A primavera dos amordaçados

Manifesto

Chego ao Brasil após uma viagem de trabalho ao exterior de duas semanas. Viagem que, agora percebo, ocultou o que estava acontecendo por aqui. Porque não se consegue sentir o pulso de uma nação estando fora dela, apesar da internet. E o que encontro é esse quadro político desalentador para qualquer cidadão sinceramente devotado a lutar para que, um dia, tenhamos uma democracia de verdade neste país.

Diria que a situação é mais do que desalentadora; é alarmante. E a gravidade dela requer medidas graves e corajosas. Alguém tem que fazer alguma coisa para interromper um processo que ameaça causar um grave retrocesso político no Brasil. Está se formando uma armadilha que, se ninguém fizer nada para desarmá-la, tem tudo para devolver o poder a falsos democratas, a gangsters que amealharam fortunas imensas durante a ditadura militar.

Detalhe: refiro-me às famílias Marinho, Mesquita, Frias e Civita, que erigiram Globo, Estadão, Folha e Veja graças a muito dinheiro público que receberam de doação da ditadura militar.

Com recursos espoliados da Nação, essas famílias ricas erigiram um aparato de propaganda política que durante décadas a fio foi capaz de seduzir corações e mentes de parcela majoritária do povo brasileiro de forma a que votasse sempre naqueles que manteriam a desigualdade de renda estarrecedora que persiste há muito, mas que, na última década, diminuiu mais do que em qualquer outro período da história recente.

Em meados da década passada, começou uma reação dessa máquina de propaganda conservadora a processo redistribuidor de renda que apenas iniciava. O governo Lula desencadeou esse processo passando por cima de um aparato político que, então, pairava acima da nação, sendo capaz de exercer pressão quase irresistível sobre a sociedade e sobre os Poderes constituídos – Executivo, Legislativo e Judiciário.

Com seu carisma pessoal, com a caneta do Poder Executivo e com a militância que reuniu em torno de si Luiz Inácio Lula da Silva fez o índice de Gini ter a maior melhora em cinqüenta anos, caindo de 0,58 para 0,50 entre 2003 e 2009 – ainda não se sabe a quanto caiu em 2010.

Para tanto, o governo anterior colocou pobres na universidade – que, antes, era exclusividade dos setores mais abastados da sociedade – como nunca antes na história deste país, tirou dezenas de milhões da miséria e fez do Brasil um player global, retirando-o das sombras em que era mantido por governantes eleitos sob influência dos países ricos.

Como se sabe – vale explicar -, o índice de Gini mede a concentração de renda nos diversos países do mundo. E é disso que se trata, de distribuição de renda. Esse é um processo traumático porque, para dar a muitos, há que tirar de poucos e esses que detêm essa parcela imensa e injusta da riqueza nacional certamente jamais aceitarão perder seus privilégios, até porque têm paixão por sentirem-se “diferenciados” ou “exclusivos”.

Essa mentalidade está nas propagandas para vender produtos aos ricos brasileiros. Cartão de banco, comércio, vivendas, bairros, restaurantes, escolas, tudo o que o dinheiro pode comprar para “diferenciar” uma parcela minúscula da sociedade do seu conjunto. E como tudo isso custa muito caro, a maioria tem que pagar para que a ínfima minoria tenha tais “exclusividades”

Lula conseguiu interromper esse processo criando oportunidades para os mais pobres e, para tanto, valeu-se apenas de sua verve, de seu carisma e da sua coragem quase sobrenatural, ou seja, de elementos de caráter de tal ordem de grandeza que o retiraram da pobreza extrema do Sertão nordestino e o levaram à Presidência da República em poucas décadas,

Esse é o exemplo e é isso o que falta ao país nessa encruzilhada histórica. Todavia, Lula e Pelé, entre outros fenômenos em diversas áreas, são prodígios que talvez este país nunca veja iguais. Por isso, haverá que criar pequenos Lulas, por exemplo. Quem sabe milhares deles em um país de milhões. Um pequeno exército de pessoas capazes de pôr um objetivo na mira e persegui-lo sem titubear e sem mudar de rumo.

Estamos em uma situação grave. A sucessora escolhida por Lula decidiu que conseguirá conviver com o sistema, fazê-lo aceitar o processo redistribuidor em curso. Nesta semana, reuniu-se informalmente com jornalistas de grandes meios de comunicação que vêm fustigando o padrinho político dela e o seu próprio governo, inclusive pedindo que o povo vá às ruas contra esse governo.

Enquanto isso, os veículos dos jornalistas que Dilma tentou amansar tratam de fustigar o partido dela, seu governo e o homem que convenceu os brasileiros a votarem nela. No mesmo dia em que a Folha noticia a entrevista concedida pela presidente, o jornal a acusa de ter permitido a instalação dos corruptos que ela ora demite do Ministério dos Transportes.

Se Lula está ou não de acordo com essa estratégia, ainda vamos saber nos próximos dias. Mas uma coisa é certa: a presidente Dilma Rousseff estancou o enfrentamento da elite conservadora que pretende arrasar o PT e seus aliados nas eleições municipais do ano que vem e retomar o poder para o PSDB em 2014.

Por outro lado, a militância que se formou em torno de Lula durante seu governo de oito anos e que levou Dilma Rousseff ao poder, está se desintegrando. A desmobilização é clara e progressiva inclusive na internet. Muitos se viraram contra o governo Dilma e tal militância passou a brigar entre si, atônita com a perda da liderança de Lula, que tenta ganhar espaço que deixou de ter quando “desencarnou” da Presidência.

Para impedir a venda da idéia de que o governo federal do PT inventou e promove a corrupção no Brasil e que a oposição tucana é a reserva moral e política da nação, que ninguém se iluda: serão necessários atos de coragem e de inteligência extremos. Esses poderes que se agigantam controlam a comunicação de massas no Brasil e não podem ser combatidos com flores.

Televisão, rádio, grandes jornais, revistas e portais de internet que encontravam resistência nesta última, em termos comunicacionais, de repente perderam a oposição. A blogosfera se desarticulou e já chega a repercutir, eventualmente, o grande noticiário moralmente seletivo, obviamente que devido à postura daquela que, pelo cargo que ocupa, é a líder política dos brasileiros e a única com espaço para se fazer ouvir.

Lula denunciava que o moralismo da mídia era seletivo e Dilma não denuncia. E como ele não é mais presidente, a mídia escolhe o que repercutir do que diz, sempre editorializando a abordagem de suas manifestações.

Enquanto isso, a imprensa que puxa os cordões dos tucanos, que se valeu deles e que pretende usá-los como despachantes da elite que concentra renda, trata de acusar o ex-presidente de desvios morais como o de ter obtido vantagens pessoais e para a própria família em um país que teve um presidente tucano que saiu do poder bem mais rico do que entrou e que jamais teve sua vida íntima questionada pela mídia.

A única saída é provar que a mídia é moralmente seletiva, ou seja, que só fiscaliza e denuncia a corrupção (verdadeira e forjada) de um lado, o do PT, e que esconde a corrupção da oposição onde ela governa, sobretudo nos Estados que se tornaram as cidadelas do PSDB, São Paulo e Minas Gerais, onde imperam os “golden boys” da direita brasileira, Fernando Henrique Cardoso, José Serra e Aécio Neves.

Este cidadão decidiu fazer a sua parte e engendrou um meio de mostrar à sociedade que sua imprensa moralista é, na verdade, um antro que acusa políticos realmente corruptos e outros sérios, mas só de um lado, enquanto acoberta roubalheiras muito piores de governos tucanos como o de São Paulo, Estado que tem cofres públicos muito mais cheios do que os de muitos países.

Como já foi dito, porém, será necessário um ato ousado e desesperado. É um ato que pode até custar caro a quem o empreender, mas que pode fazer a sociedade ouvir uma simples pergunta: “Por que a mídia só critica a corrupção em governos do PT e de seus aliados e não faz o mesmo com a corrupção do PSDB e dos aliados dele?”.

Fazer o Brasil se perguntar isso é o grande desafio da esquerda. Mas como fazer se os meios de comunicação de massa não permitem e a militância que se formou para sustentar o governo anterior está desmantelada, desmotivada e se desintegrando?

Este blogueiro e cidadão vem comunicar que descobriu um jeito. Alguém terá que se sacrificar, mas tem um jeito. Esse sacrifício pode fazer a militância despertar.

Diante disso, faz-se, aqui, um ultimato: ou a mídia trata os políticos de todos os partidos da mesma forma ou alguém irá se sacrificar e desencadear um processo que fará o país se perguntar por que ela protege o PSDB enquanto ataca o PT, e que interesse ela pode ter para colocar os conservadores de volta no poder. O que pretende ganhar com isso ou o que pode ganhar com isso.

Quem acha que isto é um blefe pode pagar para ver – e, particularmente, julgo que irão pagar. Julgo firmemente que ninguém acreditará em que é possível que uma iniciativa isolada possa fazer o país se questionar sobre o moralismo seletivo das famílias Marinho, Frias, Mesquita e Civita. Então fiquem atentos, companheiros, porque setembro está chegando e trará a primavera aos amordaçados.

  • spin

    Um texto interessantes para amigos e amigs do blog, é sobre fisiologismo e governabilidade, até parece que FHC não governou tendo sob seu guarda-chuva a parte podre da política, algo muito difícil de ser totalmente purificado. O importante é que o País avance, claro, é exatamente este o temor do pig.

    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/dilema-politico-fisiologia-vs-governabilidade

  • JASDeSouza (BH)

    Eduardo,

    Mande-me um e-mail privado detalhando essa sua idéia. Quem sabe não apenas um, mas dois cidadãos indignados, possam fazer juntos o que você pretende? Ou, quem sabe, sem muito alarde via internet, mas com um trabalho subterrâneo como os “maquis”, possamos agregar mais amordaçados e criar uma rede de resistência? Pense nisso, e se puder confiar, me escreva.
    um abraço do JASDeSouza.

    • eduguim

      vou mandar, JAZ. Pode ficar tranquilo. Na hora certa, vou mandar

      • Davi Lemos

        Opa, então manda um email pra mim tambem. Os desmandos desses golpistas da midia bandida estão ficando insuportaveis, eles tem que entender que não podem tudo, que há limites.

        • eduguim

          Pode aguardar. Confie. Tenho uma idéia que vai funcionar. Ainda não posso dizer o que é, mas vou dizer… Quando a primavera chegar.

          • Thal Caló

            Estou disposto a ajudar, se precisar conte comigo, tbém não aguento mais essa desfaçatez do PIG.

          • Algemar do Acre

            Sr Eduardo, moro no Acre, trabalho em uma economia mista, hoje transnacional, faço minha parte como posso e a realidade me permite. Amo meu país abaixo apenas de minhas filhas. Sou voluntário e t quero participar de qualquer grupo ou iniciativa que me indicares desde que seja bom para o meu país e para os que amamos. Particularmente amo nossa PRESIDENTA.
            Obrigado

          • Adilton Jorge Ferreira Cruz

            Olá, Edu.
            Não se esqueça de mim. Mora numa cidade do interior, como você sabe, mas estou disposto a atuar aqui e onde for possivel.
            Abraços.

          • Maria Carvalho

            Edu, será que não vai ser tarde? setembro tá tão longe…

      • Sou mais um, pode contar comigo: me mande o e-mail. Obrigado.

        • Luiz Angelo

          Por favor, mande para mim também, quero participar. Estou na espera pelo e-mail.

      • Edu, sobre a parcialidade da mídia, lhe indico esse meu post:

        FHC defende a legalização da maconha. E se fosse o Lula?

        http://www.comunistas.spruz.com/pt/FHC-defende-a-legalizacao-da-maconha-E-se-fosse-o-Lula-/blog.htm

        • Dimas Antonio Granado de Pádua

          Edu,conte comigo para qualquer coisa que tenha como objetivo colocar a midia golpista em palpos de aranha.

      • Juliano Santos

        Também quero estar nesta lista de e-mail, Edu

        • Arestides

          A união faz a força. Vou nessa.

      • Gil Teixeira

        Presente!

      • Douglas Quina

        Por favor, me coloque nesta lista de e-mails. Quero estar a par, nos mínimos detalhes. Já passou
        da hora de ‘eu’ sair do meu comodismo. Trocar e-mails ou escrever alguns artigos já não
        bastam. Temos que aparecer e sofrer as consequências. Não se faz omelete sem quebrar
        ovos. Douglas Quina – Mogi Guaçu – SP

  • Carlos

    Realmente, até hoje não entendi pq Dilma dá tanto ouvido às denúncias do PIG. Acho que tá na hora dela falar mais pra militância e esquecer o PIG, pois este é diabólico e está armando uma grande arapuca pra o governo, DILMA tem que se atentar pra isto, pois quando ela descobrir onde tá pisando, pode ser tarde demais. Nós não podemos retroceder. CUIDADO, DILMA!

  • Andrea Serpa

    Eduardo estamos juntos!!!! não entendi o que tem que fazer ,mais seja o que for conte comigo .Moro no Rio se tiver de ir para São Paulo arrumo uma maneira ,só não pode acontecer é esse pessoal vencer e estragar nosso país.Precisamos mesmo agir e confio em você totalmente pra seguir sua solução.Abraços.

    • eduguim

      Espere a primavera, Andrea. Ela vem aí

  • Humberto Neves

    Eduardo,

    Estou muito preocupado com essa situação e acho que nossa presidenta perdeu uma grande chance com o caso Murdoch.

    Aguardando a primavera, coloco- me disposição…

    Humberto

    • eduguim

      Pode aguardar. Quando eu prometo, eu cumpro

      • adenilde petrina

        Acredito em você, Eduardo! e aguardo a primavera chegar.. conte comigo para o que der e vier!

  • Milton Roberto freitas

    Bem certa vez nos encontramos na camara dos vereadores em SP e vc falou que eu estava em todas bem nos vimos vc também estava.
    Conhecendo vc sei que nada sera feito sem uma estratégia e muito dialogo.

    • eduguim

      Com certeza. Pode esperar.

  • Mariana

    Eduardo,

    Hoje lendo a entrevista dela a um jornalista idiota, foi como um balde de água fria em minha esperança de que ela vá fazer algo nesse sentido. Ela governa e está cercada de pessoas que agem de acordo com o que a mídia diz. Com tais ações ela consegue dividir a militância, não consegue voto da classe média de onde ela veio e deseja manter diálogo, pois a imprensa que, lamentavelmente ela ouve e estima, não permitirá.

    Ela não se identifica e não tem vínculo nenhum com a militância e com o povo que Lula estima. Ela é uma típica pessoa de classe média com os mesmos gostos dessas pessoas e, como disse muito bem Miro, essa classe média é manipulável pela imprensa. É um governo que está sendo achincalhado por esta imprensa, foi eleito como de centro-esquerda, mas que age como centro. E o que é pior, busca manter-se, sendo um partido de esquerda, através do centro, pois as ações dela sempre caminham para este lado.

    Sinceramente, ela deixa claro uma sinalização de que não há diferença entre ela e Aécio Neves e isso é sério, porque a mídia tem partido. Ou ela pensa que entre ele e ela a mídia ficará com ela? Ledo engano e erro tremendo de cálculo. Posso estar falando uma grande besteira, mas gostaria que Dilma voltasse para casa depois destes quatro anos. Ela está construindo um caminho para outro mineiro herdar a presidência.

    Sim, Lula está aí e posso acreditar que ele não permitirá e posso cometer equívocos no que estou inferindo. Mas se Lula for candidato e ter um Cabral da vida como vice, vai estar dando o governo para ele e será o fim do PT, porque a primeira coisa que ele fará, será buscar apoio da maioria dos partidos, ter a mídia sobre controle e isolar o PT. Enquanto isso, pessoas da envergadura de Mercadante, por exemplo, de Gabrielli também, serão enxovalhados pela mídia porque mantém o projeto do partido. Essa rebeldia do PT em relação à Dilma deu para esclarecer muita coisa depois dessa entrevista de hoje.

    Outra coisa, qual o problema de ela dar entrevista coletiva para todos? Será que ela está pensando que quem irá fazer campanha para ela é a imprensa? Não pode ser ingenuidade, nem a suposta astúcia mineira. Lamento, posso estar errada, mas está mais para burrice mesmo. Será que é tão difícil assim de ela ver que estão construindo um caminho para inviabilizá-la em termos de governabilidade e ela não percebe.

    Eduardo, nos links abaixo, estão três vídeos-aulas produzidos por Mercadante sobre o pré-sal, com a participação do presidente da Petrobrás, alguém que eu gostaria imensamente que um dia tivesse a chance de governar a Bahia. Mas, assim como armaram para Mercadante em SP, sei que não será tão fácil para ele, pois quando a pessoa pode fazer algo, corta-se qualquer possibilidade, afinal, a mídia e a oposição estão aí mesmo para massificarem a maldade e banalizarem o mal no país. O triste é ver Dilma não se libertar disso, mas acolher tais coisas. O que mais quero é poder estar errada com esta minha análise.

    Chama atenção a posição de Mercadante tendo SP como estado produtor, pois diferentemente do governador do Rio, Mercadante tem uma visão de Brasil, algo que estimo no político. É muito didático o vídeo e dar para vermos o que ela pensa claramente em relação a isto, assim como a visão de Gabrielli. Quanto a Dilma espero que ela pondere as pedras erradas e possam corrigi-las. Do contrário, não conte com meu voto em 2014. Também não se preocupe, não voto na oposição, prefiro anular. É lamentável, mas ela está conseguindo decepcionar em quem votou nela. Mas continuo podendo crer que eu esteja errada.

    http://www.youtube.com/watch?v=wz3m12NSzDU

    http://www.youtube.com/watch?v=AXtTgK8CKPI&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=fGgktC8Dt_Y&feature=related

    • Mariana

      Ainda sobre esta questão Dilma, há, ao meu ver, uma situação muito intensa a ser discutida dentro do partido. Lula sacrificou muito gente no plano estadual, veja o caso do Rio, por exemplo, que praticamente o partido não tem representação e se vir a ter, será esmagado pela emissora carioca.

      Em SP, dispensa comentário, porque as chances também são ínfimas. Em Minas, foi o próprio PT de lá que levou a corda ao pescoço e Aécio o suplantou, algo que acontecerá no plano nacional se numa eventualidade, Lula sair em 2014 e ter Cabral como vice, o PT estará morto. E eu vou achar é bom, quem manda ser otário?

      Na Bahia, os indícios de começar a destruir já começam, todos os dias, a CBN dá uma notícia negativa relacionada ao estado e, quando se mostra na tv, a estratégia se repete. Depois que derrotarem Wagner na Bahia, vai ficar mais fácil para a RBS acabar com Genro no Sul. E tudo isso com o apoio, a aquiescência da presidência, mas de maneira indireta.

      Estava me perguntando, será que tudo isso que Dilma está a fazer, ou seja, em destruir a militância e acenar com a direita, mesmo sabendo que será engolida, é falta de identidade com o Partido ou é estratégia. Se for estratégia é muito arriscada, se for falta de identidade, está na hora de buscá-la.

      Ainda em relação à questão do pré-sal, aquela que a Globo e o governador do Rio criaram todo o imbrólio, chama atenção a questão dos regimes: Gabrielli fala com clareza em relação a área toda mapeada que, segundo ele, dos 47 poços, 41 tinham petróleo.

      Isso significa que, que a probabilidade de encontrar é muito intensa. Se o governo agisse de acordo com o pensamento do empresário que se diz nacionalista, estaria dando uma riqueza imensa a um capital privado e levaria pouquíssimo pelo que ele sugeriu, vale a pena conferir. O maior risco que pode existir para o PT é a aliança com o PMDB e na enventualidade, Dilma ou Lula, se este for candidato em 2014 e ter a suposição de ter um Cabral da vida como vice. Valha nos Deus. Taí uma situação que eu não votaria em Lula nem com uma guilhotina no pescoço. Nâo precisa ninguém me dizer, eu sei que a essência desse governador é má, por mais que Lula e Dilma falem o contrário.

      Esclarecimento de Gabrielli sobre o regime de partilha –

      http://www.youtube.com/watch?v=NnGwC0Nj_bI&feature=related

      Comentário de Eike Batista a favor do regime de concessão a partir do 4:57
      http://www.youtube.com/watch?v=znQYbXrQTTA&feature=related

      Comentário de Gabrielli sobre a imprensa em relação à Petrobrás e os erros da imprensa dois anos depois, sobre a captação.

      http://www.youtube.com/watch?v=Ntq6f3DSLnw&feature=related

    • Guanabara

      É isso aí, infelizmente……

  • Eu já não aguenta sequer comentar mais, tamanha a indignação. O pior, caro Edu, é ver parlamentares do PT dando entrevistas para essa mídia apodrecida e fazendo questão de privilegia-las. Só não peguei meu boné e minha sacola ainda por conta do presidente Lula.

    • eduguim

      Como você, há milhares. E entendo vossas razões. Está na hora de reverter esse quadro independentemente de PT, Dilma e o diabo que os carregue

    • Chico Mendes

      Rildo,
      .
      Dar entrevista para a mída é pouco. A Senadora Marta Suplicy tem um mandato de 8 anos e também passa a colaborar para a Folha de São Paulo com textos em colunas.
      .
      Enquanto os senadores de oposição de São Paulo vão para cima da Dilma, a Senadora Marta Suplicy irá cumprir fielmente o contrato com a patroa Folha de São Paulo, falará de tudo, menos criticar a imprensa da qual é empregada.
      .
      De vez enquando ela dará um cutucão na Folha para dizer que não é bem assim. Tudo combinado com a FSP.

      • Triste, mas sei que é verdade.

        Na minha cidade, o PT resolveu fazer parte do governo municipal (PMDB) e, como filiado e militante, apresentei uma proposta [que pode ser lida AQUI]. Tudo certo até os “capas” serem nomeados. Qual foi a minha surpresa? Assumiram a Secretaria de Ação Social e indicaram a sub secretaria e um outro cargo sem importância. No mais, tudo fica como está. Qual foi a conclusão? Perdemos o único parlamentar na Câmara Municipal e a capacidade de fiscalizar e propor mudanças significativas nas políticas públicas da cidade. Estamos até agora sem entender como pode o “eleito” tomar decisões que beneficiam somente a si mesmo tal como nos demais partidos.

        Quanto aos movimentos que trabalham para desmascarar a velha mídia, estamos juntos!

        Só não confundam um movimento sério, como objetivos claros, com a esquerdalha cheia de “militontos” que não se define de qual lado está.

  • Peixoto-P.Prudente/sp

    Como disse Beto Guedes, naquela famosa canção Sol de Primavera: “Quando entrar Setembro……., a lição sabemos de cor, só nos resta aprender..( não me lembro a letra inteira). Então, vamos aguardar setembro, Eduardo.

    • Canena

      Peixoto PPtrudenteSP
      Sol de Primavera
      Beto Guedes
      Composição: Beto Guedes / Ronaldo Bastos

      Quando entrar setembro e a boa nova andar nos campos
      Quero ver brotar o perdão onde a gente plantou juntos outra vez
      Já sonhamos juntos semeando as canções no vento
      Quero ver crescer nossa voz no que falta sonhar
      Já choramos muito, muitos se perderam no caminho
      Mesmo assim não custa inventar uma nova canção que venha nos trazer
      Sol de primavera abre as janelas do meu peito
      a lição sabemos de cor
      só nos resta aprender…

      Eduardo tb fico no aguardo.

  • Luiza

    Eduardo, entendo que a mídia brasileira (refiro-me à grande mídia) deva ser cobrada por qualidade, que inclui isenção. Ela precisa ser ética, isenta, bater pesado, mas com isenção e responsabilidade, com embasamento, fatos e dados (e não apenas fumaça ou blá-blá-blá). A percepção é que a grande mídia tem lado. Qual será a razão da falta de isenção? Provavelmente, você está certo, a direita brasileira vem injetando muito dinheiro na grande mídia e isso faz com que a grande mídia tenha lado, não tenha isenção. O que fazer? Acabar com a mídia? Um país sem mídia fica na escuridão? Fica. Mas um país com uma mídia que mostra só um lado da verdade fica na ilusão. O que é pior, escuridão ou ilusão? Para mim, elas são equivalentes. Nada é mais desinfetante do que a luz do sol, alguém já disse. A mídia precisa trabalhar sob a luz do sol, mostrar independência, transparência, isenção e responsabilidade. Pode ser um sonho, mas é muito válido.

    Ao mesmo tempo, insisto que a presidenta precisa melhorar a interlocução do seu governo com a classe média, incluindo a nova classe média. Aliás, os governos (e não é somente no Brasil) primam pela comunicação deficitária com a sociedade. O governo brasileiro não pode depender somente da grande mídia para mostrar o seu lado. Não precisa mais ser assim. Repetirei aqui um post de outro dia. A presidenta pode até não ter condições políticas neste momento de entrar com a Ley dos Medios (será que não tem mesmo?), mas pode estabelecer uma comunicação simples com uma parte enorme da sociedade, via internet. A classe média e a nova classe média vão entrar em massa num site simples e bacana. Vão gostar de saber de várias coisas:

    a) A corrupção está sendo combatida.
    b) A miséria está sendo combatida, o que é bom para a segurança da população.
    c) A saúde vai melhorar, por que vamos fazer xxxx etc e tal.
    d) o ENEN já coloca XXX milhões de estudantes nas universidades.
    e) E la nave va.

    Pode colocar nesse site coisas que já sejam públicas, mas não devidamente divulgadas. Basta um site simples e uma chamada da presidenta na TV, além de outras na publicidade do governo na TV e olha que o governo gasta bastante em publicidade). Frequentemente, o que é simples e robusto, funciona bem. E este site pode explicar também atrasos em obras e outros problemas maiores (ministros sob suspeita etc). Tudo simples e direto. Como dizia o grande Chacrinha, “quem não se comunica, se estrumbica”. E com a internet, não é mais preciso depender da grande imprensa escrita e televisiva para se comunicar direto com a classe média (a nova e a velha).

    • Luiza

      Faltou dizer: o blog do Planalto é muito bobinho. Quem não se comunica, se estrumbica, já dosse o Chacrinha.

  • Francisco Antonio de Lima

    Edu pode contar comigo…. porem o militante do PT como eu estou esperando que a Dilma diga de que lado ela estar… entre outras coisa o militante não gostou dos elogios rasgado que ela fez fez ao FHC… a provatização dos aeroportos. a questão da banda larga.eu como poucos entendo essa militancia.

    • gabriel

      O pior desse governo e do governo de Lula é a eterna bolsa BANQUEIRO/RENTISTAS! Estamos trabalhando feito burros para dar vida boa a 20.000 familias, é isso? Em detrimento de 190 milhoes essa parcela dita o que deve ser a taxa de juros que impede investimentos no que é essencial para que nos tornemos uma nação: educação, saude, trasporte publico de alta qualidade, infr estrutura, lazer, cultura. ESSE é o ato mais direitoso do gov lula e de dilma: a indecente taxa de juros.
      Sinto muito, mas a comunicação do governo NÃO EXISTE porque Dilma não quer, se quisesse já teria feito algo a respeito, ela simplesmente IGNORA esse assunto, nós é que estamos nos descabelando como otários aqui embaixo. Resolvi NÃO FICAR CARECA por causa de governo nenhum, que se f…$%#@#$#!!

      • Izabel

        Resolvi NÃO FICAR CARECA por causa de governo nenhum, que se f…$%#@#$#!!

        Agindo assim e deixando que as cartas sejam dadas pela oposição que temos, quem vai se f…$%#@#$# é você e a sua família também.

  • Francisco Antonio de Lima

    conte comigo Edu…

  • PROF. AGLAILSON

    Eduardo, quero também participar e espeoro por esse email. Abraços.

    • eduguim

      Aguarde

  • Ambientalismo Antropofóbico?

    Aquecimento global antropogênico: verdade ou mito?

    Documentário britânico (The Great Global Warming Swindle) mostra outra interpretação das variações climáticas, não as relacionando ao CO2, mas ao sol e às nuvens.

    Vai mais além para mostrar as relações midiático-econômicas e as consequências econômico-sociais da visão sobejamente divulgada.

    Disponível em: http://vimeo.com/1763687

  • Fernando

    acho que entendi Edu, passeatas nas principais cidades, através de convocação pela internet, se for preciso sair as ruas todos os dias com faixas com a pergunta que você vez:“Por que a mídia só critica a corrupção em governos do PT e de seus aliados e não faz o mesmo com a corrupção do PSDB e dos aliados dele?” essa pergunta deve ser feita todos os dias na net…a bloguesfera e a militância devem voltar a se unir para combater o inimigo comum: o PIG e a oposição…e não repercutir em seus sites a velha midia a ponto de ficar do lado dela em certos casos…com o inimigo não a diálogo apenas o combate!!!….essa esquerda brasileira até parece um bando de freiras de convento!!!!!!

  • Otto

    Oi, Edu, estou contigo e no aguardo do despertar da primavera!

  • Izabel

    Edu
    Com a minha preocupação entrando em níveis 100% elevados, ter que esperar setembro, vendo o PIG crescendo a olhos vistos pra cima do governo da Dilma, tendo ainda os auxiliares dela olhando pra ontem dando impressão de não estarem vendo o que está acontecendo, este agosto vai demorar a passar.

    De qualquer forma, petistas, militantes que se melindram e simplesmente abandonam o barco, sem tentar de todas as formas, de todos os meios possíveis e disponíveis fazer chegar à presidenta a preocupação de quem a elegeu, estes vão dar mais força ao golpe e depois que não venham de mi mi mi.

  • Maria Clara

    Tenho um perfil atípico se comparado às pessoas que freqüentam este blog_nunca me interessei por política.Porém a partir de uma experiência traumática na güela da tentacular e medonha Opus Dei,entendi o que não percebia.
    Estou preocupada com tudo que leio aqui,e contribuo como posso_sugiro que cliquem em “João Malheiros
    Opus Dei”e saibam o que acontece nos melhores colégios com os melhores alunos do Rio de janeiro,e saibam da imensidão deste horror,que orquestra o Instituto Millenium,os Marinho etc.A hora é essa.

  • reinaldo bordon carletti

    voce tem o meu e-mail, então estou no aguardo.
    só para registrar: questionei hoje um leitor da “foia-online’ que recomendava etica ao ministro tofoli, quando eu lembrei a ele, que o então presidente do stf gilmar dantas mendes, expediu 2 habeas corpus,, em menos de 48 hs, que a esposa desse infeliz, trabalha no escritorio do principal advogado do dantas,então que ela me disesse se isso tambem não era antietico, e porque ela não cobrava da imprensa, por ex, essa propria “foia”, que nada comentou?
    pergunta se isso foi publicado?
    reinaldo carletti

  • Roberto Ribeiro

    Contem comigo.

  • Ivan Moraes

    Conte comigo, Eduardo.

  • Eduardo, a sua arguta observação pode, em minha opinião, ser resumida numa frase: a grande luta política hoje tem que ser contra a imprensa.

  • Caro Edu,

    Seja o que vier nessa primavera, estou dentro! O blog Terra Goyazes azeitará sua metralhadora retórica e a deixará prontinha pra setembro! Mandaremos bala nessa corja!

  • Taciana

    Em 2009 na pré campanha, muitas vezes alertei aos blogueiros da necessidade de desmentir aqueles e.mails cretinos que recebíamos sobre Dilma. Nunca recebi a menor ajuda. E olhe que disponho de alguns milhares de endereços e na campanha mandava cerca de 2.000 e.mails por dia, divididos em vários endereços e nicks. Então fiz a minha parte.
    Todo mundo achava que a campanha estava ganha, bastava Lula botar o bloco na rua.
    E nós temíamos, porque convivemos nas ruas e escolas, o que é diferente de vocês.
    Quando o barco começou a perigar, criaram o sejaditaverdade e outras coisas, mas quase que era tarde demais.
    No esquerdopata tem um vídeo de uma declaração de Joelmir onde ele diz que Dilma está fazendo uma limpeza.
    Acho isso importante para que a classe média televisiva que se sente órfã com Lula, aprove o governo dela.
    Os pobres não querem nem saber de notícia de corrupção, enquanto não chegar ao seu círculo e enquanto não parecerem perder o que conquistaram.

    Não acho como vocês que as coisas estejam tão periclitantes, assim.
    Mas concordo que a vigilância tem que ser permanente.
    E aceito sugestões para uma campanha em que possa usar meus contatos.
    Assessorada, é claro, por uma turma que entenda do assunto,

  • Wilsoleaks Alves

    Quando entrar setembro e a boa nova andar NA REDE
    Quero ver brotar o PENDÃO onde a gente plantou juntos outra vez
    Já sonhamos juntos semeando as PALAVRAS no TEMPO
    Quero ver crescer nossa voz no que falta REALIZAR

    Já choramos muito, muitos se perderam no caminho
    Mesmo assim não custa inventar uma nova NOÇÃO que venha nos trazer
    Sol de primavera abre as janelas do meu peito
    a lição sabemos de cor
    só nos resta aprender…

    (“Betoleakes” Guedes)

  • Luís CPPrudente

    As famiglias Marinho, Frias, Mesquita e Civita se especializaram em promover o moralismo seletivo que condena governos populares e escondem governos tucano-pefelês bandidos e dilapidadores do patrimônio público.

    A máfia das comunicações (as famiglias Frias, Marinho, Mesquita e Civita) esquecem e interditam as diversas notícias sobre corrupção e malversação do dinheiro público nas ações dos governantes paulistas (todos do PSDB-PFL). Os mafiosos do PIG não citam o caso Alston, o caso do Paulo Preto e os desvios de dinheiro das obras bilionárias do Robanel paulista, não citam as dezenas de cpis que foram pedidas na Assembleia Legislativa de São Paulo e impedidas de ir adiante pelos moralistas e éticos deputados da organização udenista PSDB-PFL.

    É preciso cobrar das famiglias do PIG o porquê deles estarem sempre de rabos presos aos interesses nada éticos e nada morais da organização udenista PSDB-PFL. As famiglias do PIG recebem benesses por esconder e interditar do noticiário os casos de corrupção das “jestões” do PSDB-PFL? As famiglias do PIG, associadas com a organização udenista PSDB-PFL, não querem que haja melhorias sociais no Brasil e que também não haja distribuição de renda a todos os brasileiros?

    Por isto é necessário cobrar do Governo Dilma o marco regulatório das comunicações, a nossa “Ley de Medios”, que existe em todos os países ditos democráticos, tem nos EUA (por que não imitarmos os estadunidenses nesta questão?), tem na Inglaterrra, na França, na Argentina, etc. E por que não podemos ter este marco regulatório já no Brasil?

    “Ley de Medios” já, urgente e necessária.

  • Danilo Morais

    Apoiado, companheiro!

  • Gerson Carneiro

    Na Noruega a extrema-direita dá o seu recado banhado de sangue.

    Na mesma semana por aqui, o PIG seletivamente tenta incitar manifestações às ruas “contra a corrupção”.
    Como não deu certo será que o PIG partirá para uma maneira mais audaciosa convocando militantes de extrema direita a imitar a extrema direita norueguesa?

    Da Eliane Cantanhêde e sua turma eu não duvido.

  • Salvador

    Que chegue rápido essa primavera.
    Feliz retorno a casa, amigão.

  • Ubirajara C. Toledo

    Eduardo , tenho acompanhado o teu exercicio de cidadania , a luta da menina Victória a quem dedico sempre minhas orações. Estou ansioso para cooperar quando a primavera chegar !!!

  • Augusto

    O consórcio está apostando tudo na “corrupção”. O chapeleira disse que o governo petista é o mais corrupto da história do Brasil. Ele entraga todas as estratégias do consórcio. Vão continuar a bater nos partidos menores da base, para enfraquecer o governo nas eleições de 2012. Se o perder a Prefeitura de São Paulo, o PSDB, partido do consórico, vai se esfacelar da mesma forma que o Demo. Infelizmente, Dilma fez a sua escolha.

  • “Quando a primavera chegar”. Ao ler isso chorei um bocado. Estou sem comer e beber (inclusive água) há nove meses. Na terça-feira faço uma cirurgia que, com a misericórdia divina,colocará fim a esse tormento. A recuperação será de cerca de três semanas. Eu sempre penso (eu perdi a voz)): “Eu vou estar bem novamente quando a primavera chegar. Vai ser um novo começo”.
    Edu, conte comigo nessa empreitada. Quando a primavera chegar…

    • eduguim

      estimo as melhoras

    • Andrea Serpa

      Oi lukas,muita força e uma ótima recuperação.Um abraço.

  • Cleiry

    Espero pelo dia 21 de setembro, então.

  • Rogério Neibert Bezerra

    Estou com 54 anos e não lutei até agora para ver esses traidores pautarem o nosso governo.
    E não serão esses “intelectuais de Miami” que retrocederão o Brasil!
    Eu, meus filhos, mulher, irmãos e até minha mãe, legalista de 62, estamos prontos para sairmos às ruas até de cadeiras de rodas, HOJE, AGORA!
    Brizolista de herança e Lulista de coração!

    NÃO ESTÁ MORTO QUEM PELEIA!

    Rogério Neibert Bezerra
    De Floripa, sangue Gaúcho e Baiano pelo BRASIL!

  • Carlos J. Ribeiro

    Eduardo, que bom sabê-lo de volta, juntos aos seus, principalmente junto à Victorinha, a mascote deste blog. Com sua permissão, lógico. Concordo com o JAS de BH: um trabalho subterrâneo de qualquer idéia que enfrente esta situação terá mais chances. Conte comigo.

  • Henry

    Olá Edu !
    envie a mensagem em meu e-mail pois repassarei aos meus amigos!!!

    Esse PIG me da nojo!!!

  • Lidia

    Edu,voce voltou com muita vontade.E isso ai nada como uns dias de folga pra cabeca pensar melhor.Entao estou aguardando a PRIMAVERA.

  • Aurica

    CONTE COMIGO SEMPRE…

  • Davi

    Estou disposto também, pode mandar email pra mim também,
    Uberlandia , MG

  • emanuel rego lima

    “Como já foi dito, porém, será necessário um ato ousado e desesperado”

    Deve ser o cansaço pela viagem…
    Só pode ser…espero que seja!

    O mais incrivel, porém, é a quantidade de gente que parece realmente acreditar na possibilidade de um “ato ousado e desesperado” de um individuo salvar o Brasil dos grilhões do PIG, da maldade dos Tucanos, das maracutaias dos Waldemares e de todo o resto que nos incomoda…

    Deus do Ceu! Como precisamos de um Dom Sebastião!
    Como continuamos esperando e clamando por sua volta!!!!

    PS-1 Lula reiterou ontem aqui no Recife que se houver qualquer divergência entre ele e Dilma, ela estará certa!
    Se não for apenas mais uma bravata….

    PS-2 Queria tanto acreditar que Dom Sebastião vai voltar…
    Acho que é mais fácil viver assim, sei lá…

    • eduguim

      Espere e verá

    • Izabel

      Emanuel (ou seja lá quem for), você é muito cara de pau.

      • emanuel rego lima

        Izabel ( ou seja lá quem for), não entendi….
        Cara-de-pau????
        Por que disse o que penso?
        Por que deixei claro que não acredito nessa promessa de “desvendamento” dos segredos, intenções e mazelas da imprensa?

        Bobagem, amiga…
        Creio que fui mais leal e correto com o Eduardo do que muitos que se apressaram a se postar em suas fileiras de combatente da midia, apresentando-se como candidato a sabe-se lá o quê….

        Não deixo nunca passar a oportunidade ( como foi desta feita) para criticar essa verdadeira “cruzada” que o Eduardo se auto inpos, contra os moinhos de vento da “midia golpista”.

        Que o Lula e outros tantos poderosos reclamem dia sim, outro também, da imprensa é até compreensivel.

        Afinal, até o Papa reclama…
        Mas a partir disso pressupor que a imprensa é a grande mazela deste paraiso tropical é um pouco demais, né?
        Mas ainda que seja um pouco demais, é muito, muito confortavel pensar assim!
        Afinal, quem não gosta de ter um “monstro de estimação” para por nele todos os medos?
        Quem não gosta de uma “geni” para jogar as cacas que precisam ser jogadas em alguem?

        É isso, amiga, em respeito ao Eduardo, fiquemos com cansaço da viagem, aliado a essa contrariedade pela encontra da Dilma com alguns jornalistas, como explicação para essa aparente extrapolação do blogueiro.
        Vamos adiante… Amanhã será outro dia…

        • Rogério Neibert Bezerra

          Traidorzinho, você é desses que por qualquer tostão escrevem mal até dá mãe!
          Chore e pegue seu soldo, que seu dia não tarda!
          Quinta coluna, suas letras falam de sua traição ao Brasil!

          Rogério Neibert Bezerra
          Sangue gaúcho e baiano pelo Brasil!

        • Francisco Bezerra

          Emanoelzinho… Tá com a pulga atrás da orelha? Ele daria um olho para pelo menos supor o que trará essa primavera. Vai jogar no estilo provocação para ver se colhe alguma coisa. Kkkkkkk

          • Celso Junqueira

            Pessoal, o provocador faz parte da turma que entra aqui para garantir a marmitex do dia. É a “turminha da marmitex”.

          • Celso Junqueira

            Seria o “seu” rego pernambucano?

        • Haroldo Mourão Cunha

          Bobo, bobo, bobo, tô de mal!

  • Marcos Coimbra Valerio

    Conte comigo, não deixe de me comunicar , obrigado. Lula 2014 !!!!!!!!!!!

  • Juliano Santos

    Pelo que entendi, alguém terá que se sacrificar. E dado a sua ilimitada disposição de se dedicar às causas do país, desconfio que será você esa pessoa. Olha lá Edu, se sacrificar mais do que já fazes?
    Eu, da minha parte estou menos pessimitista que você. Não estou gostando de muita coisa, claro, mas ainda confio na inteligência e na força dessa grande mulher, nossa presidenta Dilma.
    O mesmo eu não posso falar de muitos membros do seu governo, como o Paulo Bernardo, por exemplo. Mas direciono minha revolta principalmente para os parlamentares do PT. Não dizem nadam, não defendem o governo, não atacam a patética e frágil oposição, bajulam o pig. Um horror!
    O Lula não merece a compania desses bundões.

    • eduguim

      Juliano, quem nomeou esse ministério foi Dilma, e enquanto pessoas decentes confiam nela, ela se reúne com jornalistas do PIG para tentar amaciá-los. E eles devolvem dando porrada. E a questão nem é Dilma. O que não aceito mais é que a imprensa denuncie os inimigos e acoberte a roubalheira dos amigos.

  • flavio cunha

    Concordo com a Isabel! Ficar, através de melindres, contra o PT

  • flavio cunha

    Concordo com a Isabel, ficar de melindres contra o governo e o PT apenas enfraquece a posição da esquerda e dá forças ao inimigo. É importante a autocrítica, porém, ela deve ser inteligente o suficiente para não acabar servindo de suporte à direita. No mais, estou no projeto contra a mídia corrupta também, conte comigo.

  • Carlos Eduardo Luz

    Olá Eduardo… conte comigo aqui em Curitiba aliás comigo e com mais oito pessôas da minha familia….. somos todos soldados para uma bôa causa… até SETEMBRO…

  • spin

    Miguel do Rosário em resposta a um comentário meu em seu blog, onde comentei que temia a submissão de Dilma ao Pig. Por causa da resposta do Miguel fiquei mais tranquilo, acho que é isso mesmo, eu estava com uma pontinha de ciume, que Dilma siga seu caminho.
    Palavras do Miguel: “Spin, não rola. Quem manda é a presidenta. O povo também sabe que a imprensa é poderosa, mas também que a decisão final é do presidente. A Dilma não pode agir pensando em agradar ou desagradar a imprensa, mas sim em relação ao que ela acha correto diante das circunstâncias, inclusive políticas.”

  • Panambi

    Não sei como, mas se puder ajudar, estou nesta. Se não puder, também estou!

  • Carlos Sapa

    Bem vindo de volta Edu.

    Para o bem do regime democrático é preciso desmascarar o PIG- Partido da Imprensa Golpista.

    Aguardando a primavera.

  • Helio Leite

    Edugum,

    Acabei de ler ” A primavera dos amordaçados”.

    Estou disposto e não perdia as esperanças de ver uma imprensa livre no BRASIL. Também não estou desanimado com a DILMA, ainda.
    Conte comigo para este embate aqui em Santa Maria da Vitóoria-BA.

  • ari alves

    Minha campanha de mostrar o quanto os inSetti da Veja são corruptos não cessa.

  • Vera Lucia de Oliveira

    Me convoque, que também “cerrarei fileiras” com vc!!!

  • Mariana Silveira

    Eduardo, tá meio fora de pauta mas nem tanto assim, uma vez que passa pelo lado selvagem do capitalismo.

    Africanos morrem de fome e mundo ignora

    As imagens são chocantes e revoltantes: filas enormes de mulheres com seus bebês magros e famintos em busca de alimento, enquanto soldados armados somalis as vigiam contra possíveis ataques de rebeldes. Na verdade, estas cenas concorrem nos noticiários com reuniões de líderes europeus e americanos. Só se valoriza a África quando o tema é econômico, leia-se, seus cobiçados recursos naturais.

    Vamos pensar um minuto: qual é a relação imediata entre a fome e a seca que podem matar 3,7 milhões de africanos na Somália, Quênia, Sudão, Eritreia e Etiópia e a crise na Europa e Estados Unidos?

    A resposta lógica é a falta de prioridade a umas das piores crises humanitárias, em mais de 50 anos na África, por causa do agravamento das situações econômicas nas regiões capitalistas mais poderosas do planeta: EUA e Europa.

    A comunidade internacional mostrou mais uma vez indiferença e lentidão, apesar das urgentes situações impostas pela corrosão progressiva das bases da União Europeia com a já esperada aceleração dos déficits fiscais das frágeis economias da Grécia, Portugal, Irlanda, Espanha e Itália, que pode inclusive provocar a expulsão de alguns destes países da ambiciosa aliança econômica e política para evitar o contágio da moeda, o euro. Simultaneamente, há preocupação crescente com os desafios do presidente Barack Obama para aumentar o teto da dívida astronômica americana da ordem de US$ 14 trilhões, que implicaria risco de calote com sérios impactos mundiais.

    continua…

    http://www.atarde.com.br/mundo/noticia.jsf

    • Maria Luiza

      Mariana,
      Então permita que eu sugira a você a leitura de dois livros: O Relatório Lugano, de Suzan George (Boitempo Editorial) e A Corporação: a busca patológica por lucro e poder, de Joel Bakan (Editora Novo Conceito).

  • janes salete

    To nessa, Edu!Também andei fora do país durante as duas últimas semanas e,quando voltei, iquei assustada com as denúncias de corrupção tendo um único alvo:PT.

  • Marcelo C.

    Edu, você tem sido realmente um guerreiro da cidadania, portanto, vamos “esperar a primavera chegar”!

  • Chico

    Eduardo, TO CONTIGO MEU CARO!!

    Eu nunca fui um militante, e nunca dediquei grande parte de meu tempo a isso.
    Mas agora ta resolvido: só tenho 20 anos e essa máfia midiática vai ter q me aturar durante pelo menos uns 60 anos.
    Esse vai ser o meu trabalho para o bem coletivo.

    Tu não ta sozinho meu caro, existem milhares por ai com exatamente a mesma revolta e exatamente a mesma convicção. Vamos juntar essa gente!

    ps: espero que seu sacrifício não inclua tacar fogo em si mesmo ou algo do gênero…

  • Fabio Amaral Di Fini

    Caro Edu, não consigo nem de longe imaginar o que você está armando; mas de antemão, pode contar comigo para o que der e vier, amigo. O que você expressa neste post, é exatamente o que sinto em relação ao governo Dilma… E não estou minimamente disposto a enfrentar retrocessos em nosso país; muito ao contrário, eu quero é avanço na redistribuição da renda!

  • Estou com sono, pois aqui na “granja” são 12:40hs p.m.; gostaria de fazer comentários, mas o sono é maior.
    Como sempre meu e-mail está a sua disposição e mais, estou voltando em setembro pro Rio.
    Assim se interessar, conte comigo.
    Estou a muito me guardando pra quando o carnaval chegar.

  • Maria Luiza

    Prezado Eduardo,
    Concordo com o que você diz. Confesso que me sinto aterrorizada não com o que a mídia do baronato vem fazendo, mas com a letargia, com a cegueira, com a incapacidade de reação do PT e de outros partidos de esquerda contra essa manipulação desavergonhada que está acontecendo, tudo em nome da “ética”, contra a corrupção no Brasil. A ética deles, claro, uma ética que não vigorava antes de Lula. Nem é preciso reprisar aqui todo o cipoal de atos de corrupção praticados durante os governos anteriores, principalmente nos governos FHC. Nós sabemos muito bem o que eles fizeram, apesar do silêncio da mídia e do engavetador geral da república naquele governo. O poder de influência da mídia, sabemos, não está apenas no que é dito, mas também naquilo que esconde. A corrução é um fenômeno a ser combatido permanentemente, porque é algo que nunca se extingue por completo, nem definitivamente (os homens não são anjos nem santos). A corrução na política é a própria política, em seu sentido pleno, corrompida. É preciso combater a corrupção seja em qual for o governo, principalmente sob o PT, mas daí os partidos de oposição e a mídia caracterizarem os governos Lula e agora o de Dilma de corruptos, os “mais corruptos da história deste país”, a ponto de colunistas, fazendo coro com o jornalista do El País, conclamarem os brasileiros a saírem às ruas para protestar contra a corrução é a quintessência do cinismo e da hipocrisia que encobre onde realmente estão os fundamentos dessa moral que não ousa dizer seu nome verdadeiro. Quem tem olhos, ouvidos e mente atentos, sempre em estado de alerta, para captar o jogo sujo da mídia, seja quando age abertamente, seja quando age de forma subliminar, pode muito bem perceber do que é capaz. Pois bem, creio que ontem pude perceber uma jogada que não deu certo, que falhou feio, no programa do Jô Soares. Aquele apresentador que usava as tais “meninas do Jô” semanalmente, a serviço do patrão, para ajudar a oposição a derrubar o governo Lula. Exatamente nesta semana, quando FHC cria um site (ou blog?) chamado Observador (ou observatório, sei lá) da Política, onde dentre seus observadores consta Renato Janine Ribeiro, que não é tucano nem petista, mas um intelectual que tem posições políticas claramente de esquerda, Jô Soares o convida para comparecer ao programa como entrevistado. Jô Soares anunciou Renato Janine como filósofo, que realmente é, sem deixar de anunciar que o mesmo é professor de Ética, claro. Aliás, Renato Janine, um dos intelectuais mais sérios, competentes e respeitados do Brasil, é referência nacional em Ética e em Filosofia Política. Jô Soares Iniciou a entrevista dizendo que Janine “acabou de lançar” o livro Política para não ser idiota, excelente livro, por sinal, em parceria com outro grande intelectual, o prof. Mario Sergio Cortella. Janine fez muito bem em aproveitar o programa para divulgar sua obra em cadeia nacional, mas Jô Soares deveria ter dito que se trata, na verdade, do último livro publicado pelo filósofo, uma vez que o mesmo foi lançado em 2010. Bem, assistindo à entrevista e aguardando alguma pergunta do entrevistador a respeito ou de ética ou sobre política, até porque o entrevistado não estaria ali para falar sobre culinária, futebol, ou outra coisa diferente do seu ofício, eis que Jô Soares pergunta a Janine o que ele achou do artigo de Arias sobre a falta de indignação do povo brasileiro sobre a corrupção, artigo que você, Eduardo, tão bem soube responder com classe, inteligência e sabedoria neste blog. Suponho, caso não esteja equivocada, que Jô Soares, ou melhor, a Globo, achasse que Janine iria corroborar a conclamação do povo para uma “marcha dos indignados” ou uma “primavera brasileira” contra a corrupção “que tomou conta do país”, como diz a proba oposição. Tudo em nome da ética. Janine, inteligente como é, distingue alho de bugalho. Aproveitou a oportunidade para dizer, elegantemente, que respeita Arias como jornalista e que esteve no país dele e viu pessoalmente o que aconteceu na Porta do Sol. Aproveitou para esclarecer o que significa realmente o movimento dos indignados na terra de Arias. Foi uma grande entrevista, sem dúvida. Só lamento que, na ânsia de fazer o jogo sujo da manipulação, a Globo, através de Jô Soares, tenha lançado mão de uma verdadeira armadilha para atingir seu verdadeiro objetivo. Renato Janine Ribeiro, pelo que é na vida acadêmica e pelo papel que desempenha como intelectual, com suas intervenções públicas sempre coerentes , mereceria mais respeito. Nós, como telespectadores de um meio de comunicação que é concessão pública e cidadãos de uma democracia, idem.
    Abs.,
    Maria Luiza
    Em tempo: Conte comigo para quando a primavera chegar. Aguardo seu e-mail.

  • Remindo Sauim

    Amigo, Eduardo. Faz como eu que sou um dos 96% de brasileiros que não lê Veja, Isto é, Folha, Estadão, O Globo e nem suas filiais pelo país. Não assisto a Globo e a Bandeirantes, nem seus tentáculos radiofônicos. E estou muito mais bem informado que estes 4% que gastam seu dinheirinho lendo as sandices que saem nestes veículos. E muito mais feliz, também. Abraços, de um gaúcho de Canoas.

    • Pedro Soto

      Caro Remindo
      Sou do mesmo time que o teu. Mas concordo com o Eduardo que precisamos fazer alguma coisa.
      Edu, estamos a postos. Manda lá.

  • SR. EDU!!!! Eu queria tanto poder dizer sem vergonha: AMO MEU PT!!!! Mas juro estou com medo de me enganar!!!Vejo muitos que votaram no PSDB ELOGIAREM A POSTURA DA PRESIDENTA “NA FAXINA” , mas também muitos rindo deste governo e falando que a ratazana, os ladrões ainda são muitos!!! sei que meu voto é quase insignificante, mas jamais votaria contra o PT , é por isso que doa a quem doer , partido algum essa corrupção de “m” tem que acabar , pois o povo não merece!!!e eu mesmo com meu linguajar “chula” ainda tenho vergonha na cara!!! ‘que chegue logo a primavera!!!! e que o SR. TENHAS RAZÃO!!!!

    • Haroldo Mourão Cunha

      As ratazanas estão lá há anos, minha cara! Elas foram colocados por várias administrações passadas. Os que bradam por ética, foram os maiores alimentadores dessa sujeira, desses ratos encastelados. Não se conseguirar eliminá-los com facilidade, precisaremos de muito tempo e vergonha na cara na hora de dedilhar nas urnas, pois conheço muita gente boa que usa sempre uma frase: “Por que vou votar em fulano? Ele nunca FEZ NADA POR MIN!” Já escutou algo nesse gênero?

      • Haroldo Mourão Cunha

        Caramba, “MIN?”, desculpem, mim!

        • É verdade!!! tens razão , não vai ser fácil!!!!!!!

  • Sílvio Meira

    O senhor Guimarães escreveu: “…a mídia é moralmente seletiva, ou seja, que só fiscaliza e denuncia a corrupção (verdadeira e forjada) de um lado, o do PT, e que esconde a corrupção da oposição onde ela governa, sobretudo nos Estados que se tornaram as cidadelas do PSDB, São Paulo e Minas Gerais,…”. Cabem perguntas: Por que estão de braços cruzados, veículos como Carta Capital, Rede Record, SBT, TV Brasil e jornalistas combativos, experientes, prestigiados e ferinos, como Rodrigo Viana, Luiz Carlos Azenha, Paulo Henrique Amorim (Record), Mino Carta, Leandro Fortes (Carta Capital), Luiz Nassif, Ricardo Kotscho, além de portais como Carta Maior, Vermelho, e dos blogs bem informados como Óleo do Diabo, Os Amigos do Presidente Lula, Blog do Miro, Tijolaço, Namaria News? Porque diabo esta formidável força de ataque não faz o velho e bom jornalismo investigativo à moda antiga (não gostam de Woodward & Bernstein?) e não destrincham, esmiúçam e expõem à luz do sol, as vísceras das podridões tucanas? Afinal, todos os veículos, jornalistas, portais e blogs citados acima, estão exatamente nas “cidadelas do PSDB”: Rio e São Paulo. O que o senhor Guimarães tem a dizer sobre esta inexplicável falta de apetite da mídia confiável, para investigar, expor e desmoralizar os governos tucanos?

  • Edu. você tem meu e-mail. Por favor, me informe sobre a primavera.

  • emerson57

    quando for a hora, eu vou ajudar.
    a internet faz a força.
    …………………………………………………………………
    até agora penso que é um equivoco subestimar a inteligência da presidenta.
    ela tem mostrado coragem.
    e joga o jogo do jeito dela.
    e lula já começou a guerra de guerrilhas.
    – a coisa já esteve mais fácil para a direita.

  • Eli

    O objetivo é destruir o PT a qualquer custo, mas o próprio PT não se deu conta disso. O Brasil precisa que o governo Dilma dê certo, precisamos de muitos governos progressistas ainda,…para que o país avance de tal modo que outros que assumirem o poder não ousem mais retroceder. Mas parece que a única preocupação é fazer com que o povo possa ter acesso ao consumo ( isso é bom ), mas se não trabalhar sua consciência política, não incutir os valores humanistas e da esquerda, ah a vaca vai pro brejo sim.
    Eduardo, não vejo a hora de saber qual é a sua idéia. Vc é danado né!?

    • eduguim

      Eu posso ser, sim. Posso ser danado, se quiser e se for necessário.

    • Ricardo

      A essência está posta nas palavras acima: “precisamos de muitos governos progressistas ainda,…para que o país avance de tal modo que outros que assumirem o poder não ousem mais retroceder”.

      Lula botou cimento na calçada, precisa de tempo vigiando pra não deixar os cães (ou “piggies”, tudo a ver com a letra do clássico dos Beatles…) pisarem e estragarem o piso. O piso está posto, a guarda da calçada somos nós; quando ela secar, é caminho seguro para milhões poderem atravessá-la com dignidade e autoestima.

      Há 8 anos não temos Brasil apenas para poucos, cumpre manter isso!

  • José do Ceará

    Não me canso de alertar a todos essa INDIGNAÇAO SELETIVA dessa mídia vagabunda,pilantra,cretina e fascista….

  • ademir

    Ola Edu me mande o e-mail na primavera, o que vc mandar fazer, eu faço
    vs sabe que o boba a boca é muito forte, veja o Marketing Multil Nivel, o poder
    que tem?

  • José C. Neto

    Edu conte com a UPOP-JA Universidade Popular Juvenal Arduini, parceira das Madres da Plaza de Mayo em Buenos Aires, aqui de Uberaba lhe apoiamos nesta empreitada,, disse uma antropóloga americana “Nunca pense que um pequeno grupo de pessoas pode mudar o mundo, na realidade são eles que sempre mudaram” Forte abraço

    • eduguim

      grande pensamento, José

  • Sadi Verão

    Interessante…

    Aqui neste espaço vejo, de um modo geral, criticas contundentes ao governo e em especial à Presidenta, no espaço do PHA resgados elogios ao Governo e em especial à Presidente…

    Dá pra entender?

  • Sadi Verão

    E eu, aqui do Japão, se necessário, embarco o mais breve possível pra defender o meu país do qual tive que sair na era FHC

  • Maria Edilene

    Estou a postos, Edu.

  • Os demo-tucanos do meu convívio, notadamente profissional, estão gostando muito da Dilma Quadros de Mello. Indo aa festa de 80 anos da fsp, escrevendo carrinha de amor pros 80 anos do DESpresidente que quase levou o pais e o seu povo aa bancarrota final, aceitando os achaques do PIG e dos canalhas fundamentalistas anti-cristãos, querendo controlar a inflação só subindo juros, dólar Especulativo nadando de braçada no nosso sistema financeiro… Enfim. Acho que Lula pode ter se enganado ao escolher d Dilma para sucede-lo. E nós ao elege-la, até por falta de opções.

    Quase 10 anos de governo do PT e até agora não temos uma tv, uma radio e um jornal tabloide diário de escopo nacional para fazer frente aa ‘nossa’ mídia bandida. Certo é o Presidente Hugo Chávez. Fez TVs e rádios, informa, debate, noticiário decente sem viés neoliberal. Sonho, mas ja tenho certeza que morro antes de ver o Brasil livre destes parias da mídia atual.

    Enquanto a economia vai ‘ bem ‘, o PIG não emplaca seu golpe. Mas se os EEUU continuarem com o joguinho atual e xexé casearem nova crise, vai tudo pro saco.

    Dilma Quadros de Melo. Tomara que eu esteja errado. Tentar se aliar aos inimigos da mídia e babar ovos de tucanos, nunca deu certo, o próprio Lula provou deste veneno.

    Por maior, mais digno, valoroso e altruísta que seja o seu trabalho como blogueiro e crispe do MSM este espaço virtual nunca xô perita com o alcance de uma radio, de uma tv. Aí…

    Passou da hora de acordar. Não nos iludamos mais.

    • gabriel

      A tese agora (leia no blog do Nassif) é que Lula jogará para a galera (nós) enquanto Dilma governará para a classe média que odeia o pt tentando conquistá-la…que esse seria o acordo dos dois para conquistar a parte da sociedade que odeia até ouvir o nome de Lula e do pt. Agora vc veja bem que lindo isso, nós votamos num projeto de país, no aperfeiçoamento do que Lula fez, e vamos receber 10% do contratado. Pagamos 1 mega e receberemos 100k, não é lindo e meigo isso, igualzinho nossa banda lerda, estou deveras emocionado com essa tese que é louvada como sendo de uma inteligencia a toda prova. PQP!

    • CORRIGINDO:
      “Enquanto a economia vai ‘ bem ‘, o PIG não emplaca seu golpe. Mas se os EEUU continuarem com o joguinho atual e promoverem/desencadearem nova crise, vai tudo pro saco. Aí não será mais marolinha…

      Dilma Quadros de Melo. Tomara que eu esteja errado. Tentar se aliar aos inimigos da mídia e babar ovos de tucanos, nunca deu certo, o próprio Lula provou deste veneno.

      Por maior, mais digno, valoroso e altruísta que seja o seu trabalho como blogueiro e criador do MSM este espaço virtual nunca competirá com o alcance de uma radio, de uma tv. Aí…

      Passou da hora de acordar. Não nos iludamos mais.”
      ____

      Ao Gabriel: pois então. a idéia do “tira mau (Lula) e bom (Dilma)” é curiosa. Mas o pessoal que eles querem conquistar, basicamente conservadores de direita, não são bobos (como parece que NÓS somos – pelo menos até aqui). Mas a gente tá começando a cansar, né? Não foi brincadeira conseguir eleger d Dilma em 2010…
      E agora, ela agradando basicamente aos outros. Pelo menos uma Ley de Medios tinha que sair, Telebrás rediviva (volta Rogério Santanna!) , Banda Larga de verdade a bom preço (adeus Bernardo!), wi-fi gratuito nas cidades, investimento publico em metrôs (as grandes cidades estão parando!) … será que é pedir demais?

  • marcia monjardim

    tô junto! que venha setembro!
    ñ se sacrifique sozinho, conte comigo pr’o que der e vier…

  • José Medeiros

    (Continuação)
    Vale requentar o que denunciou NaMaria, do NaMaria News , ao Viomundo. “Desde 2004, PSDB paulista gastou R$ 250 milhões com a mídia (quase tudo sem licitação)” E acrescenta: “Transparência é sine qua non em todo negócio público. Uma das formas de garanti-la é a licitação, quase sempre obrigatória. … O descumprimento dessas normas tem de ser denunciado, é óbvio”.”Rápida busca no Google revela que denúncias nesse setor (às vezes improcedentes) geralmente ganham destaque na velha mídia quando envolve pessoas e órgãos ligados ao governo federal ou aos aliados da base de sustentação do presidente Lula.””Essa mesma mídia, no entanto, silencia sobre as benesses que recebe da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), via Fundação para Desenvolvimento da Educação (FDE)…”“Desde 2004, especialmente de 2007/2008 em diante, a FDE (tucana, a lembrança é minha) pagou no mínimo R$250 milhões à Abril, Folha, Estadão, Globo/Fundação Roberto Marinho”, “A maioria sem licitação.”
    Aí está. fantasiada de vestal a Mídia, mentirosa, sob a batuta de meia dúzia de famiglias, uma espécie de poder sem limites, além das leis, a chantagear e a intimidar a todos que não lhe sejam submissos. Até o governo Dilma, coisa que não fez o Lula, curva-se diante desta majestade, assassina de reputações boas ou más. Monopolizam a informação, fazem espionagem, bisbilhotam tudo, a ponto de servirem, de forma despudorada e impune, como informantes de uma potência estrangeira, contra o interesse da nação, como demonstrou o Wikileaks. Em SP uma destas organizações murdockhianas se apossa do que quer, até de uma praça ao redor da qual ergue uma cerca e coloca seguranças armados dizendo tratar-se de propriedade privada. Não admira que não dêem um só pio sobre o superfaturamento das marginais paulistanas, ou sobre o escândalo ALSTOM-Tucanos, que se projetou no exterior, ou sobre a roubalheira embutida no Rodoanel paulista, etc.
    Ah, se não fora os blogueiros sujos…
    Conclusão: O Brasil jamais será uma verdadeira democracia sem uma mídia livre, imparcial e democraticamente REGULADA por todos os setores da sociedade e, nunca, por ela mesma. A mídia como a que temos sepultará as possibilidades de uma nação poderosa e soberana. Mas o atual governo, ao que parece, não fará esta faxina. O sr. Bernardo deve ter outros planos em vista, para o seu próprio futuro.

  • José Medeiros

    Eduardo, li no Nassif um texto de um diretor acadêmico paulistano, defendendo a MÍDIA, para não dizer “Santíssima Inquisição Murdockhiana dos Brejos”. Olha só :
    “Para além dessas questões teóricas, a evidência empírica das últimas décadas mostra que, de modo geral, a imprensa vem cumprindo bem a função de zelar pela moralidade pública. Quase todas as denúncias publicadas resistiram às contraprovas e comprovaram a sua pertinência. Os governantes, a oposição e a Justiça, se fazem alguma coisa, é a reboque da imprensa.”
    Ass.: DIRETOR ACADÊMICO DA FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO (FESPSP)
    É de se perguntar: Evidência empírica das últimas décadas? Ora, a mídia do cidadão Murdock-Kane-Marinho fez um sujeito chamado Collor presidente e escondeu o quanto pode aquilo de mau que a própria república das alagoas fazia questão de explicitar. E quanto à oposição? Que oposição? A mídia diz que é oposição e ao mesmo tempo se diz isenta. Não é um contra-senso? E a justiça? Bem, só se ele se refere a dos dois HC, recordistas, em 48 hs . Quanto aos governantes, aqueles que são blindados continuam planando em céu de brigadeiro, mesmo se atingidos, quando candidatos, por alguma bolinha de papel elevada á categoria de míssil pela “midia científica”.
    Até certo ponto há sentido em que “quase todas as denúncias publicadas resistiram à contraprova….etc”. A menos, é claro, da ficha falsa da Dilma, da denúncia e de que o presidente Lula é um maníaco sexual. Agora, esquece-se o preclaro mestre que a mídia não denuncia as próprias falcatruas. Li no Azenha, um dos blogueiros sujíssimos, o que não se consegue ver nem a pau em uma linhazinha sequer dos jornalões ou se ver e ouvir em rasgo de indignação do Waack ou do casal 45, coisas que a “santa ” mídia não publica: (Continua)

  • nonato barboza

    Edu, acho que nesse combate não existe regra. É bom se precaver. Haverá com certeza chute nas partes genitais, cotoveladas, dedo no olho enfim todo tipo de golpe baixo. Já estou trincando os dentes e me sentindo mais vivo…acho que os desdobramentos de ação sua – que só vc sabe – terão enorme repercussão pela sua credibilidade, seriedade e, sobretudo, seu enorme amor pelo nosso Brasil.

  • Cezarley

    Edu, a primavera está vindo aí, e as coisas estão começando a ficar interessantes. Estamos contigo irmão, vamos em frente, para nossa nova batalha!!!

  • jaciara

    Estou com o Brasil, com Dilma e com você Edu. Só quero lhe pedir uma coisa, tenha paciência com nossa Dilma. Ela sempre foi uma técnica, uma pessoa de realização, então acha que trabalhar apenas com fatos vai resolver nossos problemas. Edu, você tem muita influência sob muita gente nesse blog então ajude a ajudar a presidenta não fique contra ela, tente entendê-la e quem sabe encontrar uma forma de fazer chegar até ela o que pensamos.
    Já mandei emails para ela e lula na esperaça que vejam.

    Um abraço amigo.

  • Calves

    O PIG continua o mesmo, mas afina o discurso com algum grau de interatividade no Governo federal e reflexos na sociedade, o que tem me deixado bastante confuso.

    Mil coisas me passam pela cabeça, mas vendo o Eduardo Guimarães dizer que a gravidade da situação “requer medidas graves e corajosas” e que ele vislumbra ameaça que pode causar “grave retrocesso político no Brasil” sinto-me imediatamente mobilizado para a ação.

    Fiquei um pouco preocupado com o tom de sacrifício pessoal, imagino que para uma denúncia. Mas a mensagem do Eduardo Guimarães termina dizendo que “setembro está chegando e trará a primavera aos amordaçados.” Espero que a proposta contemple a real possibilidade dos milhões de “amordaçados” brasileiros terem meios de lançarem fora as mordaças e “botarem a boca no trombone”.

    Estou de prontidão!

  • Francisco Bezerra

    Conte comigo, companheiro.

  • nancy lima

    ando recebendo emalis convocando parar o Pais dia 1 de agosto,1 milhão na paulista,emfim,eles estão tentando de alguma forma se organizae,se mobilizar etc..é nitido esse noticiário seletivo na imprensa,dá uma tremenda raiva,maaaaaaas estamos sempre vigilantes e ter alguém como vc a nos liderar com sua inteligencia e lucidez é sempre bom.Edu tô sempre esperando um golpe fatal nessa imprensa,mas como demora,até quando a demoracia vai ser usada dessa forma como ekls usam?

  • Antonio Lyra Filho

    Assim como fizeram com Getúlio, tentaram com Lula e agora com Dilma.

    Um governo voltando para a população não é do interesse das elites.

    Temos de nos unir, e não ficarmos sendo manipuladores pela mídia.

    Sou e serie um soldado dentro desta luta. Conte comigo.

  • Milton Quadros

    Acredito que o primeiro “mensalão” foi criado para a grande imprensa pela empresas recém privatizadas. Como explicar que ex-estatais, algumas com apenas um cliente, tenham investido à partir da privatização verdadeiras fortunas em propagandas que ninguém viu? Dai para se criar o primeiro “mensalão”, o do PSDB de Minas, claro, foi menos que um passo. Tem que regular mesmo este setor.

  • Haroldo

    A versão da história montada pelo blogueiro pode até ser alentadora para a militância diante dos descalabros de corrupção do atual governo. Mas, infelizmente, é fantasiosa, e qualquer brasileiro que conhece e viveu a história recente sabe disso.

    Durante os oito anos de governo FHC, principalmente Folha de S.Paulo e Veja se tornaram os canais de escoamento de todas as denúncias dos petistas contra o governo — inclusive denúncias sem nenhum fundamento, como a famosa “Pasta Rosa”. José Dirceu era a principal fonte destes veículos e não passava-se um trimestre sem que surgissem denúncias (há capas e capas de Veja para comprovar, basta ir aos arquivos). A única diferença é que o governo anterior tentava rebater as denúncias, e não calar quem as fazia, como se faz agora. A Folha, por outro lado, foi uma das grandes responsáveis pela construção do mito Lula ao longo de 20 anos. Dava entrevisa quando quisesse, desde a época de operário até chegar à presidência. Arrisco a dizer que, sem o grande espaço que sempre teve na “grande mídia”, jamais teria chegado aonde chegou.

    De resto, como eu disse, é bem mais fácil se colocar na posição de vítima e criar essa versão. Infelizmente, é uma versão fantasiosa e, felizmente, só militantes cegos embarcam nela.

    • eduguim

      Você mente. Quando o PSDB governava, a mídia se dedicava a atacar o PT, dizendo que era partidário do quanto pior, melhor. Felizmente o povo viu isso e passou a desprezar as denúncias da mídia, o que permitiu a Lula se eleger, reeleger-se e fazer a sua sucessora. Você é um mentiroso. Mostre capas e mais capas da Veja atacando o governo FHC. Esse governo tratava era de ocultar tudo. Manteve um procurador-geral da República que passou à história como engavetador, impediu CPIs e a imprensa se dedicava a atacar a oposição. Pensava-se que, com tal aparato, manter-se-ia no poder para sempre. Veja só, foi defenestrado e hoje a direita está em crise. Agora, no Brasil, só falta desmoralizar de vez essa imprensa partidarizada. E ajudarei o país a dar um grande passo para mostrar que isso que temos não é imprensa, mas uma quadrilha que se vale de dinheiro público para fazer política partidária disfarçada de jornalismo

      • nonato barboza

        Eduardo, é difícil não perder a paciência com certo tipo de gente que gosta de medir os que têm posições diferentes, com a mesma regra suja, cretina, que usa nas argumentações. Mas fazer o quê? Acho que foi o Millor que disse certa vez que os canalhas mudam com o tempo: ficam mais canalhas. Vamos em frente, estou a postos e atento.

      • Fabio Amaral Di Fini

        Disse tudo, Edu… Esses que defendem com unhas e dentes a triste era demotucana, são os mesmos que lamberam as botas dos milicos, em 1964. Com esse tipo de gente, não existe qualquer possibilidade de diálogo; só que, lamentavelmente, o governo Dilma não percebeu isso e continua investindo tempo e recursos preciosos em uma “entente” que, seguramente, é impossível. Dilma será “apunhalada” à primeira deixa…

      • Haroldo

        Já que você pediu, mostro, com prazer. Aliás, nem tive trabalho, o Paulo Henrique Amorim fez uma compilação de capas da Veja, há um tempo atrás:

        http://www.conversaafiada.com.br/pig/2010/10/21/nao-perca-as-melhores-capas-da-veja-coitado-do-fhc-e-o-ej/

        A Folha, há pouco, também se prestou a fazer um resumo das denúncias que fez no governo FHC, mas não achei o link. De qualquer forma, me lembro, por exemplo, da manchete de 1997 que trouxe à tona a compra de votos da reeleição. Dos famosos “45 escândalos do Governo FHC”, que o PT usou na campanha de 2002, arrisco a dizer que 60% ou mais surgiram nas páginas da Veja/Folha/Istoé (esta última, era uma revista atuante naquela época).

        Por fim, repito: ou vocês não liam a imprensa nacional no anos 90, ou têm memória fraca, ou só querem mesmo achar uma desculpa pro Waldemar da Costa Neto.

        • eduguim

          A maioria dessas capas – um número ridiculamente baixo em oito anos de governo – foi de escândalos inevitáveis, como a desvalorização do real. Só faltava que a quebra do Brasil ou os grampos do BNDES ou as gravações de governistas dizendo que foram pagos por Sergio Motta não chegassem à imprensa. E cada edição trazia ataques ao PT. Comparado ao que fizeram na era Lula, não é nada. E o que é pior: a oposição praticamente não recebeu crítica nenhuma durante a era Lula, enquanto que na era FHC era tratada como adepta do “quanto pior, melhor” Foram centenas de edições.

          • emanuel rego lima

            Eu, que sempre fui oposição, posso dizer que tanto o Governo FHC quanto o de Lula tentaram desqualificar as criticas e denuncias.
            Collor nem se fala, né?
            Alias, essa é uma pratica muito comum, infelizmente. ( e assumida com destemor pelos respectivos simpatizantes e militancias).

            É verdade que o PT foi chamado de partido do “quanto pior melhor” na era FHC. O Eduardo Lembrou bem…

            Mas se esquece o blogueiro que na era lula fomos apelidados “carinhosamente” de “oposição raivosa”. A Imprensa, por sua vez, ganhou o “mimoso” epiteto de “PIG- Partido da imprensa golpista”, sem que tenha nunca pregado qualquer tipo de golpe…

            Lula disse que iria “EXTIRPAR” o DEM. Tudo bem, foi uma resposta ao infeliz comentário do presidente do DEM em relação ao PT. Mas, se seguirmos nesse passo logo logo estaremos nos comunicando atraves de bordunadas…

            A Verdade é que o Haroldo comprovou a que havia sido posto em duvida pelo Eduardo: As criticas, as denuncias, os escandalos sempre foram um prato cheio para a imprensa, desde antes da era Lula.
            E ouso tentar uma análise que pretende ir além do “nós” contra “eles” ( outra colaboração do Lula para a convivencia democratica…).
            A imprensa vai atras de escândalos, investiga e denuncia ( independentemente da consistência maior ou menor das evidências) especialmente porque isso “vende”.
            Tirar da publicação de denuncias conclusões sobre a “linha politica” dos grandes jornais é um tanto ou quanto forçado.
            E pior, TENTAR NEGAR as evidencias chega a ser patético!!!! ( Palocci que o diga…)
            Aí dá nisso… Quando confrontado com a realidade fica sem ter o que dizer, e parte para ofensa pessoal…

          • eduguim

            A imprensa nunca tentou nenhum tipo de golpe. O de 1964 parece-me um excelente antecedente. E a falta de arrependimento e mea-culpa da mídia mostra que ela continua acreditando no golpe como recurso.

    • Miguel Oliveira

      Uai, a pasta rosa não era do ACM, o rei do dossiê? ACM tinha dossiê para tudo e para todos. E era exaltado pela mídia. Naquele tempo dossiê era bom. Só depois do “dossiê dos aloprados”, que aliás ninguém viu, que foi devidamente escondido, porque se dizia que era sobre o superfaturamento de ambulâncias, cujo beneficiário era o sr. José Serra. A falcatrua estava prestes a ser desmascarada, e a mídia, mais um delegado da PF se encarregaram da armação para desviar o assunto da opinião pública. Infelizmente o PT, como sempre, perdeu a grande chance de exigir que o tal dossiê fosse mostrado. o que a mídia e o delegado não fariam de jeito nenhum, porque ou era falso, ou acabaria com o Serra.

  • Aquiman Costa

    Isso mesmo Edu!

  • Avelino

    Caro Eduardo
    O PIG tem lado, de acordo com Marx, e é o mesmo da FIESP, CNI, UDR, CCC entre outras siglas.
    Saudações

  • El Cid

    conte comigo tbm Edu !!! temos q valer do uso da cidadania…

  • MARCIO BASTOS

    Tive olhado estes dias os jornais e a televisiva, vejo que elas começam usar mesma tática seletiva de informação com a presidenta Dilma Roussef, o mesmo utilizado de forma intensa no governo Lula, acho que efeito de credibilidade foi para espaço a muito tempo, achava na minha percepção que isso já estava superado pela imprensa Golpista e seus marionetes jornalista pago, agora vem este escândalo na Inglaterra(sempre começa lá) liberalismo pratica na sua forma mais bruta, e seus efeitos colaterais, e lá já se fala em um aumento na regulamentação da mídia em geral, estou à posto.

  • Afonso

    Estão fazendo com a Dilma o mesmo que fizeram com o João Goulart. Abram o olho com esse Nelson Jobim.

  • Milton Roberto freitas

    Edu veja esta postagem.
    TCU veta parlamentares empresários
    O Tribunal de Contas da União (TCU) quer acabar com os negócios de empresas pertencentes a deputados e senadores com o poder público federal. O tribunal recomendou ao Senado e à Câmara que cumpram a determinação constitucional que proíbe os parlamentares de manterem por meio de suas empresas esses contratos enquanto estiverem no exercício do mandato.

    Constam da lista, segundo informações fornecidas ao Estado por um parlamentar, os nomes do deputado Paulo Maluf (PP-SP) e do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE). Mas a lista é bem mais extensa e foi entregue ao Conselho de Ética da Câmara. A decisão de determinar aos parlamentares que parem de fazer negócios com a União foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do último dia 11.
    Edu eu não sou jurista,mas os parlamentares que tem radio e tv e jornais não estariam proibido também de ter publicidade estatais.

  • helio menezes de oliveira

    Edu, seja bem vindo. Estamos juntos na primera, não vejo a hora de volta as ruas contra esses canalhas, tenho nojo destes caras, vamos nessa.Toca a corneta.

  • Cerraremos fileiras, Eduardo!

  • Estimado Edu:

    Não publicou meu comentário por quê? Recomendar-lhe cautela, ficar apreensiva por vc estar a um passo do “sacrifício”, é motivo?

    Ok, um Tiradentes a mais ou a menos não vai fazer diferença. Espero que vc tenha uma funda “daviniana” que lhe garanta vencer tantos Golias reunidos.

    Sorte!

    • eduguim

      não vetei nada seu

  • Taciana

    EDUARDO, PARA SUA INFORMAÇÃO E NÃO PARA PUBLICAÇÃO, RECEBI ESTA PÉROLA:
    _______________________________________________________________________________________

    “From: [email protected] (não sei quem é, veio através de uma ex aluna que cismou de me recrutar para a Direitona)

    1o) SETE ESTUPENDOS BURACOS !!! (veja o vídeo)

    2o) CONVOCAÇÃO

    O POVO BRASILEIRO ESTÁ CONVOCADO PARA GRANDE MANIFESTAÇÃO

    PARALISAÇÃO

    DIA 1º DE AGOSTO DE 2011, SEGUNDA-FEIRA

    SEGUINDO O EXEMPLO DO POVO ÁRABE, QUE SE CANSOU DO GOVERNO, OS BRASILEIROS NÃO PODEM MAIS SUPORTAR / ACEITAR QUE SEUS GOVERNANTES FAÇAM DESTE PAÍS UM NEGÓCIO DE ENRIQUECIMENTO PRÓPRIO E NOS DEIXEM AO DESCASO DA IRRESPONSABILIDADE DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS.

    PRESTEM ATENÇÃO:

    É O “PAÍS DO TUDO PODE”!

    REFORMA POLÍTICA JÁ:

    REFORMA JUDICIÁRIA JÁ ! REFORMA TRIBUTÁRIA JÁ !

    SOMENTE DESSA FORMA, FICAREMOS COMPETITIVOS COM O MUNDO AÍ FORA (CHINA ETC.).

    JÁ NÃO TEREMOS AS REFORMAS NOS AEROPORTOS E ESTÁDIOS DE QUE PRECISARÍAMOS – A COPA E AS OLIMPÍADAS ESTÃO SE APROXIMANDO, E POUCA COISA NOS FICARÁ COMO ESTRUTURA. SERÃO DADOS ”JEITINHOS”, E PAGAREMOS ALTO, TENHA CERTEZA!
    CARAS-PINTADAS EM AÇÃO: OS POLÍTICOS PRECISAM ESTAR SOB O NOSSO CONTROLE, SEREM NOSSOS FUNCIONÁRIOS, NOSSOS REAIS REPRESENTANTES.
    NÃO À IMUNIDADEPARLAMENTAR!
    NÃO À CORRUPÇÃO!
    NÃO À POUCA VERGONHA PÚBLICA!
    O BRASIL PRECISA MUDAR E VOCÊ PRECISA ESTAR CONOSCO. SOMENTE UNIDOS, IREMOS MUDAR O NOSSO PAÍS.

    NOSSO POVO ESTÁ MORRENDO NAS FILAS DOS HOSPITAIS PÚBLICOS, AMBULÂNCIAS E EQUIPAMENTOS COMPRADOS JÁ DERAM A ALGUMFUNCIONÁRIO PUBLICO SUA COMISSÃO, NO ENTANTO ESTÃO PARADOS, ESTRAGANDO-SE, POIS NÃO DARÃO MAIS LUCRO, SOMENTE DESPESAS. CONTRATAÇÃO DE PESSOAL E ATENDIMENTO DA POPULAÇÃO NÃO ERAM OS SEUS PENSAMENTOS.
    MOVIMENTE-SE, CRIE GRUPOS DE DIÁLOGOS, UNA-SE A OUTROS GRUPOS E ENTIDADES, PROCURE A COMUNIDADE, SUA ASSOCIAÇÃO DE BAIRRO, SEUS AMIGOS, A IMPRENSA E EMPRESÁRIOS.
    SOMOS UM POVO PACÍFICO, SIM, E NÃO PRECISAMOS DA VIOLÊNCIA PARA FAZER VALER OS NOSSOS DIREITOS, MAS NÃO PODEMOS FICAR DE BRAÇOS CRUZADOS ESPERANDO ESSA CORJA DE POLÍTICOS CORRUPTOS E FORMADOS PELOS SEUS PRÓPRIOS INTERESSES SE INTERESSAREM POR NÓS. PRECISAMOS AGIR E MOSTRAR QUE NÓS OS ELEGEMOS E QUE É POR NÓS QUE ELES ESTÃO NO GOVERNO E QUE, POR MENOR QUE SEJA O DESLIZE, NÓS TEMOS O DIREITO DE CAÇAR O SEU MANDATO.
    PRECISAMOS DE UMA POLÍTICA LIMPA, DE CARÁTER E SERIEDADE.
    FORTALECER OS PODERES LOCAIS, COMUNIDADES E BAIRROS NO CONTROLE DE SUAS FINANÇAS E PRIORIDADES, COMO NOS EUA.

    O BRASIL TEM-SE MOSTRADO UM PAÍS RICO – RICO EM PETRÓLEO, MINERAIS, TURISMO, CULTURA ETC. AGORA PRECISA APRENDER A DIVIDIR ESSA RIQUEZA COM SEU POVO, ATRAVÉS DE UMA MELHOR EDUCAÇÃO, SAÚDE PÚBLICA, SEGURANÇA E ESTRUTURA INDUSTRIAL E PRODUTIVA, PARA QUE ASSIM POSSAMOS TER UM PAÍS JUSTO E FORTE.
    PROGRAME-SE, SEGUNDA FEIRA, DIA 1º DE AGOSTO, TODO O BRASIL NAS RUAS, PROTESTANDO E EXIGINDO MUDANÇAS, OU NUNCA SEREMOS LEVADOS A SÉRIO E FICAREMOS SEMPRE NO TERCEIRO MUNDO. E OS POLÍTICOS CONTINUARÃO SE ENRIQUECENDO E DESFRUTANDO OS BENEFÍCIOS DA VIDA PÚBLICA CORRUPTA. OS MINISTROS DO STF E DO STJ NÃO DEVERÃO MAIS SER NOMEADOS PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, LULA, ALÉM DE SEU ADVOGADO PESSOAL NOMEOU TODA UMA SÉRIE DE MILITANTES DO PT DA PIOR ESPÉCIE PARA MINISTROS DO SUPREMO. DEVERÃO SER NOMEADOS POR UM COLEGIADO DE MAGISTRADOS, LEVANDO EM CONTA SUA NOTORIEDADE , CONHECIMENTO JURÍDICO E, SOBRETUDO, SUA HONESTIDADE.
    CHEGA !!!!
    PODEMOS EXIGIR MUDANÇAS, FAÇA A SUA PARTE !!!!
    ENVIE ESSA MENSAGEM AO MAIOR NÚMERO DE PESSOAS QUE VOCÊ PUDER.

    _______________________________________________________________________________________

    Explicando:
    1. O vídeo ataca o Congresso no último buraco.
    2. A tal convocação é uma salada e cheia de figuras em cada intervalo, que não abri para ver o que é.
    3. A minha providência nesses caso é não repassar para ninguém(às vezes, quando cabe, repasso para desmanchar a mentira)
    Taciana.

  • Hope

    Você realmente imagina que haja um complô contra o PT e Lula? Suas ideias são paranóicas… Já pensou em buscar tratamento? Nossa…

    • eduguim

      na falta de argumentos, insulta. típico

      • Hope

        Insulto? Estou preocupado com você, de verdade.

        Ou então prove que os jornais estão com complô contra o PT. Do contrário, isso mais se parece com paranóia, teoria de conspiração, essas coisas bem típicas da esquizofrenia.

        • Haroldo Mourão Cunha

          HOPE? Cara, tenho uma enorme esperança que o tempo faça as pessoas, como você, encontre a “Caverna dos cérebros perdidos”. Eu já encontrei, se é isso que tu está pensando em responder! Beijos nas crianças.

          • Haroldo Mourão Cunha

            “…encontrar a…”

  • Marcos Lins

    Meu amigo, 8 anos de governo do PT só trouxeram corrupção desenfreada, saúde pública precária e a pior segurança pública de todos os tempos dessa nação.

    O boom econômico que veio nesta última década deve-se tão somente as reformas liberais e ao plano real oriundos do governo FHC.

    O PSDB é e sempre será a matriz de qualquer coisa boa que se faça no Brasil.

    E lembre-se de duas coisas:

    1º Lula foi contra as bolsas e o plano real, e o pagamento da dívida externa e a lei de responsabilidade fiscal e a reeleição, etc, etc, etc.

    2º Quanto “azelites”, estas nunca estiveram tão ricas e prósperas como no governo do PT.

    Repense.

    • Juliano Santos

      Meu caro, você acha que se o Edu “repensar’ passará a achar que “O PSDB é matriz de tudo de bom que se fêz ou se faz no Brasil?
      Hilário

  • Maria José Rêgo

    O PT deveria usar o seguinte slogan: “Vote no PT por ser o único partido verdadeiramente fiscalizado pela imprensa brasileira”. É por essas e outras que eu sou eleitora do PT.

    • maria jose

      Este é meu lema: voto no pt que é o unico partido fiscalizado dia e noite 365 dias por ano pela imprensa, enquanto ela fizer esse serviço especifico votarei no pt p sempre, porque vou me arriscar com outro partido que ninguem toma conta? Jamais. PT FOREVER!

  • Maria José Rêgo

    Emanuel Rego Lima, o texto abaixo é para você que afirma “…sem que tenha nunca pregado qualquer tipo de golpe…”

    Cineasta espinafra a Folha: “Jornalismo da pior espécie”; jornal se cala
    Por Alceu Nader 18/08/2005 às 15:15

    Numa das raras vezes em que não responde com pouca educação ou justificativa pelo erro cometido…

    Numa das raras vezes em que não responde com pouca educação ou justificativa pelo erro cometido, o “Painel do Leitor” da Folha de S.Paulo de ontem trouxe o indignado protesto do cineasta Fernando Meirelles (“Cidade de Deus”). A sorte de Meirelles foi ter respondido por e-mail – sua resposta, portanto, foi documentada. Ao contrário da maioria das vezes em que o jornal é contestado, desta vez não houve respostas mal-educadas nem atribuições a terceiros. O jornal poderia ter pedido desculpas pelo enorme equívoco. Mas isso não faz parte do manual de bons modos da imprensa brasileira.

    A espinafrada do cineasta no jornal foi a seguinte:

    Tenho uma forte reclamação a respeito da Folha. Questionado por e-mail, na sexta-feira, sobre minha opinião sobre um possível impedimento para o presidente Lula, escrevi uma resposta curta, mas claramente contrária à idéia. Chamei esse debate de oportunista e disse que cabe às urnas julgar Lula no ano que vem. Não havia margem para dúvida.

    A Redação, no entanto, conseguiu separar duas palavras da primeira linha da minha resposta e publicou apenas: “O cineasta Fernando Meirelles, por sua vez, acredita que existam ‘razões de sobra’ para iniciar o debate”. Com isso, inverteu completamente o sentido do que havia sido dito. Jornalismo da pior espécie.

    Começo a achar que pode haver mesmo um certo golpismo da oposição com o apoio da imprensa, interessada em criar climas para vender jornal. Eis as perguntas seguidas das respostas que mandei ao jornal.

    Pergunta: O senhor acredita que haja razões para abrir impeachment do presidente Lula?

    Resposta: Há razões de sobra, mas, como todos nós sabemos, nos últimos 30 anos, pouquíssimos políticos foram eleitos com verbas declaradas corretamente. Só que ninguém nunca foi punido por isso. Portanto, se houver o impeachment neste caso, serei forçado a concordar com Lula: terá sido mesmo um complô das “elites”.

    Pergunta: O senhor acredita que haja condições políticas para isso?
    Resposta: O oportunismo e o interesse político dos adversários podem criar as condições para isso. Mas de um processo de impeachment é tudo o que o país não precisa agora. Há outras medidas a serem tomadas. Vamos brincar de democracia e deixar que as urnas decidam esta questão no ano quem vem, mas já com novas regras de financiamento de campanha.

    Se isso não uma pregação ao golpe, então não sei o que isso significa para você.
    Abraço,
    Maria José Rêgo

    • emanuel rego lima

      Pois é, Maria José…

      Se vc acha que é golpismo defender a abertura de um processo previsto na Constituição Federal….
      Ok…. Vc pode até pensar assim, mas então haverá de concordar que os alegres “caras-pintadas” do inicio dos 90 foram “golpistas”!
      E mais, que o Collor de Mello foi vitima de um “golpe”.
      Tadinho….

      Não sei porque, mas me lembrei agora de uma frase do Millôr Fernandes, que vale como um tratado de ciencia politica:

      “Democracia é eu mandar em você.
      Ditadura é você mandar em mim.”

      • Haroldo Mourão Cunha

        Meu caro Energumeno, Collor foi o golpe dentro do golpe!

  • Alberto

    Se não houver, no Brasil, uma regulação da mídia nos moldes dos países países desenvolvidos (Inglaterra, França e até os Estados Unidos), nos tornaremos uma anarquia, onde nada funcionará e só os poderosos é que ficarão com a riqueza do país, assim como já acontece hoje, porém, numa escala muito maior. Se nós, o povo, não exigirmos nossos direitos (um Judiciário que realmente faça Justiça, uma imprensa livre e imparcial e que respeite a Lei, melhor Educação, Saúde e muito mais), através ações que demonstrem a nossa indignação e que os poderosos nos levem a sério, senão sofrerão conseqüências. Se deixarmos as coisas como estão, então teremos, dentro de pouco tempo, somente duas opções diante da corrupção, da roubalheira, dos assassinatos e de toda e qualquer ilegalidade cometidas pela elite: ficarmos calado ou ir reclamar ao bispo.

  • globber123

    Se o PT é alvo de denúncias é porque, estando com o poder na mão há oito anos, está praticando e deixando que seus aliados pratiquem todo tipo de corrupção. Simples assim. Não há porque ficar assombrado com isso. Só não vê quem não quer. Vocês petistas são desprovidos de auto-crítica. Mergulham junto com seus “líderes”em qualquer tipo de lama, como se eles não fossem capazes de praticar crimes, ou se os crimes fossem justicáveis pela causa. Idiotas.

  • pedro

    Acontece que o mundo todo na última década teve a melhor melhora dos últimos 50 anos no quezito Indice Gini que mede a distribuição de renda.. Acontece também que o Brasil melhorou mas menos que os demais paises. Em 2006 no quezito indice Gini o Brsil ocupava o DÉCIMO lugar entres os piores paises em se tratando de distribuição de renda. Agora o Brasil, graças ao maior e melhor governo do mundo ocupa o TERCEIRO lugar entre os piores. Nada como enfiar a cabeça na areia e não ver a realide, que convenhamos é teimosa. Quem quizer tomar um chá de realidade digite ONU indice gini brasil 2011. A classificaçao de 2006 é só tirar a cabeça da areia que logo aparece. Para o Brasil ser considerado o PIOR lugar do mundo no quezito distribuição de renda basta mandarem uns “tecnicos” orientar os paises colocados em segundo e primeiro lugar entre os piores.

  • Valter Xavier Gonçalves

    Há muito não lia coisa tão paranóica e fora da realidade….
    E saber que a elite corrupta do PT diverte-se e manipula a militância enquanto se refestela nas estatais, fundos de pensão, DNIT´s da vida, o escambau.
    Sugestão: tente criar um blog semelhante aos nassif e Amorim da vida. Petrobrás, BB, CEF estão aí para patrociná-lo.

    • gil de santos

      Alguns babacas que se acham politizados, esclarecidos e que só leem VEJA e assistem ao JN não conseguem enxergar a corrupção nos governos do PSDB e DEM. Não conseguem por limitações de raciocínio ou por alienação mesmo. As roubalheiras desses partidos são sofisticadas, bem engendradas e como se não bastassem, contam com a proteção da imprensinha desonesta. Um exemplo de roubo descarado mas que o cidadão comum teria dificuldade de entender caso fosse noticiado é: combinar com os amigos para abrirem uma empresa. Essa “empresa” fatura alto vendendo para o estado onde o amigão é governador. Durante toda a existência, essa “empresa” sonega milhões em impostos ao fisco estadual. O “honesto” governador faz seu sucessor que de mentirinha, resolve executar a empresa por sonegação. A “empresa” deve dezenas de milhões de reais e a ela é oferecida uma generosa negociação: algo como pagar apenas 10% da dívida que é prontamente aceito em imóveis. Só que pessoas do mercado imobiliário avaliam que esses bens só valem 2% da valor original da dívida. Resumo: o empresário que pagou seus impostos religiosamente sente que fez o papel de idiota. Conclusão: Os dois envolvidos (ambos do PSDB), gozam de grande prestígio na imprensa mentirosa, desonesta. Denuniciem os corruptos, mas o faça esquecendo as cores partidárias. Isso seria jornalismo de verdade.

    • PAULO VARGAS

      Quero dar os aprabens ao Edu e contradizer o sr Valter, pois a muito nao via um artigo com tanta lucides e nao lia exatamente o que esta me preocupando nomomento, ou nos reorganizamos e botamos a boca no trombone, contra a Imprensa Golpista, ou vamos pagar muito caro, pois a ação destes meios esta violenta e creul contra o governo, e por conseguinte contra o povo que este governo defende e nós sustentando eles. ja começo minha parte repasssando este artigo a todos os meus 2500 contatos.

    • Haroldo Mourão Cunha

      Para alguém que não possue cérebro, até que ele sabe escrever. Ou ele só aprendeu juntar as letras? Será esse cara um E.T. cooptado pelos antigos donos do governo? Um “jornalista” da VEJA a FOLHA no GLOBO pela ótica do ESTADÃO? ” – Santa Dúvida, Batman, que tal chamar-mos o Chapolin Colorado para nos ajudar?” Diria o Robiiinnn das Pedaladas.

    • eduardo

      essa cria que fez esse comentário ridículo, deve ser uma das viúvas do serra kkk

    • Marquinhos Santa Fé

      Um conselho Valter, largue as drogas da Veja e da Globo e continue frequentando este blog, assim quem sabe você deixe de ser um alienado!

    • nonato barboza

      Válter, me manda uma cópia do áudio do grampo envolvendo o DEMÓstenes e o o Gilmar Mendes. Aproveita e divulga o raio X do Objeto de 2,5 kgs – segundo Índio da Costa – que atingiu careca do teu correligionário Serra. Pode mandar também a relação das CPI’s dos governos tucanos em SP e MG. Os malfeitos verdadeiros e supostos do PT e aliados todos, ou quase todos, foram divulgados pelo PIG. Se não podes ter respostas para as patifarias desses canalhas – demo-tucanalhas – então cara, deixa de ser besta, bobão!

  • Marcelo Rodrigues

    Edu, estarei nas barricadas ao seu lado.

  • PAULO VARGAS

    Quero dar os aprabens ao Edu e contradizer o sr Valter, pois a muito nao via um artigo com tanta lucides e nao lia exatamente o que esta me preocupando nomomento, ou nos reorganizamos e botamos a boca no trombone, contra a Imprensa Golpista, ou vamos pagar muito caro, pois a ação destes meios esta violenta e creul contra o governo, e por conseguinte contra o povo que este governo defende e nós sustentando eles. ja começo minha parte repasssando este artigo a todos os meus 2500 contatos.
    o LULA precisa nos ajudar, fazer o q ele esta se propondo, ir a rua e falr diretamente com a população, caravanas do LULA Já, vamos para meio do povo provar que a midia é “LOBO EM PELE DE CORDEIRO”

  • Valterlei

    Não entendi bem, mas alguém vai atear fogo nas vestes? Se for quero ser avisado com antecedência para acompanhar o evento. Os petistas vão rir muito, enquanto degustam charutos caros. Bem, fiquei curioso, mas setembro está aí.

  • Guilherme Freitas

    Edu, fiquei com a impressão de que vc está demasiadamente pessimista quanto à situação da militância dilmista e da atuação dela junto à mídia. Ok, concordo com vc que a estratégia dela foi NÃO partir para o confronto: quem fará isso será Lula, agindo na sociedade, utilizando sua figura agora mítica. Dilma assumirá a imagem de um governo mais classe média, inclusive recuperando a tal pedida “ética e moralidade”. Se eu gosto da posição da presidenta? Não, como petista, preferiria que ela partisse para o confronto.
    Agora: o que virá em setembro???? Não pode ser em agosto não? rsrs

  • Carlos Henrique

    Maravilhoso texto! Com exceção da inadequada comparação entre um canalha como Pelé e alguém extraordinário, fantástico como Lula, no resto, concordo com cada letra do que você disse! Seu texto se coaduna com minha proposta, lançada sexta-feira neste espaço, na qual conclamava a mídia alternativa a produzir a contra-informação mais do que necessária para que sejam expostos à população os inúmeros escândalos de corrupção do PSDB e, como consequência disso(e muito mais importante do que o denuncismo em si)que as pessoas percebam os interesses polítcos, o projeto de poder e a estratégia de dominação classista que são o verdadeiro motivo que direcionam a ação da ditadura midiática, constitutída e estruturada nacionalmente como um instrumento de poder de uma setor da Sociedade, uma minoria que beneficia-se da apropriação da maior parte da riqueza nacional, enquanto condena milhões à miséria, e que vem desesperando-se com a modificação progressiva desse modelo excludente, empreendida desde 2003 com a ascensão de Lula ao poder e continuiada por Dilma(os quais,a despeito da maravilhosa mudança que estão levando a cabo, não tiveram a coragem de atacar essa estrutura autoritária de poder, representada pelo controle das comunicação por uma minoria e pela censura do direito de expressão de todos os outros setores da Sociedade), poder que agora, mais do que nunca, aproveitando-se da saída de Lula da Presidência(e da natural redução de seu espaço político)e do fato de Dilma acovadar-se diante dos coronéis eletrônicos, exponencia seu golpismo visando desmoralizar o Governo Federal e conseguiir que os brasileiros votem no grupo que representa os interesses da minoria de privilegiados e do status quo que condenou a maior parte da população à miséria durante mais de 500 anos. Embora a covardia de Dilma seja um dos aspectos que estimularam o recrudescimento do golpismo midiático(que nunca cessou, mas adquiriu novo ritmo ao perceber a fragilidade da Presidenta), Lula também merece muitas críticas nesse aspecto, uma vez que passou oito anos apanhando da mídia e só resolveu reagir um pouco às calúnias dos barões da comunicação no fim de seu mandato, tendo contudo o mérito de transformar essa reação na elaboração de um projeto de democratização das comunicações(subsidiado pelo apôio a inúmeros encontros regionais e por uma Conferência Nacional, organizados pela Sociedade Civil), projeto que poderia ser o mote para que Dilma, aproveitando-se das bases para o avanço montada por seu antecessor, ainda que tardiamente, desse continuidade ao que ele começou e finalmente democratizasse as comunicações neste país, tanto pela aprovação e implantação de uma Lei de Medyos, que garantisse a todos os setores sociais o direito de expressarem seus pontos-de-vista em meios que são concessões públicas e/ou sustentam-se com direito público; como pela universalização de uma banda larga pública e barata, patrocinada pelo estado(outro passo iniciado por Lula, que recuperou a rede de fibra ótica pública que fôra privatizada por FHC e recriou a Telebrás). Entretanto, como já referido nesse texto, o Governo Dilma acovardou-se e a cada dia demonstra que abandonou esses projetos : a Lei de medyos foi esquecida no Congresso e a universalização da banda larga caminha para a privatização, ou seja, para ser realizada pelas multinacionais do setor(que invadiram o Brasil com as canalhas privatizações do FHC)o que garantirá que os usuários de INTERNET neste país continuem limitados a uma determinada classe social e às cidades maiores. São recuos como esse que são percebidos pelos barões da comunicação. Sem contar um outro tão terrível quanto os primeiros; e que nunca foi realizado por Lula : O Governo Dilma, com medo do denuncismo, “dança” conforme a música da mídia. Ou seja, acreditando que com isso aplacará a sanha dos barões da comunicação e de seus “jornalistas” amestrados, a Presidenta corrobora as inúmeras denúncias midiáticas; realizadas sem fundamentação legal e que negam o direito de defesa aos acusados; passando a condenar previamente de acordo com os “julgamentos” dos barões da comunicação, o que, além de violentar princípios elementares do estado de Direito e da justiça, a fragilizia ainda mais e obviamente nem de longe acalma o ódio dos coronéis eletrônicos. Pelo contrário, sentindo-se fortes diante da passividade da presidenta, esses canalhas estimulam-se a lançar, através de seus lacaios de gravata, uma quantidade ainda maior de mentiras e ataques contra o Governo Dilma e seus aliados estaduais e municipais, enquanto calam-se diante da roubalheira dos partidos conservadores. Por sinal, para que você(que mora numa cidade e num estado controlados pela direita, portanto onde não existem denúncias contra tais administrações, apesar da gritante corrupção de ambas)tenha um ideia do recrudescimento dos ataques midiáticos às administrações que apóiam o Governo(na esferal estadual, mas principalmente na municipal, devido às eleições de 2012), em Recife, cidade administrada pelo PT há 11 anos, tornou-se uma verdadeira obsessão da mídia conservadora(Globo à frente, mas também das outras emissoras e dos jornais locais)retirar o partido do poder municipal, impedindo a reeleição do Prefeito João da Costa. A Globo e seus asseclas estão em guerra contra o prefeito, chegando a extremos antes inimagináveis mesmo para eles, como o de colocar “jornalistas” em cada ponto de engarrafamento da cidade(os quais, como em qualquer metrópole do mundo, são inúmeros e imensos)ou até mesmo de filmar buracos nas vias públicas. Nem preciso dizer que ações exitosas da prefeitura, como a construção de moradias para pessoas que antes viviam em fevelas, o orçamento participativo ou a educação municipal que é uma das melhores do Brasil, são censuradas, tudo com o objetivo de realizar o sonho dos conservdores midiáticos, retomar a Prefeitura em 2012, o que tenho certeza que não conseguirão, uma vez que a população daqui não deixa-se enganar pelo golpismo da mídia. Contudo o mesmo pode não ocorrer em outras partes do Brasil, onde os ataque são os idênticos, e é por isso que precisamos reagir. Deixei uma ideia, e pelo jeito você tem outra que considera melhor. Apoiarei aprioristicamente qualquer projeto seu que vise acabar com esse golpismo e permitir aos brasileiros o direito de informarem-se de modo democrático, ouvindo todos os setores envolvidos, sobre a realidade nacional; como também compreender os motivos que levam a que apenas uma classe social expresse seu projeto político sem contestação. Espero que a Sociedade Civil organizada também participe dessa luta. De minha parte, contribuirei com recursos e ideias para que a sua reação seja exitosa, já que de ações desse tipo depende a construção da liberdade neste país.

  • P. Ilianovic

    Òtimo! Desde os ataques desferidos por Veja à UnB, tenho pensadoo muito em como furar o bloqueio da grande mídia e tentar falar a um número maior de pessoas. Espero com ansiedade.

  • Fátima Soares

    Para desvelar o péssimo fazer político dos tucanos paulistas basta perguntar o que o Estado de São Paulo tem feito para e por seus habitantes? Afinal, para que serve esse governador além de fechar delegacias, aumentar pedágios e principalmente, esconder-se no palácio. Vamos resgatar suas promessas de campanha e provar que nada foi feito e sabemos nós, nada será feito!

  • Lucio PB

    Caro Edu,

    Que Deus te ouça e os anjos digam amém!!! Pois algo precisa ser feito. Unidade é palavra chave. Estamos contigo.

  • marcio bastos

    Em campinas fato estranho, no inicio manchetes , quando a coisas começaram a chegar na sabesp…a oposição e imprensa ficaram mudas…ai tem.

  • Ivan Monte

    Um idiota “valter” escreve um bocado de sandices e nós ficamos perdendo tempo com essa carniça…

  • Ivan Monte

    Tags: Civita, comunicação, corrupção, folha, Frias, globo, marinhos, Mesquita, mídia, moral seletiva, psdb, pt, veja…

  • Carlos Eduardo Luz

    É isto mesmo Edu….não podemos mais ficar de braços cruzados… vamos a luta. Um antigo revolucionário brasileiro e tambem poeta chamado Geraldo Mourão dizia que o Brasil não tem POVO tem PÚBLICO…vamos desmenti-lo… vamos junto!!!!!