Temer abre leilão para barrar novo pedido do STF para processá-lo

Últimas notícias

No Palácio do Planalto, seguem as movimentações para tentar barrar, na Câmara, a denúncia contra Michel Temer e seus dois ministros.

Mais um dia de Planalto cheio. Nesta quarta-feira (4), os convidados eram micro e pequenos empresários. O governo ofereceu a eles R$ 9 bilhões em créditos para pagar dívidas e investir.

O presidente não tocou no tema que pesa em sua agenda. A segunda denúncia. E o governo está mobilizado. Os ministros do Planalto nem apareceram na cerimônia.

É que, além de cuidar da defesa contra a denúncia, o governo também está tendo que tourear os próprios aliados. Nesta quarta, por pouco, não escapou uma convocação dos ministros da Secretaria Geral e da Casa Civil. Iniciativa do presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara. O deputado do PRB de Roraima Jhonatan de Jesus, que cobra cargos no Incra e liberação de verbas. O Planalto foi informado em cima da hora. O clima ficou tenso.

O requerimento da convocação de Eliseu Padilha e Moreira Franco pede que prestem esclarecimentos sobre a denúncia apresentada pelo procurador Rodrigo Janot.

A justificava  do requerimento é que, segundo a acusação, os ministros fariam parte de uma organização criminosa e teriam praticado ações ilícitas em troca de propina por meio da utilização de órgão públicos, como Petrobras e Furnas.

Eliseu Padilha telefonou e conseguiu que o aliado recuasse. Mas o presidente da comissão deixou em aberto a ameaça: “Semana que vem, vou colocar, oficialmente, na pauta. Que seria o requerimento de convocação de dois ministros. Então, eu não vou colocar o requerimento hoje.”

A ordem é dar um jeito de atender às demandas dos rebeldes para garantir o apoio contra a denúncia. Temer terminou o dia em um evento em São Paulo. Do lado de fora teve protesto de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto. Longe dos gritos, o presidente fez a entrega de ambulâncias a prefeitos.

“Quando senhores prefeitos, de São Paulo e de todo Brasil, lá chegarem com ambulância serão seguramente saudados pela população da sua cidade”, disse Temer.