Ghost-writers produzem colunas políticas da grande imprensa

Opinião do blog

Os institutos de defesa do consumidor de todo país deveriam se debruçar sobre uma verdadeira trapaça de que são vítimas os leitores das colunas políticas da grande imprensa, já que boa parte dos leitorados desses veículos parece acreditar que são oriundas de alguma apuração dos jornalistas que supostamente as escreveriam.

Não são. Jornais como Folha de São Paulo, Estadão, O Globo ou revistas como Veja, Época e QuantoÉ… Digo, IstoÉ, reproduzem sempre o mesmo ponto de vista, usando sempre as mesmas expressões, as mesmas analogias e chegando, invariavelmente, às mesmas conclusões.

Em relação à recém-criada CPI do Cachoeira, por exemplo, esse fato fica absolutamente claro.  Pode-se escolher qualquer um dos veículos citados para comprovar o que está sendo dito. Salvo algumas raras exceções como a do jornalista Jânio de Freitas, da Folha, todos vêm dizendo exatamente a mesma coisa: a CPI seria contra o PT e o governo Dilma ou manobra destes para esconder o julgamento do mensalão.

Muitas vezes, as duas hipóteses estão na mesma coluna. Confiando na premissa de que escrevem para descerebrados, esses colunistas caras-de-pau apresentam as duas teses conflitantes sem se preocupar com que alguém note alguma coisa.

Além da mesmíssima teoria de que Lula, apresentado como autor intelectual da CPI, é um tolinho que nem desconfiava de que seus adversários e a mídia tentariam inverter o foco da investigação, esse colunismo despreza o fato de que alguém como o ex-presidente não chegou aonde chegou sendo ingênuo ou precipitado…

Abaixo, reproduzo um artigo que contém o pacote inteiro que você, leitor, pode encontrar nas colunas políticas de todos os veículos citados e em vários outros. Não direi já o nome do autor ou em que veículo foi publicado e proponho que você, caso não tenha lido o texto, tente descobrir quem escreveu, o que só será informado ao final do post.

—–

As CPIs desempenharam um importante papel no passado recente da história brasileira. Foi a partir das investigações promovidas por uma CPI, em junho de 1992, que o ex-presidente Fernando Collor acabou sofrendo o impeachment.

Um ano depois, coube ao Congresso Nacional instalar a CPI do Orçamento, que desbaratou um esquema de desvios do dinheiro público comandado por parlamentares e funcionários do legislativo. Seis parlamentares foram cassados, oito absolvidos e quatro preferiram renunciar para fugir da punição e da inelegibilidade.

Enquanto esteve na oposição, o PT se mostrou implacável nas CPIs. Pelo menos até o governo Lula enfrentar sua primeira CPI, criada em maio de 2005 com o objetivo específico de investigar denúncias de corrupção nos Correios.  

O estompim da crise que levou à instalação desta CPI foi a divulgação de uma fita de vídeo que mostrava o ex-funcionário da estatal Maurício Marinho aceitando propina de empresários.

Apesar de toda a precaução do governo Lula, que deixou a presidência da CPI nas mãos do senador petista Delcídio Amaral (MS) e relatoria com o deputado peemedebista Osmar Serraglio (PR), o foco da investigação acabou sendo o esquema de pagamento mensal direcionado a parlamentares da base aliada em troca de votos no Congresso Nacional, que ficou conhecido como mensalão.

Isso só foi possível porque, a cada sessão da CPI dos Correios – transmitida ao vivo para todo o país –, a sociedade brasileira se mobilizava e pressionava o Legislativo, exigindo a continuidade das investigações.

De lá para cá, as CPIs perderam sua força. Isso porque, diante do estrago político promovido pela CPI dos Correios, o PT e seus aliados mudaram de estratégia.

Nos últimos sete anos, as poucas CPIs que a oposição conseguiu emplacar não produziram efeitos práticos, como a das ONGs e dos cartões corporativos, graças à obstrução patrocinada pelo governo petista.

O Congresso tem agora nas mãos uma oportunidade de resgatar a função democrática das CPIs, investigando um novo esquema de corrupção desvendado pela Polícia Federal e comandado pelo contraventor Carlos Cachoeira.

Na expectativa de tirar o foco da sociedade em relação ao julgamento do mensalão, previsto para acontecer ainda este semestre, o PT errou no cálculo ao imaginar que poderia confundir a opinião pública ao anunciar apoio

Em vídeo conclamando os movimentos populares a cobrarem a instalação da nova CPI, o presidente nacional do PT, deputado Rui Falcão, imaginou que poderia atingir a oposição. Em especial, o governador de Goiás, Marconi Perillo, que causou constrangimentos a Lula em 2005 ao declarar publicamente que o alertara para o mensalão.

Nada foi comprovado contra Perillo. A situação se complicou, de fato, para o governador do Distrito Federal, o petista Agnelo Queiroz, e uma das principais empreiteiras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Construtora Delta.

Os indícios e provas de que Agnelo e a Delta mantinham uma estreita relação com Cachoeira evidenciam o arrependimento de setores do PT e do próprio governo na sua estratégia de desviar o foco do julgamento do mensalão.

(…)

—–

Vamos adivinhar. Ricardo Noblat, Merval Pereira, Eliane Cantanhêde, Fernando Rodrigues, Dora Kramer, Reinaldo Azevedo ou Augusto Nunes? Poderia ser qualquer um destes ou vários outros colunistas de Folha, Globo, Estadão, Veja etc. Mas não. Apesar de o texto dizer, ipsis-litteris, o que esses vêm dizendo sem parar, é do presidente do PSDB, Sergio Guerra, e foi publicado neste domingo na Folha de São Paulo.

Fica difícil deixar de imaginar que todos os colunistas supracitados tiveram longas conversas com o tucano antes de escreverem, todo dia, cada premissa que ele apresentou nesse artigo. Esses colunistas também têm dito, aliás, que haveria mais elementos de prova ou indícios contra Agnelo Queiroz do que contra Marconi Perillo. Exatamente como seu ghost-writer.

Mais adiante, no mesmo jornal, bem escondidinha, matéria revela que não é bem assim. Sem chamada na primeira página, incrustada lá na página A14 (sim, onze páginas mais adiante e sem chamada na primeira página), uma bomba: “Perillo é citado como ‘irmão’ por aliado de Cachoeira”.

Eis o diálogo entre Carlinhos Cachoeira e Wladimir Garcez, ex-vereador pelo PSDB de Goiânia:

—–

Garcez – A conversa, para você ter uma idéia, foi uma hora lá, nós dois juntos. (…) Foi uma covnersa boa, sabe. Falando das dificuldades que tem, de umas coisas que ele [Perillo]… Até pediu para nós olharmos uma coisa para ele depois, um trem que aconteceu aí, tal. Ele chega na quarta-feira, [e ele disse]: “Não, então marca para quinta, eu, você e ele. Nós vamos sentar, bater um papo, quero conversar com ele, quero ter mais um conceito. Mas uma conversa assim mais pessoal, questão de confiança, tal”. (…) Achei uma conversa daquela de irmão. (…)

Cachoeira – Ô, foi bom para caralho, hein.

Garcez – Foi uma coisa assim, íntima mesmo, sabe. Ele levantou, deixou [a gente] na sala, “Vou ali tomar banho”. Fiquei esperando ele. Tomou banho, pôs o terno e voltou.

Cachoeira – Ele [Perillo] quer que eu olhe para ele o quê?

Garcez – É um negócio aí, [ele falou]: “Não, pode deixar ele [Cachoeira] voltar. Ele [Perillo] quer isso, você [Cachoeira], ele não quer outra o pessoa, o Cláudio [Abreu, da Delta]. Aí ele [Perillo]falou assim: “Não, é uma coisa que eu RO conversar com ele [Cachoeira], é porque confio nele [Cachoeira], tá, e em você [Garcez]”. Aí passou para mim (…) para quinta-feira a gente [Garcez, Cachoeira e Perillo] sentar e conversar.

Cachoeira – É o que que é?

Garcez – Não… É um trem duma coisa dele, sabe?

Cachoeira – Ah, não excelente. Coisa boa (…)

Garcez – Beleza.

—–

É um diálogo revelador e comprometedor, mas não é o pior. Outras gravações revelam doações em dinheiro de Cachoeira para Perillo, sociedade entre eles em empresas do bicheiro e muito, muito mais. O pior ainda está por aparecer, e aparecerá na CPI.

Aí a explicação sobre por que a oposição está cada vez mais raquítica. Essa gente continua achando que pode criar um universo paralelo e fazer todos viverem nele. Será que todo o leitorado de uma Folha, por exemplo, é incapaz de perceber que o discurso dos colunistas do jornal parece ter sido escrito pelo presidente do PSDB?

Foi um erro o jornal publicar esse artigo. Quem tem cérebro e não é militante demo-tucano descobriu quem é o escritor-fantasma de uma imprensa que vai perdendo cada vez mais a conexão com a realidade e acreditando que pode ajudar seus aliados a chegarem ao poder oferecendo moralismo de quinta em lugar de propostas para o país.

—–

PS: garanto que eu não sabia que a pesquisa Datafolha tinha ido a campo quando disse que a popularidade de Dilma iria disparar. Ah, sim: juro, também, que não tenho bola de cristal. Uso, apenas, a lógica.

83 comments

    • Muito longe de tomar algum partido, até porque PT, PSDB, DEM, Etc e tal são todos farinha do mesmo saco, mas o fato é que o Sabujo – Mor, que também acumula as funções de Bo-blogueiro da corte e empregado de bispo, não possui moral alguma para tachar alguém desse ou daquele apelido posto ser, desde a época da Ditadura Militar e conforme já foi desmascarado, eximio praticante da bajulação oficial

        • Nossa! Foi o Bispo Edir que lhe mandou me chamar de alma sebosa? Ou foi obra e graça do Sabujo – Mor mesmo? Deixa eu lhe falar: Eu não tenho rabo preso nem com mensaleiros e muito menos com os privateiros meu caro! Por isso posso criticar à vontade!

  • É o caso d eusar o CDC contra o PIG que diuturnamente tenta ludibriar o povo brasileiro. O PiG não tem qualquer respeito. Não é por acaso que um de seus mais ilustres capachos afirmou que todos somos Homer Simpsons. Edu, já tive uma postura de cobrança de Lula no inumeras crises em que se deixou dominar pelo PiG. Principlmente na sathiagraha e queda de Paulo Lacerda. Hoje sou menos critica. E entendo sua postura de não enfrentamento com o PiG. Bem como o de Dilma que perdeu 7 ministros.
    O governo Lula assim como o de Dilma hoje desde o primeiro minuto esteve sob ataque do PiG e direita.
    O mesmo esquema PiG e direita que levou ao suicidio Getulio Vargas e derrubou Jango instalando uma ditadura de 20 anos.
    Lembremos também que é o mesmo esquema que colocou o escroque Collor de Mello no poder e o retirou quando quis.
    O mesmo esquema que impediu que o grande Brizola chegasse a presidencia da republica. Quantos aqui não repetiram as acusações que a Globo fazia contra Brizola?
    Poderoso o PiG era E ai daquele que o confrontasse. Mais crises seriam criadas, mais factóides. A poderosa Globo divulgando todo santo dia no JN, Bom dia Brasil, ETC. O PiG apostava na passividade e ignorancia do povão e ño preconceito e arrogancia da classe media.

    Era o que eles pensavam até o advento LULA no poder.
    Acuaram Lula nas cordas fazendo o que sempre fizeram contra governos trabalhistas. Era esperar Lula cair. Ou faze-lo sangrar. Não caiu e o sangramento não foi o suficiente para impedir sua reeleição em 2006 como FHC previa. Devemos a Lula TUDO o que estamos vivenciando hoje. Como acredito em Deus, com certeza ELE esta a frente de Lula, abençoando-o. Sorte do Brasil que tem Lula e Dilma.

    • Prezada Ana

      Até o advento de Lula e da internet, com os seus blogueiros progressistas.
      A partir da campanha da eleição da Dilma eu não leio e nem assisto a mais nada que venha do PIG.
      Por incrível que pareça, só a partir daí é que eu descobri que existiam outras pessoas pensando como eu. E isso me fez um bem danado.
      VIVA A BLOGOSFERA! VIVA A CARTA CAPITAL! VIVA A TV RECORD!
      Estamos vivos!

      • Prezado, a internet foi o diferencial a favor do Lula e do Brasil. Os blogueiros sujos – Edu, PHA, Azenha, Nassif, etc – o instrumento de Deus nessa guerra. Brizolista de carteirinha, sentia-me, como o senhor, sozinha. Hoje,ainda bem, sou mais uma entre milhões…
        Venceu a verdade. Obrigada, Edu!
        Mas não se enganem, a luta continua.

      • “VIVA TV RECORD”? Qual é próxima pérola? que Edir Macedo é um líder antiimperialista? Confessa vai, o sabujo-mor está te mandando postar estas besteiras por aqui né?

          • Sabe quem escreve esses artigo Eduardo? Sabe quem? Quer saber? Então mande investigar os cursos de pós-graduação que a Miriam Leitão e outros jornalistas de programa e os “prêmios de jornalismo” que esses miseráveis ganham de universidades americanas alimentadas com dinheiro do governo americano. Eles fazem o mesmo que na Venezuela.

          • Record imparcial? Outra piada de muito mal gosto meu caro! Ela francamente cumpre a agenda do ParTido. E basta ver que muitos de seus “jornalistas” comandam blogs chapa-branca mantidos com o dinheiro de EPs ou SEMs

  • Eduardo, eles falam para os 30% ( e em queda ) que, cegamente, votam no PSDB, aconteça o que acontecer.
    O único problema é que grnde parte está em SP ( os conservadores medíocres e burros ).

  • O discurso é afinadinho.
    Tentam dentro daquela máxima:água mole em pedra dura tanto bate até que fura.
    Só que tem um detalhe: eles escrevem para 8%, talvez menos, de imbecis.
    Quem acredita no PIG?
    Eu tenho 1 amigo jornalista que trabalha no PIG e diz que boa parte da redação onde ele trabalha vota no PT.

  • Está havendo certa má vontade dos blogs sujos com relação à Revista Veja. O hebdomadário (essa veio do fundo do baú) do Civita está se regenerando a olhos vistos. Depois da matéria de capa sobre o santo sudário, já temos outra sobre a “evolução tecnofísica”, que mostra como as pessoas mais altas são mais saudáveis. Você, assinante (não é o meu caso) pode sugerir novas matérias como: Por que a água benta é indispensável na missa?, etc.

  • O pior na postura dos “colonistas” é que eles acreditam no que dizem.
    Que tipo de filhos eles criam? Que tipo de pessoas serão os que herdam o pensamento dessa gente?

    • É verdade, Nedi, muitos colonistas e chefes de redação acreditam mesmo no que dizem. Não é o caso de seus patrões, que são mais inteligentes.

      Os jornalistas que deixaram a Globo depois da reeleição de Lula contam que Ali Kamel ficava andando de um lado para outro, enlouquecido, e gritando: “Onde foi que nós erramos? Onde foi que nós erramos?” Ou seja, ele não conseguiu entender o processo de mudança de consciência da população.

      Precisamos ficar muito atentos, pois agora eles estão desesperados. Preocupo-me com essa tal “urna eletrônica inviolável”, mas que já foi violada.

  • alerta: a mídia tenta descaracterizar nosso movimento grevista na saúde pública. em momento algum estamos nos recusando a atender os pacientes. apenas estamos em escala mínima, pois entendemos que pessoas doentes e necessitadas da saúde pública não podem ser penalizadas mais ainda. é desumano. entendemos que as pessoas confundam os atrasos e não atendimento com a greve, mas precisam lembrar que o caos e as filas no atendimento público são rotina e é esses um dos motivos da greve:melhor atendimento ao paciente. gostaríamos que os usuários do sus nos apoiassem e mostrassem seu descontentamento ao governo, para poder ter melhor atenção e tratamento. sozinhos nada podemos, inclusive contra a dupla porta: pobres entram na fila pelos fundos (demora de meses a anos), enquanto que particular e convênios são atendidos pela porta da frente e prontamente. não é possível um bom atendimento com profissionais exauridos pela longa jornada.
    mais informações http://www.sindsaudesp.org.br/

    “O Ministério Público do Trabalho pretende investigar a contratação terceirizada de médicos e outros profissionais de saúde em hospitais públicos e particulares do país. O anúncio foi feito hoje (16/04/12) pelo procurador-geral do Trabalho, Luís Camargo, após pedido apresentado pelo presidente da Embratur, Flávio Dino.

    No dia 14 de fevereiro, o filho mais novo do presidente da Embratur, Marcelo Dino, de 13 anos, morreu no Santa Lúcia, um dos mais conhecidos hospitais privados da capital federal, depois de uma crise de asma….

    Outro problema citado na representação de Flávio Dino é a jornada excessiva dos médicos. Segundo o documento, alguns dos profissionais atuam no hospital particular e também em outras instituições, somando carga horária semanal que ultrapassa 168 horas, o equivalente a 24 horas por dia multiplicadas por sete dias. Em um dos casos, um profissional registra jornada semanal de 204 horas.

    “O principal problema da saúde no Brasil, que causa mortes e sofrimento, são as péssimas condições de trabalho nos hospitais. Foi isso que aconteceu com meu filho no Hospital Santa Lúcia. Estou fazendo isso em nome da justiça para meu filho, que foi vítima desse sistema, e para também haver uma ação preventiva. Isso não é normal, não é natural”, disse Flávio Dino.”
    http://blogsaudebrasil.com.br/2012/04/18/mp-do-trabalho-vai-investigar-terceirizacao-de-profissionais-de-saude/

  • Pior do que isso é o R. A. “dando pito” nos ministros do STF. Deus do céu, o cara se acha (como diria o Ministro Barbosa).

    Aonde vamos parar? Colunista mandando ministros da mais alta corte do país “tomarem tenência”…

    Uma coisa é fazer crítica ao poder judiciário, outra é se auto-proclamar julgador da conduta, da postura de juízes.

    Se já não bastasse o palpiteiro mor da nação querer “julgar” (sic) mérito, questões jurídicas mesmo, de decisões do STF, agora ele quer ser “juiz corregedor” dos ministros.

    Pior que há quem dê crédito ao sujeito.

    • Os que dão credito ao RA são verdadeiros legumes humanos,ou seja,parece que são pessoas como os outros,mas não são.Alias os legumes verdadeiros são pelos menos saudaveis,ao contrario dos legumes seguidores do RA.

      • Alias a unica coisa na qual RA é especialista é em trairagem.Como ele não tem ideologia propria,ele apenas dissemina a ideologia de quem lhe paga mais.Sei muito bem do que estou falando,conheço esse traste de outras épocas.Já foi maoista,trotskista,já pertenceu à Libelú,à Convergencia Socialista e hoje é um dos baluartes da extrema direita.A unica competencia de RA é o seu ódio a tudo aquilo que se move,a tudo aquilo que esteja acima do seu QI de ostra em coma.Ele não é apenas misantropo,é mal carater mesmo.

        • Em outras palavras, R. A. é um “inimigo do povo”. A frase é clichê mas se aplica bem ao caso.

          É inominável o mal que esse sujeito está fazendo ao Brasil. O que esse camarada manipula informações não é brincadeira.

          • Psicopata mesmo!Ele tem um compilador de texto .Se voce reparar é montagem de texto,sem siginificado,acho que ele se especializou em fazer panfleto…

    • esse sujeito tem uma mágoa profunda na vida:
      na medida em que a sua importância junto à direita diminui,
      assiste de camarote o “tio” professor hariovaldo almeida prado crescer em influência e relevância.
      mérito para quem merece!
      hei, hei, hei, tio hari é o nosso rei.
      e.t.
      çerra é 45.

    • Vc já reparou como tio rei (do diabo,claro) usa termos grosseiros e chulos,q pouco combinam c/ o terninho c/ gravata?!E olha q eles se acham a fina flor do mundo pensante,qdo,na verdade,nivelam c/ aquilo q eles chamariam de “nigrinhagem”…Conheço uma senhora,c/ o apelido sugestivo de “Lasca-Taca”,q enquadraria direitinho, tanto o tal tio rei(ídem) e seus sobrinhos -e n seria no teclado de computador.

  • também não é verdade o que foi anunciado nos jornais. o governo ao reestruturar nossas carreiras, deu um reajuste que não cobre nossas perdas. além de ter prejudicado muitos de nossos colegas, principalmente os mais antigos, que perderam muito nessa reestruturação, sendo que deveriam ter sido mais valorizados e reconhecidos. assim é o estado do PSDB: aposentado é vagabundo e trabalhador com mais experiência é velho e desmotivado. .quanto a nossa promoção, ela não é justa, não há regras claras, cabendo muitas vezes apenas somente as chefias a avaliação. serias justo se as chefias fossem indicadas por merecimento, o que não ocorre, na maioria das vezes. todo mundo sabe das indicações políticas. e lula e dima: parem de prestigiar médicos que querem a privatização, terceirização e dupla porta na saúde pública, onde queremos o mesmo tratamento que vocês merecidamente tiveram. são seus médicos. a saúde pública não precisa desses pavões, eles é que precisam de nós. SUS 100% PÚBLICO. SAÚDE É PARA TODOS.prestigiem os médicos que lutam pela saúde pública. mesmo assim, volta, lula.

  • Mais uma vez, o conceituado Eduardo Guimarães foi no ponto : é só acompanhar as matérias nos grandes veículos da mídia decadente que é fácil constatarmos: a redação é quase a mesma ! Quem prestar um mínimo de atenção percebe….
    Será a ANJ a fonte? A coordenação? O Comando ? ..Qual a finalidade, o propósito?
    E quem se presta a isso, tanto o editor como o jornalista….No mínimo desalentador…

  • EDU, excelente comentário, pelo Jurandir/CORREIO DO POVO/RS

    Policarpo toma banho de Cachoeira
    Postado por Juremir em 21 de abril de 2012 – Política
    Policarpo-Cachoeira: dupla infernal

    Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

    Um dos principais argumentos para dizer que o ex-Presidente Lula tinha conhecimento dos esquemas de depósitos ilegais de dinheiro para parlamentares em seu primeiro governo é o fato de que o governador de Goiás, Marconi Perillo, afirma tê-lo avisado de que estaria ocorrendo o “mensalão”.

    Perillo diz ter sido alertado pelo deputado tucano Carlos Leréia. Ambos, como todos sabem, mais do que ligados a Carlinhos Cachoeira.

    O caso começou, todos se recordam, com a filmagem de um funcionário dos Correios, Maurício Marinho, recebendo R$ 3 mil de interlocutores, num “furo de reportagem” de Policarpo Júnior, da Veja.

    Sabe-se agora que a gravação foi providenciada pelo araponga Idalberto Matias de Araújo, o Dadá, sargento reformado da Aeronáutica a serviço de Carlinhos Cachoeira. Dadá é aquele que “revelou” a Policarpo Júnior o suposto “dossiê” que se fazia contra a candidatura Serra que, de tão secreto, virou o livro “A privataria tucana”, de Amaury Ribeiro Júnior.

    Cachoeira é, por sua vez, o autor da gravação de Waldomiro Diniz, na época dirigente da empresa de loterias do Governo do Rio de Janeiro, pedindo propina, outro “furo” de Policarpo Júnior.

    Agora, não podendo mais ocultar a “série de coincidências” – embora, ao contrário de outras vezes, tenha poupado uma capa sobre o escândalo – Veja mostra que associação entre seu editor e o banqueiro do bicho era de natureza “cívica”.

    Sabendo que o áudio vazara, o publica como prova de sua “total transparência”, com a garantia do próprio bicheiro: “O Policarpo nunca vai ser nosso”.

    Não, apenas estão trabalhando juntos pela moralidade pública:

    – Limpando esse Brasil, rapaz, fazendo um bem do caralho pro Brasil, essa corrupção aí. Quantos (furos de reportagem) já foram, rapaz? E tudo via Policarpo.

    Chega a ser comovente tanta pureza.

    E é também tocante o discernimento de toda a grande imprensa brasileira, que se convenceu, automaticamente, que a associação Policarpo-Cachoeira era quase uma benemerência, uma cruzada moralizadora para livrar o Brasil da corrupção.

    É certamente por esse elevado sentido de honradez que todas estas informações foram sonegadas aos leitores. O homem que mandava corromper e gravava a propina queria apenas o bem do Brasil e Policarpo, dono de um altíssimo sentido de dever pátrio, seguia suas orientações, profusamente transmitidas em dezenas e até centenas de telefonemas.

    Só falta dizer que é dele a imagem no Santo Sudário, ao qual apelou a Veja para esconder sob Cristo o seu pecado Demo-Cachoeirista.

    Enquanto isso, Lula, com a garganta – aquela que salvou do impeachment que a Veja desejava – recém recuperado, vai fazendo o milagre de contar, como prometera, tudo o que esteve encoberto na história do “mensalão”.

    Sem ter de dizer uma palavra.

  • Por isso o total desespero de colunistas que vivem pendurados no bolso do Crime. O maior adversário dessa gente é o Trabalhismo e a Lei. Cachoeiras, Guerras, e Cia., apenas são meros intermediários.

  • Esse é o Sérgio Guerra que, para ser deputado federal, teve que sair da campanha do Marajarbas e pedir arrego ao Eduardo Campos. Se fosse o contrário teria papocado. O Guerra é apenas um nojento injuriado com o sucesso do Lula. É um cara que tenta falar grosso em Brasília, mas fala fino no Recife. Respeite as caras, mané!!!

  • Excelente texto, e também raciocínio,estamos pouco a pouco destruindo uma mentira que impede o grande passo
    para o nosso desenvolvimento,precisamos de um mídia a-partidária que mostre fatos não factóides, e nesse momento todos os movimentos da imprensa golpista deve ser desmascarados!!!!!
    Parabéns!

  • Quando li pela manhã o artigo do Sérgio Guerra (que saudades eles devem ter do outro, o Motta) fiquei com pena, com pena do Guerra, do PSDB, da dona Judith, do OFF, pois é de tal indigência mental, que o melhor seria fecharem a lojinha da oposição por uns tempos, reciclarem as idéias, ventilarem as mentes e voltarem quando tiverem algo pelo menos primário para oferecerem aos cidadãos brasileiros.

    Quando será que captarão que “mais dos mesmos” não é mais aceito ou tolerado?

  • O PiG e as artimanhas desgastadas. Ou como eles denunciam o que os outros fazem: cortinas de fumaça.
    O que há de real, por enquanto, é que há um esquema criminoso, comandado por carlos cachoeira, que tinha como patrono no legislativo e “representante do povo” o ex-demo demóstenes, e contava com o apoio da veja para fabricar factóides. Os mais próximos desses criminosos são governadores, prefeitos e outros penduricalhos ligados ao psdbosta e ao demo.
    No desenrolar dos fatos o que vier é surpresa.

  • Eduardo

    Esta CPI tem que ser a do Pig, oportunidade como esta de ver a Veja e associados pegos com a boca na botija unidos a criminosos é única.
    Que caiam os supostos aliados pegos com ” MAL FEITOS”, que caiam os Perilos da vida, isto tudo é lucro adicional, pois sempre na política aparecerão outros para ocupar suas vagas.
    Uma imprensa que se comporta como o Pig, que se julga no direito de manipular as informações de um país, unicamente para defender seus interesses ideológicos ou espúrios é um mal insuportável, não devemos nos esquecer nunca de 1964.

  • Eduardo, permita-me discordar dessa vez, na realidade são os partidos políticos da oposição que são conduzidos na flauta pelo partido da mídia, conforme confesso pela dona Judith. Os “ghost-writers”, no caso, são do partido da Judith, a oposição obsequiosamente apenas segue-os, feito os meninos do Flautista de Hamelin.

    Uma tragédia para o Brasil democrático que pretendemos.

  • Edu
    Antes de mais nada quero dizer que Victoria e vcs pais estão sempre nas minhas orações. Ela para que continue sendo teimosa e lutadora e vcs para que continuem tendo bom ânimo nesta luta.
    Quanto ao post preciso informar que minha cabeça chega a dar um nó com o que o PIG escreve e fala.
    Afinal Lula pagava mensalão para sua “base aliada” votar a seu favor? Como assim?
    A CPI das ONGs foi obstruída pelo PT ou a oposição foi quem não queria o avanço já que acabaria levantando o assunto da ONG da Dna. Ruth Cardoso? http://aposentadoinvocado1.blogspot.com/2011/11/do-blog-os-amigos-do-presidente-lula-em.html
    A CPI do Cachoeira está evidenciando ligações com Demóstenes, Perillo, Richa e acabará chegando ao calcanhar do Çerra, Aético e muitos mais da oposição. Até porque Lula afirmou que ela sairia doa a quem doer.
    E por aí vai.

  • Se essa cachorrada late ou grita igual leitoa espetada é porque as coisas nesse país vão de vento em popa.
    Essa cambada demotucanalhas não apita mais nada. Viva Lula, viva Dilma e Viva o Brasil!!!!!!!!!

  • O POVO MANDA O PIG SE LASCAR!!!

    “Eleitor adora Dilma, mas, hoje, quer Lula em 2014

    É O QUE MOSTRA PESQUISA DATAFOLHA PUBLICADA NA EDIÇÃO DO DOMINGO 22 DO JORNAL FOLHA DE S. PAULO; GOVERNO BATE MAIS UM RECORDE DE POPULARIDADE, COM 64% DE JULGAMENTOS ÓTIMO/BOM; QUANDO A PERGUNTA FOI “QUEM DEVE SER O CANDIDATO DO PT A PRESIDENTE”, PORÉM, 57% MARCARAM LULA E 32%, DILMA

    247 – Está para o governo Dilma Rousseff, mas o grande beneficiário político é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Essa é uma das conclusões a que se pode chegar pelos resultados da pesquisa Datafolha publicada na edição do domingo 22 do jornal Folha de S. Paulo, que começou a circular neste sábado 21. O governo Dilma quebrou mais um recorde de popularidade, alcançando 64% na classificação ótimo/bom, contra 59% obtidos no levantamento anterior, feito entre os dias 18 e 19 de janeiro. Quando os entrevistados foram perguntados sobre quem deve ser o candidato do PT a presidente da República em 2014, porém, o nome que sobressai é o de Lula. Ele conquistou 57% de respostas nessa questão, contra 32% para Dilma. “A presidente Dilma vem tendo curva crescente de popularidade e pode reduzir essa desvantagem em relação a Lula se mantiver essa trajetória”, disse o diretor do Datafolha Mauro Paulino ao jornalista Fernando Rodrigues, autor da matéria sobre a pesquisa.

    Em alguns extratos da pesquisa, Dilma não apenas se aproxima, como chega a superar Lula nas manifestações pró-candidatura petista para 2014. A Folha destaca que, entre os eleitores com renda acima de dez salários mínimos, Dilma marcou 48% contra 45% para Lula. Nos eleitores que têm escolaridade de nível superior, 42% defendem a reeleição da presidente, enquanto 41% disseram preferir Lula. No placar geral, entretanto, Lula abre 25 pontos porcentuais de vantagem.

    Num hipotético cenário de segundo turno eleitoral contra José Serra, do PSDB, o mesmo a quem enfrentou em 2010, Dilma, hoje, daria um banho, vencendo, segundo o levantamento do Datafolha, por 69% a 21% — no resultado final de 2010, ela obteve 56,05% contra 43,95% de Serra.

    Quando a avaliação do governo Dilma foi feita apenas por eleitores que votaram em Serra nas últimas eleições, também nesse caso a presidente, como se diz popularmente, se deu bem. Nesse universo, ela obteve 52% de avaliação ótima ou boa para o seu governo. Dilma é aprovada, hoje, por 60% dos eleitores que se dizem simpatizantes do PSDB.”
    http://www.brasil247.com/pt/247/poder/55337/Eleitor-adora-Dilma-mas-hoje-quer-Lula-em-2014.htm

  • Eu fico estarrecido com a mais absoluta sem-vergonhice desses caras. Sim, no sentido literal: eles são sem vergonhas mesmo, não têm a menor vergonha de simplesmente mentir!!! Não é um truque sutil, que envolve alguma elaboração intelectual, é apenas mentira mesmo! A estratégia dos caras é essa: mentir o tempo todo, repetir semanas a fio as mesmas premissas, naquela toada Josef Goebels…. Como alguém com o mínimo de dissernimento pode escrever “nada foi comprovado contra Perilo”, sabendo que tem um diálogo desses logo ali adiante? O cara é débil mental? O cara é desinformado? O cara é sem vergonha/mentiroso/manipulador? Eu fico com a última opção. A pergunta é: até quando? Será que a mediocridade da imprensa brasileira tem limites? Que tipo de movimento, ação, sei lá, poderá inverter o foco disso? Será que a extradição do Civita pode servir como virada para que as coisas melhorem? Sou cético, não acredito muito nisso, mas….

  • Inacreditável e faz todo o sentido, agora provado. Uma vez mais, a direita é amadora e, pior, “descuidada” tadinha. PERGUNTA ATROZ: E agora capachada direitista midiatica? Como fica? Voces vão se explicar?

  • Edu, alguem já disse que o senador ex DEMO não esta preso por causa da imunidade parlamentar, só que o dito esta lá no congresso intimidadado seus pares que irão investiga-lo e o que é pior apagando provas e pautando a imprensa amiga, existe alguma forma de acabar com esta anomalia tipo coletar assinaturas e pedir o impeachment do mesmo.

  • Isso tudo alem da volta do terrrismo ,algumas pessoas já estão falando que as obras da copa foram paralisdas por consequencia da construtora que” ganhou” o direito de construir as obras da copa parou com tudo por conta das denuncias CONTRA O GOVERNO”.
    LEI DE REGULAMENTAÇÃO DA IMPRENSA ,JÁ!

  • Edu: quem escreveu o texto acima foi o Prof Hariovaldo Prado. Só pode ter sido ele tal a inversão de fatos colocados nesse texto. É prá rir.

  • Edu: Devo pedir desculpas ao Prof Hariovaldo por ter dito ironicamente que o texto era dele. Comparar o Professor com o anão do orçamento Sergio Guerra não deve te-lo deixado muito feliz.

    Por falar em anão do orçamento Sergio Guerra, veja que cara de pau do Presidente do PSDB colocar em seu texto algo que ele foi um dos réus a época da CPI do orçamento.

    ”Um ano depois, coube ao Congresso Nacional instalar a CPI do Orçamento, que desbaratou um esquema de desvios do dinheiro público comandado por parlamentares e funcionários do legislativo. Seis parlamentares foram cassados, oito absolvidos e quatro preferiram renunciar para fugir da punição e da inelegibilidade.” escrito pelo anão do orçamento Sergio Guerra.

  • Roberto Freire ignora CPI do bicheiro e testa a sorte em caça níquel
    Nara Alves, Poder Online

    Na semana em que foi instalada uma Comissão Paralamentar de Inquérito para investigar as ligações entre o senador Demóstenes Torres e o bicheiro Carlinhos Cachoeira, o deputado federal Roberto Freire (PPS- SP) foi visto num cassino em Punta del Leste.

    Freire estava testando a sorte, ontem, numa máquina caça níquel. Animado, ele carregava no pescoço uma espécie de cartão fidelidade.

    Leia mais em: O Esquerdopata

  • O anão do Orçamento nem cita a CPI contra a Petrobrás, que também foi um fracasso, mesmo com empresa norte-americana assessorando o Álvaro Dias, né?
    Esses caras têm muita grana, mas nenhuma vergonha na cara! Vão todos sentar no banquinho, primeiro na CPMI, depois na Justiça.
    Já devem estar remetendo suas fortunas roubadas pra algum paraíso fiscal, por via das dúvidas.

  • Prezado Eduardo,

    Você escreveu a pura verdade.

    Na TV a conversa é a mesma.

    A TV é o grande veículo da direita, alcança todo mundo, não é como os jornais, revistas e a internet.

    E os crentes em TV são um contingente maior que os crentes evangélicos.

    Por isso fica tão difícil avançarmos na democracia.

  • Caro Eduardo,

    Tirante o discurso único e cansado (sem qualquer menção ao movimento), tenho uma pequena observação. Duvido que o Sérgio Guerra tenha produzido tal texto. Sua capacidade intelectual não chega a tanto.

  • Fica parecendo que para Eduardo Guimarães a imprensa tem que ter algum compromisso com o governo e seu partido. Que não lhe pode ser oposição, tem que ser secos e molhados, como dizia o Millor. Guimarães questiona os leitores da Folha de S. Paulo, por exemplo. Quer que eles prefiram o ponto de vista, e dele a interpretação e opinião de um Mino Carta, de um Azenha, Nassif , Paulo Amorim, ao dela. Vai ver pensa que as folhas, estadões e vejas da vida pagam a seus leitores para que os leiam. Não. Quem escolhe e paga é o leitor. No caso da Veja mais de um milhão pagam por ela, preferem seu ponto de vista, sua opinião que a da Carta Capital, comprada por 80 mil se tanto. Guimarães diz que o noticiário da grande imprensa, que chamam PIG, é sempre o mesmo. Vai ver acha que o noticiário dos veículos de esquerda é diversificado, ou plural como dizem. Na blogosfera dita progressista nem concordância há entre as matérias. São mais diretos. Publicam uns as dos outros. Confiram.

  • “Dilma liberou verba para os jogadores da Ponte Preta eliminar o time do Lula” – PIG

    O pobrema é que o Lula liberou dinheiro para os jogadores do Guarani eliminar o time do Serra.

  • Tudo isto acontecendo e a gente, cada vez mais, acreditando: eles estão descontrolados! Qto mais eles menosprezam a inteligência do povo, mais se afundam. Estamos pacientemente aguardando a queda derradeira dessa mídia golpista.
    Em tempo, caro Eduardo: parabéns pela observação.

  • Resta fazer uma pergunta: Vai sobrar algum resquício dessa oposição que aí está, após essa CPI? Sim, porque pela lógica, PSDB e DEMo acabarão se afundando de vez… Tá na cara que as ligações com Cachoeira vão bem além de DEMóstenes Torres e P(SDB)erillo… Além de envolver a Veja e, provavelmente, outros órgãos da mídia em seu “abraço”, Cachoeira parece ter tentáculos suficientemente longos e numerosos para alcançar políticos pelo Brasil afora…

  • Eduardo, fiz este comentário lá no Nassif. Como eu não sei se ele foi aceito … parece que o sistema dele estava um pouco instável, passo a você para uma reflexão a respeito.

    “Nas vésperas das eleições de 2006, Lula praticamente eleito no primeiro turno, eis que … surgem num hotel não sei das quantas pessoas ligadas ao PT comprando um dossiê. Comprar dossiê não é crime … mas a PF, a rede Globo estavam a postos para o flagante. Um delegado da PF posteriormente procurava sôfrego um determinado reporter da Globo para entregar fotografias de uma montanha de dinheiro apreendido. Fiquei estarrecido com aquilo.

    Lula classificou os petistas flagrados como aloprado … e sempre achou estranha aquela atividade que quase melou a sua eleição. A origem do dinheiro até hoje não foi descoberta.

    Na atualidade vejo a rede Globo muito empenhada em melar a CPMI, inclusive escalando todo o seu exército de jornalistas para plantar notícias dúbias. Ora dizem que a CPI não é boa para ninguém; ora verbalizam pensamentos de Dilma contrários a investigação; ora dizem que o PT é que não quer; etc e etc. Chegaram até a publicar uma fotografia querendo demonstar que a oposição é que pediu a CPI. O blogueiro Noblat, em desespero, procurava nos jornalões e na web alguma coisa contra a CPMI para postar.

    Vejam, a história dos aloprados foi uma coisa bem ensaiada até pela figuração. Lula achou esquisito. A Globo, que já estava lá para o flagrante deu uma cobertura para isto jamais vista, deixando em segundo plano até um acidente aéreo ocorrido naqueles dias.

    Sei não … mas o que imagino ( não sou louco) é que toda a operação desagua numa cachoeira, com gente escolhida a dedo para o flagra … mesmo porque o único crime ali era o dinheiro sem origem … cuja origens, eu penso vieram de cachoeiras. O furo da Globo parece que foi uma concessão de Veja. A Globo ficou com os holofotes ajudado por policiais midiáticos. Policarpo ficou atras dos panos, mas deve ter trabalhado a coisa com Veja, Globo, PFs amigáveis e políticos da oposição.

    Bem, que o caso é muito esquisito, é. Espero que isto seja entornado na CPMI.”

  • Teria o silas malafaia ou o valdomiro santiago “exorcizado” os FANTASMAS ESCRITORES do Estadão? Teria sido o reinaldo azevedo sem seu fantasma escrevedor? Esta lá o que segue, na chamada da matéria: “…..As mais melhores imagens da vitória de Sebastian Vettel no GP do Bahrein…”. Assim temos “AS MAIS MELHORES” escritas da direita midiatica, diplomada na escolinha do professor gilmar dantas.

  • Edu, a jornalista da GloboNews, Cristina Lobo é de Goiânia, é a menina do Jô, será alvo de investigação da CPMI, é uma jornalista Opinativa como fosse falar no Cerrado, sobre coisas que acontece no Paláco do Planalto, consegue falar a cor da calcinha que a Presidenta usará naquele dia. Engraçado que DILMA, nunca a recebeu no Planalto assim como o travestido Camarote da criminosa do PIG Globo. Isso assusta a Cidadania. O que é notícia? Edu, quero saber a cor e o tamanho da sua cueca. Vale? Pois é, como a DILMA não se oferece a ser baranga ao PIG, o PIG inventa. Um Horror! O PIG está na Roda, e a Roda Gira… Já pensou que durante a Revolução Francesa, o jornalista Paul Marat fora degolado em plena banheira por querer mais cabeças? Á época, era o PIG mais influente, e fora morto em uma banheira por uma Camponesa.Ela cansou de ver o PIG á época, mandar muita gente inocente pra Guilhortina, fora a posteriri enforcada, mas a França aconteceu, só depois que assassinou o piguista Pau Marat. Aí deu-se o fim da Revolução Francesa. Quero saber a cor da calcinha da DILMA e de sua Cueca, antes que o PIG decreta a cor. Isso é um absurdo! A hora do PIG está chegando, vamos desbulhá-lo como uma espiga de milho. Chega de enganação! de Belo Horizonte.

  • Dilma Implanta a Sua Tese, em Menos de 15 Meses
    Em 2007 na Veja, defendi a Dilma no seu projeto de abaixar os juros que ninguém achava que era possível, até ontem.

    “Ela precisará de todo o apoio dos engenheiros, administradores, contadores, advogados, médicos que querem ver o custo da “renda fixa” cair, obrigando os investidores a virar empreendedores e a assumir o risco da “renda variável”.

    “Ela já tem o meu total apoio, agora só falta o seu”.

    http://blog.kanitz.com.br/2012/04/dilma-implanta-a-sua-tese-em-menos-de-15-meses.html

  • Muito interessante esse post.

    A velha mídia perde audiência a olhos vistos, principalmente os veículos em papel.
    E não é só porque a população esteja mais consciente. Boa parte dela ainda não está.
    Também não é só por causa da internet.

    É que, mesmo quem é de direita começa a se desinteressar dos jornais e revistas do tipo da Veja, por uma razão óbvia: já se sabe, de antemão, tudo o que eles escreverão. Tudo o que eles esconderão. Tudo o que eles falsificarão.

    Realmente, é como se um ghost-writter sem nenhuma imaginação escrevesse TODOS os artigos, principalmente os de opinião.

    A pergunta que fica é: será que o ghost-writter é o Cachoeira em pessoa ou ele terceiriza?

    • Roberto. qual a cor de sua cueca? Ainda bem que aparecera, o cobrara no post. Você está vivo, que bom! Fundaremos em Campinas/SP, uma Federação de Trabalhadores Policiais Civis do Sudeste, dia 06/05. Dirimiros questões históricas entre Mineiros e Paulistas. Aconteça! Estou Feliz em saber, que está no AR. de Belo Horizonte

  • Vi o debate do Wilhiam Waak na GloboNews hoje sobre a CPI. Incrível, até os 45 minutos de programa, que foi o máximo que aguentei assisitir, o nome Demostenes não tinha sido falado uma unica vez! Perillo e Veja então nem pensar.
    Em compensação falaram do mensalão várias vezes e também da “empreiteira do PAC”. É como se diz no futebol, acho que esses caras não assistiram ao mesmo jogo que eu

  • Puxa, você me pegou mesmo, Edu. Pensava, aliás tinha certeza, que o texto era “assinado” pelo Merval Pereira.
    Bem, pensando bem, como o estilo é inconfundível, é da autoria do Merval mesmo. Só que assinado por esse bestão do Sérgio Guerra.

  • Imagina se fosse Lula que tivesse escrito na Carta Capital?

    Aliás, a pergunta que não quer calar, dia 21deste mês estava marcado para ser mais uma daquelas marchas contra a corrupção. Por acaso ela ocorreu? Não vi alguma coisa a respeito. Será que os indignados se recolheram porque agora a coisa é contra o PIG/DEM/PSDB/PPS?

    rsrsrsrsrsrsrsrsrs…..

  • As baboseiras do PIG “made in Brazil” são sempre as mesmas: inflação está descontrolada e tem como remédio o “jurão”; sem reformas profundas, como a tributária e a trabalhista, o “Brazil” não cresce, e as medidas do Governo são pontuais e agem como paliativos (as pequenas medidas – como majoração do IOF, desoneração da folha de pagamento com a migração da contribuição social previdenciária patronal para o faturamento, a introdução da contabilidade eletrônica (SPED Fiscal) e da folha de pagamento eletrônica (SPED Social), ampliação do SIMPLES, etc. – podem testadas e calibradas, e no conjunto, até o fim do mandato da Presidenta).
    Parei por aí…
    O mantra dos “bull shit-writers” não cola mais.
    Faz-se um contorcionismo (i)lógico nos textículos para buscar a validação da tese do patrão do jornalão.
    Ocorre que o contraditório não se estabelece no PIG, há o primado do “pensamento único”. Geralmente são “convidados” os mesmos “jênios” que vêm pregando as mesmas balelas do neoliberalismo por vários anos. O debate inexiste. Os entrevistadores e os entrevistados exibem o mesmo pensamento e a mesma concordância, como se reflete no caso das “Meninas (?) do Jô” ou no “Entre Aspas” para assuntos dos mais variados temas (da unha encravada ao Big Bang). E se discordar do entrevistador (a voz do patrão), o entrevistado não será mais “convidado”.
    O mesmo vale pra quem escreve nos “jornalões”.
    O lema da imprensa era: “bad news, good news”; o lema do PIG (inter)nacional é: a manipulação vence a informação.

  • Catolica de familia extremamente religiosa com tio-padre jesuita filosofo altamente conceituado nos meios academico hoje tenho mais do que nunca certeza que Deus escreve certo por linhas tortas. O Bispo Macedo é um exemplo. Quanto ao seus erros, a Igreja Catolica tem inumeros: inquisição, cruzadas, pedofilia, etc.Atire a primeira pedra…

  • Grande, Edu.
    Meu irmão ( sem trocadilhos), você , como sempre acurado na percpção dos fatos.
    Eu , não leio , há muito tempo, globo , estadão , folha e, com estou no sul , zero fora.
    Mas vi no sábado último, pela tv aberta , reportagens sobre as manifestações, ditas sobre corrupção (mensalão) , que passou na tv. Mas não vi nehuma entrevista com nehum dos manifestantes. Inclusive , não sei se estou certo , mas agumas vozes ao fundo , dizia, parece ,” fora rede globo.”
    Você poderia postar algumas letras sobres as tais manifestações?
    Acho que foram , na verdade, sobre o cachoeira ea cpmi.
    Abraços e, beijo na Vitória
    Mauro Dias

  • Realmente, essa CPI tem que ser uma CPI para investigar a mídia. Neste momento, especificamente a Veja e a Globo (ambas ligadas a Cachoeira, como mostram as escutas da Polícia Federal).

    Vejamos um exemplo de como o PIG age. Há, na 5ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, um processo contra José Serra, pelo desvio de R$ 2 bilhões (com b mesmo) no famigerado PROER. Está parado há anos. Os fatos ocorridos são bem anteriores ao mensalão. Mas o PIG simplesmente NÃO DÁ essa notícia.

    Observação importante: R$ 2 bilhões é quantia milhares de vezes maior que o dinheiro do suposto “mensalão”. Mas o tal “mensalão” é mencionado mantricamente como “… o maior escândalo bla, bla, bla…”

    Veja aqui os detalhes:
    http://t.co/FV6x0qby

    E aqui o link para a página do processo no Judiciário:
    http://processual.trf1.jus.br/consultaProcessual/processo.php?proc=200334000391407&secao=DF&enviar=Pesquisar

  • Gostei da SACADA. Ah, sim: juro, também, que não tenho bola de cristal. Uso, apenas, a lógica.
    Eu humildemente poderia sugerir: Nem me banhei em cachoeira, nem recebi E-MAIL de PARLAMENTAR LIDER que invariavelmente manda arracar planfletos da porta de outros parlamentares.
    Abraços.

  • Olá, Eduardo e leitores!

    Não li o texto inteiro – pretendo fazê-lo mais à noite – e talvez seja apressada a opinião. Talvez os institutos de “defesa ao consumidor” não se prestem ao trabalho. Há questão de uns dois anos atrás, contatei o IDEC, do qual era associado, instituto tido e havido como dos mais conceituados da área, para, em decorrência de uma manchete (de legras garrafais, como uma manchete deve ser) de um jornal (tenho quase que certeza que era o “Jornal do Brasil”), dizendo em suma que: GOVERNO DO PT DO RS ENVOLVIDO EM CORRUPÇÃO (não era isso de forma literal, mas seguramente era esse o sentido). Só que na época quem governava o RS era o PSDB, sem mais nem menos. Com tal absurdo, achei que uma forma de abordar a questão seria exatamente a via do “consumidor”, baseado no raciocínio de que uma assinatura de um jornal, ou mesmo um que você compre na banca, exige um mínimo de contrapartdida factual. Pois o IDEC respondeu a minha consulta dizendo que a matéria não se enquadrava nos limites de sua atuação. Desisti, inclusive da assinatura do IDEC. Fica o registro.

  • É do mordedor Ricardo Noblat, não há dúvida. Mas poderia ser de qualquer um dos outros jornalistas demos/tucanos do PIG que você listou. O chefe deles é o mesmo, por isso seguem a mesma ordem.

  • Há algum tempo a Secretária de Estado do Obama, Hillary Clinton, a propósito da enxurrada de protestos que ficou conhecida como Primavera Árabe, sentenciou: Estamos perdendo a batalha da informação. Isso porque é sabido que muitos desses protestos, especialmente no Egito, eram organizados pela internet, twiter, etc. Fica demonstrado então que a imprensa mundial segue um mesmo paradigma aplicável nos quatros cantos do mundo, salvo raras exceções. A globalização trouxe de volta a guerra fria cujos protagonistas hoje são, de um lado os interesses das grandes corporações, e do outro, os governos que resistem a essa dominação. Na Venezuela, Bolivia, Equador, Argentina, etc. o PIG também existe e joga sempre do lado das multinacionais e do neoliberalismo entreguista. Os paises ricos (1o. mundo) hoje são quase que apenas rentistas, pois sobrevivem dos recursos imensos que suas multinacionais remetem às matrizes. Os EUA deveria estar quebrado com o alto nível de desemprego existente lá, mas isso não acontece porque eles tem um fabuloso ingresso de recursos que vai alimentar a sua economia financeira. O mesmo acontece com os outros. A Argentina parece que acordou para isso ao reestatizar a YPF que nada investia lá e só fazia mandar os lucros para a Espanha. O PIG mundial já está batendo forte e bem sintonizado entre si.

  • elementar meu caro eduardo. afinal e proprio da casa grande TRANSMITIR, desde a cama / fama herdada, a LINGUAGEM importada / adequada.
    e os BONS costumes nos saloes fechados a festas juninamente populares, como pontifica iaia danuza

  • Esse “PIG” é uma piada mesmo. Excelente matéria Eduardo. Teve uma matéria intitulada “CPI Bumerangue” da Eliane Cantanhêde que é uma verdadeira piada. Por A+B ela tenta dissuardir o “parlamento” da ideia de abrir uma CPI porque teria um efeito bumerangue para o Governo! Quá-Quá-Quá-Quá-Quá !!! A CPI, na verdade, implica em revelar os conchavos da turma do DEMOstenes e do Cachoeira e seu fiel amigo Policarpo da Veja. Chorei de tanto rir quanto a Veja publicou um atestado de idoneidade para seu editor Policarpo, com base em declarações de: Cachoeira! rá-rá-rá!!! Isso mesmo, o Cachoeira atestando a idoneidade do Policarpo publicado na Veja! Segundo as gravações, Cachoeira afirma que seu amigo Policarpo da Veja o ajudou a limpar o Brasil! Te cuida Policarpo, a CPI vai saber o porque de suas 200 ligações telefônica com o bicheiro-contraventor.

Deixe uma resposta