Cidadania sofre ataque virtual

Aviso

Na madrugada desta segunda-feira, 16 de agosto, o Blog da Cidadania foi alvo de um ataque virtual. Juntamente com a equipe que me assessora na administração do site, optamos por tirar a página do ar até solucionar o problema.

Contudo, o ataque só conseguiu tirar o blog do ar por algumas horas – da madrugada até por volta das 13 horas de hoje. Nada foi perdido e a segurança do blog foi reforçada. Também foi instalado um sistema de rastreamento que, no futuro, permitirá identificar agressores.

O fato ocorre em um momento de acirramento dos ânimos na campanha eleitoral, o que permite prever que esse tipo de ataque – não só à minha página, mas a outras – pode virar rotina.

Escrevo logo depois de assistir a vídeo de Luis Nassif em seu blog no qual ele aborda a questão da criminalidade na internet, porém na forma de ataques de difamadores ditos “trolls”, financiados por grupos políticos.

Concordo com o Nassif que chegou a hora de se colocar fim na passividade em relação a esses criminosos. O Ministério Público e a Polícia Federal devem ser acionados, pois sabotagem de páginas na internet e difamação aberta contra pessoas públicas ou não, são crimes.

O Encontro dos Blogueiros Progressistas, no próximo fim de semana, parece-me uma oportunidade ímpar para se discutir essa questão da criminalidade na internet. O maior estímulo a esses meliantes é a passividade de suas vítimas.