A tática do medo

Opinião do blog

Quem não leu a última edição da revista IstoÉ, deveria ler. A reportagem que a revista fez sobre a tática do medo com que a oposição serro-tucano-pefelê-midiática tenta fazer pender para seu lado a balança eleitoral é explicada de uma forma ágil e inteligente, na capa da revista.

A imagem acima omite os conceitos simples escritos nos fantasminhas que flanam ao redor dos rostos tétricos de José Serra e de Índio da Costa. Farc, PT, sem-terras… Enfim, todos esses conceitos absolutamente incompreensíveis e inverossímeis com que a direita tenta, mais uma vez, assustar os brasileiros diante de uma candidatura do PT.

Isso depois de um governo petista de oito anos em que ficou provado que o PT não tocaria fogo no país, não o transformaria em Cuba, não confiscaria poupanças nem obrigaria as famílias de classe média a dividirem suas casas com favelados, etc.

Para bem lembrar de quanto já se tentou nesse sentido, a revista compôs um gráfico (vide a primeira imagem do post) mostrando os fantasmas petistas com os quais a direita vem tentando assustar o eleitorado desde a redemocratização de fato do país, quando este pôde votar livremente para presidente depois de mais de duas décadas.

É inegável que já funcionou, e bem. Em 1989, 1994, 1998 e 2002, de fato a direita transformou a esquerda no bicho-papão como fizera durante praticamente todo o século XX. Em 2006, de fato foi a vez da esquerda de promover o medo, só que, à diferença de sua antítese, falando a verdade, pois a direita tucano-pefelê-midiática já fez o que a esquerda petista disse que faria, ou seja, privatizou adoidado, ao contrário do que disseram que o PT faria se chegasse ao poder e que o partido NÃO fez.

Parece um raciocínio intrincado, mas é bem simples. O PSDB governou e privatizou e quebrou o povo e o país várias vezes, mas o PT governou e não transformou o Brasil em Cuba – para o bem e para o mal –, não confiscou a poupança e nem colocou as famílias das empregadas das madames para morar junto com elas nas suas coberturas na Vieira Souto ou nas suas mansões no Morumbi.

E ninguém vai acreditar que o PT vende drogas nas horas vagas…

É isso que a direita tem como estratégia, fazer o país acreditar que o PT é uma serpente repugnante de várias cabeças que, agora, depois de oito anos no poder, passará a vender drogas e a fuzilar quem não aceite dividir a residência com favelados?

Tenho algumas dúvidas:

O que significa “relação com as Farc” associado a “narcotráfico”?

Qual é a idéia-força que se tenta vender ao país, que o PT é uma organização criminosa travestida de partido político?

Isso é fazer política? É alguma nova espécie de debate democrático? É com isso que as pessoas estarão preocupadas quando forem votar, em outubro?

Se for, meus amigos, este país merecerá tudo de mal que Serra e sua trupe irão lhe fazer se forem eleitos.

76 comments

  • Não surpreende que os colonizados senhores da casa grande, que se acostumaram a viver carregando complicadas & caras necessidades européias satisfeitas pelo trabalho escravo ou minimamente remunerado, estejam apavorados com a promoção da classe miseravel a gente. Gente que pensa, compra comida e, principalmente, vota em quem, pelo menos, já foi povão. Medo classudo de não ter gente pra prover seus confortos com salários baixos, folgas raras e … gratidão pelo precário meio de vida. Depois de muitas enganações com caçadores de marajás e fhcs de primeiros mundos virtuais, muita gente acordou. E tira o sono dos que vieram de berços esplêndidos e acabaram morando em mansões sitiadas.

  • Continuo aguardando a proposta de governo da dupla Serra-Índio. Hoje ele disse que vai dar aumentos no salário mínimo "quando possível". O que será "quando possível"? Enquanto isso, os pittbulls ficam aí, soltando esse festival de mentiras na grande mídia, a.k.a. PIG.

    Abs.

    • O líder do serra,o fhc,durante os oito anos de seu desgoverno,não deu um tostão de aumento para o funcionalismo público federal e muito menos pros vagabundos,segundo ele,os aposentados.Em Minas,como a mída é vendida e controlada pela mana do aécio,o choque de gestão do mesmo foi no mesmo estilo.Foram greves que duraram meses em vários setores e a mídia estadual e o PIG ficaram com o bico fechadinho.Acredita nos emplumados quem não os conhece.

  • Edu, minha opiniao é de que mesmo que nao ajude a eleger serra, essa teoria das farc ecoe com a da colombia e seja desculpa para interferencias/golpes e por que nao futuras invasoes externas, como vc mesmo comentou em outro post. um abraço!

  • O meu amigo até comentou que o Jornal da TV Record está melhor do que JN
    Segundo ele o JN está escondendo muitas coisas, não fala na pesquisa Vox Populi nem no dia-a-dia dos presidenciáveis
    Eu expliquei prá ele que é uma forma de evitar que a Dilma se torne conhecida da população
    Mas vamos que vamos, a vitória é nossa
    Mais vida para todos, milhões de pessoas saindo da pobreza, até 2014 outros milhões comendo mais, se vestindo melhor,o que não ocorreria numa eventual eleição de Serra que, basta olhar na história de vida dele, só beneficiou a panelinha dele,
    O Estado mínimo povão é a política de Serra, ele aplicou tal política em SP e por isso o PSDB será derrotado em SP, o Alckmin caiu mais 4 pontos no Vox Populi e os indecisos subiram para mais de 13 por cento
    Muita gente se libertando desta política que relega o povo à pobreza
    http://dilma13.blogspot.com/2010/07/serra-tem-noj

    • Por incrivel que pareça, em Sp onde moro, o Pt e Mercadante terão tanto mais chances de sucesso quanto mais "moderadôes" se mostrarem na campanha… pelo menos em boa parte dos topicos abordados.
      Faz parte do tal DNA incutido aque pelas CBNs, Eldorados, Plimplins da vida. Melhor seria se Mercadante dissesse: vou ser radicalmente diferente da tucanice somente NISto, isto e naquilo.!!!

    • São observações tolas como essa que me fazem fugir da radicalização. O centro é o perfeito equilibrio de conceitos e idéias em qualquer contexto da atividade humana.
      Seja generoso, Avatar, poupe-me da tréplica.

      • Concordo contigo, Anselmo.

        Colocar os hábitos higiênicos do Serra em pauta é desviar a atenção das mentiras que ele prega assumindo a autoria de realizações que não são suas, do engessamento do PIB de SP na época em que o PIB nacional cresceu a olhos vistos, da tentativa de varre FHC pra debaixo do tapete, entre outros.

        Acho mesmo que o debate deve permanecer em um nível mais elevado.

        Por isso, peço que você me defina “O centro é o perfeito equilibrio de conceitos e idéias em qualquer contexto da atividade humana”. A afirmação é bonita, e válida em algumas situações, mas não pode ser tomada como verdade universal, pelo menos no que eu consegui inferir de seu conceito de centro.

        Por exemplo, quanto a ditadura militar, fica fácil se definir a favor ou contra a mesma, mas não consigo entender uma posição de “centro”, que com certeza deve existir, já que é a mais equilibrada.

        Desculpe fazer esse questionamento, mas sinto que devo fazê-lo para poder aproveitar tão elevado nível de conhecimento, que com certeza possui quem avoca para sua visão das coisas “o perfeito equilibrio de conceitos e idéias em qualquer contexto da atividade humana”.

        • Caro Fábio, quanto à definição de "O centro é o perfeito ……….humana", eu não sei. Mas que o Sr. Anselmo está bem mais a direita disto, por este o outros comentários já postados pelo mesmo, isto eu sei sim.

        • Fábio, vc não entendeu pq não quis. Tripudiar com seu cinismo não agregou valor e não contribuiu para o debata. Evocar a ditadura militar neste contexto é no mínimo uma tentativa vil de desmontar uma opinião séria. Tenta outra linha, quem sabe acha alguem que acredita nesta falácia de argumentação.

        • Não foi sem motivo que pespegaram o apelido de Tartufo ao Fabio. Então só me resta responder como Dorina; "pouco supicaz vosso comentario soubrette se qualquer merceeiro sabe o que é ser de centro".

  • é isso ai companheiro, perfeita colocação e questionamento. Se o povo brasileiro cair nessa esparrela demotucana, realmente merecerá passar por quatro anos de desgoverno Serra.

    O PT já provou que tem competencia para governar o país e nada do que a idiota da Regina Duarte disse ter medo se realizou (infelizmente para eles), muito pelo contrário, Lula fez o melhor governo que o país já teve em seus 510 anos de existencia. Só cego ou mané não viu isso!

  • Não funcionará este ano, como não funcionou em 2002(a patética Regina "medinho" Duarte ficou falando sozinha). Ao contrário do que pensam os barões midiáticos, e os "jornalistas" que os servem muarmente, o "grosso" da população brasileira não está nem aí para a mídia(aliás, não lê a Veja, a Folha, o Jornal do Commercio, o Estado, o Globo. Assiste à Globo, é verdade, mas apenas para "sonhar" em suas novelas patéticas, não segue acriticamente o que os malucos "jornalistas" globais alardeiam). E não os segue por um motivo muito simples : O "grosso" da população brasileira vota CONFORME SEUS INTERESSES(aliás, como votam todos : empresários, intelectuais, banqueiros, artistas, oligarcas). Só que, quando a massa pobre faz isso( aquela que não tinha nada até 2002 e hoje tem uma vida muito melhor graças a Lula), pois bem, quando ela age como todos o fazem, defendendo seus interesses, os jornalistas amestrados chamam de populismo. É muito cinismo. Continua…

  • E por esse motivo, defender os próprios interesses, o "grosso" da população não trocará a concretude da melhora em suas vidas(que pode ser medida em números, no contra-cheque, na matrícula universitária do filho, nas lojas lotadas, na casa reformada, na roupa nova)por conceitos subjetivos(vagos para ela),que, se tomar conhecimento, será através de um engravatadinho boçal na televisão, o qual nada diz para sua vida. Quanto à classe média(e falo da "antiga" classe média, aquela com uma cultura reacionária)a mídia aposta em seus preconceitos, os quais(com exceção de SP)evoluíram bastante nesse últimos anos, graças à experiência favorável do Governo Lula. Posso dizer isso de cátedra, pois conheço inúmeras pessoas, antes reticentes ao PT e a Lula, que hoje votarão em Dilma sem hesitar, pois também tiveram melhoras em suas vidas e as vêem no resto da população e no país. Continua…

  • Continuação : Só uma correção à matéria da Isto É(que errou provavelmente por tentar aparentar "isenção" de forma fanática):ao contrário da direita, que apostou no "medo" , por tentar vender às pessoas a ideia de que o PT faria coisas que nuñca fez(e que não poderia fazer, pois o sistema legal não o permite e sequer constam do programa do partido); o PT, em 2006, não apostou no "medo", mas na Verdade, afinal DENUNCIOU o PSDB(Alckmin) alegando que o partido faria coisas QUE SEMPRE FEZ, PRINCIPALMENTE QUANDO GOVERNOU O PAÍS, e que constam no programa do PSDB : se alguém ler o lixo doutrinário tucano, verá que lá consta o combate ao "tamanho" excessivo do Estado(traduzindo : vender tudo, de preferência para os EUA). Parabéns pela observação inteligente : "o PT não transformou(e nem poderia, nem nunca quis, tanto que não faz parte de seu ideário)o Brasil em Cuba, para o bem e para o mal". Para mim, principalmente para o mal.

  • Não será meu caro Eduardo, o país mudou, não entendo esse seu receio ou medo de que o povo vai cair nessas historinhas. O que esta havendo é um discurso para radicais que tem preconceito pelo PT e não vai trazer mais votos para serra. PSDB não tem projeto para governar este país e nehum estado brasileiro. Quando os eleitores que não sabem que Dilma é a candidata do presidente lula, na hora que souberem vamos disparar e te digo, acho que vai Dilma no primeiro turno.

  • O Brasil está indo para um caminho perigoso (olha o medo aí, eheheh!!). Mas, falando sério, a vitória de Dilma só vai aumentar o ódio da direita. Movimentos a la "tea party", com a Dilma de bigodinho de hitler, vão aumentar, a mídia vai ficar enlouquecida… a possibilidade de golpe é grande.

  • A candidatura Serra, para mim, faz lembrar um paciente terminal na UTI, cercado dessas parafernálias que ficam piscando e emitindo bips continuamente, com uma junta médica ao redor que lhe administra medicamentos de ponta o tempo todo e, mesmo assim, o danado insiste em morrer… Serra, deixando a política após a eleição, poderá ser o astro de uma nova edição desses filmes de terror sobre mortos-vivos; o papel lhe cai como uma luva, pois ele hoje em dia vagueia sem rumo, apavorando a todos em busca de um sangue novo qualquer, para manter-se de pé! A despeito de todas as "vitaminas e fortificantes" que recebe continuamente da mídia desonesta e de rabo-preso (quase toda ela), apesar das "ajudinhas" que vem ganhando de certos setores do judiciário, independentemente dos recursos financeiros com que conta para seu marketing político e do apoio escancarado do que há de mais reacionário no Brasil, o "competente e preparado" Serra não consegue sequer garantir que haverá um segundo turno! Haja fluido vital para manter um Frankenstein como esse!… E no final, essa horrenda criatura vai acabar destruindo aqueles que a criaram, no melhor estilo de um filme de terror classe B…

    • Pior que eles criam o monstro pensando que vão poder controlá-lo, mas o monstro na 1ª oportunidade extermina o seu criador e se apossa de todo o seu legado.

  • Edu,o duro é ver pessoas que estudaram ,buscaram uma especialização se tornarem reféns de uma péssima informação.
    Assistem a Globo,lêem a Veja ,Folha ,Estado e seus retransmissores.
    sabem tudo ,mas tudo que eles querem ,e como eles querem.
    Tem opinião ,mas a opinião que eles querem.
    Vivem e propagam o medo.
    Medo do publico ,pagam tudo particular e nunca cobram politicas publicas para saírem deste medo.
    pagam muito para manter o PSDB no poder através do medo e ganham somente o medo e por medo nunca mudam .
    Edu,PSDB sem o medo e mídia não existe.

  • Eduardo, no ano de 2002 o ministro Malan foi, por duas vezes, ao Senado. A oposição, sobretudo
    Heloisa Helena e o atual presidente do PT, pressionaram violentamente o ministro, que deu a
    eles, com toda serenidade, as explicações cobradas.
    Nas duas ocasiões, Malan (possivelmente preocupado com a possibilidade de Lula vencer a eleição
    daquele ano) chamou atenção para o fato de que o site do`PT na internet ( naquele tempo sem a
    importância que tem hoje) continuava publicando resoluçao da cúpula do partido que, reunida em
    Recife no final de 2001, relacionava uma série de decisões que seriam adotadas no caso de
    vitória. Todas absolutamente na contra-mão de FHC: não pagamento de contrato, revisão das
    privatizações e outras assemelhadas. Veja por aí as dificuldades que precisaram ser vencidas
    para convencer o exterior de que o mundo não ia acabar e Lula adotaria atitudes de bom senso
    não contrarias às regras do jogo.
    Acho que o Brasil deve a Palocci pelo fato de que, naquela famosa transição, ouviu, assimilou e

  • A tática eleitoral do medo do tucano Serra e do seu vice demo índio – quem? decorre da absoluta falta de qualquer programa de governo que contribua para o desenvolvimento do nosso País e da melhoria das condições de vida da maioria do nosso povo.
    O que o consórcio oposicionista demo/tucano/midiático quer fazer é conquistar o poder para poder voltar a se apropriar do Estado Brasileiro e suas riquesas e voltarem a governar o Brasil para apenas 30% da ´população, que curiosamente é o porcentual de votos que a direita sempre teve nas eleições de 2002 e 2006, além de alinharem o Brasil automáticamente as políticas imperialistas dos norte-americanos sem tugir, nem mugir, como sempre fizeram, de preferência com os diplomatas tucanos tirando os sapatos para os guardas da aduana americana para provarem que não são terroristas ou traficantes. Eles não tem amor próprio nem um pingo de auto-determinação. São mentes colonizadas.
    Simples assim, sem tirar nem por.

  • Tem gente que tem saudades (vi falar) quando o Brasil importava quase de tudo (até geladeiras dos EUA) e só podia manter relaçoes diplomática só com o Yankes. Mas são uma pequena minoria e graças a Deus não terão influência nas próxima eleições! O nosso destino (brasileiro) está em nossas mãos!
    Vamos em frente!

  • Não adianta Edu, estou com meu vocabolário esgotado. Estou cansada, esgoata de debater, principalmente com parte de meus familiares. São reacionários, acham que o Lula é um grandiosissimo pilantra, aliado de Fidel Castro, Hugo Chaves, Rafael Correa e por ai vai…. Tive que escutar ontem de um sobrinho que ele é adepto do neonazismo, quase cai para trás. Adora os Estados Unidos, onde já esteve, e diz que os brasileiros são um bando de preguisosos. Que o cancro do país é a corrupção(concordo neste ponto com ele). Não quis mais bater boca, até porque estou muito abalada com a morte de minha mãezinha, ocorrida agora dia 21. Sou sua leitora que lhe contou o drama de minha mãe que também faria a gastrostomia. Infelizmente contraiu infecção hospitalar, aliada ao quadro pneumonia e outras consequências, que a levaram a óbito. Estou acabada, pois uma parte de mim se foi com ela. Ela era a FLOR do meu Jardim, por ter o sobrenome Flores.

    Abraços…

  • É um exercísiode imaginação. Mas Caso o SSerra vença, ( que DEus nos livre disso). Com a atual situação conflitosa agravada nas últimas semanas. Já pensaram o Chavez trocando farpas com SSerra ,e ele tomando as dores da Colombia ,para ficar bonito na fita para os gringos? Esse doido do SSerra écapaz de apoiar uma invasão gringa para derrubada do Cavez. Era só que falta, para um irresposável como este.

    Ou alguém tem dúvidas que ao primeiro ataque de SSerra à Venezuela, Chavez caíria em cima do SSrra ?

    Mas se Deus quizer , iremos clocar a ameaça SSerrista longe deste cenário.

  • A tática tucana consiste em emburrecer o povo e subjulgá-lo para chegar ao poder.

    Se tivessem algum respeito pelo povo acreditariam que um debate propositivo seria a melhor opção para recuperar o poder.

    No entanto as reais propostas do PSDB não trazem benefício nenhum ao povo. Os tucanos governam para uma parte mínima da população. São funcionários do grande capital.

    Um abraço a todos e força nesta luta que é sempre complicada!
    @tjesperandio

  • Parece-me que os eleitores de Serra estão tão fanatizados que perderam a capacidade de raciocinar. Será que eles não veem a possibilidade do irresponsável, despreparado e mauricinho Índio da Costa vir a assumir a presidência do Brasil?

  • Não me surpreende o “assustador programa de governo” dos demotucanos, é tipico da direitona. Vide o governo Bush. O que me surpreende é que essa matéria seja da Isto É, e está muito boa por sinal.

  • Eduardo, a ISTO É de fato surpreendeu com a matéria do pânico. Eu apenas não entendi a contra-capa da revista, aparece uma modelo famosa fazendo propaganda de cosméticos. Qual seria a razão? Tirar o impacto da CAPA durante sua exposição nas bancas? Lembrando que tal fato é comum, porém não escondendo a capa principal. Desta vez a contra-capa ocupou todo o espaço da capa e mostrou inclusice o logo-tipo da revista. De qualquer forma foi surpreendente.

  • A Istoé mudou ou está futricando?
    A dúvida fica e nunca se sabe em que campo, no momento, ela está jogando.
    Eu não acredito mais em nada que esse PIG diz, mesmo quando parece dizer a verdade.

  • Eduardo, a IstoÉ surpreendeu positivamente. Será que estão percebendo que o Titanic do Serra está rumando a toda força para um naufrágio e estão pulando fora antes que seja tarde?

    A parte que me deixou boquiaberto é a frase "mas o terror pode ser uma estratégia suicida". Chamaram Serra de terrorista!! Ou seja, devolveram a ele a acusação que ele fez contra o PT!! Sensacional!

  • Me parece que o Serra e seus estrategistas estão apostando que ele e a Dilma chegarão nas eleições tecnicamente empatados. E aí, qualquer votinho conta para definir o vencedor. Esperam conseguir assustar um ou outro incauto da classe média para afastá-los da Dilma. Convenhamos que isso não é difícil, uma vez que não falta incauto na classe média, que esta totalmente desinformada pelo pig. O problema é que esse empate técnico só existe nas pesquisas do Datafalha e do PSDBope. Talvez contem com aqueles indecisos que são influenciados pelas pesquisas. Por isso a ação do MSM é tão importante.
    PS: Atenção! A justiça aceitou representação para se ter acesso à caixa preta do Datafalha

  • Não consigo sintetizar a campanha serra/índio com outra palavra que não DESESPERO. As pesquisas, mesmo a da folha de são paulo, – que mostrou um suspeito empate-, indicam que a Dilma está consolidando sua posição muito mais do que o serra (mais na espontânea e menos rejeição).
    O nefasto zé ladeira e o funesto daCosta vão ter que continuar produzindo suas baixarias, para o benefício da Dilma. Isto porque, campanha "dedo duro" é sempre mal vista por quem quer saber como será o seu futuro com este ou aquele governante.

  • Perfeita essa matéria da ISTOÉ. E eles estão seguindo religiosamente esse discurso do "medo". Agora entraram também no MST. Serra diz que com Dilma,vai haver mais invasão.

    Se essa matéria da ISTOÉ,porém,fosse mais longe,poderia ter lembrado dos tempos em que a direita tratou de demonizar o presidente LULA,acho que nas eleições de 1989, onde dizia-se,que LULA era comunista.

    Eu era criança na época,deveria ter uns 10 anos,e lembro muito bem do medo que as pessoas que me rodeiam(minha família) passavam,ao dizer que Lula não poderia ganhar,porque era comunista. Com 10 anos de idade,eu nãosabia nem o que era "comunismo",mas pelas expressões de medo que os mais velhos passavam,eu sentia que não era coisa boa.

    Hoje,olhando pra trás,eu vejo o que aconteceu. Naquele tempo as pessoas de minha família consumiam a rede Globo,assim como consomem água,e foram vítimas de mais essa tática do medo. Lembro até hoje,que naquela época,eu tinha um medo horrível do LULA,e torcia fervorosamente pra vitória de Collor,meu herói na época,que lutava contra o grande vilão.

    Sinto um pouco de vergonha disso.

  • O medo é nosso, é do lado de cá, do lado de lá, que não é o do Lula Lá, é um cargueiro que transporta gente como os Bobs Freire e Jefferson, Arthur Virgilio, César e Agripino Maia, Acm Neto e outros Ranulfos mickeys…

  • Edu, quando o Lula assumiu falou da criação de 10 milhões de empregos. Foi achincalhado pelos tais analistas globais e congeneres. Afinal o governo FHC não atingiu nem 10% desse número previsto pelo Lula num governo do PT. Agora, pelos dados divulgados creio que chegará ao final do seu segundo mandato com a criação de 12 milhões de empregos. Para nós só isso já justificaria um estrondosa vitória da Dilma já no primeiro turno. Considero o Bolsa Família uma grande programa social mas se compararmos com o espetacular número de empregos criados, chegaremos a conclusão que o Bolsa Família é apenas um complemento das grandes ações do governo do presidente Lula.

  • Isso é estratégia para tentar fazer com que o povo " amestrado" de São Paulo ( sobretudo o Paulistano )vote em massa no Serra para que este tente tirar a diferença que, na verdade, é bem maior do que a mostrada nas pesquisas.
    Digo povo "amestrado", porquê depois de todas as mezelas feitas pelo Governo Alckmin, Ex: ataques do PCC e toque de recolher ( inaceitável ), lembrando que na época o Alckmin, então candidato a Presidente da República, nem sequer deu um telefonema ao Dr. Claudio Lembo para tentar auxiliá-lo. ( O Lula fez isso e se colocou a disposição para ajudá-lo ), não foi construída sequer uma estação de metrô, sendo que numa cidade com São Paulo este tipo de transporte tem de ser continuamente construído devido a demora das obras, saúde pública em péssima situação, etc, etc, ainda e lamentavelmente vemos nas pesquisas que o Alckmin pode ganhar a eleição para Governador já no 1º Turno.

  • Cont…. O que fazer com um povo cego, que sofre dia dia e não consegue perceber, ou pior, começa a achar que é normal e que a culpa, por exemplo, é realmente de São Pedro, quando acontecem as catástrofes repetidamente de Verão em Verão ??

    O que o povo de SP tem de diplomas ( pois para eles parece que é a coisa mais importante do mundo ), tem de alienados.
    Vale lembrar que o Serra NÃO TEM o tão cobiçado diploma que os paulistanos tanto prezam !!
    Cadê a capa da Veja ou primeira páginas do Estadão e Folha que nada falam sobre isso ??

  • Uma coisa obvia pode ser colhida da tentativa do PSBD em continuar trazendo de volta o monstro do medo contra o PT. Na verdade, como o PSBD/DEMO até hoje não têm nem discurso nem propostas para o Brasil, ficam usando esse tipo de tática na tentativa de tapear o povo, para esquecer o principal: as propostas para o País. O pior, é que eles encontram a ressonância da prostituida e já grande perdora destas eleições, a “grande mídia”, ou PIG.

  • Por curiosidade, volta e meia pergunto a algumas pessoas mais humildes em quem votarão para presidente (a maioria dizem que Dilma, quem o Lula indicar …) esses dias tenho perguntando se sabem o que é fars, se sabem quem é Hugo Chaves … se sabem das declarações do vice do Serra; supreendeu-me que muitos sabem, pouca ou muita coisa e que não mudam de voto. Então enganam-se aqueles que pensam que o povo é idiota. Ontem o MST soltou uma pérola … Serra representa o latifundio improdutivo.

  • Sobre esse assunto, produzi uma reflexã e publique no meu site, neste link &lt ;http://www.orecado.org/2010/07/recado-de-meditacao-celebre-sua-vida-sem-medo/> Citei o filósofo Osho: "Fonte: Osho. Osho Todos os Dias. Tradução Leonardo Freire. – Campinas, SP: Verus Editora, 2003, p. 15.

    “Estes são os verdadeiros ladrões: a dúvida, a suspeita, o medo.

    Eles aniquilam sua própria possibilidade de celebração. Enquanto você estiver sobre a terra, celebre a terra. Enquanto durar este momento, desfrute-o até a essência. Devido ao medo, perdemos muito; devido ao medo, não podemos amar, ou, mesmo se amarmos, esse amor será sempre morno, sofrível, irá sempre até certo limite, e não além. Sempre chegamos a um ponto além do qual temos medo e estagnamos ali. Devido ao medo, não podemos entrar fundo em uma amizade; devido ao medo, não podemos orar profundamente."

  • Quanto ao PT apoiar as FARC não haveria problema nenhum nisto. Como já foi muito discutido, até aqui neste espaço, as FARC não são um grupo terrorista e sim um grupo de guerrilheiros de esquerda que tenta, pela força, retirar o poder da Colômbia das mãos de ultra-direitistas opressores do povo. Ela apenas se viu obrigada a sequestrar e trabalhar para o tráfico para, assim, arrecadar os recursos necessários para o seu magnânimo trabalho.

    • se viu obrigada a seqüestrar (pessoas) matar pessoas inocentes e fazer segurança para transporte de drogas (que matam pessoas) para arrecadar recursos????

      Cara, vc não é Cirico, vc é Cínico.

    • "Ela apenas se viu obrigada a sequestrar e trabalhar para o tráfico para, assim, arrecadar os recursos necessários para o seu magnânimo trabalho". Algumas vezes eu chego a lamentar o fato de ser alfabetizado e ler uma barbaridade dessas.

    • Cirico.

      Como bem colocou o Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, as Farc deveriam depor as armas e participar pacificamente do processo político da América Latina.

      As Farc ficaram encalhadas na década de sessenta e de lá não sairam mais. Perderam o bonde do século 21.

  • Caro Eduardo, a ISTOE teve um ''surto'' jornalístico de razoável qualidade e honestidade OU há interesses ocultos que ainda não identifiquei ?? posso estar enganado, mas a citada revista tem entre seus sócios( se não o majoritário) o senhor ORESTES QUÉRCIA,,do pmdb, mas como TODOS nós sabemos, pertence a ''TROPA DE CHOQUE'' do José Serra….Caso tenha sido um ''surto'' jornalístico de qualidade e honestidade,passo a ter pena dos ilustres jornalistas que assinaram a matéria, pois obviamente, serão demitidos a pedidos do José Serra.( nós sabemos como ele reage a jornalistas ''infiéis'')

  • Medo? Que medo? Esse povo do PSDB pirou? O PT é governo há 8 anos e eles vêm falar em medo do PT? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Edu…

    Não há espaço mais para o PSDB na centro-esquerda.

    O governo LULA foi a pá de cal na dita “social democracia”, durante muito tempo, apregoada pelos tucanos.

    A rede social implementada pelo Governo LULA, desnudou a hipocrisia dos tucanos, que como oposição, nada construiu. Vide os lançamentos de factóides de seus parlamentares no Congresso Nacional, aliados à velha mídia, durante quase todo o Governo LULA.

    Não restava outra alternativa aos tucanos, senão lançar-se nos braços dos conservadores e da ULTRA-DIREITA.

    À frente estarão na encruzilhada política, pois o pós-pleito, terá que qualificar uma oposição construtiva, que será muito trabalhosa aos tucanos. A conferir…

  • Palpites: Serra não é novato na política, nem nasceu ontem. Mas sabe que sua oportunidade de chegar à Presidência da República (que persegue obcecadamente há anos por motivos que talvez somente a psicanálise explique, dada sua estranha relação de décadas com FHC) é agora; depois estará idoso demais, e dizem que não tem boa saúde. Não creio que a nova estratégia radical de direita seja apenas por falta de propostas. Que é truculento, irascível, autoritário, incapaz de dialogar e delegar, os que o cercam estão fartos de saber. Que anda mal dos nervos é um boato que corre pela Internet. Que não terá chances de ganhar a eleição, me parece razoável, e até aceita por politólogos e alguns amigos (ou ex-amigos dele) que enxergam um palmo à frente do nariz. Mas acho que a tática brucutu de agora visa garantir a fidelidade do núcleo de anti-petistas tradicionais e de setores da classe média conservadora. Nem o empresariado esperto vai segui-lo ou amedrontar-se com sua retórica, porque empresário bem-sucedido não rasga dinheiro no escuro (sem saber quais são reais projetos do candidato). Ou seja, acho que ele não quer ter menos votos que Alckmin em 2006 (nada improvável, porque a tática me parece espantar uma direita menos raivosa), tanto porque lhe seria insuportável, uma ferida dolorosa no ego, quanto para tentar posicionar-se como líder da futura oposição ao governo Dilma. Mas é possível que o lugar esteja mais para Aécio e outros, gente pelo menos mais cordata.

  • Não tocou fogo no país por que irrigou de dinheiro público os tais "movimentos sociais", como MST… vamos parar de ser hipócritas, petistas?
    Serra tocou numa ferida aberta e vocês ficaram na defensiva, utlizando a mídia amiga já faz mais de uma semana. ..

  • Eu Estou com medo, muito medo do Serra PSDB/DEM. Tenho medo do Serra privatizar (doar) a Caixa Federal, os Correios, o Banco do Brasil, a Petrobrrás, Tenho medo dele acabar com o PROUNI, com o Bolsa-Família, Com o Programa Minha Casa Minha Vida. tenho muito medo de o Brasil regressar àqueles anos 1995 até 2002. com recessão e desemprego recordes……..

  • Edu,

    Quanto mais Serra fala mal do PT mais ele cai nas pesquisas.
    Logo, acendi uma velinha pra San Giuseppe para ele continuar com essa técnica suicida.
    Eh,eh,eh,eh,eh,ehM

  • Será que poderíamos falar menos, ou deixar de falar, o nome do inimigo?
    Não suporto mais ouvir ou ler esse nome.
    Quanta propaganda inútil, para um sujeito que não vale nada, ele e o tal v….
    Chega de adotarem o falem mal mas falem de mim…
    Esqueçam essa criature e falemos somente o nome da
    DILMA 13 PARA 2010

    • Eu só me refiro à ele como o governador que alagou o Jardim Romano, em São Paulo; o governador que se apropriou da autoria da Lei do FAT e dos genéricos; o governador que se autograduou em Economia etc, etc, etc. Falar o nome dele é nauseante.

  • No Globo on-line

    Dilma acusa Serra de olhar para o retrovisor e estimular o medo na população

    Publicada em 27/07/2010 às 11h02m

    Letícia Lins

    IGARASSU (PE) – A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, rebateu nesta terça-feira, em Pernambuco, os recentes ataques de seu principal adversário, José Serra (PSDB). A petista acusou o tucano de estar olhando para o retrovisor e estimulando o medo na população, repetindo a estratégia que, segundo ela, não deu certo na campanha de 2002. Na véspera, Serra disse que, se Dilma for eleita, as invasões de terra do MST vão crescer . Mais cedo, em entrevista à rádio Difusora de Mossoró, a petista acusou Serra de ser o verdadeiro responsável pelas denúncias de Indio da Costa sobre supostas ligações do PT com as Farc e com o narcotráfico.

    – Nós fizemos em 2002 a campanha da esperança vencendo o medo. Agora, meu adversário repete a estratégia de querer colocar medo na população. Acredito que isso é extremamente inadequado a forma que meu adversário está se comportando, trabalhando com a estratégia do medo, do pessimismo e de que o Brasil não vai dar certo. Hoje, o Brasil vive uma outra realidade – disse.

    Sem alarde e sem avisar a imprensa, Dilma cumpre agenda em Pernambuco nesta terça-feira, três dias após ter visitado o estado. A petista chegou à cidade de Iguarassu, na Grande Recife, com uma equipe reduzida, para fazer gravações para o seu programa eleitoral.

    Cercada de mistério, a visita terminou sendo descoberta pela equipe de O GLOBO. A petista chegou em um helicóptero preto – alugado da banda de música “Cavalheiros do Forró” – na Unidade Mista de Saúde de Igarassu, onde há um pequeno heliporto.

    Ao chegar, foi cumprimentada e aplaudida por funcionários. Fez questão de posar para fotos com todos, um por um. Da policlínica da cidade, a candidata dirigiu-se à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) local, onde já havia uma equipe esperando para fazer a gravação.

    […]

    COMENTÁRIOS (da Cartilha do governador que mais fez concessões para criação de pedágios em São Paulo)

    Brasigo

    27/07/2010 – 19h 52m

    Vc empregaria, como babá p/seu filhinho, uma ex-terrorista, ex-sequestradora ou ex-assaltante de bancos? E, como sídica de seu edifício? [grifo meu]

    alvaro danton

    27/07/2010 – 19h 51m

    DILMA É O MÊDO EM PESSOA, MENTE DIARIAMENTE, FABRICA DOSSÊS FALSO, CURRÍCULOS TAMBÉM, NUNCA OCUPOU QUALQUER CARGO ELETIVO, É FAVORÁVEL A MORDAÇA NA IMPRENSA, ASSALTOU COFRES DE PESSOAS FÍSICAS E BANCOS NOS QUAIS MORRERAM CIVIS, GANHA 70.000 NA pETROBRÁS NA MAMATA,FOGE AO DEBATE, FLERTA COM DITDORES COMO aHMADINEJAD,FIDEL,CHAVEZ, BASHIR EL ASSAN, FARC, É DITADORA DE ESQUERDA ENRUSTIDA E ADORARIA IMPLNTAR ESSE REGIME NO PAÍS. É O MEDO EM PESSOA DETESTA GENTE HONESTA E TRABALHADORA.

    odeio_ladrão

    27/07/2010 – 19h 50m

    Odessa

    Por favor não se faça de inocente, mais do que ninguém, voces sabem do currículo da Dilma que circula na internet. Não sou eu que digo, é o currículo dela de número 00237, que vazou dos arquivos da Polícia.

    Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

    Brasigo

    27/07/2010 – 19h 49m

    Precisa de mais motivos?Tempos atrás,DILMA e seu grupo terrorista assassinou : o sdo MARIO K. FILHO, 19 anos, esmagado por 50Kg de dinamite; o jornalista REGIS CARVALHO e o Al. refor. NELSON G. FERNANDES, em atentado ter. no aeroporto Recife (explosão de bomba); o ten. ALBERTO M. JR., q teve o cránio esfacelado a golpes de coronha de fuzil, e o Cap. Charles, 14 rajdas de metrlhdora. Participou do assalto a casa d Ademar de Barros, ao Bco Mercantil de SP, e ao BANESPA. Esse é seu currículo.

    E aí meu povo? É disseminar o medo ou não?

  • Recebi um e-mail de uma tal Dulce Maia…Tenho certeza que a tática do PSDB-DEM naõ é espalhar o medo…mas o terror! Fico constrangida,toda vez que recebo algo do tipo…Dilma é isso ou aquilo…Tenho muito respeito pela Dilma…tenho admiraçaõ…aprecio a coragem….a determinaçaõ…a capacidade…a superaçaõ…a força…a integridade…a sobriedade para lidar com partídos como o PSDB-DEM.Taõ incapazes,taõ irresponsáveis,taõ desqualificados e promiscúos.Fico muito triste da política ter se tornado um labirinto de intrígas,de acusações absurdas…Mas é o desespero dos que sempre se alimentaram do trabalho e da ingênuidade de um povo…Nenhum temor será mais forte do que as conquistas obtidas…Nenhum temor vai soprepor a estima conquistada pelo Governo Lula…Nenhum temor vai amputar as pernas de quem começou a caminhar…Nenhum temor vai estagnar a esperança de um povo…Juntos,enfim…vamos com Dilma para o primeiro turno.

  • Eduardo: Já expressei em teu blog, com outras palavras e em outro momento, o conteúdo da tua última frase. Se o povo brasileiro eleger Serra, estará merecendo as consequências desastrosas desse fato. É, mais uma vez, a manifestação do velho adágio: "cada povo tem o governo que merece".

  • Meus amigos, eu acho que não devemos nos colocar na defensiva!!! Quem tem a aprovação que O PRESIDENTE LULA tem, deve pouco se lixar com o berro da tucanalhada. Quem é da costa, guerra, zé ladeira etc. etc.etc? simplesmente NIGUEM O PÓ DO PUM DO VIRA-LATAS!!! Quem tem que dar explicações é a tucanalhada que quebro o Brasil várias vezes e agora quer voltar. Quem tem que se explicar ao povo brasileiro, que pensa, é o mentiroso (cadê os diplomas do bicho???) e cambalacheiro zé pedágio!!! Nós só yemos que dizer que a PRESIDENTE DILMA vai continuar a FANTÁSTICA OBRA DE LUIS INÁCI LULA DA SILVA!!! VAMOS LÁ !!! PAU NESSA CAMBADA!! A. S. BRAGA.

  • Edu, bom dia. Pelo que eu vi ontem no IBOPE que colocou Dilma em sua real colocação na corrida política, mas aproveitou para turbinar o Alckmin além do que ele realmente vale.

    O PIG deve estar entendendo que o Serra já era e está tentando, pelo menos salvar o PSDB em São Paulo. É bom dar uma olhada no universo do questionário do IBOPE. Tem cheiro de farsa no ar mais uma vez..

    O Ibope não ficou bonzinho do dia pra noite…

Deixe uma resposta