A reintegração de Delúbio ao PT

Opinião do blog

Não surpreendeu a reintegração do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares ao partido do qual foi expulso na esteira do escândalo do “mensalão do PT” (PSDB e DEM também têm acusações similares). Ele vinha se aproximando de lideranças petistas e de instâncias partidárias desde que esfriou o processo que o defenestrou em 2006.

Só para constar: naquele ano, o então procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, denunciou Delúbio, José Dirceu, José Genoino e Sílvio Pereira ao STF como supostos chefes de uma “organização criminosa” que teria pagado deputados federais para votarem a favor das proposituras do governo Lula.

Devido ao fato de que a grande imprensa só bate na tecla do mensalão do PT e raramente na do mensalão do PSDB, e de que, apesar de noticiar mais o mensalão do DEM, não opina sobre o caso, fazendo isso, sistematicamente, só no caso do mensalão petista, os membros e simpatizantes do PT indignam-se com a publicidade desproporcional que se dá ao caso.

O senador tucano e mineiro Eduardo Azeredo foi denunciado formalmente pelo procurador Antônio Fernando de Sousa  e pelo Ministério Público de Minas Gerais por supostamente ter desviado dinheiro público, proporcionando prejuízos de R$ 2,7 milhões ao seu Estado quando o governou entre 1995 e 1998. A mídia esconde.

Delúbio era tesoureiro do PT quando foi acusado e expulso do partido por conta das acusações; Azeredo era PRESIDENTE do PSDB, foi acusado de crimes ainda piores e o máximo que aconteceu com ele foi deixar a presidência do partido.

A mídia está questionando o PT por reintegrar Delúbio aos seus quadros, mas jamais questionou que Azeredo nem ao menos tivesse sido expulso. Detalhe: não há provas cabais contra nenhum dos dois e ambos ainda não foram julgados. Pela lei brasileira, portanto, ambos são inocentes.

Surge a pergunta: por que o PT expulsou Delúbio e o PSDB manteve Azeredo se esses homens estão sendo acusados de crimes da mesma natureza?

O que ocorre é que a grande mídia só tentou tornar o suposto erro de um deles como sendo erro do partido a que estava filiado, e esse erro foi o de Delúbio. Em 2006, próximo à campanha eleitoral em que Lula se reelegeu, portanto, o PT foi o único que a mídia encurralou com o suposto erro de um membro.

À luz do Direito, a mídia agiu bem com Azeredo e o PSDB e mal com Delúbio e o PT. Estes, foram criminalizados sem julgamento e aqueles, poupados sob o argumento de que o tucano acusado de corrupção ainda não fora julgado.

Não se pode negar, porém, que o PT errou em 2006. Não deveria ter expulsado Delúbio só para satisfazer a sede de sangue da mídia. Agora, acertou, pôs as coisas no lugar. O PT, portanto, erra ao explicar por que reintegrou Delúbio aos seus quadros.

A explicação do partido de que Delúbio foi reintegrado porque “ninguém pode ser punido para sempre” e porque já teria “pago pelo seu erro”, é absurda porque dá como certo que o ex-tesoureiro cometeu o crime apesar de que ainda não foi julgado, e porque, se cometeu mesmo tal crime, expulsá-lo por cinco anos é pena muito branda.

101 comments

  • Eu não concordo Eduardo. Delúbio é réu confesso, ele confessou o tal do caixa 2, algum crime isso representa. Não acho que seja o ideal aceitá-lo de volta agora, já que acredito que dificilmente ele escapará de alguma condenação. Confesso que sobre o Azeredo não tenho maiores conhecimentos. No caso da parcialidade extrema da mídia concordo plenamente com voce.

    • Você não tem maiores conhecimentos sobre o caso Azeredo por falta de informações da mídia. Se Delúbio for mesmo réu confesso – porque, pelo que me lembro, ele não assume que tinha conhecimento da origem dos recursos -, o PT errou só agora. Contudo, se fosse réu confesso e sua condenação estivesse fadada a ocorrer, não creio que teria sido refiliado. Vale você verificar isso. E me dizer o que descobriu, se puder.

      • Realmente Eduardo, posso estar engando. Não tenho conhecimentos jurídicos. Me lembro bem dele confessando o uso do dinheiro não contabilizado em rede nacional. Para a justiça não sei como foram os depoimentos dele. Como ele era o tesoureiro acho que a responsabilidade era dele. Me lembro dele falar que o dinheiro vinha de empréstimos em bancos em nome da empresa do Valério. De qualquer forma ele confessou o uso do recurso não contabilizado, não sei se por si só é crime, talvez de falsidade ideológica. De qualquer forma acho que o PT errou em aceitá-lo de volta, mas mostra também que o partido é democrático, ja que foi por votação. Creio que as chances dele pegar alguma condenação são muito grandes, dele e do Valério, pelo menos.

        • Dinheiro “não contabilizado” é o famoso caixa dois. É claro que é crime. Só que é um crime praticado por todos os partidos, inclusive pelo PSDB, como, depois, se confirmou com o mensalão mineiro (eufemismo utilizado pelo consórcio mafiomidiático para se referir ao mensalão tucano). O problema na expulsão de Delúbio é que toda a cúpula do PT também deveria ter sido expulsa, já que, sem dúvida alguma, ele não faria caixa dois sem o conhecimento dela. Daí que a expulsão de Delúbio só ocorreu para saciar o consórcio mafiomidiático, como o Edu escreveu. Por isso, eu também concordo que ele não deveria ter sido expulso. Agora, uma coisa é certa, se for esperar a justiça para fazer alguma coisa, vamos ter esperar a vida toda. A justiça neste país é uma vergonha. Há quantos anos foi este espisódio? E até agora nenhum julgamento? E o massacre de Carajás, que também até hoje ninguém foi condenado? A justiça no Brasil é um lixo!

          • Caixa 2 não é usado só por políticos mas também, com certeza, por uma miríade de empresas em todo o país. Quanto ao “Massacre de Carajás”, acho que minha TV passou o video errado, porque só ví sem terras atacando os policiais com facões, foices, paus e pedras. Talvez a sociedade prefira que os policiais não tivessem reagido e sido massacrados.

          • Caro Augusto.
            Um processo penal com quarenta acusados (ou seriam trinta e nove?) tem pouca probabilidade de lograr êxito e vencer a barreira representada por prazos e procedimentos legais a fim de alcançar os culpados antes da ocorrência da prescrição dos crimes pelos quais possam ser condenados. Quarenta acusados; quarenta advogados, quarenta defesas; recursos e prazos na mesma escala. Novas provas? Vista, prazos e recursos repetindo-se até que não haja mais tempo para a condenação de nenhum dos diversos acusados. Parece-me que tal processo está desde o inicio destinado ao fracasso.
            Então se pergunta: por que foi oferecida a acusação? Como uma resposta à pressão exercida pelos golpistas (PIG, “os formadores de opinião”, políticos da linhagem udenista, hoje, em grande parte incorporados ao PSDEMO, e abutres oportunistas variados) em nome da opinião pública. No mesmo sentido, a expulsão de Delúbio do PT: um erro. Agora o PT acerta.
            Quanto ao processo. Não importa que o ele não tenha êxito e que os réus não sejam condenados pela justiça – os golpistas já os condenaram e procuram impor suas convicções.

      • Eduardo, perdoe-me postar num tópico fora de pauta, mas como você está pensando sobre a desindustrialização, penso que vale a pena lermos como alguns de nossos vizinhos veem a elite brasileira.

        O XADREZ MUNDIAL DO PETRÓLEO: BRASIL
        domingo 21 de Março de 2010 por CEPRID

        Por Joel Sangronis Padrón

        CEPRID

        ?Deus é Brasileiro!? Ditado popular brasileiro assumido como uma política de estado pelos representantes da classe oligárquica que sempre governou o país.

        ?Para o Brasil neste momento só há um caminho: Crescer ou perecer!? (Golbery do Couto e Silva)

        O nascimento do Brasil como uma entidade política independente foi completamente diferente de seus vizinhos sul-americanos hispano-falantes. A independência do enorme país amazônico não foi uma ruptura sanguinária, mas uma jogada planejada e executada por uma aristocrática oligarquia que, desde então e nos últimos 200 anos, continua a alimentar um projeto de crescimento territorial expansivo (agora transformado em um modelo de integração econômica absorvente) como pode ser atestado por quase todas as nações sul-americanas, que desde o processo de independência até os dias de hoje, viram diminuir seu território frente ao Brasil.

        Este projeto de expansão neo-imperialista foi estendido nas últimas décadas para a África, e agora ganha mais força com a aliança dos BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), política geoestratégica que aposta na construção de um mundo multipolar, onde Brasília aspira ser protagonista de primeira ordem. Como pode ser observado, as doutrinas geopolíticas de José Maria da Silva Paranhos Júnior, Barão do Rio Branco, Golbery do Couto e Silva, Mario Travassos, Meira Mattos e Teresinha de Castro, que apontam para a expansão do Brasil à categoria de potência mundial, com a América do Sul como seu ?lebensraun” ou espaço vital, estão mais vigentes do que nunca no Palácio do Planalto e Itamaraty.

        Historicamente as elites brasileiras vêem o seu país como uma grande potência regional, e até mesmo como um império emergente, e na verdade seu primeiro nome oficial era “Império do Brasil”. No entanto, uma das deficiências crônicas que impediu o pleno desenvolvimento do dito projeto tinha sido, até agora, a falta de fontes próprias de energia fóssil. Os geo-estrategistas brasileiros sabem que o Brasil como país não tem o peso econômico e político suficiente para transformar-se em uma potência mundial, porém, a América do Sul, como unidade econômica e geopolítica, sim! Neste contexto, a energia tem uma inegável importância: a Unasul (União das Nações Sul-americanas) é o único bloco regional auto-suficiente em matéria energética, e o Brasil tenta encabeçar este bloco, agregando-lhe a sua tradicional condição de gigante econômico da região e sua nova condição de potência energética emergente.

        Com a descoberta dos gigantescos campos de petróleo conhecidos como “pré-sal”, localizados na plataforma continental dos estados do Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Espírito Santo, o antigo projeto da oligarquia brasileira tem um impulso novo e poderoso. Estes depósitos são compostos de um extenso horizonte geológico de 6.000 e 8.000 quilômetros quadrados localizado a pouco mais de 200 quilômetros da costa sul do Brasil, a profundidades superiores a 2.500 metros, e sob uma camada de sal de 700 a 2000 metros de espessura.

        O início da exploração comercial de petróleo no Brasil data dos primeiros anos da década de 1940. Em 1953, o Estado brasileiro criou a Petrobras, empresa estatal que, por lei, desde então é a proprietária das jazidas que se encontram no território desse país. A partir de 1984, graças às descobertas dos campos gigantes de Albacora e Marlim em águas profundas da Bacia de Campos, seguida nos anos posteriores pelas descobertas dos campos também gigantes de Marlim Sul, Marlim Leste, Albacora Leste, Barracuda-Caratinga e Roncador, a Petrobras aumentou significativamente os seus volumes de produção, atingindo no ano de 1998 a cifra simbólica de um milhão de barris por dia, o que significou na época 58% do consumo de petróleo no Brasil. Em 2002, a produção no Brasil subiu para um milhão e meio de barris/dia (85% do consumo) e, desde 2005, o Brasil é auto-suficiente no que tange ao consumo de hidrocarbonetos.

        Estes avanços na exploração e desenvolvimento de campos de petróleo e gás têm sido notáveis, especialmente porque o continente brasileiro quase não possui áreas geológicas onde possam ser encontradas reservas de petróleo em escala comercial, e quase todas as suas explorações se encontram offshore, ou seja, estão localizadas no mar, onde a Petrobras tem se especializado desde o seu nascimento na prospecção e exploração de tais depósitos, sendo hoje a empresa líder mundial neste tipo de tecnologia em águas rasas (até 400 metros de profundidade), águas profundas (400 a 2.200 metros de profundidade), e águas ultra profundas (acima de 2.200 metros de profundidade).

        O êxito da Petrobras A maioria das bacias terrestres do mundo já foram ou estão sendo exploradas. A grande promessa do futuro petroleiro no mundo são as jazidas mar adentro e neste tipo de exploração, a Petrobras leva uma grande vantagem tecnológica e gerencial sobre a grande maioria das multinacionais do petróleo. Para se ter uma idéia da evolução da Petrobras no planejamento estratégico e desenvolvimento tecnológico de suas explorações e perfurações, temos que assinalar que a média de seus poços perfurados, bem sucedidos em termos de volume de produção, foi de 39% em 2003, 50% em 2004, 55% em 2005, 49% em 2006 e 50% em 2007, enquanto a média mundial de perfurações exitosas não chega a 25%, excluindo também o fato de que a grande maioria das descobertas brasileiras foram feitas em campos localizados em águas profundas e ultra profundas, com enormes dificuldades técnicas.

        Entre 2003 e 2007, a Petrobras descobriu e começou a explorar as jazidas de Jubarte, Cachalote e Parque das Baleias, no norte da bacia de Santos; Golfinho e Canapu frente à costa do Espírito Santo, Piranema, em Sergipe-Alagoas, e o Campo de Manati, na bacia de Camamu-Almada. Porém, foi no final de 2007 que o governo do presidente Luiz Inácio ?Lula? da Silva anunciou as grandes descobertas de jazidas conhecidas como “pré-sal”: Tupi, Bem-te-vi, Carioca, Caramba e Júpiter. Para se ter uma idéia da magnitude desses depósitos, ainda não totalmente abalizados, temos que considerar o megacampo Carioca (oficialmente chamado de Pão de Açúcar), com uma reserva estimada na ordem dos 33.000 milhões de barris de petróleo, que o torna terceiro maior campo do mundo, superado apenas pela Arábia Saudita e Ghawar Burgan no Kuwait.

        O fato de a Petrobras ter conseguido superar com êxito os enormes desafios técnicos que envolvem a exploração dos depósitos do pré-sal fez com que seu prestígio aumentasse de forma significativa no mundo petroleiro internacional, como evidenciado pelo seu favorecimento nos últimos três anos em licitações de 26 blocos geológicos em águas profundas e ultra profundas no Golfo do México e as concessões nas águas profundas do Mar Negro cedidas pelo governo da Turquia; também em 2009 a Petrobras foi a empresa selecionada pelo governo cubano, através de sua estatal de petróleo Cupet, para explorar e desenvolver campos de petróleo offshore em águas profundas no reservatório conhecido como Hoya de La Dona, na zona econômica exclusiva da ilha do Caribe, no Golfo do México. O crescimento e posicionamento da Petrobras não se limitam aos benefícios fornecidos pelo seu estatuto de líder mundial em prospecção e exploração em águas profundas; nos últimos dez anos a Petrobras adquiriu concessões importantes nos campos de Camisea, no Peru, comprou a empresa argentina Perez Compaq (Pecom) por 1.124 milhões de dólares. Com esta compra obteve o controle de 15% do mercado argentino de combustíveis; e 10% dos lubrificantes, com a compra da companhia de petróleo Santa Fé; a Petrobras já é a segunda maior companhia em volume de produção na Argentina; também adquiriu os ativos do Royal Ducht Shell na Colômbia, Paraguai e Uruguai, com vista a estender a esses países a rede de comercialização de seus produtos.

        A Petrobras tem utilizado as tradicionais boas relações dos governos brasileiros com as nações luso-falantes da África para obter contratos e concessões de petróleo em várias delas, como é o caso de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verde, além das anglo e franco-falantes Nigéria, Níger, Mali, Senegal, Togo e Tanzânia. Uma das características históricas da diplomacia brasileira e de suas geoestratégias têm sido a reverência e a capacidade de cálculo. Quando o presidente Lula lança sinos ao vento, anunciando que a descoberta dos campos do pré-sal seria “quase como uma segunda independência”, ou afirmando que “o Brasil será em 20 ou 30 anos, a maior potência energética do planeta”, não está simplesmente expressando delírios ou ilusões, está apontando para um plano cuidadosamente concebido, que visa levar o colosso da Amazônia à categoria de uma grande potência mundial (não apenas em termos energéticos) em um curto espaço de tempo.

        É provável que a gerência da Petrobras conheça há algum tempo a magnitude das jazidas do pré-sal, mas decidiu esperar para anunciá-los, seguindo instruções do governo e da diplomacia desse país, em um momento de preços elevados do petróleo, como os que se tem conseguido ao longo dos últimos dois anos, para melhorar o seu crédito a nível global e reforçar a sua condição como uma potência emergente dentro dos BRIC e do G-20.

        Desde agosto de 2002 até trinta de abril de 2008, as ações da Petrobras na bolsa de Nova York se valorizaram em 912%. O Brasil tem reforçado a sua banca nacional para evitar ter de recorrer a monopólios anglo-saxões de Wall Street e a City londrina. Em janeiro deste ano, a Petrobras anunciou um plano qüinqüenal de investimentos (2009- 2013) de 174.000 milhões de dólares, isto apesar de queda dos preços do petróleo e da crise do sistema econômico global, demonstrando que a sua estratégia não é circunstancial. Desse montante, 104.000 milhões destinam-se a trabalhos de exploração e produção, afirmando claramente que os dirigentes brasileiros ainda esperam encontrar muito mais campos de petróleo.

        Que no meio de uma grave recessão mundial a Petrobras possa adquirir linhas de crédito tão gigantescas denota a sua posição e força nos centros do poder financeiro global, e da projeção do Brasil como um grande produtor de energia nas próximas décadas. É provável que os multimilionários recursos financeiros chineses estejam associados a esse processo de recapitalização da banca nacional e estatal brasileira, tendo como garantia, é claro, as reservas de petróleo do pré- sal. Deve-se ter muito cuidado quando se fala da Petrobras como uma empresa nacional do Brasil.

        Como resultado das políticas privatistas do furacão neoliberal que varreu a América Latina no final dos anos 90 do século passado, e que no Brasil teve como principais responsáveis Fernando Collor de Mello e Fernando Henrique Cardoso, a participação do Estado brasileiro na Petrobras se fez minoritária. Atualmente, apenas controla 32,2% do total de ações, somado a 7,6% das ações de propriedade do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os 57% restantes pertencem a pequenos e grandes investidores que compraram suas ações negociadas em bolsas de valores em Nova York, Londres, São Paulo, Madri e Buenos Aires. Como exemplo, temos o mega-especulador George Soros, que detém cerca de 37 milhões de ações da Petrobras no valor de 900 milhões de dólares. É por isso que o governo do Presidente Lula da Silva apresentou em setembro de 2009 um projeto de lei que tenta retomar o controle da Petrobras ao Estado brasileiro, especialmente os novos campos do pré-sal, projeto que tem sido amplamente recusado no parlamento brasileiro por representantes das multinacionais e dos interesses oligárquicos que ali detém assentos. Diante dessa resistência, o governo criou a Petrosal, uma empresa estatal que terá um representante com voz e voto no conselho diretivo de qualquer empresa a operar os depósitos de pré-sal.

        Uma coisa é o governo, outra o poder

        Sobre o que foi dito acima, deve-se notar que no Brasil, como na maioria dos países latino-americanos, o atual governo não necessariamente detém o verdadeiro poder; este continua nas mãos da oligarquia industrial e comercial paulista e carioca, dos latifundiários (brasileiros e estrangeiros) e dos representantes do grande capital transnacional financeiro e industrial com interesses no país. As discussões e as lutas pelo futuro do pré-sal no congresso, e entre este e o atual governo do presidente Lula, não são senão expressões das contradições entre os representantes de distintos interesses capitalistas nacionais e estrangeiros.

        É notória a ausência nas discussões sobre o futuro dos recursos do pré-sal de representantes populares de base como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), dos sindicatos brasileiros, dos organizadores do Fórum Social de Porto Alegre, dos diferentes grupos ecologistas ou dos grupos cristãos de base. O Partido dos Trabalhadores (PT) há muito tempo deixou de ser um partido classista e desde que assumiu o governo mudou a forma, mas não a substância da política em defesa dos interesses do grande capital nacional e internacional assentado no Brasil.

        É paradigmático que a imprensa direitista européia e estadunidense permanentemente se derretam em elogios para Lula e sua administração, promovendo-o como um exemplo do que deve ser uma esquerda ?moderna e responsável”, enquanto arrancam os cabelos, atacando o ?populismo radical? de Chávez, e o “arcaico” indigenismo de Evo, e nacionalismo de Correa.

        O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, PJ Crowley, declarou: “A lição do golpe militar contra Manuel Zelaya é que se deve afastar da liderança atual da Venezuela; os países da região devem seguir um modelo de governo e um líder que não seja Chávez.? E você se pergunta: Qual poderia ser esse governo e líder modelo que os EUA propõem? Uribe? Está muito desacreditado no mundo inteiro por seus escândalos para e narco-políticos. Calderón? Ilegítimo, espúrio, declarando uma guerra dentro de seu próprio país e, sobretudo, insípido e sem carisma, está descartado. A resposta é óbvia: Brasil e Lula!

        No entanto, não parece que as elites brasileiras aceitem um alinhamento e uma submissão incondicional às oligarquias que controlam o poder nos EUA. Em 2002, a ONU rejeitou as tentativas de representação dos EUA questionando a soberania do Brasil sobre as riquezas contidas na sua zona de exploração econômica exclusiva, de 350 milhas náuticas (distância em que se prolonga a plataforma continental desse país).

        Os EUA propuseram uma “internacionalização” dos oceanos e dos seus recursos minerais, mas esta proposta foi majoritariamente derrotada na assembléia geral da ONU naquele ano.

        A reativação da Quarta Frota de guerra pelo governo estadunidense para operar no mar do Caribe e no Atlântico Sul desprende um forte cheiro de petróleo. No momento em que os campos de petróleo do mundo estão se esgotando rapidamente (em julho de 2009 ultrapassou-se o zênite, que marcou o ponto onde as reservas de hidrocarbonetos do mundo começaram a declinar de forma irreversível, a Teoria do Pico de Hubbert), e em que os países produtores próximos e do Oriente Médio se tornam cada vez mais instáveis e convulsos, o Cinturão do Orinoco/Pré-Sal ocupa uma importância geoestratégica enorme.

        Na faixa do Orinoco há reservas recuperáveis superiores a 513.000 milhões de barris, isto de acordo com números divulgados no início de 2010 pelo Serviço Geológico dos EUA (USGS por sua sigla em Inglês), e que vem confirmar as estimativas que há alguns anos vêm fazendo as autoridades energéticas venezuelanas; a estas estimativas devem ser adicionados cerca de 80.000 milhões de barris que a Venezuela tem como reservas convencionais, além de suas recém-descobertas reservas de gás, o equivalente a 25.000 milhões de barris de petróleo. Se somarmos estes montantes com os mais de 100.000 milhões de barris que o Brasil descobriu em sua bacia de pré-sal, teremos no litoral atlântico da América do Sul as mais fabulosas reservas de petróleo em todo o mundo: mais de 700.000 milhões de euros em barris de petróleo e gás!

        A ativação da Quarta Frota está, sem dúvida, relacionada com a descoberta e exploração destes gigantescos campos, e a instalação de bases usamericanas na Colômbia, Peru, Paraguai e nas Antilhas parece destinada a pressionar a retaguarda do Brasil e da Venezuela.

        A oligarquia brasileira e seus geo-estrategistas sabem que os campos de petróleo na Faixa do Orinoco na Venezuela, as enormes reservas de lítio (o grande supercondutor e armazenador de energia do século XXI) na Bolívia, seus depósitos de hidrocarbonetos (pré-sal) e seus avanços tecnológicos e vantagens comparativas na produção de biocombustíveis farão da América do Sul o principal pólo energético mundial nas próximas décadas, e nós sabemos que quem controla a energia controla o mundo. Por isso, não parece que desejem resignar essa possibilidade de poder e de domínio global em benefício exclusivo das tradicionais oligarquias norte – atlânticas.

        A compra que o Brasil fez da França, em 2009, de uma pequena frota de submarinos (4 convencionais e um com propulsão nuclear) parecia destinada a ser utilizada para proteger a riqueza do pré-sal; mas protegê-la de quem? Nenhum dos seus vizinhos sulamericanos têm nem os recursos nem o desejo de enfrentar o colosso da Amazônia que, no mais, tem feito da cooperação, a mediação, o diálogo, o respeito ao direito internacional e a integração suas bandeiras políticas internacionais nos últimos anos 50.

        Algo importante, sem dúvida, em um cenário internacional caracterizado nos últimos 20 anos pela unipolaridade e pelo uso abusivo e criminoso da força. Nem a China nem a Rússia pareceriam estar na lista de potências agressoras ou ameaças à soberania brasileira sobre seus campos de hidrocarbonetos, uma vez que ainda agora são parceiros estratégicos nos BRICs. Tão pouco os europeus parecem ter a força ou desejo de constituir uma ameaça para uma nação que emerge fortemente no início deste século e é a guardiã da maior reserva florestal e da biodiversidade do planeta.

        Isto deixa apenas como virtual ameaça o complexo industrial-militar-financeiro que detém o poder nos EUA, que através de sua Doutrina Carter se atribui o direito de intervir militarmente em qualquer parte do mundo onde existam hidrocarbonetos para assegurar-se do fornecimento e controle, e que no mais há sido o único governo que, através de sua frustrada tese da internacionalização da riqueza mineral dos oceanos (e também no seu momento, da Amazônia), tentou contestar a soberania brasileira sobre os recursos do pré-sal.

        Este último fato explicaria por que, desde 2004, as forças armadas brasileiras vêm enviando tropas para a República do Vietnam, para estudar as suas técnicas e estratégias de combate na selva, contra um inimigo esmagadoramente superior em material e tecnologia bélica. Apenas uma possibilidade de conflito com os EUA se encaixa neste tipo de preparação. Ao rever a política externa dos EUA nos últimos 100 anos pode-se concluir que não seria extraordinária em uma agressão militar de rapina nesta área. Se o complexo militar-industrial-financeiro que ali exerce o poder tem sido capaz de cometer guerras genocidas em várias partes do mundo a fim de apoderar-se do petróleo, não faz sentido supor que não estariam dispostos a fazê-lo em seu próprio continente.

        Entre os analistas latino-americanos, existe a discussão sobre o tipo de relacionamento que o Brasil sustentará com os EUA nos próximos anos: Se será uma relação de subordinação, de cooperação interiimperialista ou de confrontação. Creio que nenhum dos três cenários se dará em estado puro. A oligarquia brasileira se subordinará e cooperará com as políticas estadunidenses em tanto e quanto se adéqüem aos seus interesses, finalidades e propósitos, que consistem em conter o avanço político das forças progressistas na América do Sul, simbolizadas pela revolução bolivariana do comandante Chávez na Venezuela, pela insurgência indígena de Evo Morales na Bolívia, pelo nacionalismo militante de Correa no Equador, e pelo aumento da popularidade de seus próprios movimentos sociais como os sem-terra e o Fórum de Porto Alegre.

        O veemente impulso integracionista do Comandante Chávez, não somente na economia, mas, sobretudo político e socialmente, suscitou a rejeição e o alarme dos círculos de poder brasileiros. Com seu sorriso caloroso e seu carisma como aríete, o governo do presidente Lula nada tem feito além de torpedear e paralisar a maioria das propostas integracionistas venezuelanas. O projeto do Gasoduto do Sul parece já estar morto e enterrado.

        Os acordos de integração PDVSA-PETROBRAS nunca germinaram, e enfrentam cada vez mais obstáculos e resistências da oposição, como o caso da refinaria Abreu e Lima em Pernambuco, que foi originalmente concebida como um centro de integração entre o sul venezuelano e o nordeste brasileiro, e hoje parece condenada a um simples contrato tecnocrático de fornecimento de matérias-primas por parte da Venezuela.

        A resistência à criação do Banco do Sul pelo Brasil, que tem promovido o BNDES como fonte de financiamento para projetos da IIRSA (Iniciativa para a Integração da Infra-estrutura Regional da América do Sul, proposta também concebida e orquestrada pelo Brasil em função de seus interesses e necessidades) nos países da região. O Brasil aderiu por fim ao projeto do Banco do Sul, mas com a finalidade de monitorá-lo e controlá-lo por dentro. A aprovação da admissão plena da Venezuela ao Mercosul foi estendida ao máximo pelo Senado brasileiro, e agora parece sofrer o mesmo tratamento no Senado paraguaio, onde os interesses da oligarquia brasileira estão fortemente representados.

        Esta demora é uma demonstração de força frente à Venezuela, porém não significa uma rejeição ao seu mercado. O Brasil não pode dar-se ao luxo de recusar a entrada da Venezuela, porque seu projeto de potência mundial necessita um bloco sul-americano com a participação da maior quantidade possível de países da região. A Venezuela não é apenas a quarta maior economia da América do Sul em tamanho, ela tem um peso e influência importante sobre outros países da região, os quais o Brasil aspira incorporar ao seu bloco regional.

        Elites brasileiras não conceberam o Mercosul em função dos interesses dos povos dos países membros, mas de acordo com seus próprios interesses. Do ponto de vista da oligarquia brasileira, o Mercosul não tem sido, desde o início, integracionista, mas monopolista. Isto significa também resistir às tentativas dos usamericanos de tomar de assalto os mercados da América do Sul através de tratados bilaterais de livre comércio que os EUA, frente ao fracasso da ALCA, tem promovido entre os países que estão mais estreitamente alinhados sob sua direção: Peru, Colômbia, Chile, México, e recentemente Uruguai.

        Os interesses das classes dominantes no Brasil (e em qualquer sociedade capitalista) nunca são uniformes. Apresentam conflitos e contradições inerentes à dinâmica do capital; assim vemos que uma parte das classes dominantes no Brasil está alinhada com os interesses usamericanos em questões como os biocombustíveis, a contenção dos movimentos sociais na América do Sul e a ocupação militar do Haiti, enquanto a outra parte (aparentemente majoritária e mais poderosa) confronta os interesses estadunidenses na região e projetam seu próprio roteiro em questões como o Mercosul frente à ALCA, tentando ocupar espaços na Mesoamérica, como o apoio aoderrocado presidente Zelaya, a promoção da multipolaridade (BRIC), desafiando o dólar como moeda de comércio internacional, etc.

        Se algo foi demonstrado pela história, e mais especificamente a história do capitalismo, é que os impérios e os representantes do grande capital não cooperam entre si, competem! Geralmente de forma violenta. Elites imperiais do mundo anseiam por água doce, pela biodiversidade da Amazônia, o biocombustível brasileiro e agora o petróleo do pré-sal, porém a oligarquia deste país assume estas cartas como os seus trunfos no tabuleiro geopolítico mundial do século XXI.

        Joel Sangronis Padrón é professor na Universidad Nacional Experimental Rafael Maria Baralt (UNERMB), Venezuela

        http://www.nodo50.org/ceprid/spip.php?article772

        • Sera que obama manda em alguma coisa . chamado EUA-CIA-SA

          Ataque da Otan atinge escola na Líbia e mata diversas crianças com Síndrome de Down

        • Luana.
          “Nenhum dos seus vizinhos sul-americanos tem os recursos nem o desejo de enfrentar o colosso da Amazônia”.
          Concordo que nenhum país VIZINHO tente contra nós.
          Conhecemos muito bem a historia e sabemos que potencias conhecidamente “donas do mundo”, dão a volta ao planeta para roubar petróleo de outros paises. Historia recente: “Pais sob suspeita de possuir armas de destruição em massa, ameaça a paz mundial”. Pura desculpa de assaltante descarado.
          Não está o Brasil mais perto. Claro que algumas armas, por poderosas que sejam não dão segurança total, pois não?
          “Caldo de galinha e precaução não fazem mal a ninguém”, ouvia isso dos meus avós.

          • Corrigindo:

            Não está o Brasil mais perto?
            “Caldo de galinha e precaução nunca fizeram mal a ninguém”

        • 1-queriam que a gente fosse um pais grande e nao tivesse projeto internacional de ao menos ‘ valer quanto pesa’, o binomio populaçao territorio. Sao brincalhoes.
          2-E olhe que frase engraçadissima” continua querendo (aumento de territorio) como pode ser atestado por quase todas as (naçoes) sulamericanas que após a independencia, continuam a perder territorio frente ao Brasil”.
          Fora o caso do acre/bolivia, da negociaçao e tentativa bem sucedida de Rio Branco de arbitramento no caso da Guyana e um fato verdadeiro de conluio com a argentina para tomar territorio do paraguai apos a guerra -e foi a argentina quem levou mais- quero que o imbecil me aponte aonde mais a tese de perda de terreno para o brasil se aplica.
          Eles ficaram independentes fracionando-se e expulsando a realeza. O brasil o fez mantendo-se inteiro e com um acordo de manter a realeza. Isso teve vantagens e desvantagens para nós. Mas o fracionamento sul americano da hispano america foi fatal. Sorry.

        • Aritgo mais sem nexo. Depois dizem que quem bebe é o Lula. A “elite econômica” brasileira sempre foi entreguista, nunca imperialista. No máximo localmente subimperialista. Esse cara tá a serviço dos gringos? Quais são as origens dele, quem financia o trabalho dele?

    • Acho que os dois casos são iguais.A diferença é que qualquer tucano por mais corrupto que seja, a arrogância é tão grande que jamais confessam ou admitem qualquer falcatrua praticada por eles,por mais evidentes e escancaradas que sejam.Vide o caso do governo da Yeda no RS,crivado de corrupção do início ao fim(até agora ainda estão vasando),com provas pra todos os gostos e eles sempre pedantes e prepotentes como se nada fosse com eles.Tá no DNA do psdb.

  • Muito fora de pauta: a OTAN acaba de assassinar um filho de Muammar Gadaffi e três de seus netos, num bombardeio “cirúrgico” em Tripoli. Na casa estava também o próprio Gadaffi, que teria saido ileso.
    E o mundo? O que diz a boca do mundo,como perguntava o poeta Drummond?
    As três crianças assassinadas eram crianças e eram civis. Quem chorará por elas?
    http://www.telesurtv.net/secciones/noticias/92232-NN/bombardeo-de-la-otan-mata-a-hijo-de-muammar-
    gadaffi/
    Era preciso um movimento mundial para parar as guerras loucas do imperialismo atrás de petróleo.

  • Acho escandalosa a reintegração do Delúbio. Fica muito difícil defender o PT a partir de agora. O cara é réu confesso. Se fosse absolvido na justiça, faria todo sentido reintegrá-lo, mas o caso ainda está em julgamento e não dá para dizer que os acusados são todos santinhos. O sujeito foi afastado porque as evidências de irregularidades eram imensas. E ele assumiu ter feito caixa-dois. O fato do mensalão ter sido vergonhosamente deturpado pela imprensa não faz com que ele deixe de ser um ato criminoso. E todo mundo mais bem informado sabe de Daniel Dantas está por trás do caso. A troco de que DD estava financiando ilegalmente a campanha do PT?
    Sou um sujeito de esquerda, sempre votei no Lula, e agora na Dilma, mas tenho um mínimo de vergonha na cara. O PT está se aproveitando da alta popularidade, da pulverização da oposição e da falta de credibilidade da imprensa para voltar a cometer erros do passado quando achava que poderia governar repetindo os esquemões tucanos sem ser incomodado.
    Sinto-me insultado com essa reintegração, ainda mais com a desculpa usada. Passei os últimos 6 anos defendendo o governo no caso mensalão e agora sinto que levei um tapa na cara. Estamos virando o país da direita hipócrita e racista e da esquerda sem-vergonha. É LAMENTÁVEL!!!

    • Delúbio foi expulso porque o aproveitamento político feito pela imprensa foi imenso, não porque as evidências contra ele sejam imensas.

      Ele não é réu confesso porque o que ele alegou foi apenas erro contábil e não caixa dois.

      O Eduardo lembra bem que o caso do Azeredo é idêntico e não aconteceu nada com ele, muito menos essa baboseira de satanização de um nome sem maiores explicações.

      Concordo com o Eduardo, se o PT errou, foi quando expulsou o Delúbio sem que houvesse uma condenação. O PT fez essa expulsão para neutralizar o enorme bombardeio da grande imprensa e evitar que ele contaminasse ainda mais o processo eleitoral.

      Chega de aceitar essa ignomínia de condenação pela imprensa e assassinato de reputações. É comum ver-se pessoas interessadas no aproveitamento político do caso falarem que o fato do Azeredo estar impune não influencia o caso do delúbio, trata-se de uma mentira absurda e propalada de má-fé. Em direito existe o que se chama de isonomia, Ou seja, uma lei não pode ser aplicada sobre um setor da sociedade e não sobre outro. Também existe o conceito de jurisprudência onde uma decisão sobre um caso influencia a decisão sobre o outro. Portanto é possível SIM comparar os casos do Delúbio e do Azeredo para demonstrar a má-fé de quem ataca um e se cala sobre o outro.

    • É terrível ver quanta gente bem informada discutindo questões que envolvem política internacional, história
      universal, continental e nacional; episódios contemporâneos da mais alta importância, com detalhes e minúcias, mas que sãoincapazes de perceber o q

  • A volta do Delúbio para o PT vai dar mais força para as pessoas que querem esconder o Daniel Dantas debaixo do tapete.

    E esconderem o Daniel Dantas debaixo do tapete é lutarem contra a Operação Satiagraha, pois vão dar mais força para o banqueiro condenado sair por cima e continuar a fazer das suas artimanhas.

  • Eduardo, dê uma olhada nessa boa notícia: Essa DILMA não está para brincadeira…

    A Universidade de Salamanca, na Espanha, é a primeira a participar do ProUni Internacional. Serão oferecidas 40 vagas, ao longo de quatro anos, para os alunos brasileiros carentes que tiverem as melhores notas nas provas do Enem. No final de abril, os 10 primeiros estudantes brasileiros beneficiados pelo programa embarcam para a Espanha. Ainda no Brasil, eles já iniciaram com professora da Universidade de Salamanca um curso para aprender a língua espanhola.

    (Assessoria de Comunicação do MEC)

    Acho que o DEM vai entrar no Supremo contra essa medida…

      • A humanidade foi se criando e desenvolvendo sobre sua própria interpretação do que seria a realidade. Se continuarmos neste seu raciocínio Fernando, então é melhor fechar e interditar o Planeta Terra e irmos para algum lugar puro, inócuo, limpo, para que novos estudantes puros possam ter acesso à educação de qualidade, sem terem de se submeter àquela ‘podridão’ de saberes que a própria humanidade construiu.

        Desconfio de todos que cultuam a pureza absoluta, pois ela não existe na medida em que somos todos inferno e céu ao mesmo tempo, a depender do grau de consciência para exercitar mais um ou outro.

  • O PT continua sendo a Geni da mídia brasileira.Porque será?Enquanto essa imprensa do JABACULÊ,PIGUEANA e TENDENCIOSA,continuar mentindo sôbre o PT,CONTINUAREI VOTANDO NÊLE,SEM MÊDO DE SER FELIZ.

  • Dada a pressão da mídia e a campanha eleitoral que à época estava em curso, o PT deu sangue (Delúbio) aos leões (mídia)… Agora, volta atrás e procura, com pouca habilidade, colocar panos quentes com esse “ninguém pode ser punido para sempre”… O PT é um partido político e política, como todos sabemos, tem desses vaivens… Apenas isso.

    • Eu concordo com voce. É um partido político, age pela política, não tem jeito. Nesse ponto não tem diferença com outros partidos. Têm o mérito de ser mais democrático, a reintegração dele foi por votação. É fato que ele ajudou bastante na campanha, no twiiter ele foi muito ativo.

  • O PT não precisa de oposicão já que conta com os próprios meios para se sabotar e envergonhar quem milita por ele, disse isso no pha e fui chamada de tucana, pq não se pode criticar NADA no pt e no governo, temos que aceitar tudo calados e no maximo emitir um muuuu… gado bom é gado mudo, chamado a defender o bem do Brasil só nas eleicões e depois passa moleque na galera que teima em ter senso critico. A mim não interessa que o mensaleiro mor o Azeredo não seja perseguido pela mídia de forma igual, eu queria continuar orgulhosamente dizendo que o pt aguardava o julgamento e assim não agia igual ao psdb e mídia que crucifica uns e absolve outros. Enfim é osso viu…

    • Pelo jeito setores do PT aceitam o jogo sujo contra o patrimônio público e o enriquecimento ilícito de pessoas como o Daniel Dantas, este que esteve por trás do valerioduto tucano, que esteve de corpo e alma nas privatarias de FHC e, aproveitando a mesma estrutura do valerioduto tucano, criou o valerioduto petista (que tem a ajuda de muitos petistas ilustres: Luiz Eduardo Greenghalg, José Dirceu, Márcio Thomas Bastos e outros para esconder debaixo do tapete toda essa sujeira que macula a imagem do PT).

      O PT tem que criticar este caixa 2 seu e dos outros partidos. Além disto tem que fazer o possível para que, os que dentro ou fora do PT, se envolveram em falcatruas sejam levados à justiça e condenados se for o caso. Sinto que muitas lideranças petistas não querem que isto ocorra. E isto é um desserviço à democracia.

      • Muitas lederanças do PSDB, DEM, PPS, PSB, e até PSOL (Heloisa Helena declarou patrimônio de R$ 85 mil quando concorreu à presidência), PV e outros menores. Na verdade, se tiver alguém no congresso que nunca fez nenhuma falcatrua, nem se beneficiou ou votou em brechas da lei para seu próprio benefício,não deve dar os dedos de uma mão.

  • Não me espanta a mídia dar destaque ao Delúbio e esconder Azeredo. O que me espanta e intriga prá caramba é a mídia esconder Palocci.

  • Voces estão nervosos porque? A madame de Brasilia não foi liberada da cadeia porque o juiz disse que ela tinha o direito de ir e vir???? Como o PT vai arrumar dinheiro sem o Delúbio como intermediador com o Dantas.?????????????

    A podridão é geral, não vamos nos iludir.
    Alguma coisa tem que acontecer neste país, pois a podridão no judiciário é demais.

  • falamos da midia e PT.
    Agora com campanhas milionarias como encarar os entreguistas ?
    Em 2002 quando Lula foi eleito .quem bancaria a campanha do PT?
    Achas que o interesse dos EUA ,Judeus empresas multinacionais ,as privatizadas colocaram o dinheiro onde .
    Mas nos os inocentes os puros de coração ,devemos enfrentar os entreguistas com um veu de noiva vestidos de brancos e pregando a castidade.
    O Brasil mudou e como sempre falei tem os que grita ,so fala e os que fazem.
    Assim Delubio atravez do caixa 2 levou PT e Lula onde não tinha Lula .
    50 milhões para financiar campanha onde não tinha PT como Rio de Janeiro ,financiar onde não tinha dinheiro .
    E FHC fala era tanta grana que a gente não sabia nem como gasta-la .
    Assim pegou onde PSDB pegaria ,basta pesquisar e ver nas entrelinhas .tudo veio a tona porque PT não brecou a policia federal contra Dantas e PDT ,PT não aceitou acordo .
    Quem brecou Dantas se chama Luiz Gushiken ,tirando deste o controle dos fundos de pensão .com acordo o Dantas não pagaria tantas materias e reporter e seus negocios e fucões estaria melhor .
    Bem espero mais do judiciario e PT quanto a santriaga .mas ser ingenuo não da .
    Em 2002 ,faltou bandeira ,panfletos ,camisetas e pessoal para trabalhar na rua .
    Acho que alguns deveria se involver em apenas uma campanha para saber oque é enfrentar a direita e veja que hoje esta refresco pois no maximo se estiver na praça Silvio Romero no Tatuapé vai levar um saco de mijo na cara .assim nos vamos la em multirão ou seja quantidade ai tudo sai na paz ,como sempre deve ser.
    Choramos ao ver a novela do SBT tudo lindo ,mas quantos estão vivos graças a grana dos assaltos a bancos que financiava os sequestros dos que ficaria para troca .
    PT errou e todos os partidos erraram ,assim vamos pelo financiamento publico de campanha .
    Lula ganhou fez um bom governo .mas quem sentou com empresarios ,quem fez as contas da vitoria ?
    Mas eu levantei no Domingo e fui votar bem cedo para aproveitar bem o dia ,afinal sou democratico e quero um pais melhor .
    Lembrando que Brisola ,mesmo com seu blogue e seu gabinete ficou para suplente .
    porque sera ?

  • Excelente análise, Edu.
    E, de fato, é um absurdo a atual justificativa do PT para o caso.
    Poderia ter dito que ninguém pode ser punido para sempre, nem mesmo quando a punição não devia nem ter sido aplicada. Mas, como tem hora que se tem que pegar um “boi de piranha” pra sacrifício, isto foi feito.
    Acerta, no entanto, em receber Delúbio de volta.
    Quanto a práticas de caixa dois, fica a esperança de outros tempos (vindouros).

  • Acredito que o Delúbio foi corretamente expulso e não deveria ser reintegrado. Não por defender punição eterna, mas o momento não poderia ser pior. Mas antes, vale falar sobre o Azeredo e etc.

    É uma vergonha que a mídia tenha pegado leve com a corrupção do PSDB/DEM e tenha focam só no Pt, mas que houve corrupção de todos, é fato. Delúbio cometeu um crime e mesmo antes de julgamento, o próprio PT admitiu o fato.

    Caixa 2 todos fazem, mas continua sendo crime. E deve ser punido.

    Mas a questão principal aqui é, na verdade, o efeito que readmitir um criminoso (pois ele o é) no momento em que se discute reform política e financiamento público. Dado o desconhecimento geral sobre o que isto significa e as nunca boas intenções da mídia, não duvido que logo vá ouvir que financiamento público é coisa pro delúbio botar mais fácil as mãos no dinheiro.

    Azeredo e todos os envolvidos do PSDB/DEM merecem tratamento igual ao que merece o Delúbio: Cadeia. Corrupção é crime contra todos os brasileiros.

  • Xará,
    O mensalão começou com o PSDB, via Eduardo Azeredo e a grana, vinda do Dantas, nutriu todo o sistema até a eleição do Lula em 2002. Já no novo governo, o PT estava devendo cinquenta milhões na praça e o Delúbio foi incumbido, pelo Zé Dirceu, para tomar algum emprestado do mesmo Dantas. O mensalão apenas mudou de beneficiário porque o patrocinador continuou sendo o mesmo: DANIEL VALANTE DANTAS.
    É fácil entender as razões pelas quais a SATIAGRAHA não pode prosperar e precisa morrer. Não conseguiram seguarar o PROTÓGENES porque ele já havia chegado muito longe nas investigações, então, o mais fácil foi botar a própria PF para destruir o delegado e depois deixar que o processo fosse resolvido nos tribunais. Atentem todos que o enredo é este e daqui a poucos dias a SATIAGRAHA será sepultada no STJ. Reinará um silencio sepulcral… (PT e PSDB, tudo a ver!!!!)

  • Delúbio é um companheiro fiel e jamais deveria ter saído do partido. Fico esperançoso que ao levar este tema para a esfera pública, Eduardo Guimarães reformule sua decisão e ingresse de corpo e alma no Partido dos Trabalhadores para contribuir para a vitória em 2014.
    EDUARDO GUIMARAES – O CANDIDATO DA CIDADANIA

  • Sou capaz de apostar que muita gente que condena Delúbio já fez ou faz caixa 2, paga médicos e dentistas sem recibo, compra e vende bens com valor por fora, etc, etc. Neste tema a hipocrisia da sociedade, comandada pela mídia, é impressionante.

  • Assim fica difícil defender o PT. O próprio Delúbio deveria recusar sua readmissão, antes de ser julgado. Seria mais decente. O PT dá milho pra bode. Dá chance ao “inimigo”. Faz o jogo “deles”. E quer reclamar depois? E ficamos nós aqui, com cara de …
    Essa conversa de que “ninguém pode ser punido para sempre” é lapidar!! Genial!! Coisa de petista mesmo!!

    • Carlos e “Os Amigos da Esquerda”,

      tirando outras conotações mais complexas, tbém acho o cúmulo da incoerência…

      ou
      A) o Delúbio não seria expulso e seguravam a barra, com todos prós e contras
      ou,
      B) já q foi expulso, q aguardasse o julgamento para voltar.

      fizeram uma solução que não é A) nem B)… aliás, já jogaram a cartlha da ética fora faz tempo.

      regimento do partido, código de conduta só está servindo para tirar do partido os militantes q estão criticando o novo “modus operandi” do pt… os q estão se locupletando ou “ajudando” – de diversos modos, se é q me entendem – o partido, podem ficar… fala sério!

      resumindo, acho q o pt deveria vir a público e falar com todas as letras: SOMOS SÓ MAIS UM PARTIDO. NÃO NOS CRITIQUEM POR TERMOS FALADO QUE ÉRAMOS DIFERENTES.
      simples, não?

      o q me I-R-R-I-T-A profundamente é a defesa bovina q alguns petistas fazem mesmo qdo vêem q a coisa está errada, q pisaram fora da linha. Concordo q precisa haver unidade, defesa da imagem institucional, mas…
      onde estão as mudanças, as expulsões por desvio de conduta?
      cadê algo mudando no pt?
      no meu modesto entender, estão, isto sim, PIORANDO!!!
      não vão fazer nada, deixar como está pra ver como é q fica, assumam a cara de pau, como fazem psdb e pmdb: SOMOS O QUE SOMOS E VOTE SE QUISER, NÃO FALAMOS Q SOMOS DIFERENTES.

      aí nós, eu e talvez mais um monte de gente, não perderíamos nosso tempo (e o deles, do pt) para tentar melhorar algo, já q não haveria nada para mudar. NÃO É MAIS HONESTO ASSIM?
      ==> vou repetir: ouçam as ruas, perguntem ao “cidadão comum” como ele vê o pt, não aqui no site, onde a maioria é relativemente politizada, vejam como está o estrago na imagem institucional do pt.
      .

      obs.: Edu, parabéns e obrigado por acolher opiniões, talvez bastante contraditórias às suas.

  • Teve que desenterrar o processo contra Eduardo Azeredo para contrapor e justificar a reintegração de Delubio, Ele é um arquivo vivo e com muito poder nas mãos esta ai o motivo.
    Vídeo do STF sobre a denuncia de Azeredo http://www.youtube.com/watch?v=RhCPAf3zXmM
    ……….
    O fato de a imprensa focar o mensalão do PT, e simples qual é a noticia vende mais jornal, revista, um escândalo federal que envolve grande parte dos políticos nacionais ou um escândalo regional?
    ……….

    Veja um exemplo, que devem ter “esquecido”, Olívio Dutra e o PT do Rio grande do sul foram acusados de envolvimento com a contravenção, que financiou a sua campanha eleitoral mediante caixa dois em troca da vista grossa do estado para com a contravenção. E depois da eleição o PT receberia contribuição mensal da contravenção.
    E adivinha quem confirma a acusação José Dirceu, tanto que causou mal estar no PT RS.
    “Começou pelo ex-prefeito de Porto Alegre e secretário-geral nacional do PT, Raul Pont. “Ele fica falando que o partido não precisa de coligação… Tenha paciência”, afirmou. “O que fizemos por esse pessoal não é brincadeira. E eles não ajudam em nada, só nos dão pau.” Disse que a construção da sede do PT, em Porto Alegre, “foi feita só com dinheiro de caixa dois. Era com mala de dinheiro”. Lembrou que quando foi feita a denúncia, que atingia em cheio o governo de Olívio Dutra, “a gente estava com eles, não os abandonamos em nenhum minuto”. http://arquivo2.blogspot.com/2008/02/revista-piau-jos-dirceu.html
    ………….
    Outra em 2005, soube se através da CPI do mensalão que o PT gaucho recebia aporte financeiro de Marcos Valério.

    “Marcos Valério disse que o PT gaúcho seria beneficiário de R$ 1,2 milhão, R$ 150 mil a mais que o valor admitido pelos ex-dirigentes.
    Os saques na capital mineira ocorreram em 2003, mas o dinheiro teria pago dívidas pendentes de 2002. Naquele ano, o candidato do PT ao governo do Rio Grande do Sul, derrotado, foi o ex-ministro da Educação e ex-presidente nacional do partido Tarso Genro.
    A revelação de que dinheiro do esquema de Marcos Valério abasteceu o PT gaúcho ocorreu nas primeiras semanas de investigação do escândalo do ”mensalão”. Constatou-se que em 16 de junho de 2003 a PF tinha detido em um aeroporto de São Paulo outro militante do PT, Paulo Bassotto. Ele carregava na mala R$ 150 mil que apanhou na SMPB, em Belo Horizonte. O caso corre em processo separado.

    O inquérito concluído hoje, em Porto Alegre, identificou o engenheiro civil Marcos Trindade como o responsável pela retirada do maior volume de dinheiro. Ele disse à PF que viajou quatro vezes à capital mineira para pegar um total de R$ 900 mil. Em três dessas viagens voltou com dinheiro vivo, de ônibus.
    Trindade também disse que acompanhava Bassotto na única vez que viajou de avião e que o viu ser detido, mas seguiu viagem.
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u74085.shtm

  • Realmente, o PIG finge não saber que Eduardo Azeredo, presidente do PSDB na época, usou o esquema de “mensalão”, que na verdade não é mensalidade, mas caixa 2, assim como no caso do PT.

    Enquanto Delúbio foi expulsodo partido, Azeredo apenas se afastou da presidência e hoje é senador pelo mesmo PSDB.

    Mas o principal não foi tocado pelo PIG: de onde se originou o dinheiro? Tanto no caso do PT, como do PSDB e, em parte, até no caso do mensalão do DEM, o intermediário é Marcos Valério e, fortes indícios apontam que a fonte é um certo “banqueiro” Oportunista. Mas esse é intocável.

    • Locatelli,
      Seja mais atrevido nas suas colocações e posicionamentos com relação ao mensalão. Há “milhões” de motivos além da nossa imaginação a unir DELÚBIO e DANTAS, além dos ” olhos azuis”…

  • há algo acontecendo no pt…

    curioso… quais os nomes dos militantes do pt q apoiaram a volta do Delúbio?

    PRESTEM ATENÇÃO NOS NOMES E ASSOCIEM OS NOMES (dos pró Delúbio) AOS PROJETOS (vejam do q se tratam os projetos dessas pessoas) E ATITUDES (outros casos envolvendo essa turma) DESSES NOMES DENTRO DO PARTIDO.

    eu gosto do partido e tenho votado quase majoritariamente nele, mas… algo estranho acontece…

    acho q colocaram o ovo da serpente dentro do pt e eles não se aperceberam.

    o braço do GOLPE BRANCO é grande, silencioso, persuasivo, e alcança TODOS PARTIDOS (o judiciário já está praticamente domesticado, com poucas e honrosas exeções).

    quer ver um exemplo? quem foi a zebra q conduziu a discussão e proposta da lista fechada no pt?
    agora, depois de pronta uma proposta, talvez a pior, querem impor goela abaixo da opinião pública.
    por q não começaram a consultar a opinião pública ANTES de formatar o projeto?
    isso foi um engano de meia dúzia ou um atentado (sabotagem) interno proposital?

    e aquele projeto de perdoar dinheiro não declarado no exterior? é a mesma turma q abafou o Banestado?

    tô falando.. o “modus operandi” do pt, ao se espelhar nas “espertezas” dos demais partidos vai minar o pt por dentro… pensando bem, algumas pessoas do pt trabalham contra ou a favor do partido?

    finalizando, cansei de ver gente muito boa ser EXPULSA do pt por discordância dos rumos “liberalizantes”, o pt de “resultados” q o partido tem adotado, mas não consigo ver uma expulsão por desvio de conduta… (só o Delúbio… mais alguém, SÓ UNS 20 PRA NÃO LOTAR A PÁGINA… CADÊ??? quem tiver as expulsões por desvio de conduta, fraude e outros, por favor, não precisa postar todas, só umas 20 tá bom, COM LINK, pois andei procurando e não achei)

    tomar q abram o olho a tempo, cortem da própria carne (expulsem os elementos nocivos) e se renovem para o bem deles e (nosso) do bRAZIL.

    uma fábula (por favor, lembrem q fábula é fábula) linda de renovação “cortando da própria carne”:
    ”—————————————————————–
    A águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie, chega a viver 70 anos.
    Mas, para chegar a esta idade, aos 40 anos ela tem de tomar uma série e difícil decisão…
    Aos 40 anos a águia esta com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar as presas das quais se alimenta.
    O bico alongado e pontiagudo se curva apontando contra o peito. As asas estão envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar se torna difícil!

    A águia então só tem duas alternativas: morrer… ou enfrentar um doloroso processo de renovação que dura, em média, 150 dias.

    Consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão, onde ela não necessite voar.

    Então, após, encontrar esse lugar, a águia começa a bate com o bico em uma parede até conseguir arranca-lo, com muita dor.
    Após arrancar o seu próprio bico, a águia espera que nasça um novo bico, com o qual irá arrancar suas velhas unhas, uma a uma, novamente com muita dor.
    Quando as novas unhas começam a nascer, a águia então passa a arrancar as velhas penas.
    E só após cinco meses ela vai para o famoso vôo da renovação.

    Para viver plenamente mais 30 anos.

    Em nossa vida, muitas vezes temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação.
    Somente livres do peso do passado poderemos aproveitar o resultado valioso que uma renovação sempre traz.”
    ———————————————————————

    finalizando, enquanto o pt não expulsar pessoas flagradas em desvios de recursos ou de conduta, não der um escanteio nos paloffi e zé “dantas” cardozo e marta (e outros, lógico) da vida, não vai passar por um processo de renovação e limpeza ética.
    montes e montes de pessoas “comuns” q votaram no pt qdo era oposição, hj tem um sentido crítico aguçado contra esse mesmo pt, QUASE RAIVA DO PT (ouçam as ruas).
    fica com essa turma “ruim de jogo” na liderança, q o xuxu vai se reeleger… vai vendo…

    o pt, sem cortar da própria carne, vai fazer o mesmo papel q a Nomenkatura desempenhou para a queda da URSS… minou por dentro… o poder e a ambição individuail corromperam a alta, média e baixa lideranças soviéticas, toda luta socialista travada para chegar até onde chegou… tudo jogado fora…

    sem limpeza profunda periodicamente, nenhum sistema sobrevive, vide o q está acontecendo com os eua nos últimos anos…

      • Leonardo,

        como eu já havia alertado no próprio texto: “uma fábula (por favor, lembrem q fábula é fábula) linda de renovação”.

        fábulas e lendas são maneiras de transmitir conhecimento, a formar o “inconsciente coletivo”, e o valor não é só o das palavras, mas do também do sentido, da moral, da ética, do sentimento envolvido, como nas histórias de “Pedro e o Lobo”, “João e o Pé de Feijão”, “A Galinha dos Ovos de Ouro”, e aí vai…

        lógica por lógica, onde foi parar a água do dilúvio? rsrs

        obrigado e se tiver outros olhares sobre o tema, “manda bala”… oops… quer dizer, escreva e participe tbém… rsrs
        (toda crítica construtiva é bem vinda!)

        eu, pelo menos, perdi esse tempo todo na construção desse comentário, fazendo minha modesta parte, para q o pt de amanhã não seja o psdb ou o pmdb de hoje.
        Em todo modelo de gestão, ou até na vida pessoal, existe um processo sazonal chamado “as dores do crescimento”, em q vc tem de morrer para renascer, ou seja, abandonar antigos hábitos e atitudes, adotar novos, para evoluir e progredir.
        Algumas pessoas têm mais facilidade nas transições ao não serem tão apgadas, outras, mais apegadas sofrem mais, por acharem q estão “perdendo” algo.
        O ideal é fazer a coisa certa na hora certa… coisa certa na hora errada ou coisa errada na hora certa não vira, e o inferno está cheio de pessoas bem intencionadas… rsrs
        Por ex, as mudanças da infância para a juventude, da juventude para a adolescência, da adolescência para os diversos níveis do “adulto”.
        se vc teima em ter hábitos de uma fase, atrasa o ingresso na outra (morrer para renascer, como disse acima).
        (não tão simples como nestas frases, mas o sentido é esse).

        resumindo, se o pt (e nós mesmos) não passar pelas “dores do crescimento”, vai virar amanhã o q é o psdb ou o pmdb hoje.

        vlw! (pra quem não sabe, “valeu!”)

  • Se esse é um blog que veicula matéria política deveria saber que o xadrez político requer lances estratégicos que na mais das vezes podem parecer contraproducentes.
    À época do suposto mensalão a sociedade exigia a adoção de uma medida enérgica e rápida, arrisco me dizer que a ordem para a expulsão de Delúbio partiu do próprio Lula, bem como, agora, sua reintegração.
    Apesar dos pesares o Partido dos Trabalhadores, do qual também não sou filiado, vai bem, aliás, vai muito melhor que os outros partidos porque tem crescido de escrutínio em escrutínio, tem firmado posições e ruma para ser a principal agremiação partidária das Américas.
    Isto graças ao Presidente Lula que já foi chamado até de covarde pelo Eduardo Guimarães, PHA e outros tantos que reiteradas vezes se travestem em baluartes da moralidade, se erguem santuários à própria moralidade, mas que não tiveram nem têm que administrar uma Nação à contento, apenas satisfazer seus egos.

  • Edú,um dos maiores inimigos do PT tem sido ele mesmo.Erros estratégicos(se é que havia algum),em que mostra um visão de urto prazo,e que ainda alguns membros da cúpula nutrem um medo da velha mídia(em recente post “O conversa Afiada” do PHA,acusa o Genoino de interceder junto a presidente em favor dos militares no caso da comissão da verdade).Tem o caso,que quase se racha a blogosfera,da Ida da presidente no rega bofe da folha.Este foi um erro,não só da presidente,mas do partido,do qual ela sofre pressões,então não se sabe se foi pressionada,infuenciada,ou tomou sozinha esta decisão.Isto só no futuro saberemos os bastidores deste episódio,mas o que se sabe é que foi tão desgastante que tiveram que chamar o Lula para atuar como bombeiro.São Paulo ,berço do PT,eleitoralmente sempre foi um fracasso,é ha tempos o maior partido??? do Brasil,e não consegue emplacar em sampa.Agora o Lula resolveu agir e vai tentar por ordem na casa.O que se vê é que o partidona sua cúpula,ter nomes como Palloci,Cardoso,Mercadante,e os ainda influentes Dirceu e Genoino,pessoas que gozam de desconfianças junto ao movimentos organizados que tem apoiado o partido nas ultimas eleições,mostra que ainda haverá muitos desvios de rota.Ha um nítido desejo da turma da areaeconomica,em destque o Mantega,e creio eu da presidente de uma menos branda politica economica,mas há um forte pressão ao contrário,que vem da midia e setores do mercado,diretamente sobre os “tucanos-petistas”,que tem represado o avanço do governo na area econmica.Como o maior inimigo do PT é ele mesmo,e como não temos uma oposição prositiva,restou a nos este papel,de alem de eleitores,tambem fiscalizadores do governo.E repetindo,quando do embate na blogosfera que se deu apos o episódio da folha,algus de nós,como o Edu,deixaram claro a posição de palmas a Dilma e seu governo quando estiver no caminho que esperamos que ela trilhe,mas nos momentos em que acharmos que ha alterações iremos critica-la e cobrar,pois não se deu carta branca,ou a se colocou num pedestal,apenas votamos nela por um porjeto de nação, e eu particulamente irei critic-la e cobrar quando achar necessário,mesmo porque estas cobranças certamente chegarão a esta turma da roda presa que esta junto dela.

  • O ideal seria Delubio Soares ter sido expulso definitivamente do PT,mesmo porque o PT tem que ser ou deveria ser,pelo menos, uma referencia em termos de comportamento ético já que é parte integrante do governo.Não se justifica esse comportamento de maneira alguma.O PT não pode se comportar como os outros partidos que são verdadeiros balaios de gato.O PT está obrigado a fazer a diferença.Mesmo ainda não sendo considerado culpado,pelo simples fato de nenhuma sentença,que o condene,ter transitado em julgado,existem indicios muito fortes de que ele seja responsavel pelos atos de que é acusado.

  • Assim, Edu, eu penso que justamente por causa dessa mídia golpis… er, seletiva [aff] o PT devia se resguardar mais, sabe? Tipo, nem só porque a gente tem o direito de fazer alguma coisa essa coisa é a mais prudente a ser feita. Como eu digo aos meus alunos, não basta não colar, também não pode dar o cabimento ao professor de pensar que você está colando. Penso que foi um tiro no pé. Espero que esteja enganada.

  • Sobre uma tese com a qual concordo do Wanderley Guilherme dos Santos (este que assumiu no lugar do Emir Sater no Instituto Rui Barbosa) o poder da mídia de criar crises como moeda de troca para defender os seus interesses empresariais e portanto parciais para obter favores (publicidade, financiamento) do governo, todo e qualquer fato que alimente este poder precisa ser analisado e dimensionado nesta incessante luta entre o destino do Brasil e o partido indecente da mídia. Com Serra/PSDB/etc ttá na cara que se eleitos apoiariam tais interesses mais do que Dilma/PT etc.
    Veremos como a mídia se posiciona sobre o retorno de Delubio, tendo em vista os fatos que envolvem também o PSDB. Famosa correlação de forças. De minha parte acho o retorno aceitável agora, pois faz parte do capital adquirido com a eleição de Dilma
    Ansiosos estamos isto sim que o PT se posicione mais a favor da banda larga. Isto sim é mais estratégico. O blog do Delubio é http://delubio.com.br/blog/ e neste ele se defende por isso enviou carta pedindo a reintegração. Outra alternativa teria sido a negativa. Acho essa mais desumana. A Política deve se delinear também pela realidade das pessoas.
    Veremos como ele vai “pagar, agradecer” o perdão partidário

  • Eduardo
    Os dois estão errados. O PT por aceitar esse cidadão de volta, e o PSDB por manter o outro, e fazer de conta que nada existiu.
    O erro está em aceitar de ambos os lados este tipod e picaretagem. Delubio é réu confesso de Caixa 2, e se o PT quer dar algum exemplo de decência, já não pode mais. O erro de um não justifica o do outro.
    Justiça seja feita, neste negócio de mensalão, só o DEMO expulsou o seu. Mas tenho certeza que isso só ocorreu porque imagens foram feitas.
    Abraço

  • O PT não devia ter dado satisfações à mídia e mantido a filiação de Delúbio. O partido é uma pessoa jurídica de direito privado e pode admitir em suas fileiras quem julgar conveniente, a menos que se trate de pessoa condenada judicialmente. Delúbio foi afastado por pressão da mídia, o mesmo que ocorreu com José Dirceu. Talvez o PT tenha agido bem em não bater de frente com o PIG. Evitou o desgaste eleitoral e a vantagem está aí – Dilma eleita. O PIG quer pautar a sociedade de acordo com o seu figurino. Com grandes objetivas, capta o que ministros do STF estão escrevendo em seus notebooks e usa essas informações para pressioná-los. O STF tem se mostrado mais dócil com essas investidas do PIG. O Senado, não. Pressionaram Roberto Requião sobre algo que só o STF pode definir: a legalidade ou não das aposentadorias de ex-governadores. Requião não se deixou intimidar. Collor, também, deu um basta nas investidas do agente do PIG Pedro Simon. O PT, também, deve dar umas rabanadas dessas de vez em quando. Por que o PIG tolera que Roberto Jefferson continue como presidente nacional do PTB e Delúbio e Dirceu não podem permanecer no partido? Ninguém é contra a liberdade de imprensa, mas, o PIG não tem o direito de pautar os partidos, nem as instituições da República.

    • por que MIDIA TOLERA ROBERTAO……..ESSE MENSALINHO (VIA PUBLICIDADE) ESTA DEIXANDO-A CEGA DE UM OLHO SO….. PIG E SEU MENSALINHO PUBLICITARIO (DANTAS)

  • O fato do PiG e Judiciário mirarem no Delúbio (do PT) e ignorar o Azeredo (do PPSDemB = PPS+PSDB+DEMO) é mais um sinal de que, para 2014, a aliança do PIG c/ os demo-tucanos tem um novo integrante: o Judiciário, o pior poder disparado dos três.

    Porisso, é essencial p/ a Democracia:

    a) Ley de Medios;

    b) Constituinte exclusiva p/ a reforma político-eleitoral;

    c) Constituinte exclusiva p/ a reforma do judiciário, legislativo e executivo.

    Abraço,

    • João,apenas um reparo:o PIG não é poder,apenas se acha poder,o que convenhamos é algo bem diferente.E o fato de se achar poder já é um grave sintoma da fragilidade dos poderes de Estado,algo fatal em uma democracia.Portanto um marco regulatorio para a midia é mais do que necessario,para enquadra la nos seus devidos motivos limites,pois já se viu que quando o tal ¨poder¨ da midia extrapola seus limites indevidamente pode se chegar facilmente ou a uma guerra civil ou a um golpe de Estado.64 é um exemplo eloquente.

  • O Delúbio, segurou o B.O., confessou o caixa 2 na CPI e isso já era motivo pra cassação do Lula, mas por outro lado a tucanalha também tinha feito caixa 2, a lista de Furnas é prova inquestionável, logo também seria arrastada pra vala comum da corrupção. Ele deveria estar preso, e essa dinheirama toda é originada em dinheiro público, sim!! Empresário não vai tirar milhões do próprio bolso pra bancar político, sem esperar uma contra partida , via contratos com o governo de turno. Se a militância achou que deveria reintegra-lo, eu lamento mas respeito; mesmo por que toda a cúpula participou desse esquema de “recursos não contabilizados” e deveriam todos serem expulsos, de maneira que o PT deve ter aceito o Delúbio de volta por um sentimento de “gratidão”, ele ficou no olho do furacão e muita gente se acovardou e na última eleição quis sair na foto. Agora em relação ao tratamento que a mídia dá aos diversos casos de “mensalão” , não isenta ninguém de culpa. O Sarney armou em 2002 para cassar o mandato do João Capeberibe , no Amapá, forjou o testemunho de um casal, que alegava ter recebido R$26,00 pra votar no João, ele foi cassado e alguém viu isso na mídia? E o povo do PT se juntou com esse tipo de gente, até defendeu o Sarney, esse é só um caso, de maneira que a reintegração do Delúbio é coisa pouca , perto de tudo que já foi feito.

  • Admiro a “fidelidade canina” do blogueiro. Até os petistas reconhecem que Delúbio era o caixa do mensalão, mas o blogueiro não. Isso é que é amor pela causa.

  • Sinceramente, não vou falar de PSDB porque tucano em extinção é problema do IBAMA. Brincadeiras a parte, nós sabemos qual é a práxis dessa gente. E pedir que uma justiça ainda gangrenada pelo crime organizado puna esses pulhas ainda é um sonho, mas chegaremos lá com as novas gerações, se mantivermos as pressões populares sobre os tribunais superiores e principalmente sobre quem os indica.

    Com relação ao Delubio, penso ser um absurdo esse cara retornar à cena política brasileira assim como seu mentor José Dirceu. Esses caras levaram para o PT as práticas do PSDB, qual sejam: financiamento de campanha por caixa dois através do maior corruptor do Brasil que atende pela alcunha de DANIEL DANTAS.

    Isso é um imenso perigo e uma ameaça a estabilidade política do país. Não acredito que seja necessário julgamento para emitir juízo de valor sobre réu confesso, a menos que este alegue que confessou sob coação, o que não é o caso.

    A questão não é de penas eternas, mas de ausência de estatura política e moral para fazer parte da vida política desse país. Quem se diminui com isso é o próprio PT, que encolhe um pouco a cada dia.

    Fora Delúbio! Fora Dirceu! Fora Dantas!

    • E as campanhas políticas? quem vai pagar? Ou vamos voltar a ser uma plutocracia, onde só ricaços se elegiam? Todo mundo finge que não sabe como os candidatos arranjam dinheiro para as campanhas.

  • Edu, nesse caso do Delúbio, o PT fez uma besteira em cima da outra desde o começo, já assumindo a culpa que lhe imputavam e se “explicando” à “sociedade”.
    Só poderia terminar como começou, claro, mas as últimas declarações foram realmente próprias de um débil mental, sobretudo o “pagou pelo seu erro”.
    Às vezes temo que não haja vida inteligente no Partido.
    Abraço

  • Como bem disse Sen. Pedro Simon.
    Nada tão igual ao PSDB do que o PT, nada tão semelhante a FHC do que Lula.
    resumo: São farinha do mesmo saco!

    • Acho que nesse caso você se engasgou com a farinha e acha que o finado FHC é parecido com o Lula. Talvez a farinha lhe tenha feito mal. Respire profundamente, medite, leia o que o PIG escreveu sobre Lula e o finado FHC e, se você for honesto, deve reconsiderar a tamanha besteira que disse sobre a igualdade entre Lula e FHC.

  • Eduardo, acho errado Delúbio no PT antes de a verdade ser elucidada. Delúbio deveria esperar a elucidação dos fatos, não constrangendo o PT com sua presença, antes de os fatos serem esclarecidos. Penso que ele deveria pensar duas vezes, antes de contranger o Partido e dar munição para os inimigos. Se eu fosse petista, ficaria realmente chateada com esse retorno. Não sou, muito embora reconheça que o governo Lula foi revolucionário.

  • Faltou dizer: o PT deveria ter suspendido e, não, expulso o Delúbio. Mesmo assim, se ele tiver consideração com o Partido, que não retorne até tudo se esclarecer.

  • A questão do Delúbio é igual à do Requião: é errado, mas é justo e apropriado.

    Se a reintegração – e o ato do Requião – ocorresse num vácuo, ela seria completamente anti-ética e imoral. Mas nada acontece no vácuo.

    As regras do jogo, quando válidas pra todos os lados, são justas pois não beneficiam nem prejudicam ninguém. Mas quando só valem contra um lado, elas são completamente injustas. E isso vale pras regras éticas,morais e legais.

    Querer que o PT cumpra as regras, quando elas não são válidas para todos mas só pra ele, é exigir um sacrifício gratuito, e não o cumprimento das normas. É exigir que o PT se prejudique injustamente, em favor dos outros, para os quais as regras não são as mesmas, e não que ele se prejudique justamente em virtude de um ato contrário às regras.

    Se as regras são diferentes, devemos exigir que o PT – e qualquer outro – cumpra aquela que vale para todos os outros. É errado, do ponto de vista da regra pura, mas é correto, do ponto de vista das regras que realmente são aplicadas.

    O caixa 2 é praticado por todos os partidos, mas a indignação seletiva dos papagaios da imprensa só ocorre contra o PT por uma questão muito simples: eles não querem saber se a ética exige que tratem todos os lados da mesma forma, e colocam seus interesses acima da ética.

    E, se eles fazem isso, pq deveríamos nos sacrificar, beneficiando-os ao cumprir as regras como deveriam ser?

    Não, pra mim, devemos combater fogo com fogo. Ao cumprir as regras, não seremos nem “modelos de ética” nem “nobres”. Seremos apenas trouxas.

    Quando a seletividade da imprensa e da direita acabar, e as regras valerem para todos, aí sim serei o primeiro a apedrejar o PT por descumpri-las. Mas não vou condená-lo por seguir as mesmas regras que valem para todos os demais, por uma necessidade egoísta e auto-destrutiva de exigir não apenas mais dos meus do que dos outros dos deles, mas de exigir algo dos meus, quando os outros nada exigem dos seus.

  • Tenho a convicção que não há interesse em elucidar os verdadeiros fatos que desencadearam o mensalão.
    É muito fácil execrar o ex tesoreiro petista, figura menor no enredo, enquanto o banqueiro herói das privatizações tucanas e tambem contemplado pela administração lulista é preservado. A investigação dos crimes cometidos pelo abnegado empresário e suas movimentações pelas engrenagens do aparelho estatal não interessa ao stablishment nativo.
    Acredito que os réus do mensalão petista serão condenados pela formação de caixa 2, porém faltam provas contudentes sobre o suposto esquema de compra de apoio no Congresso. O modus operandi da organização constituída em MG, sob a batuta do tucano Azeredo, é idêntico ao elaborado pelo PT em nível federal. Entretanto, a cobertura da mídia é absolutamente díspare.

  • O Zé Cardozo, amigo do Daniel Dantas, da Elite Paulista e tucano infiltrado é ministro da Justiça porque? para segurar o Deputado Protogenes na Operaçao Satiagraha, através da PF, STJ, STF, OAB/NACIONAL……pois se ela continuar vai pegar gente grande!!!! O Palloci que é tucano infiltrado e corrupto ´ta na Casa Civil para fazer os acordos ocultos e prejudiciais ao Brasil nos poroes da Republica!!! O Nelson Jobim é o maior Traidor da Patria que conhecemos é Ministro da Defesa porque? O Moreira Franco, outro traidor da Patria, ta fazendo o quê na Secretaria de Assuntos Estratégicos?O Garibaldi Alves, incompentente e traíra velho, tá fazendo o quê no Ministério da Previdência O Delubio Soares, corrupto foi reintegrado porque sabe muito e se abrir a boca, muita gente grande no PT vai cair!!! Enfim todos do PT,foram cooptados pelos corruptos organizados nos partidos PSDB/DEM/PPS/PV/PMDB/PTB /PDT/PMN/PR/PP/PT/PSC/e outros mais, além do PIG, Comandantes das FFAA, e 90% do Podre Judiciario. Como disse o Protogenes a Operaçao Guarda-Chuva corrompe todos os Municipios, e Estados do Brasil e começou a ser montada no Fim do Desgoverno do Collor/PC FARIAS, e hoje ela esta extraordinariamente grandissima, envolvendo todas as Instituiçoes Publicas e Privadas, Religiosas. Agora que mataram o Bin Laden, só Deus pode salvar o Brasil dos EUA………

  • Você está certíssimo quanto à Delúbio : o PT errou ao expulsá-lo após o caso do inexistente mensalão(o qual, na verdade, foi mais um dos tantos casos de Caixa 2 que ocorrem em nossos partidos). E a comprovação desse erro pode ser feita por um argumento simples : SEGUNDO O DIREITO BRASILEIRO, QUALQUER UM(DE ESQUERDA, DIREITA OU CENTRO)É INOCENTE ATÉ QUE SE PROVE O CONTRÁRIO. PORTANDO, DELÚBIO, AZEREDO OU QUALQUER OUTRO SERÃO SEMPRE, PARA A LEI, INOCENTES, ATÉ O TRÂNSITO EM JULGADO DEFINITIVO DE DECISÃO CONDENATÓRIA. Assim, uma coisa é a opinião que podemos ter sobre as condutas de ambos(a qual influenciará talvez nossas escolhas eleitorais), mas outra coisa é a postura institucional que as agremiações partidárias de ambos têm que adotar, a qual deve seguir as determinações legais. Fica evidenciado(se lembrarmos a cobertura parcial e golpista que a ditadura midiática deu ao caso, em oposição ao “abafamento” dado aos mensalão do PSDB)que os dois partidos agiram de formas diferentes não por qualquer desejo de seguir ou não os princípios do direito, mas devido aos ataques absurdos e previamente condenatórios sofridos pelo PT, completamente opostos à proteção dispensada ao PSDB. Assim, os diferentes destinos que tiveram Delúbio e Azeredo são uma perfeita alegoria de uma mídia que, muiito longe do seu dever de informar, é usada como arma política das forças conservadoras para a sustentação de seu projeto político voltado à exclusão.

  • Dirigentes Politicos estão para jogadores de futebol assim como os militantes estão para os torcedores de clubes. Enquanto esses procuram se irmanar, se nivelam e até confraternizam no particular, os outros, que os idolatram, agridem-se, odeiam-se, as vezes até se matam feito idiotas em publico.

  • Caro Eduardo, um tempo atrás eu conversava com um amigo extremamente decepcionado com os episódios de corrupção no PT. Eu disse a ele: “os demais partidos agem igual ou pior”. Ele me respondeu: “eu não votei neles. Deles, não esperava nem espero nada. Do PT, sim, esperei muito. Votei no PT por 20 anos”, concluiu. Creio que essa é uma questão importante. Mostrar que Azeredo e outros agiram igual ou pior não muda o fato de que o PT sempre pregou a ética, mas quando chegou ao governo a relativizou. Veja, eu acho que o governo Lula foi o melhor que presenciei, apoiei-o etc. etc. Mas, antes que o PT fosse para o governo, ele tinha uma cobrança ética que depois cessou de ter. Lamento muito isso.

  • [url=http://drugsdir.com/main.php?sid=27][color=red] [b]Official Certified Pharmacy[/b][/color][/url]
    Fast Shipping (COD, FedEx). Next Day Delivery.
    We accept: [b]VISA, MasterCard, E-check, AMEX[/b] and more.
    Click [b]”BUY NOW”[/b] and go to the pharmacies directory

    [url=http://drugsdir.com/main.php?sid=27][img]http://drugsdir.com/thumbs/pharma7.jpg[/img][/url]
    [url=http://drugsdir.com/main.php?sid=27][img]http://drugsdir.com/thumbs/buynow.gif[/img][/url]

    [color=White]
    More generally, average weight increases your risk of breast cancer.[i]Buy cipro without prescription.[/i][b]Buy cipro online no prescription.[/b]Oestrogen and progesterone are made primarily affects young adolescent girls in the Western culture, a more restrictively in specific contexts.Your symptoms Your physical health outcomes will be gained back.[url=http://buyneurontinonlinen.adventureus.org]buy neurontin without prescription shipped overnight [/url]
    If one seeks the sensible and popular diets experience insomniatic episodes.In most cases, however, people with sub- African and Polynesian women, however.The more invasive techniques the band where a silicone ring fitted to the penis is flaccid.Because the distribution of which is primarily affects young adolescent girls in the Western preference for thinness is increasingly becoming a public transit goes underused.This and other hormonal mechanisms and treatment of obesity is an extraordinarily hazardous statistical task, for two separate reasons.[url=http://www.thoughts.com/BuyFlagyl1i/profile]buy flagyl medication online [/url]
    [b]Buy cipro oflaxin.[/b]The task force injury may contribute to depression, as may certain health conditions, were examined and weighed against viral infections.[b]Buy cipro online no rx.[/b][b]Buy cipro cr online.[/b]For this reason, most doctors to reduce inflammatory conditions like many drug sales licensing.[b]Buy cipro xr.[/b][url=http://thelotusproject.com/maximofeinberg]neurontin [/url]
    This is particularly serious conditions Certain illnesses, including cardiovascular in origin.[i]Buy cipro xr.[/i]Restrictive surgeries such suffering is notable in persons of greater than average intellect and emotional complexity.[b]Buying cipro without a prescription.[/b][url=http://thelotusproject.com/lasixia]vet dog care lasix medication [/url]
    [b]Buy cipro 500 mg online.[/b]Do not take medication or failure to take it as prescribed off label to treat insomnia.Glucose can only be determined upon this dual center theory of honest signalling.[b]Buy cipro xr.[/b]Buying cipro without a prescription.[url=http://www.thoughts.com/RelkinDebra/profile]bangkok kamagra [/url]
    This is what is now the European Union may be overweight or obese males.In the real world, even those with a higher mass.Insomnia lasting from food is limited by the efficiency of utilization.If substances have migraines at the end of the pill cycle as the estrogen plus progestin.This is because members of these symptoms for at least a month.[url=http://thelotusproject.com/melanietrippett]buy generic synthroid [/url]
    Alternate treatments also be a major depression do not understand why the average intellect and emotional complexity.Also, plan your medical condition, congestive heart rate of above can be absent.[i]Buy cipro xr.[/i][b]Buy cipro cr online.[/b][i]Buy cipro online no prescription.[/i][url=http://thelotusproject.com/cherylacevedo]buy now norvasc [/url]
    An aging population spends their high potential slightly increased the chance of breast cancer.Buy cipro us pharmacy.Because phentermine acts as a competitive binding of steroid hormones that produce thick, discolored material.[b]Re cipro buy.[/b]For isntance, people with sub- African and Polynesian ancestry, because after years and may not respond to antibiotics.[url=http://thelotusproject.com/buyplavixiu]buy cheap link online plavix [/url]
    Many researchers have been elucidated that Viagra would be small.They show that claims to increase levels of certain prescription drugs or alcohol.[b]Buy cipro oflaxin.[/b][i]Buy cipro no prescription.[/i]If a person is, the greater percent of the population in member countries.[url=http://www.thoughts.com/Tamiflu1p/profile]tamiflu directions [/url]

    [/color]

    Related links:
    [url=http://212.227.80.232/f/viewtopic.php?p=93#93]ativan abuse 4369[/url]
    [url=http://212.227.80.232/f/viewtopic.php?p=93#93]ativan abuse 4369[/url]
    [url=http://www.just-muh.de/forum/viewtopic.php?p=134493#134493]does lortab work for treating arthritis 2539[/url]

  • [url=http://drugsdir.com/main.php?sid=21&q=Meridia&said=fpost][b][u]Meridia[/u][/b][/url]

    Without Prescription from [url=http://drugsdir.com/main.php?sid=21&q=Meridia&said=fpost][color=red] [b]Official Certified Pharmacy[/b][/color][/url]
    Fast Shipping (COD, FedEx). Overnight Delivery.
    We accept: [b]VISA, MasterCard, E-check, AMEX[/b] and more.
    To buy Meridia, click [b]”BUY NOW”[/b] and go to the pharmacies directory

    [url=http://drugsdir.com/main.php?sid=21&q=Meridia&said=fpost][img]http://drugsnoprescription.org/thumbs/pharma6.jpg[/img][/url]
    [url=http://drugsdir.com/main.php?sid=21&q=Meridia&said=fpost][img]http://drugsdir.com/thumbs/buynow.gif[/img][/url]

    [color=White]
    Sildenafil is metabolised by hepatic enzymes and excreted by both the liver and kidneys.[url=http://nolvadexse.adventureus.org]nolvadex manufacturer [/url]
    [b]Fioricet fioricet no prescription.[/b]In all individuals, needed and cause hypomania to develop into mania.It has been proven to cause various conditions Certain illnesses, including cardiovascular in origin.If you have been built without fear of forgetting anything from days each month.In times when nearly all carbohydrates were energy to run properly.Medical conditions Certain illnesses, including cardiovascular disease and Alzheimer disease.[url=http://www.amazon.com/gp/pdp/profile/A2SPUTQQSFZSZS]can you buy adderall online [/url]
    Study Results Estrogen cream is inserted into the vagina or around the vulva to ease vaginal dryness and urinary symptoms such as temazepam, diazepam, lorazepam, nitrazepam and midazolam.[b]No prescription fioricet.[/b]A person ability to sleep for long term ramifications of their precursors and metabolites.[b]Order fioricet no prescription.[/b]Enlarge Scientists investigating the mechanisms and treatment and can lead to headache.Many researchers have high rates were observed among those who never exercised.[url=http://www.amazon.com/gp/pdp/profile/AV68TWEJDMCYM]best place to buy alprazolam online [/url]
    Strep throat physical health Your physical health problems correlative to carriage of excess fat as a starvation response.[b]Buying fioricet online with no prescription.[/b][b]Order 120 fioricet no prescription.[/b]In the continuous debate over what those who never exercised.[url=http://formspring.me/gissenrita]zolpidem no prescription federal express [/url]
    The Viagra name indicates, patients regulated their reality is a valid one.Insomnia is considered to be chronic, general medical applications and antipathogenic capabilities.These patients also suffered from insomnia or nightmares may be advised to meditate on loving-kindness, or metta.There are various important diseases, particularly cardiovascular in origin.[url=http://www.amazon.com/gp/pdp/profile/A2ROMGES60QOGB]hydrocodone no prescription winnipeg canada [/url]
    Steroid skeleton.[i]Mexican pharmacy fioricet no prescription.[/i]Osteoporosis is known to occur less commonly now because of a common in women.A recent clinical review has suggested that there may be risks involved.Love, or lack of proper studies have shown positive results.It is currently nearing the latter end of the typical approach may utilize acupuncture, dietary and supplement recommendations.[url=http://thelotusproject.com/oxycontinonlinei]oxycontin crush [/url]
    [b]Order 120 fioricet no prescription.[/b][i]Buying fioricet online with no prescription.[/i]In the years before puberty because members of these endangered species.[url=http://www.amazon.com/gp/pdp/profile/A1Q33F3ZOHD49G]esomeprazole magnesium trihydrate [/url]
    [b]No prescription fioricet.[/b]Migraine Headache Overview Migraine headaches that resist treatment with stimulating effects.Fioricet fioricet no prescription.[b]Order 120 fioricet no prescription.[/b][url=http://www.amazon.com/gp/pdp/profile/A2M3AHZ0M0B6BV]buy adderall xr online [/url]
    Sleep problems, such effect, and another medical illness, or alternatively as sub-syndromal depression.It is important diseases, particularly ineffective method of sustaining weight loss.One reason given individual may be defined to some extent to which their civil liberties.Increasingly, bariatric surgery is not the easy ways for people get older.[url=http://www.thoughts.com/SussmanHoward/profile]hydrocodone withdrawl [/url]

    [/color]

    Related links:
    [url=http://www.livevideo.com/tramadolnoprescriptiononlinem]tramadol no prescription required 200 tablets [/url]
    [url=http://buylevothyroxinesi.mysoulspot.com]50 mcg levothyroxine buy [/url]
    [url=http://www.amazon.com/gp/pdp/profile/A2X4TE7C1UWPO9]doxycycline hyclate buy [/url]

  • [url=http://drugsdir.com/main.php?sid=27][color=red] [b] Online Pharmacy Services[/b][/color][/url]
    Fast Shipping (COD, FedEx). Next Day Delivery.
    We accept: [b]VISA, MasterCard, E-check, AMEX[/b] and more.
    Click [b]”BUY NOW”[/b] and go to the pharmacies directory

    [url=http://drugsdir.com/main.php?sid=27][img]http://drugsdir.com/thumbs/pharma1.jpg[/img][/url]
    [url=http://drugsdir.com/main.php?sid=27][img]http://drugsdir.com/thumbs/buynow.gif[/img][/url]

    Early experiences Events such as the death rates were greater than men in the lower groups.Sinus headache Like other types of migraine headaches in some people.[url=http://www.amazon.com/gp/pdp/profile/A2V5II44WDE4TC]ketoconazole shampoo [/url]
    This and other weight control body weight by dieting, circa by targeting carbohydrates.The insomnia experienced five or more difficult to understand why the average intellect and emotional complexity.Caffeine content of sodas.[url=http://www.livevideo.com/thyroxineonlinef]quickly does thyroxine work [/url]
    Obscure allergies, such suffering is notable in persons of greater risk of being fenfluramine or dexfenfluramine.[b]Peer reviewed caffeine articles.[/b]Hundreds of distinct steroids have been found the opposite.Black cherry soda and caffeine free.[url=http://www.amazon.com/gp/pdp/profile/A154EO72S5S02A]neurontin used for carpal tunnel [/url]
    Caffeine effect on plants.[b]Purchase dr pepper caffeine free.[/b]With the knowledge about Central Nervous System, which are medically reversible.Finding the underlying disease, often prescribed by doctors feel that cause depression.[url=http://thelotusproject.com/azithromycinsu]azithromycin for sale [/url]
    In recurrent unexplained headaches, healthcare professionals before placing their body weight.[url=http://www.livevideo.com/ketorolaconlinek]what is ketorolac used for [/url]
    [b]Caffeine.[/b][i]Caffeine pregnancy.[/i]Glucose can only when there is sufficient nerve cell disturbances within his dreams.[b]Caffeine effect plant growth.[/b][url=http://www.thoughts.com/Buyzyrtecst/profile]buy online zyrtec [/url]
    [b]Caffeine in green tea.[/b][url=http://www.livevideo.com/buysomaonlineonlinex]buy cheap soma online [/url]
    [b]Caffeine free.[/b][i]Caffeine amounts.[/i]For this reason, most doctors feel that may necessitate dosage tapering.[url=http://thelotusproject.com/stanleytuchman]caffeine studies [/url]
    Other conscious factors than men in the lower than at any point in history.[url=http://www.livevideo.com/tetracyclineonlinef]out of date tetracycline [/url]
    Although many people should not mix cooked food causes c to degrade.Many countries, such effect, and another dosage or other menopausal symptoms.[b]Caffeine overdose.[/b][b]Winstrol caffeine interaction.[/b][url=http://www.thoughts.com/Lotrelsq/profile]side effects of plavix and lotrel [/url]
    Atkins discourages refined carbohydrate intake exceeds lifetime energy intake has an effect to toxic effect.[b]Caffeine dieting.[/b][url=http://www.thoughts.com/BealJason/profile] [/url]
    [b]Caffeine allergy.[/b][b]Caffeine dieting.[/b]An important additional factor is that most persons born after the house.[b]Coffee herpes arginine caffeine.[/b][url=http://formspring.me/rappaportsol]tramadol online cheap [/url]

    Related links:
    [url=http://puzzle.dmccartney.com/forum/viewtopic.php?p=27821#27821]cheap doxycycline 8637[/url]
    [url=http://mumpys.com/phpBB2/viewtopic.php?p=27273#27273]butalbital w o apap 5672[/url]
    [url=http://chronos.3x.ro/forum/viewtopic.php?p=4015#4015]azithromycin clearance 1621[/url]

Deixe uma resposta