Proximidade da eleição estreita “margem de erro” das pesquisas

Análise

 

Por volta das 13 horas de 22 de setembro de 2014, o índice Bovespa caía quase 2 por cento. Segundo o site “Infomoney”, que se notabilizou nos últimos meses por provocar grandes movimentos de compra e venda de ações conforme Dilma Rousseff sobe ou cai nas pesquisas, a causa seria “rumor” sobre novas pesquisas eleitorais.

 

O que o infomoney diz não é bem assim. Aécio estaria tirando pontos de Marina e Dilma estaria “estável”. A informação que o Blog obteve, porém, foi outra. Sondagens internas dos partidos estariam apontando crescimento de 5 pontos de Dilma sobre Marina no segundo turno, apesar de Aécio ter se aproximado um pouco mais da segunda colocada nas pesquisas.

As pesquisas dos próximos dias tendem a apresentar situações cada vez mais confortáveis para Dilma. Simplesmente porque a margem de manobra para usar a nossa velha conhecida “margem de erro”, está se estreitando.

A opinião deste Blog, vale explicar, é a de que tem havido manipulações de pesquisas em favor de Marina Silva e Aécio Neves e contra Dilma. E o que é pior: fora da margem de erro.

As recentes melhoras de Dilma nas pesquisas se devem a que as manipulações voltaram à margem de erro – até então, eram maiores. Assim, como a proximidade da eleição torna muito mais arriscado “mexer” nos números, aquela manipulação se restringirá a margem que permita a quem a usa dizer que errou dentro do “aceitável”.

Nas pesquisas desta semana, ainda pode haver uso da margem de erro, mas será mais para tentar levar a Aécio ao segundo turno do que para deprimir as intenções de voto de Dilma. A partir da semana que vem, contudo, os institutos de pesquisa terão muito menos condições de ajudar ou prejudicar candidatos.

Manipulação mais forte contra Dilma, agora, só se a perspectiva de vitória no primeiro turno aumentar mais. Aí, as pesquisas irão para o tudo ou nada. Se der errado e o “pior” acontecer, Ibopes e Datafolhas atribuirão tudo a “guinada de última hora do eleitor”. Ninguém acreditará, mas já não importará mais.

94 comments

  • dilma no 1º turno levando a eleição, já é um fato consumado….o que essa imprensa maldita quer fazer, é justificar o dinheiro recebido para mentir, ponto final.
    reinaldo carletti

  • É isso, Edu. “As coisas já estiveram melhores” para os fraudulentos institutos de pesquisa, para a grande imprensa e a oposição ao governo Dilma e ao PT.

  • Esses institutos de “pesquisa” não têm credibilidade. Com certeza alguns vão fazer contas de chegar para que as “pesquisas” não destoem demais do resultado das eleições.

    Aliás, como disse o PHA, a audiência da Globo, medida pelo Ibope, começou a cair repentinamente, agora que um instituto alemão de aferição de audiência vai atuar no Brasil. Pode ser que o Ibope esteja fazendo, digamos, “correções” em sua metodologia para que seus números não conflitem demais com o instituto concorrente.

    • Quer dizer que o Globope inflava a audiência da famiglia Marinho há muitos anos?

      Os publicitários e as empresas entrarão na justiça contra a falcatrua usada pelo Globope para favorecer a famiglia Marinho?

      Globope frauda e famiglia Marinho sonega e censura.

      • Publicitários são coniventes com o que a Globo fez, pois ganham o tal BV (bônus de volume), uma propina legalizada que a Globo paga às agências.

        Empresários deveriam reagir. Eike Batista se preparava para entrar na área de comunicações, para concorrer com a Globo. Mas aí, seu “império” desmoronou.

        A reação, no fim, veio dos concorrentes diretos da Globo: Band, Record e RedeTV contrataram o tal instituto alemão de aferição de mídia. Montenegro, ao que parece, não é mais dono do Ibope. Informações dizem que o Ibope foi vendido. Não sei os detalhes, pois não tenho tido tempo de assessar muito a internet. Será que ele previu a desmoralização de seu instituto e caiu fora do negócio?

    • O IBOPE sempre foi fraudulento. E quando eu toquei no assunto “aonde estão os PeopleMeters” em um fórum da internet, os meus comentários foram silenciosamente apagados. O esgoto Globo é que nem a máfia italiana, aonde você encontrar corrupção e crime no poder vai ter um dedo dela.

  • “Manipulação mais forte contra Dilma, agora, só se a perspectiva de vitória no primeiro turno aumentar mais. Aí, as pesquisas irão para o tudo ou nada. Se der errado e o “pior” acontecer, Ibopes e Datafolhas atribuirão tudo a “guinada de última hora do eleitor”. Ninguém acreditará, mas já não importará mais.”

    É exatamente isso que ocorre sempre.

    Eduardo, perfeita a sua análise.

  • Sem dúvida, ocorreu alguma manipulação. Mas não é verdade que Dilma já contava com a intenção de voto de que provavelmente dispõe no dia de hoje. Há um processo político em curso operando. Esse resultado auspicioso é fruto do acerto da campanha que sepultou a ilusão de que Marina Silva representasse algum tipo de mudança, desmascarando-a a partir de suas próprias declarações e de seus apoiadores ( o famoso “dize-me com quem andas”) e principalmente da decisão da militância de tomar as ruas para defender as conquistas do governo e aceitar as críticas que contra ele se fazem, revelando , tal como fez Luiz Nassif, ao declarar seu voto em Dilma ( embora nem sempre pelas mesmas razões que as nossas) que, apesar dos erros, os acertos desse governo foram maiores e que, entre todas as candidaturas postas, a de Dilma é a a única que pode se alinhar à necessidade de mudanças clamada pelas ruas. Não dá para falsificar a realidade, fechando os olhos e afirmando que tudo foi e vai bem com esse governo. Quem assim procede perde capacidade de dialogar honestamente com as pessoas e com os seus justos reclamos. O governo Dilma assim como o seu partido cometeram muitos erros. As mudanças reclamadas pelas manifestações de Junho de 2013 tiveram caráter progressistas e refletem insatisfações sentidos por parcelas expressivas do povo. Quem se vale do transporte público em uma cidade como o Rio de Janeiro ou São Paulo sabe a que estou me referindo. Entretanto, a realização desses mudanças necessárias, de uma reforma política, de uma reforma dos meios de comunicação, de uma reforma urbana , outra tributária, etc, não seria jamais estimuladas por um governo de Marina ou de Aécio. Resta ao povo compreender que a melhor candidatura de oposição ao governo Dilma é a própria presidenta Dilma. Isso não é nenhum absurdo. Isso é dialético, pois , ao contrário do que o cidadão que não sabe refletir politicamente de forma consequente, o governo Dilma não foi o que Dilma desejaria que fosse, mas o produto da luta interna entre as forças que integram a chamada “base aliada” ( basta lembrar a reação desta “base aliada” à proposta de aumento de participação da sociedade civil encaminhada por Dilma recentemente). É natural que uma campanha esconda o que houve de errado com o governo que se pretende reeleger, que chame a atenção para as suas realizações, sobretudo ante o boicote da mídia sobre tais feitos. Mas esses erros existiram e assumiram a intensidade de bandeiras populares incontestes. Não se trata de defender apenas conquistas , mas de responder programaticamente a necessidade de mudanças que produziu uma certa aversão ao governo Dilma entre eleitores de Lula e Dilma no passado, convocando o povo a dar mais um voto de confiança no governo Dilma, para que o seu segundo mandato possa , como diz o Lula , ser realmente “muito melhor do que o segundo”.

  • Dilma tem um estoque nada desprezível de votos daqueles que consideram seu governo regular (aproximadamente 35%). É um fenômeno de ilusionismo grosseiro por parte das agências fingir que nenhum destes votos se define para a Dilma, mas para os demais candidatos! O argumento pueril e inverossímel que ouvi é que nem todos os “bons e ótimos” votam na Dilma e isto seria compensado pelos regulares permite, no limite da razão, imaginar que quem acha o governo ruim poderia votar nela, ora bolas!, já que ela é a menos ruim dos demais candidatos (este argumento eu ouvi de mais de uma pessoa).

  • Se o Aécio crescer muito e Marina cair muito, o Aécio vai para o segundo turno com Dilma

    E ai será MUITO, mais MUITO mais difícil para a presidente do que enfrentar Marina, apesar das pesquisas ainda dizerem o contrário.

    Quem viver verá.

    As pessoas (os petistas) não sabem com o que estão brincando. Isso de comemorar a queda de Marina, como se não tivesse outro candidato crescendo, outro candidato muito mais perigoso, o verdadeiro candidato da direito.

    Estou só avisando.

    • voltando para realidade(tempoespaço):

      Marina não cairá muito nem Aécio subirá muito,falta o sempre faltou :volume!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      valeu a (in)tenç(s)ão do romântico!

      sugestão : dedique- se a literatura de boa qualidade,você tem futuro como ficcionista

    • O esquema tucano de compra de votos disfarcado de contratacao de fiscais pode levar Aecio ao segundo turno…em toda eleicao eles usam desse esquema…o “fiscal” recebe la seus 50 reais mas nao eh obrigado a fiscalizar nada…so vota em algum tucano e volta pra casa…

    • Ôooo, coitado! Pousou agorinha no Planeta Brasil, depois de uma longa peregrinação no espaço! Vamos dar a ele algumas horas para ele tomar pé da situação real; o que não deve demorar muito, já que está lendo e postando aqui, no Blog do Eduguim! Por precaução, Daniel, deixa um “Lexotan” à mão!

    • Da minha parte, não é a questão de simplesmente comemorar a “queda” de Marina e “subida” de Aécio. Está mais do que claro que a disputa entre eles é para ver quem se apresenta como o melhor candidato da Direita. Melhor, nesse caso, quer dizer quem representa com mais legitimidade os interesses da Direita (capital financeiro, mídia etc). Acho que, apesar da “onda” que elevou a Marina de patamar, realmente é Aécio o mais legítimo representante desses interesses. Entretanto, a própria Direita reconhece que se trata de um péssimo candidato. Daí o apoio de grandes setores poderosos para Marina, que ainda surfa na “onda” da novidade e do voto completamente sem consciência, embora levado a pensar exatamente o contrário. Enfim, qualquer um dos dois que passar para o 2º turno (se passar algum, pois já acredito firme na possibilidade de se resolver isso no 1º turno), reunirá em torno de si todos os apoios contra Dilma. Esse é o risco.

    • Eu também acho o Aécio Neves mais forte num possível 2º turno do que Osmarina Silva.
      Porém ele (Aécio e Osmarina) brigam de foice no escuro pelos 40% de votos válidos da direita. Acontece que nestes 40% da direita, existem pelos menos uns 30% (40X30%) 12% que não sabem ao certo porque votam neles.(será influencia da mídia?) Este grupo pode se manter no apoio ao Aecio/Osmarina no 2º turno ou ir para o lado de Dilma. Vai depender da propaganda.

    • Daniel, tal avaliação não procede. Se e somente se houver segundo turno e se e somente se Aécio passar no lugar de Marina ele representará uma ameaça. Ainda assim, menor que Marina, pois ele representa o mesmo partido da direita que há 20 anos duela com o PT. Creio que o que levou a essa “onda Marina” foi, além do veloriomício, a ideia de que ela representava uma novidade e um sentimento de saturação para com o PT. Ideia esta especialmente comum entre jovens de classe média que eram crianças muito pequenas para lembrar da hiperinflação dos anos 80, do confisco da poupança de Collor e da recessão do governo FHC.

      Marina no segundo turno automaticamente recebe praticamente 100% dos votos de Aécio do primeiro turno, visto que os eleitores dele são antipetistas convictos. Já Aécio no segundo turno tiraria o tal encanto da “novidade” e poderia até angariar a maioria dos votos de Marina, mas haveria um bloco expressivo de eleitores dela que votaria em Dilma, ou mesmo branco/nulo, o que não deixaria de ser um benefício pra Dilma.

      Eu prefiro que os eleitores da “novidade” reflitam com cuidado se esse “novo” será positivo ou negativo. Os apoios espúrios (ainda mais repulsivos e influentes que os apoios espúrios que o PT também angariou), as idas e vindas no programa de governo de Marina e a dificuldade dela em lidar com críticas (Dilma apanha da mídia desde 2010) não denotam uma novidade positiva, mas sim velhos comportamentos demagógicos de políticos que não têm projeto para a sociedade mas mera ambição pessoal.

    • Daniel, não tem candidato crescendo não, tem sim, a Marina derretendo e se esses votos da Marina forem alguma coisa para a Dilma, ela vencerá no primeiro turno.

    • Meu palpite é Dilma 44%, Marina 19% , Jornal Nacional 16%, Aécioporto 14%, Sistema Cantareira 2%, Pastor 0%, …
      Dilma perde apenas para a cara de pau da globo (100%). Viva o Brasil, viva o povo Brasileiro.

    • Na real Aécio tem que crescer mesmo não vencendo significa que o PSDB não morreu, tendo muita barganha como uma oposição, caso contrario o PSDB ja era.

  • Sr. Eduardo, não sou a favor da censura menos ainda dos tempos deleterios da Lei Falcão, mas o tse já foi mais atento e atuante, essas manipulações de pesquisas~são crimes contra o livre arbitrio do eleitor e contra scandidaturas dos candidatos prejudicados; me espanta o tse fazer uma propaganda ridicula com a que fazem e não cumprir com a verdadeira obrigação; e o que estão fazendo com a propaganda nos meios eletronicos então? Tem programas inteiros desfocados, fora de sincronia entre imagem e som, é o samba do criolo doido que chegou a aquele absurdo na Bahia, lamentavel tambem que os partidos não reclamem junto ao tse, parece que têm medo de algo.

  • > A opinião deste Blog, vale explicar, é a de que tem havido manipulações
    > de pesquisas em favor de Marina Silva e Aécio Neves e contra Dilma.
    > E o que é pior: fora da margem de erro.

    Edu,

    Desculpe-me por insistir neste ponto, mas é importante que você entenda o que é (e o que não é) a tal margem de erro.

    A intuição pode nos dizer que uma pesquisa com margem de erro de 1% é melhor, mais precisa, ou menos manipulável do que uma pesquisa com margem de erro de 3%.

    Mas isso não é verdade.

    Uma margem de erro mais estreita não significa que a pesquisa é melhor.

    Para colocar de uma maneira bem simples:

    Se você fizer 50 entrevistas nos comitês eleitorais do PSDB espalhados por todo o Brasil, poderá chegar à conclusão de que (nesta amostragem) Aécio está na frente da Dilma, com uma margem de erro próxima a zero.

    Ou seja: não há a menor necessidade de fazer uma manipulação pós-coleta de dados, conforme você parece acreditar. A manipulação pode ser feita antes mesmo do time de pesquisadores sair em campo, na escolha da amostragem.

    Portanto: não diga que as pesquisas são manipuladas dentro ou fora da margem de erro, pois isso não faz o menor sentido.

  • Marina Silva realmente me decepcionou muito…eu jamais votaria nela, mas achava que ela tinha mais consistência, até porque foram 30 anos de PT. Não sei se ela aderiu ao vale tudo para se eleger, me parece que sim e isso realmente a tornou uma espécie de marionete nas mãos de vários “lobos maus”.

  • Tiraram muitos votos da Dilma e colocaram como percentual indecisos ou não souberam responder. Esse número aparecendo depois da eleição é fácil explicar.

  • Olá Edu!!!

    Então, tem um pessoal no facebook compartilhando uma foto da presindenta Dilma45, vacilei ao não salvar a página, mas creio que já ajuda divulgando aqui….

  • Eita, que ler Eduardo é como ler poesia!
    Quero tanto, tanto, mas tanto que Dilma vença já no 1º turno, porque, assim como Daniel, não confio em Aécio, se for (se for…) a 2º turno. Porque o PIG e a mídia sempre estiveram com ele! Sempre. Mas como confio no Edu… 🙂
    E, de novo, Eduardo, a manipulação através da bolsa, não é mesmo?

  • Um bom programa para o próximo mandato de Dilma é um projeto semelhante ao da Sra. Kirchner nos vizinhos. Pesquisas feitas por universidades públicas.

  • Meu palpite:

    Dilma: 40-41%
    Marina: 23-24%
    Aécio: 17-18%

    Quando a globo perceber que a soma dos dois não alcança Dilma, vão inflar Luciana Genro. Qualquer 3% pode levar ao segundo turno. Entretanto, com a campanha de Dilma subindo e se consolidando nas ruas e nas redes, acho que ela chega em 5 de outubro em torno de 47-48%. E aí, é só correr p´ra galera!

  • E como você disse na análise de ontem, Eduardo: “E, se a situação mineira continuar nesse rumo, o até há pouco impensável pode acontecer. Dilma pode vir a ser reeleita em primeiro turno.” Os ventos das montanhas de Minas estão soprando a favor do Brasil. É Dilma, no primeiro turno! Dá-lhe povo brasileiro!

  • Edu e comentaristas, recebemos em nossa empresa um e-mail de um comitê financeiro da campanha da Dilma, mas eu achei suspeito. Alguém sabe se realmente eles estão pedindo contribuições para a campanha? O endereço remetente é [email protected] . Esse tipo de e-mail não deveria ser .org? Abraços.

  • Como pode uma Folha, por exemplo, depois de dias batendo e difamando a Dilma, na sequência, aplicar uma pesquisa de intenção de votos??

    Isso é ético? Há alguma isenção por parte do Grupo Folha? Idem para o Globope??

  • Resumo de uma interessante avaliação da última “pesquisa” do Ibope feita por um internauta no blog “Conversa Afiada”:

    ‘Sobre a avaliação do governo feita pelos eleitores, segundo o Ibope:

    “A pesquisa mostra que a administração da presidente Dilma tem a aprovação de 37% dos eleitores entrevistados – no levantamento anterior, divulgado no último dia 12, o índice era de 38%. O percentual de aprovação reúne os entrevistados que avaliam o governo como “ótimo” ou “bom”. Os que julgam o governo “ruim” ou “péssimo” são 28%. Para 33%, o governo é “regular”. Os dois índices são os mesmos do levantamento anterior.”

    Dentre os que julgam o governo “ruim” ou “péssimo”, a Dilma não conseguirá nenhum voto, óbvio. Agora, considere o seguinte raciocíno: 37% dos eleitores que avaliam o governo como ótimo ou bom vão votar com a Dilma, claro. E dos que dizem que o governo é regular (33%) , pelo menos 1/4 desse percentual (~8%) vai votar na Dilma. E eu pergunto outra vez: por que não 1/4?

    Some agora 37 + 8 e veja quanto temos. Em outras palavras, o que o Ibope está tentando me convencer é do seguinte: dos 33% dos eleitores que avaliam o governo como regular, ninguém, absolutamente ninguém, vai votar na Dilma. Isso é o maior absurdo que eu já li em toda a minha vida.’

    Eu assino embaixo. Acho que é isso mesmo que está acontecendo pois minha modesta intuição diz que Dilma tem mais do que os ibopes e datafalhas da vida dizem. Em MG, por exemplo, onde moro, acho que a pesquisa do DataTempo é a que melhor se aproxima da realidade, com Dilma disparada na frente e aécim e osmarina em torno de 20% e disputando o 2º lugar “cabeça com cabeça”. O esquema aecista jogou tudo o que pode (e o que não pode também) para diminuir o vexame em Minas.

  • Não esqueçam as eleições parlamentares, gente!!! Elas são importantíssimas, tendo em vista a futura reforma política. Eu, eleitor no RN, vou votar assim: Deputado Estadual – 13666 Fernando Mineiro/PT; Deputado Federal – 1355 Adriano Gadelha/PT; Senadora – 131 Fátima Bezerra; Governador – 55 Robinson Faria/PSD (com vice do PCdoB e apoio do Lula); Presidente – 13 Dilma/PT.

  • Após as eleições é necessário que o PT contrate especialistas para uma campanha massiva com a finalidade de melhorar sua imagem junto a população. Não é justo apanhar há anos e não se defender, contanto apenas com a militância.

  • Caro Edu,

    tenho lido com atenção suas observações. Mas entendo que a equação delas não fecham. Veja bem, o próprio Vox tem apontado margens muito próximas ao Ibope e Data. Mesmo no segundo turno.

    Falo do Vox porque é de todos sabido que presta serviços ao próprio PT.

    Por essa razão creio que a manipulação, ainda que exista, não tem sido tão contundente como foi em outros momentos.

    Na verdade, vejo que a campanha de Dilma e Aécio estão sendo eficientes em desmontar Marina, essa é a razão desta reviravolta na campanha presidencial. Veja que o próprio Aécio também sobe.

    Abraço.

  • Eles não vão somente para a “manipulação da margem de erro”, vão para o golpe mesmo, cara pálida!!!!!!!!! Assim, tenha certeza de que o MSM não ingressar com a abertura de Representação junto ao MPE, a vitória de Dilma em primeiro turno levará a direita, mídia à frente, a partir para o golpe da bala de prata, que dessa vez não irá se restringir a uma “bala de prata”, alia´s nunca foi apenas isso, mas a manipulação dos impactos dessa bala de prata na população. E OCORRERÁ ESTA SEMANA, PROVAVELMENTE COM A VEJA QUE CHEGARÁ ÀS BANCAS NA SEXTA-FEIRA, DEVIDAMENTE REPERCUTIDA PELO JORNAL NACIONAL(O ROTEIRO É VELHO), AJUDADAS PELO IBOPE E DATAFARSA DA SEMANA QUE VEM. SEM CONTAR OS ATAQUES DOS RESTANTE A DA MÍDIA, FOLHA E OS OUTROS JORNAIS DECADENTES, E O GLORIOSO DEBATE DA GLOBO NA SEXTA-FEIRA, MANIPULADO PELO JORNAL NACIONAL QUANDO JÁ NÃO HOUVER MAIS O HORÁRIO ELEITORAL PARA DESMENTIR A GLOBO. Claro que temos a INTERNET, mas é ridículo comparar a INTERNET com a TV aberta, me mesmo atualmente, é coisa de quem não sai do próprio prédio e a por isso a Representação seria tão importante, deixaria a mídia com a as barbas de molho e os faria ao menos serem tão afoitos no golpe final, o que é de grande relevância neste momento. Todo mundo sabe que o quadro agora é de vitória no primeiro turno e é mais fácil chover ouro do que Globo e sua turma ficarem parados esperando a vitória de Dilma. Portanto, ao invés de nos preocuparmos com a as “pesquisas boazinhas”, que não manipularão tanto nestes dias, mas o farão em pouco tempo, devemos partir para o ataque contra esses merdas que preparam-se para nos destruir dentro de poucos dias. A esquerda tem que parar de somente reagir e passar para a ação.

  • Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  • Eduardo,

    Postei há algumas horas e não consigo ver meu post. Isto tem algum motivo especial? Existe alguma pendência minha sobre cadastro, eventual preenchimento de senha ou algo do gênero?

    Grato,
    Luiz Bezerra

    • ♫ O senhor é Pereira ou Bezerra? Ah, é Pereira Bezerra! Ou seria Bezerra Pereira? Ou ainda: seria um caso de esquizofrenia epistolar?

  • O PIG Vigarista vai fazer de tudo para mostrar o Aécioporto e a Fraudinha da Floresta empatados (na margem de erro) na segunda posição. Como você disse Eduardo, eles ainda vão manipular as intenções de voto para a Presidenta Dilma mais uma vez, dentro da margem de erro, nesta semana. É histórico, mesmo a mais simplistica análise dos dados estatísticos do Globope e DataFalha em 2010 mostram claramente esta manipulação, mais recente com Haddad em 2012, foi primário.

  • Carta aberta a meu tio e primo Fernando e à toda a minha família.
    Sei que, provavelmente, você não vai ler mas, mesmo assim, vou fazer-lhe um favor, de grátis…
    Acredito em milagres. E, quem sabe, um dia, você atente mais para os ideais cristãos e humanos, e deixe de lado, ofensas gratuitas e o rancor e passe a agir mais racionalmente nas questões políticas e disseminando bons modos no debate político???
    Destilar ódio no debate político não me parece uma forma inteligente de trazer as pessoas para próximo de nossos ideais, pelo contrário, as afasta…
    Somos todos brasileiros e, a política, não deveria nos separar, e sim nos unir.
    Não deveríamos buscar a destruição do nosso adversário como solução para fazer prevalecer nossa forma de pensar. Sob nenhum aspecto isto seria cristão nem humano.
    Nesse espaço (minha página pessoal), jamais havia escrito ou colocado nada de política, aliás pouco usava o facebook pois, não via muita graça nisso aqui.
    No entanto após tanto me contrariar com suas postagens (e as de meu primo Fernandinho), algumas delas contendo agressões gratuitas contra, principalmente, a presidenta Dilma Roussef, resolvi encarar o debate e rebater, uma por uma, cada uma das postagens infantis das pessoas que escolheram votar na candidata Marina ou no candidato Aécio.
    Todo brasileiro é livre para votar como quiser e como seria bom que todos nós usássemos esta liberdade de forma CIVILIZADA E RESPONSÁVEL, não acreditando poder se esconder sob o manto da impunidade, após difundir mentiras, difamações, agressões vis, xingamentos e impropérios.
    Cada um de nós, hoje, em certo grau, temos esta LIBERDADE devido a pessoas valorosas que durante os anos de chumbo da ditadura lutou para termos nosso país livre.
    Ao optar por lutar para libertar nosso país do manto do obscurantismo, muitos pereceram pelo caminho, outros adoeceram irreparavelmente, devido a seqüelas das lutas e torturas que sofreram.
    Uma dessas pessoas foi a Dilma Roussef, que aos vinte anos em flor de sua vida, estava nos porões da DITADURA, sofrendo todo tipo de humilhações e sevícias, somente por ter ousado a pensar diferente e a colocar em prática, idéias que visavam beneficiar o povo de nosso país.
    Se tudo que ela tivesse feito, estivesse errado, ainda assim, deveríamos ver nela, uma jovem honrada que não ficou parada diante do brutal poder da opressão e se lançou de corpo e alma contra ele, mesmo sabendo que poderia colocar termo à própria vida com tal decisão. Ainda assim, teríamos uma dívida de gratidão com ela.
    Faço uma breve pausa em minhas reflexões para questionar: Onde estavam todas estas religiões, todos estes profetas, todos estes pastores, todas estas igrejas, bispos e quetais, quando as trevas se abateram sobre nosso país? Os Malafaias, onde estavam? Os Felicianos, que fizeram?
    Existem tantas religiões e igrejas no mundo que me parece absurdo e incompreensível que haja tanto mal a atingir tanta gente.
    Estes dias li algumas frases que talvez nos dêem algumas pistas de como isto possa acontecer. Em uma delas dizia Saramago, ao ser perguntado sobre como os homens sem Deus poderiam ser bons, ele respondeu, como podem os homens, com Deus, serem tão maus?
    Se eu tivesse a honra de, um dia, estar próximo desta figura admirável, que reconheço na pessoa da nossa presidenta, eu a olharia bem no fundo de seus olhos e, depois de um breve tempo calado, iria dizer-lhe: Muito obrigado minha querida, saiba que se alguns do teu povo não entendem ou não sabem o que tu fizeste por nós, o que está em meu coração suplanta, em muito, tudo que de negativo possam dizer contra você.
    Fique com Deus Dilma e segue em frente. Muito axé da Bahia para ti querida. Um grande abraço.
    Fábio Murilo Gil Brito, cidadão brasileiro.
    Itarantim, 22/09/2014

  • a proximidade da eleiçao leva o povo a reflexao! o Brasil Soberano com Lula eDilma estao aos olhos do eleitor! as criticas ao programa da marina,sua aliança aos bancos neca setubal deramum sinal de alerta ao brasileiro: a militancia do pt aliados, comicios com Pres Lula,otimo programa de tv radio apoio dos blogs sujos…estao fazendo a #### vamos a luta pelo Brasil!

  • perfeito eduardo!
    depois dos freios de REarrumação
    temos que levar em conta
    os ajustes de RElocalização
    afinal o que é um disfarce/disparate
    pra quem já USOU PROCONSULT
    PRA ROUBAR VOTO A VOTO DO BRIZOLA?

  • Dilma vai ganhando em primeiro turno, e o Congresso tendo maioria petista, aí a mídia golpista vai ser regulada. Vai ter que falar a verdade sob pena de cassação.

  • Eduardo bom dia, primeiro gostaria de pedir a vc q crie um espaço no seu blog para poder falar com vc diretamente, por email coisa assim.
    sou do rio masgostaria de pedir a vc q de uma sugestão ao Haddad, pq li nos blogs q o povo não quer a demolição do minhocão, então que ele faça uma área de lazer a ceu aberto com parque de diversão praça de alimentação ou centro de convivência como área de ginastica pro povao que não pode pagar academia. fica esta sugestão ao paulista

  • OBAMA nas alturas.

    Pois é, verdade seja reconhecida, Miriam acerta quando fala dos dados de desemprego, de jovens desocupados x estudantes ..acerta quando lembra que outras economias, no quesito crescimento, EMPREGO e inflação, estão melhor que a nossa ..mais, esta correta quando lembra que a Petrobrás continua produzindo déficit, e vendendo combustível importado com prejuízo localmente.

    Dilma por sua vez diz, corretamente ao meu ver, diz que não abre mão de intervir pra assegurar emprego, investimento e renda.

    então..

    ..então que aí levou anos pro país desenvolver um mercado interno UM POUCO mais pujante ..pra se descolar dos EUA ..pra valorizar melhor as relações com seus vizinhos, com a Africa, com a CHINA principalmente ..hoje mesmo consta que os EUA não é o nosso principal parceiro comercial (quiça de investimentos), menos ainda geopolítico ..e NÃO que nós sejamos uma BRASTEMP em termos de economia internacionalizada hein ?!..

    Mas não é que DILMA, AFOGADA em estatísticas, pressionada, resolveu atrelar-nos no destino aos sucessos eventuais dos gringos ? tudo como condição pra voltarmos a crescer de forma mais “orgânica” ?! (veja aos 19:30 min da entrevista abaixo)

    Era isso que eu temia, era disso que eu “precisava” ..desculpas, fugas ..de mais um culpado pros nossos males ..principalmente quando ELA mesmo diz que os EUA estão com perspectivas de se AUMENTAR O JUROS e diminuir os incentivos …logo ..aguardemos.

    Sinceramente hein ??!! ..afinal, o que nos prende a eles assim ? a geopolítica do FMI ? não né ..o consumo direto ? sai dessa ..os investimentos ? em termos ..a força que ele teria pra com nossos parceiros ? não é bem assim ..na recuperação do preço das commodities ? vai do caso a caso

    SECA, com quebra de safra em hortifrutigranjeiros sucessivas ..perda de poder aquisitivo pelos serviços, construção civil e alimentos ..comprometimento maior da renda com prestações e aquisições de LP ..queda no preço das commodities internacionais ..crise na Argentina e Venezuela ..saturação mercadológica pontual ..atraso nos investimentos, projetos e parcerias ..excesso de gastos em custeio ..a paralisação, o MICO da COPA ..piora na qualidade c/encarecimento do crédito e da solvência locais

    ..pronto, eis alguns outros bons argumentos.

    Agora, será mesmo que dentro deste espectro nós não temos margem alguma de manobra interna ? ..PASSIVOS próprios e peculiares que se bem focados seriam capazes de nos catapultar ?

    Verdade mesmo é que existe uma PENCA de países que estão se erguendo, inclusive alguns europeus, latinos, asiáticos, e o próprio tio Sam ..mas nós não.

    então, Dilma ..o país esta tomando consciência da porcaria que é Marina (ao menos enquanto ela continuar a abrir a boca) agora, por favor, faça a sua parte, dê-nos perspectiva !!!!

    ..de-nos esperanças, projetos, ambições, de-nos mais soluções, e menos “mais do mesmo”, mais de LULA e menos de DILMA.

    http://www.youtube.com/watch?v=YY6Le9pD5e4

    nota 1 – o que achei incrível foi o país CARIMBAR AÇODADAMENTE a Pré Sal pra Educação e, menos, pra saúde ..isso SEM ter projetos e metas definidos (qual seja, corremos o risco de ir boa parte pro bolso do 14o e 15o do funcionalismo) ..isso, sabendo de tantas outras carências, como o volume ABSURDO da população jogada nas favelas e que NÃO tem a menor perspectiva de reverterem esta realidade pras suas vidas ..então ..então tá então

    nota 2- e hoje foi a vez do AÓCIO – apanhou ..principalmente quando falou que VAI apresentar seu programa ..foi quando CHICO Pinheiro disse que a 10 dias do pleito, sem ter ainda apresentado, é um escândalo ..e MIRIAM complementou, que então, votar nele seria uma questão de FÉ ..pois é

    http://www.youtube.com/watch?v=J5xDod7JRXo

  • Edu, uma duvida, onde Aécio sobe?
    Sou aqui do interior de SP, onde os tucanalhas mandam e desmandam e onde Alckmin se reelege com quase 100% para nossa tristeza.
    Aqui não ouço ninguém falando que vota Aécio, pelo contrário, por aqui ninguém se atreve a votar no PSDB para a presidencia.

  • Só pra paulistanos

    Mais uma pesquisa da Rolha que ninguém viu..

    A Rolha divulga que a maioria dos paulistanos quer a permanência do MINHOCÃO como elevado usado por carros ..diz que uma minoria seria por sua demolição ..e que outra parte menor defende que ele se transformar num parque suspenso.

    Tudo isso sem debate, nem esclarecimento ..tá, e daí ..será que políticas públicas só podem ser resumidas a um SIM ou um NÃO ..a um questionário meio que direcionado pelo interessado ?

    Eu por exemplo defendo que aquilo lá, na parte de cima, vire um VLT com espaço suficiente pra se colocar nos dois lados um lindo jardim ..qual seja, um VLT com JARDINS SUSPENSOS que poderia se integrar e ligar a cidade a um outro trecho caótico e engarrafado, que ciclovia e/ou faixa nenhuma dará jeito, um outro VLT que iria até a represa de GUARAPIRANGA..

    ..bastando aqui que a PMSP, a ciclóptica (de campo de visão reduzido), decidisse por nos construir uma linha no eixo 23 de maio, Rubem Berta e Interlagos ..tudo com direito a ter no seu vão central o plantio de árvores tb ..coisa que pela imposição das ciclovia, em alguns trechos, tem sido deixado de lado (Anhaia Melo e Paulista por ex)

    e claro, a parte de baixo do Minhocão (que foi construído antes da linha vermelha do metro existir) deveria ser reformada e ligada no todo, principalmente naquele desvio desmedido que há no entrocamento com o Largo do Arouche

    então, será que a Rolha vai refazer a pesquisa com mais esta alternativa ?

  • Nem o mais idiota dos coxinhas querem perder o que conquistaram , ninguém quer ver o BRASIL virar uma síria ou um Iraque muito menos um Afeganistão , Marina e Aécio torcem para que isso ocorra , mas o povo não vai deixar.

  • .’. Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  • .:.Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

Deixe uma resposta