Governo de SP é fascista, mas o da Bahia parece incompetente

Opinião do blog

Critico muito o governo de SP porque em meu Estado vige uma ditadura disfarçada. Seus últimos governantes são maníacos com sonhos ditatoriais e desprovidos de qualquer sensibilidade social. Todavia, em que pesem os excessos inaceitáveis da Polícia Militar baiana, a incompetência do governo Jacques Wagner é escandalosamente evidente.

Não há saída para o governador baiano. Os métodos dos grevistas mostram que a PM da Bahia é composta por maníacos irresponsáveis. Tudo bem que Wagner tenha herdado o problema, mas seis anos é tempo suficiente para limpar e profissionalizar a PM. Se continua ruim, portanto, a culpa é do governador.

É melhor ter um governador incompetente que um governador fascista? Em termos. Claro que é muito pior ter um projeto de higienismo social e de opressão da divergência, como em São Paulo. Todavia, a incompetência também causa danos seriíssimos. Basta ver a situação da Segurança Pública na Bahia, que é tão ruim quanto a de São Paulo.

É por isso que o PT não consegue governar mais Estados, apesar de ter um projeto vitorioso em âmbito federal. Quando tem a oportunidade de mostrar serviço a fim de estimular outros entes federativos a lhe dar uma chance, faz governos que deixam acontecer tragédias como a que se vê na Bahia neste momento.

Vejam o governo fluminense. Pode até não ser bom visto de perto, mas, de longe, está mostrando serviço. Já o governo baiano não tem o que mostrar. Ou, se tem, falta-lhe competência para tanto. É por isso que o povo de São Paulo se aferra a um grupo político demente como o que governa o Estado hoje. Afinal, droga por droga…