Brasil precisa de um Hugo Chávez

Opinião do blog

Para quem se envolveu emocionalmente com o martírio de milhares de famílias atacadas violentamente pelo Estado brasileiro foi duro ser esbofeteado daquele jeito pela Globo e por seu despachante Geraldo Alckmin ontem (1º de fevereiro) à noite.

Dá para imaginar como aquelas famílias massacradas pelo carrasco que dirige São Paulo a serviço de alguns poucos bilionários se sentiram ao vê-lo expor novamente seu conceito de democracia.

Torna-se imperativa, assim, a reflexão de que se há uma coisa que não existe no Brasil é democracia. Como pode ser democrático que milhares de homens, mulheres, crianças e idosos sejam expulsos de suas casas a toque de bombas em benefício exclusivo de uma empresa privada?

O governador de São Paulo poderia ter tido a decência de dizer que o capitalismo é assim mesmo, um sistema econômico em que, como diz o nome, prevalece o capital em detrimento do homem, e que não tem culpa por o Brasil ter escolhido viver sob tal sistema.

Alckmin confunde regime político com sistema econômico. Na democracia, prevalece a vontade da maioria e no capitalismo, da minoria. Na democracia, quem decide é muita gente e no capitalismo são poucos os que tomam decisões que todos têm que acatar.

O Estado usar tropas para tirar milhares de pessoas de suas casas usando violência e depois jogá-las na rua ou em abrigos imundos a fim de beneficiar um grupo de ricaços que não lota um elevador é mero resultado do capitalismo, não da democracia.

Ah, mas foi apenas cumprimento da lei. Nem isso é verdade: havia conflito entre instâncias do Judiciário (estadual e federal). E se esse Judiciário não é capaz de observar que na democracia não pode atender ao interesse de poucos massacrando a muitos, tampouco é democrático.

É a segunda vez, em curto período, que Alckmin associa democracia a ações violentas da Polícia Militar, mesmo que o principal paradigma do regime democrático seja o de substituir a violência pelo diálogo.

Foi uma bofetada na democracia o Jornal Nacional levar ao ar a invenção absurda de que os moradores do Pinheirinho teriam sido obrigados por lideranças a ficarem ali no dia do despejo. Centenas de flagelados depuseram por escrito, assinaram o depoimento e nenhum relatou semelhante coisa.

De um lado, então, há milhares de pessoas com nome, sobrenome e imagem dizendo que não tentaram resistir por força de liderança alguma, mas porque simplesmente não tinham para onde ir; de outro, há uma gravação de alguém sem nome, sem rosto e que pode até ser falsa.

Há, ainda, um homem sem caráter que diz que antes os flagelados viviam em moradias precárias e que agora vivem em moradias dignas e uma emissora que divulga isso sem reparo algum, sem mostrar que agora é que estão vivendo em moradias precárias, para dizer o mínimo.

Quem defenderá este povo? A mídia inventa, mente, distorce, omite e não há um só político de peso (ao qual não se possa negar espaço) para desmascarar uma farsa que não resiste a trinta segundos de contraditório.

O povo brasileiro, que em grande parte vive em condições pouco melhores do que aquela em que viviam os flagelados do Pinheirinho antes de virarem moradores de rua, está indefeso diante da sanha do capitalismo selvagem.

Este país precisa de um líder feito de carne, osso e sangue nas veias e que seja capaz de se indignar ante aquela vergonha, ante aquele crime de lesa-humanidade que foi a nova aula de “democracia” de Geraldo Alckmin. O Brasil precisa mesmo é de um Hugo Chávez.

—–

Assista, abaixo, à “aula de democracia” que Geraldo Alckmin deu em 1º de fevereiro de 2012 na concessão pública que transmite o Jornal Nacional.

  • Jorge Portugal

    Agora estão começando a admitir que temos um governo frouxo e medroso. Afinal quem elegeu esse governo, a maioria foi à elite ou o povão?

    • Rogério Madureira

      Esse governo é “frouxo” exatamente porque não faz frente às práticas nazistas do candidato da “elite” de degenerados que o Brasil tem.

    • Cleiry

      A Elite não elege. A Elite é elite e por isso minoria. O que a Elite consegue fazer é ficar sempre protegida do povão.

      http://www.coisasmiudasegraudas.blogspot.com/2012/02/upps-distribuem-riqueza-que-horror.html#links

    • Pedro Dias

      A Maria Antonieta pensava assim até perder a cabeça na Revolução Francesa. Aguarde!

      • DENILSON

        SERIA UM AVANÇO PARA O BRASIL, A FAMÍLIA MARINHO É UM CÂNCER PARA O BRASIL, ESSE JORNAL NACIOANAL COM A PATRICIA PATETA E WILIAN BOBO,DE FORMA SUTIL TENTA INOCENTAR O CARNICEIRO DO GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN, MAS NA ENTREVISTA DEU PRA VER QUE QUE ELE GAGUEJOU POR QUE ESTAVA MENTINDO, O PROPRIO GERALDO DESCUMPRE ORDEM JUDICIAL QUA NDO NÃO PAGA OS PREGATÓRIOS, E NOSSA JUSTIÇA COMANDADA PELO PELUSO, NÃO FAZ O QUE A LEI MANDA E QUE CENTENAS DE ADVOGADOS TEM PEDIDO, A INTERVENÇÃO PREVISTA NA CONSTITUIÇÃO PELO DESCUMPRIMENTO DE ORDEM JUDICIAL, MAS PARECE QUE O ILUSTRE MINISTRO PELUSO COM TODO SEU CONHECIMENTO NÃO SABE OU FINGE QUE NÃO SABE. MEU AMIGO NÓS NÃO PODEMOS ESQUECER QUE A CONCESSÃO DA GLOBO, VENCE EM 2015, E SE A DILMA QUIZER ELA PODE NÃO RENOVA-LA, EU NÃO SOU PETISTA, MAS O PT PODE DAR O FIM NA GLOBO,DE FORMA LEGAL E CONSTITUCIONAL BASTA QUERER.

        • Jacó do B

          Caro Denilson, o PT não tem coragem nem vontade política pra comprar essa briga. Nem mesmo quando a TV Cultura(?) de Sáo Paulo foi privatizada pelos tucanos o PT deu um pio! Foi um silêncio ensurdecedor do PT paulista! O PT prefere que falem dele, mesmo que for mentira, mas fale! 15 minutos de fama pra eles tá bom!

          • Rogério Madureira

            Provavelmente, essa patota do PT a qual você se refere, frequenta a mesma loja maçônica que o PSDB. Por isso, tamanha irmandade…

  • Juliano Santos

    Me desculpa Edu, não vou assistir não, o que você relatou já é o suficiente. Para que? Para ficar gritando aqui em casa de indignação?
    Fico imaginando sua dor em ver seu estado, o lugar onde nasceu e se criou virar a cidadela do facismo mais sóridido e cínico.
    Só discordo de você quando fala que a solução seria um Chávez. Se o governo Dilma não for cuidadoso dará corda para uma crise insititucional e federativa. Que o ministério dos direitos humanos tem que intervir em SP, concordo, mas terá que fazê-lo com muita habilidade.
    Mas talvez se eu estivesse em seu lugar pensaria da mesma forma que você. O que está acontecendo em Sampa é revoltante e inaceitável mesmo

    • Rogério Madureira

      Crise federativa de verdade é um sistema de governo que não pode intervir em um estado quando uma atrocidade como essas é feita dentro do país. Isso sim é crise.

  • Rogério Madureira

    Não sei se o Brasil mereceria um Chaves. Um Protógenes, talvez. Uma Cristina Kirchner já faria bem melhor. Até mesmo uma senadora Gleide Hoffmann faria melhor. Porém, Lula só se viu na opção de escolher a Dilma, uma administradora com um currículo invejável, sem nenhum talento evidente (como demonstra suas últimas atitudes) para a política.

    Não acho que o Brasil precise de um líder como o Chaves. O Brasil precisa mesmo de um povo legitimamente brasileiro. Um povo com sangue nas veias. Um povo aguerrido. Um povo com educação, moral e cívica. Não a educação dos filhinhos-de-papai; não a moral dos padres pedófilos, não a cívica dos milicos golpista fora-da-lei. Mas, os valores de um povo que luta, não pela sobrevivência, mas pela verdade, pela justiça e pela paz.

    O Brasil continua uma grande Fazenda de Engenho, repleto de riquezas, violência, injustiça e mentiras. Escravos de um lado, senhores de engenho de outro. Como diz Mino Carta da Carta Capital, é uma luta de classes. Sem um povo, não há Napoleão que adiante.

    • José Arlindo

      O problema é exatamente esse: quantos dos que aqui estão dando “pitacos” teriam ou tem a coragem de ir lá na rua como do nosso blogueiro Eduardo?
      Não adianta a gente ficar se indignando dentro do conforto de casa ou nas mesas de boteco ou nas redes sociais, temos que ir à rua, às praças e botar a boca no trombone.
      Nos últimos dias passei por um período de depressão e descobri que a causa era uma inveja e um sentimento de estar sendo babaca diante de, por exemplo, a atitude do EG correndo atrás das informações e participando das denúncias. Aí me perguntei: E o que é que EU estou fazendo? Além de assinar (via internet para não precisar sair da minha “zona de conforto’ alguns abaixo-assinados na rede, eu não fiz nada!
      Acho que está passando da hora de sermos pró-ativos. Temos que, além de falar e mandar e-mails para as pessoas, botar a nossa “cara a tapa”, ou seja, chamarmos os nossos vizinhos, amigos e familiares e ir p≈ara a rua.
      A pequena burguesia do Marx está aí presente o tempo todo! Porra! Já não sei o que fazer… queira ser o Eduardo Guimarães…

      • Marcos Simões

        Bravo. Magnífico comentário.

    • Lúcia Adélia

      Rogerio, não é Gleide e sim GLEISI.

      • Rogério Madureira

        Erro de digitação, queira desculpar.

  • Cleiry

    Revolta-me. Mas ainda não quero o Hugo, penso que a Dilma dá conta, é preciso acreditar que ela fará.

    Também o vídeo que o PH mostrou e outro do Protógenes: http://www.coisasmiudasegraudas.blogspot.com/2012/02/upps-distribuem-riqueza-que-horror.html#links

  • Luiz Antonio Caniza

    Este homem que se diz governador é um desumano. Como que se elege uma pessoa como essa? E o Judiciário, a quem está servindo? Em que mundo vivemos? Por que este distanciamento entre os poderes e o povo que mora em lugares humildes e luta todos os dias pra sobreviver?

  • sonia

    VERDADE!Tambem quero o Chavez em Brasilia um dia só !Desisti de esperar alguma reação do PT!Partido Tremulo?Titubeante?Timido?quandoDilma assumiu pensei:AGORA VAI!…Não foi!

    • Rogério Madureira

      Acho que esse é o sentimento da nação: tiramos um segundo Getúlio Vargas e colocamos uma burocrata com sangue de barata no poder, algo como um Jânio Quadros de saias. Obviamente, muito melhor do que o nosferatu do PSDB, porém… nada que se asemelhe à pujança da presidenta argentina Cristina Krichner.

  • JCarlos

    O que aconteceu no Pinheirinho foi um absurdo, deve ser denunciado a ONU, mas alguma coisa está errada: e a privataria tucana??? foi deixada de lado???

    cade as reportagens na Record (unica TV isenta nesse caso) sobre o livro do Amaury e a CPI…sumiram…até a Record esqueceu do caso

    os tucanos já estão se assanhando: já derrubaram mais um ministro (Negromonte),pressionam Dilma contra a parede por conta da viagem a Cuba, inventam denuncias contra a nova presidente da Petrobras, etc…

    nem aquelas tentativas de desmoralizar o Amaury e o livro eles estão fazendo mais, pois viram que pelo visto vai ser mais uma denuncia a cair no esquecimento, e tudo por conta da letargia do PT e de seus aliados….

    se a tucanalha tivesse uma denuncia dessas em mãos contra o PT, já teriam virado o país do avesso…a midia já teria feito especial no globo reporter, JN, etc…com um material desses em mãos acusando o PT, eles já teriam prendido Lula, Dilma, base aliada, etc…já teriam colocado Serra no poder endeusado pelo povo, etc…

    vamos martelar de novo na Privataria…criou-se todo aquele ”aue” no lançamento do livro e agora esqueceram

    ACORDEM PT E ALIADOS, VAMOS BOTAR OS TUCANOS CORRUPTOS E GENOCIDAS NA CADEIA, MATERIAL PRA ISSO É O QUE NÃO FALTA

    • eduguim

      Calma, deixa terminar o recesso parlamentar

      • JCarlos

        também torço por isso, caro Edu….mas é meio confuso pra gente: teve aquela repercussão toda e depois foi esquecido….estamos no verão, mas torço pra que a privatria tucana não seja apenas mais um suceeso de verão….

      • Fernando SP

        Calma, Edu? Você acha que há chance concreta da CPI do Protógenes prosperar? Acho muito difícil que ela ocorra. Quanto ao Chávez, menos Edu, menos. Por aqui temos gente como Lula e Dilma que têm reais preocupações com as questões sociais. O verdadeiro nó que amarra o caminho para a conquista da cidadania e o pleno desenvolvimento do Brasil chama-se Poder Judiciário. Hoje mesmo estão os iluminados do STF decidindo se o CNJ vai continuar ou não poder fiscalizar livremente a corporação dos juízes e desembargadores. Essa gente se acha acima das leis e dos demais poderes. Aí sim caberia uma canetada tipo Chávez.

      • Rogério Madureira

        Pergunto: por que devíamos contar com os parlamentares (legisladores) para resolver um problema que é de (mal) juízo e execução? Por que diabos damos poder de investigação a quem deveria cuidar das leis? Na minha cabeça, o que aconteceu em São Paulo é um caso de Polícia Federal. É um caso de uma ação a ser movida pela Procuradoria Federal para ser julgada pelo Supremo Tribunal Federal. É um caso de proceso de lesa humanidade. Os mandantes deveriam ser afastados do poder público, caçados e encarcerados. E entrar com todas as letras para os livros de história como os neo-nazistas da América Latina que foram apropriadamente julgados e punidos. Mas, aí, eu não estaria no Brasil, não é mesmo?

    • Lúcia Adélia

      Estou de pleno acordo JCarlos. Cadê a CPI da PRIVATARIA TUCANALHA?

      • Faz uma semana o Amaury lançou o livro em Porto Alegre, dentro do Fórum Social Mundial. Tem feito o mesmo em várias capitais e outras cidades, informando mais e mais pessoas sobre a Privataria que o PIG tenta abafar. Cabe a nós mantermos a chama acesa, e jogar com muita força neste reinício de trabalhos do Congresso.
        Que tal voltarmos a bombardear todos os deputados e a Mesa da Câmara dizendo, gentilmente, que esperamos que cumpram seu dever e que a CPI deve ter prioridade? Deixar claro que estamos de olho em cada um, em cada Estado e base eleitoral de todos eles. E que saberemos recompensar ou cobrar por suas atitudes neste caso histórico.
        Político é movido a voto, e quem tem voto somos nós!

  • spin

    milhares de homens, mulheres, crianças e idosos sejam expulsos de suas casas a toque de bombas em benefício exclusivo de uma empresa privada?

    Vc foi modesto, pois se trata de uma massa falida de uma empresa de um bilionário mafioso, sendo que o credor é próprio trambiqueiro, fora o fato de que(Nahas) consegui ser dono de Pinheirinho de uma forma inexplicada até agora: A morte dos donos, uma familia de alemães, em 1969

  • spin

    Toda vez que o ditador apronta as suas vem com as tais “aulas de democracia”, ta devendo uma na USP, há quele video das madas de SP mandando torutruar os estudantes. Democratura tucana é isso ai

  • JCarlos

    Dilma é uma ADMNISTRADORA….não se pode exigir dela a mesma liderança e combatividade de um Chavez, Lula ou Cristina Kirchner…

    porém era a unica opção que Lula tinha pra lançar ao poder e dar continuidade a seu trabalho…porém creio que ele proprio sabia que no embate contra a midia e as forças golpistas elanão teria como reagir, e é exatamente isso que ocorre hoje….

    estava claro que o sucessor natural de Lula era o José Dirceu, combativo como Lula e ainda por cima excelente admnistrador., o sucessor ideal de Lula….porém os golpistas são veteranos no poder, e logo trataram de destruir a imagem de Dirceu perante ao povo….

    Dilma deveria se valer do apoio popular que possui e conclamar a base aliada para que tomassem pra si essa responsabilidade de enfrentar as denuncias vazias da grande midia, deixando Dilma cuidar apenas da parte ”admnistrativa” do pais….mas parece que falta vontade (ou sobra medo) tanto em Dilma quanto em sua base…

    enquanto isso os tucanos, depois de um tempo de ociosidade e vergonha após o livro do Amaury, voltaram a toda carga: já derrubaram mais um ministro (Negromonte), saem como heróis nos massacres de Pinherinho e Cracolandia, acusam a nova presidente da Petrobras sem provas, etc…

    é vergonhoso para o PT e seus aliados terem uma prova concreta contra figurões privateiros que hoje posam de honestos, e não fazerem nada para colocar essa gente em seu devido lugar: a cadeia!!!!

    Se o PSDB tivesse uma prova dessa em mãos contra o PT, já teriam colocado Lula na cadeia, deposto Dilma da presidencia, já teriam prendido até o faxineiro do PT, etc…a essa altura já teriam colocado José Serra como presidente, aclamado pelo povo, etc….

    mas o PT tem a faca e o queijo na mão e nada faz…prefere combater os inimigos com o ”controle remoto”

  • josaphat

    A gente precisa é de líderes. Muitos.
    E de um povo menos frouxo.
    O governo é reflexo do povo que o elege ou que o deixa apropriar-se do poder.
    Mas, há possibilidade de um tirano que ame o povo e a pátria pode ser, sim, interessante.

    • Antenor

      O povo é que é frouxo, pois todo povo tem o governo que merece.
      O que temos que observar é que todos os povos do mundo só aprendeu por experiência própria e isso está acontecendo com o nosso povo.
      Tem muita gente com sede e numa atitude açodada querem ir logo ao pote, num comportando igual às pombas de arribação, que sedentas não vêem as armadilhas preparadas pelos caçadores.
      É claro que temos de ficar vigilantes e aguardar o momento certo de avançar, como vem acontecendo.
      Não duvido que os apressadinhos serão aqueles que perecerão durante a jornada e não cruzarão a linha de chegada.
      Boa sorte para os que avançam lentamente, mas seguros de que a vitória final virá ao longo da jornada de muitas batalhas vencidas.
      Avante, povo brasileiro, a vitória será nossa!!!

      • wilson araujo

        O povo não é frouxo. Pelo contrário é muito combatente e pode se ver isso nos embates de greve. Os que chamam o povo de frouxo foram os mesmos que aplaudiram as duras medidas adotadas pelo governo federal contra os grevistas e disseram que aquela era uma luta política.

        Os mesmos que chamam o povo de frouxo são os que afirmam ser os nano partidos de esquerda como extremistas e dizem que o governo tem que ter jogo de cintura para agir sem nada fazer.

        Sabe o que é triste é? é que pedem calma desde o primeiro dia de mandato e haja o assunto será somente eleição. O povo sim é que já está perdendo a calma.

        • josaphat

          Seria bom não é, o povo perder a calma, ser menos bovino?

        • Rogério Madureira

          O povo brasileiro é um povo extremamente lutador para o trabalho. Porém não para a luta política, de enfrentamente, de protestos. O dia que movimentos populares como o MST se espalharem pelo país, aí sim, teremos uma chance de mudanças reais.

  • alex

    FROXO, NÃO. É LERDO!
    É devagar o suficiente para ver esta Midia Porca, junto com os Tucanos Paulistas e a Direitona Paulista, colar no PT a culpa por tudo isso.

    Dirão (alguns já dizem) que o PT é culpado por invasões pelo país afora. Que o PT incentiva.

    O PT ? Bom, o PT vê tudo isso. Seus parlamentares (senadores e deputados federais) parecem que foram mordidos pela mosca tse tse.

    Vão levar uma tremenda “bicada” dos Tucanos. Bem feito.

  • Paulo Preto

    Eduardo, seria interessante colocar algumas matérias em que a falácia do governo vem abaixo. Essa história de medida judicial se cumpre é uma grande mentira desse tucano-pinocchio. Quando tentou abocanhar 25% dos leitos dos hospitais públicas e a justiça lhes negou a malandragem, o que fez o governo do Estado? RECORREU DA DECISÃO. Ou seja, medida judicial se cumpre, sim, APENAS quando interessa pra eles!

  • Paulo Ribeiro

    Nosso problema não é a Dilma e sim o vice. O PMDB atrasa a implementação das medidas desejadas pela presidente Dilma. E, neste clima de indefinição, abre-se espaço para os tucanos cometerem suas atrocidades.

  • Renato Calvo

    Sei que não é mais o assunto, mas como você tirou rapidinho o post sobre a blogueira Yoany Sanchez, atrevo-me a voltar ao caso.
    O post mostra a longa entrevista da blogueira ao jornalista e professor Salim Lamrami mas não mostra, contudo, a reação da blogueira. Na época em que li a entrevista fiquei intrigado com a farta documentação que o jornalista usou para contrapor os argumentos da blogueira; eis aqui parte do que ela relatou depois que a entrevista foi publicada;

    “A grande surpresa foi constatar – na medida em que o texto avançava – omissões enormes, distorções e até frases inventadas atribuidas a mim. Tudo havia ficado em outra intenção – entre milhares – de me atribuirem posturas que não tenho e afirmações que jamais disse, se não fora porque os meios oficiais cubanos se prepararam, rápidamente, à fazer eco da entrevista rearranjada. Ontem, quando vi o apresentador do mais chato programa da televisão oficial referir-se – sem mencionar meu nome – a uma série de perguntas que “me desnudavam”, comecei a compreender tudo. A razão para a adulteração já não era a precipitação ao transcrever nem o desejo de um jornalista de provar a todo o custo sua hipótese, mesmo que distorcendo para isso as palavras do entrevistado. Algo maior está sendo forjado com esse texto semi-apócrifo e faço agora uma parada no caminho do meu blog para advertir.
    Tenho uma memória muito vívida daquela tarde há quase tres meses – curiosamente o senhor Lamrani tardou todo este tempo em tornar pública nossa conversa – e as palavras que trocamos. Recordo suas perguntas estereotipadas e, as vezes desinformadas, sobre nossa realidade que parecem muito pouco com estas – tão documentadas – que ele voltou a redigir para parecer um especialista. Não me caracterizo por responder com monossílabos, daí que me dá trabalho indentificar-me em tanta moderação. Na medida em que a troca que tivemos no hotel Plaza avançava, podia-se notar como a simpatia dele à minha posição aumentava. No final, sentí que todas as barreiras haviam sido derrubadas e ele compreendia que não éramos oponentes, mas sim pessoas que viam um mesmo fenômeno de ópticas diferentes. Um abraço de sua parte me confirmou. Porém, evidentemente, a disciplina à “causa” pôde mais do que sua ética jornalística e o professor da Sorbonne terminou – visivel na segunda parte da entrevista – por adulterar a minha voz. Em seu moderníssimo Iphone minhas frases moderadas deveriam ser como um vírus informático roendo os estereótipos, um chamado para terminar com essa confrontação que pessoas como ele preferem alimentar.”

    • eduguim

      Primeiro que eu não tirei post algum, muito menos rapidinho, o post está aí para ser lido. Sua imbecilidade é tanta que não se dá ao trabalho de olhar a página. De resto, a entrevista foi gravada. Se houvesse alguma manipulação, Yoany deveria ter processado o jornalista francês exigindo judicialmente que apresentasse a gravação para provar que ele inventou. É como no caso da agressão que ela inventou. Assim como não quer mostrar fotos dos ferimentos que 3 dias depois haviam sumido, não exigiu judicialmente que a gravação fosse apresentada. É como você, seu animal, que vive de mentiras.

      • Fernando SP

        Discordo frontalmente dos termos que você usou ao responder ao Renato Calvo. Ao agredir com palavras o comentarista você se iguala àqueles que na falta de argumentos tentam desqualificar seus interlocutores. Você é suficientemente inteligente para responder qualquer comentário sem utilizar essa prática tão comum aos tucanos.

        • Caro Eduardo, eu também discordo frontalmente dos termos que você usou ao responder ao Renato Calvo.

          Ofendeu os animais…

      • Rogério Madureira

        A mentira não deve ser tratada com cortesia não! Como dizia Monteiro Lobato, mentira “merece pau, pau e mais pau”! Somos tão cortezes com a mentira que recebemos um presidente americano, líder de um país de facínoras, debulhando-nos em sorrisos e afetos. Se tivéssemos sangue vermelho nas veias, em vez de sangue de barata… E é por casa dessa mesmíssima “falsidade educada” que poupamos os adjetivos pejorativos adequados à essa malta de políticos imundos, comprados, vendidos e vestidos de panos caros e muito perfume francês.

  • Pedro Soto

    Me desculpe, Eduardo, mas eu não vou ver, não. Seria capaz até de ouvir um discurso do Alckmin, se estivese por acaso passando perto de um comício dele. Mas através da Globo EU NÃO VEJO NADA. Porque eles mentem, distorcem, têm sempre segundas intenções, fingem-se de democratas quando na verdade são facciosos, prepotentes, autoritários.
    Enquanto o povo brasileiro lhes der audiência, nada feito.
    O Brasil precisa de um Hugo Chávez, sim, mas antes tem que se livrar desse monstro (herança da ditadura militar) que nos assola há quase 50 anos.

  • Maria Rita leal

    Esse homem, Alckmin, deve ter muita raiva. Quando fala (porque obrigado pela força do cargo), comprime os lábios finos de forma impressionante, parece que é para não explodir. Tenho mais receio dessas águas paradas, desses chuchus inodoros, dissimuladores profissionais, aparentes civilizados, cuja (casca de) finura desaba nos bastidores. Nem Alckmin nem o jornal nacional, convencem a mais ninguém.

  • Rachel

    Eu continuo achando o mesmo de sempre. Enquanto tivermos uma mídia como a que temos seremos reféns. Eles distorcem, escondem, mostram o que querem. Partido político é partido político. Mas não consigo aceitar é uma mídia que tem lado e todos do mesmo (por hora deixo a Record fora deste todos). Tenho um colega de trabalho que não sabia nada do que estava acontecendo em Pinheirinhos. Aí perguntei pra ele: Aposto que sobre o cara que derrubou pé de laranja tu sabes? E ele me respondeu que sim, pois tinha sido muito divulgado na época. Então é isso. Mostram o que querem, escondem o que querem. Precisamos sim de um Hugo Chaves para fazer a ley de medios. Se a imprensa fosse honesta e imparcial todos saberíamos em quem votar … até São Paulo e Santa Catarina onde moro. Tem hora que dá vontade de não saber mesmo de nada do que acontece. Ir lá votar e deu, mas para quem tem sangue nas veias é difícil. No dia que eu deixar de pelo menos me indignar podem enterrar que morri.

  • adenilde petrina

    O que esperar de um povo que viveu quinhentos anos de joelhos? A maioria do povo pobre brasileiro viveu parte de sua vida de joelhos, sobrevivento das migalhas que a casa grande distribuía, apanhando, sendo enganado e por força da religião cristã ainda diz ” é Deus que quer!” , ” estamos sofrendo pelo amor de Deus” , sem cultura, sem informação e a globo fazendo seu trabalho sujo de mentir e mentir descaradamente.Faz pouco tempo que o povo pobre deste país está descobrindo que é gente. Isso que a elite paulista fez com Pinheirinho, Cracolândia agora, ela já faz isso há muito tempo: está no DNA dessa elite. Felizmente, existem pessoas com humanidade e solidariedade bastante para estar ao lado dessas pessoas sofridas. Tô falando do meu companheiro, que admiro e respeito muito: Eduardo Guimarães que saiu de São Paulo, para fortalecer a nossa luta aqui e nos tornar visíveis e conscientes; é ele que sai do conforto de sua casa, larga sua família para, com outros companheiros, estar ao lado e ampliando a voz dos sofredores, expulsos de suas casa,s ouvindo crianças que perderam seu amigo cão . Isso é um escândalo! É preciso seguir o exemplo do Eduardo. O povo não é frouxo. Precisa de solidariedade e informação. Precisa que destruamos o PIG e destronemos essa elite selvagem. Precisamos agir.

  • Mucuim

    PM delator de esquema no Ministério do Esporte é promovido a cabo. O policial militar João Dias Ferreira foi promovido de soldado a cabo da Polícia Militar do Distrito Federal por meio de portaria do Comando Geral da PM desta terça-feira (31). Com a promoção, o PM ganhará R$ 200 a mais, sendo que o salário-base de um soldado no DF é de R$ 4.350 …Leia mais: http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2012/02/01/pm-delator-de-esquema-no-ministerio-do-esporte-e-promovido-a-cabo.jhtm

  • Mucuim

    Pinheirinho: para além da desocupação

    Durante três anos, entre 2007 e 2010, o antropólogo Inácio Dias de Andrade manteve convivência diária com os 7 mil habitantes da comunidade de Pinheirinho, no estado de São Paulo. A pesquisa foi tema de sua dissertação de mestrado na Universidade de São Paulo. O que segue são seus relatos sobre o que ele conheceu da auto-organização dessa comunidade que conquistou com as próprias mãos o direito à moradia, e alguns fragmentos dos escombros que a ação policial deixou para as quase 2 mil famílias despejadas da área no dia 22 de janeiro.

    Leia mais: http://sul21.com.br/jornal/2012/02/pinheirinho-para-alem-da-desocupacao/

  • Eduardo, já tinha reproduzido um dos seus textos no Diário Liberdade, o portal Lusófono de todas esquerdas. Na ocasião foi um artigo sobre as comemorações do aniversário de SP, do ano passado. Agora estarei reproduzindo este também!

    Muito bom o texto!

    Abs

    Sturt Silva

    Colaborador do Diário Liberdade, direto do Brasil.

  • Márcio

    Hoje o homem está inspirado… Achou pouco defender um ditador só e resolveu já defender outro. Agora só falta a Coréia do Norte. É um democrata mesmo!!

    No mais, basta ver a prosperidade econômica da Venezuela onde falta até energia estando sentado em petróleo para avaliarmos a falta que um Hugo Chavez realmente nos faz…

    • eduguim

      Tire essa bunda reacionária da cadeira e vá conhecer o que critica, palhaço

      • Kid Prado

        Oi Edu
        Gosto muito de ver sua indignação com os trollmentaristas que aparecem aqui para pentelhar seu blog. Partindo do princípio de admitir opiniões diversas das suas, pelo menos você as tolera (haja dramin!), publica e não se omite em respondê-las à altura. Não faz como o tio-rei destes pentelhos, que não publica os comentários divergentes lá naquela pocilga que se localiza nos terrenos da revista marronzinha.
        Estas sapatadas na cabeça destes provocadores são mais que merecidas e, pode ter certeza, são aprovadas pela grande maioria de seus leitores. Curto e grosso!
        Estes toscos, parece que gostam de apanhar. Se soubessem com antecedência como seria a desocupação do Pinheirinho, é bem provável que corressem para lá para levar umas bordoadas nas costas e uns tiros de balas de borracha nas bundas.

        • eduguim

          Não aguento mais esses nazistas

      • Rogério Madureira

        Muitíssimo apropriado o tratamento destinado a esses nazistas imbecilóides de meia tijela. Pelo menos os nazistas originais eram instruídos.

  • Gostaria de pedir que as pessoas não se escondessem atrás de nomes não identificáveis… assim fica fácil proferir besteiras e impropérios sem que se possa identificar a origem… acho que os que assim procedem são mesmo covardes…

  • Também vi a reportagem e fiquei enojado, menos vergonhoso seria se a Globo continuasse escondendo o assunto. Mas não, não há limites para a desmoralização da Globo. Também não há limites para a covardia do PT em criar a lei dos médios. Entre os covarde, tenho que admitir, está Lula. Que passou 8 anos enrolando a militância quanto este assunto. Nesse ponto Dilma está apenas continuando o trabalho de enrolação de seu antecessor. Agora vemos o quanto a concentração da mídia é prejudicial aos direitos humanos, mas não adianta. Acho que nem que haja mil pinheirinhos vai aparecer algum político do PT com coragem suficiente para desafiar a Globo.

  • Sebastião

    Um cara como o Chaves governando o Brasil? Credo. “Se” tá de brincadeira…

  • Ricardo – SP

    PARABENS, EDUARDO

    Ter um Hugo Chaves no Brasil é o que de mais verdadeiro ja li ou ouvi em blogs.
    Enquanto não tivermos um lider com CORAGEM suficiente para fazer uma limpeza no pais, ainda que seja necessario uso da força, veremos essa elite massacrar nosso povo.
    2000 homens destruiram pinheirinho, quantos precisaremos para destruir esses nazistas?

  • Danilo Morais

    Concordo em gênero, número e grau com sua indignação com o caso Pinheirinho e a exigência de que o Governo Federal, assim como as forças de esquerda, principalmente o PT, sejam mais efetivos na defesa dos direitos da população afetada e busquem evitar que outras situações assim se repitam.
    Discordo, entretanto, de que estaríamos melhor com um Chavez como líder de nosso país. Defendo o governo Chavez na Venezuela, pois entendo que foi o que melhor produziu seu povo, nas condições objetivas daquele país, para a defesa dos direitos das maiorias historicamente marginalizadas. Porém, não podemos deixar de ver as limitações de um regime político que se baseia apenas na ação de seu líder e que pretende que todos seus aliados estejam apenas em um único partido (PSUV) – o que inclusive indispôs o Partido Comunista da Venezuela com o governo. Mesmo assim, repito, entendo que Chavez é o que melhor produziu o povo venezuelano para defender seus direitos, contra uma elite vendida e golpista.
    Outra questão é a disputa em torno do significado da democracia. Para um conjunto de atores sociais, políticos e de mercado, orientados pelo projeto neoconservador (ou neoliberal, pois no Brasil dá no mesmo), a democracia é um regime destituído de qualquer substância – seja a promoção da igualdade, o reconhecimento e valorização das diferenças culturais, a soberania e auto-determinação nacional etc -, sendo apenas um conjunto de regras para periodicamente arbitrar a disputa entre e dentro das elites que se revezam nos governos. Por esta razão os tucanos dizem estar defendendo a “democracia” em ações como a do Pinheirinho.
    Por outro lado, existem outros significados para a democracia, que não prescindem de um conjunto de regras – as leis -, mas também afirmam que estas perseguem um fim, devem estar orientadas fundamentalmente para a garantia e ampliação dos direitos de cidadania. Pois, se assim não for, mesmo sob o regime de leis democráticas se reproduzem ferozmente as estruturas de desigualdade inerentes ao capitalismo. Ou seja, para outros atores sociais e políticos, orientados por projetos populares de democracia, sempre haverá uma tensão entre capitalismo e democratização – quanto maior a democratização, mas sob controle está o capitalismo, ao ponto da instituição de um Estado de bem estar ou até a ruptura com o capitalismo. Para uma maior discussão em torno destas concepções antagônicas de democracia recomendo os textos da Profa. Evelina Dagnino.
    Enfim, discordo de você Eduardo quando diz que não há democracia no Brasil. Acredito sim que carecemos de maior democratização e que devemos fazer, mais abertamente, o combate político de projetos para a sociedade brasileira explicitando que os tucanos, junto de seus aparelhos (midiáticos) ideológicos, como bons neoconservadores defendem aquele primeiro sentido mínimo de democracia, que não interessa ao povo. Por outro lado, existem outros atores, não só os que lideram o Governo Federal desde 2003, mas também todo um conjunto de forças sociais vivas, que defendem esta concepção ampliada de democracia, onde os direitos de cidadania, não do capital, estão no centro.

  • Abel Botelho

    Sr. Eduardo, o que o sr. espera para mudar-se, então?

    Já lhe fiz um favor: pesquisei as passagens mais baratas para Caracas. Hasta la vista!

    Vôos de São Paulo a Caracas com melhor preço garantido
    Ida: Sábado 4 fevereiro 2012 | Volta: Domingo 11 março 2012 | Passageiros: 1 Adulto
    Nova busca

    Vôos de São Paulo a Caracas com melhor preço garantido
    Ida: Sábado 4 fevereiro 2012 : | Passageiros: 1 Adulto
    Nova busca

    Ordenar por
    Mais vendidos Preço Paradas Duraçäo Cia. aérea
    Se ocultou este vôo. Voltar a mostrar este vôo TamTotal: R$ 808Total: US$ 465

    idasab 4 fev 12, de São Paulo (GRU) a Caracas (CCS)
    Sai: 12:50Chega: 23:171 Parada
    – Bogota, 5hs. 7min.
    11hs 27min do vôoTarifa por adulto
    US$ 465
    Tarifa por adulto
    R$ 808
    Tarifas:1 AdultoUS$US$US$Imp. e taxasUS$EncargosUS$TotalUS$ Tarifas:1 AdultoR$R$R$Imp. e taxasR$EncargosR$TotalR$ Até 5 vezes !
    Mais detalhes comprar TAM
    808
    1
    1
    41220
    Tam
    0

    Se ocultou este vôo. Voltar a mostrar este vôo TamTotal: R$ 808Total: US$ 465

    • Kid Prado

      Este Botelho é um dos membros do BBB (Botelho, Bruce & Blaya) lá no blog do Nassif, já que não conseguiu ser selecionado por Bial/TV Globo para o Big Brhotel Brasil-12.
      Os três são os paus-mandados que fazem trollmentários todos os dias, provavelmente em troca de uns caraminguás pagos pela coligação PIG-UDN. Trollmentaristas toscos e rudimentares, de textos recheados de baboseiras e erros gramaticais que demonstram cabalmente baixo nível intelectual além de argumentos pueris, tolos e redundantes. Penso que o Edu devia ‘faxinar’ estes tipos daqui antes que a Vigilância Sanitária venha e lhe faça uma autuação.

      • Abel Botelho

        Sr. (?) Kid (!),

        Eu lhe conheco? Primeramente, NUNCA (eu disse nunca) comentei no blog do Nassif. Logo, o sr. nao me conhece para vir falando essas asneiras.

        Segundo: me mostra um erro gramtical que cometi que paro de comentar aqui. Vez ou outra (como agora) eu escrevo do iPad, no qual ainda nao consegui descobrir, por exemplo, os acentos (dai alguns pequenos erros de GRAFIA, como neste comentario).

        Desafio o sr. para um pequeno teste de portugues. Topas?

    • Mais uma vez, o “ame-o ou deixe-o” dos ditadores cujas botas esses nazistas adoram lamber.

      E mais uma prova de completa falta de cérebro. “Mandar” que algém se mude do país pq vê algo de bom em outro e algo de errado aqui é a negação da própria razão.

      E a direitalha sequer consegue entender a indigência de um pseudo-argumento como esse. Quem mandou faltar no dia da distribuição de cérebros, né?

      • Augusto

        Pierre, eu compro uma passagem para você ir para Cuba. Mas só de ida. Peça meu e-mail ao Eduardo. Eu compro mesmo, mas desde que você fique para sempre em Cuba. Se quiser para a Coreia do Norte (para lá só sai avião de Pequim) ou para a Venezuela, também me proponho ao desembolso.

        Digo aqui. Não quero viver em Cuba. Não quero viver na Coreia do Norte. Não quero viver na Venezuela. Nem quero que meus filhos vivam nesses lugares.

        E aposto aqui também com vocês. Os ex-moradores de Pinheirinho também não querem. Eu tenho certeza!

  • Romanelli

    MUITO mais grave que a 1a parte do vídeo, uma que apenas atesta os efeitos dum leite já derramado, muito pior e mais importante é a 2a parte que fala de um dos culpados por esta orgia em que vivemos, o tal poder judiciário de juízes nomeados com salários nababescos para mandatos vitalícios.

    Judiciário que legisla ..este poder tão deformado que não para de se criar de direitos exclusivos que os diferenciam perante todos os demais cidadãos que a eles são submetidos

    Pergunto, será que a democracia da jeito nisso, neles ? ..será que suporta conviver com a impunidade de ver juiz ganhar inconstitucionalmente mais que o presidente ? de não poder ser demitido mesmo diante de falta grave, desta que o fará no máximo ser aposentado com salário proporcional ?

    eu hein, e o que dirá da cadeia então que, quando há, ainda dá direito aos ordinários de cumprirem do castigo em regime especial

    não dá

    ps – uma correção que penso que deveria ser feita, NÃO, infelizmente e legalmente as casas derrubadas NÃO eram daquelas famílias ..elas eram invasoras SIM ..elas foram, pelo descaso, desassistência, insensibilidade e incompetência, elas foram levadas a condição de marginais por todos os poderes e esferas deste país e nem se deram conta, inclusive da esfera FEDERAL bom que se diga

  • Jakson

    É muito cinismo. A hora dessa tucanada cara de pau e mentirosa e desse rede de televisão caírem vai chegar!

  • Alberto Santana

    Eduardo, mas não é o confronto exatamente que a direita procura? Vasculha, distorce, mente descaradamente, omite e pratica um sem número de sandices a troco de que?
    Na verdade, a direita precisa urgente de um inimigo violento, como por exemplo: que
    a Dilma jogue o exército contra a PM ou, pior, que faça uma intervenção no Estado de São Paulo.
    Assim, passará a buscar apoio para os seus objetivos excusos – que já conhecemos à exaustão – na tentativa de materializar um discurso, inclusive além fronteiras, de que o governo brasileiro não é democrático.
    Paciência, a própria mídia está se esvaindo em seu próprio sangue e morrendo com seu próprio veneno.
    Lembre-se a direita sempre foi unida.
    Nós os cinquentões, calejados por anos de ditadura e opressão, planos econômicos absurdos e tantas outras vergonhas praticadas contra o povo brasileiro, devemos servir de norte para que as novas gerações não cometam os mesmos erros que cometemos.
    E mais, como diria meu netinho: “Vô, a internet tá bombando”.
    Não é momento para desesperar: ESTAMOS VENCENDO!
    Calma, Eduardo calma.

  • Nilson

    O que os petistas dizem é que tudo é uma correlação de forças, abandonaram a velha trincheira em nome do comodismo engendrado por Lula que pregou a desmobilização política. Um dia eles terão que fazerem acerto com a história.

    • Rogério Madureira

      Não há dúvidas. Mas, aí, já estarão mortos…

  • Valdir

    Prezado Eduardo: Se há tanto processo no STF como diz o seu presidente é porque aqueles que o procuram sabem que alí tais processos ficarão caducos e nunca serão julgados.
    O presidente disse que pressões são incompatíveis com a convivência democrática. E quando a presidenta Dilma disse que não tinha dinheiro para dar aumento ao judiciário, houve ou não pressão para que o orçamento nacional fosse reformulado para que os nosso poder judiciário tivesse aumento? Será que ele estava se refeindo a essa passagem?
    Eduardo! começo a achar que nós somos ingratos com as ossa “otoridades”.O presidente do STF disse que esse é o melhor judiciário que tivemos. Há dois anos tras o senador Mão Santa disse que “esse é o melhor legislativo que o pais já teve” .Realmente, vivemos num paraiso e não sabemos.Parece que se continuar assim, logo, logo, ouviremos aquele refrão ” o povo já dizia, no tempo de Figueredo eu era feliz e não sabia”.Sim, o grande general Figueredo já dizia ” quem não quiser a democracia, eu prendo e arrebento” ou se preferir ” eu gosto mais do cheiro de cavalo de que do cheiro de povo”. E a vida continua neste mundão de meu Deus, de pai preto e pai João, não no de Batista Figueredo, porque ele partiu igual naquela musiquinha “minha santa beata mocinha, eu vim aqui pará vê meu padrinho.Meu padrinho fez uma viagem, deixou juazeiro sozinho.

  • Só por que você quer.
    Posso lhe garantir que um pateta esquerdopata desses não duraria muito na presidência.
    Duraria bem menos que o Jango.

    • KKKKK

      Eis o general dos trolls! Um pateta travestido dquilo que mais ama: calçadores de botas. Estão tão desesperados pra lamber uma botinha que até se fantasiam!

      KKKKKKKKKKKKK

      Ah, como seria bom se vc fosse mesmo um desses canalhas que querem submeter o povo aos caprichos da elite e que depuseram Jango… Mas não passas de um viuvo deles.

  • Douglas Otaviani Tôrres

    Enquanto o Brasil precisa de Chávez,São Paulo precisa mesmo é de um Chê ou Fidel para desmontar toda o “maquinário” conservador com fizeram em Cuba,que não era uma nação mas um bordel para servir aos endinheirados americanos.São Paulo caminha célere para se transformar nesta Cuba do passado,Uma ilha de conservadorismo,ditatorial,desumana, antissocial.Se desindustrializando,com governantes fazendo acordos com o crime organizado,a infra estrutura da capital se desgastando.Pobre São Paulo.

  • Augusto

    Cara, mais uma vez: não havia conflito algum de jurisdição. Isso não passa de uma enganação política feita por esse governo petista. Quem suscitou a competência foi a União, na última hora, na hora “h” em que a decisão do TJ paulista ia ser cumprida, como mais uma jogada política do PT. Pelo amor de Deus, abra os olhos. Pare de mentir. O STJ cassou a decisão do TRF. Defenda seus pontos de vista, mas não minta. Você como um blogueiro conhecido tem de ter responsabilidade de pelo menos não mentir.

    Acesse o link a seguir, vá descendo para o final da página e veja por si mesmo a decisão do ministro Ari Pargendler cassando a decisão do TRF. Conflito nº 120.788. Veja no alto da decisão quem é o suscitande do tal conflito.

    O link é o seguinte: http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI148614,51045-STJ+determina+que+compete+a+Justica+Estadual+julgar+caso+Pinheirinho

    Como se isso não bastasse, o tal conflito a que você se refere foi suscitado pela Advocacia-Geral da União, que, apesar de ser órgão de Estado, não de governo, foi mais uma vez usada politicamente por Dilma Rousseff e Gilberto Carvalho. Se este país fosse sério, minimamente sério, somente por isso Dilma Rousseff perderia o cargo. Aliás, estou estudando aqui uma possibilidade de entrar com um pedido de impeachment dessa senhora no Congresso Nacional por este fato especificamente: uso da advocacia pública para fins políticos.

    Para mim, você pirou de vez. Dizer que o Brasil precisa de um Hugo Chaves é o fim da picada, é uma loucura total. O seu conceito de democracia não tem nada a ver com o que pensa a sociedade brasileira, graças a Deus! Graças a Deus, você e os radicais são apenas alguns poucos.

    • Augusto

      Você não entende, Eduardo, a União teve cinco anos ou mais para suscitar a competência. Só fez na hora “h”. Abra os olhos, caro. Você está totalmente cego. Está se deixando levar apenas pelo lado emocional.

      • eduguim

        Deixe de ser burro. Era um problema MU-NI-CI-PAL.

        • Augusto

          CONTINUA sendo um problema MU-NI-CI-PAL. Nunca deixou de ser e nunca deixará, mesmo com a União tentando levar o caso, no campo judicial, para a esfera federal.

          Você está confundindo duas coisas: competência administrativa e competência judicial. A competência administrativa em matéria habitacional é, em regra, do município, como, aliás, toda matéria que diga respeito a interesse local. A competência judicial para apreciar um pedido de reintegração de posse é da Justiça Estadual. Veja: competência judicial é diferente de competência administrativa. Qualquer tolo, não precisa ser advogado, sabe disso.

          Então o que acontece é que você não leu a decisão. LEIA a decisão que eu indiquei.

          Como você não leu, vou transcreve um trecho para ficar mais fácil:

          “A União não é parte na ação de reintegração de posse que tramita na Justiça Estadual.”

          Eu gostaria de ouvir o que você tem a dizer sobre o uso político da AGU pela governo federal neste caso.

          • Há conflito de competência SIM, já que direitos humanos foram violados.

            A Constituição foi violada, e a competência “atrativa” do juízo falimentar não se aplica.

            E quem vc citou é mais um daqueles que criticou a PF por colcoar algemas em Dantas, mas se cala diante da barbárie cometida em Pinheirinho. Ricos, pra gente como esses canalhas do STF, tem direitos, mas pobres, não.

            E mais: a decisão foi POSTERIOR à reintegração. Durante o final de semana, o caso ainda estava sub judice, e era obrigação do governo estadual suspender a ação até que uma decisão fosse tomada, e não “apostar” na decisão que achavam “correta” e correr o risco de criar uma situação impossível de ser corrigida, burlando os efeitos de uma decisão contrária a seus interesses.

            É evidente, até pra pedras, que o Alckmin aproveitou a deixa pra criar uma situação concreta às pressas, já que corria o risco de não ver aquela área reintegrada e aquelas pessoas na sarjeta.

      • Rogério Madureira

        Pior cego é o que não quer ver. Não importa de quem seja a maldita (in)competência. NINGUÉM pode atirar em velhos e crianças, derrubar casas de famílias trabalhadoras e ficar por isso mesmo. Será que somos tão cegos ao ponto de engulir esse trololó processual de qual pinto tem direito a perfurar a bunda alheia? Cometeram um crime contra tudo o que é decente em nossa sociedade! Contra tudo o que as boas famílias se esforçam para passar de valor a seus filhos! Será que NINGUÉM se sensibiliza com isso?! O governo municipal e Estadual fizeram o que fizeram pelo ganho financeiro! E o Governo Federal se omitiu para obter lucro político! O PT está doido para ver o circo pegar fogo na tentativa inútil de vencer as eleições paulistas. Nem que o próprio Lula concorresse o PT venceria em São Paulo. Só um bando de paquidermes dormentes não enxerga isso…

  • CPI das Privatizações não está na pauta do congresso.

  • PedroAurelioZabaleta

    Quero a responsabilização dos autores da barbárie em Pinheirinho.
    Quero intervenção no município de SJC e no estado de SP.
    Mas, quero acima de tudo que o Estado brasileiro supere esta crise democraticamente, e IMEDIATAMENTE!
    Não aguento mais fazer parte de uma sociedade que tolera Pinheirinho(s) passivamente.

    Tem que ser um imbecil para não entender que AlckminOpusDei é, por livre arbítrio, um criminoso sociopata autodidata.
    O lugar dele é na cadeia (perpétua).

  • Bravíssimo.
    Mudanças?
    Somente quando o sindicalismo deixar de ser pelego.
    Somente quando for assinada a lei que regula a mídia.
    Somente com o povo nas ruas.
    Parabéns pelo texto e pelo ativismo real.
    Abraços
    Gilson

    • eduguim

      igualmente

  • Bem, eu não tenho estômago para assistir…

    Por essas e por outras que eu admiro tanto você, Edu. Você é idealista e sensato.

    Confio plenamente na tua análise. Às vezes, também acho que o governo deveria tomar medidas mais duras com o PIG.

    Na verdade, deveria haver uma mobilização bem grande, do tipo “Diretas Já”, para exigir a Ley de Medios aqui no Brasil.

    Com a internet, duvido que a grobo teria coragem de dizer que é manifestação pelo aniversário de sum paulo…

  • Breno Gonzaga

    Sinceramente, Edu, acho que você mesmo já é um líder. O que falta no Brasil seria uma maior quantidade de líderes como você atuando também na política, tal como o Brizola Neto.
    Se em cada colégio eleitoral existisse um líder atuante como você, com o tempo um desses milhares de líderes iria se destacar mais na política e, quem sabe, conseguir alcançar a presidência.
    Eu tenho alguns poucos líderes para votar, mas o único do meu Estado que merecia a presidência é o Patrus Ananias.
    Abraços,
    Breno

    • eduguim

      Sou só um impotente menos conformado, Breno…

    • Abel Botelho

      Voto distrital ja!!!

  • Levy Santos

    Mas é claro que o que levou a Globo a isso, tantos dias após, só pode ter sido o ativista que está fazendo greve de fome em frente ao prédio principal do império, acusando a Globo de diversas iniquidades no caso Pinheirinho.E o pior disso, é que do PIG já sabemos o que esperar, omissão do homem e da sua solitária greve de fome, mas o fato, é que a blogosfera também não está dando muita bola.

  • cezar

    Opa!!

    Quem mandou atacar aquele povo foram os tucanos.. estão confundindo um pouco as coisas

  • Augusto

    Gostaria também de saber o que você pensa sobre as lideranças dos ex-moradores de Pinheirinho. Você nunca teve coragem de tocar nesse assunto, mesmo tendo uma matéria importante na Folha a respeito e assinada pelo jornalista Elio Gaspari. Você sabe de qual estou falando. Além disso, o vídeo mostra gravação com moradores reclamando de que estariam sendo impedidos pela liderança de deixar o local com suas coisas. É uma prova irrefutável. Por fim, devo dizer que estou satisfeito com a postura do governador, que agiu de forma escorreita, republicana e democrática neste caso.

    • Este troll está aqui apenas para postar mentiras e afirmações de apoio ao Alckmin. Trata-se de trollagem profissional.

      Os funcionários são contratados para colocar frases para contabilização de mensagens na rede.

      A mentira descarada de que os que foram chamado de “lideranças” impediram a retirada dos perences dos moradores das casa é absurda. Todos nós vimos os vídeos. Quantas “lideranças” havia? E quantos policiais?

      Caramba! Não estamos falando de relatos, os vídeos mostram a polícia atacando as pessoas, atirando a esmo, batendo sem motivo, entrando nas casas com armas em punho… eram dois mil policiais fortemente armado e truculentos.

      Mas o trollzão profissional foi pago para dizer que a culpa é das “lideranças”… Eta empreguinho maldito que esse aí arranjou!

      Depois de postar a mentira, ele tece elogios ao governados, elogios vazios, sem motivo e sem argumentação, apenas para postar (e trollar).

      É isso, a extrema direita emplumada dos nazitucanalhas vive desses expedientes, apoiando-se na grana dos especuladores e estelionatários que são seus financiadores, para tentar preservar esses tiranos de aldeia bicudos do julgamento popular.

      • Augusto

        Troll??? Eu??? Peça ao Eduardo o meu e-mail que eu terei o maior prazer em me corresponder com você e aí vai ver que eu não sou um troll.

        Se os moradores fosse sair do local espontaneamente, demonstrando civismo e respeito à lei e à Justiça, certamente não haveria necessidade de uso da polícia, você não concorda, meu caro?

        Se a polícia foi chamada é por que havia resistência e então o jeito seria o uso da FORÇA. Para isso existe uma polícia, aqui no Brasil ou em qualquer lugar do mundo, inclusive no Distrito Federal, em Brasília, que há pouco também fez uso da FORÇA para reintegrar uma área. A polícia certamente não vai até o local pedir que, por gentileza, deixem a área. Isso simplesmente é hilário e só poderia partir mesmo de pessoas politicamente engajadas como você. Ninguém que seja sério considera de verdade essa hipótese. Seria até engraçado. Imaginem a cena. “Senhores, queiram por favor deixar o local”.

        Quanto à liderança do movimento, leia a matéria de Elio Gaspari sobre o assunto. Procure saber mais sobre o Marrom e a atuação do PSTU neste caso. Aliás, partidos como esse PSTU e PCO, apenas ficar em dois exemplos, deveriam ser jogados à marginalidade da lei e punidos com pena de prisão. São partidos totalmente INCOMPATÍVEIS com o regime democrático vigente no Brasil. Ninguém vota nesses partidos, nem mesmo os ex-moradores de Pinheirinho, em São José dos Campos. Ninguém! Ninguém mesmo! Sabem por quê? Porque eles são comunistas radicais, fundamentalistas de esquerda, são contra o Estado de Democrático de Direito, são contra a propriedade privada, são contra a liberdade de imprensa, são contra a livre iniciativa, são contra o capitalismo, contra a democracia e por isso não possuem a confiança de nenhum brasileiro.

    • Jacó do B

      Prova irrefutável só depois de analisada pelo perito “Bolina”! Troll, até que enfim um grampo com áudio……

    • Se não bastasse os milares de depoimentos que negam essa acusação ridícula, basta o bom senso.

      Havia um acordo. Os moradores não esperavam ser enxotados de suas casas naquele dia, nem naquela hora. E ninguém precisa de estímulo algum pra resistir à violação de seus direitos.

      Ninguém, se não tipos como vc, que não podem ver um coturno que já caem de quatro.

      Mas esperar bom senso de gente que acredita na Globo é ser ingênuo demais.

  • Almir

    O Brasil precisa (e muito) de um Hugo Chávez. Mas para isso, precisamos de um nome para esse herói que vai dar cabo nessa burguesada predatória e dnssa imprensa falsária. Roberto Requião (ou Ciro Gomes) daria certinho para cumprir o papel do “Hugo Chávez” brasileiro.

    • oxaguian

      Nenhum dos dois (principalmente o primeiro) tem o mínimo interesse de promover a Revolução político-social e econômica almejada por Hugo Chavez. Até simpatizo com Ciro Gomes, mas ele acredita assim como Dilma e até Lula num capitalismo humanizado, uma contradição em seus próprios termos.
      Tem muita gente (neste momento não falo especificamente de Ciro), inclusive esquerdistas honestos e bem intencionados, que acreditam que o modelo de sociedade a ser alcançada seria a dos países nórdicos, como se a riqueza que proporciona aquela qualidade de vida àqueles poucos fosse gerada e distribuída lá mesmo e não com a exploração de outros homens pela Ásia, América e África principalmente.
      Mas já estou divagando…
      Abraços

  • Gerson Carneiro

    Isso mesmo. Passou dos limites o desaforo do PIG associado com seus patrocinadores, e passou da hora de alguém dar um murro na mesa e acabar com a promiscuidade entre grupos de comunicação e políticos da Direita. Acabar de vez com essa pouca vergonha e deixa espernear.

  • Jose Eduardo Dyonisio

    Eu quase não assisto mais essa bosta do jornal nacional. O problema é que você fica muito nervoso e

    com a impressão de enxugar gelo. O jornalismo de bosta da emissora despolitiza totalmente o

    assunto e resume tudo a excessos cometidos pela PM.

  • Da Vinci

    E por que não um Huguito. No Brasil ainda existe aquela sindrome do comunismo que vai tirar tudo dos que tem para dar aos que não tem. Isso não aconteceu nem mesmo na ex-URSS. O socialismo bolivariano de Chavez tem com meta principal a distribuição justa da renda. O Lula fazia isso, em menor grau, evidentemente. O bolsa-família é distribuição de renda, nada mais. A diferença, talvez, entre Lula e Hugo Chavez é que o Lula distribui o dinheiro dos impostos, que é o pobre que paga, e o Hugo cobra mais dos ricos para dar aos pobres. Por isso que o Chavez é mais demonizado pela elite enquanto o Lula e a Dilma são mais palatáveis.

  • Voici une traduction française de votre article,

    http://www.larevolucionvive.org.ve/spip.php?article1916&lang=fr

    fraternellement
    LRV

    • eduguim

      Merci

  • Carlos

    Só resta agradecer por poder ler esse texto. Nada mais. Deus o abençoe.

    • eduguim

      Amém

  • Carlos Everardo Silva

    Às vezes eu noto, Edu, que mesmo na esquerda, ou nas esquerdas, existem pessoas que não gostam de Hugo Chávez, por considerarem ele “populista” de mais. O que essas pessoas não entendem é que existe uma diferença muito grande entre político populista e o que vc chamou de líder de carne, osso e sangue na veia. A política se transformou em algo tão cosmético, puro mercado, mídia e publicidade, com seus políticos maquiados com mil e um assessores que lhes dizem o que devem ou não fazer, que líderes como Hugo Chávez parecem estranho hoje em dia, por falarem o que pensam. E falam o que pensam, porque não possuem nada a perder, pois não possuem o rabo preso com mil e uma pessoas obscuras.

    Eu me lembro da conversa de Obama e Sarkozy, onde os dois, como duas fofoqueiras, falavam mal do primeiro-ministro do Estado terrorista de Israel, o Benjamin Netanyahu. Por que Obama e Sarkozy não poderiam chegar publicamente e dizer: ISRAEL NÃO COOPERA COM NADA, NOS FAZ DE TONTOS,EXIGE COISAS SEM DAR NADA EM TROCA, TOMA DECISÕES SEM COMUNICAR OS SEUS PRÓPRIOS ALIADOS. Por que não se comporta assim, esses políticos? Porque eles são apenas bonecos controlados pelos verdadeiros chefes.

    • Daniel

      Concordo com você em grande parte…Mas alguém pode me responder por que todos aqueles que idolatram Chaves e o regime de Cuba não pensam em se mudar para esses países, será que teriam coragem de viver como a maioria do povo lá vive? Será que abririam mão de um bom restaurante, comida farta, os melhores vinhos,etc? Acho que existe muita hiprocrisia nestas horas. Você acredita que uma pessoa como Zé Dirceu teria coragem de abrir mão das benesses que a vida lhe trouxe? Olha a vida que o Oscar Niemeyer(comunista declarado) desfruta, teria ele coragem de se mudar para Cuba?

      • eduguim

        Eu só não entendo por que a pessoa precisa mudar para Cuba para dizer que o povo em geral vive melhor por lá do que por aqui. Esse é um ponto. O segundo ponto é o de que eu viveria em Cuba, sim. E o terceiro ponto é o de que esses que você citou são tão cidadãos brasileiros quanto você e eu e chega às raias do absurdo você propor a expatriação de quem não acha que a ilha é um inferno. De que adiantam todas as traquitanas de última geração que temos aqui e que só alguns podem comprar? O quarto ponto é o de que me incomodam as mentiras sobre Cuba. A propaganda americana – que os bovinos brasileiros compram sem discutir – faz as pessoas pensarem que a vida, em média, é pior por lá do que por aqui, quando é o contrário. Você sabia que Cuba tem a menor mortalidade infantil das três Américas? O povo vive uma vida simples, espartana, mas digna. Você jamais verá milhares de famílias – com bebês recém-nascidos, mulheres grávidas, idosos enfermos, deficientes físicos – serem postas ao relento, em Cuba. Onde fica a ditadura, mesmo?

        • Amilcar – Araruama – RJ

          Perfeito, Edu… como sempre, perfeito. Antigamente as escolas ensinavam que ditadores eram aqueles que tiranizavam o povo. Hoje em dia, ditadores são aqueles que são inimigos da mídia globalizada, dos Estados Unidos e dos interesses econômicos internacionais.
          Em discussão com um intelectualóide no facebook, que gosta de repetir od discursos da Globo, em que ele dizia que Chavez era ditador, pedi-lhe um link que mostrasse o povo venezuelano sendo tiranizado por ele… a única coisa que mostrou foi o link com o “fechamento” da TV Globo de lá… retruquei dizendo que não estava vendo povo na reportagem do link… dei-lhe outra chance para enviar-me outro link… até hoje nada… resultado: ganhei um inimigo no facebook que se envolve em qualquer debate para me xingar e achincalhar… mas a espinha do peixe que se chama Chavez ainda está lá entalada na gargante dele… e é isso que eu sempre lembro a ele nas suas intervenções.
          E eu acho que é assim que deve ser: transformar os “ditadores” de Cuba e Venezuela em espinhas nas gargantas destes intelectualóides… é só pedir links com notícias de atos tiranos destes ditadores ao povo de lá.
          um abraço, Edu

        • Airton

          Voce quer dizer que em Cuba milhares de pessoas poderiam entrar em um terreno que não é seu, construir casas e nada aconteceria com elas?

          • eduguim

            Seria desnecessário, porque em Cuba todo mundo tem habitações dignas. Não há população de rua e muito menos favelas

      • mirtes

        Quando não se tem argumento, fala-se bobagem.Frase comum desses imbecis de sempre:- “por que não muda para Cuba?”. Quanta ignorancia e insensatez!!! Lamentável!

        Abração pra vc Edu.
        mirtes

  • oxaguian

    Eduardo, com as pessoas com quem convivo sempre que posso tento esclarecer o que você demonstrou com muita felicidade. A democracia no Brasil é uma fraude. Em verdade, no capitalismo a democracia é uma mentira usada como propaganda para nos fazer acreditar que somos nós que tomamos as decisões quando, em verdade, tratam-nos como gado, tangido ao sabor das notícias que fabricam para nos alimentar.
    Quanto ao grande Hugo Chavez Frias, ele tem consciência de que uma república bolivariana é apenas um caminho para o socialismo e que ainda falta muito para chegar lá, mas, felizmente, eles já estão no caminho.
    Como bem disse Che: “derrota após derrota até a vitória final”.
    Viva Hugo Chavez Frias.
    Viva Nuestra América.

    • eduguim

      Viva!

  • Décio – Atibaia/SP

    No dia em que tivermos um Hugo Chávez a governar o Brasil, eu me mudo para o Paraguai.

    • Davi Lemos

      Coitado do povo do Paraguai…

    • Da Vinci

      Os paraguaios já estão chutando os brasiguaios que eles chamam de invasores. Vc seria só mais um.

    • Fábio

      Aproveita e vai logo…

    • Nazareno Lima

      Paraguaio não merece!

  • Roberto Ribeiro

    Pessoas que tem elevadíssimo grau de cinismo e psicopatia, como é caso do governador Alckmin não consegue disfarçá-lo.
    Assistam novamente e, confiram o grau de caradurismo e sadismo desse sujeito.

    • Ao que nos parece é que os TucanoDemos tentaram dar um golpe e esperavam que o Governo Federal iria intervir e estava então preparado o choque. Mas, o Governo Federal, mesmo apoiando os desalojados do Pinheirinho deixou o problema criado pelo TucanoDemos para eles resolverem. Agora vejamos: Milhares de pessoas morando em abrigos imundos, arriscando a contrairem doenças contagiosas , mal alimentados, sem um lar (pois seus pertences foram destruidos) e sem lugar para irem.
      Apesar de me condoer com este pessoal, eu também acho que foram os TucanosDemos que criaram este caos e deu tudo errado!
      Então: Quem pariu Mateus que o balance!

  • Roberto Ribeiro

    Sempre que posso assisto a TV do Governo da Venezuela, Chávez governa ao vivo na frente do Povo Venezuelano.

    AQUI: http://www.vtv.gov.ve/envivo/Index.html

    • Airton

      Masoquista…

      • eduguim

        Idiota

  • oswaldo j. baldo

    Convivo em meu ambiente profissional com mais de quinhentas pessoas, que nada sabem ou pouco sabem do que realmente aconteceu e está acontecendo no Pinheirinho!
    Estou exagerando, não, é um assunto inexistente como outros de extrema importância para a cidadania plena.
    Todos colonizados pelas omissãoes e manipulações da midia, gente muito trabalhadora que dedica muito tempo ao trabalho e ao laser quando podem e ficam cegos e manipulados, sem condições próprias de uma análise mais próxima da realidade em que vivem.
    Muitas vezes olho esse ambiente e entendo a força do PIG, a grande maioria ainda é totalmente ou parcialmente gado.
    Oooooooooo vida de gado, povo marcado, povo feliz?

  • oswaldo j. baldo

    Em tempo:
    Sempre entendem e possuem opiniões para tudo.
    CHUTOMÊTRO

  • Carlos Henrique

    CANALHA! SAFADO! VERME! PILANTRA! CÍNICO! QUAISQUER TERMOS USADOS AINDA SÃO POUCO PARA DEFINIR-SE A DESFAÇATEZ DE GERALDO ALCKMIN E O BANDITISMO DA GLOBO, AO TENTAREM DETURPAR E CRIMINALIZAR AS VÍTIMAS DO GENOCÍCIO QUE O PSDB LEVOU A CABO EM PINHEINHO, DETERMINADO A ATENDER OS INTERESSES DE UMA LADRÃO COMO NAJI NAHAS OU, EM ESCALA MAIS AMPLA, OS INTERESSES E VALORES DO BANDO DE LADRÕES QUE COMPÕEM A NOSSA CLASSE DOMINANTE, DA QUAL NAHAS FAZ PARTE, RESULTADO DO MALDITO CAPITALISMO AQUI EXISTENTE. FINALMENTE ESTE BLOG COLOCA UMA VERDADE INDISCUTÍVEL EM SEUS TEXTOS : É IMPOSSÍVEL HAVER DEMOCRACIA COM CAPITALISMO(COMO TAMBÉM É IMPOSSÍVEL NÃO HAVER CORRUPÇÃO NESSE REGIME), E NÃO SOMENTE PORQUE O CAPITALISMO TRANSFORM,A A ESCOLHA DEMOCRÁTICA DOS LÍDERES NUMA CORRIDA EMPRESARIAL, NA QUAL CADA VEZ MAIS SÃO ANULADOS OS ASPECTOS RACIONAIS E IDEOLÓGICOS QUE COMPÕEM A ESCOLHA POLÍTICA EM DETRIMENTO DE DETALHES “MERCADOLÓGICOS” DOS CANDIDATOS(ESTRUTURA DA CAMPANHA, PUBLICIDADE PESSOAL). MAS, PARA ALÉM DISSO, POR UM MOTIVO BEM MAIS IMPORTANTE : PORQUE ESCOLHA POLÍTICA QUE NÃO PODE GERAR MUDANÇA NO REGIME ECONÔMICO, E A ECONOMIA É A BASE E DETERMINA TODAS AS RELAÇÕES DE PODER, NÃO É ESCOLHA NENHUMA. É SOMENTE UMA FAXADA, COM A QUAL NO MÁXIMO PODEMOS REALIZAR MUDANÇAS PONTUAIS E LIMITADAS, QUE ENCOBREM A PERPETUAÇÃO DITATORIAL DA MESMA ORDEM, UMA VEZ QUE O MODELO ECONÔMICO, QUE DE FATO DETERMINA TUDO, PERMANECE INTACTO. ASSIM, MESMO COM OS RECONHECIDAS MELHORAS QUE A ASCENSÃO DAS FORÇAS POPULARES PROMOVEU EM ÁREAS COMO EDUCAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO DE RENDA, POLÍTICA EXTERNA, ECONOMIA, INCLUSÃO DIGITAL; A BASE DO NOSSO MODELO ECONÔMICO CAPITALISTA CONTINUA A MESMA. OU SEJA, VIVEMOS NUMA SOCIEDADE MARCADA PELA CONCENTRAÇÃO DE RIQUEZAS E PELA EXPLORAÇÃO DO HOMEM PELO HOMEM(NÃO SOMENTE NO TRABALHO, MAS TAMBÉM NOS DIREITOS, DEVERES E OBRIGAÇÕES), SENDO PINHEIRINHO NESSE ASPECTO APENAS MAIS UMA PROVA DESSA SITUAÇÃO INDISCUTÍVEL. O QUE MAIS, SE NÃO O PODER DE UMA CLASSE IMPOR SEUS INTERESSES, PODERIA EXPLICAR “DECISÕES” TÃO LOUCAS COMO AS DE TODOS OS QUE PERMITIRAM QUE AQUELA BARBARIDADE OCORRESSE? OU ACREDITAMOS QUE ERAM SOMENTE UM BANDO DE LUNÁTICOS, FUGIDOS DO HOSPÍCIO, OU ENXERGAMOS QUE DEFENDIAM INTERESSES DE UMA CLASSE, COMO TAMBÉM A PERPETUAÇÃO DA LÓGICA DESSE SISTEMA, OU SEJA, A PRESERVAÇÃO DE SEU STATUS QUO ATRAVÉS DA REPRESSÃO BRUTAL À SOBREVIVÊNCIA DE QUALQUER COISA QUE PUDESSE “SERVIR DE EXEMPLO” DE REBELDIA PARA OS OPRIMIDOS(ISSO EXPLICA O ÓDIO DA MÍDIA DA CLASSE DOMINANTE CONTRA CUBA : O QUE MAIS UMA PEQUENA ILHA DO CAARIBE, COM POPULAÇÃO DE CERCA DE 15 MILHÕES DE HABITANTES, PODERIA REPRESENTAR DE AMEAÇA AOS NOSSOS DONOS DO PODER A NÃO SER NO CAMPO MORAL, QUANDO A RESISTÊNCIA, O HEROÍSMO, O SUCESSO DOS CUBANOS ESTÃO SEMPRE LÁ, A GRITAR PARA TODOS OS DOMINADOS, POR SOBRE A CARA DOS DOS EXPLORADORES, QUE É POSSÍVEL SIM VIVER-SE DE MANEIRA AINDA MELHOR NUM MUNDO JUSTO E SAUDÁVEL). FORAM ESSES OS PRINCÍPIOS QUE LEVARAM AO ABSURDO DE PINHEIRINHO E É DE UM LÍDER COMPROMETIDO COM A MUDANÇA DESSA ORDEM, QUE PARTA PARA O PAU PARA MODIFICÁ-LA, QUE PRECISAMOS. NESSE PONTO, ANTE A COVARDIA DE DILMA ROUSSEFF E DO PT, CHÁVEZ SERIA SIM A PESSOA INDICADA PARA PEITAR NOSSOS CORONEIS, MOSTRANDO-LHES QUE SUA VIOLÊNCIA SÓ PODE SER COMBATIDA COM MAIS VIOLÊNCIA AINDA, SÓ QUE UMA FEITA COM OBJETIVO DE SE CONSTRUIR A IGULDADE.

  • Ananda

    O herói que precisamos é aquele que viabilizar a democratização da mídia, a partir da qual o Brasil poderá avançar rumo `a verdadeira democracia.
    Se nem Lula se esforçou muito para isso, se toda a esquerda não se empenha de verdade por essa bandeira, infelizmente, pelo menos por enquanto, não vemos a luz no final do túnel, apesar de todos os esforços já existentes nessa direção.
    Edu, para não desanimar de vez, temos a comemorar hoje a vitória da Eliana Calmon e a de José Dirceu:
    http://luizmullerpt.wordpress.com/2012/01/21/ustica-absolve-ze-dirceu-e-da-puxao-orelhas-nos-promotores/

  • Eduardo

    Ai que saudades do Brizola! Ele tinha alguma coisa de semelhante ao Hugo Chávez.
    http://www.youtube.com/watch?v=tIiuahgrCPc&feature=player_embedded#
    Com ele não tinha remoção nem maldade com o trabalhador.

  • EFerraz

    Grande Edu.
    Você traduziu para o Português o que penso da desumanidade tucana no Pinheirinho.
    Parabéns pelo texto.

  • Cirico

    A Venezuela não vai bem. Prefiro nossa presidenta. Salve a Dilma!

  • Vivian

    Wladslalsckmin ,.o empalador da democracia na Globo.Ora,ora,ora!Onde mais poderia estar,para mentir e manipular desavergonhadamente? Naquela emissora, a madrasta do povo brasileiro!Não poderia estar em um lugar mais apropriado.Os dois odeiam o Brasil dos brasileiros.Chavez é um lider que faz falta em muitos países.Chavez tem personalidade e ideologia.Enquanto o déspota paulista é um pusilânime,um descarado vendido e comprado.Globo e você,alckimintiroso…tudo a ver.

  • rod

    Só o título já me assustou! Mel Dels! medo!

  • Solando

    Esse governador é tão canalha, que apesar de estar dando declarações sobre fato tão grave e estarrecedor, não tira aquele sorriso de hiena da cara. O infeliz se acha o máximo e com certeza chegará seu dia. Muitos caciques já cairam e ele não perde por esperar. Espero que seja este o seu ultimo mandato.

  • nono

    Também não, né?
    Resolver problemas do jeito do Alckmin claro que é uma covardia….mas daí a encensar um canalha sem vergonha como o Chavez, é ir longe demais.

  • Realmente, por mais que eu admire Lula e Dilma, tenho que reconhecer que eles, com a eterna desculpa da “governabilidade”, transigem com injustiças e permitem que elas ocorram.

    Como sempre costumo lembrar, o PT optou, há 20 anos, por abdicar de suas raízes no movimento popular. O PSUV de Hugo Chávez jamais cogitaria em fazer isso.

    No afã de não desagradar a classe média conservadora, o PT se subordina a ela.

    • Toiloco Erbush Muxomas

      meu querido Locatelli,Nunca fui LULISTA, mas a realidade historica e conjuntiral. nao se pode negar, acredito na sua memoria e nos 21 anos de ditadura pura e dura, alem dos anos neoliberais. que nem tao sequer o consenso de Washington, aplicaram senao que a doutrina da seguranca nacional da FAMIGERADA ESCOLA DAS AMERICAS ,onde uns dosseus diretores foi G.Bush senior, cada pais tem sua cronologia historica e seus processos, alem da suas proprias contadicoes historicas.. agora isso nao eh um salvo conduto, nem uma desculpa. mas tambem nao da direito a negar o avanzo que se esta dando e nem no contexto que se da,… hoje evidente que ha uma necessidade URGENTE de aprofundar essas contradicoes, ja que no panorama REGIONAL e na CELAC, a UNASUR, esta se dando,..mais do que nunca temos que debater, nao ha pq temer, o debate tem que continuar,mas nao se pode esquecer que barrera se superrou. e nao perder de vista o que ficou pendente, senao sera como que come apresado.. espero que tenha sido claro..

  • Guilherme Marssena(um CARIÔNIDA)

    Não precisamos de UM SALVADOR DA PÁTRIA,precisamos sim de tomarmos contas das PRAÇAS<RUAS e botar prá rachar contra este SISTEMA CALHORDA e ANTI-HUMANO.

  • Hildermes Jose Medeiros

    Não devemos esquecer as diferenças históricas e políticas, entre Venezuela e Brasil, inclusive bem recentemente O grande líder venezuelano, Hugo Chaves, para assumir o poder. foi submetido a um golpe de estado orquestrado pelo EUA, sob o comando do genocida Bush e apoio dos ricos e da mídia local, enrascada da qual se livrou graças ao forte apoio do povo venezuelano e a participação de seus aliados, com destaque do Brasil e da Argentina. Constitui-se num dos mais curiosos acontecimentos dos últimos tempos, numa derrota da política americana na América do Sul, só comparável com a não adesão dos países dessa área à ALCA. No Brasil, embora a mídia, como é de seu feitio, no mesmo sentido dos países do mundo capitalista, a grande maioria até mais do que conservadora, tenha tudo feito para que Lula não fosse eleito e procurado criar razões para viabilizar um golpe, as coisas acontecem mais suavemente porque na realidade as novas lideranças não se propuseram fazer grandes modificações de fundo que ameacem o capitalismo e sua ordem neoliberal, e possam dar ao nosso povo segurança de que na realidade vivemos novos tempos. Vamos levando com o decantado jeitinho brasileiro, que vai deixando as principais bases do neoliberalismo intactas sob condução do capital multinacional com pouco controle. Em dez anos, já dá para perceber que há, de parte a parte, uma acomodação, até parece um acordo secreto, onde o capital tem lucros exorbitantes e os ricos ficam mais ricos, enquanto os pobres muitos passaram a perceber renda capaz de ao menos permitir que se alimentem, outros melhor qualificados conseguissem emprego, mas tudo, tudo mesmo comandado por uma nova governança de uma mesma estrutura. E haja defesa da democracia, da liberdade de imprensa, de cumprimento das leis e dos contratos (com os capitalistas, claro), das liberdades individuais (dos ricos, também claro). O capitalismo selvagem neoliberal continua, embora seja outro o discurso, seu caminho sob nova direção, até que sejam retomadas as condições de aturarem livremente como fizeram até 2002. Seria muito bom que tivéssemos um povo capaz de dar forças políticas e respaldo a um líder brasileiro para nos conduzir num caminho que nos livrasse dessa quase farsa. E o mais desejável: que esse líder, que ainda não está à vista no horizonte, existisse. Caso as condições de volta com toda liberdade para o neoliberalismo não aconteçam, é possível que essa liderança apareça e nos mostre e conduza para uma nova ordem de fato. Não custa rezar.

  • Fabio Amaral Di Fini

    Eduardo, até concordo com você em relação à carência de líderes autênticos em nosso país; agora, essa sua sugestão de líder, a meu ver, é lastimável… Hugo Chávez??? Na minha opinião, esse cara é um populista da velha estirpe, com todos as más implicações que isso acarreta… Se é para citar exemplos históricos de liderança, certamente há outros, muito melhores.

  • Douglas

    Políticos + juízes do Brasil = mortadela da corrupção e sacanagem contra o povo. O Alckmin, por sua vez, é uma alma sebosa. O sujeito asqueroso. Agora, diga-nos de passagem que o Ricardo Boechat disse um pouco e um bocado mais em seu pronunciamento (veja aqui http://www.youtube.com/watch?v=mghmTSVEyrM ). Precisamos falar mais dessa politicagem?

  • NOTA DO EDITOR: o autor deste comentário, em vez de argumentar, preferiu insultar. Abaixo, seus dados

    Álvaro Lima
    -x-
    [email protected]
    189.75.237.34