Não dá para chegar a um acordo sobre os protestos… Ou dá?

Análise

Recebo e-mail do grupo Mídia Ninja que, somado a tudo que se vê por aí em defesa dos grupos que protestaram contra a Copa – e que, agora prometem protestar contra as eleições, pois rejeitam a “democracia representativa” –, mostra quão difícil será evitar que jovens de classe média continuem sendo presos, que a polícia continue reprimindo protestos com tanta dureza e que os cidadãos comuns – em resumo, os trabalhadores que têm horários a cumprir – deixem de ser torturados por esses atos públicos.

Para entender o problema, primeiro é preciso ver a mensagem supracitada.

 

Antes de prosseguir, chamo atenção para a imagem dos “presos da Copa” que está no alto da página. O grupo Mídia Ninja incluiu os dois rapazes que mataram “acidentalmente” o cinegrafista da Rede Bandeirantes, Santiago Andrade.

Como faz com isso? Andrade perdeu a vida por causa do rojão que esses dois, com o círculo vermelho ao redor dos rostos, dispararam. Fica por isso mesmo?!! Não ficam presos por terem disparado o artefato que matou o cinegrafista?!!

Só pode ser brincadeira…

Enfim, conheço o Pablo Capilé, um dos líderes do Mídia Ninja. Julgo ser um rapaz muito inteligente e não creio que tenha más intenções. Não dá, porém, para ler esse texto sem uma boa dose de espanto. E não só esse texto, mas muitos outros de grupos que apoiam protestos desse tipo. Isso sem falar nos militantes dos protestos que passaram a assolar o Brasil do ano passado para cá e que basta você dizer alguma coisa nas redes sociais contra protestos para virem interpelá-lo brandindo violência policial como “razão” para a violência dos black blocs.

Assim fica difícil. Nunca se vai chegar a um entendimento e as arbitrariedades que alguns apontam nas prisões ou mesmo na ação da polícia nos protestos, vão piorar.

Para entender melhor o tamanho do problema, vale ler, abaixo, reportagem recente da BBC Brasil intitulada “Após Copa ‘esvaziada’ nas ruas, manifestantes querem mobilização nas eleições”

Clique na imagem para visitar o site em que a matéria foi publicada

Então ficamos assim. O que esses grupos querem são pretextos para protestar. E notem que acham que as manifestações que promovem fracassaram em termos de público porque o povo estava absorto na Copa, ainda que antes dela tais protestos já não estivessem conseguindo reunir muita gente.

Falta entendimento a esses grupos sobre o repúdio que a sociedade está manifestando contra protestos violentos. Até porque, tais grupos negam que sejam responsáveis pela violência que eclode toda vez que vão às ruas.

Infelizmente, não se consegue dialogar com essas pessoas. Vejam só a matéria do Mídia Ninja, acima. Os ativistas todos são tratados como pessoas que nada têm que ver com a organização e a estrutura dos protestos. Pior: querem que acreditem que não têm culpa se alguns black blocs aparecem munidos de coquetéis molotov, rojões, bombas e tantos outros artefatos que, como já se viu na morte do cinegrafista da tevê Bandeirantes, podem matar.

Posso afirmar que, sem vandalismo, não há repressão policial. Quem frequenta este blog há mais tempo sabe que daqui nasceu a ONG Movimento dos Sem Mídia e que ela já promoveu vários atos públicos, a maioria diante de grandes empresas de mídia como a Folha de São Paulo. Alguns desses protestos chegaram a ser numerosos e a polícia sempre se limitou a acompanhá-los.

Abaixo, vídeo de um dos protestos que este blog convocou

 

 

 

A polícia militar brasileira é, sim, truculenta. Trata os pobres como animais. Inclusive, mata-os até por uma simples suspeita. Porém, não faz isso com professores universitários, estudantes, enfim, com pessoas como nós que se interessam por política e até militam nela, seja em entidades como o MSM ou o Mídia Ninja, seja em sindicatos, partidos etc.

Nas vielas escuras, nos grotões das grandes cidades, a polícia, seja civil ou militar, toca o terror. Mas não faz isso na avenida Paulista, por exemplo. Lá, só quando provocada. Aí, perde o controle e acaba dando vazão à sua truculência, inclusive porque não pode ficar inerte diante de uma garotada ensandecida que sai quebrando tudo e, ainda por cima, munida de artefatos que podem até matar, como já se sabe.

A grande dificuldade para se conseguir que os protestos possam ocorrer democraticamente e para que a polícia se limite a acompanhá-los, sobretudo quando são grandes, reside nos grupos violentos que essas manifestações admitem, sim. E que, sem reconhecer publicamente, até incentivam, porque acham que sem “pegar pesado” não haverá “reações”.

Esses grupos têm razão. Se algumas centenas de pessoas se reúnem pacificamente, mesmo interrompendo o trânsito o protesto não ganhará maior repercussão – as grandes cidades já se habituaram ao fenômeno. 500, 600 pessoas interrompendo o trânsito não é mais assunto para o Jornal Nacional e os protestos contam com a mídia. Não apenas esses protestos, mas todo e qualquer protesto em público.

Sem que os grupos que protestam aceitem abrir mão do quebra-quebra e dos artefatos potencialmente perigosos, a repressão e as prisões tendem a aumentar. Nesse processo, vão ser comprometidas as vidas de jovens que nunca tiveram problemas com a lei e que não são bandidos – são “apenas” descerebrados que acham que podem acabar com a “democracia representativa”.

Há pouco, vimos isso ocorrer com os dois rapazes cariocas que mataram o cinegrafista da tevê Bandeirantes. É óbvio que não são bandidos, mas tiraram uma vida por conta dessa visão dos militantes que infestam a internet defendendo as ações dos black blocs abertamente.

Voltemos à reportagem da BBC Brasil. Notem que esses grupos agora querem protestar durante as eleições – e também contra elas. Ora, a lei não admite isso. Antes dos pleitos em primeiro ou segundo turno, até pode haver protestos pacíficos, mas protestos violentos nem pensar.

E não adianta dizerem que não têm nada que ver com a violência. Há investigações sendo feitas para identificar os que insuflam a violência mesmo sem participar dela. E pior: nos dias dos pleitos em primeiro e segundo turno nem manifestação pode ser feita. Se forem à rua, serão reprimidos mesmo. E estarão cometendo crime eleitoral.

Há alguma possibilidade de diálogo? Para isso, seria preciso que os movimentos que estão indo à rua admitam que são responsáveis pela violência que aparece em praticamente todos os atos que convocam. Essa história de dizerem que não são black blocs é uma tentativa de fazer a todos de bobos. Muitos não praticam a violência diretamente, mas contam com ela e até ajudam a “organizá-la”.

Fica difícil, pois, ignorar que há gente graúda por trás desses protestos violentos. Gente que, inclusive, nem dá as caras neles e que está pouco se lixando para esses jovens que foram encarcerados após investigação policial que afirma ter detectado que estão na organização velada da violência escancarada e deixada a cargo de descerebrados, muitos com espinhas na cara.

Como as eminências pardas dos protestos violentos não aparecem continuarão insuflando essa moçada, usando-a como bucha de canhão. É como se esses jovens que vão para a linha de frente fossem extremistas muçulmanos que sacrificam suas vidas pela “causa”. E, no caso em questão, já há vários que estão sacrificando.

Se for possível algum diálogo com essas lideranças, portanto, muito bem. Do contrário, paralelamente às tentativas de diálogo a polícia deve localizar os mentores intelectuais de tudo isso. Aqueles que acham que não correm risco de ser trancafiados e que, portanto, independentemente das ações da polícia continuarão oferecendo “mártires” para os movimentos incensarem em mais protestos, antes de começarem a quebrar tudo.

108 comments

  • Sinceramente, Eduardo, nem terminei de ler o texto, e sabe por que? Porque eu, e muitos de nós, o povo, NÃO gostamos desses protestos violentos. Essa turma que protesta assim, ficará cada vez mais isolada, brecha para a polícia agir, já que o silêncio da sociedade será quase que um aval. Fui muito criticada num site por dizer isso em junho do ano passado, 24 horas depois, houve o quebra-quebra na cidade de São Paulo, e o que aconteceu? O povo se afastou, não foi mais para as ruas, no mesmo site, chamaram o povo de covarde, mas o povo não é covarde, apenas percebeu que estava sendo usado para fins pessoais e de um pequeno grupo que não dá a menor importância para o povo.
    Quanto as prisões no Rio, não conheço o processo, não li quase nada sobre o assunto, mas se houve o menor indício de que esse grupo tentaria explodir até mesmo fogos de artifícios como protesto e no momento em que o Brasil recebi 15 Chefes de Estado, a prisão foi mais do que justa, questão de segurança sim. Já pensou se acontece algo com alguém de uma dessas delegações? Se fosse em qualquer outro país, principalmente no neurótico E.U.A., eles não sairiam da prisão antes do julgamento de maneira alguma.

  • Muito bom artigo. Muito ponderado, verdadeiro e sensato. A tolerância é uma grande virtude, mas não pode tolerar a intolerância porque é uma contradição que a anula. O mesmo ocorre com a democracia: ela não pode tolerar atos não democráticos, violentos e que constrangem a liberdade dos demais cidadãos até colocando-os em risco de vida.

  • Eduardo, acredito piamente, que as prisões feitas pela policia do Rio de Janeiro, autorizadas por um juiz, e chanceladas pelo Ministério Público, pode ter evitado uma grande tragédia. Se for verdade o que já foi vazado pela imprensa, sobre compra de fogos de artificio – nome fantasia de explosivos – pelos que foram presos, dá pra imaginar o estrago que poderia ter sido feito, se eles fossem lançados sobre os milhares de torcedores estrangeiros, embriagados pelo álcool, e pela euforia, da conquista do titulo de campeão da “Copa das Copas”. Ainda bem que investigações foram feitas, e os suspeitos detido, senão poderíamos estar agora contabilizando as centenas de feridos, e quem sabe até mortos.

    • E depois, culpariam a polícia e as autoridades por não terem tomado medidas preventivas, que evitassem a catástrofe. E as acusações partiriam tanto do pig e da oposição, quanto de vários blogs que se dizem progressistas e que apoiam o governo, mas que não resistem ao desejo de fazer uma média com os ditos “manifestantes pacíficos”.

  • REFRESH — […] Capilé foi um dos organizadores da “Marcha da Liberdade”, em protesto contra a repressão feroz que se abatera sobre a “Marcha da Maconha”. Ele nega, mas durante a reunião que preparou o ato de 28 de maio mencionou a possibilidade de patrocínio da Coca-Cola à marcha, sem necessariamente ter que expor a marca (a empresa estaria apenas cultivando “boas relações” com os ativistas). A proposta foi vetada pelo coletivo Desentorpecendo a Razão (DAR) e Movimento Passe Livre, segundo relatos divulgados pelo coletivo Passa Palavra. (José Arbex Jr. – Artigo publicado na edição 173 de Caros Amigos)

    • 1964 — 2014 “Informar” Influenciar Motivar

      Congresso dos EUA, relatório “Winning the Cold War. The O.S. Ideological Offensive”:  
      «Os poderes militar e econômico, separadamente ou em conjunto, serviram de pilares da diplomacia e continuam servindo, mas o recente aumento da influência das massas sobre os governos, associado a uma maior consciência dos líderes no que se refere às aspirações do povo, criou nova dimensão para as operações de política externa. Certos objetivos podem ser colimados tratando-se diretamente com o povo e não com seus governos. Através das comunicações, pode-se atingir grupos influentes – influenciar-lhes atitudes e até motivá-los para uma determinada linha de ação. Esses grupos, por sua vez, são capazes de exercer pressões decisivas sobre seus governos.»   http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=22201

      2013 — Eva Golinger: ”A grande diferença entre 2002 e hoje são os personagens das ações: hoje são grupos de jovens e estudantes; em 2002 eram os próprios políticos que antes haviam estado no poder. Sim, os jovens opositores veem principalmente da classe média e da classe alta. Não estão na rua para lutar por direitos populares. Querem é tomar o poder do povo para ‘devolvê-lo’ às grandes empresas e às elites ricas. E muitos deles fizeram parte de ONGs que recebem centenas de milhares de dólares das agências de Washington ao longo dos últimos sete anos, com o objetivo de treiná-los e formá-los nas táticas e estratégias de desestabilização, para derrotar o governo e pôr aqui um governo que favoreça os interesses dos EUA.”

      Diego Molero, ex-ministro da Defesa do Chaves: […] ”há uma instabilidade política, criada a partir da infiltração de fascistas em manifestações que deveriam ser pacíficas. […] usam táticas terroristas: queimaram a casa de um governador, atentaram contra a vida de sua família. Portanto, não são atos democráticos, são atos terroristas. Quanto ao apoio dos EUA, Molero não tem dúvidas. Ele lembrou que o presidente Obama já afirmou em entrevistas que está preocupado com a situação na Venezuela e pronto para tudo. “Pronto para quê?” http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/-Ha-uma-tentativa-de-golpe-de-estado-em-andamento-na-Venezuela-/6/30322

      — En passant  —  A CIA está voltou aos velho tempos. O aparelho de propaganda de Washington – centralizado na organização National Endowment for Democracy (NED), na Agency for International Development (USAID) e no Instituto Sociedade Aberta [Open Society, OSI] de George Soros – está focado na Venezuela. Resultado já obtido: mortes, destruição de patrimonio publico e privado, prisões e um pé na bunda de três ”diplomatas”: Breann Marie McCusker, Jeffrey Gordon Elsen e Kristopher Lee Clark. Os 007 venezuelanos, tarimbados nas operações de fareja->identifica->pé na bunda, expulsaram também o chargés d’affaires Kelly Keiderling, o Mr. David Moo e Mrs. Elizabeth Hoffman, envolvidos nas graves futricas da grife CIA, como “serviço clandestino oficial”. (Wayne Madsen, Strategic Culture). http://www.strategic-culture.org/news/2014/02/19/cold-war-cia-coup-templates-back-in-business-around-world.html

      Como escrevera Peter Lee, do China Matters, ”a paixão do Obama por baderna passa agora para a America do Sul.  A juventude neoliberal conservadora das universidades privadas já está nas ruas procurando briga e pretextos para treinamento pró violência direitista e golpista  —– A USAID já tinha planos para desestabilizar a Venezuela mediante sabotagem econômica no final de 2013; e, também para incitar os tumultos e confrontações de rua: sempre que possível, a violência deve causar mortos e feridos. Encorajar greves de fome de vários dias, mobilizações massivas, problemas nas universidades e em outros setores da sociedade que atualmente estão identificados com instituições do governo [Maduro].” A Venezuela parece fraturável por linhas de classe (não por linhas étnicas tipo russos x ucranianos). Que ironia! Baback Obama, premiado progressista…

      Campanha eleitoral 2014. O Brasil (do Capilé e do pré-sal) vai ser a bola da vez.

  • E que se lembre. À condenável ação violenta desses manifestantes, que incita os gens da violência componentes da cultura da PM, nascida na ditadura para “combater o inimigo interno”, soma-se o caráter autoritário desses supostos defensores da democracia, que se revela em slogans como o “não vai ter Copa!”. Que não reclamem depois da resposta autoritária do Estado.

  • A moda agora é o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto reinvidicar(e para São Paulo por isso) melhores condições telefônicas!!!
    Não está dando pra trocas textos entre os cabeças? Vão passar a noite ao relento nos IPhones?

    Só pode ser brincadeira!!!!

  • Prezado Eduardo:
    “Prezado Eduardo:
    Maquiavel disse em O Príncipe – que é mais fácil conquistar o governo do que implementar novos costumes. “ As dificuldades que encontram na conquista do principado ( entenda-se Estado)nascem, em parte, da nova ordem legal e costumes que são forçados a introduzir…deve-se considerar aqui que não há coisa mais difícil, nem de êxito mais duvidoso, nem mais perigosa, do que o estabelecimento de novas leis.O novo legislador terá por inimigos todos aqueles a quem as leis antigas beneficiavam, e terá tímidos defensores nos que forem beneficiados pelo novo estado de coisas. Essa fraqueza nasce parte do medo dos adversários, parte da incredulidade dos homens, que não acreditam na verdade das coisas novas senão depois de uma firme experiência”.
    Você disse:
    “Como as eminências pardas dos protestos violentos não aparecem continuarão insuflando essa moçada, usando-a como bucha de canhão. É como se esses jovens que vão para a linha de frente fossem extremistas muçulmanos que sacrificam suas vidas pela “causa”. E, no caso em questão, já há vários que estão sacrificando.”.
    São essas eminências pardas que não querem a mudança social que se processa de forma pacífica e abrangente que atinge todo o pais. Escondem-se sob o manto da covardia e usam essa turma nova para protestarem contra o governo, com um único fim de desgastá-lo . Por que é preciso desgastar o governo popular do PT, para vê-lo substituído por um outro cujo modelo de desenvolvimento beneficiará única e exclusivamente a classe que o povo expulsou do poder há 12 anos atraz, em virtude da sua incompetência, entreguismo e corrupção que a grande mídia esconde da população.
    A turma protesta porque quer uma democracia participativa, mas são aquelas eminências pardas que são contra a criação dos Conselhos populares que os blogs tanto noticiário a favor e a grande imprensa tanto criticou há mais ou menos trinta dias passados.
    A turma protesta para que tenhamos melhores hospitais, mas esquecem que foram insuflados pelas eminências pardas que muitos congressistas tiraram 40 bilhões de reais da saúde quando eliminaram a CPMF.
    Sou a favor dos protestos, pois, acredito que só com pressão as mudanças se processam com maior rapidez. No entanto em protestos onde haja danos ao patrimônio seja público ou privado, incluindo morte, os responsáveis devem ir para a cadeia e lá mofarem por um bom tempo.É uma pena que somos nós que pagamos as despesas com alimentação desses caras.
    Quando se protesta sem saber por que, como é o caso de muitos que estão no movimento, nada mais são do que puro e simplesmente “porra louca”.São os chamados “rebeldes sem causa”, ou inocentes úteis usados por espertalhões que o Eduardo chamou de eminências pardas.
    “ O protesto social pode ser equacionado em três momentos de um processo dinâmico que são:
    O PROTESTO ………………a PROPOSTA…………………………..a REALIZAÇÃO
    De um estado de passividade social, o homem, ao se tornar mais consciente de suas necessidades, experimenta a fase de insatisfação, que o leva ao protesto.Este, em um primeiro instante, não tem endereço certo, caracterizando –se por uma explosão de rebeldia( o protesto sem a proposta).
    À medida que vai se conscientizando e suas carências melhor explicitadas, o protesto humano se torna mais consistente e coerente, traduzindo-se em propostas: definições e alternativas de solução, frente a uma realidade conhecida.
    A viabilidade das propostas esbarram, todavia, numa organização social inibidora: estruturas institucionais necessitadas de reformulação.
    A proposta só se transforma em realização através de organizações viáveis.
    Nada vale o protesto sem a proposta . Nada significa a proposta sem instituições capazes de viabilizá-la.
    Os protestos devem ser dirigidos não ao atual governo que busca estender os benefícios do desenvolvimento a todos os brasileiros, principalmente aos menos favorecidos do seio da sociedade, mas as forças restritivas ou reacionárias visam a todo custo impedir que a sociedade se desenvolva com justiça social.
    Os protestos devem ser dirigidos ao legisladores,( senadores, deputados federais)pois são esses que votam as leis que criam os empecilhos para que o governo popular do PT avance com mais rapidez no oferecimento de melhores condições de vida para o povo.

  • Prezado Eduardo:
    Peço desculpas, pois esquecí de citar a fonte de um trecho do que escreví. Por favor, publique o restante do meu comentário.
    “O protesto social pode ser equacionado em tres momentos a partir de um processo dinâmico…….Nada vale o

    protesto sem a proposta . Nada significa a proposta sem instituições capazes de viabilizá-la”
    O trecho entre aspas é do livro Reciclagem Situacional, de Francisco Gomes de Matos, Ed. Livros Técnicos e Científicos Ltda.

  • É preciso identificar os reais interesses que estão por trás de todo esse movimento. Falam em direitos mas esquecem dos seus prórios deveres.

    • Isto porque muitos deles são estudantes de faculdade de direito, que estuda as leis com seus direitos e deveres, mas eles só aprendem direitos e deveres que é bom eles nada.

  • Não conheço ninguém que seja a favor destas badernas de rua. São verdadeiros baderneiros. Não tem um objetivo de luta. Quebram tudo que encontram pela frente. Incendeiam carros, ônibus, bancos. Interrompem o trânsito, ou seja, acabam com o direito de ir e vim. Quem é que vai apoiar uma coisa desta. Outra coisa, as proteções que eles utilizam são caros. Sinal de que não é um movimento social. Onde é que um pobre iria comprar uma máscara para se proteger do gás. Nunca.
    Sou contra, sim. Protestos e manifestações sociais, como qualquer outro ato público, tem que ter organização. E por sinal, muita organização para evitar acidentes.

  • Matéria quase perfeita, Edú.
    Estaria perfeita se você não tivesse dito que conhece Pablo Capilé e que não crê que ele tenha más intenções, o que, evidentemente é um paradoxo. O tal de Capilé é com toda a certeza um dos líderes desse movimento que visa detonar nossa democracia.
    Abração.

  • PROTESTAR é CRIME SIM, dependendo das circunstancias

    CRIME quando violam o direito alheio ..quando depredam, pichão, destroem bens públicos e de terceiros ..quando impedem o IR e VIR dos cidadãos ..quando roubam e saqueiam, arreliam, INTIMIDAM ..quando impo~em prejuízos a INOCENTES

    Já pra protestos feitos em lugares apropriados, em parques públicos, praças de eventos, aí é um DIREITO INALIENÁVEL, indiscutível, e que deve ser protegido com nossas vidas, se dentro de cuasas que respeitem o direito brasileiro (não pra NAZI por ex).

    Claro que se dentro da ordem (tal qual estava dentro do ACORDO entre policia e baderneiros em jun/2013) a violência da polícia foi imperdoável ..e isso a sociedade deixou muito claro (quando do protesto e da TRAIÇÃO na Rua da Consolação, lembram ?)

    Quanto aos 2 jovens ..chamá-los de assassinos tentando lhes impor um ato pensado e premeditado, acho que é um exagero ..aquilo pra mim foi um lamentável acidente, ninguém pensava em matar ninguém, ainda mais com um rojão de vara descalibrado ..no máximo deveriam responder por um crime CULPOSO, de lesão corporal grave seguido de morte (porém, a vítima era jornalista ..e com estes, com os artistas, com advogados e afins, quem é que pode com a força deste lobby, né mesmo ?!)

    • aliás, ainda sobre os 2 jovens destrambelhados

      Interessante que ambos se entregaram, sendo que por nosso Direito isso deveria ter sido considerados, mesmo pq não foram pegos em flagrante ..já pra premeditados tipo Pimenta Neves e o médico Picadinho, estes tiveram/tem seus julgamentos adiados por mais de década ..e ninguém fala nada

      este é o brazil, um o país que bom senso ainda não descobriu

    • Felizmente foi só um cinegrafista, mas poderia ter havido mais vítimas sim, cadeias neles e em todos que depredam, ameaçam o direito do cidadão de ir e vir…

  • É muito fácil provocar a violência e depois jogar a culpa na polícia. A matéria da BBC, diz que inúmeras manifestações realizadas durante a copa foram dissolvidas com muita violência por parte da polícia. Mas a única que eu vi ser dissolvida com uma certa dose de violência, foi a do dia da abertura. E a violência só aconteceu, porque os manifestantes queriam a todo custo, invadir a Av. Radial Leste, que dá acesso à arena Corinthians, onde a abertura aconteceria e por onde os ônibus que transportavam as seleções passariam.
    Agora eu pergunto: Alguém acredita que se a polícia permitisse que os manifestantes invadissem a Av. Radial Leste, eles iriam deixar os ônibus passarem? Alguém acredita, que depois de invadir a Radial, eles não tentariam se dirigir à arena? E chegando à arena, eles não tentariam invadi-la? E a polícia deveria ser ingênua o bastante para acreditar nas boas intenções dos manifestantes?
    Então, qual a opção para a polícia, se eles insistiam em tentar invadir a avenida, senão a de dispersar a manifestação?
    E como se dispersa uma manifestação de pessoas que se recusam a se dispersarem, senão utilizando de bombas de efeito moral, de gás lacrimogênio e de certa violência?
    O grande erro da polícia foi o excesso cometido com o rapaz que já estando dominado, foi atingido nos olhos por gás de pimento por parte de um policial. Mas isso foi amplamente divulgado na mídia e condenado por todos. Fora isso, eu não vi maiores problemas, até porque as manifestações se rarearam.
    A grande prova de que a violência não tem sido provocada apenas pela polícia como eles dizem, é que temos visto várias manifestações, com números infinitamente maiores de pessoas do que as do movimento “Não Vai Ter Copa” e outros, transcorrendo pacificamente do início ao fim.
    Vejam as manifestações do MTST, com grande número de manifestantes. Não vi a polícia utilizar de violência em nenhuma delas, exceto na que ocorreu na frente da Câmara Municipal e mesmo assim, porque alguns manifestantes tentaram invadi-la. Já durante a copa, eles fizeram uma grande manifestação, na Radial Leste, perto da estação Vila Matilde do Metro, marcharam em direção à arena Corinthians e como não tentaram quebrar nada, terminou sem nenhuma violência por parte da polícia.
    As Centrais Sindicais fizeram uma manifestação que saiu da Sé e se dirigiu à Paulista, com cerca de 40 mil pessoas e não houve nenhuma violência por parte da polícia e nem dos manifestantes. E essa eu acompanhei, pois ela passou em frente ao meu trabalho e eu como muitos outros funcionários, descemos para acompanha-la e manifestarmos o nosso apoio. Foram 1 hora e 15 minutos de gente passando e nenhuma violência.
    Essa história de que os manifestantes só partem para violência depois de serem atacados pela polícia, é conversa de algumas pessoas ingênuas, de outras muitas má intencionadas e outras que mesmo sabendo da verdade, preferem fazer média com os tais “movimentos pacíficos”.

  • Eduardo. Não sei se o problema é com o meu computador ou com o blog. Mas clicar sobre as imagens, como você passou a orientar nas suas postagens, não me direciona ao site que publicou a matéria.

  • Eduardo, concordo muito com este post. Aqui em Porto Alegre, RS, em 2013 até ataques a um museu de história, o Júlio de Castilhos, foi feito por manifestantes ditos pacíficos…imagina se não fossem !!!

  • Eu, como a grande maioria dos brasileiros, sei que a nossa polícia é violenta e despreparada para enfrentar as manifestações. Ela que não estava habituada com isso e acaba sempre, colocando a raiva na frente da razão e partindo para a violência.
    Apesar, que com a grande ocorrência de manifestações, ela parece que vem melhorando, pois tenho visto inúmeras manifestações, algumas absurdas, onde meia dúzia de gatos pingados, impedem o trânsito de milhares de pessoas, ao bloquearem grandes avenidas, onde a polícia não tem partido para a violência.
    Eu vejo muita hipocrisia nas críticas à ação da polícia.
    Imagine você, como policial, ter que ficar passivo diante de um manifestante que o provoca de maneira absurda, xingando-o e ofendendo-o e que depois, se faz de vítima. E sabemos que isso acontece, não sejam hipócritas, também. Você conseguiria ficar tranquilo e sem raiva?
    Na hora em que se vê obrigado a dispersar a manifestação, por ter partido para o vandalismo, “com sangue nos óio”, como dizem, o policial acaba cometendo excessos.
    Mas essa é a polícia que temos. E ela é fruto e imagem da nossa sociedade.
    Alguém saberia dizer, como poderíamos recrutar dentro de nossa sociedade, centenas de pessoas em condições de serem os policiais dos nosso sonhos?

  • Quando tem estes alucinados quebrando tudo, esses bandidos mascarados, filhinhos de papai de classe média, paro para pensar em duas coisas:

    1 – A profissão de Policial Militar – Jogam de tudo em cima dos PMs. São agredidos com pedras, paus, e tudo o mais que tiverem em mãos. Se levantam a mão contra um bandido, sempre aparece uma foto mostrando a truculência da PM e muitas das vezes acabam processados. Os agressores dos PMs? Nada.

    2 – Fico pensando de onde vem o dinheiro para esta organização criminosa. É muito dinheiro em jogo. Sigam o dinheiro. Pagar diárias de R$ 150,00 por cada evento é um descalabro. Vejam que se 200 pessoas receberem R$ 150,00 por evento, temos um montante de R$ 30.000,00 por evento. Fora o material (gasolina, pólvora, esparadrapo, etc) . Vejam que se em um mês forem feitos três eventos, o valor ultrapassa os R$ 100.000,00. De onde vem isso? Esse dinheiro é repassado de quem? Vem de fora? Da Fundação Ford?

    Isto tem de ser investigado e os bandidos presos. Todos eles.

  • Todo e qualquer grupo social pode e tem o direito de fazer manifestação para defender seus interesses sociais, desde que este grupo social não tenha a intenção de usar a violência contra pessoas e contra bens públicos ou privados.

    O grupo em que a tal da sininho participa não pretende fazer protestos de forma pacífica, eles querem destruir patrimônios, querem vandalizar. Este grupelho ainda quer impor à maioria das pessoas os seus objetivos: Não quero Copa, Não quero eleições, Não quero Democracia.

    Estes grupelhos só podem estar mesmo ao serviço da Direita Reacionária, covarde e antinacional, pois são justamente os interesses da Direita reacionária que este grupelho da Sininho defende.

    Se estes grupelhos de lumpens destroem patrimônio, tem que ser responsabilizados civilmente por isto. Se estes mesmos lumpens usando seus rojões, sinalizadores, coquetéis molotovs ferem ou matam alguém, têm que ser responsabilizados criminalmente por estes atos de vandalismo.

  • Protestar contra as eleições ??? e o que propoe como solução ,alternativas ? Baseados em que estudos?? Sabem da realidade brasileira,politica,social,economica ? conhecem realmente as necessidades do nosso povo,neste país continental?? Qual contribuição,qual aval tem para colocar sua fichas na mesa para requerer apoios ??Sabem do preço,da grande movimentação popular para ter esta democracia que vivemos hoje ?
    Que tal estes pseudos revolucionários nos colocar a par,nos dar conciencia do que são,porque agora so vejo um bando,uma manada estourada,que uma vez sentiu o gosto do poder com as manifestações do ano passado,e que acham que podem repetir o feito,mas como uma bússola louca perderam o bonde,não sabem disso.Estão se esvaindo,não querem,não acietam,não querem enxergar.Pode até surgir outra(s) manifestações,mas certamente sem a influencia ou liderança destes atuais.

  • Esses jovens não tem a ideia da besteira que estão cometendo, são super ingênuos. Estão sendo manipulados por interesses obscuros e não perceberam isso, nem sequer sabem quem está por trás. Nós POVO, verdadeiramente brasileiros e TRABALHADORES repudiamos cada vez mais esses protestos SEM FUNDAMENTO, sem ARGUMENTO, apenas ATRAPALHAM a vida dos trabalhadores, somente isso, não leva à nada. O pessoal no meu trabalho ficam muito “p” da vida ao retornarem pra casa e tem que enfrentar o transito parado. Esses jovens perderam totalmente a credibilidade, sabe porquê? Porque eles MENTEM. A mentira é a pior coisa a cometer quando se protesta por alguma causa, o protesto perde a legitimidade. Se eles não estão contente com o sistema, que então tenham a dignidade e fazer como os jovens dos anos 60 e 70 que formaram a sociedade alternativa e foram morar no mato. Eles querem protestar contra ELEIÇÕES? Como assim????? Isso é DITADURA, pois, nessa época tiraram o direito do cidadão em escolher quem o representasse, e houve muito sangue para conseguir onde estamos hoje. Que eles NOS RESPEITEM, respeitem o direito do trabalhador.

    • Prezada Nádia,

      Com todo o respeito à sua opinião, mais ouso discordar no ponto em que chamas esses “jovens” de ingênuos, pois de ingênuos eles não têm nada. São doentes mesmo. Doentes de intolerância, doentes de egoísmo, doentes de radicalismo, doentes de falta do que fazer, doentes…

  • Manifestação é democrática. Vandalismo não é. É crime, inclusive, Parabenizo a polícia que, finalmente, usou a inteligência e impediu que os criminosos alcançassem o seu intento. Não tem nada de AI 5, nem de perseguição a manifestantes e outras baboseiras mais. Se a inteligência policial houvesse agido de forma eficiente como agora, desde 2013, muitos dos prejuízos causados pelos bandidos teriam sido evitados. E o campo estaria livre, inclusive na Copa, para manifestações democráticas, ou seja, pacíficas.

  • O grande jogo já começou no “O cafezinho”. Vale a pena a gente ler e divulgar o que começou a jorrar sobre as sonegações bilionárias da famiglia Marinho!

  • Eduardo, para mim está nítido desde o ano passado. Isso é golpe em andamento, diferente de como foi em 64, mas é golpe.

    BB, sininho e cia são pagos. A estratégia é clara. Outros são inocentes úteis.

    As pessoas confundem as coisas pois não desenvolveram o que se chama de vigilância epistêmica. Dos sites que leio só você e o PHA que enxergaram as coisas com a amplitude necessária desde o começo.

    Nos raros comentários que posto aqui, você poderá verificar que desde o ano passado venho apontando isso. Você também não caiu na armadilha como outros blogs de esquerda, progressistas, etc cairam.

    Sugiro sempre uma lista de filmes e documentários que ajudam a enxergar isso:

    O dia que durou 21 anos
    Dossiê Jango
    A Onda (filme alemão que mostra como facilmente se conduz um grupo para um objetivo)
    Cabra marcado para morrer, do Eduardo Coutinho
    Peões, do Eduardo Coutinho
    ABC da grave, do Leon Hirzman (mostra como se faz uma manifestação autêntica)

    Tem outros mas estes já são um bom começo.

    Abraço !

  • Até que enfim você acordou!!!!!!!!!! O que esses “protestos” querem é derrotar o PT! Simples assim! Portanto, não é de agora que vejo a torcida, disfarçada de análise, para que aquele golpe terrorista, disfarçado de “manifestações”, reapareça. Acerca de um mês, “matéria” do reacionaríssimo Jornal do Commercio, um dos bastiões da direita pernambucana(que lutou contra os Governos de Arraes e João Goularth nos anos 60, foi oposição a Lula e continua sendo a tudo o que for progressista, evidentemente também a Dilma), usava os “especialistas” de sempre, aqueles próceres do conservadorismo, prontos para relinchar tudo o que agrada à direita, para garantir que as “manifestações” voltariam, na verdade implorava para que voltassem a acontecer, dando ares pseudocientífficos ao que não passava de torcida do JC a favor do que sabe ser, agora que a Copa foi um sucesso, o único obstáculo para um reeleição tranquila de Dilma. Não há espaço para diálogo, até porque essa gente não quer dialogar já que servem a um senhor, a direita brasileira e a CIA(que está por trás de tudo isso), que não aceita conversa, somente encerrará seus protestos quando tudo o que representar governo e propostas populares for banido. DESSE MODO A ÚNICA MANEIRA DE SE ACABAR COM ISSO É A QUE ESTAMOS ADOTANDO AGORA : CADEIA!!!!!!!!! CADEIA PARA “SININHO”, “BLACK BOSTAS”, “MPL”, PROFESSOR DA USP, MÍDIA NINJA E TODOS OS QUE FOREM DA SUA LAIA. E antes que algum “bonzinho”, desses esquerdistas de manual, se choque com o que digo, esclareço que sou um democrata e defendo a pluralidade midiática, por isso frequento este espaço desde 2007, todavia, não é isso o que essa turma quer, só um idiota não percebe as intenções deles : o que pretendem é derrubar pela força um Governo, que antipatizam não por seus erros, mas pelos acertos, UMA VEZ QUE SÃO TÃO CÍNICOS A PONTO DE JAMAIS TEREM REALIZADO GRANDES CRÍTICAS A ADMINISTRAÇÕES CONSERVADORAS, CAPAZES NÃO SOMENTE DE POSTURAS ANTIDEMOCRÁTICAS, MAS DE PREJUDICAREM OS SETORES OPRIMIDOS QUE ALGUNS DESSES MERDAS FINGEM DEFENDER. ALGUÉM JÁ VIU O MPL EM “PROTESTO” CONTRA O ESCÂNDALO DO METRÔ DE SÃO PAULO!!!!!!!!!??????? ALGUÉM JÁ VIU SININHO EM FRENTE À GLOBO, CRITICANDO O MONOPÓLIO DOS MARINHO!!!!!!!!?????? ALGUÉM JÁ VIU A MÍDIA NINJA DEFENDER O MARCO CIVIL DA INTERNET!!!!!!!?????????? ALGUÉM JÁ VIU UM DESSES “DEFENSORES DO ESPAÇO URBANO LUTANDO PELAS VÍTIMAS DO GENOCÍDIO QUE ALCKMIN PERPETROU EM PINHEIRINHO!!!!!!!!!!???????? ALGUÉM JÁ VIU UM DESSES “PROFESSORES” DA USP DEFENDENDO A INCLUSÃO DAS COTAS RACIAIS E SOCIAIS NA MAIOR UNIVERSIDADE DO BRASIL!!!!!!!!?????????Não tem conversa, essa gente é de direita, de extrema direita(o que diga-se de passagem não é crime. Crime é mentirem sobre o que de fato pensam, enganando as pessoas, e pior do que isso usarem violência para instalar o caos e assim direcionar o eleitor para votar nos candidatos que apoiam, e nem sequer assumem que apoiam). Temos que manter essa gente na cadeia e não somente isso, ampliar as investigações para prender mais desses terroristas, desbaratar as organizações criminosas que integram, e principalmente encontrar os comandantes e financiadores desses merdas, que como já disse encontram-se na classe dominante, na mídia conservadora e na CIA. Se você observar algumas declarações que constam no reportagem da BBC Brasil, perceberá que várias previsões que faço aqui são confirmadas. por exemplo, a de que a direita contava com um “abatimento” do povo brasileiro após a derrota da seleção para torná-lo mais simpático aos “protestos” que já repudiava majoritariamente. Não é à toa, a matéria não diz isso, mas quem conhece a alma do povo sabe muito bem, que a direita, de forma cínica, contava com um triunfo da Argentina para azedar o humor do brasileiro(já que sabia que derrota da seleção, por mais vexatória que fosse não seria suficiente para fazê-lo. Afinal, o sucesso da copa deixou o povo muito orgulhoso e a seleção já vem nos decepcionando há vários anos, com pequenos momentos de êxito, o que torna seus fracassos menos traumáticos do que no passado). Por isso , Globo e sua turma torceram deslavadamente pela Argentina desde o início da competição, só não via quem não queria, do mesmo modo que sabotaram o Brasil. Por isso também vibrei tanto com a vitória alemã, que representou uma ducha de água fria nos planos da direita. Evidentemente que também o fiz por não suportar os antipáticos argentinos. Quem conhece o nosso povo, sabe que o triunfo de uma seleção que sempre adotou uma postura de quase reverência em relação ao Brasil, e continuou a fazê-lo até quando voltou a Berlim, atrapalhou por demais os planos da direita, pois quem anda nas ruas vê que a população está satisfeita não somente com o êxito organizacional da Copa, mas até no futebol, onde a decepção com a seleção já foi esquecida. O que não quer dizer que essa gente não voltará novamente a tentar instalar o caos no país. Há muito em jogo em 2014(simplesmente o destino da nação)para que desistam. Como já disse, o melhor que podemos fazer é apoiar e incentivar o Governo Dilma para que aprofunde as investigações, jamais ingressar no “bom mocismo” da “esquerda de manual”, que tem “peninha” desses bandidos ou tenta ver alguma coisa que preste nos “protestos” de extrema direita e nos seus líderes. Sob esse aspecto, quero apontar minha única discordância do seu texto : já vi entrevistas do tal Caribé e li várias matérias da Mídia Ninja. Para mim, Caribé é um pilantra oportunista, muito bem financiado e com ambições políticas claras, que manipula um bando de descerebrados(e outros nem tanto, somente mau caráteres mesmo) para tentar lucrar com isso, tanto em dinheiro, evidentemente está nessa muito bem financiado por interesses graúdos, como num projeto político pessoal futuro, em que obviamente ingressará pelo lado conservador do Espectro Político ou pela extrema-esquerda, o que dá no mesmo.Por isso só podemos considerar essa gente como nossa inimiga(não adversária, mas inimiga mesmo)já que pretendem um golpe de estado, explícito ou velado, e a única solução que podemos apoiar é a continuidade da ação policial, agora focando as eleições, para que todos eles apodreçam na cadeia! Não vamos bancar os tolos com esses criminosos e com os criminosos maiores que os comandam.

  • Vamos pelo começo, o PT tem forte viés socialista, mesmo tendo virado algo pior que o pior, alguns petistas tem o cacoete de estado forte tipo URSS, Romenia,Albania,Vietnan e outras tralhas que faliram…
    Nesta seara o PT não gosta de manifestações que não sejam a favor do partido e quando elas ocorrem eles pressionam governadores para que ponham suas policias em ação para incriminar pessoas, mas antes disso claro eles( o PT) tentam cooPTar os rebeldes,…
    Ahhh!!! isso é mentira!!! sim! muitos dirão, mas presenciei uma história em Porto Alegre ha 17 anos atrás quando o governo municipal era do PT, aonde começou greves comandadas por um sindicato de municipàrios aonde a primeira ação do PT foi a tentativa de cooPTação naquele estilo ” o que é isso companheiro? agora que estamos no poder e podemos fazer o que quiser com o dinheiro dos trouxas , tu está aloprando”, então como não deu certo a cooptação o PT inventou que o sindicato estava tomado por bandidos , ou seja, se é contra o partido, não presta.
    O problema do PT é que é um partido que nada gosta de democracia, prova disso que dentro do próprio não ha, falar mal de lula ou de Dirceu dentro do PT é caminho de expulsão ou isolamento, dentro do PT sua militância ( aquela que empunha bandeirinha na rua) é composta de gente de baixo nível social e intelectual que durante a campanha ganha 600 reais mês de ‘ajuda de custo” e nesta época esta sendo doutrinada em comitês a repetir bobagens e dizer que Dilma inventou o Brasil e até o dinheiro.
    No meu tempo orientavam a militância a dizer que quando privatizassem a antiga CRT ( cia telefônica do RS) a linha telefônica que custava U$$2000 iria custar U$$ 10000 e o telefone seria só pra rico, e aconteceu exatamente o contrário, mas o PT queria usar algo para intimidar os adversários políticos, pois na época a unica coisa que nós petistas fazíamos era esperar a VEJA sair na segunda feira para ver os escândalos dos políticos, e de posse da revista mostrávamos para todos dizendo” o dia que nós assumirmos o poder será diferente”
    E infelizmente EU e muitos petistas vimos que estávamos enganados o PT , melhor dizendo a legenda foi tomada de assalto por marginais e pistoleiros, todos sem ideologia e sem direção, guiados apenas por dinheiro e acertos com corruptos como Calheiros, Sarneys, Malufs e outros.

    Pulei fora do PT quando vi a Putaria que o partido tinha se transformado.

    Espero que tenham entendido um pouco do PT.

    João luiz saldanha cunha
    Ex. membro do PT de porto alegre 1982 á 2003

    • Obrigado Senhor J Saldanha por seu alerta.

      Mas tem uma coisa que o senhor ainda não sabe e agora vou lhe contar:
      “Dilma inventou o Brasil e até o dinheiro”

      WuaHaAuahAahaWaahAhaUahaWaahAhaUahaAhaUaha!!!

    • Segundo o J. Saldanha a corrupção foi inventada pelo PT em 2003, antes disto o Brasil era um país sem corrupção, conforme o que a imprensa do PIG e o PSDB podem comprovar.

  • Em tempo.

    Não entrei no PT pra ganhar nada, bem pelo contrário , em setembro de 1988 fui fiador para um comite de campanha do PT aqui em Porto Alegre, e infelizmente acabei tendo que pagar 1 mês de aluguel no fim do contrato pois o partido tinha saído vencedor mas liquidado financeiramente, mas á é poca fiz isso com gosto, então digo que não sou petista de 2002 pra cá como muitos! fui petista até o dia que vi que não queria participar mais de algo que não me representava no quesito dignidade e honestidade.

  • Eduardo.
    De todo o texto, muito bom (como sempre) o que mais gostei
    foi o ”arrancamento” do badalo da sininho.
    Estando presa, não se pode dizer que ficou “sem ninho” kkk (essa foi horrível, não?)

  • Hummm, sei não mas esse cara mais parece um troll com receios de ser
    “gozado” pelo Wilsoleaks. Muito blá-blá-blá para convencer. Seu xará desportista
    (dos bons, por sinal,) era muito mais convincente.

    • Tá parecendo, Salvador, que esse aí é da “tuchurma” da Luciana Genro.
      É gente que não soube se modernizar e preferiram ficar na oposição burra, apenas atirando pedras.

        • Claudia, pergunte para os tucanos, em especial os de São Paulo, eles sabem muito bem o que é modernizar, eles estão modernizando no Metrô e CPTM, eles estão modernizando no Roubanel Viário, eles estão modernizando nos pedágios paulistas, eles estão modernizando em um monte de outros lugares!!!!!!

          Ou seja, o PSDB é especialista em modernização, vide as Privatarias Tucanas!

          • Caro Luís Prudente,
            Os tucanos paulistas são tão inovadores, mas tão absurdamente inovadores, que estão, principalmente, inovando na arte de destruir as necessidades naturais dos seres humanos, como, por exemplo, a necessidade de beber água! Qual a prova disso?! Ninguém reclama do que está acontecendo com o volume morto da cantareira que diminui a cada dia! De onde se deduz que as pessoas começam a crer que podem viver sem água! Isso sim é inovação!!! Deve ser porque os tucanos são deuses e os paulistas anjos!!!
            Abraço
            Maria Antônia

          • Certamente os sociólogos tucanos já conseguiram construir uma máquina que transforma CO2 em H2O. Provavelmente a produção de água pelos sociólogos tucanos deve ser 45, isto mesmo, 45 a legenda do besta, vezes superior ao Aquífero Guarani! É com essa água toda que os tucanos pretendem matar a sede dos paulistanos e paulistas!!!!

  • Considero que o texto tem uma visão distorcida dos fatos. Não estou entrando em consideração se concordo ou não com os metodos. Mais uma coisa eu sei… A liberdade de expressão esta na carta magna do Brasil, e portanto, o direito deles deve ser respeitado. Suas prisões são arbitrarias , e justo de um governo que tem uma presidente que militou em grupos armados. Quanto as manifestações que “atrapalham” o povo , eu digo ao contrario atrapalham aqueles que nada querem mudar ( elites economica e politica ). Pois em BH a periferia faz manifestações quase diarias , por melhoria no transporte ( preços abusivos e onibus demorados e em pessimas condições ) , e são tratados como criminosos. Mas a “grande” presidenta do Brasil tem tratado as grandes corporações midiaticas como uma verdadeira mãe ( vide os 30 milhões doados a rede Globo no sorteio da copa ) com o dinheiro publico. Quanto aos dois rapazes que acidentalmente mataram o jornalista ( que por sinal não usava o material de segurança ), foram punidos com extrema severidade ,e os milicianos e policiais que atiravam ou colocavam “provas” contra a população em videos fartamente divulgados pela internet receberam honras de herois. Por isso LUTEmos contra esta ditadura disfarçada de democracia!!!

    • “Suas prisões são arbitrarias , e justo de um governo que tem uma presidente que militou em grupos armados”

      Pergunto: O que o governo e a Dilma tem a ver com as ações da polícia do Rio de Janeiro?
      ____________

      “Quanto aos dois rapazes que acidentalmente mataram o jornalista ( que por sinal não usava o material de segurança ), foram punidos com extrema severidade….”

      Pergunto: Tá de brincadeira, né? Estamos falando de uma vida que se foi, de uma família destruída, e você que foram punidos com extrema severidade? Até vai a inconsequência dessas pessoas que acham que podem colocar a vida de outras em risco, e é apenas sua ‘liberdade de expressão’?
      ____________
      “Por isso LUTEmos contra esta ditadura disfarçada de democracia”

      Sempre quando vejo amebas comparando a atual democracia com a ditadura militar (muitas vezes pessoas que nem sequer eram nascidos na ditadura), ou falando algo do tipo ‘mas a Dilma participou da luta armada’, e outras bobagens, gosto de lembrar desse vídeo em que a Dilma nocauteia o Agripino Maia, e da uma AULA DE DEMOCRACIA x DITADURA.
      Tem uma frase marcante em que ela fala: ‘Qualquer comparação entre a ditadura militar e a democracia brasileira, só pode partir de quem não dar valor a democracia brasileira’.

      Assistam novamente, e ENTENDAM: https://www.youtube.com/watch?v=bm4r_ISScUw

    • Rodrigo Duarte…

      Por acaso você tem uma irmã que trabalha na Rede Globo?
      Em minhas noites solitárias, enquanto namorava minha destra, pensei muito em sua maninha.

      Receba meu abraço de tamanduá, Rodrigão.

      PS. Na verdade eu queria mesmo era dar uma atracada na “namoradinha do Brasil”, mas parece que ela morre de medo de “nóis”.

      • Caramba, Edu, como vc deixou passar um lixo desse tipo? Como mulher, senti-me verdadeiramente atingida. VC reclama de trolls que vêm aqui, sem argumentos, querendo bagunçar o coreto, e diz que ofensas não serão toleradas. O que foi isso aí em cima? Essa coisa machista e asquerosa? Esse é o nível do debate?

        • Liberei sem ler. Costuma acontecer com leitores antigos, quando estou com pressa. Peço ao Wilson que reflita. Esse tipo de comentário prejudica a ele mesmo.

          • É… Foi mesmo meio sem graça.
            Mas após refletir não achei que saí prejudicado em nada, até porque não disse mentira alguma.
            Regina Duarte foi mesmo a namoradinha do Brasil e “inspirou” muuuuita gente, mas agora não serve nem pra bucha de canhão.
            Sinta-se a vontade pra me censurar, Eduardo Guimarães, mas não se esqueça que são os mesmos que pedem a retaliação e exigem liberdade de expressão.

          • Pois é, Edu. Acho triste esse tipo de comportamento por parte de pessoas que se acham progressistas, mas que na hora de atacar alguém utliza palavras e ações pra lá de arcáicas, atingindo a família – suposta ou real – coisificando a mulher como o objeto do prazer e do ataque político. E ainda se autojustificam dizendo que é porque estão lidando com trolls. Péra aí: diz desses, um senhor de idade avançada, que tinha mantido relaçãoes sexuais com uma menina de 13 anos e, por isso, foi acusado de estupro foi inocentado, sob a alegaçao do juiz de que se tratava de uma preostituta. Ou seja, um crime é um crime a depende de quem o sofre. Um absurdo, isso, não? Seu Wilsoleaks, qual a diferença principiológica existe entre o seu comportamento machista e a desse juiz? E, como diria aquele ditado, “dize-me como vc trata as pessoas de sua intolerância e eu te direi quem tu és…”

          • Ai meu Jesus Cristinho, quanta besteira…

            Mila, minha pobre, eu me masturbei muito no imaginário da namoradinha do Brasil, mas isso até onde eu sei não é crime nem é antiético. Antiético é propagar o medo e difundir mentiras, com o fito de auferir lucros inconfessáveis, como fez Regina Duarte e como faz seu suposto irmão aqui no blog.

            Por outro lado…

            Fiquei sabendo que tem umas fotos circulando por aí do jogador da seleção, o Hulck, totalmente peladão e tenho certeza que o atleta pode até estar suprindo as necessidades de muuuuita gente, aliás, bem mais que supriu nossa demanda por um bom jogador de futebol.

            Pode ser que esta versão lhe agrade mais, Mila. Se não pelo gênero ao menos pela ideologia ou falta dela.

            Fique na paz.

          • Vc te razão, Wilso, masturbação não é crime, nunca foi, nem nunca será. Crime é usar essa ação perfeitamente natural com conotação pejorativa para atacar alguém que fez um texto ousando discordar daquilo que vc pensa. A menos que vc consiga me explicar o sentido de se falar em masturbação tendo como “inspiração” a “irmã” de alguém num texto que trata de política…

          • Muito simples, Mila.

            A suposta irmã de Rodrigo Duarte pensa tal e qual a ele.

            Esse pessoal vive se masturbando com palavras de ordem reacionárias do tipo:
            Ai que medo desses comunistas!
            Vai pra Cuba!
            Tá com dó, leva pra casa!
            A democracia petralha é uma ditadura!
            O mensalão foi a maior corrupção que o Brasil já teve.

            E coisas do gênero que na verdade não passa de pura punheta. Veja que a associação tem sentido e foi praticamente automática. Extremismo de direita, narcisismo, onanismo…

            Na verdade, essa gentinha miúda merece só desprezo e gozação e é exatamente o que fiz e faço, mas se você ficou tão ofendida posso me retratar contigo pessoalmente e quem sabe possamos até descobrir algo em comum para que, enfim, eu não me sinta mais assim tão só e tenha que me contentar com tão pouco.

            Um beijo.

      • Meu amigo Wilson,
        Certamente a senhora Mila tem razão quanto ao seu infeliz comentário humorístico, referente a outra senhora Regina Duarte! Tenho certeza de que você não quis desrespeitá-la ou ofendê-la em seu valor feminino! Todos nós uma vez ou outra usamos o que existe de pior em nossa humanidade, e, quando isso acontece, nos envergonhamos de nós mesmos! Não estou desculpando você, apenas entendo. Entretanto, definitivamente, é difícil entender que parâmetros as pessoas usam para medir seus graus de ofensas e indignação! Conheço muita gente que assiste aos “programas humorísticos” das TVs, que de humorísticos nada têm, mas muito desrespeito e ofensas à dignidade e reputação das pessoas! Inclusive, todos estão muito ricos! Será que a senhora Mila é uma das pessoas que ficaram indignadas com a violência sofrida pela presidenta Dilma na abertura da Copa?! Se foi, será que escreveu comentários sobre sua indignação?! Quando no final do ano passado o senhor tucano André, de modo direto e com o que existe de mais chulo na nossa língua, pensou que pudesse me ofender, não me lembro de ter visto a indignação de nenhuma mulher! Exceto a condescendência de uma colega Maria Tereza! Você foi o único que realmente ficou indignado! Por esta razão meu amigo, você errou sim, mas certamente você não é o único homem que faz esse tipo de piada, e ademais a gente só aprende porque existe!
        Abraço
        Maria Antônia

        • Cara amiga Maria Antônia.

          Você me recordou uma tia minha já falecida, a tia Dú.

          Tia Dú ficou sabendo que alguns familiares da minha ex-esposa estavam me cobrando uma dívida.

          Sem pestanejar nem me consultar e movida unicamente pelo amor que me devotava, Tia Dú procurou meus cobradores e saldou toda a dívida em questão.

          Tia Dú sempre foi muito correta e certinha, aliás, aparentemente bem diferente de seu sobrinho preferido.

          Mesmo depois que Tia Dú ficou sabendo que a dívida não existia, ainda assim ela achou correto ter pago a divida. Acho que minha não é muito diferente de você ou de mim que também ajudei a pagar a divida de Zé Dirceu.

          Nós somos assim, humanos. Nos movemos por dor ou por amor. As vezes pelos dois.

          Um grande abraço, querida amiga Maria Antônia.

      • Muito obrigada pelo convite, caro Wilso. Mas costumo ser criteriosa com minhas companhias e gente que confunde sexo com política não me atrai. Costumam ser muito reprimidos, muito inseguros de si mesmo e costumam disfarçar suas deficiências justamente misturando as estações, ofedendo os outros ao dar esse caráter pejorativo ao sexo e querendo se fazer passar por descolados, como se falar de punheta, masturbação mental, etc, etc, fosse coisa de gente cool. Simplesmente, não é. Passar bem.

        • Mila,
          Apenas para descontrair! Um humorzinho ordinário! Quem confunde e mistura sexo com política é o filósofo Luís Felipe Pondé. Foi ele que disse que a direita não pega mulher! Ele é de direita. Deve saber do que estava falando! Você se indignou com as piadas dele?!
          Maria Antônia

  • : Lei de Mídias Já!!!! … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  • *** : Lei de Mídias Já!!!! … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  • :D*** * : Lei de Mídias Já!!!! … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  • 😀 *** * ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem para o Brasil continuar mudando!!!! De uma, duas vezes é melhor, é melhor duas vezes, é melhor mais de uma!!!! De uma vez por todas, de uma voz por todos, por você, por mim, por nós, para todos e para todas!!!! !!!! Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura que permita que o Brasil mude mais continuando no bom caminho. ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar mudando!!!! . . . Viva o povo brasileiro!!!! Lei de Mídias Já!!!! … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … … 😀 *** *

  • Vote em mim para MUDAR ..diz DILMA (o que ??!!)

    Vote em mim para mudar TAMBÉM diz o AÉCIO ..vote em mim que eu manterei o BOLSA, o Mais Médicos, que não farei mais privatização, que continuarei com o Prouni e o Ciência sem fronteira, e que de quebra mudarei, SÓ DEPOIS DE DEBATER COM A SOCIEDADE, as regras sobre correção dos combustíveis da Petrobrás ..e mais, que só depois de estudar os temas é que verei o que fazer com o câmbio e juros ..aliás, vote em mim que eu sou a favor da mudança do código Civil, só não digo onde.

    Vote em mim pra mudar ..responde EDUARDO ..vote em mim que eu tenho um plano mais sustentável ..um que ofertará estabilidade e crescimento, e que depois eu darei os detalhes.

    DESCULPE, alo-OOOooooou ..a hora de debater e de se comprometer, de se expor é agora SANTA ..inclusive se submetendo a uma crítica HONESTA ..o resto, ESCUMALHA, o resto é GOLPE …coisa de democracia surpresa, de faz de contas, de cheque em branco, terceirizada, entende ?

    Por favor, eu quero saber o que vocês farão com a SEGURANÇA (e não me venham dizer que isso é coisa dos Estados porque NÃO É !!! ..este tema se mexe começando do ALTO ..do Congresso, dos empenhos políticos e decretos)

    Quero saber o que será da economia (do JUROS, das agencias, dos Cartéis, da INDEXAÇÃO), dos projetos e obras, da SAÚDE ..dos compromissos com as obras viárias e reformas (tributária e política) ..de quais seriam as prioridades e atuações nas obras de INFRA federais etc

    aliás, quero saber de tudo isso, e o que vc pensa que o eleitorado deveria fazer caso, digamos, 75% dos compromissos não fossem alcançados ao final do seu mandato ?

    http://www.youtube.com/watch?v=2cXQAlRStQk

    • Bananélli…

      Dilma não diz “Vote em mim para MUDAR”, diz: “Vote em mim para continuar MUDANDO”.

      Você entendeu a diferença, bananão? Não?
      Então, vote em quem você achar melhor. Tanto faz, já que seguiremos mudando.

      • colega ..isso tudo é grito de guerra …MUDAR, mudar MAIS, continuar mudando, MUDANDO ainda mais, mudar sempre, enfim

        O mínimo que eu esperava de DILMA, muito ela não fez (o código pra mídia, melhor regulação ORDENADA e pactuada na economia) ..esperava até que ela mantivesse o que já tinha MUDADO pra melhor (a responsabilidade com o cambio, com a moeda/gastos, com as contas internas e externas) ou que cumprisse o que estava PLANEJADO e que hoje esta tudo atrasado, encarecido e aditivado, esperava mais transparência e o cumprimento do que tinha sido prometido

        Mudanças mesmo, esperava pouco ..e se for pra continuar MUDANDO, se pra pior, desculpe

        Aliás, por se falar nisso, o que ela quer “continuar MUDANDO” ? EU não sei, e aposto que nem você, é disso que tentei dizer, dela e DOS OUTROS também ..por exemplo na SEGURANÇA pública o discurso parece que é o mesmo, que a culpa esta sempre com os outros ..na saúde, nos remédios populares, no SUS e nos planos particulares etc etc

        • Quanta besteira, Bananélli.

          Você foi pego em contradição e pra se justificar se embanana mais ainda.

          Depois, quando a gente perde a paciência e diz umas bobagens, vem a tchurma do politicamente correto dizer que está baixo o nível do debate. Ora, que debate?

          Como debater com um sujeito que diz que os petistas dizem que Dilma inventou o Brasil, com um Banana que mente afirmando que Dilma diz que quer mudar o Brasil ou ainda com um salafrário que assegura que vivemos numa ditadura disfarçada de democracia.

          Grande abraço… Tamanduático.

  • o efeito COPA ..ainda tô esperando pela verdade

    Aeroportos tiveram MOVIMENTO MENOR durante a COPA ..daí não termos tido maiores transtornos, mesmo naqueles aonde as obras de reforma e ampliação NÃO ficaram prontos (SP, MG e RJ por exemplo)

    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/07/1487128-trafego-em-aeroportos-caiu-4-nas-cidades-sede-na-copa.shtml

    O transito numa cidade como SP foi interditado, desviado, proibido, o horário de rodízio foi ampliado ..daí não termos tido tanto transito

    As cidades sede decretaram FERIADO, daí a circulação ter sido mais fácil

    As ruas foram tomadas pelo exército e uma quantidade enorme e ATÍPICA do funcionalismo e da polícia ..daí a desordem e violência não ter imperado

    Aguardemos pois pelo PIB e pelo “aumento” da arrecadação e da atividade

  • mira, Edu, houve alguns fatos – e grandes,importantes- desde ano passado que vieram até obnubilando (ob alguma coisa é bom, nè?) o julgamento das gentes, inclusive meu.
    Uma que a midia na epoca abriu a caixa de Pandora -dos protestos- pensando em dividendos para si e seus aliados. E outra ainda que, os sininhos, campainhas, blacs e ++++ inocentes foram organizados, cooptados para ir a rua para QUEBRAR com a bençao da midia – e eram sempre os mesmos em SP, RJ, Bh.
    Nao foram presos em flagrante nessas ocasiões pelas policias estaduais… (porque será, não?) a gente deseja que o sejam agora.
    Aqui vem a questao central, se sim, mas nao de qualquer jeito.

  • uai ..será que me deletaram por engano

    Agora pouco escrevi protestando sobre uma comissão de senadores TIRIRICAS que estão querendo apertar ainda mais a legislação para que, praticamente, se INVIABILIZE o surgimento de novos partidos

    Do que li a proposta exigirá que novos partidos só sejam aceitos se obtiverem 1,3 MILHÃO de assinaturas ..fato que repudio

    http://blogs.estadao.com.br/fausto-macedo/juristas-defendem-emenda-que-impoe-mais-rigor-na-criacao-de-partidos/

    Aliás, no meu post eu até “me atrevi” a expor a minha opinião ..que a exigência deveria se regionalizar ..por ex. se a exigência é de 1% do eleitora, que ela seja permitida nos MUNICÍPIOS ..pois assim teríamos a chance de não só termo de novos partidos, como tb de vê-los crescendo ORGANICAMENTE, na competência ..e não nos conchavos e na base de TRAÍRAS.

    mas aí .aí o meu post sumiu ..e devo reconhecer que normalmente o Eduardo não faz isso com muita frequência, daí o meu estranhamento, pois eu não falei mal dos seus queridinhos (ou falei ?!)

    que sabe este passa, né ??! já tô na reza e na torcida

    http://www.youtube.com/watch?v=oGJSCQy44oM

  • Eduardo fez se necessário separar o joio do trigo. Lembrar 63 é bom, pois neste ano ocorreu uma serie de manifestações com o finalidade de desestabilizar o governo democrático de Jango e o resultado foi o golpe de 64, onde a globo em seu editorial anunciou a retorno da democracia, quando na realidade era o fim. As manifestações democráticas são asseguradas pela Constituição Brasileira, porem a criminalidade de terrorista da extrema direita, Tipo quebra quebra, destruição do patrimônio publico e privado, atitude típicas de marginais tem que ser punida como com o rigor da Lei, temos que SEPARAR O JOIO DO TRIGO. Como em 63 a bagunça imposta a nação era capitaneada E financiada pelo capital americano através do IBAD.

  • A ESQUERDA QUE A DIREITA ADORA

    Cada vez mais estes mentecaptos endossam esta assertiva. Vejam o que estes protestos imbecis contra tudo e contra todos conseguiram:

    1- Ajudar a mídia/direita a implantar o clima de que o Brasil é uma merda;

    2- Conseguiram CRIMINALIZAR perante a opinião pública todo e qualquer tipo de manifestação, mesmo as legítimas e pacíficas. Hoje a grande maioria da população apóia a ação da polícia.

    Este protesto que pretendiam fazer antes do jogo final ,na tijuca, marchando para o estádio tinha o claro objetivo de provocar. Neste caso os que criticam a ação preventiva da policia querem o que????? mais mortos e feridos????neste caso, só depois do rastro de destruição e morte a policia pode agir??? me poupe!!!!!!

    Agora eles não querem eleições. HAHAHA são umas bestas ingenuas, eles, na santa imbecilidade, acham que vão fazer uma revolução no pais??? se não tiver eleições eles acham que vai acontecer o que??? os poderosos interesses internos e externos vão assistir pacificamente uma revolução popular socialista no Brasil???? A história contemporânea esta cheia de exemplos do que acontece com esta esquerda míope. Aliás, até certo ponto é um erro falar que são esquerda, na verdade não são NADA.

    • para finalizar uma perguntinha: onde estava esta turma na defesa do pré-sal para a educação e da CPMF para a saúde ???? provavelmente em algum shopping comendo um mac-lanche feliz.

  • O Brasil é para ser levado a sério. A democracia também. Vidas dependem disso. Claro que a democracia representativa, partidos e eleições tem que ser questionados, sempre. No entanto está dificil de ver seriedade nesse movimento da “nova política”. Pelo menos na parte que mais aparece, nas manifestações, sempre com a presença dos Black blocs e suas depredações “democráticas”.
    São contra as eleições do jeito que é feito pelo “sistema”? Querem democracia direta? Porque não debatem o projeto do governo que propõe participação popular? Que está sendo bombardeado pelo PMDB e o pig, exatamente por ser uma tentativa de democracia direta. Acham que o projeto do governo é de cima para baixo? Façam uma contraproposta. Mas parecem que eles querem brincar de “revolução”. Sentar o rabo para elaborar uma proposta viável de democracia direta dá trabalho. Coisa para adulto, Edu. Adolescente não tem paciência para isso

  • Eles desclassificam a democra ia, no entanto se apóiam nela quando solicitam o direito democrático de livre manifestação, ou seja, acham que a democracia só vale quando está em seu favor. Eles só possuem direitos e nenhum dever.

  • Amigos (as) o Flamengo está mal no brasileirão porque o clube não deu atenção para esse projeto do bem, até hoje não tive uma resposta.

    Rio de Janeiro, 28 de outubro de 2013

    Clube de Regatas do Flamengo

    Presidência e Diretoria de Marketing

    Assunto: PROJETO: SEGUNDA-FEIRA DO BEM

    Prezados amigos (as) sou Flamengo de paixão e amo o meu clube de coração. Por isso, gostaria de sugerir um projeto que poderá servir de bom exemplo para o mundo inteiro, pois fazer o bem, faz bem. Todo mundo sabe que a segunda-feira é o dia de folga dos jogadores de futebol, mas para fazer o bem, não tem dia, todo dia é dia, por isso, o Flamengo no PROJETO: SEGUNDA-FEIRA DO BEM, escalaria um jogador do elenco, para que visite uma instituição de caridade, e essa visita, seria registrada e colocada nos site do clube, para que a torcida siga esse belo exemplo de fazer o bem, e ajudar, quem precisa de ajuda. Amigos (as) espero que o Projeto: SEGUNDA-FEIRA DO BEM se espalhe pelo Brasil e pelo mundo, e ajude muita gente, que precisa de um pouco de carinho e atenção de todos nos, que gostamos de fazer o bem. Infelizmente muitos jogadores, só vão parar nas manchetes dos jornais e revistas, quando estão fazendo coisa errada, e está na hora de mudar um pouco esse jogo. Observação; Todo mundo ganha com esse projeto do bem, boa sorte Mengão!

    • Discordo de você Claudio José.

      O Flamengo carrega a lanterna do Brasileirão apenas porque é o time mais caridoso do campeonato.
      Ontem mesmo o rubro negro carioca doou 3 pontos para o Atlético do Paraná.

      O Clube da Gávea está revolucionando aquela famosa frase que dizia “Ou dá ou desce” porque o Mengão “dá e desce” pra segundona.

      Abracinho.

    • Amigos (as) Deus é justo, parabéns ao campeão alemão!
      Özil doa seu prêmio pelo título da Copa para cirurgias de 23 crianças do Brasil
      Meia alemão disse que essa foi a forma de agradecimento pela hospitalidade do povo brasileiro

      O DIA
      Alemanha – Özil escolheu uma bela maneira de utilizar o prêmio dado pela Federação de Futebol da Alemanha pela conquista do título da Copa do Mundo. O meia doou o dinheiro para realizar cirurgias de 23 crianças brasileiras.

      “Antes do Mundial pensei em apoiar a cirurgia de 11 crianças doentes. Mas depois de vencer a Copa, que não é o trabalho de apenas 11 jogadores, mas sim de uma seleção inteira, decidi aumentar o número para 23”, disse Özil através do Facebook.

      Özil doou sua premiação para ajudar crianças
      Foto: Reprodução Facebook
      A quantia cedida por Özil é de 300 mil euros (em torno de R$900 MIL).

      “Este é o meu agradecimento pessoal pela hospitalidade do povo brasileiro”, afirmou o alemão.

      A boa ação do meia alemão faz perte do Big Show, um programa que recebe doações na web para que jovens sem condições fincanceira possam fazer cirurgia que não podem pagar.

  • Descobri: essa minoria que protesta, a oposição, o PIG e vira-latas soltos não tem agenda positiva, não tem nada a apresentar; ficam “abutrando” em cima de qualquer “passarinho morto” e escondem a monstra agenda positiva do governo do PT.

    • Inclusive na Petrobrás, sim!!!
      Se vc se dispuser a pesquisar a Petrobrás em números, vai comprovar isso: o PSDB quase afundou a Petrobrás; o PT a fortaleceu, tornando a Empresa uma das maiores e mais bem sucedidas do mundo. Eu mesma, pesquisando para responder a um conhecido cozinha, findei por comprar ações da Empresa.

      • Tipo assim, a imprensa do PIG esconde qualquer número do crescimento da Petrobrás, de quanto a Petrobrás paga de imposto ao Governo Federal, de quanto a Petrobrás acaba criando um círculo de desenvolvimento nas indústrias navais e nos setores envolvidos direta ou indiretamente com a Petrobrás.

        A imprensa do PIG esconde que o afundamento da P-36 foi uma obra do governo do finado FHC, um número importante, mas esquecido propositalmente pelo PIG.

  • Então ficamos assim: para resgatar a credibilidade, os grupos de manifestantes precisam responsabilizar-se sobre a atração que exercem sobre os blacks (não vamos esquecer que essa prática black é importada). Vamos combinar que, no Brasil, mascarado fora do carnaval é bandido.

    • Atração uma ova. É o mesmo grupo. Estão juntos. Fazem reuniões juntos. Essa separação não existe. É tática pra fazer todos de idiotas

    • Bandidos de alta periculosidade, comandados por partidos políticos que financiam seus atos com o nosso dinheiro e até por gente graúda do governo. São íntimos.

  • A Mídia Ninja passou dos limites, não é possível defender essas pessoas que mataram o cinegrafista. Como assim soltem todos os presos da Copa?? Matéria sensacionalista! pois, alguns em nada tem haver com a Copa. A polícia é truculenta, mas, há casos em que os manifestantes querem romper o isolamento feito pela polícia, ai vem todo truculência, e abusos por parte da polícia. Não da para defender ninguém nesses casos, somente em casos onde houveram prova forjada.

    • Concordo. Terroristas assassinos mudou de nome. Agora são chamados de ATIVISTAS. Eles podem quebrar, incendiar os patrimônios públicos e privados, assim como vem fazendo há anos os “ATIVISTAS” do MST, MTST, VIA CAMPESINA e outros mais. São comandados por gente que tem dinheiro, como o Stédile, Bruno Maranhão, milionário me parece pernambucano falecido recentemente. Bruno Maranhão é o mesmo cafajeste que invadiu a Câmara dos Deputados em Brasília, onde deram um prejuízo enorme e não foi penalizado por ser amigo do CHEFE. Esses bandidos só merecem cadeia de segurança máxima com uma penalidade bem alta sem direito a condicional, pra aprenderem a respeitar o povo brasileiro.

      • Prezado Edu e leitores do blog,

        Só queria alertar para termos cuidado ao julgar as pessoas que foram presas.
        Devemos neste momento realmente considerá-las terroristas?
        Será que a polícia não cometeu abuso de poder ao ir nas casas delas para prendê-las?
        Podemos garantir que “provas materiais” não foram plantadas para incriminá-las?
        O relatório da polícia vazou para alguns jornalistas.
        Até que ponto podemos confiar nas notícias divulgadas pelos grandes meios de comunicação, os mesmos que o próprio Edu não cansa de desmascarar aqui pelos ardis, meias verdades e clichês com que tentam influenciar a opinião pública?

Deixe uma resposta