Só por cima do meu cadáver

Opinião do blog

Vamos chamar pelo que é esse ensaio da próxima linha de ataque da direita brasileira: tentativa de golpe contra a vontade popular. Simples assim. Com base em interpretação dúbia de leis, a direita quer fazer a Justiça Eleitoral tirar da disputa pela Presidência da República a sua principal adversária exatamente no momento em que vai ficando claro que a eleição dela é vontade da maioria do eleitorado brasileiro.

E não é porque a lei eleitoral trata os brasileiros como burros que eles são, pois todos sabemos que vantagem ilegal tem, sim, o PSDB, pois tem toda mídia, inclusive  as concessões públicas de rádio e tevê, do lado dele, dizendo que Dilma “cometeu gafe”, que sua campanha “vai mal”, que ela está “empacada”, que um de seus marqueteiros é uma besta etc.

É de estranhar uma justiça eleitoral que não enxerga o abuso de poder econômico que são as propagandas do governo de São Paulo em todas as rádios e tevês durante toda a programação de todas as emissoras abertas e até fechadas à razão de pelo menos umas 10 peças publicitárias por hora, às vezes mais.

E essa, acima, é apenas uma das incoerências dos tucanos, que atacam adversários pelo que fazem desabridamente em termos de campanha eleitoral antecipada e de vantagem injusta sobre o adversário.

O PT teve o programa dele de dez minutos e os tucanos terão o seu. Podem aproveitar para difundir Serra ou não, mas já aproveitaram antes e há várias provas gravadas, a maioria das quais não vieram a público, sem falar que a vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, ao dizer que há mais provas contra o PT, contra o PSDB não disse que não há, mas que há menos, apenas.

O que é estranho é que a procuradora disse que há menos provas contra o PSDB porque ele não tem a máquina pública, sendo que, até algumas semanas, teve apenas o segundo orçamento do país nas mãos, o de São Paulo, e continua tendo, como se vê nas exaltações do governo tucano paulista em programas caríssimos em todos os horários de rádio e tevê.

Enfim, quero crer, ainda, que a Justiça Eleitoral deverá funcionar e que a doutora Sandra saberá explicar o grande número de posições contra o PT e o número zero de posições contra o PSDB que tem adotado, pois a aceitação da representação do Movimento dos Sem Mídia foi totalmente apartidária, para investigar institutos de pesquisa dos dois lados, se é que algum deles tem lado…

Mas, enfim, acho que chegou a hora de a onça beber água. Acho que a sociedade civil deve começar a se mobilizar já e os partidos da aliança governista que sustenta Dilma Rousseff devem pedir explicações à Justiça Eleitoral.

Quanto a mim, já me considero engajado em qualquer forma de resistência a um golpe análogo ao de Honduras, que a mídia brasileira carinhosamente chamou de “constitucional” – ou seja, um golpe de Estado, uma ruptura ilegal da democracia por definição, passa a ser compatível com a mesma Constituição que proíbe golpes, na visão da direita brasileira.

E também comunico que o Movimento dos Sem Mídia já se mobiliza para analisar e agir contra essa possibilidade de ruptura “constitucional” do processo eleitoral legal e democrático no qual somente o povo tem poder para decidir, pois considera que cassar uma candidatura que vem crescendo com intensidade devido ao amplo apoio popular, é golpe.

O próximo passo do MSM virá no momento oportuno, pois. Mas o da sociedade civil deveria começar já, na impossibilidade de ter começado ontem.

211 comments

  • se eles querem hondurar , estamos aqui para impedi-los .
    parabens pelo novo blog que certamente sera sucesso continuo .
    abraço e saude para vitoria .

    • Há uma corja destes bacharéis tucanos-demos espalhados por várias institituições.
      É a máfia dos bacharéis em ação.
      O D'Urso deve estar nessa jogada aí, sem dúvida
      Querem levar no tapetão, por sinal o golpe de 64 foi dado porque esta direita golpista e atrasada sabia que nao derrotaria JK, o candidato de Jango.
      Quando não conseguem por vias eleitorais, usam de outros meios, até de assassinato e torturadas de brasileiros
      Eles não passarão

    • Um país, quando se organiza e produz uma Constituição Federal, como é o caso do Brasil, procurou para a sua concretização pactual, na história nacional, nos mais legítimos e inspiradores princípios gerais do Direito e no próprio curso da vida humana as bases para a sua construção. Assim, quando a Assembléia Nacional Constituinte, que é o povo legislando acima de todas as leis, decidiu que no Brasil o poder se origina do povo, de que em seu nome ele será exercido pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e que essa vontade será sempre manifestada através do voto, de referendos e plebiscitos, quis, exatamente, determinar os reais limites democráticos das estruturas que ela mesma estava criando.
      Agora, quando estamos na antevéspera de importantes eleíções federais e estaduais, surgem juízes da mais alta corte do país querendo que suas rabulescas interpretações, prevaleçam sobre a vontade política do Povo. É a ilusão constitucionalista da common law e da teoria dos precedentes que é praticada nos países anglo-saxônicos bem ao contrário da nossa mais funda tradição, cujas leis e normas são escritas e normatizadas em códigos.
      Enfim, há um Golpe de Estado em preparação e marketing. Já tem os ingredientes necessários para a autojustificativa, o simples e brutal uso da força como instrumento persuasivo, a mídia nacional e internacional, e agora um arremedo de pensar jurídico que, aliado ao conceito de democracia defendido e definido pelo Departamento de Estado como algo bem diferente do que se pensa, ou seja, não é o poder da maioria, mas de um grupo exclusivo de pessoas, como bem definiu Arturo Valenzuela, Subsecretário para América Latina, dá as cores jurídicas e políticas para o Golpe.
      O Brasil tem algum problema econômico ou social que o esteja instabilizando? A resposta é negativa. O problema é que o Brasil tem tudo aquilo que os Estados Unidos e as grandes corporações multinacionais precisam para adiar o resultado final da crise que estão a viver.

      • Pedro,
        o fato de serem evidentes os sinais de gestação de uma trapaça eleitoral é tomado por muitos como impossibilidade do golpe, quando o que ocorre é exatamente o inverso, por onde sua análise é precisa e perfeita.

  • Creio que a primeira interpelação a ser feita é contra a própria procuradora,pode ela se manifestar tão claramente e exclusivamente contra um dos candidatos?pode ela estar antecipando seu juízo antes mesmo de haver uma causa?
    No mais,estejamos preparados para sair às ruas,pra quem achava que isso não ia dar em nada,estamos vendo …
    E com tudo isso,questões relevantes como a discussão do novo crime contra o pré-sal,tem que ser deixado de lado por conta de termos que defender o nosso direito ao voto!
    Olha,não sei se tenho fígado pra tanto,ás vezes tenho vontade dar um tempo de me informar e manifestar e deixar que toquem fogo logo nesse fruteiro!
    Deve ser TPM ou TPE!!

    • Uma alternativa seria uma reclamação disciplinar junto ao Conselho Nacional do Ministério Público. No site do órgão (http://www.cnmp.gov.br/institucional ), dispõe-se que: "Qualquer cidadão ou entidade pode se dirigir ao Conselho Nacional do Ministério Público para fazer reclamações contra membros ou órgãos do Ministério Público, inclusive contra seus serviços auxiliares. As reclamações devem ser feitas por escrito diretamente ao CNMP, por fax, ou mesmo por e-mail, no endereço [email protected] ".

  • Eduardo, li o comentário deste leitor no PHA emhttp://www.conversaafiada.com.br/politica/2010/05
    a-so-falta-o-tse-tomar-coragem/#comment-37212 e acho que também devemos considerar essa tese para, afoitos, não cairmos nesse conto.

    "Antonio Fernandes disse:
    25 de maio de 2010 às 12:38

    Evandro disse: 25 de maio de 2010 às 10:42
    Acho que é esse o jogo do PSDB. Quer chamar o PT pra briga de rua. Tomara que não apareça nenhum aloprado…
    Penso exatamente igual a voce, isso é provocaçao, alguem reage esse tipo de provocação e o zé biruta acaba virando vitima, ele esta doido para isso acontecer, se tornar vitima."

  • Vamos ás ruas. O Ministerio Público e Poder Judiciário é da direita e promove claramente o GOLPE.
    A reação virá do POVO. Mas sugiro que os pares da Cureau e do Mello segurem os dois pois o prejuizo será das duas instituições e de todos os seus membros.

      • Que maravilha. Vcs tem obsessão por Cuba não?

        Em Cuba, meu amigo, não houve golpe. Houve R e v o l u ç ã o. Sabe o que é isso?
        O povo não aguentou a direita e foi pro pau e venceu.

        Se é bom ou ruim, é problema do povo cubano. A mim parece que eles estão bem e os que acam que não estão se mandam para os EUA. E, estes sim, loucos para dar o golpe e tomar o poder em Cuba inclusive com o patrocinio dos donos do mundo.

        Simples assim.

      • Estou me lixando para Cuba, para Fidel, Ahmednejad, etc.
        Aqui não, ouvira TRAIDORES. DA PATRIA…AQUI, NÃO!!!!!
        NUNCA MAIS TOLERAREMOS GOLPES!!!

  • Eduardo, não seria o caso de conclamarmos um ato de desagravo em favor da Candidatura da ministra Dilma, envolvendo todos os movimentos sociais da sociedade , sem tetos, sem terra, Une, sindicatos, catadores e recicladores , enfim, um movimento em defesa da democracia, a se realizar em Brasília, de frente ao TSE… Temos que mostrar a esses golpista que nós estamos atentos e não aceitaremos essa Hondurização do Brasil.

  • Que esse golpe está em processo de gestação, não há dúvida alguma.

    O PT, os partidos que o apoiam, sindicatos de trabalhadores, funcionários públicos, estudantes,

    associações públicas, precisam entrar em ação.

    Na Justiça (o que sobrou dela), nas ruas, em toda parte!

    Dilma 2010, com Lula e pelo Brasil!

  • Não acontece como aconteceu em Honduras, por uma questão básica, que é a ausência de hegemonia dessas correntes golpistas em dois setores.
    Eles não teriam apoio massivo, nem no empresariado e muito menos na caserna.
    Ou seja, a direita vai ter que lidar com essa tal democracia e se acomodar em sua posição de minoria.

    • Também penso assim. Vai dar náuseas, incomodar, tomar horas de trabalho para acompanharmos os fatos pelos blogs, mas golpe, golpe mesmo, acho que não. Mas se tentarem, estou na rua, de novo.

  • É curioso o comportamento da vice-procuradora eleitoral Sandra Cureau. De ofício, ela abriu fogo contra o programa eleitoral do PT sob o fundamento de que propaganda extemporânea da candidatura da Dilma.

    Não vejo esse mesmo furor com relação o programa eleitoral do DEM que também produziu propaganda eleitoral extemporânea de Serra. Aliás, neste caso, mais grave pois o Serra não é filiado ao DEM.

    A caminhada do Serra em diversos eventos públicos, inclusive em inaugurações, depois de desincompatibilizado do governo de São Paulo, tanto constitui elemento de prova para uma eventual ação do MP eleitoral, mas não vejo a Dona Sandra Cureau com tanta vontade de aplicar a lei eleitoral.

    Daí que correto é o seu texto, Eduardo. Não se trata de teoria conspiratória. A morte de Getúlio, o golpe de 64 e agora Honduras serve para refrescar a memória dos incrédulos.

    Não podemos deixar a mídia, a oposição demo-tucana e setores do Judiciário transformar o Brasil em Honduras.

    Precisamos dizer aos golpistas: não passarão!!

  • O mais interessante é que a legislação que regula os pronunciamentos dos candidatos através da TV data de 1965: é meses mais nova que o AI-2, que violentou o sistema partidário, extinguindo os partidos existentes e inventando um bipartidarismo que nunca funcionou. Em julho daquele ano, foi promulgada a Lei nº 4.737, que reservava horários na televisão para a ‘propaganda permanente do programa dos partidos’. Nela, também foi fixado que os candidatos só poderiam fazer propaganda após ‘a respectiva escolha em convenção’. Foi, portanto, há 45 anos, em plena ditadura, que se criou a regra esdrúxula que temos. Dela, exalava uma óbvia resistência aos partidos e à atividade política, coerente com os tempos que o país vivia. Incoerente e anti-democrática é sua sobrevivência nos tempos atuais.

    • Leniencia do Legislativo. Aliás, esta discussão também tem que ser feita. Elegemos a Dilma, maravilha.
      E a base de sustentação? Temos que pensar como fazer um Legislativo progressiste, democrático e preocupado com o Brasil.

  • Caro Eduardo, como sempre você tem grande senso do que constitui o maior perigo para nossa democracia.
    Eles estão lançando balões de ensaio para saber se cola. Por isso, acabo e deixar o seguinte texto no endereço [email protected] , da Procuradoria Geral Eleitoral: " Um aviso aos delirantes golpistas que parecem ter se enquistado na Procuradoria Geral Eleitoral e no TSE: opiniões estapafúrdias como as da Procuradora Sandra Cureau ameaçam o sistema democrático que tanto nos custou construir. Eu, assim como milhões de brasileiros, não permitiremos, EM HIPÓTESE NENHUMA um golpe nas eleições desse ano. Não ultrapassem a linha de imparcialidade que lhes é imposta pela Lei, não sairão impunes.

    Maria Luiza Costa – CI 532…
    Cidadã Brasileira

    • Acredito que esse tipo de manifestação não contribui. Não me leve a mal, mas há toda uma liturgia a seguir no trato com o judiciário. Acho apenas que o país precisa de respostas.

    • Cara Cidadã Brasileira Malú Costa e caro Cidadão Eduardo Guimarães, engrosso as fileiras ao enviar manifesto de indignação ao endereço [email protected] . Espero que os demais comentaristas busquem formas para demonstrar nossa atenção quantos à tentativa de tumultuar o processo democrático.

  • Primeiramente, parabéns pelo noivo blog. O que me deixa extremamente preocupado, é a falta de capacidade de mobilização que acomete a nós brasileiros. Estou realmente "bolado". Não podemos perder tempo, pois quando abrirmos os olhos poderá ser tarde demais.
    Abraços

  • O quê estão fazendo o PT e os partidos da base do governo? Estou com o MSM em quaisquer movimentos em favor da democracia. Abaixo o neo udenismo.

  • Eduardo,
    Estaremos contigo.
    Mais me assusta o imobilismo do PT e partidos aliados, que a declaração da procuradora, colega de faculdade da ministra Helen.

  • O Ministério Público também precisa de reformas. Não é só o Judiciário que está podre por dentro. Onde poderíamos imaginar uma Procuradora estimulando o golpe que o PIG sonha diuturnamente.

  • A menos que o PT e o presidente Lula tenham em mente alguma estratégia armada sobre tudo isto que estamos vendo em relação a um possível tapetão, só posso culpar este mesmo presidente e o PT por esta instabilidade. Poxa, eles sabem que a esquerda nunca pôde vacilar e não pode ser boazinha no Brasil. O presidente Lula se deixa pegar em repetidas declarações que irão lhe causar desconforto junto ao TSE. O PT vê banda passar na praça da tucanagem, onde estes metem a boca no trombone a cada soluço de Dilma e/ou de Lula, e não faz absolutamente nada. Não tá fácil, meu, há quanto tempo estamos vendo figurões funcionários públicos da Justiça brasileira se portando como conselheiros da oposição, e Lula e o PT só de caniço e samburá. Ah! Não dá, né?! Será, como prenuncia o título do seu post, que terá de haver mártires assim tão fácil? Será que a movimentação mais efetiva e contundente da sociedade com relação a este assunto não teria de vir somente depois de ALGUMA ação, dos que têm o apoio e a representatividade dessa mesma sociedade, haver fracassado? O que pensam, afinal, os homens aos quais sempre confiei o meu voto? Aonde estão? Na janela vendo a banda passar?

  • Parabéns Edú, o blog está muito bonito e funcional .
    Será importante desde já uma vigília cívica contra o golpe, pra isto é fundamental o enganjamento da CUT e sindicatos filiados como da UNE e UBES .
    Eles tentarão o golpe durante a Copa do Mundo .

  • Como é clara a elitização do judiciário brasileiro,está nas entranhas do judiciário brasileiro que só é lícito a uma classe certas atitudes, o resto tem que seguir corretamente o que diz a lei , qualquer deslize pode ser fatal.Pois é democratizamos o Executivo e o Legislativo, mais enquanto não houver eleições diretas para os maiores cargos do judiciário teremos que conviver com essa cegueira, jutisça só para um grupo.

  • O que temos que fazer é começar desde já, cada um de nós, a manifestar nosso repúdio, as posições dessa procuradora, que parece claramente, estar a serviço não da justiça do brasil, mais sim defendendo uma posição, vamos gritar, espernear e se preciso vamos as ruas. mais esse país não pode perder o caminho da legalidade !

  • Não aceitaremos golpe sob nenhum pretexto! Estamos atentos e divulgando as manobras dessa direita fétida. A mobilização começa imediatamente!

  • É vergonhoso a parcialidade de juízes como Sandra Cureau e Marco Aurélio Mello, que descaradamente emitem opiniões no sentido de afrontar a democracia e ao povo brasileiro. Com estas duas pessoas no Tribunal Superior Eleitoral, as eleições de outubro próximo estarão comprometidas. Chegou a hora de partidos e agremiações democráticas, que apoiam a candidata DILMA ROUSSEF, cobrem explicações destes “Senhores de Toga”. Diga não ao golpe de estado de direito. Um abraço, Edu.

  • Não acredito que chegem a tanto. O problema é que isso funciona para intimidar o PT e os partidos aliados a Dilma. Estamos cansados de assistir a passividade do PT. Nas eleições, o tempo de rádio e tv de Dilma será reduzido podem contar com isso. Quanto a Serra e os agentes amarelos que, certamente, aparecerão para destruir Dilma contarão com a benevolência da Justiça Eleitoral.

  • Procuradoras não estão"bem na fita' ULTIMAMENTE…Desde o caso menina de 2 anos espancada e toRturada por uma …agora outra se manifesta por um golpe abertamente… algo de podre esta acontecendo com esta turma que se declara do DIREITO

  • Eduardo, precisamos tentar nos mobilizar para colher assinaturas para criação de Projeto de Lei de iniciativa popular para limitar em algum percentual ( abaixo de 10% de preferência ) os orçamentos nas esferas municipal, estadual e federal, referente aos gastos com publicidades nas TVs, Jornais e Revistas de todo gênero, pois sabemos que são milhões de reais gastos anualmente que poderiam ser muito melhor aplicados na educação, segurança e saúde, pois são os grandes problemas em nosso país.

    Precisamos tentar acabar com essa palhaçada com o dinheiro dos impostos que pagamos diariamente.

    Milhões de reais que acabam nas mãos de meia dúzia que, na sua maioria, fazem parte desta mídia podre que aí está.

  • Edu,antes de mais nada quero parabenizá-lo por esse novo espaço,com um formato mais atraente.

    Sobre as evidências de golpe orquestrada pela mídia,envolvendo o judiciário,quero dizer que estou contigo e de minha parte também não aceitarei golpes por aqui e qualqer forma de tapetão. E estou certo que o povo brasileiro também não.
    Dessa vez eles não passarão porque a sociedade já está vacinada com esse tipo autoritário da direita querer levar no tapetão.

    Abçssssssss

  • Olá Eduardo!!!
    Eles não vão ter coragem. Imagine só Lula pedindo licença do cargo andando esse Brasil afora? Imgine se por acaso cassar Dilma, aí é lançado Patrus Ananias das Minas Gerais ? É o golpe mortal.
    Av

  • Se eles pensam que estão lidando com Roseana Sarney, podem tirar o cavalo da chuva, com a Dilma, a coisa é muito diferente.
    Serra está muito mal acostumado pelo tempo que foi prefeito e governador de SP, agora a coisa é com o país.

  • Bravíssimo Eduardo!
    Um aspecto ameaçador da estabilidade democrática no país, fruto da ação da nova direita, é a nítida tentativa de "judicializacão" do processo eleitoral.
    Já não dá mais para achar que essas falas dos juizes do STF, Gilmar Mendes, Marco Aurélio de Mello e agora da Vice-Procuradora Geral da República, Sandra Cureau, designada para atuar, em nome do Procurador Geral, junto ao TSE, falas essas devidamente ampliadas e super badaladas na mídia e blogs da direita, sejam procedentes ou "normais" em um processo pré-eleitoral.
    Bom seria que o Poder Legislativo se manifestasse claramente a respeito dessas ocorrências que criam um clima impróprio para a estabilidade democrática e tumultuam o processo eleitoral.
    Bom seria também que a OAB analisasse esses fatos e sobre eles se manifestasse.
    E aos partidos políticos e movimentos populares, às entidades civis e aos cidadãos conscientes e patriotas resta constituir uma Cadeia pela Legalidade Democrática, para defesa da estabilidade política do país, ameaçada por uma mídia tendenciosa e pronunciamentos extemporâneos e despropositados.
    Se não quisermos ver os nossos direitos usurpados cabe agir de pronto pois o Direito não protege a quem dorme.
    Contamos com o MSM para conclamar à organização da defesa da estabilidade democrática.

  • Bastante agradável o novo ambiente, bom para todos nós e principalmente para vc editar, imagino o quanto era difícil para vc ficar recortando seus textos para publicar naquele provedor mixuruca que mantem-se no mesmo patamar, com as mesmas ferramentas desde quando o mundo é mundo.

  • Parabéns pelo novo blog, está realmente bonito. De resto, qualquer manifestação contra esse cheiro nada sutíl de golpe PIG/TSE/PSDB/DEM/PPS – estou pronta, pode contar comigo.

  • Eles querem fazer uma confusão no eleitorado! E meter medo na população: não vote nela pois se ela ganhar não assume! Ontem um taxista fez uma confusão danada com o Ficha Limpa e as multas que Lula e Dilma tem tomado da justiça eleitoral! Mas acho que conseguimos esclarecer!
    Parabéns pelo novo site!!!!

  • Ficou ótimo o novo site. Sugiro considerar aumentar o tamanho da fonte das letras. Para quem passou dos 40 como eu a leitura está um pouco penosa. Quanto ao golpe, so por cima de meu cadáver também. Abraço.

  • acho que qualquer candidato que lula indicar ganha facilmente! E so ele se ausentar da presidência e fazer corpo a corpo, ai acaba com os outros. viva Patrus Ananias!

  • Oi Eduardo! Parabéns pelo Blog, aliás, novo Blog. Está lindíssimo! O CNJ aceita petição a partir de qualquer cidadão … Não seria o caso de fazermos uma ao CNJ??
    Abração na Família e Um beijão acrinhoso na Vitória!

  • A cassação de ambas as candidaturas é o golpe aparentemente perfeito e já articulado pela direita.

    Daria uma saída honrosa à já derrotada candidatura Serra, eliminaria Dilma e traria Aécio para o páreo com a missão de reaglutinar as forças conservadoras em torno de sua candidatura, tudo com a aparente isenção do judiciário, que afinal, cassou os dois candidatos.

    Só falta combinar com o povo.

    Fiquemos alertas.

  • Eduardo, primeiramente parabéns pelo novo blog e pelo visual do mesmo, ficou muito bom. Agora, penso que deverias colocar o e-mail da excelentíssima procuradora para que possamos nos manifestar,enquanto cidadãos brasileiros, diretamente a ela, sugerindo discrição e imparcialidade já que, suas declarações são catastróficas e preocupantes.

  • Se essas criaturas togadas querem "brincar", VAMOS BRINCAR! Viver em uma Pátria Livre(desse tipo de golpes sujos) do Imperialismo apátrida, é o melhor dos mundos. Morrer na rua lutando por esse ideal é o APICE DO PATRIOTISMO. Isto não é uma brincadeirinha de adolescente não. Vamos ver.

  • Concordo.
    É o cenário que está sendo desenhado.

    Mas concordo com que diz que não há correlação de força suficiente (interncional e nacional) para o desenlace de um golpe desta grandeza. Porque não tem separar Dilma e Lula. Logo, atacar Dilma, e de uma maneira tão frágil e falível, seria atacar Lula, o político mais bem visto do mundo.

    De qualquer forma, a maneira como se configura o cenário político-social do nosso Brasil, torna essa tentativa de golpe extremamente arriscada… quase que um tiro no pé

    Avante.
    E vamos os próximos passos.

    Parabéns pelo novo blog.
    Mais do que esperado… e muito mais que merecido.

  • Esta procuradora tem q se explicar, os tempos são outros , mais de 6o milhões tem internt, o povo ta mais instruido. Esta elite quer lambança? Vai ganhar quem o povo decidir, no tapetão é roubo. e quem rouba é ladrão. Respeitem a vontade do povo!
    Parabens novo blog! Saude a Vitoria!!!

  • Eduardo

    Primeiramente parabéns pelo novo visual do blog. Ficou ótimo.
    Com relação à justiça eleitoral, penso que as cassações dos governadores do Maranhão, tocantins e outros no ano passado, bem como de prefeitos e vereadores foram somente balões de ensaio, pois a verdadeira intenção é cassar o mandato da Dilma Roussef, se a mesma por ventura vier a ser eleita.
    Concordo plenamente com você. Nós, enquanto sociedade, temos que nos mobilizar, sair em defesa da nossa democracia e impedir este golpe, que está sendo arquitetado pela direita. Portanto, conte comigo nesta luta, pois não podemos permitir que esta arbitrariedade seja consumada.

  • Do Blog do Saramago:

    Podemos mais

    Por Fundação José Saramago

    Esta palavra esperança, com maiúscula ou sem ela, o melhor é riscá-la do nosso vocabulário.
    Só os exilados e os desterrados que se conformaram com o desterro e o exílio a devem usar, à falta de melhor.
    Dá-lhes consolo e alívio.
    Os não conformados têm outra palavra mais enérgica: VONTADE.

    “Esta palavra esperança”, in Deste Mundo e do Outro, Editorial Caminho, 7.ª ed., P. 153 (Selecção de Diego Mesa)

  • Povo nas ruas já. Para estes calhordas da direita verem com quem estão lidando. O povo brasileiro não vai permitir este golpe. Isto aqui não é Nonduras não.

    Precisamos nos organizar para manifesto contra este golpe em curso. Temos que mostrar a força do povo brasileiro.

    E onde está o PT?

  • Aguardemos atentos e vigilantes os próximos movimentos…
    Da minha parte venho cantando essa bola há mais de seis meses quando observei o movimentos coordenados da grande mídia em relação a "campanha antecipada" que alegavam do Lula e a Dilma nas inaugurações e visitas a obras do PAC. Uma notinha aqui uma declaração do Gilmar por ali, uma representação acolá…
    Outra, se tiverem que derrubar o Serra para que caia a Dilma vão usar isso como álibi para uma terceira via (Marina, Aécio u outro).

    PS: Triste papel da Marina (reflexão). Assisti hoje o debate na CNI, virou quinta coluna…

  • Edu! Estamos juntos nessa! Se for preciso o povo sai às ruas e reestabelece a ordem! Precisamos estar mobilizados para garantir a vitória e posse do candidato vencedor, o candidato escolhido pelo povo brasileiro… Parabéns, pela nova casa, um abraço, Alexandre!

  • Eduardo,
    Inicialmente meus parabéns pelo novo blog. Sem dúvidas com bem mais recursos e visual mais supimba.
    Fica claro hoje que esses que vivem, e viviam, a imputar ao governo Lula atos anti-democráticos, na realidade nunca passaram de uns hipócritas e cínicos.
    Desesperados pela opção límpida do povo por uma continuação do atual governo pelas mãos de Dilma enxergam no exemplo de Honduras um exemplo, quem sabe?, a seguir. Lembro-me perfeitamente bem do regozijo do blog de esgoto, inclusive aludindo a "metáforas", ou seja, algo que poderia e deveria se repetir aqui.
    Portanto, Eduardo, não podemos deixar de vigiar. E, Deus nos livre!, caso ousem trilhar por esse caminho, tenho certeza, a resposta nossa será dura. Muita dura.
    Pelo menos se depender desse simples cidadão.

  • Eduardo,
    Primeiro, parabéns pelo novo sítio. Muito melhor que o anterior – e tem uma cara mais independente também. Agora a pergunta que me inquieta: a procuradoria investiga quem bem entende ou depende do pedido de alguém? Se depende do pedido de alguém, por que o PT não pede para investigarem campanha antecipada do Serra? O que me aborrece nesse imbróglio é a inércia do PT, logo eu com 23 anos de militância.

    • O MP pode agir sem ser provocado. Diferentemente do Judiciário, um dos poderes da República, o MP está inserido no Executivo. O Judiciário não é parte no processo, decide o processo. O ministério Público é parte, seja com interesse direto, propondo a ação, seja como fiscal da lei, exigindo a sua correta aplicação.

      Neste sentido, acho que é bom inundarmos a caixa de mensagem da Procuraoria, quem sabe o procurador toma alguma providência, enquadrando a dita cuja para que se comporte de modo republicano.

      Abç

  • Edu,
    Estou com um incômodo devido ao processo crescente de denúncia desde o encontro do Instituto Millenium em princípios de março, quando eles, os golpistas, combinaram como nos preparariam através do PIG.

    Estão seguindo o script à risca e TENDO RESULTADOS.
    Aos poucos estamos sendo minados em nossas convicções e tendências, para aceitar como "possível" um golpe branco.

    Os verdadeiros golpistas não falam português, bem sabe.
    Nossos golpistas tupinicons ficam no nível dos candidatos da eleição em Honduras, oposição Iraniana, sustentadores de Uribe e os que tentaram derrubar o Chavez.

    Já passou da hora de definirmos o mote que nos levará à mobilização.
    Estou junto com você nessa guerra, serei guerrilheiro em defesa da nossa dignidade, assim como foi a minha candidata à presidência.

    O sol da liberdade perde seus raios fúlgidos, precisamos defender com braço forte!

  • Caro Eduardo, em primeiro lugar parabéns pela casa nova, gostei muito da mudança e estou me esmerando em avisar para todos meus contatos da mudança, para marcarem o novo endereço em seus bookmarks e leitores de RSS.

    Acredito as deploráveis declarações da procuradora Sandra Cureau, publicada na Folha e repercutida no site do Noblat (informação que tive através do blog do Nassif, pois não leio nem a porcaria da Folha, nem a do Noblat), fazem parte de um balão de ensaio da oposição demotucana e do PIG (com G de golpista superlativado).

    Não acredito que haja um mínimo de condições para a execução de um golpe desse tipo, mas acho que o desespero dessa direita com cacoete golpista pode ainda produzir uma tentativa desesperada de invalidar o processo eleitoral com uma jogada suja qualquer, até mesmo desse tipo.

    Por isso mesmo acho que é importante no momento cerrarmos (no bom sentido, com "C" e não "S") fileiras pela legalidade do processo eleitoral, denunciando as manobras para "melar o jogo", que certamente virão desta ou de alguma outra forma.

    O blog "os amigos do presidente lula" tem um bom post questionando a atitude da procuradora, que extrapolou suas atribuições e agiu com leviandade, produzindo propaganda eleitoral negativa em prejuízo de Dilma e portanto a favor do candidato da oposição demotucana, em flagrante desrespeito à legislação eleitoral e à moralidade do serviço público.

    Neste momento considero que uma condenação veemente da sociedade à atitude ilegal da procuradora é necessária para evitar outros desvios de conduta de servidores públicos responsáveis pelo processo eleitoral. Nem Dilma nem Lula tem que se justificar, até porque a argumentação brilhantemente apresentada por você coloca por terra as afirmações partidarizadas da procuradora. Esta sim cometeu ilegalidade eleitoral e tem que responder pelo seu ato.

  • Tenho a mesma opinião.
    Se deixarmos passar este "balão de ensaio", eles agirão.
    Ou agora ou apos a eleição.
    O momento é grave!
    Guerra civil, porque o Brasil nao é Honduras

  • Caro Eduardo, isto é um absurdo! um despropósito que a oposição e o PIG desejam fazer com a Nação Brasil e o seu povo! Conte comigo para mais essa luta em defesa da democracia e da soberania do nosso povo. Essa “justiça eleitoral”, cheia de melindres, dengos e mordomias é paga pelo povo para preservar os direitos do Povo e não para está assumindo o papel de partidário políticos. Quero sobretudo JUSTIÇA, e não partidarização. Vamos a luta. O Brasil é muito maior que essas pessoas.

  • Eduardo: Parabéns pelo novo visual do Blog. Já o salvei nos favoritos e agora e ler e acompanhar. Um abraço, sucesso e votos de saúde à Vitória!!!

  • Eduardo,
    Parabéns pelo Bolog.Está maravilhoso!
    Quanto ao golpe…
    Resistiremos.Lutaremos pela democracia, sempre.
    Ninguém pode nos impedir de votar em quem queremos.
    Dilma Presidente!

  • Lembro-me da manchete de um jornal de 1964, exatamente no dia 31 de março.Só não lembro de era o jornal MOVIMENTO ou BRASIL URGENTE. A manchete era FACISTAS PREPARAM COLPE CONTRA JANGO
    Parece que a história está querendo se repetir, mas os tempos são outros.A direita precisa pensar muito bem, pois, acredito que a classe média e a grande massa popular não ficará de braços cruzados diante dessa ameaça de perder o seu nível de vida que nos custou a conseguir.Seria bom lembrar tambem que um ministro do STF, OSNY DUARTE PEREIRA, NOS DIZIA NO PASSADO – QUEM FAZ AS LEIS NO BRASIL

  • Uma alternativa de reação seria uma reclamação disciplinar junto ao Conselho Nacional do Ministério Público. No site do órgão (http://www.cnmp.gov.br/institucional ), dispõe-se que: "Qualquer cidadão ou entidade pode se dirigir ao Conselho Nacional do Ministério Público para fazer reclamações contra membros ou órgãos do Ministério Público, inclusive contra seus serviços auxiliares. As reclamações devem ser feitas por escrito diretamente ao CNMP, por fax, ou mesmo por e-mail, no endereço [email protected] ".

  • Parabéns pelo seu novo blog. Quanto ao golpe – que fumega nos olhos desta senhora procuradora – este não prosperará ante a revolta intrépida do nosso povo cheio de esperanças em dias ainda melhores.

  • Caro Eduardo:
    Em primeiro lugar gostaria de desejar muitas felicidades com seu novo espaço e, principalmente, melhoras para a querida Victória.
    Em segundo gostaria de concordar contigo, colocando-me ao seu lado no caso de tentativa de golpe.
    Já não é o primeiro, lutamos lado-a-lado contra a tentativa espúrea ocorrida em 2005-2006, quando o povo deu a resposta clamorosa re-elegendo Lula. Naquela época tinha uma comunidade no ORKUT que voltarei a ativar, seu nome é ÀS ARMAS COMPANHEIROS e o endereço éhttp://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=210625
    Hoje tenho um blog –http://www.guerrilheirosvirtuais.blogspot com – onde repercutirei este tipo de matéria assim como a matéria do Brizola Neto – que honra o nome de seu avô – CHEGOU A HORA DESTA GENTE BLOGADA MOSTRAR SEU VALOR – endereçohttp://www.tijolaco.com/?p=15748
    Boa luta a todos nós

  • Enquanto isso, Eduardo, devo informar que aquela revistinha ordinária da marginal Pinheiros está preparando a primeira carga de imundícies contra Dilma. Preparemos nossos olfatos. O cheiro será insuportável.

  • Alo Eduardo: Veja essa:Serra vai estrelar programa do DEM na quinta-feira

    O tucano José Serra, pré-candidato à Presidência, será a estrela do programa partidário de televisão do DEM que vai ao ar na quinta-feira. Sob a coordenação do jornalista Luiz Gonzales, marqueteiro da campanha tucana, a cúpula do DEM vai usar o programa partidário para fazer críticas ao governo do PT. Se o tribunal quiser cassar a Candidatura da Dilma, vai ter que cassar a do Serra também .

  • Parabéns pelo Blog! Creio que deveremos ficar todos atentos e cuidadosos. Esse pessoal está desesperado, por isso, pode usar qualquer coisa para criar confusão e culpar o PT, a Dilma ou o Lula.

  • Edu,

    Estou pronto para sair às ruas,

    Estou pronto para guerra,

    Estou pronto para luta,

    Estou pronto para defender a nossa voz

    nossa dignidade, nossa paz, nosso amor.

    Já se foi o tempo, neste pais, em que o Coronel saciava sua sanha sobre nossas costas e dipunha de nós a seu bel prazer. Haverá luta! Seja intelectual, jurídica, política e eleitoral. Se necessário sairemos às ruas e ofereceremos nosso sangue a verdade. Somos dá paz e esperamos a paz, entretanto se esses pequenos malvados egoistas culpidos sujos podres indignos se opuserem com as armas de seu coração, usaremos as nossas.

    Lutemos e tenhamos fé, defendamos o nosso pendão de justiça e igualdade assim como os cristão ao esperarem a hora de enfrentar as feras.

  • Edu, não vai ser tão facil assim como eles estão pensando. O Brasil mudou mas a cabeça deles ainda não, pensam que ainda são madatarios das capitanias hereditarias. Abraços e Luz a sua menina.

  • Onde esta os blogs relacionados,no antigo .
    como o blog do Azenha.
    parabéns pelo novo blog,achei falta destes pois indicava o seu para ser lido e ter acesso a bons blogs.

  • Eu vou a luta nem que seja de estilingue. Terão que passar por cima de mim também!!!

    Eles, no desespero, chegaram ao fundo do poço e conseguiram a proeza de cavar um pouco mais. Que não façam a loucura de abrir a caixa de pandora, quem mais tem a perder, lembrando os ensinamentos de Marx, são eles mesmos…

  • NOTA DO EDITOR DO BLOG: por força da lei eleitoral, que responsabiliza o blogueiro por determinados termos, peço que reformule seu comentário

  • Se eles cassarem a Dilma, agente caça eles. O desprezo dessa gente, pelo povo brasileiro,é revoltante.
    Eles tão louco prá ver sangue nas ruas. Golpe!!!Como muito bem disse Eduardo: Só por cima do meu cadaver!!.

  • Com a manifestação insensata da Procuradora Sandra Coreau através da imprensa fica evidente que essa senhora não tem a necessária imparcialidade nem equilíbrio emocional para exercer a função de fiscal da lei perante o TS. O desequilíbrio, ou a petulância, supondo-se acima do bem e do mal , adquire tamanha proporção na personalidade dessa senhora que não consegue inferir que ao afirmar que a candidatura da Dilma pode ser impugnada, ou sua diplomação negada, estimula a ação de aventureiros que pode lançar este país na mais sangrenta anarquia. Ou imagina essa senhora que milhões de brasileiros assistirão passivos ver golpeada a manifestação de sua vontade através das urnas? A reprimenda pela exposição pública dessa senhora discrepa das atribuições legais do TSE , mas se insere entre as do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) que deve tomar as providências legais que o caso reclama, especialmente para manter e preservar a enorme e justa reputação que goza entre o povo brasileiro.

  • E as inserções do PSDB, que só mostraram Serra mostrando seu "porgram de governo " e destacando que "para fazer mais" tem que ter "experiência"?
    Se o porgrama do PT for considerado propaganda extemporânea, o que dizer dessas inserções dos tucanos?

  • Edu, parabéns pelo novo visual do blog.
    É, querem por que querem o poder, resta saber se o povo vai aceitar.
    Que tipo de ovos estarão chocando nos ninhos dos tucanos.

  • Caro Eduardo. Parece-me muito estranho o posicionamento dessa procuradora do TSE. Só o PT está transgredindo a lei? E na TV só vejo inserções de propaganda do SERRA, isso pode?

    • Não, Carlos. As inserções de Serra no espaço do DEM são expressamente vedadas pelo art. 45, parágrafo primeiro, inciso I, da lei 9.096/95. O problema é que estas inserções estão há uma semana sendo veiculadas em todos os estados, e as ações devem ser propostas estado a estado. Até agora, o PT só entrou com ações em relação à BA, CE, SP, RJ e MG. E só hoje houve a cassação das inserções da Bahia. Do jeito que o TSE está demorando, quando cassarem as demais, o DEM já terá usado todo o espaço a que tinha direito, e as suspenções serão inúteis. Ajudaria se a procuradoria eleitoral representasse por sua conta, mas isso só está acontecendo contra as candidaturas de Dilma e Marina. E este é um dos motivos da revolta do eleitorado contra a procuradora.

  • Edu, ficou ótimo o blog, parabéns!
    Estou pronta para, como em 1968, ir para as ruas lutar pelo direito de votar e pela democracia.
    A sua luta com a Vitória e a gastro é a mesma minha; com a diferença que a minha "filhinha" tem 91aninhos.
    Ânimo e vamos em frente!

  • O Tijolaço lançou um selo da legalidade que eu acho que não pode faltar aqui e em nenhum blog independente que lute contra o golpe sem-vergonha que querem dar no povo brasileiro.
    Parabéns pelo novo espaço!

  • Parabéns Edu. Muito bom o novo blog. Estaremos sempre juntos contra esse golpe que está se desenhando na mídia juntamente com a justiça eleitoral e o psdb.

  • Parabéns . Gostei , – e já estou ''repassando'' seus textos ''da nova casa'' rsrs … [ muito bonita , por sinal ] .____Penso em Victória . Que Deus a proteja e guarde .____Também proteja sua vida , – um ''soldado'' posicionado na forma em que voce se coloca , – precisa sim da ''proteção'' divina .____Nossa Dilma Rousseff idem . Seja proteção ''física'' , ''jurídica'' etc …____''Meus Deus'' … – Direita , – ''vade retro'' …

  • Parabens pelo novo visual do blog.Quanto à tentativa de golpe da direita naõ deixaremos acontecer,pois lutamos muito e continuamos lutando ainda pela democracia .Eles não vão ganhar no tapetão,pois o povo não vai permitir .Iremos para a rua ,garantir a sucessão democratica do maior e melhor presidente que o BRASIL já teve.

  • Sou pela aglutinação e uma representação popular, coletiva, que pegue assinaturas pela internet. Alguém pode, quem sabe, elaborar a repesentação e colocar na net para assinaturas?
    Tô nessa e em todas as outras que sejam necesárias. Todos à rua.

  • A Sociedade tem que agir com DUREZA imediatamente.Vamos ser claros:Essa procuradora AGE EXPLICITAMENTE CONTRA O PT. Ou se concorda com isso ou vamos ter que achar que ela tem um GRAVÍSSIMO problema de percepção.SERRA FAZ CAMPANHA ANTECIPADA HÁ QUASE DOIS ANOS.E não falo apenas do CRIME ELEITORAL GRAVÍSSIMO QUE AS EMPRESAS DE MÍDIA(CONCESSÕES PÚBLICAS,QUE DEVERIAM DAR ESPAÇO A TODAS AS VOZES DE PENSAMENTO DA POPULAÇÃO, PROPIETÁRIA DO ESPAÇO RADIOFÔNICO DO QUAL ESSA EMPRESSAS SÃO APENAS CONCESSIONÁRIAS)COMETEM DIARIAMENTE, DEFORMANDO SUA OBRIGAÇÃO JORNALÍSTICA, E CONSTITUCIONAL ,COM A VERDADE (E A PLURALIDADE), EM CUMPLICIDADE EXPLÍCITA COM A MENTIRA, A DESINFORMAÇÃO E A MANIPULAÇÃO ELEITORAL, EM FAVOR DO TUCANO, BENEFICADO COM O ENGAJAMENTO ESCANCARADO DOS BARÕES DA COMUNICAÇÃO EM SUA CAMPANHA.Continua…

  • Continuação : Falo também da CAMPANHA POLÍTICA DESAVERGONHADA que Serra fez usando a máquina pública de SP, chegando ao cinismo de espalhar inserções publicitárias da Companhia Estadual de Água e Esgoto por todo o Brasil, usando o dinheiro público dos paulistas numa atividade INJUSTIFICÁVEL ADMINISTRATIVAMENTE, CUJA ÚNICA DESTINAÇÃO ERA PROMOÇÃO PESSOAL DO GOVERNADOR. Por que a gloriosa procuradora não viu isso? E não adianta a "desculpa" de que ninguém denunciou : O MP não é a Justiça, não precisa ser provocado para agir. Tem poder investigatório, determinado pela Constituição de 88. Além disso, mesmo que não o tivesse, um outra faculdade que possui, a que lhe atribui o PODER DISCRICIONÁRIO(poder de decidir a melhor forma de agir em uma situação, dentro da legalidade, observando o conceito de Justiça), Conitnuação…

  • Continuação : PODER DISCRICIONÁRIO que permitiria à Procuradora Cureau, ao analisar a Representação da direita contra Dilma, reportar-se a todos esses crimes de Serra já citados(e a outras da quadrilha PSDB/PFL) para, ou negar a Representação, por ela referir-se a um crime cometido pela direita HÁ MUITO TEMPO, ou a também pedir a abertura de processo contra José Serra e sua gangue midiática. O QUE VOCÊS ACHAM QUE JUSTIFICA ESSA "EQUÍVOCO" DA PROCURADORA? O Direito e suas instituições, já disse aqui e repito, não são entes autônomos e puros, são a maneira de tornar palatável,controlada, as pressões sociais(a luta de classes), estabelecendo uma maneira "civilizada" de mediar seus conflitos. evidentemente, a classe dominante, por sua posição de "domínio", tem preponderância nessas instituições(e no conjunto de regras escritas que servem para a mediação). Basta ver a composição de classe dos nossos Tribunais. Continua…

  • Continuação : As classes subalternas, conforme seu maior ou menor poder de pressão, determinam que grau de influência terão sobre o conjunto de regras e sobre a "intrerpretação" dos Tribunais aos casos concretos que submetem-se a essas regras(a composição deles, por sua natureza hermética e oligárquica, ainda é praticamente inacessível aos oprimidos…

  • Não nos iludamos, essa "interpretação" (reconhecendo a obviedade do crime eleiitoral praticado por Serra e sua quadrilha midiática)não cairá do céu nas mentes dos membros de nosso Tribunais. Ela só "despertará" em seus "julgamentos" diante da PRESSÃO da Sociedade Civil organizada. Comecemos imediatamente a organizar esse pressão, através da mídia alternativa, REAGINDO JÁ contra a tentativa de golpe de uma direita que sabe-se de antemão derrotada.

  • Eduardo, agora há pouco, uma semana após iniciar, foi cassada, na Bahia, por liminar do corregedor do TSE, a tal propaganda de Serra dando discurso no espaço partidário do DEM (infração ao artigo 45, par. primeiro, inc.I da lei 9.096/95). Mas a mesma propaganda continua, inclusive nesta segunda-feira, a correr solta pelos demais estados do Brasil. Aqui no RS, por exemplo, onde o PT sequer se dignou a denunciá-la, Serra continua a fazer e acontecer. Acho que o PT está esperando a procuradoria eleitoral denunciá-la. Vá esperando.

  • Nessa altura do campeonato, depois de 500 anos (des)conhecidos somente pelo nosso futebol e floresta amazônica, quando finalmente surgimos diante do MUNDO como uma grande nação, graças principalmente e quase exclusivamente pelo nosso grande estadista o presidente LULA, um golpe antidemocrático desses seria a derradeira condenação para ficarmos reconhecidos como uma ridícula Republiqueta de Bananas…
    Seria uma vergonha não só diante do Mundo, mas principalmente diante de nossos parceiros Sul americanos, e o pior, perderíamos (por incompetência mesmo) toda a moral para defendermos nossa Amazônia e principalmente o nosso Pré-sal.
    Está na hora de varrermos essa corja de traidores para fora do país.

  • Não seria logo o caso de se pedir uma espécie de suspeição da Pro-motora Pro-Serra? É melhor cortar essa tentativa de golpe pela raiz, rapidinho. Não sei como funciona a suspeição para os Promotores do TSE, mas para os juízes é assim (CPC):
    Art. 135. Reputa-se fundada a suspeição de parcialidade do juiz, quando:
    I – amigo íntimo ou inimigo capital de qualquer das partes;
    II – alguma das partes for credora ou devedora do juiz, de seu cônjuge ou de parentes destes, em linha reta ou na colateral até o terceiro grau;
    III – herdeiro presuntivo, donatário ou empregador de alguma das partes;
    IV – receber dádivas antes ou depois de iniciado o processo; aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa, ou subministrar meios para atender às despesas do litígio;
    V – interessado no julgamento da causa em favor de uma das partes.
    Parágrafo único. Poderá ainda o juiz declarar-se suspeito por motivo íntimo.
    Art. 137. Aplicam-se os motivos de impedimento e suspeição aos juízes de todos os tribunais. O juiz que violar o dever de abstenção, ou não se declarar suspeito, poderá ser recusado por qualquer das partes (art. 304).
    Art. 138. Aplicam-se também os motivos de impedimento e de suspeição:
    I – ao órgão do Ministério Público, quando não for parte, e, sendo parte, nos casos previstos nos ns. I a IV do art. 135;

  • Ir às ruas num universo informatizado e individualizado ao extremo como o nosso, sabemos só se o corinthians falir. Portanto, cabe a nós não deixar que estes desvios "institucionais" se estabeleçam como se fosse algo natural. O primeiro e mais fácil papel que podemos desempenhar é, como coletividade participativa, entrarmos no site do Conselho Nacional do Ministério Público e enviar-mos um email ([email protected]) para fazermos reclamações de membros do Ministério Público, como dessa Procuradora, Sandra Cureau e suas mais do que óbvias opiniões parciais. Temos mais do que razão para pedirmos seu afastamento devido sua postura completamente anti-ética e anti-profissional ou a justiça confirmará sua prática autofágica? E Eduardo, parabéns por livrar-se daquele cancro que éramos obrigados por necessidade acessar-mos. O novo sítio está muito didático e fácil de navegar.

  • Eduardo no blog "Os Amigos da Presidente Lula" foi comentado pela Claudinete Sergipe que: "A cassação de ambas as candidaturas é o golpe aparentemente perfeito e já articulado pela direita." Eu então escrevi o que vem a seguir, pois algo esta me incomodando muito pois uma pessoa já me disse duas vezes que esta em curso no pais uma manobra (conspiração) para o Michel Temer ser o presidente do país em 2010, mas eu penso que não tem como isso acontecer se ele esta é cotado para vice da Dilma. Mas se eles cassam a candidatura dela e ele continua com o apoio do Lula e sai como candidato do Lula? Eu não gosto nem de pensar nessa possibilidade pois não gosto e nem confio no Michel Temer e por mim o PMDB lançaria candidatura própria, pois o PMDB não esta unido no apoio a candidadura da Dilma e portanto não merece o cargo de vice. E, se, depois de eleita eles cassarem o mandato dela e ele se tornar o presidente? Se ele depender de meu voto para se eleger ele não ganha nada. Mas ele pode se tornar presidenre assim passando a perna no presidente quando então o vice assume. Não podemos esquecer que desde 1985 já tivemos dois casos de presidentes que assumiram na falta ou renúncia do presidente eleito, e um deles foi do PMDB o José Sarney, e também foi o único modo deles chegarem a presidência pois pelo voto até hoje eles se mostraram incapazes de consegui-lo . Tomara que tudo isso não passe de um delírio pois é muito difícil de acreditar que algum grupo político pudesse estar tramando toda essa sujeira contra o povo brasileiro mais uma vez.

  • Sr. Eduardo Guimarães,
    Peço licença para plagiar sua frase: "SÓ POR CIMA DO MEU CADÁVER" também! Sigo todos os blogs dos jornalistas independentes, e o que vcs sugerirem que devamos fazer, estou pronta para acatar. Avante, companheiros, que a luta continua!

  • Não li todos os comentários, mas se alguém já recomendou, vou reiterar para que acessem o blog do Brizola Neto, o "tijolaço" :http://www.tijolaco.com/?p=15748. No 'post' em questão ele apresenta a criação de um selo para ser usado em blogs, orkuts e afins da Internet como forma de demonstrar nossa indignação diante da ameaça de golpe. Pessoalmente, achei um excelente primeiro passo como demonstração de força dos que se opõem a idéia de um golpe.

  • Prezado Eduardo,

    Antes de mais nada, meus parabéns por ter saído daquele ninho de cobras do uol.

    Sobre os golpistas, creio que podemos ajudar enviando email com nossa indignação com relação à postura da Sra. Cureau através do email: [email protected]

    Ela é funcionária pública certo? Então, com certeza, teu jurídico vai encontrar os motivos mais do que necessários para abrir um processo administrativo contra ela na lei 8.112 (RJU).

    Isso é claramente um golpe e quem tem de tomar posição de defesa somos nós cidadãos e não o partido. Assim essa canalha gospista se põe no seu lugar.

    É como diz o Chomsky, um dos problemas da América Latina é que aqui não se julgaram ou puniram os nazifacistas e seus apoiadores.

  • O Brizola Neto, no blog Tijolaço, lançou a campanha "Legalidade: eleição se ganha no voto". Vamos participar tb, inclusive colocando a intenção de golpe no Orkut e no Facebook, twitter, etc. A democracia não pode se perder porque a direita quer e o PIG precisa. Qto às msgs à Procuradoria ( [email protected] ) e TSE (http://www.tse.gov.br/internet/home/fale_conosco/… ), como diz o Edu, sejamos educados, de nada adianta palavrões, etc, mas sejamos claros e firmes. A hora é agora, não podemos simplesmente reclamar depois.

    • Deixa quieto, Edu.
      Esta sra. partidária dos demo-tucanos e com tendências golpistas – além de boquirrota (pecado capital dentre os seus pares) está fazendo minha esteatose hepática piorar…

      abração

      ps- obrigado por segurar o comentário, fui meio 'explícito' demais, né?

  • Prezado Eduardo,
    Parabens pelo novo blog, mas faltam os links.

    Sugiro que solicite uma assessoria para ver se e possivel interpelar essa dita Procuradora, pois ela avancou o sinal daquilo que poderia ser entendido como justica. Ela deve ser impedida e ser substituida imediatamente.
    Vamos reagir a essa bandidagem de toga ! Saudacoes

  • O golpe só acontecerá com a apatia dos eleitores, cidadão tem compromissos, direitos e responsabilidades.
    Não aceitarei nenhum golpe.

  • Acho que devemos lembrar ao MPE, que juizes e procuradores são servidores publicos e podem ser punidos por uso eleitoral de função publica; A.inda se não houvesse o impedimento de pronuncia antes do julgado.Esta procuradora, portanto, deveria ser impedida de julgamentos posteriores sobre eleições á partir da data de suas declarações. Devemos exigir reforma do judiciario pois esses cargos deveriam ser de carreira, por concurso interno e renovados á cada5 anos.

  • Temos que fortalecer as organizações populares, os blogs, sites e comunidades de esquerda e os partidos mais aguerridos da Base Aliada.

    As eleições brasileiras darão o rumo da América Latina na próxima década. Não ao golpe!!

  • Se a direita tentar melar a eleição, a sociedade vai pra rua. Aí, o tiro sai pela culatra. Os eleitores do PT se unem, Dilma vira santa e a eleição fica garantida.
    Acho que eles não vão nem tentar.

  • Sr. Eduardo,

    Se a candidata continuar insegura e falando bobagem como hoje no encontro organizado pela CNI entre os presidenciáveis, nem precisa se preocupar, pois ela cai sozinha…

    • Sr. Abel outros comentadores tiveram percepção bem diversa da sua sobre a atuação da candidata, talvez, seja o caso do Sr. trocar o filtro com os quais o Sr. vê e entende o mundo, ou quem sabe tirar a viseira, ou em último caso procurar um olftamologista. Pois não adianta a maioria do eleitorado já esta percebendo que o seu candidato é uma fraude, porque o Sr. não abre s olhos também para poder enxergar melhor o mundo que nos cerca. O seu candidato não vai ganhar, ele é uma farsa! O Sr. acha que ele é mais preparado, mais legítimo, mais capaz? Mas de onde o Sr. consegue tirar essas idéias? No mínimo não deve morar em SP, quem sabe mora em SC, pra não ter conhecimento da destruição que o Serra conseguiu fazer no estado e na cidade de SP os mais ricos do Brasil que a cada dia que passa diminuem cada vez mais a sua participação no PIB nacional. Sem contar os mais baixos sálarios de professores, policiais, e médicos no estado de SP, e os constantes, alarmantes e cresscentes afastamentos desses profissionais em SP. Procure se informar melhor para poder dar um opinião menos ideológica e mais baseada em fatos e na realidade.

  • Eles que venham. Por aqui não passam – Marechal Emílio Mallet.

    Essa frase sintetiza qual será a nossa atitude com relação a tentativa do golpe.

  • Morro por Dilma e pela continuidade do Novo Brasil de Lula. Milhões e milhões deixaram a probreza absoluta! Morro por Dilma Roussef!!!!!!

    A procuradora Cureau tem um perfil extremamente conservador, o Marco Aurelio e outros têm o pefelismo nas veias.

    Agora, ousem mexer com a candidatura de Dilma, que verão o país parar! Ousem fuçar no caminho de Lula, do PT e de Dilma que o PSDBFL e o PIG sentirão o sabor de um veneno terrível: as massas furiosas contra o establishment conservador e transgressor do Estado Democrático e de Direito, em defesa de Dilma Rousser e pela continuidade do projeto vencedor de Lula!

  • Eduardo,
    acompanho há muito seu blog, mas hoje comento neste espaço.
    Minha solidariedade democrática a mais essa iniciativa sua, que sirva de exemplo a todos os que acreditam no Brasil, no Governo LULA e entendem o momento decisivo e histórico que vivemos hoje no país.

  • Olá Eduardo Parabéns pelo Blog, eu já comecei enviando ao TSE um e-mail colocando minha insatisfação diante da posição e da reportagem dessa senhora, creio que todos nós devemos enviar e-mail ao TSE questionando a posição de alguns ministro que estão agindo fora da Lei, devíamos sim fazer um abaixo assinado urgente e enviar ao TSE mostrando nosso repúdio ao golpe que o PSDB e DEN e PPS estão tentando aplicar no Brasil. Se fui a luta em 64, iremos de novo.

  • É preciso denunciar a toda a mídia estrangeira, aos orgãos internacionais e outros o golpe que se prepara, as posições do supremo e a cmpanha baixa do Serra, inclusive traduzindo o que ele petende mudar na polítoca externa do país. atmb´[em trduzir e enviar a todos os orgão estrangeiros as entrevistas da Dilma, ela tem que crescer indicidualmente. Sua intervenção na CNI foi fantástica, a segurança e contundencia nas afirmações quando se fazia necessário, sua bela presença, seu conhecimento dos fatos, sinceridade nas palavras, tudo isso arrebanhou muitos sorrisos de aprovação e aplausos. O Mundo tem que vê-la como é:: a única e verdadeira continuidade de Lula, que, eleita, será carismática a sua maneira. Assistir depois o sem noção do Serra e a contraditória Marina exige um verdadeiro exercício de paciencia..

  • Pode estar convicto de que nós brasileiros, não aceitaremos qualquer ruptura à ordem estabelecida, que não seja pelo sufrágio do voto, da Democracia. Estamos dispostos a resistir, caso ousam perveter essa cláusula pétrea consagrada na nossa CF/88. Buscaremos o caminho da legalidade até as últimas consequências para a manutenção das nossas conquistas.
    Trasíbulo Meireles de Sousa

  • Adorei o "só por cima do meu cadáver" é por aí mesmo.
    Nem vem que não tem!!!
    No desespero essa será sim a última cartada dos golpistas. Eles não têm nada a perder.
    Acho que vão tentar impugnar a cadidatura da Dilma no meio da copa. Justamente para tentar impedir protestos. VÃO QUEBRAR A CARA!!! Nós vamos para as ruas!!!
    Acho ótimo que o MSM esteja pensando em fazer alguma coisa.
    Edu, parabéns pelo novo sitio. Arrasou!
    Sei que não está com o menor clima pra comemorar seu novo blog.
    A vida está sendo dura com a Vitória e sua família, mas vcs são brasileiros e não desistem nunca. Este ano será só de Vitórias! Pode crer companheiro. Muita saúde!!!

  • Edu, eu ja enviei um protesto ao endereço da Procuradoria Eleitoral, conforme copia que mandei para voce, no espaço do fale conosco, ontem à noite. (ainda estou perdidinha no blog….) Poderia o texto ser incluido nos comentarios? Fico feliz em ver a quantidade de pessoas que ja estão se mexendo também. Voce tem muita força, quando se manifesta, olha o numero de comentarios em tão pouco tempo! Vamos prosseguir!

  • Isso lembra aquela lenda que o dono da bola se nao jogar, "baba" a pelada. Eles não estão nem loucos de fazerem um golpe na condição que o país se encontra, se o mesmo acontecer o Brasil para e todos nos vamos as ruas levando DILMA no colo.

  • Vi uma vez no Slashdot uma assinatura muito, muito interessante. Traduzida para o português ela seria mais ou menos assim:

    “Quatro caixas defendem a civilização: Caixa de sabão, urna eleitoral, urna do tribunal (júri) e caixa de munição. Use-as nesta ordem.”

  • Eduardo: Vamos nós unir e começar um movimento de assinaturas e mostrar a esta Procuradora Cureau que ele não pode fica opinando com o intuito de provocar pânico. Precisamos mostrar que não aceitamos este tipo de coisa. Precisamos mostrar que estamos atento e não temos medo de mostrar a cara.
    Vamos fazer o mesmo movimento do MSM e enviar ao TSE. Ela está fazendo balão de ensaio para ver se ganha adeptos e o mesmo movimento do Tucano MarcoAurélio. Eles estão testando, se não houver reação, atacam!

  • Temos que ficar alertas sempre. Alguém já disse isso antes: “O PREÇO DA LIBERDADE É A ETERNA VIGILÂNCIA”. Ñão podemos achar que as coisa irão cair do céu. Essa turma Neocon precisa saber que nós estamos observando tudo que eles estão planejando.

  • A direitinha saudosista do poder precisa ter em mente que:

    Não vai conseguir dar MAIS NENHUM golpe;
    não vai vencer com o auxílio do PIG manipulador;
    não obterá sucesso no tapetão;
    por uma simples razão:

    Estamos preparados! Prontos para a luta.

  • Sra. Miriam,

    a sra. está enganada: primeiramente, moro na zona sul de S. Paulo há mais de 8 anos, e sei o que foi enfrentar 4 anos de D. Marta na Prefeitura. E, sendo muito sincero com a sra., nem simpatizo muito com o Serra, mas simpatizo muito menos ainda com a sua principal adversária. Acredite se quiser: na eleição de 2002 votei no Lula e não no Serra (se arrependimento matasse…). Por outro lado, é inegável que ele é muito mais preparado do que ela para assumir a Presidência do país. É incrível que, no Brasil, alguém queira ser Presidente sem nunca ter tido um voto! Porém, não sou tolo: acredito que as chances da Dilma ganhar são reais, mas esses votos serão em sua esmagadora maioria alavancados pela impressionante popularidade do Presidente. Ou seja, a candidata mesmo, não tem nada: carisma, talento, nada. Procure no YouTube todas as gafes cometidas ao vivo por ela que a sra. vai entender do que estou falando.

    • A Sra. miriam tem absoluta razão. Suas manifestações estão absolutamente equivocadas. Dilma é a maior administradora que este país já teve e uma pessoa muito inteligente, organizada e com capacidade de manifestação muito acima da média. Muito maior que do Sr., por exemplo. Não há dúvidas que o senhor precisa rever seus valores. Basta saber se as décadas que ainda lhe restam serão suficientes…

  • Aliás, por falar em ilegalidades, o Estadão de ontem noticiou que Serra vai "estrelar programa do DEM" na televisão, que de dará na quinta-feira, 27 de maio. Até onde eu saiba isso é ilegal. Ou não?

  • Tinha 13 anos quando Leonel Brizola,com apoio do general Machado Lopes comandante do III Exercito,mais setores democraticos lançaram a Cadeia pela Legalidade!!! Apoiando a posse do Vice-João Goulart!!! Em casa ouviamos nas radios os discursos de Brizola pela legalidade!!! Agora seu neto,vem com a nova Campanha…….Vamos a frente unir toda Blogosfera pro Dilma** Vivam Getulio..JK..Jango…Brizola,Lula da Silva e Dilma************

  • Ontem, ouvindo Band AM aqui em São josé dos Campos – SP… ouviu umas 8 propagandas do DEM (na voz do Kassab) falando que José Serra isso, José Serra aquilo…

  • eles que tentem o golpe, que esse pais terá uma guerra civil com consequencias catastrófica, alem de que economicamente falando seria um desastre completo!! estou aqui como um soldado de prontidao pra ir as ruas!!! noblat é um ser despresivel e que da nojo!!!

  • Não acredito em Golpe, o eleitor brasileiro amadureceu está mais politizado a democracia no Brasil está
    consolidada, eles do TSE sabem da repercussão negativa a nivel nacional e internacional que o possível Golpe pode acarretar.
    A sociedade não admitirá mudança de regras, os movimentos sociais estarão apostos policiando qualquer tentativa anti-democrática.

  • Nós estamos ligados o tempo todo nas ações deles{PIG e sua trupe|, nosso fogo de munturo esta queimando, nossa comunica;'ao funciona contra essa cambada…estamos seguindo a máxima " o pior inimigo é aquele que não se vê"…eles não saem da Globo, estadão, veja e assemelhados, então…"faca na caveira"

  • Em tempo, belo visual, se bem que sou seguidor da eficiêcia em detrimento, até mesmo da aparência, por aqui tenho certeza das duas.

  • Edu, acredito que somos muitos país à fora para melar esse balão de ensaio da direita.(PIG E CIA…).

    Mas o que interessa mesmo é o seguinte: Não acredito que tenham coragem para abrir essa “porta”, mas se abrirem, que saibam que estarão abrindo a porta do INFERNO.

    E neste caso em tela, os cadaveres serão de milhões, não tenho dúvidas disso, pois terão que passar por cima de muitos cadaveres.

  • Eu acho que tá uma vergonha. Pessoas escolhidas entre seus pares, sem a participação popular e nenhuma legitimidade pra me representar. Representam um Poder do Estado, responsável pela sensação de segurança jurídica, como dizem. Mas não, cada vez mais eles conseguem anular e interferir a atuação dos outros Poderes e as vezes até ocupar o seu espaço. Uma baixaria. A sensação de impunidade que nos invade é que contra essa categoria de servidor – pq são servidores, servidores da união, nossos empregados- não podemos fazer nada. Estamos na mão de um bando de bandido. Alguma coisa muito grande e importante deve acontecer no Judiciário brasileiros, um clima de Honduras não pode nos invadir.

  • Edu,

    Parabéns pela evolução do blog e pela audiência. Muito sucesso e muita Paz!

    Não acredito que a direitona tente um golpe branco, porque sabem que não passará em branco. Mas estas atitudes que estão sendo tomadas pelo judiciário brasileiro (em minúsculas) incomodam, atrapalham, e pior, desmerecem a Justiça.

    Acredito em duas atitudes: atiçar a imprensa internacional, que tem um enfoque diferente da nossa (com as exceções de sempre) e não perdoar esta senhora de olhar esgazeado. Vamos processá-la. Ela tem que servir de bode expiatório para abrir os olhos dos outros maquiavélicos no judiciário.

    Uma vantagem deste acontecimento é a tomada de consciência de parte da população. Pela pequenês dos partidos políticos brasileiros e de nossos representantes vamos aprender a fazer Política por conta própria.

    Aguardo sua chamada para uma manifestação pública.

  • O povo brasileiro é pacífico, mas eliminou 98% da população paraguaia na terrível Guerra do Paraguai.
    Já passou da hora de uma revisão muito séria no inútil sistema judiciário brasileiro. Chega de funcionários públicos decidindo sobre qualquer assunto que deva ser prerrrogativa dos representantes do povo.
    Quem controla os concursos públicos no judiciário? Rotary? Lyons? Opus Dei? Maçonaria? Outros????
    E o que não dizer dos salários, maiores do que o do Presidente da República pagos a um funcionário que mal trabalha e trata muito mal o povo? Horas e mais horas de espera nos saguões fedorentos; anos de espera por um ridículo despacho interlocutório; décadas para a revisão de um direito?
    E o que não dizer da punições aos magistrados e promotores: APOSENTADORIA.
    É simplesmente ridículo.
    Agora, suportar uma tentativa de golpe dado por uma funcionária do governo é atiçar a onça com a vara curta.
    Ora, façam-me o favor…

  • Nós sobreviventes de regime militar, ainda respiramos e demos a real versão da história a nossos filhos.
    Somos um exercito que está sendo menosprezado pela direita.
    Não abriremos mão de nossas conquistas, independente por quem ou qual foi o meio pelo qual a obtivemos.
    Aos intelectuais o que é dos intelectuais e ao povo o que é do povo.
    Aos individualistas e soberbos o que lhes é de direito e ao coletivo o que para o povo e foi conquistado.

  • Amigo Eduardo, eu te falei que eles iam tentar !

    Estou acompanhando toda essa movimentação.

    Achei o logo criado pelo Deputado Brizola Neto pela legalidade das eleições bem adequado.

  • Uau, Edú, que beleza ficou o novo site! Quem disse que o lugar de batalha não pode ser bonito? Bela trincheira você construiu para nós que nos engajamos na sua tropa sonhadora e idealista.
    ! Parabéns.
    Mando-lhe um abraço daqui de Copenhagen, na Dinamarca, que segundo várias pesquisas desde o ano 2000 é o país onde o povo sente-se mais feliz com a vida, ao lado da Nova Zelândia. É também a menor desigualdade de renda do mundo. E os mais ricos pagam até 60% de impostos – coisa que o DEM ignora, pois repete que o Brasil tem a maior taxação do mundo…
    Se não somos ainda uma Dinamarca, tampouco somos Honduras (com todo respeito ao seu povo, cuja vitória foi apenas adiada), onde a direita vestiu-se de legalidade como uma prostituta pode vestir-se de grande dama. Que venham os golpistas, pois somos muitos milhões.

  • Good luck getting people behind this one. Though you make some VERY fascinating points, youre going to have to do more than bring up a few things that may be different than what weve already heard. What are trying to say here? What do you want us to think? It seems like you cant really get behind a unique thought. Anyway, thats just my opinion.

Deixe uma resposta