A dama de veludo

Opinião do blog

Ex-dama de ferro – ao menos no dizer da imprensa do PSDB –, Dilma Rousseff, no Roda Viva que foi ao ar pela TV Cultura na noite de segunda-feira, esteve mais para dama de veludo. Diante das provocações até mal-educadas de ao menos dois entrevistadores – como não poderia deixar de ser, o da Folha de São Paulo e o do Globo – soube controlar, de uma forma surpreendente, uma irritação esperável diante de gente que estava ali para provocá-la.

Germano Oliveira, chefe de redação de O Globo, e Sergio Dávila, editor-executivo da Folha de São Paulo, fizeram, respectivamente, duas perguntas evidentemente talhadas para desestabilizar emocionalmente a candidata do PT à Presidência. O primeiro perguntou, na lata, se ela se considerava um “poste”, e o segundo, se ela mandara fazer um dossiê contra o adversário José Serra.

Ainda bem que não sou político. Não teria tido o jogo de cintura de Dilma, em tal situação. Com um sorriso entre maroto e irônico, disse ao atirador de O Globo que dizerem que ela é um poste não a transforma em um. E, ao da Folha, sem sorrisos, mas com impressionante serenidade e suavidade, disse, simplesmente, que a Folha precisa apresentar prova de sua acusação. Foi o que bastou para fechar-lhe a boca.

Mas que ela poderia ter dito àquele menino da Folha que dossiê é a ficha falsa que o jornal que o emprega fez contra si, poderia. Seria um erro, mas eu iria adorar…

Mas Dilma agiu certo. Ao fim do programa, já granjeara a simpatia de praticamente todos, com exceção do enviado do Globo, que não escondia a raiva que parecia sentir diante do baile que a candidata deu nele e em todos os outros, sobretudo por manter a calma e o bom humor diante de perguntas idiotas como a de Vera Brandimarte, do jornal Valor Econômico, que comparou as taxas de juros próximas de zero dos países ricos com a do Brasil, que está subindo.

Explico que a pergunta é idiota porque os países ricos tiveram que levar suas taxas de juros ao chão porque suas economias estão semi-falidas, enquanto que a do Brasil só faz se fortalecer a um ponto que já começa a criar uma inflação de demanda – ocasionada por mais procura por produtos do que a capacidade de produzi-los, o que põe em campo a lei da oferta e da procura.

A calma e o bom humor que Dilma conseguiu manter mesmo diante de eventuais faltas de respeito e de educação dos entrevistadores foram, a meu ver, os pontos altos de sua performance no Roda Viva de ontem. Mais até do que a sua segurança nas respostas, porque esse era o teste que a ela se apresentava, o de saber se manter racional diante de provocações afrontosas.

Impressiona o progresso de Dilma, essa sua capacidade de aprender. E não me refiro a números ou a outros dados que podem ser decorados, mas à inteligência emocional que adquiriu de uns tempos para cá – há pouco tempo, penso que teria se estressado. Aliás, contra Serra, ela deve crescer mais do que no programa em questão. Até porque, quem vem demonstrando dificuldade para se controlar emocionalmente, é ele.

101 comments

  • Eduardo, assisti ao programa ao lado de meu marido e filhos.ficamos empolgadissimos. Ela mostra um conhecimento impressionante de todas as áreas do governo. Foi espirituosa até qto as caricaturas, que ao longo do programa são feitas por Paulo Caruso. Adorei a do poste. Qto ao PIG, eles é que prescisam se entender. Ou Dilma é uma mulher de "FERRO" ou é um "POSTE", pois uma postura não combina com a outra.Que venham as eleições, pois Dilma está pronta!!!

  • Edú. Mais uma vez demonstra o que venho dizendo.
    Simples e límpido como água cristalina:
    ___ QUEM CONHECE DILMA VOTA EM DILMA __________
    ___ QUEM CONHECE SERRA NÃO VOTA EM SERRA ___

  • Viva a Dilma.
    Infelizmente não assisti ,mas fico feliz pela sua notícia.
    A Globo e a Folha fazem jornalismo de serial killer(assassinos de reputação em série)

    Abração

  • Assisti o programa pela internet e não vi essa pergunta sobre o poste.
    A Dilma não é nenhum Lula, mas também acho impressionante como ela melhora a cada dia que passa, como transmite confiança, competência e esse lado aveludado que você fala.
    E que sorriso lindo ela tem.
    No começo eu ia votar nela só pq o Lula mandou…rsrsrs, mas agora estou cd vez mais gostando nela, gostando de ter uma presidente mulher.

  • Pessoal, vou falar apenas da parte que eu vi (os 03 últimos inetervalos) ELA simplesmente A R R A S O U!!!!
    Podem estar certos, estamos muito bem servidos com NOSSA presidenTA!!!
    Nossa, que orgulho!!!

    Abraços,

    JS – RJ

  • Eduardo,

    Com todo o respeito, não foi ela que evoluiu, foi a tua percepção dela que evoluiu. Eu cansei de dizer aqui neste espaço que ela é a alma deste governo, enquanto muita gente, inclusive você, vivia elogiando o Lula por conta disso e daquilo.

    O grande mérito do Lula foi montar uma boa equipe. Ele é responsável, junto com o chanceler Celso Amorim, pela postura ousada na política externa. Esta é a grande marca de Lula no governo. O que não é pouco.

    Já a condução da política interna ficou a cargo de Dilma, como antes estava na mão do Joseff (Stalin) Dirceu. O governo é um antes dela na casa civil e outro após. Assim como o MEC é um antes de Haddad e outro depois.

    Ela sabe e sempre soube falar e fala muito bem, o que não teve antes foi grandes oportunidades. É por estas e outras que digo desde do final de 2008 que vai ser uma surra e no primeiro turno. Os motivos são simples:

    (1) O Brasil cresceu muito, principalmente pela administração dela, repito dela!

    (2) O eleitor brasileiro percebeu e valorizou e finalmente está aprendendo a votar. Assim como vem percebendo as manipulações da mídia;

    (3) Por fim, ela se manifesta com simplicidade e clareza e tem coeficiente intelectual e emocional bem acima da média.

    Então, quando começar o horário gratuito e o eleitor for apresentado sem filtros a esta mulher inteligente e lúcida, bom… aí acabou a eleição pro Serra.

    E anota aí, como ela superou meu prognósticos: a eleição acaba no início de agosto, quando ela superar os 50%.

    Como disse: ela vai nadar de braçada, com mídia contra ou não, porque quem decide eleição hoje não é advogado, nem médico, nem engenheiro é porteiro, empregada doméstica, pedreiro …

    • epa…gostei do alerta automático Campineiro !-41p
      Sou classificação com uma pontuação subjetiva e preconceituosa. Provavelmente aquele indivíduo que em todo post destila sua Homofobia contra o fato de eu ser de Campinas….este sim deve ter +50 "summa cum laude". Legal ver como funciona o patrulhamento ideológico.

    • Prezado Leonardo; concordo com você em quase tudo. Só acho que a eleição para o Serra não acabará quando começar o horário eleitoral. Ela já acabou para ele… E isto não se deve apenas às virtudes da Dilma e ao governo Lula; se deve também, e em boa parte, à absoluta inépcia e despreparo de José Serra, que vem se mostrando decepcionante ao seu eleitorado, em todos os sentidos.

    • Olá, Leonardo.

      Muito interessante sua percepção. Tenho contato com pessoas do setor elétrico nacional, e esses especialistas falam que a Dilma recebeu o setor num caos total (apagão) e colocou ordem na casa com uma competência ímpar quando foi Ministra das Minas e Energia.

      Não tive estômago para assistir ao Roda Viva pois já sabia que a mídia serrista iria apelar para a baixaria. Fico feliz em saber que Dilma se saiu bem.

    • Caro Eduardo,
      Impressionante como temos o mesmo sentimento sobre a Dilma. A oposição ainda não entendeu porque o Lula escolheu a Dilma. … e por isso patina !!!
      Abs,
      Edvaldo

  • Tem razão Edu.
    Naquele momento,eu também queria que ela tivesse pendurado a Ficha Falsa no pescoço do Sergio Dávila.
    Torci por isso… Mas ela não fez,por pura elegância.
    O tipo de elegância que não vemos no candidato tucano.
    Ele sim,se aproveitou de um suposto 'dossiê' para querer aparecer como 'vítima'.
    Aparecer em um momento de franco declinio de sua candidatura…
    Candidatura que permanece caindo.

  • Não é por nada não, mas a candidata Dilma Roussef deu um banho hoje no Roda Viva. Respondeu a todas as questões com absoluta desenvoltura, demonstrando o domínio de todos os assuntos abordados. Foi direta, objetiva é, o melhor de tudo, sem nunca perder a (com)postura mesmo diante das perguntas ardilosas dos representantes da Folha e d'O Globo, que levaram uma surra dela com grande classe. Que diferença da entrevista do candidato José Serra. Aí deu realmente para concluir quem está mais preparado para ocupar a presidencia.

  • A palavra candidato vem do latim candidatu. Pessoa que ambiciona a um cargo publico e na roma antiga deveriam vestir-se de branco (candidos) para demonstrar a vida ilibada. Por isso minha candidata é
    Dilma!!!!!!
    Se souber de algum lugar onde se possa ver o programa atraves da internet, avise-nos, por favor.

  • Assisti toda a entrevista. Dilma encaçapou a todos. Eles não tem noção do ridículo.
    Parabéns, Dilma Rousseff fui dormir tranquilo.
    Ainda mais quando ouvi Dilma dizer que é favorável à liberdade de imprensa, nem precisaria ter dito, mas o PIG tenta chantagear o PT com essa historinha. Agora Dilma tocou no cerne da questão e é aí que a coisa pega, o PIG tem pavor, desespero diante da possibilidade da democratização dos meios de comunicação.
    "É o monopólio estúpido!"
    Aí a porca ou seja, o PIG torce o rabo. Dá-le Dilma!

  • Dilma cresce a cada entrevista. Na rede RBS, na redação da Isto É, para o Kennedy Alencar na Rede TV e agora no Roda Viva.
    Fala com desenvoltura do que fez, pois durante os últimos anos trabalhou até 20 horas por dia debatendo cada projeto do governo.
    Fala com firmeza quando atacada por jornalistas dos veículos partidarizados. Discorre sobre sua visão particular em relação ao futuro governo. Posiciona Lula como seu orientador maior, destacando porém sua independência.
    Uma beleza a trajetória da Dilma.
    Que continue trabalhando nessa direção, independente dos tropeços e trapalhadas do lado de lá. Ao seu estilo, siga construindo dia após dia sua eleição consagradora.
    Estou com quase 60 anos, e ei de ver essa mulher erradicar a miséria no nosso país.

  • Eu já relatei aqui que em 2008 tive a oportunidade de vê-la em um discurso de improviso para uma platéia composta pelo povão. Naquela época insinuava-se que o Lula a lançaria como candidata mas eu não acreditava que ele conseguiria pois tinha uma imagem completamente distorcida.
    Depois deste discurso em 2008 eu comecei a acreditar que ela será nossa presidente.

    Ela é sensacional. Consegue, mesmo com termos técnicos, criar uma empatia com o público.

  • Leonardo, concordo em parte com você. Acho que nossa percepção sobre Dilma está se aprimorando, mas o Edu tem razão em dizer que ela melhorou seu desempenho frente à mídia. Até pouco tempo, ela ainda vaticinava e mostrava um certo nervosismo. Em algumas entrevistas parecia mesmo gaguejar. Nesta entrevista na forma de debate, acho que isso a ajuda, porque cria um ambiente mais corriqueiro para ela. Um ambiente ao qual está mais acostumada – o do embate.

    Dilma está mais serena, sem perder a firmeza. Isso é perceptível.
    Agora, descobrir que Dilma é esta excelente administradora, e que é, em grande parte, responsável pelo sucesso do Brasil, só nos anima e deixa confiante no governo dirigido por ela. Ela tem cativado cada vez mais a todos que gostam do Brasil.

      • Não, não é a lógica.

        Mas, como disseram já nos comentários acima, ela genuinamente demonstrou extrema dedicação a este país, e acredito que isto é notável, assim acho que ela tem cativado aqueles que gostam do Brasil.

        Mas, por outro lado, certamente não tem cativado os que não gostam (talvez, esta seja a lógica).

        Enfim, pode ser que ainda não tenha cativado alguns que genuinamente gostam do Brasil (questão de tempo).

        • Desculpe Flávio,mas eu continuo achando que vc esta colocando os brasileiros em duas categorias.
          1) Os que gostam do Brasil e portanto votam ou ainda votarão em Dilma
          2) Os que não gostam do Brasil e portanto não votam em Dilma

          Eu me incluo na categoria:

          Adoro o Brasil e portanto não voto em Dilma.

          • Veja, Campineiro, que eu nem falei em votar. Porque não necessariamente ser cativado pela paixão e empenho de Dilma em trabalhar pelo Brasil resulte necessariamente em votos para ela. Afinal, existem outros candidatos.

            Mas, vejo que Dilma, dada a oportunidade de se expressar, acaba cativando sim. Muita gente tem resistência a ela por falta de conhecimento a seu respeito (o que muitas vezes leva a caricaturas, mitos e preconceitos).

          • De qualquer forma, você poderia desculpar também o meu lado de torcedor. Afinal, o meu coração também fala em relação a minha candidata. E gostaria de enfatizar (talvez alertado por você) o respeito a todos que pensem de forma diferente, e que não a visualizem assim tão cativante.

          • Flavio, gostei! Falou pouco, mas disse muito! Campineiro, faça o que dizia Nelson Rodrigues aos jovens:"por favor, anvelheçam!!"

  • Caro Edu, o contra-ponto da propaganda do governo de São Paulo nos intervalos, creio eu, foi a fórmula que a TV cultura encontrou para tentar anular a baile da Dilma. Foram três comerciais por intervalo. irritante.

    • ROBERTO, a tua persepção tem sentido, não tenha dúvida que tem dedo de marqueteiro.
      Não vi a entrevista, mas vou no site da cultura e ver o baile dado na tucanada.

  • Dilma critica novo factóide da Folha de S.Paulo: 'Não podemos aceitar acusações sem provas'
    http://www.youtube.com/watch?v=QHnBhGv8lLM

    Trecho da participação de Dilma Roussef, candidata do PT à Presidência da República, no programa "Roda Viva", da TV Cultura, exibido em 28 de junho de 2010.

    TRANSCRIÇÃO PRELIMINAR:

    Sérgio Dávila — A senhora encomendou, a senhora sabia da existência desse dossiê?

    Dilma Rousseff – Se há dossiê, porque até hoje eu não vi papel nenhum, não foi pela minha campanha, foi produzidoem outras circunstâncias. […] Isso que se chamava dossiê era uma reportagem investigativa patrocinada pelo jornal Estado de Minas há dois anos […] Não somos responsáveis pelo que faz uma empresa. Não somos os únicos clientes [da empresa]. […] Não podemos aceitar acusações sem provas. Quem acusa é quem prova . […] Vocês provaram isso? É importante que o jornal (Folha) traga essas provas a público. […] Enquanto não mostrar as provas, é uma acusação infundada."

  • Lula é homem de visão. Quando escolheu a Dilma, já a elegeu. Que coisa, quando ela fala até os mais raivosos se calam hipinotizados, lembra do Argipino Maia?

  • A candidata Dilma do PT saiu-se muito bem diante das provocações especialmente dos jornalistas da Folha e do Globo. A resposta dada por Dilma ao jornalista da Folha a respeito do "tal dossiê" calou literalmente o jornalista. Dilma demonstrou ao ser provocada diplomacia e educação nas respostas aos jornalistas, coisa que Serra não tem. Temos uma candidata a altura do presidente Lula.

  • Maravilha. Fiquei satisfeitíssimo com a franqueza, sabedoria, bom humor e conhecimento da moça. E tem extremo auto-controle. Só posso imaginar uma coisa : Serra , se prepare. Acredito que a "experiência" do candidato possa ser desfavorável a ele. Dilma está em ótima fase. E nem poderia se diferente. Parabéns a nossa candidata.

    • A "experiência" do tucano, cantada em prosa e verso é só papo furado, ou antes, é experiência em levar o povo no bico, com sói a um tucano. Este sujeito não tem literalmente NADA para apresentar. Desafio alguém a mostrar qual é "o grande legado político de ÇerRA", o que ele deixará, no campo da política ou da administração pública, para que as gerações futuras possam dizer: OLHa, eu respeito muito este cara , porque ele fez isso, isso ou aquilo… NADA!!! O Çerra & Seus tucanos, são um engôdo da direita. Tudo o que eles teem é pose de "çábios", mas depois de 8 anos desastrosos no GF e 16 anos insípidos em Sampa, nem isso.

      "O BRASIL DE VERDADE não passa na gLOBo – O que passa na gLOBo é um braZil para TOLOS"

  • Detalhe : Quem viu pela internet , aconselho a assistir pela TV como eu fiz. Aí sim a candidata é mostrada com mais nitidez. Na internet a câmera era ruim, não focalizava o rosto de Dilma e a voz não estava em sincronia com a imagem. Tentem buscar o vídeo. O Blog do Brizola Neto prometeu postar o vídeo se conseguir. Acompanhem.

  • Foi ótimo Edu, ver o puleiro de tucanos se encolherem em suas insignificâncias, não tinham o que perguntar e vieram com a paranóia das invenções do dossiê e do poste que eles eles mesmo inventaram para ajudar o seu candidato serra ladeira kkkkkkkkkkkkk
    Viva Dilma, Viva o Brasil e Viva o povo brasileiro que de bobo não tem nada. CALA BOCA PIG!

  • Outro dia eu estava procurando alguma coisa pra ouvir no rádio e achei uma entrevista da Dilma. No começo não reconheci a voz dela, mas o fato é que eu não cnsegui mudar de estação. Percebi ali como essa mulher é poderosa, o raciocínio dela flui com prazer.`Pensei: a direita tá fud…, depois da cacetada que está sendo o Lula ,ainda me aparece alguém com esse potencial!

  • Adorei ver a Dilma deixar todos se perguntando…
    Uéee, Ela não é um poste??

    KKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Gostei do Dama de Veludo. Realmente Dilma demonstrou educação e paciência com quem não merecia. Agora imaginemos O Zé Biruta sendo entrevistado pelo Mino Carta, Luiz Carlos Azenha, José Arbex, e nosso Eduardo Guimarães como mediador. E ainda tendo de responder a algumas perguntas de frequentadores deste blog… Vai sair da entrevista direto para alguma UTI.

  • Caro Eduardo! Sem nenhuma arrogância de minha parte, gostaria de salientar que venho dizendo isso há meses; ou seja, os temores sobre um possível despreparo(tanto em experiência como em atitude) eram desprositados. Quem a conheceu nos cargos que ocupou no RS, onde o PIG é tão violento ou mais do que esse que ela enfrenta hoje, ela sempre demonstrou uma enorme capacidade técnica e política. Aqui no estado, o jornalixo zero hora e a rbs trucidaram sem trégua o governo Olívio Dutra todos os dias do seu mandato, e é por essa razão, a resistência que o PT enfrenta hoje em alguns segmentos da classe média, sobretudo naqueles onde a capacidade crítica sobre o que sai na mídia é pequena. Quem enfrentou uma mídia tacanha e uma elite idem aqui no RS, tem toda a qualificação necessária para enfrentar essa nova "batalha".

  • Eduardo! Como é possível um Jornalista perguntar à candidata à Presidente da República DILMA se ela é um "poste" do LULA? Por isto que cada vez mais a grande mídia perde em credibilidade… A DILMA vai ser uma grande Presidenta da República!

  • O que eu acho que merece uma reflexão é o que o porta-voz da falha deixou claro: a falha não tem mais noção da realidade e o ex-jornal da barão de limeira não tem mais "programa jornalístico" assim como seu patrono não tem programa político. O assunto que o enviado da falha abordou a mando de seu patrão e de seu patrono mostra que a falha perdeu respeito pelo mundo real e isolou-se numa Ilha da Fantasia. "O avião! O avião!", gritava o anão do alto da torre do sino; "Benvindos à Ilha da Fantasia", cumprimentava Ricardo Montalban num terno branco digno dos melhores malandros do nosso folclore. A falha, coitada, transformou-se em periódico de circulação diária na Ilha da Fantasia. EM RELAÇÃO à novela do vice, porque Serra não declara logo que será vice de si mesmo? Será que o PêFêLê aceita?

    • A Falha não consegue mais sequer ter competência para diagramar a publicidade do jornaleco, como provou o episódio envolvendo a Seleção e a rede Pão de Açúcar. Se é que o ato falho foi um erro involuntário, com o Tavinho nunca se sabe.

  • Caro Edu,
    Sem sombra de dúvidas que a Dilma é uma mulher competente. Infelizmente não pude assistir ao programa, pois estava cuidadndo de minha querida mãe no hospital. Aproveitando a oportunidade, desejo sinceramente, melhoras para Victória.

  • Se isto é o melhor que eles tem pra atacar a Dilma,então estamos tranquilos.

    Só resta para eles a baixaria,o jogo sujo,a trapaça,é isto que me preocupa.

  • Ando meio fora do ar esses dias e não vi nem esse e nem o da Rede TV que o Brizola Neto disse que foi muito bom também.

    Legal saber disso, manter a calma diante da provocação mais baixa e agressiva não só é prova de inteligência emocional e autocontrole, como desestabiliza o adversário e ainda o expõe ao ridículo deixando claro a apelação do ataque.

    Quanto ao Serra, a julgar pelo terrível e vexaminosa situação de sua campanha ( e aí Kotscho?) a tendência é piorar cada vez mais.

    Serra está só.

  • Caro Eduardo,

    Quando vi a Dilma pela primeira vez e foi há bastante tempo, numa entrevista no Roda Viva – ela ainda era ministra de minas e energia – fiquei impressionada com o nível de conhecimento dos nossos problemas, além da clareza com que a mesma os expunha, também, me chamaram a atenção a sua inteligência, segurança e lucidez. Dias depois encontrei um amigo com o qual sempre converso sobre política e ele falou que não via ninguém no quadro do PT que substituísse o Lula, então, pedi que ele prestasse atenção na ministra de minas e energia e depois me desse um retorno. O tempo passou e… taí, eu tinha razão. Sinto-me seguro no voto que darei em 03 de outubro.

  • Edu assisti e gostei.
    Agora é duro ver jornalistas passando por verdadeiros serviçais de interesses que conhecemos.
    O herodoto querendo vender o Serra e a saúde de SP,foi a prova de comprometimento com o campo de Serra.
    afinal sendo ele um repórter não poderia ter deixado de se informar sobre atendimento e tempo para marcar consultas em SP.
    Edu alguns jornalistas destes veículos não podem sequer ser chamados de poste,pois são birutas de aeroporto que viram de acordo com o sopro dos patrões,caberia uma postagem sua sobre estes que mudam como o patrão e o PIG muda.

  • Quanto mais se mostra o Serra, mais o Serra cai.
    A Dilma depois dessa entrevista vai subir mais ainda!

    Agora é incrível como no mundinho das redações eles acham q podem fabricar realidades.
    Essa história de dossiê já está desmontada há tempos.
    Mas os jornalistas continuam a pensar que podem ser malandros.

  • Parabéns pelo comentário sucinto e perfeito. Ontem muita gente percebeu que a candidata Dilma não é de brincadeira(s) nem de enrolação. Soube manter o tom ameno mas forte. Soube responder todas as perguntas com conhecimento e ainda nos lembrou o tempo todo tudo o que aprendeu e o que ainda aprenderá com o Presidente Lula.
    Ao lembrar a questão social como prioridade, ela dá o "mote" da campanha para a maioria dos brasileiros.
    um abraço Ronilda

  • De matar de satisfação saber que a Dilma "desenvolveu". No começo ela andava muito dura.

    Mas também, pudera: ser candidato a presidente é uma pressão braba. É preciso tempo pra se acostumar e se encontrar.

    Tanto é difícil ser candidato que nem o Serra tá aguentando: bastou a crise dos vices pra voltar pras catacumbas e fugir da imprensa de qualquer jeito. E olha que o Serra é candidato à presidente desde o século 17!

    Ah, esse sistema de comentários é bem melhor, heim, Edu?

  • A primeira vez que ví Dilma falando numa entrevista, não lembro em qual programa, achei ela muito segura e inteligente. Ela ainda não era candidata à presidente, falava como ministra. Portanto, o PSDB e o PiG têm mais um motivo para se preocuparem, a “muié do home” tem muita bagagem. Basta ela se controlar emocionalmente às provocações do adversários e bye bye Serra.

  • Assisti la….no!K.Alenkar e ontem no roda morta..o covil tucano!!!Dima Brasileira Roussef…polida calma como mineira!!! mas firme com uma gaucha!!!deu cheque mate!!! o cara da folha do estadao do globo!!! ficaram tosquiados!!!a moça tem capacidade…descontraçao…humor….inteligencia perspicaz!!!preparo tem dados concretos sobre o Brasil…onde atuar…resolver!!! foi uma entrevista acachapante como dizia o presidente prefeito Janio Quadros!!!aliada a sua fina educaçao de berço e do Colegio Sion!!!

  • Adorei a Performance da Dilma, diante dos aloprados (estes sim) do PiG. Foi Sow de bola. Detonou mesmo. foi um Baile. Por isso, voto Nela.

  • Caro Edu
    Dizem que ela não tem experiência eleitoral, e não tem mesmo. Mas quem sobreviveu aos interrogatórios sob tortura psicológica e física durante a Ditadura adquiriu uma experiência que permite driblar as pressões e malcriações de qualquer equipe de sabujos jornalistas.
    Abraço

  • Foi um show de entrevista e grande baile dado em entrevistadores tomados por claro espírito de porco, aliás bem adequado a representantes do PIG. E além do mais dona Dilma mostra ter o “phisique du rôle” para a Presidência, como dizem os franceses, a imagem apropriada para o elevado papel que irá desempenhar.

  • Não assistir ao programa, até porque não sabia que Dilma seria a entrevistada. Se soubesse, imaginando o complô que a corja midiática empreenderia contra ela, assistiria ao Roda Viva, apesar do programa causar-me repugnância. Fico muito feliz com a sua descrição. É bom saber que Dilma evoluiu emocionalmente, conseguindo manter a calma diante de canalhas que estão ali para desestabilizá-la; pois sabem do conhecimento da candidata sobre a máquina pública(por Dilma ter títulos educacionais, esses vermes não duvidam de sua capacidade. Infelizmente é essa a ótica doentia com que avaliam as pessoas). Por isso acreditam que o caminho para atingí-la é o da emoção, não o da razão. Já percebi, em outras entrevistas de Dilma, que será essa a estratégia dos "jornalistas" amestrados por Serra. Tática contra a qual Dilma já está imunizada. Continua…

  • Quanto ao seu relato de pequenos momentos da entrevista: também achei ótimas as respostas que deu aos "jornalistas" amestrados do Globo e da Folha. E lamento que Dilma não tenha complementado a resposta ao marionete da Folha com a citação ao crime da divulgação de uma ficha criminal falsa dela, feita pelo canalha jornalzinho paulista., SÓ QUE NÃO CONSIDERARIA ERRADO SE O FIZESSE. Um pouco de agressividae é MUITO IMPORTANTE contra a canalhice e a empáfia dessa gente. Espero que a evolução emocional de Dilma corresponda a uma maior estabilidade, mas não retire dela a capacidade de agressão(quando necessário), que ao meu ver é ESSENCIAL E GERALMENTE FALTA em muitos políticos de esquerda, incluindo-se Lula. Saber bater em quem tenta agredir-nos, na hora certa, não quer dizer instabilidade, loucura, ao contrário, passa a impressão de que se fez Justiça, dando a eles o que merecem.

  • Como outras pessoas a Dilma é bem mais competente sob pressão.

    Estava cansado das entrevistas "boazinhas", quando ela iniciava todas as respostas com o bordão "Olha, vou te contar uma coisa . . . ".

    Pelo olhar de ódio lançado ao perguntador da Folha do Serra acho bom o PIG por a barba de molho.

  • Ontem não viu quem não quis. Essa mulher é demais , muito mais…..ela.
    E a cara de tacho do Sr da GROBOBO ( acho que foi não sei ao certo). Ao afirmar as medida do G20 de corte e zerar seus défits, que teriam que ser seguidas pelo Brasil?
    Foi um primor de resposta. Dizer que o G20 impôs a todos os membros, corte acentuado de investimentos e como ela iria portar-se diante disso. sua resposta foi admirável .Quem tem que fazer a lição de casa agora são eles , e não nós , e que isso não nos aplica. E não vão cortar a ponto de prejudicar as economias dos países emergentes. Foi imperdível.

  • Sim ela é uma mulher e como tal chega a ser até maternal com esses jornalistas ou como dissestes delicada como o veludo gostoso de se tocar. Como na fabula do lobo vi que sorriso elegância, a serenidade e até compreensão de Dilma desarma tanta perfídia do principio da livre expressão. Ela hipnotiza. O semblante do jornalista da Globo foi expressivo, tentava se postar até meio de lado como querendo se desviar do olhar magnânimo de Dilma e quando falou sobre liberdade de imprensa assegurada mesmo diante de tanta calunia. Pontuou que a imprensa não tem fé publica. Difícil é esperar a mesma comunicação de um Lula, ainda ela tem um certo embaraço de construir um roteiro racional explicativo visando o entendimento do publico (com o Kennedy Alencar ele explicava após resposta de Dilma,por exemplo o que quer dizer PAC) ela compensa com o lado emocional feminino, cativante. Ela foi sincera ao dizer que está aprendendo muito (vivencia emotiva) com o povo simples e também com as madames Vips (Abílio Diniz). Dilma está se tornando mais completa, combinando números da economia com a realidade dos nossos cotidianos. Alvíssaras, estou muito contente. Gosto muito quando sei que ela aprecia a literatura (Saramago), poesia (Adélia Prado). Está se completando. Dorme com tranqüilidade. “aproveitou” para compreender o sentido da existência com a enfermidade.
    Já antes de 3 de outubro começam aparecer reflexões de como será a verdadeira futura oposição e de nossa parte como dar sustentação política á Dilma diante de uma midia corporativa partidária que ainda remanescerá. O PNBL, os Altercom, Barões de Itararé, Blogleiros progressistas e tantos outros como no cardume representado no

  • Eduardo.
    Vi a entrevista junto com oito amigos, numa sala de Tv do meu clube. Um show. Teve gente que se levantou e a aplaudiu com a resposta do poste.
    Aí ficamos convencidos que a Dilma está prontinha para ganhar a batalha e governar o país "sem medo de ser feliz".

  • Assisti toda entrevista. Já deu pra ter uma idéia de como serão os debates: o Serra de uma lado rosnando para o mediador, se este lhe fizer uma pergunta incômoda, e do outro lado nossa candidata: classuda, inteligente, segura, finíssima… Dá-lhe Dilma !

  • Os brasileiros nos orgulharemos de sermos representados por Dilma nos fóruns deste nosso planetinha,,,,ao lado das grandes autoridades mundiais,,,e Dilma mostrou ontem que ela desempenhará à altura o seu papel

  • Eu sempre escrevi aqui que Dilma tem inteligência, capacidade de trabalho e agilidade mental extraordinárias. Não foi à toa que Lula a convocou para seu ministério assim que a conheceu, e depois a escolheu para sua sucessão, passando-a à frente de petistas históricos. A oposição e a mídia, que não conseguem enxergar nada que não seja seus próprios umbigos, parece que nunca perceberam isto, e pensavam, com sua habitual arrogância e presunção, que ela nada sabia e que seria desmoralizada facilmente em debates. Agora começam a perceber que vão ser literalmente esmagados por ela no confronto direto. A única coisa que ela teve que aprender, e aprendeu, é a ter paciência com tanta baboseira, falsidade e cretinice que vêm do lado de lá, e até mesmo do lado de cá.

  • Eduardo,
    foi uma entrevista brilhante. Concordo com a sua leitura, ao longo da enfermidade Dilma Roussef encontrou outro tom, outro olhar, mais sábio, mais perene, que transparece em momentos-chave, incorporados à firmeza e à assertividade de sempre.

  • E os que diziam que ela não tinham carisma, queimaram a lingua. A mulher é um colosso. Cativante, simpática e intelingetíssima. Tem comportamento e mentalidade de "estadista", e como se não bastasse, é BRASILEIRÌSSIMA. conhece a fundo os problemas do país e de seu povo. Tenho certeza absoluta e cristalina que nossa primeira presidente será também uma presidente inesquecível e fará um bem inestimável ao BRASIL e seu sofrido povo. VAI DILMAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!

    "O BRASIL DE VERDADE não passa na gLobo – O que passa na gLobo é um braZil para TOLOS"

  • Edu:
    Você disse que a capacidade de aprender da Dilma impressiona e está certinho. Tô de queixo caído até agora. Ela, que a princípio me fazia duvidar se Lula estaria certo, agora me presenteia com uma performance dessas.
    Pessoas presentes disseram o mesmo. Foi Dilmais.

Deixe uma resposta