No governo FHC corrupção era descaradamente acobertada

Opinião do blog

 

Ontem (3), o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, afirmou publicamente que “A corrupção não está mais debaixo do tapete” e que, “Hoje, há mais autonomia dos órgãos de fiscalização e controle como o Ministério Público, a Controladoria Geral da União (CGU) e a Polícia Federal”.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, de pronto, rebateu a afirmação de Carvalho. À noite, no Jornal Nacional, a reportagem mostrou parte das declarações do ministro e do ex-presidente sobre o assunto. FHC, visivelmente alterado, qualificou como “leviandade” a declaração do adversário político.

Vejamos, pois, quanto de motivos teve o ex-presidente para se irritar assim com a declaração do ministro de Dilma.

FHC, quando governou, foi beneficiário da cumplicidade da mídia, que ajudou a acobertar descaradamente a corrupção ao sonegar ao público notícias sobre escândalos que dispensariam o bom e velho “domínio do fato” devido à vastidão de provas que havia.

Nesse ponto, há que fazer jus ao jornal Folha de São Paulo, o único grande veículo que denunciou adequadamente a compra de votos para a reeleição de FHC, quando deputados da base aliada de seu governo foram grampeados declarando, ipsis-litteris, que haviam sido pagos pelo então ministro (hoje falecido) das Comunicações, Sérgio Motta, para votarem a favor da emenda constitucional que permitiu ao tucano obter um segundo mandato em 1998.

Além de FHC ter mudado as regras de jogo com ele em andamento ao propor ao Congresso a emenda da reeleição – o que Lula não se permitiu fazer apesar de ser tratado pela mídia tucana como se tivesse tentado e não conseguido –, ainda teve uma denúncia muito bem fundamentada, com provas materiais, de que deputados foram pagos para apoiá-lo.

Além da Folha de São Paulo, nenhum veículo de peso deu destaque ao escândalo. E o procurador-geral da República de então, que o presidente tucano manteve no cargo por oito anos – Lula, nesse período, nomeou QUATRO procuradores-gerais –, não esboçou a menor reação.

Observação: essa foi a principal razão de o ex-PGR Geraldo Brindeiro ter sido alcunhado como “engavetador-geral da República”.

Controladoria Geral da União? No governo FHC chamava-se Corregedoria, em vez de Controladoria, e jamais incomodou o governo, enquanto que a CGU de Lula e Dilma tem sido uma pedra no sapato deles, pedra colocada por eles mesmos no âmbito do esforço hercúleo que fizeram para dar transparência ao que o antecessor tucano escondia.

Polícia Federal? Essa só serviu mesmo para ajudar o governo, ou melhor, o candidato do governo FHC à própria sucessão. Ou alguém esqueceu que a PF só incomodou políticos da oposição durante a era tucana e que seu maior feito foi em 2002, quando destruiu a candidatura de Roseana Sarney para ajudar o candidato governista, José Serra?

FHC esbofeteou a nação ao comparar a omissão criminosa dos órgãos de controle de seu governo (no que tangia a investigá-lo) com a atuação deles hoje. E esse crime foi cometido com o concurso de praticamente toda a grande imprensa, que não só fechou os olhos para a corrupção da era tucana como levantou escândalos só contra a oposição petista.

E se você, leitor, acha que exagero, assista, abaixo, vídeo (completo) de entrevista que o dito “decano do colunismo político brasileiro”, Janio de Freitas, da Folha de São Paulo, concedeu ao programa Roda Viva. Na ocasião, como se pode ver no vídeo, afirmou que a mídia funcionou como “suporte político” do governo FHC.

PS: após o vídeo, veja matéria de 2001 da Folha de São Paulo, enviada pelo leitor Eduardo, que mostra bem quem FHC nomeou para a Procuradoria Geral da República

*

Roda Viva | Janio de Freitas | 06/08/2012

*

Quando presidente, FHC nomeou primo de seu vice para a PGR

 

208 comments

  • Período FHC deu emprego para parente do vice e para filhos do presidente. Eu falo emprego pelo salário recebido, não trabalho já que os filhos nunca apareciam.

  • Penas pesadas para Zé Dirceu, Genoíno e Delúbio… Cachoeira solto, Roberto jefferson é um Herói , Dantas solto, Gilmar Dantas no lançamento do livro do Reinaldo azedo, PF investigando o próprio governo e com permissão …( como nunca antes… ) Redução da pobreza, redução taxa desemprego, selic caindo, Juros bancários mais acessíveis, redução tarifa energia elétrica, Reforma política entra em pauta no congresso esta semana com possibilidade de financiamento público de campanha…..
    Conclusão: Eu quero que estes canalhas vão para o diabo que os carregue.
    Obs: Canalha para mim é todo aquele que não ama a justiça e não tem compromisso com a verdade…

  • Fernando Henrique continua querendo que o Brasil esqueça, não só tudo que escreveu como tudo o que fez e não fez. Está alienado, vive num Brasil já superado. Ele e o PIG.

  • A bem da verdade, se “corregedoria” e/ou mídia não incomodaram THC (o golpista) verdade é que nem LULA quis fazer, e porque ? porque ?!

    A desculpa que escutei de Gigi Carvalho é cópia escarrada da que escuto desde Sarney quando falava dos militares, depois passou pro Collor Pomposo, pulou o Itamar Calcinha e bateu finalmente no privateiro THC.

    A nós mesmo, sociedade, resta nos sentirmos impotentes diante dos MESMÍSSIMOS fatos de sempre ..ora faltando lei, noutra forma, e em todas as demais BOA VONTADE, CADEIA e VERGONHA na cara ..vergonha por exemplo em vermos um país sequer dar conta da segurança, mobilidade e saúde pro seu povo e, na outra ponta, ofertar praticamente de graça um circo futebolístico com direito a praça olímpica pra ir tentando entreter a macacada.

    Aliás, ontem foi o máximo ver o rei dos Corsários, o BOCA DE SOVACO, lançar Aócio pra presidente, e aqui, reconhecimento feito, sou obrigado a repetir o que disse J.Neumani Pinto no SBT ..disse ele +/- o seguinte:

    “..Interessante ver o ex lançar antecipadamente um candidato a presidente por um partido que NEM proposta, alternativas e/ou compromissos tem ..pior, lançar um governador que governando Minas passa mais tempo passeando e bebendo no Rio ou no estrangeiro, do que no próprio governo mineiro..”

    ps – da INERCIA, inoperância e covardia dum LULA hoje, só como UM exemplo, o povo brasileiro colhe MAIS um prejuízo BILIONÁRIO, e não to falando da Petrobrás, mas de quando temos que “re-privatizar” em bases mais sensatas a privataria feita no setor de energia, esta que como praticamente TODAS as demais (pedágios, telefonia, siderurgia, CVRD, portos, AGENCIAS etc) ao invés de nos trazer da escala, ética, eficiência e tarifas mais baratas, colocou-nos efetivamente de JOELHOS e refém dos mesmos, dos mesmos de sempre, independente do governo.

      • não, tem razão, então vou culpar a MINHA AVÓ falecida que como “presidente” foi INCAPAZ, embora passasse a vida toda prometendo, de propor leis e reformas institucionais que livrassem o país dos trezentos picaretas que sempre ocupam o Congresso.

        Oras meu filho, depois não me venha falar que José serra é isso ou aquilo, tá bom ?! ..afinal, cadê a polícia da Dilma que ainda não juntou provas contra o camarada, tipo LULA não o fez com a privataria de THC

        a propósito, vc mandou cópia do livro pro des-ministro da justiça tb, ou vai dizer que isso – tomar providências contra Serra – é obrigação minha fazer ?

        francamente ..melhor repetir o que eu escrevi:

        “….ora faltando lei, noutra forma, e em todas as demais BOA VONTADE, CADEIA e VERGONHA na cara ..”

        ps – aliás, vc viu a ultima dos PTistas ? ..acusaram publicamente o FUX te os terem traído em pseudo acordo que os livrassem de qq tipo de pena (aqui, confidenciando que NOMEIAM na base do toma lá da cá) ..e isso depois de assumirem com todas as letras que praticaram, no mínimo, CAIXA 2 – cooptação em verdade ? ..sinceramente, tirando a inconfidência do ministro, acho que tá faltando senso a alguns políticos, não ? ..ou aqui tb devo pensar que errado estou eu ?

        • Escapismo. Lula não foi eleito em 2002 pra investigar o antecessor, mas para tirar o país do buraco em que FHC o meteu. A discussão ontem surgiu por conta dos órgãos de controle. Tudo bem que vocês do PSDB tentem desviar o foco, mas não contem comigo

        • Acho que li matérias diferentes. Fux está sendo acusado de ter praticado corrupção ativa e lobismo, o que pega muito mal para um Ministro de STF. Se o atenderam ou não, são outros quinhentos.

          • “corrupção ativa”, sou sincero, não li não ..inclusive gostaria de saber mais pra não falar besteira, vc tem a fonte ?

            Quanto a fazer pressão, desculpe, mas de há muito que sei que as nomeações dos morcegões de salários nababescos e emprego vitalício (tipo Jobim, Mauricio correia e Carlos Veloso) obedecem razões de ordem político/ideológica, de máfia mesmo, e bem menos a competência ..agora, o inusitado do fato – fora a inconfidência do néscio – esta na CARA DE PAU dos que se sentiram traídos por dizerem isso publicamente, que já que deram emprego (ou patrocínio a um piguento independente qq, noutro exemplo), então esperavam da retribuição ..traídos, diga-se, EM TESE, num ato de um ministro que TERIA respeitado as leis, regras e obedecido o manual da boa ética ..sinceramente, ou ta todo mundo ficando louco e sem noção de limites, ou eu que pirei e nem percebi

            abrá

        • Não são os petistas que acusam o Fux. Foi o Fux que, do alto da sua arrogância e exibicionismo, fez as declarações de moto próprio à jornalista Mônica Bérgamo..

        • roma nele
          quer dizer que você não quer conversar argumentar analisar?
          certamente errado quer se mostrar?
          fique á vontade
          afinal estamos na sociedade do espletáculo
          e você até se esforça para torcer aparecer
          né não?

        • Petistas não acusaram Fux de traição, o que deixou a todos perplexos foi o comportamento completamente inadequado a um Ministro do STF, assim como a forma desavergonhada que confessou alguns crimes em minha opinião, sua entrevista à Folha desnudou um caráter de playboy, que conta orgulhoso suas iresponsabilidades.

      • Eduardo, sei que é difícil se controlar, mas deixar este cara de lado. Trata-se de mais um que troce contra o
        Brasil. Dá o silencio para ele, da mesma forma que os leitores do blog estão fazendo.

    • Rominho, pliz, desenhe pra eu, num intindi nadica di nada. Confesso minha total falta de interpretação no teu caso. Sou burro mesmo, ao menos em realçao ao teu texto.

    • Bem, de tudo o que foi postado por você, Roma, só falo de………

      “..vergonha por exemplo em vermos um país sequer dar conta da segurança, mobilidade e saúde pro seu povo e, na outra ponta, ofertar praticamente de graça um circo futebolístico com direito a praça olímpica pra ir tentando entreter a macacada.”

      ……….pois, quanto a todo o resto, penso que existem muito mais opiniões produzidas pelo fígado, do que pelo cérebro, de ambos os lados.

      Então, primeiro, que macacada, é a sua tia, depois, que o futebol é uma das indústrias que mais gera empregos e capitaliza divisas para o país, o que é determinante para que comparações burras sobre a forma como é mantido, com o fato do “país sequer dar conta da segurança, mobilidade e saúde pro seu povo” ser algo absolutamente descartável.

      • http://www.youtube.com/watch?v=ZUHTS2iBML4

        Colega, não neguei em nenhum momento o valor do ESPORTE, e aqui, do futebol ..o que não concordo é que se ponha dinheiro publico nesta orgia de interesses PARTICULARES, só isso (que se chame a FIFA, redbull, ambev, Itau, nike e o cacet? pra fazer ..e que o orçamento e INFRA prometidos fiquem dentro das promessas e expectativas tb)

        Aliás, pela mesma linha condeno os patrocínios culturais dados a artistas já estabelecidos pra, por exemplo, recitarem poesia ..famosos, estes que em nome de emprestarem seu apoio e imagem vivem chantageando os que são eleitos até que estes atendam as suas vontades ..ou ainda, se preferir, a uma certa modalidade de empresário que só sabe fazer caridade com subsídio cruzado, tendeu ou não ? ..eike vou ficar de saco cheio hoje, né possível ?!

        Aqui, pra vc, por ser suficiente, cito não mais que o raciocínio dum Homer Simpson que bem poderia estar falando do brasileiro tb: “o que o empresário americano mais gosta de fazer é caridade com dinheiro publico”

        http://www.dicionarioinformal.com.br/macacada/

        • Bem, em primeiro, esse Aurélio Miguel é um são paulino safado, envolvido com esquema de propina daquele outro safado, Hussain Areb Saab, que vendia liberação de obras, em Sampacity, portanto, é muita sacanagem de sua parte citar um safado como exemplo de alguma coisa.

          http://www.spressosp.com.br/2012/06/mp-apura-envolvimento-de-aurelio-miguel-em-esquema-de-propina/

          Segundo, que a questão, para ele, é o campo do Corinthians, que vai custar 800mi, dos quais, 400mi com FINANCIAMENTO do BNDES, eu disse, FINANCIAMENTO do BNDES, que vai ser pago até o último centavo, ao banco, e os outros 400mi, por meio de incentivos fiscais

          Quem não conhece Itaquera, como eu conheço, uma vez que os parentes da Dona Onça são de lá, e não vem acompanhando as mudanças que estão acontecendo, em função da construção do estádio, tem duas opções: ou vai constatar o que estou dizendo, ou fecha a boca, pra não falar bobagem.
          E quem não sabe o que são incentivos fiscais, vai procurar saber, pela mesma razão.

  • Quando será que esse senhor, o príncipe dos sociólogos, vai finalmente se recolher à sua insignificância?O sujeito só fala bobagem, é rancoroso, invejoso, mentiroso e por aí vai…

  • José Dirceu e José Genoíno estão sendo condenados à prisão por terem sido peças
    fundamentais do governo Lula, que aprofundou a democracia real.
    A culpa de Dirceu e Genoíno é de ter aberto brechas reais no poder e assim determinado
    uma redução da corrupção: aproximando a expressão dos muitos da representação estatal,
    inclusive do STF, que passou a julgar de maneira favorável alguns dos grandes embates da
    transformação social e política do País (Prouni, cotas, demarcação contínua da reserva indígena
    Raposa Serra do Sol, união homo‐afetiva).
    O crime dos “Dois Zés” é de ter reduzido a corrupção da democracia.
    O nome do crime se chama “Lulismo”, um espectro que ronda pelo Brasil, das metrópoles
    aos “grotões” antes impenetráveis à vida democrática.
    O que o poder dos poucos quer de todo jeito eliminar é o Lulismo. O Lulismo tem a cara e a
    voz dos pobres, mas não se limita a preparar a comida da elite, a engraxar seus sapatos nos
    aeroportos e a alegrar seus camarotes na Sapucaí. O Lulismo é a valorização do salário da
    empregada doméstica; o Bolsa Família como embrião de uma Renda Universal; a criança com
    renda e escola; o Luz para Todos; os estudantes pobres e negros com o Prouni (na universidade
    particular) e o Reuni (na universidade federal); os secundaristas com o Enem; as cotas sociais e
    raciais; a demarcação contínua da reserva indígena Raposa Serra do Sol; o Programa Nacional de
    Humanização do SUS; os programas federais que transformam a antiga benemerência da elite em
    direitos de cidadania; o aumento contínuo do valor real do salário mínimo; a generalização do
    uso do software livre pelo poder público; a política externa Sul‐Sul. Enfim, o Lulismo era também
    a política de inovação democrática no MinC de Gilberto Gil

      • Este marciano caiu do céu, caiu com a sua cabecinha mole no chão duro, pensa que é São Bernardo, mas é um marciano tucano-pefelê, o resultado disto é o que escreveu.

    • Sou a favor que se cumpra a Constituição, por isso, num país sério, o Judiciário só mete a mão quando o Ministério Público o provoca, coisa que ele não o faz e, quando faz, pende somente para um lado (E sem provas, usando artigos de jornais e revistas). Resumo: nosso judiciário é podre no nascedouro, pois julga-se “agente político” mesmo não se submentendo a nenhum pleito eleitoral, ou seja, não possue mandato popular, apenas fazem um concurso onde só se vê (em grande parte, para ser justo) os descendentes da “realeza” sendo agraciados. Na maioria dos casos estão despreparados para a vida, como vão julgar a vida e o destino de alguém?

  • Por isso é que entendo o stf, cgu (controladoria geral da união) e pgr (procuradoria geral da república) como órgãos a serviço dos tucanos e da elite. Por isso é que FHC não foi incomodado, nem pelo stf, nem pela cgu, nem pelo procurador Brindeiro. Por esse mesmo motivo o atual procurador e sua esposa cometeram crime de prevaricação para proteger o ex-senador Demóstenes, o gov. Perillo e o Policarpo, da Veja.

    O próximo passo do golpe de estado em andamento é condenar Lula. Doiis dos órgãos acima – a pgr e o stf – já estão trabalhando para isso.

    • Caro Locatelli
      Também entendo assim, o núcleo férreo, econômico e politico, continua desde Cabral aos dias de hoje.Eleger o Lula, Dilma e quem quer seja, sem alterar essas normas, é modificar a superficie, o verniz., o que já é muito, mas também interessa para a luta intercapital.
      Saudações

  • Que bom que finalmente alguém afirmou que o “rei estava nu”, ou seja, alguém disse a Verdade óbvia que desmacara o cinismo da mídia e dos pilantras do PSDB. Afinal, até órgãos da imprensa progressista, como a Carta Capital, já estavam embarcando no senso comum idiota, fabricado pela mídia conservadora, de que a “corrupção esté infestando o país”(matéria da Carta desta semana sobre o “caso Rosemary”, embora aponte também escândalos da direita como o “caso Aref”, ainda que citados numa nota de pé de página, acaba por disseminar essa ideia); preconceito conservador para lá de antigo, fabricado para atacar as forças populares sempre que estão no poder(diante da impossibilidade de confrontá-las através da comparação de projetos, na qual os conservadores são facilmente derrotados), e que sustenta-se pela ocultação de dois fatos indiscutíveis : que nos Governos conservadores os escândalos são sempre escondidos, afinal eles estão no poder com todo o apoio do Sistema de dominação, por isso gozam de todo tipo de proteção(o desgoverno FHC é um exemplo clássico e extremo dessa situação, afinal contou com um apoio maciço dos barões da comunicação, capaz de censurar quaisquer denúncias referentes aos escândalos de corrupção que atingiram o canalha tucano. E eles foram muitos : além da escandalosa compra de votos, respaldada por provas materiais; tivemos o SIVAM, a pasta Rosa; as privatizações – basta ler-se o livro de Amaury Roibeiro Júnior para encontrar-se as denúncias e as provas; o caso Lunus, com direito a fax com o texto “Missão cumprida”, enviado ao Planalto, a comprovar o uso da PF como Política Política de FHC). TODOS ACOBERTADOS PELA MÍDIA QUE AGORA CINICAMENTE TENTA EMPLACAR NO GOVERNO DILMA, COMO TENTOU NO DE LULA, A PECHA DE “CORRUPTO”, COMO O OBJETIVO DE ATINGIR A PRESIDENTA E O MAIOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA DESTE PAÍS, NÃO SOMENTE PARA TIRAR-LHES VOTOS, MAS PARA IMPEDÍ-LOS DE CANDIDATAR-SE EM 2014, DIANTE DA IMINENTE DERROTA DA DIREITA QUE DESENHA-SE PARA AQUELE PERÍODO. Além desse fato, outra certeza que devemos lembrar sobre a hipocrisia referente aos “debates” sobre corrupção é a de que “não existe Capitalismo sem corrupção”; ou seja, a corrupção é um mal inerente a um Sistema político onde a necessidade de acumular e a competitividade desenvolvem no homem seus mais sórdidos instintos, como a ganância, a trapaça e a agressividade. Nem preciso dizer que tais constatações jamais aparecerão no Jornal nacional. Trazer esse debate a tona, libertando-o dos preconceitos conservadores, é fundamental para esclarecer-se aos brasileiros o que de fato está por trás do moralismo hipócrita da classe dominante e seus lacaios, os quais sempre refestelaram-se roubando do Estado, e que agora pretendem atacar o grupo progressista que está no poder, não por seus supostos erros,mas exatamente pElo que tem de bom ao utilizar o estado pela primeira vez em faVOR daqueles que sempre foram vistos como combustível pra o enriquecimento de uma minoria.

  • Na época de FHC, a Polícia Federal funcionava como “empresa” de segurança pessoal de autoridades públicas. Aonde estava uma autoridade, mesmo que a passeio, também estava um servidor da PF fazendo a segurança dele e dos familiares. Cansei de guardar costas de bacanas do poder tucano nos finais de semana pela região dos lagos no RJ. Era lamentável !!! Mas a diária era boa, reconheço.

  • Os brasileiros so estao vivendo de sonhos ilusorios , com um social escandaloso.onde nao tem saida para escaparem de pesadelos desastroso ao tamanho da miseria que sera a verdadeira colheta do que esta sendo semeado. ja estamos vivendo de esmolas,por que a ganancia dos dominantes sao inçaciaveis, parecendo levarem fortunas para o outro mundo, e ainda serem governante do mesmo.

  • Quando se confirmou a vitória de Dilma, em 2010, todos sabíamos que seu governo seria, ao mesmo tempo, continuidade do governo e com novas mudanças baseadas no que havia sido conquistado. Os caminhos para essa mudanças estão se tornando cada vez mais perigosos, mas o maior perigo consiste em não enfrentá-los.(Wladimir Pomar)

  • | 28/05/2009 | Copyleft
    Os dez estragos de FHC na Petrobras
    O presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras, Fernando Leite Siqueira, aponta dez estragos produzidos por Fernando Henrique Cardoso no Sistema Petrobras. Em 1995, exemplifica, FHC proibiu a ida de funcionários de estatais ao Congresso Nacional para prestar informações aos parlamentares. E emitiu um decreto que instituía um órgão de inteligência, o SIAL, Serviço de Informação e Apoio Legislativo, com o objetivo de espionar os funcionários de estatais que fossem a Brasília falar com parlamentares.

    Fernando Leite Siqueira

    Enviar ! Imprimir !

    Para refrescar a memória do senador Sérgio Guerra (PE) e demais entusiastas da CPI da Petrobrás, o presidente da AEPET (Associação dos Engenheiros da Petrobras), Fernando Leite Siqueira, selecionou dez estragos produzidos pelo Governo FHC no Sistema Petrobrás, que seguem:

    1993 – Como ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso fez um corte de 52% no orçamento da Petrobrás previsto para o ano de 1994, sem nenhuma fundamentação ou justificativa técnica. Ele teria inviabilizado a empresa se não tivesse estourado o escândalo do orçamento, envolvendo vários parlamentares apelidados de `anões do orçamento`, no Congresso Nacional, assunto que desviou a atenção do País, fazendo com que se esquecessem da Petrobrás. Todavia, isto causou um atraso de cerca de 6 meses na programação da empresa, que teve de mobilizar as suas melhores equipes para rever e repriorizar os projetos integrantes daquele orçamento;

    1994 – Ainda como ministro da Fazenda, com a ajuda do diretor do Departamento Nacional dos Combustíveis, manipulou a estrutura de preços dos derivados do petróleo, de forma que, nos 6 últimos meses que antecederam o Plano Real, a Petrobrás teve aumentos mensais na sua parcela dos combustíveis em valores 8% abaixo da inflação. Por outro lado, o cartel internacional das distribuidoras derivados teve aumentos de 32%, acima da inflação, nas suas parcelas.

    Isto significou uma transferência anual, permanente, de cerca de US$ 3 bilhões do faturamento da Petrobrás, para o cartel dessas distribuidoras.

    A forma de fazer isto foi através dos 2 aumentos mensais que eram concedidos aos derivados, pelo fato de a Petrobrás comprar o petróleo em dólares, no exterior, e vender no mercado em moeda nacional. Havia uma inflação alta e uma desvalorização diária da nossa moeda. Os dois aumentos repunham parte das perdas que a Petrobrás sofria devido a essa desvalorização.

    Mais incrível: a Petrobrás vendia os derivados para o cartel e este, além de pagá-la só 30 a 50 dias depois, ainda aplicava esses valores e o valor dos tributos retidos para posterior repasse ao tesouro no mercado financeiro, obtendo daí vultosos ganhos financeiros em face da inflação galopante então presente. Quando o plano Real começou a ser implantado com o objetivo de acabar com a inflação, o cartel reivindicou uma parcela maior nos aumentos porque iria perder aquele duplo e absurdo lucro.

    1995 – Em fevereiro, já como presidente, FHC proibiu a ida de funcionários de estatais ao Congresso Nacional para prestar informações aos parlamentares e ajudá-los a exercer seus mandatos com respaldo de informações corretas. Assim, os parlamentares ficaram reféns das manipulações da imprensa comprometida. As informações dadas aos parlamentares no governo de Itamar Franco, como dito acima, tinham impedido a revisão com um claro viés neoliberal da Constituição Federal.

    Emitiu um decreto, 1403/95 que instituía um órgão de inteligência, o SIAL, Serviço de Informação e apoio Legislativo, com o objetivo de espionar os funcionários de estatais que fossem a Brasília falar com parlamentares. Se descobertos, seriam demitidos.

    Assim, tendo tempo para me aposentar, solicitei a aposentadoria e fui para Brasília por conta da Associação. Tendo recursos bem menores que a Petrobrás (que, no governo Itamar Franco enviava 15 empregados semanalmente ao Congresso), eu só podia levar mais um aposentado para ajudar no contato com os parlamentares. Um dos nossos dirigentes, Argemiro Pertence, mudou-se para Brasília, às suas expensas, para ajudar nesse trabalho;

    Também em 1995, FHC deflagrou o contrato e a construção do Gasoduto Bolívia-Brasil, que foi o pior contrato que a Petrobrás assinou em sua história. FHC, como ministro da Fazenda do governo Itamar Franco, funcionou como lobista em favor do gasoduto. Como presidente, suspendeu 15 projetos de hidrelétricas em diversas fases, para tornar o gasoduto irreversível. Este fato, mais tarde, acarretaria o `apagão` no setor elétrico brasileiro.

    As empresas estrangeiras, comandadas pela Enron e Repsol, donas das reservas de gás naquele país só tinham como mercado o Brasil. Mas a construção do gasoduto era economicamente inviável. A taxa de retorno era de 10% ao ano, enquanto o custo financeiro era de 12% ao ano. Por isto pressionaram o Governo a determinar que Petrobrás assumisse a construção. A empresa foi obrigada a destinar recursos da Bacia de Campos, onde a Taxa de Retorno era de 80%, para investir nesse empreendimento. O contrato foi ruim para o Brasil pelas seguintes razões: mudança da matriz energética para pior, mais suja, ficar dependente de insumo externo dominado por corporações internacionais, com o preço atrelado ao do petróleo e valorada em moeda forte; foi ruim para a Bolívia que só recebia 18% pela entrega de uma de suas últimas riquezas, a mais significativa. Evo Morales elevou essa participação para 80% (a média mundial de participação dos países exportadores é de 84%) e todas as empresas aceitaram de bom grado. E foi péssimo para a Petrobrás que, além de tudo, foi obrigada a assinar uma cláusula de `Take or Pay`, ou seja, comprando ou não a quantidade contratada, ela pagaria por ela. Assim, por mais de 10 anos, pagou por cerca de 10 milhões de metros cúbicos sem conseguir vender o gás no mercado nacional.

    Em 1995, o governo, faltando com o compromisso assinado com a categoria, levou os petroleiros à greve, com o firme propósito de fragilizar o sindicalismo brasileiro e a sua resistência às privatizações que pretendia fazer. Havia sido assinado um acordo de aumento de salário de 13%, que foi cancelado sob a alegação de que o presidente da Petrobrás não o havia assinado. Mas o acordo foi assinado pelo então Ministro das Minas e Energia, Delcídio Amaral, pelo representante do presidente da Petrobrás e pelo Ministro da Fazenda, Ciro Gomes.

    Além disto, o acordo foi assinado a partir de uma proposta apresentada pelo presidente da Petrobrás. Enfim, foi deflagrada a greve, após muita provocação, inclusive do Ministro do TST, Almir Pazzianoto, que disse que os petroleiros estavam sendo feitos de palhaços. FHC reprimiu a greve fortemente, com tropas do exercito nas refinarias, para acirrar os ânimos. Mas deixou as distribuidoras multinacionais de gás e combustíveis sonegarem os produtos, pondo a culpa da escassez deles nos petroleiros. No fim, elas levaram 28% de aumento, enquanto os petroleiros perderam até o aumento de 13% já pactuado e assinado.

    Durante a greve, uma viatura da Rede Globo de Televisão foi apreendida nas proximidades de uma refinaria, com explosivos. Provavelmente, pretendendo uma ação sabotagem que objetivava incriminar os petroleiros. No balanço final da greve, que durou mais de 30 dias, o TST estabeleceu uma multa pesada que inviabilizou a luta dos sindicatos. Por ser o segundo maior e mais forte sindicato de trabalhadores brasileiros, esse desfecho arrasador inibiu todos os demais sindicatos do país a lutar por seus direitos. E muito menos por qualquer causa em defesa da Soberania Nacional. Era a estratégia de Fernando Henrique para obter caminho livre e sangrar gravemente o patrimônio brasileiro.

    1995 – O mesmo Fernando Henrique comandou o processo de mudança constitucional para efetivar cinco alterações profundas na Constituição Federal de 1988, na sua Ordem Econômica, incluindo a quebra do monopólio Estatal do Petróleo, através de pressões, liberação de emendas dos parlamentares, barganhas e chantagens com os parlamentares (o começo do `mensalão` – compra de votos de parlamentares com dinheiro desviado do erário público). Manteve o presidente da Petrobrás, Joel Rennó que, no governo Itamar Franco, chegou a fazer carta ao Congresso Nacional defendendo a manutenção do monopólio estatal do petróleo, mas que, no governo FHC, passou a defensor empedernido da sua quebra.

    AS CINCO MUDANÇAS CONSTITUCIONAIS PROMOVIDAS POR FHC:
    1) Mudou o conceito de empresa nacional. A Constituição de 1988 havia estabelecido uma distinção entre empresa brasileira de capital nacional e empresa brasileira de capital estrangeiro. As empresas de capital estrangeiro só poderiam explorar o subsolo brasileiro (minérios) com até 49% das ações das companhias mineradoras. A mudança enquadrou todas as empresas como brasileiras. A partir dessa mudança, as estrangeiras passaram a poder possuir 100% das ações. Ou seja, foi escancarado o subsolo brasileiro para as multinacionais, muito mais poderosas financeiramente do que as empresas nacionais. A Companhia Brasileira de Recursos Minerais havia estimado o patrimônio de minérios estratégicos brasileiros em US$ 13 trilhões. Apenas a companhia Vale do Rio Doce detinha direitos minerários de US$ 3 trilhões. FHC vendeu essa companhia por um valor inferior a que um milésimo do valor real estimado.

    2) Quebrou o monopólio da navegação de cabotagem, permitindo que navios estrangeiros navegassem pelos rios brasileiros, transportando os minérios sem qualquer controle;

    3) Quebrou o monopólio das telecomunicações, para privatizar a Telebrás por um preço abaixo da metade do que havia gastado na sua melhoria nos últimos 3 anos, ao prepará-la para ser desnacionalizada. Recebeu pagamento em títulos podres e privatizou um sistema estratégico de transmissão de informações. Desmontou o Centro de Pesquisas da empresa e abortou vários projetos estratégicos em andamento como capacitor ótico, fibra ótica e TV digital;

    4) Quebrou o monopólio do gás canalizado e entregou a distribuição a empresas estrangeiras. Um exemplo é a estratégica Companhia de Gás de São Paulo, a COMGÁS, que foi vendida a preço vil para a British Gas e para a Shell. Não deixou a Petrobrás participar do leilão através da sua empresa distribuidora. Mais tarde, abriu parte do gasoduto Bolívia-Brasil para essa empresa e para a Enron, com ambas pagando menos da metade da tarifa paga pela Petrobrás, uma tarifa baseada na construção do Gasoduto, enquanto que as outras pagam uma tarifa baseada na taxa de ampliação.

    5) Quebrou o Monopólio Estatal do Petróleo, através de uma emenda à Constituição de 1988, retirando o parágrafo primeiro, elaborado pelo diretor da AEPET, Guaracy Correa Porto, que estudava direito e contou com a ajuda de seus professores na elaboração. O parágrafo extinto era um salvaguarda que impedia que o governo cedesse o petróleo como garantia da dívida externa do Brasil. FHC substituiu esse parágrafo por outro, permitindo que as atividades de exploração, produção, transporte, refino e importação fossem feitas por empresas estatais ou privadas. Ou seja, o monopólio poderia ser executado por várias empresas, mormente pelo cartel internacional;

    1996 – Fernando Henrique enviou o Projeto de Lei que, sob as mesmas manobras citadas, se transformou na Lei 9478/97. Esta Lei contem artigos conflitantes entre si e com a Constituição Brasileira. Os artigos 3º, 4º e 21, seguindo a Constituição, estabelecem que as jazidas de petróleo e o produto da sua lavra, em todo o território Nacional (parte terrestre e marítima, incluído o mar territorial de 200 milhas e a zona economicamente exclusiva) pertencem à União Federal. Ocorre que, pelo seu artigo 26 — fruto da atuação do lobbysobre uma brecha deixada pelo Projeto de Lei de FHC — efetivou a quebra do Monopólio, ferindo os artigos acima citados, além do artigo 177 da Constituição Federal que, embora alterada, manteve o monopólio da União sobre o petróleo. Esse artigo 26 confere a propriedade do petróleo a quem o produzir.

    (*) Artigo publicado no site da Associação dos Engenheiros da Petrobras (AEPET)

  • FHC devia era se esconder, pois ele apenas deu sorte com o Plano Real do Itamar… só isso. Quem não se lembra da mediocridade que foi o governo do FH…

  • Jânio de Freitas é hoje uma das poucas figuras do jornalismo que tem credibilidade, mesmo quando discordamos dele. Nesse roda viva ele dá uma aula de jornalismo, um jornalismo que não temos mais. O post de hoje utiliza a credibilidade do Jânio para demonstrar o que vem sendo feito sistematicamente pela mídia corporativa. A partidarização da imprensa e o caminho de mais um golpe contra a democracia. Ontem li o texto que fala da necessidade da resposta do Lula. Pensei nesse trabalho continuado da mídia em denegrir e tentar destruir tudo o que foi feito pelo PT, especialmente o que foi feito durante o governo Lula e agora, o da Dilma, durante 10 anos, diariamente, com requintes de crueldade. Com é que um único indivíduo, no caso, o Lula, vai responder em um dia, diante de uma imprensa aparelhada e pronta para imediata manipulação de tudo o que foi falado, as acusações que focaram tantos fatos quanto personagens os mais variados, fora os que foram inventados ou criados para convencimento da opinião pública? E mais, em três governos de alianças nem sempre desejadas em que personagens espúrios ( e muitas vezes não controlados) como Roberto Jefferson vieram a público com acusações que serviram para detonar o governo. Não quero com isso,dizer que o governo petista não tem responsabilidades sobre seus atos, incluindo o das alianças. Que há erros há. A única chance de haver um espaço digno para resposta do governo do PT só pode ser dada por Dilma. Só ela pode criar uma forma institucional do partido e de Lula dar a resposta para a mídia. Mesmo assim, isso tem que ser estrategicamente pensado e milimetricamente controlado no discurso. Isso é política em crise grave, vamos combinar.

  • Dia 01/12/2012 foi publicado no jornal Estado de São Paulo no caderno Metrópole a notícia do sumiço de 15.399 caixas do Metrô de São Paulo com documentos do aquivo da companhia. Estes documentos continham licitações, contratos,… etc. Ali estava toda a vida do Metrô desde 1977 até 2011. Se fosse de responsabilidade do PT esta notícia seria manchete em letras garrafais na primeira página dos jornais e revistas do PIG. Será que a Policia Federal vai investigar isso.

    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,caixas-de-documento-somem-do-metro-,967670,0.htm

  • Se a PF é independente (e eu acho q é), alguém pode explicar a quantidade de escândalos envolvendo petistas?

    Se a PF é independente (e eu acho q é), alguém pode explicar a falta de provas contra os “corruptos tucanos” na privatização?

    • Não há falta de provas contra os corruptos tucanos. O grampo do BNDES e a compra de votos eram mais do que suficientes para abrir investigação. Não foi aberta porque FHC nomeou um títere para a Procuradoria Geral da República. Tinha que ser feito àquela época, não hoje. Você tenta confundir as pessoas. Hoje já não há como abrir uma investigação sobre o que houve lá atrás. Quem tinha obrigação de abrir a investigação e não abriu foram os órgãos de controle que, na era FHC, não faziam o que fazem hoje.

        • Não houve uso algum de FHC “como desculpa”. O texto simplesmente aponta que no governo FHC a CGU, a PF e o MPF não investigavam ou denunciavam o governo e hoje investigam e denunciam. Esse é um fato. Pra que iria procurar desculpa para investigações que foram de autoria do próprio PT contra si mesmo a fim de dar transparência ao governo?

        • Use o cérebro que Deus te deu, meu filho. Se a PF é mesmo independente é lógico que aumenta a frequência de escândalos. Ponha nessa cabecinha vazia o seguinte: Lula e Dilma poderiam ter feito como FHC e mantido PF, MPF e CGU manietados para investigar o governo – presidentes nomeiam e desnomeiam as cúpulas desses órgãos. Não fizeram, deram autorização e até incentivo a que investiguem tudo no governo. A maior parte das denúncias que o seu partido e a mídia fazem contra o PT saiu de ações do próprio PT no sentido de investigar ao próprio governo. Você pode negar o quanto quiser, mas o povo já percebeu. Por isso vocês perdem eleição após eleição. Hoje, garantia de investigação de corrupção do governo é só se o governo for do PT. Se for do seu partido, a certeza é de ocultação de tudo e impunidade absoluta.

      • “Hoje já não há como abrir uma investigação sobre o que houve lá atrás.”

        quem disse?

        qual o embasamento q vc tem pra afirmar isso?

        Amaury Jr colheu um monte de “provas” (segundo vcs) sobre o esquema de corrupção do PSDB no processo de privatização, pq a PF não foi atrás dessas provas?

        Acho q os “corruptos” tucanos devem ser pelo menos mais eficientes q os corruptos petistas…

        • A própria mídia reconhece que se passou muito tempo. Se você não consegue entender que o que se passou a 15 anos já não tem como ser investigado de forma minimamente eficiente, paciência.

          • em 2003, quando Lula assumiu, não tinha passado 15 anos de nada…

            Se vc não consegue entender, paciência!

          • Lula não foi eleito para investigar o PSDB, foi eleito para tirar o país do fundo do poço em que FHC o meteu. Quem tinha que investigar o governo eram os órgãos de controle. O post fala disso, da diferença dos órgãos de controle. Deixe de ser sem-vergonha, rapaz. Vai procurar o que fazer.

          • Porque então querem investigar julgar e punir os agentes de governo na ditadura militar :

            Se você não consegue entender que o que se passou a 15 anos já não tem como ser investigado de forma minimamente eficiente, paciência.

            Vc não ganha uma

          • Pô, Edu, você é um cara experiente demais para acreditar que um presidente joga um país no fundo do poço, e o imediatamente subsequente, o resgata.
            E com o Mantega, ainda!

          • São Bernardo, por isso estão todos livres e gozando das benesses por eles roubadas do cofres públicos à custa de muitas vidas, inclusive de gente que jamais sequer pensou em lutar contra a ditadura. Essas pessoas foram alcunhadas de “inocentes úteis”. O Gurgel Soares disse-o bem sobre a corrupção:”é difícil provar”, porém, contra o PT prova-se até sem provas!!! E se você tem alguma, apresente, aí vou recolher-me e bater palmas!

  • Na época do FHC…..
    A Rosemary de Noronha usou o nome do Lula pra vantagem própria, de amigos e parentes. E vocês ficam falando da época do FHC.
    Me explica Eduardo, você que sempre diz que não recebe um tostão por esse blog, como é que não te revolta o que essa mulher fez?

    • O que me revolta é que o seu partido faz coisas iguais e nada aparece, é tudo acobertado. Eu milito neste blog há oito anos. Jamais me acusaram de nada porque não há o que acusar. Enquanto só a corrupção de um lado for alvo de indignação de caras-de-pau como você, que se dói por “essa mulher” e aceita, gostosamente, a roubalheira tucana, tenho que combater o seu lado. Vocês são criminosos que tentam iludir a sociedade apontando corrupção no adversário enquanto roubam como loucos.

      • Por que toda essa revolta? É difícil ler opiniões contrárias? Por que o dono deste blog não admite que o ex-presidente cometeu dois erro: um moral (traiu a mulher) e o outro de confundir o público com o privado.

        A ex amante do FHC não ganhava cargos públicos nem coisa do tipo.

        • É seu vinicios!!!!. Primeiro que não existem provas de traição do Lula, segundo que com o FHC a vida privada dele tinha que ser preservada. Terceiro, seu idiota , imbecil, voce acha que a Globo escondeu a amante do FHC e e seu filho na espanha por mera consideração ao FHC????? Idiota, isto custou muito caro ao país.Voces são um bando de preconceituousos hipocritas e falso-moralistas.

          Em tempo: Parabens pelo seu aniversario Eduardo. As vezes eu me pergunto como podem ser da mesma espécie pessoas com a sua dignidade e inteligencia e amebas como este Vinicius. Um grande abraço companheiro, exemplo de patriota e de pai de uma linda familia.

          • Pouco importa o Lula ter amante ou não, o que importa é que a senhorita Rosemary usurpava a função pública e praticava diversos atos ilegais. E não me venham com essa de que Lula não sabia e de ele não tinha relações sexuais com a tal Rose, pois toda vez que esta viaja a mulher de Lula não ia. ALiás, pouca importa isso, o importante e analisar que essa senhorita usava a sua postura sexual para conseguir o que queria, e fazia isso nomeando gente incompetente para os cargos públicos.

        • Alguém tem alguma prova desse fato, um email, uma foto ( não vale a da Veja..) um Áudio, alguma coisa… Do contrário não passa de um papagaio a falar do que não lhes consta. Não passa de um veículo de expressão de uma imprensa sórdida e canalha.
          Lute pelo desenvolvimento do país e não pelo que a mídia quer que você lute.

          Quer saber… que os canalhas vão para o raio que os parta!!!!

  • Me chateia o excessivo polimento dos politicos do PT apos a resposta do FHC. Ora, todas essas coisas que voce colocou em seu post Edu deveriam ser bradadas insistentemente!

  • Para defender as coisas indefensáveis dos petistas você ataca os tucanos como uma forma de auto-defesa. Nada mais errado do que isso. os erros dos tucanos não justificam esses erros grotescos que foram cometidos pelos petistas.

    O fato é que o Lula sabia das falcatruas, e quem negar é porque está muito cego

    • O Aécio nomeou a pedido do Demóstenes Torres para um alto cargo em MG, uma prima do Carlinhos cachoeira. A mulher sabe escrever tão bem que escreve ”CECRETARIA” e não SECRETARIA. Se a Rosemary nomeeou pessoas incompetentes não sei. Mas o Aécio nomeoou uma semialfabetizada a pedido do esquema Cachoeira, isso ele nomeou.

  • A expressão facial contorcida, o esgar desvairado, o olhar desnorteado e a gagueira tremente do senhor FHC em seu pronunciamento rebatendo as declarações do senhor Gilberto Carvalho revelam o elevado grau do processo deletério que a senectude tem povocado no ex-presidente e lídeer do PSDB. Triste e melancólico quadro de um político decadente e dispensável.

    • Quer dizer, o Niemeyer, que com 104 anos ainda é comunista, todo mundo acha bárbaro, e o FHC, que se diz velho para presidente, está senil e dispensável.
      Haja equilíbrio.

      • Tem toda razão Sr. Décio! O Niemeyer é indispensável nos seus 104, soube envelhecer, por o processo não o tornou senil. FHC só provou o que todo mundo já sabe: canalhas envelhecem!!!

    • É um pibinho virtuoso, malandro, pois decorre da queda da rentabilidade dos bancos devido à queda dos juros. Dizendo de outra maneira, se tirar os bancos do cálculo do PIB, o crescimento foi respeitável.

  • Nós queremos investigar a corrupção dos tucanos tanto quanto você, Eduardo. O que não é admissível é uma mulher analfabeta ocupar um cargo alto no governo só porque, bem, nem vou dizer o resto.

  • Desculpe-me Eduardo, mas devo concordar com Romanelli, principalmente porque me faz lembrar da falta de ação dos Governos do PT com relação ao cumprimento da CF sobre a mídia, só pra ficar no básico. O correto seria um projeto mais arrojado (talvez o da Franklin Martins). Mais um exemplo: a telefonia é um deboche a nós cidadãos e cadê os Governos de esquerda com a massiva popularidade? Eu não vi nesses 10 anos de Governo do PT, o presidente convocar rede de televisão e rádio para falar com a população sempre que necessário. Deixam o PIG deitar e rolar (inclusive de rir) e nós ficamos com cara de bundões impotentes. Com muito menos popularidade os Kirschner fizeram muuuiiito mais na Argentina. Paciência tem limites.

  • A oposição se deleita com a descoberta de corruptos dentro do governo do PT, apesar de saber que, fosse no governo FHC estas coisas jamais apareceriam, como não devem ter aparecido um monte de ilegalidades que por certo houveram quando a Polícia Federal não tinha a liberdade que tem hoje.
    O problema é que ela acha que esses fatos vão derrubar o governo do PT. Lêdo enganho, o povo sabe que em TODOS os governos há corrupção, e que a diferença entre um governo e outro está na capacidade de descobrir e colocar os corruptores na cadeia, cortando da própria carne, coisa que FHC não fez.
    O que pode mesmo derrubar o governo do PT, no entanto, é a economia. Mesmo o país crescendo pouco, se o desemprego continuar em baixa e os salários em alta, o povo continua com o PT.
    Agora, caso esse pibinho repercuta no emprego e salário, a coisa fica feia. É disso que o PT tem que cuidar, e não ligar para as críticas hipócritas da oposição.

  • Fhc chama os brasileiros de IDIOTAS ao imaginar que não está viva em nossa memória a COMPRA DE VOTOS para a emenda da (sua) reeleição e a PRIVATARIA TUCANA, só para ficar em dois escândalos públicos e notórios.
    Mas o governo que é capaz disso com certeza fez muito mais na área da corrupção e da manipulação das notícias da velha mídia (globo-veja-estadão-folha).

  • Lula promove seminário ‘Saídas para a crise mundial’, na França, com presença de Dilma e Hollande.

    O PIG não noticia e prefere destacar a foto e as palavras deste cidadão FHC, que conduziu o país à beira do precipício como nenhum outro, em todos os tempos.

    Um sujeito, que tem direito à opinião, comentou em um dos blogs sujos: “Deixe-me lembrar…”
    – FHC estabilizou a inflação,
    R- Itamar Franco, o verdadeiro promotor do plano de estabilidade, disse que FHC entendia de economia tanto quanto ele. Sem nenhum escrúpulo, o ex-inquilino do Planalto, FHC, cidadão que nos esbofeteia com seus comentários irônicos e sorriso sarcástico, apossa-se dos méritos dos outros, o que sói ser uma das suas marcas características. Contou com o engajamento do PIG na campanha pela falsa paternidade do Plano Real.

    – Criou as agências reguladoras (loteadas politicamente pelo PT, vide escândalos ANA, ANTAQ, ANAC, etc),
    R- Criou-as por ordem do Consenso de Washington. Tirou de mais de 500 congressistas a atribuição de cuidar e legislar sobre questões de suma importância para a soberania nacional e colocou-a nas mãos de um só fulano, fácil, fácil de ser cooptado e pressionado de dentro e de fora do país. O STF de poucos é um exemplo deste tipo de ação sob “faca no pescoço”.

    – Privatizou o sistema de telefonia (sim, temos mais de 200 milhões de aparelhos),
    R- Pessoalmente não sou totalmente contra a privatização, mas contra a entrega pelo vaidoso “pavão” do que não pertencia ao “narciso”, ou seja, do que foi construído com o resultado do suor e dos impostos em troca de gordas propinas. O maior escândalo se chama “Privataria Tungana”, o megaroubo estratosférico contra o patrimônio público nacional. 100 bi de dólares sumiram e a dívida externa brasileira continuou a mesma. Há muita safadeza naquilo, em especial da parte de quem caberia apurar e julgar a roubalheira envolvida no trambique, especialmente o PIG (Globo, Folha, Veja, e por aí segue) e justiça caolha deste país.

    – Ajudou a dar sustentação para o sistema financeiro brasileiro (a um custo meio caro, mas ajudou),
    R- E como!!! Com escândalos como o do PROER e taxas Selic acima de 20%, o povo sem salário devido ao desemprego recorde e os banqueiros sangrando o que restava ao povo. O próprio Ermírio de Moraes clamava contra os banqueiros chamando-os de parasitas.

    – Criou os bolsas gás, educação, etc (consolidados pelo Lula como bolsa família),
    R- E hoje ele, FHC e os seus sequazes demonizam o Lula que operacionalizou e vaibilizou os arremedos de programas e chamam o Bolsa Família de bolsa esmola, bolsa vagabundagem, etc, etc.

    – Melhorou o sistema do INSS,
    R- Sim, cuidou de chamar os aposentados de vagabundos, legou a seu sucessor o maior desemprego da história do país, jogou quase todos os profissionais na informalidade, atirou com isto a arrecadação do INSS ao fundo do poço e preparou o caos para o país e para um povo que felizmente foi resgatado por um operário que tinha visão administrativa bem diferente do sociólogo da catástrofe.

    – Ajudou a criar o SUS e o combate a AIDS para todos os doentes,
    R- Ajudou a derrubar, com a ação frenética do PIG, a manutenção da CPMF para a saúde (que no governo do sociólogo risonho foi carreado aos banqueiros) somente com intuito de inviabilizar o governo Lula. À sua época os hospitais eram um verdadeiro caos e aceitou a demissão do mais digno ministro da saúde, Adib Jatene, a quem traiu despudoradamente para contentar os rentistas que se apossaram da CPMF.

    – Ajudou na aprovação/criação da lei de responsabilidade fiscal, etc. É, o cara!
    R – E que cara, Submisso e por ordem do Consenso de Washington e do seu braço executor, o FMI. Quem cantava de galo aqui era uma galinha, ou melhor um profissional de saias que proibia o Brasil de investir em qualquer coisa que não fosse trazer de volta o dinheiro da banca internacional lucrando com os maiores juros, os mais escorchantes do planeta.

    Resumindo: porque não te calas óh FHC, ou melhor, não paras com este sorriso asqueroso, nojento, tu que junto aos teus aliados, o PIG entre eles, jogou 45 escândalos federais de dimensões galácticas para debaixo do tapete. E por falar em filho, o do FHC é dono de uma rádio, a Disney, bem a caráter dos americanos. Pobre povo brasileiro que passou pelo pior período durante o governo daquele entreguista e traidor inimputável e corre o risco de ser golpeado, o PIG e o STF à testa da conspiração.

    • Confesso que muitas vezes me espanto com a dimensão dos devaneios de alguns comentários aqui . O acima , do José Medeiros é um deles . Vou tentar comentar os itens que ele postou :
      – Inflação : Por acaso , na sucessão de Itamar , FHC não controlou a inflação ? Não entendí a base do teu comentário .
      – Afirmar que as agencias reguladoras foram criadas por ordem de Washington beira a um surto , rs . Ora , as agencias forma criadas de forma independente justamente para não esterem sujeitas a pressão politica . Os absurdos com os quais hoje sofrem os cidadãos , clientes de telefonia , energia elétrica , viagens e outras areas do país , se deve unica e exclusivamente a aparelhagem politica das agencias por parte do petismo .
      – Sobre as bolsas , talvez fosse bom voce ao menos saber sobre o que opina . na criação das mesmas , principalmente por parte de Ruth Cardoso , havia a exigencia das contrapartidas para o recebimento dos auxílios . No governo lula estas contrapartidas forma extintas ou não controladas e atualmente as bolsas em nada são diferentes do nefasto coronelismo que atuava no Nordeste . Alias , tenho aqui um vídeo muito esclarecedor sobre a opinião de Lula a respeito do programas de bolsas , gravado antes de ser eleito . Se quiser , lhe envio .
      – Bom , sobre as privatizações , no dia em que o petismo tiver algo mais consitente do que um monte de fofocas e um livro que tenha tanta credibilidade como a de uma nota de R$ 3,00 , aí voltamos ao tema . Enquanto esta conversa estiver ao nível de lavadoras de roupa a beira do rio, não vale investir muito nela .
      – Bom , o Proer acabou servindo como uma opção adotada por diversos paises , justamente para preservar os pequenos investidores . Some-se a isto que os fundos do Proer são bancados pelo próprio sistema bancario , portanto , mais um devaneio , mais uma fofoca sem base .
      – Sobre o INSS / SUS, quem sabe voce possa nos listar as conquistas e mudanças nesta area implementadas por Lula , pois eu não me lembro bde nenhuma . Só daquelas verborragias de que as filas tinham acabado e que o atendimento agora seria de primeiro mundo e que ele Lula , com orgulho se trataria no SUS , mas acabou optando pelo Sírio libanes quando o cancer foi detectado . Por favorr me envie as informações a respeito e que respaldam as tuas afirmações .
      – Confesso que em termos de devaneios , este teu sobre a LRF é o campeão . Teus comentários a respeito de uma lei que modificou radicalmente a gastança desenfreada de municipios e estados , chegam a ser insanas . Pelo amor de deus Medeiros , em quee pais voce vive ?
      Por fim , fiz uma analise desta questão da corrupção um pouco mais abaixo, calcada na realidade e no bom senso , mas que aparentemente não é digna de comentários ou contraposições . Quem sabe voce me mostra o quanto estou errado .

      • Moacir,
        Não tenho a intenção de atacá-lo, porque reconheço em você o direito de opinar, embora entenda eu que você faz parte de um grupo minoritário, no máximo uns 20% que se beneficiaram do governo de falsa maioria, governo, mais do que os outros, protegido e blindado por uma mídia complacente e aliada, o de FHC.
        O que é fato é que seguidamente, apesar de a oposição que temos e que poderia ser de melhor qualidade contar com uma mídia desonesta e interesseira a seu favor, sobretudo golpista, está mais do que provado que a mesma não consegue sensibilizar a maioria do povo com esta conversa mole de corrupção. O povo sabe do envolvimento desta oposição com a corrupção e com a mídia partidária, gente que governou para aqueles 20% de privilegiados, dentro do mais reprovável sistema que mundo afora tem levado multidões ao desespero, hoje na Grécia, Espanha e ensaiando na França, ontem na América Latina, em especial Argentina e Brasil. FHC e o tucanato que sobrevive em São Paulo representam este sistema, de aparelhamento das estatais que não lhes pertencem pela via das terceirizações nebulosas, sistema do qual você, Moacir, tem saudades e aparentemente quer perpetuar de todo modo. Não me venha dizer que não é assim, há quem conheça isto por dentro, escândalos de todo tipo varridos para debaixo do tapete, como as maracutaias que resultaram na cratera do Metrô, da Alstom, da Assembleia Legislativa de São Paulo, só para exemplificar o que é comprovado por parte do Ministério Público e justiça estrangeira e que aqui foi varrido para debaixo do tapete.. Se você quer que sejam reconhecidos méritos no governo do sociólogo que no meu entender renunciou ao Brasil soberano e levou o povo a uma condição de penúria, condição da qual foi salvo por uma outra visão administrativa em sua maior parte anticontinuista, você terá que reconhecer méritos no governo que sucedeu o cidadão FHC e que retirou milhões de compatriotas seus e meus da miséria absoluta e levou mais de 40 milhões de cidadãos, a população de uma Argentina, à condição de classe média. Os dias de hoje são outros. quando estourou a crise neoliberal na Europa e EUA a oposição e mídia tupininquins torciam por e alardeavam um tsunami. O que prevaleceu foi a marolinha para o bem não só da maioria mas de todo o nosso povo. O desemprego é da ordem de 5% enquanto que na Espanha e Grécia é de 25%. Haveria muito que discorrer sobre isto. Os fatos estão aí e o povo sabe porque sente no próprio bolso a diferença entre governos.

        • Espantado estava , espantado continuo José Medeiros .
          Voce posta uma série de comentários que , ao meu ver , não passam de devaneios e sem nenhuma conexão com a realidade . Eu apresento os meus argumentos doiscordando dos teus escritos , incluisve colocando um outro comentário meu , logo abaioxo , a dispoisção para que voce argumente , e , ao invés de voce embasar e postra fatos sobre as tuas afirmações , voce começa a fantasiar agora sobre a Grecia , a Espaha , sobre taxa de emprego na comunidade européia , sobre novos tópicos !!
          Como assim José ??? Por acaso voce tem ou não argumentos para embasar as tuas afirmações ? Ou voce só fica repetindo o que eouviu , sem entender bem do que se trata , mas se sentido inserido no repetir ??

          • Bicudo,
            O seu ídolo, FHC, já reconheceu o que você insiste em ignorar, qual seja, que esta conversa de que os tucanos são os salvadores da pátria em todos os sentidos não cola mais. FHC foi taxativo ao afirmar, recentemente, que o partido de vcs, o PSDB, distanciou-se do povo e que deve buscar reaproximação com este último, quer dizer, reconhece (de forma surpreendente para um cidadão tão autosuficiente) que o discurso atual não convence a maioria e você, sabe-se lá por que motivo, quer ser mais realista que o rei. Outro cacique do sistema neoliberal com o qual você aparentemente simpatiza, Agripino Maia, foi mais longe e, palavras postas na sua imprensa aliada, afirmou que antevê uma retumbante derrota em 2014. Agora, o que eu quero deixar claro é que não sou ligado a partidos. A conversa mole tucana não me convence, por enquanto, como reconhecidamente não convence a maioria. Posso mudar de idéia algum dia, votar no PSDB até mesmo, mas não com base nestas suas opiniões confusas que você presunçosamente chama de “argumentos”. Como marketing esta conversa de que FHC fez isto e fez aquilo não convence nem FHC. Tanto que o mesmo tem sido afastado sistematicamente de todas as campanhas pelos chefes e marqueteiros demotucanos. Outra coisa, o até ontem “mais bem preparado”, após a derrota, foi deixado de lado e já é lançado outro, quem sabe, um até ontem “menos bem preparado”. Ou os psdbistas mudam o discurso de forma a reconquistarem a confiança da maioria ou continuarão a perder seguidamente no voto. E não estou aqui para defender petista mas para expressar minha opinião que coincidentemente é a da maioria que derrota o partido do neoliberalismo nas urnas, apesar de todos os seus “argumentos” em contrário. Da minha parte ponho um ponto final nesta troca de farpas inócua. Enquanto os caciques deste partido que se julga o máximo não ouvirem a voz de cada cidadão, e os comentários nos blogs são um sintoma do que se pensa nas ruas, continuarão a ser minoria e a perder no voto. Por enquanto são péssimos vendedores de idéias.Abrá.

    • Hahahaha….não é de estranhar que o Lula se ache em condições de erradicar a crise mundial, com suas idéias!
      Ele já não se meteu a acabar com as desavenças milenares de árabes e judeus?

  • É, o Gilberto deu uma dentro. E é essa mesma a impressão que o povo está tendo, excluindo os eternos orfãos do Carlos Lacerda, é claro. Agora a corrupção está sendo mais combatida. Senão me engano o Ibope já fez essa constatação. O símbolo disso é que o povão acha que o Lula botou o Joaquim para botar ladrão na cadeia, inclusive do partido dele.
    Eu acho o Torquemada um horror, mas a visão do povão é essa mesma. Ou seja, invés de prejudicar, beneficiou o Lula.
    Não adianta o FHC ficar nervosinho. Não há parâmetros de comparação. O problema é até o oposto. Lula e Dilma quiseram ser mais realista que o rei. O que temos agora é um judiciário independente do governo e dependente do pig e dos demostucanos, exatamente nessa ordem

  • Aos tucanos: a PF a época de FHC era, no mínimo, 10 x menos ativa do que a PF com e pós Lula. Aliás, hoje, a imensa maioria das instituições funciona muuuuito melhor que no Governo FHC. Isso é inqustionável. Quando Lula disse que agora os ricos também iriam pra cadeia falou sério.

    Aos petistas: Vocês aparelharam e estruturam a atual PF. Parabéns. Sinceros. O que não pode é agora ficar detonando a PF quando esta caça corruptos petistas. Isso, quem fazia, era o Maluf.

    Quer dizer, prender o Pitta e o Naji Najhas foi uma prova de que a PF tinha mudado pra melhor? Mas investigar uma zinha que montou um núcleo de corrupção dentro de um escritório da Presidência da República é golpe?

    Menos, bem menos…

  • Porque a mídia detesta o LULA e porque FHC/PSDB sempre teveram o benefício da impunidade pela ‘golpista’:

    – FHC quando era ministro da Fazenda isentou de CPMF todos os meios de comunicação.

    – FHC em 2000 houve o Proer da Mídia, que custou entre US$ 3 e 6 bilhões aos cofres públicos.

    – FHC também mudou a Constituição para permitir que a mídia brasileira, então falida, pudesse contar com 30% de capital estrangeiro.

    – FHC autorizou que o BNDES fizesse um empréstimo milionário à Globo.

    – FHC em uma entrevista à revista Piauí/agosto/2007: “Eu traí os anseios da pa´tria”

  • O texto e os fatos expostos acima , em absoluto correspondem aos fatos . Muito pelo contrário . Seu conteudo serve apenas para a comprovação de que em nome da causas , os petistas se seubmetem a qualqure coisa . Inclusive o de manipular e falsear a verdade , como se todos seus interlocutores fossem um bando de idiotas alienados , sem memória e sem capacidade de discernimento . Senão vejamos :
    – Além da questão das propinas para a reeleição , acusação que na verdade se restringe a um telefonema interceptado , careçe ao petismo algum fato ou comprovação que embase sua tese da equivalencia dos níveis e casos de corrupção , quando da comparação dos governos FHC x Lula . Existe ainda a tal acusação das esquerdas de que teria havido corrupção no processo das privatizações , mas não só a justiça já declarou que as scusações são infundadas , como em 11 anos de governo , estranhamento (sic) , o petismo não fez aquilo que alardeava , ou seja , o de provar a tal acusação de corrupção ( alias , poderíamos também comentar a estranha postura do petismo de , para a platéia viceferar que seria contra as privatizações e , entre 4 paredes , apoiar as empresa privadas com vergonhosos financiamentos estatais e a passividade sob encomenda por parte das agencias reguladoras ).
    – Só pde ser visto como uma piada de mal gosto , afirmar que a tal corrupção que , segundo o petismo , se equivalia a esta avalanche de maracutaias do petismo , só não veio a tona por causa da mídia ( sempre ela , tal qual o porco Napoleão de Orwell, rs ) e pela ação do procurador geral da republica . Ora , para que esta estapafurdia tese de abafamento tivesse algum efeito , então os tucanos teriam de cooptar e corromper , todas as instancias juridicas e investigativas de todos os municipios e estados brasileiros , para comprar o seu silencio . Teriam também que cooptar e manter o silencio de todos os politicos nacionais , incluido aí , a prestimosa ajuda do própriuo pestismo , o que em sí seria um absurdo .
    – E , por fim , o mais interessante é que o próprio petismo , ao invés dee exigir auração e condenação destes fantasiosos casos de corrupção que afirma existirem , optou por usar dos vergonhosos préstimos de um militante na procuradoria da republica , no caso Luis Francisco , para qoe o mesmo sempre alimentasse a mídia com mentiras , deturpações e falsidades . Comporvada mais esta maracutaia , Luis Francisco foi julgado e condenado pelas suas ações politiqueiras e mentiras .

    Portanto , além de não haver a mínima relação entre os fatos e a verdade nesta embromação petista , ela é tão carente de lógica e bom senso , que só mesmo os alienados ou interesseiros acreditam e apoiam esta obra de ficção .

    • Vamos fazer uma coisa:

      vamos orar para São FHC, o santo dos envolvidos na pasta rosa, no sivam, da privataria, da lista de Furnas, do Banestado, dos sanguessugas, das ambulâncias, da moça funcionária fantasma de Heráclito Fortes, e de todos os corruptos e traidores da Pátria:

      São FHC protegei-nos, Amém!!!!!!!!!!!!!!

  • PAULO CÉSAR PEREIO SOBRE FHC:

    “Não confundam cu com bunda; não confundam pato no tucupi com pica no cu do pato. Pois é, estão confundindo Luiz Inácio com FHC”.
    Aceito até um mentiroso, debilóide, um cretino com ideia fixa, tipo José Serra.

    Mas não aceito cinismo.

    Nunca fui cínico e o FHC é um. Um sujeito que fez carreira como sociólogo de esquerda, chega ao poder e pede “esqueçam o que eu escrevi”, presta?

    Só a elite paulistana, decadente, ridícula, quatrocentona de merda, pra achar que um presidente que quebrou o país três vezes vale alguma coisa, porra!

    E o avião presidencial, levando o Paulo Henrique Cardoso, mulher e filhas para passear em Punta del Este?

    Já se esqueceram dessa esbórnia? Centenas de conversas telefônicas entre Eduardo Jorge, braço-direito de FHC, e o juiz Lalau, aquele corruptaço.

    Foi também no governo FHC que um grampo mostrou conversas entre ele, André Lara Resende, Mendonça de Barros – que Leonel Brizola chamava de Mendonça de Lama – direcionando a privatização da telefonia. No governo do FHC um grampo pegou o embaixador Júlio César Santos, seu homem de confiança, se corrompendo. Foi na CPI do Sivam e caiu.

    Governo FHC: a mulher, o filho, a filha e o genro. E quem confunde o público com o privado é o Lula, sem um parente no governo?

    Que cínico! Luciana Cardoso, a mulher mais mal-educada da República, foi secretária de qual presidente? Do Lula? Não! Do paizão FHC. E o Lula é o aético? FHC diz que Lula confunde o público com privado. Paulo Henrique Cardoso, que torrou mais de US$ 20 milhões na Feira de Hannover é filho de Lula? E FHC, aquele senhor simpático, cujo governo quebrou o Brasil três vezes criticando o PIB deste ano? FHC, que promoveu um racionamento de energia que durou oito meses, criticando a queda nos preços das tarifas porque isso “prejudicará os investidores”. Cinismo tem limites.

    Está faltando espelho para ele. David Zylberstain, um espertalhão e vigarista que foi presidente da Agência Nacional do Petróleo no governo de FHC, era genro do Lula? Não! Era de FHC!

    Recordar é viver: quem revelou as contas escandalosas da Comunidade Solidária, brinquedo da falecida Ruth Cardoso foi o tucano Álvaro Dias, porra!

    FHC, volte para o seu mausoléu de luxo…”.

    Agora escrevo eu:

    “Acuse-os do que você faz, xingue-os do que você é. Devemos sempre acusar os outros para que não descubram quem somos”.
    Esta frase era repetida por Carlos Lacerda, o “Corvo”, – dispensa apresentações – mas cabe perfeitamente na boca de alguns retardados mentais tucanos que de vez em quando aparecem por aqui. São uns coitados.

  • Belo texto, como sempre, Eduardo!
    Estou “cansada” desses defensores da tucanalha que se esquecem de tudo o que foi feito pelo “príncipe dos ociólogos” tudo devidamente acobertado pela mídia e pelos próprios órgãos de controle do estado. Estou “cansada” também de assistir o estado de São Paulo, comandado pela tucanalha – sem eira nem beira – ir literalmente pelo buraco, parecendo um filme de faroeste dia e noite, sem que haja no mínimo uma explicação decente desse (des)governador e seus comparsas! Grande parte da população paulista, a mais reacionária e despolitizada do País ainda tenta desculpar tudo que há de pior nessa oposição medíocre, doente e mentirosa! Quem sabe quando e onde isso vai parar? Que bom seria se tivéssemos uma oposição que reconhecesse seus próprios erros agindo concretamente para a melhoria desse grande País, ao invés dessa oposição dissimulada em que só sabe jogar pedras para o alto, esquecendo-se que um dia, a pedra cairá (já está caindo – veja as eleições) na sua própria cabeça?
    Caro Eduardo, tenho fé que um dia chegaremos lá!
    Muito obrigada pelo blog, obrigada por você ser a pessoa que é, sempre agindo com dignidade, bondade e respeito a todos (até com alguns que por idiotia ou má fé comentam neste blog) e, finalmente, um abraço carinhoso pelo seu aniversário e que Deus o conserve sempre assim!

  • Edu,

    Gostaria de fazer uma sugestão à blogosfera progressista e como sei que você tem voz nesse meio e acompanha de perto os comentários dos seus leitores, vou deixar aqui minha idéia.

    Hoje, toda blogosfera progressista é majoritariamente reativa, ou seja, faz uma contra pauta do que é veiculado na grande imprensa. Se o FHC cobra moralismo ao governo petista, vocês apontam as “imoralidades” de seu governo e assim por diante.

    Ou seja, no fim das contas a grande imprensa também define a pauta da blogosfera. Poucas vezes vi algo relevante que fugiu desse paradigma.

    Será que já não é hora de definir uma pauta própria? Seguindo os interesses nossos? Será que não é hora de articular os blogueiros para usar o mesmo modus operandis da grande mídia, retroalimentando e repercutindo em vários canais determinado assunto para causar o impacto necessário?

    Acho que já temos audiência para começar a balançar a bananeira.

    abraço!

  • vou aqui passar singelamente aos trolescos romancelli e willian para meditaçao, alguns bordoes que se revelaram verdadeiros da filosolfia do Primeiro Torneiro Mecanico, Luis Inacio:
    ” modernidade é poder comer tres vezes ao dia”
    ” muito dinheiro nas maos de poucos é inutil, pouco dinheiro nas maos de muitos é distribuiçao e investimen to”
    “não é um tsunami, é só marolinha”
    e por fim:
    “Eu nao sei de onde vem tanto ódio”! (…)

  • FHC está fora da oposição faz 10 anos. Ontem cheou a elogiar o José Dirceu e o Genuíno em entrevista a Folha. Então, voltar a falar do governo FHC, com o intuito de tirar o foco dos maus do presente é no mínimo descabido!!! Vamos falar da Rose, vamos?

    • Estamos falando da polêmica que foi parar na grande mídia – sobre os órgãos de controle no governo FHC e nos governos Lula e Dilma -, portanto não inventei nada. Você é que tenta fugir do assunto. Aliás, vocês, da direita, é só falar em corrupção entre vossas hostes para quererem trazer o assunto de volta aos vossos adversários políticos. O que me enoja em gente como você é que em vez de assumir que é militante da oposição, tenta se fazer de isento. A mídia faz igual. Por isso vocês não param de perder eleição – pensam que todo mundo é trouxa

      • Esse papo de isenção não existe na mídia e nem em lugar algum. Vocês, que se dizem de esquerda mas faz um governo tão conservador quanto FHC, é que acha que jornalistas não podem ter opinião contrária as suas, jornalistas podem sim criticar governo do PT, assim como criticam governos do PSDB e tantos outros. Não estou dizendo que vc está inventando, mas toda vez que acontece mal feitos no governo do PT, vocês vêm falar do FHC é complicado. Já deu, né?

        • Deu nada, deu pra vocês tucanos. O povo está se lixando pra vocês e essa conversinha de “isentos”. Ninguém acredita em você, meu chapa, além de meia dúzia de emplumados. Você, lógico, quer falar mal dos adversários, mas tem que combinar com os russos. Só quando vocês entenderem isso é que terão uma chance menos pífia de voltarem ao poder. Mas, antes, precisarão de um projeto para o país e, até o momento, a única plataforma de governo do seu partido é falar mal do PT. Já deu, né?

    • Companheira Maria Amélia. Console-se. É da natureza humana o sofrimento. Ninguém que faça parte do gênero humano está livre dessas perdas. Você perdeu sua mãe. Ela um dia perdeu a mãe dela. Sua avó também passou por isso ao falecer-lhe a mãe, e assim por diante.

      Vou contar para você um caso ocorrido na minha família. Em 05 de agosto de 1989 faleceu o meu tio paterno Antônio Carlos de Souza. Ele estava doente havia muitos anos, e minha prima Alaís Carla de Souza ainda era menina quando teve vontade de cursar Enfermagem, para ”poder cuidar de papai”. Ela estava concluindo o curso, mas o pai faleceu antes. Para ela foi terrível. Mas ela se conformou.

      Depois do enterro, minha avó e minhas tias estavam chorando muito. De repente minha avó enxugou as lágrimas e falou:

      – Chorar não vai trazer o Antônio de volta. A vida continua. Vamos para a cozinha comer alguma coisa forte para restaurarmos nossas forças para viver. E assim foi. Minha avó preparou uma farofa de ovos mexidos que só ela sabia fazer.

      E a família, embora com saudade, sempre lembrando dos momentos felizes, se consolou, pois meu tio estava sofrendo muito.

      Que Deus dê consolo a você e toda a sua família. E que dê forças a você. São os votos de João Paulo Ferreira de Assis.

  • A zelite tupiniquim tem um modus operandi em seus golpes: A midia fica no abre-alas. Eles não tem pressa e até adiam os golpes, como o de 64, adiado por causa do suciidio de getúlio. Mas termina chegando. Os golpistas tardam mas não faltam

    • E os progressistas tem um modus operandi mais simples; cada vez que Lula está em maus lençois a ordem é atacar o governo de Fernando Henrique Cardoso. O bordão do lulopetismo é; ” Fiz sim, mas eles também fizeram, e pior “

      • A diferença é que os progressistas usam como arma o voto e a direita golpista, reacionária e sem votos usa o trabuco. Na falta de votos, a carabina é usada como meio de chegar ao poder, a única forma não é mesmo, se tiver uma Suprema Corte para dar um ar de legalidade à truculência como este julgamento do “mensalão”, melhor ainda

      • Sim, e vc quer que a gente fique calado ouvindo seu amado atacar como se fosse um santo. O cara desgraçou e roubou este país com várias provas, atos de ofício, e depois vem atacar Lula, chamando-o de patrimonialista.

        “Falou o que não devia, escutou o que não queria”.

        • Nem um, nem outro. Ambos erraram e não tem essa de que um roubou menos que outro. A justiça deve ser feita para os dois. Sim, um governo sempre usa a mal gestão do outro como arma e o povo alienado vota no que menos rouba. Não tem essa, se roubou deve ser preso. Vai qualquer um aqui roubar dez reais para comprar umas bolsas de leite para ver se não vai preso. Não temos que defender eles, temos é de reformar esse governo. Eles não amam o país que governam, eles querem apenas enriquecer.

          • Se que contra Lula não apareceu nada que o incrimine, contra o seu amado, vários atos de ofício existem. Lula não ama o país, e fez o que fez, imagina se amasse.

        • “Se que contra Lula não apareceu nada que o incrimine, contra o seu amado, vários atos de ofício existem. Lula não ama o país, e fez o que fez, imagina se amasse.”
          (Ali não me deu opção de falar.)

          Contra Lula não apareceu nada que o incrimine?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

          Você acha que o líder do PT…NUNCA SOUBE DE NADA DISSO QUE ESTÁ ACONTECENDO??? COMO ELE MESMO DIZ:

          “PARA MIM NUNCA HOUVE O MENSALÃO!”

          ELE ACHA QUE ISSO É CERTO DE SE FAZER PORQUE OUTROS FIZERAM?

          ME POUPE…FALAR QUE UM ROUBA HOJE PORQUE O ONTEM TAMBÉM ROUBOU É NO MÍNIMO BURRICE! ACHAR QUE UM ESTÁ MAIS CERTO DO QUE O OUTRO É OUTRA BURRICE.

          A MUDANÇA PARA MIM É APENAS UMA FORMA DE DIZER “NÃO!” AO QUE ACONTECE HOJE!
          A MUDANÇA DE GOVERNO DEVE EXISTIR PARA NÃO ACONTECER ISSO QUE O PT VEM FAZENDO HOJE. SE O AÉCIO ERRASSE, PRÓXIMA ELEIÇÃO VEM AÍ. AS PESSOAS HOJE ESTÃO MAIS ATENTAS A TUDO QUE ACONTECE. O PT VEM TENTANDO CALAR A MÍDIA HOJE, SOMENTE PORQUE ANTES O FHC CON$EGUIA CALAR.

          SE O FHC FEZ MUITA COISA ERRADA NO PASSADO, E HOJE EM DIA QUE A MÍDIA POR DESCARAÇÃO ESTÁ PONDO PARA FORA, É CULPA DOS 2. E TEM COLUNISTA DE UNS ANOS PARA CÁ DANDO ENTREVISTAS ENTREGANDO OS PODRES DO PODER. PORQUE NÃO O FIZERAM NA ÉPOCA?

          PORQUE SABIAM QUE NÃO ERA A ÉPOCA CERTA COM MEDO DE MORRER. HOJE EM DIA SE FAZ A DENÚNCIA PORQUE SE TEM MUDANDO MUITA COISA, INCLUSIVE A IMPUNIDADE POLÍTICA.

      • Então precisaamos diminuir a hipocrisia do PSDB. Ganhar eleição sem projeto, privatizando os bens públicos, desrespeitando aposentados, e se fingindo de bom moço não é fácil.
        Agora, distribuir renda, atender às demandas do povo brasileiro, dentro do expectro do capital, sem dúvida, aumentar o mercado de trabalho, possibilitar a autoestima do povo. Isso é bom! Não é vergonhoso. Pode adiar um projeto revolucionário, mas quem souber ir adiante, que proponha.

      • O critério para avaliar as realizações de um governo num determinado tópico, é a comparação com governos anteriores, em relação aos governos anteriores os governos petistas fizeram muito mais institucionalmente no combate a corrupção. O fortalecimento e independência da Polícia Federal, a criação da Controladoria Geral da União, a nomeação do Procurador Geral da República eleito por seus pares e não o engavetador amestrado de FHC, obrigatoriedade de tornar públicas as contas de entes públicos.
        Considero, que ações como as descritas, fortalecem o combate institucional à corrupção, desvios de conduta sempre haverá em qualquer governo, o importante é saber como o governo aparelhou o Estado para combatê-las.

      • Não gosto dos petistas, mas, depois de muito relutar em enxergar a realidade, hoje admito: FHC é um cafajeste e certamente, nessa condição, não honrou a cadeira da presidência e serviu como escola para o petismo dar continuidade às maracutaias.

        FHC é o maior enganador deste país! Lula pode não prestar e é, sem dúvida alguma, péssimo exemplo, mas não tanto quanto FHC, ao menos nunca enganou tanta gente por tanto tempo quanto o ordinário “professorzinho” de Sociologia ainda faz.

    • Corrupção petista diga-se de passagem, infinitamente menor que a corrupção PIGo/DEMO/PSDBista. Só que o PIG esconde a sua e a de seus aliados, e mostra, potencializando, a do PT.

      • Eh Blog da Cidadania, imagina se nao fosse o que seria isso. Fosse realmente da cidadania teria um comentario da Operacao Progresso, mas como nao tem como argumentar a verdade nua e crua resolveram deixar pra la. Nao sei inventou o PIG, mas se nao fosse ela os brasileiros estariam ferrados.

    • ‘ bandidos se delatam.’ problema’.
      dois equivocos numa frasinha só. É recorde.
      As radios do PIG seguem dando voz aos ” especialistas’ e analistas sobre a recusa dos governos tucanos -cesp e cemig- de acordo de renovaçao antecipada dos contratos de energia eletrica em suas regioes.
      A desinformaçao é calhorda como de habito,com o choro agora que as tarifas das eletricas sao estratosfericas.
      Ninguem falou que isso vem de contratos da privataria, e que em sp a privataria era coordenada por geraldinho tucano. Nem que sao altas porque o UNICO ITEM sagrado dos contratos era o da clausula de reajuste anual das tarifas. Geraldinesco e serrento. Nem a chorosa e lamurienta Fiesp (altas tarifas) esta se pronunciando, o q é conivencia. Que time esse em que jogam, hein?
      Nem que se pode jogar na cara de geraldo e aecio neves em 2014 quem foi que nao quis reduzir as tarifas em nome de um “maior lucro” imediato dos acionistas.

    • E ainda quer se antecipar ao final do julgamento da AP 470. Acho que perdeu a noção de bom senso, ou subiu à cabeça apercepção de que vai fazer uma limpeza no Brasil. Que que é isso, minha gente!!!

  • A mídia tucana e seus miquinhos amestrados só veem corrupção do adversário, mas tem telhado de vidro, alías é a casa inteira que é de vidro. Cambada de safados!

  • Jânio de Freitas deixou-me de boca aberta. Ele mostrou de que lado se posicionam os homens de verdade da imprensa brasileira. Parabéns, Jânio de Freitas!

  • O finado FHC escolheu o Engavetador Geral(do) Brindeiro para proteger a sua retaguarda no STF, pois ele tinha muito a esconder e para impedir que essas coisas chegassem ao STF colocou o Brindeiro como procurador.

    Os governos de Lula e Dilma não tem o que esconder, tanto é que eles permitem que o Brindeiro Gurgel (o que senta em cima das coisas do PSDB, do Dantas e Cachoeira ou tudo a mesma coisa) permaneça no cargo e promovendo uma campanha de caça às bruxas contra os governos de Lula e Dilma.

  • Nos tempos do Engavetador Geral(do) Brindeiro da República, o Brasil era o país com menos corrupção do mundo.

    Agora nos tempos do Brindeiro Gurgel, o Brasil é o país mais corrupto do mundo.

    A reposta para isto são muitas: Privatarias Tucanas, Petrobrax, Compra de votos da Reeleição, etc.

    O finado FHC sempre foi honesto…tão honesto quanto Paulo Maluf, Daniel Dantas, o juiz Gilmar Dantas, Carlos Cachoeira e as famiglias do PIG.

  • .
    OS MÁGICOS DE FHC
    Gustavo Patu, da Folha, gosta da companhia de Gustavo Franco. Problema dele. O problema passa a ser nosso quando tenta vender Gustavo Franco como homem credenciado a apontar opções de saída para o Brasil em meio à crise mundial.

    Um resumo da carreira do eminente pensador com matriz e filial no coração de Gustavo Patu:

    Todos lembram que, com Gustavo Franco à frente do BC, havia uma festa de consumo de importados, viagens anuais a Miami e à Disney, com o real tão valioso quanto o dólar. Franco, homem forte do governo e teórico mor até janeiro de 1999, estava por trás da mágica.

    Mesmo quando o país já havia perdido US$ 40 bilhões de suas reservas, seguia nessa política no Banco Central, junto com Malan na Fazenda. Os dois também trabalharam para Fernando Collor. Coincidência? Deixa pra lá. Isso é outra história.

    Ao deixar o governo em 2000, foi para a empresa Rio Bravo oferecer consultoria para os gringos interessados na privataria. Ninguém pode negar: Gustavo é homem de visão. Planta aqui e recebe ali. Tudo dentro da maior legalidade.

    Já disse que Gustavo Patu considera Gustavo Franco o homem certo para dar o caminho das pedras. Não é só ele. Veja e o grosso da mídia o trata como iluminado. Veja, como se sabe, é aquela revista que tem outro iluminado como colunista: Maílson da Nóbrega, um dos recordistas mundiais de inflação.

    Bom. Confesso que também tenho os meus heróis. Um deles é Mauro Santayana. Aquele que me deu uma luz sobre gente como Gustavo Franco: “Se ainda continuam aqui é porque é mais fácil ganhar o dinheiro que investirão em sua pátria de escolha.”
    Palmério Dória : http://www.brasil247.com/pt/247/poder/87021/Os-mágicos-de-FHC.htm

  • O grande diferencial é – A diminuição da desigualdade de renda e não campeonato de corrupção.

    (trecho de um site: A filósofa brasileira Marilena Chauí atentou para o fato de que princípio similar pode ser encontrado em Aristóteles (Política, escrito em 300 aC). Aristóteles afirmou que a finalidade da política é a vida justa, alcançada através da prática do bem comum. Segundo Aristóteles, para se alcançar justiça política é necessário, antes de mais nada, promover justiça distributiva.)

    Fico a pensar em uma explicação. Dois aspectos – o de Lula?Dilma como será que eles pensam e o outro o nosso.
    Ou pelo menos o meu. Penso: Será que eu por acessar a blogosfera “suja” ou progressista (aquela que prioriza a diminuição da desigualdade de renda das famílias como a principal meta de política social – País rico é país se pobreza) e que portanto repito pela blogosfera fico a par dos ataques do PIG, já que não assisto JN e nem leio os jornais: será que não estou vivendo uma síndrome em atribuir poder de influenciar a mente do povo. Povo composto de ricos que tiveram sim melhoria de renda porem menor que tiveram os pobres pois se trata de uma aritmética simplória senão não haveria diminuição da desigualdade.

    “Essa gangorra entre os dois extremos pode ser lida de outra forma: na prática, o grupo social mais privilegiado viu sua renda, equivalente a 24 vezes o que ganhavam os 20% mais pobres em 2001, cair para 16,5 vezes em 2011. Apesar da queda, esse indicador ainda deixou o Brasil distante de alguns países desenvolvidos da Europa, onde a relação entre os mais ricos e os mais pobres é de quatro a seis vezes.” Em http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,brasil-atinge-menor-desigualdade-de-renda-em-30-anos-diz-estudo-do-ibge–,966753,0.htm

    Estudo completo pelo IPEA aqui http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/comunicado/comunicado%20155_2.pdf

    Não será então esta uma explicação. Para os governos de esquerda (Lula/Dilma) este objetivo os deixa imune aos ataques do PIG. Quanto a mim não convem que alimente o “medo” que fortaleceria o PIG: baseado no filme Historia sem fim quando o Lobo que representa o “Nada” que tudo atrai e aniquila explica que o Nada é nada mais é ser alimentado pelo nosso próprio “medo” (Antídotos – Não conquistarão poder político pelo voto e estamos a nos prevenir do golpe à moda brasileira – Iniciativa do STF)

    • Medo de que? Medo de quem?

      Vocês é que estão com medo, pois sabem que no voto vocês não ganham nada. Vocês podem ter a mídia, o STF, a PGR, mas nós é que temos o povo. Simples, assim.

    • Senhor Roberto Ribeiro

      queira desculpar-me a resposta malcriada. Seu comentário não foi muito claro, e ficou parecido com o de alguns trolls. Cabia-me a mim distinguir o seu comentário do de outros que aqui vêm para provocar. Por isso eu lhe respondi por impulso.

      Saudações, João Paulo Ferreira de Assis.

  • Do blog da Cynara Menezes:

    “O que é mais vergonhoso para um presidente da República? Ter as ações de seu governo investigadas e os responsáveis, punidos, ou varrer tudo para debaixo do tapete? Eis a diferença entre Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva: durante o governo do primeiro, nenhuma denúncia –e foram muitas– foi investigada; ninguém foi punido. O segundo está tendo que cortar agora na própria carne por seus erros e de seu governo simplesmente porque deu autonomia aos órgãos de investigação, como a Polícia Federal e o Ministério Público. O que é mais republicano? Descobrir malfeitos ou encobri-los?

    FHC, durante os oito anos de mandato, foi beneficiado, sim, ao contrário de Lula, pelo olhar condescendente dos órgãos públicos investigadores. Seu procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, era conhecido pela alcunha vexaminosa de “engavetador-geral da República”. O caso mais gritante de corrupção do governo FHC, em tudo similar ao “mensalão”, a compra de votos para a emenda da reeleição, nunca chegou ao Supremo Tribunal Federal nem seus responsáveis foram punidos porque o procurador-geral simplesmente arquivou o caso. Arquivou! Um escândalo”.

    O papo continua mas esses parágrafos já explicam quase tudo.
    O artigo completo está aqui:
    http://www.cartacapital.com.br/politica/nos-tempos-do-engavetador-geral-refrescando-henrique-cardoso/?autor=28

    E ainda aparecem uns retrógrados fascistas – ou vice-versa, dá no mesmo – babando de ódio contra o ex-Pres. Luiz Inácio. Continuem babando, imbecis. Sugiro um golpe no STF. No voto, não ganham.
    Bando de energúmenos.

    • Não gosto do PT, acho seus diagnósticos dos problemas brasileiros tremendamente simplistas e equivocados, logo, perigosos e destrutivos, mas FHC é um pilantra muito pior, além de incompetente também. Não me esqueço que, diante das acusações de petistas de que FHC era um pilantra que havia até usado sua influência na Globo para transferir uma amante grávida para outro país, achei a denúncia improcedente e absurda, defendi FHC tolamente.

      Eis que depois descobri que os petistas eram que estavam com razão.

  • As criminosas privatizações de fhc/serra não tinham nenhum caráter ideológico ou era uma estratégia econômica, era mesmo para enriquecer os intermediários, como o banqueiro-bandido, que depois vieram a financiar as campanhas de tucanos nas eleições. Foi banditismo puro. Outro aspecto é que não poderiam nunca ser chamadas de privatizações, na medida em que a aquisição das empresas nacionais eram feitas com recursos do BNDES a perder de vista. Eram portanto DOAÇÕES pura e simplesmente. E dúvido que algum dos “empréstimos” tenha sido pago algum dia. Os montantes envolvidos nas intermediações das doações de empresas construídas com dinheiro público deixam no fim da fila qualquer outro escândalo de corrupção da história da república.

  • “Um novo udenismo que age como no passado, de novo a serviço do conservadorismo e dos privilégios de certa elite que não se conforma e não aceita as mudanças empreendidas no país pelos governos do PT, porque teme perder seu poder e riqueza, acumulada a sombra e as custas do Estado.” ( José Dirceu.)

  • Esse fhc e essa mídia brasileira são uma afronta à inteligência dos brasileiros. Quando lembro da privatização da Telebrás, fico irada. Como é chato pagar caro por um serviço de quinta. Ainda dizem que foi para modernizar. Hoje, a maioria dos brasileiros têm telefone sem poder usar, devido à conta caríssima. Eu tenho um celular que só coloco crédito de 3 em 3 meses de tanta raiva. Nós o povo poderíamos boicotar essas empresas de telefone para ver se elas voltam para o Estado. O povo não aguenta mais pagar contas tão caras. O fhc só presta para deixar herança maldita.

  • É impressionante a dificuldade dos analistas políticos do governo e do PT perceberem que a mídia tomou a frente da oposição no Brasil, inclusive declarando-se como tal, e desde então mantém o governo sob pressão através da estratégia do ataque permanente, para evitar que o governo acabe com o monopólio que hoje beneficia as cinco famiglias que determinam como o brasileiro deve ser informado, com os fatos.

    Para acabar com a farra da vaca louca da mídia, basta o Bernardo tirar a bunda da cadeira e o projeto do Flankin Martins da gaveta e tocá-lo à frente, que toda a mídia para de atacar e passa a se defender como louca. Depois é deixá-la no esperneio até que democraticamente das cinzas da midia partido do millenium, surja efetivamente orgãos de pensamentos livres, contraditórios e e efetivamente democráticos, para ajudar na transformação do Brasil da casa grande e da desigualdade, no país das grandes causas e da igualdade, o Brasil das oportunidades, moderno e justo.

  • O verdadeiro “roubo” do Lula.

    “Decifrar o mito é decifrar-se” R. Barthes.

    Segundo o dicionário elite é “uma minoria social que se considera prestigiosa e que por isso detém algum poder e influencia”.
    Esta acepção define claramente as ideologias direitistas. Exclusivistas por natureza encontram ressonância nos aspectos mais primitivos da psique. As sociedades moldadas no sistema capitalista incentivam este “exclusivismo” através de uma diferenciação que permite pertencer a aquela “minoria social” do prestigio, poder e influencia.
    Escritura antiga gravada nas profundezas do inconsciente nos recorda que precisamos ser, ou aparecer, melhor que os outros porque sabemos que o circulo dos genuinamente diferentes é reduzido.
    Antiga crença que pressupõe uma superioridade dada por Deus e que não cabe aos mortais discutir. Este princípio ampara as monarquias e sua pretensa nobreza e está baseado no que se chama de consciência mítica que, ainda rejeitada no mundo moderno é atuante nas civilizações mais primitivas nas quais os conceitos de liberdade, igualdade e fraternidade não passam de pura demagogia.
    O mito, sendo uma representação coletiva transmitida através de varias gerações, nasceu da necessidade de explicar o mundo e sua fenomenologia. Ele deu base para aquilo que se chama de arquétipos que, etimologicamente significa modelo primitivo, idéias inatas.
    Hoje vemos um espernear virulento dos meios de comunicação e daqueles que se consideram os “cérebros” deste País (há um que até já ganhou a imortalidade) contra a igualdade. Pessoas que representam pessoas que não aceitam que a “ordem primária” seja alterada.
    Isto já aconteceu no Olimpo (a moradia dos grandes deuses) e se reproduz fielmente quando qualquer desordeiro distribui riqueza e democratiza a educação (o caminho real para a igualdade).
    Prometeu é o mito que explica cabalmente a agressão cruel e desmedida para o ex-presidente Lula dada pelos guardiões da verdade oficial, sendo ele a melhor representação de Prometeu que poderíamos achar.
    O mito diz que foi dada a missão para seu irmão Epimeteu de criar os homens que resultaram em seres de barro, sem iniciativa e sem inteligência alguma. Faltava neles o “fogo criador” que estava no Olimpo e que era atributo apenas dos deuses. Prometeu, apesar de ser um titã, era aceito como visitante na moradia dos deuses olímpicos (aqueles que gostavam do operário enquanto figura anedótica e metalúrgica e que se enfureceram quando se tornou presidente) roubou o fogo dos deuses e deu aos homens que tiveram assim acesso às artes da civilização (escrita, matemáticas, agricultura, medicina, ciência).
    Os homens de certa forma igualados aos Deuses, ficaram perigosos e desobedientes o que originou a ira de Zeus (o Deus maior) que condenou Prometeu a ficar amarrado numa rocha onde todas as noites um abutre (ou águia) comia-lhe o fígado (o centro das emoções).
    Nossos olímpicos e seus representantes midiáticos nunca perdoarão a Lula (o agente da igualdade) e como abutres ferirão um ser que não conseguem matar, fazendo-o sofrer de todas as formas possíveis. Esta punição horrível não passa de uma derradeira e inútil vingança porque o que nunca conseguirão é apagar o “fogo criador” entregado ao povo que se nutre com esperanças concretas, depois da passagem de Prometeu pelas terras brasileiras.

  • Não sei se em 2017 o PT ainda existirá, mas caso exista, e algum problema acontecer, certamente para os petistas será culpa de Fernando Henrique Cardoso.

  • Não sei se em 2217 o PT ainda existirá, mas caso exista, e algum problema acontecer, certamente para os petistas será culpa de Fernando Henrique Cardoso.

    • Na Bahia existe um ditado interessante, todos sabemos que burro, mula e besta é o mesmo animal, híbrido produto da união co cavalo com a jumenta ou do jumento com a égua. Sendo híbrido, não procria. O ditado diz:
      ” Burro não trepa nem mula dá cria, mas continua nascendo besta”.

  • É bom ver que pouco ou quase nada mudou no Brasil!!!!
    Continua a sanha de não se querer mudar para valer, rever os sistemas político, partidário, previdenciário, tributário e se gasta uma energia enorme brigando para saber quem é o ex-presidente mais corrupto da história com acusações de ambos os lados, convites para ler textos de jornalistas mais ou menos amestrados e tendenciosos, mais ou menos contra ou a favor como se isso fizesse diferença para o futuro do Brasil e mais, dos brasileiros. Realmente, se FHC comprou sua reeleição o pior crime embutido nisso foi ter com isso providenciado a reeleição de Lula e seus cupinchas encastelados até hoje nos ministérios com tantos resultados ruins conhecidos, além é claro, como não poderia deixar de ser, alguns outros bons.
    O pior é que se perde tempo ao não se apresentar propostas reais, inovadoras, que possam tirar o Brasil da beira do abismo e sim, querem que o país de um passo à frente!!!???
    Oras, também sou bem assim e critico até os limites – assim creio – do tolerável os governos atuais os quais, nos últimos 10 anos tiveram as melhores condições históricas de realmente, não só aproveitar tudo de bom que lhes foi negado mas, preferiram ceder às pressões dos que mandam realmente no Brasil – as máfias financeira, industrial, da construção civil, política, de funcionários públicos de maiores salários e por ai vamos na descendente, lastreados há dez anos na desculpa (sic) de uma pretensa “herança maldita” a qual permitiu 6 a 8 anos de bonomia de trunfos políticos seguidos mas, sem um projeto de governo, sem estratégia como se prova todos e a cada dia, pondo em risco o futuro.
    Que tal pararmos de querer reescrever a história e com o concurso “quem foi o mais criminoso entre os poderosos políticos do Brasil?” e, exigirmos todos os cidadãos de bem que se investiguem todos, mas todos mesmo!, processem, julguem e prendam todos os bandidos mas não só a arraia miúda e sim todos os corruptores e corruptos que pagam para tantos roubarem.
    E, vista a grande inteligência presumida na excelência dos textos críticos, se proponham elementos de luta para que o Brasil saia desse buraco e volte a ter alguma esperança.

  • Recordo que na era FHC, a Polícia Federal sofreu com o sucateamento imposto pelo governo dos tucanos. O Programa de Demissão Voluntária – PDV, atingiu de forma significativa as ações da PF, faltava combustível para os veículos e até recursos para o pagamento de diárias aos policiais. Esse era o modelo “eficiente” de combate à corrupção no governo dos tucanos, tanto no Governo Federal, quanto no dos tucanos que se prolonga por duas décadas em São Paulo.

  • vamos deixar de hipocrisia: esse idiota que destruiu o país durante 8 anos, além de ser informante da cia,todas as suas “pseudo-teses” de doutorado, foram desenvolvidas por sua mulher ruth, que diga-se de passagem, odiava o cara que vivia ao seu lado. dúvidas? basta ser lembrado que durante essa governança de venda do país, a mulher jamais esteve ao lado desse boçal. agora quando foi descoberto que ao se pagar para essa imprensa de merda os valores por elas exigidos e segurar os debitos ferderais,por ex: U$ 2 bi da globo, vai jornalista dar para o imbecil, e ao engravidar,era o que aquele portugues de merda queria, fazer o que fosse importante para ele e que o país se fodesse.portanto, se não houver um aniquilamento de sarney, temer, cardozo,gleisi e bernardo, não esquecendo da filha daquele “jornalista”bloch que está na secretaria de comunicação,o país irá retroceder e muito, voltaremos sim, a ser uma republiqueta de bananas.acorda da.dilma, antes que o seu tempo passe.com essas noticias mentirosas diarias sem respostas de voces, o povo que te elegeu,já está com o saco cheio do silencio proposital de voces.
    reinaldo carletti

  • desculpa edu….04 de dezembro, dia mundial da sabedoria, parabéns para nós, que nascemos nesse dia.deveria ser feriado mundial…..(brincadeira,claro).felicidades.
    reinaldo carletti

  • Qualquer acusação de erro de um lado é considerado corrupção e divulgado e ampliado em grande escala e a grande corrupção de outro lado ´e considerada normal e tratada com tolerancia total,nem merece ser divulgada.

  • A ideologia que perpassa os principais pronunciamentos dos ministros do STF parece eco da voz de outros, da grande imprensa empresarial que nunca aceitou que Lula chegasse ao Planalto. Seu destino e condenação é a Planície. No Planalto poderia penetrar como faxineiro e limpador dos banheiros, como aliás parece ter sido o primeiro e honroso trabalho do ministro Joaquim Barbosa no STE. Mas nunca como presidente.
    Ouvem-se no plenário ecos vindos da Casa Grande, que gostaria de manter a Senzala sempre submissa e silenciosa. Dificilmente, se tolera que através do PT os lascados e invisíveis começaram a discutir política e a sonhar com a reinvenção de um Brasil diferente. Tolera-se um pobre ignorante e mantido politicamente na ignorância. Tem-se verdadeiro pavor de um pobre que pensa e que fala. Pois, Lula e outros líderes populares ou convertidos à causa popular como João Pedro Stedile, começaram a falar e a implementar políticas sociais que permitiram uma Argentina inteira ser inserida na sociedade dos cidadãos. (Leonardo Boff- 04.10.2012 ).

  • Pra quem não sabe a matemática é a seguinte:

    Escravocratas = Fazendeiros Paulistas da República Velha= UDN = ARENA = PFL + PSDB = Dem +PSDB.
    São golpistas: levaram Vargas ao suicídio, depuseram Goulart e apoiaram 21 anos de ditadura.Enriqueceram e nunca amaram o Brasil.O sonho dessa gente é revogar a Lei Áurea, manter o povo em perpétua estupidez e entregar o país por 30 moedas de prata,como Judas fez com Cristo.

    Leiam o livro “A Privataria Tucana” e vejam como funciona a mafia Tucana

  • O PT é um partido sitiado por sua incompetência (PIB de 1%) e marcado pela corrupção! E não foi por causa da oposição! Este partido está virando um instrumento político de blindar, de evitar que os escândalos alaguem o governo. Mas até quando o Ministro da Justiça vai conseguir negar que Rosemary viajou 30 vezes com o super passaporte diplomático, no avião do presidente? E que foi através desta “prática de administração pública” que a quadrilha de corruptos foi nomeada? Até quando relatores como o da CPMI do Cachoeira, vão proteger construtoras como a DELTA? Até quando José Dirceu vai se proclamar inocente e o Lula que não mentiu? E os que nunca estão satisfeitos? Vai ser difícil conter políticos como Vaccarezza e muitos outros mastodontes engordados na safadeza!
    E os partidos comparsas do PT? Estão ávidos por postos de comando onde poderão roubar também! A peçonha já foi inoculada e se espalhou pelo corpo do governo, resta o Coliseu! Aproximam-se grandes eventos, esperanças de vitórias que farão tudo esquecer. Mas se isto não acontecer!
    Neste contexto, os mais sombrios protagonistas desta ópera bufa são os militantes do PT! Recusam a se conscientizar do mal que estão causando à nação! Em especial, aqueles que deveriam fazê-lo por profissão! Refiro-me aos jornalistas que priorizam as publicidades oficiais e emprestam suas penas na defesa de marginais! Não escrevem uma só palavra sobre Dias Toffoli, o medíocre da corte ou sobre Ricardo Levandowiski, o defensor dos criminosos! Mas se comprazem em ridicularizar Luiz Fux para agradar uma platéia ávida em dar risadas e promover escárnios como se isso importasse à nação! São os mesquinhos preconceituosos, as escórias do jornalismo que desejam regular a imprensa!
    Eugênio José Alati, e-mail: [email protected]
    Em tempo I: repito, gostaria de saber onde estão as manifestações de solidariedade dos amigos de José Dirceu que prometiam balançar a República? Certamente estão preocupados em deletarem seus e-mails para não caírem nas malhas da Polícia Federal! Ou, é mais provável, pajeando Rosemary na preservação do deus Lula para que não caia do pedestal.
    Em tempo II: jamais tantos canalhas, receberam tanto respeito na defesa de seus direitos como no julgamento do mensalão!
    Em tempo III: é claro, mas é claro, é evidente que quaisquer cidadãos poderão discordar da minha opinião. Mas por favor, pelo menos continuem educados já que não dispõem de argumentos! Obrigado.

  • So gente ignorante que nao entende que o Brasil so tem duas fases antes e depois do Lula…podem falr mal dele o quanto quiserem…mas esta afirmacao e a mais pura verdade…de devedor o pais passou a credor… pobre hoje tem poder de compra, gracas a ele… Agora vem esta elite imoral comprar as mideas, e o povo acredita em tudo o que ve… entao compra de votos sempre existiu , nao aprovo, mas nao e previlegio do pt… gente honesta e desonesta tem em todo partido… agora concordo com a fala de alguem acima… a corrupcao era por baixo dos panos…e ate isso e gracas ao governo Lula q abriu a guarda pras averiguacoes… nosso pais e hoje sexta econimia mundial, entre os cinco que amis crescem no mundo e isso ninguem fala mais, por conta deste mensalao que foi reaberto logo nas eleicoes, e sera porque??? como se fosse o unico partido a ter estes problemas…

  • o brasileiro tem que ser mais nacionalista mais duro com vagabundos e prestar atencao em quem fas pouco mas faz e ver aqueles que nao fasem nada

  • A verdade é uma só ! Todos são ladroes, independente de partidos.
    Esta conversa de dizer que Brasileiro não sabe votar, é jardão de algum Vagabundo Imoral.
    Querer emputar as responsabilidades em cima do povo que foi enganados nas campanhas politicas é muito facil.
    Para começar a melhorar o BRASIL, temos que mudar este sistema politico, primeiro eliminando vereadores que não prestam para nada,ou diminuir o numero do quadro.nas prefeituras que tambem são corruptas, roubão até verba para MERENDA ESCOLAR.
    O Brasil é enórme, deveria ser raxado ao meio,um presidente não tem a capacidade de governar este pais.
    A camara dos deputados deve acabar, mesmo porque aquela possilga virou balcão de negocios.
    O sistema de governo deve mudar , porque o presidencialismo esta falido, muitos ladoes,corrupção más nem em sonho isto vai mudar, não adianta, não tem concerto, acabou,partido nenhum tem a moral de acusar o outro, perde-se muito tempo com acusações,corrupções, cpis, o ano inteiro e não fazem oque deverião fazer que é trabalhar por um brasil melhor.muito dinheiro jogado fóra,enquanto a sáude, educação, e principalmente a segurança esta abandonado.
    Em relação a segurança, o poder publico perdeu para o crime devido aos vagabundos do congresso nacional não mudarem este codigo penal de 80 anos, em sp não tem máis controle,isto esta pior que paizes miseraveis como na america latina,
    Se não nos unirmos estamos perdidos, com estes deputados e senadores corruptos.
    Veja o exemplo do magistrado evandosk, se depender deste juis o brasil vira o mexico, terra de ninguem,
    e por outro lado o magistrado Barbosa tentando colocar tudo a limpo, é muito forte a pressão.
    O idoso FHC deveria ir jogar bingo, porque não tem moral nenhuma, para falar do imoral,
    Fhc foi o pior governo da historia do brasil, o mais corrupto, vivia batendo nas portas do FMI, foi classificado como MÓLEQUE inrresponsavel pelo governo americano, o salario minimo éra 70 dolares, não existia emprego,desviou verbas para salvar bancos,sofremos com apagões,comprou votos dos deputados,afundou o brasil em dividas,
    Enfim ! não da certo temos que mudar tudo.
    Nas proximas eleições esqueção todos que estão em brasilia , vamos tentar renovar o quadro que derão as costa para segurança, saude, e educação no brasil

  • Como a sociedade é ipócrita, é impressionante.

    Não tenha duvidas que FHC foi o maior corrupto da historia do BRASIL, e enriqueceu com dinheiro sujo, ele e toda a familha dele, e tambem Banqueiros, a classe rica da época,sindicatos, Deputados, Senadores.juizes,
    red. televisões. empreiteiras etc….A classe pobre foi sugado como vampiro por todos esses senhores e senhoras,roubando a dignidade e o respeito dos seus cidadãos.

    Eramos vistos no exterior como favelados,mindingos, e miseraveis pelo fato do FHC não parar de pedir esmolas ao FMI para sustentar todos que estão acima,

    Foi escurraçado pelo presidente Americano, chamando-o de muleque insresponsavel,calou a boca da policia federal falindo-a,empidindo as investigações na época, e juizes se calarão.

    Os sindicatos foram beneficiados ,como moeda de troca não poderia fazer greve para não desestabilizar o governo deste ladrão descarado.

    Governou como um farahó, ele tinha o poder nas mãos ,más as autoridades deste Pais estava corrompida, e nada podia-mos fazer.

    Estudou Sociologia para roubar pobres e mendingos.

    E agora se repete as coisas, más graças a DEUS temos o MAGISTRADO BARBOSA.
    O Lula deve explicações para o Povo, em ter comprado uma FAZENDA de R$ 40 milhões, enquanto estava na PRESIDENCIA, achando que somos imbecis e que isto vai cair no esquecimento das autoridades.

    Não podemos alizar a cabeça de ninguem seja de que patido for, tenho certeza que o MAGISTRADO BABOSA cedo ou tarde fára esta cobrança, e a justiça sera feita.

  • Cool blog! Is your theme custom made or did you download it from somewhere?

    A design like yours with a few simple adjustements would really make my blog
    jump out. Please let me know where you got your theme.
    Thanks

  • Como tenho saudades da época da Revolução Francesa! Que maravilha ver rolar as cabeças dos políticos e reis e príncipes e juízes daquela época! Acredito que para o Brasil mudar seria necessário invadirmos Brasília e colocar os nossos políticos na guilhotina sem exceção. Talvez depois disso surgisse um país mais digno de se viver! Sobre o Fernando Henrique até hoje não consigo entender a venda da Vale do Rio Doce, sendo uma empresa que só dava lucro e de prioridade Nacional, como isso aconteceu! Ai tem coisa que ninguém teve a coragem de investigar! Como também a venda do BANESPA E CEESP em São Pulo, que ficou sem um banco estadual e sem financiamento de casa própria para os paulistas! Só pra alertar a Sabesp já esta quase vendida pros americanos (e a conta de agua já subiu 15%) e o DETECTA que o Alkimin comprou, só serviu no período eleitoral. Pense no trabalhador sendo escravizado como os sans-culottes da época francesa e os políticos nossos gosando a vida lá em Brasília e fazendo leis contra o trabalhador brasileiro, dizendo que representam o povo e o trabalhador brasileiro. Eles não me representam! E a mudança tem que ser radical! Um dia ei de ver esta revolução acontecer!

  • Vejam isso.

    Programa de entrevistas televisiva (Vídeo): DIRETO AO PONTO
    Tema: CORRUPÇÃO NUNCA MAIS . . .

    Entrevistador: Jornalista Sergio Pires
    Entrevistado: Roberto Pereira – Representante da Maçonaria
    Data da Exibição : 03/07/2015 Exibições: 336
    Fontes: http://www.gentedeopiniao.com.br/opiniaotv/index.php?vid=6329&cat=9 e
    SIC TV
    ( 1 ) Comentários – Comentar Vídeo
    Fonte: http://www.gentedeopiniao.com.br/opiniaotv/comentarVideo.php?news=6329
    De: Sebastião Farias
    Data: 05/07/2015

    É válida a iniciativa, mas limitada, pois a cadeia de corrupção carece, além de leis que já existem, de outros elementos como instrução e conscientização do povo e, principalmente, maior efetividade da fiscalização constitucional dos Poderes Legislativos. Nossa contribuição e sugestões, seguem abaixo como comentário da entrevista citada: Sucesso;
    S. Farias
    “O Brasil real vencerá a corrupção, a desinformação e a crise, que é mundial.
    A verdade é que, quando analisamos o Brasil real, despojados de paixões ideológicas, parcialidades e/ou de preconceitos, podemos concluir que os problemas nacionais, regionais, estaduais e municipais, têm como causas comuns e, são resultantes em grande parte, da falta de um maior protagonismo dos Poderes Legislativos competentes, no que tange ao cumprimento de suas atribuições constitucionais de fiscalização, que existem para que ele(s), funcionando bem, efetiva e proativamente, não permita que fatos negativos como corrupção, má aplicação de recursos públicos, construções/obras e/ou serviços públicos sem qualidade e funcionalidade inadequadas ocorram, causando prejuízos ao tesouro público, prejudicando a população e o contribuinte.
    A corrupção no Brasil, diferente do que parte dos meios de comunicações conservadora e dominante quer fazer crê, com sua estratégia desinformadora, existe muito antes de 2003, pois o Brasil foi descoberto em 1500. Ela, é resultante também, da omissão parcial dos Poderes Legislativos e, da cultura nociva existente, que é amparada: i) no elevado individualismo e egoísmo das pessoas; ii) na falta de zelo com as coisas públicas, na falta de compromisso dos agentes públicos com o povo, no desvio de conduta moral e ética dos indivíduos, etc; iii) na injustiça, causada por uma justiça caolha e parcial; iv) na autoconfiança dos infratores com poder econômico, na impunidade; etc.
    São também, essas práticas ilegais e irresponsáveis, alimentadas pela falta de acesso do povo a informações transparentes, verdadeiras e imparciais, pelo analfabetismo político, moral, cívico e de cidadania da grande maioria da população. Isso, independente de seu grau de formação intelectual, pois, a maioria não tendo senso crítico, nem interesse e meios de checar a veracidade das informações que recebem, terminam, na maioria dos casos, tornando-se massa de manobra e eco dos meios de comunicações dominantes e/ou oportunistas, ao aceitarem, insinuações e/ou inverdades como verdades absolutas e, pior ainda, disseminando-as, para outras pessoas. No final, ao que parece, e os dominadores e/ou oportunistas sabem disso, o povo só serve mesmo, para legitimá-los no poder nos períodos eleitorais. Isso sim exige uma mudança de atitude urgente, da sociedade, das organizações sociais e das instituições públicas afins, para correção dessas práticas nocivas à nação.
    Nossa sugestão sobre o tema, além do combate legal ostensivo, seria o lançamento a nível nacional, de uma Campanha ou Ação Educativa sobre o assunto, que seja nacional, ampla e permanente, capitaneada pelos MPF e MPEs, junto aos órgãos públicos afins às cadeias políticas; de gestão pública; de educação; de formação e de capacitação de talentos humanos; bem como daquelas envolvidas no atendimento às famílias e escolas primárias, como ONGs, Sindicatos, Igrejas, etc. Quando isso acontecer e, os MPs Federal e Estadual, auxiliados pelos TCs, Governos, derem prioridade a essas carências de e de instrução, conhecimento institucional, conscientização do povo em relação aos Poderes Constituídos, dos seus papéis e de suas responsabilidades. Complementar a tudo isso, estaremos concorrendo e muito, para o fortalecimento estrutural, para a adequação da capacidade operacional, para a gestão e à funcionalidade das instituições públicas estratégicas, prioritariamente, daquelas de segurança pública, bem como daquelas de Controle Interno e Externo aí, incluídas, as competentes Comissões Permanentes de Fiscalização e Controle das Políticas Públicas dos Poderes Legislativos ( que devem estar estruturadas e equipadas), de quem devemos exigir protagonismo efetivo na defesa do interesse público.
    Assim, no âmbito dos serviços públicos, dentre outras, são essas, algumas das suas competências e/ou atribuições dos parlamentares: federal ( Artigos. 44 a 46, associados aos Artigos 49 e seus Incisos IX a XI; 50 e 51 da CF); estaduais ( Artigos 8º; 9º; 29 e seus Incisos XXXVI e XXXVIII; 36; 46 a 49 e 135. exemplo da CE/RO) e municipais (Artigos 47; 48 e seus incisos VII, XVI e XVIII; 49; 50; 73 e 74. Exemplo da Lei Orgânica do Município de P. Velho/RO), por serem esses Poderes Legislativos, auxiliados pelos Tribunais de Contas competentes, as primeiras instâncias da cadeia pública de Fiscalização e Controle Cidadã.
    Tais sugestões, referentes aos Poderes Legislativos, se justificam, pelo fato de que, sendo esses Poderes, legítimos representantes constitucionais do povo e do Estado, que são o patrão, são também, coparticipantes dos governos dessas Unidades Federadas, juntos e harmonizados com os Poderes Executivos e Judiciários das instâncias federativas competentes. Isso porque, esses Poderes Legislativos, são também, responsáveis legais pela fiscalização proativa de conformidade legal, orçamentária, técnica e de qualidade, bem como pela certificação de conformidade, da conclusão, do recebimento e da funcionalidade das obras, bens e/ou serviços públicos, emanados das políticas públicas e programas estratégicos, etc, antes de serem entregues para utilização e benefícios da sociedade, pelos entes públicos responsáveis.
    É claro, que parte da imprensa, por não informar e nem instruir o povo como deveria, acumula um passivo significativo nesse sentido, motivo pelo qual, também, tem a oportunidade de colaborar e de se redimir dessa dívida com a sociedade. Por outro lado, o povo deve aprender a reclamar e a exigir qualidade e funcionalidade nas obras, bens adquiridos e/ou serviços públicos, junto aos Poderes Legislativos competentes, que são os legítimos representantes e fiscais do povo, que é o patrão.
    São essas as nossas contribuições, sugestões e comentários. “
    Todos(as) pela maior e melhor fiscalização dos Poderes Legislativos do Brasil”

    Engº Agrº Sebastião F Farias
    OBS. : Como nosso país tem também, algumas coisas boas, aí vão alguns Links que valem apenas, professores(as) interessados(as) consultarem, para atualizarem seus conhecimentos em relação a crise de desinformação, que, enfrenta o povo do Brasil, de forma que tenham como alternativa, o que transmitirem aos seus estudantes, como complemento do processo didático de aprendizagem contemporâneo dessas pessoas, sobre o nosso país, o Barsil :
    I – Constituições Federal e Estadual e Lei Orgânica do município de Porto Velho:
    1) http://www.senado.gov.br/legislacao/const/con1988/CON1988_28.11.2013/ ;
    2) http://www.al.ro.leg.br/leis/constituicao-do-estado-de-rondonia ;
    3) https://www.leismunicipais.com.br/lei-organica-porto-velho-ro ;
    4) http://www.emtempo.com.br/comissao-quer-facilitar-processos-na-gestao-publica/#comment-22095;
    II – Avanços jurídicos importantes dos governos Lula e Dilma de combate a corrupção:
    1) http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/Lei/L12529.htm – Lei que Estrutura o CADE;
    2) http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12683.htm – Nova Lei que pune os crimes de lavagem de dinheiro ;
    3) http://www.jusbrasil.com.br/topicos/26890898/lei-n-12846-de-01-de-agosto-de-2013 – Lei anticorrupção ou da probidade empresarial) ;
    4) http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12850.htm – Regulamenta os conflitos de interesses dos cargos ou empregos no âmbito do Poder Executivo Federal ;
    III – Algumas notícias exitosas do país que poucos conhecem e que orgulham o Brasil: A)http://www.mds.gov.br/saladeimprensa/noticias/2014/setembro/brasil-sai-do-mapa-da-fome-das-nacoes-unidas-segundo-fao ; B)http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u621862.shtml ; C)http://www.conversaafiada.com.br/economia/2015/06/08/lula-acabar-com-a-fome-desperta-odio/ D)http://www.fenafar.org.br/portal/sus/64-sus/318-o-sus-e-exemplo-para-outros-paises.html ; E)https://www.fao.org.br/Bsmfpfdp.asp ;
    F) http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2015/08/18/brasil-e-o-maior-campeao-da-worldskills-2015/

    IV – Algumas notícias sobre corrupção, sonegação e a crise, que não são só do Brasil :
    a) http://www.revistaforum.com.br/mariafro/2015/04/13/para-voce-que-nao-conhece-o-combate-corrupcao-brasil/ ;
    b) http://www.quantocustaobrasil.com.br/artigos/o-sonegometro-a-lavanderia-brasil-e-a-esquizofrenia-fiscal ;
    c) http://www.asclaras.org.br/arvores/partidos.html ;
    d) http://www.asclaras.org.br/arvores/cinco.html ;
    e) http://www.asclaras.org.br/arvores/cinco_bancos.html ;
    f) http://www.viomundo.com.br/denuncias/na-casa-branca-reporter-da-globo-explicita-como-os-patroes-dela-enxergam-o-brasil-mas-e-rechacada-por-obama.html ;
    g) http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,1-da-populacao-mundial-detem-50-do-pib-do-planeta,1621754 ;”

  • Aleluiaaaaaaaaaa, até a enfim achei um brasileiro q raciona.

    Estou cansado esses MAURCINHOS babacas que cometem o crime de preconceito ao PT. Falar do FHC, de bom apenas como ministro da fazenda que graças a Ricupero e a impossível conciencia dos emprezarios após decadas perceberam que inflação não sao povo e até mesmo muitos que se achamé bom para ninguém.
    Como presidente foi o pior de todos sem dúvida.
    A capacidade de percepção dos seres humanos é polar, abaixo de zero.
    A safadeza é milenar, que diga Adão e Eva, Judas, o povo a espera de Moisés do Sinai etc…
    Abraços

  • Bom dia todos do Portal MSM! O motivo do meu contato c/ os senhores, é p/ informa-los q no último dia nove, do corrente mês, eu lançei o meu mais novo livro. Livro este q de forma realmente direcional, eu convido, argumento e explico da melhor forma possível o q nós, nação brasileira, precisamos ou precisaríamos fazer, a meu juízo, e nos valendo unicamente de medidas e ações puramente democráticas e coletivas, obviamente, p/ assim trazermos os nossos próprios compatriotas p/ dentro da vida política nacional. Efetivamente! Compreendem?
    E lá neste meu simples livro eu também abordo mto sobre a forma “desequilibrada e quase sempre parcial”, no meu entendimento, q no caso é como alguns formadores de opinião do nosso amado país, lamentavelmente, veem emitindo suas opiniões sobre certos assuntos, por exemplo, sobre política, sobre corrupção, e seja isso na forma escrita, falada ou televisiva p/ a própria sociedade brasileira. Já tão decepcionada, e ofendida, c/ tanta coisa ruim acontecendo ao mesmo tempo no momento atual. Infelizmente.
    Não é à toa q as coisas estão como estão: com a temperatura lá nas alturas! Não é? Do ponto de vista da efervescência social propriamente dito.
    Estar faltando mesmo é fazer uma contextualização mais ampla, justa e imparcial, na linha do tempo, por exemplo, pegando dos anos 90, p/ os dias atuais, envolvendo estes dois assuntos já citados a cima, por mim, p/ a sociedade brasileira é nas opiniões dadas por alguns destes tais, rotineiramente, opiniões estas externadas nos mais variados meios de comunicação existentes em nosso país! É exatamente isto o q está faltando, claro, fora outros esclarecimentos mais, mais aprofundados, ainda neste mesmo contexto. Isso, no meu próprio entendimento. Reitero.
    E lá no meu simples livro, eu sugiro q se crie no nosso país inteiro, e q se use para fazer isso a força coletiva da nossa própria sociedade, a “Casa da Leitura Brasil Melhor”, lá no livro eu explico detalhadamente como fazer isso.
    Enfim, e caso haja interesse, por parte de alguém, claro, segue aqui o site onde encontrar o livro:www.clubedeautores.com.br
    Título: Pense Bem 2. Formadores de opinião: cuidado com eles!
    Autor: Antonio Peixoto da Silva.
    Dia em q o livro foi lançado: 09/03/2016.
    Desejo a todos um excelente dia! E fiquem com Deus.

Deixe uma resposta