Globo reclama de juro menor

Opinião do blog

Diante do aumento menor do que o esperado da taxa Selic – esperava-se 0,75% e o aumento foi de 0,5% – na última reunião do Copom, na noite de quarta-feira o comentarista  de economia do Jornal da Globo, Carlos Alberto Sardemberg, e o âncora Willian Waack acusaram o Banco Central de ter aumentado menos a taxa por “motivação política”.

Trocando em miúdos a tese da dupla, o BC teria aumentado em menos 0,25 p.p. a Selic para ajudar a campanha eleitoral de Dilma Rousseff.

A teoria é tão cretina que custei a acreditar que tivesse sido proferida, pois se houvesse motivação política no BC a Selic não teria voltado a subir nos últimos meses, em pleno ano eleitoral.

O fato de a Selic ter aumentado menos do que os dois palhaços da Globo esperavam não irá gerar absolutamente nenhum efeito eleitoral, pois o aperto monetário continua se acentuando e ninguém conseguirá perceber qualquer diferença entre aumento de 0,5 p.p. ou de 0,75 p.p.

A continuidade do aperto será sentida de qualquer forma na economia, pois aumento dos juros está havendo. Além do que, o efeito do que se fizer agora com os juros só será sentido daqui a meses, com toda certeza depois da eleição.

A teoria é tão burra que ignora que Dilma cresceu nas pesquisas durante o auge do aperto monetário desencadeado pela inflação de demanda que começou a surgir neste ano, com a economia crescendo a taxas consideradas “chinesas”.

É claro que o que interferiu na decisão do BC sobre o aumento da taxa básica de juros da economia foi a queda acentuada da inflação e a perceptível redução da atividade econômica, redução que continuará em curso durante a campanha eleitoral.

Nem se o governo Lula quisesse usar o BC politicamente, conseguiria fazê-lo agora. Repito: teria que ter segurado a restrição monetária lá atrás, no começo do ano, para que a economia chegasse a outubro bombando, mesmo que às custas de um grave problema inflacionário no ano que vem.

Eis a prova de que não há nada que este governo faça que deixará de ser criticado pela Globo, porque o objetivo é apenas o de criticar. É uma aposta na incapacidade do público de refletir que se o governo aumenta os juros é criticado e se baixa, também é criticado.

A Globo continua apostando na burrice do povo. Já do lado do governo Lula e da campanha de Dilma, a aposta é inversa. Este é o busilis desta eleição: será o brasileiro tão burro a ponto de negar continuidade a um governo que melhorou tanto a sua vida com base em meros “trololós” ideológicos e econômicos?

99 comments

  • O tal Sardemberg parece ser o mais incompetente de todos esses comentaristas que pululam por aí, o mais sem noção. A quantidade de bobagens ditas por ele neste tal Jornal da Globo já mereceria um capítulo a parte, fora as sandices que ele diz no seu blog.
    Para começar ele foi um dos que apostaram todas as fichas na tese de que a crise econômica mundial iria pegar o Brasil de qualquer jeito. E em uma entrevista chegou até mesmo a fazer à um entrevistado a inacreditável pergunta:
    "E se a crise(mundial) não acabar nunca mais?"
    É dificil ganhar da Míriam leitão no quesito "teoria furada", mas esse cara ganha…e com folga.

    • Pois é.E depois o mainard,o selado,escreve bobagens em um livro que desrespeita o Presidente Lula.Se olhasse ao redor,descobriria ele que o título desrespeitoso ao Presidente cairia bem, mas na sua turma,nos seuscolegas do PIG.

    • Essa relmente é dificil: qual o 'comentarista econômico' mais estúpido do noticiário brasileiro, Miriam Leitão ou CA Sardenberg?

      MUITO difícil escolher! Dois descerebrados pela hedionda torcida anti-Lula/Dilma/PT/Brasil.
      Mas a pergunta de "e se a crise não acabar nunca mais" parece imbatível!

      • Esta repulsa por Lula/Dilma/PT podem ser ser ocasionada pela inclusão do Brasil neste mesmo contexto. Não me parece que Lua/Dilma/PT detém algum tipo de propriedade sobre o Brasil.
        Não existe torcida hedionda e sim posições contrárias e divergentes de se analisar o momento atual.

    • Concordo plenamente com as criticas ao Sardemberg!

      Nunca vi um cara tão atrapalhado e confuso para explicar as coisas, não imagino quem colocou na cabeça deste cidadão que ele pode fazer comentários sobre economia.

      E como se já não bastasse à falta de tato para um assunto tão complicado para a maioria dos brasileiros, ele sempre tenta colocar nos seus confusos comentários na CBN algo contra o governo, isso em certas vezes é tão estúpido que fica muito clara a intenção do comentário.

      Um horror, e ele ainda se sente o máximo!

      Provos Brasil

  • De fato Eduardo, já aconteceu antes e acontecerá outras vezes. Sardemberg não é jornalista, é pastor que prega uma linha econômica só. Waak não é apresentador, é ator de opereta que faz caras e bocas para induzir a conclusão do telespectador.
    A sorte é que a maioria não tá nem aí pra isso e os tekejornais da globo só servem pra duas coisas, 1. Comportamento

  • Os sabujos tem que justificar os salários puxando o saco do patrão, senão perdem o empreguinho.
    A noticia de que o lucro do Bradesco cresceu 23% fez-me lembrar B. Brecht:“O que é um assalto a banco comparado ao fundar um?”

    • Lucro de Banco crescendo 23% é apolítica social das mais aplicadas durante o governo Lula. Só este aumento no lucro representa, em valores financeiros, mais do que a totalidade investida no Bolsa Família.
      Política social pouco equilibrada ao meu ver.

  • Sardenberg não se deu conta de que o neoliberalismo foi soterrado nos escombros de Wall Street em 2008. Ele mantém as mesmas teorias de que o governo "tem que cortar despesas". Dá-me a impressão que é um sonâmbulo. E o Waack é um dos âncoras mais antipáticos da televisão.

    • Eu não diria que o Sardemberg é sonâmbulo. A cara de sonâmbulo, a meu ver, é sinal de parvoice, burrice mesmo, ignorância junto com falta de inteligência. E o WWaack é um sujeito instruído, cuja mentalidade foi capturada pelo clima da Guerra Fria: ele odeia esquerda, esquerdistas, progressistas, qualquer coisa que lembre alguma distância com relação aos EUA, aos fuzileiros navais americanos, o resgate do soldado Manning, por ex. E, incrível, o mau-humor dele, assim como a fundura das olheiras, estão cada vez mais próximas do novo líder da (extrema?) direita brasileira.

    • os queridinhos da midia Aécio e Serra concordam com o Sardenberg e a Leitão: falta ao Brasil de Lula/Dilma/PT gestão, corte de gastos estatais, Estado enxuto… parar com o "aparelhamento"… e tem bobinhas que acreditam em um Aécio progressista. Aécio é PSDB/DEMO. Aécio é FHC/Consenso de Washington… acorda, Mineirada!

  • Olá, Eduardo! "Ou socialismo, ou barbárie" é lema antigo, mas nos dias que correm – e como correm os dias de hoje – a barbárie cada vez mais evidente, o chamamento / advertência torna-se mais e mais urgente, atual. Tudo, os planos médicos como estatutos da indignidade coletiva (a propósito do escabroso caso da Victoria), os juros que precisam aumentar quando diminuem e diminuir quando aumentam, e até aumentar mais quando aumentam de menos, as guerras de ocupação, a desmobilização da revolta por estratégias midiáticas, tudo, e mais um pouco (quem não tem mais exemplos para acrescentar à lista?), tudo em nome de um sistema que já cumpriu seu papel histórico, e agora, agonizante, pretende (e periga conseguir) levar-nos a todos de roldão em nome de "balanços mais atraentes, etc.". Socialismo, construí-lo, a discussão é impostergável. Estamos, seguramente, nos aproximando de uma "queima geral de estoques", para usar expressão cara a esse cada vez mais estranho e atrasado "mundo dos negócios". Um grande abraço a todos.

    • É verdade. Essa constatação de que a humanidade terá que mudar o modo de produção ou mergulhar na barbárie é cada vez mais unânime. O revolucionário russo Leon Trotsky fez da expressão "socialismo ou barbárie" seu bordão. O cineasta estadunidense Michael Moore parece concordar com Trotsky. Ao comentar seu novo filme, Moore disse que o capitalismo "não pode ser regulado, tem de ser simplesmente eliminado e substituído por um sistema mais justo."

    • tbm cancelei …quanto a FSP imploram para que eu volte a assinar…NEM DE GRAÇA QUERO,para o xixi dos meus cachorros utilizo A TRIBUNA que tbm e´do PIG porem p/ o fim a que se destina serve

  • É triste ver pessoas que gozam de algum prestígio no meio jornalístico falarem qualquer bobagem para assegurar seus empregos. E pior, acham que somos todos idiotas. É tão ridículo que torna-se engraçado!

  • Esse pode ter sido um ato falho da dupla: só Freud explica. Normalmente, eles criticam o governo por fomentar os juros mais altos do planeta, etc. Em nossa área econômica, porém, quem está interessado na queda dos juros? Claro que os bancos, os investidores e rentistas, como essa dupla televisiva, não a querem. Somem-se a eles os próprios industriais, que sempre investem no mercado financeiro, no dólar futuro e não sei mais em que papéis, pretéritos e futuros. Por acaso as pequenas empresas estariam interessadas nessa queda? Até isso eu duvido. Os pequenos entram na ciranda financeira. As lojas do shopping vendem tênis de R$ 200 em 10 pagamentos de R$ 20. E por aí vai. Em outros países, só se compra carro e imóvel a prestação. Aqui é possível fazer um carnê até em casa de massagem.

  • Estes tontos veem suas contas bancárias aumentarem todos os meses graças aos polpudos salários que recebem da rede Goebbels; o que estas antas não percebem é que suas orelhas e rabos também estão crescendo exatamente como aconteceu com Pinóquio quando chegou naquela ilha em que os meninos eram transformados em burros. Será que a parcela esclarecida de telespectadores que assistem este telejornal (deve existir alguém, suponho) se deixa levar pelas asneiras que estes caras dizem? Será que estes sujeitos percebem que estão passando por tontos diante de pessoas inteligentes? Será que eles acham que o povão que tem pegar no batente cedo perde sono assistindo estes telejornais de fim de noite e início da madrugada?

  • Eduardo,

    Esses caras estão doentes. Todos os anos são pré-eleitorais ou eleitorais e o grupo Globo colocam manchetes citando essas condições. Os caras perderam completamente o senso de rídiculo. Esses repórteres, que se dizem isso, estão claramente em campanha. Só não vê quem não quer. Cadê a imparcialidade?

  • Pensando bem, a falta de cultura combinada com o hábito de ler que o povo Brasileiro não tem, faz um bem incomensurável ao País, pelo fato do povão não tá nem aí para este besterol que passa nos telejornais da Rede Globo.

  • Só tomo conhecimento das sandices desses "jornalistas" aqui na web. Confesso que, para meu fígado, tornou-se insuportável apenas ouvir a voz deles, Tenho mêdo, muito mêdo, (kkkkkk), de quem acredita em qualquer avaliação de "locutores e comentaristas" da famigerada rede de manipulação.

  • Pensando bem, a falta de cultura combinada com o hábito de ler que o povo Brasileiro não tem, faz um bem incomensurável ao País, pelo fato do povão não tá nem aí para este besterol que passa nos telejornais da Rede Globo.

    • Acho que é justamente a falta de cultura combinada com a falta de hábito de ler que faz com que uma parte grande da classe média que se crê informada porque lê veja acredite nas "análises" desse povo. Quem tem um pouquinho mais de leitura e de informação percebe rapidamente os absurdos, as falácias,a má-fé e a incompetência desses "analistas".

    • Tô sentindo a Record/RecordNews meio PiG ultimamente… aquela moça do Brasilia Meia-Noite Christina Lemos e o apresentador Eduardo Ribeiro do RecNews Brasil das 21hs, demotucanos de carteirinha comandam as sabatinas dos candidatos a presidente e a do Serra foi das coisas mais patéticas já vistas. O tucaninho, em determinado momento pediu descaradamente o voto da empregada dele para o tucano, pois Serra havia acabado de mentir reafirmando que não pretende acabar com o Bolsa Família. Momento náusea pura. É lamentável.
      As Eleições 2010 são um belo momento para a Record ser oportunista no bom sentido e se diferenciar no tom do resto da grande imprensa PiG. Mas NUNCA dá este passo. Pena!

      As grandes redes de tv e radio estão impossíveis na campanha pro-demotucanos. E não se tem para onde correr nas ondas do rádio ou tv. É tudo igual!

  • Os "trololós", caro Eduardo, não são apenas ideológicos e econômicos; as afirmações vindas de Serra e de suas buchas de canhão, como o Sérgio Guerra e o patético índio do pântano (ou será da praia, da costa ou coisa assim?), são de puro caráter difamatório, calunioso e mal intencionado. São pura má fé… Essas são as figuras que pretendem ocupar o governo do país, em substituição ao presidente Lula. Essa gente está carregada de perfídia e terá o que merece por parte do povo brasileiro. Faltam só pouco mais de dois meses para testemunharmos um verdadeiro renascimento do Brasil: a prova incontestável de que seu povo amadureceu politicamente e aprendeu a escolher seus governantes. Bye, bye Serra, demotucanato, PSDB, DEMo, PPS e comparsas… O Brasil já é outro e quem quiser ser oposição, terá de mostrar a que veio; em vez de repetir discursos desgastados e propalar o terror infundado como artifício eleitoral.

  • Fazer o quê?
    Esse pessoal da TV e rádio tem muitas notícias positivas sobre o Brasil/econômia/etc, que eles se desdobram para transformá-las em negativas ou então falar um monte coisas sem nexo, para não dize-las.
    Muitos comentarirstas até engasgam na hora de transmitir alguma boa notícia da situação que vivemos.
    Os comentáristas estão sofrendo, pois tem horas que caem no ridículo, como este episódio relatado acima, tamanho malabarismos que tem que fazer. Uma piada mesmo!

  • Cadê o livro “Os Porões da Privataria do Amaury Jr?Edu você não fala mais nele !!! Blogueiros, vamos cobrar o livro em todos os blogs, senão ficaremos como mentirosos diante das pessoas as quais refutamos por email a tese do dossiê, afirmando o que os blogs noticiaram como sendo um livro que iria ser lançado após a copa do mundo. Abraços

  • É verdade isso? Bom talvez o BC consiga garantir o voto para a Dilma daquele economista que frequentava seu blog e travava contigo uma discussão interminável sobre juros. E também do José de Alencar, outro obssecado pelo assunto. Me parece que ele já votaria na Dilma de qualquer maneira, mas pelo sim pelo não. Mas eu acho que a intenção mesmo é garantir o voto do Nassif. Alias, quanto se precisaria aumentar o juros para que o Nassif votasse no Serra? Acho que em torno de uns 300%. Quanta bobagem

  • Este Sandemberg é hilário! Só mesmo a Globo, com seu baixíssimo nível de jornalismo, para dar emprego a um cara tão incompetente. No período da Copa da Mundo, ele apresentou uma tabelinha para analisar a possibilidade de vitória de cada seleção, baseada na renda per capta e outros indicadores sociais de cada país! Eu, que nem entendo nem gosto de futebol, fiquei pasmo com tamanha bobagem: se fosse assim, os Estados Unidos ganhariam todas as copas…

  • Edú,
    Na sabatina realizada ontem no r7, Serra foi patético. Continua com o jogo de mentiras e difamações. Dissimulado, ouviu e respondeu só o que quis. A falta de programa de governo, tornou a entrevista patética. Li ontem que há a possibilidade de não apresentar programa de governo, pois etá aguardando sugestões dos internautas. Que Beleza!!!

    • Não sei como publicar aqui, mas fiz um tabelinha sobre a evolução do Salário Mínimo nos períodos de governo de FHC e Lula, apenas para desmentir este aluno do Maluf, que disse ontem na Record News que FHC concedeu maiores aumentos para o salário mínino do que o Lula. Vejam abaixo como foi, tomando-se os anos de 1995/2002 (FHC) e de 2003/2010 (Lula)
      Salário Minino em Reais e em Dólar
      VIGÊNCIA SM-R$ R$/US$SM – US$
      01.05.1995 100,00 0,9140 109,41
      01.05.1996 112,00 0,9920 112,90
      01.05.1997 120,00 1,0640 112,78
      01.05.1998 130,00 1,1440 113,64
      01.05.1999 136,00 1,6730 81,29
      03.04.2000 151,00 1,7407 86,75
      01.04.2001 180,00 2,1732 82,83
      01.04.2002 200,00 3,2977 60,65
      Continua

      • (continuação)
        Valor –R$ R$/US$Valor-US$
        01.04.2003 240,00 3,3359 71,94
        01.05.2004 260,00 2,9447 88,29
        01.05.2005 300,00 2,5146 119,30
        01.04.2006 350,00 2,1724 161,11
        01.04.2007 380,00 2,0478 185,56
        01.03.2008 415,00 1,6833 246,54
        01.02.2009 465,00 2,3475 198,08
        01.01.2010 510,00 1,7412 292,90

  • Será que é coincidência o Sardemberg ser irmão do economista chefe da Febraban? É sabido que os bancos são os maiores beneficiários dos juros altos neste país.

  • É que a lógica deles é essa: se subir, a gente diz que deveria descer; se descer nós falamos que deveria subir… sempre do contra. O movimento incessante, dioturno de oposição midiática.

  • Este Sardemberg quando comenta cageja p/ fazer tipo de "pensante" mas logo se percebe que nem ele acredita no que fala, é tao burro quanto a pseudoeconomista Miriam Leitao. Como diz o Lula o nosso governo nao precisa p/ nada desse tipo de gente, por isso tem 80% de aprovação.

  • Eduardo, não sei como você aguentam assistir a Globo, você deve ser muito profissional para aguentar esses pseudo-jornalistas, pseudo-economistas. Todos eles boa pinta, boa comunicação e na verdade só fazem o que o patrão manda.

  • Caro Eduardo, sobre a inconsistência demotucana, vai ai uma postagem do "tijolaço" do Brizola Neto:
    A piada tucana do dia
    sexta-feira, 30 julho, 2010 às 16:03

    O “preparado” Serra (só se for preparado em baixarias e mentiras) pode disputar a eleição presidencial sem um programa de governo. Depois de registrar como programa dois discursos de campanha, o tucano prometeu apresentar algo mais elaborado com a colaboração dos eleitores, mas daí pode resultar o nada, como admitiu o coordenador nacional de seu programa, Francisco Graziano Neto, ao jornal Diário de Pernambuco.

    Para receber sugestões, Serra criou em seu site um espaço para “um programa de governo colaborativo”, mas não deve ter tido muito sucesso, pois Graziano confessou que o comando da campanha cogita nem divulgar uma proposta efetiva. E sabem o que alegou para que o tucano fique sem um programa de governo? “A turma da Dilma copia”.

    Depois que for derrotada no dia 3 de outubro, a equipe de campanha de José Serra pode tentar se candidatar a um programa de humor. É uma piada por dia. Ontem, foi ele se dizendo um homem de esquerda. Hoje, é seu coordenador de programa dizendo que podem não divulgar nenhum programa programa porque a “turma da Dilma” vai copiar.

    Acho que poderiam editar um programa com páginas em branco e um título bem bonito: “Com Serra, o Brasil pode nada”.

    • O Serra não copia. Ele usurpa, ou seja, diz que os projetos são dele, independente de quem criou. Diz que foi autor dos genéricos, do FAT, do seguro desemprego, do bolsa família(apesar de tê-lo criticado), e daquí a pouco vai dizer que criou o Luz Para Todos, Minha Casa Minha Vida, etc. etc. E se o Trem Bala der certo, vai dizer que a idéia foi dele. Pode escrever.

  • O Sardenberg previu que a crise de 2008 ia apanhar o Brasil invevitavelmente. O Jabor, cineasta interrompido por incompetência, é visto em um vídeo que circula na blogosfera deblaterando "Somos filhos da crise, Presidente !" O tempo mostrou que não somos filhos da crise, mas mostrou que esses caras são "filhos da …".

  • Trata-se um bando de bobocas, de vendidos …
    do WAAAAk se espera tudo… basta ver seu papel de 'âncora' no Millenium … rs
    agora, o Sardemberg me decepciona realmente..
    sempre gostei dos seus comentários
    agora, se tornou insuportável.
    um jorno-economista-babão
    chora o tempo!
    reclama o tempo!

  • Pra quem teve estomago pra assistir o Bom (?) dia, BraZil, de hoje, 30/07, e ouvir os absurdos que disseram sobre a postura do Pres. Lula em relação ao conflito Colombia/Venezuela, novamente desqualificando o governo brasileiro quanto à sua politica externa, isso é até café pequeno…

    • E o Alexandre Garcia referindo-se à política externa brasileira, com relação a Honduras, a Venezuela, a Cuba? Disse, além de outras sandices, que o que o Brasil faz é uma "catarse extemporânea de terceiro-mundismo". Ridículo! Realmente, precisamos ter estômago e coração fortíssimos pra assistir a esse teatro de quinta categoria que é o Bom (?) Dia Brasil! Que atores! Renato Machado, Zileide Silva, Alexandre Garcia, Miriam Leitão, Renata Vasconcelos, e por aí vai…

  • Pois, é Eduardo Guimarães
    Melhor mesmo foi ver o Sardemberg, "prêmio nobel" de economia (diplomado através de uma cartilha de 30 páginas) criticar a política de juros do BNDES. Ele chamava a atenção do contribuinte, que paga elevados impostos, para o fato de o Banco emprestar dinheiro a juros baixos para favorecer os empresários. Até então eu pensava que os conhecidos bancos de fomento (BID, BIRD, Banco Mundial, Banco do Nordeste, BDMG e tantos outros) sempre praticaram esta política. Mas eu estava enganado!!! Segundo este sábio, as taxas de juros destes bancos devem ser iguais àquelas de mercado praticadas pelos bancos privados.
    (continua)

  • (continuação)
    No governo FHC, o nosso grande entreg, digo, brasileiro conseguiu mudar a lei para que o BNDES financiasse até empresas estrangeiras para que estas comprassem as empresas-dinossauros do próprio governo (muitas delas controladas pelo próprio BNDES), mas o "dotor" Carlos Sardemberg não deve ter ficado sabendo e, então, não reclamou nem denunciou estes financiamentos.
    O que mais admiro neste cidadão é sua coragem de falar tantas bobagens e asneiras com ar de seriedade e de entendido sem perceber que qualquer "calouro" e economia pode desmenti-lo e ridicularizá-lo se tiver a oportunidade de contestar seus "pronunciamentos econômicos".

  • Edu, me desculpe a franqueza…mas esses dois são os AUTENTICOS PARLAPATÕES!!!! São ridículos!!! Dificilmente os vejo, mas me causam engulhos!!

  • Muito tempo que não via estes dois senhores, críticos severos do Gov. Lula, já fui assinante da TV, por sátelite, no interior de Minas, cancelei a assinatura devidos estes dois e Mirian Leitão. Pois na minha opinião era jogar dinheiro fora. Pois o Sistema Globo de Jornalismo, defende os interesses dos grandes grupos econômicos e dificilmente defende os interesses do cidadão comum. Jornalismo de graça encontramos na recordnews e na internet ainda melhor. A internet foi a nossa salvação e também do Lula, pois o governo Lula tem dois grandes defensores os blogs progressista e a classe trabalhadora e mais humildes deste país.

  • O Sardemberg é uma piada. Me lembro de ouvir dele uma "análise" de que a inflação abaixo do esperado no mês de junho era por conta da copa do mundo, que teria provocado retração no consumo, devido aos jogos do Brasil, verdadeiros feriados. Eis que alguns dias depois ele comenta um outro resultado, o crescimento acelerado da economia no mesmo mês, justificado, em sua "análise", pelo acontecimento da… copa do mundo, que teria estimulado o consumo, com a compra de televisores, ida aos mercados antes dos jogos, etc.
    A regra ali é muito simples:
    – tudo que acontece de bom na economia é a mão invisível do mercado.
    – tudo de ruim é culpa do governo.
    – qualquer boa decisão do governo, não é competência, mas oportunismo, decisão eleitoreira.
    Em um eventual governo Serra, inverta-se a fórmula.

  • NOSSA!!!! Acabei de ver DILMA ABRE CINCO PONTOS DE SERRA no IBOPE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    A Folha de São Paulo se queimou MUITO FEIO DESSA VEZ!

    Mal posso esperar seu post sobre isso. rsrrs

    Capricha, bravo e honrado amigo.

    PARABÉNS!!!!!

  • Sardenberg. Pelo menos a pesquisa que ele faz toda sexta-feira com sua equipe, a respeito de como vai ser o fim de semana, é muito mais fidedigna do que as pesquisas do Globope e do DataFalha:

    Pé na jaca ou temperança?

  • Eduardo, minha filha e meu genro foram a uma agência de viagens dessas mais populares pra comprar um pacote pra Buenos Aires. Estava tudo esgotado. Eles só vão poder ir em setembro por conta própria. A turma do andar de baixo tá viajando de avião. E é isso que a elite saudosa da Casa Grande não aceita. Houve uma época em que eu achava que não viveria o suficiente pra presenciar isso tudo. Mas eu sou um cara de sorte.

  • Datafolha e o “voto útil” para o governo de SP em 1998

    O Datafolha simplesmente não acertou um único resultado em cheio. E o pior, no erro mais grosseiro o instituto deu a Marta Suplicy 7,5% menos do que ela obteve, isso numa pesquisa realizada a menos de cinco dias da eleição. O eleitor de Marta confiante no Datafolha se viu na seguinte posição: escolher entre os males o menor ou simplesmente lavar as mãos. Dá pra imaginar, depois de abertas as urnas, a cara de idiota de muitos eleitores que ludibriados pelo Datafolha deram o “voto útil” a Covas na certeza de que Marta não tinha chances de ir ao segundo turno.
    http://www.dissolvendo-no-ar.blogspot.com

  • Depois que ouvi o Sardemberg dizer que o Brasil está crescendo, mas crescimento demais não é muito bom, eu cheguei a conclusão que ele poderia trabalhar no programa humorístico Zorra Total.

  • Pensei melhor,Edu.Eles aderiram de vez às teorias conspiratórias(e eu que pensava que eu era um dos poucos malucos adeptos disso) ao dizer que o BACEN(O Banco Central!!!Terreno dos rentistas!!!!) quer eleger Dilma diminuindo o aumento(vejam bem!!!AUMENTO) das taxas de juros.Fala sério……..
    Já estou pensando em convidar o Sardenberg e o William Vaca para assistirmos aos filmes sobre OVNIS que existem no YOUTUBE.Você sabia,Edu,que Bush pode ser um reptiliano????????????

  • Carlos Alberto Sardemberg é um completo imbecil e William Waack é um fanático de direita, como poucas vezes vi alguém tão fanático por algo(seja religião, ideologia política ou futebol). Nunca esquecerei os "depoimentos" de Waack, colhidos pelo realizador de um excelente documentário sobre Prestes : Waack aparecia SOMENTE PARA VER DA PIOR FORMA POSSÍVEL QUALQUER FATO DA VIDA DE PRESTES. Não se tratava de discordância idológica como o comunista, tratava-se de uma visão tão maluca que conseguia "enxergar" negativamente as causas e consequências de episódios concretos da vida de Prestes, como a Coluna, ocorridos até mesmo antes dele aderir ao Comunismo. Fiz essa introdução para explicar que, MESMO SENDO UM OPOSITOR OBSTINADO DA ABSURDA POLÍTICA ECONÔMICA MONETARISTA NEO-LIBERAL DO BC, NÃO POSSO DEIXAR DE VER A IMBECILIDADE, O DESATINO E A MÁ-FÉ NAS "ANÁLISES" DESSES DOIS MUARES GLOBAIS, SARDEMBERG E WAACK. CONTINUA…

  • Continuação : E por que a "análise" cavalar da dupla global é tão absurda? Por que aumentar os juros(SEJA EM QUE PERCENTUAL FOR) numa Economia como a brasileira( que possui a mais alta taxa de juros do mundo, entrega milhões em recursos para os especuladores internacionais que deliciam-se com os Títulos da Dívida Pública, tem seu crescimento atrofiado por sua política monetária, não livrou-se da subordinação ao Capital Financeiro Internacional exatamente por suas ERRADÍSSIMAS políticas de juros e câmbio, vive um momento de retomada dos investimentos em Bens de capital e de expansão de sua infra-estrutra) é a decisão mais ANTI-ELEITORAL, ANTI-POLÍTICA, ANTI-VOTAÇÃO que pode-se tomar. Sem dúvida não FOI NENHUMA MOTIVAÇÃO ELEITORAL A RESPONSÁVEL PELA DECISÃO DO BC; SIMPLESMENTE PORQUE NÃO EXISTE ESSA MOTIVAÇÃO, JÁ QUE A POLÍTICA MONETÁRIA BURRA SÓ PREJUDICA A ECONOMIA E, SE ALGUM EFEITO ELEITORAL TIVER, SERÁ NEGATIVO. CONTINUA…

  • E a que pode-se atribuir a "decisão" do BC? Talvez ao resultado de um jogo dialético de forças dentro do Governo. Todos sabem que QUALQUER GOVERNO não é homogêneo, há diferentes forças e interesses representados. A "thurma" do BC é o pessoal do capachismo, da subserviência ao Capital Financeiro Internacional, a quem remuneram generosamente(hipotecando nosso desenvolvimento e soberania). Todavia há também, e outros posicionamentos do Governo são prova incontestável disso, o pessoal do desenvolvimento, da independência, da autonomia. O pessoal do PAC, da política externa independente. Nomes como Mantega, Dilma, Coutinho. Pois bem, se alguma pressão houve, E É PROVÁVEL QUE TENHA HAVIDO, POIS OS "MENINOS" DO BC TÊM CRISES DE CONSCIÊNCIA AO NÃO SERVIREM TÃO BEM AOS SEUS AMOS BANQUEIROS, FOI DESSE PESSOAL. CONTINUA…

  • Continuação : DIANTE DO ÓBVIO, VOLTO A REPETIR, ÓBVIO CENÁRIO DE EXPANSÃO ECONÔMICA(INCLUINDO-SE INVESTIMENTOS EM BENS DE CAPITAL)E DO COMPORTAMENTO SAUDÁVEL DA INFLAÇÃO(TODA ECONOMIA PARA SE DESENVOLVER TEM QUE TER UM POUCO DE INFLAÇÃO, EVIDENTEMENTE SERÁ UMA INFLAÇÃO SUPORTÁVEL),QUE JÁ VEM ACONTECENDO HÁ MESES, FICOU DIFÍCIL PARA A "THURMA" DO BC ATENDER PLENAMENTE AOS SONHOS DOS SEUS AMIGUINHOS BANQUEIROS. E ainda bem que isso ocorreu. É um sinal indiscutível(como já vimos durante todo o Governo Lula, principalmente no segundo mandato)que há forças influentes que são contrárias a essa política monetária neo-liberal, um anacronismo conservador do qual este país terá que libertar-se inexoravelmente dentro do processo de construção de sua independência. Libertação que espero que ocorra no Governo Dilma. E qual o papel da Globo nisso? ´E OBVIO QUE A GLOBO ESTÁ COM OS BANQUEIROS E COM TUDO O QUE REPRESENTE O MODELO DE SUBSERVIÊNCIA DO QUAL NOS LIBERTAMOS PROGRESSIVAMENTE. Continua…

  • Continuação : E nada mais útil a ser feito em prol dos seus aliados do que tentar atingir esse Governo, SEJA DO JEITO QUE FOR. Afinal, os banqueiros não são burros, sabem que uma administração progressista, com um projeto de país, como a de Lula, por mais que esteja subserviente a eles e prometa manter-se assim, é inconfiável. Há sempre nela os que trabalham, e constroem, a Justiça Social, o desenvolvimento soberano, a independência. Por isso, derrubá-la, e colocar em seu lugar um capacho dos Bancos e das multinacionais(como Serra)é garantir a perpetuação da ordem social desumana que tanto os beneficia(e só a eles e a 0,5% da população). Assim, é com esse "plenajamento maior"(derrotar um Governo progressista)que a Globo ataca o Governo. seja proferindo IMBECILIDADES ABSURDAS, como as da dupla de "jornalistas amestrados"(Sardemberg e Waack); seja criticando, antes de sua realização, um aumento de juros que eles mesmos pedem(como já fez Sardemberg na CBN)e que, depois de realizado, conta com o silência cúmplice desses vermes. Continua..

  • Continuação : Essa é a "lógica" que motiva os posicionamento da Globo e de todo o resto da corja midiática(a mesma que não dava um pio diante da política de juros de FHC, ainda pior do que a de Lula, que pôde aliviá-la devido a mudanças parciais em nossa Economia, geradas pelo começo da montagem de um modelo de desenvolvimento que, se ainda estão longe de libertar-nos da dependência do Capital financeiro Externo, ao menos aliviaram um pouco sua exploração nefasta). Lógica que não está apenas nas "análises" destrambelhadas da dupla de múmias do Jornal da Globo, vai muito além, é uma política deliberada da emissora(e do resto da mídiai)que perpassa todo o noticiário global e até seus programas de entreterimento(vi recentemente a Globo tentar culpar o Governo Federal pela DESCONTROLADA criminalidade de São Paulo, cujo único culpado é o PSDB que vocês elegem. Como vi programas supostamente de entretenimento, como "A Grande Família", fazendo coro para as teses fascista globais). POR ISSO A REPRESENTAÇÃO Do MSM É PARA ONTEM.

  • Bom dia

    Vi sua matéria, através de reprodução do blog Salada de Idéias do companheiro de internet Sandro. Não assisti a essa entrevista, mas, não me surpreendo com mais nada que os paus mandados da família marinho, dizem nos telejornais ou publicam em suas colunas do diário da oposição que atende pelça alcunha de O Globo. Aliás, foi muito bom ver acara de velório de WBONNER, ao divulgar a pesquisa do IBOPE apontando a liderança de Dilma. Quando o IBOPE publica que Dilma possui cinco pontos de vantagem sobre Serra, é indício de que ela já deve ter no mínimo o dobro disso.

  • Os pedágios das rodovias paulistas aumentaram em plena campanha eleitoral.Isto certamente vai influenciar a campanha do Serra de alguma maneira.

  • Eles reclamam de tudo !!! Estão tão viciados em noticiar sob a ótica pessimista, que quando é uma notícia coerente eles não se aguentam e teem que expressar o que carregam na alma: o FEL

  • Cara, é de envergonhar a todos nós.

    Fui acometido de uma forte gripe nos últimos dias. Ontem, por um momento achei que estava delirando por estar com febre, até que minha esposa comentou aquilo que já estava me atormentando. Eu não estava delirando. A CBN marinou…

    Marinar ajuda Serra ou contém avanços da Dilma, na opinião da CBN. Eu liguei o rádio já durante o programa da Lúcia Hipóllito. A reportagem era a mesma, mas foi repetidamente a cada meia hora. Era Marina dando vozes ao PIG e deitando críticas à Dilma Rousseff e ao PT. Acreditam que ela criticou o programa de meio ambiente do governo federal? Logo ela que deixou o ministério ano passado! O que foi que ela fez no ministério que lhe permite fazer críticas à uma pasta da qual ela foi titular por muitos anos? Não seria isto um atestado de incompetência? Pobre Marina.

    Como se não bastasse a cada meia hora a notícia ser requentada, Sardemberg (esse mesmo que criticou o aumento comedido da taxa de juros) convidou uma senhora (não me lembro o nome) para falar do visual das candidatas. Marina, para a santa senhora, acertou porque usa uma maquiagem que não lhe dá uma nova configuração, manteve um padrão no cabelo e as características de uma mulher sem vaidades. Dilma não. Dilma fez uma reforma geral; desfigurou a personalidade; radicalizou nas mudanças. Mexeu no cabelo e tal….

    Mexeu no cabelo? Peraí. A santa do pau oco ouviu que a ministra passou por uma quimioterapia para tratar-se de um câncer? Não. Isso não importa. O importante é dizer que Dilma não é a Dilma e que Marina é a mulher. E continuaram, tarde inteira até o início da noite quando desliguei o rádio, a reprisar a matéria de Marina detonando Dilma e o PT a cada meia hora.

    Queria poder ver a cara desses elementos quando ouviram a notícia da pesquisa Ibope. Seria melhor que qualquer analgésico químico…

    • Isto sem contar que os partidários da Marina pretendem espalhar que Dilma Roussef foi condenada nos Estados Unidos e em mais onze países pelo sequestro do Embaixador Elbrik. E que não adiantaria votar nela para Presidente pois ela não poderia visitar esses países. Como se os ''verdes'' Fernando Gabeira e Alfredo Sirkis não estivessem, esses sim, proibidos de entrar nos Estados Unidos e nos outros onze países.

  • O pseudo-jornalista Sardemberg é um daqueles que sempre pensam em golpes baixos e rasteiros contra Lula. É um golpista de quinta categoria. É um farsante.

    Mas este insignificante pseudo-jornalista tem que ficar puxando o saco dos patrões golpistas, pois somente assim ele tem o seu emprego garantido, já que ele é muito incompetente.

  • Eduardo, o sarden eo o waak é a versão alto e baixo do gordo e o magro, naturalmente só no fato de formarem dupla, pois aqueles – tremendos imbecis, ignorantes e boçais, puxasacos do patrão, não chegam aos pés destes que, comediantes fantásticos, fizeram a alegria de minha e de muitas juventudes. A dupra da grobo, o primeiro a gaguejar e espalhar perdigotos na frente das câmeras, e o segundo com a pose de Teda Bara depois da maleita, mesmo fazendo com fidelidade canina tudo aquilo que seu mestre e dono – lá deles – (marinho) mandar prá prejudicar o grande PRESIDENTE LULA, jamais conseguirão. DILMA NA CABEÇA NO PRIMEIRO TURNO PRÁ DESESPERO DA TUCANALHADA!!! A. S. BRAGA.

  • esses ai nao faz parte do instituo millenium inutil golpista, com o resto das m…………. incluindo aquele humorista de quinta categoria. é essa turma mesmo que tramando dia e noite golpe contra o pres. lula a mando é claro de gente dez vezes mais fortes que esses lixos ai. entao sao um bando de pau mandado puxa saco mesmo que nao serve para nada a nao ser a elite golpista branca . mas se deus quiser esses malditos nao vao conseguir de geito nenhum.

  • Já não me susrpreendo com os comentários dos pulhas da Globo e do outros Pigjornalistas. Os caras são o preconceito cuspido e escarrado. Pra mim é um "arakiri" global. Só me divirto lendo as desconstruções feitas pelos blogs pró-DILMA. Só Dilma até em MARTE.

    Abraço e vamos em frente DILMA PRESIDENTE.

  • Eu fico bobo de ver que tem gente que gasta energia eletrica assiatindo jornal da tv Globo. Jornal e Jornalista é para dar as noticias e não fazer para a cabeça do ouvinte com comentarios tedenciosos.

Deixe uma resposta