Baixarias e Kassab fortaleceram Lula e debilitaram Serra em SP

Análise

Pesquisa Datafolha publicada neste domingo (11/12) revela quadro político inédito na cidade de São Paulo e insinua que o aumento da popularidade do ex-presidente Lula que acaba de ser detectado, e que influencia o voto para prefeito de 48% dos paulistanos, pode ter aumentado ainda mais nas regiões do país em que ele sofre menor resistência do eleitorado.

A sondagem também revelou disparada da rejeição do ex-prefeito, ex-governador e ex-candidato a presidente José Serra em São Paulo. Incríveis 35% dos paulistanos desaprovam o tucano. Além disso, o prefeito Gilberto Kassab, que se elegeu na esteira da expressiva aprovação que o padrinho político detinha na capital paulista, amarga rejeição de 40%.

Segundo o Datafolha, em 11 sondagens que fez até hoje sobre a influência de Lula na política paulistana, nesta última a popularidade dele bateu recorde, tendo subido oito pontos percentuais desde a sondagem anterior, feita em setembro.

A lógica permite inferir as razões desse quadro.

Como se não bastasse o fato de que adoecer sempre torna a pessoa menos antipática a seus críticos, a baixaria praticada à larga na internet por antipetistas e antilulistas fanáticos diante da notícia de que Lula fora vitimado por doença mortal, chocou o país.

Ciente dessa faceta do brasileiro de ser solidário em situações assim, a mídia alinhada ao PSDB, percebendo o erro político que estava sendo cometido, tratou de se distinguir dos energúmenos que chegaram a comemorar o infortúnio de Lula, apesar de veículos como a Veja terem orientado seus colunistas a instigarem aqueles sentimentos degenerados.

Quanto ao aumento da rejeição a Serra, decorre da percepção dos paulistanos quanto à expressiva piora que a qualidade de vida sofreu na capital paulista. Kassab vai se tornando uma espécie de Celso Pitta e seu padrinho tucano uma espécie de Paulo Maluf.

Assim como Maluf e Pitta chegaram a ter recordes de popularidade em São Paulo e depois caíram em desgraça quando o resultado de suas administrações desastrosas começou a ser sentido – fenômeno que acabou elegendo Marta Suplicy, que reergueu a cidade –, o mergulho paulistano no caos vai despertando parte desse povo de seu delírio conservador.

Não se pode deixar de abordar, também, o fracasso retumbante do esforço hercúleo da mídia para destruir a imagem de Lula, esforço esse que se agravou depois que ele deixou a Presidência. Este ano foi marcado por uma artilharia midiática contra o ex-presidente que pode ter até superado a dos anos anteriores.

Nos primeiros dias de janeiro, logo após Lula deixar o cargo de presidente, recomeçaria, com força redobrada, a eterna campanha para desmoralizá-lo, campanha que teve início em 1989 e que nunca mais parou.

O caso dos passaportes dos filhos de Lula, o bombardeio de matérias “jornalísticas” que ainda o acusam de ter legado a Dilma “herança maldita” e ministros corruptos, nada disso surtiu efeito. Pelo contrário: o fato de o ex-presidente ter se tornado mais popular em São Paulo permite supor que nas regiões do país em que sua aprovação sempre foi mais alta, agora deve estar beirando a unanimidade.

Sendo assim, essa pesquisa eleitoral, feita pelos piores inimigos de Lula, deixa ver como ele vai se tornando uma lenda viva que, novamente, propiciará ao PT recordes de vitórias eleitorais. Mas, acima de tudo, revela que só restou à mídia o poder de gerar crises administrativas em governos, porque a opinião pública está se lixando para ela.

PS: a pesquisa Datafolha foi a campo antes da publicação do livro A Privataria Tucana.

146 comments

  • Eduardo, tem algo de conto de vigário no ar. Nem tudo que você apontou acima explica a “aversão” a Serra. Pelo menos não em SP. Sobretudo porque há um ano atrás ele foi super bem votado aqui. Desta forma, há alguma coisa errada, e por que colocar essa pesquisa agora? Por outro lado, independente do candidato petista, a porcentagem ´de eleitores do PT, de cara, é acima de 15%, com ou sem influência de Lula que, do meu ponto de vista, nunca foi o divisor de águas por aqui. As derrotas petistas nessa capital me dão razão, infelizmente. Mas, enfim, essa conversa deve tr algum outro objetivo.

    • Tem certeza de que você vive em SP? Só quem sabe o que virou isto aqui é capaz de entender por que Serra está sendo responsabilizado pelo desastre Kassab

      • Eduardo, embora a midiona atue em bloco contra o PT, parte dos efeitos que você nota podem ser atribuídos às brigas internas. A FSP frequentemente solta notas contra algo da gestão Alckmin (especialmente seu cunhado e grupo Controlar) e O Estadão dá mais vazão às críticas a Serra. Aliás, só O Estadão falou do livro de ARJr.

        Essa autofagia interna, que deve ter começado quando não houve mais cargos federais a distribuir, atrapalha mais a “refundação” do PSDB que qualquer fator externo. Afinal, as denúncias levantadas por PT/PMDB/etc não chegam à imprensa mesmo…

        Sem contar o livro do Amaury, o que aparece não é resultado de vazamentos locais? E o próprio livro não foi inspirado por uma questão interna do partido MG vs SP?

    • Contar aqui o que houve no correio para os internautas.

      Falei com o cara que me atendeu: Sabe o que é isto aí? É um livro que está sendo enviado para o PGR, Roberto Gurgel, sobre a Privataria Tucana. Enquanto prenchia o AR, falei com ele sobre a venda do Banerj, a venda da vale e da lavagem de dinheiro.

      Quando ele terminou de me atender, perguntou: Como é o nome do autor? Eu disse o nome e ele disse, vou comprar este livro.

      Boca a boca, foi assim que a marca pentel, de lápis, começou a fazer sucesso. O livro do Amaury, além de ter esgotado, precisa se divulgado. Aí eu disse se dez mil leram isto e 100 enviem, ele vai receber, mandar jogar no lixo, mas vai perceber que tem gente atenta a ele aqui embaixo, pior é não fazer nada.

      Imagina, depois que ele ler, vai passar isto para outros. E ainda dei o nome dos blogs para ele acessar que estão falando sobre os livros.

  • Edu, no próximo pleito, São Paulo vai formar uma chapa puro sangue ( Cerra / Maluf ),para levar já no 1º Turno. Paulistano é o maior Reacionário , dos Seres Viventes. O Supra-Sumo da Merda.

  • Paulistano também é ser humano. Por mais que, de vez em quando, duvidamos, paulistano tem coração e neurônios. Nem todos têm a alma de um bárbaro bandeirante.

  • O Processo 2002 34 000 29 731 6 TRF 1 existe e foi instaurado no mes 09/2002. A quadrilha está quase toda lá, (está fazendo 9 anos e 8 mesees e pelo visto ninguém foi ouvido nem preso). Processo parado.

  • Discordo, essa pesquisa lê como bem entender e puxa se para o lado que melhor lhe convier.

    Poderia ai ter colocado Marta SUplicy, hipoteticamente, somente para ter noção se a escolha do lula foi certa ou não, faltou isso a pesquisa.

    Dizer que lula dará votos a Haddad, ele não conseguiu para Dilma aqui, no Rio, Brasilia e isso é muito relativo em Sp as eleições são diferentes.

    Ao mesmo tempo que se apregoa que Haddad poderá crescer, tem que ser lido que a rejeição aumentará pelo fato de ser petista e pelo fato das polêmicas como Ministro, por isso acho que Marta seria o melhor nome, ainda mais se tivesse Russomano como Vice.

    Marta já tinha sua rejeição, bem como sua analise como prefeita, por isso o novo agora não daria certa, e sim só quem fez e muito bem para Sp poderia voltar, isso é a Marta. Toda rejeição que Marta tem, Haddad tb terá, digo das igrejas, dos preconceituosos, digo do Enem, digo das cartilhas anti gays nas escolas tudo isso pesara. E no caso de Marta ja tem o seu fator prefeita e boa administradora.

    Não acredito na transferência de Lula para Haddad não, SP é diferente do Brasil e mesmo assim viu como foi a eleição.

    • Como é? LULA não conseguiu transferir votos pra Dilma aí no Rio? A quem você espera enganar, hã? Fui checar os resultados da eleição 2010 aí no Rio (site TRE/RJ) e verifiquei que Dilma, uma ilustre desconhecida dos cariocas, foi a mais votada no 1º turno (43%) e venceu de goleada o 2º turno (61%), tanto na Capital quanto no Interior.

      • No Rio Dilma teve 43% Marina 31% e Serra 22# , como no datafolha puxa se a sardinha para seu lado, oras, um governador reeleito em 1 turno com 66 e uma popularidade do lula tamanha, há de se dizer que não foi nenhuma vitória acachapante de Dilma, né? Veja os números

        Não adianta olhar para a pesquisa e ficar eufórico, porque nem sendo petista Haddad passa dos 5% e olha que o PT por si detém mais de 20% em SP

          • Então tira a pesquisa do texto e coloca como resultado real das eleições conclamadas pelo TSE, esses são os números reais. Por isso que se assustaram em 2010, desprezaram as pesquisas, levou um susto da Marina e ainda mais onde Lula e PT tinham forças, ora não analisar pesquisas profundamente é um erro. Acharam que 90% de popularidade daria a vitória fácil, não foi assim e nunca será, a não ser os tucanos em SP não somem do Estado.

            foram 2 governos estaduais de Sp com lula no governo, 2 prefeituras com lula nas alturas e o PT nem assim conseguiu.

            Continuem menosprezando Russomano, continuem achando que fora da presidência Lula é o todo poderoso. o mal do PT SEMPRE foi a soberba, e o que fizeram com Marta Suplicy foi o fim.

            Fiquem nessa de transferência de voto. Marta Suplicy é do PT, Haddad é o candidato do lula, Dilma é a candidata de Lula e assim vai,

            Isso são números reais procure se informar e saber porque Dilma não foi eleita no primeiro turno, dá uma olhadinha nas transferência de votos.

    • Quem dá votos a Haddad são Serra, Kassab e Alckmin. Agora, com a cidade parada por congestionamentos, assolada por enchentes, prejudicada por constantes apagões e ameaçada pelo crime (organizado ou não), os paulistas, cada vez mais, acordam de seu sono hipnótico.

      • É isso aí, Roberto, os paulistas, cada vez mais, vão acordando do seu sono hipnótico.. Desta vez vai dar PT na Prefeitura e no Governo de SP. Kassab enrolado com a Controlar e Alckmin com a corrupção no Metrô e com as estripulias do seu cunhado.
        Bem lembrado,Edu, a dupla Serra-Kassab é bem a reprise da dupla Maluf-Kassab. Só espero que desta vez não haja retrocesso como aconteceu com a Marta, que arrumou a casa e os paulistas deram a cidade de mão beijada para o PSDB estragar.

  • Li alguns comentários (inclusive aqui) sobra a suposta omissão do PT no caso do livro “A Privataria Tucana”. De fato, o site do Pariido não toca no assunto. Nem o do PDT, nem o do PCdo B. Mas isso não significa que estejam apáticos, “de camarote”, esperando pra ver como é que fica. A essas alturas devem estar lendo e analisando o livro.
    Não esqueçamos que o PT já caiu em muitas ciladas e armadilhas. O livro tem toda aparência de uma apetitosa maçã (que pode estar envenenada). É prudente ficar com um pé atrás nesse primeiro momento, analisar bem os fatos, pra depois se manifestar.
    Aliás, os sites do PSDB e do Democratas, que devem muitas e muitas explicações, também não tocaram no assunto.

      • Esqueceu do “dossiê dos aloprados” e do sigilo bancário do caseiro endinheirado? Pois o PT que fique esperto pra não cair como um “patinho” em outra armação. Só pra constar: Aécio (poupado no tal livro) está varando o pais de norte a sul, fazendo campanha, Portanto, todo cuidado é pouco com esse livro do Amaury (aliado do Aécio, esqueceu isso também?)..

        • Por falar em Aécio Neves, o mesmo esteve em Natal neste final de semana para fazer uma palestra sobre “Choque de Gestão”, aproveitando para fazer campanha em favor do candidato do PSDB ` prefeitura em 2012. Veja o que diz o presidenciável a respeito da prisão de João Faustino (ex-subchefe do gabinete civil do governo Serra) pela Operação Sinal Fechado que, de acordo com o MP do RN, tem claras e evidentes conexões com a CONTROLAR de SP e com Minas Gerais: (ver Operação Sinal Fechado em Minas Gerais: Uma organização com ação nacional, em: http://blogdodanieldantas.blogspot.com/2011/12/operacao-sinal-fechado-uma-organizacao.html)

          10 de dezembro de 2011 às 22:41
          Senador Aécio Neves afirma estar “indignado” com as acusações feitas contra João Faustino
          Durante sua passagem em Natal por Natal hoje o senador e ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves telefonou para o suplente de senador João Faustino e prestou sua solidariedade com relação às investigações da Operação Sinal Fechado.

          Neves e Faustino conversaram por cerca de 15 minutos ao telefone enquanto o pré-candidato do PSDB à presidência da República em 2014, se dirigia ao Aeroporto Augusto Severo. Aécio Neves – que se disse indignado com as acusações contra o político potiguar – veio à capital potiguar para participar de um seminário promovido por seu partido dentro do projeto “Pensar Natal”.
          http://blog.tribunadonorte.com.br/panoramapolitico/senador-aecio-neves-afirma-estar-indignado-com-as-acusacoes-feitas-contra-joao-faustino/66454

          • Puxa, o Aébrio bem que poderia ter aproveitado a oportunidade para se desvencilhar dos tucanos e migrar para o PMDB (que o acolheria de braços escancarados). Ele poderia ter feito um teatro, dizendo que está chocado com a gravidade dos crimes dos tucanos paulistas denunciados no livro do Amaury, com a roubalheira do Faustino e que, desolado e desiludido, decidiu deixar o PSDB, pois ele preza sua honra.

            Hmmm, só estou esquecendo que ele tem rabo preso. Se abandonar o amigo ferido na estrada, esse amigo tem provas suficientes para detoná-lo.

            Essa turma é assim. Um tem provas documentais contra o outro, só por garantia…

        • Epa ! Também não nos esqueçamos do “Dossiê da Previ” de responsabilidade da Ideli Salvatti, da onda de denúncias na primeira eleição de Lula cuja origem vinha dos cofres de Ricardo Berzoini, do caso dos cartões corporativos com envolvimento de Erenice Guerra, do “Dossiê Cayman”.
          E você vem falar em armação ?

          • A inútil “moralidade” seletiva da mídia

            O que faria uma pessoa abrir uma empresa num paraíso fiscal?

            Imagine se a filha ou o genro de Dilma Rousseff o fizessem?

            Ou se este genro de Dilma Rousseff repassasse, desde uma empresa (sua) nas Ilhas Virgens uma bolada de dinheiro para outra sua empresa no Brasil e, acionado por dívidas previdenciárias, não tivesse nem mesmo um automóvel em seu nome para ser penhorado?

            Ou se a filha da Presidenta estivesse respondendo na Justiça pela quebra do sigilo bancário de 60 milhões de pessoas, por acesso indevido aos cadastros do Banco do Brasil?

            Ou se um diretor do Banco do Brasil comprasse, por operações cruzadas, praticamente uma prédio inteiro da Previ, caixa de previdência dos funcionários?

            Tudo isso aconteceu e está documentado no livro de Amaury Ribeiro Júnior, com uma única diferença.

            Os parentes eram de José Serra, não de Dilma Rousseff.

            O que basta para não ser notícia nos nossos “moralíssimos” jornais.

            Quando se age assim, desparece a autoridade moral para criticar.

            E se enganam se acham que vão poder abafar o caso com a falta de notícias.

            O livro de Amaury Ribeiro puxou vários fios da meada imunda das privatizações.

            E este novelo vai ser exposto.

            Ontem, aqui, já mencionamos um deles.

            A AES, empresa americana que comprou a Eletropaulo e a Cemig – de uma forma que deixou até Itamar Franco, dócil às privatizações, indignado – também faz negócios com as elétricas brasileiras a partir das Ilhas Virgens.

            Lá, em algumas simples caixa postal, ficam a dúzia de empresas-fantasmas que exploram a conta de luz dos paulistas e devem um fortuna ao BNDES.

            A imagem é reproduzida de um dos contratos que se fez para encontrar saída para esta escandalosa inadimplência e favoritismo.

            Contratos subscritos pelo srs. Britaldo Soares e Eduardo Berini, que são diretores da Eletropaulo e/ou procuradores de duas dúzias de empresas-fantasmas, que só existem no cartório do paraíso fiscal caribenho.

            A privatização das empresas estatais é o maior escândalo da história do Brasil.

            E, com os jornais ou contra eles, virá à tona.

            http://www.tijolaco.com/a-inutil-moralidade-seletiva-da-midia/

    • Almir, analisar o quê ? Documentos comprobatorios?
      Ahhh, não binca. Aindfa não li o livro. Li a Carta. Basta.
      Infelismente aqui ainda não chegou o “Corrupção Tucana”.

      • Analisar o conteúdo do livro, sim, e discutir que decisão tomar. Você pode tomar a decisão que bem entender, que tudo bem. No entanto, o Partido mais vergastado da História desse país, com inimigos poderosíssimos à espreita, só esperando uma falha, uma pequena incoerência que seja, precisa tomar a decisão certa, baseada na análise dos fatos, e não de ímpeto.

        • Pára com isso, almir, faz favor.
          Caso amaury viesse discutindo com dirigentes do pt a conveniencia e oportunidade de lançar agora e nao depois, o livro, documentadíssimo que explode o serragio, isso provaria que Amaury é inteligente e aprendeu com a arapuca tukana contra ele no ano passado.
          E se amaury, por um acaso ou de caso pensado, tenha recebido atraves de emissarios de aecinho néver um discreto apoio tipo “vá em frente” isso prova que em questoes politicas ou politicamente relevantes, um aliado nao se joga fora.
          É o que eu penso.

    • Infelizmente Almir gostaria de poder concordar com voce, mais infelizmente não é de hoje que a bancada do PT se acovardou, por muito menos a oposição ja estaria fazendo o maior tumulto (pedidos de CPI, encaminhamento ao MP, etc) mais o PT esta parado ha muito tempo, ja aconteceram varias coisas e o PT esta analisando o que????sera que esta fazendo igual a regulamentação das comunicações, depois de 9 anos de governo resolvem discutir mais o que????Ja faz mais de 15 anos da entrega discarada da vale e o que o pt fez???nada, ou será que ainda estão analisando???e o caso da filha do serra o PT ainda esta analisando???Enquanto o PT “analisa”, os grandes assaltantes continuam soltos, gozando de suas fortunas e o pior preparando a sua volta ao poder para 2014. Han! esqueci de mencionar o caso do BANESPA, arquivado pelo PT para talvez poder analisar melhor…
      Mais justiça seja feita,não é só o PT, onde esta a UNE??, onde esta a CUT??? onde esta o PCdoB???etc e pior onde esta a turma do PSOL que não perde tempo em se unir a direita contra este governo e agora não fala nada, cada voce Chico Alencar, que por sinal ficou muito bem numa foto que vi nos jornais junto com o pessoal do DEM e do PSDB comemorando ou pedindo alguma coisa contra o governo, cade a Heloisa Helena???e a Marina, bem esta a gente ja sabe. Sera que estão todos de rabo preso, preocupados unicamente em garantir o seu espaço de poder????
      Sabe,companheiro Almir, as vezes em momentos de desanimo, chego a torcer para a corja que rouba este pais ha mais de 500 anos assuma novamente o poder de direito em 2014, pois de fato eles nunca perderam,pode ser que assim os que estão deitados em berço esplendido resolvam acordar e lutar por uma verdadeira transformação desta nação.

        • Caro companheiro Almir, não fique bravo pois estamos do mesmo lado, eu não perguntei pelas forças armadas porque só perguntei por instituições que num estado democratico podem e devem lutar pela transformação social, forças armadas são para cumprir sua função constitucional de defender a soberania territorial da nação.Infelizmente o que eu quero dizer é que o PT eoutras instituiçoes estão “paradas”, parece que imobilizadas pelo aparato midiatico que mantem a elite mais perversa do mundo (como dizia o saudoso Darcy Ribeiro) no poder de fato deste pais.Até agora, não vi uma misera declaração de ninguem do PT, nem que seja para dizer ,como voce disse, que estão analisando o material, pelo menos isto ja seria uma luz. Abraços fraternos, pois prefiro debater com voce do que com os alienados da vida tipo o EX.

  • Eu “viajo” de Itaquera a congonhas todos os dias,as vezes tenho que ir de metrô.É incrível o estado que está esta cidade. Trânsito ,metrô. Não estou aguentando mais.Porém é incrivel como a imprensa se cala . Até alguns meses atrás a imprensa ensaiou um massacre ao kassab quando ele anunciou a fundação do psd,mas quando o kassab declarou que apoiaria Serra para a prefeitura de São Paulo, pronto ,foi o suficiente pra inprensa transformar a cidade de São Paulo a melhor do mundo.
    Como diz um dos meus vizinhos que não é petista: As vezes é bom o pt entrar ,assim a imprensa descobre que a cidade tá uma mer…,caso contrário ninguém cobra nada das autoridades.

  • Não sei não, quem vai acabar se beneficiando deste tiroteio é o Gabriel Chalita, o que vai ser u desastre para São Paulo. Ele tem o perfil da classe média paulistana. Acho que o presidente Lula se equivocou com a escolha do Haddad. Marta Suplicy amadureceu e tinha mais condições de enfrentar a disputa.

    • Paulo:

      Assim como vc, também tenho dúvidas quanto à escolha de Haddad.
      Ele é muito inexpressivo e a voz é fraquinha demais. Pra ministro tudo bem, não precisou
      de votos populares. Ele não empolga as massas (nem a cheirosa).

    • Gente, vocês vão se surpreender com o Haddad. A Marta é a candidata ótima pra perder, tem um teto ali pelos 10%. Infelizmente o paulistano médio é conservador e machista. O Haddad tem um perfil capaz de agradar a essa parcela da sociedade, neutralizando-lhe o efeito. E é jovem, tem muito chão pela frente, até pra ser o sucessor da Dilma , daqui a 7 anos.

      • Marta um teto de 10%? nunca! Marta sozinha ganhou o Senado porque o PT empurrou ela para lá perder mesmo e não fazer sombra ao Mercadante, por si só e mesmo enfrentando Netinho na periferia ela venceu.

        É fácil achar que Haddad crescerá com o Apoio de lula e ignorar o bom candidato que é Russomano,

    • Marta é a única, entre os candidatos citados, que realmente tem tesão em governar essa cidade e pensa São Paulo não como província e sim como vanguarda, sem contar que o vírus de conversa de salão de cabeleireiro, inoculado pela mídia sobre ela, desde 2004, virou o fio por excesso de dosagem e uso.

      É eleição para varrer o que resta de ranço hereditário em Sampa.

      Ainda é tempo, Marta candidata.

  • AÇÃO CAUTELAR

    IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA PROMOVIDA PELO MPF (MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL) CONTRA 18 ACUSADOS ENTRE ELES O TESOUREIRO (ARRECADADOR) DAS CAMPANHAS DE SERRA E FHC EM ELEIÇÕES ANTERIORES, PRIMO, AMIGOS, SÓCIOS E EMPRESAS DE JOSÉ SERRA.

    4a. VARA FEDERAL DE BRASÍLIA

    PROCESSO NÚMERO: 2002.34.00.029731-6

    PODE SER CONSULTADO NO SITE OFICIAL DA JUSTIÇA FEDERAL DE BRASÍLIA:

    http://processual.trf1.jus.br/consultaProcessual/processo.php?secao=DF&proc=200234000297316

    ABAIXO EXTRATOS DA PETIÇÃO INICIAL (são mais de 200 páginas) DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL – 1a. PARTE:

    Réus:

    1- RICARDO SÉRGIO DE OLIVEIRA – ex-diretor da Área Internacional do BB de1995-1999
    2- GREGÓRIO MARIN PRECIADO – empresário, casado com a prima irmã do Serra
    3- VLADIMIR ANTÔNIO RIOLI – empresário, ex-diretor do Banespa e sócio deSerra
    4- PAULO CESAS XIMENES ALVES FERREIRA – presidente do BB de 1995-1999
    5- CLÁUDIO NESS MAUCH – ex-diretor de Fiscalização do Banco Central
    6- JO’SE PINTO DOS SANTOS NETO – ex-chefe da Audit – Auditoria Interna do BB de 1995-1999
    7- ÉDSON SOARES FERREIRA – ex-diretor de Crédito Geral do BB
    8- LUIZ FERNANDO DE AZEVEDO BONFIM – chefe de Auditoria Interna do BB
    9- RONALDO DE SOUZA – empresário
    10- GREMAFER COMERCIAL E IMPORTADORA LTDA – de Marin (primo do Serra)
    11- ACETO VIDROS E CRISTAIS LTDA – de Marin (primo do Serra)
    12- RIVOLI PARTICIPAÇÕES S/A, incorporada pelo Grupo LA FONTE PARTICIPAÇÕES S/A – de Carlos Jereissati
    13- LA FONTE TELECOM (GRUPO LA FONTE)
    14- PLANEFIN – SERVIÇOS, ASSESSORIAS, PLANEJAMENTO, ADMINISTRAÇÃO E PARTICIPAÇÕES S/C LTDA
    15- CONSULTATUM S/C LTDA
    16- ANTARES PARTICIPAÇÕES LTDA – de Ronaldo de Souza
    17- ANTAR VENTURES INVESTIMENTOS LTDA – Ilhas Virgens Britânicas – Caribe (de Ronaldo de Souza)
    18- I141 PARTICIPAÇÕES – de Carlos Jeressati

  • Leio seu blog com muita atenção e acompanho suas lutas. Mas, algumas vezes, encontro incoerências que me intrigam. Há poucos dias você compareceu à PF para depor contra os institutos de pesquisa, com acusações especialmente voltadas ao Datafolha. Você não confia no Datafolha. Agora, por serem dados favoráveis ao seu ponto de vista, você analisa os números do instituto sem levantar suspeita alguma. Você não acha que, ao criticar os métodos dos jornalões, você se obriga a ser coerente e não imitar aqueles que você critica? Afinal de contas, resultados de pesquisas são fraudulentos apenas quando revelam o que você não quer admitir? Se a Folha publicar um artigo seu você vai começar a babar pela Folha? Se a Veja publicar uma denúncia contra o PSDB você vai dar um beijinho no Rei?

    • Oh!!! seu Carrapato Vesgo, o Edu é tão fantástico que publicou o seu comentário, incoerência é ver o errado e não lutar pelo certo. Aqui rola democracia coisa que o do chapéu não aceita. Reflita … seja feliz.

    • Voce tem razão Sr Carrapato, se o datafolha deu este resultado é porque as coisas devem estar muito piores para o lado Tucano e muito melhores para o Lula, não acha. Quanto aos espaços se a folha abrisse, por milagre um espaço para o Eduardo ele tinha que aproveitar sim, pois aqui neste blog ele publica todos os comentarios tanto a direita quanto a esquerda, portanto ele não deve nada a ninguem, se o jornal nacional o chamasse para uma entrevista ele iria de cabeça erguida ao contrario de muitos por ai.

      • Também estou curioso.
        A Folha é identificada, aqui, como tucana. Contudo, publica essa matéria sobre a pesquisa, cujo teor é desastroso para o PSDB.
        E o tal PIG ?

        • Quem faz pesquisa, segundo a lei, tem que publicar. Seja qual for o resultado. E, mesmo se não fosse assim, seria a desmoralização final o jornal só publicar resultados de que goste.

          • Os tucanos estão com os nervos à flor da pele.

            Sua derrocada é inexorável. Vai virar um partido nanico, verdadeiro espectro político sem relevância nacional assim que perderem os últimos feudos em São PAulo e Minas. E vão perder…

            A eleição de 2012 será apenas um aperitivo, amargo para eles, do que está por vir em 2014.

          • Sr Abel de vez em quando eles tem que fazer alguma coisa certa, porque ficariam totalmente desacreditados, mais no fundo acho que voce tem toda razão, não da para confiar, acho que o resultado verdadeiro é muito mais favoravel ao Lula.

        • Vocês são muito primários. O pig não é tão burro como vocês. Pesquisas não podem ser manipuladas a toda hora. Existe uma estratégia para isso. Um resultado tão desfavoráel é até bom aparecer agora, para que dê tempo dos tucanso tentarem reverter.
          E lembrem-se que o Eduzão botou a PF na cola dos institutos de pesquisa.

  • Caro Eduardo, leitores do blog, boa tarde.

    Sou apenas um entre (acredito) entre centenas de milhares de leitores de “blogs sujos” como este, que está na internet garimpando uma livraria para comprar “A Privataria Tucana” sem sucesso. Isto nos leva a vários outros blogs sujos, cujas opiniões e comentários nos levam a crer que “algo de podre acontece no reino da Doinamarca”.

    A começar pela quantidade de exemplares da primeira edição (15 mil!!!). Será o Emediato doido? Desconhece ele os números de frequentadores de blogs sujos que HÁ QUASE UM ANO ESPERAM ESTE LIVRO, e se limita a editar apenas 15 mil exemplares?

    Baseado nisto, queria fazer aqui uma proposta de campanha: EU QUERO LER A PRIVATARIA TUCANA!

    Poderíamos fazer uma proposta às editoras que fizessem uma promoção para leitores de blogs sujos, que levando um exemplar da PRIVATARIA TUCANA, teria um bom dsconto no “Brasil Privatizado” de Aloysio Biondi (que está disponível para download) na Fundação Perseu Abramo.

    Creio que os dois livros se complementam e é “obrigação” dos leitores de blogs sujos lerem os dois.

    Como já está demonstrado pelos períodicos de hoje, que literalmente ignoram o livro de Amaury, as sérias denúncias lá existentes provavelmente cairão no esquecimento, pois não contarão com o providencial apoio dos grandes sites da internet, do qual gozam os excrementos escritos por Mainardi e Nêumane Pinto, com o qual somos bombardeados há alguns anos.

    Creio que os blogs sujos tem neste momento,( especialmente o Movimento dos Sem Mídia), uma tarefa árdua pela frente: LEVANTAR TANTOS PROCESSOS QUANTOS FOREM NECESASÁRIOS PARA LEVAR ESSA CAMBADA PARA A CADEIA, E EXIGIR DO GOVERNO FEDERAL A NOSSA TÃO SONHADA “LEY DE MEDIOS”.

    LULA NOS DEVE ISSO! DILMA NOS DEVE ISSO! O PT NOS DEVE ISSO!

    Grande abraço a todos e bom domingo.

        • Creio que as pessoas estão cansadas de denúncias de corrupção. O pig conseguiu essa façanha com seu denuncismo histérico e sem critério, ou melhor o critério é o alvo ser do governo e a base aliada.
          Eles banalizaram a luta contra a corrupção. Agora as pessoas não conseguem separar o que é sério do que é falso moralismo

        • Calma, pessoal!
          O Chiriquinho tem 200 páginas matando a cobra e 120 mostrando o pau (documentos).
          Quem comprou deve estar lendo, antes de twittar.

  • Serra e Kassab não sobreviveriam sem o abrigo da velha imprensa.

    Todo santo dia eles nos dão prova de suas “arrumações”.

    Ocorre que em São Paulo está tudo dominado.

    Imprensa e Ministério Público estadual estão cooptados.

    – Ah! Mas o Ministério Público estadual denunciou o Kassab no caso da CONTROLAR.

    Não, não foi o MP paulista, foi o MP potiguar. O MP paulista não tinha como não denunciar. Ou fazia ou ficava desmoralizado.

    A CONTROLAR do Kassab já estava em pleno funcionamento, a todo vapor quando o MP do Rio Grande do Norte descobriu a falcatrua em Natal e as ligações com São Paulo.

    O MP paulista não teve outra alternativa a não ser fazer o que fez.

    Ou alguém acha que o MP paulista agiu por conta do ofício?

    Fosse assim não deixaria chegar onde chegou.

    • Luciano,
      Concordo com você. No caso, o MPSDebista foi obrigado a agir. Tem tantos outros casos que não agiram, como -metro, alston, emendas, “buraco” do metrô, e mais tantas que nos envergonha pela inércia….
      Isto só terá fim quando o povo paulista não votar nessa cambada de aliados”alienados” desse partido de urubús que nos governa, infelizmente.

  • Caro Eduardo,

    Achei a data do lançamento deste livro acertada sôbre o ângulo comercial, um bom presente de natal para os amigos, mas ruim políticamente. Não vai, provavelmente, repercutir no congresso, como gostariamos, pois já vão entrar em recesso. Mesmo assim esta semana ficarei ligada na TV Senado. Não quero perder a cara de paisagem do Alvaro Dias, Demostenes Torres etc…. Quero saborear a repercussão na Câmara . Espero que o PT saiba aproveitar, bem, esta ferramenta e virar o jogo. Afinal chegou a vez de atacarem os ministros petistas, como você previu. Pedí a um amigo do Rio para comprar dois livros o meu e o do procurador. Mando o recibo do sedex (p/ controle) por e-mail. Abraços Ertha.

  • Eduardo, concordo plenamente. Vivo aqui na cidade e observo tudo, transportes, hospitais, escolas e até mesmo as calçadas. Mas, acima de tudo, não vejo ninguém indignado com Alckmin nem com Kassab. A questão é que tanto a cidade quanto o Estado está uma porcaria, não avançou em nada senão nas ações reacionárias e conservadoras nos últimos 8 anos no município e 16 no Estado. Quando converso com as pessoas não percebo rejeição contra tucanos e demos, por outro lado vejo claramente um desejo enorme de centrar a lenha no PT. Você, ainda que resista, há de concordar que o Lula não passa na garganta de parte da população desta cidade. Eu acho mesmo que eles não têm candidato. Mas, por outro lado, o Hadad, por mais “higienizado” que seja – aos olhos da classe média e da elite -, terá uma dificuldade hercúlea para ganhar. Digo mais, o Chalita será o candidato forte da direita, logo da classe média e da elite. Cá entre nós, é mais do mesmo. Lembre-se que o PMDB está na base do governo municipal e estadual.

  • No Rio Dilma teve 43% Marina 31% e Serra 22% , como no datafolha puxa se a sardinha para seu lado, oras, um governador reeleito em 1 turno com 66 e uma popularidade do lula tamanha, há de se dizer que não foi nenhuma vitória acachapante de Dilma, né? Veja os números

    Não adianta olhar para a pesquisa e ficar eufórico, porque nem sendo petista Haddad passa dos 5% e olha que o PT por si detém mais de 20% em SP

  • Pergunte a qualquer (qualquer um mesmo) motorista de táxi paulistano sobre o Kassab…
    Sr. Eduardo, vida inteligente no Planeta São Paulo, enfim? Quase não acredito no que leem meus olhos…

  • Muito mais sólido e aparentemente inexpugnável era o esquema carlista na Bahia. LULA obtinha votação razoável na região do Recôncavo, mas comia poeira ou ficava paralisado nos atoleiros e grotões do interior impenetrável. Eram 417 municípios, quase todos administrados por aliados do coronel ACM, cujo império parecia imbatível. Parecia. Em 2006 LULA conseguiu emplacar Jacques Wagner no governo baiano, reeleito em 2010, de goleada e no 1º turno. E ainda conseguiu eleger aliados pras 3 vagas no senado (João Durval/PDT, Walter Pinheiro/PT e Lídice da Mata/PSB). Portanto, ninguém duvide da habilidade e da inteligência do LULA. Se ele indicou Hadad para prefeito de SP, pode crer que existe uma enorme possibilidade de êxito.

  • Ao contrário de São Paulo que (segundo o blogueiro) elege bandidos, se ferra, elege um petista para arrumar a casa e depois devolve o poder aos mesmos bandidos; em Brasília a coisa é diferente: eles elegem um bandido, se ferram, elegem um novo bandido, se ferram novamente e elegem………adivinhem ???? O petista Agnelo Queiroz que ( junto com a próspera família) está sendo investigado pela Polícia Federal e pelo Grupo de Combate às Organizações Criminosas do Ministério Público do Distrito Federal em razão do vertiginoso aumento do patrimônio ocorrido em pouco mais de três anos. Tenho dúvidas quanto ao fato de o paulistano eleger um petista para arrumar a casa; há dois mandatos seguidos que os petistas não governam a capital (acho que o último petista a ocupar a prefeitura não deixou a casa bem arrumada). Quanto aos brasilienses não há dúvidas, eles realmante gostam de eleger bandidos!!!

    • Ô cara,

      você mata a sede lá no esgoto da Veja e vem regurgitar o caldo de m…aqui. Aposto como você acreditou na “transcrição” de mais um grampo sem aúdio. Ganhei a aposta? Claro que ganhei.

      • Caro Almir , ao contrário de vc, mato minha sede em várias fontes, especialmente em fontes oficiais!
        Quanto a fazer apostas, desde os meus doze/treze anos que não faço apostas (até essa idade eu sempre apostava uns trocados com meus tios vascainos que o Flamengo seria campeão carioca), mas se você encontrar por aqui alguém com doze/treze anos para apostar com vc, não perca a oportunidade de perder alguns trocados !!!!

  • Penso que o PT não deveria concorrer nas eleições do ano que vem, porque caso eleito, seu candidato será bobardeado 4 anos pela mídia paulistana. Já vimos esse filme duas vezes com Erundina e Marta, essa é a estratégia do PIGPSDBDEMPPS. Demonizar o PT visando as eleições presidenciais de 2014.

    • Pior é BH com um prefeito PODRE apoiado por Lula e pelo PT nacional sem falar no Anastahitler que apoiaram descaradamente sendo que tem em MG o melhor politico (no sentido de honesto ético competente e comprometido com o povo) do Brasil: Patrus Ananias! O desprezo, a arrogancia do PT nacional com BH e com MG fará com que Minas seja a última cidadela do PSDB ou qualquer partido de direita, mais até que SP, a maldade do PT nacional com o povo mineiro não tem perdão!

  • nós dos movimentos a favor da saúde pública há anos estamos denunciando a privataria tucana na saúde, sem repercussão na grande mídia, mas bem aceitos nos blogprog e em mobilizações. denunciamos o fato de que se privatiza a saúde e sua gestão, mas o dinheiro continua público. tudo é feito com o dinheiro do contribuinte. e as melhorias são apenas maquiagens bem feitas, pq a qualidade do atendimento médico e tempo de espera para tratamentos complexos continuam longo para quem é do sus.para quem quer só atestado médico e uma aspirina, o atendimento é lindo. eu acredito muito na força dos blogprog para repercutir mais as denúncias do que na força da grande mídia em sua blindagem. quero dizer, quero acreditar realmente nisto. e quer que a rejeição de Kassab vem disto e tomara que a tentativa de desacreditar o livro do ARJ vá ser rechaçado nestes blog, já que o PT fica caladinho e deixa colar em si a humilhação de ser taxado de falsificador e estelionatário, dando verbas imensas a esta revista, com diz um post do viomundo.

  • Amigo Edu, vc escreveu em uma resposta a um comentário acima: ” Que nada, em 2000 ocorreu processo igual. São Paulo é assim: elege bandidos, se ferra, elege um petista para arrumar a casa e depois devolve o poder aos mesmos bandidos”.
    Sinceramente eu não sei como alguém no PT quer ser eleito em São Paulo; primeiro porque sofre uma perseguição da mídia 24 horas por dia; se bem que aí se pode dizer que isso acontece a nível de Brasil; só que a nível de Brasil a imprensa não tem agora tanto poder sobre a cabeça do eleitorado como tem em São Paulo; segundo pelo próprio motivo que vc falou, conserta um pouco a cidade e tem que entregar para ser tudo o que fez destruído.
    Gostaria de deixar uma dica de leitura a todos do Blog; está no site do Paulo Henrique Amorim com o título: “Biondi já botava o FHC, Cerra e DD na cadeia”
    no Link: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2011/12/11/biondi-ja-botava-o-fhc-cerra-e-dd-na-cadeia/
    Grato pela atenção.

  • Só notícia ruim para o José Serra nesse fim de semana. A mais recente delas foi a goleada que o Chile tomou do Brasil. O cabra tá vivendo um merecido inferno astral.

  • A sonegação total de informações da mídia dominante com relação ao livro A Privataria Tucana comprova definitivamente que VIVEMOS NUMA DITADURA MEDIÁTICA neste país.
    O que “eles” não querem, a grande maioria de brasileiros fica sem saber mesmo, mas quando lhes interessa atacar os seus adversários ideológicos sabem muito bem como botar a boca no trombone.
    “Eles” são perfeitamente conscientes desse poder e por isso repelem com tanto radicalismo qualquer tentativa de regulação da mídia.
    A tal “censura” ou “falta de liberdade de expressão” que tanto “eles” dizem temer é, na realidade, aquilo que é praticado diariamente pelos meios de comunicação em nosso país.

    ATÉ QUANDO?

  • Edu, olha lá hem, é pesquisa Datafod*-se… Depois de 2010 eu não duvído de nada dos nossos famosos institutos de pesquisa, Globope(Lula não transferirá votos) e Dataf*da-se. Até de alterarem números pra despistar os partidos pelos quais não têm simpatia (A lá William Waack). Vai o PT acreditar na pesquisa, e na hora do vamos ver descobre que a campanha sistemática acabou funcionando mesmo…

  • Eduardo, me lembro de ter postado aqui que a “guerra’ da mídia contra Lula daria em nada, que ele é adorado e que o povo não é mais manipulado da forma que a mídia golpista pensa, que o fato de Lula não ter como se defender não seria motivo para as bobagens do PiG contra ele vingarem. Não me surpreende em nada esse resultado, embora, claro, a questão da doença do (ex)presidente ter auxiliado na opinião da população, mas não é somente isso. Há três eleições federais o PiG não emplaca, mesmo usando toda a sua máquina e isso não é sem motivo. O PiG ainda tem sim, muita força, mas volto a dizer: a sua força reside nos tais 5% ( ou 4%), na classe milionária e na média conservadora. No restante, e os 87% de aprovação de Lula provam, a coisa é bem diferente. Pelo mesmo viés de pensamento, podemos colocar outra coisa: o silêncio do PiG sobre “A Privataria Tucana” será inútil, o livro, a cada dia mais, vai bombar nas vendas, na internet e nas redes sociais. Abraço.

  • Os tucanos ainda tem a cara de pau de falar em aparelhamento do estado. Com o indiciamento dos antigos diretores de estatais,cfe já relato nesse blog,Vê-se que os tucanos colocaram gente da confiança deles para fazer dinheiro e para acabar com essas mesmas estatais.Quanta hipocrisia !Os funcionários dessas estatais sofreram as consequencias dessa “política” nefasta do psdb: Planos de demissões voluntárias(PDV), demissões imotivadas,perseguições,transferencias compulsórias,achatamento salarial,tendo como consequencia: Suicidios,alcoolismo,separações conjugais,miséria,familias destroçadas…que essa corja de pilantras paguem pela MAL que causaram ao País e aos funcionários públicos..Não investiram nada, só destruiram. Os tucanos são iguais a GAFANHOTOS, só destroem. Eles não constroem nada, só vendem(mal vendido) aquilo que outrem fizeram.Ministério público nessa cambada…

  • Bem lembrado no P.S.: a pesquisa foi feita antes do lançamento do livro “A Privataria Tucana”, que deverá reduzir o Serra a subnitrato de pó de merda. Lembro também que Lula nem está podendo falar ainda. Quando puder, até esse subnitrato vai se desmanchar no ar. Embora eu reconheça que, de modo geral, os paulistas, assim como os mineiros, sejam profundamente conservadores, penso que agora o mingau quente começará a ser comido pelas beiradas. E o PSDB, juntamente com seu braço direito, o PiG, que não passavam de Resende, creio que sequer chegarão a Guarulhos. E lá em Minas, o Aécio que se cuide, pois sua batata já está assando.

  • Estamos claramente diante de forte possibilidade de eleger o Haddad e em seguida deflagrar batalha decisiva para libertar São Paulo da tucanalhada já em 2014. Não podemos perder essa chance, que floresce com pleno fulgor da primavera em nossas mãos.

    • Enquanto isso…em Minas Gerais o PT nacional, Lula, Dilma e até Zé Dirceu enfiam goela abaixo dos mineiros o prefeito Lamerda e o Anastahitler… o povo mineiro vale menos que bosta para o PT e seus lideres!

  • Alvíssaras! São Paulo está percebendo que José Serra, ex-prefeito, ex-governador e ex-candidato a presidente é, também, escroque… E seu afilhado político, Kassab, também está na berlinda… Será que a nossa velha São Paulo vai, finalmente, pôr de lado esses bons de bico, que têm trazido a ruína não só à capital, como ao estado inteiro? Já era hora! E, com certeza, o livro do Amaury Ribeiro Jr. terá seu papel nessa tão almejada derrocada tucana… E se Deus quiser, Serra e o PSDB, em seu desmoronamento, levarão junto o PSD(do B) do Kassab… Se tal graça ocorrer, será o momento de grandes comemorações e também, muito importante, estará sendo aberto o espaço para o surgimento de uma oposição que preste! Sim; porque o Brasil, como qualquer Democracia, precisa de uma oposição; mas uma que tenha propostas e que jogue para melhorar o país, e não para, pura e exclusivamente, puxar o tapete da situação… Vê-se luzes no fim deste longuíssimo tunel, afinal!…

    • PESQUISA SACADA MILAGROSAMENTE DEPOIS DA TEMPESTADE DA #PRIVATARIATUCANA… NÃO ACREDITO EM NADA QUE VENHA DA MIDIA LESA PATRIA, QUANDO VAMOS COM A FARINHA A CONTRA INFORMAÇÃO ESTÁ VOLTANDO COM O BOLO PRONTO…NÃO ACREDITO!

  • Referências de Cristina Kirchner a ley dos médios. Vi um video no Globo News, no qual é citado apenas uma pequena nota sobre o assunto combate ao monopolio da informação:

    A presidente fez um apelo ao Congresso Nacional para que aprove projetos de lei do governo, como a lei de terras, que limita a venda de terrenos aos estrangeiros, e destacou a lei de mídia – aprovada em 2009, mas ainda não totalmente em vigor e que é contestada por empresas do setor.

    “A lei de audiovisuais foi construída com diferentes forças políticas com objetivo de dar pluralidade as vozes e ao anti-monopólio”, afirmou Cristina.

    A lei limita a fatia de mercado das principais empresas de mídia, como o grupo Clarín, abrindo caminho para companhias menores. Críticos da lei afirmam que este espaço seria ocupado por emissoras ligadas a setores que apoiam o governo.
    Sobre a lei de terras, ela afirmou que “não se trata de uma lei xenofóbica e não afeta direitos adquiridos mas corresponde ao mundo de hoje, globalizado”.

  • Os tucanos estão desesperados. A casa caiu e eles tentam disfarçar disparando as provocações a esmo. Abrem a cartilha da trollagem profissional e copiam furiosamente as frases de provocação. Tudo isso para esconder que o assalto feito ao patrimônio público brasileiro, foi para enriquecimento pessoal dos cardeais do partido, incluindo o príncipe FHC e seu vizir José Serra, foi comprovado por documentos incontestáveis no livro do Amauri Ribeiro Jr.

    Estão estrebuchando mais que porco em véspera de feijoada.

  • TRINTA E CINCO POR CENTO!!!!!!!!!!!!TRINTA E CINCO POR CENTO….TRINTA E CINCO POR CENTO !!!!!!!!!!!!!AGORINHA ESTAVA ASSISTINDO O JORNAL NA RECORD!!!!! EITA SEMANA QUE COMEÇA MUITO BOA….BOA DEMAIS DA CONTA!!! UMA SEMANA CHEIA DE ALEGRIA A TODOS NÓS!!!!!!!!

  • BLOGs sujinhos, prestem atenção, o cerco esta se fechando

    Cada vez mais esta normal cidadãos ‘inconvenientes” (que vão ao ponto) serem censurados, apagados dos comentários, retiradas e deletados das comunidades

    Inúmeros BLOGs tem sido induzidos pelas “novas” ferramentas a publicarem os comentaristas “linkados” a comunidades (as mais novas vítimas estão no site do Estadão, tipo do JPK agora)

    ..ou seja, os blogs ligam o indivíduo diretamente a um FACEBOOK por ex, obrigando o leitos/comentarista a manter uma relação pouco espontanea, nada reservada e perigosamente transparente, deixando-o meio que vulnerável a todo tipo de ato invasivo e retaliativo por parte de quem deter o poder

    O cerco esta se dando pelas bordas ..já que não dá pra regular democrática e eticamente os conteúdos, ou mesmo conter as criticas LEGÍTIMAS, melhor tentar TOLHER, acuar e policiar a participação como forma de inibição e geração de desinteresse ..assim fica mais fácil lidar com a boiada mais mansa, pensam

    tristes ..tristes dias estes que parecem estar por vir ..e desculpe, mas todos aqueles que no poder puderam e NÃO propuseram um controle mais ético e democrático pra mídia tem lá a sua parcela de culpa, e interesse nisso

    por Noam Chomsky, a manipulação das massas

    ..nota inicial, estes “princípios” são aplicados tanto a correntes de esquerda como de direita ..aplicam-se a todos aqueles que munidos de autoridade, fazem de tudo pra se manterem longe da crítica e próximos do poder ..em especial se aplicam a TODOS aqueles que vem a notícia e a informação NÃO como um direito básico do ser, mas sim como um produto digno de ser comercializado e negociado a seu bel prazer

    1- A ESTRATÉGIA DA DISTRAÇÃO. O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundações de contínuas distrações e de informações insignificantes. A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir ao público de interessar-se pelos conhecimentos essenciais, na área da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética. “Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta à granja como os outros animais (citação do texto ‘Armas silenciosas para guerras tranqüilas’)”.

    2- CRIAR PROBLEMAS, DEPOIS OFERECER SOLUÇÕES. Este método também é chamado “problema-reação-solução”. Cria-se um problema, uma “situação” prevista para causar certa reação no público, a fim de que este seja o mandante das medidas que se deseja fazer aceitar. Por exemplo: deixar que se desenvolva ou se intensifique a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público seja o mandante de leis de segurança e políticas em prejuízo da liberdade. Ou também: criar uma crise econômica para fazer aceitar como um mal necessário o retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços públicos.

    3- A ESTRATÉGIA DA GRADAÇÃO. Para fazer com que se aceite uma medida inaceitável, basta aplicá-la gradativamente, a conta-gotas, por anos consecutivos. É dessa maneira que condições socioeconômicas radicalmente novas (neoliberalismo) foram impostas durante as décadas de 1980 e 1990: Estado mínimo, privatizações, precariedade, flexibilidade, desemprego em massa, salários que já não asseguram ingressos decentes, tantas mudanças que haveriam provocado uma revolução se tivessem sido aplicadas de uma só vez.

    4- A ESTRATÉGIA DO DEFERIDO. Outra maneira de se fazer aceitar uma decisão impopular é a de apresentá-la como sendo “dolorosa e necessária”, obtendo a aceitação pública, no momento, para uma aplicação futura. É mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrifício imediato. Primeiro, porque o esforço não é empregado imediatamente. Em seguida, porque o público, a massa, tem sempre a tendência a esperar ingenuamente que “tudo irá melhorar amanhã” e que o sacrifício exigido poderá ser evitado. Isto dá mais tempo ao público para acostumar-se com a idéia de mudança e de aceitá-la com resignação quando chegue o momento.

    5- DIRIGIR-SE AO PÚBLICO COMO CRIANÇAS DE BAIXA IDADE. A maioria da publicidade dirigida ao grande público utiliza discurso, argumentos, personagens e entonação particularmente infantis, muitas vezes próximos à debilidade, como se o espectador fosse um menino de baixa idade ou um deficiente mental. Quanto mais se intente buscar enganar ao espectador, mais se tende a adotar um tom infantilizante. Por quê? “Se você se dirige a uma pessoa como se ela tivesse a idade de 12 anos ou menos, então, em razão da sugestão, ela tenderá, com certa probabilidade, a uma resposta ou reação também desprovida de um sentido crítico como a de uma pessoa de 12 anos ou menos de idade (ver “Armas silenciosas para guerras tranqüilas”)”.

    6- UTILIZAR O ASPECTO EMOCIONAL MUITO MAIS DO QUE A REFLEXÃO. Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica clássica para causar um curto circuito na análise racional, e por fim ao sentido critico dos indivíduos. Além do mais, a utilização do registro emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para implantar ou enxertar idéias, desejos, medos e temores, compulsões, ou induzir comportamentos…

    7- MANTER O PÚBLICO NA IGNORÂNCIA E NA MEDIOCRIDADE. Fazer com que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para seu controle e sua escravidão. “A qualidade da educação dada às classes sociais inferiores deve ser a mais pobre e medíocre possível, de forma que a distância da ignorância que paira entre as classes inferiores às classes sociais superiores seja e permaneça impossível para o alcance das classes inferiores (ver ‘Armas silenciosas para guerras tranqüilas’)”.

    8- ESTIMULAR O PÚBLICO A SER COMPLACENTE NA MEDIOCRIDADE. Promover ao público a achar que é moda o fato de ser estúpido, vulgar e inculto…

    9- REFORÇAR A REVOLTA PELA AUTOCULPABILIDADE. Fazer o indivíduo acreditar que é somente ele o culpado pela sua própria desgraça, por causa da insuficiência de sua inteligência, de suas capacidades, ou de seus esforços. Assim, ao invés de rebelar-se contra o sistema econômico, o individuo se auto-desvalida e culpa-se, o que gera um estado depressivo do qual um dos seus efeitos é a inibição da sua ação. E, sem ação, não há revolução!

    10- CONHECER MELHOR OS INDIVÍDUOS DO QUE ELES MESMOS SE CONHECEM. No transcorrer dos últimos 50 anos, os avanços acelerados da ciência têm gerado crescente brecha entre os conhecimentos do público e aquelas possuídas e utilizadas pelas elites dominantes. Graças à biologia, à neurobiologia e à psicologia aplicada, o “sistema” tem desfrutado de um conhecimento avançado do ser humano, tanto de forma física como psicologicamente. O sistema tem conseguido conhecer melhor o indivíduo comum do que ele mesmo conhece a si mesmo. Isto significa que, na maioria dos casos, o sistema exerce um controle maior e um grande poder sobre os indivíduos do que os indivíduos a si mesmos.

  • Lula foi, depois da Presidencia sera sempre ,Grande Eleitor!!carisma que somente Vargas teve apesar da ditadura ate 1945*Lula representa,aquele que veio para ajudar seu Povo!! ai a empatia povo/Lula,quanto mais a midia bater em Lula….mais cresce sua admiração quase que missianica de uma pessoa!! Sampa experimenta aquilo que a Bahia teve com o Carlismo de ACM….depois de 24 anos de poder a saturação!! em sampa o pig ajudou sempre a direita e os 20 anos de tucanato…sem o pig….não passariam de Resende, ou melhor de Queluz….a ultima cidade paulista na divisa com RJ* serra/kassab, mais o pig(governos longe do clamor popular, da higienização da cidade,das enchentes,dos engarrafamentos… do metro saturado, das linhas do metro construidas por metro….etc)perdemos um grande governador que seria Mercadante,com apoio da Dilma para reconstruir SP…..o Brasil ganha um otimo ministro da Tecnologia!! mas a luta continua libertar sampa!! ja pensou o que ha escondido debaixo dos tapetes no gov de sampa????? sobre Aecio.. o livro so amaury vai tb respingar nele=pois representa um Privatizador da politica do psdb*Viva a Blogosfera*

    • E Minas Gerais não tem importancia nenhuma para o pt nacional, se aliam a qualquer verme em MG porque o povo mineiro e bosta é a mesma coisa para o PT, continue desprezando MG PT, vai perder o segundo colégio eleitoral do país porque para o PT somos roça! A Bahia que tem governador do PT deveria ser vitrine do partido, devia receber atenção especial, devia mostrar que o PT governa melhor e para o povo, mas a Bahia está abandonada, é assim o PT nacional, pra ele só interessa Brasília e Sp, é possível que SP seja mais importante para o PT que a própria Brasilia. O Brasil desse PT atual se resume a Brasilia e SP!

  • “Quer pessoalmente,Anselmo?É só marcar dia,hora e lugar.Um delinquente(Anselmo)se doendo pelo outro(campineiro)”

    Deve estar muito bom para vc assim, Sr. Eduardo.

    Depois fica ai choramingando quando recebe insultos.

      • É o efeito colateral da internet. Velhinhos que passaram a vida sentindo-se aviltados por oportunistas que furam a fila nos bancos ou roubam vagas no estacionamento. Eles, por covardes, jamais reagem temendo represálias físicas. Usam a web como uma válvula de escape para canalizar suas frustrações e passam a teclar insultos furiosos entrando em catarse quando os vê publicados.
        Alguns deles curtem Mahler, compositor com complexo de grandeza cujas sinfonias são longuissimas, chatas e repetitivas.

  • Os partidos de oposição só possuem alguma força por causa de seu maior aliado, o PIG, que por sua vez, já perdeu muito poder. Lula se tornou um monstro para eles, realmente, quanto mais batem nele (diga-se de passagem, muitas picuinhas e escândalos sem provas) mais o cara fica forte. Serra deve estar desesperado, o cara está desaparecendo e cada vez mais sendo rejeitado. Deve ser frustrante para ele, ter todo o apoio midiático (para fazer tudo mesmo, até roubar, se for o caso) e não conseguir ascender.

  • E POR FALAR EM KASSAB …

    Tá no Blog do Kotscho

    Publicado em 09/12/11 às 13h17

    “Subprefeito em SP vai ganhar R$ 35 mil”

    Quando a gente pensa que já viu tudo, descobre mais uma farra promovida com o dinheiro público em São Paulo. Parece que perderam o medo e a vergonha.

    Pouco antes da meia noite de quinta-feira, os vereadores paulistanos ainda estavam trabalhando para aprovar um projeto do prefeito Gilberto Kassab certamente da maior importância para os moradores da cidade: um aumento de até 236% para cargos de chefia de segundo escalão da Prefeitura em 2012.

    Não foi erro de digitação: é 236% mesmo!, num país em que a inflação deve ficar em torno de 6% este ano.

    Com isso, os salários de 28 dos 31 subprefeitos da cidade, que já recebem R$ 15 mil como coronéis aposentados da PM, irão para R$ 35 mil por mês, bem acima do que recebem, por exemplo, a presidente Dilma Rousseff (R$ 26 mil) e os ministros do Supremo Tribunal Federal.

    Deve ser mesmo muito mais difícil e trabalhoso limpar as ruas e os bueiros dos bairros da cidade, cada vez mais suja e malcuidada, do que governar o país.

    A festa do caqui é geral, beneficiando secretários adjuntos (aumento de 235,9%), chefes de gabinete (218,27%) e até o superintendente do Serviço Funerário Muncipal, que passará a ganhar R$ 18.329,39, um reajustezinho de 205,54%.

    O preço da bondade que nós vamos pagar: mais R$ 19,4 milhões em salários das excelências municipais no próximo ano.

    Vai ver que, por já ser muito tarde, este verdadeiro butim nos cofres públicos não mereceu manchetes nos nossos jornais, sempre mais preocupados com os malfeitos em Brasília.

  • Apesar de achar que muitos paulistanos, tipo esses trolls de estimação do Edu*, merecem afundar na m. em que os tucanos estão transformando a cidade de São Paulo, torço muito para que o Haddad seja eleito.
    Além do povão que conta com muitos imigrantes que nada tem a ver com o reacionarismo atávico de SP, tem os paulistanos lúcidos, como o Edu, entre muitos outros.
    O problema é que estes ficam acuados diante rolo compressor dos emburrecidos leitores da Veja, Estadão e Folha.
    Mas isso, creio, está mudando, pois os blogueiros sujos, como o Edu, o Azenha, o Rodrigo Vianna, o Nassif, o Rovai, o PHA, apesar de tudo, estão minando o poder do pig tijolo por tijolo
    * O Campineiro, aquele que é ex-ex, acha isso tudo ótimo. Como mora em Campinas, assiste a m. paulistana de longe e dá pulinhos de alegria com as derrotas do PT

  • Boa parte do dinheiro dos impostos que os paulistanos pagam vão para políticos do Nordeste que rejeitados em suas bases eleitorais e hoje ocupam cargos na prefeitura e governo de São Paulo. Ou seja, pagam por lixo nordestino.

  • Recife em sua esmagadora maioria votou e votará sempre com Lula. Honrando a tradição histórica de berço progressista, nossa população reelegerá o PT, que já controla a Prefeitura há 11 anos, garantindo ao partido 16 anos de uma administração que mudou a cara da cidade. Assim, não apenas Recife, mas Pernambuco em peso e todo o Nordeste mostram que NÃO APENAS NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO(ONDE ATINGIMOS ÍNDICES CHINESES DE CRESCIMENTO HÁ VÁRIOS ANOS, MAS TAMBÉM NA CONSCIÊNCIA POLÍTICA SOMOS A VANGURADA DO BRASIL. Torço para que “a retagurada do atraso”, ou seja São Paulo(a cidade e o estado mais reacionários do Brasil)finalmente tenham evoluído um pouco e enxergado a merda em que o PSDB e o PFL afogam vocês há vários anos, sustentados pelo apôio dos barões da omunicação, mas principalmente pela burrice, atavismo e alienação dos seus conterrâneos. Retirando esses pilantras da Prefeitura, e futuramente do governo estadual, darão uma contribuição ao Brasil, que durante tanto tempo, absurdo só encerrado com a chegada de Lula à Presidência, os sustentou com o dinehiro dos impostos de todos os outros estados. Torço para que finalmente tenham acordado.

Deixe uma resposta