Olga Benário pede que Brasil salve a vida de Cesare Batistti

Últimas notícias

Na noite desta sexta-feira 13, o ministro do STF Luiz Fux concedeu habeas-corpus preventivo ao italiano Cesare Batistti. Até que sua extradição, pretendida por Michel Temer, seja julgada pela primeira turma do STF, ele não poderá ser extraditado.

O que ocorre com Batistti lembra bastante o que ocorreu há 81 anos com Olga Benario, militante comunista alemã de origem judaica que se enamorou pelo revolucionário Luiz Carlos Prestes e depois foi deportada para a Alemanha nazista por Getúlio Vargas.

Não foi à toa que a filha de Olga, Anita Leocádia Prestes, pediu ao governo brasileiro por Batistti dizendo que ele lembra o suplício da mãe ao tentar permanecer no Brasil e sendo enviada por nosso país para morrer nas mãos dos nazistas. Leia, abaixo, a carta da filha de Olga ao governo brasileiro.

Exmo. Sr. Presidente da República

Na qualidade de filha de Olga Benário Prestes, extraditada pelo Governo Vargas para a Alemanha nazista, para ser sacrificada numa câmara de gás, sinto-me no dever de subscrever a carta escrita pelo Sr. Carlos Lungarzo, da Anistia Internacional, na certeza de que seu compromisso com a defesa dos direitos humanos não permitirá que seja cometido pelo Brasil o crime de entregar Cesare Battisti a um destino semelhante ao vivido por minha mãe e minha família. 

Atenciosamente, 

Anita Leocádia Prestes

Só um detalhe: essa mensagem foi enviada pela filha de Olga e Prestes a Lula em 2009, quando decidiu conceder cidadania brasileira ao refugiado italiano, perseguido há décadas pelo regime italiano.