Vaia e Noblat,vão tomar…

Crônica

Ah, mas eu perco a paciência… Estou chegando de viagem, cansado de ficar plantado em aeroportos desde as primeiras horas da manhã até o começo da tarde, mas se não escrever vou amargar esta dor de estômago pelo resto do dia.

Mas como tem gente cara-de-pau neste mundão velho sem porteira, meu Deus! O texto é de um baba-ovo qualquer da família Mesquita, publicado no blog de outro baba-ovo da família Marinho.

O ex-funcionário do Estadão Sandro Vaia escreve e outro funcionário , agora da Globo , o tal de Ricardo Noblat, publica um texto sobre os culpados pelas tragédias pluviais.

Mas se você, ó ingênuo leitor, acha que o autor aponta culpados, perdeu seu tempo. O texto se dedica a atacar os que criticaram os maiores culpados pela tragédia das águas, que são os governos estaduais e municipais, ainda que o governo federal não possa se dizer isento de responsabilidade.

Sim, porque as tragédias causadas pelas chuvas no Rio de Janeiro e em São Paulo não têm nada que ver com o volume das chuvas. Como digo aqui há muito tempo, todos sabem que todo ano inunda tudo o que está inundando e providências não são tomadas.

Como o cara-dura do tal Vaia não pode culpar o governo federal sem antes ter que reconhecer que quem tem que combater mesmo enchentes e deslizamentos causados pelas chuvas  são os governos estaduais e municipais, sai com esta:

Afinal, quem é que vai saber separar o que é fatalidade do que é incompetência política, humana,administrativa e gerencial, a não ser Deus ? E ele nunca estará disponível para dar entrevistas coletivas e contar quem é o verdadeiro culpado

Mas que história é essa, cavalheiro? Como assim, que só “Deus” pode dizer quem são os culpados por essas tragédias? Milênios de avanços da engenharia e não somos capazes de impedir que uma metrópole como São Paulo afunde em água e excrementos?

Ora, mas vá ser cara-de-pau assim lá na… Bem, em qualquer outro lugar que quiser…

Em São Paulo, os culpados são os governos estaduais do PSDB, primeiro, porque a magnitude do problema é tão grande que o governo paulista tem que apoiar. Em seguida, todos os governos municipais, ainda que em graus diferentes.

Sobre os governos municipais mais recentes, da última década, Marta Suplicy teve um mandato e a direita tucano-pefelê (José Serra e Gilberto  Kassab) teve dois e meio.

Claro que o governo federal poderia ir pra cima dos Estados e municípios em que ocorrem as tragédias todo ano, cobrando-os e denunciando-lhes a paralisia e o mau uso das verbas federais. Tem, pois, certa culpa.

Contudo, que fique claro que só quem pode atuar diretamente no problema são os Estados e municípios.

Se houvesse falta de apoio federal para obras contra enchentes, os Estados e municípios deveriam denunciar. Seriam amplamente apoiados, se fizessem acusações verdadeiras. Mas não denunciam porque há verbas federais. Só que não são usadas adequadamente.

Diante disso, quero usar este blog para mandar os tais Vaia e Noblat tomarem, digamos, umas doses cavalares de vergonha na cara. É um insulto esse texto empurrar ao chefe de São Pedro o que é de responsabilidade exclusiva dos políticos.