Lula quer que o Brasil “volte a sonhar”

entrevista

lula-capa

Após uma semana terrível para o ex-presidente Lula, alvo de um ataque político dissimulado do MPF, pensei que ele adiaria reunião que havíamos agendado na semana passada. Foi uma surpresa, portanto, ter sido recebido por ele na sexta-feira (16).

Cheguei ao Instituto Lula precisamente às 16 horas, como havíamos agendado. Porém, o presidente ainda não havia chegado. Atrasou-se uns 20 minutos. Nesse meio tempo, fiquei conversando com o Frei Chico, irmão mais velho de Lula, e com o petista histórico Paulo Frateschi

 

lula-frei-chico

Frei Chico estava preocupado com a demora do irmão porque, se ele demorasse muito, iria “perder o ônibus”… Frei Chico é uma pessoa tão simples, meu Deus. Lula jamais usou seu cargo para enriquecer a família. Vejo essas coisas e me revolto com o que estão fazendo com o ex-presidente.

Enfim, por volta das 16:20 hs. chega Lula, leva-me à sua sala, mas a conversa demora um pouco a começar porque recebe ligação do prefeito Fernando Haddad.

Após dois minutos, começamos a conversar sobre a conjuntura. Não posso cometer indiscrições, já que não pedi autorização para divulgar o teor da conversa, mas posso revelar que ele se sente tranquilo – e aparenta tranquilidade.

Pergunto se não tem medo das arbitrariedades da Lava Jato, da sanha persecutória dos fanáticos de Curitiba, mas ele me responde perguntando se eu tive medo de representar contra Sergio Moro por abuso de poder. Respondo que não porque tenho vida limpa e o presidente responde que não está preocupado pela mesma razão que eu não me preocupei em fazer o que achei que deveria.

Lula me pergunta por que saí candidato a vereador pelo PC do B – intuo que quis saber por que não me candidatei pelo PT – e respondo que foi por que esse partido me convidou. Ele parece se satisfazer com a resposta.

Toca o telefone. É Rui falcão, presidente do PT. Enquanto o presidente conversa com o correligionário, aproveito para filmar seu escritório no Instituto que leva seu nome.

Claudia, a secretária de Lula, está preocupada com o bem estar dele:

— Ele não comeu nada o dia inteiro, ficou em uma gravação aqui perto…

Oferece café, lanche, mas Lula não aceita nada. Parece estar com vontade de conversar. Lula gosta de conversar. Ele se entrega às conversas. Usa sempre um tom confessional que estabelece forte empatia com o interlocutor.

Confesso que, apesar de ter estado tantas vezes com Lula, ainda não me acostumei a conversar com uma lenda viva. Mas ele parece não se dar conta da própria importância. Parece não entender o efeito que causa nas pessoas.

Não houve político que desafiou tanto os poderes constituídos, que foi tão odiado pelos ricos e amado pelos pobres e que, debaixo da maior campanha de destruição já movida contra um homem público, mantém-se tão sereno, tão confiante.

Ele pede à secretária que nos fotografe. Pede várias fotos, não fica satisfeito com nenhuma.

lula-eu-1

lula-eu-1

lula-eu-3Faz várias confissões sobre suas opiniões políticas. Parece saber que eu as guardaria para mim, apesar não sermos exatamente íntimos. Fico imaginando que ele olha para o sujeito e sabe se pode ou não confiar nele…

Diante de sua serenidade, apesr dos riscos que corre, arrisco pedir que me ajude a ter esperança em que as coisas podem melhorar. Ele não pensa para responder; diz que o brasileiro precisa voltar a sonhar. Pergunto com que, ele diz que com qualquer coisa. O brasileiro precisa saber o que deseja.

Concordamos que as pessoas estão iradas, indispostas com a vida, zangadas. E a receita dele é a de que precisam voltar a sonhar, almejar, ter esperança.

Com que, insisto.

Lula acha que as pessoas precisam acreditar que podem dar novo salto, como ocorreu durante o seu governo. Hoje, venderam ao povo brasileiro que ele não pode melhorar de vida, que o Brasil está mal porque Lula piorou a vida do povo.

A receita me parece tão simples. Bingo!

Mas as pessoas não estão dispostas a acreditar. Chega a parecer que estão gostando de acreditar na lorota da mídia de que a vida só piorou de dois anos para cá porque melhorou durante onze anos ininterruptos…

É uma loucura ou não é?

Lula não pode ser destruído. Destruir Lula é destruir o povo brasileiro, é destruir a esperança, é destruir a fé, é destruir o sonhar. Voltarei a ouvir Lula, a beber dessa fonte de coragem, de sabedoria popular, de fé, de esperança.

Precisamos ouvir mais Lula e menos Globos, Folhas, Vejas e Estadões. Se fizermos isso, driblar as vicissitudes da vida, as barreiras que os ricos nos impõem parecerá quase uma brincadeira de criança, muito fácil.

Lula gostou de saber que sou candidato a vereador de São Paulo. Ele acha que as pessoas devem entrar na política para fazer em vez de só ficarem criticando. Por conta disso, não hesitou em gravar vídeo pedindo que as pessoas votem em mim.

Espero voltar a estar com Lula bem rápido, antes que se dissipe a energia que ele me inoculou.

124 comments

  • Tá “mal” de cabo eleitoral Edu? O Nassif já noticiou no GGN, parabéns. Por vários motivos você merece, mas principalmente por sua abnegada, corajosa e intransigente defesa da verdade e da justiça, tão cruelmente espezinhadas na época sombria em que vivemos.

    Muito boa sorte. Espero vê-lo eleito vereador, embora não possa contribuir diretamente para isso, já que não voto nem conheço ninguém em Sampa.

  • Eduardo que emoção ler essas linhas! Assino em baixo. De vez em quando assisto o vídeo do Lula lá, para ter esperança e a liberdade de sonhar com o Brasil de todos nós!
    Que dor dá no coração ao ver a mediocridadade, hipocrisia e má-fé de todas essas figuras das sombras que estão aí, que estão roubando nosso país e nosso futuro!
    Lula tem razão, há milhões de Lula por esse Brasil e essa direita míope, retógrada, mediocre, imoral não entende e nunca vai entender porque lhes falta o principal em todo o ser humano alma e coração, esperança e amor, amizade e confiança.
    Gostaria de viver em São Paulo só para visitar o Lula todos os dias porque ver Lula é respirar o Brasil moreno.
    Um grande abraços, recomendaçoes à família e um beijo especial na tua princesa guerreira.

  • Vai lá Edu, beba desta fonte.
    Ela não foi contaminada por transgênicos, herbicidas, pesticidas vindos do exterior.
    É água de beber camara (como dizia o poeta).

  • Edu , você merece todo o apoio que recebeu do grande presidente . É incrível como mantém a serenidade . Espero comemorar sua vitória. 2018 LULA LÁ.

  • Li no blog do Esmael Morais que na segunda-feira, dia 19 às 11:30 hs, centenas de advogados e militantes dos movimentos sociais farão um protesto no MPF em Curitiba contra a perseguição ao PT e ao ex-presidente Lula. Esses manifestantes farão uma lavagem na fachada do prédio situado na tradicional Rua XV de Novembro em Curitiba. Essa manifestação tem a participação do grupo “Advogados pela Democracia”, grupo esse que promoveu uma série de debates em Curitiba contra o golpe de Estado. Os manifestantes pedirão cadeia para juiz moro e para Deltan Dallagnol. Vamos lá, gente, vcs de Curitiba participem dessa manifestação.

    http://www.esmaelmorais.com.br/2016/09/deu-chabu-na-republica-de-curitiba-advogados-vao-protestar-contra-a-lava-jato-na-segunda/#more-162339

  • Eduardo, boa noite. Com um apoio desses (além de outros que já vi em seu blog), podemos acreditar fortemente na chance de termos o Eduardo Guimarães na Câmara de SP por 4 anos! Muito sucesso na campanha!!! Abs, Fábio Faiad

  • Lenda viva! acham que vao destrui lo ledo engano!estamos aqui neste front desde 2006.da lhes lula frei chico e frateschi grandes personagens igualmente o Edu.

  • Caro companheiro Eduardo. Isso não tem preço.
    Que as forças de todas as forças digam amem, às palavras do grande Lula.
    Estou feliz por você te tido esse monumental apoio.
    Abraço.

  • O pt errou muito.Mas querer destruir um homem com o potencial dele é insano.Lula fez um governo muito,muito bom…nunca vi tantas pessoas poderem viajar,trocar de carro,fazer tanto churrasco,ter casas,tantos cursos,tantas Universidades,etc…como podem querer demolir uma obra dessa envergadura.Não podem e não vão.Aliás nem tinham o direito de coloca-lo numa situação dessas.Posso não ser mais petistas,afinal,só existem acordos…mas vou ser sempre fã do melhor PRESIDENTE que a Nação já teve!

  • Lula é um gênio político, um mestre. Uma pessoa como ele seria aclamado em qualquer país com gente politizada. Teria estátuas e seria nomes de ruas. Lula é o nosso Franklin Delano Roosevelt, o nosso Washington, o nosso Mandela. Cometeu erros? Claro! Ninguém é perfeito! Mas os acertos dele fizeram nosso país dar um salto que, ainda que minúsculo dentro do mar de problemas em que esse país e sociedade estão submersos, foi altíssimo e inesquecível para quem tem mais de dois neurônios e não se limita a se informar por Globos e Vejas. E não falo só na melhora nas estatísticas sociais e econômicas, mas também na injeção de auto-estima que ele nos proporcionou até que a vitória do ódio em 2013 estragasse tudo. Dá tristeza ver o que esses fanáticos alienados estão fazendo com o melhor presidente que o Brasil já teve, um homem que é reconhecido no mundo todo como líder e Estadista. Essa onda fascista que varre nosso país é assustadora. É estarrecedor perceber que, dos 36 presidentes (Temer é o 37º), só 4 se preocuparam com o povo e, por isso, pagaram um preço alto: Getúlio se matou, Jango foi derrubado pelos militares e assassinado na ditadura, Lula sofre a maior campanha de ódio já vista desde 1978 e que pode levá-lo a ficar impedido de se candidatar em 2018, Dilma foi derrubada por bandidos no Legislativo com apoio dos bandidos de toga. E o pior é que as hienas analfabetas aplaudem e riem enquanto o governo ilegítimo doa nossas riquezas e desfaz em meses o que o PT levou uma década para construir.

    • André, vc falou tudo sobre esse tempo atroz e destruidor que se apoderou do Brasil. Eh preciso lutar para salvar o legado do PT; precisamos de muitos Lulas e Dilmas. Espero que ambos voltem graças à nossa luta.

  • Edu pq o Lula não tem um canal no you tube..em que ele entre ao vivo ou grave um vídeo de 5, 10 15 min, umas 3 vezes por semana…ou talvez um ou dois por semana, afinal o Presidente Lula é muito ocupado, mas séria legal ele entrar de vez nesse mundo virtual…contar histórias de sua vida, do seu tempo de sindicato, presidência, falar sobre o momento atual, enfim um bate papo virtual…tudo isso aproximaria essa gurizada da net.. do Presidente Lula!!

  • Eduardo Guimarães,bem que você poderia colocar o seu numero de candidato bem grande no seu Blog,pois anotei e perdi-o,seria uma forma de divulga-lo,grato.Este País está com uma Quadrilha,em todas as esferas,causa asco,só de ver fotografias desta raça de canalhas,que querem destruir a Imagem,do maior PRESIDENTE,que este BRASIL teve.

  • Eduardo Guimarães,
    conhecemos a sua seriedade, a sua honestidade intelectual, o seu altruismo.
    Voce conquistou o respeito, o amor e o apoio sincero do maior cabo eleitoral
    do planeta Terra. E’ muito, mermão. E voce sabe disso. Voce vai ser um
    bom Prefeito de Sampa. Estamos assistindo apenas o inicio da sua trajetoria
    politica que será plena de grandes realizações.

    São Paulo precisa de um Paulista como voce.

    Parabéns!

  • Eu fico PUTO DA VIDA quando vejo em seus comentários o SECTARISMO que levou o PT pra casa do cara?? ..e que não foi por falta de aviso (ao menso da minha parte) ..sectarismo e dualidade que a vida já deveria ter te ensinado que NÃO leva a nada ..só a violência, desgraça ..INFAMEA

    Repito, o BRASIL é grande o suficiente pra abraçar a todos ..endemoniar e/ou tentar jogar uns contra os outros só inflama e insufla o ódio …pra que ?! ..pelamordedeus, por estes seus poucos cabelos brancos, REFLITA

    Sou economista, defendo por exemplo a desindexação de salários, contratos e tarifas COMO PRIORIDADE (mesmo que com perdas temporárias) ..a baixa da SELIC ..e nem por isso defendo o massacre e a perda do poder aquisitivo, a volta da inflação ou o fim e o menosprezo aos rentistas (poupadores que ajudam a realizar sonhos de milhões)..

    ..qual seja, o que tento dizer é que as IDÉIAS é que importam, e não HÁ, NÃO HÁ um só partido, líder e/ou movimento político, mesmo ideologia-religião, que consigam ABRAÇAR e atender,a responder, que consigam comungar em sua totalidade de pensamentos com todos seus demais seguidores, sequer com seus principais formuladores..

    então Eduardo, por favor, pra não se perder em preconceitos, estereótipos e GENERALIZAÇÕES perigosas, levianas, mais idéias, propostas pragmáticas, MAIS FOCO !!!! ..mais causa e menos pouco caso ..se é que isso me seria permitido pedir

    em tempo – já vi muito rico e branco apoiar LULA ..e nordestino, preto e pobre o achincalhar ..o mesmo de inúmeras mulheres para com DILMA

    • Gosto de ler o Romanelli pela sensatez que demonstra, mas acho que ele opinou de forma “enturmada”, meio classista e com o tom do imediatismo clássico tão caro do capitalismo.

      Vou me concentrar na ideia que considero central nesse seu comentário: o rentismo.

      Ao tempo em que defende a baixa da SELIC, defende o que chama de “poupadores”, o que parece-me uma grande incoerência.

      A manipulação da taxa básica de juros não é segredo para ninguém, já tendo sido, inclusive, confessada pelos envolvidos nas tramóias, e se mantém como instrumento de um “mercado” que não admite regulação. E não é de hoje. Além disso, nada justifica que os juros da dívida pública (?) sejam mantidos de fora dos contingenciamentos orçamentários. Aliás, o termo “interest” cabe e explica melhor o conceito de juros.

      A especulação financeira, incluída aí a poupança rentista, não passa de um artifício para produzir dinheiro a partir do dinheiro, meio parecido com a reunião do ministro das relações Exteriores consigo mesmo, numa estupidez tão óbvia que torna difícil acreditar que exista em qualquer forma.

      O que, no meu entender, ajuda a realizar os sonhos de milhões, se é que está se referindo ao povo e não aos especuladores, não é o rentismo, mas a produção de riquezas como bens de capital, as ações empreendedoras que geram empregos, a produção de conhecimento, de desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, a economia solidária que inclui em vez de excluir.

      Concordo que o foco é necessário, mas não pode excluir a abordagem dos fatos baseada em uma visão realista, abrangente, clarividente (não confundir com mediunidades), interessada no bem comum e orientada para a prosperidade de todos.

      • caro Armando ..sobre SELIC ..tudo que é demais faz mal (e sem duvida que passado dos 10% é inócua e suicida ..bastando aqui dizer que o BRASIL gastou em 2015 25 bi com o bolsa família pra 1/4 da população e R$ 500 bi com juros ma nem 5% do povo, aliás valor MUUUUUTIO superior ao destinado à saúde, educação e segurança juntos, valor ainda que NÃO é sujeito a limites nem controles orçamentários, um crime de lesa pátria, isso sim

        ..INFELIZMENTE vivemos num país de moeda FRACA, logo, a teoria acadêmica “empírica e tabulada, ensinada”, que da poder de regulação ao juros ao binômio cambio e preços, AQUI se RELATIVIZA quando comparada ao ferramental e respostas que a aplicação do juros tem em economias desenvolvidas (em especial nos EUA)

        ..infelizmente, repito, somos satélites e frágeis, e alguns ainda insistem na tese de que o que é bom pros EUA é bom pro nosso país, esquecendo-se aqui das nossas peculiaridades estruturais, regulatórias e MAZELAS, dentre elas, a de que o custo do capital de giro é dado pela própria SELIC, ela que além de afugentar investimento/demanda (provocando recessão e queda de arrecadação, drenando renda e emprego) ainda catapulta indiretamente os PREÇOS (dããã) ..estes, preços, que tb são turbinados num segundo momento pelo nosso modelo de INDEXAÇÂO de contratos, tarifas e salários fervorosamente mantidos pelo CORPORATIVISMO, incluso o sindical

        Sobre rentistas ..oras veja vc ..tendemos a reconhecer que o ESTADO não dá conta em se permitir de despesas crescentes e PRESSÕES CORPORATIVAS draconianas dum lado (vide os salários e benefícios dos funcionários públicos frente ao resto da sociedade formal- informal e o SISTEMA ASSISTENCIAL) e doutro, duma carga tributária equânime que não nos inviabilize como economia frente ao resto do planeta

        ..pois bem ..ao fim das contas TODOS, poupadores, somos rentistas, e NÃO HÁ atividade na economia que se desenvolva sem credito (pro capital de giro, pro crediário, pra compra de maquinário, etc) ..e uma das melhores fontes é o sistema financeiro que, por seu turno, é abastecido com poupança ..desprestigiar ou endemoniar estes indivíduos, em último caso, é inviabilizar-nos nas diversas atividades ditas produtivas (aliás, veja o ESTRAGO que a falta de crédito para com a Petrobras e Empreiteiras – a partir de 2014 com a Lava Jato – fez na economia ..depois pra compra de veículos e imóveis ..tá tudo parado ..TUDO)

        sobe o cerne do meu comentário, permita-me, tentei demonstrar que exageros e radicalismos, podem nos levar a um isolamento critico diante da opinião pública

        um exemplo ..pra ver como nada é PURO nesta vida ..a maioria dos que se dizem de esquerda são contra os LATIFÚNDIOS e as heranças, certo ? ..então como abraçarmos em nossas fileiras a causa dos indígenas (que se pleiteiam de latifúndios improdutivos) e mesmo um MST que se pleiteia da PROPRIEDADE sujeita ao direito sucessório

        bem ..claro que exagerei nos exemplos (inclusive se afirmasse que a causa indígena é inimiga da reforma agrária) ..mas o fiz só pra tentar demonstrar que nada é pura e a incoerência é a marca maior indelével que a acompanhada a humanidade há séculos

        • Caro Edu,

          Conheço-o há tempo bastante por seu pensamento, sua capacidade crítica, sua humanidade e sua determinação. Sinto-me frustrado por não ser eleitor em São Paulo.

          Quem dera tivéssemos em minha cidade um vereador, mesmo que ainda candidato, assim.

          Sei que a sorte não deveria ser um fator nesse caso, mas no caso de falta de maior e melhor consciência política dos eleitores de São Paulo, espero que ela esteja a seu lado.

          Força.

  • Edu, a medida que você caminha em direção ao mar político e perigoso, com sua força, coragem e determinação, tenho mais certeza de que teremos um grande timoneiro para conduzir nossa embarcação rumo a horizontes melhores.

  • E por falar em sonho, vale citar o pessoal do brasil247:

    ”O povo brasileiro ainda tem a memória de um tempo em que era feliz:
    um tempo em que todos tinham emprego, os mais pobres subiam de vida,
    os ricos enriqueciam e os maiores empresários lançavam ações em bolsa,
    ficando assim bilionários; naquele tempo, nem tão distante, o Brasil tinha
    um líder político reconhecido globalmente, sua economia atingia o grau
    de investimento e o País acumulava bilhões em reservas; no entanto, desde
    que foi colocado em marcha o projeto de destruição desse mesmo líder,
    todos saíram perdendo: os pobres, remediados e os ricos; a irracionalidade
    é tamanha que, em breve, e até os patrocinadores da autodestruição
    brasileira se darão conta de que só Lula teria legitimidade para fazer as tão
    propaladas reformas na economia.”

  • Caro Eduardo, você é um homem íntegro e lutador, está correto em entrar por completo na política, os falsos moralistas não desejam pessoas íntegras na política e utilizam-se da mídia e de seus cabos eleitorais enrústicos para desfazer de toda classe política, desta forma os verdadeiros crápulas terão o domínio, como hoje se apresenta o parlamento.
    Só podemos melhorar o Brasil pela política, não há outro caminho.

  • Durante a ditadura e no período FHC, os brasileiros desistiram de sonhar. Nos tempos de FHC, legiões de jovens iam embora do Brasil em busca de um futuro na Europa, principalmente Espanha, Portugal e Inglaterra. Hoje, esses países têm níveis gigantescos de miséria e desemprego.
    Se não derrotarmos o golpe, os jovens terão que ir para o desterro voluntário, outra vez.

    • Minha irmã foi para os EUA na época do governo Lula e está muito bem lá, obrigado. Esse um dia minha filha quiser ir para lá (ou para a Europa) eu direi “vai filha, e seja feliz”…

  • Lenda viva? Tenha dó. Outra lenda viva que conheço é o Lance Armstrong.

    que fique claro- não concordo Com a metodologia do MPF- mandasse a denuncia por escrito, e pública, contendo a figura do Powerpoint. Da maneira como foi feita só alimenta a sub-imprensa lulopetralha em seus devaneios persecutórios.

    Lula deve sim ser destruído- não necessariamente preso. Não para que os brasileiros parem sonhar, mas para que parem de delirar, na esperança ridícula de um salvador da pátria.

    • O modelo ADOTADO politicamente por LULA/PT não diferencia de seus opositores ..seria impossível governar e querer mudar todo o modelo no “de repente” ..querer especificamente destruí-lo é reduzir uma realidade que pega a TODOS os políticos e partidos, chega a ser vulgar da sua parte, uma tremenda injustiça

      SIM, ele é ímpar e deu-nos os melhores anos das NOSSAS vidas nos mais variados setores ..seus governos foram SUPERLATIVOS nas conquistas ..evidente que a crise de 2008 balançou a estrutura e com ela houveram exageros e acumulação de erros no tempo (desoneração da economia e atiçamento do crédito para aquisição de porcarias embebidos em juros de agiotas, insistido além da conta por DILMA)

      “…Hoje, venderam ao povo brasileiro que ele não pode melhorar de vida, que o Brasil está mal porque Lula piorou a vida do povo. ..Chega a parecer que estão gostando de acreditar na lorota da mídia de que a vida só piorou de dois anos para cá porque melhorou durante onze anos ininterruptos…” (Eduardo Guimarães)

      em tempo – escolher DILMA, politicamente, foi um grande erro (a partir de 2011 fiz oposição a ela e suas considerações misandrinas) ..mas mesmo DILMA nos deu o MENOR índice de emprego e, entre 2011-2014 a MENOR INFLAÇÃO acumulada num governo (desde quando se começou a apurar) ..fora um MAIS MÉDICOS

      tentar divulgar a verdade e ser justo não é favor algum, mas OBRIGAÇÃO e demonstração de retidão de caráter

      ..mais ..mama Vana DEMITIU, em 2012, 2 ANOS ANTES DA JAVA JATO, 4 dos 5 funcionários públicos corruptos que S.Moro viria a exibir pra opinião pública em 2014/15 (Zelada, Renato Duque, P.R.Costa, além do gerente, P.Barusco) ..e pq ela não divulgou os motivos vc poderia perguntar ? Oras, se divulgasse cairia ,,mas acabou caindo pq demitiu ..tostines

      http://www.petronoticias.com.br/archives/8187

    • Sei que seria pedir demais, mas você poderia interromper suas falácias carregadas de ódio e apresentar algumas comparações?
      Sabe, coisas concretas, baseadas na realidade?
      Você consegue não fundar seu pensamento em simulacros? Estes que parecem encontrar em sua mente uma aceitação acrítica, quase prazerosa, e o estimulam, como a pessoas desprovidas de bom senso, a distribuir sua constante insatisfação?

      • “Falácias carregadas de ódio” ui…

        E olha que não sou “funcionario publico concursado”….

        Diferentemente de vicê, que ama incondicionalmente a todos, eu odeio muitas coisas, incluindo quem visa mexer no meu bolso.

    • Os eleitores, está tudo no site do TSE, mas não consegui nem 10 mil reais. Porém, como minha campanha é exclusivamente na internet, não custa quase nada – outros candidatos têm que contratar marqueteiros digitais pra fazer uma rede na internet, mas eu já tenho, construída ao longo de 11 anos. Se conseguir me eleger com uma campanha tão barata, vou fazer história. Aguarde.

  • É claro que que vc será bem votado e na próxima eleição os paulistas irão mandá-lo pra Câmara Federal,em substituição aos paulinhos,malufs,aloysios e quejandos. Boa sorte, Edu.

  • Caro Edu, que você tenha todo o sucesso merecido, pois, desde o nome do seu blog, você já tem um lema “cidadania”! Lamento não votar em São Paulo! O apoio do grande Lula já diz tudo, como já disse, a cidadania sempre foi sua bandeira, um abraço!

  • Que bom Edu ter um padrinho político como o Lula. Nosso eterno melhor Presidente consegue, debaixo de uma artilharia implacável, pensar no povo, na luta e no que realmente importa: o destino da nação. Vamos lutar juntos e tenho certeza que vc terá uma votação significativa. Sim, sempre é bom demais escutar e ver o Lula, líder ímpar, ser humano raro, precioso.

  • Enquanto isso, o Golpista safado, pilantra vai tendo sua popularidade cada vez menor…….a elite vagabunda do Brasil acha que se constrói liderança atrravés das mentiras de sua comparsa (A Mídia corrupta)…..
    Se esse crápula chegar a 2018, estará tão desgastado que terá apoio mínimo da CF e Senado….Não há futuro algum ou nada seesdperar de um governo que impõe redução de gastos em educação, Saúde, Saneamento, etc. O SUS estará ,em pouco tempo, inviabilizado, tendo que cortar Procedimentos, em virtude de falhas ou inoperância de equipamentos ou por falta de manutenção. As Universidades Federais terão Cursos fechados por falta de professor e/ou condições materiais (Não pode haver concurso )
    A Base fisiológica o abandonará rapidamente….nenhum prefeito vai abdicar de ter obras que sonhaem seus municípios.como os deputados terão seus pleitos realizados com a política restritiva do Meirelles ??
    Campis Universitários, Cursos de Medicina, JAMAIS virarão realidade….Perdem a população,as empresase a sociedade..só quem ganha nesse desgoverno fdp são os RENTISTAS….

  • LULA é, realmente, uma lenda viva. É como se diz por aí: “Se for preso, vira herói. Se for morto, vira mártir. E se ficar livre, vira presidente de novo.”

    Em relação à sua candidatura, Eduardo, você merece sim uma das 55 vagas para vereador em SP. Você é do bem, um ser humano da melhor qualidade (seus textos revelam isso) e seria, com certeza, um excelente representante do povo, sobretudo no que tange à elaboração e votação de leis que atendam às demandas da coletividade. Eu voto em São José dos Campos-SP, mas torço muito por você . Espero sinceramente que você seja eleito.

  • :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos canalhas direitistas…
    .:.
    * 1 * 2 * 13 * 4
    *************
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos canalhas direitistas…
    .:.
    * 1 * 2 * 13 * 4
    ::
    DE QUATRO, direitona escro…, que coisa feia ! !

    *************
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos canalhas direitistas…
    .:.
    * 1 * 2 * 13 * 4
    *************
    ::
    Como é bom dar um chinchadinha (uma cutucadinha, de leve) na direitona escro… todas as madrugadas ! ! ! !
    ::
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos canalhas direitistas…
    .:.
    * 1 * 2 * 13 * 4
    *************
    ::
    Como é bom dar um chinchadinha (uma cutucadinha, de leve, no psdbosta deles) na direitona escro… todas as madrugadas ! ! ! !
    ::
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • Edu,

    Acabei de ler de um comentarista no blog do Luís Nassif, GGN, chamado Joseph, o seguinte:

    “não precisava a Folha.

    Venho denunciando a presença da delação cancelada como BASE da denuncia do MPF desde quarta-feira quando terminei de ler a peça.

    Se vc lesse os comentários aos seus posts…

    Esse é o fato mais importante da LavaJato até aqui. É uma fraude processual clara, grosseira, inadmissível.

    Os meninos de Curitiba colocaram uma informação extra-processual para basear a denuncia esperando que ela seja corroborada pelo informante dentro do processo (coagido? Pressionado?) que já lhes passou a informação extra-oficialmente (esboço de delação não é algo que exista no mundo jurídico).

    É uma causa clara de nulidade. Não deixe passar esse ponto em branco!

    Essa é a parte objetiva, inquestionável.

    Entrando no terreno da especulação, eu aposto 10 contra 1 que a nova prisão do Pinheiro foi encenada. Eles estragaram as possibilidades do cara e compensaram lhe dando outra chance de se safar – mas agora dizendo apenas o que lhes é conveniente.

    Isso é banditismo judicial sem mais.”

    Seria urgente chamar a atenção da defesa de Lula para este post. Você teria como fazer isso?

    Stella

  • Caro Edu, depois de tudo que vi nesse Brasil dos ultimos dois anos, um golpe aberto dado pelo MP, Judiciario, Midia e Congresso e a destruição total da nossa Constituição eu deixei de sonhar e acreditar nesse país.
    Hoje vivemos no Brasil de duzentos anos atras, infelizmente.

  • Senhor Eduardo:

    Espero, sinceramente, que ao ter apoio de LULA, que decide mesmo, possa o senhor ganhar uma cadeira na Camara de Vereadores de São Paulo para que possa arejá-la com sua cultura, com a sua forma de pensar, mudar aquilo um pouco.

  • Comecei a ler você, caro Edu, em 2006, durante a ofensiva da mídia com o mensalão.

    Não me sentia informado na mídia tradicional por conta de todas as manipulações perpetradas.

    De uma tacada só, acabei descobrindo o universo dos blogs políticos independentes (você, o Nassif, o Azenha, o PHA, o Rodrigo Vianna, etc).

    Desde então, meu dia não é completo se eu não leio, a partir do seu blog, todos os blogs citados e outros como o Cafezinho que também passei a ler diariamente.

    E é com extrema satisfação que te afirmo que nunca um voto para vereador me motivou tanto para ir às urnas quanto esse que darei a você, caro Edu.

    Talvez por me sentir representado por tudo o que você fez, de forma voluntária, em prol da liberdade de expressão e das vozes daqueles que não têm acesse à mídia tradicional para se expressar.

    Espero que sua votação seja consagradora e que seja início de uma carreira política para melhorar o país.

    Abraços e boa sorte !!!!

  • da proxima vez que o dodoria falar de educação, tem que responder na lata que o partido dele queria fechar
    escolas, que a escola que ele estudou foi uma das que o xuxu queria fechar

  • Lula é extraordinário!!!!!!!!!!!! Mas talvez as pessoas precisem aprender que o que os barões da mídia dizem não é a acepção da Verdade. Aliás, precisam começar compreendendo que quem fala pela mídia É PATRÃO, não são seus parceiros e aliados. São seus adversários, que desejam um projeto de país no qual o povo perderá, será explorado, oprimido e colocado na miséria. E com toda a admiração que tenho por Lula, mesmo sabendo que só ele pode reverter o avanço conservador, preciso dizer que faltou a ele, e também a Dilma, democratizar a mídia para que outras vozes pudessem dizer essa verdade ao povo, quebrando o monopólio das comunicações.

  • DIREITO, CIDADANIA, DEMOCRACIA

    ABERTURA

    Anita Novinsky, professora internacionalmente conhecida por suas pesquisas sobre a Inquisição nos séculos XVI a XIX, escreve: “entender o sentido profundo de um processo, o que é verdade e o que é forjado, se a confissão é falsa ou verdadeira, se o réu cometeu o crime ou se foi queimado inocentemente, é muito difícil, em consequência da estrutura inquisitorial corrupta e repressiva” (Inquisição: Prisioneiros do Brasil, Perspectiva, 2009).
    A Operação Lava Jato, cinco séculos depois, em muito se iguala e repete a Inquisição. Primeiro pela origem e instrumentação estrangeira, depois pelo medo que infunde, outrora pelas cerimônias públicas e festivas dos autos-de-fé, hoje pelos prêmios e aparições na mídia, e ainda, nas palavras da professora Novinsky, lá “responsável pelo bloqueio do desenvolvimento da uma burguesia portuguesa. O comércio nacional passou a ser exercido por estrangeiros”. Aqui, coloque-se a engenharia nacional, a pesquisa nuclear e a produção de petróleo, sempre com empresas e tecnologia brasileira, e temos a Lava Jato impondo as empresas estrangeiras.
    Pode surpreender a ausência de freios tanto aos desmandos do século XVI quanto aos do século XXI. Antes era a toda poderosa Igreja, agora o Departamento de Estado da nação mais rica e fortemente armada do planeta.

    REFLEXÕES

    Os pronunciamentos da recém empossada Ministra Presidenta do Supremo Tribunal Federal (STF) e de seu colega no STF, capa de uma revista semanal de escândalos, sobre a função da justiça – “batendo palma para doido dançar”, colocam para todos nós as questões relevantes do papel dos operadores do direito e da cidadania. Esta última especialmente destacada na alocução da Ministra Cármen Lúcia.
    Começo tentando dar mais precisão ao que entenderemos por direito e como identificar um cidadão num contexto democrático.
    O direito é uma ratio ou uma volutas, isto é, decorre de um equilíbrio social ou de um arbítrio, uma vontade, ainda que coletiva? Será este equilíbrio erigido de casos particulares, individualizados ou acumulados? Como poderá acolher modificação condizente com a dinâmica da sociedade? E como adotar estas normas resguardando a soberania da sociedade e sua convivência democrática?
    Estas questões estão na compreensão do próprio direito e delas derivarão o modo de operá-lo. Embora num contexto jurídico bem diverso do brasileiro, Lawrence Friedman, em trabalhos das últimas três décadas, nos traz relevantes reflexões que passarei a comentar.
    Inicialmente, desde 1980 o mundo passa a ser rápida e amplamente dominado pelo sistema financeiro internacional, a banca. Nos Estados Unidos da América (EUA), para onde Friedman dedica sua atenção, todos governos após Ronald Reagan se submetem aos interesses da banca. É uma realidade que também nos atinge e que modifica referenciais e metodologias de análise até então adotadas. A literatura pós 1990 nos afigura, assim, bem mais adequada à análise das questões atuais.
    A desconfiança do Estado, em face dos interesses individuais, havia conduzido os EUA à descentralização normativa que, ainda hoje, embora bem menor, existe naquele país, diferentemente do Brasil. Podemos chamar do princípio federativo que não vingou aqui. Vários sociólogos, historiadores e pensadores contemporâneos atribuem a esta “norma particular” uma das razões do grande desenvolvimento norteamericano desde o século XIX até meados do século XX. E imputam ao questionamento, quando não à própria derrocada, da lei estadual pela Suprema Corte uma razão da crise dos EUA. Efetivamente, foi nos anos 1960, que aquela corte, presidida por Earl Warren, passou a adotar um rígido controle sobre as leis estaduais (judicial review). Hoje, sob a doutrina globalizante, do interesse da banca, esta interferência se verifica ampla e crescente. O recente plebiscito que aprovou a saída do Reino Unido da União Europeia pode ser examinado sob esta mesma ótica.
    Estabeleceremos, como preliminar, que é característica da volutas sua delimitação ao ambiente social mais homogêneo. No limite, no caso brasileiro, teríamos o empoderamento da constituição municipal, tratando de todas as questões que afetam diretamente os munícipes, não só no âmbito civil como no penal e outras áreas do direito público.
    Ainda neste contexto, é bastante significativo que o jurista português António Manuel Hespanha (O Caleidoscópio do Direito, Almedina, 2ª edição, 2014) coloque a questão do custo-benefício na aplicação da norma, o que faria escapar da ação coercitiva do Estado situações de “meras desvantagens”, pelo aparato necessário à efetiva presença da justiça.
    Mas tais reflexões eu não pude perceber nem na crítica do Ministro nem na peroração de amor ao processo da Presidenta.
    Não estou advogando qualquer modelo, mas diante da crise institucional que vive o Brasil e da enorme fraude que corre as nações contra um pretexto terrorismo, creio que nossas maiores autoridades judiciárias fariam bem em desembarcar do debate político partidário para se concentrarem nas questões de fundo jurídico institucional.
    Vejamos a verdadeiramente importantíssima construção da cidadania. Não havendo cidadãos fica impossível termos normas e instituições efetivamente democráticas, no sentido da escolhidas por pessoas livres e conscientes.
    Para as reflexões sobre a construção da cidadania, me valho das recentes e notáveis contribuições dos filósofos Nancy Fraser, norteamericana, Axel Honneth, alemão, e Charles Taylor, canadense.
    O primeiro e basilar princípio é a independência econômica para sobrevivência. Há, sob diversas modalidades e designações, esta renda mínima que permite a qualquer pessoa viver independente de outra. Aqui no Brasil, esta condição tomou o nome de Bolsa Família que tem sido criticada, apresentada com deformações, pelos interessados na manutenção da escravidão neocolonial. Esta condição se completa com a assistência à saúde que o Sistema Único de Saúde (SUS) tem perfeita condição de atender. É preciso deixar claro que apenas o Estado é capaz de manter estes programas. O mercado, pela simples exigência do lucro, inviabilizaria qualquer tentativa, principalmente numa economia dependente, como a brasileira.
    A segunda condição para cidadania é do reconhecimento. Basilar nesta construção é o sistema educacional. Mais uma vez, apenas o Estado pode oferecer um ensino laico e independente de ganho financeiro, ocupando-se em proporcionar universal e integral educação. Junto a esta educação está o reconhecimento das diversidades de toda sorte: sexuais, étnicas, culturais, ideológicas, como as religiosas, etc. As diversas Secretarias e Ministérios que o golpista governo atual extinguiu bem mostra sua oposição à construção da cidadania no Brasil.
    O terceiro elemento é político. Significa dar voz a todas as comunidades, a toda diversidade e ideias surgidas ou desenvolvidas no País. A empresa pública de comunicação tem este objetivo, daí ser sua virtual extinção um dos projetos dos atuais dirigentes. Deixar a comunicação social em mãos unicamente privadas significa a propaganda permanente de um único interesse, de uma única ideologia. Cass Sunstein (Republic.com, Princeton University Press, 2001) adverte para o perigo da comunicação privada ao relatar os problemas do Committe on the Public Interest Obligations of Digital Television Broadcasters: “objeto de um contínuo lobbying, intenso, violento e bem preparado para, invocando a Primeira Emenda, considerar inconstitucional toda e qualquer obrigação de interesse público”.
    No País constituído de cidadãos, com as facilidades atuais dos sistemas de informação digital, bastaria sua permanente convocação para aprovar ou rever as normas, os procedimentos e as instituições que as aplicariam. Pode não ser suficiente, mas afastaria um problema desta “democracia” meramente legitimadora dos interesses dos poderosos, nacionais e estrangeiros, que chama o povo para escolher o que nem bem entende, sob pesada campanha publicitária.

    CONCLUSÃO

    Haverá espaço para um progresso democrático ou, como ocorreu com a burguesia francesa do século XVIII, enfrentaremos uma insurreição, talvez um terror. Quanto mais portas se fecharem, quanto mais repressão for aplicada tanto mais violenta pode ser a resposta. Concluo com Norberto Elias (O Processo Civilizador, vol. 1, Zahar, 1993) “Houve certo número de grupos claramente identificáveis de classe média que resistiram até o fim a qualquer tentativa de reforma e cuja existência, na verdade, estava ligada à preservação do ancien règime na sua forma original. Esses grupos incluíam a maioria dos altos administradores, a noblesse de robe, cujos cargos eram propriedade de família, no mesmo sentido em que uma fábrica ou empresa é hoje propriedade hereditária. Incluíam também as guildas de ofícios e, em bom número, os financistas. E se a reforma fracassou na França, se as disparidades da sociedade finalmente romperam de forma violenta o tecido da estrutura institucional do ancien règime, grande parte da responsabilidade coube à oposição desses grupos de classe média”.

    Pedro Augusto Pinho, avô, administrador aposentado

  • Parabéns Edu,

    Conseguiu passar sua aura para todos !
    Lula é isso!!! Amplifica nossa energia,nos trás luz,claridade e
    vontade de viver e de lutar !!
    Vá em frente !!!
    Torcendo por você.
    Abs.
    Marta Balieiro.

  • Eduardo, fala para o Lula pedir asilo político enquanto dá tempo, pois os golpistas vão prender o Lula nas vésperas das eleições para acabar de enterra o PT.

    • Colega, se você leu (acredito que sim) o artigo, sabe que o Lula não vai fugir. Esse espetacular e admirável pau-de-arara dá a cara para bater desde a década de 70, não é agora que vai fugir da raia!

    • ♫ Nada disso. Lula não fez nada de que possa se envergonhar. Se o prenderem, vira herói. Se o matarem, vira mártir; e se não fizerem nem uma coisa nem outra vira presidente em 2018.

      Entrementes, fiquemos atentos para botar o país de pernas para o ar, se for confirmada uma das primeiras possibilidades.

      • Eu só estou alertando, pois na melhor das hipóteses o Lula vai ser preso nas vésperas do dia 02/10. O Lula corre o risco de ser morto. Então, é melhor que ele consiga ir para outro pa´si com sua família.

  • Fico imaginando se ainda dá tempo para lançar um adesivo universal do tipo: “Dê seu voto contra o golpe. Vote em … Não é de partido golpista.” Espalhando isso por todo o país para candidatos a vereadores e prefeitos.

  • À noite, antes de dormir, acenda no Turíbulo um incenso de resina de aroma suave. Deixe essa fumaça que sobe aos céus, EMBEBER SUA PLAQUINHA DE Fora Temer, balançando o Turíbulo em direção às letras de Fora Temer. Incense bem a plaquinha ou o cartazinho.

    Toda noite faça isso. Sempre durma com sua plaquinha do lado da cama (se possível, por favor, pode dormir abraçado a nossa amada plaquinha). Ao sair, ao ir a uma passeata, ao ir ao cinema, ao viajar de ônibus, ao ir comprar carne, LEVANTE bem sua plaquinha para que todos a enxerguem. Faça todo mundo vê-la.

    Mostre vossa sabedoria, inteligência, e que se trata de alguém gênia, pois afinal você está portando a plaquinha “Fora Temer”. Não se esqueça, são os incensos dos turíbulos que nos ajudarão — nós gênios!

  • :::
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos canalhas direitistas…
    .:.
    * 1 * 2 * 13 * 4
    *************
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • ::
    :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos canalhas direitistas…
    .:.
    * 1 * 2 * 13 * 4
    *************
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

    • O problema não é se há ou não uma “burrada”. É se há ou não provas!

      Todo ser humano, Procurador ou não, está sujeito mesmo em análises criminais, à sua visão política de mundo.

      Só que essas convicções se tornam abuso, quando usadas para suplantar ou substituir a prova fática, o material que comprove a suspeita e concatene os elos investigativos.

      Não tem que pressupor que Lula (ou qualquer outra figura) não irá para a cadeia, se não se tem a certeza Jurídica do cometimento de crime.

      Isso é torcida. Wishful Thinking, de quem acha que política é guerra entre torcidas organizadas, cada qual querendo materializar seus desejos.

  • Edu, torço muito por você nessa disputa. Aqui no Rio fico com sua colega de partido: Jandira. Ando muito triste com toda a maldade que fizeram com Dilma e com a implacável e suja perseguição à Lula!

  • Há meses não faço mais comentários no Cidadania e no Viomundo, únicos blogs onde expus minha raras opiniões. Mas como estamos a poucos dias das eleições municipais e apesar do voto ser secreto, quero dizer que eu e minha esposa Terezinha votaremos em você. Espero que nossos votos se somem a muitos outros e que você nos represente na Câmara Municipal de São Paulo. Boa sorte ao vereador Eduardo Guimarães.

  • Edu, um pouco fora de pauta, mas assim mesmo, muito importante num post deste.
    Afinal de contas a Dilma vai ou não vai questionar o STF, se existiu crime de responsabilidade no processo contra ela?
    Pelo que sei apenas tentaram anular a sessão de impeachment no senado.

    abraço e boa campanha!!

    • Infelizmente, vai dar em nada essa petição,. Será outra que o sr. Renan Calheiros vai arquivar, como ele já mandou arquivar o pedido assinado pelos juristas Fábio Konder Comparato e Celso Bandeira de Mello e outro pedido assinado por Cláudio Fonteles com apoio de outros juristas. Estamos fudidos com esse Gilmar Mendes no stf. Agora é esperar 10 anos para nos livrarmos dele ou então 15 anos, quando ele terá 75 anos e terá que se aposentar obrigatoriamente do stf.

  • Caro Eduardo,

    Conforme disse aqui no post anterior, O juiz Sérgio Moro aceitou a denúncia inepta contra Lula, e era mais do que evidente de que isso aconteceria. Lula, portanto, torna-se réu e com certeza será condenado por esse juiz. No momento oportuno, os advogados do ex-presidente recorrerão ao Tribunal Regional
    Federal da Quarta Região, que não revogará a decisão do magistrado paranaense, assim como tem feito em todas outras decisões oriundas daquele juiz. As consequências serão danosas para Lula, que terá mantida sua condenação em segunda Instância, ou seja, no TRF4, impedindo-o de candidatar-se a qualquer cargo eletivo, e ainda correndo o risco de ser preso. Não existe mais justiça neste país.

  • Para o Brasil voltar a sonhar é mais que necessário combater e destruir a Rede Golpe de Televisão, pois é essa organização criminosa que vem emperrando o desenvolvimento do Brasil. Também é necessário criticar a volta do famigerado financiamento privado de campanhas eleitorais por parte de pessoas jurídicas, pois se isto ocorrer vai ficar mais difícil eleger pessoas honestas para o Legislativo. Considero necessário também criticar e mostrar as relações de promiscuidades e perniciosidades entre as igrejas evangélicas (sem exceção) que fazem a lavagem cerebral de seus seguidores para votar em deputados “cristãos” como Bolsonazi, Cunha, Feliciano e outros bandidos que representam os diversos grupos de igrejas evangélicas e mercenárias (também é necessário desmascarar as seitas da Igreja Católica que dominam as “redes vidas” e outros canais de comunicação).

  • Bom dia Edu!

    Se o Moro for sensato no que irá fazer, ele irá pegar o Lula e o deixar inelegível para não concorrer em 2018 e depois irá soltar, porém, se ele for sem noção de prender o Lula, o país virará uma gigantesca Síria em poucos meses, se é que os golpistas realmente queiram: uma guerra civil para destruir o Brasil e fragmentar em vários países independentes!

    Um abraço!!!

  • Eduardo Guimarães! Vc é um ser iluminado e sortudo! Realmente ficar ao lado de uma lenda viva é algo extraordinário ainda mais discutir política com ele! Nossa!!! é o meu sonho!

    Sua descrição do momento foi tão perfeita que deu pra sentir junto com você esse momento ímpar!
    Sua campanha está sendo um sucesso e com a ajuda de LULA vc se sairá vitorioso! Não esqueça de marcar o churrasco com a galera pra comorar a sua vitória nas urnas.

    Beijo grande, muita força e a LUTA CONTINUA! LULA 2018. EDUARDO GUIMARÃES PARA VEREADOR! Só é uma pena que vc não veio pro PT. 🙂

  • :
    : * * * * 13:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos canalhas direitistas…
    .:.
    * 1 * 2 * 13 * 4
    *************
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • Eu nao sei por que os advogados de Lula ainda não descobriram como defende-lo e ainda não entraram com processo penal contra os Procuradores de Curitiba.Se a denuncia contra Lula eh de corrupção, o que os procuradores fizeram no power-point foi um monte de CALUNIA,DIFAMACAO E INJURIA contra Lula.Isto eh crime previsto no Código Penal (arts 138,139 e 140). No caso da denuncia, o crime de corrupção atribuído a Lula eh facilmente defensável. Nao ha corrupção quando o acusado não eh mais funcionário publico.Os fatos de que acusam Lula,serviços no Triplex que alem de não ser dele,ocorreram depois que Lula havia deixado a Presidência, inclusive guarda da tralha. O capitulo I do Titulo XI do Código Penal tem o seguinte Preambulo “Dos crimes praticados por funcionário publico contra a Administração Publica” Logo, pressupõe-se que os crimes elencados naquele Capitulo sejam cometidos por funcionário publico e não por ex-funcionário publico,partindo-se do pressuposto de que Presidente da Republica seja funcionário publico. A redação do art.317 fala em vantagem indevida recebida por funcionário publico, “ainda que fora da função ou antes de assumi-la”,mas sempre na condição de funcionário publico e nao no caso de ex-funcionário publico. Nao ha como considerar um ex-presidente da republica como ainda funcionário publico. No caso da Da.Marisa, ela nunca foi funcionaria publica, mesmo como primeira-dama. Como poderia ela ser acusada de corrupcao ? Portanto se nao ha previsao legal de crime de corrupcao por ex-funcionario publico, nao ha crime na hipotese.(“nullum crimen sine lege”)

Deixe uma resposta