é multilateral. Deixa o povo espernear!

  • Edu, com absoluta certeza todos robôs teleguiados da mídia acessaram o seu blogue hoje.

    Fico imaginando estes robôs nas sua redações comentando sobre, seu execelente texto , com cara de trouxas.

    Olha aí cambada de golpistas, safados, hoje temos internet o contraponto que está destruindo os patrões de vocês.

    Podem distorce e falar a merda que quiserem para papagaios e coxinhas ressentidos, poque o fim está próximo.ainda mais agora que Lula entrou na campanha pela regulamentação democrática da mídia .

  • Para quem tem dúvida de que o Brasil precisa de Lei de Médios como na Argentina aqui na América do Sul, e em todos os países desenvolvidos, Inglaterra E.UA, etc. eis aí um grande exemplo de sonegação de informação, conflitando com a nossa Constituição que prevê nos seus artigos 220 e seguintes lei os regulamentando a fim de que cesse esse absurdo. Já tivemos recentemente o bandido Carlinhos Cachoeira pautando a Veja através do jornalista Policarpo, o caneta… Até quando o Brasil vai merecer jornalistas bandidos a serviço dos canalhas donos da mídia corporativa venal.
    O mau caratismo não pode ser a regra em nosso país, o nosso povo solidário e de boa índole, não pode ser pautado diariamente por ações mafiosas . Por isso que a regulamentação se faz urgente para o bem do Brasil, da democracia, do nosso povo!!!

  • Olá Edu, tudo bem contigo?

    Cara, na boa, eu até posso continuar revoltado com tudo isso que o PIG faz com o governo e o PT, mas fala sério, o governo do PT acabou de fechar convênio com a Globo pra institucionalizar a fundação deles para fazer ensino oficial.

    OU SEJA, o governo do PT contratou a Globo pra ensinar o povo a odiar o PT…

    Assim, sinceramente, Edu, não dá! Até entendo a sua posição de falar que nesse ano não dá pra bater no governo com nossas posições mais políticas enquanto militantes porque é um embate maniqueísta, é pró Dilma ou contra a Dilma na eleição…

    MAS não adianta vc ou todos nós ficarmos querendo defender o governo que faz uma merda como essa atrás da outra.

    Desculpa aí o desabafo.

    Abraços, William Mendes

      • Acontece que a metodologia de ensino usada na Fundação tem base consolidada no método dialógico de paulo freire. Leitura de mundo! Acontece tb que a fundação forma mais professores críticos que muiiiitas secretarias de esquerda. São as contradições do Brasil….estou a disposição para comprovar o que afirmo.

  • Isso é perda de tempo. Esse governo, como os outros que vieram, (PT, PSDB,…) se mostraram corruptos e quando não omissos. Fora com toda essa corja (PT/PSDB/PMDB e por aí vai)

  • Boa noite Eduardo.
    Que nao sou petista, nao é segredo. Participo do teu blog a bastante tempo e nunca fui destratado, menosprezado. Penso, (salvo melhor juizo), que deverias nao publicar comentários ofensivos, agressivos e desrespeituosos, sem uma minima argumentaçao por parte do comentarista.
    Um abraço.
    Saul Athayde.

  • Concordo que pinçar algumas frases isoladamente, faz com que essa pareçam piores.

    O povo brasileiro realmente está acostumado a se virar para ir ao estádio, seja a pé, de carroça não importa… desde que possa ver o seu time do coração.

    Mas isso só acontece porque o serviço de transporte público é precário em todo o país. E me desculpem, mas o fato da população reivindicar um serviço melhor não é babaquice. Ou temos que parar no tempo como Cuba?

    Vivemos em uma democracia, e democracia permite que o povo participe dos rumos de sua cidade, estado e país, e nada mais justo do que revindicar pelo que lhes é de interesse.

    Querer um transporte rápido, de fácil acesso e de qualidade até aos estádios, assim como nos países desenvolvidos, não só é direito, mas dever do cidadão cobrar do governo. Ou porque nunca tivemos, continuaremos sem ter e não poderemos nunca melhorar?

    Não somos Cuba, não vivemos uma ditadura, não queremos parar no tempo, não somos babacas por isso.

    • Lula não disse que “reivindicar um serviço melhor” seja “babaquice”, ele disse que pedir metrô dentro de estádios só agora, como nunca aconteceu, é “babaquice”. Lula deu aos brasileiros possibilidades de comprar carro e quando a direita reclamou ele disse: que alarguem as ruas, porque pobre tem direito a ter carro também”. É uma indignidade a distorção que pessoas como você fazem. Pinçar a frase de Lula e apresentá-la da forma como você a entendeu é uma sacanagem.

  • Há dois aspectos na “babaquice” da mídia referente a Lula.
    Primeiro, é uma tentativa desesperada de censurá-lo pela intimidação. É como se dissessem: não fale muito, Lula, que sempre vamos escolher justamente o ponto que mais for possível te comprometer.
    Neste ano de eleições, eles temem o apoio de Lula para postes indesejáveis (atenção, mesmo Dilma não deixa de ser poste para eles.).
    Desnecessário dizer que é uma bobagem, afinal, embora com sucessos emblemáticos, inúmeros candidatos apoiados por Lula em 2010 e 2012 não tiveram êxito.
    O segundo ponto é um devaneio. Esse caso da “babaquice do metrô” é revelador. Os patrões e os editores piores do que os patrões parecem ver nos improvisos de Lula, em suas falas desabridas e em sua sinceridade bonachona, oportunidade de sair alguma espécie de “comam brioches” ou coisa do gênero.
    Acreditam muito no que poderíamos chamar de “síndrome de Maria Antonieta”. Na cabeça de bagre dos que escolhem pautas certamente veio a ideia de que a fala de Lula poderia, com algum esforço, representar um desdém com transporte público e com o conforto do torcedor.
    Quem sabe – sonhar não custa – no outro dia ver-se-iam multidões nas ruas, prontas para derrubar o “regime” insufladas pela fala de Lula.
    Imaginem as ruas lotadas como junho do ano passado, com um ou outro portando cartazes do tipo “não somos babacas, Lula”. Seriam dois ou três, mas a imprensa nos faria acreditar que eram milhares.
    Lula certamente não vai se intimidar e continuará falando.
    E ele fala bastante, não tem papas na língua e quebra protocolos na boa.
    Preparemo-nos, portanto, pra muita distorção, forçadas de barra, ultravalorização de acessórios etc.

  • Reforço o que escrevi no seu texto seguinte.
    É muito amadorismo e até um pouco de burrice de vocês deixar passar uma oportunidade de ouro dessas, não conseguindo fazer nenhum registro em vídeo decente, nenhum áudio, nada. Tão fácil, tão fácil ligar o gravador de som do telefone, colocar no bolso e ir lá.
    Agora só tem história para contar e “acredite se puder”.

  • Caro Edu e demais leitores, boa tarde.
    É realmente uma babaquice esta distorção da fala do Lula. Em nenhum lugar do mundo metro e trens ficam na portinha dos grandes mobiliários urbanos( hospitais policlínicos,universidades, salas de concerto e etc) geralmente eles se encontram perto, bem perto. O que significa uma distância de até 500m. Vários fatores contam para isso, mas não vou declina-los.
    O ex-presidente explicitou isso em seu linguajar direto e popular, nunca neste país se cobrou um padrão tão alto para serviços públicos; mais alto até que os padrões internacionais. Metro na portinha do estádio é coisa de madame de massa cheirosa, que jamais gostou de futebol e andou de metro e trem no Brasil.
    Na Alemanha e França talvez…, mas não para ir ao Stade de France ou o Allianz Arena;caso contrário saberiam que estes equipamentos, sedes de final de Copa do Mundo, estão mais distantes do metro e trem que o Maracanã e o Arena Corintians.
    Confira o lance no replay ou no google earth: O Allianz fica à cerca de 1km em linha reta desde a estação U6 dos trens de Munique, o metro mais perto do Stade de France é a estação Saint-Denis – Porte de Paris M13 que dista-se 500m, a Arena do Coringa fica 400m “longe” da Corintians-Itaquera e O Maraca, Ah o Maraca, fica a absurdos 220.000mm da estação Maracanâ e àinda mais absurdos 800.000mm da estação São Cristóvão.
    Metro mais pertinho dos estádios só nas cabeças de jaboticaba do PIG. Para quem viajará milhares de milhas para curtir a festa da copa, 500m, 1km, 2km ou 5km a pé é festa; para quem vai ao estádio toda a semana, é festa toda semana- birita, zoação e desopilação.
    O que importa é a qualidade do metro e trem do dia nosso de cada dia; esta, contudo, não virá, no nível que queremos, com os soluços de investimentos. Há que se ampliar nossa rede e melhorar trens estações diuturnamente.
    Vai ter copa, A Copa de Todas as Copas, e vai ter festa, pois até a pé nós iremos| que Brasil tua imensa torcida é bem feliz|do norte ao sul do país| seja na terra, seja no ar| Salve o Corintians campeão dos campeões e o Botafogo campeão desde 1910| meu avô era tricolor de coração e quem da bola é o Santos|a torcida brasileira é assim a começar por mim.
    Quem apoiou em 1970 o pra frente Brasil não pode nos dar lição de casa.

    • A famiglia Frias, que apoiou a Ditadura Militar e emprestou seus furgões para os serviços sujos, nunca reclamou do PSDB, nem mesmo quando o PSDB fez maquetes e metrôs cenográficos para enganar os eleitores nas eleições.

      Agora o PSDB inaugura com pompa e festa o volume morto do Sistema Cantareira, mas a famiglia Frias não questiona essa maquiagem tucana.

  • Edu, será que no próximo mandato a Dilma vai ter a coragem de criar a Lei de Médios?

    O setor de comunicações precisa ser regulado, não pode ficar concentrado na mão de poucos grupos como é hoje. É um poder desproporcional na mão de poucos, isso abala a nossa democracia.

    O que me preocupa é que, enquanto eles tiverem todo esse poder, mesmo eles tendo falhado sempre que tentaram derrubar o governo, uma hora eles podem ter sucesso. Você não acha?

Deixe uma resposta