Aos detratores dos blogueiros progressistas

Crônica

Desde que, em meados do ano passado, um grupo de blogueiros passou a se reunir e a planejar o I Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas que tal grupo não parou mais de ser atacado. E, a partir do momento em que esse mesmo grupo entrevistou o presidente Lula, tudo só fez se agravar.

No dia seguinte à entrevista com Lula, os três maiores jornais do país e algumas redes de televisão apressaram-se em acusar o grupo de ser “chapa-branca”. Para outros, a Comissão Organizadora do Encontro de Blogueiros Progressistas, formada por nove amigos e eu mesmo, atuaria como formuladora de “pensamento único” que pretenderia impingir a outros congêneres da blogosfera.

O fato é que não poderia deixar passar a oportunidade de apontar como tantos se enganaram. E o que propicia essa oportunidade é o caso Palocci. Não poderia haver maior prova de que foi injusto acusar essas pessoas de chapas-brancas ou de promotoras de “pensamento único” do que a posição que cada uma tomou nesse caso.

Eu, por exemplo, como todos sabem discordo da exigência de que a presidenta Dilma exonere um ministro que acaba de nomear e que é responsável por áreas tão importantes do governo. Ao menos sem uma razão que ninguém aponta. Só vejo ironias em lugar de provas e fatos. Assim, mantenho-me firme em meu ponto de vista.

Não é o caso dos meus amigos Paulo Henrique Amorim ou Rodrigo Vianna, por exemplo. Não aceitam que Palocci tenha enriquecido rapidamente. Eu e eles somos só exemplos de muitos outros que pensam de uma ou outra forma. Respeito todas, aliás, porque tenho certeza de que o Paulo Henrique pensa o que pensa honestamente. É diferente dos que só atacam Palocci e nunca atacaram Persio Arida ou Armínio Fraga.

Ué, mas não éramos todos chapas-brancas? Não pensávamos todos em uníssono? Não pretendíamos impor nossos pensamentos a outros colegas blogueiros? Onde se viu coisa igual?

E os blogueiros progressistas não são 10 membros da Comissão Organizadora, mas centenas, por enquanto, e poderão ser milhares. E não se pode mudar o fato de que têm e terão suas opiniões apenas porque acreditam nelas e não porque um patrão manda. Aliás, se o patrão fosse Dilma, agora metade de nós estaria demitida.

  • É isso Edu, vc foi no alvo!
    Parabéns e um abraço. Até Brasília!

  • emanuel rego lima

    Aqui no Recife o Pierre Lucena do “Acerto de contas” parece que também não se convenceu da licitude do enriquecimento rápido do Palocci.

    Como vc mesmo diz, deve-se respeitar as opiniões contrárias. Mesmo aquelas que ( e agora já na minha opinião minha opinião….) contrariam o bom senso.

    Ora, se a prática rotineira, cotidiana, repetida inumeras vezes, neste paraiso tropical é de se enriquecer com trafico de influencia, sobras de campanhas, superfaturamentos, tudo sempre envolvido com o exercicio do poder, como pode alguem ASSEGURAR que o enriquecimento do atual Ministro, ex-coordenador de campanha eleitoral, nada tem de ilegal?

    De onde vem tanta certeza? Tanta ira contra os que o acusam?

    O Palocci fez, aparentemente ( MAS MUIIIIITTTO APARENTEMENTE…..), o que outros fizeram antes dele….

    Cá pra nos… Quando foram os tucanos, suspeitos; PMDBs, suspeitissimos!!!, PLFs, condenados por vida…
    Mas, tratando-se de um “companheiro”…. Nada está provado, intriga da oposição, é culpa dessa imprensa irresponsavel… e bla, bla, bla…

    Ok, ok…
    Fiquemos assim então:
    Tem cara de jacaré, tem boca de jacaré, olhos de jacaré, rabo de jacaré, vive na agua como jacaré, mas pode ser uma inocente tartaruguinha.
    Tá bom….

    PS-1 O que leva uma pessoa a tomar a defesa de uma pessoa tão poderosa, pega com a “boca na botija”?
    Tenho uma explicação que não vejo muito por aí…
    Além dos interesses mais ou menos inconfessáveis, objetivos, contabilizaveis, que prefiro não cogitar no presente, há uma outra razão não menos importante: O desejo ( mais que desejo – a necessidade – de estar certo).
    Deve ser duro, muito dificil, reconhecer que embora possa haver diferenças em outras áreas, no quesito relacionamento com o “publico/privado” os poderosos do PT em sua grande maioria não diferem muito dos que os antecederam no Poder, especialmente os “monstros” do PSDB e DEM.

    Alias, pelo menos em se tratando de práticas financeiras eleitorais o ex-presidente Lula já reconheceu que todos se parecem; “todos fazem” disse Lula referindo-se ao caixa dois.
    De caixa dois pra tres, quatro ou “zero”, é um passo. Fácil e gostoso de ser dado por quem está com a chave do cofre naquele momento. Vide PC Farias, Delubio, Ricardo Sergio e, por que não ?, Palocci…

    Dai concluo que essa aguerrida defesa dos Paloccis, das Erenices, Delubios, Silvinhos , Jucás e Sarneys. Muito mais que proteger essas pessoas pretende proteger a si proprio: “Não, eu não estive errado! Sempre estive CERTO!”

    É horrivel se reconhecer em erro!

    Não é fácil…. Sei que não é fácil….

    • Marcelo de Matos

      Emanuel. Veja o que eu postei lá no Acerto de Contas quando o post do Palocci já não esta mais ativo: A campanha da Folha de São Paulo pela deposição de Palocci continua. Ontem, Elio Gaspari, depois de pedir a cabeça do político ribeirãopretano, deixou escapulir: ““Salvo Mailson (da Nóbrega), todos (André Lara Rezende, Pérsio Arida e Pedro Malan) passaram pelo Departamento de Economia da PUC do Rio e estiveram na ekipekonômica tucana. Desde a fundação da Sorbonne, em 1257, nenhuma equipe de professores de uma universidade amealhou patrimônio semelhante à do punhado de mestres da Gávea”. Então está provado que os tucanos ganharam muito mais e a mídia chiou muito menos. O dia em que eu ficar rico vou contratar minhas consultorias com você, Pierre. Sei que além de um grande financista você é um grande cara e não cobrará nada de mim.

    • Junior

      É, você resumiu tudo!!!

    • Quanta hipocrisia e cinismo neste post Emanuel rego lima. Cheira trolls. Qual o dado da acusação? Fundamente a acusação, porque até agora dizem – ele enriqueceu. Então acuse-o com dados, fatos empíricos. Temos um Contrato Social – Constituição e leis complementares – e quemdescumpri-lo sofrerá as sanções prescritas. Então, aponte-o. Senão, é discursos genéricos, abstratos, difamatórios (Código Penal, art.138).

  • Marcelo Rodrigues

    A defesa cristalina de seu ponto de vista só fez aumentar o respeito que tenho por você, mas nesta questão do Palocci meu pensamento se assemelha ao do Rodrigo Vianna.

  • Ricardo

    pelo menos agora a “outra” esquerda não estará fazendo o jogo da direita, não é mesmo Eduardo?

  • Marcelo Silva

    Edu, sempre vai existir gente hipocrita e tb gente revoltada, que tem raiva da propria sombra, que é contra tudo. É um direito deles. A democracia tem q conviver c isso.

  • Marcelo de Matos

    Não sei se também posso ser incluído entre os “detratores”. Em certo momento pensei que a blogosfera progressista era toda pró-Dilma. Ledo engano. Blogueiros que trabalharam arduamente pela eleição da ex-guerrilheira, mezzo mineira, mezzo gaúcha, bandearam-se para as fileiras dos críticos contumazes e cremadores de ministros. Dos blogs sujinhos que frequento, só o Cidadania não mudou após a eleição. Alguns deles manifestam, agora, opção obsessiva pela pobreza, condenando veementemente Palocci, como se fosse novidade o enriquecimento de ex-ministros da Fazenda ou ex-presidentes do BC. Estou detratando ou apenas narrando os fatos? O PHA não me causa espanto. Ele ora elogia, ora critica Lula, sabe-se lá por quê. O Pierre Lucena disse que só dois desses blogueiros são professores universitários. A maioria deve ser jornalista que, como você sabe, é mais ou menos como advogado. Ora defende uma parte, ora defende outra, tudo dentro da ética profissional, é claro.

    • Luiz Monteiro de Barros

      Outro que analisa com clareza o caso Palocci é o Miguel do Rosario do oleo do diabo. Como é normal com conteudos diferentes do Eduardo Guimarães. Veja lá

  • Ana SC

    Adorei o último parágrafo, Edu! Perfeito! Ainda mais que a última frase me fez rir.

  • Jofre de Assis

    Bem colocado, Edu, aí reside um grande mérito dos blogueiros progressistas, sabem separar as coisas e agem em nome de quererem melhorias para o país e para a população. Mesmo que haja opiniões divergentes, a ideia central é essa. Já o PiG, logicamente, age em proveito próprio.

  • “Não é o caso dos meus amigos Paulo Henrique Amorim ou Rodrigo Vianna, por exemplo. Não aceitam que Palocci tenha enriquecido rapidamente.”

    O PHA publicou um texto em que reconhece que Palocci não cometeu qualquer ilegalidade.
    Por outro lado ele(PHA) afirma que Palocci foi imoral.
    Desde quando é imoral se enriquecer no capitalismo quando isso se dá por meios legais.

    Tá aí uma embarcação na qual não podemos embarcar jamais, a seletiva canoa do pig
    O que me chama a atenção é que muitos cairam de patinho na pegadinha das Folhas, Estadões e Vejas
    Até a Carta Capital!!!!

    Falando em Estadão, o dono do jornal acabou de ir pro xilindró por ter assassinado a namorada
    Ser homicida sim, é ilegal, é imoral em qualquer parte do mundo, seja em regime capitalista ou socialista
    Quanto a enriquecer por meios lícitos, nem tanto, aliás, nem um pouco

    • spin:
      Bom seu comentário, mas no tocante ao Estadão, acho que se refere a Antônio Pimenta Neves e ele não é dono, apenas alto posto.

  • Também admiro PHA, sabemos que ele tem dezenas de processos abertos por Daniel Dantas e outros malas sem alça contra ele, temos sim que respeitá-lo, ele tem moral prá escrever o que escreveu sim, como bem lembrado, o que é muito diferente destes que só atacam Palocci e nunca Pérsio Arida ou Ermínio Fraga.

  • Deixando o “escândalo” Palocci um pouco de lado, vamos saber um pouco sobre um Pérsio Arida, ex-ministro de FHC, que ninguém fala
    O economista Pérsio Arida, ex-presidente do Banco Central (BC) no governo Fernando Henrique Cardoso, está entre os indiciados pela Polícia Federal (PF) na Operação Satiagraha. Diretor do Opportunity Asset Management entre agosto de 1996 e março de 1999, Arida foi enquadrado por suposta evasão de divisas, quadrilha e gestão fraudulenta. Agência Estado

  • Romanelli

    Mas que é patético ver alguns sujinhos escorregando no próprio adubo, é ..senão vejamos:

    -a maioria fez “olhar de tonto” qdo Dilminha foi visitar a Rolha, almoçar cá Namaria e jantar com a Hebinha Pocotó (gracinha) ..isso sem antes agradecer e avisar a própria militância que ela queria parar com a guerra, que já se dava por satisfeita pelas POUCAS e delicadas conquistas (sócio-econômicas por ex)

    -outros sequer se indignaram quando a moça que dizia ser continuidade, anunciou que em muitas áreas recomeçaria do ZERO (comunicações, lei dos médios, cultura etc)

    -muitos então NEM se disseram surpresos quando ela saiu aumentando o juros (qdo disse que diminuiria), represando o cambio, cortando o que dizia que não iria cortar, temendo o que dizia não temer, ou como agora, quando ela nomeou o PAI DA PETROBRAX pra ser um dos seus braços direitos

    -depois, quando sequer a maioria tocou no nepotismo do filho do Lulinha que hoje desfruta, na faixa, de passaporte diplomático, pago por todos, inclusive os humildes ..pior, a maioria ainda o defendeu, é o fim. criamos um semi-deus

    – ou ainda então, quando ensaiados, saem a bater nas manipuladoras Globo, Abril, Estado e Rolha, mas se ligam e ajudam, ou torcem pro Bispo

    ..e agora outros, tipo VOCÊ, que pegam (tudo indica) PALOCCI – um dos 3 porquinhos de Dilma – rachando criminosamente sobras e aceitam a versão que o condenaria por ética – a tal versão cruz ou caldeirinha –

    Pior, com vcs tentando dar ares de normalidade àquilo que pra outros seria dado como crime …a versão que ele em 2 meses acabou por receber grana, R$ 10 mm, devido a CONSULTORIA dada em economia (ele é médico) enquanto ele era líder do governo e deputado ativo

    ..francamente, não, chapa branca definitivamente vocês não são ..no todo, e de forma uniforme vocês não são ..mas que por outro lado não são exemplo de perfeição e são tão tortos quanto os que vocês condenam ..e que se assim, cada vez mais devem ser lidos com muito cuidado …EU penso que sim

    ..e sabe? ..infelizmente se continuar nesta balada, neste samba do crioulo doido, e pelo desprezar da ÉTICA, coerência e do exemplo, reconhecidos como “alternativos probos” com certeza vocês não serão …já apontados como “soldados, facilitadores do crime”, manipuladores toscos ou TOLOS, bem, aqui, isso é muito provável que aconteça sim

    abrá ..de um outro imperfeito

    • Pessoal, não alimentem esse troll boçal, ele está desesperadamente procurando uma reação, por isso escreve essas provocações idiotas.

      • Salvador

        Ruy.
        Nem todos são perfeitos. Uns falam pelo figado. Ouros se aprenderem relinchar serão bestas perfeitas.

    • Yacov

      tgoll.

  • Joel Miranda

    Edu, eu sou dos que acham que Palocci deveria esclarecer suas pendências, à Receita e à Justiça, fora do governo. Ele já causou, por suas incoerências, problemas a Lula e agora fragiliza o governo Dilma em um instante de economia sob pressão.
    A copa é um evento que mexe com o brasileiro e se ela será realizada no Brasil, muito mais. Nós temos que fazer um evento organizado, se ganharmos melhor. Os estádios, aeroportos, vias de mobilidade urbana são obras que garantirão o sucesso dos jogos e deixarão para a população dividendos importantes. Acho que já estamos atrasados e à medida que o tempo corre, as obras ficarão mais truncadas, pois a mídia fará mais cobranças, o povo ficará desconfiado de que não atenderemos os compromissos acordados e os empreiteiros fincarão a faca nos custos, justificando os atrasos. Os órgãos de fiscalização quererão, com justiça, saber eventuais aumentos. A oposição, que não tem programa nenhum para o país, tentará obter ganhos políticos. O PIG, que já rema contra, criará as manchetes mais cínicas do mundo.
    Então, porque Dilma está perdendo tanto tempo em se voltar para organizar esta babilônia de obras? Se não conseguirmos fazer todos os estádios, aeroportos e vias urbanas, a perda política será muito grande, até inviabilizando a sua reeleição.
    Temos políticos responsáveis e competentes para gerir a Casa Civil, e mais confiáveis.
    O que espero dos blogueiros como você e essa turma toda, é fazer este governo ver, que seu cabedal de aceitação vai se esvair se não fizermos uma copa e uma olimpíada decentes, queira ou não os que não concordaram em trazê-las para o nosso país.

  • Gil Teixeira

    Parafraseano o poeta: A imprnesa acha feio o que não é espelho!

  • Luiz

    PHA e Vianna se entregaram ao PIG. Ou estão do nosso lado, ou estão do deles.

    • Paulo Ribeiro

      Concordo. Lado de lá, lado de lá; lado de cá, lado de cá.

  • Gerson Carneiro

    O que dá força e credibilidade à Blogosfera e Imprensa Progressistas é justamente a capacidade e lucidez de se opor quando necessário ao Governo Federal do qual, se não ajudou ao menos torceu para ter sido eleito.

    Do contrário, jamais veremos o Reinaldo Azevedo, supra sumo do PIG, elogiar o Lula ou a Dilma. A não ser em tom de deboche.

  • Carlos Henrique

    Faz parte do tipo de cinismo comum a todo canalha impingir nos outros defeitos que são dele : a oligarquia midiática, que é mais do que chapa-branca, tendo-se convertido há muito tempo em um partido político(conforme a declaração de um membro importante dessa oligarquia, a Presidente da Associação Nacional de Jornais, Judith Brito, que afirmou no ano passado que a mídia era a única força de oposição que restava neste país. AONDE JÁ SE VIU ISSO!? MÍDIA NÃO TEM QUE SER OPOSIÇÃO, NEM SITUAÇÃO, AINDA QUE HONESTAMENTE ASSUMA O LADO POLÍTICO QUE DEFENDE, COISA QUE OS ÓRGÃOS DE IMPRENSA DAQUI NÃO TÊM A OMBRIDADE DE FAZER, DEVE SEMPRE PROCURAR MANTER O APEGO À VERDADE FACTUAL E O EQUILÍBRIO, O QUE NÃO É EXIGIDO EM QUEM EXERCE A MILITÂNCIA PARTIDÁRIA), tenta atribuir a vocês essa característica intrinsecamente dela; como também acusa-os de praticarem um pensamento único(essa seria de morrer de rir, se não despertasse tanta revolta). LOGO AS EMPRESAS RESPONSÁVEIS POR UMA INSUPORTÁVEL UNIFORMIZAÇÃO DA OPINIÃO E DA INFORMAÇÃO(AS DUAS COISAS SÃO PROPOSITADAMENTE MISTURADAS PARA DIRECIONAR AINDA MAIS O PÚBLICO!), BASTANDO-SE PERCORRER OS INÚMEROS CANAIS DE NOTÍCIA CONTROLADOS PELOS BARÕES DA COMUNICAÇÃO(EMISSORAS ABERTAS, A CABO, GRANDES PORTAIS, REVISTAS, JORNAIS)PARA ENCONTRAR-SE SEMPRE A MESMA VERSÃO E SEMPRE A MESMA INTERPRETAÇÃO DA REALIDADE, SEM NENHUM RESQUÍCIO DE DIVERGÊNCIA OU PLURALIDADE; TÊM O CINISMO DE TENTAR ESTIGMATIZAR AQUELES QUE RECUSAM-SE A CORROBORAR ESSA LADAINHA, APRESENTANDO OUTRAS FORMAS DE ANALISAR OS FATOS, COMPATÍVEIS COM UM PROJETO DEMOCRÁTICO-POPULAR DESTINADO A PROMOVER O BEM COLETIVO, DE PRATICANTES DO PENSAMENTO ÚNICO! É MUITA CARA-DE-PAU! EVIDENTEMENTE MOSTRAM O DESPREZO QUE SENTEM POR NOSSA INTELIGÊNCIA, ACREDITANDO QUE PODERIAM NOS CONVENCER DOS MAIS ABSURDOS DESPAUTÉRIOS! Além das inúmeras divergências opinativas que sempre existiram entre os blogueiros, não apenas neste “caso” de Pallocci, mas em inúmeros assuntos, mesmo que essas divergências não existissem, só o fato de apresentarem uma outra visão ao uníssono opinativo dos barões da comunicação já os colocaria como uma vanguarda democrática, destruidora e nunca promovedora do pensamento único.

  • Mariana

    Bem lembrado, Eduardo. E as acusações contra Palocci não há dúvida de que são imorais e não ilegais. E de fato são, pois Gilberto Carvalho falou que o vazamento veio de SP.

    Curioso foi que na campanha, desceram o cacete contra a Receita por conta do vazamento, especialmente o PIG. E, nessa situação, novamente setores governamentais vazam e ninguém fala nada. Até Palocci que abusou do poder no caso Francenildo vê agora, sobre ele, o feitiço virar contra o feiticeiro.

    Agora veja outra coisa, olha quem está liderando a oposição. ACM Neto, Malvadezinha. Abaixo tem uma relação do patrimônio dos Magalhães, alguém realmente acredita que ACM obteve tudo isso em sua vida pública idônea e seu salário de médico que nunca exerceu e ainda conseguiu uma aposentadoriazinha de professor de Medicina da Ufba que também nunca exerceu? Pois é, o sujo falando do mal lavado.

    Isso não exime de ninguém de culpa e responsabilidade. Claro que Palocci não deveria estar lá, desde o principio, mas o PT ainda tem medo do PIG e tenta ser amiguinho. A pergunta é, pode o leoparda mudar a cor de sua pele? Claro que não, se ele mudar será qualquer outra coisa, memos leopardo.

    É preciso o PT se assumir mais como esquerda e deixar de querer ser amiguinho de quem nunca foi. Ter relações políticas é diferente de ser igual. Do contrário, vai ficar isso aí, oposição oportunista levantando bola pelo PIG e Malvadezinha dando uma de idôneo com o passado negro que tem.

    http://veja.abril.com.br/190308/p_056.shtml

  • Jason Baviera

    É difícil acreditar na honestidade do Palocci. Mas pior ainda é bancar o inocente útil e fazer o jogo do PIG e desses partidos ditos oposicionistas abarrotados de ladrões notórios travestidos de santos. A hora de Palocci e cia vai chegar. Agora, o mais importante, é apoiar firmemente o governo que elegemos para que ele siga sua trajetória e cumpra o papel para o qual o elegemos.

  • Cláudio Freire

    Não se pode fazer política com o fígado. Política é um jogo de xadrez, deve ser feita de cabeça fria.

    Paulo Henrique Amorim está cometendo um êrro básico: toma posição a partir de informações da velha mídia, que ele mesmo tanto critica.

  • raul soares

    Eduardo,
    agora mesmo vc foi atacado no blog do Nassif,
    sabe de que foi acusado?
    De NÃO censurar um blogueiro, que suspeitou
    do PHA ( sem ironia, importante jornalista).
    É…., ACUSOU, sem provas, o PHA de estar
    sendo comprado pelo PIG… Pode?
    Não é o mesmo, que eles estão fazendo com
    o ministro Paloci, com consequencias nefastas
    para o governo, que lutamos tanto?
    Li o que PHA, escreveu sobre moral hoje?
    Cara, estou de cara…..
    Compartilho, sua opinião e obrigado por continuar.

    Raul.

  • Douglas Otaviani Tôrres

    È exatamente isto Edu,defesa do direito de opinião,e quanto aos detrtores,quando não podem .ou melhor não tem argumentos para criticar a blogosfera,para ser mais exato,os blogueiros sujos,usamdo argumento baixo e imoral de atacar as pessoas,de tentar desmoraliza-las,assim como seus soldados na rede os trolls.

  • Cezarley

    Edu, penso exatamente como tu, e acho que Palocci não cometeu nenhum crime, até que provem em contrário. Estava hoje ouvindo a CBN quando ouvi a Lúcia Hipólitro (escrevi assim mesmo) dizer que a Dilma se mostrou que é fraca ao deixar o Lula vir até Brasília defender o ministro. Isso é nada menos do que você havia dito, o alvo é o Governo Dilma, só não vê que não quer.

    No mais, tô contigo e não abro, idependente do ache PHA, Vianna, e etc., cada um tem o seu entendimento, e o meu não encaixa nos deles. Fazer o quê, né? Viva a democracia e a liberdade de expressão. É para isso que existem!!!

    • Liberdade de expressão?? Menos para a Hipólitro. Certo?

      • Gerson Carneiro

        Lembre-se que ela estava bêbada no espisódio do telefone “piscando”.

      • Luiz Monteiro de Barros

        CBN é concessão publica portanto não pode. Só se a esquerda tambem tivesse. Por ora só temos a blogosfera que o Azeredo tentou calar. Ah e a Carta Capital posicionada contra Palocci. Este é um representante da direita que existe e é necessaria na democracia.

        Veja isto de 02 de novembro de 2010 “Carta aberta de um blogueiros progressista”
        http://ocommunard.wordpress.com/2010/11/02/palloci-meireles-e-helio-nao/

        “Palocci, Sra presidente, foi o fiador mais radical do neoliberalismo brasileiro, capaz de fazer corar até um Malan, para ilustrar seu corolário direitista basta comparar suas declarações sobre economia com a plataforma da ultra-direita americana do Tea Party”

        Ou seja como PHA há tempos estão contra o Palocci

      • Fábio

        Se a liberdade existe até para você, quanto mais pela Hipólitro, que já ascendeu da trollagem para o jornalismo de encomenda há muito tempo…

  • Waldir

    ZCARLOS, gostei quando disse EDU, até Brasília e no Congresso Nacional…

  • Alguém poderia me explicar melhor esse conceito de progressista?

  • Os Progressistas podem ser independentes, abertos a opiniões divergentes, ser a classe mais esclarecida e humanitária da história deste país.

    Eu como contribuinte quer saber a verdade sobre este LIXO.

    Se devo questionar o Arida ou mesmo qq base do PSDB, DEMO Tucano, ou outro degenerado qualquer eu o faço.

    Mas certamente do Clube dos Progressistas tb não terei nenhuma solução, a não ser aquela mesmice de sempre.

    Lula e o esgoto

    15:43, 24/05/2011 GMFIUZA GERAL TAGS: CORRUPÇÃO, DILMA, LULA

    O escândalo de corrupção na prefeitura de Campinas não tem nada de escandaloso. Tudo nesse caso é absolutamente normal.

    Há uma ordem de prisão contra o vice-prefeito, do PT, que está foragido. Segundo o Ministério Público, ele é uma das cabeças de um propinoduto montado no serviço de águas e esgotos.

    Qual é a novidade? Nenhuma.

    É mera repetição do padrão consagrado, que tem no caso Celso Daniel seu emblema máximo: PT, lixo, esgoto, propina.

    Em meio a essa mesmice, mais uma revelação trivial: no caminho da propina entre a empreiteira e a companhia de saneamento aparece, como suspeito, um empresário. Adivinhe de quem ele é amigo?

    Acertou. É amigo do filho do Brasil.

    Luiz Inácio da Silva, o homem e o mito, é candidato a um verbete no Guinness. Entrará no livro dos recordes como o cidadão com o maior número de amigos acusados de alguma trampolinagem.

    Até no episódio do dossiê dos aloprados, os principais suspeitos eram amigos de Lula.

    Tinha o churrasqueiro do presidente, o segurança e personal-chapa do presidente, o sindicalista de fé e irmão camarada do presidente desde os anos 70, e assim por diante.

    Isso para não falar em Delúbio, Silvinho, Gushiken e grande elenco mensaleiro – todos da cota afetiva de Lula.

    O aparecimento de mais um amigo do ex-presidente no caso do esgoto de Campinas não tem, portanto, qualquer relevância. Será possível que o Ministério Público ainda não entendeu o jeito Lula de fazer amizades?

    Em vez de ficarem implicando com o ex-operário, deveriam estimulá-lo a ampliar o temário de suas valiosas palestras. Além de ensinar o jeito PT de administrar, Lula poderia discorrer sobre a importância do afeto na política.

    E explicar como se faz para ter um milhão de amigos fichas-sujas, mantendo intacta a estampa de herói.

    Seria um sucesso. Ele nem precisaria explicar como ficou amigo de Dilma Rousseff.

    • Nilva

      Boato na rede é crime, assim como reprodução de calúnias, injúrias e difamações.
      Você prova alguma coisa do que está dizendo? e tiver provas, mostre-as. Não vale artigos do grupo G.A.F.E.

  • Marcelo de Matos

    “O que leva uma pessoa a tomar a defesa de uma pessoa tão poderosa, pega com a “boca na botija”? No meu caso, acabo fazendo o papel de advogado de defesa, ou membro da tropa de choque do PT, por mero idealismo. Nesse particular sou como os psolistas. Explico: não sei se o que vou dizer é uma crítica ou um elogio, já que esse dualismo transparece em quase tudo que escrevo. Os pequenos partidos que atuam como línguas de aluguel dos grandes, que por terem telhado de vidro não querem fazer o ataque diretamente, costumam entrar na sua folha de pagamento. O dinheiro entra na hora da distribuição do caixa dois arrecadado para campanha. Acredito piamente que esse não é o caso do PSOL, que é capaz de fazer esse trabalho sujo sem ganhar um tostão. O que estamos assistindo? O PSOL entra com o pedido de convocação de Palocci para depor e os parlamentares do DEM, muitos deles há pouco tempo beneficiados pelo mensalão do Arruda, em Brasília, aparecem de dedo em riste, acusando. É preciso ter estômago forte. Os simpatizantes do PSOL que me desculpem, mas, não é incômodo atuar ao lado do PIG, DEM, PSDB e seu satélite PPS? Tudo isso em nome da ética ou do sucesso?

    • Marcelo de Matos

      Na pressa de escrever acabei pinçando uma frase do Emanuel de Recife pensando que fizesse parte do seu post.

    • Pois é Marcelo, ontem foi “aprovado” o Código Florestal, veja quem votou a favor dos desmatadores, e eu te devolvo a pergunta, não incomoda, ver Aldo Rebelo sendo elogiado pela Katia Abreu? Quantos partidos compõe a base aliada mesmo? PP do Bolsonaro é o que ? Progressista? PHS, PRP…e tantos outros “p..”. Sou do Psol, na última campanha não recebemos dinheiro de grandes empresários e sempre defendemos o que é melhor pro povo, como disse o deputado Chico Alencar dias atrás, antigamente militante de esquerda não achava normal dirigente partidário ficar milionário. Protocolamos um pedido de CPI pra investigar não só o Palocci, mas toda a cambada que passou pelos governos e se utilizaram de informações privilegiadas pra auferir milhões. Acho que é isso. Abraço.

    • emanuel rego lima

      Marcelo,

      Por barbeiragem minha a resposta ao seu comentario foi parar lá embaixo, no comentario do Matosalem de Freitas.
      Por favor, leia lá.
      Minhas desculpas.

  • Waldemar Andreu

    Pois é, o “galo cantou” não se sabe onde! O sr. PH tem seus motivos, o sr. Rodrigo Viana também, o sr. Eduardo Guimarães idem! E, com quem está a razão? Não é difícil perceber que no Brasil convivemos com uma multiplicidade de concepções “POLÍTICAS”! IDEOLOGIA, duas fundamentais, se é “burguês”, possui meios de produção, se é proletário, vende sua força de trabalho! Ou camadas sociais, a qualificação é mais complexa (onde se enquadram?) Muitas dessas concepções políticas já estruturadas em partidos políticos, são inúmeros, outras não! São inúmeros os partidos políticos no Brasil, a tendência é aumentar! E, os sindicatos, os movimentos sociais,etc.? A conjuntura é muito complexa! Essa também é uma opinião no sentido de contribuir! O Presidente Lula, um homem sábio, sugeriu como seu sucessor uma candidata fora do PT, do PT histórico, foi um desafio, ele tinha razão, deu certo! Um detalhe significante, nessa conjuntura disputar eleição depende de dinheiro, muito dinheiro! O Dr. Palocci, um “SOCIALISTA NEOLIBERAL” (no PT,na “esquerda” existem inúmeros), um homem bem relacionado, simpático a comunidade financeira, não é segredo, banqueiros sempre o ajudaram a se eleger, o homem do dinheiro, a história se repete, a legislação eleitoral está ultrapassada, é preciso mudá-la! A Dilma venceu, o Palocci foi contemplado com cargos importantes, até eu que sou bobo ficaria milionário! A questão, não é só Palocci, também sua assessoria, acrescenta o Sr. Eduardo Cardoso &Cia! A presidenta que se cuide! A questão não é a Katia Abreu, são questões diferentes, a questão é o Sr. Daniel Dantas, o PH tem razão, sabe das coisas! Um questionamento: porque o sr. Ulisses Guimarães, o Sr. Leonel Brizola morreram pobres? O alvo da direita é a presidenta Dilma, tentam enfraquece-la, atacam de novo, com arrocho salarial, ameaça de inflação, uma “nova reforma” na previdência, tirar direitos do povo trabalhador, são insaciáveis, aí mora o perigo! Quanto o Sr. Palocci & Cia, quanto mais rápido se livrar melhor!

  • Julio Cesar Montenegro Bastos

    Pessoalmente, por classe & idade, por escolar aprendizado & vivência, sinto saudades de um bem passado e medo de um mal futuro pressentido. Os que colocam os dois pés nos bens mantidos do passado talvez percam a razão ao deparar no presente com gente que tem os dois pés no chão. Descalço

  • Marquinhos Santa Fé

    Valeu Eduardo!

  • E como era previsivel, as reaçoes dos internautas e leitores dos blogs sujos contra as mais recentes
    ‘ teses’ de PHA prosseguem e se intensificam.
    O moralismo militante do blogueiro se justifica para ele mesmo. Faceta nova do blog C Af. Porque para ele tudo o que leve
    carga contra o gangster de colarinho branco Daniel dantas está bom.
    Da precariedade do controle das instituiçoes e praticas politicas historicas, nem uma linha.
    Da lenta conquista de melhores padroes de conduta politica pelo Pt e aliados, nada. Objetivo supremo, uma vez q tudo o que desqualifique quem ja teve algum acordo ou conversa com o onipresente DD igualmente é muito benvindo.
    E o senador do PR o que foi que ele desdisse agora e que disse com toda a força na midia nos
    ridiculos ‘dossies’ anti-sigilo da Receita de Mauá e Santro andre em 2010. Diga algo, PH.

  • Milton Roberto freitas

    Mais forte que opinião ou vontade é o conjunto da obra .
    Nos aqui de baixo que muitas vezes não somos nem diferenciado pois afinal nem sequer somos ,vimos por anos uma esquerda sem articulação e sem dialogo fechada em suas teses e linha de conduta gritar ,espernear e ganhar projeção pelo barulho feito .
    Com muita sorte afinal Deus é brasileiro ganhamos Lula ,calma que Lula não virou um Deus .
    Lula ainda me lembro quando ia a casa de meu tio que era do sindicato dos metalúrgicos de Sto Andre e ouvia meu tio falar de Lula .
    O que ele falava era bem simples .Lula aquele baiano filho da puta ,afinal estava sendo mudado todo um conceito de sindicato e meu tio lutava em sto Andre desde 1946.
    Meu tio era Miguel Guillen que foi presidente do sindicato e um dos 12 homens de Preste em Sto Andre .
    postei isto para falar que Lula e meu tio tinha um objetivo comum e no sindicato tinham muitas diferenças de opinião .
    para se ter uma idéia em 1977 no congresso de Lins o sindicato de sto Andre propôs um partido apenas dos trabalhadores e turma de São Bernardo fez o partido com trabalhadores e demais interessados no objetivo .
    Mas na hora de enfrentar os mesmos adversários ,não tinha divisão e correntes e não tinha questões pessoais tudo era pela maioria .
    Na primeira eleição de PT meu tio foi candidato a vereador por Sto Andre e minha tia ficava no telefone pedindo votos para o PT e para o Lula pois ligava até para São Paulo onde meu tio não tinha votos e a casa deles que por muitas vezes foi vigiada e invadida pelos milicos agora era um comite do PT.
    Assim não sou contra o PHA e o Rodrigo ter suas opiniões quanto ao Palocci pois tenho também restrição quanto ao ser mercado e ser publico .
    Porem se temos um objetivo e possibilidade ,assim não deveríamos estar fazendo o jogo do PIG.
    Sabemos que se for formada uma comissão de blogueiros ,poderia estar sendo entrevistado ou mesmo de maneira informal estar dialogando e cobrando o presidente do PT,o ministro da justiça ,o Lula .para que se crie uma linha de conduta para se ter apoio no projeto Brasil,colocando que ou se trabalha para o mercado ou fica na política .afinal Lula falou se juntem cobrem se não nada muda .
    Afinal pelos blogueiros ja teria saido a ministra da cultura ,o Paloci ,ministro da defesa ,da agricultura ,comunicação ,esporte enfim em 5 meses so estaria a Dilma .
    Acho que a blogosfera esta ganhando uma força que os mesmo não tem a real dimensão do fato,e não caberá atitudes sem visão coletiva ,pois sabemos que a volta dos opositores impossibilitara os avanço.
    para finalizar eu conheci Lula no enterro de meu tio ,meu tio não tinha virado santo ,mas Lula e meu tio se respeitava, como homens de luta que tinham o mesmo ideal .
    ainda bem que esquerda mudou no seu julgamento afinal jornalista que combate o PIG e ao mesmo tempo trabalha para o PIG seria no mínimo chamado de pelego ,mas eles estão certos e Palocci mesmo estando dentro da lei esta errado .

  • zé eduardo

    Maravilha, Eduardo. A ‘blogosfera progressista’ é um espaço político tão irreversível quanto aprender a ler, ter consciência, assumir a cidadania e a honra, e tantas outras coisas que não se ‘desmancham no ar’ (pelo menos não facilmente ou sem luta). A grande (?) mídia já ‘perdeu’: agora é só uma questão de tempo. O PIG entende liberdade de imprensa como o espaço para alardear a defesa de seus próprios interesses, que considera absolutos e ponto, não admite dissenso (justamente porque camufla a ausência de ética de sua gênese). Na blogosfera, ao contrário, se pode encontrar espaços como este, em que a postura é dialógica, em que há defesa intransigente de idéias, mas oferecendo continente ao contraditório, que é respondido mediante expectativa de convencimento. Isso, jamais será possível através do PIG. Agora, só não dá prá gente ser ingênuo a ponto de querer fazer o convencimento de quem entra nessa arena (às vezes sob um suposto e risível disfarce) prá defender valores que querem, no fundo, exatamente acabar com esse espaço democrático. Azar deles: a gente já ganhou essa parada!

  • Matosalém de Freitas Jr

    O aumento do patrimônio do Sr. Palocci se deu fruto da sua capacidade de trabalho. Trabalho produzido pela sua consultoria. Tudo dentro do conceito do capitalismo. Logo está tudo certo. Dentro do conjunto de coisas que denominamos capitalismo podemos colocar tudo, logo tudo se justifica e se valida. É uma forma no mínimo, vamos dizer malandra, de dar conformidade as coisas.
    O conluio que Wall Street fez com o departamento de Tesouro dos EUA para receber a ajuda bilionária para salvar o bancos na crise do Subprime também se justifica dentro dos preceitos do capitalismo.
    Agora, tentar entender como uma consultoria que nunca teve potencial (capacidade intelectual, conhecimento experimentado, metodologia para produção de valor real etc.) para gerar riqueza atraves do seu trabalho, passe a produzir isto de um instante para outro, não é para termos uma sensação de estranheza?
    Como ele conseguiu isto? Será que foi pelo uso de informações privilegiadas? Será que eu preciso perguntar será? Ou o capitalismo vale como explicação e basta. Nem vou avançar em especulações, que neste mesmo período o Sr. Palocci fez sua consultoria “crescer”, ele estava a frente da coordenação de finanças da campanha da Presidenta Dilma.
    Isto não é um argumento contra o Ministro Palocci, é sim contra esse modelo e por todos os que utilizaram e utilizam deste artifício.
    É a velha estória que diz: porque justamente na minha vez isto tudo tem que parar? E assim vamos levando.
    Eduardo, seu blog chama-se Cidadania, pois dentro deste conceito e como cidadão utilizo este espaço, registro minha indignação com a situação de acomodação que está se querendo dar ao caso.
    Sr. Palocci mostre aos cidadãos como você fez seu trabalho? Mostre como o Sr. conseguiu ser tão capaz? Que contribuição o Sr, deu para seus clientes que valeu tanto? Mostre suas obras, apenas isto.

    • eduguim

      Ou seja, prove que é inocente, porque no Brasil, agora, o ônus da prova cabe ao acusado

      • Matosalém de Freitas Jr

        Para quem tem o cargo e a representação que ele tem: não basta ser honesto, tem que parecer honesto. Não é ele o problema, o problema são os abutres que comeram o fígado da Presidenta e jogaram para a torcida.

        • eduguim

          Clichê.

          • Matosalém de Freitas Jr

            É a minha opinião, se é clichê não a diminui em nada.

          • emanuel rego lima

            Desculpe Marcelo, mas seu comentario usa a mesma estrategia de sempre:
            1- A culpa é da imprensa,
            2- Eles ( os tucanos) também fizeram.

            Que a imprensa não é nenhuma santa, já sei há muito tempo, assim como já sei ( saberão outros????) que os “blogueiros-progressistas-idealistas-independerntes” não são tão progressistas assim, nem tão idealistas, nem tão independentes….

            Que a Turma do DEM e dos Tucanos meteu a mão “de com força” nas arcas da viuva até os que ainda não nasceram já sabem! Nenhuma novidade.

            Decepcionante mesmo é ver a turma que prometia ser diferente “disso tudo que está aí” ( lembra????) fazendo a mesma coisa. E pior… Argumentando que está fazendo o mesmo que os outros fizeram!

            Triste… muito triste.

          • emanuel rego lima,

            Só que neste caso ninguém meteu a mão em NADA. Não existe o MENOR indício de ilegalidade ou imoralidade. O que existe é gente leviana acusando sem motivo algum, apenas pela vontade de fazer acusação.

            Matosalém de Freitas Jr,

            Segundo sua opinião então não tem diferença, todos são corruptos por definição e não tem jeito. E dane-se a coerência e a lógica, só porque VOCÊ quer. Argumentação então nem pensar, afinal é sua opinião. A minha opinião é que afirmações assim, feitas de má-fé e sem considerar fatos nem argumentaçãos não valem nada. Cada um tem a sua opinião, aqui registro a minha.

      • Junior

        Se existe fortes indicios e suspeição de crime, sim.
        Agora, será que podemos mesmo dizer que existe alguma suspeição no caso de um médico que era ministro da área econômica e foi demitido do governo anterior devido a algumas suspeitas e agora ganhou 10 milhões nos dois meses que antecederam a posse da presidente, com uma consultoria pequena?

        • eduguim

          Não existem fortes indícios. Nada foi ocultado, tudo foi declarado. E não se sabe de algum desvio que tenha decorrido do enriquecimento de Palocci

          • Como vc sabe que tudo foi declarado?

          • emanuel rego lima

            Fortes ou fracos, depende do ponto de vista e do desejo de cada um…

            Mas os indicios estão aí.

            Tanto é assim que o MP solicitou esclarecimentos.

            Afinal, não é usual, rotineiro, trivial, o rapido enriquecimento de um consultor.

            E, tratando-se de um “consultor” que era ex-ministro da fazenda, deputado federal e exercicia a corrdenação da campanha eleitoral da candidata favorita, e que findou ganhando a eleição, a suspeição sobre um possivel trafico de influencia é mais que razoavel
            Chega a ser irrenunciável….

            Afinal, todos que foram citados pelo proprio ministro em sua defesa sofreram semelhantes acusações nas respectivas ocasiões. Acusações vindas do mesmo partido que hoje está no Poder.

            Porque devo desconfiar ( E COMO DESCONFIO!!!!!) que os ex-ministros da fazenda dos governos tucano e Demo fizeram trelas e inocentar LIMINARMENTE o sr. Palocci?

            É como eu disse no outro cometário: É dificil…. Sei que é dificil!

            E quanto mais se nega, quanto mais se esconde, quanto mais se revolta contra tudo e todos, mais desgastante fica…

          • Troll Campineiro.

            Sabemos que tudo foi declarado por que a imprensa escarafunchou as declarações do Palloci e não conseguiu nada para publicar.

            emanuel rego lima,

            Está muito claro que você está vendo aquilo que quer ver porque quer ver… Não se trata de indícios, fatos ou argumentações, você acusa porque quer acusar e pronto. Com a argumentação do Eduardo chegamos a isso.

            Então não é questão de justiça, mas de linchamento político.

    • Ricardo

      É mais ou menos como quando ganhamos uma multa de trânsito e logo acusamos de desonestidade o guarda que nos multou, e em seguida dizemos: mas com tanta gente infringindo, justo comigo?!

      • Só que no caso não tem multa alguma.

        É como quando não fazemos nada e um sujeito que não gosta da gente fica insistindo para o guarda nos multar, sem nem saber dizer o que foi que teríamos feito de errado.

        É assim.

  • Karlos
  • Nelson Pimentel

    Isso mostra o quão preocupante está a política brasileira. Hoje ser “progressista” é ser chapa-branca (eu diria parasita). Curioso é que esses tais “blogueiros progressistas” trabalharam muitos anos na rede Globo, e hoje são fiéis militantes do famigerado lulo-petismo que tomou de assalto as instituições brasileiras. Demoraram tanto tempo assim para perceber que a Globo é golpista? Ou será que foi uma proposta mais vantajosa? Ora, está claro que muitos desses blogueiros e outros “comentaristas” que ficam trollando comentários de vários fóruns são pagos para isso (alguns fazem de grátis), numa estratégia de marketing de guerrilha para influenciar a opinião pública e blindar o governo de críticas, protegendo-o do chamado “PIG” – inventado pelo mesmo jornalista que trabalhou quase 30 anos na Globo e que hoje é serviçal dos bispos da Record- ao qual não parece incomodar esses mesmos militantes pois faz parte do PIL – Partido da Imprensa Lulista. E pensar que meu pai amargou o exílio por ser progressista, hoje sinônimo de subserviência…Tristes tempos esses…

  • Eliana – Juiz de Fora – MG

    Edu,
    Sou petista de carteirinha.
    Estou entre aqueles que não se conformam com a atitude do Palocci.
    Respeito, a opinião dos demais….
    Mas, acredito que nada, absolutamente nada, justifica o enriquecimento do
    Palocci.
    Participei de muitas reuniões no PT em que a máxima era ,que ,quem está
    na política é para servir o povo,e, não se servir da política, enganando o povo.
    É nojenta esta atitude do Palocci.
    Fico desanimada…
    O que o PIg pretende é derrubar o ministro ,e, ele deu esse mole sendo pego em uma ação
    que mesmo não sendo ilegal,é imoral.
    Abços.

  • Diego Vilela

    Se o Palocci cair agora, vai prejudicar o governo Dilma e ainda corroborar com a tese de desconstrução da gestão do PT na presidência.
    Não estou entendendo ou concordando com a campanha que o PHA esta fazendo, não vejo o governo e o próprio PT saindo mais fortes ou mais puros caso o zum zum zum seja “confirmado” com uma exoneração.
    O governo precisa ficar esperto, neste ano temos a Rede Record colocando as asinhas de fora e embarcando na maioria das armações do PIG.
    O cenário pode ficar ainda mais grave caso a Copa do Mundo e as Olimpiadas continuem a ser boicotadas pela mídia derrotista.

    Falando em Record uma vez eu tive a oportunidade de fazer uma pergunta ao Rodrigo Viana em uma palestra.
    A questão foi sobre a cobertura da mídia no chamado “Caos Aéreo”
    Ele relatou que não concordava com alguns exageros, mas ressaltou a existência do mesmo.

  • Juliano Santos

    Esqueceu de falar do caso da Ana de Holanda. Tem blogueiros progressistas que são contra a permanência dela, como o Rovai e o José de Abreu e tem quem não fecha com essa posição.
    O que une vocês e os difere do pig é que eles dizem amém ao patrão e vocês dizem amém a suas consciências

  • Canena

    Eduardo, desculpa fugir do tema, mas quero informar-te, que o casal que chantageou o padre Julio Lancelott foi condenado.
    Sabedor da estima que tem pelo padre Júlio e da defesa que fez na época, qdo foi atacado sem dó nem piedade pela imprensa golpista.
    A justiça tarda mas não falha, apesar de não concordar, ás vezes falha e como falha, desta vez só tardou.
    É bom relembrar o episódio para muitos dos seus leitores que vieram para o seu blog posteriormente.
    Abço

  • Orlando Bonetti Jr

    Um velho amigo dizia: O homem é o único animal que não consegue viver agregado. Eu admirava a blogosfera na véspera da eleições, todos unidos por um único ideal e bastou um impasse para que cada um demonstrasse suas divergências, uns querendo fechar os olhos e tentar ignorar os fatos lícitos ou ilícitos de Palocci, outros tentando crucificá-lo de vez. Enfim de todos as opiniões aqui expostas, são válidas, todos tem razão independente do resultado da novela. Entendo o Eduardo, no fundo seu sentimento não é propriamente proteção ao Palocci, mas é vencer a queda de braço com a imprensa golpista e os partidos de oposição. Elegemos Dilma e devemos protegê-la a todo custo para que ela possa seguir a todo vapor, como vem fazendo. Se o Palocci cair, não fará diferença porque vai ser substituido, mas a oposição vai crescer e vai continuar na mesma tecla e poderá atingir alguem que não deve nada de fato. Vejo agora que blogs que eu visitava, deixei de visitar, porque, como disse nossa presidenta por ocasião de uma entrevista em que foi-lhe perguntado , sobre sensura da mídia………ela respondeu: sensura é o uso do controle remoto. Na net, mude de blog. Quem tem a opinião do Eduardo, pode visitar também o Blog do Melo, quem não tem fique com o Coversa afiada.

  • MauMauQuirino

    Sinceramente não consigo entender o que está se passando com o PHA,quem acompanha o seu blog a algum tempo pode perceber a mudança radical,ele está se valendo de manchetes da FSP,de políticos do PSDB para as suas análises, sua raiva é tanta contra o Palocci,que já está sobrando até para o presidente Lula e para a presidenta Dilma,parece até que a coisa é pessoal,se fosse só isso vá lá,o pior é que ele esta se parecendo muito com aquilo que sempre criticou,o PIG
    .Fico a vontade para dizer isso,poís ele não é meu amigo.

  • Alberto Gastegi

    Este caso do Palocci é mesmo muito estranho. A Folha e sua turma atacam o chefe da Casa Civil por que este foi contra aos vultuosos empréstimos que queriam do BNDS. O Paulo Henrique Amorim ataca o petista por ser desafeto pessoal do homem. Cada um em seu quadrado. Mas por que calam o Serra e o Aécio, deixando que um baianinho e um gaúcho, ambos de cabelo lambido, fiquem como porta-vozes da oposição.?

  • Luiz Pimenta

    O problema cental dos blogueiros progressistas é que eles, por princípio têm ética. No entanto no campo político a ética é uma coisa relativa. Como conviver com ética aliado ao PMDB, por exemplo. Como conseguir governar sem uma base política no nosso sistema? Sem estas opções vamos entregar o governo à oposição.
    O falso dilema onde nos encontramos é cair no CONTO DO VIGÁRIO da direita que sempre nos cobra
    bom mocismo, enquanto eles nada respeitam. Não vou entrar em detalhes pois todos sabem o procebimento desse povo.
    Então a escolha entre os que têm alguma ética já foi feita. A Dilma está eleita e é muito, muito melhor que as outras opções.
    Não cabe desespero por algum deslize, rupturas definitivas. Pensem na alternativa de termos o FHC ou o Serra por 8 anos ou mais, como em são Paulo. Lembrem-se da recessão e da desesperança de 98 até 2002. Do desemprego, da falta de alto estima e da chacota que sofriámos da comunidade internacional.
    Cabe-nos administrar estas situações, cobrando sim, o melhor caminho, mas sem divisões.
    É isto que nos cabe… acho eu.

  • Yacov

    SIm ,sim ,sim!!! Somo sujos e Chapas branca também. Mas com uma grande diferença. O somos de livre e espontânea vontade, apenas por que acreditamos nesse modelo de desenvolvimeto do país. O resto é trololó…

  • Rossi

    Armínios,Aridas,Laras Rezende,Mendonças e congêneres fôssem chineses,não serviriam de justificativas ou para as explicações vácuas do Palocci.

  • Wilson Estrella – BH

    Isto é democracia. Parabéns aos blogueiros sujos.