Carta a Gabriela

Crônica

Como sabem os leitores deste blog, vislumbrar momentos da vida íntima deste blogueiro faz parte do “pacote”, vamos dizer assim, tanto do antigo quanto do novo blog Cidadania. Este é um dos momentos em que cometo uma explosão de sentimentos. Contudo, diferentemente de quando escrevo aqui para desabafar sobre a doença de Victoria, o sentimento, agora, é de orgulho e de felicidade.

Assim que despertei, nesta segunda-feira, como faço todos os dias tomei o café da manhã enquanto acessava a caixa de comentários do blog. Havia poucos comentários, mas um deles era de alguém que, em todos estes anos, jamais comentara aqui: minha filha Gabriela, que está estudando inglês e “administração” na Austrália desde 12 de janeiro de 2009, queria me dar uma grande notícia e sabia que a forma mais rápida de chegar até mim era comentando aqui.

Abaixo, reproduzo o comentário da Gabi:

Papai, queria que você soubesse o mais rápido possível , por isso vim postar aqui: saiu o Certificado do Cambridge e eu passei!!!!Tô mega felizzzzzzzz!! Peguei o resultado e não tinha ninguém aqui na minha casa para comemorar comigo. Aí pensei em ligar para vocês, mas já estava muito tarde. Whatever – passei !!!! Great Score!

A partir deste ponto, meus caros amigos, vocês lerão a carta que escrevi à minha filha da mesma forma que ela – por este blog. E, ao fim, quem quiser poderá assistir ao vídeo que fiz para ela há alguns dias por conta de sua volta ao Brasil em umas tantas semanas, as quais me parecerão anos.

A carta:

Filha amada,

Apesar do sofrimento da Victoria, dessa dor que tritura os nossos corações – o meu, o seu, o da mamãe, o da Carla e o do André –ao vermos ela sofrer fisicamente quase tanto quanto nós, sua família, sofremos emocionalmente, este é um momento de grande alegria e, para este seu apaixonado papai, de um orgulho que não me cabe na alma.

Você é uma vencedora, filha minha. Mas, antes de tudo, é uma lutadora como eu, alguém que não desiste diante de obstáculo algum e que enxerga na previsível ou na possível derrota só mais um estímulo para levantar e seguir em frente,  mesmo sabendo que talvez não tenha sucesso daquela vez.

Quem vê você, com esse seu jeitinho de “Patricinha” (perdoe-me por esta, filhota, mas não resisti), nem imagina ao que se submeteu nestes quase dois anos para fazer o que seu pai não pôde fazer por você – realizar seu sonho de estudar fora do país e aprender inglês.Mas não foi necessário

Você realizou seu sonho, filha, e aprendeu inglês. E aprendeu o suficiente para ensinar a outrem. A qualquer um. E o que é melhor, no âmbito daquilo a que você se propôs: tendo, agora, o  papel que as sociedades modernas pensam que substitui o verdadeiro conhecimento, o tal de “diploma”.

O seu diploma “Cambridge” não me diria nada se não estivesse aliado à sua luta por ele – não preciso de papel nenhum para me dizer que Gabriela Guimarães é capaz de qualquer coisa a que se proponha com a alma, que é como você, amor meu, faz tudo aquilo a que se propõe nesta vida desde que era a menininha dengosa da foto que ilustra este post.

Sei que você prefere não aparecer no blog do papai, mas o orgulho que tenho de você, da Carla e do André pelos jovens maravilhosos que são – educados, civilizados, honestos, idealistas, trabalhadores, cultos e tenazes como poucos da vossa idade são, nos dias de hoje –, não cabe dentro do papai, tendo que ser compartilhado com os amigos que fiz no Cidadania.

Tenha certeza, Bi, que essas milhares de pessoas que me lêem também ficaram muito orgulhosas de você e felizes por ver a nossa família, que tanto tem sofrido com o sofrimento da Victoria, receber esse alento que a sua vitória representa.

Agora, meu amor, sei que você tem que terminar o outro curso – nunca me lembro do nome –, mas, por favor, volte logo. Até que a Família esteja novamente reunida, este coração cansado não irá serenar-se, pois a cada vez que me lembro de que você está sozinha do outro lado do planeta, sem ninguém por você, tendo que fazer o trabalho que aparecer para se manter, meu coração se aperta…

Orgulho meu, não há mais palavras para ilustrar a alegria deste coração.

Com amor e saudade,

Papai


Vídeo sobre “A Volta de Gabriela