A conta da lua-de-mel

Crônica

Já dizia Milton Friedman, economista americano da famigerada Escola de Chicago, prêmio Nobel de economia em 1976 e inspirador da política econômica do ditador chileno Augusto Pinochet: “Não existe almoço grátis”. Eis que, assim, está sendo apresentada à presidenta Dilma Roussef a conta do idílio que, ao que se sabe, acreditou que poderia manter com a elite.

Não faltou esforço, de parte da presidenta, para enterrar a guerra entre governo e imprensa que vigeu durante o governo Lula. E agora, meses depois do início deste governo, o blog já tem condições de oferecer um relato fundamentado dos bastidores do atual governo no que diz respeito à sua relação com essa elite midiática.

Antes de prosseguir, é bom que fique clara uma coisa: todas as informações de que disponho foram obtidas em “off” e, assim, as fontes não serão citadas. Todavia, é possível garantir que as suas informações foram confirmadas e reconfirmadas.

Dilma Vana Rousseff, 63 anos, mineira, assumiu a Presidência da República Federativa do Brasil em 1º de janeiro de 2011 convencida de que não havia razão outra para a guerra político-midiática que permeara o governo que integrou e que acabara de terminar que não fosse produto de mera picuinha entre oposição, mídia e Lula.

Dilma se decidiu, pois, a apagar a chama do ódio e do ressentimento. E foi dessa decisão que agora decorrem os incríveis problemas políticos que está vivendo ainda no quinto (!!) mês de seu governo de quatro anos, que todos já podem mensurar o que pode vir a ser…

Observação: segundo disse Lula na terça-feira em encontro com parlamentares do PT, o que pode ser o governo Dilma é ele vir a ter que “se arrastar” pelos próximos quatro anos caso a mídia, a oposição e ex-apoiadores de Dilma, decepcionados com ela, consigam derrubar Palocci.

Tudo começou com o mutismo de Dilma logo após ela assumir a Presidência – e que persiste enquanto o circo pega fogo. Em seguida, coroando uma decisão questionável daquela que deveria estar em festa com seu povo e compartilhando com ele o seu início de governo, a presidenta decidiu deixar Brasília e ir fazer um gesto de boa vontade ao pior inimigo que teve, ao lado de Lula, durante os anos anteriores.

A ida de Dilma à festa de 90 anos da Folha de São Paulo e as palavras elogiosas que teceu ao patriarca morto da família Frias já prenunciavam o que ocorreria dali em diante, uma pretensa relação de quase afetividade com os seus algozes durante o governo Lula.

Não se cuidou tão somente de afagar a imprensa que durante seis dos oito anos da Presidência lulista a fustigara sem dó, piedade ou limites. Havia que acarinhar, também, a oposição, em uma vã esperança de conseguir um armistício impossível, mas que, vigendo, permitir-lhe-ia levar a cabo o seu edificante projeto de extirpar a miséria do Brasil.

Naquele momento, Lula relutou em corrigir a presidenta. Consta que chegou a achar que ela tinha razão, que fora a sua verve (dele mesmo) que rendera os problemas políticos que o seu governo enfrentara.

Apesar da campanha de desmoralização de Lula que corria simultaneamente à lua-de-mel entre Dilma e a direita midiática, com convites ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e elogios desabridos que a presidenta recebia dos jornais dia sim, outro também, tudo parecia caminhar para uma benfazeja distensão política no Brasil.

Quem pode culpar Dilma por querer distensão? Já há semanas que o Brasil está paralisado pelo caso Palocci. O prejuízo para a agenda pública se fez sentir na recente aprovação do Código Florestal, que, quase unanimemente, verifica-se um desastre justamente por falta de um debate que submergiu diante da volta do denuncismo seletivo e partidarizado.

E agora que o governo está sob a ameaça impensável de virar presa na temporada de caça a seus ministros e expoentes, Dilma verifica que medidas tomadas na área de comunicação para distender as relações com a direita midiática a deixaram com muito menos aliados. Sobretudo na internet, a arena mais dinâmica do debate político, atualmente.

Que medidas foram essas? Por exemplo, na Secom. A nova ministra da Secretária de Comunicação Social da Presidência da República, Helena Chagas, esteve entre os conselheiros de Dilma para distender as relações com a mídia e a oposição, enquanto que seu antecessor, Franklin Martins, saía de cena, tendo sido visto como um fomentador de confusão.

Franklin Martins, que estabeleceu pontes com a blogosfera progressista na era Lula, cedeu lugar a uma direção da Secom voltada a não se meter com esses “blogueiros encrenqueiros”. Para que se tenha uma idéia, a pessoa que comanda o Blog do Planalto acha que blog é coisa de “adolescente”… Precisa dizer mais?

Helana Chagas é uma excelente pessoa. Íntegra, sensata, inteligente. Não lhe falta competência. Este blogueiro esteve consigo durante a Confecom, em dezembro de 2009, aliás. E só fez confirmar a boa impressão que já tinha dela.

Todavia, tanto Dilma quanto Helena não tinham – e continuam não tendo – a experiência de Lula e de um Franklin Martins no trato com essa direita demente que infecta o Brasil. Não é por outra razão que um e outro estão sendo recrutados a coordenarem a reação ao que já ameaça se tornar o “mensalão” de Dilma.

Tudo muito parecido. Os petistas e simpatizantes “decepcionados” são o maior sintoma. A maioria, aliás, é composta por pessoas de boa fé, que, como as de má fé, já dizem as mesmas frases moralistas sobre Palocci que uma Eliane Cantanhêde, um Reinaldo Azevedo e companhia limitada.

Verifiquem os posts do blog sobre o assunto e verão trolls de direita e gente séria e que defendeu Lula com unhas e dentes dizerem as mesmas coisas sobre Palocci, sobre “ética” etc. E vejam os trolls se passando por petistas arrependidos, o que já dificulta identificar quem é quem em centenas de comentários.

Para coroar a dissertação, vale prestar atenção na cobrança da conta da lua-de-mel entre Dilma e a direita midiática. As gentilezas, os elogios, em fevereiro já se dizia por aqui que seriam usados como “prova” de que a imprensa golpista teve boa vontade com Dilma, mas seu governo não soube honrar o voto de confiança.

O colunista da Folha de São Paulo Janio de Freitas já apresenta a fatura à presidenta, hoje:

“Excetuado Fernando Henrique Cardoso, e por motivos óbvios, Lula [que criticou a mídia no caso Palocci] não demonstraria que algum outro presidente, desde o fim da ditadura de Getúlio, fosse tratado [pela mídia] com mais consideração pessoal e cuidado crítico do que Dilma Rousseff em seus cinco meses iniciais”

O ex-presidente tem toda razão quando diz que a queda de Palocci seria um imenso desastre. Cinco meses de governo. Se conseguirem derrubar Palocci tão cedo – a guerra contra Lula começou no terceiro ano de seu primeiro mandato –, estará aberta a porteira. E quem diz não é este blog, mas aquele que já é considerado o maior estrategista político do Brasil.

Não depende mais de nós, formiguinhas da política, fazer alguma coisa. Dilma tem que decidir se quer passar os próximos quatro anos discutindo a avalanche de acusações e picuinhas que vem por aí ou se, como fez Lula, atuará para dar à sua base de apoio na sociedade as condições de ajudar a fazer o país seguir avançando.

Os blogueiros “encrenqueiros”, por exemplo, nunca dependeram do governo. Apenas acreditaram que, ao apoiarem Lula, estavam apoiando o Brasil. Se não fosse a ressonância que as suas aspirações encontraram em seu governo, porém, não teriam podido ajudar. Mas ninguém pode ajudar quem não quer ser ajudado.

Para não terminar em tom de apocalipse este texto, porém, há que dar uma boa notícia: o país real, essa nação que trabalha, estuda, progride, anseia, sonha – que pulsa, enfim –, não está nem aí para a politicagem. Está subindo na vida. O problema é se a sabotagem conseguir paralisar o governo. Aí, o mundo da fantasia da política se materializará no mundo real.

  • Vera Pereira

    Excelente, Edu. Não tenho uma vírgula a acrescentar, salvo o que já disse em outros lugares, especialmente no Twitter (quando o usava, não comento mais no TT), e 4 meses atrás: quando a Dilma precisar e olhar para trás vai estar sozinha. Dilma precisa rever os conceitos dela, ou dos que a aconselham mais de perto. Quando eu puder, voltarei a comentar aqui. No momento, estou preocupada.

    • Mariana

      Eduardo,

      Você está coberto de razões e fico feliz por você ter percebido isso. Os blogs do Nassif, PH e o seu restão cheios de troll mesmo. Já não leio os comentários com assiduidade como lia antes.

      A impressão que me passa é que, quando na campanha, Serra levantou questões de cunho moral com o maniqueísmo sem precedente. O PIG retomou a agenda, mas as coisas que estão sendo faladas, são assuntos que divide a opinião da blogosfera. Eles escolheram temas a dedo que deixa a blogosfera dividida sobre o assunto.

      Nesse ínterim, os trolls entram e pedem cada vez mais a cabeça de Palocci. Não estou querendo afirmar que ele esteja certo ou errado, mas estou afirmando que o discurso de pedir a cabeça se intensifica. E o que é pior, o PT demorou para agir na questão do aborto na eleição passado e o estrago já estava feito e Marina e Serra cresceram por causa disso.

      Hoje, questão de moralidade novamente é levantada, uma sobre a ética do ministro, agora a questão do kit homofóbico e outras virão. A intenção não é ir além da discussão da ética, mas descaracterizar o governo e atingir Dilma. A guinada que o governo deu no início não agradou a ninguém da blogosfera e o governo está demorando a agir novamente em dialogar com este segmento da sociedade como não dialogou na questão do aborto.

      Isso abre espaço para o oportunismo político de sempre e o crescimento da mídia em tentar desestabilizar. Ora, pegar Palocci, é pegar o PT paulista e por tabela, nenhuma chance para 2012 e 2014 e, de quebra, traz as armadilhas paulistas para o âmbito nacional, com o apoio da mídia.

      E o que é pior, “uma casa dividida não subsistirá”. A tentativa do PIG de afastar a militância que saiu das ruas para a internet está surtindo efeito. A força que tem está sendo dividida, quando destruírem de vez, as coisas supostamente mais cabeludas virão e desestabilizam o governo Dilma. E tudo isso por causa do discurso sem prova. Quero dizer aqui que não tenho nenhuma simpatia por Palocci, para mim ele é o mais tucano dos petistas. Mas a lentidão do PT para agir dá nos nervos.

      • ALON

        A mídia não tem influência se muitos estão deixando de apoiar o governo.
        No entendimento de quem apoiou o governo Dilma, Palocci não é um sujeito que deve ser mantido no posto que ocupa. Isso está sendo quase um consenso entre os blogueiros progressistas.
        Daqui alguns dias veremos quem está certo, quem apoia o Palocci, ou quem quer sua saída do governo.
        Não sei se você percebeu, mas Sarney o apoia, a revista Veja faz elogios ao Palocci, José Serra foi um dos primeiros a defender Palocci, então quem apóia Palocci está sintonizado com esses.

        Há a suspeita que o pedido da cabeça do Palocci tenha vindo de dentro do PT e não da oposição.
        A empresa do Palocci não é mais importante que a nação.
        Palocci está saindo caro para Dilma.

  • Helena

    Não, Edu. Não vamos nos deixar contaminar por essa onda de fofocas que visa desestabilizar o governo Dilma. Apesar dos erros táticos que ela venha a cometer, o país tem que continuar confiando na Dilma. Nem por sonho eu quero a volta da oposição ao poder. Essa imprensa golpista pode fazer o barulho que for mas eu sou uma das pessoas que continuará a confiar na Dilma.

    • Mariana

      Permita-me postar aqui, o comentário que fiz no blog do Rodrigo.

      Entendo que Palocci não deveria estar desde o princípio, mas agora que ele está, não deve sair no afã da crise. Creio, claro, que ele deva sair, mas não no afã.

      No início, quando da distribuição de cargo do primeiro escalão, Palocci e Cardozo queriam criar o paulistério. Houve problema com o PT do NE, porque queriam reduzir a participação do NE no ministério.

      E não é apenas isto, Palocci não representa a visão social que é a principal bandeira do Partido. Por isso entendo que ele não deveria estar desde o início. Quanto a participação dele nisso aí que chamam de crise, é mais do mesmo.

      Se não houvese tanta hipocrisia, não poderia ele nem ninguém, porque a desculpa de que fulaninhos vieram do mercado não cola, porque a essência, o usar de benefícios de informações privilegiadas, este ninguém discute e jogam sobre ele isto.

      Outro aspecto, o ministro das Relações Institucionais é fraco e não soube negociar com o Congresso e não sabe. Dilma não vai fazer isso e o ministro deixa a desejar. Ou seja, a Presidente vai sair de suas funções para fazer isso. Sim, porque Palocci na CC, faz as coisas não pensando no projeto de governo, ele exerce pensando em seu futuro político, a partir do paulistério, deixa claro as intenções políticas dele. Será que petista para ganhar em SP tem que ser travestido de tucano? Eis a questão.

      De fato a Política Externa deixou coisas a desejar. E Patriota é mais americano do que brasileiro. Isso ficou claro na visita do presidente americano no país.

      Em relação ao kit gay isso é mais complicado do que se possa imaginar. Ela acerta em afirmar que quem deve decidir sobre costumes é a sociedade. Mas errou em ceder a bancada evangélica para proteger Palocci. Errou porque ficou a impressão de que ele deve.

      Mas acerta em deixar para o povo brasileiro decidir. O deputado que quer fazer algo sobre isso, que é defitivamente necessário, faça um abaixo assinado que colha assinaturas e na questão homossexual chame a população para participar via iniciativa popular, porque não adianta que estas igrejas não irão ceder.

      Elas, a principio deveriam falar apenas para as suas membresias, mas por interesses meramente políticos e não relação homem-Deus, utilizam a política em seus benefícios. Como têm uma série de membros, as vezes cheios de boa vontade, as vezes por ignorância, o fato é que a maioria se deixa levar pelas mensagens de púlpito que condenam e desviam da mensagem cristã para fazerem política.

      Não há fundamento bíblico em nada disso, “mas textos fora do contexto e um pretexto para confundir um texto”, são utilizados e com isso a igreja fecha. Mensagens do tipo, são enviados do demonho contra a igreja, são pecadores vorazes que querem a perdição do mundo e dos servos do Senhor. Este tipo de mensagem é insignificante para muita gente, mas para milhões de fieis, é uma mensagem santa.

      Por conhecer estes discursos e as implicações dele. Dilma, não há dúvida, desagradou um lado, mas ela evitou uma polêmica muito maior e o que é pior, o ataque não seria apenas a ela, mas o ataque seria a todo PT. Tenha certeza disso, o PT seria o Partido demonizado por todas as igrejas cristãs. Dentro desse aspecto, vai haver muita chiadeira da militância na blogosfera, mas ela acertou.

      Deixa o PSOL fazer o que deve ser feito, pois o Jean tem toda condição de levantar essa bandeira e movimentar a sociedade, até porque o Estado é laico e não deve abrir mão disso. Mas deputados oportunistas “cristãos” vão utilizar isso dentro de suas igrejas e detalhe, combinado com as suas referidas cúpulas.

      A bandeira precisa ser levantada, pois precisa-se saber que o Estado é laico, isso não impede de deputados petistas entrarem com outros partidos disso. Mas partir do governo tal coisa não é bom. A campanha contra seria muito mais intensa. A mídia irá criticar por oportunismo, mas terá limitação acerca disso, porque as igrejas cairão de pau em cima dela, também.

      Sérgio Cabral já está recebendo críticas nas igrejas do Rio por causa da iniciativa que fez. Não gosto dele, aliás, não o suporto, mas sei que ele fez a coisa certa nisso aí. Mas acontece que os púlpitos se levantam contra ele.

      O Estado não pode se acuar por conta de púlpito, mas o fato é que a estigmatização do PT em partido que defende o que é errado seria muito maior do que qualquer outro. Do ponto de vista bíblico, não há referência acerca do homossexualismo.

      Há textos que, alguns veem como homossexual e outros não. Depende das correntes teológicas. Da para medir o quanto o assunto é polêmico. E sim, as igrejas são preconceituosas, não há dúvida e usam de seu poder para destruir correntes políticas que pensam diferente. E essa questão independe de coloração cristã, todas são preconceituosas com a questão.

      Em principio há duas saídas, criar iniciativas populares e Dilma continuar com a democratização da informação. Conhecereis a verdade e a verdade os libertará. As pessoas têm necessidades de vida espiritual. Há aquelas que isso é indiferente, mas tem outras que tem necessidade disso.

      É exatamente nessa necessidade que muitos abusam da mensagem divina, quando usam o povo, por meio da fé alheia, para satisfazer seus desejos de poder. A verdade, no entanto, liberta. Mais internet para as pessoas, mais esclarecimentos poderão permiir que pessoas possam ir além do que pregam os dogmas de suas igrejas.

      A América Latina e a África são regiões que mais crescem o cristianismo. O fato é que a mensagem cristã está sendo oprimida e igrejas-empresas tomam cada vez mais seu espaço e tecnicas psicológicas modernas, análises de comportamentos, todas as coisas são usadas para atrair fieis.

      Mas haverá um momento que estas instituições ficarão gastas, pois muitos perceberão que é comércio misturado com fé. Quando estas instituições começarem a se enfraquecer, elas não terão a força que tem. Enquanto isso não acontece, está aí uma das formas de elas agirem.

      Enquanto isso, não adianta agir contra elas, seja qual for o Partido que estiver no poder e seja qual for a ideologia, pois qualquer que seja a ideologia que esteja no poder, estará tratando da institucionalidade do governar.

      Mas seja a ideologia qual for, se ela arbitrar sobre situações que as igrejas são contras, não tenham dúvida, elas se levantarão contra quem quer que seja. Portanto, cabe ao Poder Legislativo buscar dentro deste Estado-Nação, pessoas que não estão ligadas a vínculos religiosos com estas religiões. E, se estiverem, que disconrdam de certos dogmas e buscar, a partir da iniciativa popular um contraponto.

      Do contrário, mais e mais estas pessoas irão avançar sobre esta visão. Este assunto: política e religião é complicado. Por isso que o povo da polis deve envolver-se e ser chamado para iniciativas populares.

      • Marcelo de Matos

        “Palocci não representa a visão social que é a principal bandeira do Partido. Por isso entendo que ele não deveria estar desde o início”. Receio que o critério para a escolha de um ministro não seja ter afinidade com a visão social do partido. Rubens Ricupero foi escolhido para sub-chefe da Casa Civil do que seria o governo Tancredo Neves. Ricupero é bacharel em Direito e o que pesou em sua escolha foram predicados como: vasta cultura, conhecimento de economia, inteligência, capacidade de relacionamento. Depois Ricupero foi ministro da Fazenda, embora não fosse economista. Elio Gaspari, domingo na Folha, disse que Palocci não devia dar consultoria porque era médico, não economista. Veja só: o bacharel Ricupero foi considerado o sacerdote do Plano Real! Plínio de Arruda Sampaio, outro bacharel em Direito, também foi subchefe da Casa Civil, mas, no governo estadual de Carvalho Pinto. Foi escolhido, também, por aqueles critérios que eu já falei, não “por ser a cara do partido”.

      • Roberto Pereira

        Lamentável a sua postura em relação ao assunto dos LGBTs.
        O que vc prega é a postura covarde de ceder diante da chantagem desse pilantras?

        “Ah, deixa que o Jean do minúsculo Psol se mate sozinho falando disso, mas o PT que não se arrisque”

        ESSA ERA A HORA DO GOVERNO IMPLANTAR ESSA MEDIDA NAS ESCOLAS.

        Logo depois do STF ter dado uma magnífica decisão que reafirma o Estado laico.

        Enquanto os governos se acorvardarem pra essa gente NADA vai ser feito.

        Nem kit, nem PLC 122, nem p. nenhuma!

        Já tem deputado evangélico delirante querendo propor decreto legislativo para cassar a decisão do STF em relação a união civil homossexual.

        Se continuarmos abaixando a cabeça e cedendo pra esses espertalhões demagógicos daqui a pouco els transformam isso aqui numa teocracia.

      • Maria de Fátima Pereira

        Mariana…perfeita análise…….abraço

    • ALON

      Quanto mais tempo Palocci demorar para dar satisfação à nação e não à oposição, masi dificil fica a situação do governo.
      Se está tudo dentro da lei então que fale sobre o assunto e esfregue na cara da oposição que ele é o homem mais honesto do Brasil,.
      A única oposição que está desgastando o governo Dilma é o Palocci.
      Palocci é o PIG.

      • eduguim

        2-Leia a íntegra do pronunciamento de Dilma Rousseff à imprensa sobre os casos Palocci e Código floresta… (cont) http://deck.ly/~tbWwG

    • ALON

      Palocci é o único que desestabiliza o governo.
      Qualquer analista político sabe o estrago que um sujeito como Palocci faz em qualquer governo.
      Saia Palocci e nos deixa em paz.
      Deixa a Dilma trabalhar sem problemas.

      • eduguim

        Leia a íntegra do pronunciamento de Dilma Rousseff à imprensa sobre os casos Palocci e Código floresta… (cont) http://deck.ly/~tbWwG

  • O governo Dilma, em sua composição, assemelha-se em muito ao início do primeiro governo Lula: está repleto de “alvos” carneirinhos inocentes -inclusive a titular do posto principal do governo.

  • Ivan Moraes

    Com Palocci ou sem Palocci essa conta estaria chegando independente da caida dele. Dilma NAO SABIA disso?

    Portanto, Palocci, vai sumindo: ate hoje o caseiro nao tem emprego. Eh o caseiro sim. Eh sim. Vai sumindo.

    • não tem emprego, é verdade mas o motivo disso é outro.
      dessas motivaçoes sómente a elite acostumada com o dominio do $$ entende e assim age.
      Mas o motivo pode ser resumido assim: ” aquele do andar de baixo que trai, faz fofoca aberta da vida dos de cima, e ainda aceita suborno, nao merece confiança alguma. Esse tipo a gente até “usa” mas nunca emprega”

  • Ary Nunes

    Muito bom seu post, Edu. Disse tudo e mais um pouco sobre a natureza dos lobos.

    Convém lembrar dessa fábula de Esopo:

    Um lobo, muito ferido devido às várias mordidas de cachorros, repousava doente e bastante debilitado em sua toca.

    Como estava com fome, ele chamou uma ovelha que ia passando ali perto, e pediu-lhe para trazer um pouco da água de um regato que corria ao lado dela.

    Assim, falou o lobo, se você me trouxer água, eu ficarei em condições de conseguir meu próprio alimento.

    Claro, respondeu a ovelha, se eu levar água para você, sem dúvida eu serei esse alimento.

    ENTÃO, parece que a ovelha Dilma foi mesmo mais ingênua que a ovelha da fábula. Levou água para o lobo se recuperar e ela própria se tornou a caça.

  • carlos gomes

    Correto Edu. Minha preocupação é o governo se deixar pautar pelo denuncismo da mídia e paralisar as políticas sociais e econômica. Como já afirmei no blog do Rodrigo Vianna, enquanto o Brasil continuar nessa trajetória de mudanças e melhoria de vida da maioria dos brasileiros, estarei com a Dilma, firme e forte. Esses problemas éticos me deixam também extremamente chateado, como fiquei decepcionado no episódio do “mensalão” durante o governo Lula. Mas, como naquela época, é hora de levantar a cabeça e defender o Brasil que nos interessa, que não é este dos jornais e da televisão.

  • Vânia

    Edu,
    Recomeçou…
    Recebi um e-mail de um amigo, digno de um filme de terror.Canalhas que espalham terrorismo de direita reacionária e nazista …
    Como nas eleições de 2010. Cara do “bolinha de papel” e pig.
    Não querem ser identificados, mas pedem para mutiplicar.
    Repassei para você.
    Porque não vou dar brecha aos “Trolls”.

  • Pela movimentação nos blogs de esquerda alinhada, vejo que a pauta de Franklin esta funcionando a todo vapor.

    Isto só pode significar uma única coisa:

    ELE VAI CAIR

    • Izabel

      Edu
      Dilma precisa ser alertada que blog não é coisa de adolescente. E precisa ter alguém diuturnamente conectada nos blogs e nas TLs para ver como os atos dela refletem na blogosfera.
      Se até um Çerra abre blog e entra no Twitter para fazer campanha permanente, por que o Governo Federal fica alheio aos assuntos?
      Estou com ela e acreditando que nada está perdido, apesar dos urubus como os trolls que aqui aparecem em desespero porque sabem que se não ficarem minando, os que eles defendem não vão ter como derrubá-la a não ser com atitudes baixas e covardes.

      • Juliano Santos

        E não alimentem “petista arrependido” que de 11 em cada 10, é troll também

        • Por que considerar opinião contrária como troll?

          Quem quer a saída de Palocci apóia Dilma.
          Palocci é um sujeito caro para o governo.
          Muitos do PT queriam que ele fosse para o PSDB. Não foi e deu no que deu.
          Serra defende Palocci, não precisa dizer mais nada.

          • Edson Santana

            ah cara! cerra defende tanto palocci que mandou seu apaniguado na prefeitura quebrar o sigilo dele

    • ALON

      Também acho.
      Palocci é alvo fácil.

    • Abel Botelho

      Vai cair

  • “Hoje eu sei que quem me deu a idéia de uma nova consciência e juventude
    Tá em casa guardado por Deus contando vil metal
    Minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo, tudo, tudo o que fizemos…”

  • Bicudo

    Caro Edu,

    Não há, nem haverá meio racional para se tratar o PIG e a direita, nem no Brasil nem em qquer outro pais.A midia vem batendo no min. Haddad desde Lula, levantou novamente o caso Temer e Cia Docas de Santos ha cerca de um mes e agora o caso Palocci. O objetivo claro é desestabilizar o governo e pautar a oposição sem programa e o eleitor (principalmente de esquerda). Isso não vai parar nunca. Na minha opinião o que a Presidenta deveria fazer é criar fatos políticos (visitas aos Estados, inaugurações, etc). Uma grande ajuda tambem, seria a blogosfera de esquerda, principalmente, deixar de se pautar pela midia.Vamos deixar de falar desse assunto. Tomemos como exemplo o blog do Brizola ou Nassif. Vamos difundir a queda da inflação, o aumento do emprego,discutir a desoneração da folha de pagamento (vantagem ou não? ) e outros fator positivos.Com uma avalanche de boas noticias, quem vai se interessar por fofocas da midia já tão desacreditadas.

  • Marcelo de Matos

    A conta da lua de mel é um post bem alentado, mas, vou tentar comentar alguns aspectos: 1) Não sou troço nenhum na política, nem na vida privada, mas, se o fosse, também não buscaria base de sustentação entre blogueiros, que em nada se distinguem dos escritores e outros intelectuais. Tome-se o exemplo do pessoal da ABL. Costumo dizer que lá há duas categorias de intelectuais: os do chá e os da pimenta. Os primeiros degustam o chazinho das cinco, com broinhas, e não estão nem aí com o que ocorre no país. Os da pimenta sentam o pau em tudo. Se há um projeto que obriga ao uso da língua portuguesa em anúncios eles desancam; se há uma reforma linguística em estudo eles detonam; 2) Não podemos criticar Dilma por “fazer um gesto de boa vontade” à mídia, ou por ter ido à festa da Folha de São Paulo. Procurar manter um bom relacionamento com a imprensa é fundamental em qualquer governo democrático. Até Brizola tentou quebrar o gelo com a família Mesquita, mas, não foi recebido na redação do Estadão. São coisas do reino tupiniquim. De qualquer modo, não dá para bater de frente com a mídia. Nem as divindades olímpicas do STF o fazem. E olha que eles são concursados e protegidos pela vitaliciedade; 3) Não podemos fulanizar a administração pública, nem criticar a Presidenta por ter escolhido Helena Chagas e não PHA, Franklin Martins ou Luis Nassif: o cargo não é de confiança?; 4) Se o grupo mídia/oposição (que conta com o PSOL como cabeça de ponte e agora tem apoio até da blogosfera progressista, ou parte dela) conseguir derrubar Palocci não será o fim do mundo. Quantos ministros esse grupo não derrubou, de Dirceu a Gushiken, do próprio Palocci a Valdir Pires? E a caravana não seguiu seu curso? Palocci nem era para ser ministro da Fazenda se o prefeito de Santo André não tivesse sido assassinado; 5) A moçada do mundo digital está inquieta e até descontente com Dilma? Paciência. A classe média segue uma rota pendular: ora está à esquerda, ora à direita, já pensando que está na ultra-esquerda. Dilma procurará apoio no subproletariado do Bolsa Família que é mais constante politicamente, não apresentando tantas oscilações políticas e dramas existenciais.

    • eduguim

      Entre a sua opinião e a de Lula sobre blogs e sobre a importância de Palocci, fico com a de Lula.

      • MayrPedrao

        1º “Não depende mais de nós, formiguinhas da política, fazer alguma coisa. Dilma tem que decidir se quer passar os próximos quatro anos discutindo a avalanche de acusações e picuinhas que vem por aí ou se, como fez Lula, atuará para dar à sua base de apoio na sociedade as condições de ajudar a fazer o país seguir avançando.”

        2º “Os blogueiros “encrenqueiros”, por exemplo, nunca dependeram do governo. Apenas acreditaram que, ao apoiarem Lula, estavam apoiando o Brasil. Se não fosse a ressonância que as suas aspirações encontraram em seu governo, porém, não teriam podido ajudar. Mas ninguém pode ajudar quem não quer ser ajudado.” Edu texto logo acima

        1º Como fez Lula, sacou o Palocci e daí por diante teve as melhores avaliações de governo.

        2º Não estamos apoiando a cargo errado? A Presidenta Dilma ter de responder por Palocci não é demais? A inocência de Palocci não seria garantia de segurança do governo e evitaria acordos politicos no momento de votações em que o Brasileiro seria o maior prejudicado?

        O velho poder midiático, manso, mansinho, está só esperando as presas se matarem para poder encher o bucho e nós aqui neste espaço não estamos ajudando em nada tentando segurar a queda de uma peça enquanto o tabuleiro inteiro pode desmoronar.

  • Carlos.

    Não existe possiblidade de distensão. A mídia porca tem que ser tratada na base do porrete porque eles não tem capacidade de viver democraticamente. A contrapartida de se possuir poder é agir com responsabilidade. A mídia porca está em mãos de um bando de xiitas irresponsáveis, um bando de crianças mimadas que não quer dividir o “brinquedo” com mais ninguém. A mídia porca deve ser educada, assim como as crianças são educadas para viver em sociedade. Os donos da mídia porca nasceram em berço de ouro, foram mimados, sempre tiveram tudo que o dinheiro de seus pais pode comprar para eles, por isso não passam deste bando de bestalhões que vemos aí. Um bando de picaretas que deve ser tirado de circulação pelo bem da democracia e que em seu lugar apareça uma imprensa responsável, capaz de agir com imparcialidade e responsabilidade. O fim de trastes como folha,m estadão, globo, etc não trará prejuízo algum ao Brasil, pelo contrário: abrirá espaço para gente verdadeiramente competente e responsável, coisa que estes playboyzinhos de hoje não são.

    • Juliano Santos

      Concordo 100%. No entanto ao combater essa porca mídia pig (redunância, né?), não podemos deixar margem para acusações tipo “bolchevistas cerceando a liberdade de imprensa” e outros clichês.
      A forma de defendermos a lei de medios é deixar claro para a sociedade que a suposta ação fiscalizadora da imprensa não passa de uma campanha para desestabilzar governos que não sejam do consórcio pig-demotucanos.
      Portanto não é aconcelhável usar termos como “cassete neles”. Mas sim desmascará-los com argumentos irrefutáveis e demolidores

      • ALON

        Caso Palocci tenha culpa sim no cartório, a imprensa fez o que deveria fazer, fiscalizar.
        Por isso temos que avançar para termos esse mesmo poder da grande mídia de fiscalizar.

  • Douglas Otaviani Tôrres

    Vou colar meu comentário do outro post seu “SE PALOCCI CAIR,HAVERÁ CASTAS POLITICAS NO BRASIL”

    “Edú,entendo sua posição e concordo plenamente com ela.Mas o que confirma este episódio é a Tal estratégia do governo Dilma de tentar ganhar a simpatia da elita midiática ou econômica, as nomeações de Palocci , Cardoso e Jobim são parte desta estratégia.Mas a permanecia de Palocci pode custar caro ao governo em outra ponta.Como a presidente foi muito criticada,causou divisor em sua base de apoio,em vez de no mínimo agradecer quem a ajudou e foi fundamental a sua eleição,lhe deu as costas e foi estender a mão a direita,após uma campanha barra pesada e com o clima ainda tenso.Palocci não tem a confiança desta mesma base,então nem deveria estar no governo,agora sua permanecia é para não ceder a chantagem da midia,mas ao mesmo tempo vai fazer a presidente perder mais apoios na sua bases e nos movimentos sociais,e como disse o Rodrigo Viana em um exelente texto em seu blog,se aparecer uma crise grave e a o governo precisar do apoio destes movimentos sociais,que tambem foram fundmentais para a sustentação do governo Lula,como vai ser com uma base dividida ou com sua confiança abalada.A presidente,ou o PT se meteram em uma enrascada, desnecessária,absolutamente de graça.e por a meu ver por uma simples explicação,em 2 palavras,BURRICE E MÊDO”

    Sem informações de bastidores estava claro,e isto eu venho batendo nesta tecla há muito,de uma estratégia de uma estupidez monumental,veio a conta,e pior dos dois lados,esquerda e direita.

  • Fátima-Bahia

    Perfeito e em excelente hora,este seu post,Edu!
    Se puder,pede a sua fonte pra que avise à Dilma,que ela precisa aparecer e falar diretamente com seus eleitores,na TV e na blogosfera., e URGENTE!
    Eu tenho tentado me afastar ,pra não me fazer mal e pra não fazer mal,mas seu post me revigora e me estimula a manter-me presente e unir forças.
    grande abraço

  • Paulo Ribeiro

    Eduardo, até mesmo blogs progressistas como do Rodrigo Viana e do PHA estão se alinhando com a direita. A médio prazo, vejo uma saída para as forças progressitas impedirem o avanço da direita – reinserir o presidente Lula no cenário político já em 2012, candidatando-se a prefeitura de São Paulo com um vice forte, do próprio PT, para poder atuar mais diretamente na disputa eleitoral de 2014. Com Lula prefeito de São paulo com uma vice da envergadura de Marta Suplicy, não apenas garantiremos a maior cidade do Brasil como teremos visibilidade na sucessão de Dilma Rousseff. Lula precisa voltar a Brasília em 2014, mas se depender do PIG, entrará em ostracismo pelo fato de não exercer nenhum cargo público. Fenômeno que não ocorre com FHC, que é tratado como príncipe pelo PIG.
    Portant, vamos nos mobilizar – LULA LÁ E MARTA AQUI!

    • ALON

      Aliança com a direita a faz quem apóia o Palocci, como a Veja está fazendo.
      Será que só o Edu está certo e todo o resto está errado?
      É tanta gente boa que quer a saída do Palocci que fica difícil acreditar que os que querem sua saída é contra o governo Dilma.
      Pelo contrário, desejam a saída do Palocci para preservar o governo Dilma.
      PAlocci é amigão do Serra.
      O gabinete do Palocci sempre ficou aberto para os tucanos.
      Mais pra frente veremos o que aparecerá contra Palocci.
      Se houver mentira sobre Palocci que este processe, simples.

      • José Bernardo

        O Edu “só” tem o Lula e a Dilma do lado dele

        • MayrPedrao

          A Presidenta Dilma nomeou a Palocci para a CasaCivil, certo. Como ela pode não apoiar o Palocci, mesmo que fosse a contra gosto dela ter o Palocci na CasaCivil.

  • Edu, nao estou conseguindo um ” porque’ dos fatos coerente no seu post.
    É por causa de ele ignorar o Congresso? é por interesse das alas de esquerda do proprio PT?
    É porque o partido da Dna Judith o faria para testar o governo de qualquer jeito? é porque ela e por natureza pouco politica (dilma)? É porque ignorado a militancia inclusive internautica?
    Nao se sabe, eu nao sei. Mas conserte-se a bicicleta andando com mais força no pedal e
    nao se ceda a midia pilantra. Ela não e governo e este tem o que dizer e tem o QUE fazer.

  • Os trouxas morderam na isca, estão caindo de patinho, o passado não lhes serviu de lição

    • ALON

      Palocci é que está no lugar errado, como o ministro Orlando também está.
      Dilma tem que afastar quem é suscetivel a denúncia.
      Quando ficarem em cima do ministro Orlando Silva é porque o sujeito está fazendo coisa errada.
      Por que nunca veremos nada contra Tarso Genro?
      Por que nunca veremos nada contra Fernando Haddad?
      Por que nunca veremos nada contra o ex-ministro temporão?
      É meu caro, nem todos são tão fáceis de serem usados contra o governo.
      O Palocci era uma questão de tempo e o tempo chegou para o milionário ministro da casa civil.
      Tchau Palocci, deixa a Dilma em paz.

  • Cheila

    E por que ñ a Ley de Medios presidenta??? Com o PiG ,só na pressão !!!

    • Izabel

      Cheila
      Concordo com vc. Lei de Médios é imprescindível. E também a abertura dos arquivos da ditadura.
      Quero ver o PIG se ocupar com fofoquinhas se tiver que ficar se ocupando em se explicar.

    • ALON

      Se perguntar para a Dilma ela vai dizer que não existe pressão para desestabilizar o governo.
      Ela vai dizer que o Palocci desestabiliza qualquer um. Desestabilizou até o Lula. Ler Carta Capital, revista que por sinal continua apoiando o governo.

      • eduguim

        * Leia a íntegra do pronunciamento de Dilma Rousseff à imprensa sobre os casos Palocci e Código floresta… (cont) http://deck.ly/~tbWwG

  • Flavio

    Nessas alturas do ‘campeonato” já não sei o que é pior, ficar refem do PIG ou refem da nomenclatura em que se transformou o PT paulista. Desde sempre o que mina a atuação do PT são os onipresentes, onipotentes petistas paulistas, fontes permanentes do noticiaria do PIG.
    Não votei no Palocci, votei na Dilma. Não quero ver o governo da Presidente sangrar durante 4 anos.

    Se a questão se resume a uma guerra do PIG contra o governo da Dilma que se sacrifique o soldadinho, o Palocci não tem mais condições objetivas para continuar a frente da Casa Civil.

    Com PIG ou sem PIG fora Palocci !!!!

    • eduguim

      últimas notícias:

      1 – Acusação do PSDB de que Palocci teria “agilizado” devolução do IR da empresa WTorre acaba de ser desmentida pelo anúncio da Justiça que a devolução ocorreu no prazo em que o PSDB questiona devido a ORDEM JUDICIAL decorrente de mandado de segurança impetrado pela empresa.

      2 – Filme do Kit-Homofobia que foi mostrado a Dilma e ela vetou não é o que consta daquele Kit

      • Izabel

        Edu
        Porque não divulgam quem é o dono da WTorre e as ligações dele com políticos?

        • Marcelo de Matos

          Só da W Torre? E as outras empreiteiras? Meu Deus! Se fossem escrever um livro sobre as relações dessas empresas com o poder público daria trocentas mil páginas!

      • O pgto de honorários de consultoria neste exato período é mera coincidência

      • MayrPedrao

        Edu, como assim?
        Se este vídeo é diferente do que ela vetou, qual é o certo? O que foi veiculado na GrandeMídia é o errado, porque se for cabe uma representação contra a emissora, ou não?

        • eduguim

          Dilma diz que oposição quer 3o turno e que PIG defendia sigilo da filha de Serra mas não quer defender de Palocci http://glo.bo/mzuTdY

          • MayrPedrao

            Mas isso é problema da blogosfera, temos jornalistas gabaritados para fazer tal investigação?
            Agora a respeito do vídeo qual é o certo? Vamos pedir que a emissora se retrate, até o WBonner pediu desculpa em seu jornal!

          • Vai virar 20 anos e esta balela do 3 turno será a mesma.

    • Juliano Santos

      Edu, fecho contigo em relação a Palloci, mas a colocação do Flavio em relação a tal “nomenklatura” do PT paulista procede.
      A Dilma está se deixando levar pelas armadlhas dessa parte do PT que só problema trazem ao governo. Fora algumas exeções, o PT paulista via de regra enfia os pés pelas mãos. Isso porque para eles ganhar a prefeitura ou o governo de São Paulo é mais importante que governar o país. A única coisa que eles pensam é em finalmente derrotar os tucanos aí. E sacrificam o projeto nacional para isso. Vide Mercadante/aloprados em 2006.
      Tomara que para o bem de vocês, paulistas o PT finalmente defenestre a tucanagem de Sampa. Mas que corram atrás e não envolvam o restante do Brasil nisso

      • Abel Botelho

        vai sonhando…

      • MayrPedrao

        E se o Palocci foi a escolha desse PT, o que fazer então?

  • Morder na isca do PIG jamais, nem que me toturem, quando eles me indicam um caminho sigo outro pois sei que o caminho deles jamais será o mesmo que devo trilhar

    • jaciara

      Parabéns. Concordo com você!

    • Juliano Santos

      Caro Spin, esse foi o segredo do sucesso do Lula. Tudo o que o pig dizia, o Lula fazia o contrário. Assim é mole governar, cara!

    • Mayr

      Cadê aquela mídia feroz radical cheia de ódio?
      Que papel estamos fazendo aqui? A veja, capa sem Palocci, Eisto é, capa sem Palocci, Época, que estampou a foto da Dilma como guerrilheira na capa, hoje nada de Palocci.

      Será que não estamos fazendo o que o PIG quer?

      • eduguim

        Acabo de divulgar: Veja foi aconselhada pelo DEM a não bater em Palocci para não espantar o utilíssimo “fogo amigo”

        • Mayrpedrao

          Fiquei na dúvida, quem seria o fogo amigo.
          Está dentro do PT ou nos Blogueiros Progressistas?
          Sendo assim, toda aquela discussão sobre o PIG desestabilizar o governo não existe?

  • jaciara

    O que mais me assusta é que a esquerda e aliados deveriam enxergar que a desestabilização do governo só favorece a OPOSIÇÃO e a MAIS NINGUÉM. Os apoiadores e esquerdistas descontentes seja lá com o que, NÃO GANHARÃO NADA, NADA COM ISSO.
    Abram os olhos!!!

  • Douglas Otaviani Tôrres

    E a propósito Edu,Do jeito que a coisa esta indo voçe opta pelo menor dos prejuizos, e para começar a recompor sua base de apoio social progressista,a prsidente tem si que demitir o Palocci,vetar este código florestal,chamar a ministra da cultura as falas,e para de ceder,como no caso do kit anti-homofobia.A base que a elegeu é seu escudo,sua sobrevivencia,se continuar a ceder para mostrar uma força que não tem,ficará refem destes setores.Por outro lado se reconquistar a sua base que a elegeu,tera sim a força necessária para se contrapor.Manter o Palocci hoje,mesmo este modesto cidadão discordando de mestre em politica como o Lula é um preço muito mais caro,do que a direita cobrará.

    • Ricardo

      Um governo petista sem credibilidade e desacreditado não poderá se reerguer – nem com Lula – mediante, aí sim, um golpismo efetivo empreendido numa outra oportunidade já consumada a exaustão uma “anemia”. Dilma tem pouco tempo para chamar-se à responsabilidade. Qaunto mais carregar Palocci, mais drenada será, até o dia do golpe de misericórdia. Dilma corre contra o tempo. FORA PALOCCI.

  • valdir freire

    a gafe do Obama…

    Porque a imprensa brasileira nao tripudia em cima da gafe do Obama? Falar enquanto se toca o “God ave the Queen”…que gafe hiem obama? `Já se fosse o Lula, pedido de impeachment seria pouco…

    http://www.youtube.com/watch?v=pNRXGRFJdDY&feature=aso

  • José Bernardo

    Tem uma lado bom nisso tudo Edu: está ficando bem claro quem é quem.

    • Izabel

      Também acho, José Bernardo.

    • ALON

      Também acho. Sarney defende Palocci, José Serra é um dos primeiros a defender Palocci, nehuma revista semanal estampou Palocci na capa, apenas Carta Capital, Aécio Neves amenizou o caso.
      Muitos do governo não gostariam que Palocci estivesse no governo. Acredito eu que empurram Palocci no colo da Dilma, digo isso porque eles nunca se bicaram.
      Grande parte dos blogueiros progressistas gostariam da saída do Palocci.
      Sabendo de tudo isso é fácil saber quem é quem.
      Abraço

  • Vera Pereira

    Repito o que disse a leitora Fátima-Bahia: “Eu tenho tentado me afastar ,pra não me fazer mal e pra não fazer mal,mas seu post me revigora e me estimula a manter-me presente e unir forças.”

    Quanto ao Palocci … não sei. Como não estou no governo, não conheço os bastidores de nada, posso dizer, talvez ingenuamente, que, por mim, ele nem tinha entrado pro ministério. Parece que ele é ótimo em administrar campanhas, vide as de Lula; mesmo assim, no primeiro turno de 2010, juntou-se aos que quase nos levaram à derrota. Não fosse a militância, virtual e presencial, e a inesperada (e dizem que “voluntariosa”, eu diria instintiva) reação de Dilma naquele histórico debate da Band …. Se tivesse de entrar no gabinete, talvez fosse melhor colocá-lo num ministério mais “executivo”, tipo Indústria e Comércio, sei lá. Porque na Casa Civil, ministério político por excelência, ele fica, no mínimo, muito visível, e tem muitos telhados de vidro anteriores (justos ou falsos, mas tem). Mas, agora, tirar o Palocci por pressão da mídia e da oposição que só quer criar dificuldades ao governo Dilma (qualquer uma serve), é, de fato, abrir a porteira pra cambada da direita se refastelar. Ainda não me convenceram de “ilegalidades” na conduta do Palocci. Aliás, gostei muito do comentário do Nassif hoje. Se a questão é ética, tem de mudar toda a legislação sobre consultorias e atividades privadas de ex-governantes. Duvido que mudem. Difícil resolver isso. Lula talvez consiga encaminhar alguma coisa. Mas acho que Palocci ficando, vai ser mesmo uma pedra no sapato da Dilma permanente. Até uma próxima reforma ministerial. Que não se faz em 6 meses, claro.

    • ALON

      Ele não é tão bom assim como administrador de campanha. Ler texto de Rodrigo Vianna.
      Palocci foi um desastre na campanha da Dilma.

    • Juliano Santos

      Vera, como sempre, você foi certeira. E permito-me concluir de seu comentário que o Palloci deveria sair sim, mas na reforma ministerial, lá pelo ano que vem. Seguir agenda do pig jamais!

  • Milton Roberto freitas

    Edu quanto blogueiros ,como poderia o governo ter uma relação de confiança sendo PHA ja pediu a cabeça de todos os ministro nestes 5 meses de governo.basta ver o historico do blogue dele para se constatar isto,até do supremo ele ja matou todos os ministros .

    Quanto a Ana de Holanda vc sabe o que os blogues fizeram.ai vem o Aldo e o código.
    Sabemos o que o PIG quer e nos lidamos com ele no PT a mais de 30 anos afinal eles não mudam.
    Agora o dificel é lidar com os PHA que vem disfarçados de cordeiro ,ele posta em um dia que Dilma negociou o código florestal em troca da defesa de Palocci ,ai quando o governo perde ele tira de seu blogue correndo .
    Ele acusa o ministro Joaquim Barbosa e 3 meses depois quer colocar o ministro no céu e pegar carona .
    PHA faz uma chamada desta .
    Palocci torna suspeito financiamento da campanha da Dilma.
    Ai vem o desmentido e ele tira tudo que escreveu de seu blogue sem retratação ou direito de resposta .
    veja aqui.
    http://osamigosdobrasil.com.br/2011/05/25/receita-federal-e-justica-desmentem-tucanos-e-folha/
    Agora veja se encontra no blogue dele sobre a WTorre que ele tinha escrito ontem.
    Perguntei a ele se trabalhar para Record e IURD era legal e moral nem postaram minhas perguntas.
    onde esta a liberdade na internet.
    PHA cuidado com que ele escreve este mes pois o mes que vem pode ser que ele tenha mudado tudo .

  • Francisco Antonio de Lima

    a Dilma foi muito inocente acreditar nessa gente… eu falei isso desde o inicio do ano, ela tem que voltar para onde nunca deveria ter saido pros braço do povo. e pra isso ela tem que voltar pra esquerda… na aprovação do salario minimo ela preferio atropelar os sindicatos ao inve´s de negociar. estou pronto a ir pra rua para defende-la… pra isso ela tem que vir pro meu lado, se possivel com a volta do Amorim para as relaçoes exteriores.

  • Flavio

    Caro Edu, te acompanho a muito tempo…dificilmente discordo das suas avaliações, mas não vou botar minha mão no fogo pelo Palocci. O faturamento da empresa do ministro é alto… a fumaça é densa!!!! No mínimo ele deveria se afastar do cargo, se provar que as receitas são legais e ai então retorna.

  • Jackelinne

    Este post é um tratado sobre política. A conta da lua-de-mel. Obrigatório

  • Marcelo Rodrigues

    Soube que o PIG acha que tem informação muito mais quente e que já decidiu que não vai parar.

    Nomear Palocci foi um erro crasso da Dilma, até o último pipoqueiro da Barão do Bananal (uma rua que se estende até a periferia de Ribeirão Preto) sabe o quão complicado o cara é.

    Segurar o ministro pode ser uma demonstração de coesão e força que vai esfriar o ímpeto demolidor da direita, este é o raciocínio do Lula. Mas pode ser que não funcione e ao erro inicial de nomear vai se somar o erro muito mais perigoso de mantê-lo. De duas semanas de paralisação do governo sairíamos para meses e anos de paralisação e sangramento.

    Se estou certo, e acho que estou, manter o Palocci é fazer o jogo da direita, pois é o mesmo que mantê-lo preso ao garrote vil e a mídia corrupta fazendo o papel do carrasco, apertando até quase matar, desapertando para deixar tomar fôlego e tornando a apertar, quanto mais demorado o sofrimento, mais reputação tem o carrasco.

    Por tudo isso, a voz mais sensata que ouvi é a do Rodrigo Vianna, tenho só a acrescentar que a presidenta vai aguentar o tranco e a militância sairá às ruas se for preciso para ajudá-la a enfrentar esta direita filha da mãe.

    • Edson Santana

      Eduardo este comentário me leva a crer que a coisa está feia. Esse Marcelo é um troll ou pessoa séria? Depois de um texto desses ele continua repetindo palavras de ordem. Arrogância ou trolagem? Difícil dizer. Quando esquerdistas e trolls ficam parecidos é porque a situação está feia.

        • Marcelo Rodrigues

          Faço meus comentários com meu nome real e forneço meu email pessoal que não é “de grátis” como gmail, hotmail etc. Não fiz provocação, usei linguagem moderada e não desqualifiquei ninguém (como Rui Acquaviva e Edson Santana estão fazendo em resposta a meu comentário). Onde a trolagem? Apenas guardem na memória o que escrevi e daqui um tempo avaliem se tenho razão ou não.

        • Mayrpedrao

          Por que agir como sempre a direita fazia, numa discussão se aparecia a palavra dividir, igualdade, matar a fome, etc, eramos chamados de petistas, formas mais perjorativa de agredir e desmerecer uma opinião.
          Hoje ser petista deixou de ser vergonhoso, ser de direita virou pecado.

          Aponto hoje que o conotação troll se tornou a forma de encerrar a discussão quando falta contra argumentos.

          Até onde sei um comentário só é considerado troll quando os ataques são pessoais.

    • Ricardo

      Ela precisa dar uma demstração de firmeza, e essa demonstração não é teimando que dali um cancro não sai, e sim de enfrentar o cancro e mídia juntos para ter apoio popular. Está com Palocci, refém da mídia e da direita, e enfraquecida perante a opinião pública. Teu blog nunca foi tão contestado, Eduardo. Abre o olho. Isso vai levar mais gente para o andar térreo! Te cuidem, progressistas.

      • eduguim

        Dilma quebra o silêncio e faz defesa veemente de Palocci http://bit.ly/jpxQ2h

        Nos bastidores, Lula articula reação à crise que cerca Palocci http://bit.ly/imlpvB

        • Ricardo

          vamos ver o resultado disso, que também não quer dizer que ele virará herói do dia pra noite… Em todo caso, parece mais um ultimato desesperado… Não adianta segurá-lo, tem de voltar atrás nas concessões.

        • Ricardo

          entendi quebra “SIGILO”… aí sim. Quero ver!

        • Ricardo

          E então onde estaria o golpe, se isto está saindo no PIG? Aliás, Lula, “Responsável pela operação que conduziu Palocci de volta ao Palácio do Planalto”, faz defesa, claro, ele nunca erra. So faltava, estando fora do governo demiti-lo.

        • Mayr

          O que a Presidenta Dilma deveria fazer agora, esta atitude não é a esperada?
          Não há possíbilidade da Presidenta dizer outra coisa, pergunto novamente, será que Palocci era a pessoa que, realmente, a Dilma queria para a Casa-Civil?

          Primeiro: O Palocci não deveria estar neste cargo, Zé Dirceu se não tivesse seu direitos políticos cassado não estaria lá?
          Segundo: Com tantas opiniões isentas ou de apoio a Palocci vinda da direita não deixa alguma dúvida em apoiar incondicionalmente o Palocci?

          Depois de uma campanha eleitoral pró-Serra tão suja feita para mídia-golpista e neste momento tão oportuno esta mesma mídia agir como se tivesse pisando em ovos, não é de se estranhar?

          A Dilma tem de fazer como o Lula, dizer que não sabia de nada, sacar o Palocci e mostrar a que veio.

  • Juan Pessoa

    Excelente texto Eduardo… mais do que isso sabemos q é um governo de coalizão formado por várias correntes de pensamento. Por isso o diálogo com os encrequeiros só ajuda.. Conheça o estudo q fiz no ultimo final de semana publicado na rede brasil atual, onde inclusive cito o blog da cidadania.. abs

    http://www.redebrasilatual.com.br/multimidia/blogs/blog-na-rede/adfim-de-semana-de-palocci-nas-redes-sociais

  • Matosalém de Freitas Jr

    É caro Eduardo, em que sinuca se colocou o governo Dilma?
    Ela deve saber porque teve que montar essa equipe de ministros e secretários, e os sapos que teve que engolir e pelo jeito ainda engolirá.
    Acredito no pragmatismo e na autenticidade dela, ela saberá o que fazer para resolver essa situação, pois quem dorme com cães acorda com pulgas.

  • Carlos Veloso BH

    Calma companheiros…. Luís Inácio, nos bastidores, vai por a casa em ordem. Espero!

    • Abel Botelho

      quuanta humilhação…quer dizer que agora vocês reconhecem que votaram em um posto do Lula. foi só haver o primeiro incendiozinho no governo que já chamam o bombeirinho…essa convovação do Lula, para mim, demonstra, claramente,que a D. Dilma não estava preparada para assumir “a bucha”.

  • jose marcos

    Para facilitar o debate, listarei minhas observações po tópicos:

    1- Ontem, minha filha, que graças a Deus é mais sábia que eu disse o seguinte:… Pai, até certo ponto é bom que isto esteja acontecendo no inicio do Governo para despertar a turma da esquerda que estava deslumbrada com a midia…”

    2-No inicio do ano, infelizmente, eu estava certo quando debatia com os amigos deste blog que o tal “tapa de luvas” no PIG, simbolizado pela ida da Dilma a festa da FSP não teria nenhum efeito, pois a Guerra que a midia travou e trava contra o Governo, ao contrario de analise equivocadas não é por picuinhas, esta guerra é pela manutenção dos privilégios de uma Elite predatória, que como dizia o saudoso Darcy Ribeiro é a Elite mais perversa do planeta. Ainda me lembro da inocencia de pessoas que diziam que o pessoal da folha ficou constrangido, que a midia estava com medo, e coisas do genero. Na ocasião eu rebatia dizendo: gente esta turma é canalha, pensa a longo prazo e não se intimida por gestos simbolicos de aproximação. Para manter sua dominação que ja dura mais de 500 anos esta turma é capaz de vender a própria mãe e ainda entregar.

    3-É claro que não podemos subestimar o papel da internet, notadamente dos blogs progessistas, ela esta tendo um papel importante, fundamental no debate e no contra-ponto à grande midia, porém tem muita gente tambem, por outro lado, superestimando este papel. Nada, absolutamente NADA vai substituir o povo nas ruas, vide o que aconteceu no Egito, a internet foi fundamental, mais se o povo não tivesse ido para as ruas nada teria mudado, infelizmente, tem muita gente boa “militando somente pelo teclado”.

    4-Ao contrario tambem do que muita gente pensa, o PIG não foi derrotado, o PIG forçou à esta aliança inevitavel com o PMDB que impede qualquer medida reformista do sistema. O PIG levou a eleição para o segundo turno e teria ganho se não fosse pela incompetencia total da oposição, e tambem porque no segundo turno a Dilma deixou de ouvir os conselhos dos marqueteiros e do SR Palocci e partiu para o ataque a partir do debate da Band. O PIG ainda impõe a pauta politica neste país. A televisão entra ,diariamente, em milhões de lares brasileiros, a revista Veja,por exemplo, tem uma tiragem semanal de mais de 1 milhão de exemplares enquanto a Carta Capital deve ter algo em torno de 100 mil e a Caros Amigos 50 mil por mês e,normalmente, quem acompanha os blogs progressistas são na maioria os mesmos que tem acesso a CC ea CA. Não podemos nos iludir achando que a maioria da população se informa através destes blogs, estamos crescendo mais ainda somos uma minoria neste universo da comunicação. É lógico que o PIG não tem mais o mesmo poder que tinha no século passado, mais não se iludam ainda é muito, muito forte e vai continusr sendo por muito tempo ainda.

    5-Este caso do Sr Palocci, por exemplo, ja provocou a derrota sobre o codigo florestal, sobre o material contra a homofobia, por conta de quem???? DO PIG!!!!!!

    6-Falando do Sr Palocci, seráo que todo o agrado que ele faz ao PIG e aos Banqueiros vão salvar o Governo????? para quem acredita em papai noel…..banqueiro não da apoio, quem da apoio nos momentos de enfrentamento é a BASE os MOVIMENTOS SOCIAIS e os “BLOGS SUJOS são este grupos que o Governo tem que se aproximar.

    Para finalizar gostaria de deixar uma pergunta para voce Eduardo e para os amigos que acompanham este BLOG:
    SE NA CRISE DE 2008 O PALOCCI AINDA FOSSE UM SUPER-MINISTRO O BRASIL TERIA SAIDO TÃO RAPIDO E DE MANEIRA TÃO FAVORAVEL DESTA CRISE DO CAPITALISMO?????????

  • Junior

    Quem vai ganhar esta?
    Palocci cai => ex-Campineiro
    Palocci fica => Edu

    Hoje acredito que vai ser o Edu.
    Dependendo do que eu vir aqui nos próximos dias, posso mudar de opinião.

    • Abel Botelho

      Cai, e logo. os petistas são covardes. vide o que fizeram com Zé Dirceu, Delúbio, etc.

  • Pedro Soto

    Eduardo
    O seu último parágrafo resume tudo.
    Eu estou me lixando para o tal do PIG. Deixa eles ladrarem à vontade. O povo brasileiro não é idiota.

  • Widmark

    Uma análise lúcida e verdadeira do momento. O Palocci seria apenas um brinquedo, uma gangorra para o Governo cair lá na frente. O LULA é um ser iluminado e sabe como fazer as coisas andar bem. Ele chega com o sanativo para fechar as feridas na hora certa.

    • Ricardo

      isso é reflexo da falácia de que tudo no governo Lula era bom. Agora o pessoal começa acreditar em milagre… vai nessa. O santo é de barro.

  • Roberto Pereira

    Bom, espero que vc não me confunda com troll – acho que deve conseguir puxar meus comentários pelo vínculo do e-mail e ver que não sou da turma do ex-campineiro e ninel da vida. kkkkkkkkk

    Tampouco sou petista e muito menos ” petista arrependido”.

    Mas já estou quase virando um Dilmista arrependido.

    Essa paz dos cemitérios que a Dilma aconselhada (Dizem) pelo seu Palocci-o amigo do mercado, só poderia dar nisso mesmo.

    Afastamento da militância e do pessoal mais a esquerda.

    Esse governo cemiterial – que não quer incomodar nem os mortos – e por isso vai entregando todas as bandeiras de campanha para não fazer marola não justifica que se brigue por ele.

    Código Florestal – lixo
    Kit antohomofobia – lixo – Dilma entregou o pescoço dos gays pro Bolsonaro em troca de blindar o Palocci.

    Não foi muito diferente do que o Serra fez quando vendeu os gays pro Silas Malafaia em troca dos votos dos evangélicos.

    Se esse governo AO MENOS governasse à esquerda, honrasse seus compromissos de campanha até valeria a pena brigar para que Palocci pudesse dar suas “consultorias” – bem é uma causa maior.

    Mas para fazer um governo que entrega tudo de bandeja pra direita, brigar por quê?

    Melhor deixar o PSDB, pelo menos os jornais não enchem o saco criando escândalo sem parar.

    Nossa!
    Pedir um mínimo de decência na coisa pública é se aliar a direita?
    Estamos mal de esquerda, viu?

    Vejam a Espanha. Zapatero fez um governo murista e se deu mal.

    Ainda dá tempo de consertar as coisas

    Manda o Palocci dar “consultoria” e coloca o Ciro Gomes na Casa Civil que ele acaba com a chicana do PIG numa entrevista coletiva.

    • Você está muito mal informado em relação ao kit antihomofobia.

      Dilma viu um vídeo que disseram fazer parte do kit e não gostou. Achou melhor reavaliar o material. O kit vai sair, o que está sendo avaliado é a qualidade do conteúdo. Dizer que isso foi entregar os gays para o Bolsonaro é uma disparate.

      O código florestal foi votado no Congresso. Os partidos à esquerda (com a estranha exceção do PC do B, em função da estranha atuação do Aldo Rebelo, que não tem nada a ver co o caso Palloci) votaram pelo NÃO e os partidos à direita votaram pelo SIM. O fiel da balança foi o PMDB onde entrou muito mais a influência ($$$) de grandes empresas (alô Cargill, alô Monsanto) do que um “acordão” como a imprensa anunciou de forma mentirosa (as palavras “imprensa” e “mentira” juntas na mesma frase é pleonasmo).

      Basta ver que o PT votou de forma quase unânime. Em 80 votos apenas o deputado Taumaturgo Lima votou SIM, apresentando uma visão incoerente na linha do que o PC do B vem apresentando. Se o caso Palocci gerasse um “acordão” a favor do SIM, por que o PT votou completamente em peso pelo NÃO?

      Abaixo estou postando um link com o mapa dos votos.

      http://www.viomundo.com.br/politica/confira-o-nome-dos-deputados-que-votaram-a-favor-da-anistia-aos-desmatadores.html

      Concordo que a celeuma sobre o caso Palloci ofuscou a discussão importantíssima do código, mas se não fosse ele, a imprensa inventaria outra mentira para ficar bombardeando, de modo a impedir que a sociedade fizesse o debate necessário.

      É fundamental juntar forças contra a máfia do PIG e promover a democartização dos meios de comunicação. Se esse enfrentamento não for feito agora o País vai ser altamente prejudicado.

      • Paulo Dantas

        Mentira! Ela vetou porque a bancada religiosa pressionou e ameaçou apoiar a convocação de Palloci. Política não é estória da carochinha!

  • Eduardo, entendi seu post, mas não sei o que vc acha que se pode fazer, especialmente nós, simples mortais, para evitar a queda de Palocci.

    • eduguim

      Podemos começar não engrossando o coro…

  • Fernando SP

    Avisa o PHA!

  • Cheila

    Edu,estou dando minhas mãos a palmatória,ñ gosto do Palocci por ele ser o queridinho do PiG ,q durante o gov.LULA,transitava sem constrangimento nenhum pelos partidos de oposição e pela imprensa golpista,que todos os dias criavam crise no gov.do “CARA”,mas,entre ele sair e ver o governo que eu acredito e ajudei a eleger sangrar ,prefiro engolir sua presença .Sei que Palocci ñ é um santo,q enquanto ele serviu, foi e se deixou ser usado pelo PiG e partidos de oposição ao governo…Ele ñ deveria ter voltado ao governo,foi uma decepção,como foi decepcionante ver a presidenta na festa de 90 anos da “DITABRANDA”,mas,eu estou com o Lula e com a Dilma.
    Edu,eu ñ estou entendendo esta crise no governo.Por que os aliados estão caindo fora ,o q eles querem?Por que foi aprovado aquela aberração de código florestal?O q a Dilma deixou de fazer ou fez q comprou a fúria dos seus aliados?
    As crise estão se sucedendo :
    Ana de Holanda
    Fernando Haddad (Kit anti-homofobia,livro didático)
    Código Florestal
    Palocci.
    Qual é a próxima???

    …………..

    • O prox serão as “licitações” para copa.

      • José Bernardo

        Grande novidade. Fizeram isso durante os oito anos do governo Lula. Só contaram pra você

  • MARCIO BASTOS

    dilma irar para o ataque, mas de forma inteligente…vamos aguardar… enquanto isso governo tem que governar…e oposiçao expernear…simples

  • P. Ilianovic

    É isso Eduardo, não dá pra deixar a bola cair não é mesmo… ah, a politica… Por oportuno gostaria de fazer um elogio particular ao primeiro parágrafo de seu texto: foi demais!! Nunca é demais falar da ligação do apóstolo mor do ‘liberalismo” com a ditadura sangrenta do Pinochet (e outras…). Ah, gostaria muito de lembrar aquele endereço que te enviei certa vez sobre um documentário que fala justamente da relação liberalismo-ditaduras capitalistas, vc lembra? É isso, forte abraço.

  • Luiza

    O que estamos vendo já sabíamos que ia acontecer. A pedra foi cantada. O PIG e a direita brasileira não dariam paz à presidenta Dilma, até as paralelepídeos sabiam disso. Em minha opinião, a presidenta deveria:

    1) Manter Palocci. Deixa o PIG arrebentar de falar. Ele não tentou massacrar o Sarney, para atingir o presidente Lula? Conseguiu, por acaso? Vai chegar uma hora em que a população vai virar o canal da TV, por não aguentar tanta xaropada (não que eu ache o Sarney uma brastemp, mas gostei da derrota do PIG).

    2) Fazer coisas boas visíveis para a classe média, assim como está fazendo para a classe mais baixa. Cuidar da inflação por um lado e aumentar estupidamente a qualidade dos serviços públicos pelo outro.

    3) Muito importante: estabelecer um canal de comunicação nota 10 com a classe média, por que a classe baixa não tá ligada no PIG. Ela não acredita no que ela lê aqui e ali, mas no que percebe na sua vida. Quem acredita no PIG sãos os desinformados da classe média e alta (infelizmente, é muita gente, no caso da classe média). Presidenta, não descuida da classe média.

    Além disso, o PT precisa sair da maciota e ir à luta, batalhar pela Ley dos Medios. Cadê o PT, poxa? Quanto ao Palocci, pessoalmente, acho enfadonho. A presidente merecia um ministro da Casa Civil mais interessante. Mais à frente, deveria ser substituído, ele não é o único ser do Brasil a ter interlocução com os mercados financeiros.

    • Roberto Pereira

      Ley dos Medios?

      Com esse MEDO que esse governo tem de descontentar qualquer grupo de pressão mais forte?

      Espere sentada.

      Assim como os gays vão esperar sentados, enquanto Jair Bolsonaro elogia Dilma Roussef.

      Cada vez que vejo Bolsonaro elogiá-la me sinto um palhaço por ter tentado mostrar durante a campanha ano passado a tantos amigos gays que havia diferença entre ela e Serra nessa questão.

      Eis aí, Dilma Roussef em toda a sua INGLÓRIA dando declaração homofóbica para ficar bem com o populacho ignorante e salvar a pele do “consultor”.

      Aliás, achei as declarações dela na matéria que o Edu lincou, muito mais veementes contra o kit do que as favoráveis ao Palocci que foram bem mornas diante do massacre.

      Ela não é besta, não põe a mão no fogo.

      • Luiza

        A presidenta é presidenta de todos, temos que dar um desconto.

        Agora o PT deixou de ser o PT. Cadê o PT?

        Sobre Palloci, agora eu acho que ele não pode sair, por que seria dar uma vitória ao PIG. Mais tarde, seria bom.

        Insisto: a presidenta precisa cuidar de se comunicar bem com a classe média, inclusive a “nova classe média”, pois ela é quem vai eleger governantes. O Brasil está deixando de ser uma pirâmide social para se tornar um losango social. Quem liga para o PIG é a classe média.

  • wilson

    Quando a Dilma homenageou a Folha,aterrissou de helicóptero na Venus Platinada p/ dar entrevista p/ um papa-gaio, recebeu a HHHebe no Planalto e outras coisitas mais eu falei que errou e disse que estava mal acessorada. Sempre é tempo p/ refletir e tomar decisões corajosas p/ evitar erros tão evidentes. Verificar se os trolls não estão bem do seu ladinho só pensando na sua própria carreira política. Não se coloca o Pelé no banco de reservas,mas se estiver contundido, se coloca sim em benefício de toda a equipe.

  • Cristiano Torres

    Eduardo, você é a prova cabal de que existe algo de muito errado com o jornalismo e a análise política brasileira (dos piores de mundo, atualmente).

    O que significa para um país, um dos seus melhores comentaristas políticos ser vendedor de autopeças? Significa que o Brasil tem dado cada vez mais oportunidades para surgirem talentos nos mais variados espaços, mas significa também que o ensino formal (do jornalismo então, oh, nem se fala!) é bastante precário atualmente.

    Parabéns, fico extremamente impressionado com a argúcia e a clareza de suas idéias. E assustado com o nível de análise política da grande imprensa.

    Abraços.

    P.S.: minha formação é jornalismo (atualmente faço pós em Literatura na UnB), filho de uma jornalista, neto de jornalista. Sei do que estou falando. E você é mesmo vendedor, não?

    • eduguim

      Todos somos, né, Cristiano? Vendemos alguma coisa o tempo todo. Nem que seja a nós mesmos em empregos, para as mulheres… Mas eu, além de idéias, vendo autopeças, sim

  • Quando o casamento é por interesse, a tragédia já começa na lua-de-mel. Dilma não era do PT, não tem histórico de compromisso com as bandeiras do antigo PT, ela deve se articular mais com a base,com a militância, com os movimentos sociais, do contrário, se ficar acatando pressão dos segmentos que representam interesses obscuros, vai acabar sozinha, e continuo repetindo, sr Michel Temer, é o maior inimigo desse governo.

  • Alberto Gastegi

    A Dilma não está nem aí para a Folha e associados, vai governar para o povo e não para a imprensa. Não vai entregar a cabeça do Palocci. O que for aprovado no Congresso sem seu apoio, ela vetará. Ninguém nas ruas fala nos assuntos Palocci e Novo Código Florestal. O povo confia na presidente e nos escolhidos por ela para fazerem parte do governo. O resto é fofoca da imprensa, que não tem a mínima idéia do que se passa dentro do governo, e muitas vezes fora dele.

  • Cristiano Torres

    Ah, sim! Será que não é “um mensalão”, que falta à Dilma para ela cair na real e tomar as rédeas do jogo político e econômico? Confesso a você que ainda não estou gostando do governo. E olha que sou superfiel ao Lula e ao PT (sem ilusões, claro).

    Não sei você, mas olhando pra trás, apesar do horror midiático, acho que a “Crise do Mensalão” foi ótima para deixar claros os limites, mostrar os erros e permitir corrigir os caminhos. Considero que o Governo Lula foi melhor depois da crise. Achei um exagero, mas um grande amigo e petista radical disse que o governo tinha sido salvo pela denuncia do Roberto Jefferson e que o mandato do Lula só começava mesmo ali, depois do escândalo. E olha que ele falou isso no dia em que o Bob Jeff foi ao Congresso, para dar as explicações do mensalão, em junho de 2005.

    Sei lá, acho que a esquerda só consegue “pegar no tranco. Se acalmar, acomoda e empreguiça. Não parece, não?

  • Emília

    Edu, esse blá, blá, blá em torno do Palocci é apenas o PIG tentando atrapalhar o governo, já que as imoralidades que o Palocci pode ter feito, TODOS eles fazem também, desde a menor das prefeituras. Digo isso porque SEI que é assim e, infelizmente, não vejo mudança a curto prazo nesse tipo de coisa. Parece-me que o político gringo, não lembro quem, tem razão quando disse que o Brasil não é um país sério. Se povo brasileiro não aceitasse com naturalidade as pequenas corrupções, tipo: furar fila, ‘molhar’ a mão do guarda de trânsito, etc., o famoso “jeitinho brasileiro” para o lado ruim, o Brasil seria um país mais maravilhoso do que já é para se viver.

  • José Medeiros

    Afagar a mídia, prenhe de trapaceiros maus-caracteres, na esperança de torná-la menos safada é de uma ingenuidade sem igual. Não leu, a Dilma, a arte da guerra? O governo popular está em guerra política sem trégua e a oposição, das e para as elites, sustentada por uma mídia de “coroinhas de igreja” encharcados na lama da corrupção (viva o Wikileaks), de repente, sem ter proposta nenhuma, renasce das cinzas, bradando uma moral que jamais praticaram. Dilma tem dado ouvidos, ao que parece, a conselheiros de lealdade e capacidade questionáveis. Fala-se que até um tal Reichstul, entreguista nos tempos de FHC, faz parte de algum conselho de governo A mídia venal e políticos ligados a uma classe de viés escravagista, que se vendem e aceitam que piratas de dentro e de fora do pais comprem as suas consciências com o dinheiro do povo brasileiro, jamais darão trégua ao governo. Interpretaram a ida da Dilma ao ninho dos escorpiões como capitulação. Ao contrário do Collor que não soube cooptá-los, os tucanos são profissionais do ramo, em cujas “jestões” nada sobra para o povo, porém um bom bocado adoça a mídia corporativa. Por outro lado, Ciro Gomes tinha os seus motivos ao afirmar que o beato da Móoca destrói a convivência harmoniosa entre os cidadãos, não desiste de se tornar ditador do Brasil e que passará com o trator sobre qualquer um que se oponha ao seu intento, perverso e obcecado. Tenho, no entanto, o palpite de que eles não derrotarão este governo voltado para a maioria, com ou sem o Palocci. A oposição que aí está não voltará ao poder tão cedo. A promessa do Lula foi de que não deixaria que fizessem à Dilma o que fizeram a ele. O governo retornará às suas trincheiras e recomporá as próprias forças. Por não poder contar com uma mídia imparcial, estando refém e chantageado, como está, pelo PIG, terá que contar com os blogs progressistas. Há ,também , que entregar o comando a um estrategista inteligente e ouvir o gênio político, o cara, que deu um tempo para avaliar a amplitude de visão da sucessora. A mídia o ataca dia e noite porque sabe da sua competência para derrotá-la. Quanto ao freqüentador de igrejas em busca de votos, o Putin brejeiro, capaz de confessar-se e comungar ainda que destilando ódio e mentindo, ao pensar que somente ele mesmo detenha o poder de destruir opositores pelas vendetas que promove, se esquece de uma máxima de Bertoldo, o matreiro personagem de contos infantis, de que ” nem tigre nem mulher jamais deixaram de se vingar”. Um dia será cobrada a conta ao “rei dos dossiês”, dia que talvez esteja mais próximo do que possam imaginar tantos santos de pau oco.

    • Donizeti – SP

      Eu afirmei em outro comentário sobre este mesmo assunto Palocci, que esse caso sinaliza o começo do ”
      terceiro turno “da mídia conservadora e da oposição contra o governo Dilma.

      A primeira tentativa de gerar uma crise no governo Dilma foi a pegação no pé da Ministra da Cultura Ana de Holanda, na qual servidores da própria cultura vazaram informações para a mídia para fragilizar a ministra, e como a Dilma bancou a ministra Ana, o caso esfriou e desapareceu das manchetes.

      Agora parece que a matilha midiática achou uma caça grande para esfolar e se derrubarem o Palocci, o governo Dilma não terá nem uma semana de paz, pois com certeza a Veja, o Estadão, a Globo,a própria Folha já devem ter dezenas de outras ” denuncias ” prontinhas para atacar outros ministros do governo Dilma. A intenção é cristalina, paralizar politicamente o governo Dilma e gerar um retrocesso nas políticas economicas e sociais do governo Lula.

      O que pode mudar essa situação é a entrada nesse jogo político do nosso ” Pelé – Lula ” que estava no banco de reservas e parece que entrou de cabeça na articulação, ainda que informal do governo Dilma, pois o responsável por isso, o Deputado Luis Sérgio do PT do RJ, MInistro das Relações Institucionais parece que não serve nem para gandula nesse jogo bruto da mídia e oposição

      Que ninguém no governo federal se engane ou vacile: foi declarada uma guerra política contra o governo Dilma, realmente acabou a lua-de=mél entre o PIG e a Presidenta Dilma. Que o que está ocorrendo tenha servido de lição para os ingênuos do governo federal que se deixaram enganar pela má-fé dessa mídia conservadora, golpista desde sempre. Quem é lobo nunca perde o vício.

      • beatrice

        O problema é que há vários ministros claramente inadequados, para dizer o mínimo deles.

  • emanuel rego lima

    Impressionante como o Eduardo Guimaraes e o “Inominável” ( sim, ele mesmo, o que tem as inicias R.A, o que todos lemos e todos negamos ler…) coincidem nas severas restrições à atuação da imprensa!

    Será coincidência????

  • Diego Vilela

    Eduardo, mais uma vez você conseguiu exibir a lógica por trás deste modelo de desgaste que a mídia impõe sobre o governo. Permita-me acrescentar que o mesmo PIG tem planos e versões prontas para abafar o sucesso e a visibilidade positiva dos grandes eventos internacionais que ocorrerão no nosso país.

  • Juliano Santos

    Eu, particularmente, prefiro a Dilma brigona do que uma “Dilminha paz e amor”. Foi assim que ela ganhou a eleição. Partiu para dentro do Serra a partir do debate da Band e jogou o Zé Aborto nas cordas.
    Cara, estou doido para que ela perca a paciência com o pig.

    • ALON

      Essa Dilma “brigona” quem inventou foi a grande imprensa.
      Dilma é uma mulher grande.

      • eduguim

        3-Leia a íntegra do pronunciamento de Dilma Rousseff à imprensa sobre os casos Palocci e Código floresta… (cont) http://deck.ly/~tbWwG

        • ALON

          Sendo assim, o ministro Palocci continua no cargo sem maiores problemas.
          Obrigado Edu

        • maarcelo

          Sabe, gostaria d defender a Dilma, mas a ingratidão dela foi D+, queria estar errado, mas sabiamos que ela iria precizar da gente (no dia dia com os amigos defendendo- a), agora ela preciza do contra ponto, m,as metade d nos n tem “animo” para defende la, cabe a ela reconquistar a militância, não a nos ” no oferecer” ja q ela n liga pra blogsfera!

          Desculpem o desabafo

          ABs

        • MayrPedrao

          Quando na história deste país ou até de outro um presidente se voltou contra algum membro do seu governo?

          • eduguim

            Eles não se voltam, pedem que aquele que querem demitir peça demissão. Você só pode estar brincando. Se Dilma quisesse Palocci fora, ele já teria pedido o chapéu. Parece coisa de criancinhas birrentas. Fala sério.

  • Até esse momento eu estou ‘puto’ com a Dilma, teve boa Fé com o PIG mas, o Pig não! Realmente essas informações procedem, é o chamado ‘fogo amigo’. A partir de agora vamos dá tregua e levantar o astral da presidenta e do governo em geral, só espero que Dilma aprenda pois, eles nunca vam MUDAR.

  • cristiano

    A questão não é simples. Primeiro é preciso ressaltar a seletividade da imprensa. Não resta a menor dúvida que “escândalos” muito maiores foram, estão e serão omitidos pelo PIG desde que interesse. Vejam por exemplo o caso do aumento de patrimônio da empresa de Verônica Serra conforme descrito no amigosdobrasil. Agora uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. O argumento “eles fizeram, nós também podemos fazer”. Também num troco um kit antihomofofobia e um código eleitoral por um palloci. Vale a pena o sacrifício? A direita é a direita e quem confundi ou cai ou é caído e nossa história está repleta de casos.

  • Fabio Amaral Di Fini

    Caro Eduardo e colegas do Blog da Cidadania; me parece algo surreal a idéia de que Dilma estaria “convencida de que não havia razão outra para a guerra político-midiática que permeara o governo que integrou…, que não fosse produto de mera picuinha entre oposição, mídia e Lula”… Se tal convencimento de fato existiu, sou obrigado a rever meu juízo sobre a presidenta em exercício… Eu a considerava e ainda considero uma mulher com muita vivência, largamente experiente e inteligente; tendo além disso, uma visão clara e precisa da realidade nacional. Mas se a presidenta realmente acreditou, em algum momento, que a “guerra político-midiática” contra o governo era apenas produto de “mera picuinha entre oposição, mídia e Lula”, então a imagem que tinha e tenho dela é incompatível com a realidade. Eu mesmo cheguei a pensar na possibilidade de uma trégua entre o governo e o complexo mídia/oposição; mas venhamos e convenhamos, eu não ocupo o cargo que ela ocupa e não tenho um terço da amplitude de visão que ela tem ou supostamente deveria ter… Bom, resta a nós, que apoiamos a presidenta antes e continuaremos a apoiar daqui em diante, desejar que ela esteja refeita desse lapso de otimismo injustificado e passe a tomar as atitudes adequadas, tenham elas a direção e intensidade que tiverem, para que este país continue em seu curso de progresso, melhoria e aperfeiçoamento. Nada mais a dizer!

    • Só tenho uma coisa a acrescentar:

      Democratização dos meios de comunicação JÁ!

      • Fabio Amaral Di Fini

        Ruizão, meu caro… Essa é a primeira das “medidas adequadas” a que me referi; sem a menor dúvida!

  • Post importantíssimo este. Através dessas preciosas informações, conseguimos entender porque Dilma está ausente do Twitter, porque o Blog do Planalto é entendiante e burocrático, porque o Governo está na defensiva.

    Quero lembrar que a luta de classes existe, e que a mídia e a oposição representam o capital financeiro internacional. Não é com aquela tola tentativa de armistício que Dilma iria conseguir mudar as leis da História.

    Esse ataque da mídia aos ministros de Dilma pelo menos deve servir para que a presidenta saia de suas ingênuas ilusões. Já seria um passo adiante.

    Um passo bem maior seria fortalecer os laços com a Blogosfera. Nesse sentido, a primeira medida é demitir esse dirigente do Blog do Planalto que diz que blog é “coisa de adolescente”. Esse cara ficou encalhado no século 20 e de lá não saiu mais.

    • emanuel rego lima

      Luta de classes ainda existe????.
      Pensei que isso tava fora de moda desde o final do seculo passado….

      • Roberto Pereira

        Só pra ganha salário de consultor.

      • Lúcia Adélia

        Ledo engano samuel, ela exisite e muito

      • Essa frase sobre a luta de classes incomodou, né?

    • Canena

      Roberto, quem é esse dirigente do blog do Planalto?

    • Chico Doido

      Dilma precisa é de um Tarso genro para lidar com a internet .

  • Carlos J.Ribeiro

    Confesso que estou meio atarantado com tudo isso. Machado de Assis diria que “a confusão é geral”. O sr. Palocci, com aquele jeito de monge tibetano penitente à procura de seu Shangri-lá, está aprontando desde os tempos de Ribeirão Preto. Tem DNA tucano, como todo o PT paulista. Seu ressuscitamento(êpa, êpa, atenção guardiães da inculta e bela: se Guimarães Rosa pode, eu também posso) foi um equívoco. Ele, Cardozo, Jobim, Moreira Franco jamais poderiam fazer parte de um governo trabalhista. Junte-se a isso a inação(êpa, êpa: inação significa falta de ação) dos petistas paulistas. Adoram os tapetes luxuosos de Higienópolis, esperam ávidos pelos convites aos ágapes(êpa, êpa) da elite paulistana, não podem ver os holofotes de uma câmera de TV(se for da Globo, então…). Sei não.

    • aliancaliberal

      Pq sempre tem isso “Tem DNA tucano, como todo o PT paulista” .
      O cara é do PT desde criancinha e agora querem abandonar tipificando como sendo do PSDB.
      ………
      O petismo é do bem, o tucanato é do mal(u) e se um petista se comporta mal e pq é tucano.

      Assim não da é cinismo demais da conta.

      • Lúcia Adélia

        Liberal hipócrita, quem cansou a nossa beleza com essa história de bem e mal foi o seu candidato tucanoloide serra, ou você já esqueceu a vergonhosa campanha que os tucanalhas fizeram?

        • aliancaliberal

          Uma não sou tucano outra quem vem com essa sim é o PT e as esquerdas.

          Tem esquerdopata que acha que a direita quer o mal das pessoas.

          • eduguim

            Nenhum tucano diz que é tucano, se não for filiado. O PIG inteiro é isento, como você…rs

          • Pedro Soto

            A direitalha quer o “bem” da minoria que ela considera seres superiores aos demais.
            E, consequentemente, almeja o “mal” dos que não integram essa casta.

          • Vou contar uma história.
            31 de dezembro de 2002 peguei um onibus na frente da igreja São Judas Tadeu aqui em São Paulo. Esse onibus se dirigia a Brasilia. Essa viagem seria para comemorar a grande vitória do Lula.
            Nesse onibus havia passageiros que contribuiram para a formação do Partido dos Trabalhadores. Fiquei amigo de um, Luis Carlos. Esse nome foi dado pelo pai dele em homenagem ao Luis Carlos Prestes. Luis é um militante que beira os 60 anos.
            Luis foi daqui de São Paulo a Brasilia gritando sem parar. Um dos gritos que me lembro dado pelo Luis era: ” Ganhamos caralho, 20 anos esperando esse momento.” Era muita alegria.
            Assim que paramos em Minas Gerais, num posto de gasolina, nos abraçamos todos e desejamos feliz ano novo.
            Me lembro até hoje da farofa e da melância que comemos na virada do ano.
            Ao chegar em Brasilia logo de manhã, era algo contagioso, todos estavam muito felizes.
            Todo mundo estava ansioso para ver a chegada de Lula.
            Eu estava um pouco longe de onde aconteceria a troca de faixa, mas conseguia ver bem.
            Assim que aconteceu a troca de faixa não me contive, chorei igual criança.

            Isso tudo aconteceu depois do Fórum Social 2002 que aconteceu em Porto Alegre.
            Naquele que seria um dos maiores encontros de movimentos sociais do mundo todo, tive a felicidade de cumprimentar Bernard Cassen, diretor do Le monde Diplomatique, lhe dei uma camiseta com uma estampa que fazia protesto contra a Alca.

            Fui ao 1º encontro nacional dos blogueiros progressitas vender camisetas. A camiseta “Dilma Neles” foi vendida por mim e meu irmão.
            Minha sobrinha ganhou um desenho do Lattuff que está guardado até hoje com meu irmão.

            Ah, li Brasil Privatizado do Aloysio Biondi. Quem leu esse livro pode ter a certeza que não vota no PSDB.

            Estou colocando isso não por vaidade, mas porque tem gente que é capaz de me chamar de tucano, inclusive o Edu.
            Escrevi pra você porque vejo que você também é rotulado, mesmo não vendo nada em seu texto que possaindicar que você tenha alguma afinidade com o PSDB ou o DEM.
            Abraço

          • eduguim

            Você não é tucano, é petista arrependido. E petista arrependido é filme antigo. Passou em 2005, quando estourou o mensalão. Foram muitos, enorme parte inclusive do partido. Alguns saíram e formaram o PSOL. Nunca me esquecerei do maior desgosto que tive, de ver alguém que respeitava, Heloisa Helena, de braços dados (literalmente) com Antonio Carlos Magalhães tentando derrubar Lula. Apostaram no denuncismo, extrema-esquerda e centro-direita e extrema-direita. Deram com os burros n’água. O PSOL é uma miragem. Não existe. Não aspira nada. Afirma que resolve todos os problemas seculares do Brasil com uma canetada no dia em que assumir o poder. HH disse isso. Você já postou uns 15 comentários aqui e ainda não conseguiu materializar a sua opinião, pois sempre coloca mais um. Por mim, tudo bem. Enquanto entender que o assunto não sou eu e resolver discutir o que interessa, publico. E não quero que mude de opinião. Apenas tenha pena da turma e não seja tão repetitivo. Cansa.

          • Edu, o PSDB está pagando-os para esta campanha na internet

          • ALON

            Para o PSOL, PCO, PSTU, o PT não é mais de esquerda e sim de direita.
            A professora Amanda Gurgel é do PSTU.
            Será que seus leitores continuarão a adimirá-la Edu?
            Espero que ela nunca seja perguntada sobre o governo Dilma.
            Abraço

      • ALON

        Também abordei isso.
        Palocci é do PT, portanto é petista.
        Serra é do PSDB, portanto é tucano.

      • Carlos J.Ribeiro

        Concordo, “seu” liberal. É cinismo demais da conta. Não da minha parte mas dos petistas paulistas. Se eu escrevi que o sr. Palocci e outros petistas PAULISTAS têm DNA tucano é porque, na minha opinião, eles têm DNA tucano!! É tão difícil entender isso??? E mais: comente a opinião do dono do blog, sr. Eduardo Guimarães. Dê o seu pitaco e respeite as opiniões dos outros.

  • FabioT

    Edu,
    qual a maneira de descontruir dilma? no blog do josias ele dá a dica, diz que lula teve que intervir por que dilma não consegue andar com suas proprias pernas, embora quando o fhc intervem nos assuntos tucanos o enfoque é totalmente diferente, me parece a continuação da teoria do poste misturada com aquele ditado do agua mole em pedra dura. O elogio a seu estilo mais contido em relação ao Lula, fora o preconceito de dizer que Lula é só um animador de plateia, é uma armadilha, Dilma tem mais é que mostrar a cara, fazer politica , falar à população, entrar em campo mesmo. Aliás, quando teremos uma entrevista coletiva ? ou mesmo aparições em programas de tv?

    • M. Iack

      Ela deu entrevista coletiva hoje. Está no blog dela, integral, (novíssimo, começou esta semana): acho que ela vai investir neste tipo de mídia.

  • O que está em jogo é nosso desenvolvimento econômico.

    Os EUA e a Europa precisam desesperadamente que nossos juros subam e que nossa inflação suba também. A oposição e a mídia são agentes encarregados de fazer com que isso aconteça.

    No entanto, nossa inflação está em queda, como comprovam os índices em queda nas últimas semanas. O desemprego, em baixa. Os juros ainda na estratosfera, mas com forte pressão do Governo (principalmente da própria Presidenta e do Ministro Mantega) sobre o Banco Central para que sejam reduzidos ou, pelo menos, não aumentem mais.

    O imperialismo necessita, também, que o dólar despenque. Outra vez vem o Governo e adota medidas para que isso não ocorra.

    Não é um cenário que agrade o capital financeiro. Como um vampiro, ele precisa do sangue da América Latina, África e Oriente Médio para sobreviver.

    Assim, o Imperialismo precisa quebrar a espinha dorsal da resistência na América Latina. E essa espinha dorsal do Continente é o Brasil.

    • Augusto

      No mosca!

    • Augusto

      Hoje eu estava lendo um artigo de economia que mostra os Estados Unidos não vão conseguir mais pagar sua dívida. E que talvez isso ocorra ainda em 2011.

    • Concordo Plenamente, Muito bem pensado.

  • alex

    É isso aí Eduardo … o Dr Ulysses gostava desta frase:

    “Quem vai pôr o guizo no pescoço do gato?”

  • Marcelo de Matos

    O governo gasta uma fortuna colossal para manter, país afora, agentes e órgãos públicos como juízes, secretarias de fazenda, tribunais de contas, polícia federal, etc. Parece que isso não é suficiente para fiscalizar e punir os agentes públicos por suas condutas irregulares. Forma-se, então, um formidável tribunal de exceção, capitaneado pela mídia, ou por todas as mídias, para julgar um ou outro agente. Outro Chefe da Casa Civil (parece que esse é um dos cargos mais visados) antes de Palocci, José Dirceu, esteve nas barras desse tribunal. Eu passava a noite em claro acompanhando as “denúncias” e sua repercussão, no UOL. Esse portal tinha até um “monitor de escândalos” que vomitava notícias em espaços cronometrados. Quando Dirceu caiu muita gente deve ter tido orgasmos de contentamento. Parecíamos estar em um circo romano, vendo um infeliz ser atirado às feras. Ao invés de usarmos toda essa estrutura estatal, poderíamos mudar a Constituição e re-adotar o sistema grego do ostracismo. Os atenienses escreviam seu voto em ostras e o político podia ser exilado por 10 anos. Ao invés de ostras, porém, usaríamos o twitter ou as avançadas urnas biométricas da Justiça Eleitoral. Que acham da sugestão? Acho que isso desafogaria muito o trabalho de nossos tribunais e órgãos de fiscalização.

    • Marcelo de Matos

      Esqueci de acrescentar que no caso de Dirceu juntaram as acusações de mensalão e de participação em esquema de caixa dois na prefeitura de Santo André. No de Palocci já estão trazendo à baila as acusações do caso Francenildo e da República de Ribeirão Preto, montada em Brasília.

    • Fabio Amaral Di Fini

      “…trabalho de nossos tribunais e órgãos de fiscalização”? Que trabalho???

  • Ertha Lucia

    O Governo tem que defender Palocci com a mesma veemência e tenacidade com que defendeu Sarney. É fundamental demonstrar que não será pautado pelo PIG. A capacidade de insistir num assunto por muito tempo é limitada, para a imprensa. Se conseguirem derrubar o Palocci, logo escalarão outro e mais outro até que todo o “nucleo duro” caía. Precisam criar argumentos para atacar a Dilma em 2012 e 2014. Como a economia, empregos, investimentos etc… estão caminhando bem, há que criar fatos, mesmo mentindo , manipulando, cometendo crimes como a violação dos dados pessoais do Palocci. Não podemos fraquejar. É um cabo de guerra. Quem ceder perdeu. Lamento que alguns companheiros não percebam que política é mais que estar certo ou errado. É sagacidade, sangue frio, astúcia, como no pocker.

    • MayrPedrao

      ” É sagacidade, sangue frio, astúcia, como no pocker.” Ertha Lucia

      26/05/2011 • 15:39

      Isso tudo pra que, enganar?

      Um povo forte, não precisa de governo forte. Zapata um índio disse isso.

      Se ouver retidão dos membros do geverno não tem porque ter medo. Que caiam todos que tiver que cair. A presidenta Dilma foi clara em seu pronunciamento quando aponta que o governo é único. O governo é da presidenta, não do Palocci.

    • Miguel Oliveira

      Concordo perfeitamente. Tem muita semelhança com o caso Sarney. A pressão da mídia em geral dá resultados até em gente calejada, mas boboca, como aconteceu com Mercadante e o panaca do Suplicy, que veio com o ridículo “cartão vermelho”. Mas como o governo não se dobrou, o caso sumiu de uma hora para outra, principalmente quando começou a respingar nos protegidos da mídia. Tem mais é que cair de pau na oposição, como a denúncia de quebra de sigilo dos dados do Paloci. Abrir fogo contra o PSDB que abriu os dados do ministro. Tem que exigir esclarecimentos de como foram vazados. Sem essa de fogo amigo. Tem que pesquisar as fortunas de todos da oposição e abrir fogo, como no caso do Alvaro Dias e sua mamata de pensão retroativa, demolindo essa pose de vestal, o enriquecimento absurdo do ACM na Bahia, e assim por diante. O PT tem que acordar e lutar, que essa oposição o que mais tem é telhado de vidro.

  • José do Ceará

    Mais uma vez ,um raciocinio corretíssimo de sua parte.O Brasil real continua e continuará a despeito dessa mídia nojenta.Na minha modesta opinião a razão disso tudo é a frustração incontida de um ser que aspirava profundamente a presidencia da república e detém profundo controle sobre alguns meios de comunicação;Enquantio esse personagem tiver tais aspirações, a nação brasileira assistirá a esse festival de denuncias, dossiês e campanhas de baixo valor.Não tem jeito, é da natureza dele…

  • claudio halfen

    Caro Eduardo, o jogo não é para amador. Tua analise tem consistência mas a Dilma vai poder contar com uma engrenagem ja ajustada da máquina pública das políticas de estado dos eventos esportivos, do combate a miséria com o pré sal. O Brasil esta na ponta dos cascos so um governante muito inapto poria esta oportunidade fora. Não da para subestimar o PIG mas o que manda e dinheiro no bolso do povão que faz bater o coração na hora h da eleição que não lê folha e não vê Boner so vê Faustão, novela e futebol.

  • Julio Cesar Montenegro Bastos

    Não imagino que a mídia cresça com afago e diminua com porrada. Não é de gente como a gente que vem o dinheiro, os apoios, as ligações poderosas até às armas de destruição em massa ou em pó, Porisso esse edificil inteiro é que foi abalado com a eleição do Lula. Finalmente foi constatado que o trabalho em colaboração funciona melhor do que alguns iluminados indicando direção. Quanto menos controle da situação, quanto menos o povão deles souber que está falando e principalmente ouvindo deles mesmos, tanto pior … pra eles. A real mobilidade social está cada vez abalando mais a tombada casa senhorial.

  • Edson Santana

    espera sentado, tucano

  • Aírton

    Você precisa ser despedido!

  • Diego Dias

    Caro Eduardo,

    Vc se lembra do famoso pacto social que o Lula falou no começo do seu governo?Eu me lembro muito bem, e lembro tambem que muita gente não entendeu o que o Lula estaria querendo dizer sobre esse tal pacto……Esse pacto era um pacto com toda a sociedade: trabalhadores,empresarios,burguesia,classe media,latifundiarios,pequenos produtores,sem terras e tambem a MÍDIA!!!!
    O problema é que a mídia não aceitou esse pacto,pois nossa mídia é preconceituosa ao extremo,não aceitou ver o Brasil ser governado por um metalurgico que veio das classes populares do nosso país.
    Dilma por ser uma pessoa que veio da classe média achou que poderia trazer a mídia para o seu lado,mas se enganou completamente.Para o PIG, derrotar Dilma é derrotar Lula!
    Dilma ainda pode se recuperar,mas deve perceber logo que o PIG nunca vai fazer parte desse pacto social existente no Brasil
    Abraços,
    Diego Dias, professor de historia que não exerce a profissão

  • aliancaliberal

    Edu o PT é a elite.

    Sempre quando vem a tona um descaminho dos petistas as cifras são de milhões.
    Dilma e o governo e os blogueiros pró governo vão repetir a mesma retórica do caso Erenice não preciso retornar as declarações de Dilma e Lula.
    …………..
    O deputado “vacanamesa” falando em nome de Dilma vai à tribuna e declara em tom ameaçador que será uma vergonha o congresso aprovar a emenda 164, o que provocou indignação em todo o congresso.
    Isso demonstra a falta de articulação política do governo Dilma e que passados cinco meses não distribuiu os cargos de segundo escalão e este pode ser um dos motivos do vazamento.

    Não é de se duvidar que o PMDB derrube Dilma para o Temer se tornar presidente e levando se em conta que o PT tem apenas 17% no congresso nada pode fazer para impedir isso.

    • AntenorLoula Moreira

      Ô sabedoria pai d´égua!

      • Trollagem é o que você faz Ruy.
        Acho qeu você não sabe mas Troll é quando existe ofensa.
        Você não consegue contestar nenhum ponto do que o Aliança Liberal escreve.
        Seu discuros sempre é o mesmo, “troll”.
        É Ruy no campo das idéias você não consegue.
        Até agora não sei porque o Edu não chamou sua atenção.

      • aliancaliberal

        Para o RUY trolhagem = qualquer coisa que não seja o pensamento dele.

  • Luiz Monteiro de Barros

    Sempre vou considerar ser prioritário governar para situação e oposição. Porem como a desigualdade de renda das famílias é vergonhosa no Brasil, o pais mais rico do planeta se após a iniciativa primeira de Dilma foi buscar a conciliação; agora tudo pende para confronto democrático daqueles que se opõem ao sonho brasileiro de “Um pais rico é um pais sem miséria”
    O pendulo agora vai para o seu limite máximo de reação oposta. O tempo para voltar é indeterminado. Mino que a apoiou e agora execra Palocci disse ser imprevisível o que Dilma fará ou seja o grau de confronto.

    Diante do enigma “ou me decifras ou eu te devoro” ela já começa a decifrar.
    -Não compactuo com a emenda da anistia do desmatamento e a regulagem da proteção ser pelos Estados. A base está rachada.

    -Mantém Palocci pois o mesmo presta esclarecimentos aos órgãos de Estado

    -Ela mesma não aprova o kit a forma escolhida para educar.

    Resta-nos continuar a acolhê-la. Ora é simplório demais que Serra seria a pior escolha e que o Brasil teria problemas exponencialmente maiores.

    Vamos convivendo com estas dificuldades.

  • enio

    Agora entendi porque o Blog do Planalto está tão ruim, sem pulso, sem vida, pensei que fosse reflexo do andamento do governo, mas pelo jeito é determinação da secretaria de comunicação que precisa acordar para o novo brasil.

  • alex

    PALOCCI É JÊNIO!

    Escrito por Gilberto Maringoni / Correio da Cidadania
    26-Mai-2011

    Para começar, assunto encerrado. Vamos parar com calúnias e maledicências! O ministro dr. Antonio Palocci Filho é um talento sem igual na área de consultorias. Aliás, dizer que um talento desse coturno faz consultoria é desvalorizar alguém muito conceituado no mercado, como ele mesmo diz. Dr. Palocci faz é parceria público-privada. Nunca em público, frise-se, sempre em privado. O dr. Palocci é, em si, uma parceria público-privada.

    Dr. Palocci não é pessoa de trato difícil. É um facilitador. Vende o produto certo para quem procura o incerto. Comercializa facilidades. A coisa está difícil? Nada funciona? Precisa de um empurrãozinho? Procure o dr. Palocci e tudo se facilita

    O dr. Palocci é o homem certo no lugar certo. Mostrou na prática que o povo brasileiro está melhorando de vida. Deve ter sido convidado para assumir uma pasta no governo com a missão estrita de multiplicar também por vinte a renda do brasileiro.

    Dr. Palocci é um desenvolvimentista, ao contrário do que muitos pensam. Seu patrimônio se desenvolveu a olhos vistos.

    Assunto encerrado.

    A ótica da ética

    Não bastasse, o Dr. Antonio Palocci Filho é um altruísta! Um ético, como poucos. Praticamente fechou a própria empresa, a Projeto. Num caso inédito na história do capitalismo, o dr. Antonio Palocci encerrou as contas de uma empresa no auge de seu sucesso.

    Até os dias que correm, o usual tem sido uma empresa parar com suas atividades quando o lucro cessa, as dívidas travam sua atuação e a situação aperta. Pois a empresa Projeto não só lucrou R$ 20 milhões em quatro anos, como desse montante a metade foi amealhada entre novembro e dezembro de 2010, mês de fechamento do estabelecimento. Perguntem a qualquer empresário o que faria com uma empresa dona de tão retumbante trajetória, caso não desejasse continuar no balcão. Teria duas alternativas: a) venderia o ponto, b) deixaria tudo nas mãos de um sócio.

    Para não entrar em conflito de interesses, o dr. Palocci o que fez? Fechou o estabelecimento. Uma ética a toda prova. Muito valorizada no mercado.

    Assunto encerrado.

    Mais com menos

    Homem de rara competência, o dr. Palocci faz o que prega: mais com menos. Outras consultorias, menos afeitas ao seu ramo de atividades, contam com mais de cem funcionários, para apenas alcançar resultado semelhante ao da Projeto. Pois o dr. Palocci, austero e comedido, prova que nada disso é necessário. Se competência há, basta um lugarzinho ali pelos Jardins, uma telefonista e ele mesmo. Que devia dar expediente durante a noite e aos fins de semana, de vez que seguia em profícua carreira parlamentar enquanto o botequim crescia.

    Várias personalidades da República já atestaram a inocência de Antonio Palocci. São homens da estatura moral e cívica de um dr. Candido Elpídio de Souza Vaccarezza, de um dr. Michel Temer, de um dr. Paulo Maluf. Surpresas nos aguardam nas próximas horas.

    O dr. Palocci disse que ex-ministro tem muito valor no mercado. Olha aí uma boa idéia que ele mesmo nos dá. Com certeza, a essa hora, o dr. Palocci já deve estar pensando em se tornar ex-ministro. Tá valorizado à beça…

    E a empresa dele chama-se Projeto. Já pensou se fosse Obra Pronta?

    Assunto encerrado, pô!

    Gilberto Maringoni é jornalista.

    fonte:

    http://www.correiocidadania.com.br/content/view/5871/9/

    • Waldemar Andreu

      Conheci o Dr. Palocci 20 anos atrás, militamos juntos no mesmo partido, ele nunca se destacou, esteve sempre em segundo plano, deu sorte, foi prefeito de Ribeirão! Iniciou a política no movimento estudantil, um grupo de “tendência Trotskista” liberdade e luta “libelu”! Não posso afirmar com certeza todos, desse pessoal que conheci não se aproveitou nada, não serviram para nada, são cidadãos sérios, mas politicamente inúteis, todos fracassaram na política! Pode ser que o Dr. Palocci seja uma exceção a regra, quem sabe? A “crise Palocci” teve sua origem na base do governo, principalmente na questão dos cargos de segundo escalão, a arrogância do Palocci com relação a parlamentares, principalmente do PMDB, estava incomodando, o deputado Lindberg Farias já o tinha advertido! A pretensão do Dr. Palocci e seu grupo seria a “hegemonia” no governo, dai seria fácil arrastar o PT, a esquerda, ser o próximo Presidente da República, o Dirceu também tentou, esqueceram de combinar com os russos, santa ingenuidade, não deu certo! A minha falecida avó,senhora vivida, dizia: não se deve investir em causa perdida! Palocci para o governo é um “PRESENTE DE GREGO”! O governo está com uma tremenda bucha! Bem feito, acreditaram nos 3 porquinhos! Saudações democráticas.

  • Roberto Pereira

    Perguntinha de um blogueiro sujo (Luiz Carlos Azenha):

    o que fazia um deputado-coordenador de campanha arrecadando ao mesmo tempo para a candidata e para seu próprio bolso, para em seguida assumir o “coração” do novo governo?

    • eduguim

      Incrível como um grupo, dentre os vários que identifiquei aqui, acha que basta dizer que um amigo meu pensa diferente para desqualificar minha argumentação. Da mesma forma, tem gente que chega nos meus amigos e diz “O Eduardo acha isso ou aquilo” de diferente. Que falta de imaginação.

      • Roberto Pereira

        De forma alguma, Edu, não foi pra vc – muito menos para “provocá-lo” de forma infantil que coloquei isso aqui.

        Já disse mil vezes que tenho o maior respeito e admiração por vc.

        Coloquei essa pergunta, primeiro porque acho a pergunta do Azenha bem pertinente, mas principalmente porque há várias pessoas aqui chamando quem não concorda com essa situação como “papagaio do PIG”.

        Acho isso desonesto.

        Cada um pode defender a sua posição – como a maioria aqui faz – sem ofender a capacidade do interlocutor.

        E concordo com tudo (ou quase) que vc escreveu nesse texto. Principalmente essa parte:

        “Dilma tem que decidir se quer passar os próximos quatro anos discutindo a avalanche de acusações e picuinhas que vem por aí ou se, como fez Lula, atuará para dar à sua base de apoio na sociedade as condições de ajudar a fazer o país seguir avançando.”

        Hoje, infelizmente Dilma deu declarações muito infelizes contra um avanço social que mobilizou muita gente por ela na campanha do ano passado.

        Hoje, mais uma vez, o atraso venceu nesse país.

      • M. Iack

        Edu, já visitou o blog da Dilma? Ela deu entrevista coletiva hoje e já está postado na íntegra. Acho que agora ela vai aderir a esta midia.
        http://www.dilma.com.br/site/archives/1826

  • Maria Rita leal

    Certa vez perguntei a um novo administrador de uma editora importante se ele iria mudar a sua equipe e os rumos do trabalho que até então era considerado como muito bom. Pensava-se na época que sua administração teria um teor mais conservador. E ele disse-me que pretendia analisar bem a situação, avaliar a competência de cada pessoa da equipe e que, se necessário, mudanças seriam feitas até o próximo ano de sua gestão. Relato isso apenas como eleitora que se intera, observa e avalia para falar do governo Dilma, em quem depositei meu voto. Confio muito nela e na sua competência, mas concordo que a agressividade, a má-fé e impaciência dos derrotados não dão trégua e que ela deverá no mínimo, analisar e reagir de forma política e não pessoal com essa turma da pesada. Dilma é preparada, e uma gestora de alta competência, foi eleita na sua primeira tentativa com aval do melhor presidente e não precisa passar o chapéu para essa corja que está por trás de toda tramóia. Respeito apenas aqueles que agem de boa-fé que não concordam com ela ou com parte de sua equipe – eu mesma não morro de amores pelo Palocci, mas até aqui não vi nada que justifique essa onda toda – porque é isso o que ela é – uma onda. Por enquanto não temo pela estabilidade dela, mas a estratégia – como todos já disseram, é criar fatos ou factóides de maneira rápida e consecutiva até uma grande parcela da população ficar convencida de sua incapacidade. Os nazistas fizeram isso muito bem, os americanos até hoje agem da mesma forma.

  • Mariana

    Eduardo:
    Com muita tristeza constato o falecimento de um grande jornalista inimigo do PIG, a quem aprendi a seguir. E o nascimento de um amigo dos inimigos de Dilma, inclusive, pondo a sua brilhante pena aos serviço deles.

    Ultimamente já estava um pouco afastada dele pelas suas posições extremadas, beirando ao delírio, contra a Igreja Católica e pela sua falta de respeito pelo povo Nordestino e pelos católicos, ao identificar Serra com símbolos da Região e da Religião. Mas mesmo assim, sempre e várias vezes por dia dava uma revoada pelo seu blog. Agora, nem mais isso eu farei.

    Descanse em Paz, Paulo Henrique Amorim! Pena que as suas armas tenham trocado de lado

  • Gerson Carneiro

    Desde a época da tal festa eu sempre disse que os fatos que resultavam na aparente aproximação da velha mídia com a presidenta Dilma lembravam e eram similar à fábula do escorpião com o sapo. No momento exato a velha mídia iria ferroar porque é da sua natureza.

    Agora… o Palocci não era colunista da Folha? Não foi ele que tramou a ida da Dilma e de toda a equipe à festa? Pelo menos estava todo serelepe. O que esperava, que ficaria isento do veneno da FSP? Achei muita ingenuidade.

  • BINGO

    Câmara decide investigar CBF e organização da Copa-2014
    PUBLICIDADE

    FILIPE COUTINHO
    DE BRASÍLIA

    A Câmara dos Deputados abrirá investigação para apurar denúncias contra a CBF. O deputado Anthony Garotinho desistiu de instaurar uma CPI e conseguiu emplacar uma PFC (Proposta de Fiscalização e Controle), que não precisa do apoio de 171 deputados para ser instalada.

  • Luiz

    Têm histórias que parece que é melhor a gente nem se meter, mas será verdade que Palocci faturou tudo aquilo? E se fosse armação dele com outros? Se existe psicopata que atira em qualquer um e nome de qualquer coisa, pq não um ministro que aceita “qualquer trabalho interno”? Francenildo foi por causa do Palocci. Agora essa. Quem garante que o sujeito está do mesmo lado da trincheira? Parece que não ou é um tremendo dum trapalhão. Ele deveria ser o primeiro a pedir as contas e viver a boa vida com seus milhões, caso realmente tenha. A não ser que recebeu para criar tumulto. Alguém depositou na conta dele. Um verdadeiro aloprado. Durante o regime militar, foi abduzido e trocaram o cérebro dele? Mas que parece que está “fora da casinha”, isso parece.

  • Valdir Moreira

    Prezado Eduardo: Vamos citar a história para ver se alguns estrategista do planalto se ” tocam ” 1. ” a guerra é uma política com sangue. A política é uma guerra sem sangue”.O sonho de todo jogador é ir para a seleção e o sonho de todo partido político é ir para o palácio do governo, ou seja assumir o poder, não importando que meios são usados para lá chegar.Vimos isso recentemente e agora tem gente já de olho em 2014. 2. A sua frase ” Foi dessa decisão que agora decorrem os incríveis problemas políticos que está vivendo ainda no quinto (!!! ) mes do seu governo de quatro anos, que todos já podem mensutrar o que pode vir a ser” – A maioria dos historiadores dizem que foi Hitler declarou guerra à Inglaterra e à França, mas, sabemos perfeitamente que não foi bem assim> Foi a Inglaterra e a França que declararam guerra à Alemanha.O que tem esta história da II guerra mundial aqui ? respondo: Só espero que A presidenta Dilma não cometa o mesmo erro que Hitler cometeu logo no início da guerra. Em maio de 1940 exatamente no dia 23, o exército alemão estava no canal Aa, em Granvelines, a 16 Km de Dunquerque, ele tinha cercado totalmente 340.000 soldados ingleses, franceses e belgas. A guerra poderia ter sido decidida aí, bastava simplesmente matar todos esses soldados. Mas, Esta divisão de blindados alemães recebeu ordem de Nada fazer contra os ingleses ou frances e belgas.Eram 235.000 ingleses e 115.000 franceses e belgas que Hitler preservou, deixando-os vivos > Tem filmes hollyoodianos que mostram o contrario.Churchil(o bêbado e viciado em corrida de cavalos reconheceu que em Dunquerque os ingleses deixaram 7.000.000 de kg de munições,120.000 veiculos,8.000 canhõese 400 armas antitanque.Resumindo: Deu colher de chá para o inimigo e o resto sabemos no que deu.O que Hitler quis com a sua decisão? chegar a uma paz com o inimigo.Caso houvesse tido acordo,a guerra teria sido abreviada.

  • Ademir Augusto Giorni

    Edu, muito bom o seu texto como sempre, agora eu trabalho com vinte pessoas
    diferente todos os dias, e sabe, ninguém, nem sequer ouviu falar do código florestal
    e muito menos do caso Palozzi. O PT tem uma bandeira mercadológica imbatível,
    e, enquanto o voto for obrigatório e se tivermos que votar em lista fechada no próximo
    ano, o PT vai arrebentar com essa gente e pau no itestino grosso dessa gente elitista.
    um grande abraço.

    [email protected]

    • eduguim

      Outro abraço, Ademir

  • Felipe

    Não tenho simpatias pelo Palocci, por mim, ele nem estaria neste cargo, mas tirá-lo, arbitrariamente, já julgado, visando somente o governo da Dilma, é o maior dos males.

  • Jofre de Assis

    Excelente o texto, Edu, e é isso mesmo, continuar a apoiar Dilma e a defesa de seu governo a Palocci, e pronto. Guerra é guerra, fazer o quê?, o PiG nada diz sobre Paulo Preto mas quer defenestrar Palocci?. Penso que Dilma deve rever suas atitudes e o governo deve agir com força nesse caso, senão pode virar refém do PiG.

  • emerson57

    sr. eduardo guimarães,
    li o post e não concordo com o sr. na maioria das afirmações e conclusões.
    pincei os trechos abaixo para tentar humildemente rebater cada uma.
    só que numa segunda (ou terceira) leitura uma frase se destacou das demais,
    ai eu enxerguei a síntese do comentário, e concordei com a sua interpretação.
    passo a comentar, se voce permitir,com um pouco de humor:

    “incríveis problemas políticos que está vivendo”
    -não vejo assim. a grande maioria não está preocupada. o povo trabalha e ganha dinheiro, não vai para a praça protestar como acontece em alguns paises da europa.
    “o circo pega fogo”
    -idem acima, (e o palhaço morre de tanto rir)
    “vigendo, permitir-lhe-ia levar a cabo o seu edificante projeto de extirpar a miséria”
    -sem sombra de dúvidas esse projeto será levado com sucesso até o final pela presidenta.(a menos que sobrevenha o fim do mundo em 2012.)
    “Já há semanas que o Brasil está paralisado pelo caso Palocci.”
    qual brasil é esse? a meu ver o brasil avança com “o pau na máquina”.
    “virar presa na temporada de caça. ”
    -o goveno da presidenta só vira presa se permitir ser pautado pela oposição, que no brasil é exercida pela mídia. (C° judith britto.)
    “a deixaram com muito menos aliados. Sobretudo na internet”
    -aqui só posso garantir o meu total apoio e concordância com o rumo geal do governo.
    “direita demente que infecta o Brasil”
    -em muitos casos concordo. eles são os famosos 3%. (aqueles da kombi)
    “simpatizantes “decepcionados”
    eu não, muito ao contrário..
    ” Eliane Cantanhêde, um Reinaldo Azevedo”
    -quem é essa gente?
    “prova” de que a imprensa golpista teve boa vontade com Dilma
    -prova que dilma teve boa vontade com a imprensa golpista.
    “Dilma tem que decidir”
    -dilma tem que decidir segundo a sua agenda, e com a sua caneta.
    “Mas ninguém pode ajudar quem não quer ser ajudado.”
    -pode.

    “””O problema é se a sabotagem conseguir paralisar o governo.”””
    -aqui o busilis. é a tal frase a qual me referi no início.
    – o homem da cadeira é mulher. e se chama dilma. e tem a caneta e o nosso apoio.
    e já foi torturada. e vai fazer o melhor para o brasil.
    abraço.

  • É isso aí, Dudú.
    Vc acertou em cheio e lhe dou os parabéns; não há o que por nem tirar.
    O PIG está fazendo “testes”.
    O Lula era carísmatico, popular e empolgante; conduzia as massas como fazia no ABC, mas à Dilma não tem tanta “cancha” e é falada como de “pavio curto”. Então, já que a Lua de Mel acabou, como vc sabe, a temporada de “testes” está aberta.
    O PIG vai buscar seja o que for e aonde estiver para fustigar o Governo e buscar paralizar o país, é a extrema direita se movimentando.
    Pra vc ver, se o Tony era o queridinho do PIG, foi o que tomou a maior porrada.
    Vamos assistir os próximos golpes, já que não tem Lei das Comunicações.
    Essa vai ser a “gota d’água”.

  • Flavio

    Mais um ponto para a nomenclatura do PT paulista. O palocci fatura milhões, foge da imprensa, foge do Gongresso, se refugia no Palacio do Planalto e sobra pra Presidenta Dilma dar explicações a imprensa!!
    Resumo, os projetos pessoais dos petistas paulistas estão acima de tudo e todos. Afinal se a Presidente perder força a nomenclatura não perde espaço – Lula 2014!!!

  • aliancaliberal

    A carta de demissão de Palocci já esta pronta.

    “Excelentíssima Senhora Dilma Rousseff Presidente da República

    Senhora Presidente,

    Nos últimos dias, fui surpreendido por uma série de matérias vinculadas por alguns órgãos da imprensa contendo acusações, tenho respondido uma a uma, buscando esclarecer o que se publica e principalmente a verdade dos fatos, defrontando-me com toda a sorte de afirmações, ilações e mentiras que visam a desacreditar o meu trabalho e atingir o governo ao qual sirvo.

    Não posso, não devo e nem quero furtar-me a tarefa de esclarecer todas essas acusações nem posso deixar qualquer dúvida pairando acerca da minha honradez e da seriedade com a qual me porto no serviço público. Nada fiz e permiti que se fizesse ao longo de 30 anos de minha trajetória pública que não tenha sido um estrito cumprimento dos meus deveres. Por isso, agradecendo a confiança de vossa excelência ao designar-me para a honrosa função de ministro-chefe da Casa Civil da República, solicito em caráter irrevogável que aceite meu pedido de demissão.

    Brasília, 26 de maio de 2011
    Carta padrão para ministros chefes da casa civil dos governos Petistas deve ter sempre a mão junto com uma passagem para Cuba em caso de necessidade de fuga.

  • Os diretórios do PSDB colocaram seus funcionários de plantão nos blogs, os piguistas estão com tudo

  • Luiz Fernando Mendes de Santana

    Prezado Edu,

    Em relação a este caso adoto a visão pragmática de Prestes ao apoiar a candidatura de Getúlio em 50.

    Não tenho simpatias por Palocci, mas o seu posto no governo foi escolha de Dilma e ela foi minha escolha.

    Então defendo este governo, no qual votei, com unhas e dentes, pois sei que desta forma mantenho as conquistas e avanços notáveis que o Brasil conseguiu desde 2003.

    Este caso Palocci é o primeiro “boi” que a mídia tenta passar pela cerca.

    Se nós, que acreditamos nos compromissos deste governo, ficarmos divididos e influenciados por manipullações midiáticas que atropelam as investigações legais e julgam sem serem juízes, a “boiada” toda pode se perder.

    Mais uma vez vejo sua lucidez posta em palavras.

    Um grande abraço,

    Luiz Fernando Mendes de Santana.

    Obs.: Vi hoje como a mídia tem medo da força de Lula.

    • eduguim

      paura

      • Luiz Fernando Mendes de Santana

        É verdade.
        Paúra é mais representaivo.

  • Gabriela Martins

    Será qie a Ana Maria Braga, o Otavinho e a Hebe vão falar isso para a d. dilma: ?

    http://www.youtube.com/watch?v=rjGci5fSU4U

    desculpe gente, não resisti !!!!

  • Pedro Soto

    Não gosto nem um pouco da ideologia do Palocci, mas como estratégia de governo ele tem que continuar.
    Quem foi eleito para governar foi o PT, através da Dilma, e não são o PIG e a oposição (grandes derrotados nas urnas) que vão determinar quem deve ou não deve ser demitido.
    Mais tarde, se for o caso, a Dilma decide se ele continua ou não.
    Como dizem os americanos nesses casos, em uma única palavra: “Cristal”.

  • Augusto

    Hoje você foi muito esclarecedor. Mas se sua análise estiver correta, podemos concluir que não se trata de ingenuidade e sim de estupidez.

  • Carlos Henrique

    Se não confiasse em sua seriedade, duvidaria da informação de que Dilma pôde acreditar que a guerra entre a direita midiática e Lula era motivada apenas por “picuinha” ; É impressionante como alguém pode ser tão ingênua! Afinal, como uma militante política, com conhecimento teórico e prático de nossa realidade, Dilma sabe muito bem o que é a luta de classes, consequentemente a luta entre projetos dessas classes, e deveria saber que essa disputa entre classes é a causa da guerra entre a mídia, e não apenas Lula, mas qualquer governante pertencente ao grupo político que defende um projeto social voltado ao benefício coletivo,de todas as classes sociais. Isso não é de agora : Getúlio, Juscelino, Jango, Lula e agora Dilma, todos foram perseguidos pela mídia exatamente porque representavam esse projeto. Isso no Plano Federal, se passarmos ao estadual, poderemos citar Miguel Arraes, Leonel Brizola, e tantos outros grandes líderes que, se não chegaram à Presidência, representaram em seus estados(como também no Brasil, já que ultrapassaram o limite local e obtiveram influência nacional)a concretização desse projeto de esquerda. Feita essa observação, quero ressaltar que discordo só de um ponto em seu Governo, aquele em que critica o mutismo de Dilma como um defeito só pertencente a ela. Infelizmente, tanto ela, quanto Lula(que só largfou o mutismo no último ano de seu Governo)tiveram esse defeito. Lembro da infinidade de vezes em que este blog criticou Lula por não vir a público denunciar o golpismo midiático, crítica que acho corretíssima e que pode ser aplicada a Dilma. A Presidenta da República deveria lembrar-se que tem um gigantesco poder, o de convocar para si uma rede nacional de comunicação, o que lhe possibilita defender-se nacionalmente do golpismo que tenta macular seu Governo, mas infelizmente subestima esse poder. Quanto ao “namoro” de Dilma com os barões da comunicação : Você está certíssimo! Foi uma tolice, um erro estratégico terrível(ao qual Lula sucumbiu, embora em grau bem menor, ao comparecer ao enterro do canalha Roberto Marinho). Era evidente; bastando-se analisar a realidade da disputa de classes que já citei; que essa distensão não duraria muito(até mesmo uma Dilma cooptada acabaria sendo atacada pela direita midiática, que sempre preferirá um reacionário original a um convertido), principalmente por Dilma não ter alterado seu projeto de Governo nem em um milímetro; e evidentemente recebeu propostas para fazê-lo. No final, Dilma apenas conseguiu dar aos fascitas eletrônicos, e a seus “jornalistas” amestrados, uma boa desculpa para arvorarem-se em imparciais, logo eles que são um poço de partidarismo e desonestidade. Quanto ao afastamento de suas bases sociais de apôio, aí tem-se que concluir que é burrice ao quadrado! COMO DILMA PÔDE NOMEAR PARA COMANDAR O BLOG DO PLANALTO UM TAL SUJEITO QUE, SEGUNDO VOCÊ, CONSIDERA BLOG “COISA DE ADOLESCENTE”. POR SINAL, O ÚNICO “ADOLESCENTE” É ESSE SENHOR, OBVIAMENTE UM “ADOLESCENTE POLÍTICO”, QUE NÃO CONSEGUE ENXERGAR A GRAVIDADE DA GUERRA EM QUE ESTÁ INSERIDO E A IMPORTÂNCIA DO BLOG DO PLANALTO, CRIADO POR LULA, NESSA GUERRA, NA QUAL A INTERNET TORNOU-SE UM DOS PRINCIPAIS FRONTS DE COMBATE, E MAIS QUE ISSO, UMA DAS PRINCIPAIS ARMAS DAS FORÇAS POPULARES NUM PAÍS EM QUE O RESTANTE DA COMUNICAÇÃO CONTINUA NAS MÃOS DE UMA OLIGARQUIA CONSERVADORA, SITUAÇÃO PARA CUJA MUDANÇA DILMA E SEU MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES POUCO DIRECIONARAM-SE. Assim, é evidente que Dilma deve partir para o ataque(já deu sinais disso, ao convocar as forças políticas que a apóiam, juntamente com Lula e Frankilin Martins, para defender Pallocci). Todavia, esse ataque não deve restringir-se à esfera político-parlamentar, deve ingressar na sociedade. Para tal é mais que necessário a reabertura de um diálogo com os blogueiros progressistas(sugeriria a imediata mudança de comando no Blog do Planalto), diálogo esse que pode ser retomado também com outro medida além da já citada anteriormente. Falo da realização de uma grande entrevista coletiva de Dilma para os blogueiros progressistas, seguindo os passos de atitude semelhante tomada por Lula, entrevista na qual abordaria evidentemente o golpismo midiático no caso Pallocci, mas também falaria de outras perspectivas de seu Governo, como o lançamento do Programa Brasil sem Miséria, que ocorrerá em junho, além de assuntos como a Democratização das Comunicações e a instalação da Comissão da Verdade. Essas são apenas sugestões, o que importa é que nem Dilma, nem nós podemos ficar parados. Mais uma vez lembro que, muito mais do que defender Dilma Rousseff ou Pallocci, defendemos o projeto social includente que acreditamos ser o melho para os brasileiros. A direita está alvoroçada com esse caso(há trolls neste espaço tentando negar fatos concretos, como a absolvição de Pallocci no STF)e está na hora de darmos uma boa pancada nessa gente, de modo a calar-lhes a boca. Para isso é necessária a mobilização social, afinal, só com ela poderemos acordar a maioria para defender a si própria.

    • Augusto

      Se não confiasse em sua seriedade, duvidaria da informação de que Dilma pôde acreditar que a guerra entre a direita midiática e Lula era motivada apenas por “picuinha”…

      Também penso do mesmo modo. Dilma fez parte do governo por muito tempo. Esteve ao lado de Lula em todos os momentos. Como poderia se deixar enganar por uma estratégia tão primária??? Tanto que na época todos nós já havíamos alertado para isso. Não pode ter partido dela. Isso é coisa desse Palocci, que não tinha condições nem de fazer parte da campanha de Dilma, quanto mais ocupar a Casa Civil.

      Quanto ao blog do Planalto, definitivamente deveria fechar. Não sei nem como está, porque não o acesso há uns quatro meses. Como podem ignorar a importância de um blog??? A Petrobras só se safou da fúria midiática (patrocinada pelas petroleiras internacionais, contra o interesse nacional) em boa media por causa do blog da Petrobras. Isso é um fato incontestável.

    • beatrice

      Apreciei muito sua análise, porém permita-me levantar uma objeção, muitos estamos dispostos a defender o governo DILMA, mas nem todos dentre estes muitos levantarão uma palha para defender Palocci, simplesmente porque sabemos de quem se trata.

  • Flavio

    Ultima comentário sobre o asunto.
    Quem tem que ser blindada contra o PIG é a nossa Presidenta, não o Sr.palocci.
    Sugiro a leitura do artigo publicado no blog Nassif. Qualquer semelhança com os fatos aqui discutidos é mera coincidência.
    “Os crimes corporativos globais”
    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/os-crimes-corporativos-globais#more

  • Avelino

    Caro Eduardo
    A luta de classes nunca deixou de existir, houve quem a chamasse de gentes diferenciadas.Há que se interromper essa direção, assim como faz o governante de SP, junto com a midia, que marginalizam os movimentos sociais.
    A Dilma não representa os bons cheirosos, ela não foi eleita para isso, enquanto $erra seria.Há que se desgastar o governo em todas frentes, assim como fizeram com o livro de portugues, os mesmos que massacraram a greve dos professores que denunciaram o desmonte da educação em SP e que foram tratados como bandidos, pelos mesmos jornalistas.
    Palocci e Aldo estão sendo utilizados como massa de massacre pela esquerda, bem ao gosto da direita.
    Saudações

  • Paulo

    Na época eu disse aqui que esta lua de mel não duraria muito tempo.

  • walter

    salve eduardo
    eu votei, eu pedi voto mas desde o comeco critiquei o paulisterio da Dilma.
    ela pagou pra ver. ta colhendo o que plantou
    o Lula vacilou ao fazer a tal transicao civilizada . Tinha que por os privadizadores em cana e reverter o processo de entrega , especialmente das telecomunicacoes.
    Rezo para que a minha presidenta, na qual eu votei e pela qual pedi voto e briguei com muita gente saiba como se livrar dessa turma do PSPT paulista.
    Quem a elegeu antes de tudo fomos nos, nordestinos , mineiros e cariocas.
    Merecemos uma representacao no governo condizente ao nosso peso. Nao votei em Dilma para ter Palloci e Ze Eduardo no governo.
    Pau na midia canalha. Mas defender o mau carater do Palloci , isso eu nao faco nao. Que se escolha o momento certo pra se livrar dele.

    Abs

    • beatrice

      O PT-SP é uma cova, onde PT nacional vai sendo enterrado.

  • Meu caro Eduardo: a presidenta Dilma é mineira, não briga, mas também não faz as pazes.

  • Carlos J.Ribeiro

    “O petismo é do bem, o tucanato é do mal(u) e se um petista se comporta mal e pq é tucano”.
    Frase lapidar e verdadeira. Se um petista se comporta mal é porque é tucano. Concordo em gênero, número e grau.

  • Palocci apresenta atividades de sua empresa a senadores do PT

    Brasília – A situação de Palocci foi um dos pratos do almoço desta quinta-feira entre senadores da bancada do PT e o ministro chefe da Casa Civil, na presença de Dilma Rousseff. A presidenta voltou a defender alterações no texto do novo Código Florestal aprovado na Câmara.

    À Rede Brasil Atual, o senado Eduardo Suplicy (PT-SP) disse que Palocci relatou as atividades de sua empresa e reafirmou que todas as negociações são legítimas e legais. “Eu recomendei ao ministro que ele possa transmitir todo o diálogo (sobre as atividades de sua empresa) à imprensa o mais rápido possível.”

    Suplicy disse ainda que Palocci “só não poderia falar o nome das empresas para as quais ele prestou assessoria” e completou que o Ministro está encaminhando “tudo ao procurador geral da República e divulgará o que precisar à imprensa”, relatou, sem especificar quando falará.

    […]

    http://www.redebrasilatual.com.br/temas/politica/2011/05/antonio-palocci-apresenta-atividades-de-sua-empresa-a-senadores-do-pt

  • Vinicius

    Ali por volta de março enviei e-mail à equipe da Secom-Blog, dizendo-lhes que estava achando a comunicação do governo muito ruim. Disse-lhes que respeitava a ministra Helena Chagas e os demais, mas que eles precisavam melhorar.

    Como é que a presidente vai ali ou acolá, lança planos e pacotes, nada aparece na imprensa suja e, para piorar, o site ou blog do governo disponibiliza – quando o faz… – apenas um vídeo editado, de 1 ou dois minutos (isso é tempo de matéria para TV), na internet??!!! Por que não publica a íntegra das cerimônias?

    A TV do governo, a NBR, é inacreditável, de tão ruim.

    Helena Chagas pode ser ótima pessoa, mas ela e sua equipe se mostram incompetentes para seguir fazendo a comunicação do governo. Acho que a presidente poderia começar por aí sua reforma de ministério.

  • Cristiado

    Onde se lê codigo eleitoral, leia-se código florestal.

  • Augusto

    Sem falar na banda larga, que desapareceu completamente da pauta. A verdade é que nunca conhecemos de fato uma pessoa. Quem poderia imaginar que aquele famoso médico libanês seria capaz de cometer os crimes pelos quais foi condenado??? Ninguém! A mesma coisa sucede com Dilma Rousseff. Imaginávamos que ela era uma pessoa, mas na verdade é outra. Digo isso há um bom tempo, mas ninguém me levara a sério, até agora.

  • Adilson

    Edu,

    Observe o vídeo proibido da Rede Globo sobre o Presidente Lula. Do blog Amigos do Brasil:
    http://osamigosdobrasil.com.br/2011/05/16/exclusivo-video-proibido-da-globo-sobre-lula/

  • El Cid
  • Douglas Quina

    Ontem(26/05) Dilma Rousseff completou 146 dias, exatamente 10% dos 1461(365×4+1=1461) de seu 1º mandato. Num infarto do coração, uma pessoa pode ter até 10% de isquemia e poder levar uma vida saudável, com direito até de melhorar seu desempenho, sem os 10% que estão ali mas não têm função alguma. Pois tenho certeza que Dilma poderia, como nesta analogia, simplesmente esquecer esses 10% e partir para uma fase em que os 90% restante, se dêm com mais essa lição aprendida. Tomara ela acorde para a realide de que não dá prá dar trégua a ‘eles’.
    Douglas Quina
    Mogi Guaçu – SP

    • Muito lúcido, oportuno e pertinente o comentário. Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena. Me mantenha informado sobre o evoluir de suas observações. Estou sempre no FB

  • A MALDADE É TANTA QUE: estava eu num “velório” , logo um diretor de uma escola levantou e disse: estou indo , se a Dilma ….. e sua esposa insinuou: e a pneumonia? será que melhorou mesmo ou …. não deixei terminar a frase e respondi: o que voces querem dizer com isso? as tucanalhas estão torcendo para que ela esteja doente mesmo e falei mais que aqui seria palavrão, falei : quem deseja o mal, ou qualquer doença para outro ser , pode voltar para si mesmo!e complementei já exaltadinha,; não fales de mal dela na minha frente, pois votei nela, e gosto muito dela!!! sairam vermelhos de raiva digo: rouxos!!!!! sobre PALOCI; que o senhor esteja certo…e que eu esteja errada!! não sou filiada no pt , mas defendo DILMA E LULA no que eu puder, no quanto puder!!! ” esse é o meu Brasil” um tempo atráz eu lembro: velório não se falava, nãotinha risos, até a cor da roupa para ir era escura , sinal de respeito, agora é riso , e ao assunto predileto politica paloci e muita ironia !!!! haja paciencia para carregar nos ombros…é por isso que eles lá que rodeiam DILMA ‘se antenem e não nos façam passar vergonha, tem que honrarem e serem dignos da nossa dedicação , da nossa grande e sofrida luta nessas ultimas eleiçoes, nunca tinha visto e ouvido tantas inverdades, DILMA deve ter sofrido muito e calada, agora não ponham tudo a perder eu quero estar errada e o senhor CERTO….CERTISSIMO……desculpe!!! não sao todos tucanos que são maus , e nem todos os pt são os bons !!! “EXISTEM ANJOS E DEMONIOS EM AMBOS OS LADOS! essa frase é sua nobre e guerreiro EDU GUIMARÃES!!!!

    • Waldemar Andreu

      SIRELEI! A SUA PREOCUPAÇÃO TEM SENTIDO, SÃO “MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO” VC ESTÁ CERTA! VOU PASSAR DUAS INFORMAÇÕES, UMA BOA E UMA RUIM! A RUIM:FALA-SE (O POVO FALA MESMO!) A PRESIDENTA DILMA ESTÁ “ENCHENDO A BOLA DA OPOSIÇÃO EM SUAS DECLARAÕES A IMPRENSA, LEVANTANDO POLÉMICA! ESTRATÉGIA DE MARKETING PARA DESVIAR A ATENÇÃO DA CRISE ENTRE OS ALIADOS,(FOGO AMIGO) ! A NOTICIA BOA: O PALOCCI JÁ ERA! PS.O amigo navegante há de se lembrar que o Tony se ofereceu ao embaixador americano para aprovar a ALCA, contra a política do Presidente Lula e de seu grande chanceler Celso Amorim. ( FONTE: PANFLETO DO PH)

    • Pirulito que bate, bate… pirulito que já bateu… quem gosta de mim é Dilma, quem gosta dela sou eeeeuuuu!

  • Hildermes José Medeiros

    Tá tudo bem. Dilma teve uma avaliação errônea do relacionamento que Lula mantinha com a imprensa, apesar de o Presidente Lula, mesmo diante das ditas picuinhas, ter ganho a maioria dos embates, conseguindo fazer um governo exitoso por oito longos anos. Debaixo de pau e pedras, especialmente com Franklin Martins, praticamente isolou a mídia da opinião pública. Seu método certamente dependia de sua competência e carisma. Suas informações dizem que Lula procura mostrar que a queda de Palocci seria um forte golpe de difícil recuperação, acirrando as ações do PIG, no sentido de torpedear os projetos progressistas, que a Dilma diz pretender conduzir. Entretanto é bom dizer, que Palocci, nitidamente favorável às práticas neoliberais na economia, sendo uma enorme vidraça por seu passado político (Campinas, Francenildo e, agora, com seus ganhos), valendo a versão e não os fatos, claro,
    somente poderia ter sido guindado à Casa Civil, ou porque mal avaliaram o contexto, ou, o mais provável, a Presidenta assim quis, e isto não estaria muito em desacordo com o que admitiu, e admite, que fazem empresas estatais,foi presidenta do Conselho de Administração da Petrobrás, no excesso de terceirização, no endeusamento da Bolsa de Nova Iorque, que serve de desculpas para uma política salarial exdrúxula nessas mesmas empresas,com as carreiras todas desestruturadas, remunerando despropocionalmente os gerentes, que ganham salários e gratificações despropocionais com o restante dos empregados, além de descumprimento dos contratos com aposentados e pensionistas, para fins de impor planos de aposentadorias sem respaldo das empresas, mesmo estas estatais controlando e dirigindo os fundos de pensão. A Presidenta tem até um Conselho, onde dois conselheiros como Henri Reichstul, o homem da Petrobraxx e Antônio Maciel Neto, hoje executivo de multinacioanais, que no governo Collor atuou na Petrobrás da qual foi empregado para preparar as bases de quebra do monopólio estatal do petróleo, consumado no governo FHC. A Dilma é que deve se definir, escolher de fato seu lado e, de uma vez por todas ter em conta quem são os adversários, opositores que agem mais como inimigos, e o neoliberalismo e o PIG pontificam nesse campo. Desta área nada deve eperar, se pretende conduzir a economia sem atender os principais ditames da economia neoliberal e quer mesmo continuar conduzindo projetos sociais, que beneficiem a maioria do povo e os trabalhadores. É uma questão de definição, de marcar seu lado de forma clara, não apenas em palavras, mas em ações. Até o momento os inimigos não tem apoio da opinião pública. Não dá mais para ficar nesse mutismo, que só os tem beneficiado, e partir para consecução de seus projetos, que devem ser anunciados com todas as pompas e circunstâncias, procurar, mesmo com as limitações que tem de comunicação, o apoio do povo.

  • Bianca

    Eduardo,

    Enquanto isso, em São Paulo o Alckmim e seus “químicos” (sem preconceito contra os verdadeiros!!) estão criando um monstro com o Centro Paula Souza destruindo as FATECS e ETECS (que ele usou pra se eleger), inclusive com o aval de diretores desvinculando a Instituição do CRUESP para enfraquecê-la ainda mais.
    O que esperar? Nem o PIG mostra nada. E os blogs? Poderiam contribuir para esclarecer a população. Que tal?
    Abraços

  • Willans

    Não concordo com a afirmação de que, necessáriamente, as pessoas de boa-fé, que acreditaram que este governo teria mais transparência, agora se decepcionam porque cooptadas pela midia oposicionista. Este caso, que em muito possa parecer ao do famigerado mensalão, numa coisa é bem distinto: trata-se de um fato já comprovado de elnriquecimento atípico que não se explica, senão por meios, no mínimo imorais. O problema é que o autor do fato, uma figura ambígua, reincidente em escandalos, (comprovadamente responsável por quebrar sigilo bancário de seu desafeto, absolvido por vergonhosa decisão da justiça, por falta de provas, porque o verdadeiro autor(Sr. Pallocci) não teve a honradez, hombridade ou moral suficientes para assumir sua conduta ilicita, jogando a culpa nos ombros dos seus auxiliares), como de costume não se posiciona de form a clara e franca. Teve a chance e não aprendeu com os erros do passado. A mídia golpista, só está fazendo o papel que sempre fez, só que agora, não pode ser taxada de estar exagerando, ou distorcendo os fatos. Apenas,embora com propósitos diversos, como todo brasileiro de bem, questiona o que é questionável e pede explições convincentes do ministro. O que até então não aconteceu e talvez não aconteça nunca, como ocorre até hoje com o mensalão/caixa dois do PT, que provavelmente está a reeditar um caixa dois na versão Pallocci, possibilidade que já vem sendo aventada pelos analistas.
    Isso é uma coisa, que nada tem a ver com a carente perspectiva da Presedenta sobre oposição neste país. Mas também não seria correto achar que Lula, a despeito de sua habilidade natural, tenha a correta perpectiva, o que está longe de ser verdade. Nem Dilma, nem ele, entenderam até agora, que essa questão entre a midia golpista e seus governos, não poderão ser resolvidos em termos pessoais, pois se trata de questão muito mais âmpla que diz respeito à democracia brasileira e que deve ser resolvida fazendo valer a Constituição. Mas onde está a moral desses governos pra fazerem as mudanças necessãrias para efetivar os direitos democráticos que devem prevalecer na sociedade?

  • Excelente analise Edu, eu ja havia filosofado na mesma linha, mas seu texto esta impecavel.

    • eduguim

      valeu

  • Tomás

    É impossível defender a permanência no governo de um indivíduo que se apresentou à sorrelfa na embaixada dos Estados Unidos oferecendo-se para ajudar os americanos a enfiarem goela abaixo do Brasil seu projeto tenebroso da ALCA. Isto já não está no limite da “politicagem”, que até pode ser suportado em determinadas circunstâncias. Palocci deve sair o mais breve possível, enquanto ainda há muito gás no tanque. Gastar o gás com Palocci é estupidez. Não se trata de “dar o braço a torcer”, esta é uma visão infantil. Há tempo de sobra para Dilma se recuperar e entrar em uma linha política mais realista. Não é a primeira vez que Lula se engana.

  • beatrice

    Em tempo,
    vale a pena lembrar que Palocci não esteve sozinho nesta defesa indecente da ALCA, o outro Tony, o Patriot, um ser claramente submisso à corte do Capitólio, também defendeu essa excrescencia, contra o Itamaraty brilhantemente liderado por Amorim e Pinheiro Guimarães.

  • beatrice

    Edu,
    muito boa sua análise, muito mesmo.

  • Eduardo

    Acho que o titulo não faz jus aos acontecimentos presentes. O titulo dá a impressão que a Dilma ter oferecido a mão para a oposição, a imprensa golpista é que provocou o caso Palocci. Dá-se a impressão que Dilma foi ingênua e não sabia que haveriam ataques contínuos depois de um tempo.
    Cabeça de mulher é um pouco diferente que das dos homens ou melhor cabeça feminina é diferente que cabeças masculinas. O pensamento feminino é muito intuitivo, então ela testa algumas situações para depois tirar conclusões e seguir caminhos.
    Pode acreditar isso já era esperado por Dilma, ela preparou muito bem o terreno. Qualquer coisa que a direita ou imprensa golpista viesse a fazer depois disso teria que se confrontar com esse passado de mão estendida e peito aberto, coisa de gente corajosa que sabe olhar inimigo no olho e não tremer diante de sua feiúra. Lula fez isso ao seu modo, ele também tem cabeça feminina.
    Gosto muito daquela passagem bíblica onde Salomão julga aquelas duas mulheres que disputavam uma criança viva e rejeitavam a criança morta. Muitos dizem que aquilo que Salomão fez foi : Pensar como mulher e agir como homem. Dizem ainda que para um homem ser justo tem que pensar como Salomão e agir como Salomão, e dizem que para mulher se justa tem que pensar como mulher e agir como homem. Acho que Dilma faz isso, acho que Lula sempre fez isso.
    Então nunca houve lua-de-mel, pois nunca houve casamento.

  • Andre Zolli Molli

    O primeiro grande erro político da Dilma foi ter colocado e mantido Ana de Hollanda no Minc (que jogou por terra 8 anos de políticas progressivas do governo Lula, da revisão da Lei de direito autoral, e das promessas de campanha de Lula e Dilma que ela manteria a continuidade do governo Lula – que como se viu no Minc fora uma falácia e um golpe em quem votou nela esperando o continuísmo). Ela ter mantido, com apoio recente de bolachões do PT, a Ana no Minc vai ter e já está tendo um imenso peso político á carreira política dela e mesmo ás pretensões do PT nas próximas eleições, pois a traição será sempre lembrada, será um peso pra ela e o partido (ainda mais se ela não retirar a Ana antes dela enviar a nova proposta da LDA ao congresso – como não deve acontecer, então será algo irreversível o estrago e o preço que PT e DIlma pagarão).

    Foi desse erro infantil e egoísta, por parte dela, e ultimamente do PT, que veio a rachadura na represa. Racharadura essa que enfraqueceu o governo e deu espaço para a mídia a atacá-la mais cedo, vendo que Dilma estava se enfraquecendo. Se Dilma tapasse as rachaduras, trocasse de ministro, antes que a coisa se agravasse, a mídia não tomaria coragem em começar os ataques tão cedo. Fizeram isso antes que aparentemente esfrtiasse a “crise do Minc” (crise essa que continua e DETONA o governo da Dilma e a credibilidade do Partido dos Trabalhadores ainda mais, e cobrará um preço forte mais lá a frente, na epoca das eleições, os internautas não esquecerão da traição). Ainda há tempo, pouco tempo, dela mudar de minstro, antes que seja irreversível.

    Sobre a mídia se aproveitar disso e começar os ataques mais cedo, neste caso do Palocci não dá pra fazer mais nada. Essa crise vão enfrentar.

    Mais HUMILDADE, DIlma, e figurões do PT! MAIS HUMILDADE! Não se destratada eleitores aliados como vcs vêm fazendo.

  • Edu,

    Eles não conseguiram, e dificilmente conseguirão, parar o governo. Bagunçaram a relação com o Congresso, é verdade. Isto é, o executivo ficou mais frágil e os congressistas mais fortes. Algo que se resolverá com o tempo.

    O “terror inflacionário” arrefeceu. A equipe econômica trabalha a mil por hora, a equipe social idem.

    Se a mídia ou a justiça ou o Ministério Público ou a Procuradoria Geral da República conseguir provar algum ato ilícito do Pallocci, ele cairá. Se não, há que resistir e tocar o governo. Simples assim.

    Por outro lado, fica evidente os riscos que corre qualquer partido mais à esquerda ao exercer o poder executivo. Seus quadros são expostos a oportunidades de enriquecimento. Antigamente o enriquecimento rápido de políticos se dava pela via da corrupção pura e simples. Hoje o processo é mais profissional. O Capital acena com recompensas, por meio de palestras e consultorias, desde que seus lucros cresçam. Fazem isso com jornalistas, comunicadores, celebridades e ….políticos de ponta.

    O problema para um partido como o PT é o quanto isso acaba por corroer a capacidade crítica e de formulação. O quanto isso limita a ousadia.

    Como o processo me parece irreversível, é preciso ter clareza de que a formulação e a inquietação terão que crescer fora dos partidos. Não se trata de dar as costas ao PT. Mas de pressioná-lo, por dentro e por fora, com formulações, tal qual parte da blogosfera o faz.

    Em suma, concordo com a postura do governo, tal qual você, Edu. Mas enxergo os riscos para o PT. E isso também precisa ser dito.

    Abraços,

  • Samy Ventura

    Eduardo, concordo em todos os pontos com o que você diz, se Palocci cair agora ficará claro para o PIG que basta forjar uma denúncia e o próximo também cairá, assim sendo em breve o governo não teria mais nomes, nem suporte, e poderia passar o bastão para o PSDemoB.

    Gostaria entretanto de reafirmar, não basta manter Palocci, Dilma precisa, ou ela mesma, ou buscar em outrem, um articulador com o Congresso, e precisa para de se trancar no Planalto, o twitter serve para isso mesmo, e vá para as ruas, abrace o povo, e traga de volta gente como Amorim e Flanklin Martins, gente de fibra e confiança, e mande ao inferno a mídia.

    A Presidenta precisa por um ponto final em iniciativas que são lindas na teoria, mas na prática atendem pequenos interesses sem atuar sobre o conjunto da sociedade, kit contra homofobia, cartilha que mostra o linguajar popular, tudo isso é fumaça, defesa da liberdade de imprensa, tudo fumaça, não leva a nada, a cada iniciativa dessas haverá uma legião de descontentes, e a mídia sempre para tirar proveito.

    Dilma precisa governar como Lula, olhando apenas os aspectos sociais e econômicos estratégicos, os detalhes que fiquem para os ministros e administradores estaduais e municipais, caso ela não atue assim estará dando passos perigosos rumo a não reeleição e um governo medíocre, e por fim, se mostre ao lado de Lula, dane-se o que a mídia diz, Lula foi o melhor presidente que tivemos, porque escondê-lo?

    Finalizando, os blogueiros precisam criticar quando necessário, mas tem que parar com as acusações ao governo, isso tudo somente desagrega, leva os internautas a ficarem perdidos, afinal, quem está com a razão, os blogs q sempre defenderam o governo progressista, ou a mídia, que sempre o atacou e agora é, do nada, tornada referência novamente?

    Trago aqui um dos raros textos da mídia, quem diria, vindo do Estadão, da coluna da Dora Kramer, que achei referência ao modo como está e como deve ser o governo Dilma, pois é assim que tenho analisado nas últimas semanas, o post foi pego no blog do Azenanha, o Viomundo.

    “No terceiro turno, o impeachment de Dilma

    Política e democracia

    29 de maio de 2011 | 0h 00

    Dora Kramer – O Estado de S.Paulo

    Dilma Rousseff seria a última pessoa autorizada a tratar a atividade política com menosprezo, produto que é da dedicação exclusiva de seu antecessor, mentor e agora também tutor, à política no exercício da Presidência da República.

    No entanto, a presidente repete neste aspecto Fernando Collor, que assumiu a chefia da Nação, em 1990, com ares imperiais e assim se manteve até que o Congresso lhe mostrasse com quantos paus se faz o equilíbrio entre Poderes.

    O distanciamento a que se impõe a atual presidente é o mesmo imposto pelo ex. A motivação objetiva pode até ser diferente, mas há um dado subjetivo que os aproxima: ambos carecem de substância no ramo e chegaram à Presidência por razões alheias a uma trajetória pessoal consistente.

    Ele por uma obra de ficção publicitária muito bem engendrada, ela por unção do então presidente Luiz Inácio da Silva e sua inesgotável capacidade de mirar os fins sem se importar com os meios.

    Dilma Rousseff está apenas no começo de seus quatro (ou oito) anos de mandato e já precisou da interferência externa para lidar com a evidência de que a fidelidade de uma base parlamentar ampla e diversificada como a que Lula lhe legou requer manutenção.

    Não apenas com verbas e cargos. A coisa não é tão fácil assim. A presidente, seus auxiliares e quase a totalidade do País têm todo o direito de considerar que no Congresso só há vendilhões.

    Ocorre que essa, além de ser uma visão distorcida da realidade, desconsidera o fato de que mesmo os vendilhões não necessariamente têm de si essa mesma impressão.

    Dilma pode achar que aquela maioria está ali para servi-la ao custo da submissão à majestade detentora do poder de lhes distribuir benesses. Mas os parlamentares também acham que seus votos lhe conferem outros direitos.

    Querem acesso ao poder, querem prestígio, querem ser levados em conta. Submetem-se, mas exigem em contrapartida não ser tratados como meros carimbadores das vontades do Palácio do Planalto.

    Por mais que o comportamento da maioria leve os menos íntimos com o ofício a concluir que o peso da Presidência, ainda mais quando exercida com distanciamento e uma boa dose de atitude de intimidação, seja o suficiente.

    Não é. Há sutilezas envolvidas no jogo bruto do poder. E até por ser violento requer alguma sofisticação estratégica. A isso se pode chamar genericamente de fazer política.

    O primeiro dado é levar em consideração o outro. No caso, o Parlamento. O governo da presidente Dilma não o faz quando põe na articulação política um deputado de inépcia reconhecida, sinalizando que para ela a área é um pormenor.

    Concentra poder nas mãos de um só ministro que, por excesso de atribuições e soberba decorrente da posição, não faz a interlocução com o Congresso como deveria.

    Ignora a política e acredita que mandando seus líderes transmitirem recados sobre o quanto está irritada com esta ou aquela conduta obterá automaticamente obediência.

    Mesmo depois da intervenção de Lula, Dilma não dá mostras de boa vontade em aprender. Defendeu Palocci dizendo que a oposição “faz política” como se fosse atividade menor, quando é na política que se movem as democracias. Em toda e qualquer decisão ela está presente.

    Por orientação de Lula, a presidente marcou encontros com parlamentares de sua base, mas já foi logo avisando ao PT que não sabe quando e se haveria novas reuniões.

    Na votação do Código Florestal na Câmara supôs que bastasse baixar uma ordem para vê-la cumprida. A ameaça de demitir os ministros do PMDB foi ato de quem não entendeu da missa a metade.

    Agora, quando o Senado se prepara para examinar alterações no rito das medidas provisórias simplesmente manda dizer que, com ela, “não tem acordo”.

    Como, se a política é a arte de compor interesses? Algo que se aprende fazendo.

    A respeito disso, o compositor Gutemberg Guarabyra faz um pertinente resumo: ‘Um verdadeiro presidente é formado, educado, aperfeiçoado no exercício da atividade política. Lula foi um verdadeiro presidente. FHC idem. Dilma está mais para interventora, delegada para assumir o governo provisoriamente’.”