Entrevista de FHC estimulou ataques a nordestinos na internet

Análise

 

De domingo para cá, tal qual ocorreu em 2010 uma onda de racismo começou a se insinuar na internet. E, mais uma vez, o alvo foi o povo nordestino, responsável por parte expressiva dos votos que Dilma Rousseff recebeu na eleição de domingo passado.

Na manhã de segunda-feira, ocorreu um fato que pode explicar o aumento daquela onda racista: o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso deu uma entrevista ao portal UOL na qual acusou os eleitores da presidente de serem “mal-informados” e residentes “nos grotões”.

Confira, abaixo, a entrevista. FHC começa a externar seu preconceito por volta de 4 minutos e 22 segundos.

 

 

 

Pouco após a entrevista do tucano ao portal de internet do Grupo Folha, colunista do jornal mineiro O Tempo posta no Twitter proposta de separar o Sul e o Sudeste do Norte e do Nordeste por conta de o povo destas duas últimas regiões ter votado maciçamente em Dilma.

 

Já no domingo, quando os votos começaram a ser apurados, aqui e ali já se viam manifestações de racismo no Twitter, mas esse fenômeno só começou a tomar corpo após a entrevista de FHC. Na tarde de segunda, a onda racista já se espalhara como uma praga.

 

 

Estranhamente, até agora nenhuma autoridade se pronunciou sobre o caso.

Seja como for, a presença crescente do ex-presidente tucano na campanha de Aécio Neves é uma boa notícia para Dilma. Segundo pesquisa Datafolha feita em junho, 57% do eleitorado não vota em candidatos apoiados por FHC, o que representa uma péssima notícia para Aécio.

 

clique aqui para acessar a notícia em sua fonte original

Aécio escondeu FHC de sua propaganda eleitoral no primeiro turno justamente por causa disso.

Como o PT, no primeiro turno, se concentrou quase que totalmente em Marina, o apoio de FHC e casos como o do aeroporto que Aécio mandou construir na fazenda de sua família com dinheiro público foram deixados de lado.

Esse racismo de boa parte do eleitorado tucano (basicamente, sediado em SP) que acaba de ser estimulado por FHC, aliado à péssima imagem do ex-presidente, podem fazer com que o segundo turno não comece muito bem para Aécio.

No caso do racismo, a notícia de que eleitores tucanos do Sul e do Sudeste estão insultando os eleitores petistas do Norte e Nordeste se espalhou como fogo pela imprensa destas duas regiões. No caso de FHC, o eleitorado ainda não lembra bem dele porque Aécio o escondeu em seus programas eleitorais.

Mas, agora, o PT vai lembrar os eleitores desse “detalhe”…

Resta, até aqui, uma inaceitável ausência de providências do Ministério Público contra essa onda de preconceito que esbofeteia o país e, mais do que isso, os brasileiros do Norte e do Nordeste. Vai ficar por isso mesmo?

117 comments

  • Caro Edu,.

    O que me causa apreensão com relação a estes preconceitos diarios que as Redes Socias PUBLICAM, é a ausencia total da Justiça e do Ministério Publico. Infelizmente nosso Judiciario é ridiculo ,mediocre e formada por pessoas que não merecem o cargo que tem .Quanto aos nossos irmãos Nordestinos , tenham paciencia e calma e vamos dar o troco com a REELEIÇÃO DE DILMA NO 2ºTURNO.

    • De acordo, aliás não fizeram nada com a propaganda antecipada por 12 anos feitas pelo PIG, que continua fazendo sem ser incomodado. Ou alguém acredita que a alavancagem da Marina e depois a recuperação do Aécio pode ser explicado por alguma outra razão, mesmo o conservadorismo que ainda se faz presente em quase todo o planeta. Esconderam toda a magnífica obra dos governos petistas sem que a propaganda eleitoral conseguisse desmascarar. E não me venham falar em covardia do PT. Vejam a votação de Bolsonaro (maior votação no Rio e também do Eduardo Cunha e muitos outros.

      • O manchetometro é prova cabal de que o PiG fez e faz propaganda antecipada para a oposição, seja ela tucana ou da traíra marina. Submete o PT a um verdadeiro terrorismo midiático

  • É por isso que pegará super mal para o PSB Nordestino declarar apoio oficial à Aécio Neves. É como jogar fora toda a biografia Arraes. O PT precisa de uma força tarefa no nordeste e acordar os nordestinos do que está acontecendo. Da mesma forma, Marina poderá jogar sua biografia no lixo ao apoiar Aécio Neves. Ninguém vai acreditar que algum dia ela já passou fome e foi pobre. Se passou, regridiu suas origens e traiu Chico Mendes. Essa história que ela tá magoada é pra boi dormir, é uma disputa, ninguém passa a mão em ninguém. Agora, ela alegar isso e apoiar um candidato representante dos coxinhas e de todo o atraso que o país já viveu é nunca pensar na maioria dos brasileiros, é pensar apenas na questão pessoal.

    • Concordo Pereira, mais a força tarefa do PT vai ter que ser a gente mesmo, pois o partido em si parece que esta participando de um chá de caridade do Lions Club e não de uma eleição sangrenta.

      • Eu assino em baixo da tua opinião. A elite daqui é bem pior. Pq nem se reconhece daqui. Não se vê no nordeste e sim no sul maravilha. Orgulho mesmo, tenho das pessoas simples. E tenho profunda pena de quem fala essas sandices na internet (mas para eles, a lei).

      • Também assino em baixo. Moro, na praia de Boa Viagem (mas graças a Deus já estou de saída), onde constatei ser a maior concentração de coxinha por metro quadrado no Nordeste. Aqui chovem carros com aqueles adesivos insultando o PT e “Fora Dilma” (boa parte desses adesivos fabricados pelo SIMEPE). Basta ir a outros bairros, como Boa Vista pra ver um panorama bem diferente, onde se vê mais apoio a Dilma.

        Nasci no Recife, mas se Deus quiser volto para o sertão, onde passei parte da infância e nunca mais morarei nesta merda de praia cheia de tubarão e subelite de nariz empinado.

  • Eduardo,
    Sou Nordestino sim e com muito orgulho, acontece meu querido blogueiro, que o que vem de baixo (literalmente) não nos atinge. Sei também que isto é péssimo, pois instiga um ódio que não tem sentido. Esquecem, ou talvez não saibam, (o que é mais provável) Era esses Nordestinos que resistiram a tantas invasões dos colonizadores de outrora, e agora estamos resistindo aos colonizadores do presente, os especuladores, os neoliberais, os verdes de araque, que tentam colocar o nosso País de joelhos novamente.
    Sinceramente, é Dilma novamente, não exatamente e apenas por ela, mas, pelo que ela representa para o País.
    É isso.

      • Caros Pedro e Domingos,
        Sou paulista, reconheço a importância de meu Estado e me orgulho dele. Sinto porém uma vergonha profunda, vontade de pedir perdão, aqui materializada, a todos os nordestinos e nortistas (menos agredidos pois em menor número são menos importantes eleitoralmente), quando vejo explodir esse odioso preconceito. Sul maravilha? Certamente por não conhecererem Jeriquaquara, Lençois do Maranhão, Ilha do Marajó, Rio Negro e Solimões, Serra da Capivara, etc., etc., etc., esses “do sul” assim pensam. Principalmente não conhecem a gente nordestina, nada sabem do passado histórico, nada sabem da História atual. Sabem o que eles sabem? Odiar!
        Perdoai-os. mas eles sabem o que e porque fazem! O ódio à Dilma é transferido ao nordestino que nela vota. Sejam acima de tudo fortes, como sempre o foram. Utilizem a melhor arma para esse tipo de guerra: O VOTO.

        • Caros Pedro, Domingos e Eduardo! Eu sou do sul, do RS. Sou da terra de Getúlio Vargas e João Goulart, que mesmo sendo ricos e fazendeiros, olharam para os pobres deste país com muito amor. O Brizola também é daqui, nasceu pobre e com muito esforço estudou e driblou as dificuldades da vida, se formou engenheiro civil na nossa UFRGS, e, casou com a irmã de João Goulart e sempre honrou as bandeiras do trabalhismo. Mas ninguém fez mais pelos pobres e pelos ricos deste país do que Lula e Dilma. A diferença é que os pobres são agradecidos e continuam votando nas legendas populares. Dos ricos daqui, que nunca ganharam tanto dinheiro, Lula e Dilma provavelmente nem um voto ganhem. Nestas horas tenho vergonha de ser gaúcho. Paulo( empresário, engenheiro civil).

    • Aceita os parabéns de uma carioca que reconhece o valor dos nordestinos! Somos todos irmãos dessa pátria mãe gentil. A arrogância e estupidez desses brasileiros de comportamento rasteiro e preconceituoso, talvez lhes sejam mostrados em algum momento de extrema dor, quando tardiamente perceberão o quanto estúpidos foram. Mas aí… será tarde!

  • O que esperar desse senhor que chamou aposentados de vagabundos, privatizou a Vale, tentou com a Petrobras, endividou o Brasil, vivia de pires nas maos junto ao FMI, qd presidente registrou o maior desemprego da nossa historia…. O que esperar de uma figura tao nefasta?

  • Quem não vota em Dilma? Para começar esta é uma história que não tem um começo mais teve fim! É a história da opressão contra o pobre! Da falta de recursos, médicos, remédios, comida, estradas, linhas férreas, saneamento, educação, transportes públicos, aviação, integração nacional, segurança pública, cidadania – sim, porque nesse pais só era cidadão quem detinha o poder e o vil metal – e esta é a história do Brasil antes do Governo dos Trabalhadores, esta é a história do Brasil antes da eleição do Metalúrgico! Esta é a história do Brasil desde a sua ocupação violenta, genocida, predatória, escravista, exploratória, dominadora e cruel, em todos os pontos de vista, inclusive o da divisão de renda! Nosso país é continental, rico, inesgotavelmente rico mas nossas riquezas foram todas parar na mão da inglaterra, espanha, frança, estados unidos, portugal, holanda e do fundo monetário internacional (fmi). Segundo Celso Furtado, Sergio Buarque de Holanda, Euclides da Cunha, Gylberto Freire e outros grandes nomes de nossa historiografia este país sempre foi o paraíso das riquezas fáceis, da distribuição de terra aos compadres e fidalgos ( os filhos dos ricos), do jeitinho, do suborno, da violência e do desagravo contra os menos favorecidos e sem voz – porque nem as mulheres, nem as terras, nem os filhos, nem a produção, a colheita e os animais pertenciam ao homem pobre!! E ai veio o Partido dos Trabalhadores e em doze anos modificou o Brasil: trouxe divisão da renda, escolas, educação, saúde, transporte, infraestrutura, universidades, linha férrea, modernização da aviação, aparelhamento das Forças de Segurança, inúmeras modificações e melhorias na legislação, uma verdadeira e nunca antes vista neste país caça aos corruptos e corruptores! Hoje o pobre tem as tres refeições na mesa, seu carro e sua moto, um telhado sobre sua cabeça e pode também mandar seu filho para a faculdade! Sim, hoje e daqui por diante veremos Doutores nascidos também na origem humilde – “pobre é o nosso passado!”

    – E falando nisso não prego contra os ricos e sim a favor da luta pela dignidade dos pobres! E para os que querem mais, eu também quero mais! Eu quero muito e muito mais e por isso peço que façamos mais uma vez a revolução! Votarei SIM em Dilma 13 e no Partido dos Trabalhadores! Votarei sim porque ela representa o avanço e a dignidade e os outros representam o retrocesso e a exploração e a humilhação do pobre. Votarei sim porque a nossa luta é pela melhoria contínua de nosso amado país. Votarei sim, com coragem,arrojo e deterninação de um lutador que não desiste nem da luta e nem dos sonhos!

    • Valeu carlos!

      É o futuro de nossos filho, das gerações que virão que está em jogo… Voltar ao passado de humilhações, sem perspectiva jamais… Vamos lutar, vamos vencer, e vamos mostrar que somos oa que querem um Brasil de todos, rico(aliás sempre foi… mas o usufruto só pra poucos) e sem miséria!

      Abraços,

      Domingos

    • Perfeito… Seu texto é pura inspiração…. Pena que, após luta desigual, capitaneada por essa elite perversa e seu braço jornalistico, os poucos avanços, conquistados a duras penas, corram risco… Mas, assim é o povo… Manipulável.. Quem sabe, o PSDB tenha a oportunidade de, assumindo a presidencia, ser execrado de vez da vida publica de nosso país…

  • Repito a pergunta do Eduardo para O PT: O comando da campanha vai deixar por isto mesmo???????????? imagine o que o comando da campanha do Aécio faria num caso destes se a situação fosse ao contrário!!!
    Já estou até vendo, o PT vai se limitar a algumas parcas declarações isoladas, tipo o que o Padilha disse sobre as pesquisas, deu um “miadinho” e parou por aí. Me desculpem o termo mais PQP,esta passividade do PT dá nos nervos.

  • Vou repetir comentário do post anterior.

    Atenção companheiros e comando da campanha não caiam na onda da mídia e dos “bundões” do PT que dizem que não tem que partir para cima do Aécio. Tem que desconstruir, lógico que sem baixarias, o Aécio SIM, e o que não falta é munição. O jogo será pesado, tem que entrar em todas as divididas SIM.

  • Procurei nos dicionários Houaiss e Aurélio a palavra sudestino como suposto significado para quem nasce na região sudeste do Brasil. Um raciocínio lógico quando se deseja encontrar um correlato para o vocábulo nordestino. Nenhum dicionário tem um adjetivo para quem nasce no sudeste. Encontra-se fácil o nortista, natural da região Norte, o nordestino, natural da região Nordeste e o sulista, natural da região Sul. E o sudeste? Nada. Então fica uma sugestão para os editores de dicionários: em suas próximas reedições incluam “sudestino”, aquele(a) que é natural do sudeste.

    PS: O preconceito é tanto que esses cretinos que postam tais asneiras rechacem a sugestão de serem chamados de “sudestinos” pelo simples fato de soar parecido com nordestino. Mas o caso é que quem nasce em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo é sudestino, sim. Não tem palavra melhor. Eu nasci no Brás, há mais de cinco décadas e tenho orgulho de ser paulistano, paulista e sudestino. Porém, o maior orgulho é de ser brasileiro, de norte a sul, de leste a oeste. Só acéfalos podem pensar em dividir o Brasil. Somos uma nação de irmãos que se amam e se respeitam. Uma minoria de abutres, traidores instigam o ódio entre brasileiros. Não terão êxito. Mas o povo deve reagir. Do contrário crescerão. E aí podemos ver o Brasil que eles querem pra eles e não para nós, povo brasileiro.

  • É por essas e outras que a primeira reforma a ser proposta tem que ser a dos meio de comunicação. Sem ela as demais sofrerão influência nefasta da mídia entreguista, antipatriota e mentirosa.

  • Devemos publicar e espalhar isso para o povo nordestino e para o povo humilde do Brasil com o intuito deles pensarem e refletirem o quanto essa gentalha tucana é soberba e nojenta, portanto meus queridos nordestinos, deem a resposta certa que eles merecem, votem na Dilma como protesto por essa ofensa racista.

  • O Paulinho Navarro não esclarece em que país ficará o Centro Oeste.
    No Brasil do Sul ou no Brasil do Norte?

    Mas numa coisa ele tem razão: Enquanto os sulistas trabalham com seriedade, os nordestinos preguiçosos ficam deitados na rede esperando o bolsa família [conforme foto da reportagem lincada abaixo], já que no nordeste nem adianta fundar indústrias, pois não aparece ninguém para trabalhar.

    http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/online/industria-no-ceara-deve-crescer-4-em-2014-1.811557

  • Só fico pensando o seguinte:

    O que estes fascistas pensam dos nordestinos que votaram no arrocho?

    A maioria deles fala de uma forma tão generalizada que dá a impressão que isto serve para agredir a todos os nordestinos mesmo., não poupando nem os arrochistas nordestinos. É preconceito mesmo, que aflora facilmente e que se aproveita desta situação para isto.

    Estes fascistas levarão outra surra.

  • Leio que no Maranhão o PC do B está aliado ao PSDB…no RS e no RJ o PMDB está contra o PT, …é muita incompetência do PT, infelizmente perdemos essa.

  • “Menos informados”, hein? Eu moro numa pequena cidade do sertão do RN (região do Seridó). Estive agora há pouco numa lanchonete no centro da cidade, e era só no que se falava.

  • Caro Edú
    Uma coisa me intrigou, gostaria de saber se outros perceberam também:
    Depois de ouvir falar em alta “abstenção” eu percebi que a quase totalidade do comércio (até de dia de semana) e muitas indústrias e serviços aqui de Blumenau SC funcionaram no dia da votação, e a quem interessa o povão trabalhando em dia de eleição? Será que o empresariado está tocando uma agenda que não sabemos?
    Me lembra do Serra pedindo pro pessoal da até então pequena classe média não viajar no feriado para não prejudicar seu eleitorado, o que ainda é um expediente normal, ma acho que tem truta aí… Tem muita coisa rolando na internet sobre justificar sem stress pagando apenas R$ 4,00 depois da eleição quando bem entender. Dá a impressão que tentaram manter a turma longe das urnas ou seria teoria da conspiração?
    Olho vivo galera.

  • O paulista que votou em Alckmin, ou é desinformado, ou é fascista, ou é burro mesmo. Porque apoiar um governo deste, cheio de corrupção comprovada (tem ato de ofício atestando), com altos índices de violência (mesmo que mascarados) e com racionamento de água por falta de investimentos, só sendo o que eu disse antes.

    Ainda se acham os espertos e melhores que os outros.

    • Sávio pelo que afirma, o oposto também é válido? Nordestino que votou em Dilma é burro? Ou só vale o seu lado como ofensor? Eduardo Guimarães está completamente certo, se as coisas não se situarem com coerência, só vai se acirrar cada vez mais os ânimos, e daí até uma guerra civil poderá sair. Que preconceito lastimável o seu Sávio, mesmo que não concorde com quem vota diferente de mim, estamos numa democracia, não é a lei da selva, ainda.

  • Pergunto: como a justiça foi tão rápida para prender a torcedora do Grêmio que chamou Aranha de m… e não prende a “patriota” acima, claramente intolerante, racista, discriminatória? Ô justiçazinha porreta…

  • Bando de Abutres ,não são conhecedores da História do meu Brasil!!!!!!!! Vão pra faixa de Gaza!!!!!!!!! Seu preconceito fica impreginado em suas mentes doentias e insi gnificante ponto de vista sem nem um valor kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pobre diabos e infelizes!!!!!! Não é atoa que a seca está visitando a todos kkkkkkkkkk,eles sem região definida kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk coitadossssssss amo monha Bahia,não troco ela por nenhuma cidade ou Estado!!!

  • A direita morreu. O que vemos hoje é o seu cadáver putrefato e fétido. É o que restou da direita depois de eliminar a tênue fachada de civilidade e razão que fingia possuir. Já disse isso em 2010 e repito: é contra essa “nova direita” – na verdade, o fascismo que sempre se escondeu nela – que lutamos.

    A imprensa, como nos anos 50 e 60, é a porta voz da direita – dessa “nova direita”. E se engana quem pensa que ela está perdendo influência – o primeiro turno FOI claramente uma vitória do PIG, que a cada eleição consegue enganar mais gente incauta.

    O pior é que se o PT vencer mas não conseguir emplacar a LdM e a reforma política – coisa que, com um Congresso mais de direita, como o que foi eleito, é bem possível -, a imprensa vai conseguir fazer a cabeça de ainda mais gente na próxima eleição, enquanto apoia uma direita que será ainda mais radicalizada.

    Caminhamos para uma situação de enfrentamento nas ruas. E não dá pra descartar nem mesmo um movimento separatista nas ruas – especialmente se os Estados separados ficarem com a maior parte do pré-sal…

  • Ironia do destino, Dilma ganha com massiva votação no nordeste, agradecido entre outras coisas, pela transposição do Rio São Francisco, já São Paulo fica na seca, provocada por incompetência própria, na gestão e no voto. A desmoralização será total!

  • A cada dia mais desgosto desse povo de SP… a maioria da população, inclusive muita gente pobre está envenenada pelo anti-petismo. Outro dia estava eu a dialogar com o porteiro do prédio que mais parecia ter sofrido lavagem cerebral pelo PIG. Acho que consegui plantar algumas idéias ali… trabalho de formiguinha…

    Siceramente, dá até vontade de mudar para o nordeste. Se separarem então, aí é que eu vou para lá, morar com aquele povo bom 🙂

    • Interessante Anderson, é que SP é um estado com viés separatista mas que tenta impor seu candidato a representante máximo da nação, eles querem tudo até o direito de ser contraditórios e não serem importunados, ai não pode, ai não dá!

      • O problema é que uma parcela considerável da população aqui tem um ego gigantesco. Se acham o último biscoito do pacote, os mais trabalhadores, os mais inteligentes e estudados.

        Aliás, é de se notar, parece que o discurso do PIG é feito por pessoas como essas para influenciar pessoas assim. Dá certinho…rs

        Portanto, a melhor forma de libertar São Paulo, é enfraquecer o PIG. O PIG é a raiz de todo o mal!

  • Eu sinceramente espero que Dilma se reeleja, pois toda ideologia pregada pelo psdb não dá, já foi testada e não aprovada.
    Então uma coisa assimilei, não tenho filho e não vou ter, pois embora, tenha um nacionalismo consolidado e sempre vou torcer pelo BRASIL, percebi, claramente nestas eleições, que por toda uma conjuntura o BRASIL é muito volátil. Como vou ter um filho (a), sabendo que ele (a), vai está sujeito (a) a perder tudo que conquistou, tanto na perspectiva de país, quanto na perspectiva pessoal.
    Vejo tanto, tanto preconceito que fico estarrecido, literalmente para quem quiser ler, pois não têm nenhum pudor em mostra-lo na internet, sendo está uma rede aberta nacional e mundial. Também a mais uma questão:
    Sendo deficiente físico, como vou explicar para meu filho (a), que tudo que explico a ele (a),como sendo um sentimento vil e sem propósito, vai estar escancaro nas redes sociais sem pudor nem vergonha, sim, pois diria eu, filho (a) todos são iguais perante Deus e as leis do nosso país, brancos, negros, pobres, ricos, pessoas com deficiência, pessoas com orientação sexual diversas, etc.

    Ministério Público Federal, Supremo Tribunal Federal onde estão?!

    Obrigado.

    Que Deus Proteja a República Federativa do Brasil.

  • A LUTA PELO PODER CENTRAL NESTE SEGUNDO TURNO SERÁ INTENSA…..ATÁ PORQUE O SR. FHC JÁ DEU O TOM DA CAMPANHA DE SEU PUPILO…..O QUE DESEJA ESTE SENHOR E A ELITE PAULISTA COM ESSE PRECONCEITO CONTRA OS NORDESTINOS?????ALIÁS, É NECESSÁRIO AFIRMAR A BEM DA VERDADE QUE A PRESIDENTA DILMA VENCEU NO PRIMEIRO NÃO SOMENTE NO NORDESTE MAS TAMBÉM EM OUTROS ESTADOS DO NORTE, SUDESTE, SUL E CENTRO OESTE..EU QUERO DIZER A ESTE SENHOR QUE SOU ELEITOR DO PT HÁ ANOS E SOU UMA PESSOA BEM INFORMADA E MAIS: “POLITIZADA” TANTO QUE NÃO VOTO NO PSDB NEM QUE A VACA TUSSA…..QUANTO A ESTE SENHOR REACIONÁRIO FHC E SEUS SEGUIDORES DAREMOS A RESPOSTA NAS URNAS DO DIA 26/102014 COM A REELEIÇÃO DA PRESIDENTA DILMA PORQUE NÃO QUERO E NEM DESEJO O RETROCESSO DESTE PAÍS…..

  • Muitos dos que dizem essas idiotices contra nordestinos, são paulistanos. Por terem pouca leitura, esses boçais da capital paulista, não sabem que São Paulo é a maior cidade nordestina do Brasil. Nenhuma cidade de todo o Nordeste tem mais nordestinos do que São Paulo. Portanto, esses imbecis nem se dão conta que um bom número dos milhões de votos que o PSDB conquistou vieram de nordestinos. Estão cuspindo no prato que comeram. E vão ver Dilma de novo por mais quatro anos. Eles vão perder no segundo turno. E vão perder porque todos os candidatos que venceram no primeiro turno, venceram também no segundo, isso se dá desde a primeira eleição presidencial em 1989. Dilma será reeleita. Doa a quem doer. Guardem essa predição e confiram em 26-outubro-2014.

    Assinado: um sudestino do Brás/Mooca/Pompéia

  • Não acredito que isto existe..
    Mas já que vocês falam……..
    Se um filho meu fizer algo
    parecido com isto, de desrespeito
    com o proximo..ele será devidamente
    esclarecido.

  • FHC, definitivamente, perdeu o senso de ridículo nesse lastimável choro de mágoas, exibido por esse jornaleco seu aliado… Recolha-se FHC; seu presente ostracismo é permanente, acredite…

  • Bem atençao. gentes de todas as plagas:
    nao entendo nada de urnas, mas sei votar.
    vi por ai que o indio candidato a senador por SP kaka wera, nº 430 obteve
    0,00% votos.
    Em tres lugares no buscador o mesmo, zero votos.
    Acontece que eu votei no numero dele, apareceu a cara dele e confirmei.E TB mais outro eleitor fez o mesmo.
    QUERO ESFREGAR NA CARA DO T.R.E e seu ministro das quantas, o número da Zona eleitoral,a Secçao, descrevo as pessoas presentes e a hora.
    Me roubaram mesmo? Estao acostumados a roubar indio?
    Que méerda de urna eletronica é essa ou o VOTO foi misteriosamente para o SERRÁGIO?
    ue méerda de urna eletronica é essa ou o VOTO foi misteriosamente para o SERRÁGIO?
    No centro da capital, o voto é roubado.

    Se foi assim no senado, como foi no da presidencia, srs do TSE? Se o 3º voto é surrupiado os outros quatro meus valeram?

  • Eu sei, DILMA é fraca mesmo ..difícil falar em mudar com os mesmos ..há que se inventar outras estratégias, pensam

    ..então nada como inventarmos MOTES ou tentarmos esconde-la atrás de LULA ..e de quebra colocar THC na frente de Aécio.

    Mas Dilma continuara sendo Dilma, e Aécio, Aécio

    Desculpe, isso não esta certo ..PAULISTA e paulistano, em todo ambiente de esquerda que frequento, levo ofensa ..mas sei que isso não é e NEM DEVE servir pra insuflar-se um embate que INEXISTE.

    THC estimulou ataques ? Francamente ..LULA sim o fez com todos contra os olhos azuis, e Dilma de todos contra a mulher.

    Reitero, a busca incessante pela divisão e luta entre irmãos, por esta dicotomia avessa ao diálogo e ao congraçamento, pode se transformar na PAL DE CAL que falta cair por sobre o tumulo dos atuais governistas.

    serenidade ..e idéias, propostas

    OS centros urbanos do sul/sudeste estão sofrendo com a política econômica de DILMA ..por todos estes anos os RESULTADOS foram medíocres ..os grotões se esbanjam em programas assistenciais ..HOJE 25% da população do país esta recebendo o BOLSA FAMÍLIA

    ..assim como é claro que o PT penetra muito mais no mundo dos sindicatos, dos pelegos e dos movimentos sociais ORGANIZADOS ..isso não é crime, mas característica de eleitorado e de polítca partidária.

    BOBO do PT se não atender os seus clientes ..resta saber se todos eles tb estão satisfeitos (com 30% de abstenção/branco e nulo ..e 42% de aprovação no 1o turno, 32% do total de eleitores, parece que a insatisfação é grande)

    “votar implica riscos – sucessos passados não garantem resultados futuros”

  • Flávio Dino, em cima do muro .

    Avisem para ele que se aécioporto vencer os estados de MG,BA,CE,MA e outros ficarão aa ver navios.
    Fará igual FHC . Serão desmoralizados antes de hum ano . Dilma, não olha pára cor partidária quando precisa ajudar aos estados .

  • Assim é se lhe parece.
    Onde está a mentira de que os nos grotões estão as pessoas menos escolarizadas deste país?
    Todo preconceito é condenável sim. Incita-lo também é.
    Mais preconceito do que se lê neste espaço em relação aos paulistas estou para ver.
    E fica parecendo tudo normal, tudo bem.
    As provas estão aqui, devidamente digitadas e arquivadas.
    A diferença é que não são levadas a sério porque quem as emite tampouco o são, caso contrário não dariam conta de sustentar o número incalculável de processos aos quais os insultados teriam direito.
    O fanatismo cega e emburrece as pessoas, não importa de qual lado venha.
    Aprimorar o espírito não é para qualquer um.

  • Tenho o maior orgulho em ser nordestina . Moro em uma cidade linda , de pessoas acolhedoras e que sabem respeitar o próximo . Vamos fazer um mobilização e mostrar a nossa força . Dilma 2014

  • Esses montes de merda sulista deveriam lavar as bocas com sabão ao ousarem falar do Nordeste. por sinal, mais uma vez rechaço essa discriminação como racismo, na verdade trata-se de discriminação por origem, a qual, deve ser revidada com virulência por todo nordestino. E por que rechaço essa discriminação por racismo? Porque como você mesmo alegou, o tal preconceito destina-se principalmente aos pobres nordestinos(que são em sua maioria negros e mestiços, como o são os pobres de São Paulo e de qualquer parte do Brasil)e que as classes média e alta nordestina, brancas e de ascendência europeia como no resto do Brasil, seriam toleradas apesar dos sulistas não gostarem do sotaque(exemplo : Eduardo Campos, alto, branco e de olhos verdes, seria uma das exceções a que um das éguas discriminadoras referiu-se no twitter). Contudo, é necessário QUE TODOS OS NORDESTINOS, RICOS, POBRES, BRANCOS, NEGROS E MESTIÇOS, TOMEM ESSA DISCRIMINAÇÃO CONTRA SI. NÃO SE ILUDAM COM A IDEIA DE QUE “NÓS BRANQUINHOS SEREMOS ACEITADOS” E REAJAM JUNTOS CONTRA A DISCRIMINAÇÃO SULISTA. Por sinal, falar em discriminação contra o Nordeste encontra receptividade, ainda que menor, entre as classes média e alta daqui, que sentem essa discriminação embora de forma “suave”, e podem sim também serem receptivas à reação contra tais ataques, surgidos a partir dos relinchos do sulista FHC(QUE AINDA POR CIMA É MULATO, EMBORA ACREDITE-SE ESTADUNIDENSE DESCENDENTE DOS FUNDADORES DAQUELE PAÍS). Ou seja, reagir aos ataques desses animais, acusando-os de discriminação regional(embora com contornos raciais, mas definitivamente regional contra todos os nordestinos, independentemente de sua aparência)é trazer para essa luta, e consequentemente para o voto em Dilma, as classes médias nordestinas que, embora apoiem a petista, o fazem num percentual muito menor do que os pobres, esmagadoramente eleitores de Dilma; uma vez que entenderão que impedir a vitória de Aécio neves é também impedir o retorno de um processo de destruição de nossa região, empreendido por FHC, e que o mineiro representa neste momento. Quanto à Lei, devemos encaminhar ao Ministério Público as declarações de FHC e desses animais das redes sociais, para que sejam processados. Vamos divulgar aos montes a verdadeira cara de Aécio e FHC.

  • Pra vc ver como é fácil enganar trouxas…

    O sem-vergonha do Aécio – cujo partido chamava, OFICIALMENTE o BF de “bolsa esmola” e mesmo depois de combatê-lo duramente, tentou adotá-lo – apresentou dois projetos de lei, um alterando a Loas (Lei de Organização da Assistência social) e outro modificando a lei que instituiu o BF.

    No primeiro, ele tenta subordinar o BF à assistência social. Diz ele, descaradamente, que é pra dar “cunho de programa de Estado” – uma bobagem, pois trata-se de uma lei, tal qual a que criou o BF e que, portanto, pode ser alterada a qualquer instante. O BF JÁ É um programa de Estado, ponto. Não é por subordiná-lo à Assistência Social que vai alterar o seu caráter.

    A alteração se dá no art. 2º, I da Lei 8742/93, que dita os objetivos da assistência social:

    “art. 2º – A Assistência social tem por objetivos:

    I – a proteção social, que visa à garantia da vida, à redução de danos e à prevenção da incidência de
    riscos, especialmente: (Redação dada pela Lei nº 12.435, de 2011)

    a) a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice; (Incluído pela Lei nº
    12.435, de 2011)
    b) o amparo às crianças e aos adolescentes carentes; (Incluído pela Lei nº 12.435, de 2011)
    c) a promoção da integração ao mercado de trabalho; (Incluído pela Lei nº 12.435, de 2011)
    d) a habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência e a promoção de sua integração à vida
    comunitária; e (Incluído pela Lei nº 12.435, de 2011)
    e) a garantia de 1 (um) salário-mínimo de benefício mensal à pessoa com deficiência e ao idoso que
    comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família; (Incluído
    pela Lei nº 12.435, de 2011)”

    O projeto tucano inclui uma alínea: “f) garantir a destinação de transferência de renda prevista no Programa
    Bolsa Família.”

    “Garantir a destinação” não é o mesmo que “destinar”, muito menos “transferir”. É “afiançar”, é “fiscalizar”. E não é um objetivo, mas uma função. Mas pra que acrescentar como objetivo algo que é claramente uma função adicional? simples: a Assistência social é descentralizada. É gerida pelos Estados e Municípios. Daí vc transfere a eles a função de “garantir a destinação da transferência de renda”, sendo que são eles os responsáveis pelo cadastramento – e por todas as falcatruas que ocorrem com o BF!

    Jenial! O lobo cuidando do galinheiro!

    Além disso, o projetinho acrescenta um artigo a essa lei que vai muito além da corrupção generalizada do programa:

    “Art. 26-A. O programa Bolsa Família, bem como os recursos para o seu financiamento, previstos na Lei nº 10.836, de 09 de janeiro de 2004, fazem parte dos projetos de erradicação da pobreza, para os fins desta lei.”

    E, pra entender isso, é preciso ler alguns artigos à frente: “Art. 28. O financiamento dos benefícios, serviços, programas e projetos estabelecidos nesta lei far-se-á com os recursos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, das demais contribuições sociais previstas no art. 195 da Constituição Federal, além daqueles que compõem o Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS). ”

    Ou seja, de uma tacada só, o Aébrio queria retirar o controle do BF do governo Federal e reduzir o financiamento da seguridade social! Afinal, a lei que instituiu o BF diz: “Art. 6º As despesas do Programa Bolsa Família correrão à conta das dotações alocadas nos programas federais de transferência de renda e no Cadastramento Único a que se refere o parágrafo único do art. 1º , bem como de outras dotações do Orçamento da Seguridade Social da União que vierem a ser consignadas ao Programa.”

    Com a modificação marota de Aébrio, isso desapareceria.

    E, é claro, além de tudo isso, o BF, que é programa de transferência de renda, é transformado em programa de assistência social, descaracterizando-se.

    Pq, afinal, o BF não é apenas uma ajuda financeira. Há toda uma estrutura que avalia a sua eficiência e projeta metas para o programa. É um programa de engenharia social e não mera assistência. Tudo isso desapareceria com esse projetinho sem-vergonha do Aébrio, que praticamente transferiria o BF para os Estados e Municípios.

    E não há nem uma resga de transformação em “programa de Estado”, como diz ele, mas sim uma transferência do programa para os coronéis locais, fazendo exatamente o contrário do que ele afirma que era sua “intenção”.

    E os trouxas aplaudem. Afinal, foi usada uma expressão bacanuda que eles ignoram, mas se veio do Aébrio, deve ser algo sério: “programa de Estado”…

    O segundo projeto do sem-vergonha altera a própria lei do BF, infelizmente, não está disponível no site do Senado. Por alguma razão não baixa de jeito nenhum. Diz a ementa que é apenas o estabelecimento de regras para o desligamento das famílias do programa, SUPOSTAMENTE apenas colocando na lei o que já está contido em decreto presidencial. E eu DUVIDO que seja apenas isso.

    Mas, até aí, eu não sou um dos trouxas que aplaudem, obedientemente, qualquer bobagem que seja dita, só pq soa “bonitim”.

    Por fim, “projeto de Estado” não existe. O que existe são objetivos estabelecidos em lei. Se o BF está numa lei ou em outra, TANTO FAZ, pois leis podem ser alteradas facilmente. A inclusão do BF na Loas não faz a MENOR diferença em relação à impossibilidade de modificação ou abandono. Não a transforma em “programa de Estado” – se é isso que o Aébrio queria, que propusesse uma emnda constitucional, pra colocar o BF como uma das ferramentas oficiais do Estado brasileiro e a transferência de renda como um de seus objetivos.

    Aí, sim, seria uma “política de Estado”, como a busca pela igualdade e dignidade das pessoas. Ou como a própria Previdência social e a aposentadoria. Mas vai ver se ele quer isso!!!

    O que ele realmente quer é enfraquecer o BF e transformá-lo em propriedade de caciques locais, que usarão o benefício como moeda eleitoreira, exatamente aquilo que ele, descaradamente, acusa o governo federal de fazer!

      • É, sr. Lauro…

        Bem que o sr. tentou, mas um ‘ignorante’, ‘mal informado’, ‘menos instruído’, apenas mostrando a lei, derrubou toda a sua ‘construção’ falaciosa…

        Depois dessa, eu vou até dormir.

        Boa noite, Pierri e amigos.

        Má noite, sr. Lauro!

  • Ramiza e Lauro,
    Vocês dois poderiam facilmente ser atores representantes do teatro do absurdo! É estranho como se pode ser arrogante sem perceber que o está sendo. Por que digo isso?! Em minha boa-vontade, não quero acreditar que vocês sejam portadores do que o escritor americano Michel Lind chama de egoísmo terminal. O livro dele em inglês tem o título “The Next American Nation”, mas em português é “ Pequeno tratado do malcriado brasileiro”. A palavra malcriado, em seu livro, é usada no sentido de sem educação. No entanto, cobra educação de quem não tem a menor possibilidade de ter, visto que não teve as mesmas oportunidades. O livro é uma tese de doutorado sobre o modo ser do brasileiro. O autor criou o neologismo ‘brasilianização’ para designar um fenômeno social que se implantou no Brasil e que constitui, segundo ele, a maior ameaça para a sociedade brasileira no século XXI. Vocês dois, agora, aqui são a mostra viva do quanto ele tem razão quando fala do comportamento frio e sem culpa do brasileiro em relação aos mais pobres. Ele diz: “o brasileiro rico e de classe média é frio, indiferente à miséria, vive atrás de muralhas, julga-se o dono do mundo, desconhece vida além da sua, invade e suja o espaço alheio e não reconhece culpa!”. Sabem qual é a maior preocupação do autor com esse comportamento dos brasileiros?! É que os norte-americanos se tornem iguais em comportamento aos sul-americanos brasileiros! Em que aspecto?! Nas tragédias americanas, uma grande parte dos americanos ricos e famosos vai para o campo ajudar os necessitados, sejam de que ordem for. Alguém já viu algum brasileiro rico, famoso, ou mesmo classe média ajudando diretamente os necessitados? Não. Mas constantemente fazem críticas a quem os ajuda!
    Os pobres de nosso país estão nos grotões?! Sim. Precisam do Estado?! Sim. Isso é um fato. Não é uma constatação. A questão a ser debatida é – por que, depois de mais de quatro séculos, nosso país ainda tem tantos miseráveis?! Vocês deveriam se envergonhar de colocar a situação num plano simplista de mera discussão política, apenas baseada no voto! Se vocês, que certamente tiveram todas as oportunidades de se instruírem e buscarem uma vida farta e longe das necessidades imediatas e prementes, não conseguem perdoar quem não a teve, como têm coragem de exigir que aqueles que só vivem e trabalham para ter a certeza de que na mesa de seus familiares tenha no dia seguinte o pão necessário para alimentar seus filhos e a si ,compreendam, que o Estado tem o dever de prover suas necessidade mais elementares e que votar deveria ser conscientemente um ato pensado e maduro e não de gratidão?! Constitucionalmente, o Estado tem o dever de dar comida a quem tem fome, remédio a quem precisa, moradia a quem não tem e educação como fator primordial para adquirir condições de abandonar a miséria e buscar oportunidades de melhorar a vida. Que governo, até agora, conseguiu cumprir com essa obrigação constitucional?! O governo do PT tem feito apenas uma pequena parte dessa obrigação. E, ademais, me digam: que governante luta para sentar numa cadeira de presidente de seu país que não seja única e exclusivamente pensando nos votos que obterá com suas ações sociais?! Para vocês dois que parecem não saber, isso não é um fenômeno brasileiro, ele é mundial.Todos querem se eleger para atender a interesses. E o interesse político é direcionado, em sua maior parte, para a classe em que se concentra sua ideologia política, se de esquerda ou de direita! Para a, ainda, maioria de pobres brasileiros, o PT tem sido, até agora, o partido que se preocupa um pouco com eles, já que também tem atendido a todos os interesses de banqueiros, agronegócio e empresários mais ricos! Lauro, querer transformar o Bolsa Família em lei social é dizer: não desejo que os pobres deixem de necessitar desse benefício, e, aí sim, seria obrigá-los a continuar votando naquele que cria essa lei. Isso seria, inclusive, uma lei inócua, uma vez que a Constituição já garante esse direito. Essa é a razão pela qual o PT é contra.
    Ramiza, aprimorar o espírito realmente não é para qualquer um! É para todos os seres humanos. E nenhum ser humano é qualquer um! É apenas humano! Todos com total e igual capacidade para desenvolver seu aperfeiçoamento, se quiser!
    Maria Antônia

    • Maria Antônia,
      Você tem certeza que leu o meu comentário?
      Voltei lá, pois pensei que na hora de escrever algum ser estranho tivesse escrito por mim sem que eu me desse conta.
      Não, mas que alívio… lá não existe nenhuma menção minha sobre os pobres nacionais, sobre ser contra programas sociais, ser contra ajudar os mais necessitados. De onde você tirou isso? Está divagando?
      Perdeu o senso das coisas?
      Que tal comentar o que escrevi? Lá existe alguma ofensa a alguém?
      Não queira pensar com a cabeça alheia.
      Você parece uma pessoa culta e esclarecida. Não perca a oportunidade que você teve em detrimento de tantos neste país que não tem a menor chance de adquirir esse grau de instrução.

      Acalme-se. Ganhar e perder faz parte da vida e saber aceitar tanto uma questão quanto a outra só nos faz crescer e recuperar o equilíbrio emocional.
      Ajuda a nós mesmos e aos que vivem ao nosso redor.
      Uma boa noite.

        • Quem está cantando vitória antes do tempo?
          A única vitória que por enquanto eu possa ter cantado foi sobre o senado e o governo estadual.
          Concretas. Ponto.
          Não sou alienada, conheço bem todas as possibilidades. Nada está definido e se Dona Dilma ganhar, a esperar as próximas eleições.
          Um verdadeiro democrata pensa assim.

  • Prezado Eduardo:
    Ao senhor Fernando Henrique Cardoso( ex-presidente da República pelo PSDB):

    O senhor que é considerado um intelectual e um grande sociólogo, deve saber porque os nordestinos são mal informados ou desinformados.

    Será porque somos pobres, como o senhor disse? Então me responda: o que o senhor fez quando presidente da república para diminuir o nosso estado de pobreza e para nos tirar dos grotões?
    Quantas escolas técnicas o senhor fez no Brasil e principalmente no nordeste?

    Quantas universidades públicas o senhor construiu no Brasil e no nordeste?

    Quantas casas o senhor fez para a população que vive nos grotões?

    Resposta = nenhuma. O senhor só tem basófia.
    O senhor e o seu partido detestam pobres e um bom exemplo foi muito bem dado por certa colunista que disse que o PSDB – seu partido e do senhor Aécio Neves – era um partido da “massa cheirosa”, dando a entender que o povo fede. É verdade, quem vive numa região onde a temperatura está sempre acima de 30/34° à sombra e sem água, realmente fede. Aqui faço duas perguntas ao senhor: 1°. o que fez o senhor para levar água ao nordeste ? resposta= nada. 2° . hoje o estado de São Paulo está bem seco, parece até o nordeste. E olhe que São Paulo é governado pelo seu partido há quase 20 anos. Diga-me se o povo daí está cheirando ou fedendo ?

    O senhor e o seu partido não gostam de pobres porque o PSDB é um partido de plutocratas, ou, se não, é apoiado por essa classe e o seu período na presidência foi dirigido para essa classe, esquecendo o senhor que a sociedade ( todas elas) é constituída por ricos e pobres

    O senhor é considerado um grande intelectual e que só fala a verdade, mas, esqueceu( ? ) de informar ao Brasil e aos nordestinos ( que são desinformados ) que a Teoria da Dependência que o senhor diz que formulou junto com o senhor José Serra é na realidade um plágio de um trabalho chamado SUBDESENVOLVIMENTO E REVOLUÇÃO, de um professor mineiro chamado Ruy Mauro Marini que estava exilado no México por conta do regime militar que havia se instalado no Brasil em 1964. Isto foi denunciado pelo professor Nildo Ouriques, do departamento de economia e relações internacionais da UFSC, conforme entrevista à Carta Capital de 16/07/2012. Naquela reportagem GIANNI CARTA disse “ O PT terá que enfrentar as elites ou será por elas engolidas “.PSDB é elite e PT é povo. Parece que chegou a hora.
    Senhor Fernando Henrique Cardoso, assuma que o senhor é um incompetente. O seu governo quebrou o Brasil três vezes. Na crise Russa, na crise, Asiática e na crise Mexicana.
    Durante os 8 anos do seu governo, governo do PSDB, teve uma média anual de 627 mil empregos; algo em torno de 5.000.000 em todo o seu governo. Enquanto isso, o governo do PT, que o senhor e a mídia entreguista chamam de incompetente criou uma média anual de empregos da ordem de um milhão setecentos e noventa mil; algo em torno de 21.000.000 em 12 anos de LULA/DILMA.

    O senhor deixou o Brasil com reservas internacionais de 37 bilhões de dólares junto com uma dívida de 10 bilhões de dólares com o FMI e mais 2 bilhões de dólares junto ao clube de Paris. Hoje temos 380 bilhões de dólares de reservas além de ter pago os 10 bilhões do FMI e os 2 bilhões do clube de Paris.
    Qual foi mesmo o compromisso do PSDB com o povo?

    Respondo: alta taxa de desemprego, inflação de 12% no final do seu governo , PIB per capita de R$ 7.600, queda da posição do Brasil no ranking mundial de economia ( no seu governo deixamos de ser a 8° economia do mundo e passamos para a 13° posição), destruição da indústria naval brasileira, salário mínimo de U$ 86,21.

    Sim, o nordestino é desinformado porque acredita nas suas mentiras que o pais vai mal e que o que vemos no PT é só corrupção.

    Por que a grande mídia não nos informa sobre a lista de Furnas, sobre a roubalheira no metrô de São Paulo, cujo estado está há quase 20 anos sob o comando do PSDB,sobre a compra de votos para a sua reeleição ( que diga Palmério Dória ) , mensalão Tucano de Minas Gerais, escândalo do BANESTADO, contas CC5, problemas
    no orçamento da saúde em Minas Gerais, maquiagem contábil em Minas Gerais para zerar o déficit público.

    Senhor Fernando Henrique Cardoso, o seu partido e o seu governo governaram somente para a “ massa cheirosa”, esqueceram dos pobres, pois, vocês padecem de oclofobia (horror a multidão, a povo).

    Como foi um governo que se aliou à grande mídia para destruir a auto estima do povo brasileiro, sugiro que mude o símbolo do seu partido . Tire o Tucano que é uma ave brasileira, muito bonita, mas brasileira. Pela

    Pela voracidade que o PSDB tem de desnacionalizar as nossas riquezas, entregando-as ao capital estrangeiro sob a roupagem de diminuir o tamanho do Estado, peço que, no lugar do Tucano, coloque HEMERA a deusa da mitologia Greco-romana que representa a mentira e é também a deusa da persuasão devido à habilidade que pode exercer no controle mental das pessoas ( lavagem cerebral que a grande mídia e alguns “colonistas” vem impondo sobre muitos desinformados e mal informados do nosso pais).

  • Irmãos nordestinos! Paz e Bem! Vocês são a razão de nossa admiração pelo caráter, determinação, fé em Deus, esperança, persistência e muita garra, muita fibra. Os ataques a vocês, atacam a todos nós também, aqui no sul, sudeste e centro-oeste, pois somos irmãos. Um mesmo povo. Uma mesma nação. Essa ‘gentalha’ da elite e da burguesia, que detestam pobres, humildes, trabalhadores, assalariados e toda gente honesta e do bem, só querem nos eliminar, para roubarem e extorquirem os frutos de nosso trabalho. Vamos nos unir, pois contra a união não há força que possa nos vencer. Abaixo a burguesia, a elite dominante, formada pelos mentirosos, corruptos, desonestos, hipócritas, canalhas e cafajestes, que faz pacto com o diabo pelo poder de mandar, determinar e desejar eliminar a todos os assalariados, trabalhadores, aposentados e pessoas do bem. Fora PSDB e todas as demais quadrilhas que estão apoiando esses safados e bandidos.

  • Ótimo comentário de Walter Pereira de Sousa em outro site:
    “Os ignorante do volume morto elegeu o eterno chuchu no primeiro tuno. Que coisa maravilha. Os ignorante lá do sertão, vota em quem leva água para eles. Mais já os sábios de São Paulo vota nos que tirou a água deles”

    kkkkkkkkkkkkkkk … bela observação caro Walter, o povo inteligente sô … kkkkkkkkkkkkkk

  • Eduardo, concordo com o José Marcos, até quando o comando do PT vai ficar calado??? Eu não aguento ver tanta injustiça pela mídia e outras pessoas com tanto ódio e preconceito com os nordestinos e nortistas. Eles esquecem que o voto do nordestino vale o mesmo que vale do sulista. Sr FHC só está estimulando o ódio no nosso país. Se eu tinha algum respeito por ele ter sido presidente( um péssimo presidente ) hoje ele é digno de pena.

  • Ah, tanta coisa pra escrever sobre isso…

    FHC apela para o pecado do orgulho de quem se acha elite. E como os fatos não o ajudam a provar que a opção tucana é superior, então ele – e seus asseclas e papagaios – apelam para a tautologia non sense: nossas escolhas são melhores pq somos superiores e somos superiores pq nossas escolhas são melhores.

    E os fatos não ajudam pq o país que os tucanos querem – o Brazil – é uma extensão do governo FHC: um país com desemprego, salários baixos, muita pobreza e sem nenhuma ascensão social. Tudo do jeitinho que os capitalistas preguiçosos – o famigerado 1% – gostam: largas margens de lucros, nenhum risco e nenhuma possibilidade da “gentalha” vir a disputar a propriedade dos meios de produção com eles.

    E só é possível dizer que essa opção é “inteligente e consciente” se, e somente se, 1) vc fizer parte desse 1% ou for diretamente beneficiado por eles e 2) se vc for um psicopata sem nenhuma noção de compaixão ou moralidade, preocupado apenas com o próprio umbigo.

    Assim, como não dá pra argumentar que essa opção é superior – especialmente em face da história recente do país – o negócio é apelar pra tautologia do fanatismo mesmo.

    E é interessante como esse discurso psicopata do preconceito espelha a própria ideia de “meritocracia”. O “meritocrata” é aquele que considera a apropriação da riqueza produzida por outrem como um mérito, como uma prova de superioridade de quem se apropriou. E esse discurso da suposta “superioridade econômica” de SP, que fundamenta sua suposta “superioridade intelectual” é exatamente o mesmo, já que SP enriqueceu se apropriando da riqueza produzida pelos filhos de outros Estados – e isso quando não da riqueza produzida EM outros Estados – e agora usa dessa riqueza tomada dos outros como “prova” de sua “superioridade”.

    É exatamente o mesmo raciocínio. E isso pq, como já escrevi antes, é assim que a direita vê o mundo: da forma mais descarada e fácil. Afinal, no fundo, todo direitista é um preguiçoso. É trabalhoso analisar e pensar racionalmente? Então a solução é um preconceito! Os fatos não ajudam? Basta apelar pra propaganda! É difícil produzir riqueza? Então basta se apropriar da riqueza que os outros produzem!

    Não causa nenhum espanto que esse tipo de raciocínio torpe termine no discurso do ódio – que, aliás, é muito mais fácil do que o discurso da razão e dos fatos, só pra não perder o vício!

    Enfim, e por fim, esse discurso anacrônico é, evidentemente, fruto do desespero. O governo Lula/Dilma foi muito, mas MUITO superior ao de FHC. O Brazil é uma proposta que rende apenas 1% dos votos e não pode ser levantada como uma bandeira. O que resta a eles senão apelar para o que há de mais baixo? Quando a realidade não ajuda, o que resta senão a fantasia?

    Quando os fatos não ajudam, que alternativa senão a propaganda? Quando a razão desfavorece, só resta a paixão. E quando o amor e a compaixão estão com os adversários, sobra apenas o ódio.

    Bem vindo ao Brasil do sec. XXI. Vai ser assim por MUITO tempo…

  • Caro Pilantra FHC

    O espaço é pouco para descrever sua safadeza com a minha Pátria, BRASIL. Comento apenas a privataria da Vale do Rio Doce (valia 40 bi, foi doada por 3 bi com empréstimo do BNDES) qdo o pilantra entregou o estudo do nosso subsolo a banca internacional anglo-sionista; por pouco a PETROBRAS não no mesmo caminho. Energia elétrica?! Pergunte a Duke Energy se querem sair de S. Paulo? Então aquelas companhias de eletricidade davam o que? Lucro ou prejuízo? Qto sua turma meteu no bolso? O que foi que a AES Eletropaulo fez em S.Paulo? Por que o GAFE não publica? E a grana do Fórum de S.Paulo? Onde esta o secretário particular? No Cayman? E o TRENSALÃO? E a Lista de FURNAS? Que nomes estão lá? MENSALÃO do PSDB? Qto foi a grana para o JB fazer o que fez? Por que não abriu o processo 2474? Onde está a grana que o BNDES deu na privataria da CSN para sanar a poluição ambiental? Tá com o filhinho e/ou Steinbruck? Não se esqueça de dizer que o filho do Lula ficou rico com o FRIBOI. O FHC deixa de ser safado, sem vergonha, pilantra, cínico, … . Olha se você gosta de judeuSS americanos se mude para os EUA e não venha dar uma puta arrependida, depois da zona que fizeste no BRASIL. Apátrida, vendido, fajuto. Qto você recebeu do NED (national endowment for democracy)=CIA=NSA na eleição qdo o çERRA perdeu para o LULA. Vamos diga que 1,2 milhão de dólares. Bandido! Olha aí nunca vi amante por chifre! Pelo visto sua boca=aparelho excretor está a solta. Ruim com a DILMA, pior sem Ela. Você não passa de um sociólogo/filósofo da tv gRobo. Garoto propaganda da Fundação Ford, por que esconde isso? Apátrida/sem moral/pulha …

    P.S. O que não presta para o BRASIL passa na tv gRobo.

    • FALOU TUDO!

      A GLOBO ESCONDE ESSAS COISAS PARA ATACAR O PT, POIS SABE QUE A DILMA NÃO IRÁ DEIXAR A GLOBO EM PAZ NO PRÓXIMO MANDADO… ESTÃO COM MEDO!

      MAS A MAIORIA DO POVO NÃO É BURRO COMO ESSE FHC PENSA QUE É… ACHA QUE O NORDESTINO É UM OUTRO SER DENTRO DO NOSSO BRASIL!

      MAS A LUTA CONTINUA!!!!

    • É vero. E esses bandidos querem voltar, e o pior, apoiado por parte dos que se dizem progressistas. São, e acho que não percebem, caixas de eco de palavras de ordem produzidas por usinas de fofocas patrocinadas pelos saudosos do erário.

      A propósito da produção de material de contra-informação detratando o governo, percebo que há um padrão nas peças que lembra de imediato os textos apócrifos de quando o movimento popular começou a se aproximar do poder. Ou seja, hoje a esquerda radical e a direita compartilham dos mesmos instrumentos para atacar os avanços obtidos nos últimos anos. Inocentes úteis ou irresponsáveis?

  • Bom dia, senhores.
    Creio que a este indigente mental devemos a partir de agora nos referir como FHCanalha. Assim, explica melhor o caráter da criatura.

  • Sou nordestino, com raça amor e prazer e vou feliz com essa sina até morrer. Não me senti atingido pelas palavras do senhor ex-presidente FHC, pois na cultura brasileira, em qualquer estado (UF) há pessoas de formação acadêmica (classes: média, pobre, pobreza) , porém com uma personalidade grotesca. Há ricos e pobres desinformados. E, ainda mendigos intelectuais -, basta ver alguns nas ruas de São Paulo-SP. Digo ainda que no Nordeste (formado por 9 Unidades Federais) há muitas pessoas intelectuais, bem como pessoas pobres que não tiveram oportunidade de escola ou por motivações sociais, psíquicas (condição sócio-afetiva) ou ainda por decidirem de trabalhar mais em nome da sobrevivência. Qual é a formação acadêmica de Patativa de Assaré-CE? E ainda, bom não esquecermos que temos estrangeiros intelectuais (religiosos), residentes no Nordeste inteiro. E não sofrem com preconceito! Amam e dão a vida pelo povo que o cerca. Isto é um belo testemunho e mostra nosso Nordeste como um lugar de realidade encantadora.
    Há pobres com necessidade de pão, de moradia, de escola, de saúde, de emprego, de transporte público, de lazer . . . estas são as mais básicas possíveis. Agora, por favor, digam-me, aonde não há estas situações já foram superadas? O Brasil todo está sedento para superar.
    Mas é bom lembrar que até agora poucos políticos que governam (o país, o Estado e o Município\Cidade) não demonstrou superação nestas realidades. Não foi e não é, simplesmente um acordo internacional entre nações que eliminará as necessidades. Pois até agora só foi pensado na fome: ‘comer pelo menos uma vez por dia’. Que nada! Tem que acontecer um governo que trabalhe pelo desenvolvimento do país em si, uma nação. Somos pessoas e não camponeses mendicantes como era pensado na Europa da Idade Média.
    Acredito que o ex-presidente não estimulou ataques ao nosso povo nordestino. Caso não esteja enganado, no ano de 1996 deu-se inicio o ‘bolsa gás’. Nessa época, eu era professor de series iniciais no sertão de Canindé-CE, e vi muitas famílias neste projeto iniciado pela senhora Rute Cardoso, esposa do ex-presidente FHC.
    E assim vieram as demais formas de ajuda do governo federal já com o senhor ex-presidente LILS. Eu sempre votei no senhor LILS. Minha família assistia os famosos debates, inclusive onde o senhor LILS acusava o outro candidato, chamando-o de “caçador de maracujá” -, contradizendo a frase do seu adversário político: “caçador de marajás”. Pois é! E meus pais vibravam! Na verdade, a vibração correspondia uma libertação do sistema do governo anterior. E, eu, entrei no sonho de um mundo possível. E vi no PT essa ideia, mas ao longo da caminhada as decepções foram aparecendo.
    Jamais pude votar no PT que tanto melindrou o povo com libertação e “agora José”, de Carlos Drummond de Andrade. Então, como Paulo aos Coríntios:”Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Desde que me tornei homem, eliminei as coisas de criança. Hoje vemos como por um espelho, confusamente; mas então veremos face a face. Hoje conheço em parte; mas então conhecerei totalmente, como eu sou conhecido” (1Cor 13,11-12). Tudo foi uma enganação! Falácias! Fomos enganados e tivemos muito para refletir. Deixamos viver por ‘promessas’ -, talvez pesando que nossas promessas feias aos Santos pela fé fosse a mesma situação com as promessas dos candidatos e partidos políticos.
    Ao contrário do PT, o PSDB salvou o Brasil, o povo daquela inflação avassaladora. Não posso dizer que o PSDB não gosta de pobre. Bem como é perceptível que o PT já não mais. Pois ficou muito ricos os ‘intelectuais’ PT. E onde estão eles? E o ex-presidente FHC tem razão em dizer que do segundo mandato o ideais do PT mudou. Sou nordestino, pobre e não voto na Dilma.
    Claro, que pessoas má intencionadas vieram agredir a cultura e sofrimento do povo Nordestino. Um certo dia, eu escutei de uma pessoa de outra confissão, falando contra os nordestinos. Dizia que era um povo amaldiçoado, miserável e mendigava das regiões ricas. Percebi que seu discurso era político e religioso. E ai pude dá minha defesa nordestina. Ainda recordo um colega meu de seminário que dizia: “Se o nosso Brasil tivesse sido civilizado pela porta da sala da Europa, seríamos uma nação rica”. É um discurso preconceituoso. E a nosso realidade nordestina tem sua contradição na dimensão geopolítica diante do sistema político governamental. Ou seja, a riqueza que possui o Nordeste não respeitada pelo sistema político e muito menos pelo restante do Brasil. Por isso, se pensa num Nordeste de penúria. Mas, nós nordestinos sabemos da beleza e raça que cada um traz em seu coração a força de mudar e transformar para melhor. E não continuar com essa miséria colocada como um véu que enriquece alguns em detrimento de outro número maior. Vamos mudar! Vamos transformar essa realidade medíocre e de rebaixamento humilhante da nossa realidade nordestina. Por um Brasil unido e transformado em uma Nação digna de saber cuidar de todos os membros de seu país.

  • Ramiza,
    Li seu comentário sim. Existe uma coisa chamada inferência ou leitura implícita daquilo que a gente lê. E não é apenas sobre o que estamos lendo no momento, mas também sobre quais são as falas que permeiam o que estamos lendo, já que todos os textos escritos falam com outros textos que já tenhamos lido. Quando você faz o questionamento “onde está a mentira de que nos grotões estão as pessoas menos escolarizadas deste país?” certamente você não faz a pergunta sem uma intenção. O Lauro faz a mesma pergunta que você, no entanto, ele é mais honesto e diz claramente que são eleitores do PT porque são beneficiados com programas sociais, não com essas mesmas palavras. Vocês não falaram isso por nada, mas, sem dúvida, na esteira do pensamento do senhor Fernando Henrique Cardoso. Você condenou o preconceito, embora não tenha dito que ele, o senhor FHC, estava não apenas sendo preconceituoso, mas também desumano, uma vez que o Estado tem o dever de dar instrução e educação de qualidade para os mais pobres — atitude que ele não teve a decência de pôr em prática. Como pôde ter a coragem de falar da ignorância dos nordestinos?! Quem se comporta desse modo está endossando e aceitando o preconceito e a desumanidade como fator real e verdadeiro do seu modo de olhar para aqueles que não tiveram as mesmas oportunidades. Ramiza, os direcionamentos de nossas ideologias são dados e validados pelo modo como olhamos para o outro e pela quantidade do tempo que dispensamos na compreensão das razões pelas quais eles são como são e porque são! Não penso que todas as pessoas tenham que pensar e perceber as coisas de maneira igual, visto que seria impossível, por conta da educação e o direcionamento do caráter, contudo, espero delas o mínimo de honestidade em seus pontos de vista e ações!
    No dia da apuração das eleições, na Globo News, os jornalistas Merval Pereira, Cristiana Lobo e outros, o tempo inteiro, se referiam aos votos do interior do Norte e do Nordeste como voto dos grotões. Você acha que eles estavam querendo dizer o quê, a cada vez que falavam usando a palavra grotões?! Por que não usavam o mesmo termo quando era para falar dos interiores paulista, mineiro e sulista?! Sou nordestina, piauiense. Não tenho orgulho de ser brasileira e nem de ser nordestina. Não gostaria de ser americana, inglesa… Porque tudo isso é invenção das necessidade humanas de pertencer para dividir. É tudo absolutamente simbólico, e, portanto, passível de preconceitos! Mas tenho um imenso orgulho de ser humana e dispensar meu tempo na compreensão daquilo que faz parte de minha humanidade e contribuir de modo simples e direto com a construção de uma sociedade livre e sem preconceitos, sejam eles quais forem. Minha honestidade é tão cristalina e cotidiana que morro, sem questionamentos, para mantê-la, porque tenho orgulho dela, porque ela sou eu! Isso não é uma invenção!Muito menos simbólica!
    Maria Antônia

    Maria Antônia

    • Maria Antônia.
      Não sei sua profissão, mas me parece que está ligada à psicologia.
      Por favor, não tente ‘me ler’. Eu não faço isso com gente que conheço, imagine com quem não conheço.
      Me diga onde está a mentira em dizer que ‘nos grotões’ as pessoas são menos atendidas social e academicamente e por isso mesmo, menos informadas? Está inerente a essa situação, minha senhora.
      Você é nordestina, piauiense e eu sou paulista paulistana.
      Somos as duas brasileiras, ponto.
      Esse preconceito contra a figura do presidente FHC beira à paranoia, com todo o respeito.
      Como minha profissão não é ligada à psicologia, não sei como explicar esse fenômeno que ataca só os lulo petistas, uma vez que FHC não é e jamais será um homem de direita.

      Mas já que você levou a conversa para o preconceito que existe, na sua opinião, contra os nordestinos, vamos a algumas comparações sobre políticos.
      O Sr. Sarney é nordestino. Foi presidente da República, tive a oportunidade de conhece-lo socialmente fora do Brasil, numa embaixada brasileira. O que dizer do seu desempenho político – só o político – no seu estado de origem, o Maranhão? Na visão social e democrata do Brasil, péssimo. É considerado um dos piores índices do desenvolvimento humano. Pedrinhas está tão exposta quanto as ações do EI e ninguém dos governos maranhense e federal se abalam em fazer declarações a respeito para a sociedade brasileira.
      São os grotões maranhenses.

      O Sr. Renan Calheiros, senador da República pelo Estado de Alagoas. Sua vida particular não nos interessa, a menos que sustente suas relações familiares e extra familiares com dinheiro público desviado. Foi inocentado pelos seus pares. O seu estado não está com os melhores desempenhos no IDH.
      São os grotões alagoanos.

      Então dizer que só FHC não se importa com os ‘grotões’, desculpe, isso é preconceito da sua parte. Na verdade, dando uma de quase psicóloga, vi um rasgo de raiva nas suas escritas a respeito dele.

      Mas não vamos ficar aqui a discutir esse assunto pois, como sabemos, não nos levará a nada.
      Você continuará com sua opinião e eu com a minha.

      Na verdade, o que realmente importa é o destino da NAÇÃO e seu povo e não o partido A ou B.
      E não o que dizem os jornalistas C ou D.
      O dia que a população entender isso aí sim o país começará a ser justo com seus cidadãos, pois isso será conquista deles. E sempre dentro de um Estado Democrático de Direito.
      Enquanto isso veremos Tiriricas e outros similares serem eleitos.
      Eu também não aprovo, mas antes assim do que termos um ditador dizendo sobre o que podemos e não podemos fazer, sobre o que se deve ou não publicar, sobre o que fulano ou sicrano fala ‘no ar’.
      Vamos em frente, ainda que aos trancos e barrancos, mas sempre democraticamente.
      Tenha uma boa noite.

      • Ramiza,
        Definitivamente estamos em lados tão opostos que é impossível mantermos algum diálogo que seja coerente. Primeiro você diz que falei sobre aquilo que você não comentou. Agora sou eu que te digo: minha inteligência não consegue alcançar sua tão eloquente opinião! Não conheço e não tenho a menor ideia de que pressupostos você usou para fazer seu comentário. Não entendi, NADA! Principalmente não entendi que nação é essa que tem grande importância sem partido e sem jornalistas! Preconceitos contra o senhor FHC?! Fatos viraram preconceitos? Vida particular de políticos!? O que vem a ser isso?!
        Último e definitivo. Para pensar, agora instituíram a necessidade de ter profissão?! Sou nordestina, sou vagabunda e preguiçosa! Amo o ócio! Adoro uma rede para balançar as cambitas! Contudo, conheço mais de 60% da Literatura Clássica mundial e sem incluir o conhecimento sobre Filosofia, Ciências Políticas, Sociologia, Antropologia, Teoria do Conhecimento e Lógica. Sou uma nordestina arretada na arte de reconhecer uma falácia e muito arrogante e prepotente quando necessário, como agora, por exemplo! No entanto, JAMAIS faço uso dessas más qualidades com quem não teve as mesmas oportunidade que eu!
        Tenha você também uma boa noite!
        Maria Antônia

      • Ramiza, paulista paulistana. eu tbm paulista paulistano, mas nao me esqueco que o nosso estado, foi
        praticamente construido por maos nordestinas, principalmente na mao de obra pesada.
        O nosso querido FHC esquece que se nos grotoes estao os menos informados, talves seja por que ele
        nao investiu em escolas e universidades nesses GROTOES. Nao sejamos hipocritas, alguem tinha que
        olhar por esses grotoes e fazer algo, por que nao escolheram nascer la. E muito facil para os paulistas
        paulistanos assistirem os telejornais da globo mostrando a falta de agua e educação a miseria, mas nao
        tomar nenhuma ação a fovor dos groteos.

  • A hipocrisia do FHC é tamanha que ele se esquece que, sendo as classes D e E maioria em seus períodos eleitorais, ele foi eleito exatamente pelos menos informados e politizados e, uma vez que a realidade do Brasil pós Lula mudou, agora a maioria é da classe C, mais informada portanto. Só depois de Lula, os mais pobres puderam ver quem de fato se preocupou em resgatar a injustiça de que foram vítimas por séculos!

  • A resposta dos Nordestinos para os Sudestinos vai ser dada no segundo turno: 90% de votos para a Dilma, inclusive em Pernambuco, onde só deu Marina no primeiro turno por causa do Eduardo Campos.

  • Bom dia,

    Como que pode um ex Presidente pode fomentar um ataque desses a uns irmãos de sociedades, tenho amigos que mora no nordeste e outros que vieram de lá.. São pessoas até mais educadas que muitos que moram aqui para o SUl, É inadmissível uma pessoa querer ver a divisão de um povo por causa de votos;

    Aécio e FHC nem morto voto em VC!

    #ApoioDIlma13

    O Brasil é um Só!

  • os nomes estão visíveis com referencias, não vao processar esta ratalhada ,são só porquinhos com pinta de cachorrinho de madame, come ração aos privilegio de banho e tosa , é assim que o Sampa se apresenta como brasileiros, próximas manifestações vou torcer pra policia ,KKKKKK, para com isso cambada, triste pra estes vai ser a certeza da derrota de Aécio ,preconceito contra justiça eleitoral , só pra calarem seus sentimentos negativo aos Nordestinos, eu não votei na Dilma ,mas depois dessa, eu faço com gosto.

  • O ‘Sociólogo’ quando abre a boca é o mesmo que tirar a tampa da fossa!
    Fala muita M´… Já chamou os aposentados de “VAGABUNDOS”. Na certa se inclui no grupo, já que acumula aposentadorias. A preocupação dele agora é, brigar pela liberação da maconha.
    Racista, preconceituoso e VAGABUNDO!

  • Sr. Fernando Henrique Cardoso, há muito vivemos um apartheid social no Brasil, apenas não oficialmente. Como homem informadoo sr. tem conhecimento disso. Outra coisa, dizer que nordestino é um povo desenformado, creio eu que o sr, quis dizer, politicamente, parte, com certeza sim, como em qualquer região.

  • Não entendi como discriminação. Como disse Israel Pontes, pessoa desinformada tem em qualquer classe social. Mas o FHC errou em uma fala na minha opinião. Disse que “informação quem dá é o estado” Claro que no golpe militar de 64 isso aconteceu, tiraram do povo o direito de ter informação, queimavam-se livros, censuravam as músicas os filmes. Mas nos dias de hoje o estado não tem o dever de dar a informação como se fosse babá. Hoje o acesso a internet e livros já é mais fácil, se ao invés de gastar todo o tempo com coisas irrelevantes no facebook, programas idiotas de TV e whats up o povo procurasse informação, garanto que teriam. O povo não pode esperar o estado dar informação, nós temos que ir atrás delas.

  • Não foi os paulistas que sempre votaram em malufes e pitas da vida durante quase 30
    anos, agora ficam dizendo que os nordestino não sabem votar, me faça uma garapa!!

  • Esse senhor Joaquim Barbosa Ex.Presidente do STF, possivelmente não conhece o passado e intenções do PSDB(verdadeiro caça níquel-privatização amigas ou duvidosas e arbitrárias)…….

  • A maioria dos paulistanos e o FHC,têm preconceito contra nordestinos,e o recalcado FHC por motivo de ser rejeitado pelos irmãos nordestinos,pela sua má gestão principalmente contra os nordestinos em seus 8 anos de privatizações(doações à arbitrárias e duvidosas).Pois o país continuou na miséria e caos geral…

Deixe uma resposta