Marte agora tem americanos e chineses em seu solo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução / China Science

A China anunciou que seu primeiro robô pousou neste sábado na superfície de Marte — às 20 horas desta sexta-feira no horário de Brasília. O Zhurong, deus do fogo, na mitologia chinesa, será controlado remotamente.

Segundo a mídia estatal, o pouso (veja animação abaixo) durou sete minutos e transformou a China no segundo país a tocar o solo marciano com sucesso, após os EUA, em 1976. A então União Soviética chegou a ter um equipamento, a Mars 3, que pousou em Marte antes, em 1971, mas a comunicação foi perdida definitivamente apenas após alguns segundos.

Desde 1960, mais de 40 missões espaciais foram até Marte. Até agora, no entanto, menos da metade delas teve sucesso, e apenas os Estados Unidos conseguiram operar os dispositivos. Com isso, a China se torna o segundo país a operar um robô no planeta vermelho.

A própria China já havia tentado enviar uma sonda a Marte em 2011, em uma missão conjunta com a Rússia, mas a tentativa fracassou, e Pequim decidiu tentar novamente, dessa vez sozinha.

A missão não tripulada, chamada Tianwen-1, foi lançada da Terra pelos chineses no final de julho de 2020. A descida neste sábado ocorreu em uma área do planeta vermelho chamada “Utopia Planitia”, uma vasta planície localizada no hemisfério norte de Marte, segundo a Agência Espacial Chinesa (CNSA).

Pesando mais de 200 kg, “Zhurong” está equipado com quatro painéis solares para o fornecimento de energia elétrica e deve operar por três meses. Ele também está equipado com câmeras, um radar e um laser que permitirá estudar o ambiente e analisar a composição das rochas marcianas. A missão a Marte também procurará possíveis vestígios de vida.

O robô chega a Marte poucos meses após Perseverance, o rover da NASA, que pousou no planeta em 18 de fevereiro com a missão de procurar vestígios de vida.

O Globo