Crime organizado derrubou Lugo

denúncia

No centro de São Paulo, na região da Praça Princesa Isabel, no bairro de Campos Elíseos, no fim da tarde, nos salões acanhados das agências de empresas de ônibus que fazem transporte de passageiros ao Paraguai, o movimento é frenético. Os ônibus chegam às paradas bem antes da partida a fim de ser carregados com grande quantidade de mercadorias.

As empresas de ônibus são paraguaias, argentinas e também brasileiras. Há uma meia dúzia de agências dessas empresas na região. Atualmente, boa parte dessas mercadorias (tecidos, roupas, calçados, material de construção, material elétrico etc.) passa normalmente pelo lado brasileiro do controle de fronteira com o Paraguai e, ao chegar do lado de lá, paga imposto.

As coisas mudaram muito de 2009 para cá.  Então, muito pouco do que era embarcado nos ônibus do lado brasileiro passava efetivamente pela aduana paraguaia. Os ônibus faziam paradas em Foz do Iguaçu para descarregarem a mercadoria e ela seguia em vans e barcos por caminhos alternativos até país vizinho. Sem pagar nada.

O comércio ilegal de mercadorias e o tráfico de armas e drogas sofreu um grande golpe com a chegada de Fernando Lugo ao poder. Em fevereiro de 2011, por exemplo, em reunião celebrada na capital paraguaia, Asunción, Lugo anunciou a criação de uma coordenadoria especial para combater o contrabando e o descaminho nas fronteiras do país.

O objetivo da coordenadoria de entidades como a Direção Nacional das Aduanas, o Ministério da Indústria e Comércio e o Ministério da Fazenda era frear a invasão de produtos contrabandeados dos países vizinhos para o Paraguai ou deste rumo aos países limítrofes, sobretudo Brasil e Argentina.

À época, a seguinte declaração de Lugo (abaixo) provocou a ira do empresariado paraguaio e dos amplos setores daquela sociedade que têm no contrabando uma das mais importantes fontes de receita:

Como vocês sabem, a luta contra o contrabando, fundamentalmente, faz alusão ao comércio exterior, tanto de importação como de exportação. Com esta comissão, que irá reunir-se mensalmente para coordenar planos específicos, esperamos poder reduzir este flagelo que afeta nosso país. A ideia aqui é tomar o tema em sua totalidade, porque sabemos também que, por trás dos pequenos contrabandistas, há grandes mentores, que são os beneficiários finais do processo. Os pequenos estão envolvidos, somente, como forma de subsistência

Todos os que conhecem o Paraguai sabem que “importar” mercadorias e insumos “en negro” sempre foi prática da quase totalidade do grande, do médio e até do pequeno empresariado daquele país. As empresas têm dois caixas e os fiscais do governo sempre foram facilmente corruptíveis.

Lugo combateu também, por exemplo, leis que permitiam trazer carros roubados no Brasil e legalizá-los do lado Paraguaio. Ou seja: o sujeito roubava o veículo do lado de cá, entrava no país vizinho, ia até a “Alcaldia” (prefeitura) e obtinha documentação e emplacamento. Simples assim. Era prática que funcionava também na Bolívia. Lugo e Evo Morales acabaram com a festa.

Ainda assim, a corrupção desbragada que vige no Paraguai ainda permite “legalizar” carros roubados no Brasil. Mas essa prática deixou de ser institucionalizada.

Outra medida de exceção estabelecida por Lugo foi dar liberdade de ação aos militares para promover prisões, buscar e combater grupos armados vinculados ao movimento de guerrilha Exército do Povo do Paraguai (EPP), acusado de manter vínculos com as FARC e com o crime organizado atuante na fronteira com o Brasil.

O estado de exceção foi decretado pelo governo paraguaio em cinco departamentos (estados) e evidenciou a atividade criminosa na região da fronteira.

A rentabilidade que o mercado negro gera a setores da sociedade paraguaia e a redes poderosas do crime organizado possuem vastas ramificações nas instituições daquele estado nacional, dominando decisões nos níveis Legislativo, Executivo e Judiciário. A corrupção, o contrabando e o tráfico são instituições paraguaias que Lugo tentou combater.

Quem conhece o Paraguai sabe do clima de revolta entre os setores que sempre se beneficiaram desse estado de coisas. O presidente anterior a Lugo, Nicanor Duarte, tinha ligações escancaradas com o contrabando. Ligações que até os postes da avenida Eusebio Ayala, em Assunção, onde o contrabando vai à venda, conhecem.

90 comments

  • Realmente, o Paraguai com Lugo melhorou muito, eu até achei que ele tinha sido fraco em ceder tão rapido, mas vendo os detalhes dos bastidores ele foi muito forte ,o que fizeram com ele foi golpe muito bem montando, dos mais escancarado mesmo e nesse exato momento a ultima chance do Lugo voltar ao poder foi encerrado, o SUPREMO acabou de acatar o golpe.

    Enfim, o povo paraguaio que sabe que seu pais tem que ser passado a limpo fará a limpeza necessária, esse 2013 será a nova independencia paraguaia, afinal 13 é o numero da sorte para os latinoamericanos há quase uma década e para os paraguaios que sabem que a liberdade nunca vem fácil será um ano a ser lembrando quando os CALHORDAS do CONGRESSO e do SUPREMO verão a força do povo.

    Hoje somos todos paraguaios, hoje somos todos Lugo. Força a nossos irmãos que foram apunhalados por essa elite podre que como cá terão sua ultima vitoria.

    E Serrito quando fugir novamente será que receberá nos EUA a mesma acolhida agradável como foi em 1965, afinal Demostenes, o despachante de luxo ( definição tão apropriada impossivel) já perdeu praticamente seu mandato e o dia do Gilmar está chegando à cavalo, e o Tourinho? Esse vamos ficar de olho, esse safado tambem deve explicações à pátria…

    • Concordo, Ana. Somos todos paraguaios, somos todos latinoamericanos, somos vizinhos e amigos. A falsa rivalidade que se constrói é para dividir-nos. Nesse momento nos cabe realizar atos de solidariedade ao povo que protesta nas ruas e não é mostrado em nossas tevês e jornais. Vamos dar visibilidade e voz a eles? Há um site da resistência:
      http://paraguayresiste

      Ali há fotos, textos e a programação de atos, além de declarações de Lugo não filtradas pela mídia. Podemos ajudar a reverter esse golpe. Destituir um presidente em viagem de representação, em tempo recorde, é golpe. Reconhecer um governo resultante desse processo é aceitar essa vilania. Nossa mídia já chama Franco de ‘mandatário’, sem que lhe tenha sido outorgado um mandato pelo povo para presidir o país. Ele não é nada.

  • Faz sentido, mas há outras hipóteses: Lugo teria sido derrubado pelas oligarquias, pelo agronegócio, pelos brasiguaios ou até mesmo pela CIA.

    Apenas um reparo: o Paraguai não é um Estado federativo, formado por Estados-membros, mas sim um Estado unitário. Seus departamentos são meras divisões administrativas, sem a autonomia de um Estado-membro.

      • Não entendi o “Não é uma hipótese”. Pelo que conheço do Paraguai atual, os interesses em jogo colocam de fato a questão do campo, das oligarquias, do agronegócio, dos campesinos, dos brasiguaios. As análises que tenho lido, de gente que estuda o assunto, apontam também para isso. Então por que a unica Verdade sobre o assunto (já que “não é uma hipótese”) seria a de tudo ser concertado pela máfia do contrabando?

          • Como conhecedor do Paraguai, Edu (me permita chamá-lo assim nesta primeira vez que comento em seu blog, que aprecio muito e há muito tempo), você poderia informar-nos quem é, efetivamente, Chiqui Avalos, editor de um boletim digital, Prensa Confidencial. O Brasil 247, informativo digital do Leonardo Attuch, publicou um texto dele ontem, dia 26, em que ele desce o cacete no Lugo – a figura pública e o homem. Estranho aparecer este tipo de texto só agora, de um cara que, segundo ele mesmo, foi apoiador do Lugo
            na eleição… Abç, Leo

  • É pior do que eu pensava. Imagina existir no Paraguai uma elite como a brasileira que, a par dos problemas, pelo menos é a favor da democracia pois, pela experiência Lula, sabe que um governo que incorpora mais de 30 milhoes de pessoas no mercado consumidor não é nada mal para eles. A elite paraguaia nem isso aceitou. Se bem que, pelo texto, lá nem existe elite mas tão somente o crime organizado. Mais complicado do que eu imaginava.

  • Na pratica vem a calhar a imagem do cordeiro no comando de lobos ferozes e vorazes.Na politica assim como na vida é necessario se acautelar para não se cair nas ciladas armadas pelos maus.Lugo caiu muito mais por seus meritos do que pelos seus eventuais equivocos.Um santo no meio de mil demonios,não transforma demonios em santos,por mais boa intenção que o referido santo tenha em transformar referidos demonios em santos que continuarão demonios.O mesmo ocorre no Brasil,por mais que Dilma tente contemporizar,o PIG é o PIG.E não é por acaso que é denominado de Partido da Imprensa Golpista,porque é capaz inclusive de se aliar ao crime organizado para concretizar o golpe.Não adianta os candidatos a santo reclamarem: ou se é lobo ou se é cordeiro.O cordeiro é sacrificado com muita facilidade,assim como foi Lugo.Já um lobo conhece outro lobo o que torna mais dificil derruba lo.Portanto,é necessario ser lobo com os lobo se possivel mais feroz e muito mais voraz.E os verdadeiros lideres,ao longo da historia,se tornaram lideres justamente por serem mais lobos do que os outros.E Dilma,aparenta ter a candura de uma pomba,porem,como seu padrinho politico ela é astuta como uma raposa e feroz como um lobo.

  • Cadê o povo, onde esão os movimentos sociais?
    Onde estão os estudantes, os sem-terras, os trabalhadores?
    Que silêncio ensurdecedor é esse?

  • A Presidenta da Petrobrás Graça Foster divulgou ,ontem, o adiamento dos projetos das refinarias do RJ,MA e CE.Os adversários da Presidenta Dilma e do Lula estão soltando fogos de alegria com a péssima noticia para o estado do Ceará.Na realidade, eles torcem para que não venha mesmo o investimento e a presidenta da estatal, agora, deu um passe ,na medida, para os adversários fazerem um Gol.Na eleição de 2014,não vai dá certo prometer novamente.Os ministros de FHC também colocavam dificuldades quando a Dona Rute Cardoso mendigava recursos para obras sociais.A População vive de resultados concretos e que possam ser vistos. Resultados em relatórios gerenciais não ganham eleições.O Tempo para reverter essa mancada ficará cada vez mais curto. A mídia safada está ampliando os fatos em favor de seus comparsas psdb e DEM.Só digo: Dona Graça Forster ,A Sr. acabou de fazer um belo gol contra o projeto de um Brasil melhor…

    • Pois é, a Graça Foster adiou os tais projetos por falta de orçamento. Não teve outro jeito.
      Além disso ela aumentou a gasolina. O aumento só não chegou ao consumidor porquê zeraram a alíquota da CIDE pra segurar o preço até menos o fim da eleição municipal…
      Dona Foster foi a escolhida como “boi de piranha” pra segurar a bucha e tomar as porradas, já que não será candidata a nada.
      É por isso que Sérgião Gabrieli caiu fora bem antes de das eleições de 2014, pra não atrapalhar a candidatura ao governo da Bahia. Espertos, não?

    • Ações da Petrobrás valian antes da crise de 2008 R$ 50,00 (Petr4). Hoje mal fechou em R$ 18,00. Ou seja, uma queda de 64% em 4 anos.
      Umas caíram mais, outras menos. Ações da Vale, por exemplo, também valiam por volta de R$ 59,00 antes da crise de 2008. Hoje fechou em R$ 38,90. Use seja, uma queda de 34%, metade do que cairam as ações da Petro.
      Empresas bem administradas hoje voltaram a valer próximo do que valiam em 2008.
      Essa cada absurda deve-se basicamente a desconfiança do mercado. A Petrobrás nem tem caixa suficiente para cumprir os compromissos de investimentos exigido pelo governo. Diante disso ela tem que cortar custos, inclusive investimentos mal faitos e que estão dando muito prejuízo.
      Para que ela evite a interrupção de obras, tem que ter mais caixa. E para ter mais caixa precisa aumentar substancialmente o preço do combustível, o que o governo não quer para que a inflação não suba.
      Ou seja, a Petrobrás hoje está numa sinuca-de-bico.

      • Junior, fiquei estupefato com sua análise profunda sobre a Petrobrás.
        Com análises assim você deve ter faturado rios de dinheiro na bolsa, deve estar entrando para o seleto clube dos bilionários.

        Conta aqui pra nós a verdade, você foi o professor do Warren Buffett, não foi?

        Estou esborrachando de rir com sua perspicácia com os preços na bolsa. Sim, petr4 em 2008 era de 50, veio a crise e caiu para uns 18 depois subiu até uns 40 em 2010 e agora voltou pra 18. E aí? E aí rapazote que os preços sobem e caem por razões um pouquinho mais complexas das que você chutou aí. E tem a ver com o preço do barril de petróleo, com a cotação do dólar e do euro, com a cotação da Petrobrás em Nova York, etc. Desculpe, mas não vou te explicar.

        A Vale caiu de 59 pra 18 em 2008. Você já ouviu falar em hitórico de cotações ou em gráficos?

        Tremenda bola fora meu caro.

        • • •

        Comento uma frase sua:

        “A Petrobrás nem tem caixa suficiente para cumprir os compromissos de investimentos exigido pelo governo. ”

        Vou te falar de um número que tenho certeza que você nem tem idéia do que se trata:

        Petr4 – Liquidez corrente = 1,92

        Entendeu? Não? Que pena.

        • Há uma grande torcida por parte dos direitóides para que a Petrobrás, enquanto sociedade de economia mista, dê errado. Vale até “análises fundamentalistas profundas” de Júnior e conclusões “bem elaboradas” de Sebastião. Não é que estes 4% do eleitorado são bons, veêm coisas além dos outros 96%.

        • Marcos, claro, existem muitas variáveis que podem fazer uma ação subir ou cair. A Petr4 mesmo, valia por volta de R$ 2,00 em 1998, quando investi todo meu FGTS nela. Quando resgatei esse valor em 2008, ela tinha subido incríveis 1500%.
          Mas no geral a percepção é de que a empresa vai bem quando suas ações sobem ou vai mal quando suas ações caem no longo prazo. No curto prazo, subir ou cair é quase que aleatório.
          Consideranto que as ações da Petro no longíssimo prazo subiram de 2 até o valor de 18, mesmo descontando a inflação é fácil ver que empresa vai bem, certo?
          O fato dela ter caído tanto nesses últimos anos é também reflexo das crises de 2008 e 2012, sem dúvida. Mas isso não explica tudo, como você mesmo disse.
          Por fim, não adianta nada considerar a liquidez corrente, ela só reflete o presente. No longo prazo a coisa fica complicada se não houver os aumentos necessários nos combustíveis e se a Petro não puser o pé no freio nos gastos e investimentos.
          No mais, apesar de tudo estou comprado em 3170 ações Petr4. E você que acredita tanto nessa empresa, tem quantas?

  • já imaginaram, se todos os países da AL não existisse essa elite golpista e de colarinho branco, como esse continente iria prosperar se desenvolver, que vioda maravilhosa seu povo não teria…..tudo isso é estragado por esses golpistas paus mandados de Washington, como podem pessoas que se dizem de “elite”, trabalharem contra o seu país e seu povo….tenho raiva dessa gente!!!!

    site que Lugo pós mo ar para combater os golpistas: http://paraguayresiste.com/

    • Nós não somos o povo deles, Fernando. Essas pessoas não são o povo deles. O povo deles são os seus parentes e gente da sua classe. Os demais são criaturas inferiores na escala da evolução. Não contam.

  • Crime organizado, desde pelo menos Roma Antiga, nunca foi um antípoda do poder oficial constituído nas sociedades de classes.
    Pelo contrário, não poucas vezes, os donos do poder ou seus oponentes da mesma classe exploram e abusam dos favores da bandidagem.
    O imperador Julio Cesar/Gangs Romanas, Ronald Reagan/Pablo Escobar, Ditadores Militares Brasileiros-Boni/Castor de Andrade, Perillo-Demóstenes/Cachoeira são alguns entre numerosos exemplos.
    A peça de Bertolt Brecht, a Ópera dos Três Vinténs (adaptada por Chico como Ópera do Malandro), mostra as relações entre o inspetor acima de qualquer suspeita Tiger Brown e o chefe do crime Mac the Knife na cidade de Londres.
    Tudo em nome da reprodução contínua da ordem social que sacrossantifica o primado da propriedade privada.
    Na luta social, precisamos identificar esta promiscuidade e não só lutar contra ela, mas também não cair nas armadilhas degenerativas que ela cria até mesmo para a esquerda (vide as FARC, certas alianças com a bandidagem como ocorre em favelas do Rio, etc)

  • É, Edu, e eles tem até o Demostenes deles, o tal senador que idealizou o golpe “legal”. Na AL é tudo assustadoramente parecido.
    É que o Brasil é maior e tivemos um Lula, o cara que soube dar o drible da vaca na direita, como você explicou no outro post

  • A greve dos policiais na Bolívia é a bola da vez. Já estão falando em novo golpe na AL. Não foi à toa que a rede de blogues preocupada com a instabilidade que tais greves geram, agiram rápido no caso do Brasil, na véspera do carnaval. Lembram? Até política do PSOL do Rio, unida a Garotinho e ao pessoal do DEM, PSDB, fazia parte do enredo.Olho aberto. Denunciemos tudo que acharmos estranho e nos liguemos numa rede maior: a da América Latina. Atenção: não é o amor que está no ar.

  • pronto ..me desculpe o atrevimento, mas eu DUVIDO ..provas, tem ?

    ..não bastasse alguns quererem INSUFLAR e incentivar uma resistência ideológica por parte de quem perdeu TODO e qq apoio político interno, e agora mais essa ..crime organizado

    Pq não falam com o MALUF aqui, quem sabe o CAPO brasileiro dá um jeito ..quem sabe ao menos em nome da aliança, sa_co_mé, uma mão lava a outra e as duas..

    sei lá, do jeito que vai, pena que o BISPO teve QUATRO FILHOS, pois não fosse isso tenho certeza que alguns já o teriam lançado a ser candidato a santo

    GENTE, vamos ser mais objetivos, NÃO foi GOLPE muito menos houve a assunção de ditadores ..a coisa esta amparada em lei e na constituição deles ..CAPENGA, pelos nossos valores, verdade

    ..o que ocorre é o de sempre, o cara foi vítima de uma democracia de BANANAS, só isso

    sinceramente, por ele eu não ponho a minha mão no fogo não

    http://www.youtube.com/watch?v=JKs7yPcrsOk

    • Ok, ok! Você acha que não foi golpe. Acha que foi um ato “legal”, democrático. Ok.

      Agora, as retaliações também serão decididas de forma democrática, por maioria de votos.

      O Paraguai será excluído do Mercosul democraticamente. Ato contínuo a Venezuela será admitida, porquanto só faltava a concordância do senado paraguaio pra que ela, a Venezuela, fose admitida ao bloco.

      Ah, os Estados Unidos “vão socorrer” o governo golpista? Como? Você já viu americano dar colher de chá pra ninguém? Se por ventura der algo com uma mão, logo retoma com as duas.

      Os golpistas vão quebrar, dobrar a espinha e pedir arrego pra nós.

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      eu tento ignorar o romanelli, como TODOS pelo jeito andam fazendo, mas é impossível.

      vou me esforçar mais. rs

  • O processo do impeachment do Lugo foi autorizado pela Câmara por 76 x 1 e executado pelo Senado por 39 a 4. E depois foi confirmado pela Suprema Corte daquele país que rejeitou o apelo contra a decisão.
    Foi praticamente uma unanimidade. Como se explica isso?
    A base aliada dele era tão ruim assim ??

      • Engraçado. Você em vez de discutir o cerne da questão prefere me chamar de moleque.
        Como eu já disse no primeiro post sobre a questão, eu acho um exagero “impichar” um presidente pelos motivos apresentados. Mas os caras “impicharam” .
        E daí que tem um monte de países e a tal da OEA chiando?

          • Escreve Mauro Santayana:
            “Toda unanimidade é burra, dizia o filósofo nacional Nelson Rodrigues. Toda unanimidade é suspeita, recomenda a lucidez política. A unanimidade da Câmara dos Deputados do Paraguai, em promover o processo de impeachment contra o presidente Lugo, seria fenômeno político surpreendente, mas não preocupador se não estivesse relacionado com os últimos fatos no continente”.
            http://www.maurosantayana.com/

        • E adianta discutir com vc já que vc não vai aceitar outras explicações condizentes com a verdade. Aliás, vc não está aqui para aceitar outras explicações, mas sim para trollar.

          Eu acho engraçado vc dizer que acha um exagero a forma como foi feita este “impichamento”, mas vc aceita numa boa e vê total legalidade nisto.

      • A quase unanimidade pode ser sinal de um conluio bravo, de uma armação forte. Agora espanta que o ex-presidente não tenha percebido essa movimentação toda.

        • Eu sei que vão me crucificar pelo que vou dizer mas Lugo das duas uma:ou ele percebeu toda a movimentação e mesmo assim não fez nada para evitar o golpe(antes do decisivo existiram algo em torno de 27 tentativas de derruba lo da presidencia da República) ou ele foi de uma ingenuidade enorme,o que é imperdoavel para um politico que se elege presidente da República pelo voto democratico da população.Se ele foi vitima de imprevidencia ou ingenuidade,ele pagou um preço até justo por isso,porque um politico que chega ao posto maximo de uma República,não tem o direito de ser imprevidente ou ingenuo.

  • Na luta politica não existem mocinhos ou bandidos.Na luta politica existem pessoas que por n razões estão ao lado de transformações que tragam beneficios para todos e as que estão do lado tambem por n razões da permanencia de estruturas que garantam privilegios apenas para alguns setores da sociedade.Sempre foi assim,desde que o mundo é mundo.Lugo,a bem da verdade,como ja disse,caiu muito mais por seus meritos do que por eventuais equivocos que possa ter cometido no exercicio do poder.Tenho minhas duvidas em relação ao Paraguai,no que se refere ao seu futuro como nação soberana,já que a sociedade lá,apesar das aparencias de ter reagido ao golpe,continua mergulhada no obscurantismo medieval e na minha particular opinião,mesmo havendo reação ao golpe,como parece estar havendo,o mesmo já está praticamente consumado.Nao haverá como reverte lo,sem maiores traumas.Com exceção de Argentina e Venezuela, e um pouco Chile,por razões mais do que evidentes(dezessete anos de regime pinochetista,um regime comprovadamente assassino,não é pouca coisa),a sociedade civil na America Latina,exceto nos paises citados,é praticamente desorganizada sem noções mesmo as mais comezinhas que sejam de cidadania,portanto,um golpe seria desfechado com uma pifia resistencia.E se Lula não caiu em 2005 foi muito mais pela genialidade politica dele,que soube acima de tudo costurar acordos politicos necessarios no momento certo,do que pela incompetencia das oposições.Não adianta escondermos o sol com a peneira,caso os golpistas brasileiros,em 2005, lograssem exito teriam consumado a derrubada do presidente Lula em pouquissimos dias,com baixissima resistencia da sociedade civil.Isto é fato.Conheço politica e conheço historia,então posso dizer que corremos riscos e grandes.Não adianta querer dourar a pilula.

  • Nem todos tem a visão da D, Graça Foster:

    26/06/2012 – 03h00

    Accor anuncia aporte de R$ 290 mi no Nordeste Brasileiro

    O grupo Accor anuncia hoje o investimento de R$ 290 milhões para a construção de 19 hotéis na região Nordeste nos próximos dois anos.

    Com os contratos que serão divulgados, a rede terá mais cem hotéis em implantação no continente, sendo 88 deles no Brasil.

    “O ritmo de crescimento do Nordeste é superior ao do resto do país. Como nossos hotéis na região são voltados para o turismo de negócios, consideramos que há muitas boas oportunidades por lá”, afirma o diretor-geral da Accor na América Latina, Roland de Bonadona.

    Entre as cidades que receberão novos empreendimentos estão Mossoró (CE), Imperatriz (MA) e Vitória da Conquista (BA), além de capitais como Fortaleza, Recife, Aracaju e Salvador.

    “A escolha das localidades foi feita a partir de um índice interno que avalia características como densidade populacional, presença de shoppings e aeroportos e nível de desenvolvimento”, diz Abel Castro, diretor do grupo.

    A maior parte dos hotéis (17 dos 19) será de categoria econômica, de acordo com a companhia, que dividirá o investimento com parceiros.

    Mesmo com o aporte no Nordeste, que representará 2.900 quartos, a região Sudeste seguirá líder no que se refere a hotéis em implantação pela rede, com 36 unidades.

    Fora do Brasil, o Chile é o país com mais empreendimentos em construção ou com contratos já assinados.

    No ano passado, o Brasil foi responsável por 90% do faturamento total da Accor, de US$ 1,03 bilhão.

  • O “nosso” golpe virá do Judiciário. A Globo e a Veja orgnizaram a pauta de julgamento do STF. Até já marcaram as datas e não admitem atraso algum. Zé Dirceu deverá ser condenado, sem uma mísera prova, e aí vão dizer que a Dilma foi eleita com o dinheiro do “mensalão”, que atos de improbidade não se convalidam nas urnas etc e tal.
    Se o povo não for às ruas resisitir ao golpe, os neocolonizados retornam ao poder. Aí ó: top, top, top pra todo mundo.

    • Que isso companheiro? Que falta de otimismo…
      Eu aposto que o Zé Dirceu e o restante da quadrilha mensaleira vão ser absolvidos.
      O STF absolveu o Color.
      A justiça deste país nunca conseguiu pôr nenhum dos grandes corruptos deste país na cadeia, nem o Maluf a expressão máxima da corrupção em toda história desse pais (desconsiderando o Quércia que já morreu).
      Que moral teriam pra condenar os mensaleiros?
      E depois, a maioria dos ministros do STF que estão ai foram indicados pelo governo do PT… Ai, sabe como é que é….

      • O STF absolveu o Collor porque não tinha provas. Mas está prestes a condenar o Zé Dirceu (mesmo sem provas) porque a Veja e a Globo estão exigindo – a famigerada “faca no pescoço”.

        Entendeu agora, ô brocoió da mente obtusa?

        • Olha, Almir,com o devido respeito mas acho que o José Dirceu principalmente vai ser absolvido por absoluta falta de provas,mesmo os ministros do STF estando com a faca no pescoço.E eu sei porque.Mas não digo porque sei que tem muita gente do PIG que lê o blog do Edu.E eu não quero dar esse gostinho para eles.

      • Sebastião, Seu guru, FHC ,governou o país por 08 anos.Não construiu uma única universidade sequer. O que houve, falta de tempo ?De interesse ou de compromisso ?

        Universidade federal do grande abc UFABC _Santo andré-SP
        Univ. fed. do Pampa- BAGé-RS
        Univ. Fed. Uni Lat. Amer. UNILA -Foz do Iguaçu-PR
        Univ. Fed. cienc de saude de porto alegre-Porto alegre-RS
        Univ. Fed. de Alfenas-MGFed. do trin
        Univ.Fed. do Triangulo UFT Uberaba-MG
        Univ. Fed. do Vale do JEQ. e Mucuri- Diamantina-MG
        Univ. TEC FED Do Paraná-Curitiba-PR
        Univ. Fed. rur. do semi arido -UFERSA Mossoró-RN
        Univ. Fed.do recôncavo Cruz das almas-BA
        Univ. Fed, da grande dourados- Dourados-MS
        Univ. Fed. do Vale do S Fco. Univasf Petrolina-PE
        Unif. fed. do Tocantins Palmas-TO
        Univ. Fed. Uni. Luso Afro Bras. -UNILAB Redençao -CE

        ! 14 Universidades contra ZERO ? Quem tem compromisso pela universalização e democratização do ensino superior? Seu psdb ?

        • Ué o que o assunto “Universidades” tem haver com o que estamos discutindo?
          Quer dizer que os mensaleiros da sofisticada organização criminosa do governo Lula (conforme a PGR afirmou) devem ser absolvidos por que fizeram um monte de Universidades? É isso?

      • Sebastião, Para seu conhecimento, veja mais estes dados : Dando prosseguimento ao Plano de expansão da Rede federal de educação superior/tecnológica e profissional, a presidenta Dilma lançou mais 04 novas Universidades:

        Univ. Fed. do sudeste/sul do Pará (Unifesspa) em Marabá-PA
        Univ. Fed. Rural do Cariri-UFRCariri em Juazeiro do norte-CE
        Univ. Fed, do Oeste da Bahia (Ufoba) em Barreiras-Ba
        Univ. Fed. do Sul da Bahia em Itabuna-Ba

        OBS: Conveniente lembrar que o governo FHC ,por meio de lei passada no congresso, PROIBIU a construção de ESCOLAS TÉCNICAS, ao passo que o pres. Lula construiu 14 Univ. e 208 Escolas profissionalizantes.

        Quem tem compromisso de verdade com a educação ?
        a pRESIDENTA DILMA TEM COMPROMISSO DE CONSTRUIR EM TORNO DE MAIS 200 ESCOLAS TECNICAS….

        zero escolas tÉCNICAS E zERO UNIVERSIDADES x 18 UNIVERSIDADES E 408 ESCOLAS TECNICAS

      • Pelo que eu vejo de alguns desses Ministros (não todos), aqueles que os indicaram não fizeram mais do que a obrigação, ao reconhecer os méritos de pessoas tão sublimes,

      • Sebastião, Seu guru, FHC ,governou o país por 08 anos.Não construiu uma única universidade sequer. O que houve, falta de tempo ?De interesse ou de compromisso ?

        Universidade federal do grande abc UFABC _Santo andré-SP
        Univ. fed. do Pampa- BAGé-RS
        Univ. Fed. Uni Lat. Amer. UNILA -Foz do Iguaçu-PR
        Univ. Fed. cienc de saude de porto alegre-Porto alegre-RS
        Univ. Fed. de Alfenas-MGFed. do trin
        Univ.Fed. do Triangulo UFT Uberaba-MG
        Univ. Fed. do Vale do JEQ. e Mucuri- Diamantina-MG
        Univ. TEC FED Do Paraná-Curitiba-PR
        Univ. Fed. rur. do semi arido -UFERSA Mossoró-RN

          • Romanelli, seu amiguinho e professor FHC não construiu nenhuma Universidade sequer.Que vergonha ! Falta de tempo ? 08 anos não dá para construir várias? Ou o compromisso do psdb é mesmo só com a elite endinheirada que não precisa de Universidades federais? Seu psdb é bem ruim de serviço,né? Só sabem vender (mal vendido) aquilo que outros fizeram….

          • Mas a verdade que grita diante de vocês é que estando em greve ou não, foram criadas pelo governo Lula. FHC não criou nenhuma, e ainda fez proibir por lei a criação de novas escolas técnicas.

      • Vc adora condenar os “mesaleiros” sem provas. Já nós, nem mesmo com provas, não condenamos sem julgamento. Seus amigos da privataria, Serra e cia, merecem o julgamento, com ampla defesa e contraditório. Espero que o PT consiga mandar estes meliantes a juízo. Mas com o PIG os defendendo, vai ser difícil.

        • Eu (ou/e o PIG) condenando os mensaleiros sem provas? . Absolutamente.
          Quem classificou esse pessoal como “sofisticada organização criminosa” foi a Procuradoria Geral da República. E a denúncia foi aceita pelo Supremo Tribunal Federal…
          Então vá reclamar com eles, ora.

          • Libelo acusatorio,por sinal,baseado em reportagens daquela revistinha infame publicada por uma editora localizada na Marginal em SP e que atualmente está na berlinda por conta de suas relações com o crime organizado?Ah sei.Quer dizer,se não existem provas contra os envolvidos no suposto mensalão,o crime organizado se incumbe de arranja las,correto?

  • Na verdade Lugo foi sendo isolado pela igreja católica, fonte de seu poder político. Mestre de uma política assistencialista, não conseguiu manobrar entre as elites e foi aos poucos sendo desautorizado pelas forças políticas que o elejeram. Não foi golpe da direita, apenas se aproveitaram da fraqueza política do ex-presidente. Quem tem o poder tem que o exercer, senão…

  • Os Carlinhos Cachoeiras do Paraguai devem estar felizes, pois agora podem reforçar os negócios. A direita está feliz. Boa parte da classe média conservadora está feliz (como se tivesse grana para valer). Que bom que os demais países continente não deixaram a felicidade ser completa.

  • Edu, seu post nos fez lembrar da antiga fama que nosso vizinho tinha: paraíso do contrabando e das falsificações.E o Paraguai ainda não consegui se recuperar da derrota na Guerra contra Brasil e Argentina. O seu comentário e o artigo do Jânio de Freitas trazem mais luzes sobre a deposição relâmpago de Lugo, indo além das explicações sobre interferências por parte dos EUA. Aproveito o gancho para a nossa realidade: esse é mais um motivo para aprofundar as investigações sobre as atividades de Cachoeira e asseclas, doa a quem doer. Para que o Brasil não se torne um Paraguai (com todo respeito ao povo paraguaio).

  • A rede globo faz papel de porta-voz dos golpistas sem nenhum pudor. Mostra ‘brasiguaios’ sendo protegidos pelo novo governo e recebidos pelos ruralistas e (quem adivinha) Álvaro Dias. Informam com muita elegância a agenda dos golpistas.

    Nada sobre os protestos contra o golpe.

    De maneira geral o golpe animou o PIG. Estão livres leves e soltos. A chamada do JN de hoje foi uma bela cavalgada do apocalipse. Fazia um tempinho que não faziam, mesmo depois da malufada do Lula. Estão alegrinhos.

  • Sem duvidar da importância de sua afirmação, é evidente que setores ligados ao crime organizado e ao contrabando, que, no caso paraguaio, estão em níveis para lá de endêmicos. têm papel importante na queda de Lugo, não devemos nunca perder de vista que a ação desses setores contra o Presidente só pôde se potencializar devido à vinculação de seus objetivos com outros ainda maiores, ou seja, os da classe dominante paraguaia, temerosa com a possibilidade de mudanças no modelo monstruoso de exploração e concentração de renda que vige naquele país, mesmo que tais possibilidades viessem de um Governo tímido como o de Lugo; e os dos EUA, que há muito traçaram sua estratégia para recuperar a influência perdida na América Latina : a realização de golpes de estado, em conluio com as elites e a mídia locais, travestidos com uma hipócrita coloração político-jurídica, feita para dar um respaldo “legal” à velha ação golpista outrora realizada pelos militares, que dessa vez participam do pocesso nos bastidores. É evidente que esses interesses não são departamentalizados, ou seja, se entrelaçam : Lugo foi criticado por, no correto desejo de combater o narcotráfico, aliar-se ao Departamento de Estado dos EUA e aceitar que ianques participassem de colaborações e treinamentos como os militares paraguaios, e ainda afastou seu Ministro dsa Defesa, que opôs-se à “colaboração” com o Império. Contudo, o que constatamos nesse episódio é que, a despeito de circunstâncias locais, a tônica geral para a América Latina é esta ; de um lado as forças populares ascenderam ao poder político na maioria dos países de nossa região, mas não assumiram o controle dos poderes econômico e midático(que continuaram nas mãos das velhas oligarquias locais); a sustentação das forças populares no poder deve-se principalmente às reformas que realizaram, embora sejam mudanças moderadas, na ordem ecônomica excludente que fez de nossa região uma das áreas de maior desigualdade do planeta. Entretanto, por sua própria inépcia e também por apôiarem-se em Sociedades Civis ainda com baixo nível de organização(com exceção de alguns países, como Argentina e Venezuela), essas forças populares não adentraram em mudanças mais profundas e ainda vivem como reféns dos conservadpores, os quais, temerosos da intensificação do processo de libertação dos oprimidos da América Latina, iniciam uma reação, logicamente em cumplicidade com os EUA(que consideravam-se “donos” da América Latina e viram seu poder esvair-se, procurando retomá-lo da única forma que lhes é possível : através do golpe). Para revitalizar o golpismo numa época em que ainda são vivos os traumas dos regimes ditatoriais do passado recente, e onde a comunicação on-line permitiu pequenas brechas no domínio informativo da oligarquia, transformaram-no numa versão “clean”, ou seja, deram-lhe uma hipócrita aparência de legalidade, revestindo-o com pseudo justificativas político-jurídicas, que tentam esconder a ilegalidade e a ação da força bruta desse canalhas,a qual mantém–se presente através de parlamentos ou decisões esdrúxulas, respaldadas pelos milicos. A estratégia iniciou sua aplicação pelos países mais “fracos”, aqueles em que a miséria e a falta de organização social são ainda maiores, como Honduras e Paraguai, sendo que o êxito nesses dois laboratórios(a se confirmar ainda se o golpismo paraguaio terá sucesso)é um evidente sinal de que os golpistas partirão para Nações “maiores”(veja-se que o Paraguaia já é maior do que Honduras), como Brasil e Argentina. ou seja, SE NÃO INICAREM UMA REAÇÃO AGORA, OS PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL E DA LATINA EM BREVE VERÃO O GOLPE POLÍTICO-JURÍDICO, JUSTIFICADO PELA MÍDIA E PELOS RIFLES DOS MILICOS(QUE FICAM ATRÁS DA CORTINA)BATENDO EM SUAS PORTAS.

  • Jingle do escárnio:
    Eu quero PRI, Eu quero VA, Eu quero TA, Eu quero RIA , Eu quero TU TU TU TU TU CA CA CA CA CA NA NA NA NA NA!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Jingle do Povo de São Paulo:
    Não quero PRI, não quero VA, não quero TA, não quero RIA , não quero TU TU TU TU TU CA CA CA CA CA NA NA NA NA!!!!!!!!!

    • você viu, chegando a eleição e o PCC ataca novamente ..arrota, arrota novamente

      realmente ..a essa altura eu já não sei a quem culpar ..se a oposição ao governo paulista que quer “denunciar” a precariedade da nossa segurança, como se a PREFEITURA fosse culpada ou…

      ou se os situacionistas que querem nos amedrontar com este “ressuscitamento” fora de tempo ..meio que querendo dizer, tá vendo, se nós formos,olha o risco que vocês correm sem nós por perto

      eu hein ?! ..triste quando uma SOCIEDADE se vê cercada, inclusive nas suas casas político,jurídico e administrativas ..cercada por MARGINAIS e BANDIDOS de todos os tipos, inclusive nas alianças que nos prometem novos tempos se os elegermos, ou se ajudarmos muitos deles a se manterem no poder

      ..e depois alguns me veem falar do México, ahhh vá

      de certo mesmo eu digo, tem dedo de político nessa m…

      http://www.youtube.com/watch?v=vHLEqK_stS8

      BRASIL, até quando ?????

  • O crime organizado também está em alta em São Paulo… Alguém percebeu a quantidade, nos últimos dias, de PMs assassinados e ônibus queimados aqui na Capital? De forma muito conveniente ao gravatinha da Opus Dei que governa o estado, a mídia até mostra esses eventos, mas não toca no assunto de uma nova guerra em curso, entre a criminalidade e a PM paulista. Pelo jeito é o PCC de novo, a barbarizar aqui na Capital. E a Segurança Publica do estado, cadê?

  • Tanto lá como cá e também no mundo, o crime organizado tem um poder imenso, quase descomunal. Um exemplo disso aqui é que a cada dia temos mais certeza de que o crime organizado no Brasil são os grandes meios de comunicação, pois recentemente observamos que até o STF está pautado por eles, por exemplo, no episódio da pressão que o ministro revisor do processo do mensalão tem sofrido para terminar seus trabalhos dentro do prazo estabelecido, na verdade, pela mídia.

    Hoje temos dois países, o Brasil que se desenvolve, que inclui milhões de pessoas no mundo do consumo, que a cada ano tem mais credibilidade internacional por causa das ações acertadas do Gov. Federal nos últimos anos, tanto no Social quanto no Econômico, entre muitas outras coisas boas que aconteceram no Brasil nos últimos dez anos. Por outro lado temos o Brasil dos Jornais, Revista Veja e alguns telejornais ( JN a frente ), o país do Bolsa “Esmola” que somente alimenta vagabundos ( absurdo ! ), o país onde todas as medidas tomadas pelo governo são populistas, equívocadas, somente para ganhar voto, o país dos escândalos, das crises políticas, dos ministros corruptos denunciados por gente que certamente faz parte deste crime organizado ( recentemente tivemos dois arquivamentos de ações, um contra o Palocci e outro contra Orlando Silva ). É óbvio que isso acontece quando há denúncias sem provas e vai acontecer ainda mais, pois é assim que a grande mídia age, ou seja, no menor, mais ínfimo indício, já julga e condena os envolvidos quando estes fazem parte do Gov. Federal ou do PT.
    A grande mídia, como o crime organizado, quer as riquezas do Brasil somente para si, não importando quantos morrerão ou sofrerão por conta disso. A grande mídia prefere a Ditadura Militar e o Golpe, pois foi nesse período que mais se fortaleceu e enriqueceu. Eles devem sonhar com a realização de um golpe de Estado no Brasil, é preconceituosa e hipócrita, pois nunca admitiu que um operário, apenas com ensino técnico, chegasse ao poder e fizesse o que fez de bom pelo Brasil. Se continuar escrevendo, ficarei aqui o dia todo, pois há muitas outras coisas a escrever.

    ESTE É O CRIME ORGANIZADO EXISTENTE NO BRASIL !!

    Felizmente a cada dia o cidadão percebe que o que eles divulgam tem menos nexo do que verdadeiramente acontece no Brasil, exemplo disso foram às três eleições do PT. Desejo que todas as forças do bem iluminem cada vez mais a cabeça das pessoas e façam com que tenham senso crítico sobre o que ouvem e leêm para evitar que este poder paralelo fique ainda mais forte caso PSDB/DEM voltem ao Poder Central.

  • Amanhecer com um artigo de Tarso Genro no Blog do Altamiro Borges e mais este do Blogcidadadnia, é um chamado, ainda, que, para um soldado solitário como eu, repetindo, solitário, ainda, pois aguardo de minha de tempos remotos, casa, o chamado. Pois morrer pela pátria ou viver sem razão é sentido, mas viver sem razão quando nos traem em pátria, como se pátria traíssse e não traída, aí pátria deixa de ser razão, como o viver.
    Em outros comentários e até artigos que arrisquei, em meu semi-analfabetismo, escrever sobre o mensalão “da tentativa de golpe de estado” no Brasil e que só não aconteceu porque o Supremo Tribunal Federal e principalmente Gilmar Mendes se não me engano ainda procurador Geral da União, ou que fosse já como ministro, juntos, acordaram a tempo e impediram o impeachiment de Lula. Porque até a maioria dos petistas já haviam caído no conto do vigário do mensalão e ameaçavam se rebelar contra o governo.
    Hoje, aLguns petistas, desavisados ou influênciados por uma pequena parcela de petistas bloguistas, principalmente, que conscientemente por razões meramente pessoais, alteram os rumos desta história por outras intrigas com Gilmar Mendes. Ficam indignados e levam outros a tanto quando deixo comentário dizendo que o PT lhe deve gratidão eterna, como à todo o Supremo Tribunal Federal. E deveria agradeço-los com honrarias em nome da pátria, porque sustentaram corajosamente a democracia. Pois a rasteira havia sido dada e sorrateiramente rápida, e caso alguém não ficasse de pé logo como o STF e Gilmar Mendes, a derrubada do governo era certeira, estaria concretizada.
    Tarso Genro conta-nos duas histórias em uma, Fernando Lugo e Lula vem de um mesmo movimento. Mexer com uma elite intocável desde séculos pela primeira vez. Não se venderam e não se venderão, por isso esteve, no caso do Lula, e estará no caso de Fernando Lugo, em risco de sofrer um golpe de estado o tempo todo.
    Está na hora de aproveitar o ensejo, porque estamos em plena pressão para votar o mensalão o mais breve possível, apressadamente, para criar mais um pandemônio político no país e diminuir a força do Lula. Também, aos petistas como Tarso Genro no mesmo ensejo, humildemente deve dar início ao processo de reconhecimento e agradecimento oficializado ao STF e a Gilmar Mendes pelo impedimento do golpe de estado no Brasil com o mensalão, e o fortalecimento e garantida da democracia.
    Também não cabe a você, Tarso Genro, político de sua envergadura, se manter ocupado só com os problemas do Rio Grande do Sul. Esta aqui um exemplo prático do que falo, a falta de mais, para somar, manifestações coerentes e verídicas sobre temas como o golpe de estado no Paraguay, por um político de sua consciência e importância.
    José da Mota.

  • Na America Latina em geral e no Brasil mais particularmente nunca tivemos um regime democratico na plenitude do termo.O que tivemos ate o momento e sem solução de continuidade foi a democracia meramente formal,consentida pelas classes domnantes entranhadas do mais puro autoritarismo.E a democracia formal é aquela em que existe o direito de eleger os representantes do poder legislativo e os integrantes dos executivos nos seus varios de niveis de poder.Oras,tal democracia pode ser revogada a qualquer momento por qualquer motivo que seja.Segundo Sergio Buarque de Holanda,no Brasil a democracia não passa de um mal entendido,de um corpo estranho,para dizer a verdade.Até por uma questão de formação historica,a sociedade brasileira é extremamente autoritaria em seus fundamentos e uma sociedade estruturada dessa maneira não sabe lidar de maneira equilibrada com os agudos conflitos que são normais em qualquer sociedade verdadeiramente democratica.A realidade do poder é brutal e desumana e a realidade do poder democratico é muito mais brutal e desumana ainda,por mais paradoxal que possa ser essa afirmação.E porque a realidade do poder democratico é muito mais brutal e desumana?Porque a opinião da maioria sempre irá desconsiderar a opinião da minoria,mesmo que a opinião da minoria seja a mais correta.Nos paises institucionalmente mais atrasados a realidade do poder é outra e é onde a minoria tem um poder de persuasão maior e uma organização maior alem de terem nas mãos o poder economico o que equivale a dizer que possuem grande influencia no poder politico,a ponto de se poder afirmar,que a minoria sem o menor rubor nas faces pode mudar as regras do jogo a hora que bem entender e se isso lhe for conveniente.Isso aconteceu no Paraguai,com a queda de Lugo e nada impede que isso venha acontecer amanhã no Brasil.Quem duvidar há de?

  • E Lula,como genial politico que é,so conseguiu cumprir os dois mandatos e conseguiu aprovar medidas polemicas,mesmo tendo toda a imprensa contra ele,porque teve que governar com uma parte da elite que o apoiava.Caso tivesse dado as costas para toda a elite,não teria durado um ano sequer no poder.A realidade do poder é esta,principalmente nos paises abaixo do Rio Grande:ou vc governa com uma parte da elite e cede em alguns pontos ou vc governa contra a elite e o fracasso é certo.Honduras é um exemplo,Paraguai é outro.Qual será o proximo exemplo?Na minha opinião Bolivia ou até mesmo Argentina.

  • É verdade é o seguinte Edu, aqui não é o Paraguai porque o Lula resistiu e na base da realpolitik construiu maioria no Congresso.
    Lá é o Lugo contra parlamento, judiciário, pig e last but not least, crime organizado
    Aqui é executivo e legislativo versus pig, judiciário e crime organizado. Só que o povo brasileiro desempata a nosso favor
    PS: Infelizmente o povo paraguaio é tão oprimido que não tem como dar suporte ao Lugo

    • Olha,Juliano,Lula só não caiu em 2005 porque como genio politico que é(e ninguem pode tirar dele essa genialidade que lhe é congenita)conseguiu costurar os acordos politicos necessarios no momento certo,porque teve um senso de timing que poucas pessoas,mas poucas pessoas mesmo tem,exceto estrategistas natos como Lula.Fosse outro,que não o presidente Lula e o golpe teria logrado exito com resistencia popular minima,Bendito um pais como o Brasil que tem um politico como Lula.Um politico com a visão certeira de Lula é fundamental para a manutenção da governabilidade de Dilma,que não tem a desenvoltura do padrinho politico.Sem a retaguarda de Lula,Dilma tambem teria sido derrubada no segundo semestre do ano passado.Mas ela está aprendendo e com um grande mestre.

  • Romanelli, Na época de seu querido FHC, até material de limpeza faltava nas Universidades federais,todas sucateadas e sendo preparadas para serem vendidas a um capitalista qualquer.Não havia sequer papel higiênico nos banheiros. Bons tempos aqueles de FMI, não era ? Faliram o país por 03 vezes, como tem a cara de pau de falar em choque de gestão ? O Brasil não tinha recursos em moeda estrangeira sequer para pagar suas importaçoes (Reservas internacionais zeradas) Que turminha ruim de serviço, né ? Vv recomendaria essa turma a alguém ? Quais trouxas iriam querer?..

  • Muito bom e esclarecedor.

    Acontece que o mundo inteiro está nas mãos do crime organizado, da indústria bélica e das máfias controladas pelas elites.

    Os governos não podem fazer o que devem porque os representantes políticos dos criminosos que estão nos congressos mundo a fora não deixam.

    Desde de Adão e Eva que a corrupção e o crime estão no poder.
    Resta a nós pobres cidadãos, os restos, as migalhas e circo.

  • CHEGOU A VEZ DA AMÉRICA LATINA- EU JÁ AFIRMARA LOGO DEPOIS DE TERMINADA A CARNIFICINA DA LÍBIA, QUE OS EUA IRIAM APONTAR SUAS GARRAS PARA A AL, MAIS ESPECIFICADAMENTE, PARA A AMÉRICA DO SUL, ONDE ESTÁ O MAIOR NÚMERO DE GOVERNANTES DE ESQUERDA ELEITOS PELO POVO E COM IDEAIS NACIONALISTAS. E ISSO IRRITA OS AMERICANOS PORQUE ELES ACHAM QUE SÓ ELES TÊM O DIREITO DE SEREM NACIONALISTAS! OS PLANOS DOS EUA DE FINANCIAR GOLPES DE ESTADO NA AMÉRICA LATINA, JÁ FOI POSTO EM PRÁTICA. COM SUTILEZAS. OS EUA, ESCOLHERAM O PARAGUAY COMO BASE DE SUAS AMBIÇÕES E O BRASIL E A ARGENTINA, POR SEREM OS MAIORES PAÍSES LÍDERES LATINOS DA ATUALIDADE. IMAGINA O QUANTO DE DÓLARES A CIA INVESTIU NESSA GRANDE “JOGADA” PARA TIRAR O PRESIDENTE LUGO DA PRESIDÊNCIA! OS EUA JÁ FOMENTARA ANOS ANTES UMA CONDENAÇÃO DO BRASIL E ARGENTINA ACUSANDO-OS DE PROTEGER O TRÂNSITO E ESCONDERIJOS NA TRIPLICE FRONTEIRAS DESSES DOIS PAÍSES COM BASE NO PARAGUAY, DE TERRORISTAS ÁRABES CONTRABANDISTAS INTERNACIONAIS DE ARMAS E INIMIGOS DOS EUA E DE ISRAEL, E ETC. E FUTURAMENTE PRETENDEM FOMENTAR A DISCÓRDIA. ATRAVÉS DO PARAGUAY, DO BRASIL E DA ARGENTINA, PARA QUE POSSA SAIR-SE COMO PROTETOR DOS PARAGUAYOS COM MUITO DÓLARES PARA MELHORAR A VIDA DOS GOLPISTAS, PARA QUE ELES TENHAM O PODER DO DINHEIRO E O PODER DE TRATAR COM TERROR OS OPOSITORES DA DITADURA E PRINCIPALMENTE OS POBRES E MISERÁVEIS PARAGUAYOS, COMO OS EUA FEZ NO EGITO DURANTE TRÊS DÉCADAS PAGANDO AO DITADOR MUBARARAK 1 BILHÃO E 300 MILHÕES DE DÓLARES MENSAIS!!!

  • O crescimento do crime organizado.

    Há dois fatores que alimenta o crescimento do crime organizado. Um deles é o enfraquecimento do estado, notadamente pelo alto grau de corrupção que assola nosso país, desde as pequenas prefeituras até a cúpula do governo federal. O segundo fator é sem sombra de dúvida a má distribuição da renda.
    A má distribuição da renda, não é culpa só do governo, ela é agravada também pela ganância desenfreada das classes mais privilegiadas.
    As pessoas mais abastadas têm na infância uma melhor alimentação, um melhor ensino, mais acesso a saúde, mais segurança e também melhores oportunidades para progredir na vida.
    No capitalismo as classes são divididas a grosso modo em dois hemisférios, quem está do meio para cima, ou seja os mais estabilizados financeiramente, tem tudo facilitado para crescer e aumentar sua posição social, quem está do meio para baixo, os quais são a esmagadora maioria, sofrem com a inoperância do governo e também com a ganância das pessoas mais privilegiadas, as quais usam o lema, quem pode mais chora menos. Sendo assim os menos afortunados tem que lutar com muita dificuldade para disputarem a pequena porcentagem de recursos financeiros disponibilizados para atender a todos. Diante deste quadro desumano surge uma terceira classe, a qual está crescendo assustadoramente em nosso país, são os criminosos, criminosos estes criados pelo próprio sistema, pois bandido não nasce bandido, ao nascer são pessoas normais, a má alimentação, péssimo ensino, um medíocre sistema de saúde pública e falta de oportunidades é que os levam a engrossar ainda mais o contingente de marginais em todo país. Portanto, alem da culpa do governo, também os mais privilegiados financeiramente tem uma boa parcela de culpa desta grave situação, pois tudo isso é fruto da desenfreada ganância dos mais abastados por mais status sociais e mais vantagens financeiras.
    Os recursos financeiros de um país são para distribuir racionalmente a toda população. Quando os mais privilegiados passam a arrecadar mais do que precisa, a classe menos favorecida entra em colapso por ter menos verbas disponíveis para o seu sustento, isso se conhece por má distribuição de renda.

    Paulo Luiz Mendonça.

Deixe uma resposta