Abertura da Copa encanta o mundo, apesar das críticas no Brasil

Reportagem

No dia 13 de junho último, o jornal Agora, do grupo Folha, estampou manchete sobre a abertura da Copa de 2014, em São Paulo, na Arena Corinthians, ocorrida no dia anterior: “Abertura da Copa do Mundo tem festa Mixuruca”. Confira, abaixo, a matéria.

Como sempre, a grande imprensa brasileira é monocórdica – todos os veículos e “analistas” acabam disparando sempre as mesmas opiniões. A cobertura dessa imprensa sobre a festa de abertura da Copa de 2014 seguiu essa premissa.

Pouco ou nada se viu em nossa imprensa, porém, sobre o que disseram no exterior sobre o assunto. Todavia, Gabriela Guimarães, a filha do blogueiro que reside em Sydney, Austrália, há quase seis anos, onde estuda e trabalha, pode nos ajudar nessa questão.

Gabi enviou vídeo de um programa da tevê australiana sobre a abertura da Copa. Infelizmente, porém, o áudio do vídeo ficou prejudicado e o Blog não teve como transcrever a locução.

O relato de Gabriela revela que, à diferença dos brasileiros, na Austrália e na Europa as reações à abertura da Copa de 2014 foram diferentes. Abaixo, o vídeo gravado por Gabriela.

 

 

Segundo a “correspondente” honorária do Blog, os australianos e veículos da imprensa europeia entenderam de forma diametralmente diferente a abertura da Copa. Esperavam estereótipos sobre o Brasil, com mulatas seminuas e tom carnavalesco, mas o que viram os encantou.

A imprensa estrangeira apreciou a simplicidade e a originalidade da festa, considerando-a diferente de tudo que se viu em Copas anteriores. Em muitos veículos da imprensa estrangeira o tom da cobertura foi o de que, muitas vezes, menos é mais…

A simplicidade e a modéstia são demonstrações de elegância. O Brasil mostrou ao mundo que não depende de estereótipos para organizar uma bela comemoração. Menos para nossa elite brega, para a qual o exagero e a opulência são sinônimos de “bom gosto”.

*

PS: um novo vídeo, agora com áudio e transcrição em português, ainda será apresentado aos leitores.

113 comments

        • “COXINHA” “COXINHA” “COXINHA” “COXINHA”? Se tem alguma lição que pode ser tirada destas vaias,vindo das elites e vips , com certeza é que a Presidenta Dilma esta no caminho mais que correto , nada incomoda mais esta gente com complexo de vira latas , mais uma vez mostraram ao mundo seus status quo ; basta ver a revolução o governo do PT tem feito nesses 11 anos de governo , da classe media ate o mais humilde das pessoas foram beneficiadas por algum programa deste governo , até esta elite nefasta ,papagaio de piratas , repetindo sempre a mesma ladainha ,” não vai ter copa ” , mas lotaram os camarotes vips .

          “Até algum tempo atrás, eles não tinham essa necessidade de diferenciação. A diferenciação se dava naturalmente, com a absurda desigualdade social das metrópoles brasileiras. Hoje, com cada vez mais gente ganhando melhor e consumindo, esse grupo social busca outras formas de afirmar sua diferenciação. Para isso, muitas vezes andam engomados, se vestem de uma maneira específica, são ‘politicamente corretos’, dentro de sua noção deturpada de política, e nutrem uma arrogância quase intragável, com pouquíssima tolerância a qualquer crítica.”

  • Logo que acabou o jogo eu tive que sair e encontrei uma pessoa, provavelmente uma “pessoa de bem”, dessas que assinam uma revista brasileira para pessoas de bem.

    Ela me perguntou sobre o jogo, e eu falei que não curti o primeiro tempo, e que o Brasil não mostrou o mesmo futebol da Copa das Confederações, mas que estava bom demais ter ganhado. Ela discordou, e falou que o Brasil jogou bem até no primeiro tempo… Até aí tudo bem.

    Fora das redes sociais há muito tempo, e sem ter lido as notícias do dia (que relatavam conflitos em vários estados) analisei a abertura da Copa sem nenhuma influência “externa”, achando que estava tudo uma calmaria só, e que povo e imprensa tinham aceitado definitivamente a Copa.

    Achava, desde sempre, que algum dançarino iria fazer alguma gracinha, algum protesto para envergonhar a Dilma, mas aconteceu que tudo rolou perfeitamente. E foi bonita a apresentação, sem firulas, expressou bem o Brasil – foi o que eu e minha família pensamos (eles também sem influência destrutiva das redes). Qual o problema em dizer que teria sido uma verdadeira porcaria?

    Aí a pessoa de bem que encontrei solta essa: “e a abertura, hein?”

    Eu, na maior inocência, desconectado do mundo naquele momento, me adiantei: “foi bacana, né”

    “Bacana!!!! Foi indecente. Que coisa mais indecente! Mais bizarra…”

    Espera aí: indecente por causa da roupa da J. Lo?, eu perguntei, ainda sem perceber uma coisa importante.

    “Não, indecente porqueeee…. foi indecente… aquelas… foi uma indecência para o país… foi pobre, miserável…”

    O país é pobre, né?, eu disse, achando que a revolta dela era contra a “simplicidade” em si, sem muita tecnologia, efeitos especiais.

    Ela, a pessoa de bem, ficou desconcertada com isso. Essas pessoas de bem não gostam nem de ouvir falar a palavra “pobre” e não gostam de ser lembradas de que não vivem nos EUA como gostariam.

    Foi aí que caiu minha ficha: ela repetia os compartilhamentos dos parentes de bem nas redes sociais, que por sua vez repetiam “as ordens” da mídia golpista.

    Quando cheguei em casa, não deu outra: agora as pessoas pediam o samba e as multas, um carnavelesco para mostrar o Brasil… Espera aí, mas essas mesmas pessoas de bem, em dias normais, desprezam esses clichês! E outra, se fosse feito isso, teriam espumado contra a “pobreza e a simplicidade” da abertura.

  • Vou aguardar a versão original…pq essa Eduardo, do video sem audio mas a filha garante que todos elogiaram, foi dose.

    Te mando 3 videos da europa achando mixuruca a apresentação contra cada um de seus com audio!!

    Cada uma..

    Tenho uns videos tb, com os comentários da imprensa européia, falando sobre a vaia contra a PresidentA

  • Apesar da Campanha toda da mídia, dos coxinhas e da oposição sem rumo, a Copa está sendo, pelo menos até agora, um sucesso de organização. Nem todas as obras de mobilidade foram entregues, mas o legado já é percebido claramente. Faltam ser entregues muitos viadutos, Túneis, Avenidas etc. Dilma, No primeiro turno !

  • Agora vi o audio….os caras estavam é dando risada…das árvores ou que quer que aquilo era para ser.

    De resto é só olhar a cara de gozação deles quando falar que não entenderam certo o que significavam aquelas figuras.

    • Atonio Villanova? Já percebi pelo nome que você é analfabeto de pai e mãe, já que nem registraram teu nome direito (ATONIO!?). Além disso é analfabeto também em inglês, afinal todos os apresentadores elogiaram a abertura e estavam de bom humor. Faça um cursinho de inglês e deixe de ser ignorante (já que tua burrice é incurável).

    • VillaoNova, então você viu que os repórteres tiraram sarro do Brasil. Você fez a leitura labial do inglês deles!

      Villão Nova, você não vai indicar os links dos vídeos europeus criticando a abertura da Copa mixuruca?

      VillãoNova, o teu discurso mixuruca não vai beneficiar em nada o teu candidato mixuruca (Aécio Never).

    • Você disse que tinha vídeos com comentaristas estrangeiros falando mal da abertura da Copa e não colocu os links dos vídeos. Estava mentindo então? Coloque os links dos vídeos que você disse que tem. Para mim é mentira sua, se não é, coloque os links então.

  • Eu esperava que a mágica e colorida BOLA=FLOR saisse voando egirando ao final!!!!Poderia haver mais efeitos especiais…..Foi uma bela VITRINE do BRASIL,de nossa natureza e do nosso povo,colorido e FELIZ!!!!Esta COPA já é um sucesso e vai deixar obras que seriam realizadas em 50 anos[se fossem…]É isto que a OPOSIÇÃO RAIVOSA não tolera!!!As vaias são armas dos COVARDES e dos INVEJOSOS!!!!E ainda querem voltar ao PODER!!!DEUS NOS LIVRE!!!

  • … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  • ♫ Pois é. Mas não se esperava outra coisa do folhetim marrom “Agora”, herdeiro direto do “Notícias Populares”; se bem que o “Notícias” era mais inventivo e engraçado, com suas manchetes “Cachorro fez mal à moça” e “Macaco tarado não podia ver calcinha”. O curioso é que publicações desse tipo possivelmente sobrevivam durante mais tempo que o restante dos jornais impressos, mesmo com a disseminação dos tablets entre a massa ignorante freguesa do feicebuque e que tais. E sempre servirão para embrulhar peixe ou forrar a lata do lixo…

  • Ainda bem que abandonaram o clichê de capa de DVD da Globo sobre o carnaval que espalhava ao mundo a imagem do traseiro enorme e em franca exposição de uma mulata praticamente nua, em provocante exposição rebolativa, a milímetros do nariz de um negro magérrimo, desdentado e tocando um pandeiro e fazendo aquele movimento com a língua que todo mundo sabe o que significa. Foto síndrome da submissão sexual da mulher brasileira: pobre, negra e disponível e que se “acaba” de felicidade no sambódromo. Imagem ícone das escolas de samba, do carnaval carioca e dos bons negócios da tv e do turismo no Brasil. Como é que até hoje os movimentos feministas não se revoltaram com essa exploração de imagem de incrível mau gosto que passa ao exterior uma ideia das mais acachapantes para a cultura brasileira, mas que é incentivo impresso até em pôsteres de companhias de aviação e agências de turismo visando os lucros com o turismo sexual?

    • Quandoa Marta Suplicy tornou-se Ministra do Turismo, uma de suas primeiras providências foi mudar a propaganda sobre o Brasil. Fui para a Europa logo depois e não vi cartazes fazendo a apologia e apresentação dos traseiros nacionais. Até porque numa outra oportunidade antes disso, um italiano perguntou-me porque eu era branquela e porque, vamos dizer meus traseiros não eram tão volumosos. Percebi que eramos estereotipadas. Mas isto mudou e agora nos veem com outros olhos. Ainda bem!

  • Caro Eduardo,

    É isso aí. Não há como a Copa do mundo no Brasil não seja um sucesso. Só os invejosos não percebem isto. É uma verdadeira festa que está encantando os milhares de turistas que estão no Brasil.

    Abraços,

    Herbert.

        • como é que pode o cara mora no Brasil um país latino AL e acha a coisa mais linda do mundo denegrir e falar mal do país, os coxinhas queriam o que uma abertura que nem das olimpíadas, nunca estão contentes com nada, só sabem reclamar de barriga cheia…nada presta isso e aquilo se encontram um papel de bala jogado no chão de um destes estádios ficam bem histéricos e sobem pela paredes…posso até imaginar o que vão falar: “imagina se na europa vai ter papel de bala jogado no chão, esse país não tem jeito”

          esse Antonio não passa de um estagiário da grobo, mostrando serviço para o seu sinhozinho!!

          • Caro Fernando,
            O que mais acho nojento nessas criaturas chués que vem comentar aqui, é o fato de serem na sua grande maioria totalmente ignorantes — nos dois aspectos — tanto o de ignorar quanto no de ser estúpidos, grosseiros e sem educação. O conhecimento deles é igual ao conhecimento de uma anta! Ao se afastarem da repetição, se perdem e ficam sem rumo, aja vista, nenhum deles responde a nenhum questionamento! Chegam com ares de debatedores políticos, mas não passam de papagaios amestrados! Os europeus não são mais educados e civilizados dos que nós latinos. Apenas as leis de lá funcionam e por essa razão criou-se hábitos de bom costume, como todos os povos civilizados! Conheço europeus que veem ao Brasil e passam a reproduzir o mesmo costume de brasileiros mal-educados! Tenho uma colega que mora numa pequena cidade da Alemanha e já pagou multa duas vezes por jogar papel no chão! Já pegou uma multa de trânsito, quando voltou para casa a multa já estava esperando por ela e teve que pagá-la em menos de 24h! Essa choldra pensa que a Europa ou os Estados Unidos se tornaram civilizados por ordem do divino espírito santo ou por passe de mágica! Foi a elite desses países que contribuiu de modo decente com pagamento de altos impostos e não sonegando imposto como faz, quase sem exceção, toda a elite brasileira! A corrupção grassa no Estado brasileiro porque nossa sociedade é corrupta, desde o pequeno ao grande empresário. A Rede Globo é um belo exemplo dessa canalhice e seus dirigentes pousam de homens honesto e sérios e preocupados com o destino do País! Quem paga realmente imposto no Brasil, somos nós consumidores, e só por isso todo brasileiro paga imposto! Contudo, como o imposto no Brasil é pago de forma regressiva quem ganha menos paga mais. E quem tem grandes lucros e fortuna não paga nada. Quem compra um carro de R$30.000, no Brasil paga imposto altíssimo, mas quem compra um jato ou um barco de luxo, não paga nada. Por obra e graça do senhor Fernando Henrique Cardoso que criou leis para protegê-los! E a classe média ainda quer votar neles — PSDB! Querem uma sociedade civilizada? Sejam honestos e civilizados. Querem uma sociedade de antas amestradas? Sejam antas, violentos, desonestos, canalhas, cretinos e continuem repetindo e demonstrando para os dirigentes do Brasil e do mundo toda a sua “civilidade e boa educação”, como fizeram com a presidenta Dilma! Quanta canalhice!! Quanta covardia!!! Quanta hipocrisia!!…
            Maria Antônia

  • O Brasil jogou bem demais, mas o destaque fica para a nossa defesa que não deu chance aos croatas de fazer um único gol que fosse. Nós mesmo é que marcamos o gol croata.

  • Ah, fala sério, você realmente gostou da abertura? Num país que tem o Carnaval, a Festa de Parintins e as quadrilhas de São João no nordeste aquilo foi uma abertura bem mixuruca não é mesmo?

    • Aloísio,
      Vou te dá o benefício da dúvida — vou pensar que você é apenas ignorante! Quem organiza as Olimpíadas, o Carnaval, a Festa de Parintins, as Festas de São João e quem organizou a abertura da Copa?! A quem pertence as primeiras quatro festas e a quem pertence a Copa do mundo?! Você sabe porque é chamada Copa do Mundo?!
      Nada, absolutamente nada pode ser mais mixuruca do que a mentira, o engodo, a canalhice e a sordidez, contudo para vocês é o suprassumo do bom gosto e da manifestação da grandiosidade humana — a de vocês,certamente!
      Maria Antônia

      • Por que a agressão Dona Maria? Achei pertinentes as críticas, foi sim uma abertura muito decepcionante. Mas não era a Copa do “Brasil”? Quer dizer que até nisso a Fifa decide sozinha?

        • O que acho ridículo é dizer “foi sim uma abertura decepcionante”, senhora Flávia. A senhora acha que foi. Fale por si. Diga assim: “eu acho que foi decepcionante” ou “foi decepcionante para mim”. De resto, cadê o “caos”, cadê os estádios que não ficariam prontos? Está tudo aí, tudo funcionando, aeroportos, portos, vias de acesso, estádios. Elogios pelo mundo todo. Mas pode se enganar. Seu partido acha que vai ganhar a eleição falando mal da organização da Copa, mas vocês serão derrotados de novo. Não haverá mídia que faça este povo esquecer o que foi o governo do seu partido

          • Caro Edu.
            Os deselegantes são assim mesmo.
            O que eles queriam era que fosse uma abertura monumental, caríssima, para poderem fazer baderna nas ruas, xingando e gritando que o dinheiro poderia ter sido usado em saúde e educação.
            Além do mais, não estão acostumados com a beleza das coisas mais simples.
            Abraços.

      • Senhor Aloísio e/ou senhora Flávia,
        Definitivamente, no passado, no presente e para toda a posteridade a dignidade e a honestidade não fizeram e não farão parte do modo ser de vocês! Seus amigos e companheiros de ideologia política violentam a presidenta da nação, e vocês aplaudem como uma atitude chique e decente! Eu faço alguns questionamentos contundentes, e o/a senhor/a diz que o/a agredi! Façamos uma troca de gente civilizada! O/a senhor/a responde às perguntas que lhe fiz e rebate todas elas de modo civilizado, e eu retiro todas palavras — mentira, engodo, canalhice, sordidez — que é o correspondente ao caráter podre de vocês, e ainda peço desculpas. “E aí, vamos conversar?”
        Maria Antônia

  • A abertura foi padrão. Sempre é meio rala mesmo, não é igual olimpíada.
    Na internet há várias comparações.

    Podia ficar sem a j-lo e o careca, contudo.

    Já o exoesqueleto, foi uma decepção. Em todos os sentidos, especialmente a localização .

    • Decepção???? Por que o Brinco não questiona a famiglia Marinho que não quis mostrar o Exoesqueleto?

      Até o desenvolvimento de pesquisas no Brasil a famiglia Marinho é contra! Isto mostra o quanto ela defende os interesses estrangeiros.

  • A questão é que tem muita gente, por ignorância ou má fé, confundindo abertura de copa do mundo, que sempre é seguida do jogo de abertura e por isso a desocupação do gramado deve ser rápida, com abertura de olimpíada, que é é um dia especial, só prá aquilo e geralmente escolhem o período noturno que oferece mais possibilidades de efeitos de luz. O O que mais ouvi foi a comparação com a China, que foi a última olimpíada.
    E depois, como não tinha mais o que criticar mesmo, né?
    Andei pela av.Paulista hoje cedo e senti um clima muito interessante, cosmopolita (mais do que o habitual), todo mundo alegre, uma profusão de cores e sotaques. Os estádios estão maravilhosos.
    Estou orgulhoso e me sinto privilegiado por estar vivendo este momento.

  • Completando, fiquei impressionado com a galera argentina, que ocupou o RJ e pelo jeito bebendo todas, espero que não dê nenhum B.O.
    A chegada de 3 mil mexicanos de navio amanhã em Fortaleza também promete.
    De fato é o maior evento que tivemos aqui no Brasil.

  • O blogueiro mostra um video sem audio como prova que a abertura da copa encantou o mundo.
    Ora senhor, há leitores que acompanham a imprensa internacional e o que se viu e leu dá para resumir com duas palavras; show pifio.
    Gastaram 18 milhões para mostrar o que o senhor chama de simplicidade e modéstia e se ainda não perdi o senso de proporção, 18 milhões é uma fortuna.

    • Mas o “show” foi organizado por quem? O evento é FIFA. Acho que foi tudo coisa dela mesmo….

      Foi simples, mas a filmagem nao ajudou- a composição geral, nas tomadas abertas era até legal.

      As copas têm aberturas simples mesmo.

      O jogo é que importa.

        • Quem insultou primeiro foi o senhor ao gratuitamente colocar em dúvida uma afirmação do Eduardo Guimarães.
          Para mim é muita falta de caráter alguém, sem ter evidência alguma, afrontar o dono de uma casa estando dentro de seu domínio.
          Se quer ser respeitado aprenda primeiro a respeitar.

  • Edu

    Como haveria jogo logo em seguida, a abertura teria que ser mesmo bem simples, para não prejudicar o gramado, além do tempo de desmonte da parafernália. Se conseguir veja a abertura da copa 2006.

    Abraço

  • De um comentário que li
    “O último dia 12 de junho de 2014 poderá ser marcado no calendário como “O DIA DA INFÂMIA”. A data em que afloraram essa face já conhecida, decerto, mas sempre reservada às redes sociais, blogs, murais de mídia, e em manifestações aqui e ali. A catarse que não foi catarse, porque pensada e urdida, não teve como alvo apenas uma senhora de 66 anos e já avó. Não.

    Usaram a abertura da Copa para fazer campanha politica. Nunca havia lido uma unanimidade dos críticos deplorando a falta de educação

  • Saudações!

    Caro Eduardo, que elite é esta que odeia seu país, seu povo… nega-lhe tudo, tão somente vislumbra este povo como serviçais dóceis: motoristas, cozinheiras, jardineiros… sem direitos, sem história…
    Tenho medo, pois a cada dia acho que são capazes de entregar o país a qualquer ente, desde que não ao povo.

    Abraços, Domingos

          • Ah é, Villãonova?!

            E quem roubou? Quero saber os nomes.

            Quanto foi roubado? Quero saber até os centavos do valor subtraído.

            De onde foi roubado? Qual órgão ou instituição governamental foi roubada.

            Mas se você não tiver esses dados, como sei que você não tem mesmo, não há problema algum, até porque, posso perfeitamente entender que você só está medindo os outros pela graduação de sua régua.

            Com toda certeza sua referencia é a sua própria família.

          • VillãoNova, o que não pegou, pois as famiglias do PIG escondem de todas as formas, foi a corrupção promovida pelos tucanos desde 1988. Isto não pegou, pois o partido do PIG é o PSDB. E o PIG esconde de todas as formas os desvios do dinheiro público praticado pelo PSDB.

            Quanto à Copa, ela pegou, mesmo contra a vontade do PIG e do VillãoNova.

            VillãoNova, é por coisas como essa que você esconde, que é necessário a Ley de Medios, pois com ela as falcatruas do PSDB seriam mostradas, aí o Brasil todo saberia quem é PSDB e quem são os seus seguidores.

  • No video aqui mostrado o locutor principal refere-se à obertura como interessante e cara e pergunta a opinião dos demais. Um deles diz que foi bacana mas que não sabia muito bem o que significavam aquelas árvores e outro diz que sentiu falta dos grandes jogadores do Brasil.
    Na opinião do jornal Bild (Alemanha) dominou a estranheza sobre a presença de astros internacionais e sobrou uma crítica para as calças ridículas do Pitbull. O L’Equipe da França achou tudo muito sem graça e sem imaginação. O The Guardian ingles não teceu nenhum comentário.
    Na minha modestíssima opinião ficou a sensação de algo feito às pressas e de qualquer jeito, mas aí é mera questão de gosto, tem mulher que eu acho bonita e outros acham feia, tem comida que eu não gosto e que muitos acham uma iguaria. O que há de tão antipatriótico em não gostar de uma festa que é mero detalhe e da qual ao final da Copa ninguem sequer se lembrará? Qual o mal em querer o melhor para um evento realizado em nosso país, e daí ressaltar os pontos que se julga falhos?

  • Edu,

    A “Falha” fez um filme para exaltar as tais “jornadas de junho”. A julgar pelo trailler, parece confirmar aquilo que sempre soubemos, o movimento não era ‘sem partido’ e, sim, sem UM DETERMINADO ParTido. Aguardo seus comentários sobre a obra, quando puder ver. Eu, felizmente, moro em cidade onde o filme não será exibido.

  • Se abertura foi boa ou ruim , feia ou bonita, se os estrangeiros gostaram ou não, o governo federal não teve absolutamente nenhuma responsabilidade nisto! Que elogiem ou critiquem, quem à organizou, que foi a FIFA…

    A copa é um evento privado, sendo de propriedade e responsabilidade da FIFA todo o espetáculo que acontece dentro dos estádios, inclusive a festa de abertura da Copa, que NÃO foi de responsabilidade do governo brasileiro!

    A festa de abertura foi toda organizada e paga pela FIFA, que foi mão de vaca e fez algo simples para não gastar muito! Apesar desta ser a mais lucrativa copa de todos os tempos…

    E ainda, com participação da Globo, a FIFA censurou o exoesqueleto do Nicolélis, impedindo que o paraplégico caminhasse até o centro do gramado para dar o pontapé inicial sob alegação que “estragaria o gramado” ( se fosse este o caso, bastava forrar o caminho na grama com uma passarela…) e dedicando APENAS 1 SEGUNDO de cobertura ao chute do paraplégico.

    Na verdade , o evento do exoesqueleto que era para ser o mais marcante e a única parte da festa de abertura que o governo tinha participação direta ( através das verbas destinadas as pesquisas de Nicolélis) e que demandaram cerca de 7 anos de pesquisa aqui no Brasil, fora outro tanto no EUA. Foi justamente todo este louvável esforço que foi sabotado e boicotado, tanto pela FIFA como pela Globo!

    • Tá explicado, Fred.

      Muito bem explicado, por sinal.

      Agora só nos resta torcer para que o seu xará que joga no escrete canarinho tenha ao menos metade de sua precisão e faça uns dois gols.

      Abração, Fred. Lembranças à Vilma e a Pedrita.

  • O show foi encantador. Finalmente o Brasil apresentou o Brasil, e não o Rio de Janeiro, como sempre acontecia. Mostrou que o Brasil tem muito mais coisas além de Rio e São Paulo. Infelizmente, ou felizmente, dependendo do ponto de vista, mostrou que tipo de gente está tentando tirar o “lulopetismo” do poder. Uma escória endinheirada mas arrogante, tosca, sem educação, sem respeito pela maioria que os derrota nas eleições, pelas autoridades, pelas famílias que frequentam os estádios, que não devem respeitar nem pai nem mãe, se é que têm. Pela primeira vez na vida tive vergonha pelo Brasil. Quem não sabe respeitar as autoridades constituidas são os mesmos que nunca respeitaram o povo brasileiro, praticamente nada fazendo por ele, e sempre criticando tudo que o beneficia, como bolsa família, bolsas de estudo para os pobres, mais médicos, financiamentos para pequenos empresários e agricultores,etc, etc. E depois vão desavergonhadamente dizer que vão melhorar o que está sendo feito, verdadeiros vigaristas tentando dar o golpe nos eleitores.

  • Eu vivo na Australia ha 20 anos, e atesto que assisti comentarios positivos sobre a abertura e a Copa em geral na midia Inglesa, priciplamente a BBC. Hoje mesmo, os torcedores autralianos disseram que estao sendo bem recebidos, e muitos estavam em bares, churrascarias, e street food em Cuiaba, todos unanimes em dizer, esta tudo esta uma maravilha, a comida a hospitalidade. O mesmo podemos ver na BBC sobre a experiencia dos Ingleses. Tambem dos Alemaes, dos Holandeses em Salvador que invadiram a cidade em festa. Ja’ e’ a Copa das Copas, com os coxinhas e traidores da patria querendo ou nao. A inteligencia da PF tem que estar atenta, pois nossa direita e’ extremamente atrasada e selvagem, e podem estar planejando alguma coisa “nasty”, suja, ate por que eles nao tem argumentos para um debate, uma proposta alternativa para o Pais. Se comparado com a direita da Australia, a direita do Brasil e’ medieval.

  • Enquanto isso, a Globo overseas continua seu trabalho denegrindo o Pais.
    O proprio SBS da Australia publica reportagem de O Globo sobre o que o estrangeiro achou de errado no Pais, apesar de satisfeito com a hospitalidade. Na verdade, nao e’ a opiniao do estrangeiro mas de uma fabricada pela Globo.

    Tourists visiting Brazil for the 2014 World Cup have been impressed by the host country’s hospitality, while finding fault with traffic and some infrastructure, Brazilian newspaper O Globo reported.

    fonte:http://theworldgame.sbs.com.au/article/2014/06/16/brazilian-hospitality-wins-traffic-gridlock-nightmare

    • É a única coisa que me deixa triste no Brasil, não entendo a insatisfação do brasileiro com um pais, que quem viver verá as coisas maravilhosas ocorridas depois que um metalúrgico maravilhoso assumiu o poder em 2002, essa pessoas chama-se LUIS INÁCIO LULA DA SILVA, dando continuidade agora com a Presidenta do Brasil DILMA ROUSSEFF.

    • S Rod, o texto que voce menciona, e se lê através do link postado, é importante ao enumerar problemas reconhecidamente crônicos, cuja solução poderia fazer com que o Brasil lucrasse muito com uma de suas mais promissoras vocações, ou seja a indústria do turismo.
      A reportagem salienta bastante as dificuldade que os turistas têm em se comunicar com nossos prestadores de serviço, cuja extensa maioria não tem noções de ingles e nem dispõe de informações escritas nesse idioma, como por exemplo em cardápios de restaurantes. Há contudo uma ressalva quanto a São Paulo, onde segundo o texto essas barreiras são suplantadas. Todos sabemos que se houvesse um melhor preparo, dos servidores de áreas afins, para manter comunicação verbal com turistas, nossas possibilidades de sucesso seriam multiplicadas.
      As críticas quanto ao trânsito engarrafado e com respeito ao alto custo praticado em hotelaria, transportes, alimentação, são puro reflexo da realidade vivida por nós mesmos.
      O Brasil explora muito pouco de seu altíssimo potencial turístico e, com as inúmeras oportunidades que se oferecem hoje em dia para o aprendizado de ingles, não seria tão difícil treinar atendentes de lojas, taxistas, garçons, policiais, e outros que mantêm estreito contato com visitantes estrangeiros, cuja vinda ao país é muitas vezes desestimulada pelo receio que têm em não poderem se fazer entender pelos habitantes locais.

      • Agradeço,

        porque para a humanidade e para o Brasil, esse foi o fato mais importante, que foi boicotado pela Globo.
        Um enorme passo da neurociência, uma esperança para aqueles que não têm mobilidade, e um orgulho para o brasileiro, pelo cientista que é o Miguel Nicolelis

    • O que se viu aqui foi o que a FIFA liberou de imagem, uns segundos do exoesqueleto chutando a bola, e o comentarista local mencionando um “script” sem muita enfase. O plano da Globo, funcionou por enquanto, contra nossa pesquisa. Esta ato da Globo-FIFA foi contra nossa ciencia e contra o Brasil.

  • A imprensa é monocórdica e os coxinhas de plantão também. Sem nada para falar mal da Copa saíram compartilhando essas bobagens. Foram esfregados na cara uma foto que mostra as aberturas das duas últimas copas, na África do Sul e na Alemanha. É o padrão Fifa. A abertura é em cima do gramado onde vai ter o jogo da iniical. Criticaram tanto a Copa e queriam um desfile de escola de samba para abrir a Copa.

  • Sr. Eduardo o Instituto Milleniun está a todo vapor nesses tempos de eleição, basta ver a capa dos jornais domingo ultima, quase identicas, já não se tem mais vergonha de esconder as preferencias, só não têm coragem de tirar o manto falacioso da imparcialidade, senão o veneno perde o efeito.

  • Eduardo, 3 coisas:

    1- Ainda sobre o seu texto anterior: Espero que o Governo mantenha um esquema de segurança super rigoroso em todos os pontos estratégicos para a logística da Copa, notadamente nas linhas de transmissão. Alerte isto para as pessoas que tem algum acesso ao Governo, pois este Governo é tão ingenuo que as vezes nem estão pensando nisto, ainda mais com o incompetente do inepto Zé da Justiça;

    2- Este Governo parece que adora apanhar, cedeu espaço na ilha fiscal no RJ para a Sport TV, da globo, montar sua central de transmissão. Vai ser mulher de malandro assim na PQP e

    3- Pessoal vamos fazer uma campanha para que, quem tem TV por assinatura, assistir pela ESPN. O José Trajano ontem foi genial no programa linha de passe. Na pior das hipóteses assistam pela bandeirantes. Vamos fazer uma campanha:

        • Ôooooooo, Brinco! Se eu tivesse que escolher entre a famiglia Marinho e o canal ESPN do Brasil, escolheria o canal ESPN do Brasil. Isto não configuraria de eu ser um ianque, pois o ianque que é ianque patrocinaria a famiglia Marinho, que representa os interesses contra o Brasil. O ianque seria, neste caso, a famiglia Marinho e o teu partido (e quando você vai tomar coragem e sair do armário, dizendo: Confesso, eu sou tucano?).

          Neste caso o ESPN do Brasil, que pertence à uma empresa dos EUA, defende muito mais o Brasil do que a “brasileira” famiglia Marinho.

          Então o ianque seria a pessoa que, tendo condições de escolher um outro canal, acaba escolhendo o canal da famiglia Marinho.

          Eu não tendo a coragem de pagar um absurdo preço de pacote de tevê fechada, sou obrigado a ouvir o Neto falando baboseiras na tevê aberta, mas a famiglia Marinho, essa eu não assisto mesmo, pois não sou idiota e muito menos ianque.

  • A mídia é pau para toda obra. Sou do tempo em que JK construiu Brasília. A revista O Cruzeiro disponibilizou um enorme contingente de repórteres e fotógrafos para cobrir as obras do político mineiro. Se Aécio vencer as eleições teremos um revival de tudo isso. A mídia transformou a construção de Brasília numa epopeia. JK dizia: “Sacudi o Brasil de Norte a Sul; acordei o gigante”. O discurso midiático também era grandiloquente: rasgando a selva, levando o progresso aos confins do país… A construção das 12 sedes da Copa, maravilhosas obras de arquitetura, não mereceu um só elogio dessa mídia costumeiramente grandíloqua.

  • paracolocar os pingos nos “i.i.s” bem colocados, precisar ficar claro as pessoas>
    TUDO o que é feito , preparado e montado no estadio, e no ENTORNO proximo dele é FIFA, e responsabilidade da Fifa.
    A fifa é privada, privatissima e a festa tambem: um evento privado para lucro idem e participantes de um jogo apaixonante para os fans.
    Entao , a falha eletrica em porto alegre seria do estadio mesmo, POREM … vide:

    -A falta de uma parte dos caras que operavam os aparelhos detectores de objetos e metais na arena recife
    e que atrasava os TORCEDORES ,, é F.I.F.A e problema dela. Esqueceu de contratar e treinar mais gente.
    -O juiz idiota que impediu ingleses e italianos de beber agua descansando tres minutos em MANAUS, era FIFA, era holandes, e com respeitos aos holandeses, era muito burro – e ate irresponsavel.
    -E a falta de lanches para todos em recife, e sao paulo tambem era ,de modo direto ou indireto, da fifa.

  • Quem já estudou semiótica ou hermenêutica sabe que quem interpreta ATRIBUI significado, pois este é subjetivo, em sintonia com as idiossincrasias do próprio intérprete; este no máximo pode tentar INFERIR o subjetivismo do emissor da mensagem. Logo, em situações polêmicas, em que há divergência de gostos ou opiniões, a leitura feita revela um pouco sobre o pensamento de cada leitor.

    Já a mídia, como sempre, quer pautar o debate, ditando a interpretação “certa” (que não por coincidência revela as preferências dos donos), a moda, o gosto… Desde quando há o “certo” em questões subjetivas?

    (No meu gosto PARTICULAR, não gostei da festa de abertura; foi uma festa feita por gringo para gringo. Mas dou um desconto de que a luz do dia é inadequada para esse tipo de espetáculo e que tudo tinha que ser compactado em 25 minutos. E a música oficial da Copa não ajuda).

  • Rio de Janeiro, 16 de junho de 2014

    O CONTO DO VIGÁRIO DA OI

    Caros amigos(as) no mês passado um atendente da OI ligou para a minha casa falando que tinha um plano para abaixaria a minha conta de telefone. Disse que invés de pagar mais caro, eu iria pagar menos no meu OI Fixo, só que eu pagava R$ 57,OO de assinatura e esse mês pulou para R$ 143,00. Liguei para lá reclamando e uma atendente falou que teria, que esperar 45 dias para cancelar esse plano, logo terei que pagar novamente, R$, 143,00. Amigos (as) quanto a OI vai arrecadar com esse Conto do Vigário, recomendo quando algum atendente da OI ligar para vocês, que não atendam e não caiam nesse conto, e para cancelar a linha é uma novela. O pior é que as teles não pagam as multas da Anatel, e é por isso, tratam os clientes brasileiros como cachorros, batendo o telefone até na sua cara.

  • Rio de Janeiro, 16 de junho de 2014

    O CONTO DO VIGÁRIO DA OI (corrigido)

    Caros amigos(as) no mês passado um atendente da OI ligou para a minha casa falando que tinha um plano para abaixaria a minha conta de telefone. Disse que invés de pagar mais caro, eu iria pagar menos no meu OI Fixo, só que eu pagava R$ 57,OO de assinatura e esse mês pulou para R$ 143,00. Liguei para lá reclamando e uma atendente falou que teria, que esperar 45 dias para cancelar esse plano, logo terei que pagar novamente, R$, 143,00. Amigos (as) quanto a OI vai arrecadar com esse Conto do Vigário, recomendo quando algum atendente da OI ligar para vocês, que tomem cuidado e não caiam nesse conto, e para cancelar a linha é uma novela. O pior é que as teles não pagam as multas da Anatel, e é por isso, que tratam os clientes brasileiros como cachorros, batendo o telefone até na sua cara.

  • Aonde está o caos aéreo que o Partido da imprensa golpista tanto falava?
    Chegou-se ao cúmulo o mal que os monopólios de mídia fazem ao Brasil. Querem a todo custo destruir a economia e o futuro do Brasil, sim porque se tem um partido e um governo que tem construido um futuro pro povo brasileiro é o PT. A mídia e as elites, a direita nao aceita ver esse Brasil se desenvolvendo por causa do PT e de suas politicas nacionalistas, sociais e economicas.
    Não esqueço a infelicidade que tive de passar de canal para conferir oque o Jornal da Globo estava falando sobre uma de suas rePORCAgens sobre os aeroportos, e vi a fúria de Willian Track e um tal de Sardemberg mostrando um daqueles gráficos apocalípticos dizendo que o Brasil passaria vergonha mundial porque segundo eles hoje os aeroportos estao lotados e na copo esse numero se multiplicaria e nao teria como com os puxadinhos atender essa gente e etc… Um ódio completamente descabido descolado de qualquer realidade dos fatos contra o PT e o governo, uma midia negativa para tentar enganar e manipular as pessoas que assistem esse lixo golpista chamado Globo. Esse jornalismo de fantasia e ficção que esta mais para jornalixo precisa ser combatido. Nao podemos aceitar que usem uma concessao publica de radio e tv para manipular e mentir , que a usem para fins politicos e eleitoreiros. Essa midia bandida esta quebrando a cara e a cada dia mais perdendo qualquer resquicio de credibilidade que podia lhes restar. Regulaçao de midias ja para acabar com a ditadura da mifia perfeita e o monopolio de midias no Brasil. Democracia na midia já! Viva PT!

  • Essa é nossa imprensa oligopolizada, a maioria da população só tem acesso a verdade que essa meia dúzia de gato pingado propaga. Trabalham dia e noite para envenenar a população, o resultado está aí.

    Espero que a Dilma não se esqueça ano que vem, Ley de Médios Já!!!!!

  • Fora de pauta…
    Galera, neste horário não é comum eu comentar aqui, já que sempre estou trabalhando.
    Como hoje uma gripe básica me travou, fiquei em casa e naquela vista rápida na tv peguei uma sessão da cpi da Petrobras gravada no dia 10/04.
    Era o tal Paulo Roberto Costa dando depoimento sobre sua atuação na estatal e sobre a operação Lava Jato.
    Salvo eu esteja muito enganado, não me pareceu um vigarista se explicando com desculpas fajutas.
    Ao contrario, uma aula sobre petróleo e Petrobras.
    O relator fez uma porção de perguntas, que o depoente respondeu uma a uma sem meias palavras.
    Agora resta ao MP e PF provarem todas as acusações contra ele. Sobre Pasadena e Abreu Lima deu uma torrente de informações que nem a imprensa especializada (em difamar e caluniar) conhecia, quanto mais os senadores…
    No gerador de caracteres aparecia uma frase que dizia que a oposição reclamou da quantidade de perguntas do relator, que diziam ser cem, mas que foram 69…
    Só não entendi quem reclamou, se só estavam lá 4 senadores da situação…

  • Os Escoalhas da Sociedade
    No Brasil denominamos erroneamente de elite ou chamamos indevidamente de Doutor quem é muito rico, ou tem influência política, ou poder para decidir sobre o destino ou a vida de outras pessoas, principalmente as mais humildes. É a nossa cultura provinciana, principalmente dos paulistas.
    Elite significa o que um país tem de melhor. Doutor é para quem recebeu esse título de uma universidade por seus méritos.
    Assim, aqueles que ofenderam a Presidenta Dilma, com palavrões e insultos, não são representantes da nossa elite – são escoalhas, são rolões da nossa sociedade. É o que temos de pior.
    Para o mundo não houve surpresa, pois é do conhecimento deles a educação grossa dessa gente, demonstrada nas suas viagens turísticas. Mas, para aqueles que estão nos visitando estão surpresos com nossa acolhida e a hospitalidade do nosso povo, bem diferente daquilo que os escoalhas divulgam sobre o Brasil e, com a cumplicidade da mídia golpista sob a ditadura midiática da Rede Globo, sendo papagaiada pelo resto – são papagaios de pirata da Globo.
    Tenho orgulho de ser brasileiro, pela nossa elite, representada pelos nossos intelectuais e por todos aqueles que não medem esforços para o desenvolvimento do Brasil e a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros, principalmente dos mais necessitados.
    Vivas ao Lula. Vivas à Dilma.
    Parabéns Eduardo.
    Darvin.

  • “O Brasil mostrou ao mundo que não depende de estereótipos para organizar uma bela comemoração. Menos para nossa elite brega, para a qual o exagero e a opulência são sinônimos de “bom gosto”. ”

    Otima essa observação mas acho que as criticas surgiram mais pois não foi escolinhd nenhum brasileiro para organizar aa abertura assim como a musica da copa era praticamente toda em ingles e a JLo tava com cara de “”nao ueria estar ali”” e chei de nõa me toques com a Claudia Leite…dai e imprensa cai e cima mesmo

  • Perfeita sua colocação sobre a maravilhosa abertura da Copa, imprescindível para que iniciemos o desmascaramento de algo que já avisei anteriormente : a tentativa da mídia fascistas e dos seus “jornalistas” amestrados de ao menos “melar” pequenos aspectos da Copa, uma vez que, já perceberam o enorme sucesso do evento, o qual não conseguirão mais estragar. É claro que contam para o sucesso do seu intento, além das merdas ditas em coro por montes de bosta como esse que relinchou essa “matéria” no jornalzinho paulista, também com nosso complexo de inferioridade(o qual tenho a teoria de que manifesta-se em intensidade inversamente proporcional ao caráter de cada indivíduo, ou seja, quanto mais safado o sujeito for, mais ele é capaz de denegrir o Brasil. Teoria essa que criei a partir da observação de alguns “complexados” de plantão que conheço), que destina aos brasileiros, ou a uma parte deles, a postura sórdida de denegrir o próprio país de forma irracional e absurda, sempre enxergando as coisas feita pelo e no Brasil de forma pejorativa, enquanto idolatra de maneira patética o que vem de fora. TEMOS QUE APRENDER A VALORIZAR O QUE É NOSSO, ATÉ PORQUE COMO NA VIDA, SOMOS NÓS QUE DEVEMOS FAZÊ-LO, NÃO PODEMOS ESPERAR O RECONHECIMENTO DE FORA; QUE NORMALMENTE VEM MUITO MAIS RÁPIDO QUANDO SURGE PRIMEIRO AQUI, ALÉM DO QUE MUITAS VEZES NÃO VIRÁ, NÃO PORQUE NÃO MEREÇAMOS, MAS EXATAMENTE PELO CONTRÁRIO, POR MERECERMOS DEMAIS E POR ESSE NOSSO MERECIMENTO(LEIA-SE SUCESSO)ESTÁ INCOMODANDO MUITA “GENTE”, MAIS PRECISAMENTE OS PAÍSES QUE DOMINAM O MUNDO, OS QUAIS COMEÇAM A INCOMODAR-SE COM O PROTAGONISMO E O SUCESSO DO BRASIL, QUE A CADA DIA LIBERTA-SE DA CONDIÇÃO DE NAÇÃO SUBALTERNA E CAMINHA PARA SER UM PROTAGONISTA GLOBAL(ESSA É A EXPLICAÇÃO DA “MUDANÇA” DE POSTURA DE ALGUNS VEÍCULOS DA MÍDIA ESTRANGEIRA SOBRE O BRASIL; COMO THE ECONOMIST E FINANCIAL TIMES; QUE DE ADORADORES DO NOSSO PAÍS VIRARAM CRÍTICOS VORAZES DA NOITE PARA O DIA. A CRÍTICA DELES É UMA PROVA DE QUE COMEÇARAM A TEMER NOSSO SUCESSO, POIS VIRAM QUE ESTÁ NASCENDO UM NOVO PROTAGONISTA GLOBAL, CAPAZ DE DIVIDIR COM ELES A LIDERANÇA MUNDIAL, COISA QUE OBVIAMENTE NÃO ENTREGARÃO TÃO FACILMENTE). Ou seja, enquanto não viam no progresso do Brasil uma ameaça ao status quo mundial, sentiam-se livres para nos elogiarem, e serem “simpáticos” e civilizados, mas quando nosso progresso, e as posturas que ele nos permitiu adotar, apontaram que começava a surgir um país de fato livre, um protagonista com capacidade de dar as cartas, mostraram o verdadeiro lado que defendem, o lado dos interesses dos países exploradores do Sistema Capitalista mundial, países aos quais pertencem e que não têm interesse na libertação política e econômica do Brasil e da América Latina. Por isso é tão importante que nos libertemos das amarras, das sequelas resultantes de nossa formação como ex-colônia de exploração e passemos a enxergar, valorizar, amar, lutar e defender nossa nacionalidade, ou seja, as coisas que são nossas, nos caracterizam, nos diferenciam, nos estimulam e nos alegram. Devemos ter orgulho delas, incluindo-se obviamente nesse rol as nossas realizações, das quais a abertura da Copa, e a própria Copa, são exemplos maravilhosos, sem que para isso precisemos esperar reconhecimento de gringo; que nesse caso veio por uma sorte, talvez porque há muitos interesses empresariais envolvidos na Copa(a ponto desses interesses não fazerem campanha contra a Copa em nenhuma hipótese). A abertura da Copa foi linda; não porque os gringos falaram que foi; mas porque quem tem um pingo de bom gosto, senso estético, compreensão artística; conhecimento sobre eventos e noção de elegância percebe que foi, desde que não seja um doente mental louco para sabotar a própria terra.

  • Enquanto eu estava assistindo a abertura, eu estava achando tudo lindo. Achei chique. Ando cada vez mais orgulhosa do Brasil. Lula e Dilma estão fazendo os brasileiros amarem ainda mais o nosso lindo país. A imprensa golpista quer acabar com nosso patriotismo, mas tá com muita dificuldade, pois Lula e Dilma estão sempre com novidades para nos dar mais orgulho.

  • Escritora holandesa, falando sobre o Brasil. Texto bárbaro.

    “Os brasileiros acham que o mundo todo presta, menos o Brasil, realmente parece que é um vício falar mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil se maximizam os negativos. Aqui na Holanda, os resultados das eleições demoram horrores porque não há nada automatizado. Só existe uma companhia telefônica e pasmem: Se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado.

    Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo – ou de lavar as mãos antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com mesma mão suja entregam o pão ou a carne.

    Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal – e tem fila na porta.

    Na Europa, não-fumante é minoria. Se pedir mesa de não-fumante, o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador.

    Em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria e qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir pra lá dar aulas de ‘Como conquistar o Cliente’.

    Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo? Impõem suas crenças e cultura. Se você parar para observar, em todo filme dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos emotivos…

    Vocês têm uma língua que, apesar de não se parecer quase nada com a língua portuguesa, é chamada de língua portuguesa, enquanto que as empresas de software a chamam de português brasileiro, porque não conseguem se comunicar com os seus usuários brasileiros através da língua Portuguesa. Os brasileiros são vitimas de vários crimes contra a pátria, crenças, cultura, língua, etc… Os brasileiros mais esclarecidos sabem que temos muitas razões para resgatar suas raízes culturais.

    Os dados são da Antropos Consulting:
    1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.
    2. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.
    3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.
    4. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo.
    5. Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina.
    6. No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.
    7. Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.
    8. O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês.
    9. Telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas..
    10. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO-9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México, são apenas 300 empresas e 265 na Argentina.
    11. O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.

    Por que vocês têm esse vício de só falar mal do Brasil?

    1. Por que não se orgulham em dizer que o mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?
    2. Que têm o mais moderno sistema bancário do planeta?
    3. Que suas AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE ganham os melhores e maiores prêmios mundiais?
    4. Por que não falam que são o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?
    5. Por que não dizem que são hoje a terceira maior democracia do mundo?
    6. Que apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?
    7. Por que não se lembram que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem? Por que não se orgulham de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando.

    É! O Brasil é um país abençoado de fato. Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos. Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques. Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente. Bendita seja, querida pátria chamada BRASIL!

    Escritora Aliefka Bijlsma — com Siria Ruy Ruy

  • O mundo está elogiando o Brasil . Apenas a direita golpista e desesperada ao vislumbrar mais uma derrota para o Pt é que gosta de falar mal do País . O que ainda fazem aqui ?

  • Caro Eduardo,

    Sinto discordar da sua apreciação, mas o que se viu na imprensa estrangeira foi a opinião quase unânime de que a abertura foi confusa, sem graça e sem originalidade.

    Se você gostou, ótimo! Mas que necessidade é essa de buscar aprovação de fora? A imprensa estrangeira é melhor que a nacional? É mais ideologicamente correta ou imparcial?

Deixe uma resposta