A reação do PT e o novo Cansei

Manifesto

As notícias saíram melhores do que a encomenda. Os assuntos que ora serão abordados têm sido objetos de infatigáveis postagens neste blog e corroboram tudo o que vem sendo dito aqui sobre a condução política do governo Dilma Rousseff e a sua irresponsabilidade em não combater uma praga que assola este país, a corrupção midiática.

Primeiro, reproduzo, abaixo, uma das muitas notícias que saíram nesta sexta-feira (02/09) sobre o 4º Congresso do PT, a realizar-se neste fim de semana em Brasília. Nesse texto da Folha de São Paulo figuram fatos que têm sido ignorados por pessoas de boa fé que querem apoiar incondicionalmente o governo Dilma, mas que o estão prejudicando com tal apoio.

—–

Folha de São Paulo

2 de setembro de 2011

Cúpula do PT defende controle da mídia

O comando do PT elaborou documento em que ataca a imprensa e defende o controle da mídia no Brasil. No texto, apresentado ontem à Executiva Nacional como proposta de resolução para o 4º Congresso do partido, o PT defende o fim da propriedade cruzada em veículos de comunicação, a “democratização” da mídia e a “quebra do monopólio”. Apesar disso, o partido sustenta que é contra qualquer tipo de censura.

A Folha apurou que o governo tende a encampar o veto à propriedade cruzada de meios de comunicação. A ideia seria acionar o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para obrigar grupos que têm várias plataformas a se desfazer de parte das concessões. A resolução preliminar diz que a falta de um marco regulatório e a concentração do domínio midiático “tolhem a democracia”, “silenciam” e “marginalizam”, “criando um clima de imposição de uma versão única no país”.

Em tom bem mais agressivo do que o do 3º Congresso, de 2007, o texto condena “certos veículos que flertam com mecanismos ilegais”. O partido afirma que, após participar de “conspiração que tentou derrubar, sem êxito, o PT e Lula”, setores da mídia lideram agora “campanha pela faxina” no governo.

Falcão

Falcão, que está condensando o texto, lembrou em entrevista que o ex-ministro Franklin Martins (Comunicação Social) já apresentou proposta semelhante no governo Lula.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo (PT-PR), que participará do encontro, disse à Folha que essa não é a pauta do governo: “É insensato. Lutamos para escrever na Constituição que não pode haver controle prévio e censura”.

Segundo Bernardo, a Lei Geral de Telecomunicações, em discussão no ministério, regula a concessão de emissoras de rádio e TV, mas não de jornais, revistas e internet. O secretário de Comunicação do PT, André Vargas (PR), porém, diz que o partido não vai se curvar ao governo. Para ele, “a sociedade pode resolver constituir um conselho” para controlar a mídia impressa e a internet.

Com 109 pontos, o documento busca proteger a imagem do ex-presidente Lula e minimiza a ideia de que Dilma é mais rigorosa no combate à corrupção. “Nunca antes na história deste país a corrupção foi combatida com tanta profundidade, sem protecionismos partidários, como nos governos Lula e Dilma”, afirma o documento.

O texto aponta a luta contra a corrupção como “compromisso inarredável do PT e do governo” e diz que a oposição não tem credibilidade para pregar uma “faxina”.

—–

Tudo isso não é novo. É antiga a preocupação do PT com a posição política do governo Dilma ao tentar se compor com a imprensa golpista agradando-a com a desistência do controle social da mídia e achando que seria bom para a imagem da presidente que ela se apresentasse como um Jânio Quadros de saias, de vassoura em punho contra “corrupção” em um governo que ela mesma acabara de montar enquanto os tucanos e a mídia ignoram, escandalosamente, a corrupção nos Estados e municípios governados pela oposição.

Mas, como se disse neste blog na última segunda-feira (29/08), A melhor coisa que poderia ter acontecido ao Brasil foi a Veja ousar tanto quanto ousou em seus delírios de poder.

O prodígio de sem-vergonhice daquela revista, derramado sobre o país na manhã do sábado passado (27/08), espera-se que faça o partido finalmente renunciar à adesão parcial que vinha dando à “estratégia” furada do governo Dilma que levou a sua titular a prestigiar a festa de aniversário da criminosa Folha de São Paulo, que tantos ataques à democracia tem em seu currículo, e que faça o governo propor ao Congresso uma lei que acabe com a absurda concentração de propriedade de meios de comunicação que há no Brasil, sem prejuízo da responsabilização criminal desses meios ao cometerem abusos como o da Veja.

O PT até parece ter ouvido os alertas que foram feitos neste blog sobre o novo Cansei que se desenha e germina como efeito do alarde midiático sobre corrupção exclusivamente no governo do PT e que esse governo, da forma como vem agindo, admite que existe. Vejam, abaixo, a outra notícia a que se refere o título desta postagem.

—–

O Globo

2 de setembro de 2011

Movimentos na internet contra a corrupção ganham força

RIO – A indignação da sociedade após a deputada Jaqueline Roriz se livrar do processo de cassação do mandato na Câmara dos Deputados aumentou a adesão dos internautas a protestos contra a corrupção divulgados pela internet. No Facebook, a “Marcha Contra a Corrupção em Brasília” conseguiu metade das 11 mil adesões, somente nos dois dias seguintes à absolvição de Jaqueline. Já na página do movimento “Reação contra a Corrupção – O Brasil de Luto” , cerca de duas mil pessoas confirmaram presença logo após a decisão da Câmara.

VOTE: Você vai participar de algum protesto contra a corrupção?

NO LIMITE DA ÉTICA: Conheça algumas das brechas de corrupção no governo

INFOGRÁFICO: Relembre os escândalos no governo Dilma

– A manutenção do mandato da deputada fez o nosso movimento explodir. Sabemos que nem todos que confirmaram presença vão poder ir, mas esperamos reunir pelo menos dez mil pessoas no protesto – conta o empresário Walter Magalhães, de 28 anos, que com mais duas amigas organiza a marcha em Brasília.

O movimento Brasil de Luto conta nesta quinta-feira com 21 mil adesões de vários estados do país. A ideia é fazer a população se vestir de preto no feriado do dia 7 de setembro para mostrar a sua indignação contra os corruptos e a impunidade no país.

– Todo escândalo mexe com a nossa vontade de reagir. Nosso movimento cresce no boca a boca. Mas ainda pode ser maior. Mais de 80 mil pessoas receberam convites do protesto pelo Facebook – conta a empresária Ilze Papazian, de 44 anos, organizadora do protesto.

A marcha em Brasília está marcada para as 9h no Museu Nacional. A ideia, segundo os organizadores, é seguir em passeata até o mais próximo possível do palanque onde ficarão os políticos que vão assistir à Parada Militar de 7 de setembro.

– É um movimento pacífico. Só queremos mostrar a nossa indignação. E conscientizar que também somos responsáveis pelo alto índice de corrupção no país – ressalta Walter, que também pede que os manifestantes vistam preto ou nariz de palhaço.

Os dois movimentos fazem questão de se apresentar apartidários. Nos manifestos, ainda ressaltam a importância de não levar bandeiras ou símbolos de qualquer partido.

– É a primeira vez que me envolvo em um manifesto. Fui empurrada pela minha indignação e pela impaciência de ver tudo muito quieto por parte dos principais interessados e acabar com essa situação: nós, o povo – desabafa Ilze.

Outro movimento pelo Facebook, o Todos Juntos contra a Corrupção já conseguiu mais de 20 mil confirmações de presença para o ato de protesto no dia 20, na Cinelândia, no Rio de Janeiro. O protesto chegou a ser tema de reportagem do jornal espanhol El País .

—–

Isso vem sendo armado há muito tempo. A célebre matéria do correspondente do periódico espanhol El País Juan Arias foi combatida duramente neste blog há meses, pois então já se percebia, aqui, o que estava sendo tramado, sobretudo com a ampla repercussão que aquele discurso hipócrita ganhou da imprensa golpista local.

Para concluir, resta dizer que esses movimentos podem até sair à rua, mas seus mentores intelectuais enfrentarão oposição de pessoas como as que acompanham a luta deste blog e do Movimento dos Sem Mídia, que, certamente, darão uma resposta, pois os que hoje relutam em reagir, vendo o que a direita está armando, entenderão que a luta, agora, será na rua e que isso poderia ter sido evitado se Dilma não tivesse sonhado com uma Paz dos cemitérios.

Aos novos cansados, pois, quero dizer que podem vir quente que nós estamos quase fervendo. Só precisamos de vossas manifestações teatrais para atingirmos o ponto de ebulição. Vocês não perdem por esperar, sobretudo agora que o PT começa a acordar.