Novo Blog da Cidadania foi criado visando 2018

Aviso, Crônica, Destaque, Todos os posts

Ainda está longe de ficar tudo redondo, mas o novo Blog da Cidadania já começa a tomar forma. Os problemas vão surgindo e a equipe de Tecnologia da Informação que se reuniu para fazer a nova página vai adequando às demandas dos leitores.

Como todos os Blogs progressistas aboliram a indicação de links, o webdesigner que projetou este novo site aboliu também. Porém – e isso eu já sabia –, a informação sobre outros sites é um serviço que o Blog da Cidadania presta a seus leitores há muitos e muitos anos e não haveria sentido em retirar esse benefício do leitor.

Incluímos outros sites de maior interesse sem visar reciprocidade alguma por parte dos sites indicados. Houve muitos pedidos de pessoas que têm sites/blogs para o Blog da Cidadania indicá-los. E isso constitui um problema.

Explico: se for incluir todos os sites sugeridos, a lista ficará imensa – e, portanto, inútil para a maioria esmagadora dos leitores –, de modo que optei por indicar algumas das páginas principais da mídia alternativa. Faltaram muitas, mas, aos poucos, vamos incluindo.

Estamos esperando acumularem um pouco as sugestões para fazer tudo de uma vez porque a inclusão e exclusão de links tem que ser feita por código html (programação); este site não é como o antigo, em que havia um aplicativo para o editor da página incluir, é preciso um programador e ele cobra por hora trabalhada.

Mas estamos analisando uma solução para não deixar de contemplar a todos os blogueiros e ativistas digitais que desejarem ser indicados nesta página. Vou criar uma seção com um índice de páginas importantes da internet em que poderemos incluir tantos blogs quantos quisermos e servirá para quem quer procurar novos espaços de leitura.

Há muito mais que queremos fazer. Na barra superior, você vê a opção TV Cidadania, produto de parceria do Blog com o YouTube. Nesse quesito, o canal do Blog da Cidadania está crescendo muito, à proporção de 100 a 200 inscritos todos os dias, chegando a atingir picos de 480 inscrições em um único dia.

A seção Últimas Notícias (canto superior direito da página) reproduz não todas as últimas notícias, mas as que o Blog considera mais relevantes naquele dia, sempre sob o enfoque do editor desta página.

A seção de comentários deu bastante trabalho. Havia alguns bugs (defeitos) do WordPress que já consertamos, aumentando a segurança e a rapidez da postagem. Havia um defeito que impedia a postagem de comentários, entre outros. Estão resolvidos.

Agora estamos partindo para a adequação de conteúdo. Nas próximas semanas teremos novidades.

Tudo está sendo feito pensando em 2018. Todos os especialistas em marketing político e em internet anteveem um ano de forte crescimento das páginas na internet, sobretudo das mais antigas como esta.

Vem aí uma guerra digital, decorrente da guerra eleitoral que será travada no país no ano que vem. E caberá a cada um de nós ser um soldado nessa guerra, pois há ameaças à democracia tentando chegar ao poder através do voto com vistas a solapá-la por dentro…

O Blog da Cidadania foi reformulado sob grande preocupação com a segurança, com a modernidade e com a agilidade, de modo que possa enfrentar uma campanha eleitoral que talvez venha a ser a mais radicalizada da história brasileira.

Você é parte integrante deste processo, até porque você, o autor desta página e seus colaboradores estamos todos no mesmo barco, um barco no qual, se não remarmos juntos, irá afundar conosco dentro.

Por fim, uma recomendação aos leitores: acessem o Blog da Cidadania pela home page, a página inicial, www.blogdacidadania.com.br ou www.eduardoguimaraes.com.br, de forma  que possa ver todas as matérias do dia.

Agradecemos a atenção das companheiras e companheiros nesses 13 anos de existência do Blog da Cidadania. A luta está mais dura, mais desigual, mas continua sendo a mesma luta pela civilização deste país que todos travamos a vida toda. Que venha a luta!

*

PS: havia um problema de alguns leitores estarem vendo comentários antes de serem publicados. O defeito estava em a caixa de comentários disponibilizar ao leitor seu nome e seu email. Às vezes ficava gravado para todos o comentário de alguém. Agora o leitor vai ter sempre que digitar seu nome e seu email. Mas não ocorrerá mais o problema de apresentar a todos o nome e email de algum comentarista que ficava gravado. Agradeço a quem puder testar colocando um comentário.