O fim do seu “reinado” nefasto está próximo, senhor Eduardo Cunha

Crônica

cunha capa

 

Prezado senhor,

Quem lhe escreve é apenas e tão-somente uma das cerca de duas mil pessoas que, no dia 9 de dezembro do ano passado, tiveram a honra de, no Blog que edito, tornarem-se signatárias de pedido à Procuradoria Geral da República, via representação popular, para que o senhor seja retirado da Presidência da Câmara dos Deputados.

Como se o senhor não soubesse…

Uma semana depois, senhor Cunha – e não me darei ao desfrute de usar a forma de tratamento que o seu mandato e o seu cargo concedem porque o senhor não os respeita -, exatamente no dia 16 de dezembro, estava eu em Brasília, prestes a protocolar na Procuradoria a representação em tela, quando tive a notícia de que a Polícia Federal vasculhou a sua residência em busca dos elementos necessários a livrar o país de um deboche, de uma agressão a cada um de seus cidadãos, ou seja, da sua Presidência na Câmara.

cunha 1

Mais três dias se passaram e o procurador-geral da República, doutor Rodrigo Janot, emitiu medida cautelar, interposta no Supremo Tribunal Federal, cujo teor fala por si mesmo.

cunha 2

As razões expostas pelo PGR nessa medida cautelar para o pedido de seu afastamento, senhor Cunha, são quase tão estarrecedoras quanto a sua postura inaceitável de permanecer no cargo que ocupa.

1 – PRÁTICA DE VÁRIOS CRIMES.

2 – PROMOÇÃO E INTEGRAÇÃO DE ORGANIZAÇÃOCRIMINOSA.

3 – OBSTRUÇÃO E EMBARAÇAMENTO DE INVESTIGAÇÕES.

O mais grave de todos esses elementos é a obstrução e o embaraçamento das investigações que o senhor, mancomunado com grande parcela do PMDB, com a totalidade do PSDB e com outros partidos de oposição ao governo Dilma Rousseff estão praticando ao proporem um golpe parlamentar contra uma mandatária legitimamente eleita e contra quem não pesa uma só das provas testemunhais e materiais que pesam contra si.

O pedido de impeachment que o senhor acolheu e que cerca de metade da Câmara dos Deputados apoia nada mais é do que uma tentativa de tirar a presidente do cargo para que o seu colega de partido, Michel Temer, interrompa as investigações da Polícia Federal, as quais ela apoiou desde o início mesmo contra seus próprios interesses políticos e os de seu partido.

Não é por outra razão, senhor Eduardo Cunha, que o procurador-geral da República, na peça que dirigiu ao STF, chama o senhor e os seus comparsas de “delinquentes”, como mostra o trecho do documento reproduzido abaixo:

EDUARDO CUNHA, diretamente ou por meio de seus aliados, vem se valendo das prerrogativas do cargo de Presidente da Câmara dos Deputados para pressionar testemunhas e, assim, tentar evitar que as investigações que correm contra si e outros delinquentes se desenvolvam segundo o devido processo”

Se juntarmos as palavras grifadas no trecho da representação do PGR reproduzidas acima, ficaria assim:

Eduardo Cunha vem se valendo das prerrogativas do cargo para pressionar testemunhas e tentar evitar investigações contra si e outros delinquentes

E mesmo assim o senhor não deixa o cargo.

Há, portanto, que usar a lei para conseguir aquilo que o senhor não tem o bom senso de fazer. E o cerco está se fechando, senhor Cunha.

Na última quinta-feira, o Supremo Tribunal Federal autorizou a quebra dos seus sigilos bancário e fiscal, de sua mulher, Cláudia Cruz, de sua filha, Danielle Dytz da Cunha, além de pelo menos três empresas ligadas à sua família.

O senhor está prestes a ser indiciado pelo Supremo por suspeita de ter mantido contas secretas no exterior com recursos desviados de negócios da Petrobras na África.

Parte dos dados fiscais já foram enviados pela Receita Federal aos procuradores que atuam na Lava Jato e embasaram o pedido de busca e apreensão na sua residência no último dia 15 de dezembro, na residência oficial do presidente da Câmara, o que envergonha este país diante do mundo, senhor Eduardo Cunha.

E o senhor não tem o bom senso de renunciar.

Receita Federal já identificou indícios de aumento patrimonial do senhor que é incompatível com os rendimentos da sua família, senhor Cunha. Rendimentos que totalizam R$1,8 milhão entre 2011 e 2014.

E o senhor não tem o bom senso de renunciar.

O pior não é isso, senhor Cunha. O pior é que existam tantos parlamentares que o apoiam porque acreditam que se o senhor permanecer no cargo conseguirá derrubar a presidente Dilma Rousseff para que seu colega de partido e vice-presidente da República ponha termo às investigações.

Concluo esta missiva, meu senhor, manifestando confiança em que o seu “reinado” nefasto está no limiar do fim. O cerco se aperta e o senhor sabe muito bem que as decisões que o STF está tomando ao lhe ter dado 10 dias para se defender e ao determinar a quebra dos seus sigilos prenunciam que seu afastamento será determinado.

Uma vez fora da Presidência da Câmara, meu senhor, estará frente a frente com a lei da qual o senhor debochou, à qual o senhor afrontou, a qual o senhor tentou barrar. Acabou, senhor Eduardo Cunha.

Por que lhe escrevo tudo isso, então? Por que não posso deixar de lhe dizer que o senhor enfrentaria com uma réstia de dignidade tudo que tem pela frente se, pelo menos a esta altura, tivesse o bom senso de reununciar antes que seja “renunciado” pelo STF. Talvez o senhor não acredite no que estou afirmando, mas, em breve, irá acreditar.

 

136 comments

    • Com as eleições e se a oposição vencer, que é possível, pois só ganha e perde, quem disputa, um representante do PETÊ poderá deixar o Poder. Hoje é do PT e do PMDB, mas só falam do primeiro. Pois bem, é o jogo democrático, mesmo que a mídia interfira. No entanto, na outra eleição, se não voltar um representante do PMDB, tucano, demo ou pepesisca não será. Mas, o Ciro vem aí, e com Ele na disputa será que vocês da oposição facista tem condições de vencer as eleições? Sei lá. O tempo dirá. Só ficamos tristes por causo do ódio que vocês exalam! Pra que odiar?

    • Volta sim, Fábio. Infelizmente volta.

      Se a oposição vence as próximas eleições, aí rouba, rouba e rouba. Povo fica consternado e então os tira do poder. PT vence eleição novamente, aí rouba, rouba, rouba.

      E isso não é uma possíbilidade, isto já aconteceu, basta olhar de 94 até ontem.

      No meio tempo quem estiver fora do poder acusa quem está eleito de ser ladrão e quem está no poder diz que os outros quando lá estiveram também roubaram.

      O interessante é que nessa conversa a mensagem é que ambos são ladrões.

      Pare pra pensar: enquanto o mensalão era investigado a Petrobrás era assaltada na cara-dura e ninguém estava sabendo. Todo mundo prestando atenção no Mensalão. Agora que os olhos estão voltados para a Lava-Jato qual será o esquema que está funcionando nesse exato momento?

      • Você, que se identifica como Gambaleão, ao que tudo indica, deve imaginar-se como um cruzamento de gambá

        com o rei dos animais.

        Esse cruzamento, a julgar pelo nível de seu comentário, foi bem-sucedido apenas pela metade.

        Isso porque seu comentário nada tem da realeza leonina.

        Por outro lado, em compensação o cruzamento até que deu certo porque o odor que seu texto exala é

        insuportável.

    • Se é isto que você acredita, fabinho (tem gente que acredita em qualquer coisa, até na globo), deveria por as barbas de molho, e aproveitar estes dois anos para descansar as perninhas, pois em 2018 vais ter muito o que espernear.

    • Se for pela via democrático em aceito embora não acredito nessa hipótese afinal, o povo não é burro e tão desinformado o quanto você.

    • Muito ao contrário Fábio. Vejo seu comentário e fico pensando, será que você tem alguma vantagem pra pensar assim? Algum parentesco com Cunha, um motivo assim humano? Eu até compreenderia.Eu não tenho, Gracas a Deus nenhum parente enrolado. Mas tenho compaixão por criminosos, assim como o Dr. Malheiros e um outro juiz decente que disse “se eu não sou criminoso é talvez porque as fraquezas humanas que tenho ficaram camufladas por boa educação, carinho dos pais, bastante dinheiro, dom de certa inteligência, muitas oportunidades etc” Então tenho compaixão até por Cunha, perder tudo, deve ser muito difícil.
      Mas Fábio, se você não tem essa compaixão geral, o que te move?

    • Uma mídia corrupta , sínica com o tempo formará um publico tão vil quanto ela. A mídia que não aceita um legitimo representante do povo(LULA nasceu nos seios dos trabalhadores) sempre o perseguirá e formará opiniões contrárias e nefastas a sociedade,A mídia já mostrou Joaquim Barbosa com se fosse o paladino da justiça ( teve trouxa que já falava em J B pra presidente), mas a mascara caiu, depois trabalhou junto com PSDB pra eleger Cunha na presidencia da camara e o mostrou como um herói (teve trouxa que dizia SOMOS TODOS CUNHA) e deu no que deu um verdadeiro pilantra . Nunca tivemos uma investigação tão avançada como esta mas tem trouxa que fala a lingua da mídia e PSDB aos gritos de fora DILMA. Mal passa por essas mentes vazias que na verdade o serviço sujo dessa elite porca corrupta sonegadora é Tirar Dilma ou os corruptos e sonegadores serão todos presos todos presos. ACORDA PEÃO.

  • O estrago que esse senhor já fez ao país com as suas pautas bombas, apoiadas pela oposição irresponsável que, seguramente, terá a resposta nas eleições municipais que se avizinham, é inimaginável.

    O Brasil está parado enquanto isso muitos pais de família perdem o emprego, a inflação bate na casa dos 10%, tudo que poderia ser amenizado não fosse a irresponsabilidade que se apossou do país por parte da Câmara e da oposição e de estamentos dentro aparelho estatal como: a PF, o MP e a Justiça do modelo Moro, que conduz a Operação Lava-Jato patrocinada pelo seu tribunal paralelo mídia mafiosa.

    Moro é aquele juiz que prende, investiga e condenada e ainda libera verba para a polícia, ou seja, um “super-man” do judiciário, um juiz policial. Há um agravante nesse juiz, recebe prêmios de um vergonhoso monopólio de comunicação do país, a sonegadora de impostos Globo. É um absurdo, dos absurdos e o CNJ não vê nada e tem raiva de quem sabe.

  • Esperar dignidade desse verme corrupto é o mesmo que esperar que o lobo seja bonzinho com as ovelhas, embora a segunda opção seja muito mais provável. Mas não tenho tanta certeza de que esse escroque e ladrão verá o sol nascer quadrado um dia, pois ele não é do PT e isso para alguns juízes e membros do MPF não vem ao caso….

  • Esse homem fez tanto mal ao governo e ao país. Não permitiu que a presidente governasse. Consequentemente a população era prejudicada. Zombava do executivo e dos parlamentares do PT. Criou uma série de PECs desnecessárias. Algumas para impedir que a presidente nomeasse… Foi um terror sob os aplausos da mídia golpista. A mídia é a principal culpada disso tudo.

  • Caro Edú,
    Foi uma honra tê-lo acompanhado para entregar a representação, em Brasília.
    Pena que esteja demorando tanto a decisão do afastamento e a prisão do elemento.
    Partilho contigo a ansiedade de nos vermos livre logo desse crápula.
    Um abraço forte, companheiro
    Ricardo Grillo

  • Fora de pauta. Caro Eduardo, acredito que o Cunha hoje já esta morto politicamente. O maior risco que a democracia sofre hoje se chama PF e , tudo isto por culpa unica e exclusiva, infelizmente, da Dilma e até do Lula que deixaram o comando da corporação nas mãos de incompetentes. Confundiram Republicanismo com esculhambação. Ironia das ironias, a Dilma que sofreu nas mãos da ditadura vai deixar como legado um estado policial aliado ao pior da direita. E não foi por falta de aviso. Em nenhum pais sério do mundo a sua policia debocharia da Presidência e Ministros desta forma. O governo esta sitiado pelos delegados da PF.

  • Prezado Eduardo:

    Por que será que tem tantos desonestos e oportunistas que se dedicam à atividade política partidária ?
    a) para saquear de modo acelerado a riqueza do povo brasileiro ?
    b) para usar o cargo e entregar legalmente as nossas riquezas às empresas estrangeiras ?
    c) para ter prestígio e satisfazer o seu ego ?
    d) para usar o poder que o cargo lhe proporciona e empregar seus parentes e cupinchas ?
    e) para ficar protegido pelo cargo diante da justiça pelas injustiças que cometeram no passado e tambem por aquelas que comentem no presente ?
    f) Ou realmente por que desejam prestar bons serviços à sociedade, utilizando-se do seus conhecimentos e exemplos de bons cidadãos e ter vontade de servir com corpo e alma à comunidade visando a melhoria do povo ?
    OBS: Para mim são poucos os que se enquadram no último ítem, mas essas pessoas existem e na atividade política eles estão aí sendo vítimas de infâmias, mentiras e canalhices dos demais e principalmente da grande mídia que buscam excluí-los da política para que somente os que representam o poder econômico fiquem na política e assim busca-se intimidar os homens de bens.
    ” O castigo dos homens capazes que se recusam a tomar parte nas questões governamentais é viver sob o regime dos homens incapazes”Platão (428 a 347 A.C.)
    O Blog da Cidadania e seus leitores devem sim, apoiar os homens de bem(aqueles que dão bons exemplos na atividade política e na vida ) e serem inimigos ferrenhos dos picaretas e trambiqueiros políticos que querem se passar por homens de bem.

    • Caro Valdir-Ba, uma vez um amigo me disse que iria se candidatar a vereador por uma pequena cidade. Perguntei a ele, inocentemente (eu tinha uns 16 anos) porque ele o faria, se sabia que não iria se eleger por não ter dinheiro algum. E ele me disse que teria que tentar, pois se não o fizesse, o caminho ficaria livre pros crápulas. É isso: nesses anos todos, em lugar de se criarem instituições fortes que atraíssem cidadãos responsáveis para a disputa política, foi realizado um grande e bem sucedido esforço para desacreditar a política e deixar o caminho livre para esses aproveitadores. Acho que a coisa pode começar a mudar com a proibição do financiamento privado das campanhas, mas tenho receio de estar sendo tão ingênuo quanto aquele garoto de tantos anos atrás.

  • Com certeza ele não acredita que o STF terá coragem de afasta-lo do cargo de presidente da câmara e nem do mandato de deputado federal, pois há muito pouco tempo ele privava da companhia de ministro do mesmo STF para tomar café da manhã em sua casa, mesmo depois de ter sido acusado de inúmeros crimes, talvez até mesmo para discutir manobras para livra-lo de pagar por seus crimes.

  • Mais uma vez a sua coragem nos conforta e nos fortalece,Edu. Tomara que você esteja certo e que o reinado de Cunha chegue ao fim.Por mais que a gente queira entender e encontrar justificativas para que ele ainda esteja atravancando o país e debochando de todos nós por ainda ter poder para fazer o mal,é impossível.Tantos foram presos sem as provas necessárias.Tanta gente está presa sem julgamento,com mandados de prisão feitos no afogadilho,sem que muitos deles sequer ofereçam maiores riscos à sociedade (não estou aqui afirmando que são inocentes)…E o Cunha aí,espalhando o terror e usando das prerrogativas do cargo. Tem algo de muito podre no reino da justiça tupiniquim.Mas quero muito acreditar que o seu desejo,que é o de milhões de brasileiros,se realize o mais breve possível.Um abraço.

  • O mais lamentável é ver o próprio STF procastinando, INJUSTIFICADAMENTE, o julgamento de Cunha…
    Saiu em recesso e protelou para Fevereiro o julgamento…
    Se fosse AUMENTO DE SALÁRIO, aposto um Cunha que haveria plenário às 03:00h de algum domingo!!!
    E fica esse sujeito armando aqui e ali, criando apreensão em todos nós…
    Parabéns, STF!!!!!
    Atitude muito cidadã e republicana sua!!!
    Triste…
    Não gosta do PT, nem da DILMA, nem do LULA???
    OK, não vote neles, mas, EM RESPOSTA, votar no PSDB, ou em algum partido da DIREITA, é passar atestado de BURRO e de GADO…
    A menos, é claro, que você seja empresário (CAPITAL) ou dono de terra (TERRA); aí faz sentido…
    LULA 2018!!

  • Eduardo sempre que for possível, estarei a postos para assinar e apoiar todo e qualquer documento que ponha fim aos desmandos desses Nazifascistas na politica brasileira. ainda temos um longo caminho para darmos uma faxina geral, este pessoal da extrema direita ainda irão incomodar muito o Brasil por algum tempo, infelizmente, mas não devemos ficar apenas chorando e sim encontrar mais “Eduardo Guimarães” para começarmos a fazê-los pensar enésimas vezes antes de estes quererem por fim a democracia tão duramente reconquistada no Brasil. Parabéns, abraços e vamos em frente!!

  • Meu caro Edu,
    assinei e assinarei quantas petições, encaminhamentos, medidas judiciais propostas por você. Grande abraço deste seu leitor
    César Mourão

  • Eduardo Cunha, o primeiro a chamá-lo (e apontar em plena sessão da Câmara dos Deputados) de Achacador Cunha foi o Cid Gomes. Cid Gomes tinha e tem muita razão e certeza para colocar o predicado Achacador na nefasta figura de Eduardo Cunha. Com a sorte que tivemos (e não foi por causa do Homem de Preto da Vara de Guantánamo) Cunha foi denunciado na Suíça (se dependesse da nossa republicana e burra PF ele estaria livrinho da silva).

    Hoje temos o prazer de ler que o STF vem fechando o cerco sobre as atividades criminosas e mafiosas de achacador e chantagista.

    Já os coxinhas e patinhos da Fiesp estão tristes, pois o seu herói, mais dias menos dias, estará afastado da presidência da Câmara e da condição de deputado federal. A cadeia é o lugar do Achacador Cunha.

  • Neste dia será o coroamento da nossa Cidadania. No nº 45 da rua Tancredo Galvão Trigueirinho- Sta Branca, haverá queima de fogos.

  • :

    : * * * * 19:13 * * * * .:. Ouvindo A Voz do Bra♥♥S♥♥il e postando:

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • Tem muitos coxinha que não são cegos,são é canalhas mesmo,nunca que vão admitir que são burros políticos,que se enganaram com a corja do psdb e demais da oposição.

  • Excelente noticia Eduardo, mas cabe a pregunta que nao quer calar: Porque tanta velocidade para prender delcidio e tanta lerdeza com cunha? Será que ele ainda tem “serventia”?

  • Eduardo, segundo Ciro Gomes, Cunha amealhou 1/2 bilhão de reais, em negociatas, e os vem distribuindo a um grupo de deputados (“mensalinhos”). Se for verdade, há uma quadrilha na Câmara. E a eventual quadrilha, será desbaratada? E se o novo presidente da Câmara for um “pau mandado” do atual e a quadrilhagem, se real, prosseguir?

  • Caro Eduardo

    Sou conhecido do Cunha.
    Quando ele leu seu post, começou a tremer incontroladamente. Disse que aguentava ser inimigo de Dilma, de Edinho e de Wagner mas ao saber que vocë queria sua cabeça, desesperou-se.

    • Não creio que você seja amigo do Cunha porque, além de tudo, você deve ser pobre. Rico não se daria ao trabalho de passar o dia inventando nomes falsos para postar comentários insultantes em um blog. Rico gasta seu tempo gastando sua riqueza. Mas você é da mesma laia do Cunha. Isso é lìquido e certo. Agora, meu caro, os dois mil cidadãos que representamos contra o seu heroi fizemos um ato político claro, corajoso, de peito aberto, mostrando a cara, assumindo nossas posições contra um sujeito contra quem abundam provas materiais e testemunhais de ter roubado o dinheiro dos seus e dos meus impostos. Quanta diferença para um ratinho covarde que, para fazer um comentariozinho agressivo, tem que usar nome falso, não? E ainda, em vez de se indignar com Cunha, como todo “bom” palhaço você está aqui dizendo-se “amigo” de alguém que o procurador-geral da República chamou de delinquente, e que o STF já está cercando. E você ainda se acha esperto. Ô dó…

  • Edu,fugindo um pouco do tema em questão, quero observar que, no inicio dos protestos do MPL, a própria TV mostrou as pessoas vestindo preto e com máscaras nas três filas iniciais do protesto
    Depois falaram que eram infiltrados no movimento!
    Não eram, não!!
    Eles puxaram as manifestações!!!
    Engraçado…
    estes palhaços que reclamam do aumento de passagens só tem como alvo o ônibus!!!
    E o metrô, sempre falhando e superlotado???/
    E a CPTM, sempre com problemas, como diriam os usuários da linha lilás, principalmente!?
    Black blocs!!! Sempre aparecem nos movimentos do MPL!
    Tudo estranho!
    Sorte que eles perderam força! Disseram que havia 30 mil pessoas! Se tinham 3 mll é muito!!!

    • Olha, eu não confio nem um pouco nesse MPL. Acho, como já disse aqui em outro post, que essa turma visa atrapalhar as eleições municipais, principalmente a reeleição de Haddad em SP. Esses filhinhos de papai do MPL pra mim servem direitinho aos propósitos do PSDB. É só lembrar que a liderança desse tal Kim Kataguiri “nasceu” nas manifestações de junho de 2013, conforme li numa entrevista concedida por ele ao portal IG. Ele teve participação ativa nessas manifestações. E o MPL já marcou outra manifestação para o próximo dia 12. Essa turma vai ficar atormentando durante o ano inteirinho até as eleições de outubro. Quero só ver se vão ter o apoio do povão.

  • Não sejamos injustos com Cunha! Já bastaram as injustiças contra Dirceu, Valerio, Vaccari, Delubio, genoíno, Odebrecht, Delcídio do Pt, Pessoa….

    O que querem? Acabar com a política do noçu paiz???

    • Senhor Nigro,
      Quando eu era mais jovem e meu pai ainda era vivo,e, quando conversava com alguém que fosse profundamente sórdido e canalha, meu pai dizia: “ainda ei de ver criaturas desse naipe morrem de ignorância!” Certamente, meu pai não acreditava que isso fosse possível, mas cria que as consequências da estupidez favorecessem sua vontade. Digo para o senhor, ao colocar o senhor José Dirceu e os petistas no mesmo saco do Edurado Cunha não o faz porque sejas ignorante, muito menos por não saber que entre a corrupção dos petistas e os crimes de corrupção do Cunha existam listas de provas materiais absolutamente incomparáveis a dos petistas, bem como os motivos que levaram à prisão os petistas e não prisão do Cunha, e também, que o senhor ignore que, com quase absoluta certeza o criminoso legislativo não será punido. Contudo, desejo que o senhor morra por consequência de sua sórdida mediocridade e seja enterrado sendo lembrado como um ser abjetamente chué e vulgar, posto que, em vida é isso que o senhor é!
      Maria Antônia

  • Obrigado Eduardo, por dar novas esperanças. Nos livraremos dessa figura nefasta. É preciso que o povo observe quem o apoia, para não elegê-los mais.

  • Edu, não estou fazendo média e você sabe disso: quanta honra foi conhecer você aqui em BH e saber que és um cidadão politizado e atuante em nossa sociedade…

    Conta comigo!

  • Olá Edu, me chamou a atenção você não usar o pronome de tratamento uma vez que o Cunha não respeita o mandado dele.

    Li um livro escrito pela jornalista Cláudia Wallin de título “Um País sem excelências e mordomias”. Creio que todo cidadão deveria lê-lo. Você sabia que os suecos aboliram o pronome de tratamento para os políticos e eles são chamados pelos próprios nomes ou por “você”? Pode parecer mesquinharia tal fato mas não creio. Se os políticos representam o povo, por que distingui-los de nós mesmos e trata-los de “V.Exa.”? Por que carro oficial, motoristas, gabinete, apartamento funcional, passagens aéreas, e outras tantas mordomias se o povo não as tem? Chegou a hora de nos organizarmos e fazermos um projeto de lei que acabe com essa farra. Se necessário for, que mudemos a Constituição! E não só no legislativo não. No judiciário, no ministério público, no executivo.

    É aviltante ver juízes federais e procuradores da república posarem de paladinos da justiça encampando a luta contra a corrupção e eles mesmo corromperem a Constituição Federal, recebendo salários mais altos do que a própria Constituição determina.

    Além do salário de aproximadamente R$ 30.000,00 (o teto que determina a Constituição), tem procurador que recebe auxilio pré-escola! Isso mesmo, nós pagamos a babá do filho dele. Recebem auxílio moradia (R$ 4.750,00) mesmo morando e trabalhando na mesma cidade.

    Enfim, acho que passou da hora de pensarmos mais seriamente sobre acabar com esses benefícios e mordomias de vários agentes públicos que os fazem pensar serem deuses.

    Querem ficar ricos? Vão para a iniciativa privada. Fala adaptada de um ministro do Supremo Tribunal Federal da Suécia.

    Em tempo: pagamos o segundo mais caro congresso do mundo.

    Se me permitir, divulgo o link do livro abaixo junto com um vídeo entrevista da jornalista

    http://geracaoeditorial.com.br/pais-sem-excelencias-e-mordomias-um/

    https://www.youtube.com/watch?v=Ga3VUTnx0_g

  • A saída dessa coisa ruim é para ontem. O Brasil precisa urgentemente se livrar de tal figura. Aí dentro da normalidade institucional, e derrotado o impeachment, o jogo democrático civilizado siga seu rumo. E se a oposição ganhar em 2018, como deseja o outro aí, que seja, muito embora, com essa imprensa que temos não tem eleições limpas nunca.
    Esse deverá ser o próximo passo. O STF melhorou, o legislativo com a saída do nefasto e a proibição de doação de empresa privada vai melhorar. Faltará a democratização da mídia, para aí sim termos uma democracia de fato e de direito.
    PS: Edu, esse mês vou colaborar. Essa luta é de todos e voce está sacrificando “o leite das crianças”

  • Que será uma das melhores coisas dos últimos tempos o fato desse verme, desse monte de merda chamado Eduardo Cunha deixar a Presidência da Câmara e ir parar na cadeia com sua arrogância coronelística, sua truculência e seu fanatismo doentio nem se discute. Contudo, é bom que vejamos um pouco além desse episódio. Primeiro, comecemos recordando que QUEM COLOCOU CUNHA NA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA FORAM A DIREITA E A MÍDIA, QUE HOJE QUEREM DESTITUÍ-LO PORQUE CUNHA TORNOU-SE INÚTIL. SUA PRESENÇA INVIABILIZA AINDA MAIS O JÁ QUASE MORTO GOLPE PARLAMENTAR/JURÍDICO CONTRA DILMA. A partir disso, olhemos também com mais profundidade para o presente, e em seguida para o futuro que descortina-se a partir dele, Cunha já é carta fora do baralho para a direita, por isso juntamente com a operação para livrar-se de quem ela mesma colocou na Presidência da Câmara(e tentar emplacar um outro Cunha, mais sabido e “limpinho”, que possa dar uma sobrevida ao golpe, quem sabe o fascista Jarbas Vasconcelos); a direita e mídia iniciam uma outra frente de ataque. Essa frente destina-se inviabilizar a articulação política do governo, para assim barrar a retomada de controle do PMDB, ao menos de boa parte dele, que o governo Dilma vem fazendo pelas mãos de Jacques Wagner, Pezão e Eduardo Paes. Há dois dias que a Globo reverbera “denúncias” do jornais fascistas(parece-me que do nazista O Estado de São Paulo)que envolvem Jacques Wagner, através da bilionésima “delação” premiada, transformada sempre em Verdade inquestionável(onde inexiste a óbvia necessidade de prova para dar veracidade ao que foi dito por alguém que está preso irregularmente há meses e diria qualquer coisa para livrar-se de uma prisão “preventiva”, que pela Lei dó poderia durar 90 dias e ocorrer apenas em caso comprovado de tentativa do réu de atrapalhar as investigações). Além de Wagner, cujas “acusações” envolvem sandices como a de receber doações ilegais para a Campanha de 2011 oriundas de uma obra da Odebrecht só iniciada em 2014), o JN de ontem citou também Eduardo Paes. NÃO TENHAM DÚVIDA, A GLOBO TENTA ENFRAQUECER A ARTICULAÇÃO POLÍTICA DO GOVERNO QUE, NESTE MÊS DE JANEIRO, INICIA UMA BEM SUCEDIDA RETOMADA DO CONTROLE DO PMDB, ATRAVÉS DO PMDB DO RIO, ONDE ADVERSÁRIOS DE CUNHA, COMO PAES, PEZÃO E PICCIANI, AJUDAM O PLANALTO PARA ASSIM GARANTIR A PRÓPRIA ASCENSÃO NO COMANDO DO PARTIDO. É sobre esse novo golpe que devemos nos focar. Alguém pode alegar que Temer e Moreira Franco foram citados. Contudo, também essa “citação” dos dois é facilmente compreensível se pensarmos que a Globo já inicia um Plano B. Se não conseguir recuperar o golpe do impeachment no Congresso, que está muito capenga e com poucas chances de ressurgir, os Marinho apostam suas fichas no TSE(até Aécio Neves já percebeu que o novo “caminho” dos canalhas é o TSE)e na dupla Gilmar Mendes e Toffoli. Para isso, é necessária a anulação da chapa Dilma/Temer através da “alegação” de recebimento de recursos oriundos de corrupção(pausa para rir doi cinismo dessa alegação), numa das mais canhestras farsas jurídicas que a direita tenta encampar, baseada na “anulação” de uma campanha já homologada pela próprio Tribunal, que assim julgaria novamente algo já julgado, sem que tenha havido fato novo a enseja um novo julgamento, afinal “delação” precisa ser provada(por isso digo que “Lei” não existe como essência, uma entidade em si. O que existe é a luta de classes, a correlação de forças que determina não apenas as Leis, mas como elas serão “interpretadas”), o que ensejaria uma nova eleição, que a direita jura que venceria. ESSE É O MOTIVO DE LEVAREM UM PILANTRA COMO TEMER(REACIONÁRIO COMO ELES)PARA A RIBALTA DAS “DELAÇÕES” DA LAVA A JATO(GOLPE À JATO), JÁ´QUE QUALQUER DEMENTE SABE QUE TEMER É UM CRÁPULA, UMA IMPOSIÇÃO DO PMDB QUE DILMA TEVE QUE ENGOLIR PROVAVELMENTE A CONTRA-GOSTO)E ACUSÁ-LO DE QUALQUER COISA(SENDO OU NÃO VERDADE)”PEGA”, NA MÍDIA E NA “OPINIÃO PÚBLICA” DE QUEM O JULGARÁ NO TSE, DEVIDO AO PRÓPRIO PASSADO SUJO QUE ESSE AMIGUINHO DE CUNHA TEM E TODO MUNDO QUE CONHECE UM POUCO DE POLÍTICA NO BRASIL SABE. Assim, devemos não apenas nos concentrar em Cunha(natimorto, embora sua saída seja motivo de alegria para quem deseja ver a política e o mundo livres dos canalhas), mas para as novas facetas golpista que a direita(Globo às frente)já tenta encampar como forma de reagir à derrota iminente que aproxima-se para o impeachment. Devemos denunciar nas ruas esses novos golpes, começando por realizar atos em frente às sedes da Globo.

  • Boa tarde Eduardo. Sou totalmente a favor do afastamento do deputado Eduardo Cunha da presidência da Câmara, porém tenho muitas dúvidas que o seu simples afastamento possa trazer efeitos positivos para o país. Este seria apenas um primeiro passo, pois esta figura nefasta ainda controla praticamente metade dos deputados, inclusive na legislatura passada já controlava boa parcela destes parlamentares.
    Portanto, a cassação e prisão seriam um bem para o país, partindo do pressuposto que o sr. Eduardo Cunha não deixasse uma figura de sua espécie no comando da Câmara dos Deputados.
    Saudações.

  • Caro Eduardo Guimarães,
    Boa tarde,

    Licença para registrar isto: dias atrás registrei um problema com as agências do Banco do Brasil, que ao que parece a diretoria está detonando o banco a serviço das máfias privatistas agora melhor identificadas. Pois hoje, a agência da Liberdade, a única num shopping de rua, digamos, em meio a milhares de pessoas tentando sacar, pois o tipo de comércio mais simples nem sempre aceita cartões, e as máquinas informavam que ” não disponível para saque”.
    Desde a abertura até ao meio dia sem saque num sábado. Se publicar e caso seja interpelado tem meu email. Não fugirei jamais de minha respobsabilidade. Muito obrugada .

  • Eduardo,no pós-Cunha, o que deixa mais triste é o abandono do ex-presidente Lula à sua própria sorte.Embora não goste dele, o jornalista Andre Singer diz hoje algo interessante: pelo roteiro traçado pela presidente Dilma, o Lulo-petismo está fora de 2018. No enredo dela, “eu sou inocente, o resto que se f…….”, o tenebroso Zé vai sair como herói. O Lula e o PT destroçados. Tem uma lógica. Pode ver: surgiu o Jacques Wagner como opção forte para 2018 e um vazamento seletivo já tenta abatê-lo. O Zé das trevas mandou investigar: a culpa será do gari. Acho que vai ser assim até 2.018: porrada no PT e no Lula e o governo sem usar o poder que tem.

  • O fascista estão com plena convicção que o impeachment é certo. Estão Caladinhos nas redes sociais,mas sempre aparece um kamikaze como esse Fábio Lima. A PF tem a obrigação de pegar a bancada que Eduardo Cunha montou.

  • Opinião de um eis petista: Cristóvam Buarque:
    A decadência econômica se observa na desindustrialização com primarização do PIB; sucessivos anos de recessão; regressão na posição entre os países do mundo; incapacidade de inovação; baixa competitividade; ausência de produtos de alta tecnologia; déficits públicos estruturais crescentes; educação básica deficiente, ensino superior fraco e desvinculado do setor produtivo, sistema nacional de ciência e tecnologia atrasado, empresários com aversão ao risco, sem gosto por inovação, dependente do protecionismo; baixa taxa de poupança, burocratismo, instabilidade jurídica, um sistema previdenciário estruturalmente deficitário e nada incentivador do trabalho; quebra de confiança, leis trabalhistas antiquadas e prejudiciais ao trabalhador contemporâneo. Tudo a indicar muito mais do que uma simples crise que passaria em alguns meses, mas um longo processo de decadência que pode durar muitos anos.

    A explosão social pode ser percebida na violência urbana,

    • Mauricio,
      Desde quando um ex-petistas é parâmetro para argumentação sólida?! Desde quando o ressentimento e a amargura são objetos de comprovação da verdade?! O senador Cristovam foi governador de Brasília e Ministro da Educação no primeiro mandato de Lula, faz uma pesquisa e descubra quais as contribuições maravilhosas que o senador deixou para a posteridade, exercendo a ação de agente executivo?! Mauricio, um homem ou mulher podem ter execelentes recursos e discursos teoricos sobre o que é certo e errado, sobre o que decente e indecente, sobre a ética e imoralidade, sobre o que é honesto ou não honesto, mas isso não o habilita a ser um excelente realizador daquilo que fala e pensa. O senador critica o governo e o PT — e deve fazê-lo — para quem é devedor de seu cabedal político, uma vez que saiu do partido, mas continuamos a acreditar que ele também continuava a ser um homem de esquerda, ledo engano! Se o partido dos trabalhadores não consegue melhorar o Brasil para os brasileiros, na cabeça dele é o PPS que conseguirá?! O que é o PPS?! Uma trupe de moleques de recados do PSDB. Quem é o Roberto Freire?! Um vende-pátria, e, um vende as calças! São esses homens que servem como argumento para a solução da crise?! Ou seja, na sua cabeça vender o resto que sobra do Brasil é a solução?!
      Maria Antônia

    • Agradeço ao tio sam e ao golpe de 1964 pelo enterro de NOSSA indústria automobilística…
      É pouca coisa ??
      Conheceste algum FNM ??
      …Vai no google imagens e coloca essas 3 letras FNM + carro, FNM + ônibus, FNM + caminhões, FNM + trator

  • .:.
    :

    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo A(s) Voz(es) do Bra♥♥S♥♥il e postando:

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • Edú,

    Desde que me conheço por gente, assisti a derrocada de MUITOS outros Cunhas. Os donos do Brasil arrumarão outro xarope para incriminar. Idiota esse Cunha que obedeceu cegamente ao DEMo e ao PSDBurro. Nem a Fadinha da Floresta, que escondeu um avião poderá salvá-lo.

  • A vitória contra esse bandido (e derrubando esse, derrubamos milhões de CUnhas), pode até demorar, mas ela vai chegar.
    Obrigado Edu pela luta.
    Conte sempre comigo.

  • Caro Eduardo Guimarães, por favor
    Registrando: desde sábado a agência do Banco do Brasil da Rua Galvão Bueno continua indisponível para saques.Algumas maquinas estão com papeis nos drivers e o cartão não pode ser colocado. Pelo jeito vai até segunda e a gerente estará novamente enfrentado a abertura da agência para o público sem nenhuma estrutura. Privataria à vista.
    Grata,

  • Mantermos o equilíbrio e a união pois a direita escancarou a falta de vergonha e seus propósitos. Fizeram as contas e decidiram fazer o que mais faz sobrar dinheiro. Matar pobres ,saquear o país, deixar o estado bem gordinho para manter os privilégios dos ricos, usar a classe média, que como disse um analista….veste o arreio por si mesma.

  • Se a Democracia, o Estado de Direito, a Esquerda e o partido que encabeçou a chapa vencedora das últimas quatro eleições presidenciais sobreviverem a toda essa perseguição implacável que lhes é aplicada pela Direita, pela mídia golpista e pela burocracia do Estado que se transformou no maior e mais poderoso agente do golpe e desestabilizador da nação brasileira (seguindo as diretrizes neoliberais de Washington e seu consenso, o qual sempre visa manter o controle absoluto sobre a América Latina, tendo no poder local os representantes da plutocracia tupiniquim), poderemos contar a nossos filhos e filhas que vivemos uma época terrível e que a razão e o bom senso venceram a truculência e o nazifascismo que desde 2013 mostrou suas garras em terras brasileiras.

    O que surpreende é a passividade e acomodação covarde tanto do governo como da intelectualidade que se auto-intitula ‘esquerdista’, mas que, ao invés de denunciar o golpe desde do começo, preferiu flertar com a mídia golpista, numa vaidosa tentativa de obter espaço para divulgação de artigos e publicações. Os exemplos são vários, sendo fácil ler artigos dessa turma da Academia que anda publicando não só nos chamados ‘jornalões’ e ‘revistonas’ da decadente mídia comercial, como ouvir entrevistas que concedem a emissoras de rádio e tv dessa mesma mídia golpista e decadente. Apenas quando a ruptura institucional bateu à porta, a turma da Academia saiu em defesa do mandato legítimo da presidente Dilma Rousseff.

    Se a intelectualidade ‘esquerdista’ leu o que Pierre Bourdier escreveu ao longo das últimas três décadas deve saber que os estragos do neoliberalismo-conservador foram previstos pelo sociólogo francês bem antes de FHC privatizar e vender o Brasil. E se sabia do que essa turma seria capaz, cometeu uma covardia imperdoável. FHC e o PSDB constituem a maior fraude política e sociológica imposta ao Brasil; maior ainda do que a que empoderou Collor, pois esse não possuía sustentação parlamentar e acabou deposto; e como ficou menos tempo no poder, não teve tempo de fazer tantos estragos como FHC. Collor começou a m…., mas quem lhe deu dimensão e acabamento foi o ‘príncipe da privataria’.

    E mesmo os cientistas sociais que fazem críticas fundamentadas não apenas sobre os livros e estudos desenvolvidos por FHC e colaboradores, mas sobre a atuação política dele (seja como senador ou presidente da república) são muito benevolentes com o ‘príncipe’.

    E porque escrevi os parágrafos anteriores? Porque sem o tácito apoio do PSDB, dos veículos de mídia, da direita reacionária, da PF, do MP e do PJ (seja por omissão, seja porque Eduardo Cunha serviu de instrumento para enfraquecer o governo e a presidente, aniquilar o PT e a esquerda e assim o personagem por meio do qual o golpe com ares de ‘legalidade’ e ‘institucionalidade’ pudesse ter o pedido aceito – já que EC preside a Câmara Federal), Eduardo Cunha jamais teria chegado aonde chegou, haja vista a longa ficha corrida que possui, por prática de diversos crimes. Se a PGR não tivesse feito ‘corpo mole’ com Eduardo Cunha, ele teria sido denunciado há mais de um ano e não teria causado tantos estragos. Mas ainda existem os ingênuos, incautos ou de má-fé que acreditam que a operação Lava Jato, a atuação da PF, do MP e do sérgio moro têm o propósito de combater a corrupção; esse chegaram participar de manifestações golpistas e empunhar cartazes com o nome de Eduardo Cunha, Jair Bolsnoraro… Alguns pediram intervenção militar… Aécio Cunha e FHC são as mais destacadas figuras desse golpismo.

    Os cientistas sociais e políticos têm de ser mais enfáticos nas críticas a FHC, a Aécio e outras lideranças desse partido que tem no nome ‘social democracia’, mas que representa o pior neoliberalismo-conservador.

    • O dinheiro da campanha de Dilma veio do mesmo lugar que o da Campanha de Aécio, Alckmin dtc. As empreiteiras que corromperam funcionários da Petrobras prestam serviço ao metrô de SP e à CPTM. Pela sua lógica, só agem msl vom petistas e com tucanos sào santas

      • De novo, quem falou em Tucanos?

        Não defenda o PT atacando os outros, vai cassar o que do Aécio se ele perdeu? Mas se roubou merece cadeia.

        O Alckmin é um imbecil que sozinho conseguiu se afundar com essa “reorganização” das escolas.

        Pergunto de novo: Se foi eleita com dinheiro de corrupção, pode ser considerada “legitimamente eleita”?

        Por que essa ferocidade (que tem meu total apoio) contra o Eduardo Cunha e essa passividade com o Renan Calheiros que é tão ruim ou pior do que o Cunha?

  • O Eduardo Cunha só continua de pé na presidência da Câmara porque muitas instituições públicas brasileiras são tão corruptas quanto ele!

  • .

    ESTRIBILHO
    .
    ‘O Brasil não é um país sério’
    Disse Carlos Alves de Souza Filho
    Embora o seu autor esteja no cemitério
    Tal frase é repetida hoje como estribilho
    São inúmeros políticos desonestos
    Estimulando os violentos protestos
    Como estratégia para projetos golpistas
    E com cinismo aparecem na televisão
    Pregando o combate à corrupção
    Da qual são os protagonistas.
    .
    São estelionatários profissionais
    Que prometem ouvir o povo
    Mas diante dos clamores sociais
    Utilizam cassetetes e cachorros
    Para calar a voz dos professores
    E transformar em infratores
    Os alunos que se dão as mãos
    Exigindo dos governantes
    Que não lhes tirem a chance
    De evoluir com a educação.
    .
    Mas eles se fingem de surdos
    E fazendo uso da extrema força
    Cometem os mais absurdos
    Atos contra a Nação toda
    Que embora numa democracia
    Se torna vítima da vilania
    Dos indignos políticos
    Que buscam na atividade pública
    A garantia de que nunca
    Por seus crimes serão punidos.
    .
    Dinheiro na cueca ou na Suíça
    Colapso no sistema hídrico
    Crimes ignorados pela Justiça
    Onde há magistrados corrompidos
    Cidades cobertas por lama
    E tem gente que acha bacana
    Aproveitar o momento atual
    Para dizer que se orgulha
    Em transformar Eduardo Cunha
    Num verdadeiro herói nacional
    .
    Eduardo de Paula Barreto

Deixe uma resposta