Comunicação no Brasil é mesmo uma Zorra Total

denúncia

Zorra, substantivo feminino que significa barulho, ruído, confusão. Diz-se de qualquer organização malfeita, preferencialmente. Esta casa está uma zorra, a festa foi uma zorra, este departamento é uma zorra, diz-se de uma residência mal-arrumada, de uma festa barulhenta e incômoda ou de um setor de trabalho mal-organizado.

Não há melhor definição para o que é – ou como está – a comunicação no Brasil. Sobretudo no que diz respeito a concessões públicas de rádio e tevê, de propriedade de todos nós e que, portanto, não podem ser usadas para atender a grupos políticos, ainda que possam ser exploradas comercialmente.

Não se pode questionar, nem em pensamento, a premissa imperativa de que criações artísticas e culturais – e, em princípio, por pior que seja, toda criação de entretenimento assim deve ser considerada –, desde que não atentem contra ditames legais elementares relativos a direitos e garantias individuais e coletivos, sejam totalmente livres de censura.

Já o humor político, este é tão antigo quanto a civilização. O processo civilizatório da humanidade, porém, fez com que seja considerado imperativo, quando se faz humor com políticos usando meios que pertencem a cidadãos de todas as colorações políticas e ideológicas, que nenhuma dessas correntes seja poupada.

Não haveria mal em um programa humorístico com um quadro fazendo piada sobre o ex-presidente Lula se os autores do programa tomassem o cuidado de fazer o mesmo com José Serra, por exemplo, de forma a não usarem uma concessão pública para ridicularizar um político e poupar seus adversários, beneficiando-os por tabela.

A Globo, porém, não esconde a usurpação que fez de um meio público de comunicação, transformando-o em arma de luta política de partidos com os quais mantém uma aliança tácita, segundo sugerem fatos como o uso de programas humorísticos com viés partidário, atacando os adversários daqueles partidos.

Com o falecimento do humorístico global Casseta & Planeta por conta da audiência cadente, o que ocorreu devido a que o público daquele programa, mais intelectualizado, percebera que havia se transformado em arma política, restou na Globo só o Zorra Total, ganhador hors-concours de todos os “prêmios” de pior programa humorístico da TV brasileira e afeito a um público mais ingênuo, politicamente.

Zorra Total. Que nome poderia definir melhor o estado da comunicação no Brasil? Uma comunicação em que as concessões públicas foram privatizadas por partidos como o PSDB e o DEM através de acordos obscuros com a família Marinho, controladora do império global.

O público jamais verá, em um programa humorístico da Globo, um sósia de José Serra tentando, sem sucesso, eleger-se síndico de prédio, ou com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso passeando com aliados, tais como o candidato tucano a presidente no ano passado, vestindo uma burca ou com uma caixa de papelão cobrindo a cabeça.

O humor político da Globo tem uma  direção só. Portanto, uma direção burra como a que o leitor verá na transcrição de quadro do programa Zorra Total do último sábado à noite, logo abaixo. Um produto de roteiristas que enxergam seu público como dotado de quatro patas e sem nenhum neurônio.

Nesse quadro, o ex-presidente, de pijamas, conversa com a esposa.

—–

“Dona Marisa faz ginástica, mas Lula só pensa em uma vaguinha no time de Dilma”

Lula – Ô, Amorzinho… Marisa, me ajuda aqui, meu amor – vem aqui. Olha só, to quase acabando, pa encerrá (sic) – lê palavras cruzadas que estava fazendo. – Ex-chefe de nação, barbudo e atualmente aposentado, com quatro letras… Já sei, companheira, tá na mão de Deus! Como é que se escreve Fidel?

Marisa – Luiz Inácio – diz, impaciente –, que Fidel o quê! Fidel tem cinco letras! Esse ex-chefe de nação, barbudo e aposentado, é você. Ele, uh, ele, aaah, Lulaaa! Quatro letraaas!

Lula – Eu? Que que é isso (sic), companheira?! Não to aposentado de maneira nenhuma. Nunca houve na história desse (sic) país um ex-presidente tão ativo como eu. Não quero mais fazer palavra cruzada – acesso de raiva, atirando a revista sobre a mesa – Eu vou procurar outra coisa pra fazer.

Marisa – Você não quer malhar um pouquinho, não, hein? – apontando a esteira de corrida.

Lula – Malhar é coisa da oposição. Passaram oito anos me malhando. Tudo invejoso! Ora…

Marisa – Desapega, Luiz Inácio. Eu to falando de exercícios físicos. É bom você entrar em forma, hein. Senão, nem no time da esquina vão te deixar jogar.

Lula – Companheira, e eu sou homem de jogar em time da esquina? Eu to interessado numa vaguinha do time da companheira Dilma, isso sim. Aliás, aproveita a oportunidade, vai lá, liga pra ela e pergunta se eu já to escalado.

Marisa – Não adianta nada ligar pra ela. O time dela já tá completo…

Lula – Não tem problema, companheira – diz, desconsolado. – Eu posso até ficar fora do time, mas eu vou ser o juiz do jogo, a autoridade máxima.

Marisa – Que “autoridade máxima”, o quê! Desapega, Luiz Inácio, você não apita mais nada.

Lula – Pára com isso… Marisa, esse aparelho aí, é o que? – pergunta, examinando a esteira de exercícios.

Marisa – Isso aqui é uma esteira ergométrica, entendeu. Você anda, anda, anda e não sai do lugar.

Lula – Esse exercício eu já fiz muito. Fiquei marcando passo durante oito anos… Marisa, pra que que serve (sic) esse botãozinho aqui, ó?

Marisa – Isso aqui é pra regular a inclinação da esteira, entendeu. Olha só: assim, dá a impressão que você tá subindo uma rampa…

Lula – Subindo a rampa? Marisa, pelo amor de Deus, deixa eu treinar aqui assim – com um pulinho lépido, sobe na esteira. – Ó!, to subindo a rampa, Marisa. Ai que saudade que eu tenho!

Marisa – Desapega, Luiz Inácio! Esse negócio de subir rampa não é mais pra você… Olha só: por que você não pega um pesinho e faz uma musculação, hein?

Lula – Fazer uma musculação – flexiona o braço direito com o peso em punho. – Não, deixa quieto. Deixa isso aqui quieto, Marisa. Você sabe que pegar no pesado não é comigo. Eu já sei o que eu vou fazer: eu vou dar uma corridinha pela praça. Fazer uns Cooper (sic), he, he.

Marisa – Ah, sei… Essa corrida, você vai se preparar pra corrida que vai ter daqui a quatro anos – diz enquanto “Lula” abre a porta da rua. – Você volta pro jantar, Luiz Inácio?

Lula – Volto. Essa corrida vai ser longa, mas eu volto. Depois que acostuma, a gente sempre quer voltar – olhando para a câmera com um sorriso maroto.

—–

Se quiser assistir a essa indignidade por sua conta e risco, clique aqui

  • Eduardo, como humor é muito ruim. Porém não é isto que interessa, acho melhor você mudar de nome. Que tal solange? Solange Hernades. Lembra-se dela?

  • Edu, HOJE eu vou ser “o chato” pra te criticar num lance

    Eu concordo com todo o post acima.
    A constituição brasileira apresenta em seu título 7 – da ordem social; capítulo 5 – Da comunicação social, quatro princípios básicos da comunicação de tv, rádio e, após emenda, mídia eletronica, que resumidamente são:1) Respeitar os valores da família 2) Preferencia a finalidades educativas 3) Incentivo à cultura e 4) Reserva de percentual para regionalização da produção destes meios.
    A produção INTEIRA da TV brasileira zomba destes quatro princípios e ninguém fala GATO. Ou seja, eu concordo com você. E entendo seu ponto.

    Só não concordo que você continue a queimar cabeça com Zorra Total.

    Bicho, Zorra Total é um NADA.
    Do pobre ao rico, todos podem te garantir uma coisa: a televisão pode estar ligada com a tv no último volume, ninguém presta atenção em Zorra Total.
    A audiência é pequena. Desta audiência pequena, a maioria está dormindo na frente da TV. Dos que se mantiveram acordados, te garanto que 95% esquece do conteúdo do programa assim que este termina.
    O troço é TÃO mas TÃO descartável que é retenção temporária. Ninguém presta atenção.

    A única coisa que poderia trazer visibilidade ao Zorra Total e ao seu conteúdo é se alguém começar a protestar contra – E aposto com você, é exatamente isso que eles querem

    Imagina se o Lula cai na bobagem de publicamente reclamar do Zorra Total? BUM, a audiência explode. O público toma conhecimento. A globo ganha.

    Já vimos isto acontecendo – duas vezes. 1) FHC e o episódio dos simpsons passado no brasil. 2) Lula e o tal jornalista do NYTimes(?) que falou que ele bebia.
    Dois episódios que poderiam ter ficado limitados, mas que explodiram porque ganharam atenção.

    Sério, deixa o Zorra Total pra lá e ele vai ser o que sempre foi: um nada. Até sumir de vez.

    Dê atenção ao Zorra Total e ele vai crescer. É assim.

    • eduguim

      Caro, não se pode aceitar que uma concessão pública seja usada como arma política por um partido. Não será o Blog da Cidadania que aumentará a audiência do programa, mas será este blog que estará sempre entre os primeiros a denunciar esse tipo de malfeito.

      • Edu, não dê atenção a este programa. ele é tão ruim que as pessoas nem sequer falam nele. O fim dela será idêntico ao do Casseta e Planeta. Aqui em casa se muda de canal, e em casa o pessoal é viciado na Globo (exceto eu). este programa está fadado ao esquecimento.

      • Joaquim Lima

        Edu, assisti o programa que iniciou com tal quadro. Junto a mim estava 05 jovens e entre estes meus filhos. No final perguntei: – o que vocês jovens acharam? Os jovens responderam: – coisa chata, ninguém tem interesse sobre este assunto. Estão fazendo propaganda para o Lula em 2014, que o mesmo nem sequer saiu do governo. Um outro jovem disse: – queremos assistir o quadro dos ‘meninos e os pais’.
        A sua crítica, Edu, procede, pois irão continuar com tal personagem no processo de des-hidratração do governo Lula e Dilma. É preciso des-construir a estratégia da PIG. Ir tolerando, tolerando e quando percebermos o mar já tomou conta da areia.

      • Fernando Oliveira

        Entendo perfeitamente o seu ponto de vista e em absolutamente tudo concordo com você, Edu. Não se trata de ser ou não ser uma atração relevante; de ter ou não ter conteúdo, de ser ou não engraçado; O que importa é que está havendo SIM uma manipulação cretina, descancarada, de conteúdo(?) em prol de interesses políticos mesquinhos e que passam longe, quilômetros de distância do humor e do entretenimento; Os canais Globo são CONCESSÕES PÚBLICAS; são como praças, ruas e avenidas no espectro radioelétrico; Assim sendo, não podem de maneira nenhuma contemplar um único viés político-ideológico, uma única religião, um único palanque, um único discurso; Tem SIM que atentar SEMPRE para o equilíbrio, para a equanimidade em qualquer questão, tanto na crítica quanto na exaltação, seja ao que for, ou a quem quer que seja…

        • eduguim

          O que me deixa estarrecido é ver pessoas supostamente esclarecidas não conseguindo entender que o problema não é fazer piada com políticos e, sim, que o problema é fazer piada só com alguns deles, poupando outros de acordo com as preferências políticas do concessionário de canal de tevê ou de estação de rádio, que pertencem a petista, tucanos, corintianos, palmeirenses etc.

          • Fernando Oliveira

            É isso aí, Edu… É uma questão que envolve interesse coletivo, legislação, direitos, justiça, CIDADANIA; nada a ver com juízo de valor, preferência, comportamento, gosto ou opinião de caráter pessoal. Pra mim isso é mais que evidente, é absolutamente claro…

    • jose rocha de oliveira

      Concordo! Eu nunca assisto esse arremedo de programa humorístico!

    • Haroldo Mourão Cunha

      Conrdo contigo! É queimar meu tempo discutindo sobre o nada, e parei po aqui, não vou debater sobre essa porcaria sem nenhuma utilidade. Fuiiiiii!!!

  • ercamargo

    Olá Edu,

    Concordo em partes com você… mas também discordo um pouco. Também não é de hoje que notei como a Globo preserva FHC e outros tucanos… mas a gente faz piada com quem está no poder e não com a oposição. Veja que a versão Silvio-Santos da Zorra, o Praça é nossa, faz piadas com o Alckmin… eles pegam mais leve mas é um programa que nunca poupou nem Serra nem Alckim enquanto governadores de SP, assim como fazem piada com Lula e fizeram muita piada com Marta (acho que o único que é sem graça mesmo para fazer piadas é o Kassab).

    Bem, Lula ainda é mito e continuará sendo. Lula continua alvo porque no final das contas, ele ainda tem muito poder. Já não tem caneta, mas é reconhecido pelo país como um líder. Só isso explica a fixação dos jornais e dos humoristas sobre ele. Diferente do que foram as charges políticas sobre FHC no fim de seu mandato, apontando sua melancólica despedida do poder, o que os cartunistas captam de Lula é que ele ainda é o poder.

    Acho o Zorra um programa chatissimo, mas adoro o personagem do deputado interpretado por Saulo Laranjeiras na Praça. É o melhor personagem político que já vi na tv… nos falta valoriza-lo. Saulo é um grande artista e o seu deputado é impagável. Digo isso apenas para dizer que o texto transcrito sobre a piada de Lula e Marisa é tosco mas divertido. O texto não diz o que Lula quer, mas o que o povo gostaria hoje e o que a direita teme. Se fizermos uma análise mais indireta, mais psicológica do momento e lembrarmos das piadas sobre FHC nesse período, você verá a diferença.

    Agora a pergunta que não sei responder é por que se fala tão pouco de Dilma? E mais uma vez a Praça sai na frente, pois é foi o primeiro hiumorístico popular a usar a figura de Dilma… pode parecer tolice, mas o humoristico popular mais equilibrado na tv é a Praça é nossa… dá para entender isso?

    • eduguim

      Quando Lula estava na oposição, também era alvo dos programas humorísticos da mídia golpista. Mais do que quem estava no poder.

      • ercamargo

        Exato. Isso mostra a força política que Lula sempre teve e como sua figura sempre esteve no centro do poder. Hoje a oposição não possui nenhuma característica. Serra e FHC são zumbis e não conseguem nem figurar (além das colunas de seus favoritos) como importantes o suficiente para se apresentarem caricaturizados em programas populares.

        Apenas um programa político muito estruturado como foram, talvez durante o período militar, os programas do Chico Anísio ou mesmo Jo Soares, teriam a sutileza de fazer piadas com a oposição. Mesmo Agildo Ribeiro criou quadros de critica política bem legais… eu era pequeno mas captava a sutileza das críticas à censura, à esquerda revolucionária, á classe media careta…. aos militares caqueticos.

        Volto a concordar com você que especialmente a Globo preserva a oposição, mas as piadas sobre Lula mostram mais o poder que ele tem do que a melancolia de quem não tem mais o poder…

      • Fernando Oliveira

        A manipulação de conteúdo em prol de um determinado interesse, seja político ou empresarial, em canais de Rádio ou TV -CONCESSÕES PÚBLICAS- é um ato perverso, mesquinho, arbitrário e pior do que a própria censura, visto que esta ainda que nefasta, quando por surtos ditatoriais ocorre pelo menos se torna um inimigo visível, escancarado. Pior é ter nossos pensamentos, nossas preferências políticas, nossas ideias e opiniões censurados de maneira velada, covarde. E é isso que a Rede Globo é mestra abjeta em fazer; manifesta à exaustão a opinião dos seus próprios donos à cerca do que quer que seja, ao mesmo tempo em que nega com a mais absoluta cara de pau e descarado despudor, o mais do que justo espaço ao contraditório, á manifestações e opiniões discordantes…

  • Henry

    Não tenho mais estômago para digerir as canalhices da rede Globo!
    Há tempo que exclui esta rede de tv do aparelho de minha sala, e mais acabei de cancelar a NET que adquiriu a BIG tv por assinatura, aderi a Sky!
    Abaixo a tendenciosa e manipuladora Rede Goebel!!

    • Pedro Soto

      Eu também segui esse caminho, caro Henry, mas entendo a posição do Eduardo porque ele sabe e nós também que A ESMAGADORA MAIORIA DO POVO BRASILEIRO NÃO VAI DESLIGAR A TV GLOBO COMO NÓS DOIS e, com isso, ESSES CANALHAS vão contInuar a manipular as notícias, os programas humorísticos, o esporte, enfim, TUDO QUE PUDEREM, PORQUE ISSO É DA ESSÊNCIA GOLPISTA DESSA GENTE.
      Sinceramente? Não sei o que fazer.

  • O quadro foi de um mau gosto terrível, apelativo, criando falsas ideias para o espectador “consumir”. Os produtores nem se deram ao trabalho de mudar o nome das personagens, uma afronta pessoal ao ex-presidente Lula e sua esposa. E o debate sobre a regulação e concessão dos meios? E o direito de resposta? Quem nos salvará de uma programação desse teor? Esse tipo de humor fica impune?

  • Esse personagem do Lula sempre existiu e sempre fez estas piadas vulgares. Talvez o fato de ter colocado este personagem dizendo que está doido para voltar ao poder seja apenas um reflexo do maior medo que a Globo tem: a de que Lula se candidate em 2014.

    • ercamargo

      Olá Eduardo Lima,

      Penso isso também. Há de se filtrar o que esses programas humorísticos expressam em suas piadas. Quando Lula era presidente, seria normal haver piada sobre ele… mas por que Lula continua sendo um personagem para imitações e para pogramas humorísticos? Porque ele ainda faz parte do cotidiano da população, Lula ainda faz parte do imaginário popular sobre o poder, lugar que FHC não ocupa há muito tempo….

      o interessante é por que Dilma ainda não entrou nesse mundo (sem graça) da piada política? essa é a grande pergunta; Por que a Globo ainda não achou Dilma?

      Agora, Serra está fora do imaginário popular e por isso não é tema de piadas… é um sem graça que não caiu nas graças do povo

  • carlos roberto vieira

    Olá Eduarado!!!

    Zorra Total não é programa de HUMOR mas de TUMOR maligno!!!!
    Carlos

  • Perfeito!

    Acho que a crítica esta corretíssima.

    Além da programação da Globo ferir os 4 princípios citados anteriormente pelo “Quanto Tempo Dura?”, toda a mídia esta nas mãos dos remanescentes e descendentes da Arena-PDS-PFL-DEMo, ou seja PARTIDARIZADA!

    A famigerada campanha que esta em curso tem como objetivo desconstruir os 87% de aprovação que LULA tinha ao fim dos seus oito anos. Bem diferente do FHC não é?

    Passa para os incautos, subliminarmente, que o ex-presidente é ignorante por possuir TERCEIRO GRAU e que o governo dele não fez nada em oito anos.

    Essa turma da direita, eu heim! Mal acabaram de perder as eleições e já querem por em campo 2014!
    Comenta-se que o programa eleitoral do PSDB, que vai ao ar em fevereiro, já esta pronto e quer ressuscitar a múmia FHC e o seu FHCboy.

    Sem falar na tropa de choque que quer promover o quanto pior a relação PT x PMDB, melhor para eles.

    Querem evitar a todo custo a apuração dos assassinados pelo estado durante a ditadura, a Regulamentação dos Meios de Comunicação e o amadurecimento do nosso sentimento de brasilidade. Entre tantas outras.

    Enquanto o mundo inteiro repudia e enterra o pensamento neoliberal, aqui no Brasil eles insistem em ressuscitar com objetivos claros de locupletação. Vamos esperar a visita do Nobel da Paz em março para ver o alvoroço desses lambe botas…

  • Anselmo Buinning

    Mas colocar FHC, um octogenário, ex-presidente da república como múmia pode.

    • eduguim

      este blog não é uma concessão pública

      • Anselmo Buinning

        E por assim sê-lo pode ridicularizar um octogenário ex-presidente ?

        • Haroldo Mourão Cunha

          Anselmo, você falaria a mesma coisa se Hitler tivesse oitenta anos?? Coisa ruim é e sempre será coisa ruim, com 10,20,30 ou 90 anos e respeito se ganha em uma vida inteira, não apenas numa fase dela.

        • Fernando Oliveira

          Pode, claro que pode. Da mesma maneira como pode qualquer um que se sinta ofendido, seja aqui ou em qualquer outro espaço ou lugar, seja real ou virtual, pode recorrer à justiça e exigir reparação por danos morais e/ou materiais. Qualquer um que queira pode ter um blog ou página na Internet, ou ser membro de uma rede social e por meio destes exprimir livremente o seu pensamento, suas ideias, e suas opiniões. O mesmo não ocorrendo com canais de Rádio e TV, pois como qualquer um sabe, o número de canais possíveis dentro do espectro radioelétrico é limitadíssimo; por tanto, ainda que um determinado cidadão queira e possua recursos técnicos e financeiros suficientes para adquirir um canal e montar uma estação transmissora, não quer dizer necessariamente que poderá fazê-lo.

  • Gunter Zibell

    huum, isso talvez tenha dois lados. Não vou ler a piada porque não gosto desse programa, vamos para o conceitual.

    Precisa saber a data. Se foi antes da eleição, eu concordo com você, teria que fazer piada de todos os candidatos com chance ou então não fazer piada nenhuma. Como acho horríveis esses programas todos, então não sei dizer. Mas teve um youtube de um humorista famoso parodiando a classe média em Miami.

    Mas, se foi após a vitória de Dilma, bom, aí só interessa a piada com ela, porque é o que o povo quer, piadas com famosos, com poderosos (há o subproduto da msg subliminar também, mas isso nem precisa de piada.)

    Ninguém faz piada com perdedor, se ele já estiver esquecido. É até melhor que não se faça, ajuda a esquecer.

    Se em 2014 forem os mesmos os nome, aí volta a isonomia como questão.
    abs

  • cleusa

    A rede globo é uma zorra de A a Z, não existe um só programa que seja recomendável, melhor é desprograma-la.

  • Trazíbulo Meireles de Sousa

    Já faz muito tempo que não vendo meus olhos para a audiência da Globo. Com relação ao “Zorra Total” a gente é obrigado a assistir quando está na casa de alguém, o programa humorísitico é uma tapa na cara do povo Brasileiro, a zombaria com aquele que foi sem dúvidas o maior presidente da história da República e com a sua popularidade de 87%. Infelizmente a concessão pública está a serviço dos 3% que desaprovavam o presidente Lula, é um “QG” da oposição, quando deveria estar a serviço da nação sem paratidarismo.

  • Baruch Ramses

    Olá Eduardo! Você tem razão no exposto, mas acredito que este quadro coloca o Lula em evidência e trará mais popularidade ao ex-presidente que com certeza irá se reeleger quando quiser. Acho que estão dando mais um tiro no pé.

  • Concordo com o Gunter. Ninguém faz piada com pessoas irrelevantes e desconhecidos.

    O programa citado é ruim demais. O quadro transcrito é péssimo, mas assim também o são todos os demais quadros desse programa que bem poderia chamar-se “Porcaria Total”.

    Não digo que eles não tenham intenção de atacar o PT e o Lula. Essa intenção é evidente. Não assisto o programa mas outro dia me mostraram um quadro onde um medíocre qualquer citava a marginal alagada e o nome da Marta, sem citar o Kassab nem o Serra… É evidente o viés ideológico e manipulador desse programa, como de resto de tudo que a Globo faz. Mas mesmo nos quadros que não passam por nenhuma alusão política o programa é simplesmente uma droga. Sem a menor graça e mal feito, é simplesmente deprimente.

    De resto aproveito para lembrar que a Globo é um câncer na sociedade brasileira, que precisa ser extirpado.

  • Se houvesse um programa humorístico não partidário na última campanha eleitoral, o Serra seria uma verdadeira piada pronta para esse hipotético programa. Senão vejamos:

    1) Serra inaugura uma maquete (e não estou brincando) com direito a discurso e tudo o mais. Está aqui:
    http://fotos.estadao.com.br/nacional-jose-serra-inaugura-maquete-da-ponte-santos-guaruja-0903,galeria,,93012,,7,0.htm?pPosicaoFoto=9

    2) Serra escolhe uma piada pronta como vice:
    http://www1.folha.uol.com.br/poder/761666-vice-de-serra-ja-atacou-pre-sal-e-quis-vetar-esmola.shtml

    3) Serra diz a seu vice que ele pode ter amante, desde que seja discreto:
    http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/07/01/serra-sugere-ao-vice-que-amante-tem-que-ser-uma-coisa-discreta-917043008.asp

    4) Serra erra na conta ao tentar ensinar a crianças em escola de SP:
    http://www.youtube.com/watch?v=UiRNvK95438

    5) Serra avisando para ter cuidado com os porquinhos, “principalmente quando eles espirram”:
    http://www.google.com.br/url?q=http://www.youtube.com/watch%3Fv%3D_z97MhLvWsI&sa=X&ei=TaOHTJHIH8b_lgfpgI2KDg&ved=0CB8QuAIwAQ&usg=AFQjCNE3hhOvo0jkMmHWYyiYHD849GmECw

    6) Serra desinfeta as mãos com álcool toda vez que cumprimenta populares:
    http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao_37/artigo_1163/Serra_na_hora_da_decisao.aspx

    7) Serra odeia que reclamem dos preços dos pedágios:
    http://www.youtube.com/watch?v=JAgHNvEhnN4

    8) O ex-presidiário Zé Panetone Arruda iria ser o vice de Serra:
    http://www.google.com.br/url?q=http://www.youtube.com/watch%3Fv%3DNImym3T_Ozw&sa=X&ei=S6WHTM_MIoSClAetxIGsDw&ved=0CCEQuAIwAg&usg=AFQjCNHgiMzt2U2iWM5dgrJWO1k1ZKUHqA

    9) O tal guru indiano com cara de charlatão. Aquilo é que é piada pronta!!

    • Eli Santos Araujo

      NADA É IMPOSSÍVEL MUDAR –
      Bertold Brecht
      Desconfiai do mais trivial,
      na aparência singelo.
      E examinai, sobretudo, o que parece habitual.
      Suplicamos expressamente:
      não aceiteis o que é de hábito como coisa
      natural,
      pois em tempo de desordem sangrenta,
      de confusão organizada,
      de arbitrariedade consciente,
      de humanidade desumanizada,
      nada deve parecer natural
      nada deve parecer impossível de mudar.

    • Roberto:

      Muito bem lembrados, só faltou inserir as fotos do Serróquio com o dedo nas narinas. Fosse o Lula, a carcomídia teria deitado e rolado.
      Tenho observado suas participações e apreciado muito.

    • Juliano Santos

      É caro Locatelli, seria cômico senão fosse trágico. Só podemos rir agora porque essa tragédia perdeu, caso contrário não teria graça nenhuma, concorda?
      PS: O mais engraçdo de todos foi o vídeo em que ele diz que “come todo mundo”

  • Adendo: outra piada pronta é que Serra, quando é entrevistado por jornalistas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, sempre reclama que não está entendendo a pergunta “por causa do sotaque”. Serra não entende o Brasil.

    • Francisco Bezerra

      Esqueceu da bolinha de papel e do fantasma de rolo de fita crepe.

  • cezar

    Quer saber: é um programa de m…….por isso que a audiência deles está caindo…

  • Dicesar Lass Fernandez

    Poi-zé Eduardo: Por falar em comunicação, o que você achou da entrevista que a Dilma
    concedeu ao El Clárin, La Nácion e Página 12? Me parece simbólico que o Página 12
    participasse da entrevista. Estou enganado?

  • Edu

    Do jeito que vai, a oposição vai levar mais uns 100 anos para chegar ao poder.
    Logo a imprensa tuco-pigueana vai usar de todos os meios para atacar Lula, e só não percebem que o tornam cada vez mais popular e inesquecível.
    Até dizem que no próximo programa político tucano vão ressuscitar FHC ( o Berlusconi nacional) como teacher do mestre Lula.

  • Olha, pessoal, muitos comentaristas estão a argumentar que não tem problema, que pouca gente assiste esse programa e que, portanto, não precisamos nos preocupar.

    Não importa quantos assistam – embora em desconfie que sejam vários milhões – pois a questão é que emissoras de rádio e TV são CONCESSÕES públicas e não podem servir a nenhum partido, seja do governo, seja da oposição.

    A TV Brasil fez um programa com (argh!!!) Arnaldo Jabor. Eu não assisti pois me daria gastrite, mas acho corretíssimo que a TV pública seja democrática. Acontece que TODO canal de TV aberta é público, já que é concessão, assim como as emissoras de rádio.

    É diferente quando se trata de veículos em papel ou páginas da internet, que não são concessões. No entanto, mesmo estes não podem cometer crimes, com a desculpa de que estão exercendo a “liberdade de imprensa”. Injúria, calúnia e difamação são crimes e os jornais, revistas e páginas da internet são pessoas jurídicas que não estão acima da lei.

  • Ivan Moraes

    Bobinho bobinho. Da ate vergonha ler esse “humorismo”.

    Quem quer ver humorismo que funciona vai assistir pela milesima vez o Jornal Nacional e sua Grandiosa Bolinha de Papel no youtube…

    • Ivan, bem lembrado. Eu me divertgo muito mais no Youtube, vendo as gozações com o Serra. Aquela dos porquinhos, por exemplo.

  • aliancaliberal

    O edu é o nosso Joseph McCarthy da esquerda ta vendo conspiração até em propaganda de agencia de turismo “venha passar as ferias na serra”.(eles estão se reunindo).
    …….
    Que vc acha de criar o Comissão para Investigação de Atividades Anti-lula .

  • Dicesar Lass Fernandez
  • SôniaG.

    Além de tendenciosos, o texto é ruim e sem graça. Não assisto a esse programa, mas penso que há sim que fazer críticas a um humor tão rasteiro. Aliás, aos jovens humoristas Globo, MTV, Band, etc., com honrosas exceções são fraquinhos e doer. Muita pretensão e pouca graça.
    Quanto ao Lula e da Marisa, que já ouviram/viram tanto nesses oito anos, sabem que não terão descanso ‘deles’ enquanto o povo demonstrar sua preferência por Lula. Mas é mesmo lamentável a falta de criatividade, de inovação, de inteligência, e a falta de respeito por um ex – Presidente como ele. Inveja e incompetência andam juntas nesse caso, de mãos dadas com a subserviência dos ‘humoristas’ aos ‘donos’ das concessionárias.

  • Mariana

    Eduardo, você está certo de denunciar, mas acredito que o referido programa não tem lá grande audiência e, pelo visto, irá pelo mesmo caminho dos Cassetas, que se tornaram chatos e sem imaginação. Eu, por exemplo, gostava de apenas um quadro: aquele da Lady Kate, desempenhado por uma ótima atriz. Até o dia em que puseram na boca da personagem palavras contra Lula. Parei de ver, pois me senti ofendida, sendo eleitora de Lula e Dilma.

  • Mariana

    Em tempo, Ali Kamel, chefe do jornalismo da Globo, não é aquele que escreveu um livro defendendo a tese de que no Brasil não existe racismo? Um livro assim faz a pessoa perder a credibilidade, a meu ver. Kamel defende o indefensável. Até os integrantes do reino mineral sabem que existe racismo no Brasil.

    • Pedro Soto

      Isso é uma forma “aparentemente” esperta de fazer com que o racismo não seja combatido no Brasil.
      Com essa gente não existe nenhuma possibilidade de diálogo. Eles são nossos inimigos em qualquer assunto.

  • Mariana

    Faltou dizer: Serra é uma piada pronta. Se uma emissora quisesse fazer humorismo com ele, seria très facile e eis aqui alguns exemplos: (1) andou inaugurando maquete de obra; (2) andou afirmando que era continuidade de Lula durante a campanha; (3) fez exames médicos sofisticados e, ao que indicam algumas evidências, por causa de uma bolinha de papel; (4) parece que não quer largar o osso, mas as evidências são de que o PSDB não vê a hora de se ver livre dele. Outro engraçado é FHC, senão vejamos: (1) disse no Manhattan Conexion não entende o que Dilma diz (aqui na blogosfera “suja”, ninguém entende por que ele não entende); (2) acha que é o responsável pelo grande sucesso do governo Lula; (3) “se acha”. Essa dupla é perfeita para a aliança PT-PMDB, é o céu, pois se ambos se candidatarem à presidência, perderão.

  • Mariana

    Eduardo, mais uma: temos que dar um tempo para a presidenta, mas ela deve ao povo brasileiro uma “espanada” em certa mídia golpista.

  • Mariana

    Sabe, fico pensando no senador Aécio Neves. Se ele tem planos de um dia se tornar presidente, precisa refletir na estratégia, pois os caminhos são arriscados: (1) no PSDB, seu atual partido, o PSDB de São Paulo dificilmente vai “dar colher de chá” (eles “se acham”, esses tucanos paulistas); (2) sair e fundar um partido com insatisfeitos do PSDB e com pessoas do PSB também é arriscado, pois esse novo partido pode se tornar mais um partido, mais um PV. Ainda que tenha várias adesões, parece incerto. Haverá mais algum caminho?

  • GAbriela Martins

    Um pouco de humor no Blog (iusso vi no Twitter)

    Com a crise no Egito, a Hebe Camargo não está conseguindo chegar ‘as piramides do Egito !! No entanto, ela encontrou um hotel e se encontra bem instalada!!!

  • Carmen Fusquine

    Governos do PT dá nisso, cobranças constantes….

    Promessômetro: acompanhe a situação dos compromissos feitos por Dilma e Tarso
    Você também pode eleger quais deles são prioridades nos governos atuais

    Durante a campanha eleitoral, zerohora.com acompanhou as promessas dos principais candidatos a presidente da República e governador do Estado. Eleitos, Dilma Rousseff e Tarso Genro têm quatro anos para pôr em prática aquilo que foi dito enquanto pleiteavam os cargos que hoje ocupam.

    Na nova versão do Promessômetro, acompanhe se os compromissos feitos pelos então candidatos já são realidade e eleja quais deles são prioridades nos governos atuais.

    Clique na imagem abaixo e confira:

    ZERO HORA

  • raphael

    O programa é uma porcaria, mas ele tem direito de satirizar que ele quiser, até mesmo o presidente. sepois você diz que não defende censura?? Então essa é a reformulação da mídia que você defende, não é? Não é nada, não é nada, não é nada.
    PS: respondendo a sua pergunta, existe sim uma emissora que ironizaria os tucanos. A chapa-branca da Record, ora bolas, onde trabalha seu grande amigo e ”progressista” de carteirinha Paulo Henrique Amorim.

    • Pedro Soto

      A Record está sintonizada com a opinião de 97% do povo brasileiro.
      Fica você com o PIG e com os 3% que não gostaram do Lula.

  • João Costa

    A televisão aberta brasileira está vivendo um momento muito ruim. Falta criatividade, parece que a fómula dos shows humorísticos, em formato de revistas, ou programas solos se esgotaram. Os velhos humoristas estão saindo de cena e nada novo apareceu, mesmo os projetos lançados dentro daquela concepção de humor inteligente não colam, coisas do tipo CQC-Band, É tudo improviso-Band, Quinta Categria-MTV não trazem empolgação.
    Quanto à paródia do Lula, no Zorra Total-Globo, não vejo nada demais. E olhe que me posiciono no campo da esquerda, isto é, voto no PT.

  • Filipe Rodrigues

    Eduardo, Zorra Total é um programa que ninguém assiste, eu pelo menos não assisto há 10 anos.
    Não sei como ainda não foi extinto (tudo bem que dá emprego para muita gente, quem diria né, a Globo também faz o apadrinhamento que tanto critica), sem falar do horário, sábado a noite qualquer simples mortal tem coisas mais importantes para fazer.

  • Fernando

    Sabado eu assisti cartas de Iwo Jima e sobrenatural no sbt, depois fui dormir!!!!!!

    Globo nunca mais outra vez!!!!!!!

  • se fosse tiro no pé, seria ótimo.
    Acontece que não é bem assim, pelo que parece.
    Se o povo fosse tão “imunizado” contra as bandalheiras veiculadas pelo PIG em seus noticiarios, novelas, humoristicos – enfim, em TODA a programação, sempre partidarizando, sempre tendo um lado, talvez tivessemos vencido as eleições passadas no primeiro turno, sem maiores sobressaltos. Poderiamos ter vencido em SP, em MG, no PR…
    Não foi o que vimos. Vimos uma vitória “apertada”, considerando-se os indices de aprovação do governo federal e de Lula.
    Um segundo turno sofrido. Com muita luta de cada um de nós pra desmascarar a bandidagem demotucanomidiatica. Muito boca-a-boca pra não deixar o povo do nosso convívio virar de lado na ultima hora…

    Ainda semana passada, um amigo da familia – da nova classe média, eleitor confesso de Dilma para continuar as conquistas dos 8 anos Lula, desconhecia a verdade do caso da bolinha de papel. Para ele a versao que ficou tinha sido a do jn… claro que já mandei pra ele mails com colunas do Edu, do Vi o Mundo… o C Af ele disse já conhecer.

    Não é brinquedo não. Subestimar adversario poderosíssimo como o PIG é pedir para ser derrotado.
    Edu Guimarães sabe bem disso e está alerta, sempre.

    Ninguém quer a censura da Zorra e seus personagens anti-Lula, anti-Brasil. Nem da boçal imitação que o ótimo Carioca do Pânico na tv fazia/faz(?) de Dilma. Uma Dilma raivosa, hidrófoba, estúpida, arrogante e agressiva, porradeira – um cachorro louco. E é isso que a juventude assiste. Muita inocência achar que isso passa batido no inconsciente de tão maltratadas criaturinhas…, estes nossos jovens (tantos já fascistinhas).

    A tv globo é ainda – infelizmente – um canal default nas tvs lares do país afora… e no comércio, etc.

    Eu deixaria na tv Escola por default, na NBR, na tv Brasil, na RecordNews, se quisesse algum entretenimento. Mas eu sou um só…

    Belo post, Edu!

    • Arnaldo Jabor foi entrevistado na TV Brasil, que é uma emissora democrática, mesmo sendo chapa branca. Por outro lado, algum dia Paulo Henrique Amorim será entrevistado na TV Cultura, controlada pelo tucanato e seus aliados desde 1983? Duvide-o-dó.

    • Pedro Soto

      Caro Werner

      Você disse tudo. Não assisto mais à essa droga de canal (nem mesmo futebol) e tento passar isso para outras pessoas, mas reconheço que é uma luta quase inglória.
      Eles estão entronizados na nossa sociedade. As preocupações do Eduardo procedem, sim.
      Tem que sair a Ley de Medios.

  • Gilson D. Mendes

    Caro Eduardo, não esquenta não. O que eles querem é audiência e sabem do poder que o nosso ex presidente tem. Estava eu assistindo o jogo do Corinthians e S. Bernardo em um bar aqui de minha cidade e quando as cameras que estavam transmitindo o jogo focalizavam o Lula e a D. Mariza era uma algazarra pura, todo mundo comentando: olha o Lula, olha o Lula. É isto que o PIG esta tentando exterminar, mais não vai conseguir: a admiração que o povão tem pelo nosso ex. presidente.

    • ercamargo

      Olá Gilson.

      sua constatação corrabora minha tese…. Lula é um mito e continuará sendo motivo de piadas e humoristas porque ele ainda detém poder advindo não da caneta, mas da sua liderança.

      Ninguém da oposição tem a figura dele… isso me lembra as charges sobre Vargas que mesmo quando ele estava fora do governo (sei isso de ver as coisas, ler e tal.. tenho só 40 anos) ainda era alvo da mídia e dos seus adversários.

      Lula ainda permanece mito e por isso ainda será motivo de humoristas

      Sobre Serra e FHC, não dá nem graça fazer piada…

      imagina uma piada assim…. Então Lula morreu e foi para o céu, lá ele encontrou o anjo Gabriel… (percebe que todo mundo presta atenção)…. por outro lado, imagine uma piada assim,… O Fernando Henrique (ou o Serra) estava fazendo uma viagem de carro a noite, quando um disco voador… (niguem vai esperar o fim da piada)

  • Eason Nascimento

    Não devemos perder tempo com um programa do nível deste Zorra Total. Aliás, ele e toda a programação da Globo está um bagaço em termos de qualidade. Alguém se arrisca a lembrar uma exceção?
    http://easonfn.wordpress.com

  • paulo

    Concordo que é uma baixaria, mas o cara que imita o Lula é muito bom!

  • Felipe

    Pior é que eu entendo você Edu, apesar de ver que isso é preocupar com café pequeno demais. O império Global vai ruir, e o legado de Lula continuará. Sigamos a vida e, putz, o que é Zorra Total mesmo?

  • Paulo Ribeiro

    Se fossem implantados comitês populares junto aos veículos de comunicação, atrocidades como essa não chegariam aas casas dos telespectadores. Ou, só seriam permitidas caso fossem satirizados políticos adversários.
    Ley de Medios Já!

    • aliancaliberal

      “Se fossem implantados comitês populares junto aos veículos de comunicação,”
      ……..
      Pelo menos esse assume a real intensão.

      • Paulo Ribeiro

        Veja só o que dá uma educação nos moldes liberais…..Escreve intenção com “s”…..Volte para a escola…..E depois chamam o Lula de analfabeto……

  • Antonio Carlos

    A tv globo sempre foi da direita-reacionária de nosso país. Sempre exibiu programas “humorísticos” partidarizados que pegam no pé dos políticos da esquerda-progressista, e, por outro lado, tratam seus amigos do PSDB-DEM com carinho, poupando-os das críticas. Quando FHC era presidente, apesar do aumento da desigualdade social, do aumento do desemprego, do aumento da miséria e do aumento da violência em nosso país, a única coisa que os atores do ‘casseta e planeta’ sabiam fazer era imitar o FHC, dizendo “assim não pode, assim não dá”, no final das frases. Ou então chamavam-no de “viajando Henrique Cardoso”. Isso é fazer piada com um presidente? Isso é puxar saco, babar ovo e lamber as botas do sujeito. Da mesma forma a globo tratava o Bush. O ex-presidente dos Estados Unidos invadiu o Iraque, suas tropas assassinaram centenas de milhares de civis naquele país, os programas (verdadeiramente) humorísticos dos Estados Unidos caiam matando encima dele, e por aqui, a globo só sabia mostrar as gafes do “engraçado” e “desajeitado” presidente americano. Nos E.U.A. os programas humorísticos pegam no pé dos presidentes progressistas e dos repúblicanos. Basta ver o Saturday Night Live ou o excelente programa do John Stewart (que foi banido do Brasil) Mas não são só os programas “humorísticos” da globo que ficam puxando saco dos DEMO-TUCANOS. O CQC, da Band, também faz o mesmo. Lembro-me bem das eleições de 2010. Quando algum repórter do CQC se encontrava com o José Serra, era para fazer piadas sobre o time do Tucano. “Eaê, José Serra, seu Conrinthinas perdeu de novo, heim?” Ou então, mandavam uma repórter bonitona do CQC para entrevistar o candidato do PSDB, e depois falavam que o Serra ficava dando encima da repórter. Mas quando encontravam a Dilma, aí a conversa era outra: “Eaê, Dilma, o que a senhora achou do Mensalão do PT?” ….”Ministra Dilma, é verdade que a senhora vai jantar com o Sarney, hoje à noite? O seu marido sabe disso?”. … “Puxa, como a ministra Dilma tá séria hoje, ela não deu nenhum sorriso desde que chegou ao evento”. Por isso não assisto a nenhum programa da tv brasileira. Além de serem muito ruins, sem criatividade, com textos medíocres, ainda por cima, são partidarizados. Pena que a TV BRASIL não é como a TV Pública da Argentina. Talvez, se tivéssemos no Brasil uma tv pública de qualidade, criativa, e que tivesse a coragem de exibir um porgrama jornalístico-humorístico como o 5,6,7,8 – que desmascara o P.I.G. argentino-, as emissoras de tv do Brasil não fossem tão porcas. Só uma pergunta: Por que a TV FRACASSO, digo, TV Brasil – que é financiada com o nosso dineheiro-, ainda continua exibindo o tendencioso e partidarizado RODA VIVA, da tv cultura?

  • Widmark

    A Globo não dorme pensando em 2014, 2016…2022. O Estadista e hoje Doutor Luís Inácio Lula da Silva é um eterno pesadelo nas suítes do Cosme Velho. A Zorra Total das comunicações anda também preocupada com o que acontece no Egito, o controle remoto já anda fazendo uma revolução e derrubando uns indíces de audiências por aqui. O Lula é uma alegria total e felicidade geral de um povo.

  • Rogerio

    A mídia vem tentando a muito tempo desconstruir o Lula pela fomentação de ódio.

    Publicado na revista FORUM

    A direita política e midiática criando doentes mentais.

    Com todas as possibilidades técnicas e jornalísticas do século XXI, a demência de alguns líderes políticos e o poder de algumas vias midiáticas de propaganda conseguem arrastar grandes setores da opinião pública para uma dissociação psicótica que ninguém sabe até onde pode nos levar.

    Por Pascual Serrano
    [24 de janeiro de 2011 – 11h14]

    http://www.revistaforum.com.br/noticias/2011/01/24/a_direita_politica_e_midiatica_criando_doentes_mentais/

  • Roberto Pereira

    Não concordo com o seu entendimento de que deveria haver por obrigação humor com a situação e a oposição. Quem está na vitrine é sempre a situação. Não sei se com a mesma virulência – já que praticamente não vejo mais TV faz tempo -, mas a figura de FHC sempre foi ridicularizada quando este era governo.

    Acho que não devemos ir por esse caminho de querer ditar o conteúdo que cada emissora exibe.

    É um assunto complicado. Porque é evidente que a Globo (exemplo máximo)usa TODA a sua programação para vender uma série de conceitos à sociedade. No popular: “fazer a cabeça das pessoas”.

    Isso se combate com educação e cultura.

    Pessoas com visão de mundo mais ampla não se surpreenderam – p. ex. – com a “descoberta” de que o Egito é uma DITADURA. E devem notar claramente que a Folha de São Paulo, Estadão, etc fazem questão de chamar Fidel Castro de “ditador”, mas chamam Mubarack de “Presidente”.

    Dissidentes em Cuba lutam contra uma “ditadura”
    Dissidentes no Egito lutam contra um “regime político”.

    Quem não tem noção de história lê e sai repetindo esses mantras da imprensa conservadora.

    Por outro lado o leitor aí de cima tem razão. A garotada que consome Zorra Total, Pânico, CQC saí desses programas totalmente idiotizadas.

    Mas “comitês populares” – ou qualquer tipo de comitê – para determinar o que pode ou não ser exibido me dá arrepio. Não gostaria de ninguém decidindo o que eu posso ou não assistir.

    Temos a Globo de direita contra o PT, temos a Record – CIRCUNSTANCIALMENTE e por interesses comerciais dela e NÃO POR IDEOLOGIA – ao lado do PT, mas ao mesmo tempo é um grupo ligado ao que tem de PIOR na manipulação da mente das pessoas que é o uso da fé religiosa para fins econômicos e políticos.

    Num mundo ideal nenhuma das duas emissoras existiriam.

    • eduguim

      Diga-me quando foi que algum programa de TV ridicularizou FHC e, mais do que isso, sua esposa. Era e continua sendo impensável fazerem um quadro humorístico com Ruth Cardoso ou Mônica Serra ou Lu Alckmin. Já Lula, era ridicularizado na oposição e na situação, e agora que não é nem uma coisa nem outra. O mais ridículo nesse seu comentário é que se esquece que Lula não é mais presidente. O resto, é trololó da direita golpísta e midiática no qual você mergulha de cabeça. Lamentável

      • Roberto Pereira

        Eduardo, vc é uma pessoa fenomenal, mas quando perde a calma é lamentável.
        Se torna totalmente intolerante a uma opinião diversa da sua.

        FHC era ridicularizado toda semana no Casseta e Planeta quando era Presidente.

        E não tem trololó nenhum. Olha vc usando a frase famosa do Serra quando este não tinha ARGUMENTOS válidos para rebater.

        Se vc é dos que acha que se deve ter um “Grupo de iluminados” que decidam o que a patuleia ignorante pode ou não ver na TV é porque vc considera a população incapaz de pensar por conta própria e deve ser tutelada por alguns luminares como se fosse incapaz, eu não penso assim.

        Se esta discordância – que eu expressei em termos educados – basta para vc me considerar ridículo e tudo o que eu escrevi como “trololó do PIG” (olha vc achando que ninguém é capaz de pensar por conta própria de novo), só posso lamentar.

        E quem parece que anda se metendo muito em trololó de direita golpista é vc que anda vendo fantasmas em todo canto.

        Se acalma, Miltância é bom e saudável desde que não te torne tão intolerante quanto aqueles a quem vc deseja combater.

        • eduguim

          Mas é trololó do PIG mesmo. Quando foi que fizeram com FHC o que faziam com Lula quando ele estava na oposição, depois na situação e, agora, FORA do governo? Ou você não sabe que Lula não é mais presidente? Então onde é que eles estão criticando o poder, ao ridicularizarem Lula e sua esposa? Alguma vez meteram a D. Ruth Cardoso num programa humorístico? Alguém fez um quadro com ela entrando com um par de chifres em cena? Mais, meu caro: não o chamei de ridículo e, sim, seu argumento, que não é seu mas de um grupelho que defende a imprensa golpista com a mentira descarada de que faziam com FHC o mesmo que fizeram e continuam fazendo com Lula. Só o fato de FHC, como ex-presidente, nunca mais ter aparecido num quadro humorístico, sobretudo depois de deixar o governo odiado pela população, enquanto que Lula, depois que deixou o poder, tornou-se alvo o tempo inteiro, já bastaria para mostrar a diferença. Cite um mísero quadro insultando FHC, chamando-o de cachaceiro, de ladrão e até enfiando sua família no meio. Cite um só.

          • Fernando Oliveira

            Tem toda razão, Edu… Fico imaginando a festa que o Casseta, Zorra Total e outros constrangimentos pseudo-humorísticos promoveriam, bem como as referências perversas que os autores de novelas não fariam em seus lixos teledramatúrgicos, se fosse o Lula e não FHC quem houvesse tido um filho fora do casamento; imagina se a jornalista que pôs um par de chifres na D. Ruth Cardoso fosse uma profissional da Record e não da Rede Globo. Pulhas, canalhas, hipócritas e cretinos é o que todos eles são…

          • Roberto Pereira

            Sempre houve sátira em cima dos políticos nos programas da Globo. Sarney era ridicularizado, O pobre Itamar era tratado como louco manso praticamente, Collor – depois que caiu em desgraça então, Maluf chamado de ladrão pra baixo, etc, etc, etc.

            O que não dá é começar a querer canonizar o Lula em vida. Achar que essas piadas de mau gosto são motivo para querer intervir na programação das emissoras.

            Acho bobagem irmos por esse caminho de nos enfurecer a cada piada que façam com Lula. Lula já está acima disso. Por isso mesmo não fazem piada com FHC. FHC é CACHORRO MORTO. Lula está VIVÍSSIMO. Tanto politicamente quanto no imaginário da população.

            Que a Globo é golpista e manipuladora não foi preciso que nenhum blogueiro de esquerda, nem mesmo ex-funcionários da mesma – PHA, Azenha, Vianna -, virem me dizer. Sei disso pelo menos desde quando era moleque e inventaram Collor do nada há muitos anos. Vcs não são os únicos que sabem pensar por conta própria.

            Mas se vc prefere tratar a minha opinião como mero reflexo do PIG não posso fazer nada.

            Só não farei o mesmo que vc e direi que a SUA opinião é trololó do PT.

          • eduguim

            mentira. nenhum político jamais sofreu um décimo do que Lula sofreu e continua sofrendo. e era atacado também na oposição e continua sendo agora que não está mais no poder, o que você, maliciosamente, deixa de comentar, pois continua se manifestando como se a justificativa de ataques como o do último sábado fosse lula ainda ser presidente, o que não é mais. cite um presidente que continuou sendo atacado em grande escala na mídia depois de deixar o poder. inclusive, com ataques envolvendo a família, como o que reproduzi no último post. e fernando henrique só teve contra si o viajando henrique cardoso, na globo. uma crítica bobinha que jamais foi tratada como escândalo.

  • Waldir

    Sr. Anselmo Buinning, vá procurar sua turma nos editoriais de veja, folha, globos, etc…

  • Remaj

    Senhores

    Faça como tenho feito em instalações de antenas parabólicas; simplesmente elimino os canais da Rede Globo do sintonizador. Quem tem apreço por sua família, filhos e netos e possuem sintonizador satélite digital, a coisa é feita de modo fácil. Sempre ofereço este tipo de “serviço adicional” quando instalando para outros.

    Lembrem-se – não é bloquear o canal e sim eliminar o canal da grade. Apesar da nossa presidenta recomendar o controle remoto, discordo dela neste assunto; eliminar é a melhor opção.

  • Por falar em imprensa, hoje ainda de mañha ouvi na radio cbn, de passagem, mais uma opinião do
    do..mesmo alvaro dias.
    Bom raciocinando, o senador do PR pediu aposentadoria governaticia..retroativa no fim do ano passado porque…
    >>>ou antes ele nao precisava…
    >>> ou ja que consta que pediu em Outubro (plena campanha eleitoral) ela tinha medo de perder o
    cargo do senado nas urnas.

    Nos dois casos ele demonstra confiar cegamente na imprensa nossa, com certeza.
    Como a midia corportativa nossa de cada dia continua a consultar o oráculo do PR todo o dia, das duas uma:
    >> ou o PIG nao tem mais ninguem pra “consultar” e dar opinião conservadora e ja tem os numeros de celular dessa vestal gravados no ‘automatico’;
    >> ou o PIG inteiro acredita na versao do impoluto tucano de que vai doar o R$ 1.600.000,00 para obras de caridade.

  • Antônio

    Nobre Edu, concordo plenamente com você. E mais. Sei que é cedo, mas parece que o atual governo mal começou e já está andando de lado. Posso estar enganado, mas enquanto o Palocci permanecer no governo o PIG terá total liberdade pra tentar desconstruir a figura do nosso querido Lula. E pra terminar, você viu o futuro líder do PT na Câmara dos Deputados? Precisa dizer mais alguma coisa? Abraços nobre Edu.

  • pedro dias

    Concordo com você Edu. Temos que responder sempre a esses ataques, pois eles são insignificantes agora, mas aos poucos irão ganhando corpo e volume. Vamos comentar sempre nas nossas rodas de amigos o que a Globo está tentando fazer, assim ela jamais conseguirá atingir os seus objetivos mesquinhos.

  • MÁRCIA DOS REIS

    Ao utilizar o poderoso “controle remoto” estava passando o quadro acima, fiquei fura da vida , e sintonizei em
    outro canal. Ainda bem que existe controle remoto contra baixaria do PIG. É por essas e outras que cada vez mais estamos eleminando a globo.

    • Patrícia D. Mafra

      márcia, o pior é que não adianta mudar de canal. o melhor é não ter tevê. foi o que fizemos aqui em casa há 4 anos… e não estamos sentindo a menor falta. com internet nos informamos sobre aquilo que realmente interessa e ainda nos divertimos mais ouvindo música, cozinhando, lendo ou até mesmo ficar sem fazer nada… tevê em casa paraliza a vida.
      ainda mais sábado a noite. abraços.

    • Antenor Loula Moreira

      Que vontade de ver Lula assim! A oposição anda sonhando com isso. Aliás sonhava. Hoje tem pesadelos!

  • Julio Cesar Montenegro

    Fico mais tranquilo toda vez que ouço alguém dizer, um tanto envergonhado, que o Brasil “não é um país sério”. Ainda bem: moramos num país risonho. Pelo menos no que depender da maioria que gosta de Lula,carnaval, samba, futebol. Porque os que admiram a múmia (mais pelas idéias de colono dos EEUU que pela idade provecta, e velhice pra mim, com 70 anos, decorre do tempo, não de falhas) FHC querem é aparecer para os (quantos?) admiradores tão … vaidosamente competentes (?!) quanto ele. O povo não frequenta academias nem institutos milênios. Ele analisava a globo nas ruas quando dizia “o povo não é bobo/ ABAIXO a redeglobo”.
    Uma figura interessante de interação com o povão, a Regina Casé, fez um espetáculo carinhoso com o Lula que só fui ver pela internet. O negócio é esse mesmo, como faz a redebobo, malhar o que não gostamos e apreciar o que nos agrada. Agora entendo o que ouço por aqui no Ceará: “Vixe, vai começar Zorra Total. Mudaí ”
    A parte mais delicada é que a globo é concessão pública. Só que estamos nos estertores (espero!) de uma situação de colônia do 1° mundo (quidiabéissu?) que se assume como país com CARACTER[ISTICAS PRÓPRIAS. Tão antipovo como a globo é o judiciário, desonestamente conservador, e o legislativo cheio de classe… dominante. E as mega empreiteiras corruptas/ corruptoras. A eleição do Lula, depois do fracasso dos eleitos globais o caçador da arca perdida e a múmia euro-americana, já mostrou que a maioria resolveu que a cara do país podia ser operário-nordestina. O repeteco do Lula e a eleição da Dilma, mostrou que tanto fora como dentro do Brasil… gostamos de ser como somos. Na MAIORIA.

  • alexandre a moreira

    Falem mal mas falem de mim
    É um tiro pela culatra e enquanto isto ele está em evidência
    Oscar Wilde da primeira frase, precursor de Mcluhan, já sabia que o meio é a mensagem…
    A atual oposição não serve nem para caricatura (infelizmente)…é o esquecimento mesmo. Acho que estes programas dizem mais sobre a falta de criatividade dos autores(q são a atual oposição) do que prejudicam a memória do governo passado

    • Antenor Loula Moreira

      Endosso o você disse, Alexandre.
      A atual oposição não serve nem para caricatura. Não vende nada.

  • Yacov

    Olha, apesar da sua crítica correta, EDU, acho que eles pegaram até leve… E para falar a verdade, se o LULA não voltar em 2014, ele volta em 2018. Nâo dá outra. Todo mundo sabe disso… Mas sabe o que é isso??? È o MÊDO indisfarçável que o PIG tem do LULA. Por isso já estão querendo desqualificar o LULA e seu governo desde já. Mas eles são previsíveis e dispensáveis que o povo nem liga mais para as bobagens do PIG. O PIG ‘tá parecendo a “Laurinha” de uma novelinha da gloebbels. Isso aí é “coisa de Laurinha”…

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na gLoBO é um braZil para TOLOS”

  • Seu post é incontestável, Edu. Contrato de concessão pública deveria prever a obrigatoriedade, no humor político, de a emissora “contemplar” todos os “notáveis”. Sob pena de cassação, lógico, se a programação for partidarizada.
    Essa insistência anti-Lula só favorece a popularidade do nosso fantástico superpresidente. Critica mais, Zorra!
    O único quadro que valia a pena nessa mediocridade total era o Patrik, do “Olha a faca!” E nada tinha de político.

  • mello

    Os órgão públicos devem agir, o mais rápido possível; Os Ministérios das Comunicações, da Justiça, da Cultura e do Meio Ambiente
    Também os municipais; Alô COMLURB !!

  • Miguel Oliveira

    Não conheço ninguém, mas ninguém mesmo, que não mude de canal quando começa esse programinha imbecil.

  • Lúcia Adélia

    Jamais correrei o risco de assitir essa imundicie, na minha casa essa porcaria de globo não entra a mais de 5 anos e meio desde abril de 2005 não sei o que é esse PIG e estou muito bem obrigada. Fora globo

  • Carlos Jaires Dias Pessoa

    Esta zorra total também terar fim, por falta de audiência.

  • Maquinho Santa Fé

    Eduardo, por favor me poupe de ler a transcrição do Zorra Total, é muito para o meu estômago!

  • Sávio Valença

    Tirando a política, Zorra total chegou a ser pior que o Casseta & Planeta…. totalmente sem graça…. Programas bons de humor, a Globo já teve com Chico Anísio e Jô Soares, apesar de Chico ser anti-Lula e Jô se fazer de imparcial. Mas tenho que admitir que eles são engraçados. Mas este Zorra…. nem se fala…

  • Juliano Santos

    As pesoas tem muita dificuldade de entender quando se critica o mal uso de uma concessão e tendem a achar que é apologia da censura
    Vou dar um exemplo que pode esclarecer essa questão de concessão,
    Os pedágios privados são uma concessão. A empresa pode administrar como quer? Em termos
    Imagina se resolvem cobrar um preço de carros cinzas e outro de carros pretos. É ou não motivo para se caçar a concessão?
    O exemplo é bizarro, mas no fundo é mais ou menos o que faz a Globo. Dois pesos e duas medidas, trata o PSDB de um jeito e o PT de outro

  • Maria Juaquina de Amaral Pereira Gois

    Prezado Eduardo
    Ninguem atira pedra em cachorro morto. Na verdade os corvos do PIG continuam com medo do Lulâo.

  • Luiz Monteiro de Barros

    Conhecemos a manipulação dos fatos, para confundir o destino natural da brasilidade, a riqueza comprometida com toda a America Latina. São como as sombras de infelicidade do mito da caverna – e os “sujos” se previnem a cada instante dos efeitos que cremos possam retardar a rápida diminuição a desigualdade de renda das famílias, proposta prioritária de Dilma.E então reagimos e interagimos.

    A segunda prioridade a mais duradoura, é a educação, a ferramenta definitiva para a compreensão da manipulação imposta pelo PIG.

    Diferente da imprensa privada, a desconstrução da cidadania, objetivo permanente do PIG, através de uma concessão publica é inaceitável, devido ser mais impactantes os sentidos manipulados; audição e visão (caso do programa humorístico)

    O PIG, como as sobras daquele mito, o poder nefasto sobre as consciências, impedindo a alegria do “eu sou cidadão” ou incentivo ao “complexo de viralatas”, teimam em usar as concessões como extensão natural da imprensa. O jornal o radio e TV Globo.

    Noam Chomsky elaborou a explicação da manipulação planetária dos meios de comunicação http://www.rodrigovianna.com.br/outras-palavras/noam-chomsky-10-estrategias-de-manipulacao-midiatica-2.html

    Stephan Kanitz explica em http://www.kanitz.com/impublicaveis/jornalismo_do_deboche.asp que apesar do programa ser de humor negro;
    “Se você adora o jornalismo do deboche, porque ele é engraçado, lembre-se que você está rindo de si mesmo, e embora autocrítica e umas risadas sejam sadias, limitar-se a isto é dar um tiro no pé. O Brasil está diariamente dando tiros no pé, e achando graça.”

    Em Gonzum do Miguel do Rosário temos essa síntese da manipulação recente do PIG sobre a esquerda no poder. “Aprenda a manipular” http://gonzum.com/?p=1990 . De lá este; “Estratégia em andamento: inviabilizar o Imbatível em 2014 (o Inominável). Depois cuidaremos da sua cria.”

    Enfim Edu seu post aborda um programa humorístico da TV Globo um dos tentáculos do PIG como se pode compreender se acessarmos o

    Curso Básico de jornalismo manipulativo” http://cbjm.files.wordpress.com/2010/11/curso-bc3a1sico-de-jornalismo-manipulativo-terceira-edic3a7c3a3o-atualizada.pdf

    Isso tudo torna os blogs “sujos” cidadelas para clarear o embate que se trava. É a sentença recente do Assange do Wikileaks que diz ser a manipulação mais perigosa do que o Serra/PSDB/Millennium. A dona Judith da ANJ que o diga. Veja em http://www.viomundo.com.br/entrevistas/julian-assange-a-manipulacao-de-informacoes-pela-midia-e-mais-perigosa-a-democracia-do-que-a-feita-por-governos.html

    E como Lula é a antítese de tudo isso………venceremos como recentemente na campanha eleitoral. Espero que Dilma se informe sobre como a Christina implementou a “Ley de los medios”

  • Carlos Henrique

    CANALHAS, BILTRES, SAFADOS, VERMES, MISERÁVEIS, ESSA CORJA OLIGÁRQUICA DESPREZÍVEL DEVERIA LAVAR A BOCA COM SABÃO AO OUSAR PRONUNCIAR O NOME DO MAIOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA DESTE PAÍS. Não podemos permitir que continuem a vilipendiar a imagem de Lula, a tentativa de desmoralizar Lula é não apenas a tentativa de desmoralizar-se um projeto político includente(só isso já a tornaria repugnante, mas é muito mais), é também a tentativa de desmoralizar-se uma classe social, um tipo de homem a quem a imagem de Lula é identificada : o homem comum, do povo. Embora obviamente Lula seja tudo, menos um homem comum : Só nossas classes médias e altas; que são de uma ignorância e de uma mediocridade mental espantosas; poderiam acreditar que um homem, que não fôsse extraordinário; poderia não apenas chegar onde Lula chegou, mas ter a série de êxitos que ele teve ao longo de sua vida, tanto em tornar-se o líder máximo do maior partido de esquerda da América Latina, formado por uma miríade de intelectuais(ou os retardados de nossa “elite” acham que os intelectuais deixaram Lula liderá-los por serem “bonzinhos”?); como em tornar-se o LÍDER MÁXIMO DO MUNDO(ELEITO PELA TIME O HOMEM DO ANO, EM 2009. SERÁ QUE AS BESTAS DE NOSSA ‘ELITE” TAMBÉM ACHAM QUE A TIME É “BOAZINHA”?). Só esses animais não aceitam enxergar QUE LULA É UM HOMEM DE UMA CULTURA E UM CONHECIMENTO FANTÁSTICOS, ADQUIRIDOS ATRAVÉS DO AUTODIDATISMO, O MESMO CAMINHO DE ERUDIÇÃO PERCORRIDO POR NOMES COMO MACHADO DE ASSIS E JOSÉ SARAMAGO, HOMENS CULTÍSSIMOS, MAS QUE NÃO TINHAM NEM O PRIMÁRIO, SE PROCURÁSSEMOS SEUS TÍTULSO DE INSTRUÇÃO FORMAL.Todavia, como insistem em associar Lula aos homens simples, é a eles que esses salafrários tentam atingir, de forma preconceituosa. Portanto, além de ingresssarem no crime de transformar uma concessão pública(que pertence a todos os brasileiros e é sustentada pelo dinheiro público, também pertencente a todos nós)em arma para a concretização de seus objetivos políticos privados, incorrendo assim no desrespeito à obrigação que têm de garantir que a concessão publica que exploram permita que todo o público(a quem ela pertence)nela se expresse, isto é, que todas as correntes políticas que formam esse público tenham voz, o que obrigaria a existência de sátiras envolvendo também os políticos conservadores, como José Serra e FHC(aliás, uma dupla patética, facilmente satirizável). Pois bem, além de incorrerem nesse crime, os barões da comunicação também incorrem em outro : DIFUSÃO DE DISCRIMINAÇÃO, NO CASO DE LULA, DE DISCRIMINAÇÃO SOCIAL. o que é proibido legalmente contra qualquer um, de direita ou de esquerda. O que os retardados midiáticos de plantão(e alguns de seus papagaios, que poluem este espaço,)achariam se um blog de esquerda publicasse um vídeo humorístico, satirizando FHC por sua aparência mestiça. Aceitariam que a esquerda discriminasse o ícone da extrema-direita poir sua aparência racial? Ou chamariam isso de racismo? Seria discriminação racial sim, deplorável e condenável; como o é discriminação social; igualmente deplorável, condenável e passível de punição legal; a praticada contra Lula. Sem contar as ofensas à sua esposa, quando sabe-se que até os adversários políticos mais ferrenhos mantêm o respeito mais que necessário pelos familiares de seus oponentes. Por essas e outras barbaridades cometida pela ditadura midiática e por seus amestrados de plantão, sugiro neste espaço uma campanha: como forma de forçar a Globo a ser democrática; satirizando todos os lados do espectro político; já que opera uma concessão pública que pertence ao povo e tem obrigação de expressar a pluralidade de opiniões que compõem esse povo; e também para que mantenha essa sátira; seja contra quem for; dentro da civilidade e livre de discriminações hediondas; peço a todos os que lerem este texto que não apenas boicotem o lixo humorístico global, mas façam o mesmo com a emissora da oligarquia Marinho e com todos os produtos que lá anunciarem. Temos que esmagar os facistas pelo bolso, afinal eles já nos esmagam diariamente ao censurar nossas vozes.

  • quem sabe lendo a gente pode ficar sabendo de alguma coisa que se passa na Globo, pois ve a Glogo só por acidente, quando estou desatento

  • Ronaldo

    Desapega pessoal.

    O Tio Lula até que ficou simpático de pijama.

    Agora falando sério, é melhor manter “o cara” no imaginário enquanto ele não parte para o plano traçado.

    Aí vocês vão ver o que é um PIG com raiva.

    TV? Só o que os blogs progressistas me mandam ver . . .

  • sir

    SR. EDU!!!!
    Esse programa é uma verdadeira porcaria.,… mas vamos bater palmas para a globo!!!QUEM NÃO É VISTO ,NÃO É LEMBRADO!!!, então olha só a gafe deles : LULA SENDO LEMBRADO!!!! falem mal ou de bem , mas falem de mim é sinal que existo, é sinal que incomodo srsrsrsrsrsrsrportanto LULA TÁ VIVO E A DORZINHA DO CUTUVELO DELES AINDA TÁ GRANDE SRSRSRSRSRSR….

  • Carlos Sapa

    Caro Edu.

    Eu como espectador admito gostar da brincadeira e diversão que um Reality Show pode trazer para quem gosta de um pouco de “nada” para se distrair. Embora, existam, os que preferem usar o tempo do ócio ocupando-se com assuntos de mais relevancia o que na verdade só tem a ganhar em conteúdo.

    Bom, mas esse é um conceito de preferências e necessidades de cada um e o que quero é colocar na pauta o Reality Show transmitido pela toda poderosa e aqui não faço nenhuma crítica com relação a emissora, mas no que tange o meu direito de espectador, que gosta e curti, a proposta do programa, que mostra o cotidiano e o ser humano nele envolvido, com a dura tarefa de aguentar 3 meses confinandos, com toda a interferência do mega, master, blaster, diretor Boninho.

    Um diretor que passa por cima da real proposta de um Reallity Show para colocar em prática seus caprichos que ha muito tempo vem distorcendo o formato do programa. “Os escolhidos”são gostosas de academia, gostosos de academia, marombados, os falsos corpos femininos siliconados e essa portanto, não é a realidade do comum, da sociedade em sua maioria. Os classe média e os pobres em ascensão jamais poderiam ter os perfis dos escolhidos nesta edição 2011, pois um já viveu algum tempo na Europa, o outro tem casa em Miami, Florida e o outro já pousou nu em revista brasileira e por ai vai.

    Penso que essa oportunidade deveria ser garantida para todos, mas que ao mesmo tempo focasse nas pessoas que nunca teriam a oportunidade de ganhos de prêmio que o programa oferece, no caso, pessoas comuns e do povo.

    Mas esse é o meu ponto de vista, o da emissora com toda certeza não é, o da emissora talvez funcione assim: As pessoas com perfis comuns, com o perfil do povo e do povo, portanto não se enquadram na realidade da elite.
    Para que dar essa grande oportunidade a uma pessoa pobre ou remediada?
    Para que tornar a vida de um pobre comum e ajuda-lo na sua evolução?

    O legal e bacana é dar a oportunidade aos viajados, marombados, sarados e saradas e de preferencia os já resolvidos financeiramente, ao menos para manter uma vida razoavel, assim está perfeito.

    O Big Boninho Brasil é isso.
    O Reality Show fica como uma utopia, para que no futuro se for viavel, aconteça ao mundo do entretenimento.

    O que tem pra hoje é esse programa, que a meu ver, poderia ser bem interessante não fosse o processo exclusivista da emissora na escolha dos candidatos a participar do Reality Show.

    O fato é que esta emissora transforma tudo em uma ZORRA TOTAL.

  • Marcos AC Lopes

    Já basta o que você transcreveu. Não dá para ver mais nada. Dá nojo e vontade de quebrar o pau na Globo.A globo só toma jeito no que dia em que uma multidão chegar em seus portões para protestar contra essa baixaria. Aí ela cala.Afinal, é uma concessão pública e “propriedade de todos nós” e por isso mesmo temos o direito de mostrar claramente, sem rodeios a nossa indignação.

  • Marcus Sá

    Na verdade, deveria ser “Lixo Total”.

  • jose ribeiro jr

    Errado pensar que Casseta e Planeta tinha publico mais intelectualizado e que por isso perdeu audiencia. Aquele programa nao tinha graça e foi por isso que morreu. O Zorra Total é a mesma droga, um programa absolutamente sem graça, assistido por velhinhos e velhinhas que nao tem programa para a noite de sabado. Voces estao dando ibope a um lixo. Eu ficaria preocupado se tivessem fazendo uma crítica engraçada e inteligente ao Lula. Nao percam tempo com isso.

  • Marco

    Muito boa essa crítica do PHA: http://www.conversaafiada.com.br/politica

  • Eu gostaria muito que alguém pudessem dizer se a Rede Globo tem porta que possamos fazer críticas , principalmente ao programa zorra total que é um lixo !!!