No SBT e com Margaridas, Dilma reage ao golpismo

Análise

margaridas

 

A reação de movimentos sindicais e sociais em defesa da legalidade e contra o golpismo dos derrotados na eleição presidencial de 2014 começou com o abraço ao Instituto Lula no último dia 7 e ganhou força na última quarta-feira com a Marcha das Margaridas, em Brasília.

A Polícia Militar, como era previsível, inverteu o que faz nos protestos contra o governo Dilma. Em vez de inflar o número de manifestantes divulgou número bem inferior ao que a organização do ato público anunciou – foram 35 mil para a PM e 70 mil para os manifestantes.

A massa se reuniu com a presidente Dilma no Estádio Mané Garrincha em meio a palavras de apoio e aplausos.

margaridas 1

 

A mídia deu pouco destaque para o ato das Margaridas, mas o fato é que esse e outros atos de apoio à legalidade democrática que irão ocorrer antes e depois dos protestos golpistas de domingo próximo revelarão que haverá reações a qualquer tentativa de ruptura democrática no país.

O apoio a Dilma e contra o golpismo foi mais do que explícito durante o ato das Margaridas, como mostra a foto no alto da página. No domingo (16), CUT e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC farão vigília no Instituto Lula e a expectativa é a de que haverá um número muito maior de manifestantes do que no dia 7.

No dia 20, a CUT e vários movimentos sociais prometem sair à rua “Em defesa dos direitos sociais, da liberdade e da democracia, contra a ofensiva da direita e por saídas populares para a crise”.

Abaixo, a relação de forças políticas que apoiarão esse ato.

Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) /

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) /

Central Única dos Trabalhadores (CUT) /

Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) /

Intersindical – Central da Classe Trabalhadora/ Federação Única dos Petroleiros (FUP) /

União Nacional dos Estudantes (UNE) /

União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) /

Rua – Juventude Anticapitalista /

Fora do Eixo /

Mídia Ninja /

União da Juventude Socialista (UJS) /

Juntos /

Juventude Socialismo e Liberdade (JSOL) /

Associação Nacional de Pós Graduandos (ANPG) /

Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico (Fenet) /

União da Juventude Rebelião (UJR) /

Uneafro /

Unegro /

Círculo Palmarino /

União Brasileira das Mulheres (UBM) /

Coletivo de Mulheres Rosas de Março /

Coletivo Ação Crítica /

Coletivo Cordel /

Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras) /

Igreja Povo de Deus em Movimento (IPDM)/

Recentemente, o Blog ouviu representantes desse movimento. Segundo disseram, o protesto do dia 20 não irá se declarar abertamente contra o golpe, mas, ao se dizer “Em defesa dos direitos sociais, da liberdade e da democracia, contra a ofensiva da direita”, o movimento já deixa claro que, caso o golpismo avance mais, irá reagir, sim, em defesa da legalidade.

É óbvio que, em termos de público, será impossível rivalizar com os atos fascistas do próximo domingo, pois, além da convocação pelos grandes grupos de mídia, esses manifestantes de classe média alta arrastam para as ruas suas famílias e até seus empregados.

Nos atos públicos dos movimentos sindicais e sociais não se vê pessoas que nem sabem por que estão se manifestando, como nos atos fascistas. Entre movimentos e sindicatos são todos militantes que sabem muito bem por que estão na rua.

O que garante que esses movimentos sociais e sindicatos defenderão o mandato de Dilma, caso necessário, é que sabem muito bem que a única possibilidade de diálogo que têm com o governo reside na premissa de que a presidente mantenha seu mandato. Se ascender um governo de direita, essa esquerda sabe que não haverá mais diálogo.

O único erro das forças progressistas é o de estar esperando demais. Se houver uma ruptura democrática, o governo ilegítimo que ascenderá mandará as forças de repressão do Estado espancar nas ruas os que forem protestar.

Contudo, se o país chegar a esse ponto a direita e o capital sabem que haverá perdas imensas para a economia, com forte aumento do desemprego e da atividade econômica, gerando uma situação de conflagração social de resultados imprevisíveis.

É por isso, aliás, que a mídia tem pegado leve com o governo, de uns dias para cá, como revelou edição do Jornal Nacional da semana passada que espantou a muitos pelo nível de cordialidade com Dilma Rousseff e com críticas aos tucanos e a Eduardo Cunha por estarem sabotando a economia.

É o capital dizendo que pode ser louco a ponto de levar o país a esse ponto, mas não é burro a ponto de deixar o barco afundar, pois irá junto.

Ao mesmo tempo em que as forças progressistas e democráticas vão se preparando para a luta contra o golpe – que, infelizmente, pode se dar após esse golpe ter acontecido devido à boa e velha falta de juízo da esquerda –, Dilma vai mostrando sua fibra.

Na noite de quarta-feira, após fazer um discurso corajoso no Estádio Mané Garrincha para as Margaridas – dizendo que verga, mas não quebra –, a presidente concedeu entrevista ao jornalista Kennedy Alencar, no SBT, na qual mandou recados aos fascistas que irão às ruas no domingo pedindo golpe.

margaridas 2

 

A Dilma que deu essa entrevista mostrou-se segura, equilibrada e fez alertas que, por certo, calarão fundo entre os mais sensatos.

Ao dizer que respeita o direito de manifestação, mas que esse não inclui o nível de intolerância que tem sido visto, a presidente alertou para a divisão do país e o risco de tudo isso desencadear – ainda mais – a violência, que já vai mostrando a cara em episódios como o atentado a bomba no Instituto Lula, no último dia 30 de julho.

Dilma remeteu o nível de intolerância e violência no país ao que havia durante a ditadura militar, ainda que não tenha dito com essas palavras. E, para completar, colocou o termo “fascista” na roda, ainda que tenha dito que não acredita em um “Brasil fascista”.

Dilma ainda fez outra comparação entre o momento atual e outros momentos de ruptura democrática, lembrando frase de Carlos Lacerda, em primeiro de junho de 1950, no jornal Tribuna da Imprensa, sobre uma eventual vitória de Getúlio Vargas na eleição presidencial:

O senhor Getúlio Vargas, senador, não deve ser candidato à Presidência. Candidato, não deve ser eleito. Eleito, não deve tomar posse. Empossado, devemos recorrer à revolução para impedi-lo de governar

Dilma citou esse episódio de nossa história política antes de dizer, em alto e bom som, que não “cogita” renunciar e qualificou as tentativas de derrubá-la como “insipientes”. E que o respeito ao voto popular não é só para ela, mas para os governantes que virão depois dela, pois não é cabível que se queira jogar fora mais de 50 milhões de votos que a elegeram com base em pesquisas de opinião.

Dilma e Alencar citaram várias vezes a palavra “golpe” enquanto que a presidente afirmou que “a cultura do golpe ainda existe no país”.

Não é pouco.

Dilma ainda afirmou que não cometeu estelionato eleitoral simplesmente porque a conjuntura econômica do país era uma durante a campanha do ano passado e, hoje, é outra muito diferente.

Ou seja: além de explicar que após a campanha eleitoral houve piora no cenário econômico internacional, insinuou que a política, tal como vem sendo feita pela oposição, piorou as condições econômicas do país, obrigando-a a tomar medidas que não pretendia tomar.

Como este Blog vem dizendo há muito tempo, a presidente também explicou a questão da energia elétrica. A redução do valor das contas de luz em 2012 ocorreu porque venceram os contratos das concessionárias de geração de energia e estes continham acréscimo de valor nas tarifas devido ao custo de amortização da construção das hidrelétricas.

Dilma explicou que como a construção das usinas já estava amortizada, havia que tirar das tarifas esse custo de amortização. Porém, com a seca – que, inclusive, fez subir o custo da água em Estados como São Paulo – foi necessário aumentar tarifas.

Além disso, ao comentar as “pautas-bomba” no Congresso a presidente dividiu com a Câmara a responsabilidade pela situação econômica do país. Por certo fez muita gente pensar no que representa para a sua vida que o Legislativo atue na contramão do interesse público.

Sobre a possibilidade de perda do selo de “bom pagador” que o Brasil tem junto às agências de classificação de risco, Alencar afirmou que a dívida pública estaria hoje em 65% do PIB enquanto que, em 2013, estava em 53%. Dilma respondeu lembrando que nossa dívida pública ainda é uma das “menores do mundo”.

Nesse momento, a presidente anunciou que o Brasil retomará o crescimento em 2016, o que talvez seja a primeira boa notícia de peso que ela pôde dar ao país desde o início do ano.

Dilma chamou de “irresponsabilidade” e “teoria do quanto pior, melhor” o comportamento de setores do Legislativo, introduzindo no imaginário da população a hipótese de que a oposição assumida e a enrustida estão jogando contra o país.

Sobre as manobras de Eduardo Cunha para abrir caminho para votação um pedido de impeachment ao ter colocado em votação as contas dos presidentes anteriores de forma a que a Câmara possa deliberar – e, eventualmente, rejeitar – as contas da atual presidente, ela, descontraída, recusou-se a dizer se teria força no Congresso para barrar esse golpe, mas afirmou que “quando” e “se” esse processo for desencadeado sua base de apoio dará a resposta.

Contudo, foi ao falar sobre corrupção que Dilma mais ficou bem na foto. Com a anuência do entrevistador, disse que, como presidente, tem cuidado de garantir que as investigações prossigam, do que é prova ter reconduzido o Procurador Geral da República ao cargo.

E por aí ficou a entrevista.

É óbvio que as ponderações da presidente não mudarão em nada a disposição golpista da oposição, de setores da mídia e muito menos dos tarados que irão à rua no próximo domingo pedir um golpe, mas o Brasil não se resume a esse tipo de gente.

Entre a maioria silenciosa por certo haverá muita gente disposta a refletir, raciocinar e que poderá entender que o caminho golpista, que a intolerância e o fascismo não ajudarão o país a sair de uma crise criada artificialmente, pois se não houvesse problemas como os atuais na política o Brasil já poderia estar se reerguendo.

Tudo o que este post contém mostra que dar um golpe “constitucional” não será o passeio que muitos pensam que seria.

O governo Dilma e o próprio PT têm base social e política. Enquanto ficarmos no criticismo, nos protestos de rua e nas especulações sobre o golpe, essas forças políticas tentarão pressionar o governo para contemplar suas agendas. Mas só até que o golpe se torne uma possibilidade real.

Quantos brasileiros querem mesmo ver o circo pegar fogo? Quantos se recusarão a refletir até que seja tarde demais?

Mesmo que seja um erro trágico dos movimentos sociais e sindicais – e da esquerda como um todo – esperar até a undécima hora para reagirem, essas reações, caso o golpe avance, serão tonitruantes e por certo jogarão o país em um clima de confronto que irá afundá-lo, bem como às vidas de todos.

Nesse aspecto, a reação de Dilma e o recado dos movimentos sociais e sindicais podem, sim, fazer com que muita gente que tem condescendido com o golpe, reflita. Há que comemorar, pois, as reações dela e dos movimentos. O golpismo perdeu força na quarta-feira.

100 comments

      • Nem eu.
        Mas por outro lado temos que reconhecer que tirou tres bilhões do próprio bolso pra pagar o rombo do seu banco. Foi o unico bilionario que vimos fazer isso, e isso deu uma limpada na sua biografia. Sem precisar ir pra justiça nem nada.

        • Era isso que eu ia dizer. Sem falar que, dos ditos “magnatas da comunicação” parece-me ser uma das pessoas mais, digamos, “limpas” que tem por aí… também falam que é uma pessoa de estilo simples e trata muitíssimo bem e com respeito seus funcionários… 😉

        • kkkkk, tolinho. Quem tirou dinheiro do nosso bolso foram Lula e o PT, ou você se esqueceu que foi a Caixa Econômica que comprou o Panamericano com prejuízo ?

  • Se é a democracia que manda, e hoje a grande maioria da população quer a Dilma fora, por que ela não sai?

    Se o impedimento de um governante está previsto na constituição, por que os PTistas insistem em dizer que é golpe?

    Favor debater levando em conta a Lei de Godwin.

    • Pesquisas não substituem voto na urna. E só está previsto na Constituição que um presidente pode ser deposto por crime de responsabilidade, não por um arranjo para derrubar Dilma pelo que todos os presidentes sempre fizeram ou por doações que todos os candidatos receberam. Seu conceito degenerado do que seja democracia e Estado de Direito o impede de enxergar os fatos.

    • Impeachment não foi criado para tirar presidentes – ou quaisquer governantes – impopulares.
      Se fosse assim…
      Mas, curiosamente, “ditaduras bolivarianas” odiadas pela mídia e pelos coxinhas têm o instituto do recall, que pode, respeitados alguns princípios, remover o presidente da República por decisão popular.
      Interessante, não?

  • Elles que governaram esse Pais por 502 anos, deixando um Pais sem Saúde, sem Educação, sem Moradia, sem Segurança, sem Infraestrutura, com fome, com miséria etc etc .Um Pais só para 10 % da parte de cima da pirâmide da população, tem que entender que : Democracia ,não é só elles no poder, e todos obedecendo ; Democracia, é também o povo no poder, e todos obedecendo.
    O povo brasileiro não aceitará pacificamente golpe. O povo brasileiro não é gado.

  • Caro Eduardo,

    Por algumas vezes eu disse aqui neste blog, que a presidente Dilma precisaria reagir, ir em busca do povo. Era isto que estava faltando. Numa situação como esta, não há como ficar no ostracismo, assistindo de camarote o massacre da mídia e da opinião pública. É preciso partir para o ataque.

  • Wilson Maejima
    13 de agosto às 13:14

    Dia 16/08/2015 Domingo Vamos sair às ruas de todo. H o Brasil para exigir que DILMA ROUSSEFF PAGUE pelos CRIMES que COMETEU. Resp – Ninguem governou melhor! Indiquem quais crimes. No vamos pagar 4 reais no litro da gasolina porque roubaram a Petrobras Resp. A gasolina está muito barata, basta aplicar o reajuste do s. Mínimo de 2003 pra cá, e verás que ficaria vor volta de 11,00 o litro. Os mais mais novos eu perdôo, mas quem tem mais de 35 anos, que cai na estória, indutiva da velha, safada e venal midia, acho que é burro, mal intencionado ou idiota. Só lembrando, em dezembro de 2002, os combustiveis sofreram reajustes, 4 vezes. Esqueceram? Não aceitamos mais aumentos na conta de luz, gás, passagem, da comida, nem impostos. Resp. Nunca tivemos períodos tão longos com tão poucos reajustes, por exemplo, o gás passou de 2003 até 2008, sem reajuste nenhum. Quando teve, foi 6 pó cento e alguma coisa. Tivemos em quase 14 anos, um aumento de cerca de 0,40(isso mesmo) quarenta centavos, no preço da gasolina. Viva Petrobras! Mesmo assim a Petrobras registrou os maiores lucros da sua história e dos maiores do mundo. Qual empresa, mesmo a nível mundial, teve lucros de 35 bilhões? Não aceitamos que ela corte os direitos dos trabalhadores, seguro-desemprego, PIS, seguro defesa Resp. Dilma, fez o que tinha de ser feito. Moralizou. Não se admite que pessoas espertas, casem- já no final da vida com parentes ou com jovens demais, só para garantir um rendimento, por mais 50 ou 60 anos em família. O defeso, também é usado indevidamente, por muita gente, os maus brasileiros. O seg. desemprego , esse nem se fala, empresários quase todos, usam-no de forma indevida. Demitem, recebem a multa de volta, deixam de pagar os encargos sociais e etc. O SD não foi criado pra isso. O fundo que o alimenta, não suporta estas aberrações. Ninguém deixará de receber seu PIS, apenas um deslocamento de datas. O resto é terrorismo. A presidenta acertou. Não aceitamos menos reajustes das aposentadorias Resp. De 2003 pra cá, os aposentados tiveram muitos ganhos, como nunca. Façam as contas. Não aceitamos o aumento do desemprego Resp. Nunca tivemos uma taxa de desemprego tão baixa, principalmente, quando ela está altíssima no mundo inteiro. E se fosse usado o métod dos governos anteriores, ela estaria próximo de zero! Não aceitamos redução dos salários dos trabalhadores Resp. Não existe redução de salários, se houve ganhor real . Façam as contas. Por que ela não corta os gastos do governo? Resp. Os gastos não podem ser cortados. Pelo contrário, devem ser aumentados. O governo de ser um indutor da economia. Dinheiro parado em BAn co, não funciona. Por que não corta os Ministérios pela metade? Resp. Porque no governo, há pessoas inteligentes, seria o mesmo efeito de cortar o cafezinho, par resolver uma crise numa grande empresa. Por que ela gasta mais de R$ 650 milhões no Cartão Corporativo e esconde do povo brasileiro? Isso é insignificante, na administracao de uma nação que beira a quinta economia do mundo. Sem contar que é tudo transparente e que antes, era tudo AAS escondidas. Ou você; acha, que aqueles, mais um trilhão e meio de reais nos paraísos fiscais, sem nenhum centavo de ptistas ou simpes amigos, foram voando, ou via cartão corporativo pra lá? A CONSTITUIÇÃO E AS LEIS BRASILEIRAS TÊM QUE SER RESPEITADAS POR TODOS! Resp. Que seja agora, lutemos pra isso. Mas nunca fora antes. ✔️No dia 16/08/2015, vamos todos juntos às ruas por um Brasil melhor! Eu não vou. Pelo contrário vou no dia 20. Se você não tem a mínima capacidade para análise vá. ✔️Nosso protesto é PACÍFICO. Não são permitidas bandeiras e camisas de partidos políticos. Vândalos e blackblocs serão detidos e entregues à polícia pela própria população. Resp. Black blocos são formados, a partir de grupelhos da elitezinha podre. Que só se manifesta, quando seus mesquinhos interesses estão em jogo. Nunca, os da nação ou da coletividade. ✔️Teremos jovens, adultos, idosos e crianças na manifestação. Todos de verde e amarelo como no IMPEACHMENT de Collor, com as cores do BRASIL e caras pintadas!!! Resp. Jovens, são mais facilmente manipuláveis, pela falta experiencia, outros pela ingenuidade. Velhos, muito velhos, na maioria, pela perda da maioria. E os de meia idade, pela burrice mesmo. Se fosse iria de preto e empunhando uma bandeira dos EUA e dos iluminatis. Muitos não entendem que quem está por trás disto tudo é a famosa CIA.Talvez me vejam por lá. ✔️ REPASSE A TODOS OS CONTATOS, GRUPOS DE WHATSAPP E REDES SOCIAIS DO BRASIL! VAMOS CONSTRUIR JUNTOS UM BRASIL MELHOR E MAIS JUSTO PARA TODOS! ✔️ FORA DILMA! Resp. Dentro Dilma, até o início de 2019 Vamos tirar 5 minutos para mudar o Brasil , faça sua parte! Resp. Vamos botar nosso tempo todo, 24 horas de nossas vidas a favor da coletividade, a favor do Brasil! POR FAVOR, REPASSE MAIS DE 2 VEZES, SE POSSÍVEL. São só 2 vezes. Se cada pessoa passar para10 amigos de setores diferentes no 6 (sexto) repasse atingimos 5 milhões de usuários. Não seja economico, passe, não só 2, mas 20, 200, 1000 ou 1 0000000000 de vezes, vamos atingir os 205.487.689 de brasileiros, neste momento. Diga não aos midiotizados! SEJA PATRIOTA: Passe adiante…

      • Edu, seria bom se fosse “mais um”. Mas hoje vi vídeos sobre a manifestação no Youtube.

        Este fala sobre a possibilidade de estado de sítio e de fuzilamento da Dilma. Neste e em outros vídeos se dissemina que foi o PT que inventou que o Cunha está ligado a corrupção (este está virando herói e salvador). https://www.youtube.com/watch?v=CsNLGXPbKTU

        Entrevista (09/08/2015) com General Mourão: a ditadura foi mal compreendida e um dia a história lhe fará jus; declara de forma ambígua que o exército está “pronto”.
        https://www.youtube.com/watch?v=CqhpFDL-nWw

        Hangout (17/07/2015) com Olavo e Bolsonaro, em que este diz que a ditadura foi muito melhor do que a política de hoje, justifica Pinochet, instiga a xenofobia (haitianos, cubanos…) e fala pra todos comprarem arma. https://www.youtube.com/watch?v=P_rgmz_eqJ8

        Nesse aparece um homem desequilibrado (não dá nem pra levar em conta) mas na sequência há uma entrevista do Augusto Nunes (TV Veja) com o Marco Antonio Villa – dá pra acreditar que este diz que são os blogueiros “a soldo do projeto criminoso do poder” que colocam os blackblocs nas ruas?
        https://www.youtube.com/watch?v=rDt1-tnzMtE

        Há um fosso; a mesma realidade sendo vista de formas diametralmente opostas no Brasil. Se fossem só jovens os manifestantes, a gente poderia supor que a internet e a grande mídia formaram uma visão de mundo à qual as famílias e a educação não foram capazes de se contrapor através da lógica, conhecimento histórico, capacidade crítica e estímulo à leitura. Mas há muitos manifestantes mais velhos (pelo menos aqui em sampa), que viveram a ditadura e tiveram acesso a educação formal de qualidade. Me sinto ignorante com relação a todo esse fenômeno.

    • Qualquer cidadão honesto que apareça no meio de uma malta de malfeitores está em risco de vida.

      Afinal essa escumalha não passa de um bando de boçais. Não comparo com um monturo de estrume porque o esterco pelo menos um dia vira adubo mas esses nem para isso servem.

    • O marcelo que tal se encontrar com um velho COMUNISTA sozinho, para quem enfrentou a ditadura época em se tiver mais de 60 anos você devia estar debaixo da saia da progenitora!, se tiver menos posso garantir que seus pais durante a segunda guerra estavam na miúda apoiando o nazifascismo, enquanto meu pai e tio lutaram e são condecorados, e você só não fala alemão hoje graças a uma geração que não tinha medo de lutar contra nazifascistas, como falava meu pai no primeiro cheiro de pólvora correm e se cagam de medo!.

  • Quanto aos movimentos sociais quererem briga, sim eles terão e serão dizimados há muita gente a fim de incinerar essa gente, faremos igual foi feito na bósnia.

    • Acredito em você, por isso vou fazer outro boletim de ocorrência e juntá-lo à denúncia que fiz à Justiça. Não confie tanto na impunidade. Estou me mexendo e vou encontrá-lo. Disso você pode ter certeza. Farei a lei cumprir sua obrigação.

      • Edu, vai para cima desse verme, voce está certíssimo. É ameaça de morte, o que é crime. Mas não creio que essa bosta esteja de fato pensando em fazer algo, é um demente que com certeza mijaria nas calças, caso encontrasse alguém do MST pela frente.
        Mas isso não quer dizer que não tenha quem não queira fazer algo de fato. Portanto, muito cuidado na vigília no domingo.

    • Quem faz bravatas na Internet sempre é um borra botas que tem medo até da sombra mas achando-se protegido pelo anonimato da Internet (o que é um ledo engano) resolve mostrar online uma coragem que não tem na vida.

      Quem realmente tem coragem de ir para o pau não fica fanfarronando na Internet.

    • Essas ameaças devem ser respeitadas. Não esqueçamos o que aconteceu na Venezuela, quando foram assassinados (emboscada) 43 venezuelanos, executados por nazi-fascistas. Cuidado é pouco para essa gente, afinal, a mídia ficou mais de um ano pregando o ódio.

  • Edu, realmente tem havido movimentos positivos, tanto por parte da presidenta como dos políticos e empresários e que siga assim. Eu estava achando demorada a reação dos empresários pois boa parte deles, como pontuou o Trabuco, ganhou muito com a mobilidade social, principalmente a do NE, onde passou a investir com peso.

    Com crise, popularidade da presidente baixa e todos os apoios de convocação, creio que ainda será grande o número de manifestantes do dia 16 e suponho que este incluirá a classe C. Imagino que haverá uma diferença grande de números entre 16 e 20, mas a consistência e a visão democrática estará no dia 20. Se esse país ceder a golpismo, como disse a presidente, perde inclusive a admiração e legitimidade internacionais. Ficará um país esquizofrênico – a 7a economia do mundo, com uma moderna e efetiva estratégia de inclusão social e uma política anacrônica de republiqueta de América Latina dos anos 60. Não acontecerá, como dizem Ciro e Dino.

      • Realmente 54 milhões elegeram Dilma.
        Mas agora, então, sugiro você fazer um trabalho sério de jornalismo investigativo, já que não confia na tal “mídia golpista” (principalmente nas pesquisas que indicam popularidade de um dígito). Sugiro que você saia por ai perguntando pra maioria desses 54 milhões que votaram nela, se eles estão satisfeitos com seu governo. Tem que ser uma amostragem correta do ponto de vista da ciência estatística pegando opiniões de localidades diversas. Não vale entrevistar só militantes de manifestações petistas e seus amigos do blogue.
        Como já foi dito aqui e em outros lugares por outros, você apenas chegara à conclusão que a grande maioria desses 54 milhões são eleitores FIAT: Fui Iludido Agora é Tarde.

        • Você quer que eu pesquise 54 milhões de pessoas? Na csmpanha eleitiral de 1998 FHC foi à TV e disse que se Lula vencesse ele desvalorizaria o real. FHC se reelegeu e 30 dias deoois desvalorizou a moeda. Não foi cassado por isso

          • Bem, obviamente dá pra entender no texto que não é pra entrevistar todos mas sim uma pequena amostragem dos 54 milhões, não? Escrevi tão mal assim?
            Se FHC enganou todo mundo dizendo que o Lula iria desvalorizar o Real e depois ele mesmo fez isso, isso não é carta branca para o PT fazer as suas ca##das e mentiras.
            O PT enganou seus eleitores prometendo o que não seria possível de ser cumprido.

        • Posso responder sua pesquisa: votei em Dilma, não estou satisfeito com algumas das decisões que ela tomou, MAS NÃO APOIO impeachment. Nunca fui entrevistado por nenhum instituto de pesquisa. Se você perceber, minha resposta vai para “insatisfeito” e consequentemente, vai aumentar o índice de rejeição da presidente. O fato de eu acrescentar que “não apoio o impeachment” não entrará na pesquisa.
          Eu apoio a presidente, espero que ela consiga melhorar os índices do país, sei das dificuldades que enfrenta e não tenho porque me arrepender do meu voto.

          • Bem, onde no meu texto eu estou falando em impeachment?
            O que eu disse é sobre a insatisfação da maioria que votou nela que hoje se sente lesada.
            Pela constituição o impeachment não depende da satisfação ou não do povo com seu governante. Depende da vontade do congresso de “impichar” ou não o governante de plantão. Para isso tem que haver um motivo (compatível com que a constituição determina) e o congresso ter a vontade política para tal, como foi com o Collor.

    • O fato da minoria que não apóia a presidenta ser barulhenta, aparecer na mídia, gritar, ameaçar, xingar, babar e zurrar alto como nunca apenas denota desespero dessa escumalha, não indica que a presidenta está sem apoio.

      Rosne mais alto e apenas parecerá mais bobo, não vai parecer que tem mais gente.

    • De acordo com o pensamento do Sr. Alati façamos o seguinte: Dispensamos o voto, acabamos com a Justiça Eleitoral e contratamos o Datafalha por uns trocados e que vença quem estiver melhor nas pesquisas! Grande Alati!

      • Sem contar o seguinte, caro Luis, na ARgentina, a Datafalha deles dava 65% de reprovação para a Cristina. Não é que o candidato dela ganhou as primárias? Assim os coxinhas entram em barafunda

  • Do seu post: ” óbvio que, em termos de público, será impossível rivalizar com os atos fascistas do próximo domingo, pois, além da convocação pelos grandes grupos de mídia, esses manifestantes de classe média alta arrastam para as ruas suas famílias e até seus empregados.”
    O palco da tal manifestação é a Avenida Paulista, em São Paulo cuidadosa e meticulosamente escolhido. Da vez passada atê horário de jogo de futebol, transmitido pelo monopólio da Globo, foi postergado e as catracas do metrô liberadas por ordens do coroinha tucano da falta d’água, o futuro candidato Alckmin. O metrô paulistano converge para lá.

    Para quem conhece a Paulista, moram nas proximidades do local centenas de milhares de familias em apartamentos de classe média intermediária e até alta. Com as pistas da larga avenida devidamente pavimentsdas e isoladas, com o tráfego interditado a ônibus e autos, descerão dos seus apartamentos, segura e comodamente, milhares de cidadãos de uma classe que esteve para ser em boa parte proletarizada no governo tucano de FHC e que ascendeu bem mais no governo Lula e continuou a fazê-lo no da Dilma. Nos consultórios dos médicos voltados para as elites e que têm nojo das periferias, nos salões de beleza próximos, nas butiques da Rua Oscar Freire e Augusta, tudo ali pertinho, a revista Veja está disponibilizada para reinar soberana em seus ataques caluniosos e fazer a cabeça da manada cheirosa.

    Será como um domingo no parque para estas pessoas de boas posses, em seus trajes esportivos com mulheres, crianças e até os seus cachorros e pets mais bem tratados do que gente pobre, (com direito a assistência médica de dar inveja aos pobres), pessoas sem noção do que está em jogo para o futuro deste país, que se julgam extremamente bem instruidos e informados mas que na verdade se deixam manipular fortemente pelos interesses do oligopólio criminoso das comunicacões ao qual aderem sem pensar muito . Gente deslumbrada por uma operação dita Lava a Jato, em que o jato só deixa passado a limpo um lado do carro chamado Brasil, o lado esquerdo, enquanto o da direita sai do box de lavagem completamente enlameado como quando entrou, sem que tal gente se dê conta do engano em que está a cair.

    A quantidade de pessoas da marcha que foi produzida artificialmente a partir de uma mídia servil a um projeto conservador do século passado, um projeto segregacionista, de manutenção de privilegios de poucos, eivado de preconceitos e tipico de um apartheid, não espelha as dezenas de milhões das periferias deste Brasil que são beneficiárias das atuais políticas de resgate social. Representa tal protesto uma classe que antes poderia ser mais bem informada sobre o muito que o governo atual, apessr dos erros, está a fazer em termos de investimentos e obras e do resgate do cofre e das reservas do país outrora totalmente dizimadas no governo dos golpistas que querem retomar o poder. Massa cheirosa que segue delirante o passo de uma meretriz das comunicações, a Globo, secundada por uma revista Veja que se sabe ser editada por individuos do quilate de um Cachoeira e outros que assassinam, tanto pessoas como reputações.
    A turma da bufunfa da Casa Grande deu-se conta de que a prosseguir o barraco, o Brasil ficará à deriva, paralisado e haverá conflagração que não lhes interessa, pois os prejuizos seriam incalculáveis. Se a Globo calar-se o protesto que ela mesma insuflou murchará como a verdura. Mas, é importante notar que os contrastes sociais do verdadeiro Brasil estão a vir à tona.

    • Estou pasmo com a ignorância dessas pessoas que irão ao tal ato contra Dilma. Lá estarão reunidas as personalidades mais doentias que o ser humano pode ter. Pessoas que de forma inocente e credudulas que não despertaram para realidade de como o mundo funciona, levarão seus filhos, seus pais, amigos, acreditando que estão entre pessoas normais nao percebendo que muitos psicopatas estarão lá. Há um termo chamado “atentados de falsa bandeira” muito utilizado na história de muitos países. Como em Oklahoma, nos EUA. Está é uma ocasião muito delicada, assim como o tal do Gentili acusou o PT de forjar o atentado, quem garante que alguns doentes mentais, que sem medo exibem-se nas redes sociais, tenham a infelicidade de fazer algo semelhante, criando uma catástrofe de proporções inimagináveis. Qualquer um, mesmo entre os manisfestantes, que tiver uma atitude, falar algo, que seja mal interpretada por outro está correndo risco. Falo isso por que será o ódio o sentimento reinante, e o ódio é sentimento que mais nos aproxima do animal selvagem.

  • Boa tarde Edu!!

    A reação ao golpismo começa agora! Que os fascistas comecem a baixar a bola de agora em diante, porém, a esquerda tem que ficar acordada o tempo todo para impedir que o ovo da serpente se choque!

  • Edu,mas Dilma tem que ver agora que não ha mais espaço para erros,não tem como impor sua visãompersonlizar o governo.Tem que buscar se cercar de pessoas que saibam agir neste submundo,que não se quebram,como ela diz,as pressões.Tem que abandonar este repuplicanismo inocente,e estas coisas não querem dizer fazer jogo sujo,mas deixar de ser bobo.O jogo é pesado,os interesses são enormes,e ela é representante de um projeto,da amioria de um povo,sofrido e explorado por decadas e decadas.Espero serem verdadeiros os boatos sobre Requião e Ciro ( apesar de minhas reservas a boca solta do Ciro) mas é por ai.Trazer de volta o Frankilin Martins.O Lula eu não entendi a decisão,de se nã aceita cargo,mas pelo menos agora deveria cuidar do parido e chamar a bancada para a realidade,teve senador do PT votando a urgencia do projeto entreguista do Serra.O governo pode se fortalecer politicamente montando uma base no congresso,mesmo que não seja maioria mas grande o bastante para ter mobilidade.Enquadrar a a PF e seus x9.Endurecer o jogo na comunicção começando com as verbas.Enfim tem que diminuir os espaços de manobra da oposição.Não dá para viver,governar com um perene expectativa de golpe,e talvez nofundo seja o que querem,vencer pelo cansaço,pelo desanimo,pela desatenção.O problema não é se unir na ultima hora,oproblema é um governo que não empolga,não se comunica,tem uma equipe fraca,principalmente em lugares chaves.Que saia das cordas e reaja,tem muito respeito pela história de Dilma,do ser humano e da mulher,mas ela tem que por a faca nos dentes,pegar o controle remotoe jogar ba lata do lixo,lugar onde ira todas as conquistas ate agora se este povo sem alma voltar.

  • Não se joga fora o que foi duramente conquistado. O espírito da concórdia, que cultivamos como virtude, forçosamente cederá vez à reação necessária para evitar o golpe. Temos que nos lembrar de que toda essa articulação golpista envolve alguns políticos derrotados e/ou comprometidos com os setores retrógrados que existem em qualquer nação, e que não representam, nem de longe, o pensamento nacional. O povo, como sempre, não é levado em conta por esses políticos e setores. E aí, felizmente, está o erro que, mesmo após três derrotas consecutivas, ainda comete. Subestimar a força popular será, mais uma vez, a causa da derrota desses energúmenos.

  • É cansativo a nossa presidente falar que a crise econômica internacional é responsável pela situação de nossa economia. Neste ano a previsão é que a ECONOMIA MUNDIAL CRESÇA MAIS DE 3%. Dos mais de 200 países do mundo o Brasil certamente estará entre os últimos, referente crescimento do PIB, E em 2016 não será muito diferente.

  • Essa é a nossa Presidenta que tanto admiramos e confiamos! Poucos conseguiriam sobreviver a tantas injustiças! Vem sendo bombardeada dia e noite por pessoas desclassificadas, enquanto com vigor e bravura trabalha por todos nós! Como admiro essa Valente!!!!

  • Estamos com a legalidade, estamos com Dilma Rousseff, estamos com a Democracia. Contra os golpistas, contra os fascistas e contra a cabeça mais visível da hidra golpista: a famiglia Marinho.

  • :
    .:. 19:13
    … .
    Ouvindo A Voz do Bra♥S♥il e postando:
    Valeu a pena ! ! ! ! Dá gosto ser o cantor do seu povo ! ! ! !
    … .
    * 1 * 2 * 13 * 4
    *************
    … .
    Uns poemas (acrósticos) de autoria de Cláudio Carvalho Fernandes (poeta anarcoexistencialista) para Dilma Rousseff, a depenadora de tucanus, e Lula, o comedor de tucanus :
    .:.
    D uas vezes contra o espectro atro
    I nscreveu já seu nome na história
    L utando contra mídia venal & Cia e seu teatro
    M ulher forte de mais uma vitória
    A deixar tucanus na ó-posição de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! DE QUATRO ! ! ! !
    .:.
    D ilma, coração valente,
    I magem de todo o bem em que se sente
    L ivre o amor maior pela brasileira gente
    M uito humana e inteligente
    A PresidentA do nosso Lula 2018 de novo Presidente
    .:.
    D ignidade
    I ntegridade
    L iberdade
    M aturidade
    A mabilidade
    .:.

    D ilma, de uma nação vitoriosa
    I lustre brasileira lutadora
    L uz de dedicação esplendorosa
    M otivando a pátria gloriosa
    A uma luta digna, vencedora.
    ::
    L uz do povo brasileiro
    U m digno e fiel lutador
    L astreando com real valor
    A honra do Brasil inteiro.
    .:.
    D ilma, os conscientes te agradecem
    I nfinitamente por tua digna história
    L utando por todos que reconhecem
    M ais a vida no bem comum de fazer na glória
    A grande pátria-nação que os brasileiros merecem
    .:.
    D ilma, coração valente,
    I sso que a gente sente
    L ibertar o ser plenamente
    M antendo sempre presente
    A humanidade inteligente
    .:.
    D ilma deu mais uma surra na ó-posição
    I gual ao que Lula também já fez
    L ivrando o povo brasileiro da infelicitação
    M ostrando que o Brasil tem voz e vez
    A o mundo todo dignificando sua população
    .:.
    L ula livrou 40 milhões da pobreza
    U m feito memorável sem precedentes
    L utando contra a mídia venal, teve a certeza
    A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes
    .:.

    D ilmais deu mais uma surra na ó-posição
    I nstalada na grande mídia venal
    L ula teve a sua participação
    M andando o pig & Cia ao
    A bismo na quarta eleição
    .:.
    D oar-se a seu povo é exemplo dignificante
    I luminando a vida de outros seres lhanos
    L ouve-se quem bem merece que se cante
    M aravilhas de se acreditar nos humanos
    A promover em cada ser o mais do ser em ser interessante
    .:.
    L ivrando da pobreza absoluta 40 milhões de brasileiros
    U m feito sem igual que por si só já bastaria
    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia
    … .
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 ! ! ! !
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

    Valeu a pena ! ! ! ! Dá gosto ser o cantor do seu povo ! ! ! !

  • :

    : 20:13

    .:.

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

    Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

    * * * * * * * * * * * * *

    Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

    * * * * * * * * * * * * *

    Valeu a pena ! ! ! ! Dá gosto ser o cantor do seu povo ! ! ! !

  • Sem dúvida já começou e parabenizo tanto o abraço no Instituto Lula como as Margaridas. Todavia, como bem disse você, essa reação deveria ser mais explícita em alguns casos, não cercar-se de metáforas e não esperar o circo pegar fogo para ser virulenta. Ou seja, ao invés de ficar na sugestão, deveria ser clara nos atos da CUT e dos movimentos sociais programados para o dia 20. DEVERIA REPUDIAR ABERTAMENTE O GOLPISMO, CHAMANDO-O PELO QUE É, GOLPISMO, E DENUNCIANDO A FARSA A PARTIR DA LAVA JATO E DAS MANOBRAS URDIDAS NO TCU E NO TSE. Moro já preparou outro showzinho com suas “prisões” de hoje(não sei porque trocou o dia para a quinta, as “prisões” são sempre na sexta, talvez tenha recebido o comando da Globo para pegar mais leve); enquanto que no TCU, o bandido Nardes(tão cheio de casos de corrupção quanto as privatizações de FHC), tenta adiar a votação das contas de Dilma, pois já percebe que há mais chances delas serem aprovadas devido ao acordo realizado entre o Governo e o Presidente do senado, Renan Calheiros, que permitiu a apresentação de uma pauta “sugerida por Calheiros” para votações. Calheiros tem influência sobre três Ministros do TCU, os quais juntando-se a outros três que apoiam o Governo dão maioria nos 11 do TCU para garantir a aprovação, tudo que Nardes e seus chefes golpistas não querem. Sobre a tal “pauta de Calheiros”, é óbvio que como tudo o que os políticos de direita defendem, não é dele, mas da classe dominante, que premia Dilma com alguns retrocessos perigosos. Existem medidas progressistas na pauta, provavelmente oriundas do Governo, mas Dilma deve ter cuidado com as votações para, não derrubada por um golpe de fato, o seja por um de direito e caia para dentro, adotando medidas conservadoras que descaracterizem seu Governo. Uma dessas medidas, a absurda que propunha criar “cobranças” no SUS, já foi retirada da pauta, mas existem outras perigosas, como a tal “regularização das terceirizações que,em cima de algo correto, regularizar a exploração dos terceirizados, pode acabar estendendo a terceirização para todas as atividades e obtendo o velho sonho da direita de acabar com a CLT. De qualquer jeito, o acordo com Calheiros foi bom neste momento por abrir um flanco de resistência no Congresso. Do mesmo modo que o foi o recuo da Globo, após a conversa com os Senadores do PT. Um dos donos da emissora ouviu dos senadores petistas a informação de que o país arderia se prendessem Lula, caminho para o qual o golpe dirigia-se a passos largos, ainda neste mês; e que os parlamentares não iriam acalmar as bases do partidos e isso ocorresse. Marinho parece ter mandado seus lacaios suavizarem no golpismo, o que também teve a motivação oriunda na necessidade da Globo, em crise financeira, de conseguir do Governo o adiamento da entrega do espectro eletromagnético onde hoje circulam as transmissões analógicas de televisão empresas de telefonia para a implantação e ampliação do 4G. Sem o analógico, a audiência da Globo, já em queda,despencará de vez. Contudo, acordos com a Globo e Calheiros, são como acordos com bandidos, podemos fazê-lo para que não nos matem, mas devemos estar atentos pois são perigosos e inconfiáveis. O VERDADEIRO ACORDO, DILMA PRECISA FAZER COM AS FORÇAS SOCIAIS(POR QUE NÃO IMPLANTOU AS MEDIDAS DO AJUSTE PRECEDENDO-AS POR EXPLICAÇÕES COMO AS QUE DEU A ALENCAR NO SBT), CLAMANDO-AS A IREM PARA AS RUAS AGORA, NÃO COM PREGAÇÕES GENÉRICAS, MAS DEFENDENDO EXPLICITAMENTE O GOVERNO, SUA CONTINUIDADE E O APROFUNDAMENTO DO PROGRAMA PROGRESSISTA QUE ELEGEU DILMA. Essa é a verdadeira garantia de calarmos a boca dos Moro, Nardes Globo, Cunha, Folhas e outros pilantras a serviço dos donos do poder e dos EUA, que tentam garantir que esse país perpetue-se na injustiça social e no atraso.

    • É isso aí, Carlos Henrique! Acordos com a Globo e com Renan são acordos com pessoas não confiáveis. Vamos ver o comportamento da Globo durante as transmissões da manifestação do domingo, pois nas outras ela interrompia toda hora a sua programação como que incitando a população a irem nas manifestações. E com Renan é só ver a aproximação dele com Serra nessa questão da mudança na partilha do pré-sal, em que ele alterou a composição da Comissão que vai analisar o caso, trocando os senadores que são contra o projeto do Serra por senadores a favor. É muita sacanagem rolando na área.

  • :

    : 21:13

    .:.

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

    Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

    * * * * * * * * * * * * *

    Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

    * * * * * * * * * * * * *

    Valeu a pena ! ! ! ! Dá gosto ser o cantor do seu povo ! ! ! !

    • O idiota preste atenção ao discurso todo e não a um resumo.a Dilma ganhou a eleição então aguente os 4 anos e depois convencae a outros votarem em seu candidato . Agora não me venha falar de tirar a Dilma antes do mandato . Lembre se do que aconteceu em outras repúblicas em que tiraram o presitende a força (golpe) GUERRA CÍVIL . ENTENDEU SEU BURRO.

  • Vou me ater as suas respostas, Edu. Parabéns e obrigado pelo grande serviço que voce e outros abnegados tem prestados em favor da democracia. Não falo do texto porque sou sua admiradora pela limpidez e equilibrio.

  • :

    : 22:13

    Ouvindo As Vozes do Bra♥S♥il e postando:

    “Há que comemorar, pois, as reações dela e dos movimentos.”… Finalmente ! ! ! ! . . .
    Viva Dilma ! ! ! ! Viva Lula ! ! ! ! Viva Haddad ! ! ! ! Viva Flávio Dino ! ! ! !
    Viva a CUT ! ! ! ! Viva o MST ! ! ! ! Viva o conjunto dos movimentos sociais ! ! ! ! Viva o povo brasileiro ! ! ! !

    .:.

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

    Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

    * * * * * * * * * * * * *

    Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

    * * * * * * * * * * * * *

    Valeu a pena ! ! ! ! Dá gosto ser o cantor do seu povo ! ! ! !

  • Sr. Eduardo,

    Boa noite.
    Apesar de ser eleitor do PSDB, não sou a favor da interrupção do mandato de Dilma. Acredito que devemos deixá-la governar sem boicote e substituí-la democraticamente pelo voto em 2018.
    Porém ela não conta mais com o apoio majoritário da população, e se aparecer qualquer provinha de que houve crime de responsabilidade, um Fiat Elba, é bem possível que instaurem no congresso, onde ela não tem mais a maioria, um processo de impeachment.
    Sabemos que a oposição feita pelo DEM, PSDB e PPS não tem votos suficientes para aprovar esse impeachment, que pode ser aprovado então por membros de sua antiga base de apoio devido à uma possível grande pressão popular.
    Aprovado o impeachment, sabemos que movimentos sociais e os 7% que apoiam Dilma hoje não vão aceitar.
    O presidente da CUT já conclamou os movimentos sociais a pegar em armas para defender o mandato da Dilma.
    Não acredito que o sr. corrobore com essa posição tresloucada do sindicalista. Mesmo assim, se for possível eu gostaria de saber o que o senhor pensa disso?

    Grande abraço,
    Heitor.

    • Se os golpistas refluírem de suas intenções irresponsáveis, essas sim tresloucadas, não será preciso se chegar ao ponto de um conflito armado. Mas, convenhamos, é razoável imaginar que os movimentos sociais organizados que apoiam Dilma iriam ficar de braços cruzados e sofreriam passivamente o massacre de que inevitavelmente seriam vítimas caso o golpe se concretizasse? O que é tresloucado? Atiçar as forças mais reacionárias para rasgar a Constituição Federal, destituir um governo legitimamente eleito pela maioria e levar o país a uma escalada de violência incontrolável? Ou, o contrário, conclamar os democratas a resistir por todos os meios a essa investida macabra, mesmo que no limite torne-se necessário o uso de armas em legítima defesa da democracia, da liberdade e da própria vida?
      Felizmente, a elite brasileira e sua mídia não têm hoje certeza de que só teriam a ganhar com essa empreitada golpista, pois temem exatamente as consequências incontroláveis da resistência ao golpe. Não é a toa que, durante toda esta semana, têm esboçado recuos providenciais e desautorizado os golpistas mais renitentes. Por isso, as manifestações corajosas dos movimentos sociais contra o golpe, mesmo que por vezes extremadas, devem persistir e ser bem recebidas pelos democratas, pois atuam como antídoto eficaz contra os intentos golpistas. Que assim seja…

      • Nelson, por favor eu queria entender, como seria essa resistência armada??
        Se o congresso aprovar o impeachment, mesmo considerando um golpe, quem pegaria em armas para impedir que a presidenta saia? As forçar armadas convocadas pela presidenta?? Aí seria o quê, um contragolpe??
        E as forças armadas mais os movimentos sociais atacariam quem?? O STF, o congresso, os milhões de pessoas nas passeatas antigoverno?
        Caso as forças armadas não apoiem os movimentos sociais armados, estes vão atacar o exército, força aérea e marinha? Se sim, serão ajudados por quem: Venezuela, Cuba??

        • Não faço a menor ideia de como seria uma possível escalada de violência caso Dilma fosse golpeada. Não tenho bola de cristal e nem competência para especular. Mas sei que não se deve brincar com fogo. Já não bastam nossas próprias lições do golpe de 1964? Veja o que está acontecendo na Ucrânia, dividida, onde milhares de civis desarmados estão sendo dizimados por um governo fascista (embora eleito) sem a menor complacência. Imagine o que não poderia acontecer em um Brasil dividido pelo golpe caso os golpistas, esses sim, colocassem os órgãos de repressão do Estado para reprimir a inevitável resistência que adviria dos movimentos sociais e dos democratas. (Ou você acha que não haveria resistência?) Sem falar nos movimentos fascistas que cresceram nos últimos anos e que se sentiriam livres para ameaçar os insurgentes. Poderia ser um massacre também, um quadro de terror. E é nesse sentido, e só nesse, que eu defenderia o uso das armas: como último recurso de legítima defesa. A propósito, fui favorável ao desarmamento civil no último plebiscito mas infelizmente fui derrotado. Não gosto de armas, não as tenho e não sei usá-las. Mas teria que mudar de ideia em um caso extremo de ver a minha vida ou a de meus familiares e companheiros ameaçada por uma ação repressiva selvagem.
          Mas fique tranquilo Humberto. Não haverá golpe, apesar da torcida dos coxinhas incautos. Como disse o Ciro Gomes, os golpistas que pululam pelo Congresso, pelo tribunais e pelo Ministério Público “são frouxos”, e enfim não terão coragem de criar uma chicana jurídica ou parlamentar para tirar uma presidenta legitimamente eleita e sobre a qual não paira o menor indício de improbidade ou crime de responsabilidade. Uma presidenta que, acima de tudo, é uma “mulher honrada”, como bem afirmou o insuspeito FHC (e que, ao que parece, também é frouxo).
          O Brasil de hoje não é o mesmo de 1964 e a democracia tem que ser para valer: quem perdeu as eleições de 2014 que apresente um projeto de governo ao povo brasileiro para disputar as eleições de 2018 contra o Lula.

  • Edu, o jornal da record,(noite) agora há pouco, fez questão de dizer que prenderam um ex-vereador do PT. Parece que a tal record está pior do que a famigerada globo. Só depois do alarde e de mostrar que dinheiro era passado pra Vacari e Zé Dirceu, foi que disse, ter recebido nota da cidade do tal vereador, que desde 2006(?) ele não faz parte do partido.

    #ExplicaMoroPorqueSoPT.

  • Caro Eduardo, o golpe perdeu um pouco a força, mas ainda ronda o cenário político brasileiro, razão pela qual não podemos baixar a guarda. Repare que os golpista age em várias frentes: TSE, TCU, Congresso Nacional, além da mídia, que arregimenta e articula as forças golpistas.

    A diferença em relação a outro momento, como você bem destacou, é que o governo federal e o PT resolveram, finalmente, jogar o jogo, ao invés de só levarem pauladas. Bastou essa reação do PT e do governo federal em várias frentes – você esqueceu de mencionar a ida da presidenta ao Maranhão, com a declaração forte do atual governador Dino, de que o povo do Maranhão não aceitará golpe. Depois, o ato em SP, no Instituto Lula. Na sequência, o acordo com Sarney e Renan Calheiros, que têm força no Senado, e podem impor um contraponto aos loucos do achacador Cunha. Finalmente, dois outros momentos: a importante Marcha das Margaridas, em Brasília, que mostra uma força incrível de mobilização. Para completar, o encontro das lideranças dos movimentos sociais, sindicais e estudantis com a presidenta Dilma, demonstrando que esse movimento pode ganhar as ruas e arrastar boa parte da população brasileira, especialmente o povão, que faz toda a diferença e desequilibra o jogo. Da mesma forma, Lula, a maior liderança operária do Brasil, tem se movimentado e já manifestou que quer percorrer o Brasil. E ele tem liderança, carisma e força para mobilizar milhões.

    Diante dessa realidade e do aprofundamento da crise, que não poupa os capitalistas, a Globo espertamente ensaiou uma mudança de discurso. Agora ela diz que não apoia o golpe. E se a Globo se afasta desse movimento, mesmo que para manter as aparências, cai praticamente toda a força de sustentação à aventura que os perdedores das últimas eleições tentam enfiar goela abaixo do país.

    Contudo, os golpistas querem manter acesa a possibilidade de retomarem o golpe a qualquer momento. No TCU, o julgamento foi adiado; no TSE, depois do ridículo voto do mais ridículo ainda Gilmar Mendes, ou Dantas, o ministro Fux pediu vista. Adiou, portanto, o julgamento que já estava em 3 votos pela aceitação da abertura do processo contra Dilma. No Congresso, enquanto não cassarem o mandato do achacador-mor Eduardo Cunha, o país corre perigo.

    Por isso, é preciso continuar a mobilização em várias frentes, e denunciar o golpismo e os golpistas que pretendem destruir a nossa democracia. Eles Não passarão!

  • .
    AVISO AOS PETISTAS
    Dia 16 é dia de manter vigilancia por 24 HORAS no INSTITUTO LULA e nas sedes do PT em todo o Brasil.
    NÃO USEM ROUPAS VERMELHAS NEM BANDEIRAS DO PARTIDO.
    NÃO RESPONDAM A PROVOCAÇÕES.
    DEIXEM OS FASCISTAS MANIFESTAREM LIVRES E DEMOCRATICAMENTE.
    NÃO SE ESQUEÇAM NUNCA QUE ELES PARECEM SER DÓCEIS E VESTEM PELES DE CORDEIROS, MAS SÃO PIORES QUE HIENAS FAMINTAS DE PODER E DE DINHEIRO.
    http://www.blogdacidadania.com.br/wp-content/uploads/2015/08/azevedo1.jpg
    .

    • ♫ Perdão, mas eu discordo de uma das suas recomendações. No domingo, envergarei minha velha camiseta vermelha “oPTei” e levarei comigo meu canivete automático com lâmina de quase um palmo, que leva os coxinhas se borrarem só com o barulho que faz ao ser aberto: KLACK!

  • As Organizações Criminosas Globo voltam a atacar com manchetes do Lava Jato envolvendo suposto vereador do PT e a senadora Gleisi Hoffmann é a proximidade da marcha deles neste domingo (16). Preparem-se novas denúncias forjadas contra integrantes do PT podem surgir neste fim de semana para bombar a marcha dos golpistas.

  • ♫ Não sei porque você se dá ao trabalho de publicar e responder a esses tarados que se têm na conta de “justiceiros” e ficam escrevendo abobrinhas entre uma ida e outra ao banheiro, com revista de mulher pelada (ou homem idem) na mão.
    Para mim, das duas uma: ou eles pensam realmente o que escrevem, ou estão só “tirando uma” com a nossa cara. Qualquer que seja o caso, não merecem resposta. Quando muito, merecem denúncia às autoridades, apesar da trabalheira que isso dá
    A propósito: depositei mais cem pratas naquela conta no começo do mês. Espero que o seu advogado consiga que as autoridades tirem a bunda da cadeira e intimem – ao menos – os degenerados que acham que tudo é permitido na Internet e podem disseminar ódio e fazer ameaças.
    No dia que um desses vermes der com o rabo na cerca, talvez diminuam as postagens doentias que eles fazem. Até lá, minha sugestão é que você não admita essa praga no seu blog. Não se trata de cassar a palavra, mas sim de prevenir a circulação das mensagens odientas.

  • Sr. Eduardo, quando a situação apertou a presidente lembrou que existe movimento social e movimento trabalhista, vamos ver se agora o governo aprende a lição; e os congressistas do PT deveriam ir de joelhos ao palacio do planalto explicar o que estão fazendo lá, teve que sair uma parlamentar do pmdb para lembrar que a votação das contas dos presidentes anteriores foi nula, nenhum do pt fez isso, esse pessoal não conhece a CF?

  • Edu, li a entrevista do diretor do Instituto Lula, sr. Celso Marcondes, no site viomundo.com.br em que ele diz que, passados 14 dias do atentado a bomba, a polícia de Alckmin até agora não deu uma satisfação do caso. O entrevistador, o jornalista Rodrigo Vianna, chamou a atenção sobre o Secretário Estadual da Segurança Pública de SP, sr. Alexandre de Moraes, dizendo que ele esteve participando no dia 11 de agosto de um ato público onde “juristas” lançaram um manifesto exigindo a renúncia de Dilma. Pelo jeito esse Secretário do Alckmin não está nem um pouco preocupado em descobrir os autores dos atentado. Li também na entrevista que a PF ainda nem respondeu o apelo do diretor do Instituto, sr. Paulo Okamoto, pedindo uma investigação sobre o caso, já que envolve um ex-presidente. Se nem a polícia do Alckmin e nem a PF tucana estão se preocupando em investigar o caso, acho que os trabalhadores, que estão fazendo uma vigília no Instituto, tem mesmo é que continuar a proporcionar essa proteção ao Lula e ao Instituto. Não podemos baixar a guarda diante dessa direita raivosa maluca que quer conturbar o ambiente.

  • Edu, voces não estão confiando na segurança da polícia do Alkimin, né? Esses descerebrados podem resolver marchar em direção ao Instituto Lula, caso a paulista não encha como eles esperam. Se cuida, cara

  • PARECE, mas é !!!!!!

    Dar um “golpe Constitucional” só será difícil pq a nossa Constituição, como digo há décadas, é UMA PORCARIA, permissiva, hipócrita, tocada por Instituições comandadas por malandros e corporativistas egoístas das mais variadas cores e bandeiras.

    vejamos:

    Dilma cometeu crime de responsabilidade ? – EVIDENTE que sim !!! Não só pelo seu desleixo e INAPTIDÃO para com as contas de Estatais sob seu comando (omissão, negligência, imperícia e/ou conivência), como tb para com as Contas Nacionais (as tais pedaladas que já somam mais de R$ 100 bi, bem como com as sucessivas explosões de metas, preços e prazos orçados para as mais diversas áreas)

    ..só que aqui a hipocrisia Institucional diz que “os outros presidentes tb o fizeram”, em idos tempos, e as contas deles precisam ser analisadas 1o (paradas que estão desde os anos 90) e mais, que isso se deu “em outro mandato da Dama de bege”, e não neste que tentamos atravessar.

    nota – a interpretação do Barroso de que as 2 casas precisam analisar conjuntamente, a mim, é pura cascata

    e Dilma, sua campanha, cometeu ilegalidades ? – CLARO que SIM !! Ninguém é bobo e ingênuo de pensar o contrário, bastando a todos verem as origens e vícios em que seus “colaboradores” (gangsters de todo tipo) estavam metidos ..mas, mas dizem os amigos, que os outros partidos e candidatos tb fizeram do mesmo e em quantias parecidas, logo ??!!

    Pois é, e de tombo em tombo MORAL, o BRASIL vai tocando

    ..e olha que aqui eu nem preciso falar da GRAVIDADE pelas mentiras e promessas ditas em campanha por DILMA ;;estas que a LEI fez questão de não limitar ..faltas éticas gravíssimas que toda NAÇÃO deveria se precaver pra impedir que ocorresse com tanta frequência no futuro, de forma tão frouxa, como ocorre constantemente por aqui desde sempre ..a tal democracia inconsequente

    E mais, ser eleito, eu gostaria de dizer a quem defende a presidente, que NÃO é argumento sério – seria o mesmo que admitir que todo homem, mesmo o ASSASSINO, teria o direito de viver livre – ..ser eleito NÃO significa cheque em branco, muito menos salvo conduto preventivo, pra NINGUÉM !!!

    Pior que por esta toada, hoje, somos obrigados a conviver com radicais que ainda ousam posar de bacanas e de líderes ..como por exemplo o líder da CUT que ontem falou em se “entrincheirar com arma na mão se tentarem derrubar a presidente Dilma” (como se um processo de impeach, FUNDAMENTADO, não fosse mais do que suficiente pra remover a mulher sapiens do Planalto)

    ..ou, piorando tudo, ainda sermos obrigados a ver um AÉCIO, exemplo típico da elite oligarca mais rasteira que insiste em sobreviver por estas bandas, uma que, destronada, insiste em tentar insuflar as massas em momento tão delicado, negando-se dos pecados pretéritos, ou mesmo presentes, quando a todo momento seu PARTIDO é levado a agir para atrasar ainda mais as tão já atrasadas reformas que o país, HÁ DÉCADAS, espera

    francamente, é de desanimar ..pra mim não sobra um nesta sopa de DELINQUENTES, viu ?! ..não é a toa que a nossa SELIC esta em 14 %, drenando-nos recursos da saúde, educação, da CIDADANIA, da seguridade social ..cerce de R$ 400 bi/ano

    e quanto as escândalos e personagens ..acho melhor a LAVA JATO definir seus limites de exploração ..caso contrário, pela profusão e população de bandidos que os cercam, vai ser aquilo, a CADA ENXADADA, um MINHOCA ..e tenho dito

    https://www.youtube.com/watch?v=sPlhKP0nZII

    • Todo esse mimimi só para TENTAR demonstrar que vc é apartidário, não tem bandeira e que é contra a corrupção.
      Sinto muito. NÃO COLOU.
      NÃO PASSARÃO.

    • Todo esse mimimi só para TENTAR demonstrar que vc é apartidário, não tem bandeira e que é contra a corrupção.
      Sinto muito. NÃO COLOU.
      NÃO PASSARÃO!!!!

  • Com o possível esvaziamento das manifestações de domingo, inclusive por conta da aparente trégua de meios de comunicação, vai ser difícil para o movimento aparecer como um “encontro de família”.
    Em razão disso, tenho medo que ele tenha características mais raivosas, descambando um pouco para a violência.
    É um temor que, claro, espero que não se confirme.

  • Eduardo Guimarães, belíssimo e esclarecedor este seu artigo.
    Viva o Coração Valente.
    Viva Lula 2018.
    Viva o Brasil.
    Obrigado Eduardo Guimarães. Pensar positivo neste momento é o que temos a fazer.
    Sempre acreditei e sempre estarei com a Presidenta Dilma.
    Mulher honrada, honesta, corajosa, de fibra e inteligente.
    Só ainda não a derrubaram, por que ela tem todas estas qualidades que falei e mais algumas e os que pregam o golpe são pessoas desonestas, autoritárias e corruptas. Não têm moral. E o povo não é bobo.

  • É interessante, nós temos no Brasil mais de 500 deputados e mais de 80 senadores e vocês ficam se agarrando ao único político que elogia a ditadura, a família Bolsonaro. Nem o governo nem a oposição levam os Bolsonaros a sério.A Renata está preocupada, com medo de se implantar uma novo ditadura e fuzilarem todos os petistas. Calma, Renata, extremistas existem em todos os lados. Viu a fala do presidente da CUT? Pois é!

    • Extremista existe dos dois lados. Com certeza você apóia os de extrema-direita, além de apoiar fascistas como o senador Playboy do Leblon e a golpista famiglia Marinho.

Deixe uma resposta