Quem devolverá as vidas que Moro e cia. tiraram?

Reportagem

moro

 

Muitos pensam que só existe morte quando a pessoa para de respirar, o coração para de bater e cessa a atividade elétrica cerebral – sim, todos funcionamos como robôs, o que explica a forma como a maioria age. Porém, há vários tipos de morte.

A pior das mortes é a morte em vida. Há vários tipos de morte. Um tetraplégico pode até ser condicionado psicologicamente a aceitar sua condição, mas, na prática, sua vida é uma tortura ininterrupta. Quem dá atenção a um tetraplégico? Cuidado não é atenção…

Mas existe um tipo de morte que, sob certo aspecto, é até mais cruel do que a morte real ou a morte da meia vida dos cem por cento incapacitados: a morte social.

Está passando batida uma notícia perturbadora, a absolvição em segunda instância de dois condenados pelo juiz Sergio Moro.

Na última quarta-feira, a 8ª turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região absolveu dois executivos da OAS condenados por Moro.

O ex-diretor financeiro Mateus Coutinho de Sá havia sido condenado a 11 anos de prisão pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e de pertencer a organização criminosa e o engenheiro civil Fernando Augusto Stremel Andrade foi sentenciado a quatro anos de reclusão por lavagem de dinheiro.

Moro, no entanto, substituiu a pena de Andrade por prestação de serviços à comunidade e multa de 50 salários mínimos.

As defesas recorreram à segunda instância. O relator do processo, o desembargador João Pedro Gebran Neto, acaba de decidir que não havia provas de que os dois cometeram os crimes de que foram acusados por Moro.

O voto de Gebran foi acompanhado pelos outros desembargadores.

Mateus Coutinho de Sá era Diretor Financeiro da OAS quando foi condenado a 11 anos de prisão. A razão? Seu cartão de visitas foi apreendido no escritório de lavagem de Alberto Youssef e, por isso, Moro o considerou responsável pela liberação de pagamentos de propina pela OAS.

Ele permaneceu nove meses preso e foi demitido pela empreiteira após a prisão.

O advogado de Coutinho de Sá, Juliano Breda, disse que a defesa “lamenta o período em que ele permaneceu preso e comemora a absolvição, pois sempre sustentou a sua inocência”.

Fernando Augusto Stremel de Andrade foi condenado a 4 anos de prisão pela assinatura de contratos e outros documentos ideologicamente falsos.

Agora, foi absolvido. Não chegou a ser preso. Seu advogado disse que a condenação não tinha sustentação em provas e o tribunal corrigiu um grande erro de Moro.

O Ministério Público Federal ainda não sabe se recorrerá da decisão.

Se o leitor quiser ler a sentença de Moro, basta clicar aqui. Apesar de extremamente longa, é extremamente interessante ver o processo em que ele tirou a liberdade de pessoas sob razões injustas.

Com efeito, injustiça da Justiça é de tirar o sono.

Essas duas pessoas não são as únicas que, segundo leitura que a 8ª turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região acaba de fazer, Moro condenou sem provas. As condenações referem-se à 7ª fase da Lava Jato, desfechada em novembro de 2014.

Além de Coutinho Sá e Andrade, a 7ª fase da Lava Jato fez Moro prender também a cunhada do ex-tesoureiro do PT, Marice Correa de Lima

moro-1Apontada pelo Ministério Público Federal (MPF) como suspeita de receber valores ilegais da construtora OAS e repassá-los ao cunhado – o ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT) João Vaccari Neto -, Marice Correa de Lima teve a prisão temporária decretada em abril de 2015 e depois prorrogada por mais cinco dias.

Em despacho, Moro, a pedido do MPF, manteve a cunhada de Vaccari presa na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba.

Segundo o juiz, havia provas de materialidade e de autoria do crime de lavagem de dinheiro em relação à Marice Correa de Lima. A defesa da cunhada de Vaccari negava participação dela nos crimes.

“Resolvo prorrogar a prisão temporária por mais cinco dias. Trata-se de decretar medida menos gravosa do que a requerida pelo MPF e que se justifica à luz do princípio da proporcionalidade. A medida oportunizará nova oitiva na qual ela poderá esclarecer ou não sua participação nos depósitos em espécie realizados na conta da esposa de João Vaccari Neto e as circunstâncias que envolveram esses fatos, inclusive a identificação e a localização da fonte de recursos utilizados para os depósitos”, argumentou Moro no despacho.

A prisão de Marice foi um espetáculo transmitido em rede nacional de rádio e tevê porque Moro se enganou. Ele confundiu a cunhada de Vaccari com a esposa dele. Para envolver Marice, o juiz afirmou ter certeza de que era ela a pessoa que apareceu depositando dinheiro na conta de Vaccari, cerca de 2 mil reais, mas, na verdade, quem aparecia no vídeo era a mulher do ex-tesoureiro do PT.

 

Matéria da Folha de São Paulo mostra que Moro afirmou “ter certeza” de que era Marice no vídeo acima.

moro-3A defesa de Marice protestou, a mulher teve que voltar às pressas de congresso do qual participava no exterior para aparecer no Jornal Nacional sendo presa, levada por agentes da Polícia Federal.

Em seguida, porém, o Jornal Folha de São Paulo publicou reportagem que inocentava Marice e mostrava a irresponsabilidade de Sergio Moro ao dizer que tinha “certeza” de que era ela a pessoa que aparecia no vídeo.

moro-2Ficou tudo por isso mesmo.

Depois disso, o caso dela sumiu. Passou o que passou à toa.

Só a sétima fase da Lava Jato causou três condenações injustas.

Coutinho de Sá pagou a maior das penas. Ficou nove meses encarcerado e perdeu o emprego. Sofreu morte social. Possivelmente perdeu a família, ou esta passou por dramas como falta de recursos para sobrevivência etc.

Marice permaneceu poucos dias presa, mas a exposição exagerada no Jornal Nacional acabou com a sua vida social e profissional.

Stremer Andrade passou pelo constrangimento da condução coercitiva e perdeu o emprego, com os efeitos deletérios que tudo isso deve ter tido sobre todos os aspectos de sua vida.

Apesar de essas pessoas terem sido inocentadas muito tempo depois, a absolvição não teve cobertura da mídia sequer parecida com a cobertura que receberam as acusações. Milhões e milhões de brasileiros nunca saberão que aquelas pessoas acusadas e condenadas em horário “nobre” foram posteriormente inocentadas.

Isso se chama morte social – e profissional. Quem devolverá toda a humilhação, toda a vergonha, todo o sofrimento, todo o prejuízo material que essas pessoas sofreram? Moro destrói vidas e dá de ombro. Chama isso de “efeitos colaterais”.

Sociedades civilizadas entendem que é melhor absolver mil culpados do que condenar um inocente. Não é o caso da nossa, onde a maioria quer sangue, quer sofrimento, quer humilhação dos alvos da vez.

Não haveria prejuízo algum às investigações e ao cumprimento da lei se as prisões ao menos tivessem sido discretas e se as pessoas só fossem encarceradas só após condenação em segunda instância, como passou a ser no Brasil.

O único prejuízo que haveria seria político. Condenações ajudaram o grupo político que queria tirar Dilma Rousseff da Presidência. Se foram injustas, dane-se. Que as vítimas dos “erros” de Moro se queixem ao Papa Francisco, simpático a “comunistas”.

75 comments

  • Caro Edu,
    agora, ao lado dos ladrões de colarinho branco, temos os assassinos togados.
    Tudo junto e misturado.
    Oh, céus!!!!
    Onde vamos parar?
    Grande abraço.

      • Sem falar, nobre amigo Edu, que o próprio Vaccari, depois de um monte de anos sendo “arregaçado” pelos jornais no caso BANCOOP, foi absolvido de toda e qualquer culpa pelo caso … tem o Japonezinho do PT no mensalão, que morreu … e o gerente do Posto da Torre (estive lá recentemente, tomando uma cerveja) que também, depois de 06 meses de corró, também foi inocentado. A culpa que moro lhe imputou? Foi fazer um depósito no banco pro patrão … portanto, não é office-boy, é cumplice …

  • E de pensar que já tive o desgosto de ver um desenhista (daqueles que fazem ilustração de quadrinhos de super-herói) no facebook aparecer com um desenho do Togado das Araucárias como o Super-Men (super-moro)… Vamos ver se esse puxa-saquismo ia continuar se ele (o desenhista) ou aguém próximo dele fosse vítima da “Suuuuuper-Justiça” do “Suuuuuper-Moro” e acabasse preso durante meses, injustamente, e tivesse a vida destruída…

  • Nossa, fico até comovido e com lágrimas nos olhos vendo os grandes e incansáveis esforços dispensados pelo nobre blogueiro para defender esses gloriosos empreiteiros.

    Será que se o partido do turno e seus grandes líderes (principalmente o líder máximo, o inimputável e intocável messias do agreste, defensor dos pobres e oprimidos) não estivessem implicados juntos no mesmo escândalo, haveria tamanha sede de justiça do blogueiro por esses injustiçados e inocentes senhores diante deste famigerado e implacável inquisitor da República de Curitiba?

    • Sempre, já defendi o Kassab aqui, defendi o Garotinho, que é antipetista, defendi o Cabral, que apoiou Aécio em 2014. O que me interessa é a democracia. Nunca nenhum acusador pilantra provou que eu tivesse recebido qualquer vantagem dos governos do PT. Sua acusação é criminosa.

      • Palavras do Ministro Aurélio Melo e repetidas pelo Senador Lindbergh Farias, acrescidas de argumento sólido e indestrutível: “A pior das ditaduras é a do Judiciário. Não há a quem
        recorrer”. Terá alguém com contra argumentação?

        Eduardo, estou ”levando” para o facebook esse seu texto, como sempre irretocável.

    • Pois é Valmir-Ba, tamanha falta de sensibilidade de sua parte deve ser provavelmente pelo fato de você pertencer alguma família de coronel na sua UF de origem. Se sente intocável e absoluto mas com certeza deve haver em seu currículo de vida, algo que a sua hipocrisia esconde.
      Pessoas como você desperta em pessoas de bom senso uma mistura de nojo e de pena.

    • Se os inocentados fossem empreiteiros eles nao seriam empregados.Empreiteiros sao os proprietarios das construtoras.Nao se pode confundir executivo(empregado) com empreiteiros(proprietarios).

  • Eduardo me ocorre o seguinte:
    Existem os danos facilmente aferíveis causados ao país, às empresas e a maioria esmagadora dos brasileiros.

    No particular, “Essezinho aí do Paranaguai” nos causou danos pessoais também gigantescos.
    Caminhamos para 3 anos de crescente apreensão de nossas simples vidas.
    Agora mesmo, com o quadro geral se deteriorando, estamos preocupados como esse governinho traidor poderá manter nossas aposentadorias nos próximos meses.
    E nossos filhos, como ficarão caso a crise chegue em seus empregos? E os parentes, vizinhos e conhecidos mais pobres?
    Em especial “Essezinho do Paranaguai”, mas todo o Judiciário, foram o vetor da transmissão de um tipo de Ebola. E por causa deles caminhamos para a morte inglória.
    (Menos mal que temos já aqui médicos cubanos… rarrara)

    Arriba Brasil!!!!

  • Mais uma atestado do FRACASSO que é a justiça (e todos os demais aparelhos do “Estado” brasileiro).
    Por isso sou CONTRA A prisão antes do trânsito em julgado.

    Ainda que estes erros sejam terríveis, a condenação dos reais culpados é a regra. Os outros TODOS tiveram recursos negados. E no caso do Léo Pinheiro, a pena foi AUMENTADA no tribunal, significativamente!

    Mais uma para os anais da Magistratura do cursinho pré concurso. Esses magistrados nada mais são que concurseiros jurídicos.

  • Eles não tem pão, que comam brioches. A hora da Maria Antonieta de curitiba vai chegar. SEM JUSTIÇA NAO HÁ PAZ. Haverá sempre alguém procurando justiça.

  • Prezado Eduardo:

    Quem devolverá as vidas que Moro e cia. tiraram? Essa é a pergunta que você faz.

    Estamos vivendo um período fascista na sociedade brasileira. Fascismo esse implantado pela classe política com financiamento da elite financeira e apoiado pela classe média e claro com respaldo da grande mídia e de elementos do judiciário. Lí nos jornais de ontem/hoje (blog do Nassif) que Tribunais Superiores corrigem vinte erros do juiz Sergio Moro. No meu ponto de vista ou esse senhor é um grande espírito de porco ou um grande incompetente. Como o prejudicado com isso é a sociedade e ele continua canetando as suas sentenças, só me resta citar uma frase latina que lí há algum tempo num artigo de Mino Carta na revista Carta Capital.

    MALA TEMPORA CURRUNT = Maus tempos chegaram.
    E os coxinhas aplaudindo – ou por burrice ou puro masoquismo ou por ambos.

  • É mais que necessário que juízes que provoquem, reiteradamente, danos à sociedade paguem por estes danos. No caso do juizeco da região agrícola de Curitiba, o canalha produziu danos imensuráveis ao país. Ele deveria ser preso, ter todos os seus bens tomados pelo Estado e passar todo o resto de sua vida na cadeia comum.

  • O justiceiro do Paraná adquiriu fama e ficou cego pelo próprio ego.
    Já quebrou o País com sua truculência, impedindo as empresas de continuarem operando, mesmo após ter prendido seus corruptos proprietários e diretores.
    Agora, gravíssima suspeita apresenta esse Juiz como negociador junto aos EUA.
    Uma vergonha, um lesa-pátria, que vai contribuir com informações importantes para que os estrangeiros, leia-se americanos, possam multiplicar ações com o intuito de liquidar com a Petrobrás.
    Agora lhes pergunto, como pode um Juiz contribuir para a falência de seu próprio país?
    Quem vai parar esse crápula?
    Parabéns à defesa de LULA que pediu sua prisão.
    E na República dos Bananas de Curitiba, todos batem palmas ao justiceiro.
    Como fascista, a elite Curitibana em nada perde para a Paulista.
    Vejo como maior problema o acovardamento do STF, cuja competência já foi usurpada por Moro em várias ocasiões.
    Teceram-lhe, alguns Ministros do STF, veladas críticas à sua atuação.
    Mas, não passaram disso.
    Segue a rotina da Lava Jato destruindo o País a cada dia que passa.
    Serão esses “elementos” julgados pelo que fazem?
    Pois, já tentam ficar acima da Lei com as tais medidas contra corrupção, não querendo que o judiciário e o MP estejam sujeitos à condenação por seus atos delinquentes.
    Parem Moro enquanto é tempo.
    Ou ele transformará este país em sucata americana.

  • Sr. Eduardo Guimarães, lembro que – acho que no GGN, do Luis Nassif – este, expondo a respeito da Operação Lava Jato – cópia carbonada da “Operazioni Mani Pulite” – afirmava que o Juiz Sérgio Moro ao ser indagado sobre esta sua “cruzada” contra a corrupção no Brasil, da forma como estava conduzindo sofre ou sofrerá o risco de atingir inocentes na sua caminhada, ao que ele, sem pestanejar: EFEITOS COLATERAIS!

  • Esse Moro trem que pagar na cadeia por tudo o que fez! E não somente ele, mas toda a corja envolvida na lava(golpe) a jato, incluindo-se aquele fanático Dallagnoll e o resto da trupe, com os fascista da Polícia Federal, da ditadura midiática e da direita política. Além disso, é mais do que necessário que comecemos a desvendar a conexões da golpe a jato com a CIA(aliás, seu “cia”, embora no sentido de companhia, soa como um prenúncio voluntário ou não), que já começaram a ser involuntariamente reveladas ontem, quando um dos depoentes da farsa que Moro acionou contra Lula acabou por afirmar que recebeu oferta de depoimento do departamento de Justiça dos EUA(para testemunhar contra a Petrobrás, contra o Brasil, na justiça ianque)via “força-tarefa”(esse era o mesmo nome das “operações” nazistas)da golpe a jato, o que é UMA ILEGALIDADE, uma vez que convênios com países estrangeiros, no campo judicial, SÃO ATRIBUIÇÃO EXCLUSIVA DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. O “procurador” da golpe a jato, junto com Moro, interrompeu a testemunha(uma forma de alertá-lo de que estava “entregando o ouro”), a defesa de Lula insistiu em ouvir a declaração do depoente, mas alertado pelo procurador e por Moro, a testemunha não mais quis dizer nada. ESTÁ CLARO CADA VEZ MAIS O QUE SEMPRE DISSE AQUI, QUE OS EUA PARTICIPARAM DESSE GOLPE a e lava (golpe) A JATO SEMPRE FOI UMA ARMA PARA O GOLPE. COMO TAMBÉM ESTÁ EVIDENTE OUTRA AFIRMAÇÃO MINHA, QUE MORO É AGENTE DA CIA, COMO MOSTRAM INDÍCIOS CADA VEZ MAIS SÓLIDOS, DESDE OS CURSOS QUE FEZ NOS EUA(SOBRE A LEI IANQUE!? QUAL A JUSTIFICATIVA PARA ISSO?), ATÉ SEU “TRABALHO” COMO CONFERENCISTA EM CONGRESSOS DO DEPARTAMENTO DE JUSTIÇA DOS EUA FEITOS NO BRASIL, SOBRE A LEI IANQUE, E DOS QUAIS , ELE E GILSON DIPP FORAM, OS ÚNICOS BRASILEIROS A FALAR, ATÉ SUA PAIXÃO INCONTIDA PELOS IANQUES(DEMONSTRADA EM DEPOIMENTO NA CPI) E AGORA ESSA DENÚNCIA DA TESTEMUNHA, CENSURADA POR ELE E PELO PROCURADOR. Essas questões precisam ser respondidas um dia e a melhor forma de começarmos a perseguir esse resposta é questioná-la em atos na rua.

  • Queridos irmãos, estou vivendo em estado de crise e pavor… qualquer dia posso ser preso pela “operação lava jato”, sem prova de crime cometido… Estamos passando por uma situação idêntica ao NAZISMO.

  • Se fosse eu que sofresse isso e vendo que nenhum orgão do judiciário puniu exemplarmente esse juiz que destruiu a vida e a familia dos outros, não pensaria duas vezes eu meter bala num desgraçado desse! Já que perdi tudo, não vou mais conseguir recuperar meu emprego, ter um outro emprego, recuperar minha familia, minha honra e moral; nossa indignado, eu metia bala nessa canalha. É a lei da selva onde o que impera é a injustiça praticada por quem deveria fazer justiça, não é?
    Então é olho por olho dente por dente mesmo, cortaria a cabeça, como faziam na idade média, já que o abuso de autoridade que cometem nunca é punido, eles se acham intocáveis, se acham deuses que podem tudo né. Ninguém é imortal, eles esquecem que são mortais como todos.

  • Parece que Moro tem uma verdadeira fixação por condenar, mesmo que não haja provas ou essas sejam frágeis. Tomou gosto e e agora não para mais.Quando a justiça deixa de ser justa, pode-se esperar tudo.

    • O julgamento e a condenação são feitos pela mídia antes mesmo de o processe ser instaurado. Moro apenas redige a sentença, com redação sofrível, por sinal!

  • Você está certo em dar visibilidade a esses casos de inocência, um contraponto (mesmo que sem a mesma força do estrago) ao que Moro e a grande mídia fizeram a essas pessoas. O caso da cunhada do Vaccari me chocou muito na época, pela gratuidade, pelo dar de ombros, sequer um pedido de desculpa público para restaurar a dignidade social da acusada falsamente. E ainda foi dada como ‘foragida’, termo que se usa para criminosos.

    Isso tudo é perigoso para os direitos de todos. Andei ouvindo as audiências recentes da Lava a Jato. O caso do triplex é furado. Mas Moro manipula, o MP também. Não fossem os bons advogados… E agora essa, da colaboração da Lava a Jato ‘não formalizada’, ‘sigilosa’, com os EUA. Tem muita coisa torta nessa história.

    • Eu só gostaria de entender por que a corrupção do PT é pior do que a do PSDB ou do PMDB. Com o caso Geddel bombando, com Temer sendo acusado pelo ex ministro da Cultura, com Serra acusado de receber 23 milhões de propina, pra você só há corrupção no PT, de onde se conclui que esse papo é hipócrita. Você não é contra a corrupção, é apenas antipetista fanático

    • Que vidas que o PT tirou, sua animal? O PT nunca tirou a vida de ninguém, quem fez e ainda continua fazendo isso é o Temer e seu partido golpista que está querendo tirar recursos de saúde e educação para o povo mais pobre!

  • O ESCÂNDALO DO DIA

    As peripécias de Temer para defender os negócios de Geddel.

    Kennedy Alencar: Calero entregou à PF gravações de conversas com Temer, Geddel e Padilha; oposição quer o impeachment

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/calero-diz-a-pf-que-temer-o-enquadrou-para-arrumar-uma-saida-para-o-caso-geddel-oposicao-quer-o-impeachment-do-presidente-golpista.html
     
    E o PSDB está querendo colocar FHC no lugar do Temer. O que vocês acham?

    • Pelo menos para mim, a situação ainda está nebulosa demais para saber o que de fato, passa neste momento, pela cabeça do PGR e Ministério Público Federal.

      Porque, qualquer atitude tomada a partir de então, será clara estratégia de movimentação política.

      O que, na base do chutômetro posso afirmar, é que dependendo do grau de blindagem que a classe empresarial queira dar para garantir o sucesso do projeto de Desmonte do Estado em andamento, vai ocorrer com Temer o que não está ocorrendo com Lula:

      Pelo fato das gravações terem sido feitas de forma ilegal (sem autorização judicial), bem provável que seu conteúdo seja anulado e o processo revertido em favor do acusado.

      No mais, a disputa via TSE sobre supostas doações eleitoriais ilegais em 2014, deve terminar de forma ainda pior. Com o desmembramento da arrecadação dos candidatos, garantindo punição à Dilma e absolvição a Temer.

  • Dentro da pauta:

    É um absurdo o que este juizeco fez, condenando por convicção, pena que a pena para um ser destes é a aposentadoria com o salário integral.

    Fora da pauta:

    Muitas coisas estão rolando:

    8 em 8 testemunhas inocentam Lula:

    http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/267119/8-em-8-testemunhas-inocentam-Lula.htm

    Calero tem fita com Temer fazendo lobby por Geddel:

    http://www.conversaafiada.com.br/politica/integra-como-calero-matou-temer

    O pedido do impeachment (aí sim é impeachment de verdade, com crime de responsabilidade e tudo) do traíra golpista pode sair a qualquer momento. Cadê o MBL, o revoltados on-line e outras porcarias? Ah, não podem comparecer, foram financiados pelos partidos de direita (também).

    • Pois é, o MBL convocou uma manifestação para ocorrer em Brasília, dia 22, terça-feira, e só apareceram uns gatos pingados pelo que vi no face deles. Agora estão convocando outra manifestação para o dia 04 de dezembro às 14:00 hs, no vão do MASP. Vcs precisam ver os comentários que aparecem por lá. É gente se dizendo envergonhada de ter apoiado o MBL nas suas manifestações pedindo Fora Dilma. O MBL está sendo cobrado por ter apoiado e colocado o Temer no poder. Bem feito para essa turma que já não engana mais ninguém, não naquela quantidade absurda de pessoas que compareceram nas manifestações passadas. Kim Kataguiri já era para um monte de coxinhas!

  • … enquanto isso nossa economia continua mal das pernas. Temos uma “anemia de produtividade” e uma “obesidade de gastos”…
    É o que diz Otaviano Canudo, diretor executivo do Banco Mundial em entrevista à Folha.
    Ele fez parte da primeira equipe econômica do governo Lula.

    Resumo: sem avanços na produtividade não há como ter crescimento sustentado.

    Obviamente a grande maioria dos petistas não irá concordar com o que ele diz…

    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/11/1835451-saida-da-recessao-e-dificil-com-gastos-obesos-diz-diretor-do-banco-mundial.shtml

    • O problema grave da ortodoxia econômica, é a incapacidade de enxergar o cenário de forma pragmática.

      O problema do gasto primário apontado pelo Canuto, é que o mesmo não disseca o tipo de gasto que se expandiu. Essencialmente o TAPS (Transferências e Assistências à Previdência Social), que tem boa parte de suas despesas essenciais pro tecido de proteção social que o país criou ao longo dos últimos 25 anos.

      Muitas delas são proporcionais à arrecadação. O que faz todo o sentido, quando se pensa na correta distribuição dos investimentos, através de garantias mínimas.

      Agora, não vi no texto, referência alguma Resultado/Déficit Nominal. Tivemos superávits primários razoáveis, durante uma década e, mesmo nesse período, o nominal só fez crescer assustadoramente graças à uma política de juros estratosféricos.

  • SOU UM CARA JUSTO. QUANDO VOCÊ PÁRA DE DEFENDER BANDIDOS DO PT E FICA COM O TIROCÍNIO DESANUVIADO, VOCÊ CONSEGUE FALAR VERDADES IRRESPONDIVEIS. O PODER JUDICIÁRIO DESTE PAÍS ESTÁ UMA VERDADEIRA BOMBA. JUIZES SE ACHAM ACIMA DO BEM E DO MAL E FAZEM O QUE QUEREM. SOU PLENAMENTE A FAVOR DE SE COLOCAR UM FREIO NESSE ESTADO DE COISAS. JUIZES E PROMOTORES PRECISAM SER RESPONSABILIZADOS POR SEUS ATOS.

  • Edu, voce se esqueceu de um rapaz que se matou. Me parece que era apenas um dos secretários do Palloci, que anotava os compromissos dele numa agenda.
    Moro certamente o prendeu para forçá-lo a delatar o patrão. Se o pobre rapaz tinha conhecimento das supostas falcatruas ou era só um “anotador de recado”, o justiceiro não queria saber. Se a prisão ia humilhá-lo a ponto de no desespero tirar a própria vida, “paciência, os fins justificam os meios”.
    Num país sério esse carrasco estaria preso por assassinato culposo. Além dos assassinatos de reputação.
    PS: Acho que valeria a pena dar uma olhada melhor nessa história

  • Errata: O rapaz tentou o suicídio, mas não foi bem sucedido, ainda bem. Desculpem nossa falha. Mas acho que continua grave. E indica o que pode estar se passando com esses dois aí do seu texto, Edu

  • Prezado Eduardo:

    Por favor publique este pedido.

    Para a equipe do TIJOLAÇO:

    Tem tres dias que não consigo acessar o blog TIJOLAÇO. Quando entro no blog a notícia mais atualizada é a do dia 22.

  • Edu

    Não está fácil este período de nossa história, bandidos togados destruindo vidas, a primeira vez que me deparei atentamente com estas safadezas das autoridades-bandidas que temos, foi no caso da Escola Base de São Paulo, todos sumariamente condenados a morte em vida, famílias inteiras destruidas em rede nacional, os molestadores de criancinhas, tudo exposto, e o que aconteceu com os picaretas que promoveram este genocídio ? Nada aconteceu, nada acontecerá. Nada parece ser pior do que ser vítima deste conluio que é judiciário e ministério público.
    Falo sem medo de errar, picaretas.

  • Prezado Edu:

    Os depoimentos desta semana sobre as denuncia atribuídas à Lula confirmam a inocência do mesmo, ou seja, todas as testemunhas estão negando informações sobre pagamento de propina ao então presidente ou alguma informação sobe o triplex do Guarujá. Todos negam. Então, não de pode admitir uma condenação de Lula, tendo em vista que todas as testemunhas negam a tese do MP. Forte abraço.

    Cláudio Augusto
    Brasília – DF

  • Com a anistia dos ladrões, corruptos e ratos da quadrilha do mordomo golpista insano, já dá para perceber que o desMOROnado já está sendo descartado. Penso que, a teimosia e vaidade dele não o deixa perceber. O coitado está se achando, até tem certeza de que é o tal. Só rindo…

    TODOS AO ATO DE DOMINGO, DIA 27/11, ÀS 15H, NA AV. PAULISTA.
    Diante da urgência da luta contra a PEC55, que será votada no Congresso Federal no próximo dia 29, contra a vergonhosa tentativa de aprovar Anistia do Caixa 2, a Frente Povo Sem Medo mantém a convocação que já mobiliza milhares de pessoas para lotar a Av. Paulista no próximo domingo.
    A marcha caminhará pelo centro da cidade e contará com a participação de movimentos sociais e artistas.

  • Quem desgraçou as vidas desses senhores não foi o juiz Moro e sim a empresa em que trabalham, em meio à bandidagem sistêmica da OAS e seus conluios com o PT, haja vista seu presidente Leo Pinheiro que, alem de preso, ainda teve sua sentença aumentada recentemente. Fosse a OAS uma empresa idônea, ninguem mexeria com seus dirigentes.

    Idem com relação à senhora vítima da confusão no banco, fosse seu cunhado uma pessoa de bem, e não o salafrário tesoureiro de um partido metido na lama da canalhice, tampouco seria importunada.

    Aliás, Paulo Maluf e seu filho foram presos há alguns anos, e sua prisão foi anulada pelo STF, mas ninguem pergunta sobre a reparação a suas vidas.

  • Erros judiciais grotescos como os cometidos pelos juiz “herói dos coxinhas” custam milhões de dólares ao Estado em indenização e o fim da carreira do errático no Judiciário. Isso, em países sérios. No Brasil, nada acontecerá com o “herói dos coxinhas” e o Estado não deverá pagar um centavo sequer de indenização aqueles que tiveram suas reputações destruídas por um juiz irresponsável.

  • Eduardo,

    sou advogado e afirmo que isso é comum e normal, ninguém na área jurídica vai achar estranho uma absolvição em segunda instância, afinal, é para isso que serve o sistema recursal. Esse texto parece-me mais uma tentativa de defesa de Lula, porém pecou pelo desconhecimento da práxis jurídica.

    • Aí é que está o engano. É normal absolvição em segunda instância, mas não é normal o absolvido ter passado 1 ou 2 anos preso antes da absolvição.

      • Também não é normal um juiz condenar reiterada vezes sem provas, prendendo preventivamente de forma abusiva e baseando sem arbitrariedades, com total apoio da mídia, pelo fato de os acusados e o contexto servir aos seus propósitos políticos.

  • Edu,

    Apesar do cargo de juiz o tal curibanus é algoz. Cada vez mais acho que a última coisa que ele defende é a justiça. É arbitrário e mostra uma força descomunal para sua atividade. Quem será que segura os cordões de sua marionete? Quem, quem, quem …or who, who, who

  • ESTUDANTES BRASILEIROS ESTÃO ORGANIZANDO UMA GRANDE CARAVANA ATÉ BRASÍLIA NO
    DIA 29 DE NOVEMBRO.
    As principais entidades representativas dos estudantes brasileiros estão organizando uma grande caravana até Brasília no dia 29 de novembro. A intenção é pressionar os senadores a não aprovar a PEC 55, repudiar a Reforma do Ensino Médio e o projeto “Escola Sem Partido”. Os interessados em participar do movimento podem fazer a inscrição pela internet.
    Para apoiar o movimento e permitir que a caravana chegue à Brasília, os estudantes estão fazendo uma campanha de financiamento pedindo colaborações, que deverão ser feitas diretamente na conta da UNE.
    BANCO do BRASIL
    AG. 7067-X
    CONTA C.: 6635-4
    União Nacional dos Estudantes
    CNPJ: 29.258.597/0001-50
    PARA ELES R$ 20, 30, 40, R$ 50,00 É MUITO. CONTRIBUA. COLABORE.
    http://www.pt.org.br/estudantes-fazem-campanha-para-financiar-caravana-contra-pec-55/

  • Eu acuso o ditador.
    O barbudo que morreu esta manhã.
    Eu acuso Fidel Castro de culpado por tudo.
    Por tudo o que a CIA e os serviços secretos ocidentais, as covert ops realizam e realizaram em materia de mortes, assassinatos, atentados, falsas bandeiras, todo o sangue e lagrimas que dai diretamente foram derramados.
    Porque após mais de 600 tentativas fracassadas de mata-lo e atingi-lo eles adquiriam um inestimavel KNOW HOW
    de como faze-lo com sucesso ao redor do mundo nas decadas que se seguiram.

  • “Idem com relação à senhora vítima da confusão no banco, fosse seu cunhado uma pessoa de bem, e não o salafrário tesoureiro de um partido metido na lama da canalhice, tampouco seria importunada.”

    Esse mesmo, identico argumento , sr hermes, foi muito usado na ditadura brasileira.
    E os parentes de Cunha nao foram presos.
    Nem Paulo Cardoso.
    Nem um sequer dos Perrelacópteros, os mineiros do pó.

Deixe uma resposta