Apoio a Aécio vai desmascarar Marina

Análise

Os jornais de terça-feira, 7 de outubro, anunciam o que todos os que sempre souberam do que se tratava a candidatura Marina Silva já intuíam: a autoproclamada representante da “nova política” irá apoiar Aécio Neves e o PSDB no 2º turno contra Dilma Rousseff.

Antes de prosseguir, porém, façamos uma viagem no tempo. Voltemos a 2010, logo após a eleição em 1º turno. Matéria da Folha de São Paulo, publicada poucos dias após o pleito, explica o déjà vu que causa ver o emocional da militância petista de domingo para cá.

Como se vê, em 2014 a militância petista cometeu o mesmo erro de 2010, quando acreditou que a subida de Dilma na reta final do primeiro turno bastaria para ela se eleger.

Como agora, em 2010 a vitória em 1º turno não aconteceu e a militância ficou abalada, razão pela qual a campanha de Dilma, neste ano, pedia desesperadamente para não se falar em vitória no 1º turno. Porém, assim como no caso do “volta Lula”, é difícil controlar os sentimentos de centenas de milhares de militantes.

Até porque, neste ano tudo conspirava para esse sentimento de vitória no primeiro turno proliferar. Além de Marina ter começado a derreter, a situação de Aécio era muito ruim. Tão ruim que a jornalista mais tucana do Brasil, em sua coluna na Folha, previa o desastre.

A maioria da grande imprensa e da imprensa alternativa previa uma catástrofe não só para Aécio, mas para seu partido. Se o tucano não tivesse reagido, o PSDB teria afundado. Beneficiários do voto desiludido em Marina, o tucano e seu partido ressurgiram das cinzas na última hora e surpreenderam o país.

Agora, porém, começa nova etapa da eleição e, com isso, os eleitores terão mais claro quem é quem.

Os tucanos, seus apoiadores na população e, sobretudo, a mídia tucana já estão se precipitando de novo e comemorando suposta vitória de Aécio sobre Dilma no 2º turno. Fazem uma conta que pode não ser bem assim. Acreditam que cem por cento dos votos de Marina migrarão automaticamente para Aécio.

Desculpe, tucanada, mas, como já disse, não é bem assim.

Ainda na Folha, dois colunistas de preferências político-ideológicas diametralmente diferentes analisam o resultado das “jornadas de junho” sobre esta eleição. Cada um tem uma visão sobre o que os protestos de 2013 causaram na política.

Os colunistas em questão: a mesma Eliane Cantanhêde, citada acima, e Vladimir Safatle, a cota do PSOL entre o time de colunistas da Folha. Vale muito a pena ler esses dois textos porque mostram o que foi que o país colheu daquele processo.

Cantanhêde vê com bons olhos que tudo aquilo tenha redundado em Aécio.

Apesar de temerosa em sua comemoração – como mostra o seu último parágrafo –, Cantanhêde acha que existe algum simbolismo de amadurecimento do eleitorado paulista ao vitaminar um partido que implantou racionamento de água sem avisar a população e que está metido em uma miríade de escândalos, a começar pelo próprio Aécio.

Por outro lado, a cota “esquerdista” dos colunistas da Folha também reflete sobre os efeitos eleitorais das “jornadas de junho”. Vladimir Safatle, ligado ao PSOL, decepciona-se com o que “as ruas” produziram em termos de “renovação”.

A analogia de Safatle é perfeita: falar em renovação no futebol brasileiro e chamar Dunga para dirigir a Seleção equivale a falar em renovação na política e chamar Aécio e o PSDB para dirigir o país.

Filiado ao PSOL, entusiasta das “jornadas de junho”, finalmente caiu a ficha de Safatle: tudo aquilo, como tantas vezes se disse nesta página, só serviu para fortalecer a direita. A menos que alguém ache que trazer a privataria tucana de volta “renova” a política.

Contudo, o texto de Safatle mostra que muitos dos que embarcaram não só na onda das “jornadas de junho” quanto na onda Marina receberão muito mal a adesão da candidata derrotada a Aécio.

O eleitorado que se manteve ao lado de Marina no 1º turno acreditou nela quando se disse arauto da “nova política”. Agora, com a adesão à privataria tucana, boa parte daqueles mais de 20% que descarregaram seus votos nela no domingo, pensará melhor.

Boa parte do PSB e do eleitorado de Marina não enxergam os tucanos como ela. Esse apoio formal ao partido que se tornou o principal reduto da direita brasileira pode selar a vitória de Dilma, quem precisa crescer 4 pontos (votos válidos) para se reeleger.

 

148 comments

    • Não estou batendo em Marina, estou constatando que os votos dela não vão cair na conta de Aécio como pensam. Contudo, ela bate em si mesma ao declarar apoio ao tucano. Vai desmontar seu capital político. Ainda bem.

      • Marina, calada, ainda consegue iludir uma multidão de incautos, que se dizem contra “isso que está aí”, sem saberem explicar o que significa mesmo sua afirmação. Falando, é um desastre. Aquela motivação só permanece na cabeça daqueles que, além de incautos, têm preguiça de raciocinar. Felizmente, o Brasil livrou-se por pelo menos quatro anos da tragédia que seria um governo chefiado por ela. Quanto agora ao segundo turno, acho que a maioria do povo brasileiro, a parte do meio para baixa da pirâmide, que tenha memória e seja capaz de raciocinar, só votará no mineiro de Ipanema/Leblon se for masoquista.

    • Quem te falou que o PT ou Dilma Bateram na Fundação Roberto MARINA? Tá maluco!!! Critica ao Governo se defende com outras Criticas, a quem fala e diz esta tudo errado (menos Bolsa e Minha Casa). Esse Apoio dela Ao Tucanato, só demonstra a tamanha farsa metamórfica que carrega na face.
      A Depender dos Nosso Nordeste, Ele (o Tucano) Vai levar uma surra que vai beira os 70% do Eleitorado. Aqui no Piauí, meu estado, 70% pro Dilma 1º Turno. Agora será 90%. Pode Espera pra Ver.

  • Junte-se a isso ao agora acirramento do odio de classe e regional.Crescem as criticas aos nordestinos,pobres.Um colunista social aqui de Mina pregou em sua coluna a separação do norte e nordeste do resto do Brasil.Estes despolitizados,elite acham que são suficiente para eleger Aecio,so estão aumentando os motivos da maioria da população votar em Dilma.E Edu sabia que voçe é um ignorante , como eu que votam no PT segundo o FHC ?

  • Eduardo, espero que com essa adesão do PSB ao tucanalhas e a Marina traíra também, o PT e a Dilma ganhando a reeleição, o que acredito fielmente nisso, não venha a dar ministérios e correr depois atras desse partido de traíras que se tornou o PSB.
    Que Dilma faça um governo muito mais voltado a esquerda e ouça mais o povo do que esses abutres que são os partidos.
    Como sempre falo, sou do interior de São Paulo e eu e minha familia votamos Dilma 13.

  • Dá-le Eduguim… vassuncê, como o Véio, nunca se iludiu com os “manifestantes”… e olha que na Espanha deu certo, a onda dos “indignados” tirou o poder do PSOE (centro…) e entregou de bandeja para o Rajoy, a extrema-direita… aqui eles ainda são incompetentes, para sorte nossa… enquanto estavam queimando ônibus e fusca, tudo bem, mas detonaram o câmera da Band, aí até a mídia teve que tirar o pé do acelerador..
    Agora está caindo a ficha desses bocós… correm prá saia da Tia Dilma… a extrema-esquerda, que uma vez ajudou a derrubar Jango, agora pode – espero que não aconteça – entregar de novo o poder à destra…
    Saravá!

  • Mas desde a primeira “manifestação” do tal de movimento do passe livre ficou claro qual era o objetivo daquilo e que tipo de gente deveria compor o time de “roteiristas” da coisa toda. O resultado é este: aquela cambada de playboyzinhos ajudou a rererereeleger alckmin e a transformar aécio, que levou pé na bunda em MG e RJ, em paulista honorário. Quem tinha alguns neurônios funcionando percebeu o objetivo do movimento, apenas os ingênuos ou mal intencionados trataram-no como algo espontâneo e em busca de renovação. Maria Osmarina é só mais uma das mal intencionadas, porque está a tempo demais na política pra ser ingênua. Esta mulherzinha nunca me enganou, desde seus tempos como ministra de Lula. Vai dar tiro no próprio pé, a “esperta”: pra ela seria muito mais negócio que aécio perdesse a eleição, pois assim ela seria a grande força da direita para 2018. O rancor por Lula ter escolhido Dilma e não ela para sucede-lo deve estar matando muitos de seus neurônios…

  • Saudações!

    Eduardo, muito grato, pois seu blog tem sido um alento para quem anseia a continuidade de um projeto que vem melhorando o Brasil… Graças a Deus aqui na Bahia o velho se passando de novo foi desmascarado mais uma vez….
    Acho que o PIG será o grande cabo eleitoral de Aécio, pois vejo aqui na Bahia as pessoas, inclusive aquelas beneficiadas pelos 12 anos de PT no poder, repetir os mesmos mantras da grande mídia contra o PT…
    Já comecei o meu trabalho de conquistas de votos… O futuro de meus filhos e de muitos outros está na mãos/voto de pessoas conscientes de que este país precisa para continuar mudando, especialmente através da inclusão social…

    Abraços, saúde e paz pra você s esua família

  • SÓ ASSIM ESSES IDIOTAS “ESQUERDISTAS”, COMO SAFATLE, RODRIGO VIANNA E AZENHA; ACORDARÃO DA ALUCINAÇÃO DEMENTE EM QUE SE ENFIARAM, A QUAL, ACABOU POR CONVENCÊ-LOS DE QUE AS “MANIFESTAÇÕES” REACIONÁRIAS DE JUNHO FORAM ALGO ALÉM DO QUE ISSO, REACIONÁRIAS, NA SUA CONCEPÇÃO MAIS CLARA, OU SEJA, UM BANDO DE FILHINHOS DE PAPAI DE EXTREMA DIREITA(QUE IAM PARA AS “MANIFESTAÇÕES” NOS CARRÕES DOS PAPAIS, GUIADOS POR SEUS MOTORISTAS PARTICULARES), COM O APOIO DE SEUS GORILAS CONTRATADOS, APENAS PARA REALIZAR O QUE SEUS PAPAIS E VOVÔS TANTO TENTARAM, UM GOLPE DE ESTADO CONTRA DILMA, SÓ QUE DESSA VEZ DE FORMA “SUAVE”, FABRICANDO, COM A AJUDA DA CIA, UM CLIMA DE INSATISFAÇÃO E ÓDIO ABSURDO, COMPLETAMENTE OPOSTO À REALIDADE SOCIAL DE UM PAÍS QUE PROGRIDE A OLHOS VISTOS. No entanto vamos nos concentrar em algo mais premente do que perder tempo com gente burra, qual seja a fraude nas “pesquisas” eleitorais. Ao meu ver, juntamente com as “denúncias” midiáticas, das quais provavelmente a delação premiada do doleiro Yousself será o carro chefe(por isso, Dilma precisa tomar a Polícia Federal definitivamente, para que ela deixe de ser uma célula golpista do PSDB dentro do governo), elas serão a grande arma dos conservadores neste segundo turno. POR ISSO TODOS COMENTAM NA INTERNET QUE AS “PESQUISAS” DE QUINTA; DO DATAFARSA E IBOPE, ENCOMENDADAS PELA GLOBO; TRARÃO AÉCIO NEVES NA FRENTE DE QUALQUER JEITO, OU SEJA, SEM SE PREOCUPAR COM A REALIDADE, GERANDO O NÚMERO QUE OS PATRÕES QUEREM; E MAIS UMA VEZ TEMOS QUE REAGIR. A ÚNICA FORMA DE FAZÊ-LOS É INGRESSANDO IMEDIATAMENTE COM O PEDIDO DE ABERTURA DE REPRESENTAÇÃO NO MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL, PARA QUE SEJAM REABERTAS AS INVESTIGAÇÕES INICIADAS EM 2010 SOBRE A FRAUDE NAS PESQUISAS ELEITORAIS. EDUARDO, NÃO PODEMOS VACILAR, RESTAM SOMENTE TRÊS SEMANAS PARA O PLEITO E QUALQUER FRAUDE PODERÁ SER DECISIVA, CONHEÇO PESSOAS QUE JÁ PRETENDIAM MUDAR O VOTO, VOTARAM EM DILMA EM NO PRIMEIRO TURNO, POR ACHAREM QUE AÉCIO VENCERÁ E PRETENDEREM NÃO “PERDER” O VOTO, VOTAM COMO SE ESTIVESSEM NUM JÓQUEI, APOSTANDO NO CAVALO VENCEDOR. ESSES VOTOS PODERÃO SER DECISIVOS, POR ISSO IMPEDIR QUE A GLOBO E OS INSTITUTOS DA DIREITA OS DIRECIONEM É INDISPENSÁVEL PARA VENCERMOS A ELEIÇÃO. ENTRE HOJE COM A REPRESENTAÇÃO JUNTO AO MPE, ANTES QUE SEJA TARDE. NÃO PODEMOS BRINCAR COM A DIREITA, HÁ MUITOS INTERESSES EM JOGO, OS EUA ESTÃO PARTICIPANDO ATIVAMENTE NESSAS ELEIÇÕES E PRECISAMOS DERROTÁ-LOS. NÃO HÁ OUTRA ARMA, TANTO PARA ENQUADRAR OS INSTITUTOS, COMO ATÉ MESMO A MÍDIA, JÁ QUE A REPRESENTAÇÃO PODERÁ CITAR A ESCANDALOSA PARTIDARIZAÇÃO DA MÍDIA, PRINCIPALMENTE DA GLOBO, NESTE PLEITO, QUE ESTÁ MUITO PIOR DO QUE EM 2010. HAJAMOS IMEDIATAMENTE ANTES QUE ELES CRIEM A FARSA, PRECISAMOS REVELAR AO BRASIL O GOLPE EM CURSO E A ÚNICA FORMA DE FAZÊ-LO É PELA LEI.

  • Edú
    Não haverá crescimento de Aécio tirando votos de Dilma, devido ao detalhe que o voto de Dilma é muito sólido, e essas correntes migratórias dos votos de Marina podem não ir aos pontos desejados pela mídia lembrando que temos 2,3 milhões de votos de Marina esperando Lula reivindicá-los como autêntico pernambucano.
    Além disso tem 1,5 milhões de votos de Luciana que já disse – Não voto em Aécio – Fora o Nordeste e Norte, além dos extremos gaúchos e oeste catarinense, que sem Marina em boa parte se alinharão com Dilma.
    Só NO e NE juntos dão quase o Sudeste, de ainda podem sair bons resultados – RJ, MG , ES – combatendo esse ódio tucano.

  • Realmente Edu, Aécio foi turbinado por uma antecipação do voto útil.
    Todos aqueles tucanos de carteirinha que passaram meses se passando por eco-marineiros sonhadores retiraram suas máscaras, votaram e demonstraram novamente seu único compromisso com o anti-petismo e com o atraso.

    Da mesma forma que seu texto faz críticas a um certo oba oba feito na reta final da trajetória de Dilna no primeiro turno, acho que o mesmos pés nos chão tem que ser lembrados no que se refere ao poder da mídia.

    Infelizmente a comunicação errática e falta de politização ampliaram o surgimento de gente que provou de inúmeras melhorias promovidas pelo governo do PT, mas que são bombardeadas 24 horas por dia por Reinaldos Azevedos no rádio, Sherazade e Gentilli na tv.

    O PIG apesar de nos fazer rir as vezes aqui na blogsfera “suja” ainda domina e conquista corações e mentes.

    E a produção da Primavera dos Cansados agora mais do que nunca ilustra até onde uma população jovem e carente de outras referencias pode sabotar e vandalizar suas próprias conquistas.

  • Digo e repito ou o PT faz o primeiro programa eleitoral inteiro(no debate tambem) comparando a corrupção nos gov PSDB e PT e o que foi feito no combate a ela ou vai precisar fazer quando estiver atras nas pesquisas e vai parecer choro de perdedor. Se for preciso usa todas as capas e reportagens da VEja desde 94 sobre corrupção e fazer um levantamento do que foi realmente comprovado (por ex Erenice Guerra 2010em , Orlando Silva, CPI da tapioca de 4 reais AS comprovadas, valores mesmo, DNER, sudam sudene , trensalão, aecioporto, privataria, sivan Cacciolla,etc ate os valores . Ir pra cima e chamar o PSDB para debater e comparar com fatos concretos e não capas da Veja. Acho que eles vão fugir. Conheço eleitores que sempre votaram no PT e falam que o PT é melhor que os outros…mas o mensalão…Alguns que votam no PT até tem vergonha de falar para não ter de ouvir fdos outros que ele vai votar para continuar a roubalheira… Ou o fazemos isto ou temo pelo pior, infelismente.

  • E A MARINA NÃO ESTÁ INOCENTE NESTA HISTÓRIA DE APOIO DO SEGUNDO TURNO.ELA SABE QUE OS TUCANOS NÃO FAZEM O QUE PROMETEM, A DILMA FAZ. ENTÃO, ONDE ESTÁ O AMOR DE MARINA PELO POVO? O POVO SABE QUE É A VIDA DELE E DA FAMILIA QUE ESTÁ EM JOGO. A VIDA DA MARINA VAI SEGUIR MUITO BEM. E A VIDA DO POVO QUE LULA E DILMA MELHORARAM, VAO VOLTAR A POBREZA NOVAMENTE? VÃO TER QUE CONTAR MOEDAS PARA VIVER?O AÉCIO FALOU QUE VAI TER QUE IMPOR medidas impopulares. O QUE ISTO SIGNIFICA? A MARINA SABE E MESMO ASSIM VAI APOIÁ-LO. É O ÓDIO NO CORAÇÃO CONTRA A DILMA QUE FALA MAIS ALTO E NÃO O AMOR AO POVO E AO BRASIL.

  • Desculpe ..mas falar em “mudanças” com o MESMO governo, tb não é lá muito convincente, não ?

    Eduardo Campos mesmo dizia que com DILMA não dava. Então, pq esta indignação seletiva com Marina ?

    Aliás, a coisa tá tão difícil, esta de escolhermos qual das duas metades de XIFÓPAGOS que devera nos governar, que eu até tentei esquematizar os predicados dos 2 grupos.

    Algumas semelhanças desconcertantes:

    Ambos os candidatos são de Minas.
    Ambos cooptaram, corromperam e compraram suas bases com o chamado mensalão ou CAIXA 2.
    Ambos se aninharam com oligarquias regionais.
    Ambos se valeram do esquema de Marcos Valério.
    Ambos usaram o conhecimento de doleiro Youseff.
    Ambos receberam de Daniel Dantas, de bancos, igrejas, de esquemas criminosos e de empreiteiras.
    Ambos, quando no poder, NÃO provaram, e nem se esforçaram em apenar os crimes que teriam sido praticados por seus adversários.

    Ambos pilharam o patrimônio público e tomaram o Estado como se sendo deles.
    Ambos se valem da técnica do MEDO contra adversário.

    Ambos abusaram da ANCORA CAMBIAL e do placebo da SELIC pra combaterem a inflação inercial.
    Ambos não enfrentaram a indexação e periodicidade anual dos reajustes de preços, contratos e salários.
    Ambos foram péssimos em planejar, um com a energia, o outro com a formação de MO por exemplo.
    Ambos não deram conta e sofreram com o APAGÃO herdado na infra estrutura.
    Ambos não controlaram nem auditaram, um pela CC5 por exemplo, o outro pelos projetos.
    Ambos fizeram a festa com Petrobrás.
    Ambos não planejam nem se mantém dentro dos orçamentos, simplesmente ADITAM.

    Ambos conviveram NA BOA com um sistema carcerário tipo MASMORRA.
    Ambos não promoveram as reformas política, fiscal, tributária, administrativa e jurídica que diziam ser essenciais.
    Ambos inciaram seus mandatos com o país em CRISE e desacreditados ..e os entregam tb, com contas INTERNAS e EXTERNAS estouradas.
    Ambos apostam em mesmos quadros passados pra mudarem o futuro.
    Ambos, por seus desmandos, patrocinaram a desindustrialização do empresariado Nacional.
    Ambos, HETERODOXOS, na proporção de seu tempo, mantiveram a inflação no cabresto.
    Ambos defendem a independência informal, porém INTEGRADA, do BC

    Ambos tiveram diminuídas suas bancadas e são obrigados a se compor com forças adversárias, disformes, acéfalas e/ou fisiológicas.

    Ambos defenderam e praticaram as Cotas RACISTAS, sendo que um tb atentou pras sociais.
    Ambas correntes defendem a liberação parcial de algumas drogas como forma de se diminuir a violência e os danos sociais ..e de se afastarem da responsabilidade e das cobranças tb (essa é DUKA de engolir).

    AMBOS tem como pratica NÃO dizer o que pretende fazer ..governam na base da surprezinha.

    AMBOS afirmam terem mudado o país, mas em verdade, com eles, muitas das principais mazelas se mantiveram ou até recrudesceram.

    Com ambos ainda nos falta o básico, a Mão de OBRA em número e preparo adequados, a JUSTIÇA, a educação de qualidade, a saúde, a mobilidade, a infra que afeta o CUSTO BRASIL, a habitação e a segurança por ex.

    Com ambos nos sobram a truculência das autoridades, a VIOLÊNCIA, o desrespeito à cidadania, à propriedade e ao patrimônio público, abundam as invasões e as favelas, o tráfico, a corrupção, a falta de REPRESENTATIVIDADE DEMOCRÁTICA isonômica, a democracia participativa, e a IMPUNIDADE.

    • algumas diferenças

      Um acredita no Estado Mínimo, o outro no Máximo.
      Um defende o ESTADO RAQUÍTICO, franzino, o outro, o OBESO, letárgico.
      Um defende a VENDA do Estado, o outro o ALUGUEL.
      Um PILHA e é comiciado, o outro OCUPA e é assalariado.

      Hoje um defende a reeleição, o outro não.

      Um defende a tolerância com países vizinhos traquinas, o outro o enquadramento.
      Um acredita no diálogo com terroristas, ou outro reprova.
      Um se abraçou ao FMI-EUA como forma de nos pressionar a mudar, o outro nos livrou, mas nos alinhou tb com correntes totalitárias e páreas.

      Um defende priorizar a política pra minorias, e se esquece dos MILHÕES que esperam, o outro ainda não sabe.
      UM defende a diminuição da Maioridade PENAL, o outro não.
      Um, com sede de vingança, revira o passado, o outro superou-o faz tempo.
      Um estimulou o crédito interno, o outro o desprezou.
      Um investiu em Programas Sociais Massivos, o outro foi mais comedido.
      Um deles acha que companheiros CRIMINOSOS merecem insignia, o outro,o decurso por prazo ou idade.

      Um acolhe o invasor e o violento, o outro defende a ordem e a fila para atender aos pedidos.
      Um valoriza o livre arbítrio, o esforço e o mérito do indivíduo, o outro despreza, e culpa por tudo, a miséria.

      Um QUIXOTESCO, acha que tem que governar só prum lado, o outro se mostra mais flexível.

      Um, maniqueístas e raivoso, adora falar em LUTA de classes, em catalogar, classificar e rotular contrários, ama a dicotomia, prefere trabalhar as diferenças e pontos de atrito do que o EXPLORAR de interesses comuns e convergentes, o outro, aqui, parece ser mais plural e pacífico, mais maduro e equilibrado mesmo.

      NENHUM deles, em TRINTA ANOS, de fato nos revolucionou, ou mudou a cara e a estrutura do país.

      atenção – VOTAR implica em riscos, “rentabilidade” e conquista passada não nos garante sucesso futuro.

        • e aí ..agora vc acredita quando eu dizia que em SP estava tudo perdido ? ..que o PT aqui estava destruindo e destruído ..que nossas lideranças, presas, já não serviam de exemplo pra ninguém ?

          Pior que tem gente que ainda se ilude nos tais 90% que INVENTARAM de aprovação das ciclovias (coisas da ESQUERDA CAVIAR), elas que seriam transferidos pro Haddad ..aguarde ..se não mudarem de postura ..se continuarem a governar com o FIGADO, o desastre se alastra.

          Aqui o PT perdeu em 644 de 645 municípios ..e ainda culpam o povo, não fazem exame de consciência

          A propósito, e em GOIAS, tudo bem ?

          • ROMANELLI:
            Perguntar não ofende. vc acha, quando alguem escolhe sua esposa olha so para seus orgaõs escretor?
            Pelo que sei todo corpo faz parte de um ser, aquilo faz parte…
            Como uma obra de arte as sombras è que da beleza as cores…
            Sabio é quem fala sobre as maravilhas da existencias humana, idiotas só falam das mazelas…

          • Este otário reclama aqui todo dia das ciclovias. No minimo, tem uma delas na rua onde ele mora, e, pior, do mesmo lado da rua da casa dele. Assim, não pode estacionar e largar o carro em frente de casa, daí fica rosnando feito um cachorro com fome…

            E vem aqui querer falar em exame de consciência.

            Cai fora, banana, que nem o Ethevaldo te aturou…

            http://blogs.estadao.com.br/ethevaldo-siqueira/2010/06/11/a-linguagem-de-palanque-em-acao/

            Um trechinho:

            “Os Romanoffs

            Há um desses cavalheiros, cujo nome nos lembra os Romanoffs, dos nobres czares, que poderia ser considerado o exemplo mais perfeito dessa linguagem de palanque que eu conheço. Esse mestre da provocação mais primária resolveu atacar nesta semana, enviando a este blog um volume de comentários muito superior ao de qualquer outro. À primeira vista, seu texto impressiona, pois ele fala de tudo, mistura fatos improváveis a uma massa incrível de meias verdades sobre economia, telecomunicações, política partidária e outros setores. Provoca outros leitores e internautas, ofende-os, lança mais textos que já tinha preparado para impressionar e, no final, ainda comemora: “sou o maior, venço todo mundo, engarrafo a tucanada”.

            Não é engraçado? Mas é triste, também. Esse internauta é apenas um dos novos tipos integrantes da tropa de choque que visa refutar, com base em sofismas e chavões, tudo que tenho afirmado aqui. Para ele, todos que discordam de sua visão são tucanos. Sua linguagem de palanque é a mais propagandística e comprometida.

            A isenção desse Romanoff é igual a zero. Não esconde sua ojeriza pelo PSDB e por seus seguidores. Em apenas um parágrafo, ele lança sua verborragia acusatória sem a menor cerimônia, de condenação à “privataria, à tucanalha, à camarilha, aos demonistas ou às quadrilhas”. Mas, nem para enganar ou fingir isenção, ele faz qualquer critica ao PT e suas mazelas. Um verdadeiro Catilina. E ainda jura que tudo que escreve em seus comentários é “a mais pura verdade”. ”

            É ou não é o bananelli que nós conhecemos?

          • tanquinho ..sim aquele era EU na campanha pela DILMA em 2010

            grato pela lembrança ..um verdeiro atestado de honestidade da minha parte

            detalhe – não mentia e nem me gabava, Ethevaldo ali exagerava

            ..tal como aqui, buscava não ofender ninguém, expunha opiniões, dados e fatos

            ..após ser “expulso” e censurado ..inúmeros comentaristas me deram apoio (o que me fez não perder a fé em parte dos homens) , fazendo com que Ethevaldo (amigo de infância de Serra) – um homem ligado ao PSDB ate as entranhas, reconsiderasse sua crítica mais feroz e me convidasse a voltar para aquele fórum.

            lembre-se, lá eu criticava o PSDB 9e NUNCA me gabei de nada) ..hoje critico tb o PT ..como prova de reconhecimento, de coerência, por seus serviços prestados ao povo e a Nação Brasileira

          • Cê é um tremendo dum crápula. Além de tudo muda a casaca de acordo com as conveniências.
            Agora que o cretino do ethevaldo te chamou de volta vc passou a ser psdbosta?
            Como diz o Wilso, tome tenência, sujeito!

      • ROMANELLI:
        Como sou analfabeto e não sou sabio como vc tudo que quer dizer, seria que os seres humanos são amebas , outros não subiram nas arvores e outros não deseram…
        Pergunto qual sua colocação???

      • romancelli q otimo argumento.Qual é tua tese central mesmo? Que ha igualdades e diferenças? E que voce paira moralmente impavido acima delas?
        Ambos usaram mensalao é o mesmo que dizer ‘ambos fizeram nas calças’ mas a midia fez com as de um cheirassem mal e a do outro não. As calças deles continuam sem qlqr fragrancia desagradavel.

  • Os votos de Dilma e de Aécio estão consolidados, o que equivale dizer que eles serão repetidos no segundo turno. No primeiro turno Dilma saiu com nove milhões de votos à frente de Aécio. Dilma ainda conta com mais de dois milhões de votos dos candidatos nanicos da esquerda. Os marinistas de esquerda vão carrear votos para Dilma. Por outro lado, alguns candidatos do PSB, a exemplo de Brasília, vão precisar do apoio do PT para disputar o segundo turno. Assim, a margem de manobra de Aécio fica muito estreita para tirar os votos de que precisa para se chegar a uma vitória. CONCLUSÃO: é Dilma no segundo turno, com certeza.

  • Boa idéia frisar isto na campanha de Dilma. bláblá, ao apoiar o arrocho, estará sendo desmascarada com a questão da “nova política”, onde, segundo ela, não deveria ter corrupção.

    Tem que se mostrar isto e toda as falcatruas das quais o arrocho participou. Com isso, acho que uns 80% dos marineiros iriam para Dilma.

    • Só algumas dicas de questões sobre o arrocho para a campanha:

      – Que medidas amargas o arrocho vai tomar: Desemprego, arrocho, priivataria da Petrobrás e do Pré-Sal?
      – O salário mínimo está muito alto? Vai diminuir para ajudar as empresas?
      – As medidas amargas só serão aplicadas no povo? E os banqueiros e empresários, ficam livres?

  • Discordo Edu,

    A Marina já foi desmascarada no primeiro turno. A grande questão é saber em quem os 40 milhões de eleitores que não compareceram as urnas ou votaram em branco e nulo vão votar.

    O Aécio tem um telhado de vidro enoooooooooooooooorme, porém, o PT não usa isso contra ele!!!

    Infelizmente, os blogueiros progressistas não conhecem os problemas de MG e só agora, aos 45 do segundo tempo é que vão tentar desconstruir o Aécio.

    Pode ser tarde.

    Bravos deputados como Rodégio Corrêa e Sávio Souza Cruz lutam há anos contra esse cancro chamado Aécio Neves.

    http://www.youtube.com/watch?v=3ACocHOOQMo&spfreload=1
    http://www.youtube.com/watch?v=-i4G6442zug

    Cadê os blogueiros proguessistas que não viralizam estes vídeos ?!?
    Se procurar no youtube.com vocês acham cada discurso desses dois que arrepiam!!!

    Será que os eleitores do Aécio sabem como ele destruiu o Estado de Minas Gerais ?!?

    O fato de Aécio ter perdido em MG tem que ser explorado ao máximo, pois se quem o conhece, não vota nele… porque as pessoas de outros estados seriam motivadas a votar ?!?

    A única resposta é: desconhecimento sobre o verdadeiro Aécio

    O endividamento criminoso do Estado de MG, que ele fez durante a sua gestão, tem que ser exposto!!!

    Os gastos bilhonários, repito, bilhonários com a mídia local, para a construção do “mito” Aécio Neves, têm que ser mostrado!!!

    Aécio é mais falso que uma nota de R$ 3,00 !!!

    Cadê a http://www.tvt.org.br/ que ainda não fez uma entrevista com esses deputados ?!?

    Cadê o http://www.baraodeitarare.org.br/ que ainda não fez uma entrevista com esses deputados ?!?

    Cadê os blogueiros proguessistas que não unificam uma pauta única contra o Aécio Neves ?!?

    Se ficar esse negócio, de cada blogueiro proguessista correndo para um lado e discorrendo sobre o assunto que lhe interessa….esqueça!!! A máquina do PIG é mestra em combinar pautas e jogar junto para atingir um objetivo comum.

    Essa eleição será decidida no Facebook….guarde bem isso.

    • Estãõ mandando no meu celular aquela foto do Lula com a mão suja com petroleo e o numero 45 .O debate precisa sair da area das ideias, porque todo mundo sabe que o PT governa melhor, e partir imediatamente para a comparação da corrupção . Ou PT mostra o que o PSDB fez e faz nesta área e mostra como o PIG mente(é só pegar os inumeros casos que foram manchetes meses e inocentados depois, como caso Erenice, Orlando Silva, etc. Está muito claro que os 12 anosdiariamente de acusações de “corrupto ” pegou. As pessoas estão sem o orgulho que tinham em defender o Partido, estão com vergonha. Esas pessoasprecisam receber munição do programa eleitoral para poderem defender o partido. A gente esquece que as pessoas , mesmo as do PT ainda se informam pela globo.

  • Prezado Eduardo, eu espero coisa melhor que deverá sair amanhã da reunião do PSB.
    O rompimento definitivo entre Marina (que sairia do partido levando a sua Rede) e o PSB da ala da Erundina.
    Chegou o momento do PSB se redimir das mancadas cometidas antes do primeiro turno ou afundar de vez.

    Afinal, o que o PSB tem a ganhar com uma Marina derrotada no primeiro turno e ainda se achando a dona do Partido? Nada, absolutamente nada.

    Seria ótimo para o PT se isto acontecesse. O PSB ganhou muitas prefeituras importantes na eleição de 2012, lembra-se?

  • Edu,

    Osmarina não me causa mais surpresas. Impossível que ela não saiba que foram os tucanos que desconstruiram sua “linda” pessoa. Não sei como se sente uma criatura que pela segunda vez serviu de trampolim para tucano. A melhor coisa seria ela fazer um retiro em Miami, destino da direita brasileira.

  • Edu confesso extrema preocupacao. Vejo a tristeza a fatiga e a decepcao das companheiras que foram incansaveis em Brasilia aqui no Rio e em outros sitios. Vamos precisar de muita injecao de animo. Volta a ser necessario que a esperanca venca o medo.Parabens pelos belos momentos na vida familiar a chegada da Gabi e o aniversario da Vitoria bjs

  • Edu, minha vizinha votou na Marina domingo passado e agora disse que vota Dilma, pois PSDB ela disse que JAMAIS iria dar seu voto.
    Veja, pode ser que muitos eleitores da Marina pense assim também.

  • Eduardo, até concordo que a Marina vai deixar “cair a máscara” se, por um acaso, ela apoiar o aécio. Agora, sou obrigado a repetir o que disse no outro post: a estratégia do PT nacional no primeiro turno foi bastante equivocada, pois praticamente jogou a Marina no colo do PSDB e acabou por unir toda a oposição contra a Dilma…

    O PT, em vez de se concentrar apenas nas corretíssimas críticas programáticas (apontar o erro da proposta de independência do BC, mostrar que a Marina não tinha condições políticas de atrair partidos para a governabilidade etc.), apostou erradamente em agredir a pessoa da Marina (compará-la a Janio e Collor, dizer que ela tem desvio de caráter etc.).

    Além disso, o PT errou no volume e no timing: o correto era fazer uma crítica apenas programática, embora fortíssima, mas somente até o momento em que acabou o efeito “comoção” para a Marina e em que ficou consolidado o cenário de Dilma em primeiro lugar e Marina no segundo turno (segunda semana de setembro, salvo engano). A partir dali, o mais sensato seria partir para uma campanha mais propositiva, deixando que Marina e aécio brigassem pela segunda vaga.

    Fosse essa a estratégia, estaríamos em uma situação bem melhor hoje com uma das 3 possibilidades: i) Dilma eleita no primeiro turno (o desgaste de uma briga Marina X aécio poderia fazer muitas pessoas tentarem o voto útil na Dilma para a eleição acabar já em 5/10/14); ii) Dilma no segundo turno contra aécio enfraquecido (e ainda poderíamos tentar o apoio da Marina, uma vez que o aécio é quem teria feito os ataques pesados); ou iii) Dilma no segundo turno contra Marina enfraquecida (teríamos o psdb fora do segundo turno, uma maravilha por si só, e uma Dilma fortalecida por uma campanha propositiva e com mais chances de vitória).

    Agora, uma vez que o acontecido já aconteceu, sugiro pelo menos duas medidas propositivas:

    1) Dilma deveria antecipar imediatamente alguns nomes de sua nova equipe ministerial, sobretudo da parte econômica, a fim de criar fatos positivos para nossa campanha; e
    2) Novas propostas (dentre as boas, lógico) ligadas ao eleitorado da Marina poderiam ser incorporadas, a fim de atrair os eleitores dela neste segundo turno.

    Abs, Fábio Faiad.

    • Filhinha, eu te pergunto: como que, uma pessoa que passa mais de 20 anos no PT e compôs os Governos LULA E DILMA, tem moral para apontar tantas criticas como fez a MARINA? hora bolas, santa paciência!!!

  • Ontem o Alexandre Garcia no esforço concentrado para que o PSB apoie o Aécio, veio com essa: Fez de conta que se confudiu ao ler a palavra PSB no painel do TSE e ai emendou: Até as siglas(PSB e PSDB) e parecem. São dois partidos que tem socialismo no nome, muito parecidos…então tá!!!!

  • 4- O discurso “mudancista” a serviço de Aécio Neves (PSDB)- IV
    O resultado das urnas
    http://josecarloslima85.blogspot.com.br/2014/10/o-que-dizem-as-urnas.html

    3- O discurso “mudancista” a serviço de Aécio Neves (PSDB)- III
    Fala Ana Maria Braga! As convocatórias para as jornadas de junho
    http://josecarloslima85.blogspot.com.br/2014/10/o-discurso-mudancista-servico-de-aecio_8.html

    2- O discurso “mudancista” a serviço de Aécio Neves (PSDB)- II
    A mão boba do TSE
    http://josecarloslima85.blogspot.com.br/2014/10/o-discurso-mudancista-servico-de-aecio_7.html

    1- O discurso “mudancista” a serviço de Aécio Neves (PSDB)- I
    O niilismo a serviço da restauração conservadora
    http://josecarloslima85.blogspot.com.br/2014/09/o-disurso-mudancista-servico-de-aecio.html

  • É patético! Você sabe o que significa a Marina, junto a Renata Campos e ao PSB pedindo voto para o Aécio em Pernambuco? É o fim, meu caro blogueiro. É o fim…

        • Edu, pensado melhor, acho que você está enganado. Isso que você diz só seria verdade se Dilma tirasse votos que já foram para Aécio no 1º turno. Os votos de Marina não são de nenhum dos dois a princípio, e somam para qualquer um dos lados sem tirar do outro. Isso será verdade também em relação a pesquisas de 2º turno – quem conseguir ganhar pontos, sempre estará subtraindo do adversário – mas não é verdade em relação aos votos em jogo do 1º turno que foram para Marina.

      • Sr. Edu
        Desculpe meter o meu bedelho
        Mas não é isso.
        Agora trata-se de votos válidos entre dois candidatos, então o vencedor tem que atingir os 50% mais um voto.
        Logo falta 8,41 pontos percentuais mais um voto para Dilma e 16,45 pontos +1 para o Aécio.
        O caso que você se refere, metade da diferença, seria para a diferença da votação dela para o total dos outros candidatos no primeiro turno. Cada voto que ela ganhasse, tiraria um voto da soma dos demais.
        Para cada voto que ela ganha, o Aécio, necessariamente, não perde um voto. Tanto é que, tirando o Akimim em 2006, os dois finalistas sempre aumentam suas votações no segundo turno.

  • Na última eleição a Marina fez bem ao declarar neutralidade, mostrou coerência. Se ela não fizer isso agora, estará jogando no lixo tudo o que disse.

  • Eduardo,
    Será que dessa vez o PT aprende que no Brasil só há dois partidos, o PT e o PIG ?
    Aécio e Marina nada construíram na vida. Um é sonhático e cheio de ódio, o outro prefere levar a vida de playboy e ambos são construção do PIG.
    Temos que lutar contra os verdadeiros inimigos!

    • O tenso é pensar que a Dilma começou o governo com o congresso ao seu lado. Poderia ter votado a lei de imprensa com mais tranquilidade do que terá em seu próximo governo.

  • Acredito que é preciso esquecer a Marina Silva. Penso que as matérias precisam ter um lado mais educativo e voltada a esclarecer as diferenças de governo. Marina é passado. Precisamos de matérias que instruam o povo, esclareçam a cabeça atrofiada de alguns perdidos.

    É o momento da militância.

    Marina Silva, nunca foi e nunca será de esquerda. Isso é Cavalo de Tróia do Tim Sam e mensageira especial do Papa do Higienópolis, FHC.

    Matérias que façam as pessoas pessoas refletirem sobre a decisão do presidente da república.

    Dilma precisa ser o foco.

  • Só não vê quem não quer e com relação a esses nada se pode fazer.

    Marina é o viagra do PSDB, partido que faliu o Brasil 3 vezes.

    Rancorosa, despeitada, ciumenta, invejosa, mimada.

    Não tem amor ao Brasil, tem é um ego horroroso, vaidade horrorosa.

    E tem dissonância cognitiva: pensa que é muito maior do que é realmente.

  • Bom, Edu, pela terceira vez comentei e o comentário sumiu. Tá parecendo um recado. Só não consigo imaginar o que disse de tão ‘excluível’.

  • Não estava esperando ser no primeiro turno. A minha preocupação foi com a votação abaixo do esperado. A do Aécio, acima, mas se explica com a questão dos “marineiros” antipetistas já indo para ele. Teve quase o mesmo votos que Serra, 33% e 31.
    O problema é que 42% foi uma votação muito aquém. Talvez se explique pela abstenção, Edu. 40 milhões! Mais que a votação em Aécio. Sabe-se que no interior do país é onde mais o eleitor deixa de votar. Onde tem menos é no sudeste e grandes centros. Por isso a abstenção afeta mais o PT. Foi assim em 2010, quando boca de urna dava 50 e ela teve 47%.
    De qualquer forma o voto da Marina não vai migrar assim desse jeito como pensa a dona Eliane. Essa primeira pesquisa pode dar tudo. Eu aposto em empate técnico, com Dilma de 2 a quatro pontos na frente.
    Daqui para frente ela tem que descontruir o plaboy, da mesma maneira que fez com a Marina. O problema é que o pig vai responde com as tais balas de prata. Porradaria pura!

    • Aqui na Bahia, o PIG vinha com a denúncia falsa da veja (revista nojenta) sobre o caso da ONG de dalva sele que dizia que o PT tinha um caixa 2 de campanha que era alimentado pelas verbas da ONG. O programa do PT local respondeu e comprovou por A + B que tudo isto não passava de mais um factóide. Inclusive, o programa citava a veja como um jornal que, mais uma vez, lançava mentiras para favorecer a oposição.

  • Caro Edu,
    Estou perplexa com o resultado dessas eleições. Parece que levei um tranco. Não esperava que a direita conseguisse tantos votos. Difícil acreditar na votação de Bolsonaros, Felicianos, e tantos outros depois das “jornadas…”, a direita fez um estrago. Sinto um alento lendo o seu Blog. Bem bola rolando, “vamo que vamo”, lutar sempre pra reeleger a Dilma.
    Um grande abraço para você e sua familia

  • Edu,
    tem, também, outro cálculo: Dilma, que teve quase 42%, deve herdar pouco mais de um terço dos votos de Marina (especialmente os votos do Nordeste e Norte), além de capturar boa parte do eleitorado que votou no PSOL. Resumo/Dilma: 42% do primeiro turno + 8% de Marina + 2% da esquerda = 52%. Faturado.

  • O 2º turno pra mim. Será sem surpresas. A decisão tomada pela F.R.Marina. e parcela do PSD-Pe, não altera em nada, de os eleitores pernambucanos e Nordestino como um todo, votarem em Dilma. Nós somos nordestinos, conhecemos muito bem essa corja de TUCANOS elitizado, PiG-DEM. Aqui nessas terras, quem dita as regras é nosso mestre e caboclo LULA. Aguardem virão o resultado. CHUUUUUUUUUUUUPA AÉCIO!!!

  • Edu, e o apoio da viúva Campos, pode fazer alguma diferença em Pernambuco? Tb saiu no 247 que o comunista Flavio Dino vai apoiar o Aecio, tem fundamento? Abs

  • Atenção… Estas urnas estão sendo fraudadas … NUNCA em tempo algum o POVO brasileiro votaria na reeleição de FHC, NUNCA!
    Nem fantasiado de príncipe encantado das ondas do mar cariocomineiro… Nunca!!!

    FHC NUNCA MAIS!!!

  • Em 2006, com o segundo turno, o desânimo petista foi ainda maior que o de 2010.
    Alckmin foi ao segundo turno num efeito que foi chamado de “onda azul”, chegando embaladíssimo.
    Teve menos votos no segundo turno do que no primeiro.

  • Edu continuo sem entender que Dilma precisa de 4 pontos para ganhar a eleição.Vejamos: Dilma teve 41,59 dos votos.A soma de Aécio e Marina atinge 54,87. Se tirar 4 pontos da soma de Marina e Aécio se chega a 50.48 e Dilma a 45,87.Nesse exemplo Aécio ganha. Me desculpe se eu tiver errado.Um abraço.

  • Antes das eleições preocupava-me muito as chamadas eleições através da biometria, principalmente em municípios do interior do Brasil. Como é sabido, em Niterói aqui no Rio, muitos deixaram de votar em função da grande demora devido aos problemas com a biometria. E, acredito que, em municípios longínquos, onde a capacidade de solucionar as dificuldades, eram mais rudimentares, a situação foi bem pior. Penso que Dilma perdeu muito com isso. E, não acredito que vai ser diferente no segundo turno. Complicaram as eleições justamente em eleição que já estava complicada por situações inusitadas, como foi o caso do acidente. Tudo contribuindo para complicação.

  • Concordo. Apoio a Aécio vai desmascarar Marina.

    Isso seria um problema se a Marina fosse a nossa adversária.

    Má notícia: Não é.

    Má notícia: O adversário é Aécio Neves.

    Má notícia: Os votos de Marina vão, a maioria deles, para Aécio Neves.

    Cegueira coletiva: Vcs ainda preocupados com o que vai acontecer com Marina Silva, que nem candidata mais é.

  • Mineiro do Leblon ofereceu o Itamarati a esta mulherzinha… Será que esta bobinha não percebeu que será descartada assim que possível já que não possui base política nenhuma que possa ajudar a montar uma base de apoio no congresso? Ela caminha a passos firmes para jogar seu nome na latrina da história.

  • Até hoje estou intrigada com o fato inédito de, após votar para presidente, aparecer na máquina uma tela carregando. Se não me engano parou no número 60 e, logo após, a informação: VOCÊ VOTOU FIM. Alguém sabe, por favor, se já houve alguma explicação para tal fato? Se estava carregando, porque não chegou ao número 100? Não me recordo bem, mas acho que não ouvi o tradicional barulhinho da máquina ao votar para presidente. Na hora pedi explicação e uma das mesárias informou-me que a máquina mostrava o número de pessoas que já teriam comparecido. Acontece que a máquina parou no número 60. Às 10 horas da manhã já teriam votado 60% do local?

  • Quem não vota em Dilma? Para começar esta é uma história que não tem um começo mais teve fim! É a história da opressão contra o pobre! Da falta de recursos, médicos, remédios, comida, estradas, linhas férreas, saneamento, educação, transportes públicos, aviação, integração nacional, segurança pública, cidadania – sim, porque nesse pais só era cidadão quem detinha o poder e o vil metal – e esta é a história do Brasil antes do Governo dos Trabalhadores, esta é a história do Brasil antes da eleição do Metalúrgico! Esta é a história do Brasil desde a sua ocupação violenta, genocida, predatória, escravista, exploratória, dominadora e cruel, em todos os pontos de vista, inclusive o da divisão de renda! Nosso país é continental, rico, inesgotavelmente rico mas nossas riquezas foram todas parar na mão da inglaterra, espanha, frança, estados unidos, portugal, holanda e do fundo monetário internacional (fmi). Segundo Celso Furtado, Sergio Buarque de Holanda, Euclides da Cunha, Gylberto Freire e outros grandes nomes de nossa historiografia este país sempre foi o paraíso das riquezas fáceis, da distribuição de terra aos compadres e fidalgos ( os filhos dos ricos), do jeitinho, do suborno, da violência e do desagravo contra os menos favorecidos e sem voz – porque nem as mulheres, nem as terras, nem os filhos, nem a produção, a colheita e os animais pertenciam ao homem pobre!! E ai veio o Partido dos Trabalhadores e em doze anos modificou o Brasil: trouxe divisão da renda, escolas, educação, saúde, transporte, infraestrutura, universidades, linha férrea, modernização da aviação, aparelhamento das Forças de Segurança, inúmeras modificações e melhorias na legislação, uma verdadeira e nunca antes vista neste país caça aos corruptos e corruptores! Hoje o pobre tem as tres refeições na mesa, seu carro e sua moto, um telhado sobre sua cabeça e pode também mandar seu filho para a faculdade! Sim, hoje e daqui por diante veremos Doutores nascidos também na origem humilde – “pobre é o nosso passado!”

    – E falando nisso não prego contra os ricos e sim a favor da luta pela dignidade dos pobres! E para os que querem mais, eu também quero mais! Eu quero muito e muito mais e por isso peço que façamos mais uma vez a revolução! Votarei SIM em Dilma 13 e no Partido dos Trabalhadores! Votarei sim porque ela representa o avanço e a dignidade e os outros representam o retrocesso e a exploração e a humilhação do pobre. Votarei sim porque a nossa luta é pela melhoria contínua de nosso amado país. Votarei sim, com coragem,arrojo e deterninação de um lutador que não desiste nem da luta e nem dos sonhos!

  • Edu, voce percebeu que a cantanhede “previu” que a proxima pesquisa deve mostrar aecio a frente ? sabemos que as “pesquisas” se tornaram peça de ficção a serviço do marketing, então agora vão fazer o mesmo que fizeram na pesquisa pra governador, só não sei se vão mostrar o aecio disparando já ou subindo aos poucos, tentando criar um efeito manada wishful thinking…

  • Creio que desde o começo a Marina já sabia que não teria condições de ir para o segundo turno e, caso fosse, não teria condições de enfrentar o debate. Tanto é que ela, no final, acabou reduzida ao mesmo patamar que teve em 2010. Mas ela cumpriu um papel importante: serviu de “sparrer” para o Aécio, semear a confusão ideológica e, com isso, acabar levando para o segundo turno uma eleição que estava praticamente certa de ser resolvida no primeiro turno. Ou seja, a Marina é uma espécie de everaldo, eymael e fidelx mais sofistificada. Enquanto esses são mera garganta de aluguel excretora do Aécio, Marina é a linha auxiliar político-ideológica dos tucanos.

          • Luciano…
            Você assistiu ao filme “Um Sonho de Liberdade”?
            Se não assistiu, assista.
            Tim Robbins e Morgan Freeman imortalizaram os personagens Luciano Bastiani e Wilsoleaks Alves na telona. Imperdível !

          • Você, por ser mais boa pinta e inteligente, é o Tim, Luciano.
            Eu sou o Freeman porque sou mais neguinho e também por ser o único condenado que não é inocente.

          • Acredite se quiser, Wilso, aluguei novamente este filme na semana passada.
            E de tanto que eu enchi o saco do dono da locadora, como ele não achou a capa mas encontrou o dvd numa gaveta, me cedeu a locação como cortesia.
            Eita filme bão!
            Especialmente na hora em que, depois de fugir da prisão, ele vai ao banco, saca todo o din din que o ‘warden’ foi depositando ao longo dos anos e ainda deixou o livro caixa numa redação de jornal. E também quando o Freeman acha a tal pedra preta.
            É uma lição de vida!
            Abraços, mano!

    • Resumindo: pelego dos patrões. Amortecer o choque que deveria receber do adversário e assim ser poupado e favorecido dos embates diretos. Resumindo sindicalista dos trabalhadores vendido ao patrão. Resumindo amortece as porradas que o patrão levaria, contra o oponente. Resumindo: foi comprada para confundir os trabalhadores, durante uma campanha salarial e derrotar os trabalhadores, como o dirigente sindical ou dirigentes sindicais vendidos aos patrões.

    • Romualdo, costuma-se dizer dos políticos ‘profissionais’, aqueles que fazem da política sua profissão.

      Depois de ver estes dois tapados, eymael e fidelix se candidatarem pela enésima vez, sem sequer fazer cócegas no resultado, concluí que se tratam de ‘candidatos profissionais’, ou seja, fazem do ato de meramente se candidatar uma profissão.

      Quanto será que ganham com isso?

  • Brasileiro, que sou, com formação tipica individual numa infancia esplendida de inicio dos anos trinta, somo agora 85/86 anos. Esforços, facilidades, obstaculos é óbvio marcam a quilometragem percorrida, por aqui e também pela Europa logo após final da nefanda Guerra, provocada a partir do nazismo-fascismo-franquismo-niponismo,etc.etc. Embora em plena mocidade, vi claro o quanto a pedagodia do sofrimento de um lado abrandou alguns extremismos no velho continente. Fui me apercebendo tambem de que os “novos tempos”, traziam no ventre prováveis crises cronicas e futura desordem geral na socidade das nações. Pudera. Tive mestres notáveis em meus estudos de filosofia pura. Sempre muito interconectados na realidade de teoria e de prática. Portanto, com base nessa sintese, registro aqui meu entendimento e valorização bem amadurecidos pelo que representam os últimos 12 anos de reestruturação no Brasil, numa luta para que sejamos uma Nação de verdade e autentica. Repito, portanto, devo em especial, louvar e agradecer Eduardo Guimarães e inclusive seus colegas de blogosfera, que destemidamente defendem o que pode e deve ser defendido, em relação ao que está em jogo exatamente agora e aqui, na decisão do segundo turno das eleições para Presidência do Brasil. Recusar apoio e escolha ao trabalho iniciado por Lula, é um ato llesa Pátria.POr isso, ajudemos. Brademos. Tudo de ordenado, racional, mesmo emocional, em pauta. Essa luta tem de ser vencedora, contra os traidores, os hipócritas, os arrogantes, cujo auto-convencimento e complexo de superioridade os fazem convencer-se estarem acima do bem e do mal. E serem os eternos, legitimos donos e mandantes das capitanias hereditárias.

    • Prezado Fabio,
      espero chegar lá também, 85-86 anos, com a mesma lucidez. Espantam-me o ódio, a indignação seletiva e a falta de formação política de nossa sociedade de modo geral, em todas as idades. Sinto-me isolado, um estranho no ninho desta sociedade classista e preconceituosa. Depoimentos como o seu são reconfortantes para aqueles que como eu, encontram semelhantes apenas no mundo virtual. Abraços, anderson.

  • O Aélcio vai viver o “efeito Marina”. Vai começar ganhando mas depois vai caindo, caindo, caindo.
    Vale lembrar tb que no governo FHC os médicos, engenheiros, etc entravam em fila prá conseguir emprego de gari, p. ex.

  • O problema é que hoje já é o segundo dia do segundo turno e só se fala em Aécio e Marina!
    Acorda campanha da Dilma!!
    Tem que criar fatos positivos e ocupar espaços.
    Marina é a prova que choramingar é o caminho mais curto para derrota.

  • A pancadaria sobre Marina foi um tiro que saiu pela culatra e serviu para aumentar ainda mais a rejeição contra o PT. Convenhamos, Dilma não tem carisma. Certos estavam os que pregavam o volta Lula.

    • E o picolé de chuchu é um primor de carisma e por isso foi eleito com todos aqueles votos? Está mais do que na hora de parar com este papo de que Dilma não tem carisma. Isto é conversa da direita. Serra é perfeito? A direita, porque não tem argumentos, está sempre com o papo de que Dilma não discursa bem, de que ela está gordinha, etc., etc. Dilma é um senhor quadro. Preparada para ser presidenta deste país. Foi no seu governo que o Brasil saiu do mapa da fome. A Petrobras está bombando. Eles querem derrubar a Dilma – e para tanto valem todos os argumentos – não porque ela não é boa, mas porque ela é ótima. Este é que tem que ser o foco das nossas ações e nossas discussões.

        • bom meu amigo, acho que vc precisa tomar um remedinho ativador da memoria, vc tem uma memoria muito fraca, doente e inutil, bom, comecando pelo mensalao que so dava ptistas, o sus no governo atual esta uma calamidade, petrobras 40% dos lucros sao do Brasil e os outros 60% sao do estrangeiro, CPI da petrobras a “inocente” dilma, disse estar desinforfada da roubalheira, quem nao sabe o que acontece no Brasil nao serve para o governar, bom a fifa fez seu joguinho aqui sem ao menos impostos pagou, bom prepare-se porque o imposto vira do seu bolso, tenho pena dessa gente que vai comprar carne no açougue e acham caro, mas nao devem saber da auta inflacao que ronda o governo atual, e aqueles milhoes de reais investidos no porto de cuba¿ que logicamente tambem sairam do seu bolso e dos bolsos do seus familiares, meu amigo a cada ano que passa o Brasil se afunda e vc¿ é brasilero ¿ acho que nao porque se fosse acordaria para realidade, medicos cubanos foram contratados com salario de 10.000 reais mas coitados so recebem 2.000 cade os outros 8.000¿ tanto que os medicos brasileiros o chamaram de escravos¡¡¡ meu amigo vc nao deve assistir jornal e nem olhar noticias pela internet… pesquisa e vera as calamidades terriveis que abramgem nosso país, ate um cachorro governaria o Brasil melhor do que esse tal de ptralha ….. acorda pra vida… pense no futuro de seu filho de sua filha de seus netos…. o Brasil ate agora so caminhou para o fundo do abismo, precisamos de mudancas, vc vive com bolsa familia de 70, 90, 120 reais¿¿¿¿ pois eu nao prefiro um Brasil rico, prospero e cheio de empregos para o povo brasileiro do que uma renda mensal de miseria, o Brasil e miseravel porque nao reage, ficam aplaudindo o pt enquanto seu dinheiro suado com esforco vao para o bolso dos cabecas, bom melhor eu parar porque se nao fico dias semanas meses e ate anos falando dos podres do pt….

      • Nizinha…

        Quando fez esse comentário você deu muita sorte de não estar próxima a mim, porque iria ficar toda desconjuntada com o abração apertado que eu lhe daria.

  • Muito bem colocado, Eduardo. Muito bom. Mudanças com Aécio, só ressuscitando a ESSO e trocando o carro do jingle por um helicóptero. Porque em termos de mudança, com esse playboy que não conhece o Brasil, só se for definitiva mudança para a boa vida no Rio de Janeiro. A Lusitana entra em cena e Aécio roda.

  • Atenção companheiros e comando da campanha não caiam na onda da mídia e dos “bundões” do PT que dizem que não tem que partir para cima do Aécio. Tem que desconstruir, lógico que sem baixarias, o Aécio SIM, e o que não alta é munição. O jogo será pesado, tem que entrar em todas as divididas SIM.

  • Se a Dilma perder a culpa é da PF do Zé Cardoso (quer dizer, deveria ser do Zé, mais ele não manda em nada é um inepto total, típico espécime da raça “petispaulis”)

  • Em 2010, quando Dona Osmarina se filiou ao PV para concorrer a Presidência, eu postei no conversa afiada, que ela não passava de uma oportunista de carteirinha, então o fato dela apoiar o Aécio não me surpreende.
    Ela e tão vazia quanto uma bolha de sabão. Os dois se merecem, são farinha do mesmo saco.

  • Tudo indica que o ódio de Marina a Dilma, que foi a preferida de Lula, dará a tônica de suas próximas ações.

    Tudo indica que ela prefere detonar sua trajetória política, “endireitando” de vez, para ferrar Dilma.

    Sendo assim, que nunca, nunca mais venha nos falar em ser “terceira via”.

    • Que nada… dizer que vai oferecer o Itamaraty, no caso dela, é dar uma passagem para ela ir embora do Brasil. Onde você já viu falar em embaixadora só verde?Embaixador cuida de toda a política externa do Brasil, vão dar um cargo para ela, para ela aparecer como tanto quer, e dar um chega prá lá, lógico com uma boa remuneração pelos serviços prestados contra a nação.

  • Caro Eduardo,

    Agora que sabemos a Marina confirmou que vai apoiar Aécio, eu gostaria de saber de você, se isto implicará muitos votos para esse candidato. Em 2010, ela se manteve neutra. A minha preocupação é saber se esse apoio influenciará os mais de vinte milhões que votaram em Marina.
    Aguardo sua resposta.

  • SERÁ QUE MARINA SILVA VAI APOIAR QUEM MANDOU FAZER ISSO??????

    Sangue no Pará

    Na terça-feira passada, 1.500 sem-terra ocupavam uma rodovia no Pará para protestar contra a demora do governo federal em assentar suas famílias. O governador Almir Gabriel deu a ordem:”Desobstruam a estrada”. No dia seguinte, os policiais chegaram a Eldorado dos Carajás. Atiraram primeiro para o alto, para assustar. Depois para baixo, para ferir. Não se contabilizou o número de assustados. Mas, até o fim de semana, já haviam sido contabilizados dezenove mortos e 51 feridos.
    (24 de abril de 1996) http://veja.abril.com.br/30anos/p_084.html

    Morre Chico Mendes

    Francisco Alves Mendes Filho pegou uma toalha e virou-se para a mulher. “Vou tomar um banho.” Com uma lanterna na mão para iluminar o quintal de casa, onde fica o banheiro, ele abriu a porta da cozinha. Um tiro de escopeta jogou Chico Mendes ao chão. Na noite de quinta-feira 22, em Xapuri, o vale-tudo da questão social produziu um de seus cadáveres mais ilustres ? e um dos mais humildes.
    (4 de janeiro de 1989) http://veja.abril.com.br/30anos/p_084.html

    • Ela já apoiou, ela apoiou o Geraldo Alckmin em São Paulo, os panfletos saíam com ela e o Geraldo juntos, e graças também, não só é claro, à ajuda dela, o cara foi eleito em primeiro turno, um estado que está sem água e agora já começou a faltar luz,o que afeta principalmente os pobres da periferia. Mas ela sempre apoia discretamente para não dar muito na cara e para poder mudar de lado se necessário.

  • Eu, antes de falar da “sparring”, gosto de falar do idealizador do projeto (que, COM CERTEZA, nao contava com a astucia da CIA) Eduardo Campos. O traíra MOR. Sim, se estamos nesta merda (com o perdao da palavra) é por causa de um ser egoista, ganancioso, narcisista e TRAIDOR. Traiu, primeiro Lula, seu povo nordestino e os demais brasileiros. Mas, em sua “memória”, faremos força para que o povo lhe de o presente do esquecimento, mesmo que ele esteja lá nos 5ºtos dos ….

  • A Marina Silva cometeu ou (estar a cometer) as piores das corrupções. Se corrompeu nos valores morais, éticos e de sentimentos. É nisto que dá sair da floresta para os salões, onde toma chá com as socialites, da maior metrópole do país…

  • E temos de VENCER o MEDO com a VERDADE:o BRASIL MUDOU e só vai CONTINUAR MUDANDO com o aperfeiçoamento das POLÍTICAS SOCIAIS dos governos LULA e DILMA!!!!Só não vê quem não quer ou quer o RETROCESSO do ARROCHO SALARIAL,o DESEMPREGO e a INFLAÇÂO DO PLANO REAL,lembram-se????DILMA JÁ!!!!

  • Edú e amigos, peço-lhes encarecidamente que leiam esta notícia. Por denunciar essa proteção da Justiça Eleitoral a uma quadrilha do PSDB paulista, Irani Gomes de Lima e eu, jornalistas e blogueiros, estamos sendo processados por uma juíza. Se nem os blogueiros “sujos” nos derem alguma solidariedade, nossa luta ficará quase anônima. Não temos estrutura nem meios para nos defender de uma armação que envolve até altos magistrados. Qualquer detalhe, é só nos perguntar:
    http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2014/10/pela-5-vez-julgamento-do-prefeito-ortiz-jr-e-adiado-no-tre.html

Deixe uma resposta