Apóie o Ato de hoje contra o racismo em SP

Aviso

Movimento São Paulo para todos

Na noite de 31 de outubro de 2010, após a confirmação da vitória da presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, redes sociais na internet foram tomadas por mensagens racistas que imputavam tal vitória ao povo nordestino. Nessas mensagens, pregaram até o assassinato de nordestinos por paulistas.

Como se não bastasse a exorbitância, corre, também na internet, um manifesto pregando segregação – e até expulsão – de migrantes – sobretudo nordestinos – em São Paulo. Tal manifesto cresce paulatinamente. Em uma semana, ganhou quase 100 adeptos. Já soma quase 1600 “assinaturas” virtuais.

O racismo resiste em São Paulo talvez como em nenhuma outra parte do Brasil. Ainda que seja um movimento minoritário, estatisticamente irrelevante, tem potencial para crescer. Diante disso, sob iniciativa da sociedade civil e do poder público, que tentam erradicar a praga racista, foi elaborado um ato de desagravo aos nordestinos  a realizar-se hoje na capital paulista.

O Ato de desagravo ao povo nordestino terá lugar  nesta quinta-feira, 11 de novembro de 2010, a partir das 17 horas, na Câmara Municipal de São Paulo, no Plenário da Casa Legislativa Municipal.

Foram convidados:

1 – Presidentes das Assembléias Legislativas de todos os Estados do Norte e do Nordeste.

2 – Toda a grande imprensa de todas as unidades federativas.

3 – O secretáriode Diretos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), Paulo Vannuchi.

4 – Secretários de Direitos Humanos do Estado e do Município de São Paulo

5 – Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo – TJ-SP

6 – Procurador Geral de Justiça do Ministério Público de São Paulo – MP-SP

7 – Procurador Regional de Justiça do Ministério Público Federal em São Paulo – MPF-SP

8 – Representantes de associações de nordestinos, negros e índios

9 – Presidentes da CUT e da Força Sindical

10 – Presidente da Fiesp, Paulo Skaf

11 – Representantes de Movimentos de Direitos Humanos

12 – Todos os deputados estaduais e vereadores de São Paulo

13 – Presidente do Conselho Federal da OAB

14 – Presidente da Seccional São Paulo da OAB

Juntos, reafirmaremos que São Paulo é para todos e que não se admitirá proliferação de idéias de cunho fascista em relação a quaisquer grupos sociais, pois a difusão dessas idéias são ilegais, inconstitucionais e geradoras de eventuais processos penais contra os que as difundirem.

Será pedida investigação célere e profunda daqueles que desencadearam movimentos racistas em São Paulo e garantia do apoio do povo e das autoridades de São Paulo aos migrantes de qualquer parte deste país.

Não deixe de afirmar seu apoio a esta iniciativa, de divulgá-la e, se possível, de comparecer ao ato de hoje. Cada apoio de cada cidadão brasileiro é precioso. Sobretudo em um momento em que o manifesto racista na internet já caminha para o segundo milhar de adesões.