O que espero dos políticos

Crônica

Creio ser em boa hora que esclarecerei, de uma vez por todas, o que é que me move a fazer este blog e a militar politicamente, ainda que independentemente de partidos políticos ou de quaisquer outros tipos de corporações. Estou certo de que até aqueles que se opõem às minhas idéias me concederão que o que direi é a expressão da verdade.

Voto no PT desde 1989. E comecei a votar no PT por causa de Lula. Identifiquei-me com ele. E foi por uma razão improvável: fui um “rico” que empobreceu. Caí da classe B para a classe D. Acredite quem quiser: eu e minha mulher passamos fome e vivemos em habitação precária por dois longos anos, após nos casarmos.

Nasci em berço de ouro, como se diz. Meu avô, executivo bem-sucedido, assumiu de volta a minha mãe depois que esta entendeu que fora vítima de uma tentativa de “golpe do baú” por parte do meu pai biológico, que nunca passou disso.

Joanna Guimarães, mulher culta e íntegra ao impensável, socialista até a alma, minha mãe, ensinou-me, quando ainda era imberbe, que todo ser humano é igual e que o único caminho para que uma nação progrida verdadeiramente é o da justiça social. Podem me dizer ingênuo o quanto quiserem, mas acredito nisso.

Acredito porque vivi os dois lados da moeda. Vivi entre os muito pobres, dividi com eles as suas angústias, as suas incertezas, a sua alegria, a sua música, as suas comidas, a sua coragem de viver e de lutar por uma vida melhor com integridade e honestidade e sem que, em expressiva maioria, jamais cedam a idéias desonestas.

Recuperei-me, ganhei dinheiro, criei meus filhos – três deles, hoje adultos – como fui criado ou até melhor, em termos financeiros e de qualidade de vida, educação, saúde, habitação etc. Mas jamais me esquecerei, no entanto, do que este povo precisa e realmente quer.

Hoje, estou entre os remediados. Tenho um carro com dez anos de uso e, para mim, está muito bem. Luto com dificuldade para custear a saúde de minha quarta filha, Victoria, gravemente doente. E o Estado brasileiro não me ajuda em nada como nunca ajudou, pois eu, minha mulher e meus filhos sempre usamos saúde e educação privadas.

O que sempre esperei dos políticos, portanto, foi que melhorassem a vida de todos porque só assim eu poderia ter certeza de que, mesmo caindo, viveria em uma sociedade que não me deixasse passar fome como há quase 30 anos.

Há alguns meses, um deputado com o qual me encontrei disse saber da doença de minha filha e me propôs algum tipo de ajuda em alguma instituição que conheceria que poderia dar a ela o que o Estado nunca deu. Respondi que não precisava, que ela tinha um plano de saúde “top de linha” e que, portanto, fizesse aquilo por todos.

Porque não quero nada do Estado que não seja para todos os meus concidadãos. E não é porque sou bonzinho, mas porque nunca saberei se, no futuro, quando precisar de fato, estarei entre os contemplados entre os mais cidadãos do que outros.

Nesse aspecto do que espero dos políticos, portanto, o eterno presidente Luiz Inácio Lula da Silva honrou o meu voto. O país está melhorando. Há um projeto e foi nele que votei em 31 de outubro do ano passado. Votei com um objetivo e quero lhe dar a melhor chance para que tenha êxito. E só posso fazer isso se apoiar àqueles que me levaram a votar como votei.

Em 1989, o presidente Lula me prometeu – quando prometeu a todos – que melhoraria a vida dos brasileiros se chegasse ao poder e foi isso o que ele fez. Honrou meu voto. A vida de todos os que mais precisavam, melhorou. E muito. Depois de Lula, tenho esperança em que, se um dia eu cair tanto de novo, não cairei tão fundo.

92 comments

    • Este também é o meu sonho, Eduardo. Você veja como são as coisas, quanto mais se têm senso de pertencer e noção de igualdade, mais elas desejam uma sociedade equilibrada e civilizadamente educada. Mas o pensamento brasileiro é tão tosco, tão reacionário sobre isto que chega a ser assustador.

      As vezes nos passam a impressão que há uma classe no país que prefere que o país continue pobre, desdendatado, desigual socialmente. Mas o que é curioso é que estas mesmas pessoas adoram comparar os índices sociais americanos e europeus. Acho que se eu vivesse uma eternidade não entenderia esta dicotomia de visão neste país.

    • Eduardo,

      Fora de pauta mas vale o comentário. Estão falando em substituição ao Palocci: PB, GC, AP e FP. A comentarista da Record disse que o mais indicado seria o PB, por ter experiência parlamentar, mas se houver substituição, para mim o melhor nome seria GC.

    • Caro Eduardo; Você faz diferença e essa diferença apoio minhas convecções.
      Também eu passei por agruras quando a “redentora” tomou-me o que de mais precisava -meu emprego –
      Ergui a cabeça, fui à luta. Votei sempre no Lula tendo a certeza de um futuro que hoje desfruto: viver num Brasil bem melhor em todos os aspectos. Vejo mais gente comendo, vestindo, e até comprando carro.
      Sou um lulista-dilmista com todo prazer.
      Parabéns por mais um belo texto.

  • Eduguim,

    Tem político que promete e cumpre, e o Lula foi um Desses.
    Espero que o seu exemplo repercuta por séculos na nossa política e no Brasil.

  • Estimulantes a sua transparência e a sua compreensão de mundo! Nosso posicionamento ideológico não necessariamente precisa do respaldo de nossa história de vida. Por exemplo: alguém que nasceu e não deixou de ser rico pode muito bem compartilhar de suas ideias, no sentido de lutar pela justiça social, enfim, por um mundo melhor, sem que isso (a sua história) o desmoralize, ou melhor, enfraqueça a suas posições, a sua compreensão do mundo. Outro exemplo nessa linha de raciocínio é a Alemanha: a filosofia e o constitucionalismo germânicos são hoje dos mais avançados no mundo, a despeito do ocorrido na Segunda Grande Guerra. Pela sua linha de raciocínio, chego à conclusão, não sei se equivocadamente, de que apenas pessoas que tenham sofrido a injustiça social na pele é que teriam legitimidade para defender e lutar pela justiça social.

      • Edu,
        Concordo com tudo o que você disse, e o parabenizo.
        Só faço uma pequena colocação, que sinto sempre, em seus textos:
        Acho que você deveria tentar ser um pouquinho mais light, para seu próprio bem, pois a vida eu bem sei, também, é muito dura, mas tente saboreá-la mais mansamente, pois você merece !
        um forte abraço, muita saúde e força.
        Ricardo Grillo

      • Concordo totalmente. Quem viveu sua juventude sob o tacão militar, vendo seu país sendo vendido, seus amigos “desaparecendo”, proibido de ler livros, ver filmes ou teatro censurados, sabe o valor da Democracia. Não culpo os mais jovens, para os quais “Ditadura” é apenas uma palavra distante.
        Cabe a nós, mais velhos, mostrar o tempo todo que a Democracia, com suas imperfeições e tropeços, ainda é o melhor caminho para termos um país civilizado e justo. E quem garante a Democracia é e sempre será o povo esclarecido, cidadão, sem tutores.

      • Olha, em alguns aspectos — note bem; em alguns aspectos — FHC foi pior do que a ditadura. Ele foi o presidente mais entreguista da história!

      • Caro Eduardo,
        Parabéns pelo texto sincero e pela ousadia em se expor. Nem sempre vemos pessoas como você que abre uma parte , do livro de sua vida para que outros possam perceber que , que vale a pena lutar por um ideal. Uma ideal de ver outras pessoas que não tiveram a mesma sorte que nós. Sou como, um idealista e , como você, alguém comprometido com as transformações políticas e sociais que tanto nossa gente precisa.
        Para mim sempre é um grande prazer poder compartilhar com os leitores do blog(www.irineumessias.blogspot.com) suas matérias tão escritas e que expressam bem, não o meu pensamento ,mas o de muitos brasileiros e brasileiras que resolveram dar um pontapé da direita reacionária e cruel que tanto mal fez e faz a democracia brasileira. Parabéns!
        Abraços
        Irineu Messias

  • É por acreditar nisso que vc escreveu aqui que comento no seu blog, mesmo com a discordância de quem espera uma coisa mais limpa, e um governo de esquerda mais decidido, que não ceda tanto, que ouse enfrentar os poderosos que manipulam a mídia, os canalhas que enchem o bolso de dinheiro e votos enquanto manipulam a fé de pessoas ingênuas e pouco cultas para que se voltem em massa contra um grupo minoritário já tão perseguido.

    Tirar pessoas da miséria é prioridade, mas também levar um pouco de esclarecimento a uma sociedade tão arcaica e atrasada também é necessário.

    Senão a direita volta e não sai mais.

    Se o PSDB-DEM tomar o poder em Brasília de novo, vão fazer com o país o que fazem com SP e MG.

    Custa o governo fazer um governo minimamente à esquerda?

    Lula fez! Dilma deveria avançar, mas retrocedeu.

    Todo mundo está vendo.

    • O povo precisa é sair da miséria, mesmo.

      Só com suas necessidades básicas plenamente supridas é que o homem pode voltar a ser dono de si, a se dar ao direito de ter sonho, ideais, opiniões.

      Aí e só democratizar o conhecimento.

      A mera imposição desse esclarecimento a um povo faminto e miserável soa até pedante.

      Não podemos ser socialistas de gabinete. O socialismo vivido na poltrona sempre pensa que o povo é ignorante, que precisa ser esclarecido, antes de qualquer outra coisa. Antes de emitir opiniões desse tipo, amigo, entre no meio do povo, veja como ele pensa.

      A decisão do povo em votar na Dilma não foi uma decisão irracional, ou movida por um “Lulismo”ignorante, como pensa a direita.

      Converse com as pessoas na rua e você vai ver que o povo descobriu o voto como uma chance de mudar seus destinos. As pessoas com quem conversei diziam “minha vida melhorou nesses ultimos anos, por isso voto nela”.

      Ess parece ser um interesse pessoal, mesquinho, sem visão de todas as implicações envolvidas, mas penso que vai no caminho certo.

      Além do mais, para que o povo deixe de votar em troca de dentadura, além da conscientização, precisamos de um governo que lute por um país que dê mais que dentaduras, mais que cestas-básicas, oportunidades. Esse é o legado de Lula.

      Não pensemos no povo como uma massa de ignorantes. Tanto quanto a população mais humilde, estamos tateando, formando conceitos, buscando caminhos. E não é por termos desenvolvidos conceitos mais elaborados acerca de política que somos menos ignorantes.

      Algumas das lições de sabedoria mais valiosas que tive na vida, as recebi de pessoas que não sabem sequer ler.

      Continuemos então na nossa luta, pela informação de qualidade nas mãos de todos.

      Não alimento ilusões de que a imprensa comprada vai mudar, mas continuaremos atacando ela pelos flancos, tal qual os bárbaros, com seus pequenos exércitos, atacaram o império romano.

      E então, tal qual Roma, vítima de sua própria impáfia, essa imprensa sórdida cairá.

      Se verei esse dia, não sei. Mas deixo minha parte na luta, e morro combatendo, se preciso for.

    • “…Dilma deveria avançar, mas retrocedeu…” – A mulher acaba de lançar um portentoso programa de erradicação da miséria no país, e o neomanipuladão ainda não viu. Haja paciência com essa cambada de hienas neo-udeno-agourentas.

  • FORA DE PAUTA: No nefasto governo fhc(1995-2002 ) , os tucanalhas ,em virtude de seus desejos de VENDER a nossa maior estatal(Petrobrás),primeiramente,fatiaram-na,desfazendo-se de algumas subsidiárias(fertilizantes) e ,adicionalmente, procuravam fragilizar,;,não investir;com intuito de jogar a empresa contra a opinião pública com a ajuda inestimável do PIG safado e pilantra.
    Não só concluiram o seu intento, porque a eleição do Pres. Lula abortou tal crime de lesa pátria.Alegavam que a indústria naciopnl não era capaz de fornecer insumos e com isso, compravam SONDAS,PLATAFORMAS e NAVIOS no exterior(Cingapura, Noruega,China etc).A inversão ocorrreu na gestão do Pres. Lula e a continuidade está se dando na gestão Dilma, veja a seguinte reportagem do Blog do Planalto:

    O Brasil que cresce, que se desenvolve, que é capaz de produzir sondas e plataformas e de se tornar referência internacional na indústria naval deve ser o mesmo país que acolhe sua população pobre e que promove a inclusão social e o fim da miséria. Durante a cerimônia de batismo da Plataforma P-56 da Petrobras, nessa sexta-feira (3/6), em Angra dos Reis (RJ), a presidenta Dilma Rousseff lembrou do potencial de superação do povo brasileiro – que mostrou ser capaz de alavancar a indústria naval – e fez um chamamento para que essa mesma força e capacidade de crescimento sejam usados para acabar com a miséria no país.

    A presidenta Dilma citou o Plano Brasil sem Miséria, lançado ontem em Brasília, como um fator de crescimento para o país. Afinal de contas, lembrou ela, os 28 milhões de brasileiros que saíram da pobreza no governo do presidente Lula foram diretamente responsáveis pelo crescimento econômico do Brasil, uma vez que se tornaram consumidores e geradores de riqueza.

    “Nós provamos que é possível construir plataformas no Brasil; nós provamos que é possível construir sondas no Brasil; nós provamos que é possível construir os equipamentos e prestar o serviço que a Petrobras precisa para explorar o pré-sal. Assim como nós provamos isso, nós provamos também que esse país cresce quando cresce a população, quando ela tem trabalho, quando ela tem dignidade, tem autoestima e tem cabeça erguida para seguir em frente”, disse.

    Quando 2014 chegar, essa tucanalha nõ vai ter nada para oferecer ao país, além das mentiras e demagogia do vampirão…

  • Muito bom. Quero dizer que também voto no Lula desde a primeira eleição, não sou filiado a partido, meu carro é 2003, tenho uma filha com Down, sou um remediado, participei do movimento estudantil nos anos 70, na Pb e RS, participei inclusive do congresso de reconstrução da UNE, defendo o programa de governo da nossa Presidenta, mais ainda confio nela tanto qto confio no Lula, acredito porem que no caso palocci houve um erro de avaliação dos estragos que causaria, no primeiro momento devia ter afastado o Palocci até tudo ficar esclarecido.. De tudo, o que importa é que o programa de governo esta sendo implantado. Queremos um Brasil sem miséria e estamos caminhando firme nessa direção.

  • “os mais cidadãos do que outros”… a antítese da Justiça Social. Perfeito Edu!! E é exatamente isso que temos que combater!! Se for rolar o livro que voce disse em outro tópico, Eduardo Guimarães seria um excelente personagem principal. Fica a dica.

      • Tranquilo!!
        Disse isso porque a sua história acompanha o que vai se desenhando um movimento histórico grandioso. A ascensão da blogosfera, o declínio do PIG, a epopéia do Lula, a loucura da direita, a doença da classe média…. enfim!! Não sugiro uma auto-biografia, mas vejo que a partir do seus olhos (e da sua caneta) (e desde blog é claro, rsrs) é possível desenvolver uma narrativa interessante e historicamente rica!!
        Abraço Edu!!

  • Muito se enganam aqueles que creem que porque uma parcela dos eleitores de Dilma querem que Palocci saia do governo, embarcaremos em campanha para tirar Dilma e um projeto de pais do poder, quebrarão a cara se acreditam que eleitores de Dilma e de Lula são marionetes que obedecem as ordens do pig para ministros em geral e Dilma, que é o alvo, lá adiante, será bonito de ver a decepcão de quem acredita ter poder de escolher o presidente do país maior que o da maioria do povo.
    E mais, a lista de demissões de ministros ESCOLHIDOS pelo pig, estranhamente será a mesma lista de ministros que nós, eleitores de Dilma, não queríamos no governo, ou seja, sabedores de nossa rejeicão e estas criaturas, o PIG aponta acusa julga e condena aqueles que já detestamos e assim caso eles caiam o PIG sequestra os louros pelo poder de derrubar ministros sendo que ele o pig, apenas soprou os nossos desafetos e pimba. Assim é fácil, pega mastigadinho nao mastiga nem engole é só cuspir, tá fácil pro PIG.
    Para ajudar o patriótico, probo e ético PIG, segue a lista e se estiver incompleta acrescentem:
    Patriot – Johnbin – José Dantas Cardozo – Hibernardo – Lobão – Garibaldi – Moreira Franco – Ana Hollanda – qq um do PMDB ARGH –
    Ou seja que ministério podre esse heim, só o chapolim colorado poderá nos salvar pq pra onde vc olhe tem um lixo tóxico…
    Nesse governo só confio (por enquanto) em Dilma e no Haddad e claro em Lula ontem hoje e sempre!

  • Edú,discordo de voçe no ´titulo do post,que deveria ser o que espero da elite brasileira,que somos todos nós que estamos na frente de batalha,na associação de moradores,nos sindicatos ,ongs,empresários,emfim os responsaveis direta ou indiretamente pelos rumos do país em todas as areas,politica,educacionais,economicas,sociais e culturais.E uma parte desta elite,em destaque a sua ala jovem é que me preocupa,com todo este ódio homofobia,racismo,uma absoluta falta de critérios humanos,pregando a morte de cidadãos por serem diferentes,ou da presidente.Há muito que se caminhar nesta estrada da inclusão do espirito cidadão de forma ampla geral e irrestrita em todos os setores da sociedade brasileira,esta sim a maior revolução que um povo ou nação jamais verá,coisa que nem todo o arsenal atomico do planeta não tem energia suficiente para sequer chegar aos pés desta força.Mas,parabens Edu,pelo seu exemplo,voçe foi e tornando uma pessoa melhor,a vida lhe colocou pedras no caminho,e voçe soube crescer com isto,Saúde e Paz a todos.Um abraço e beijo especiais a alguem que conseguiu te superar,do qual me tornei um fâ e um tio emprestado,Victória minha querida guerreira.

  • Edu, ótimo ler seu texto hoje. Mais cedo limpei o banheiro, e dai? Dai que enquanto eu limpava o chão do banheiro de casa eu pensei num numero imenso de pessoas que eu conheço que se beneficiariam muito se limpassem as proprias casas. As pessoas que querem ser servidas não se sentem iguais, nao veem os outros como iguais, promover a auto-estima das pessoas é tão fundamental como ensinar uma criança da elite brasileira que os trabalhadores não são servos. E pensando um pouco o comentário do ‘Solidario’ acho que me fez muito bem sair do conforto que um dia tive em Sao Paulo e escolher outro modo de conviver com as pessoas e com o espaço onde moro. Como você disse, ‘que ajuda, ajuda’…!

  • Edu, a economia continua crescendo, o governo anunciou o plano contra a miséria, bem ou mal a Dilma deu um cala a boca naqueles cretinos que querem fazer carnaval em cima dos gays.

    O governo federal deve continuar com muito apoio popular – crescente.

    Qual o problema de mandar o Palocci pra casa?

    O governo só se fortaleceria. Deixaria de ser refém do Temer e de crápulas como o tal do Garotinho.

    E se colocasse alguém comprometido com a esquerda e não com o mercado na casa civil, o governo poderia retomar o rumo:

    lei de midia pra valer, comissão da verdade, escola sem homofobia, etc.

    • Em minha opinião, o governo deve fazer exatamente o oposto do que oposicionistas como você pregam. É comovente. A gente vê o PIG inteiro e os bate-paus da direita na internet dizendo como seria bom para o governo Dilma mandar Palocci embora. Só que o maior estrategista político do país e a própria presidente da República não pensam assim. Fico com a opinião deles.

        • Se permite a ousadia, esqueça os outros leia o codigo florestal, e veja os argumentos pró e contra e posicione de acordo com seus valores, o mesmo para o caso Palocci.

      • PHA, Vianna, Rovai, Emir Sader são todos paga-paus da direita?

        Não sou “oposicionista”, mas vc está sendo radical e intolerante ao me considerar dessa forma.

        Da mesma forma que quando vc postou críticas à Dilma por ter ido na FSP e foi criticado como traíra por muita gente, agora vc faz comigo a mesma coisa.

        Incrível que não se dê conta disso.

        Aceito e respeito a sua posição, por que não faz o mesmo com a minha sem me desqualificar como “oposicionista”?

        Pensei que já havia superado esse tipo de primarismo político: quem não está comigo é contra mim.

        É essa agora a linha aqui no Cidadania? Cidadania SÓ para os que pensam como vc?

        Lamento e repito, pensei que vc fosse maior que essa mesquinharia. Ou ao menos soubesse identificar um comentário bem intencionado de um oportunista. Pelo visto não só não sabe, como não faz a menor questão de saber.

        Seus amigos blogueiros podem ter a opinião que quiser e vc os respeita, seus leitores não merecem a mesma consideração.

        É uma pena.

  • O QUE ESPERO DOS BLOGUEIROS

    Informações e opiniões!
    Mas, acima de tudo, a clareza de compreender que são coisas diferentes….

    A defesa intrangisente da inocência do Palocci sai da seara dos fatos e mesmo das opiniões, para o campo da quimera, ou mesmo da indesfarçável teimosia. ( como típico ariano, sei bem o que é isso…)

    É culpado? Não sabemos, mas tudo indica que sim!
    É inocente? Não sabemos, mas tudo indica que não!

    Os fatos, as circunstancias, os precedentes e ESPECIALMENTE A POSTURA DO MINISTRO, estão a apontar uma culpa. De onde veio, como veio o dinheiro, não sabemos. Mas, nesta altura, não é desarrazoado afirmar que é receita “mal-havida”.

    O apego despropositado à uma “presunção da inocência” do Ministro( a sequencia dos acontecimentos está a demonstrar o quanto é despropositada tal postura…) Não ajuda nenhum blogueiro a fazer melhor seu blog.

    Se para alguns comentaristas mais exaltados já é incompreensivel essa posição quase cega aos fatos e acontecimentos, imagine para uma pessoa que edita um blog, opina, influência pessoas?

    A defesa de Lula, Dilma, PT, Palocci, Delubio ou quem mais seja sob o argumento de que ainda são o que temos de melhor ( ou menos pior, como se quiser) é aceitavel, justificável mesmo.

    Afinal, uma coisa é inegavel: os pecados a eles imputados não são criações deles. Não são “obras originais”. Simplesmente aprenderam as lições com os tucanos, demos e PMDBs da vida.

    Mas aprenderam direitinho….

    Pois é,,, todo argumento é válido, mas a negação da realidade seja a ser patetica!

    • Ou seja, você espera que os blogueiros concordem com você. Não basta que dêem a você o espaço que a sua imprensa golpista nega aos que dela divergem.

      • De forma nenhuma!!!!
        Até gosto que discordem!
        Não gosto que Briguem com os fatos! Que deem as costas às evidencias! Que se refugiem num castelo construido de sonhos, quimeras, e mal querências….

        A sua ( e de vários outros) indisposição com o “PIG”, com a “grande midia” ou o que quer que seja fora dos “blogs progressistas” embaça a visão. Não os permite ver que por tras de muitas e muitas maledicencias e distorções trazidas pelo PIG, há sim, muitas e muitas verdades!

        Uma delas é essa:
        Quer vc queira ou não, o Palocci se afunda dia a dia em seu enredo mal escrito e ameaça levar a presidente Dilma junto.
        Vc já fez sua opção!
        É responsavel por ela!
        Assuma!

        • Se tem alguém que assume suas posições, sou eu. Você é que se acha muito malandro. Entra aqui todo dia para defender a direita e atacar a esquerda e acha que alguém acredita que quer o bem do governo. Derrotamos vocês várias vezes e agora não será diferente. Pelo menos agora. O futuro a Deus pertence.

          • Eu querendo o Bem do Governo?????

            Deus me livre, meu caro!!!

            Espero morrer sem levar a pecha de “governista”.
            Sempre fui oposição. Vou continuar sendo.
            Há onus e bonus.
            Já fiz minha escolha!

            Não gosto de Governos. Nenhum Governo! Apenas os suporto!
            E uma das razões por que não gosto é por ver a quantidade de pessoas ávidas a defende-los!
            Como há defensores de governos! De todos os Governos! De qualquer governo!
            Não conte comigo para essa empreitada.
            Me acuse de outra coisa: Corintiano, por exemplo!
            Mas de “querer bem a governo” não!!!!

            Quanto à esquerda ou direita nem mais sei…
            Os que se dizem socialistas me acusam de ser da direita.
            Os liberais dizem que sou esquerdista.
            Fico na duvida!

            E… cá pra nós, gosto muito disso….

            No mais, quanto a ser derrotado, e um dos ônus de ser eterno oposicionista. Com o Lula mesmo, perdi 3 vezes…
            Só me arrependi quando ganhei…
            Que fazer…??? É da minha natureza…hehehe

          • creio qeu vc entendeu errado… a igreja a qual eu cirei prega isso…. mas isso não que dizer que tb prego….eu respeitos os outros como eles são… e não vejo nenhum problema nisso talvez voc~e tenha interpretado mal.

            desculpe se não fui claro.

            Mas gostaria de um dia ver SC com um governo de esquerda ate porque so estamos mudando a sigla e o nome do candidato desde 1985.

            abraços

        • O caro Emanuel é um caso raro de “anarquista de direita”: é contra todos os governos, mas especialmente os de Lula e Dilma. Provavelmente não vivia no Brasil durante os oito anos em que vendilhões da Pátria e insensíveis aos dramas sociais governaram. E isso é tão recente!
          Ninguém aqui é “governista” incondicional, nem o Edú, que apenas expõe sua visão de Brasil e da conjuntura política. Apenas sabemos diferenciar o que é um governo das elites (afinal, quase 500 anos devem nos ensinar alguma coisa, né?) do que são governos comprometidos com as maiorias. Quem pensa no Brasil, quem tem filhos e netos, sabe que uma eleição sòzinha não altera a longa linha da História (algumas revoluções, sim).
          Se amanhã a direita-burra voltar ao poder, não será sem a resistência dos que amam o Brasil e o povo brasileiro, acima das questiúnculas momentâneas. O post do Edú, de ontem, criticando o PT (e não é o primeiro nem o vigésimo, são mais) coloca muito bem esta questão. Sou (não quero interpretar o pensamento do Edú Guimarães, que é mais do que explícito) um apoiador do governo Dilma (sem filiação partidária), e sou também seu fiscal. E isso é absolutamente compatível, dá prá entender?
          Saudações democráticas!

  • Está no site de Época:

    “Palocci dará explicações ao Jornal Nacional”

    Fico aqui pensando, será que ele não teria de dar explicações ao povo, ao país, aos otários que votaram na guerrilheira???

    Mas, não! Ele dará explicações ao Jornal Nacional.

    Chegou a hora de desembarcar desse governo de m (…)!

    • Escolheu bem….kkkkkkkk…….. afinal a maioria dos telealienados assitem esse jornal golpista!!!!!!

      Viva a guerrilheira e tantos outros que lutaram por democracia!!!!!

      Graças a essa luta você augusto pode escrever o que pensa na net…..ou você gostaria de viver numa ditadura tucana ou militar????

      • Antônio Barbosa:
        O ex-terrorista-assaltante, codinome Mateus, deveria estar no Senado mas tá sempre por aqui, falando mal da Dilma. Fala muito contra o governo, mas quando deveria falar mesmo, silencia. Refiro-me a notícia publicada no Diário da Região dos dias 03 e 04 de junho de 2009 (ops, hoje faz dois anos), de que a polícia apreendeu 22 k de pasta-base de cocaína em fazenda dele, avaliados em 800 mil.
        Ele não deu as caras, e sua assessoria limitou-se a dizer que as drogas “foram abandonadas” por traficantes.
        Já pensou se isso acontece em fazenda de Lula, Dilma ou qualquer um de nós?

  • Eduardo,
    tem uma denúncia muito séria contra o Tas rolando na rede.
    Eis os links:
    1. http://escrevalolaescreva.blogspot.com/2011/06/cqc-anti-amamentacao-vai-pra-pqp.html
    2. http://escrevalolaescreva.blogspot.com/2011/06/liberdade-relativa-marcelo-tas-quer-me.html
    3. http://escrevalolaescreva.blogspot.com/2011/06/tas-acha-que-me-processar-e-assunto.html
    Não seria bom investigar e, se for o caso, denunciar o que supostamente ele pretende fazer?
    Abraço.

  • Prezado Eduardo: Até agora tenho lido e ouvido muitos palpites e opiniões sobre o caso Palloci. Vou dar minha opinião.Antes, porem, é bom dizer que existe uma piada sobre um estrupador e um burro. Claro que não contarei aqui. No entanto, faço um paralelismo com a piada e a frase seguinte. Aqui vai a minha opinião sobre o caso Palloci. O governo não deve ceder, pois, se ceder, o PIG e a oposição vão querer mais.

  • Sua clareza ideológica, sua história de vida, sua esperança no atual governo, sua liberdade interior de falar de si e dos seus, etc. compartilho e parabenizo.
    Sou estudante de comunicação e pesquiso a natureza comunitária e informacional da rede. E aqui, penso, está o que há de mais belo na internet: o mundo agora pode ler e escutar testemunhos revolucionários de tanta gente que, até pouco tempo, eram abafados. Somente uma casta de eleitos tinha acesso às corporações de comunicação.
    Penso que o passo importante que devemos dar agora é fazer da internet como uma minoria faz: utiliza-la de de modo inteligente. Escrever histórias que conscientizam, que provocam transformações, que contribui com o exercício da cidadania e por aí vai.

  • O Brasil segue avançando.Só o consórcio do inferno(pig+psdb+dem) não vê, ou finge isso.Eles falavam que o PAC não existia, mas o povo Vê as milhares de obras espalhadas pelo país afora.Deixem eles fingirem que elas não existem que vão se dá mal ,em 2014,de novo.Lá no meu Nordeste há Universidades sendo implantadas,refinarias,siderúrgicas,metrôs,transposição,rodovias,ferrovias,ampliação de aeroportos,ampliação de portos.Afora tudo isso, há o bolsa-familia e o novo programa recém lançado de combate à miséria extrema(ainda existente), mas que precisa ,agora, de uma sintonia fina para a erradicação dessa nossa chaga secular.Não se tratam de programas tipo amostra-grátis da era tucana, que a honrada Ruth cardoso teve que brigar com a insensível equipe econômica neoliberal para que fossem liberadas verdadeiras milgalhas em comparação com o montante atual.O PIG e oposição serão engolidos pela realidade,;basta o governo trabalhar como vem fazendo e o povo percebe facilmente;Prá els (oposição) só restam tentar NEGAR a realidade e isso é inutil.Imagina que algúem que faz um curso superior ou estuda numa Escola técnica recém inaugurada vai cair nesse conto do vigário do vampiro….

  • Eduardo,
    Valtemos para a “escolha de Sofia”. A coisa se cristalizando, passo a passo. Acreditei numa distenção, mas está mais para submissão/rendição.
    Acredito em tí, mas não dá mais para defender o indefençável. Se esse (ex) ministro é o tal de “pau da barraca” do governo que uma vez chutado, cai o resto…
    Sei que quando ele cair e outros alvos virão e o governo vai ficar quatro anos correndo atrás de apagar incêndios, mas infelizmente fico enojado em ver atitudes como esta de dar satisfações à sociedade por um único canal de televisão e sempre o mesmo…
    Isso é mais do que indicativo, é certeza de que nada vai mudar!!! Desculpe-me, mas a grita é geral.

    • Fernanda, minha cara: a “grita” não é geral, ela é aquela de sempre quando o cidadão comum, assalariado, ouve dizer que alguém ganhou 20 milhões. Menos quando é um jogador de futebol ou cantor sertanejo, claro. O Palocci está se defendendo, pagou todos os impostos (não depositou em paraísos fiscais, como vários de seus antecessores ou outros políticos).
      É pena que a gente goste tanto de linchamentos. Estou convencido (para usar uma expressão usual do grande presidente Lula) de que o ministro saberá explicar seus ganhos, nos termos da lei. E que esta campanha contra ele é a mesma que a mídia antiga promoveu durante oito anos contra Lula e seu governo.
      Eu não entro nessa onda do PIG. De tanto fabricar “crises” esta mídia-partido perdeu toda credibilidade. Ganhar muito dinheiro legalmente não é crime no Brasil, país capitalista. Aliás, há várias fortunas inexplicáveis na política brasileira, sem impostos, e com brasileiros cassados pela Interpol, você sabia?
      Saudações democráticas!

  • A base moral das esquerdas é o altruísmo.

    A esquerda perde esta moral quando deseja fazer o bem com o dinheiro dos outros.

    Se todo mundo pensar que distribuiremos renda batendo a carteira um do outro não vamos chegar a lugar algum.

    ………………….

      • A diferença que a sua distribuição se basea na vilolencia, do confisco estatal da propriedade do cidadão, e a minha se vc acha que devo representar a direita proponho sim é o aumento da produtividade e redução dos preços praticados assim pobres (eu to nessa) poderão ter acesso aos bens que hoje não tem.

        Uma hora quando tiver paciência explico a visão liberal socializante .

        Mas pense pq alguém vai querer a desgraça do outro?

    • “Batendo a carteira”? Assim como os próceres da direita sempre fizeram?
      Ora, se o ministro Palocci recolheu todos os impostos, será você ou outro defensor do finado capitalismo que vai condená-lo? Desde quando é proibido ganhar dinheiro prestando serviços?
      Corrupção é uma coisa; trabalho ( muito) bem remunerado, é outra. Vamos com calma, or vc quer uma lista de políticos de direita que nada podem explicar sobre suas fortunas? Por ordem alfabética? ACM, Afif, Armínio….quer que eu prossiga? Faltará espaço, companheiro.

      • Antônio não é referente a isso, e sim ao coletivismo,mas de certa forma a corrupção moral também produz o mesmo efeito.(anomia social)

    • Bom, foi o seu governo, a “aliança liberal” entre tucanos e demos que fez isso que você diz… Com uma diferença… Eles batem a carteira dos outros para colocar no bolso deles… Venderam (doaram) o patrimônio nacional com a desculpa de que era para pagar a dívida do país e o dindin sumiu… Dentre várias outras “batidas de carteira”. Seus ídolos de direita são um lixo, meu caro…

      • Leonardo a esquerda não tem moral nenhuma pra acusar qualquer um, o que não falta é exemplos disso.

        Existe uma esquerda “ética” os trotskistas que não são fascistas como a maioria das correntes do PT, fascistas no sentido da estatolatria , “tudo no estado nada fora do estado”. Não são a favor de uma nomenklatura e de um politiburo como hoje vemos no país.

        O politiburo é o PMDB+ PT uma nova casta social.

        Não existe politico de direita no nosso país, algum gato pingado, mas sem consistência ideológica eu do um apertão ja sai besteira coletivista.

        Quem esta privatizando o estado é o PT, Palocci é um exemplo disso.

        Mais estado menos salário, menos salário mais dependência, mais dependência mais estado, mais estado ……

        • Até agora eu espero de vocês, que tanto defendem a ideologia neoliberal, um mísero exemplo de país que pregue o liberalismo que volta e meia não privatize dinheiro de seus cidadãos para banqueiros e empresários. O sistema que você tanto defende é utópico, nunca se concretizará na prática, pois o capitalismo é totalmente dependente desse Estado que você tanto critica, já que a principal característica desse modelo é o fato de gerar crises naturais de tempos em tempos. Eu ainda quero um dia ouvir uma explicação consistente a respeito do fato do Estado norte-americano, pai da ideologia liberal, ter tirado uma quantidade absurda de dinheiro do povo daquele país para entregar a empresas irresponsáveis que estavam a ponto de falir. Por que não deixaram o sistema ruir, ou por que não deixaram as empresas se virarem sozinhas? Por que socializar o prejuizo de empresas das quais eu não faço parte e que não t~em a ver comigo? Isso sim, é que é fascismo, ou seja, a imposição de uma ideologia güela abaixo dos cidadãos. Isso tem um nome… Hipocrisia…

  • Edu
    Quem também passou da classe B para a D (talvez E), entende perfeitamente quando você fala do que o nosso povo conseguiu através do nosso Lula. Nunca fui PT, pois na minha terra este partido não consegue se firmar, dar bons motivos ou mostrar a que veio. Sou Lula desde a época do sapo barbudo” segundo Brizolla e torço muito para que Dilma e ele tenham vida longa e consigam modificar cada vez mais este País.
    Como alguém falou anteriormente, se até o império romano foi a pique, acredito com toda força do meu pensamento que o PIG não durará por muito tempo. O proprio povo se encarregará de faze-los se comerem entre eles mesmos.

  • Coincido em gênero, número e grau, Edu.
    Mas eu colocaria isso tudo em termos mais objetivos, ressaltando que para que isso aconteça é preciso que as riquezas naturais do país não sejam privatizadas, que os impostos sejam devidamente pagos e não eliminados, como no caso da CPMF, que as leis trabalhistas sejam respeitadas, que a industrialização produza empregos dentro do país e não fora dele, que os programas de combate à pobreza não sofram interrupção. Isso só pra começar.

  • Edu teremos o encontro dos blogueiros em Brasília .
    Bem Edu nos aqui do fundão gostaríamos de fazer uma reunião na sociedade de Vila Rica zona leste de São Paulo sobre comunicação ,mídia alternativa e banda larga e como não poderia faltar explicar o que é e o que faz o PIG.
    Seria do interesse de vc e dos demais membros como o Miro o Azenha, Rovai o Viana estar palestrando neste encontro afinal sem vcs não teríamos como fazer isto .
    este encontro seria para outubro ou novembro para umas 200 pessoas da periferia ,professores estudantes militantes .

  • Edu estarei no encontro em Brasília, la acertaremos o encontro da vila Rica em SP ,farei o convite a mais blogueiros .
    a data quem marcara sera vcs.
    esta é uma idéia inicial ,mas sempre achei que fora a internet encontros assim ajudaria muito .
    valeu Edu.

  • Caro Eduardo,

    não vou te chamar de Edu porque sou novato escrevendo e talvez como leitor mas como leitor estou desde o ano passado. mas não tenho intimidade suficiente para te chamar de Edu.
    São inúmeros os motivos que me levam a acompanhar este blog diariamente. Na relação, a sinceridade sua é uma delas. Além do seu posicionamento e com argumentos sem eios termos isso mostra teu carater.

    Todos nos sabemos que a vida nos prega mitas coisas… é normal.. além de algumas pessoas instituições
    pregam algo e no dia seguinte mudam de opinião, sabe sou católico mas a igreja catílica erra num ponto crucial dela de que todos somos irmãos como teus pots acima somos iguais. Mas por outro lado eles não aceitam os homosexuais. Assim como muita gente que se sente elitizada não aceita os mais simples e humildes, como pessoas… mas por outro lados eles contratam essas pessas como empregadas domesticas, jardineiros, etc.

    por outro lado gostaria de te agradecer pelo teu blog, teu posicionamento em relação ao governo…. ate porque a população Brasileira nunca comeu tão bem e falo isso em relação a quantidade e qualidade como depois de 2002 para cá.

    Parabéns por tudo que tem escrito… pela tua familia que estais contruindo algusn deles ja o alicerce esta bem feito.. e muita força para você tua familia e para tua filha que de vez em quando precisa de muita força para se superar e sempre esta dando a volta por cima….

  • “… roubo institucional (se for provado)…” – O grande problema do clube das hienas neo-udeno-agourentas é que eles nunca provaram NADA. Só acusam sem provas, na esperança de que o povo acredite nas calúnias contra LULA/PT. Se a tropa neo-udenista ao menos tivesse credibilidade pra acusar, mas nem isso tem. O resultado é que a cada eleição eles definham, encolhem e vão sendo varridos pelo voto popular. Um bom exemplo ocorreu no meu Estado natal, a Paraíba: o coronelão Efraim Morais foi demitido pelas urnas. Outro exemplo foi o coronel Tasso Jereissati, do Ceará, que perdeu a cadeira no Senado pro petista José Pimentel. Isso sem falar nas derrotas de Arthur Virgílio, Mão Santa, Jarbas e um enorme etc. Mas eles insistem nessa tática suicida, e isso é muito ruim pra democracia.

    • Você não entendeu, não devemos fechar os olhos para nenhuma suspeita. Se formos seletivos, assim como sempre fizeram os meios de comunicação que conhecemos, não avançaremos em nada.
      Nunca tivemos tanta liberdade em buscar e divulgar informações. Este é o momento de cobrar dos político transparência em seus atos, independente do partido que siga.

  • Edu, estou cursando um pré-vestibular e sigo seu blog fielmente, consigo ver em seus textos tudo o que meus professores tanto me falam, o espírito de mudança! Meus parabéns, espero que continue escrevendo textos brilhantes como esse!

  • Parabéns por suas fantásticas palavras! Também acredito que só um regime humano baseado na igualdade de oportunidades entre os homens poderá construir um mundo verdadeiramente equilibrado, só que essa convicção surgiu em mim como um desdobramento natural do meu ser, assim, tive a sorte de não passar pelas mesmas experiências que você, as quais sem dúvida serviram para dar-te um fanstático conhecimento real da vida. É exatamente por ter essas crenças que voto no mesmo partido desde que comecei a votar, em 1989(raramente variando minhas escolhas em outros partidos, contudo elas sempre recaem na esquerda, em partidos como PC do B, PSB); como também é por acreditar nelas que tento contribuir um pouco na luta pela construção de um país melhor. Essa contribuição é dada através de minha militância digital(por isso estou aqui num sábado à tarde, quando poderia estar no lazer), a qual, embora seja pequena, me leva a crer que também faço algo para construir um Brasil mais justo para todos. A vida tem que ter algo mais que a mera luta pela sobrevivência!

Deixe uma resposta