Liberdade na internet compensa seu eventual mau uso

Opinião do blog

Os recentes acontecimentos no Egito fizeram este autocrítico blogueiro repensar opiniões que acalentava sobre Barack Obama, tema sobre o qual já escreveu, e sobre o anonimato na internet, assunto ao qual prometera retornar e agora efetivamente retorna.

Obama, desde o golpe em Honduras já fazia por merecer o abandono da confiança que lhe fora dedicada. A recente constatação de sua hipocrisia ao tratar os ditadores (?) do Irã como satãs e os do Egito (!) como meninos levados terminou de matá-lo politicamente.

O que vale abordar agora, portanto, é o fato de que os benefícios da liberdade na internet podem compensar largamente os malefícios, pois o anonimato na rede é o que está permitindo que as pessoas tenham coragem de registrar por escrito a luta contra a ditadura egípcia.

Mais do que a motivação popular, vale destacar o poder que a internet está assumindo conforme a inclusão digital vai se ampliando. Seja para desmontar as mentiras da imprensa golpista e hegemônica no Brasil ou para ferrar com o ditador Mubarak no Egito.

Não deixa de ser preocupante que tarados e golpistas usem a rede para praticar seus crimes, mas, de fato, será melhor montar meios de investigar e punir crimes cibernéticos, mesmo que ainda não se saiba como fazê-lo completamente, do que dar meios às ditaduras, assumidas ou enrustidas, de intimidarem ou retaliarem quem os desafie pela internet.

Ou seja, a liberdade na internet compensa seu eventual mau uso, pois a primeira envolve a maioria esmagadora dos internautas e o segundo, uma ínfima minoria que usa o meio digital para delinqüir.

Bingo!

Quero, pois, manifestar-me claramente contra qualquer tipo de fichamento de internautas, pois a internet está se convertendo no último bastião das sociedades contra qualquer tipo de censura da comunicação, recurso primeiro das ditaduras.