Entenda o Datafolha

Opinião do blog

Quem se surpreendeu, decepcionou-se ou se animou com a pesquisa Datafolha que vazou no fim da noite de sexta-feira na internet e que foi divulgada oficialmente hoje pela Folha de São Paulo, talvez não esteja olhando direito os números.

É claro que, em comparação com a pesquisa Vox Populi divulgada também na sexta, o Datafolha não é tão bom para Dilma nem tão ruim para Serra. Todavia, se compararmos o que vinha sendo feito pelo instituto de pesquisas da família Frias antes de a procuradoria-geral eleitoral acolher a representação do Movimento dos Sem Mídia pedindo investigação dos quatro grandes institutos (Datafolha, Ibope, Sensus e Vox Populi), chegaremos à conclusão de que a suposta manipulação de dados do Datafolha refluiu, e muito.

Em dezembro do ano passado, a vantagem que o Datafolha atribuía a Serra em relação a Dilma era de 14 pontos percentuais. Em fevereiro, a vantagem caiu para 7 p.p. Eis que, em março, quando o Vox Populi e o Sensus já atribuíam empate técnico entre Dilma e Serra, o Datafolha joga a diferença a favor do tucano para 10 p.p. Em abril, o mesmo Datafolha aumenta essa vantagem ainda mais, agora para 12 p.p. (!!!)

No começo de maio, a procuradoria-geral eleitoral aceita a representação do Movimento dos Sem Mídia e emite um despacho à Polícia Federal para que esta instaure inquérito para apurar possível crime eleitoral de falsificação de pesquisas. A investigação abrange os institutos Datafolha, Ibope, Sensus e Vox Populi.

Em 35 dias, no Datafolha, some uma vantagem de Serra sobre Dilma de DOZE PONTOS PERCENTUAIS. Em 21 de maio, a pesquisa Datafolha conclui que aquela estrondosa diferença caiu a… ZERO (!).

Naquele momento, a blogosfera entrou em festa. Apesar de a mídia esconder a instauração de inquérito policial contra os institutos de pesquisa, os principais blogs progressistas e até os portais IG e Comunique-se entrevistaram-me e veicularam todos os detalhes da representação do MSM, assinada por mais de dois mil leitores do meu antigo blog, o Cidadania.com.

A manchete mais comum que se viu na blogosfera foi “A sinuca do Datafolha”. Ora, para os Frias e para o PIG em geral, foi a morte. Entendam que o principal poder da mídia é o de se colocar acima dos outros poderes da República – o Quarto Poder, no Brasil, acha que é o Primeiro.

Desta forma, a boa e velha margem de erro, levada ao paroxismo, pode permitir uma tendência muito menos divergente dos resultados que o histórico de todas as pesquisas mostra que têm sido os mais acertados, pois a cada três ou quatro meses fazem os outros resultados convergirem para si, ou seja, Datafolha e Ibope sempre acabam convergindo para os resultados de Sensus e Vox Populi.

De qualquer forma, em meados de maio, coincidentemente no momento do acolhimento pela Justiça Eleitoral da Representação do Movimento dos Sem Mídia, a diferença maluca de doze pontos percentuais a favor de Serra, uma diferença que nenhum outro instituto viu (nem o Ibope), reduziu-se a zero.

Em junho, porém, há uma reação da Folha, aumentando essa diferença em um mísero ponto percentual a favor do tucano, que, agora, a mídia mantém, porque a sua lógica é a seguinte: manipulação de pesquisa já havia ocorrido à época dos dez e, depois, dos doze pontos percentuais de vantagem para Serra. Queda ainda mais abrupta dessa vantagem ou ultrapassagem de Serra por Dilma só complicaria ainda mais a situação do Datafolha diante das investigações. Manter uma divergência, qualquer que seja, é dar coerência ao passado, se é que vocês me entendem…

O fato é que a mera análise dos números mostra que o Datafolha, no transcurso de uma linha de tempo, vai tentando puxar Serra para cima em duas pesquisas consecutivas. Em março, puxou essa diferença, que era de sete pontos em fevereiro, para dez pontos; em abril, de dez pontos em março, para onze pontos; em maio, teve que reduzir a diferença a zero – não me lembro de outra queda tão abrupta de um candidato a presidente em período tão curto (35 dias).

E a diferença do Datafolha a favor de Serra continua a zero desde a representação do MSM, pois o único ponto percentual a favor do tucano, nas duas pesquisas do instituto em julho, ficou dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.

Quero garantir uma coisa aos leitores em geral e aos filiados ao MSM: a Folha não está ignorando o fato de que é a maior suspeita de estar manipulando pesquisas através de seu instituto-laranja. Há todo um intrincado cálculo na divulgação desses números. Até porque, um passarinho me contou que Serra não levaria sua candidatura à frente se Ibope e Datafolha não o mantivessem em vantagem sobre Dilma, mesmo que dentro da margem de erro.

A investigação da Polícia Federal sobre os institutos de pesquisa já está sendo monitorada pelo Movimento dos Sem Mídia. Em breve, teremos novidades sobre o que, a meu juízo, é direito da sociedade de saber. A Folha e seu instituto-laranja estão seguindo uma linha de atuação que lhes parece menos suicida – e eu talvez até concorde com ela, se for enxergar o assunto pela ótica dos seus interesses.

O fato é que não haverá o que o grupo político-midiático de Serra não faça para vencer a eleição deste ano. Há interesses não só do pico da pirâmide social, mas também interesses alienígenas (estrangeiros) na vitória dele. A vitória de Dilma pode tirar dezenas de bilhões de dólares das classes  A e B e entregá-los às classes C, D e E.

Estamos falando de uma elite que já deu um golpe de Estado por não aceitar distribuição de renda promovida pelo governo da hora e que, assim, manteve o país acorrentado a uma ditadura por mais de vinte anos. E estamos falando do sétimo país mais desigual do mundo, segundo o índice de Gini. O Brasil não chegou a esse ponto com essa casta dominante assustando-se com pouco. Até porque, há chefes militares garantindo apoio.

O que este blogueiro e ativista político faz, portanto, é apostar na legalidade, nas instituições, e, no limite, na indisposição que me dizem haver nas tropas de obedecerem a ordens de comando golpistas, caso a direita tucano-pefelê-midiática e seus mentores decidam não aceitar ficarem de fora do poder por mais quatro anos.

Contudo, essa decisão-limite da direita golpista precisará se amparar no Judiciário, mais ou menos como aconteceu em Honduras. É o novo modus operandi golpista latino-americano. Porém, o Judiciário pós-Lula já não é mais o mesmo. A maioria dos juízes da Suprema Corte foi nomeada por este governo. O procurador-geral da República é um homem de bem.

Em minha opinião, até a doutora Sandra Cureau tem méritos a seu favor e tenho minhas dúvidas de que esteja atuando de forma partidária. Aceitou uma representação de uma ONG desconhecida, apesar de apoiada por mais de dois mil cidadãos, e, depois que o PT resolveu se mexer e acionar a Justiça Eleitoral naquela questão da “propaganda antecipada”, também tem acusado os tucanos.

Em minha opinião, a situação das pesquisas está muito melhor hoje. A ousadia diminuiu muito. E não creio que terão pernas para dar um golpe branco, a la Honduras. Além disso, as próximas pesquisas poderão ser avassaladoras para Serra. O Vox Populi mostrou que a sociedade não está dando bola nem para os ataques reiterados a Dilma nem à manipulações de pesquisas. Quero ver o que fará o Datafolha quando Sensus e Vox Populi estiverem dando 15 pontos de vantagem para Dilma e a eleição estiver chegando…

O que essa gente não entendeu, é o seguinte: eles podem fazer quantas pesquisas quiserem, quantas notícias de jornal quiserem, quantos programas de televisão quiserem. Podem tentar criar climas eleitorais artificiais à vontade. No fim, porém, prevalecerá o princípio máximo da democracia, o de que a cada cidadão só cabe o próprio voto, e o de que na cabine indevassável, naquela hora do cidadão com a sua consciência, quem tem o poder é o povo.

143 comments

      • Seu post não é dos melhores, Eduardo. O Roberto tem toda razão, seu texto não explica é nada, simplesmente foge do discurso de processar duas empresas de pesquisas que no momento possuem números enormemente dispares.

        O que houve para uma mudança tão brusca de postura? Estranho…

        • Ao falar em “processar”, você demonstra não ter a menor idéia do assunto que comenta. Sugiro que se informe e que leia o post, pois parece não ter lido

          • Eduardo,

            Somos todos seus admiradores de longa data. Seus blog é o primeiro que leio todos os dias. Sou signatária (com meu verdadeiro nome) do manifesto que ensejou o inquérito policial. Lí duas vezes, atentamente o seu post. Desculpe., mas estou com o Roberto e o Pedro, está havendo uma mudança na sua posição e aliás, acho que não há nada de mais nisto: cair em outra realidade. Afinal, as pesquisas infuenciam ou não a eleição?

            Afinal foi isto que nos levou a apoiar o manifesto. Por isto não concordamos com o "eles podem fazer quantas pesquisas quiserem, quantas notícias de jornal quiserem, quantos programas de televisão quiserem. Podem tentar criar climas eleitorais artificiais à vontade. No fim, porém, prevalecerá o princípio máximo da democracia, o de que a cada cidadão só cabe o próprio voto, e o de que na cabine indevassável, naquela hora do cidadão com a sua consciência"

            Se assim fosse, por que tanta tempo em torno deste assunto se temos outros mais críticos a debater, tais como programas de governo, relações internacionais, desenvolvimento científico e etc.

            Todos sabemos do intricado jogo de poder e os limites de cada um de nós e de cada instituição. Na maioria das vezes as coisas não correm como desejamos. Resulta de tudo isto é que no fundo o grande maestro Lula é que dado o tom, acusados por todos com virulência, e muitas vezes até por nós, desconfiados de mostrar mais receio do que precisa diante desta pressão midiáticas.

          • Eduardo
            O texto é tão claro e cristalino para que Pedro e Eduardo não entendam. Ou como vc dissse, não leram.
            O Datafolha dentro da "lógica" dela, teria que vir amenizando a diferença grotesca à favor de Serra.
            Quando caiu a diferença para sete ponto à favor de Serra e na próxima ficou no empate técnico, ela não poderia na pesquisa atual acompanhar os números da Vox porque ela estaria se condenando mais, assinando atestado de burrice, o que evidentemente eles não são.

    • Quem diria, Abilio Diniz apoiando Dilma. Me lembro como se fosse hoje, a policia retirando Abilio do cativeiro e a polícia apresentando os sequestradores chilenos ao Brasil com comisetas do PT. O que esta extrema direita não já fez, e mais, no quê ela é capaz de fazer ainda.

    • Edu,
      Admiro muito o seu trabalho e acho louvável tudo o que vc e o MSM tem feito, exercendo um papel extremamente importante na sociedade. Porém tenho, sinceramente, algumas questões que não julgo plenamente esclarecidas nessa sua postagem:

      1- Precisa-se analisar se a intimidação da "ousadia" do Datafolha se deveu principalmente ou somente à ação do MSM, se foi apenas pela discrepância e incoerência notórias que já faziam mais estragos para a credibilidade da Folha, ou por esses dois motivos em conjunção. Haveria necessidade de um recrudescimento de ações cidadãs em relação ao fato abordado? Está havendo ou pode haver esse recrudescimento na ação do MSM de acordo com o desenrolar dos fatos?

      2- Como e porque especificamente a ação do MSM em relação às pesquisas pode refrear essa "ousadia" de insittutos de pesquisa?

      3- Porque a Dra Cureau ou o MPE esqueceu as provas (vídeos) em uma de suas ações contra Serra, de acordo com notícias difundidas na blogosfera?

    • Edu,
      Uma outra coisa que acho relevante, e que seria reivindicação de qualquer cidadão consciente, seria o direto de obter, através dos meios de comunicação (concessões públicas), todas as informações sobre as pesquisas dos principais institutos. A Globo já anunciou que de um momento em diante só divulgaria o resultado de pesquisas Ibope e Datafolha. Haveria meios legais para que, diante do disparate de resultados, se exigisse que fossem divulgados os resultados de todos institutos? alegando-se parcialidade na divulgação seletiva, com possíveis danos a determinados candidatos?

  • Bravo, Meu caro Eduardo!
    Vivemos novos tempos. A direita hidrofóbica só fala para si mesma e não tem nem representatividade e nem o mesmo poderio econômico de outrora. Grandes empresários sentiram a mudança no perfil do mercado interno e apostam na continuidade das políticas do governo Lula – Abílio Diniz e outros já declararam apoio a Dilma.
    A coligação demotucana está perdida e serra mancha a própria biografia, se apequena diante de um passado digno e honrado, de luta contra a ditadura militar imposta – que paradoxo – pelas mesmas castas que hoje o apóiam.
    Mas a sociedade está amadurecida e vigilante o engodo e a trapaça não haverão de prosperar. E ainda dizem que o PT é que é o radical!!!

    • Ótima reflexão. O Brasil merece uma verdadeira oposisão. Serra representa a parte apodrecida da direita, aquela que mesmo ganhando dinheiro ainda assim tem preconceito doentio contra a esquerda. Ambos eleição de Dilma poderemos então nos dedicar e colaborar a diminuir a desigualdade de renda familiar, "FACIL" se levassemos em conta os recursos naturais do Brasil. Sobra para elevar a consciencia do nosso povo e dos povos latino americanos. Qto aos meios de comunicação já estamos nos estruturando. Hsaveremos de conquistar com Dilma uma "ley de los medios" como o da presidenta argentina. E o aperfeiçoamento da educação vai forçar isso acontecer.

    • O pior é que a campanha das oposições, sejam quais forem, caíram num dogmatismo sem programa. Falam que têm divergências com a gestão do Presidente Lula, dizem que farão melhor, dizem até que a Dilma tem ligação com as FARC…creio que o tempo de tanta imbecilidade já passou! Sem programas as oposições não passam de fantasmas mal agourentos torcendo que a economia quebre, que o país desande. Xô, urubus!

    • ÉRICO, o Serra é o que sempre foi, apenas mostra sua verdeira cara diante de uma adversidade eleitoral que hora se apresenta… Dissimulado e Mentiroso seriam os melhores adjetivos para o candidato Serra!!!!

    • Ta escondido na Globo, no estadão, escondido também.

      Escondido que dizer que não está gigante na página inicial, nem entre aqueles links que aparecem ao lado das matérias, ou seja, com muito boa vontade de ir pesquisar nos googles da vida, a gente encontra.

      Na capa da BBC Brasil, a pesquisa estampada é a do Vox Populi.

      Será que isso demonstra alguma forma de alinhamento? Esse alinhamento é de globos e folhas e estadões, que sempre estiveram por aqui? ou da BBC, que pintou um dia destes por estas bandas, com o PT?

    • Helio, eu notei o mesmo no Jornal da Tarde (SP) de hoje. Pois a Vox populi no fim estava lá na setima ou oitava pagina, esquerda, em tres colunas do tipo 1/e de pagina, sem destaque. E no finzinho uma notinha pequena dizendo que pessoal do PSDB ja comentava no "fim da sexta feira" uma nova Datafolha dando empate tecnico entre os dois ponteiros… Dai, em seguida pensei matando a charada: NAO dao
      destaque algum ao Vox hoje e DARAO o Databranda na primeira pagina amanha, ediçao de Domingo…
      São fatos, é o PIG. Demorou um tanto mas ja sabemos seu modus operandi.

  • Mesmo que a DILMA tenha uma vantagem de 20% sobre o Serra, o Data Folha continuará apontando "empate" técnico, pelo menos até a poucos dias das eleições. O mais incrível é que tem uns caras que acreditam. São aqueles dos tais 3%. Como eles fazem p/ convecer seus filhos e netos que Duende, Papai Noel, Sací Pererê não existem????

  • Eduardo,
    Veja o link abaixo.
    Observando os gráficos, como Engenheiro formado na USP e com excelentes conhecimentos em Estatística, dá para afirmar com certeza que estamos diante de, ou má-fé (o mais provável), ou ignorância, ou as duas coisas juntas.
    Assim, claro que o MSM deixou a DataGoebbels preocupada, mas a manipulação da pesquisa continua e dá margem para uma boa operação da Polícia Federal.
    Espero que o movimento dos MSM culmine com a Falha de S.Paulo fechando as portas (e sendo acompanhada pelo resto do fétido PiG).
    Abraço, http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/neblinas

  • O documento que estar fazendo os evangelicos – protestantes – verem que os católicos estão certos e que eles, os protestantes, estão errados. Que nós somos os verdadeiros cristão e eles, os evangelicos, os usurpadores do cristianismo:

    DEUS É IDOLATRA?

    Não! Então, porque mandou que Moisés fizesse a imagem de uma serpente de bronze?

    “Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste. Se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, conservava a vida”. (Números 21, 4-9).

    “Como Moisés levantou a serpente no deserto. Assim deve ser levantado o Filho do Homem, para que todos que nele crer tenha a vida eterna”. (João 3, 14-21).

    Obs: Quem usa uma cruz vazia, sem Jesus Cristo nela, comete o erro de se negar a olhar para aquele a quem as Sagradas Escrituras falou que seria levantado, como o foi a serpente no deserto que todos olhavam para ser curado da mordida de cobra – picada – Olhe para Jesus na cruz, como os hebreus olhavam para a serpente de bronze que Moisés fez e fixou-a sobre o poste. Porque, a cruz vazia é apenas um instrumento de morte. Já a cruz com Jesus Cristo nela: é símbolo de nossa salvação. Pois, também está escrito: “Com efeito, a linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas para os que estão sendo salvos, para nós, ela é poder de Deus. Pois, está escrito; eu destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos inteligentes”. (I Coríntios 1, 18-20).

    E mais tema dizer a bíblia, para maior entendimento da palavra de Deus?

    “Nós, porém, pregamos um Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os pagãos, mas para os que são chamados, tanto judeus quanto gregos, ele é Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus”. (I coríntios 1, 23-24).

    E para dissipar toda e, qualquer duvida a respeito da cruz de Jesus Cristo a bíblia declara?

    “Eu, por mim, nunca vou querer outro titulo de gloria que não seja a cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, por ela, o mundo está crucificado para mim, como eu para o mundo”. (Gálatas 6, 14).

    Vemos claramente, na passagem do livro de Gálatas, que não pode haver outro titulo de gloria para aquele que segue a Jesus, que a cruz onde ele pode ser visto, como era vista a serpente de bronze, pelos hebreus.

    Os irmãos protestantes – que no Brasil são conhecido como, evangélicos – devem também lembrar que Deus mando que Moisés fizesse a imagem de dois anjos – querubins – para serem postas sobre a Arca da Aliança, onde estavam guardados Dez Mandamentos da Lei de Deus, como pode ser lido em Êxodos 25, 18. E, mais uma vez volto a perguntar? Deus é idolatra, por ter ordenado que Moisés fizesse a imagem de uma serpente para curar os hebreus da picada de cobras e por ter mandado que ele fizesse a imagem de dois querubins para serem colocadas sobre a Arca da Aliança? Por certo que não! Pois, quando Deus falou para o povo hebreu que não adorasse a ídolos e não fizesse para si, imagens deles, estava se referindo unicamente aos falsos deuses do Egito. Tanto é verdade que ele advertiu ao povo, avisado para que eles não construíssem para si, imagem daquilo que estava nas nuvens do céu – uma clara referencia aos desuses do Egito, em forma de pássaros – que não fizesse para si, imagens das coisas que caminhavam sobre a terra – os deuses do Egito em forma de cabras, bois, gatos e outros mais – que não fizessem para si, imagens das coisas que se moviam nas águas dos mares – os desuses do Egito em forma de crocodilo, de hipopótamo e outras coisas mais. Os falsos deuses do Egito, que vocês poderão ver, nas fotos abaixo:

    “Não farás para ti ídolos ou coisas alguma que tenha a forma de algo que se encontre no alto do céu…”. (êxodo 20, 4):

    O íbis é uma ave pernalta de bico longo e recurvado. Existe uma espécie negra e outra de plumagem castanha com reflexos dourados, mas era o íbis branco, ou íbis sagrado, que era considerado pelos egípcios como encarnação do deus Thoth.

    O deus nacional do Egito, o maior de todos os deuses, criador do universo e fonte de toda a vida, era o Sol, objeto de adoração em qualquer lugar. A sede de seu culto ficava em Heliópolis (On em egípcio), o mais antigo e próspero centro comercial do Baixo Egito. O deus-Sol é retratado pela arte egípcia sob muitas formas e denominações. Seu nome mais comum é Rá e podia ser representado por um falcão.

    “…embaixo na terra…”. (Êxodo 20, 4):

    Boi sagrado que os antigos egípcios consideravam como a expressão mais completa da divindade sob a forma animal e que encarnava, ao mesmo tempo, os deuses Osíris e Ptá. O culto do boi Ápis, em Mênfis, existia desde a I dinastia pelo menos. Também em Heliópolis e Hermópolis este animal era venerado desde tempos remotos. Antiga divindade agrária simbolizava a força vital da natureza e sua força geradora.

    Uma gata ou uma mulher com cabeça de gata simbolizava a deusa Bastet e representava os poderes benéficos do Sol. Seu centro de culto era Bubástis, cujo nome em egípcio – Per Bast – significa a casa de Bastet. Em seu templo naquela cidade a deusa-gata era adorada desde o Antigo Império e suas efígies eram bastante numerosas, existindo, hoje, muitos exemplares delas pelo mundo. Quando os reis líbios da XXII dinastia fizeram de Bubástis sua capital, por volta de 944 a.C., o culto da deusa tornou-se particularmente desenvolvido.

    “…ou nas águas debaixo da terra.”. (Ê xodó 20, 4):

    Um crocodilo ou um homem com cabeça de crocodilo representava o deus Sebek, uma divindade aliada do implacável deus Seth. Seu centro de culto era Crocodilópolis, na região do Faium, onde o animal era protegido, nutrido e domesticado. Um homem ferido ou morto por um crocodilo era considerado privilegiado. A adoração desse animal foi, sobretudo importante durante o Médio Império.

    Tueris era a deusa-hipopótamo que protegia as mulheres grávidas e os nascimentos. Ela assegurava fertilidade e partos sem perigo. Adorada em Tebas, é representada em inúmeras estátuas e estatuetas sob os traços de um hipopótamo fêmea erguido, com patas de leão, de mamas pendentes e costas terminadas por uma espécie de cauda de crocodilo. Além de amparar as crianças, Tueris também protegia qualquer pessoa de más influências durante o sono.

    E, para que não haja mesmo qualquer dúvida de que Deus se referia aos falsos deuses do Egito, ao pedir que o povo não praticasse idolatria, apresentamos um trecho do livro de Josué, que foi quem substitui Moises, após a sua morte:

    “Agora, pois, temei o Senhor e o servi-o com inteligência e fidelidade. Afastai os deuses aos quais vossos pais serviram do outro lado do rio e no Egito, e servi ao Senhor”. (Josué 24, 14”.

    E para termos mais certeza de que Deus realmente falava dos falsos deuses do Egito, vejamos o que também fala, 8, 8-9-10:

    “Filho do homem, disse-me ele, fura a muralha “ quando a furei, divisei uma porta. “Aproxima-te, diz ele, e contempla as horríveis abominações a que se entregam aqui”. Fui até ali para olhar: enxerguei aí toda espécie de imagens de répteis e animais imundos e, pinturas em volta da parede, todos os ídolos da casa de Israel”.

    Como podemos verificar, nessa passagem bíblica? Os sacerdotes estavam a adorar os falsos deuses em forma de répteis e animais, que Deus havia proibido que fossem adorados. Tanto é, que Deus enviou o castigo e destruiu os sacerdotes e os que praticavam aquela adoração abominável.

    Por sempre fazer livre interpretação das Sagradas Escrituras, os protestantes – evangélicos – sempre cometem erros abomináveis, grotescos e perigosos, contra o Evangelho de Cristo. Errais, não compreendendo as escrituras, nem o poder de Deus”. (Mateus 22, 29).

    “Porque sabei-o bem: nenhum dissoluto, ou impuro, ou avarento – verdadeiros idolatras – terá herança no Reino de Cristo e de Deus.”. (Efésios 5, 5).

    Obs. Dissoluto significa: devasso, corrupto e libertino.

    O VINHO

    Os protestantes – evangélicos – costumam afirmar que é proibido beber vinho, e correm dele, como o diabo, da cruz. Será que eles, os protestantes, nunca leram que Jesus bebia vinho? E que o seu primeiro milagre foi transformar água em vinho? E que na Santa Ceia, Jesus Usou vinho? Não venham me dizer agora, os protestantes – evangélicos – que não sabia dessas coisas. E que, não era do seu conhecimento que o vinho do tempo de Cristo embriagava, tal qual o vinho de hoje. Pois, como eles devem saber – se realmente se deram ao trabalho de ler a bíblia: – que Noé se embriagou, que Lot foi embriagado por suas duas filhas, que queriam engravidar dele, para deixar descendência sobre a terra, que Davi se embriagou e o próprio Jesus foi chamado de beberrão. Se Jesus aprovava o vinho e o bebia, porque então tem quem o chame de PROIBIDO? Porque você está proibido de beber vinho, se Jesus o bebia e a palavra de Deus diz que é proibido proibir?

    “Se em Cristo estais mortos aos princípios deste mundo, por que ainda voz deixais impor proibições, como se vivêsseis no mundo? Não pegues,! Não toqueis! Proibições estas que se tornam perniciosas pelo uso que dela se faz, e que não passam de normas e doutrinas humanas. Elas podem sem dúvida, dar a impressão de sabedoria enquanto exibem cultos voluntários, de humildade e austeridade corporal. Mas não tem nenhum valor, e só servem para satisfazer a carne”. (Colossenses 2, 20).

    Jesus na Santa Ceia tomou vinho. ( I Coríntios 11, 23-26).

    O primeiro milagre de Jesus foi transformar água em vinho. (João 2, 1-12).

    Como pudemos ver: na época de Noé e de Jesus, como até aos dias de hoje, o vinho sempre embriagou.

    “Noé, que era agricultor, plantou uma vinha. Tendo bebido vinho, embriagou-se”. (Gêneses 9, 20).

    “Não continue a beber só água, mas toma também um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes indisposições”. (I Timóteo 5, 23).
    Uma recomendação bíblica que não pode ser deixada de lado, por se achar que é proibido beber vinho.

    JESUS TEVE IRMÃOS?

    É comum, entre os protestantes – evangélicos – afirmar que Jesus Cristo teve irmãos de sangue. Porém, Em nenhuma parte da bíblia se encontra escrito que Maria e José tiveram filhos – visto que Jesus era filho legitimo de Maria, mas, filho adotivo de José, pois fora concebido pelo Espírito Santo, pois não nasceu de homem – Em defesa da verdade e das Sagradas Escrituras, vamos mais uma vez usar a palavra de Deus, para mostrar que os apóstolos e os demais que seguiam a Jesus, jamais foram seus irmãos de sangue. Começaremos pelo apostolo Tiago, que os protestantes – evangélicos – e outros, teimam em afirmar ser irmão de sangue de Jesus:

    “Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estava numa barca, consertando as redes”. (Marcos 1, 14-20).

    Como pudemos ver, através dos textos bíblicos: Os apóstolos Tiago e João eram irmãos e filhos de Zebedeu. Portanto, eles jamais poderiam ser filhos de Maria e de José.

    “Tu és Simão, filho de João, será chamado de Cefas (que quer dizer pedra)¨. (João 1,42)”.

    Se a bíblia é clara quando afirma que os apóstolos Tiago e João têm como pai, Zebedeu e o apostolo Pedro, tem como pai, a João, se torna impossível que eles sejam irmãos de sangue de Jesus. E quem assim acredita e prega, estará contradizendo as Sagradas Escrituras, a bíblia. Mas então, porque Jesus falou que eles eram seus irmãos? Lendo Hebreus 2, 10-13, podermos descobrir o porque dele ter falado isto:

    “Aquele para quem e por quem todas as coisas existem, desejando conduzir à gloria numerosos filhos, deliberou elevar à perfeição, pelo sofrimento, o autor da salvação deles, para que santificador e santificados formem um só todo. Por isso Jesus não hesita em chamá-los de irmãos, dizendo: anunciarei teu nome a meus irmãos no meio da assembléia cantarei os teus louvores”. (Salmo 21,23).

    E outra vez: “Quanto a mim, ponho nela a minha confiança”. (Isaias 8,17). E: “Eis-me aqui, eu e os filhos que Deus me deu”. (Isaias 8, 18).

    O ARREBATAMENTO

    Os protestantes – evangélicos – costumam pregar que o arrebatamento acontecerá antes da vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, o que é um engano, mais um ensinamento protestante, que não consta das Sagradas Escrituras. Vejamos o que diz a bíblia, a respeito do arrebatamento e como e, quando ele se dará:

    “Não queremos, irmãos, deixar-vos na ignorância a respeito dos mortos, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança. Se, com efeito, nós cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também, aqueles que morreram, Deus, por causa deste Jesus, com Jesus os reunirá. Eis o que dizemos, segundo uma palavra do Senhor: nós os vivos, que houvermos ficado até a vinda do Senhor, não precederemos de modo nenhum os que morreram. Porque o Senhor em pessoa, ao sinal dado, à voz do arcanjo e ao toque da trombeta de Deus, descerá do céu: então os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; em seguida nós, os vivos que tivermos ficado, seremos arrebatados com eles sobre as nuvens, ao encontro do Senhor, nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, confortais-vos uns aos outros com este ensinamento.” (I Tessalonicenses 4, 13-18).

  • Dilma Roussef, guerrilheira aposentada e toda poderosa do governo Lula, ganha direito à reparação financeira
    A Comissão Especial de Reparação da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio aprovou na quinta-feira passada a concessão de reparação moral à ex-guerrilheira Dilma Vana Rousseff. A concessão de indenização à atual Ministra Chefe do Gabinete Civil da Presidência da República foi motivo de polêmica. A Procuradora Leonor Paiva, que não pôde comparecer à reunião, opinou pelo indeferimento ao processo de Dilma. Mas quatro dos sete membros da Comissão rejeitaram seu parecer e beneficiaram a ex-guerrilheira Estela.

    Texto completo
    A gaúcha (nascida em Belo Horizonte) Dilma faz parte do folclore da luta armada. A guerrilheira organização marxista VAR-Palmares – e que já foi brizolista no passado – teria participado do assalto à casa de uma amante do ex-governador de São Paulo Adhemar de Barros. Do cofre da residência, foram roubados US$ 2 milhões e 400 mil dólares. Dilma alega que ajudou no planejamento. Mas a guerrilheira aposentada garante não participou da ação. Por coincidência, sua reparação saiu no dia 14 de dezembro, data de seu aniversário de 59 anos.

    Dilma, que é autora do livro “Mulheres que foram à luta armada” (1998) foi beneficiada pelo depoimento de uma companheira de guerrilha. Vânia Amoretty Abrantes relatou que foi transferida com ela, no mesmo camburão, de uma prisão em São Paulo para o Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi), sediado no quartel da Polícia Especial do Exército, na Rua Barão de Mesquita, no Rio de Janeiro. Apenas por coincidência, Vânia Amoretty é diretora do Grupo Tortura Nunca Mais. Em nome da ONG, Vânia acompanha os trabalhos da Comissão Especial de Reparação.

    Ano passado, Dilma fez lobby e recebeu a medalha do Mérito da Ordem Militar – o que irritou oficiais da ativa e da reserva das Forças Armadas contra as quais a guerrilheira Estela (seu principal codinome) lutou nos tempos da guerrilha urbana. Agora, essa “reparação moral” à Dilma vai gerar novas polêmicas. Até porque Dilma será a mulher forte do novo governo Lula. Atual presidente do Conselho de Administração da Petrobrás, Dilma será a responsável por tocar os projetos bilionários de “desenvolvimento que irão destravar o País”, prometidos pelo presidente reeleito.

    Os beneficiados

    A Comissão de Reparação do RJ apreciou 48 pedidos de reparação de militantes políticos que estiveram presos em dependências de órgãos do Governo do Estado do Rio de Janeiro entre a data do golpe militar, 1° abril de 1964, e a anistia, 28 de julho de 1979.

    Comissão deferiu 19 processos, indeferiu 28, por falta de documentação cobrada dos requerentes e por estes não fornecida, e retirou um de pauta.

    reunião foi presidida pelo Coordenador da Comissão, Gelson Campos, e contou com a participação dos representantes da ABI, Maurício Azêdo; do Grupo Tortura Nunca Mais, Elizabeth Silveira; da Ordem dos Advogados do Brasil/Seção do Estado do Rio de Janeiro, Marcos Cilos; do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro

    OBSERVAÇÂO: O AUTOR DO LIVRO ” MULHERES QUE FORAM À LUTA ARMADA É LUIS MAKLOUF DE CARVALHO

    LEIA MAIS SOBRE O ASSALTO AO COFRE ( DOIS MILHÕES DE DÓLARES) NO LIVRO A VERDADE SUFOCADA , CAPÍTULO VANGUARDA ARMADA REVOLUCIONÁRIA PALMARES – VAR-PALMARES

    O site “AVerdadeSufocada.com” não pertence ao Coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, embora o mesmo faça parte da equipe que produz seus textos. Caso queira nos enviar algum texto de sua autoria e que se encaixe no contexto do site, utilize o mecanismo “Fale conosco” que o mesmo será avaliado. Não publicaremos textos que contenham qualquer tipo de referência racista, pornográfica, discriminatória ou muito agressiva. Os autores dos textos de forma alguma serão remunerados pois o site não possui finalidade econômica e financeira.

    • Nos livro do Élio Gaspari ''A Ditadura Escancarada'', nem outros três do mesmo autor NÃO EXISTE MENÇÃO ALGUMA A DILMA ROUSSEF. Acredito no Gaspari que fez pesquisas bastante pormenorizadas, e se Dilma não consta do índice onomástico desses quatro livros, é porque não teve participação. Tudo que vocês estão colocando contra ela é uma mentira, uma grande indignidade.

    • Nada que tenha a participação desse coronel ustra (minúsculo), que nada tem de brilhante, pode ser verdadeiro ou bom.
      Penso que Dilma não participou desse assalto à casa de uma amante do Ademar de Barros, infelizmente… Eu só queria saber por que calhordas defendem um sujeito que mantém uma fortuna em casa de uma amante (só dois delitos) e condenam a luta por seu próprio país. Ah! Por serem calhordas, mesmo, claro.

      • Calhorda é pouco para essa cambada de lunáticos. Quem viveu 64 sabe muito bem como foi difícil saber o amanhã, quando fugia no hoje. Que os ceus não permitam a volta dos ustras et caterva. Vade retro…

  • Nem me dei ao trabalho de ler a "pesquisa". É a desmoralização total do gênero de pesquisas de intenção de votos. "Conta de chega", prefiro a da banca de legumes em que compro na feira.

  • Minha intencao naexterna USA, e da situacao atual do pais, digo, aqui nos estates.
    Baseada nestes meus conhecimentos grito o mais alto possivel para que estejamos sempre alertos e nos manifestando contra um possivel golpe. Barak Obama esta totalmente Bushinizado e ainda com mais sede de sangue. A unica forma de unir americano e debaixo de bandeira sanguinea ou de esportes em competicao internacional. O povo esta super polarizado. Nao tenham duvidas, nunca que o Millenium nada mais e do que um grupo CIA que aqui se chamam de: Think Tank. Os soldados brasileiros nao aceitando ordens nao representa para eles um obstaculo impossivel de superar. Eles estao de olho em como melhor podem vencer esta parada. A provocacao pela Venezuela faz parte.

    mais eu vivo nos USA a 36 anos. Eu conheco muitos angulos e facanhas da politica

  • A unica coisa que pode evitar um golpe no Brasil e uma menssagem forte do povo brasileiro, que nunca, jamais iremos aceitar uma hondurizacao do Brasil. Temos de passar esta menssagem bem claramente, pois eles nao gostam de claridade, de transparencia. Seria preciso estar muito atentos a cada movimento deles e denunciar. Eles so observam as suas proprias taticas. Eles nao sabem fazer as coisas com taticas alheias. Por exemplo: Se fossem acusados de estarem provocando. Se ligassem o Indio a eles, ficariam um tanto zonzos.Quanto aos impresarios brasileiros que nao se interessam em golpes seria preciso que declarassem suas intencoes e compromisso as claras, bem nitido e alto, pois se este e o caso me parecem demasiadamente silenciosos, salve o acima mencionado e outros poucos. E que nao tenho seguranca de que lutariam contra um golpe, se fossem ameacados.
    Todo alerta agora e pouco.o e de por areia, pois eu acradito entusiasticamente que nada detera o povo brasileiro.

  • Edu,

    Fácil perceber os fatos que narrou.Mais uma vez obrigada pela iniciativa e parabéns a todos que contribuíram para que este processo iniciasse.

    Abços

  • Eduardo vc merece todos os aplausos por se colocar contra esse jogo nada democrático da Folha. Nao é qualquer um que coloca a cara na janela para ser apedrejado e insultado pela direita. Poucos sao herois como vc, que luta simplesmente pela democracia e pela justiça contra grupos que sao poderosos. Como disse o presidente a verdade está nos olhos das pessoas!

  • Alo Eduardo: O interessante que a Folha de São Paulo pelo menos deveria defender seu instituto Datafolha, denunciando o Vox-Populi por " suposta fraude" já que esse instituto dá 8 pontos para Dilma a frente do Serra. Se eles são os que estão certos porque ficam tão quietinhos?

  • Só não entendi a "puxada de saco" pra dra. "Quirrô" e pro Procurador Geral. Só pode ser estratégia de retórica, já que a primeira age sob suspeição e o segundo já demonstrou corporativismo.

  • Serra com 36% dos votos aqui em PE essa é a maior piada dessa pesquisa ridicula nem em sonho ele teria isso é mais até do que o jarbas para gov que esta com 34% segundo esse mesmo instituto. So rindo com esse absurdo

  • Interessante também é que parece que a TV Bandeirantes segurou a divulgação da pesquisa Vox Populi o máximo de tempo possível, até que o Datafraude, digo, Dataserra, digo, Datafolha pudesse divulgar a sua pesquisa, e assim o PIG pudesse divulgar que o Serrágio ainda respira. Espero que São Paulo não queira se separar do Brasil, pois parece que só neste estranho estado da federação os tucanos ainda não estão extintos. Urge que se divulgue o máximo a problemática dos pedágios, a República do PCC e outras "grandes obras" dos desgovernos tucanos. É preciso logo cravar a estaca no coração do vampiro, antes que a Rede Globo transfira a matriz para São Paulo e propagandeie a indepedência deste estado em relação ao Brasil, assim como já tentaram os gaúchos.

  • Prezado Eduardo, agora resta à oposição um recurso: fraude eleitoral. Fiquemos atentos. Esta é a última eleição sem comprovante em papel (o papelzinho do Brizola). Acho que a oposição não terá pudores em tentar a fraude nas urnas.

    • Até por que poderão querer usar as pesquisas DataFolha, sob forte suspeição, para dizerem: "não pode, nós previmos Serra ganhar, houve fraude". Só acho que como Dilma ganha no primeiro turno, não vai adiantar. Acredito que vai ser uma lavada.

  • Que você tenha razão, Eduardo. Não quero nem pensar em golpe. O Brasil já viveu essa experiência e sofremos muito. O Brasil está muito bom agora e pode melhorar ainda mais. Dilma foi fabulosa na entrevista do G7 e será a presidente de quem necessitamos.

  • Neste momento, ouço a CBN. Em menos de 1 hora, 3 matérias favoráveis à Marina, incluindo fala da candidata com mais ou menos 2 minutos e meio, cada. Uma citação sobre Dilma e duas sobre Serra. Nada mais. Seria uma estratégia? Apostar no crescimento da pseudo-ambientalista para frear o crescimento da Dilma?

    Sobre as pesquisas, não surpreendem. Ao contrário. Eu esperava isso mesmo. Mas vai chegar um momento em que isso não será mais possível, nem mesmo para eles. É esperar pra ver.

    • É provocação chamar Marina de pseudo-ambiemtalista. Não esqueça que os votos de Marina serão o fiel da balança no segundo turno. Não haverá segundo turno ? As pesquisas estão aí e, mesmo as ditas "sérias", dão os principais adversarios em condições de igualdade. Atitude covarde essa sua.

  • Eduardo tem razão. À Dr. Cureau deve ser dado crédito. Ela acatou a representação do MSM. Vale lembrar que ela também está sob o bombardeio midiático pro-serrista e é um ser humano, com direito a falhas como todo mundo. Ademais, a blogosfera e a internet são um mundo novo para todo mundo, incluindo membros do Judiciário. Se a Dra. Cureau mergulhar algumas horas tanto nos blogos da direita quanto nos da esquerda, seu julgamento será aprimorado, ela poderá tirar uma "média" (e por ser mulher, tem uma intuição aprimorada). O que é importante é que a mesma não se prenda aos veículos de mídia e à blogosfera de direita.

  • Edu,

    —- Cuidado com as urnas eletrônicas!!! —-

    Acho que a estratégia de manter o empate nas pesquisas deles pode abrir espaço para fraude com as urnas eletrônicas.

    Não vejo ninguém preocupado com isso, o que é um grand risco.

  • Edu, onde você escreve: "Em minha opinião, a situação das pesquisas está muito melhor hoje. A ousadia diminuiu muito. E não creio que terão PERNAS para dar um golpe…" você não queria dizer "penas"?

  • Eduardo, não seria o caso de o Datafolha processar o Vox Populi, por mostrar uma pesquisa tão discrepante da sua? Penso que não há diferença de metodologia para uma pergunta simples: Em que nome você vai votar, desta lista de presidenciáveis?

  • E se por tras desta manobra da Datafraude estiver uma já desenhada fraude eleitoral ? Pelo mesnos para levar a eleição para segundo turno ? Pode ser possível ?

  • Varrendo os portais e jornais on-line de hoje, só vejo refencias ao Datafraude. Tirando o IG, todos os outros jó citam a referida pesquisa. Porque ?

  • Edu,discordo de você.

    Há sim indícios claros de fraude nessas pesquisas,porque Há uma diferença de 7 pontos entre um e outro,para Dilma. E o mais interessante: No Vox populi a Dilma teve uma subida,já no Datafolha houve regressão.

    São tendências incompatíveis entre os dois institutos.

  • Só tenho uma preocupação e é exatamente com relação aos votos eletrônicos.
    Gostaria de saber como é o processo de apuração; quem participa da apuração; se há auditoria e quem a faz e, finalmente, quais as chances de adulteração dos resultados das urnas eletrônicas.
    Obrigado.
    Alexandre.

  • O problema da dona Curau é que ela fica na mídia dando chiliques,e quase sempre contra o PT. Acredito que ela nem é mal intencionada,mas uma inocente útil,que se deixa pautar por jornais.

    • Não se pode esquecer que a mídia é um filtro do que diz ou escreva a Dra. Cureau. As considerações dela também podem estar sendo distorcidas.

  • A hora fatal será neste momento citado no texto:

    "Quero ver o que fará o Datafolha quando Sensus e Vox Populi estiverem dando 15 pontos de vantagem para Dilma e a eleição estiver chegando…"

    Eu acho que essa hora será no final de agosto início de setembro.

  • Quem vai vencer estas eleições é a democracia, e graças a pessoas como você, que criou o MSM, que apoio com toda certeza, não deixarão jamais a manipulação do PIG (veja, fsp, estadão, o globo e outros) ganharem esta eleição. Esta eleição será, novamente, a vitória do povo, dos 190 MM de Brasileiros. Não podemos jamais deixar voltar a turma PFL/PSDB que venderam o Brasil o quanto puderam, que tentaram renomear a Petrobras para Petrobrax, hoje uma das maiores empresas do mundo, isto porque foi incentivada pelo governo atual a investir no Brasil e aqui gerar milhares se empregos. Só a democracia voltada para todos os brasileiros é que vence. Qualquer outro golpe vira fumaça e desaparece com o tempo.

  • É isso aí Edú, infelizmente nesta nossa cruzada contra a manipulação criminosa destas empresas de pesquisas NÃO PODEREMOS contar com o empenho do Presidente do PT, vejam o que ele falou para a "Folha ditabranda" :
    ——————————
    As campanhas dos três principais candidatos à Presidência da República se mostraram satisfeitas com o resultado da pesquisa Datafolha divulgada hoje.

    José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) seguem empatados na corrida presidencial. O tucano está com 37% contra 36% de Dilma. Marina Silva (PV) tem 10%. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos….
    Continua… .

  • Continuando:

    O presidente do PT, José Eduardo Dutra, afirmou que o resultado da pesquisa Datafolha atende às expectativas da campanha petista de chegar ao início da propaganda eleitoral gratuita na TV e rádio com um empate entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB).

    "Usando um vocabulário de Banco Central, o melhor é que Dilma está com um viés de alta e Serra, com viés de baixa". …
    Continua ….

  • Continuação :

    "Usando um vocabulário de Banco Central, o melhor é que Dilma está com um viés de alta e Serra, com viés de baixa".
    Marina Silva compara sua candidatura com uma "pororoca"
    PT anunciou dez pontos na frente mas está um atrás, ironiza presidente do PSDB
    Dilma está com viés de alta, e Serra, de baixa, diz presidente do PT sobre pesquisa
    Serra e Dilma continuam empatados na corrida presidencial, aponta Datafolha
    Datafolha entrevistou 10.905 eleitores em todo o país
    Datafolha mostra que 77% dos brasileiros aprovam administração de Lula

    Dutra negou que houve decepção no comando da campanha com o empate técnico, ou que se esperava que os números mostrassem Dilma à frente de Serra, como ocorreu em outras pesquisas nos últimos dias. "Desde o ano passado temos esta meta [de estar empatado no início da propaganda gratuita]", afirmou.

  • Tem uma …. – coisa que eu não entendo – ….. Eventualmente desejei postar comentários aqui no Blog , – e sendo que ''ultrapassava'' umas 8 ou 9 ''linhas'' , – afinal recebi um ''aviso'' que meu texto estava ''ligeiramente'' longo , – apelando para que o resumisse .
    Agora me surpreendo com , rsrssr , – ''baitas'' Estudos Bíblicos , [ num Blog sobre Política ? ] , – um texto enoooorme , – sinceramente ….. – uma ''coisa'' que não entendo'' ….. – enfim …. Deixa ''ficar'' por aqui , – antes que venha o ''tal'' aviso …. rsrs

  • Por isso, os lulistas devem evitar o erro de menosprezar adversários que lutam pela sobrevivência – política, ou econômica – e que vão usar todas as armas numa guerra suja.

    Essa não será uma eleição para quem tem estômago frágil

    Rodrigo Viana

  • O importante é que o povo não está dando importância as pesquisas mentirosas do Datafolha e Ibope. Dilma segue em processo de crescimento continuado conforme demonstra os institutos de pesquisa Vox Populi e Sensus. Quem sairá deste processo eleitoral em total descrédito além da oposição (PSDB, PPS e DEM) serão os Institutos Datafolha e Ibope, quando confirmar nas urnas a vitória de Dilma.

  • Eduardo
    Tenho certeza que você está fazendo história e escola também. Breve se descobrirá (para o bem do progresso) que outros blogueiros, de outros países seguirão seu exemplo, não sei se com o a mesma verve. As indignações tão bem retratadas no seu texto enxuto é uma inspiração para a juventude e um estímulo para os mais velhos. Você é ponta-de-lança, Eduardo. Não só teve a coragem de pôr o dedo nessa pústula que é a pesquisa eleitoral, como é o 1º a levar esse engodo à justiça. É nisto a que me refiro ao dizer que você está fazendo escola. Imagino a infinidade de povos que são manipulados por "instituto-laranja", como o Datafolha, epíteto bem descolado por você. Espero que a polícia federal cumpra o seu papel e entregue à justiça esse LARANJA e os terceiros que o usam contra o povo brasileiro.

    • Muito bom . Não se trata de elogio , mas é a realidade . Imagine a gente sem este Blog , [ com B maiúsculo mesmo ] …. Falando sério , – conheci este blogueiro quando [ ''buscando'' ] andava ''lá pelo Josias [de Souza] , – já faz tanto tempo …. – e vi um comentário ''inteligente'' , e quando comecei a gostar , – estava terminando , – o tal comentarista me avisa …. – ''desejando conhecer mais sobre [ o assunto ] – visite , – e passou o '' http:// '' dele . Vim para ficar , – e quanto a Josias de Souza ….. [ não faço a menor idéia do que anda falando …. ] ou melhor , – até faço , – mas de fato , não tem interêsse .

      • Veja Senhor Enéas, se não tivéssemos este Blog, e outros, não haveria meios de fazer o contraponto. Quando me candidatei a vereador na cidade onde moro, em 1988, pelo PDT, os do outro candidato fizeram de tudo, lançaram as maiores calúnias, disseram para o homem do campo, que se nós ganhássemos faríamos a reforma agrária (detalhe: reforma agrária não é competência de município), fecharíamos as igrejas, expulsaríamos os padres e os pastores, aboliríamos o casamento decretando a promiscuidade entre os sexos. Nós não tivemos como nos contrapor a tantas mentiras. O povo acreditou, e o nosso candidato perdeu alto, foi uma verdadeira lavada que o outro deu.

      • Enéas, aceite uma sugestão: pegue a foto do Josias e depois vá ao Google e pegue a foto da Monalisa. Coloque lado a lado e verá que mesmo careca Josias é a cara da Monalisa. É a Monalisa de cavanhaque. Josias é a Monalisa que não sai do armário. Mas isso é o de menos, sua pior função é ser um dos mais sujos capachos da mídia imperialista.

      • Mas a Justiça de Deus não tardou. O candidato que ganhou com esses meios, não chegou ao final do mandato. Já no seu primeiro ano de governo ao sancionar uma lei que autorizava o município a adquirir um opala comodoro de cor preta para uso do prefeito, assinou a sua própria sentença de morte, em 18 de outubro de 1989. Pois foi um acidente desse mesmo carro que causou sua morte, em 1991.

  • Parabens pelo comentario…..o pig tem o seu candidato todo mundo sabe!!importante ficarmos mobilizados no MSN>>>>como estamos…..no Front!!!!!!!!!!!!!!!

  • Considerando: 1) Que a reunião do famigerado Instituto Milenium não poderia ter sido inócua. 2) Há em muitos países rejeição à implantação de sistemas idênticos ao das nossas urnas, vulneráveis a fraude. 3) É gigantesco o patrimônio público pelo qual a quadrilha neoliberal saliva desde que foi apeada do poder, sendo a Petrobrás, dentre os filés, o maior objeto da cupidez dos que estão por trás do candidato Serra. 4) Não terão escrúpulo em darem os golpes que julgarem necessários, em conluio com o PIG, para se apossar dos trilhões dos investimentos nacionais. Assim é possível prever: a) O Globope confirmará o Datafolha, visceralmente ligados como estão às artes do Milenium. b) Continuarão mentindo nos próximos meses. Para justificar o malabarismo dos resultados alegarão até mesmo aumento da amostragem nas pesquisas. c) Os preparativos levam a crer que fraudarão as urnas. A proximidade dos candidatos pelos dois institutos visa não causar desconfianças entre a população. d) A bandidagem neoliberal tomaria o poder como em Honduras, sob a égide do patrão Tio Sam e nenhum choro de perdedor os faria devolvê-lo.

  • Amigos, acho que às vezes confundimos torcida com análise. Ficar negando o fato de que a candidatura da oposição tem muito apoio popular pode arrefecer o espírito combativo da militância. Ao invés de ficarmos inventando fantasmas, é melhor arregaçarmos as mangas para ganharmos no voto. Muitas pessoas se esquecem que, a despeito da popularidade do Presidente Lula, muita gente — pobres e ricos — simplesmente não gosta do PT. É melhor deixarmos o auto-engano e trabalharmos efetivamente. Já perdemos três eleições — e com Lula candidato. Com Dilma, a batalha é muito mais difícil. Tenhamos consciência das dificuldades, sem ilusões. Dilma Presidente!

    • Essa tática é nova… Seria, tipo, assim, para espalhar desânimo entre a militância petista? Mas como, se o mesmo Datafolha mostra que Dilma teve um crescimento espetacular? Enfim, se você acha que funciona, taí, publicado. Até porque, acho que nem você acredita nessa fórmula. Mas trabalho é trabalho, né? Quanto eles te pagam? Compensa?

      • O comentário preliminar não tem razão ao dizer que a candidatura da oposição é "popular", pois popular de verdade é o presidente Lula, um espetáculo de popularidade. Também é normal ter gente que não gosta do PT, até por que tem gente que não gosta de outros partidos também. No rank dos partidos com ojeriza da população, duvido que o PT seja o primeiro colocado, deve estar longe disso. Outro ponto é o crescimento espetacular de Dilma, e as eleições nem começaram (pois alguém aqui acredita nesses institutos de pesquisa pro-Serra?). Ao mesmo tempo, vale o que o comentarista falou sobre trabalhar, especialmente na vigilância das urnas.

  • Caro Edu:

    Gostaria de poder pensar que "essa raça" (a turma da Falha, Datafalha, etc) é sensível a movimentos populares (como a representação do MSM, que eu aliás assinei). Na verdade essa gente só dá bola a entidades de Satanás para cima (seguindo a hierarquia dos hemisférios terrestres; os maiores estão no hemisfério Norte).

    Não sei exatamente "qual é" a do Datafalha. Há vários hipóteses:
    a) está fraudando a pesquisa, fazendo o Serra subir, enquanto Vox trabalha honestamente; neste caso, Dilma navega, na realidade, em mar de Almirante;
    b) Datafalha está puxando a sardinha do Serra, contrapondo-se aos puxões contrários do Vox; neste caso, Dilma ainda está à frente, pois pode-se tranquilamente somar os números dos dois institutos e dividir por 2;
    c) Os dois institutos, aparentemente contrários, na verdade são ambos crias daquela gente demoníaca lá de cima (considerando os hemisférios), ou lá de baixo (considerando a posição do Inferno), e preparam alguma surpresa para o povo brasileiro. Notem que na Colômbia aconteceu uma surpresa no confronto pesquisa versus urnas (estas, falsas ou verdadeiras)…

  • Sandra Cureau tem méritos?! Devem ser os que a fizeram "esquecer" as provas(vídeos televisivos)na Representação que moveu contra Serra, por este ter participado do programa de partidos aos quais não é filiado. Um "erro admissível". Evidentemente se fôsse alguém com maior experiência,uma estagiária com uma semana na Faculdade de Direito, esse "erro" não ocorreria. Cureau age com parcialidade, o Judiciário é conservador, os milicos são fascistas, os empresários são retrógrados e os EUA não querem que Dilma ganhe. E o que mantém esse Governo no poder : A ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE. É ela(o Governo Lula levou a um nível de organicidade social que nunca existiu neste país. Para se ter uma ideia, só como efeito de comparação:no Governo Goularth a organização social era praticamente inexistente. Os sindicatos e movimentos sociais estavam dispersos e eram completamente dependentes do estado). É o medo da reação da Sociedade Civil organizada que os leva a agir com "republicanismo", Continua…

  • O estranho das duas pesquisas é que leas basicamente só divergem nos n´meros de Serra e Dilma.
    Na popularidade de Lula, espontânea e nos nº de Marina praticamente não há diferença

  • Continuação : É graças a ela que podemos confiar em alguma imparcialidade das instituições. E isso não vem de agora. Também ouvi de um passarinho que um dos motivos que levaram a oposição a não tentar o impeachment de Lula em 2005, decididindo por "sangrá-lo" para ele não se reeleger, foi a certeza de que, caso tentasse, a Sociedade iria para as ruas. E OLHEM QUE A ORGANICIDADE SOCIAL EM 2005 ERA MUITO MENOR DO QUE A ATUAL. De qualquer forma, seja qual for a correlação de forças que direciona seu funcionamento(e o Direito e suas interpretações não são nada mais do que resultantes de um jogo de forças) o fato é que HÁ CLIMA INSTITUCIONAL SIM PARA QUE A REPRESENTAÇÃO DO MSM TENHA SUCESSO, ERA APENAS NECESSÁRIO UM ATOR PARA LEVÁ-LA A TERMO. POR ISSO O DATAFOLHA ESTÁ COM MEDO. Continua…

  • Até o momento, 16h20, nem mesmo o portal IG leva fé na pesquisa Datafolha. Continua em sua home a manchete: Vox Populi: Dilma tem 41% e Serra, 33%. Marina está com 8%. E nadica de nada da Datafolha.

  • Oi Eduardo
    Coloque limites nos comentários de seu blog, com todo mundo faz.
    Tolerar estes CTR+C / CTR+V destes trolls, assalariados ultrapassa nossa tolerância, caridade e paciência. Está tomando o teu e o nosso tempo com bobajadas. Transfira estes comentários lá para aquele blog instalado nas tubulações sanitários do tio destes comentaristas…

  • Continuação : E devido a esse medo "amenizou" suas falsificações, procurando mantê-las "no limite da margem de erro", embora provavelmente continue a usar suas "amostras maravilhosas"(nas quais 101% do país moram em SP), exatamente para manter munição para possíveis ataques mais extremos. Vejam bem : estamos considerando um êxito o fato de que um instituto que adultera pesquisas(basta ver as amostras do Datafolha para confirmar-se isso), as está adulterando menos, TODAVIA ELE CONTINUA ADULTERANDO. É como ficar-se feliz porque a febre baixou, mas ainda é febre, AINDA CONTINUAMOS DOENTES. Nossa sensação de êxito é ilusória, UMA VEZ QUE PERSISTE O DISPLANTE DE UM INSTITUTO DE PESQUISAS FRAUDAR PESQUISAS PARA LEVANTAR UM CANDIDATO(que do contrário já estaria com sua candidatura morta de vez). Devemos nos concentrar nessa constatação, para compreender o crime que o Datafolha pratica e VER O QUANTO É URGENTE A REPRESENTAÇÃO DO MSM.

  • Eduardo,

    Li o seu texto com atenção, mas não concordo com a essência do seu raciocínio: "de que a suposta manipulação de dados do Datafolha refluiu, e muito". Primeiro, esse "suposta" aí. Como "suposta"!? É indubitável que a ação do MSM junto ao MP foi um "divisor de águas", foi um grande e importante gesto de Cidadania. Parabéns pela ação! Mas o MSM não pode agora "baixar a guarda". Sei que não é essa a sua intenção, mas pode dar essa impressão equivocada aos muitos que lhe seguem e admiram. Pois, veja bem, a manupulação prossegue de outra forma. Note, por exemplo, como diminuiu a diferença pró-Dilma em locais no Nordeste e no RJ, por exemplo. Os vestígios da manipulação podem estar por aí: eles ratearam ou diluiram a margem de diferença. Nada explica que o Vox dê 8 pontos, com Dilma à frente, e o DataFolha dê "empate técnico", com Serra à frente. Ainda mais com os recentes episódios da esolha do seu vice e das declarações infelizes deste. Conheço muita gente + conservadora que votaria no Serra e disse que não mais o faria depois desses tristes episódios. Um dos dois institutos está "equivocado". Pela sua linha de raciocínio original, não precisa nem investigar/analisar muito para saber qual. Não é mesmo?
    Se tivesse de fato refluido, O DataFolha traria, no mínimo, a Dilma um pouco à frente do Serra .

  • Edu, acabo de falar com meu pai em Londrina. Tem 83 anos. E, ele rindo, "viu só,o Serra que fez tudo no Brasil". E eu: "Pai, até o senhor já sacou que o homem é um mentiroso, que enlouqueceu?" E ele completou; "Quero ver quando jogarem na car dele que está mentindo. Ninguém mais vai acreditar nele". E meu pai representa bem a compreensão média de nosso povo.

  • O mais estranho nisso tudo é que não vejo voto do Serra, aqui em minha região com tanta expressividade, a não ser aqueles conservadores de sempre de todas eleições, e o mais interessante estão de bico calado… Com medo de deboches frente a argumentos inexpressivos de sempre de ataques ao governo Lula. No mais viva Lula, viva Dilma.
    Visite meu Orkut… Rafael Resende Professor, Abaeté – MG. E veja como fazer uma propaganda bacana pró Dilma.
    [email protected]

  • Eduardo, como já sabemos da atuação política que o datafolha faz ao cometer esses absurdos, o resultado de hoje não espanta nem um pouco ( o MSM continua incomodando, como vc explicou, e como diz o P.H.Amorim, no datafolha e no ibope o Serra reaje). Pois estou confiante demais na vitória de Dilma. Oito pontos à frente, ainda desconhecida de muita gente no eleitorado e com o horário eleitoral chegando ( onde a base aliada do governo terá mais tempo) e o presidente Lula detalhando quem é sua candidata, somada à ótima economia brasileira atual, nossa confiança é alta. Não acredito no tal "golpe judicial" pois não há clima pra isso e o TSE, se tem Gilmar e Marco Aurélio, tem outros juízes, estes sim, realmente bons. Abraços.

  • Meu ex profesor de estátistica me confidênciou que o Data Folha tem como projeto a médio prazo, tornar-se um dos 3 maiores e mais respeitados institutos de pesquisas do mundo; é isso mesmo, do mundo. E não medirá esforços nem dinheiro para chegar lá. Além da infra-estrutura, na qual já investe pesado há algum tempo, chegou a hora de descarregar dólares em pessoal. A mais recente contratação para dirigir um dos mais importantes departamentos do instituto nas próximas eleições atende pelo nome de…
    MANDRAKE! Isso mesmo, Mandrake o Mago.

  • Nesse momento 20 h e 30 min, até os apresentadores do Jornal Nacional da Globo, ficaram com vergonha de apresentar os números da pesquisa Data folha, a cara do Chico Pinheiro e da outra apresentadora “tava de dá dó”, e o câmera enbananou não sabia se mostrava um ou outro apresentador. Uma vergonha nacional.

  • Eduardo, esse foi um dos textos mais lúcidos que eu tive o prazer de ler nos últimos meses!!! Parabéns. Todo cuidado é pouco. Amigos navegantes:
    1) Angariemos votos à candidata do Brasil e do progresso;
    2) Boicotem o PIG;
    3) Ajude a desmascarar a coligação Unidos pela Mentira (PSDB/PFL/PPPS/PIG).
    Lembrem-se que o candidato das trevas e do atraso tem péssimas companhias!!!

  • Não é propriamente uma pesquisa. É muito mais um instrumento comprado por quem tem interesse em usar seus "resultados" para tentar continuar influindo nas eleições, no caso o PIG (Partido da Imprensa Golpista), que na cara de pau passa a fazer suas "análises" tendo como suporte os números apresentados. Já neste sábado, os grandes "analistas" do PIG, com destaque da Eliane Catanhede, que tem um olfato privilegiado para se deliciar com os odores que vem da oposição (não consegue sentir os fedores vindos desse lado), coadjuvada por jornalista das mais "isentas" que procura dar orientações para as ações da oposição, coordenadas pela pegajosa e dissimulada Cristiana Lobo, chafurdando os dados do documento DataFolha, desfilam argumentos para mostrar que Serra ainda está muito competitivo, embora não pudessem deixar de ressaltar alguns pontos que permitem mostrar, mesmo assim, a vantagem de Dilma na "pesquisa". E pasmem: não há nenhuma, mas nenhuma mesmo, menção à pesquisa Vox Populi divulgada no dia anterior, cujos números, associados à margem de erro, dão forte indicação de que o Serra poderá ser vencido ainda no primeiro turno. Acho difícl entender o DataFolha, a não ser constatar que continuam os mesmos: manipulando seus números para favorecer o Serra, mas que mais uma vez resultará num esforço vão, que só serve para desmoralizar o instituto, mostrando a parcialidade de seu trabalho. Não existe nenhum dado objetivo que possa respaldar uma espectativa de que Dilma não será eleita. Não tarda a oposição e o PIG em particular verificarem que não são acusações, mentiras, manipulações, golpes baixos, e muitos outros instrumentos do gênero que usam que irão fazer a cabeça de quem quer que seja. A realidade política e ecônomica do país os desmentem, o que escondem o povo vê e sente as melhoras para si e para os seus. Por isso, é preciso que saibam que o encanto de grande parte da população pelo que dizem há muito acabou. O grande ícone dessa realidade ultrapassada é o Jornal Nacional, que já não é mais mesmo, não reina mais sozinho. Um pouco de realidade para todos seria um bom remédio, evitaria tanta ridularia lançada aos quatro ventos por profissionais da mídia e de gente que já foi importante, que se dizem intelectuais, experientes profissionais, consultores, cientistas. Como a luta desses é muito mais por dinheiro, é bom se precaverem, as perspectivas são de perdas, porque tudo que disseram nesses quase dez anos depõem muito mal quanto às suas competências, sobrando somente avaliações nada favoráveis às suas reputações profissionais e pessoais.

  • "O instituto Vox Populi aponta Dilma com uma vantagem de 8 pontos. O chefão desse instituto, Marcos Coimbra, é colunista da revista petista Carta Capital. Sua empresa faz pesquisas para o PT. Você escolhe, leitor: confia mais no Datafolha, que não trabalha para partidos, com um universo de quase 11 mil entrevistados, ou no Vox Populi, com meros 3 mil, mais o PT, o Mino Carta e o Marcos Coimbra?" (Blog do R.A.)

    É muita palhaçada…

    • Eu confio mais nos institutos que vêm divulgando antes resultados que os outros têm que publicar depois, e o Vox previu o empate e o Datafolha negou, negou, mas acabou acompanhando; agora, o Vox prevê a ultrapassagem de Serra por Dilma…

    • Como é que é, João Rafael?
      A Folha na trabalha para partidos? Talvez você quis dizer que a Folha não declarou apoio a nenhum partido.
      Em que mundo o senhor vive?
      E eu lhe digo: nem com um universo de pesquisa de um milhão de pessoas acredito no Data Folha. Motivo? Simples: o seu histórico recente.

        • Emilio, não citei o parágrafo do blog do RA porque concordo, mas apenas para expor o nível gugudadá das suas colocações, ao acusar de forma velada o Vox Populi de manipular pesquisas porque o Marcos Coimbra é colunista da Carta Capital e por esta ser, segundo ele, petista. Minha última frase ("É muita palhaçada…") diz respeito justamente a isso. Deixei aqui para que cada um tirasse sua própria conclusão. O ruim da internet é que muitas vezes as ironias são entendidas como colocações sinceras.

          Espero ter sido claro agora.

  • Olá, Edu! O trecho "Aceitou uma representação de uma ONG desconhecida, apesar de apoiada por mais de dois mil cidadãos…" poderia, por ora, ficar assim: "Aceitou uma representação de uma ONG, apesar de desconhecida, apoiada por mais de dois mil cidadãos". Disse "por ora" porque o mínimo que os mais de dois mil cidadãos conseguiremos é fazer com que tomem conhecimento do MSM. Outra observação: não há "puxação de saco", como alguém sugeriu, em reconhecer o que uma pessoa faz com correção; entendo isso como equilíbrio. Muita força pra você e sua família, que ganhou o reforço da presença aguardada da sua filha. E parabéns pela perseverança – difícil, mesmo quando trilhamos um caminho sem volta (entenda-o como não conseguir ficar de braços cruzados quando se tem consciência de que há muito por fazer e já não dá mais pra fingir que não enxergamos).

  • Falando em pesquisas… Não sei se você viu, mas havia um tom de velório no Jornal Nacional durante a divulgação do resultado da pesquisa Datafolha. Como eu havia lido no Diário de São Paulo o resultado da pesquisa Vox Populi, fiquei com uma sensação de que os apresentadores estavam, no mínimo, pouco confortáveis enquanto davam a notícia. Ao menos foi esse o efeito que me causou a cena. Abraço!

  • Edu

    Só pra se ter uma idéia do tamanho da lambança

    O Datafolha foi capaz de colocar Dilma com 46%, Serra com 36% em Pernambuco.

    Sendo que os institutos locais dão Dilma com 60%, Serra com 25%.

  • Que lindo ver uma mulher guerreira,guerrilheira,que lutou para que eu estivesse aqui falando abertamente,sem qualquer censura,sendo presidente do meu país,será a nossa glória e a vitória de todo grande povo brasileiro.VIVA O POVO BRASILEIRO!!!!!!

  • Ao, João Rafael.
    Você disse que o chefão do Vox Populi é colunista da Carta Capital, portanto a pesquisa não tem valor.
    Veja os argumentos que a oposição usa. Saõ tão sem nexo que dão pena. O grande problema de pessoas que argumentam como você o faz, é que se pautam por manchetes dos grandes jornais que foram afastados da teta há oito anos. Sequer tem curiosidade, ou capacidade, de analisar criticamente a notícia como um todo.
    E para mostrar-lhe como você é fraco nos seus argumentos -se é que podem ser chamados assim- vou-lhe contar duas coisas:
    -Você sabia que o seu queridinho José Serra já foi editorialista e articulista da Folha?
    -Sabia que um dos sonhos do velho Frias era ver José Serra como presidente do Brasil?
    Claro que não sabe, se soubesse não acreditaria no Data Folha.

  • Datafolha confirma: Dilma 41% – Serra 30%
    Leia em http://www.passelivredf.com.br
    "Ainda que o DataSerra ajude a dar ares de verdadeiro ao aforismo segundo o qual o segredo das pesquisas e estatísticas está na arte de torturar os números até que eles digam o que deles se espera, há leituras interessantes por trás dos números nebulosos, surpreendentes e inverossímeis segundo os quais Serra está na frente de Dilma. (…)"
    Leia em http://www.passelivredf.com.br

Deixe uma resposta