Esses blogs que você lê

Crônica

Vivêssemos em obscuros tempos de outrora, algum esbirro do Poder diria que esses blogs que você lê são perigosos, subversivos, passionais, irresponsáveis…  O poder autoritário jamais aceitará a blogosfera e por uma só razão primordial: ela é uma força incontrolável.

Mais do que incontrolável, a blogosfera é plural. É jornalismo em estado puro. É delírio ou paixão. Você ama ou odeia, mas não despreza. Vai a ela em busca de referendar seus pontos de vista ou saber a opinião contrária a fim de melhor combatê-la, mas vai.

À diferença da grande imprensa tradicional, porém, quando os comunicadores da blogosfera se reúnem não é para combinar o que dirão ou para conspirar contra o surgimento de novas formas de comunicação e, sim, para concordarem em discordar.

Vieses, abordagens, estilos, uma sinfonia de ritmos vai surgindo em espiral vertiginosa. Agrada ou não, mas não se repete e tampouco obedece a qualquer manual ou doutrina. Blogs são caóticos, anárquicos, irreverentes, destemidos ao ponto da imprudência e além.

São capazes de reunir multidões em torno de causas que não beneficiam categorias ou corporações, mas o interesse público. Dizem o que a imprensa jamais denunciaria por seus acordos e “filtros”. E muito mais rápido, pela mesmíssima razão.

Esses blogueiros que você lê, após uma maratona de encontros que se espalharam pelos quatro cantos do país se reúnem a partir do fim da tarde de sexta-feira 17 de junho de 2011 em Brasília em uma confraternização que atrairá autoridades e personalidades.

A estrela do evento será o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de ministros, deputados e outras autoridades. Centenas e centenas de blogueiros de todas as partes debaterão com o poder do Estado e entre si o futuro desse movimento literário-digital do século XXI.

Por que tanta atenção a um encontro desses comunicadores? Ora, milhões de brasileiros acessaram a blogosfera durante o ano passado em busca de informações sobre candidatos aos mais variados cargos eletivos dos diversos níveis de poder.  Essa é uma das muitas razões.

A blogosfera se enraíza e se espraia pela sociedade, interferindo nos costumes, nas visões de mundo, na cultura e até na dinâmica da política, formando opiniões, gerando dissensões e adesões a idéias que seriam abandonadas ou adotadas em silêncio, em outros tempos.

Agora, esses blogs que você lê estarão reunidos em um só local, na mesma hora, sob o espírito da integração. Mas não da integração do discurso ou das idéias. Será a integração dessa adição, dessa “cachaça” em que os blogs se converteram para blogueiros e leitores.

Não há como não assistir ao II Encontro Nacional desses blogs que você tanto lê. E não será por falta de meios, pois o evento será transmitido por streaming. Para acompanhá-lo, basta clicar aqui a partir das 19 horas desta sexta-feira e durante o sábado e o domingo.

Este blogueiro estará lá.

Abaixo, a programação do evento.

—–

17 de junho, sexta-feira

17 horas – Início do credenciamento

19 horas – Palestra do ministro Paulo Bernardo sobre os desafios da comunicação no governo Dilma Rousseff

21 horas – Festa de confraternizaçã.

18 de junho, sábado

9 horas – A luta por um novo marco regulatório da comunicação

– Deputada Luiza Erundina (PSB) – coordenadora da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão;

– Jurista Fábio Konder Comparato – autor da Ação de Omissão (ADO) do Congresso Nacional na regulamentação da comunicação;

– Professor Venício Lima – autor do livro recém-lançado “Regulação das comunicações”.

14 horas – Oficinas autogestionadas e simultâneas

1 – Os partidos e a luta pela democratização da comunicação.

– José Dirceu (PT), João Arruda (PMDB), Brizola Neto (PDT), Renato Rabelo (PC do B), Randolfe Rodrigues (PSOL) – mediação: José Augusto Valente;

2 – O sindicalismo na era da internet

– Artur Henrique (CUT), Luis Carlos Mota (Foraça Sindical), Nivaldo Santana (CTB), Ricardo Patah (UGT), Ubiraci Dantas (CGTB) e Antônio Augusto de Queiroz (Diap) – mediação: Rita Casaro;

3 – A política da internet, tecnologias e a neutralidade na rede

– Sérgio Amadeu, Marcelo Branco, Ricardo Poppi, José Carlos Caribé, Tatiane Pires – mediação: Diego Casaes;

4 – Arte, humor, militância e compromisso: agora por nós mesmos. Compartilhando experiências

– Mediação: Sérgio Teles e Paula Marcondes;

5 – Reforma agrária e as perspectivas na comunicação

– Gilmar Mauro, Rodrigo Vianna, Letícia Silva, Sergio Sauer – mediação: Igor Felippe;

6 – Mulheres na blogosfera

– Luka da Rosa, Amanda Vieira, Mayara Melo – mediação: Niara de Oliveira;

7 – Perseguição e censura contra a blogosfera

– Paulo Henrique Amorim, Esmael Morais e Lino Bocchini – mediação: Altamiro Borges.

8 – A militância digital e as redes sociais

– Eduardo Guimarães, Luis Carlos Azenha, Conceição Oliveira (Maria Frô) – mediação: Conceição Lemes.

9 – Lan houses e a internet na periferia

– Mediação: Mario Brandão.

10 – A economia da outra comunicação: os caminhos e desafios da sustentabilidade da blogosfera

– Ladislau Dawbor, Marcio Pochmann, Clayton Mello – mediação: Renato Rovai.

• Oficina sobre ferramentas do blog – mesa: Marcos Lemos;

19 de junho, domingo

9 horas – reuniões em grupo: troca de experiência, balanço e desafios da blogosfera progressista;

14 horas – Plenária final: aprovação da carta dos blogueiros e constituição da nova comissão nacional organizadora.