Mortes em Serrana caíram 95% com vacinação em massa

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Arquivo / Agência Brasil

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) adotou um novo modelo ao comentar os resultados de um estudo conduzido pelo Instituto Butantan em Serrana (SP) com a CoronaVac: após anunciar uma lista de veículos estrangeiros que acompanhavam o anúncio, Doria fez uma abertura inicial em inglês.

“Com a vacina, as mortes caíram 95% e as internações recuaram 86%. Os casos sintomáticos foram reduzidos em 80%. Estes são os principais resultados do estudo clínico de efetividade inédito no mundo batizado de projeto S com a coordenação do instituto Butantan toda a população adulta da cidade de serrana a região de Ribeirão preto”, anunciou.

Ontem, dados do estudo foram antecipados pela TV Globo e demonstravam que a pandemia pode ser controlada com 75% da população adulta vacinada.

O Butantan, que é ligado à gestão estadual, fez os testes na cidade o interior paulista com a CoronaVac, a vacina que é envasada no Butantan com insumos vindos da China.

“A diminuição do número de casos é muito grande, quando vamos aos idosos, vemos a redução ainda maior. Os casos se reduzem inclusive naqueles idosos que em alguma circunstância não puderam ser vacinados. O efeito da vacina é tão forte que protege quem não foi vacinado mesmo em idades mais avançadas. O parâmetro mais importante, não basta fazer estudos com apenas casos sintomáticos, aqui o efeito, não cabe nenhuma dúvida, da importância da vacinação na faixa etária de pessoas mais idosas”, diz Ricardo Palácios, diretor de pesquisa cínica do Instituto Butantan

[A vacinação em massa] criou um cinturão imunológico de proteção em toda a população da cidade de Serrana, protegendo tanto os adultos que foram vacinados como também as crianças e adolescentes que não foram vacinados.

Uol