Brizola Neto e a investigação das pesquisas

Aviso

Entre sexta-feira (23) e sábado (24), os institutos de pesquisa Vox Populi e Datafolha publicaram suas últimas sondagens das intenções de voto dos brasileiros para presidente da República. Na primeira pesquisa, Dilma Rousseff aparece oito pontos percentuais à frente de José Serra; na segunda, aparece um ponto atrás do adversário.

Não existe explicação “metodológica” para essa diferença. Não podem estar acontecendo duas coisas tão diferentes ao mesmo tempo. Ou Dilma está oito pontos percentuais à frente de Serra, como diz o Vox Populi, ou ele está um ponto à frente dela, como diz o Datafolha. Tal diferença permite dizer que alguém, no mínimo, está errando muito, de forma inusual.

Alguém está errando ou, então, mentindo – seja o Datafolha ou o Vox Populi. Essa é uma conclusão da qual não se pode fugir. Duvido de que os próprios institutos envolvidos divirjam de que um deles pelo menos esteja errando, ainda que sem intenção, apesar de que o Datafolha já fez insinuações sobre a honorabilidade do Vox Populi.

Nesse contexto, foi com satisfação que li post do jovem deputado Brizola Neto em seu blog, o “Tijolaço”, pedindo investigação das pesquisas. Herdeiro de um dos nomes mais combativos da história política brasileira, o deputado me produz dois pensamentos estimulantes, sobre como é bom ver um homem público agir com decência, coragem e transparência e o de que, ao não se conformar com a possibilidade de crime eleitoral de falsificação de pesquisas, ele se mostre permeável a colaborar para que a investigação que pede aconteça.

Existe até base legal para isso. De acordo com a lei eleitoral nº 9504/97 e suas alterações, artigo 35, parágrafo 4º (Pesquisas Eleitorais), e com a resolução do TSE nº 23190/2009, artigo 18 (Pesquisas Eleitorais Eleições 2010), o instituto entre os supra mencionados que tiver divulgado dados inverídicos propositalmente terá cometido um crime eleitoral tipificado na lei e, assim, terá que ser processado criminalmente.

A criminalização da adulteração voluntária de pesquisas de intenção de voto fez com que em 22 de abril deste ano o Movimento dos Sem Mídia protocolasse representação na Procuradoria Geral Eleitoral pedindo a investigação dos quatros principais institutos de pesquisa do país (Datafolha, Ibope, Sensus e Vox Populi). O deputado Brizola Neto até comentou o assunto em post intitulado “Homenagem a um lutador”, no qual me dirigiu palavras de estímulo.

Agora, o combativo herdeiro de Leonel de Moura Brizola, um dos homens mais corajosos que este país já conheceu, junta-se ao clamor do Movimento dos Sem Mídia e pede investigação das pesquisas.

Ora, em 11 de maio deste ano a vice-procuradora-geral-eleitoral, doutora Sandra Cureau, acolheu a representação do MSM e determinou à Polícia Federal que instaurasse inquérito contra os institutos representados. O processo junto à Procuradoria Geral Eleitoral–DF recebeu o número 4559.2010-33.

A altamente provável reincidência de algum dos dois institutos de pesquisa nos fatos que levaram a investigação a ser aberta constitui uma bofetada na face da sociedade, uma afronta às leis supra mencionadas.  E os servidores públicos que eventualmente não estiverem cumprindo a obrigação de investigar, estarão, simplesmente, prevaricando.

Diante destes fatos, mantive contato com a assessoria do deputado pedindo que mantivéssemos contato, pois ele pode dar conseqüência à sua justa indignação indo à tribuna da Câmara dos Deputados e cobrando agilidade na investigação que o Ministério Público Eleitoral requisitou à Polícia Federal.

Recebi resposta da assessoria do deputado informando-me telefones daquele assessor para contato. Uma resposta simpática, na qual fui cumprimentado por quem me ligou pelo trabalho que faço aqui.

Desta maneira, além das medidas que o MSM já está tomando para que o tento que marcou em maio se transforme em vitória de toda a sociedade, com a adesão formal do deputado Brizola Neto temos também, agora, a possibilidade de dar visibilidade à investigação de um crime que, se estiver realmente ocorrendo, afronta a sociedade e a própria lei.

79 comments

  • Olha aí Eduardo, vc leu alguma coisa sobre isto? É aquilo, Datafolha e Ibope manipulando dados, TSE sendo parcial, hackers invadindo sistemas e sites; qual a garantia que se tem na forçação de barra de um empate técnico de Ibope e Datafolha darem na boca de urna para que alguém faça o serviço eletronicamente? Nenhum; sem falar que não é permitida a recontagem de votos, apenas olhar os mapas. Fica complicado, viu?

    http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia….

    • E é o que vai acontecer se o PT, Governo e Dilma não " acordarem ". O golpe está em andamento e só não vê quem é cego ou bobo.

      • É preciso ficar de olho e principalmente agora com esses votos para presidente de pessoas que moram em uma região e votam em outra. Tem quje tomar cuidade. Essa manipulação pode ser uma maneira de justificar a manipulação das urnas. Vão alegar que os outros instituto estavam errados e ele certo. POde ser uma maneira de estar preparando o golpe.

  • Eduardo, sempre fui um admirador intusiasta de Leonel Brizola e desde que conheci o tijolaco.com e consequentemente o dono dep. Brizola Neto tenho a sensação de que a Política vale a pena, só lamento não poder votar para esse moço pois sou de SP.
    Em tempo, nesta segunda-feira estarei enviando via correio, minha documentação de filiação ao MSM.

    • Pois aqui no RJ eu tô feliz por poder escolher o Biscaia ou o Brizola Neto para me representar na Câmara Federal .
      Embora militante filiado ao PT, caso o grande Brizola Neto precise, estarei disposto a ajudá-lo na briosa tarefa de nos representar no Congresso Nacional .
      Mas FELIZMENTE, o povo Fluminense nunca deixou, NEM NUNCA DEIXARÁ de prestigiar este grande parlamentar (Neto do inesquecível Brizola) .

      • António, politicamente estamos no mesmo sentido. Admiro muito o deputado Biscaia, integro, democrata, equilibrado. Anterior a ele era o Chico Alencar, mas nos abandonou e optei pelo Biscaia.
        Brizola Neto está eleito, vem fazendo um trabalho interessante e é uma voz no Congresso em defesa da democracia.

  • Eduardo, mais uma prova cabal de que alguém está fraudando as pesquisas eleitorais: o Vox Populi divulgou o resultado da sua pesquisa para presidente em Pernambuco: 60% a 24% pró Dilma. Já no Datafolha os mesmos números para o mesmo período foram 46% a 36%, também em favor de Dilma.

    Não existe diferença de metodologia que uma discrepância de 26% entre duas pesquisas realizadas no mesmo período. Definitivamente! Alguém está fraudando vergonhosamente as pesquisas eleitorais.

    Para ajudar a entender quem está fraudando, deixo os números da pesquisa do próprio Datafolha para o governo de Pernambuco: Eduardo Campos (que apoia Dilma) 59% x 28% Jarbas (que apoia Serra). Os números falam por si só.

  • Olha aí a treta, o Ibope agora vai legitimar o Datafolha.

    Data do Registro 24/07/2010
    Protocolo 20809/2010
    Contratada IBOPE Inteligência Pesquisa e Consultoria Ltda.
    Contratante Globo Comunicação e Participações SA -Rua Lopes Quinta Nº 303 – Rio de Janeiro -RJ- CNPJ 27 865 757 0001-202
    Valor da Pesquisa 120000
    Origem dos Recursos CONTRATANTE
    Pagante do Trabalho CONTRATANTE
    Período de Realização de 23/07/2010 a 30/07/2010
    Nr. de entrevistados 2506
    Situação Aguardando decurso de prazo
    Área de abrangência Nacional
    Cargos Presidente,
    Registro da empresa no CONRE 4375-94
    Estatístico Márcia Cavallari Nunes
    Registro no CONRE 6208-A

  • Praticamente todas as pesquisas para governador em que se aferi a eleição para presidência, Dilma está na frente de Serra.
    Como pode o Datafolha apresentar uam pesquisa onde Serra está com um ponto a frente.
    Vale se resaltar, que muitas das pesquisas para governador foram feitas pelo Datafolha e o mesmo instituto se contradiz quando é pesquisa para presidente.

  • É pura armação: quando o Vox Populi ou Sensus está em campo que divulga uma pesquisa, durante o período, dois dias ou três dias depois, o Datafolha vai a campo e dá outro resultado. Depois, quando Datafolha dá o resultado, o Ibope vai lá e afirma os números do Datafolha.

    Diante disto, os números são escritos em negrito no PIG programas são realizados nos rádios e tvs com os temas, mas sempre com as referências dos referidos institutos. Destroem qualquer afirmação do Vox Populi, pois estrategicamente dona Globo já havia falado que divulgaria o Datafolha e o Ibope. Estão manipulando pesquisas e influenciando o processo eleitoral nas mesmas. Por trás, fraude via urnas eletrônicas.

  • Olha, essa coisa precisa ser investigada a fundo, tá muito estranha, mais do que o normal. Com a palavra o Poder Público, os responsáveis por essa apuração.

  • Em pernambuco, Dilma 60% x 24% Serra

    A pesquisa Vox Populi/Band/iG divulgada no sábado (24) aponta liderança absoluta de Dilma Rousseff (PT) no Estado natal do presidente Lula:

    Dilma (PT): 60%
    Serra (PSDB): 24%
    Marina (PV): 5%

    O único candidato que foi citado, mas não atingiu a marca de 1%, foi Eymael. Os outros não foram citados e não pontuaram. Os brancos e nulos atingiram 3% e os indecisos, 8%.

    Em um possível segundo turno:

    Dilma (PT): 64%
    Serra (PSDB): 26%

    Na intenção de voto espontânea:

    Dilma: 32%
    Lula: 15%
    Serra: 13%
    Marina: 2%

    Datafolha arrumou números que parecem do passado:

    Na pesquisa do instituto Datafolha, aparecem números semelhantes a pesquisas do passado, quando a maioria da população ainda não sabia que Dilma era a candidata do presidente Lula. O instituto paulista apresenta Dilma com 46% e Serra com 36%.

    Enquanto o Vox Populi apresenta uma diferença de 36 pontos, o Datafolha encolhe essa diferença para 10 pontos. Por essas e por outras é que nem o mais otimista dos demo-tucanos consegue acreditar na pesquisa do Datafolha. (Com informações do iG)

  • Eduardo, acho que o caminho é colocarmos uma matéria paga na globo divbulgando o resultado da pesquisa do Vox Populi. Eu ajudo a pagar.

  • É o golpe em andamento!!!!! Isto vai se perpetuar até nas pesquisas de boca de urna, para " legitimar " o golpe eletrônico. Espero estar errado mas não sei não….

  • É possível que esses institutos tenham cadastrados os militantes e ligado pra eles, como se fosse pessoas desconhecidas? Aí fica muito fácil fraudar. Seria necessário que o próprio TSE fornecesse os números de telefone, a partir de números gerados aleatoriamente por um computador. Pesquisado na rua, só avisar os militantes que haverá pesquisadores dos institutos em determinado local e o pessoal se mobilizar.

  • Se pesquisas deste tipo querem ser consideradas minimamente confiáveis, não há a menor possibilidade de haver 9 pontos de diferença sem que um deles esteja sendo no mínimo incapaz de fazer corretamente aquilo que prega fazer.

    Vai se configurando um escândalo na sociedade brasileira. Ainda mais com a estranha decisão da Rede Globo de só divulgar pesquisas dos dois institutos nos quais "só por acaso" o candidato da oposição tem se mantido na frente.

    Seja qual for o instituto que esteja sendo "incompetente" está contribuindo decisivamente para acabar de vez com a credibilidade das pesquisas eleitorais no país.

    Manipulação, esse é o nome do jogo.

    • Outro escândalo reside exatamente na posição da Rede Globo em escolher os institutos cujos resultados vai oferecer a seu público. Sendo uma concessão pública, estaria obrigada a veicular TODOS os resultados, deixando a questão das discrepâncias para julgamento do público. Apenas mais um para a história da Globo.

  • Eduardo, cada vez fica mais latente e ameaçador o próximo passo deles:

    Fraudar o resultado das urnas (aquela que não emite comprovante) com base e amparado nos precedentes destas manipulações em suas pesquisas.

    Atenção! Já acertei quando previ há aprox. 12 meses a intenção, ainda não efetivada (não por falta de vontade), de impugnar a candidatura da Dilma.

  • É hora de a sociedade ter uma resposta por parte do poder público… As denúncias foram feitas, agora cabe à PF fazer a sua parte e, se apuradas as supostas irregularidades, o judiciário tem de exercer seu papel. Vamos esperar que essas instituições respondam com a brevidade que se espera! O instituto que está mentindo, seja ele qual for, tem de receber uma punição histórica, para aprender que este país não é mais terra de niguém. Existem regras para fazer-se pesquisa eleitoral e tais regras devem ser cumpridas, por todos, independentemente de suas preferências políticas! A pesquisa eleitoral tem a função de aferir uma verdade: a preferência do eleitorado num dado momento; portanto, não pode ser usada como instrumento político para dar alguma credibilidade ou trunfo político a quem, de fato, não o tem!

    • O que me preocupa são certas atitudes "estranhas" por parte do judiciário, com sentenças diferentes para situações idênticas, processos convenientemnte ineptos e principalmente a absurda inação em relação ao crime flagrante cometido pela presença do presidenciável tucano nos programas eleitorais do DEM, PPS e PTB em flagrante desobediência à lei eleitoral.
      Se os membros do judiciáro não tiverem que prestar contas de seus atos e decisões, como poderemos garantir quea justiça seja feita e pior, como poderemos confiar no jusdiciário como meio de defender a legalidade e o Estado de Direito?
      Acho muito importante expor essas "mazelas do judiciário" e exigir que eles cumpram seu dever.

  • OLHA SO QUE COISA INTERESSANTE, O DATAFALHA PUBLICA PESQUISA COM TODA INTEÇÃO POSSIVEL DE AJUDAR O IBOPE, POR TUDO ISSO ELES ACREDITAM QUE AS PESQUISAS AINDA INFLUENCIA O ELEITOR, ENTAO OBJETIVO É DA CREDIBILIDADE AO IBOPE. GUARDEM ESSES NUMEROS DO IBOPE A SER DIVULGADO
    DILMA 39% SERRA 38%, DILMA MUITO PROXIMA DO VOX DENTRO DA MARGEM DE ERRO E SERRA DENTRO DA MARGEM DE ERRO DO DATAFOLHA, NESSE CASO A DILMA TANTO ESTA DENTRO MARGEM DE ERRO DO IBOPE COMO DO DATAFOLHA E VOX E IBOPE, E SERRA FICA DENTRO DA MARGE SO ENTRE IBOPE E DATAFOLHA EVIDENTEMENTE QUE OS DOIS ESTAO MENTINDO PRA AJUDAR O SERRA.

    VOX DATAFOLHA IBOPE

    DILMA 41% 36% 39%
    SERRA 33% 37% 38%

  • Sr. Locatelli, é fundamental o TSE e quem mais cuidar das eleições assegurar ao povo brasileiro, por meio de evidências concretas (e não apenas com base em "trololó") que o sistema de urnas a ser usado é à prova de fraude. Se o sistema é eletrônico, garantias inquestionáveis precisam ser dadas aos brasileiros de que não haverá tentativa de fraude, de se tirar um votinho e outro lá de um candidato para outro, por meio de algum programa de computador.

  • Reinaldo Azevedo; "O instituto Vox Populi aponta Dilma com uma vantagem de 8 pontos. O chefão desse instituto, Marcos Coimbra, é colunista da revista petista Carta Capital. Sua empresa faz pesquisas para o PT. Você escolhe, leitor: confia mais no Datafolha, que não trabalha para partidos, com um universo de quase 11 mil entrevistados, ou no Vox Populi, com meros 3 mil, mais o PT, o Mino Carta e o Marcos Coimbra? ".
    Isso é mentira ? Marcos Coimbra não é colunista de Carta Capital ? Carta Capital não se manifestou, em editorial, a favor de Dilma ? O universo pesquisado de Datafolha não é 11 mil ? O universo pesquisado da Vox não é três mil ?

    • Ô raça!! Só assistindo a parada gay para se ver mais plumas e paetês que nas pesquisas da datafolha!!! Como diz o Gilson Ricardo, reporter da Rádio Globo aqui do Rio: "Oh, Anselmo, 'dêxa dilson', para com 'wilson' , vá ver se estou lá na esquina".

    • Parabéns pela sensatez, Buinning, aliás, em falta nos post. Reconheço, este site não é a minha praia. Só estranho a quantidade de post alertando e pedindo garantias de inviolabilidade das urnas… Gente, o especialista em fraudes, em forjar dossiês, em quebrar sigilos não é o PSDB, mas o partido do Lula !! E de mais a mais, como os tucanos conseguiriam fazer isso se quem está no poder e aparelherou todo o sistema foi o pt? Um detalhe em relação a Pernambuco: lá, a miaoria da população ainda pensa que a Dilma é a mulher do Lula. Por aí dá para ter uma ideia da consciência política por lá.

      • O choro é livre. Vão chorar na cama que é lugar quente. Dilma 2010 no Primeiro turno. E digo mais, os pernambucanos têm mais consciência política do que os paulistas. Estes apoiam traidores da pátria e criminosos privatistas. Os pernambucanos apoiam candidatos brasileiros e nacionalistas. Quem aparelhou o Judiciário e o Ministério Público foram os tucanos. A grande maioria dos juristas, advogados, juízes, desembargadores é eleitora do Serra. O Poder Judiciário é o maior núcleo de reacionários no Brasil.

      • Um detalhe em relação a São Paulo: por aqui, a "miaoria" da população ainda pensa que o Serra é filhote do FHC. E o pior é que têm toda razão… Ele é mesmo!

    • E agora hein Anselmo? Com a nova notícia do seu O Globo e Folha confirmando o favoritismo de Dilma? Não durou nem 24 horas a farsa da pesquisa com o Serra empatado com a Dilma.
      E vocês desacreditando o Vox Populi, Marcos Coimbra, Carta Capital, e apostando no Datafolha, FSP, Estadão. E agora, com que cara ficam?
      É nisso que dá acompanhar Reinaldo Azevedo.

    • Buining, chega a ser convardia rebater os argumentos de vocês, de tão infantis que são. O DataFolha faz uma pesquisa com quase 11 mil entrevistados, e apresenta uma margem de erro de 2%, enquanto que o Vox Populi consegue uma margem de erro inferior (1,8%) com menos de 3 mil entrevistados – e você ainda quer questionar qual dos institutos é mais confiável? E falar em Carta Capital como revista petista citando um colunista da Veja, esta sim um descarado panfleto demo-tucano, a exemplo da Folha, um "jornal" cujo patriarca jurou fazer Serra presidente do país?

      Me responda: há dois meses atrás, o Vox Populi afirmava que Dilma e Serra estavam em empate técnico, enquanto o seu DataFolha colocava Serra 12 pontos à frente. Logo depois da representação do MSM, o que foi que houve, Buinning? O que foi que houve em 23 de maio? Foi o Vox Populi quem voltou atrás, reconhecendo a liderança de Serra, ou foi o DataFolha quem teve que se "entregar", admitindo o empate técnico? Heim, Buinning? Refresque sua memória: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,serra… . E pare de atentar contra os fatos, e a mais rasa das inteligências.

      • Que história é essa de "meu datafolha"? Você já viu alguma pesquisa dar resultados uniformes e números consecutivos ? Você não sabe que há uma parte do eleitorado que muda a intenção de votos ao sabor dos acontecimentos ? Veja o caso da Colômbia. Outra coisa; O FATO DE EU NÃO SER DILMA NÃO QUER DIZER QUE EU SEJA SERRA. PÔ. Lamento que eu tenha que gritar para afirmar isso. Vocês estão tão focados na disputa que esquecem que tem outra candidata com votação expressiva e que, vocês dilmistas, vão se voltar súplices para nós implorando o nosso apoio.

        • Anselmo, quantas vezes você vai querer ser desmoralizado, meu caro? Você esqueceu que a penúltima pesquisa IBOPE deu 5% de vantagem para Dilma, e que, logo após, a pesquisa Vox Populi confirmou os mesmos 5%? Se esqueceu, também, que a pesquisa DataFolha anterior, que deu empate entre Serra e Dilma, foi confirmada logo depois pelo IBOPE/Associação Comercial de São Paulo, dando o mesmo empate? De onde você tirou que pesquisas consecutivas nunca concordam em números? Em que planeta você vive? No dos "bem informados" leitores da Veja? Deve ser.

          Então, vamos recapitular: em seu texto acima, você usou um post do "tio Rei", para, concordando com ele, defender credibilidade para o DataFolha. Logo após, não podendo derrubar o argumento que coloquei, quer tirar o corpo fora, dizendo-se não defensor do DataFolha. É como eu sempre digo: vocês ficam nus diante dos fatos. Depois de desmascarados por eles, tiram o corpo fora. É risível!

          Outra coisa, Buinning: eleitor da Marina não combina com leitor da Veja. Para um leitor da Veja votar em Marina, só se está muito envergonhado de se assumir pró-Serra. Deve ser este o seu caso.

  • É fundamental o trabalho que está sendo feito pelo MSM em relação à realização dessas pesquisas eleitorais altamente suspeitas.
    O que impressiona é que, dentre os membros do Congresso, apenas o Deputado Federal Brizola Neto, do Estado do Rio de Janeiro, venha se pronunciando sobre a questão em seu blog e em intervenções no plenário.
    Dos Senadores, tínhamos o direito de esperar ações mais contundentes, inclusive com o pedido de uma CPI.
    Tudo sinaliza para uma tentativa de fraude eleitoral.

  • Gostaria que alguém que entende de pesquisas me explicasse por que o Serra está na frente, com esses resultados; SUL, em 30/6 e 1 de julho: Dilma: 32; Serra, 50- No dia 20/23 de julho: Dilma 32 e Serra 45. obs. Serra caiu 5 pontos: SUDESTE: em 30/6 a 1 julho: Dilma 33;Serra 43. No dia 20/23 de julho: Dilma 33, Serra 40. Obs. Serra caiu 3 pontos; NORDESTE: em 30/6 e 1 julho: Dilma 47, Serra 30. No dia 20/23 julho: Dilma 41; Serra 29 Obs. Dilma caiu 5 pontos. NORTE/CENTRO-OESTE: 30/1 DE JULHO: Dilma 42; Serra 38. No dia 20/23 de julho: Dilma 42;Serra 38. No dia 2-/23: Dilma 40 e Serra 33. Obs. os dois cairam, mas a Dilma ficou 3 pontos a mais. TOTAL FINAL: SE NÃO ESTOU EQUIVOCADO SERRA TEVE 8 PONTOS A MENOS E DILMA 2. PORTANTO: A DIFERENÇA FOI DE 5 PONTOS. Entretanto, no computo do Datafolha Serra está a 1 ponto à frente. Não entendi essa estatística. Deve estar certa, mas para mim é inexplicável. Alguém pode me explicar?

  • Campanha negativa. Hoje, domingo, o dono do posto de gasolina em Santana, bairro de classe média paulista, surpreendeu os clientes, ao oferecer com um sorriso (e ar condescendente de paulistano que se julga superior ao povão), como brinde, a Folha de S. Paulo. Recusei polidamente o famigerado diário, uma montanha de papel de embrulho que só serve para limpeza de esterco de cachorro. Por curiosidade li a manchete: O PAC DA SEGURANÇA TEM EFEITO NULO…e por aí segue. Tinha que ser. A corja da mídia é LIVRE para mentir e disparar contra uma facção, mirando em uma só direção contra o governo federal. O verdadeiro PAC da segurança é o emprego e a educação. Um milhão e meio de empregos formais em 6 meses, mais do que em todo o governo FHC/Serra e a triplicação das Escolas Técnicas Federais em 7 anos do governo atual não servem para a 1ª capa. Folha (do mesmo dono do Datafolha) um jornal que se esmera em mostrar ficha falsa de opositora ao seu preferido à presidência e que escamoteia a responsabilidade do mesmo candidato pela degradação da educação em S. Paulo e pela segurança pública transferida ao PCC.

  • URGENTE:
    Atenção, urgente, atenção, esta reportagem de 2006 explica tudo entre Data x Vox. O DataFolha esta pegando amostra apenas de pessoas com telefone e isto faz toda diferença. Vejam:

    15/09/2006 – 09h56
    Liderança de petista é menor entre quem tem telefone, diz Datafolha da Folha de S.Paulo
    Cruzamento de dados feito pelo Datafolha mostra que é bem menor a vantagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para Geraldo Alckmin (PSDB) entre eleitores que têm telefone fixo.
    Enquanto no geral Lula lidera por 50% a 28% e venceria no primeiro turno, entre os que têm telefone, a diferença cai de 22 pontos para apenas cinco: Lula tem 41%, e Alckmin, 36%.
    Dos entrevistados pelo Datafolha nos dias 11 e 12 de setembro, 45% declararam ter telefone fixo, e 55%, que não têm.
    A maioria do eleitorado de Alckmin tem telefone: 58%. Já entre os eleitores de Lula, apenas 37% possuem o aparelho.
    O cruzamento ajuda a explicar o fato de os levantamentos internos feitos diariamente pela campanha de Alckmin, por telefone, produzirem sempre resultados mais favoráveis ao tucano do que os apontados pelas pesquisas em campo.

  • O jovem Deputado Brizola Neto está honrando o cargo para o qual foi eleito bem como o digno nome de seu avô. Vem travando na Câmara de Deputados e em seu blog uma luta ferrenha contra a ditadura midiática e a judicialização do processo eleitoral. Oxalá que outros congressistas seguissem o seu exemplo!
    Tomara que faça escola!

  • Aqui no RS , o zero fora chegou ao ponto de divulgar os dois resultados, lógico que o que mostra o SSerra em 1º está mais destacado, a matéria maior. Mas o que chama atenção no datafraude , é que ele mostram um possível 2º turno com vitória da Dilma , e na estimulada também , como pode?

  • Parabéns ao Brizola Neto esse sim cumpre o seu papel e representa realmente o seu povo lá na camara federal. E parabéns também ao MSM que está sempre vigilante em buscando da justiça e da verdade, espero que a justiça faça o mesmo que mereça os nossos parabéns, pois para isso é que serve a justiça caso contrário ela não rpecisa existir. Vamos à luta pois exigir que a justiça se faça.

  • Venho dizendo há muito tempo que essas pesquisas mantendo Serra em alta é uma preparação ao golpe nas urnas.Servem para confundir a população e justificar de última hora o golpe às urnas eletrônicas.Se não se tomar providências logo, corremos o risco de ter uma surpresa desagradável em três de outubro.Por isso é bom questionar os institutos e mostrar para o Ministério Público Eleitoral, o PIG e paritidos da oposição que a população está vigilante e que não aceitará o golpe.

  • Só fico me perguntando cadê os partidos políticos tipo PTe PMDB e mais o restante da base aliada. Uma tentativa de iludir os brasileiros pode estar em curso e somente alguns se mexem? O Eduardo está aqui lutando no MSM, quase heroicamente, o deputado Brizola Neto na sua tribuna e no seu blog, o Paulo Henrique Amorim e o Luis Nassif denunciando em seus blogs. E os partidos prejudicados por pesquisas que podem estar sendo manipuladas? Pois, segundo o blog do Nassif, as pesquisas Datafolha consideram apenas pessoas que tem telefone… pode? Cadê vocês, PT e PMDB? Quando se manifestarão? Quando tentarem manipular os resultados das urnas?

  • Caro Eduardo…

    Não durou muito a coragem do Otavinho da Folha.

    Em menos de 24 horas, a mentira foi desfeita.

    Na sexta-feira à noite, Serra sofria uma derrota acachapante de 41 a 33 – na pesquisa Vox Populi –

    No sábado de manhã, a Folha registra o tal “empate técnico” entre Dilma e Serra.

    Em menos de 24 horas a opinião do Datafalha mudou.

    Veja aqui: http://oglobo.globo.com/pais/eleicoes2010/mat/201

    Segundo matéria publica hoje as 07h 39min
    "Pesquisa Datafolha: 41% apostam em vitória de Dilma; 30%, na de Serra".

    Ou seja, No Domingo, Serra sofre uma derrota acachapante de 41 a 30 – na pesquisa Datafolha –

    O que terá havido no intervalo entre ontem e hoje?

  • Essa história da Globo divulgar só pesquisas do Datafolha e do Ibope é uma distorção absurda. A Globo é uma concessão pública e diz, descaradamente, que vai divulgar uma informação parcial sobre o quadro eleitoral do país? Como assim? Teria que divulgar pesquisas de todos os institutos, pelo simples fato de que se trata de informação vital para a democracia no país. É o legítimo caso da democracia ficar em segundo plano, em detrimento, claro, de vantagens comerciais. A justiça eleitoral não tem como agir diante disso?

    • Há sim, Neide. Os fatos poden ser manipulados, não acredite em nada à primeira vista. Existe muita gente inocente na cadeia e muito culpado fora dela. Vê como os fatos podem ser manipulados ao gosto de quem interessar?? Normalmente você diria que isso configura injustiça. É também! Pois a justiça foi desconfigurada pela manipulação dos fatos. P. Ex.: se você for uma servidora pública que de alguma maneira seja, digamos, poco chegada à chefia imediata. A lei diz que sua remoção não se pode dar ex-ofício, mas faça alguma coisa "diferente' e você verá onde acordará na semana seguinte!! Isso vale para muitas outras coisas.

  • Esses institutos declaradamente Serristas vão continuar manipulando, a questão é, será que o povo vai deixar se influciar na hora de votar? ou os institutos vão se alinhando a medida que se aproxima as eleições? aposto nessa última hipótese.

  • Ola Edu, é estão falando muito da DILMA e do serra, e nós não estamos fazendo nada em pról de MERCADANTE, e isso é muitissimo ruim para São Paulo, principalmente para funcionário público
    e outros setores. Edu precisamos mostrar um pouco o MERCADANTE, senão a gente vai levar
    a pior novamente aqui em SP.

  • Edu, sou de Pernambucano do Alto Sertão do Pajeú e no teretê de pé de oreia como se diz por aqui, vejo a preocupação e a indignação do povo com esses números do do DATAFRAUDE ou DATASERRA, ainda hoje na pracinha da Matriz, estava conversando sobre eleições com um grupo de amigos e todos foram unâmines em afirmar não acreditar neste empate técnico.

  • Eduardo,

    O movimento dos ratos, mesmo que o comandante diga que o navio não está afundando, desmente. Porque o Mainard, aquele jornalista queso fala grosserias contra o PT e o Presidente Lula, já disse na sua coluna na Veja que vai embora do país. Diz o PHA que é para dar cano na justiça, porque ele já perdeu todos os recursos contra a condenação que o PHA conseguiu contra ele. Agora só falta o Tio Rei, também tomar o caminho do aeroporto porque a batata dele, na justiça, também está assando. Na vai dar para protelar muito tempo o(s) seu(s) processos. Agora, mudando um pouco de assunto, nem eles estão acreditando nas pesquisas porque no Globo deu a notícia da pesquisa na capa, mas no corpo do jornal nenhum artigo a respeito. Muito estranho!!! Processo neles!!!Esta Datafraude tem que ser também enquadrada.

  • Diga-me Antonio quando , onde e por qual orgão de imprensa foi divulgado que estes institutos de pesquisas se declararam pró-Serra. A ser verdade vou entrar no MSM e apoiar a iniciativa de investigar esse pessoal baseado no raciocínio de que; se o Vox apóia (veladamente) o PT e o Data apóia ( declaradamente) o Serra, minha candidata, a Marina, está sendo prejudicada.

  • O 'combativo" Brizola era chamado de El Raton por Fidel Castro. Fidel dizia que o "combativo" sumiu com 10 milhões de dólares que Cuba enviou para a esquerda brasileira que lutava para impor a ditadura do proletariado em nosso país.

  • "Diga-me Antonio quando , onde e por qual orgão de imprensa foi divulgado que estes institutos de pesquisas se declararam pró-Serra."

    Mas esse pessoal não se cansa de ser desmascarado, mesmo! O IBOPE assumiu seu partidarismo na edição de 26.09.2009 da Veja, quando seu presidente, Carlos Augusto Montenegro, contra todos os argumentos plausíveis (a popularidade enorme de Lula, o fato de o PT ser, disparadamente, o partido preferido do eleitorado brasileiro) declarou que Serra já estava eleito. Mais uma vez, refrequemos sua memória: http://www.viomundo.com.br/arquivo/bizarro/monten… .

  • Pessoal, vejo que tem gente aqui tentando levantar a discussão sobre quem merece mais credibilidade (Vox Populi ou DataFolha). Parece que se esqueceram do que ocorreu há cerca de dois meses atrás. Vamos relembrar.

    Há dois meses atrás, o Vox Populi afirmava que Dilma e Serra estavam em empate técnico, enquanto o DataFolha colocava Serra 12 pontos à frente. Então, logo depois da representação do MSM, o que aconteceu? O que foi que houve em 23 de maio? Foi o Vox Populi quem voltou atrás, reconhecendo a liderança de Serra, ou foi o DataFolha quem teve que se "entregar", admitindo o empate técnico?

    Refresquemos a memória: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,serra… .

    Aí está: foi o DataFolha quem teve que fazer o "milagre" de sumir com os 12 pontos de vantagem de Serra, admitindo o empate entre ele e Dilma, e dando razão, portanto, ao Vox Populi. Diante disso, me respondam: quem merece, agora, mais credibilidade? O que os FATOS recentes apontam? E como sustentar argumentos que atentam contra fatos? Só uma boa dose de irracionalidade e sectarismo incondicional explicam …

  • Li o post de Brizola Neto logo após ter comentado aqui sobre a fraude do Datafolha(e fico muito feliz em ver um político de minha geração agindo de maneira tão digna). Após a leitura do texto, que evidenciava a canalhice do Datafolha, fique com uma informação e uma dedução novas, que explicitam o perigo que estamos correndo. A informação é a postada no texto de Brizola Neto, onde pode-se compreender a fraude do Datafolha, praticada através do mesmo método que o instituto utiliza para deturpar os resultados de suas pesquisas: a alteração do espaço amostral. O Datafolha colheu informação em apenas oito estados(num país que tem 26);Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro,Santa catarina e Rio Grande do Sul. Para justificar esse "método", considerou que os oito seriam "regiões estendidas" e que as EVIDENTES DETURPAÇÕES produzidas por essa escolha seriam corrigidas por "desvio-padrão". AÍ JÁ COMEÇA A PRIMEIRA MENTIRA : NÃO SE PODE CORRIGIR ALTERAÇÕES NO ESPAÇO AMOSTRAL POR DESVIO-PADRÃO.Continua…

  • Continuação : E por que não se pode corrigir alterações no espaço amostral através do desvio-padrão? Porque o desvio-padrão atuará para amenizar as desproporções, mas em relação aos resultados encontrados naquele universo sobre o qual ele é aplicado, que podem ser COMPLETAMENTE DIFERENTES dos de outro universo desprezado, portanto não haverá alteração de desvio-padrão que os corrija. Assim, se o Datafolha pesquisa as informações em um estado onde Dilma e Serra estão empatados, mas despreza vários(como 7 dos 9 estados do Nordeste)onde Dilma leva AMPLA VANTAGEM, não haverá desvio-padrão que conserte.QUALQUER ESTUDANTE DO 1º PERÍODO DE ESTATÍSTICA SABE DISSO. A FALSIFICAÇÃO É GROSSEIRA E TORNA A PESQUISA DO DATAFOLHA INCONFIÁVEL POR UMA QUESTÃO TÉCNICA, CIENTÍFICA, INDEPENDENTEMENTE DO RESULTADO. Continua…APRESENTADO.Continua..

  • Continuação: A dedução que falei no início, retirada após a análise da disparidade dos resultados entre as duas pesquisas, é que, ao contrário do que você falou, e teve o meu apôio anterior,O DATAFOLHA NÃO MUDOU NEM UM MÍLIMETRO NOS SEUS RESULTADOS ABSURDOS, ISTO É, NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA AS CONSEQUÊNCIAS LEGAIS DE SUA FRAUDE(EVIDENCIADA PELAS CONCLUSÕES CIENTÍFICAS JÁ APRESENTADAS), SENTINDO-SE ACIMA DA LEI. Senão vejamos :Quando Dilma e Serra já estavam empatados no Vox Populi, o Datafolha dava uma diferença de 12 pontos para o tucano(que depois caiu para 9). E qual é a diferença entre os dois agora? Se, no Vox Populi, Dilma tem oito pontos à frente de Serra, e no Datafolha ela perde por 1, ENTÃO O INSTITUTO MANTÉM A MESMA DISPARIDADE DE 9 PONTOS ENTRE OS SEUS NÚMEROS E OS DO VOX POPULI. Fica assim evidenciado que o Datafolha(isto é, a Folha de São Paulo e Otavinho Ditabranda)acham-se intocáveis e torna-se AINDA MAIS URGENTE A APRESENTAÇÃO DE SEU ADENDO À REPRESENTAÇÃO DO MSM, PARA ACABAR COM A ARROGÂNCIA DESSA CORJA.

  • O POVO NÃO É BOBO ABAIXO A REDE GLOBO!!!
    Para o bem e felicidade geral da nação brasileira, tomara que a Rede Globo suma e leve junto o Stallone.

  • "Que história é essa de "meu datafolha"? Você já viu alguma pesquisa dar resultados uniformes e números consecutivos ? "

    Anselmo, quantas vezes você vai querer ser desmoralizado pelos fatos, meu caro? Você esqueceu que a penúltima pesquisa IBOPE deu 5% de vantagem para Dilma, e que, logo após, a pesquisa Vox Populi confirmou os mesmos 5%? Se esqueceu, também, que a pesquisa DataFolha anterior, que deu empate entre Serra e Dilma, foi confirmada logo depois pelo IBOPE/Associação Comercial de São Paulo, dando o mesmo empate? De onde você tirou que pesquisas consecutivas nunca concordam em números? Em que planeta você vive? No dos "bem informados" leitores da Veja? Deve ser.

  • CUIDADO: PELA SOBREVIVÊNCIA VALE TUDO!

    Nenhuma eleição está na mão

    As fábulas sobre Dilma, e o erro de menosprezar Serra e a velha mídia

    Do blog Escrevinhador

    Os políticos tucanos e parte de seu eleitorado – especialmente os leitores mais desavisados de “Veja”, “O Globo” e outros que tais – aparentemente acreditaram em algumas fábulas sobre Dilma, espalhadas por “colunistas” e “analistas” durante a primeira fase de campanha (que se encerrou pouco antes da Copa do Mundo):

    – ela não tem brilho próprio;

    – ela não saberá se portar durante uma campanha, longe das asas de Lula.

    – ela não conseguirá colar no prestígio de Lula e terá enorme dificuldade para passar de 15% nas pesquisas.

    Tudo isso se mostrou falso. Os tucanos menosprezaram Dilma. E agora engrossam as o discurso terrorista de campanha, para tentar recuperar o terreno perdido.

    (continua …)

    fonte:

    FONTE: http://www.rodrigovianna.com.br/palavra-minha/as-

  • Vamos continuar cobrando providências, e que a Polícia Federal entre fundo nessa questão. Queremos, agora com o reforço do deputado Brizola Neto, que tem se mostrado uma verdadeiro guerreiro – seguindo o exemplo do Avô – que alguém do PMDB e do PT entre nessa nossa justa briga. Quando vi a quantidade de pessoas que o Datafalha ia despequisar fiquei desconfiada, senti cheiro de manobra. Vamos em busca da verdade.

Deixe uma resposta