O irã é aqui

Opinião do blog

Tentando pegar carona nos levantes populares no Oriente Médio, o site de O Globo publicou matéria que dá a impressão de que ocorre no Irã o mesmo que na Tunísia, no Egito e em outros países da região governados por ditadores amigos dos Estados Unidos.

O título da matéria do jornal da família Marinho é “Policiais usam gás lacrimogêneo para dispersar manifestação de Oposição no Irã”. O texto foi ilustrado com a foto abaixo.

O objetivo deste post é o de provar que a manipulação de fatos e imagens pode mostrar qualquer coisa que se queira. No vídeo abaixo, por exemplo, o leitor verá confronto entre a Polícia Militar e professores da rede pública paulista no ano passado.

Depois do vídeo, continuo.

Se você, leitor, ainda não concluiu aonde quero chegar, explico: e se um jornal iraniano usasse essas imagens para qualificar o governo de São Paulo como ditatorial por reprimir manifestações “com gás lacrimogêneo”?

Aliás, alguém pode me explicar qual é a diferença entre o Estado bater em opositores descontentes com o regime iraniano e bater em professores descontentes com o salário paulista? Em minha opinião, o Estado está tão errado no Irã quanto em São Paulo.

O Estado não deve agredir o povo, pois é seu empregado. Deve permitir manifestações pacíficas como a dos professores paulistas. Só não sei se deve permitir a dos oposicionistas iranianos, pois não sei se foi pacífica. A foto de O Globo sugere que não foi.