Quanto tempo demora até a guerra verbal virar guerra campal?

denúncia

Publico este post não exatamente por conta do fato que noticiarei a seguir, mas por tal fato decorrer de um processo que vejo ir se materializando e que me preocupa porque já o vi ocorrer em países sul-americanos que visito a trabalho, com destaque para a Venezuela.

Não foi uma só vez em que fui ameaçado de espancamento ou de morte tanto via comentários aqui no Blog quanto no Twitter. A última aconteceu no site Brasil 247, em comentário a artigo de minha lavra publicado aqui e republicado lá.

Nunca dei maior importância a esses psicopatas. Apesar de achar que só fazem tais bravatas por trás de um computador, um deles foi munido de cartazes me caluniando ao encontro de blogueiros em Brasília, em 2010, e, em dado momento, fez menção de me agredir.

O mais grave é que um maluco é uma coisa, mas, naquela oportunidade, o pirado estava com um irmão tão pirado quanto ele. Ou seja, se eram doentes, a doença atingiu a ambos…

Claro que, tanto quanto as outras ameaças que recebi, esta também será enviada às autoridades devido à gravidade, pois o indivíduo, obviamente que oculto sob um pseudônimo, ameaçou me matar a tiros.

Tenho quase certeza de que é o mesmo sujeito de Brasília, o que deverá facilitar sua identificação pela Polícia. Confira, abaixo, a ameaça que me foi feita:

GALEÃO CUMBICA 29.12.2012 às 19:35

So de pensar que esse tipo de animal com nome de gente, Eduardo Guimarães, financiado com dinheiro publico escreve um lixo desse calibre, da vontade de encontrar o sujeito e meter-lhe um balaço no meio da cara!!! (…)”

Particularmente, penso que é bravata. Nem acho que quis me intimidar. Apenas externou seu ódio, um ódio que não nasceu em si, mas que foi instilado pela mídia, pelos Reinaldos Azevedos, Augustos Nunes, Elianes Cantanhêdes e congêneres.

O problema, portanto, não sou eu ou esse pirado – nem os outros tantos que há por aí. O problema é que a direita midiática está desencadeando, no Brasil, um processo que vi, recentemente, em países vizinhos.

Até alguns poucos anos atrás eu viajava bastante à Venezuela e, lá, vi várias cenas de batalha campal. Certa vez, chavistas e antichavistas quebraram uma lanchonete em que eu estava. Cheguei a levar um murro no estômago ao tentar proteger uma moça empurrada por um dos brigões.

Vi essas coisas acontecerem, também, na Bolívia e no Equador.

No Brasil, tudo tem se resumido, salvo exceções, à internet, com os valentões bem escondidinhos por trás do computador, inclusive usando codinomes.

Mas o processo que me preocupa, é inexorável. Nos países em que a violência de origem política tem eclodido, ela começou na imprensa e na internet. Aqui, se não se conseguir convencer a direita midiática a parar de fomentar ódio, a guerra campal não vai tardar.

Depois não digam que não avisei.

201 comments

  • A violência parte de gente desclassificada como o Ancelmo Góis, que usa sua página no golpista o Globo para atacar de forma rasteira presidentes que foram eleitos pela vontade da maioria.

  • A direita, “elite”, mídia e, por incrível que pareça STF, estão espalhando ódio no Brasil. Só que esse ódio muitas vezes pode se virar contra eles mesmos. Talvez eles desconheçam a lei de ação e reação.

  • totalmente de acordo

    cansada de ler esses tipos vertendo ódios desmedidos sem ao certo saber porque fazem
    é um ódio irraciolnal e sem argumento algum

  • Este é o resultado da ofensiva do STF golpista a serviço das elites contra os avanços da sociedade brasileira nos últimos 1 anos. Como não conseguiram derrubar o presidente Lula ou abalar governo da presidente Dilma, Joaquim encarrega agora sua quadrilha de intimidar aqueles que resistem ao golpe. Eduardo, estamos em guerra. Uma única faísca causará uma guerra civil incontornável em nosso país. Não sei se a primeira bala virá do lado deles ou do nosso. Conheço pessoas que não hesitariam em meter um balaço na cabeça de JB ou de qualquer um de seus asseclas. Não defendo este tipo de atitude, mas entendo ser perfeitamente justificável em razão das ameaças ao clima institucional do país. Da mesma forma, suponho que pessoas como você incomodem as elites pelo sua capacidade de liderança junto às massas. Mas, saiba que estamos ao seu lado e não hesitaremos em reagir da mesma moeda caso a sua integridade física seja posta em xeque.
    Forte abraço
    Paulo Ribeiro

    • “Joaquim (ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal) encarrega agora sua quadrilha de intimidar aqueles que resistem ao golpe”. (…) Conheço pessoas que não hesitariam em meter um balaço na cabeça de JB (ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal) ou de qualquer um de seus asseclas.” Nossa…

  • O ódio é humano, é natural. E ele se manifesta de forma mais ou menos exacerbada de acordo com a constituição moral e intelectual de cada indivíduo. Em boçais, como os que infestam as torcidas organizadas que combinam batalhas, não raro levadas a cabo com mortes, impera o tipo de atitude como a desse internauta anônimo. E o anonimato é a força que dá materialidade a esse ódio, como a massa de “ninguéns” que compõe a turba ou o distanciamento que o cyberespaço implica. Sozinhos e pessoalmente não tem essa coragem, isso fica para os psicopatas consumados. Mais criminoso é quem o incita, e aqui, a mídia, muito mais que os próprios políticos (a não ser quando tratamos de cretinos como Bolsonaro e afins) tem um papel central na construção desse ódio. Eu digo com todas as letras. Eu ODEIO colunistas da laia de Reinaldo Azevedo, mas nem por isso, é claro, vou sair por aí pregando seu assassinato ou espancamento, ainda que pudesse intimamente desejar isso, o que também de forma alguma é o caso. Essa cólera é genuína aos seres humanos, mas ela tem que ser trabalhada racionalmente sob a perspectiva de que somos todos irmãos brasileiros. O estímulo à manifestação verbal e virulenta desses desejos, fomentado por essa mídia venal e inescrupulosa que temos no Brasil, é o caldo irracional em que as guerras civis são cozidas. Desejam essa ruptura, porque além de anti-nacionais são separatistas, além de defensores de um grande apartheid de classes. E não o fazem inconscientemente, no exercício de um dever oposicionista que sequer possuem ou lhes foi conferido, mas sob propósitos escusos e muito bem pensados.

  • É Edu, concordo com você., também tenho sofrido ameaças, mais veladas do que a que vc sofreu, mas ameaças.
    Há um ódio, uma ira, que tem me preocupado muito. Estou desviando de discussões, quando percebo esta irracionalidade. sei não! onde chegaremos, mas o que se avizinha não é nada bom!
    Quando vejo, os jornalistas e comentaristas do PIG é notório, a prepotência, a arrogância, o descaso e fica subtendido ódio…e esta atitude passa e é incorporada!
    Penso que deveríamos conversar mais sobre este assunto.

  • Caro Eduardo
    Eu mesmo evito falar sobre política com a família, é guerra declarada.Cada qual num lado diferente da trincheira.
    Saudações 2013, o ano em que os tucanos irão riscar do calendário.

    • Caro Eduardo

      Este problema que o Avelino sofre, o mesmo acontece comigo. Eu tenho evitado conversar sobre política com bastante gente.É briga certa, não da minha parte.Muita gente recebe notícias do PIG , e acredita nelas como verdade absoluta. Muitas rádios do interior entram em cadeia nacional e editam a sua versão PIG.Este tipo de lavagem cerebral demora, mas um dia irá funcionar, esse é o perigo.Não tem o outro lado da versão.
      Sem mais.Feliz 2013 para todos e vida longa a esse “espetacular” diário de notícias.

    • Caros Avelino, Carlos Santos e Alvaro,
      Sem pretensão de ensinar “o padre nosso ao vigário”, creio que devemos encarar o desafio em família. É a nossa melhor oportunidade de inocular o pensamento progressista.
      Na minha família, quem tem problemas são “eles”. Na boa, sem agressão nem provocação, não deixo de pautar o debate. Na consistência do argumento é que reside o problema “deles”. A argumentação que “eles” arrecadam no PIG não resiste ao debate, e então “eles” é que trocam de assunto e evitam falar de política na minha presença.
      Prefiro não abrir mão de minha família, mas não aceito que me enquadrem.
      É guerra, e se alguém estiver do lado errado não vai contar com minha omissão.
      abraço, tenham um feliz 2013.

  • Nosso Brasil se fez na violência de senhores e escravos e em nossos tempos de patrões e empregados. Todos nós de uma ou outra forma estamos acostumados com ela.
    Desde a brutalidade da morte por arma ou no trânsito Ou o infernal, enlouquecedor e estúpido pipocar de rojões (ao invés dos belos e muito menos barulhentos fogos de artifício) em pleno Natal.
    Somos o povo violento.
    Povo que nunca havia vivido tempos de melhorias para os mais violentados por uma elite secularmente brutal, os pobres.
    Assim são esses contumazes violetados em seus direitos elementares de sobrevivência com a violência da fome que leva milhares a prostituição.e ao crime. A violência do empregado sem direito. A violêcia da não resposta pois não são considerados cidadãos.
    São tantas as formas de violência que sofreram nosso povo que fica difícil estancar esse ódio pelos outros.
    Eduardo fica atento, cuide-se, não “de mole”…
    Começams a nos civilizar , mas não creio que eu viva para ver isso se instalar no Brasil.

    Felicidades para você, ou melhor, mais que felicidade. Como dizia Darcy, “fique indignado”. Com as injustiças com a miséria econômica e moral. “Lute, é a luta que vale”. “Eu prefiro ter ficado do lado dos que perderam a ficar do lado dos que venceram”. ( ele falava das grandes lutas, pelas eleições, pela reforma agrária, pela universidade…)

    …Sem perder a ternura…

    Rogério Bezerra

  • Prezado Eduardo!

    Também compartilho da mensagem do Sr. Avelino!

    Ultimamente quem defende as políticas sociais e avanços realizados pelo Partido dos Trabalhadores é execrado e obrigado a engolir reações raivosas e descontroladas pela falta de argumentações dos adversários.
    Muita vezes recuamos e encerramos o debate, para evitar agressão física por aqueles que aderiram ao discurso vazio e pobre sob rótulo que todo petista é corrupto, visto a tamanha lavagem cerebral que os pobres cidadãos não politizados são submetido todo santo dia!
    Os casos se repetem nos ambientes sociais, no trabalho e até nas reuniões de família!
    É um absurdo a propaganda do negativismo e do confronto pregada todos os dias pela imprensa maldita e o pior, ninguém faz nada!
    Se os conflitos começarem vai ser por defesa natural dos cidadãos simpatizantes das politicas sociais e econômica do PT!
    O pior é que temos certeza que a mídia maldita vai acusar os petista pela violência!
    Abraços companheiro!

      • Edu ,por favor ,assista ao vídeo : A GUERRA CONTRA A DEMOCRACIA.Um excelente documentário de um jornalista australiano que mora em Londres .Muto importante assist’i-lo e recomendo a todos.Nossa amiga Maria Luiza Quaresma foi quem me recomendou.Não sei se consigo postar aqui ou no Face.Ele desmascara a CIA ,EUA,e os golpes na América Latina.Tchau Edu e um mega 2013 pra voce e CIa e a todos os comentaristas.bjssssssss

      • Acho que, por enquanto – como vem fazendo, agirão dentro dos limites(?) da “justiça”…
        Mas também não creio que irão tolerar mais 4 anos fora do PODER FEDERAL.
        Nas patas dos demotucanos é que a GRANDE corrupção IMPUNE viceja. Eles PRECISAM do Poder Federal.

        Acho que em 2014 será um abominável Vale Tudo por esta reconquista.

        Feliz 2013 Edu, Família e camaradas do Cidadania. Muita SAÚDE pra suportar o que vem por ai…

  • Edu
    A guerra campal realmente não deve tardar, principalmente porque quem deveria dar um basta, na campanha da mídia pelo ódio ao PT, está do lado deles.
    Te cuida.

    • A vida é cheia de riscos. Se não for um maluco, pode ser um caminhão desgovernado ou até um avião. Não dá pra viver com medo, mas é óbvio que tomo meus cuidados.

  • Esta atmosfera de ódio é “palpável”,esta no ar,pesada.Mas atinge uma pequena parcela da população,os 5% e mais alguns infelizes influenciáveis,e que neste grupo estão um percentual daqueles que viviam do mercado financeiro,e agora terão que trabalhar.Pode acontecer alguns atos de violência,mas a índole do povo brasileiro é pacifica,inclusive eu e alguns já chegamos a confundir esta índole com indolência,ao ver as manifestações que acontecem em outros países.A popularidade do governo,em destaque a presidente Dilma,do Lula,a votação expressiva que teve o PT,a pesquisa que mostrou o quanto esta em descrédito a nossa mídia.mostra claramente que uma violência de grande escala não deva ocorrer.Mas me preocupa sim a segurança de quem tem destaque nesta luta contra este tipo de situação. Você Edu,Nassif,Azenha,Maria Fro,Rodrigo Vianna,Rovai e tantos outros. Vocês são nossas vozes,são simbólicos.e uma violência contra vocês seria um modo de intimidação a todos nós,o que não aconteceria,não seremos intimidados.Minha preocupação é esta,é tentarem intimidar através de reconhecidas pessoas,que criaram espaços de discussão.de influencia,de contra informação a todo este “esquema’ sórdido de tentativas de voltar ao poder,de uma minoria desprovida da menor sensibilidade humana.Então companheiro todo cuidado.

  • Edu,

    Você tem que pensar que cão que ladra não morde.
    Esse tipo de gente tem frustrações mil: casamento ruim, patrão tirano e não admitem que alguém tenha opinião própria .
    Esqueça esse infeliz, mal amado e bem mandado. Ele deve ser cupincha do Charles Falls.

  • Edu ,o nome do jornalista é :JOHN PILGER .No youtube tem o documentário ,mas está fragmentado ,existe uma versão compacta ,depois te falo…..bj

  • Caro Eduardo,

    Se retrocedermos no tempo será possível constatar que essa campanha de ódio é uma história que se repete sempre que os intere$$es das elites prepotentes do nosso país estão ameaçados. A aliança entre a mídia de estilo murdochiano, setores do capital financeiro e o núcleo paulista da indústria, capitaneado pela FIESP (quem não se lembra da declaração do presidente da FIESP, Mario Amato em 2002: “se o Lula ganhar a eleição o capital vai ‘fugir’ do Brasil”) com o apoio de mafiosos travestidos de lideranças políticas da oposição já ocorreu em outros tempos. Vão aí alguns exemplos:
    – 1964: Intensa propaganda golpista na grande mídia precedeu o golpe militar;
    – 1989: Invenção do “caçador de marajás; demonização dos candidatos Brizola e Lula via grande mídia no primeiro turno; no segundo turno, edição do debate Collor X Lulla pela rede Globo e eleição do “caçador de Marajás;
    – 1994: Invenção do “homem do real”, o homem providencial que estabilizou a moeda; o intelectual que vê a política como processo racional libertada das paixões da ideologia (declaração do “intelectual” Arnaldo Jabor: vale conferir);

    Felizmente, a hegemonia desses grupos tem sido abalada pela nossa mobilização via blogs sujos, sindicatos, alguma (pouca, é verdade) pressão popular, cobrança aos congressistas progressistas, etc.
    Até agora o PT, partido no governo e que deveria ser o principal protagonista das forças progressistas nessa disputa tem ficado na defensiva cabendo aos setores apontados acima defenderem o governo (ou não foi assim na disputa pelo governo na cidade de São Paulo?). É ainda pouco, mas quem sabe o PT não acorda e entra de modo decidido nessa disputa, que não se resume a sobrevivência do partido ou das suas mais expressivas lideranças. A pauta é muito mais ampla e se refere à ampliação das políticas de combate à miséria, acesso à educação e cultura pelos setores da população antes alijados, etc.

  • Até há alguns anos atrás, a mídia vinha fabricando alienados para simples manipulação ideológica para serem representantes de sua objetivos mais espúrios. Hoje, ela fabrica violência para assim, tentar desestruturar o regime democrático. Nâo podemos esquecer que no Paraguai, o estopim para o golpe, foi o assassinato de trabalhadores rurais, que já teriam provas que parte da polícia teria feito os disparos em direção aos trabalhadores. A mídia culpou o presidente Lugo pelos crimes, abrindo brecha para seu impedimento ser votado de maneira combinada e orquestrada no congresso.
    Aqui, pelo que vemos, teremos muitas provocações em atos públicos, agressões e a mídia estará presente para quaisquer “coinscidências” de estarem no local exato de uma pancadaria que leve a morte de alguns militantes tucanos, agredidos por “vândalos” com a camisa do PT. Em 2010 foi a violência religiosa, que quase deu certo. Sorte que Serra não possui carisma necessário para sustentar sua própria demagogia. Mas Aécio possui. É novo e tem pulmões mais fortes. Bem treinado por um marqueteiro discípulo de Goebbels, é o necessário para a mídia fazer a parte dela e projetá-lo como o mais novo arauto da moralidade e homem capaz de acabar com a violência partidária que eles próprios irão instalar no país.
    Para isso, a globo terá muitos BBB’s para ensinar estupro e imbecilizar a sociedade. Terá muita luta de UFC para transmitir e ensinar golpes para serem usados nas ruas contra “petistas malévolos”. A Folha-UOL terá muitos vídeos de violência para mostrar e incitar os mais fracos. Primeiro ensinaram como estuprar com uma faca, depois ensinarão como atingir alguém numa multidão.
    Diante do quadro que se aproxima, peço às pessoas de bem e progressistas que evitem discussões com pessoas extremistas de direita. Já estão com a alma vendida ao diabo faz tempo. Levante sua cabeça e siga em frente com seus ideais. Pois o diabo é forte e não vale à pena sujarmos as mãos com enxofre.

  • é notável não só no governo Lula, mas desde o fim da ditadura, o quanto o Brasil vem se desenvolvendo em todos os aspectos. A fantasia criada pela mídia de que vivemos num país porcaria, é de uma tirania barbara, que coloca nossos cidadão sobre um pessimismo cego e doentio. É difícil desmentir essa mídia poderosa, mas talvez se criássemos uma séria de reportagens citando todas as conquistas de nosso país nos últimos 20 anos, e conseguíssemos bater na mesma tecla nos próximos anos, talvez começasse a ficar claro para as pessoas o quanto destoa o discurso dessas entidades midiáticas que só pensam em dinheiro e poder. Talvez seja só um sonho, mas talvez seja nossa saída, falar, falar e falar, a verdade.

  • Eduardo, sobre a ameaça, o mais provável é que o sujeito seja mais um desses babacas que vivem as custas dos pais, e se “divertem” destilando ódio a respeito de tudo e de todos, garantido pelo relativo anonimato que a internet proporciona. Nos grandes portais, onde são comuns os comentários rasteiros, e muitos comentam logados em redes sociais, aí você vai na página do bostinha, e geralmente se depara com gente de meia dúzia de amigos e/ou seguidores. Há muitos candidatos a proto-hitler por aí. Mas é claro que existe uma minoria que podem ser doidos de pedra mesmo, portanto fique sempre alerta.
    Um grande 2013 para todos nós! E claro, com a audiência dos “blogs sujos” sempre em ascensão.
    Abraço.

  • Acho que está na hora de passarmos a divulgar as fotos e os nomes dos mandantes.

    Os dois no alto do post são apenas os executores.

    É preciso por em prática a teoria do “domínio do fato”. Os Marinho precisam ser mostrados a exaustão à população.

    São eles os mandantes.

  • Ahhhhhh!!!! Pronto!!!! Eduardo Guimarães, deixa de ser fresco!!!
    Fui em quem escreveu esse post ontem, mas sinceramente não imaginei que voce fosse ser tão babaca a ponto de usar isso pra se fazer de vitima e o 247 CRIAR POLEMICA ONDE NÃO EXITE!!!

    Se os jornalistas de verdade fosse publicar todas as ameaças que recebem e fazer com isso motivo de matéria, so teriamos esse tipo de texto publicado em revistas e jornais.

    Enfim, é um BALAÇO VIRTUAL, assim como a gente diz que ‘fulano vai apanhar, vai levar paulada’ isso é so retorica, efeito dramatico na frase.
    De qualquer forma, se voce levasse mesmo isso a serio, o blog 247 tem meu e-mail e por outras vias voce consegue contato comigo, e pode até me processar, se quiser.

    De qualquer jeito, peço desculpas pela frase, caso voce tenha mesmo acreditado em alguma ameaça ( duvido que voce acreditou, apenas achou um pretexto pra fazer drama).

    Agora deixa de palhaçada, engole esse choro, retoca a maquiagem e bola pra frente!!!

    GALEÃO CUMBICA
    email: [email protected]
    IP: 201.13.63.106

    • A valentia diminuiu, hein! O grave no que você escreveu é que pode estimular alguém mais doente que você. Consulte seu advogado. O próximo que você atacar pode ser menos generoso do que eu.

      • Cara, nem sei quem voce é, alias, é so mais um comentarista falastrão que aparece por ai…Enfim, onde voce viu valentia? Voces petralhas são muito hilarios…
        Mas enfim, fique a vontade caso queira acionar os ‘seus advogados’, e da proxima vez, esperneie com mais categoria, quando voce tiver algo mais consistente pra poder chorar.

        Eu sou um simples zé mané, não ofereço perigo imediato a ninguem…Mas caso o Okamotto tivesse feito essa ‘ameaça’ a voce, ai sim, corre que la vem bala!!!! hahahaha

        abs;

        GALEÃO CUMBICA
        [email protected]
        201.13.63.106
        Enviado em 30/12/2012 as 13:50 | Em resposta a eduguim.

        • Ô valente da internet! Ô Cara… Você está precisando se tratar.

          E com urgência, sabia?

          Quer um conselho: para de ler certas reportagens que há por aí em “certos jornais e revistas”. Vai por mim… Enqiuanto ainda é tempo… Sua saúde, sua “cabeça” e o seu coração vai lhe agradecer depois.

          • Xiiiiiii! Que mêda!!! Agora me borrei todo Roberto Sa!

            Eu preciso me tratar mesmo, mas é do estomago, que fica revirado sempre que leio esses artigos nos blogs ‘progreçistas’!!!

            Agora eu estava lendo os comentarios que fizeram la no brasil247 a respeito da materia do ‘Edu’…Aquilo sim é pra desanimar qualquer um!!!
            Caso voces queiram, é so dar uma olhada la, ta muito engraçado!!!

            See u guys!!!

            GALEÃO CUMBICA
            [email protected]
            201.13.63.106

        • Mais um caso freudiano. Vai se lambuzar nos braços do seu tio Rei. Aquele, pelo que dizem, sabe como manejar direitinho uma “pistola” e pode te ensinar.

          Ps. desculpe Edu pela piadinha, mas não dá mais para aturar gente dessa estirpe.

          abs

    • “Balaço virtual”?
      E para desferir um “balaço virtual” precisa “encontrar o sujeito”?
      Sei, sei.
      Tá recuando prudentemente, em público, pra evitar um processinho, né?
      Confessando, publicamente, ser um “zé mané” sem nenhuma importância pra desviar os holofotes?
      Edu, se apertar mais ele vai dizer que é arrimo de família, que é temente a deus e coisas do gênero.
      É mesmo um Zé Ninguém, sem dúvida, mas se tivesse um pouquinho de poder, não hesitaria em cumprir o declarado.
      Nos tempos da ditadura, seria, como todo sociopata, mais um excelente prestador de serviços ao DEOPS.

    • “galeão cumbica” é o nome de um personagem idiota de um ex-programa de humor da tv gLobo.
      É um bom pseudônimo para um imbecil de plantão, tipo subserviente passivo (há uma maneira mais clara de dizer “subserviente passivo”, mas pode haver crianças na sala).
      mas que “amarelou”… ah, “amarelou” mesmo!

  • O que você esperava da extrema direita deste país? Você sabe muito bem do que eles são capazes, mas são covardes. As organizações Globo é covarde. Brasil um país …. tem extrema direita, eu achava que isso só existia em países de primeiro mundo.

    Extrema Direita, Conservadorismo.

    100% Anti-Comunista
    100% Anti-Anarquista
    100% Anti-Che Guevara
    100% Anti-Castro, Chavez, Lula, Dilma.
    100% Anti-Trótski
    100% Anti-Marxismo
    100% Anti-Leninismo
    100% Anti-Gramsci
    100% Anti-Foro de São Paulo
    100% Anti-Subversão
    100% Anti-Vegetarianismo
    100% Anti-Politicamente Correto
    100% Anti-Fanatismo Religioso
    100% Anti-Fanatismo Ateu
    100% Anti-Ultraliberalismo
    100% Anti-NWO

  • Eduardo, li há pouco o texto “Me engana que eu gosto”, assinado por Ferreira Gullar, no endereço
    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/ferreiragullar/1207519-me-engana-que-eu-gosto.shtml

    O artigo é de uma argumentação tão ridícula e bizarra que tive de imediato a sensação de que tenha sido escrito por um ghost-writer. Gullar e Ubaldo, por exemplo, já escreveram coisas bem mais inteligentes. Mas o que parece agora é que se ‘venderam’ tanto à imprensa golpista que devem estar respondendo algo como “… tá bom, porra, manda alguém escrever qualquer merda aí que eu assino …” aos comandos vindo dos aquários das redações.

    Olha só alguns recortes do nível de burrice argumentativa atingido por Gullar, legalmente o autor do texto (grifos meus):
    1. “Em seguida, as revelações feitas por Marcos Valério VIERAM DEMONSTRAR a participação direta de Lula no mensalão.”
    2. “Quando no governo Fernando Henrique SURGIU o medicamento genérico, os LULISTAS propalaram que aquilo era falso remédio, que os compridos continham farinha. E não os compravam, ainda que fossem muito mais baratos. ESSE TIPO DE ELEITOR MENTE ATÉ PARA SI MESMO.”.
    3. “O próprio Lula ADMITIU QUE HOUVE O MENSALÃO ao pedir desculpas publicamente em discurso à nação.”
    4. “… do eleitorado EUROPEU … Lá, o neopopulismo latino-americano não tem vez. Hugo Chávez e Lula nem pensar.”

    Pode ser que tamanho amontoado de asneiras possa ter vindo mesmo do Ferreira Gullar, pela sua idade avançada e a decrepitude mental que vem jorrando na mídia ultimamente. Mas, em respeito à sua obra literária, não estou aceitando ainda que tenha produzido artigo tão vulgar e sem estilo.

  • Caro Edu,

    Eu tenho uma leitura, já faz alguns anos, de que viveremos novamente o que foram os anos de chumbo aqui no Brasil.

    Por tudo o que a direita já fez e não consegue mais recuperar o poder político pelo voto nos faz ler que algo maior será tentado ao estilo golpe da Venezuela ou golpe a la Paraguai.

    Mas não consigo imaginar esses 50 milhões de ex-miseráveis saindo às ruas para defender o governo que os incluiu na classe C e no consumo de quinquilharias. Basta lembrar que os pobres brasileiros são em sua maioria conservadores e não gostam de “baderna”. Veja a tese do Lulismo de André Singer.

    Faltou ao governo do PT a preocupação e a ousadia de durante esta década de avanços criar veículos de comunicação e projetos de educação progressista e de esquerda. O povo continua sendo massa.

    É certo que os poucos de sempre terão que sair para defender o governo e os avanços em eventual golpe. Os poucos de sempre terão que morrer pela massa alienada.

    Desculpe minha leitura não ser muito otimista sobre o amanhã.

    Se cuide, pois você é uma de nossas lideranças e porta-voz.

    Abraços e boa luta a todos nós em 2013, William Mendes

  • pelo que você conta do que viu por aí
    é de arrepiar
    pelo que já vimos por aqui
    no tempo da casa grande dominante
    já previam destino enviando mensagem
    por alugadassassino
    inspirados em fantasiada justiça
    queriam amedrontar
    adversários sobreviventes

  • Eduardo, um pouco fora do contexto, tem corrido noticias fora da minha, isto é, boca a boca, mas de forma crescente, um boato de que Lula é a segunda pessoa mais rica do Brasil…
    A quem disse, argumentei onde obteve tal informação… respondeu -meu filho que soube… O Filho desse senhor é estudante do último ano de comercio internacional, quer dizer, não é um semi-analfa que o disse…
    Dias passado, não lembro onde li, na internet a mesma informação…
    Acredito ser boato disseminado pela oposição, contudo, pessoas acreditam…
    O que nos diz a esse respeito?

  • Pois é, Eduardo; para mim, há muito tempo está claro que essa contenda que testemunhamos todos os dias na web, é o prenúncio de uma guerra real que, muito provavelmente, irá explodir em algum momento. Trata-se da velha e manjada “luta de classes” que, no Brasil, vem aumentando e se consolidando fortemente desde o advento dos governos populares, a partir de 2003, e que se fortalece graças ao inconformismo e à não aceitação desses governos pelas elites. O Brasil até aqui, salvo exceções honrosas, episódicas e de pequena proporção, não passou por um conflito aberto envolvendo a parte majoritária de seu povo e a classe dominante que nele dá as cartas. Por aqui, sempre se solucionou os inevitáveis conflitos de classe colocando-se panos quentes e impedindo-se que o problema central fosse abordado ou resolvido. As elites brasileiras sempre foram muito hábeis em passar a ideia (muito conveniente a elas) de “harmonia e colaboração entre as classes”… Pois bem, eis que ressurge aqui no Brasil, e agora de forma manifesta e evidente, o clássico conflito de classes do qual Marx tanto falou; e acredito que essa insurgência, por estranho que pareça, será benéfica ao Brasil, pois independentemente dos prejuízos que possa causar, fará com que nossa sociedade amadureça muito após o abalo…

  • Pessoas!

    Cada um de nós deve ter dois espíritos (não acredito muito nisso). Um deles é o famigerado espírito de porco. 😉

    Podemos, e muitas vezes devemos, discordar do próximo ou mesmo daquele que está bem distante de nós.

    Não é por essa razão que devemos mostrar nossa insanidade e dizer que vamos atirar, esfaquear ou matar de qualquer maneira que seja.

    Recomendo que todos se olhem ao espelho (muitas vezes eu faço isso) e reparem em si mesmos pensando no que realmente são, pensam que são ou seriam capazes de ser.

    Quando eu era criança, há muitos anos, meu pai ensinou que os meus direitos terminavam quando se iniciavam os direitos do próximo. Tem sido meu lema durante estes 64 anos de vida.

    Feliz 2013!

  • Pois é Eduardo, a Direita acuada vai acabar metendo os pés pelas mãos de ma vez.
    Eles são assim mesmo, manipulam os idiotas e ignorantes que acabam fazendo o serviço sujo para eles.
    Por isso, não aceito de forma alguma uma Direita que possa ser expressiva, ela dá golpe, mata e culpa os outros. Os nazistas praticaram muito essa política que foi incorporada pelos americanos.
    Te cuida e sempre atento.

  • Francisco de Assis,
    Pode acreditar que tamanha asneira foi escrita pelo Gullar.
    Esse cara é um idiota.
    Sua cretinice não está relacionada à idade avançada, mas à sua falta de caráter e de apego à verdade.
    É mais um direitista,golpista, como o Freire.
    Eu nem perco meu tempo lendo a diarréia mental que o Gullar exprime.

    Edu,
    O Galeão amarelou, feio.
    Mas, de qualquer forma , proteja-se,pois, a direita está descontrolada.kkkkkkkkkk

    Feliz 2013 a vc e a família!

    Este é o nosso ano: 13
    Não fugiremos à luta…

  • Tenho me deparado com esse estado de coias também!! É bem provavel que isso se acentue cada vez mais, pois estão “protegidos” pela mída, judiciário etc….

  • Eduardo, também sofri intimidação e preconceito por parte de um amigo de infância, quando começamos a discutir política. Olha a insensatez dele, pois vou relatar alguns trechos da conversa:
    Todos falam em igualdade. O socialismo não possui a prerrogativa de “impedir a injustiça”. Esta é uma bandeira comum a quem vive em sociedade. Mal de um mal de todos. Não existe: petista inteligente e honesto. Se honesto e petista, não é inteligente; se é inteligente e petista, não é honesto, se petista, não é inteligente.
    Luiz, como você é fanático. Seus heróis são ditadores onde o povo vive em opressão e direitos humanos só para os companheiros. Graças ao mensalão este processo de implantação da Ditadura do proletariado foi abortado. Como na Revolução Constitucionalista, São Paulo, estado e capital, o povo e nossas atentas Forças Armadas, impediremos que estas idéias ultrapassadas carimbadas de “luta contra a injustiça” venham a triunfar. Vermelho só filé-mignon.
    JOANA DARC, UMA SANTA PARA OS FRANCESES, UM DEMÔNIO PARA OS INGLESES. COMO AVALIAR O LOUCO, COMO DEFINIR O IMBECIL. O QUE CONCORDA É LOUCO OU IMBECIL. O QUE CONTRADIZ É IMBECIL OU LOUCO?.
    FHC tá chegando. São Paulo unida contra a UTOPIA COMUNISTA.
    QUEM NÃO PENSA COMO EU É BURRO E IGNORANTE.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. FOI DEMAIS.
    Olha a ponto chegamos, FOMOS AMIGOS DE INFÂNCIA, imagine se não fossemos.
    A você e a toda sua família um Feliz 2012.

  • Sabe, Edu, o que me preocupa é a formação que está sendo dada para as nossas crianças e jovens nas escolas, através da leitura das Vejas, Folhas e Estadões – aqui, mas nos outros estados também deve ter os veículos de direita – que são comprados pelos governos para professores e alunos e pagos com o nosso dinheiro…Os estudantes são obrigados a ler o que é oferecido pelas escolas… publicações adquiridas em montes e montes de exemplares a peso de ouro da imprensa de direita, formando a cabeça de nossos jovens… Sem falar em livros didáticos… será que estão sendo devidamente corretos na contação da nossa história?
    É preciso rever essas compras de material para as escolas sem licitação… Por que não compram a Carta Capital? O problema do PT é que chegou ao governo, mas não ao poder… e não soube nesses anos todos esclarecer essa nova classe média, que melhorou de vida graças às políticas de Lula/Dilma, sobre como se deu esse processo, que não foi fácil, enfrentando a mídia golpista e os vários golpes armados por ela. O povo tinha que ficar sabendo na hora que acontecia… Quem sabe se tivéssemos um jornal do governo… uma TV do governo… A Lei de Médios… Agora, acho que só indo pras ruas…

  • Realmente Eduardo, estamos no ponto de ruptura. Um dia desses minha mulher foi visitar – acho q foi no auge no julgamento da AP 470 – sim, foi visitar seus pais. Isso é uma rotina de toda semana. Para minha surpresa voltou logo e chorando. Tinha discutido com seu pai, um ferrenho defensor da Ditadura e crítico feroz do PT. Na defesa do presidente Lula minha esposa foi afrontada pelo pai, que fez as piores acusações ao presidente. São as mesmas que saem na imprensa toda dia. Como nosso candidato perdeu as eleições aqui numa capital do Nordeste isso gerou um confronto familiar, no caso da minha mulher. Ainda bem que no meu caso familiar estou tranquilo. Meus pais e irmãos, sobrinhos, netos, bisnetos, todos estão com o presidente Lula e Dilma. No caso da família da minha esposa nem podemos celebrar o Natal juntos, temendo um possível conflito. Há provocação. O ano novo vamos passar com meus pais e irmãos e daremos apenas uma rápida passagem na casa dos pais da minha esposa para evitar possíveis problemas.

  • Eduardo

    Tenho enfrentado este problema na família, revolta contra o governo e as pessoas que são adeptas ao seu programa – ……. visão negativa de tudo, contemplam o caos, embora trabalham no comércio e seus negocios vão de vento em polpa….

    Se tivesse um aparelho para medir o ódio destilado pelo pig diariamente? Quem não tem este filtro esta sofrendo e adoecendo …. não consigo ajudá-los….são cegos surdos e mudos…

    O governo precisa da regulação da mídia como medida de saúde th….

  • Eu penso que, lamentavelmente, esse é um dos objetivos da chamada GAFE – ou PIG: o caos.
    No entanto, estou de acordo que devemos fazer (quase) qualquer coisa para evitar a guerra campal.

  • Ninguém é obrigado gostar de A ou B, mas o respeito pelo outro é fundamental, para a boa convivência, no mundo global. Criticar é muito fácil, principalmente para àqueles que não aceitam o diálogo. Não tenho nenhuma procuração para defender o responsável desse blogue, que acompanho diariamente; portanto, posso dizer da minha mais sincera admiração pelo CIDADÃO Eduardo Guimarães e sua família, em especial a querida Vitória. Sou testemunha que aqui os comentários são democraticamente publicados, apesar de alguns, muito poucos, a meu ver, não devesse ser publicado, mas Edu libera.. Por essas e outras razões, pela sua luta diária, através de seus artigos, para um país melhor, pela não aceitação de injustiças; só posso dizer obrigada Edu, exemplo de um verdadeiro brasileiro.

  • Caro Eduardo!

    Feliz 2.013 para você e sua familia!

    O que você relata é verdade. As pessoas estão intolerantes. A velha mídia, os jornalões e aquela porcaria de revista semanal que não vejo, querem incendiar o Brasil.

    Ouço essa intolerância nas ruas, nos lugares que frequento. Aos 42 anos já não tenho paciência de contra-argumentar, cansou, mas é triste, muito triste. Pelo mesmo motivo tenho comentado cada vez menos nos blogs que frequento. Ficou um FLAXFLU insuportável.

    As pessoas – uma minoria, porém barulhenta – são levadas a acreditar que estamos num país à beira do abismo e desgovernado. Falam isso.

    Eu gostaria que os próxims anos fossem cada vez melhores, já que o Brasil tem melhorado para todos, inclusive para essa turma raivosa.

    Mas temo que estes 2 próximos anos epecialmente, por conta das próximas eleições, sejam bem difíceis.

    Espero que essa minha agonia seja apenas uma percepção equivocada.

    Abraço!

  • O colunista de O Globo também cedeu à baixaria da mídia destiladora de ódio.E tem gente que se compraz divulgando insultos gratuitos,tradução pura e simples do baixo nível intelectual do jornalista querendo agradar ao patrão,sem se preocupar com o que essas atitudes podem provocar em mentes doentias.Acho que Globo e congêneres estão ultrapassando seus próprios limites éticos,de responsabilidade e até de bom gosto.
    Confesso que me entristece ver a concretude do ódio estampado naquele comentário.
    Um grande abraço de solidariedade Edu.

  • Edu,qualquer ameaça de morte,feita à qualquer nível,com identificação do ameaçador,requer da parte do ameaçado,fazer um B.O.preventivo.ÊLLES não tem mas qualquer pespectiva de poder,estão num desespero total,e vão apelar de todas as maneiras possíveis de agresividade è bom se prevenir e partir pro ataque.

  • Eduardo, você tem razão, a canalha direitista está cada vez mais violenta. E, pela esquerda, os radicais estão a dizer que os petistas pensam que o povo está do lado deles e não está. Sinal aberto ao golpe, unido a esquerda irresponsável e os direitistas baba sangue, ambos sem votos e sem legitimidade no seio do povo brasileiro, que quer paz, democracia, crescimento e desenvolvimento econômico. Saudações fraternas.

  • Eduardo,

    você tem razão a canalha,direitista e radical autoritária, está cada vez mais violenta. Pela esquerda, os radicais estão a dizer que os petistas pensam que o povo está do lado deles e não está.

    Ambos sinalizam abertamente golpe, unindo a esquerda irresponsável e os direitistas baba sangue, todos sem votos e sem legitimidade. No seio do povo brasileiro só há desejos de paz, democracia, crescimento e desenvolvimento econômico. O que é muito diferente destes bandidos pseudo-politizados.

    O Brasil é mais que seus radicalóides imbecilizados e fascistas/esquerdistóides.

    • Ele não disse que o PT é igual ao PCC.

      O que o Celso de Mello disse foi que a QUADRILHA do mensalão era tão organizada que só se via coisa parecida em outros grupos criminosos do tipo PCC e Comando Vermelho. Ou seja: CRIME ORGANIZADO.

      Quem tá igualando PT com PCC é vc ou quem não viu o julgamento e sai dizendo merda por aí

      Quanto ao tema do post, eu acho que o que também não ajuda o clima de tranquilidade é muita gente desrespeitar a Suprema Corte usando termos chulos, racistas e outras baixarias como se tem visto muito entre os apoiadores do PT.

      Um pouco de equilíbrio e bom senso cairia bem dos dois lados dessa briga idiota entre PTstas e a ÍNFIMA parte da direita que ainda não aderiu ao PT. porque a direita fisiológica tá toda ela no bolso do PT desde 2002. E cada vez adere mais gente.

      Não é à toa que o governo é um governo de centro direita moralista que muitos iludidos acham que é a redenção do país.

      Melhor que o PSDB é, mas menos, camaradas, muito menos.

      • Ainda bem que ninguém entre os seus amigos e ídolos usa termos chulos nem racistas né, Sr. Roberto. Reinaldo Azevedo, Olavo de Carvalho, Augusto Nunes e seus milhares de leitores nunca manipularam nenhuma notícia, nunca ofenderam ninguém… que bom. Aliás, não sei por que não canonizam toda essa turma logo, assim como os excelentíssimos ministros do STF, que de tão santos não merecem crítica nenhuma, nem mesmo quando condenam sem provas, libertam médicos estupradores, dão habeas corpus pra banqueiros bandidos e outras atrocidades.

        • Fica o exemplo aqui para o dono do blog perceber que a radicalização vem dois lados.

          O que no meu comentário autoriza o Seu Breno a dizer que eu sou “amigo” de, e que Reinaldo Azevedo, Olavo de Carvalho, Augusto Nunes são meus “ídolos”?

          E isso porque eu finalizei meu comentário dizendo com todas as letras que o governo do PT é melhor do que o PSDB, mas parece que a cegueira, o clima de torcida e fanatismo estão tão fortes que impedem as pessoas de aceitarem, a menor crítica sem demonizar aquele que a faz.

          Esse clima imbecil de “Guerra” entre “santos do PT” e “demônios do PIG” vem dos dois lados.

          E eu sinceramente penso que se for para se igualar à direita então qual é a diferença Seu Breno?

          Se a direita é racista, homofóbica, machista vamos ser iguais então?

          Ficar fazendo menção à cor do Joaquim Barbosa sempre que o critica É RACISMO SIM e dos mais nojentos, mas se para vocês vale a desculpa de que o “outro lado também faz” então não se achem tão diferentes e nem tão puros assim.

  • A imprensa não tem nada a ver com isso. Em todos esses países que você citou, não existe mais democracia. Você não vai querer dizer que a Venezuela e a Bolívia são democracias, não vai, não é mesmo? Quem levou a situação a esse ponto nesses países foram esses governos socialistas-populistas. Eu sinto muito pena do povo venezuelano. Lula tentou fazer a mesma coisa aqui no Brasil. E mesmo depois de terminar seus dois mandatos, ainda insiste em querer ser uma espécie de presidente paralelo. Esse sujeito precisa pôr na cabeça que o tempo dele acabou. Chega! Basta! Deixe o Brasil em paz! É por isso, aliás, que Dilma quer distância dele.

      • Aconselho você a se identificar pelo menos com um sobrenome, para não ser confundido com o outro João, que comentou hoje às 9 e 30.

        Saudações, João Paulo Ferreira de Assis

    • Augusto quando vc cita bolívia e venezuela sem democracia eu entendo, democracia para vc é quando os ricos estão nos cargos de comando, a elite deu para entender? se preferir eu desenho….

    • Desculpa ai mas o que acontece é que a mídia parcial detona o Chaves porque é negro o Evo Morales porque é índio a Cristina porque é mulher que peita e o LULA porque é um operário… Simples assim…

      No mais estou com o Eduguim se a velha mídia não se tornar imparcial vamos ter tele quete nas ruas bares escolas praças… Infelizmente muita gente hoje menos ainda assiste TV aberta e fechada e são manipuladas se não rolar a Lei dos meios e reforma no judiciário vamos ter sim que ir pra ruas defender nossas conquistas que não são poucas Eu que sou Negro que o diga.
      E afirmando em alto som sem medo de ser feliz a velha mídia o PSTF p$db demo pps são o que há de pior no cenário nacional seus quadros estão por detraz de altos cambalacho… Tipo lista de furnas 200moedas reeleição fhc privataria pasta rosa plano real alstom mensalão tukano mensalão demo mensalão universitário sendor Botox e por ai vai um bando mais sujo que pau de galinheiro!!!

      Abraço frateno Eduguim,

    • que saco de filó teu Edu aguentar estes ‘pélas’ ecoando asneiras como se fosse intelectual…

      deve ter frequentado a mesma escola que formou o PhC (superlativo de PhD) – segundo Millôr – em seu impagável livro sobre literatura: Crítica da Razão Impura (ou o Primado da Ignorância)… se tiveres tempo, leia!

      pro mequetrefe do comentarista: tás no caminho certo pra tentar um estágio lá na editora (da) marginal…

      abraço fraterno aos amigos, mesmo sabendo que 2013 será um ano de tragédias!!… pois o Brasil é um país totalmente previsível!!!!

      Márccio Campos
      rio de janeiro

    • Augusto, o Hugo Chavez está com o pé na cova (Para sorte do povo Venezuelano), o seu câncer é terminal. Finalmente a Venezuela poderá se livrar de um ditador. Só falta o Fidel Castro partir para fazerem uma dupla de ditadores no inferno.

      • João, você é um ser mais horrível que já vi na vida. Por favor se humanize um pouco. Não se deseja a morte de ninguém. Você é um ser inferior. Espírito das trevas.

    • Augusto, a Venezuela foi o país onde mais se teve eleições neste período.
      Todo o poder emana do povo. Se o povo preferiu Hugo Chaves todas as vezes foi graças a Democracia.
      Ou te falta informação ou é má fé mesmo.

    • Em que mundo você vive ou, pelo menos, pensa viver? Que tipo de “democrata” é você? Já sei. Você é daqueles que acha que democracia é dar liberdade para que uma minoria de privilegiados tenha poder e acesso a coisas que a maioria dos seres comuns não deveria ter. Pois bem, democracia para mim é ver que a maior parte de um povo, seja no Brasil, na Bolívia, na Venezuela, no Equador ou onde quer que seja, elegeu (creio que você conhece o significado da palavra: eleger) líderes que, goste você ou não, estão formando sociedades mais igualitárias. Pelo visto, você deve ser do tipo pessoas que odeia engarrafamentos de trânsito causados pelo aumento do números de pessoas que agora podem ter automóveis. Quanto abuso, não é mesmo? Tiraram de você o “privilégio das ruas”. Tem mais, agora, também, você tem que suportar as filas nos guichês dos aeroportos, tendo de dividir com pessoas comuns, em suas roupas sem grifes, os acentos da 1ª classe. É um absurdo!!! E o pior, é que essa gente nem presta atenção às roupas de marca que você usa ou não conseguem diferenciar o seu perfume Dior de uma simples colônia vendida em farmácia. Pois é, penso, pelo seu comentário, que você, como bom elitista, deve ser uma dessas pessoas. Mas, infelizmente, eu erro, e muito, e, em nome dessa minha fraqueza, gostaria muito que você me perdoasse, caso você não se enquadre no perfil que, erroneamente, imaginei. No entanto, é bom que você saiba que, ao considerar-se pessoa comum e, ao mesmo tempo, recusar-se a ver o bem-estar que esses governos, conforme você diz, “populistas” têm proporcionado a seus povos é, no mínimo, atribuir a si mesmo a arrogância, o preconceito ou a burrice.

    • Em que mundo você vive ou, pelo menos, pensa viver? Que tipo de “democrata” é você? Já sei. Você é daqueles que acham que democracia é dar liberdade para que uma minoria de privilegiados tenha poder e acesso a coisas que a maioria dos seres comuns não deveria ter. Pois bem, democracia para mim é ver que a maior parte de um povo, seja no Brasil, na Bolívia, na Venezuela, no Equador ou onde quer que seja, elegeu (creio que você conhece o significado da palavra: eleger) líderes que, goste você ou não, estão formando sociedades mais igualitárias. Pelo visto, você deve ser do tipo pessoas que odeia engarrafamentos de trânsito causados pelo aumento do números de pessoas que agora podem ter automóveis. Quanto abuso, não é mesmo? Tiraram de você o “privilégio das ruas”. Tem mais, agora, também, você tem que suportar as filas nos guichês dos aeroportos, tendo de dividir com pessoas comuns, em suas roupas sem grifes, os assentos da 1ª classe. É um absurdo!!! E o pior, é que essa gente nem presta atenção às roupas de marca que você usa ou não conseguem diferenciar o seu perfume Dior de uma simples colônia vendida em farmácia. Pois é, penso, pelo seu comentário, que você, como bom elitista, deve ser uma dessas pessoas. Mas, infelizmente, eu erro, e muito, e, em nome dessa minha fraqueza, gostaria muito que você me perdoasse, caso você não se enquadre no perfil que, erroneamente, imaginei. No entanto, é bom que você saiba que, ao considerar-se pessoa comum e, ao mesmo tempo, recusar-se a ver o bem-estar que esses governos, conforme você diz, “populistas” têm proporcionado a seus povos é, no mínimo, atribuir a si mesmo a arrogância, o preconceito ou a burrice.

    • Augusto, realmente você tem razão, não há democracia enquanto a mídia estiver nas mãos de um pequeno grupo que diariamente vem insuflando o povo ao ódio. Somente haverá democracia, quando o meio de comunicação servir apenas para o bem e não para o mal. A propósito, a direita é totalmente sem pudor, sem ética, sem caráter, sem escrúpulo, é corrupta, rouba, e pior MATA. A direita vêm fazendo isso desde que mundo é mundo. Jesus Cristo é a prova.

    • Cada um que aperesse… de onde você tirou tanta abobrinha.

      A Bolivia e a Venezuela são países democráticos , sim…Você não sabe nada sobre esses países, recomendo que você pare de ler a revistinha mentirosa envolvida com crime organizado, esta revista manipula somente os alienados que não possuem senso crítico.

    • Porque você diz não haver democracia na Venezuela ou na Bolívia? Por gentileza, argumente, comprove a sua tese para que possamos concordar com você.

  • Tenho um irmão que ao falar no nome de Zé Dirceu, ele levantou-se colérico, dizendo, ” é um ladrão”.
    Quem faz as pessoas agirem desta forma, é a mídia.

      • Também não sou fã do Zé Dirceu, mas desafio você a listar aí os supostos roubos do Zé Dirceu. Nem a Veja foi capaz de apontar um único roubo do ex-ministro! Um único! Então deixa de ser otário e vê se raciocina com a própria cabeça, por mais limitada que ela seja. O crime que a Veja imputa ao Zé Dirceu e ao Genoíno foi terem pago para deputados vagabundos votarem a favor da Reforma da Previdência, da Reforma Tributária e da Lei de Recuperação de Empresas. Se eles fizeram isso de fato, mesmo sendo crime de interferência de um poder em outro, fizeram muito bem feito! Pior seria o país não ter essas leis aprovadas por causa de deputados que prostituem o mandato popular sob as vistas complacentes da justiça eleitoral e do ministério público eleitoral delivery. E não terão sido os primeiros nem os últimos a fazer isto. O tal Mensalão existe em TODAS as assembléias legislativas e câmaras de vereadores deste país. Portanto, é claro que sempre existiu também no Congresso Nacional. Dirceu e Genoíno não roubaram 4 milhões como o Roberto Jeferson fez; não roubaram 10 milhões, como o deputado “Boy” fez; não compraram mansão nos jardins paulistanos em nome da filha e do genro com dinheiro roubado das privatizações das teles e das elétricas, como um certo careca que come meleca fez … E por aí vai …

        • Vamos ver entao, Jose….o STF condenou o Jose Dirceu pelos crimes de formacao de quadrilha e corrupcao, certo?
          Coce diz/nao/simpatizar com ele, mas/isso/eh apenas um truque para tentar posar de isento.
          Nao….o/Jose Dirceu nao foi condenaso por roubo, furto ou pecularo, que talvez enquadrassem melhor a classificacao de “ladrao”….entao tah bom…..ele nao eh ladrao, eh “apenas” corrupto e quadrilheiro.;)

          • Não é só o teclado, não. É também a interface banco-teclado que está amargando.
            Amargando as derrotas e mais derrotas eleitorais.
            Êta povinho burro este brasileiro, né?
            Vota nestes ‘quadrilheiros’ e leva de volta uma melhora de vida de dar inveja a muito europeu….
            Ah… e pelo andar da carroça (é carroça mesmo!) a muito norteamericano também!

          • O problema Marc. STF NÃO tem moral nenhuma para condenar ninguém, pois, eles absolvem ou dão HC para CRIMINOSOS e condenam INOCENTES e estão de olhos fechados para a corrupção no DEM e PSDB. Se você acha isso correto, então só me restar pensar que você faz parte dessa QUADRILHA composta por PSDB, DEM, bicheiros, juízes, barões midiáticos, especuladores, gente dentro da PF, MPF, e por aí vai, que quebraram o Brasil, geraram misérias, fome, mortes. Pare de olhar um pouco para seu umbigo, e olhe aos lados, não existe só você, vivemos numa civilização, dentro de um sistema, a caminho para evolução. Nossa passagem aqui no planeta é muito breve perante ao infinito de nossa existência, e temos que trabalhar muito para ajudar na evolução do planeta e isso só é possível, quando não existir mais injustiça, miséria, fome, só é possível todos terem oportunidades. Vamos trabalhar? Vamos ajudar na elevação da frequência? Estamos todos juntos nessa. Lembre-se, para estarmos bem, tudo tem que estar bem.

  • GETULIO VARGAS SE SUICIDOU, JUSTAMENTE PARA EVITAR UMA GUERRA CIVIL, NAO ADIANTOU, POIS VEIO A DITADURA MILITAR ONDE FUTURAS E GRANDES LIDERANÇAS PERDERAM A VIDA. NAO TEM JEITO, VAI TER QUE SER NA LUTA, POIS O LULA NAO DARÁ TIRO NO PEITO, O POVO VAI GARANTIR AS SUAS CONQUISTAS POR BEM OU POR MAL. SALVE A ENERGIA 2012 , ONDE FOI PROFETIZADO O FIM DA ENERGIA DO MAL, A ENERGIA FRATERNA VENCERÁ.

  • Olha, eu acho que este post decorre da preocupação do Eduardo com a situação econômica do país atual. Tanto eu quanto ele (este nega, mas o ponto central é este), ele sabe que a situação não é nada boa e, a continuar nesse ritmo, 2014 estará perdido. Tanto é verdade que até Eduardo Campos já cogita ser candidato a presidente, porque ele percebeu as fissuras econômicas na estrutura do modelo atual. Eu mesmo tenho estudado isso com muito denodo. Farei-me explicar. O povo brasileiro é totalmente despolitizado. Não é como o povo francês ou o povo norte-americano. O povo não dá a menor importância para nada disso que é tema recorrente neste blog. Não dá a mínima importância! Nada! O povo não é nem de esquerda nem de direita. Logo, se a economia ficar ruim, como está acontecendo, da mesma forma que puseram Dilma na presidência a derrubarão. Fácil, fácil. O povo não está nem aí para partido político nenhum. Se você for na praça da Sé e pedir àquela gente para levantar o braço esquerdo, é provável que a metade ou mais levante o braço direito, não por razões políticas, frise-se, mas simplesmente porque não sabem qual é o braço direito e qual é o esquerdo. Eu já fiz este teste e realmente é isso que acontece. O povo é um negócio hilário, de fazer a gente se borrar de tanto rir. Então não se preocupem porque a única coisa que faria o povo brasileiro sair às ruas para alguma coisa é o Coringão ou novela das oito. O resto é conversa fiada.
    Só mais uma coisa. Gostaria de recomendar ao pessoal do blog muita cautela em 2013. Eu já parei tudo por aqui. Vou esperar até maio/junho para ver como vai estar a economia. Até lá, tudo parado. E o pessoal que vive de salário, é bom cortar todas as despesas possíveis. Rever o orçamento doméstico todo. Cortar, cortar, cortar. O momento é de cautela.

    • Não se estresse, Augusto (era você, outro dia, que estava com orelhas de Mickey Mouse aqui?), o Brasil está indo num caminho bom, embora ainda tenha muita coisa errada. Veja abaixo:

      ===================================
      (Fonte: Dilma na Rede)

      Brasil sem Miséria
      Retirou 16,4 milhões de brasileiros da pobreza extrema

      Lançamento do Brasil Carinhoso
      Somente em outubro, foram repassados R$ 186,3 milhões a 2,16 milhões de famílias, beneficiando quase 3 milhões de crianças de 0 a 6 anos

      9 anos de Bolsa Família
      Foram transferidos R$ 17,3 bilhões aos beneficiários do Bolsa Família. Mais de 50 milhões de pessoas foram beneficiadas em 9 anos a um custo de 0,46% do PIB brasileiro.
      Em 2012, 96,7% das 15,1 milhões de crianças e jovens beneficiários do Bolsa Família superaram a frequência escolar exigida pelo programa (agosto/setembro)

      Aumento dos empregos no país
      Até outubro, foram criados 1,7 milhões de postos de trabalho. Somente no governo da presidenta Dilma Rousseff (desde 2010) já foram criados 4 milhões de novos postos. O Brasil registra atualmente o menor nível de desemprego da história

      Saúde
      Foram realizados mais de 12,3 mil transplantes no SUS, aumento de 12,7% em relação a 2011. Também, aumentou 22% a quantidade de doadores de órgãos

      Minha Casa, Minha Vida
      Mais de 970 mil moradias entregues em 2012

      Crédito em expansão
      Nos últimos 12 meses, a taxa média de juros caiu 10,2%

      Redução da tarifa de energia
      Consumidores passam a pagar contas de luz 16,2% mais baratas. Para as indústrias, a tarifa vai variar de 12% a 28%, dependendo da tensão elétrica utilizada. A média deve ficar em 20% de redução

      Ampliação do Pronatec
      O Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego já ofereceu 2,5 milhões de vagas para jovens e trabalhadores em cursos profissionalizantes

      Cientistas para o mundo
      Mais de 20 mil estudantes foram beneficiados em 2012 com bolsas de estudos do programa Ciência sem Fronteiras

      Mais Educação
      Crescimento de 127% no número de escolas do ensino fundamental que aderiram ao programa Mais Educação, oferecendo atividades educacionais no contraturno

      Meio ambiente
      O desmatamento da Amazônia continua em queda: 27% menor em comparação com o ano anterior

      Modernizações dos aeroportos
      Estão em andamento 31 ações em 13 aeroportos: Brasília, Belo horizonte, Campinas, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Salvador, Guarulhos/SP, São Gonçalo do Amarante/RN e Galeão/Rj. Os investimentos já somam R$ 7,35 bilhões.

      Infraestrutura
      38,5% das obras e ações de grande complexidade do PAC2 foram concluídas, um investimento de R$ 272,7 bilhões executados em 2011 e 2012

      Copa do Mundo
      Dois novos estádios foram inaugurados em 2012 e outros quatro serão entregues em 2013
      Lançamento do Plano Brasil Medalhas 2016
      Apoio aos 200 atletas olímpicos e paraolímpicos brasileiros classificados entre os 20 melhores do mundo em suas modalidades, para preparação dos jogos olímpicos do Rio em 2016

    • Caramba vc é o típico conservador paulistano anti-pt e anti-timão , vc é uma piada. O ano que vem vou comprar carro zero e viajar para o Caribe nas férias, fique na esquina da padaria na banca de jornais com os velhinhos da udn tramando o golpe contra um ex-presidente azar o seu !!!!

      • Eu sou uma piada? O PT, Zé Dirceu, Rui Falcão e os mensaleiros convocaram o povo para sair às ruas… Apareceu alguém?????????????? Isto, sim, é uma piada! É hilário! Uma comédia! É de se borrar de tanto rir!

          • Só um cretino como você poderia escrever uma estupidez como essa. Ainda bem que vermes como você não enchem mais nem uma Kombi, no Brasil. Quem contrata alguém como você pra defender a máfia tucana na internet tem titica na cabeça. Aí a explicação pros teus patrões estarem há tanto tempo fora do poder

          • Veja bem, Eduardo, você pode não acreditar, mas eu não venho aqui para o irritar ou provocar. Mas nesse ponto você tem razão. Rui Falcão ainda não marcou a data do ato, mas nem vai marcar. Sabe por quê? Porque um movimento desse tipo só teria credibilidade se o povo que comparecesse não fosse militante. É isso que você não entende. Militante, filiado político e progressista da Barão de Itararé não conta. Fora esses daí, que estariam presente em qualquer coisa convocada pelo PT, não vai aparecer ninguém. O povo não vai aparecer. É isso que vocês não entende. O povo não está com o PT. Não adianta negar isso. A popularidade de Dilma é totalmente efêmera. Da mesma forma que subiu pode cair do dia para noite. Não é politizada. Essa é a realidade inegável. Eu garanto: quando o MPF denunciar o Lula, ninguém do povo vai defendê-lo. Podem convocar o povo à vontade. Não vai aparecer ninguém.

        • Augusto, não sou filiado ao PT, e vou em todas as manifestações, faço questão, pois, amo meu país e o povo brasileiro, vou defender PT até o fim. Sou esquerdista, voto nos candidatos do PT, PcdoB e PDT (Brizola Neto). Não queira nos confundir com seus comentários tendencioso que aqui ninguém é bobo. Se estamos nos blogs sujos e não somos poucos, é porque somos pessoas conscientes, que percebe as manobras existentes no mundo político, manobras essas feitas pela mídia onde os proprietários se acostumaram a mamar nas tetas do Brasil por décadas, agora acabou, o povo acordou, pode acreditar, na manifestação vai muita gente que você não faz ideia, o povo vai defender o que é seu SIM.

        • Caro Augusto,
          impressiona-me sempre a violência das respostas àos seus comentários…esta turma não tem jeito…não são capazes de enxergar um palmo além dos narizes…não adianta tentar debater com êles…estás jogando “pérolas para os porcos” ( e ainda, por ignorância, vão me acusar de estar chamando-os de porcos…hehehe).
          Resumindo, parafraseando o que se dizia de surfistas e maconheiros nos anos 70/80…”nem todo ignorante é petista mas todo petista é ignorante”…autoritário, incapaz de conviver com idéias discordantes, não enxergam que o partidinho corruPTo (afinal sua cúpula foi condenada por…corrupção…e formação de quadrilha – que novidade! Ou será que já se esqueceram do Celso Daniel? Quantas testemunhas deste caso que todos os petistas tentam esconder já “convenientemente” foram “apagados”?) prega o autoritarismo que esta militância burra tanto odeia mas com uma única diferença…autoritarismo com o pt no poder pode…A única campaha golpista que existe é a movida por estas “bocas de aluguel” que defendem cegamente o indefensável…a “elite petista” (se é que isto pode existir…mas a bermuda do quadrilheiro de folga na Bahia custou R$600…mais “elite” impossível) , Lula incluído, está envolvida até a raiz dos cabelos em inúmeras falcatruas…logo logo ficaremos sabendo de tudo…os ratos já começam a abandonar o navio que afunda nas águas turbulentas da Justiça, estão loucos para livrar suas peles contando tudo o que sabem – e rápido pois se demorar, acabam “apagados” também.

    • NÃO TEM BASE ALIADA NO BRASIL CAPAZ DE ELEGER EDUARDO CAMPOS, FORA DE PERNAMBUCO ELE NÃO SE SUSTENTA E ATÉ MESMO EM PE . ele só chegou lá e goza da simpatia do povo pelo empenho do LULA, ELE SABE DISSO! POR ISSO JÁ DISSE QUE NÃO SAIRÁ CANDIDATO. E O AÉRCIO NEVER FORA DE MINAS É UM “ILUSTRE DESCONHECIDO” ) CAMPANHA PRESIDENCIAL É “OUTRA HISTÓRIA”. ALCKMIN FOI A RECIFE(PE) NÃO AGUENTOU NEM A PASSEATA NA PRAIA DE BOA VIAGEM COMEÇOU A “PASSAR MAL”, A TURMA COMEÇOU TIRAR SARRO ” ESSE CABRA É MUITO FRAQUINHO”, TEM QUE SER MACHO PARA GOVERNAR O NORDESTE!!!

    • Augusto você é um completo idiota…Vou lhe dar apenas uma dica…Você sonha que o PSB lance um candidato a presidência só porque o partido fez algumas alianças pontuais com a direita em alguns municípios nesta eleição para prefeito ?? Pois pode ir acordando para viver seu pior pesadelo, pois o Eduardo Campos sabe que a sobrevivência política dele e do PSB ainda depende de estarem aliados ao PT e demais partidos progressistas por, no mínimo, mais vinte anos. As alianças pontuais serviram apenas para o PSB avançar um pouco mais. . .

    • nestes aspecto creio que vc tem razão “maugusto”. realmente, na falta de líder, a oposição deve mesmo incentivar que a base aliada do PT se interesse em lançar candidato à Presidência de modo que, quem sabe, algo aconteça… contudo, não considero a hipótese. Campos estará ao lado do PT e de Dilma nas futuras eleições e, vendo que não conseguiu seu intento, não restará outra coisa à oposição pífia lançar o “mineiro cambaleante”. isto sim é desesperador, não a nossa economia. um forte abraço, por trás.

    • Realmente Augusto Símbolo da Guerra, o povo só comparece nas urnas e os resultados são os piores possíveis (para você, é claro!). Faça como seu Madruga: tire o chapéu e sapateie sobre ele. Depois rasgue o (*) com as unhas, depois de desinfetá-las.
      Adoro ver estes fascistas vutos da pida!

      • Calma gente, vamos pegar leve com o finado “Augusto”, eu tenho a impressão que todo ódio que ele destila não é só pelo que LUla (o grande Estadista do século 21) e Dilma (o poste que dará outra surra no p$dbosta/pigolpe em 2014), fizeram pelo Brasil. Acho que o problema dele tem a ver também com as “gaias” que ele deve estar levando da nega dele. E isso é para deixar qualquer um pirado, como é o caso do …”Augusto”. Senão vejamos: Quando alguém vem falar aqui em França e EUA como exemplos, nas atuais circunstâncias, deve ter um grande deficit mental. Por isso, aproveitemos que é Ano Novo e vamos exercitar um pouco de compaixão pelo “”Augusto”. Feliz Ano Novo para todos.

  • Senhor Edu

    Nesta época do ano sempre temos esperanças renovadas.É com esse
    espírito que quero desejar ao senhor e sua linda família um 2013 cheio
    de alegrias, saúde, paz e objetivos alcançados.
    Quero desejar também um feliz Ano Novo a todas as pessoas que, como
    o senhor, se dedicam a combater a manipulação . as mentiras, as injustiças.
    São essas pessoas, ditas “rebeldes” que sempre promoveram as mudanças
    porque acreditam que podem construir um mundo melhor.
    Longa vida a todas elas.!

  • É só responder à altura que a direitalha se borra de medo.
    Estão desesperados porque em 2014 e 2118 já estão derrotados. Aliás, vão continuar perdendo em toda a América Latina.

  • Esta reação significa que o BLOG DA CIDADANIA está ,rigorosamente, cumprindo seu papel ! Os comentários e argumentos da turma do lado de lá são, via de regra,fora da realidade ou contêm agressões descabidas. Eles não tem projetos que possam ser divulgados, pois o que têm não pode, sob pena de perder mais feio do que irão.Vc deve se precaver, pois a mídia vagabunda e pilantra já está partindo para mentiras e outros expedientes.Quem , porventura, ainda detiver assinaturas do PIG, cancele-os imediatamente. Eles já perderam a credibilidade e estão perdendo receita….Sob o ponto de vista ,estritamente,do Marketing, O PIG é muito burro, pois ao se aliar com a direita, eles colocaram milhoes de antigos leitores como adversários ferozes. Nenhuma empresa suportaria tal campanha sem desaparecer do mercado…

      • Tá ali em cima, cegão!
        Não sabe ler?
        Se não sabe, como escreve?
        Pagas alguém pra digitar pra vc?
        Ou és pago?
        Quem te paga?
        E, se alguém te paga, qual o retorno que espera?
        Porque este teu trabalho tá furado, viu, mano?

  • Como disse José do Ceará, Eduardo, “Esta reação significa que o BLOG DA CIDADANIA está, rigorosamente, cumprindo seu papel! ” Esse cara que te ameaça é mais um reacionário idiota que não tem argumentos então parte pra agressão verbal, mas não deixe por menos, denuncie, pois ameaça de morte é crime.

    DESEJO A VOCÊ, EDUARDO E A SUA FAMÍLIA, UM 2013 DE SAUDE, ACONCHEGO FAMILIAR, FORÇA E CORAGEM PRA CONTINUAR SUA LUTA, SEU CAMINHO SERÁ ILUMINADO, MEU AMIGO, ACREDITE NISSO. UM GRANDE ABRAÇO!

  • Edu vamos renovar nossas esperanças, e pessoas como esse tal de Augusto é só o reflexo do ódio, da triste da perda ele sabe porque CHORA é tucano. 2013 é ano de sorte vamos nessa…..Saude e PAZ p/ vc e familia.

  • Segundo pesquisas recentes na Folha de SP, o descrédito da imprensa escrita e falada está crescendo muito no Brasil. A Globo perdendo audiência, os jornais e revistas (Folha, Globo, Estadão, Veja, Època, etc…) perdendo assinantes e consequentemente baixando suas tiragens. Isso vem se evidenciando de Novembro/2012 até o presente momento. Pode ser o reflexo da grande farsa do Mensalão, e a grande batalha da Mídia Conservadora tentando convencer 80% da população que aprovam os Governos LULA/DILMA de que o Brasil está um caos. Se a Oposição Verdadeira (que são os Políticos), estão mais perdidos que “cachorro quando cai de mudança”, imagine se esses jornalistazinhos do PIG, terão condições de ser Oposição nesse País.

  • As pessoas acreditam na mídia porque não faz sentido achar que estão mentindo ou manipulando. Na lógica delas se uma notícia falsa ou manipulada é transmitida, o meio de comunicação será punido, terá de se retratar, etc. Como isso nunca acontece, fica difícil para as pessoas acreditarem que eles mentem e manipulam.

  • a mídia fomenta preconceitos como fez contra homossexuais em sp. outro exemplo foi daquela petista q teve o dedo arrancado a dentada por uma madame no bairro chic do Rio. foi assim q começou o holocausto, c goebells incitando o povo contra os judeus. Edu tem razão.

  • Sr. Augusto, me responda o que o senhor vaticinava quando o mundo inteiro mergulhavs na crise e LULA disse que era apenas uma marola…e com suas medidas economicas, nao so o Brasil nao entrou em crise como cresceu e se tornou referencia mundial. DIGA PARA TODOS quais foram seus comentarios quando LUla mandou o povo consumir?

  • Edu, esse babaca provavelmente goza só de lembrar do Paranhos Fleury, do DOI-CODI e outros que tais… Essa gentalha se alimenta com as mentiras e pilantragens da Globo, da Veja, do SBT, da Band, Estadão Folha e outros quejandos torpes, financiados com dinheiro sujo de sangue dos EEUU… Tem muita gente do seu lado, que sempre irá te apoiar… Esses bandidos serão pegos, com certeza! Um abraço e meu apoio!

  • é só o que esse pessoal da direita sabe falar que vai matar os outros isso e aquilo….acostumados a 500 anos explorar o povo e roubar desse país…..e servir os eua em troca de uns trocados….então eles não suportam mais estar fora do poder e não poder mais lamber as botas do império!!!

  • Eduardo, não permita que as ameaças influenciem negativamente na criatividade que você usa para escrever seus encantadores textos.

    A gente precisa muito dessa sua luz.

    Abraços.

  • Gostaria de sugerir ao antidemocrata Augusto que consulte a Wikipedia ou um dicionário qualquer para saber o que é Democracia. Se países que elegem seus governantes em eleições diretas não são democracias, qual será o modelo dele de Democracia? Nos EUA, por exemplo, o presidente é eleito indiretamente e os americanófilos gostam de citar esse país como modelo de democracia, assim como o Reino Unido que está ainda no tempo da monarquia, assim como a Espanha. Uma coisa é certa, este leitor faz parte da minoria conservadora, reacionária e golpista que não se conforma com a rejeição que veem sofrendo há dez anos em eleições democráticas no Brasil.

    • Paoilielo, a resposta vc já achou: o ‘cidadão’ da bandeira avatarizada (ou do avatar bandeirizado, como queiram) quer justamente isso: eleição indireta! Afinal, segundo sua ‘lógica’, é o melhor sistema democrático do universo…
      Tem um cidadão aí (este sim, cidadão) que não tem um dedo na mão, que chama isso aí de COMPLEXO DE VIRA-LATAS….
      Aliás, se alguém usar este assunto pra defender uma tese de doutorado, já pode se considerar doutor.

  • Eduardo, um feliz 2013 para todos. Que 2013 seja um ano de grandes conquistas.

    Não liguem para o trol, êle é só um canalha provocador. Deve receber uns trocados pela tarefa.

  • Acredito na sua tese sobre a irresponsabilidade da mídia ao fomentar o ódio, principalmente através dos col(o)unistas citados. Também entendo que já existe entre algumas pessoas uma predisposição para esses comportamentos agressivos e até criminosos, por razões diversas. Conheço filhos e netos de militares extremamente conservadores e que tendem a expressar de forma autoritária seu desconforto diante de realidades e opiniões diferente das suas. Ex- militantes do antigo PCB e do próprio PT reagem de maneira muito semelhante. Religiosos de várias tendências também fazem o mesmo quando seguem um líder mais à direita do ponto de vista social. Seus humores dependem das insatisfações pessoais e de suas frustrações econômicas. Aliás, foi isso que motivou a campanha do inimigo único criada e levada a cabo por Goebells e o nazismo. Sabemos que os judeus serviram de bode expiatório, mas não foram nem de longe os únicos a serem perseguidos, odiados e exterminados.Oficialmente, os judeus eram os únicos a serem eliminados e destruídos. A tese da raça pura excluía tudo que não fosse nórdico, protestante e ‘filho da pátria alemã’. Muito camponês embarcou nessa ilusão, muito jovem desinformado com síndrome do herói ariano também. E a propaganda foi a alma do negócio, assim como hoje é a mídia corporativa e seus institutos culturais convenientemente equipados para tentar mudar a realidade que se tornou a pedra no meio do seu caminho. É só ver como tratam um bandido como Cachoeira, elevando-o ao status de ‘empresário’ e de celebridade.

  • Olha, concordo que o comentário no 247 deve ser denunciado à PF, mas atribuir esse ódio aos jornalistas da grande imprensa é um rematado exagero.
    Acompanho este blog há anos e vi muitos divergentes serem humilhados, ofendidos e insultados por você, inclusive por palavras de baixo calão.
    A maioria dos comentários divergentes publicados pelo blog estão dentro do que se pode chamar de civilidade. O que não acontece com os apoiadores do blog que respondem aos divergentes. Veja o caso do Augusto neste post. Em momento algum ele insulta ou ofende nos seus comentários e em troca é insultado e humilhado.E pior. Tudo isso tem venia do blogueiro. Que tipo de justiça você almeja ?

    • Você mente. As pessoas chegam aqui fazendo provocações, chamando as pessoas de “petralhas”, tentando ridicularizar o signatário da página, mentindo, ameaçando… O tal Augusto vem aqui provocar. Tem um tal de Alati que começa seus comentários com um “Patéticos petralhas”. Quem quer respeito tem que respeitar. Ninguém arrasta esses caras pra cá. Se querem provocar, aguentem. E palavra de baixo calão é piada. Este blog dificilmente publica palavras assim. Pode algum dia ter escapado alguma palavra menos polida, mas foi exceção, da exceção, da exceção. Seu comentário mesmo é desrespeitoso. O post versa sobre um indivíduo que escreveu que ia me matar a tiros, após me injuriar pesadamente. Você sabe o que é ler entre 300 e 1500 comentários por dia? Você acha que só recebo comentários no último post? Tem gente comentando post de um ano ou dois atrás, todo dia. E veja que após todos os seus insultos eu te dou mais uma chance. Quer comentar em um blog com ideologia e que encabeça um movimento social? Comente com elegância, discorde com respeito. Garanto que será tratado da mesma forma.

      • vc mente!

        o cidadão do comentário não disse em momento algum q ia lhe matar a tiros!

        ele disse q dá vontade de lhe dar um tiro na cara, o q é MUITO diferente…

        entre ter vontade e fazer há um mundo!

        vc quer se fazer de vítima e distorce um comentário pra parecer q isso foi uma ameaça…

        ó como é valente o intrépido Eduardo Guimarães! nem as ameaças de morte o fazem parar de escrever besteiras!

        vc é patético…

        ps: pode censurar… tente encobrir a verdade!

        • Que coisa sem pé nem cabeça…

          “o cidadão do comentário não disse em momento algum q ia lhe matar a tiros!
          ele disse q dá vontade de lhe dar um tiro na cara, o q é MUITO diferente…”

          R.:E que disse que um tiro na cara não mata?

          “entre ter vontade e fazer há um mundo!”

          R.: Algo parecido com ‘cão que late não morde’… Mas, e se morder?

          “vc quer se fazer de vítima e distorce um comentário pra parecer q isso foi uma ameaça…
          ó como é valente o intrépido Eduardo Guimarães! nem as ameaças de morte o fazem parar de escrever besteiras!”

          R.:Primeiro, a tentativa de descaracterizar a ameaça, depois a confirmação do que disse que não foi dito. Afinal: é uma ameaça ou não é?

          “ps: pode censurar… tente encobrir a verdade!”

          R.: que verdade? onde é que tem verdade nesta desarrumação lógica? tem tanta lógica aí quanto a mãe chamar o próprio filho de FDP.
          Ai, ai, meu santo cristinho, se um japonês lá da minha rua ler isto….

          Em tempo , a única coisa que serve neste comentário do tal haroldo:

          haroldo, “vc é patético”…

    • Seu Jonas, com todo o respeito, considero-o um frangote fraudulento defendendo outro do mesmo naipe.

      Procurem seus amigos em sites da direita, pois aqui não passam de trolls insignificantes.

  • Quando falta argumento a saída é a violência. O QUE NÃO FALTA É COVARDE NESSE país. Tem que dizer que vai dar um tiro no Fernandinho Beira Mar, no Golbery. Tem que dizer que vai dar porrada no Anderson Silva. Isso eles não fazem. Querem ganhar no grito!!!! O povo brasileiro, não essa pretensa elite que não lê, não recicla lixo, estaciona em vaga de idoso/deficiente e pensa que o povo é burro, está feliz. Em SANTA CATARINA FALTAM VAGAS PARA SERVENTE DE PEDREIRO PARA GANHAR 2 MIL REAIS POR MÊS. O POVO MELHOROU DE VIDA. ISSO ELES NÃO ENGOLEM. GULOSOS.

  • Caro Eduardo

    A realidade do nosso país é que o governo do PT tirou da miséria milhões de pessoas e ascendeu à classe média outros milhões de trabalhadores. Isso incomoda àqueles que não aceitam e não querem que os pobres vivam com dignidade. É inveja e dor de cotovelo, pois tiveram a oportunidade de quando eram governo nada fizeram e mergulharam o país em dívida e desemprego. Dilapidaram o patrimônio público e o dinheiro com a venda ninguém viu onde foi parar.
    Feliz 2013 para todos nós e especialmente ao querido Eduardo Guimarães com o seu Blog Cidadania.

  • Pessoal, por favor não deem atenção a esse tal de augusto (com minúscula mesmo!), não é o tipo de crítica construtiva ou saudável a q ele faz. Ele demonstra carência de atenção.
    Aí Edu, mexeu com vc mexeu comigo!
    Meu nome é Eduardo Guimarães.
    E um Ano Novo cheio de Saúde, Felicidades e realizações pra vc e toda sua Família Edu!

  • Olá Edu! Feliz 2013!
    Parabéns pelo seu blog sem censura e livre. A melhor atitude do imbecil é demonstrar a própria imbecilidade.
    Portanto, continue divulgando os comentários dos imbecis. Assim, cada vez mais teremos a certeza das derrotas eleitorais desses imbecís e dos imbecilizados midiáticos.
    Eles pensam com o fígado, já cirrosado pela própria ira, pois o cérebro puntiforme a muito perdeu a capacidade de raciocinar.
    Abraços.

  • Olá Edu! Feliz 2013!
    Parabéns pelo seu blog sem censura e livre. A melhor atitude do imbecil é demonstrar a própria imbecilidade.
    Portanto, continue divulgando os comentários dos imbecis. Assim, cada vez mais teremos a certeza das derrotas eleitorais desses imbecís e dos imbecilizados midiáticos.
    Eles pensam com o fígado, já cirrosado pela própria ira, pois o cérebro puntiforme há muito perdeu a capacidade de raciocinar.
    Abraços.

  • Caro Eduardo,

    O PT erra gravemente ao não se posionar favoravelmente pela democratização radical dos meios de comunicação e pelo acesso à Internet banda larga com excelente qualidade a preço acessível. Esse é um dos preços pagos pela inércia covarde. Dá-me calafrios pensar que alguém seja perseguido em virtude de sua opinião política. Debater, discordar e argumentar sempre; intimidar, cercear e perseguir jamais!

    Espero que nada lhe ocorra e desejo a você e à sua família um excelente 2013!

  • A mídia, ao contrário do que querem alguns, tem tudo a ver com esse processo de disseminação do ódio. Aqui no sul, onde a mídia é raivosamente anti-petista, já tivemos comitês do PT quebrados pela turma que ela açula.

  • A recurso a violência é uma marca registrada da direita, já que no debate e no confronto das idéias ela não consegue se sustentar. Para eles o argumento definitivo é uma bala no meio da testa de seus opositores. A nossa história está cheia de exemplos disso. Aqui no sul tem um desses cães hidrófobos da mídia que é sempre e lamentavelmente convidado para dar palestras até em faculdades, imaginem!!!! com a condição de que não sejam feitas perguntas. O cara é uma besta mas pelo menos uma coisa ele sabe. Num debate de verdade ele seria aniquilado. Essa é a democracia da direita. Eles falam e todos ficam quietos ouvindo as barbaridades.

  • O diabo é que os hooligans estão entrincheirados não só na mídia, mas também na toga e em alguns setores eclesiásticos. Falta apenas fecharem com os reaças da farda para o “mal necessário” (Collor, o juiz) voltar mais forte.
    Lula, com o retorno das caravanas da cidadania, dá a senha para que o outro lado, o dos seus seguidores relembrem que devem estar onde o povo está.

  • Os inconformados com a plena vigência do processo democrático são, em geral, saudosistas das sangrentas ditaduras militares que vigoraram na América do Sul, num dos períodos mais negros da história do continente. Sempre correremos o risco destes celerados tentarem outros golpes, pois a maioria dos mandantes de torturas e de assassinatos dos opositores dessas ditaduras, infelizmente, não foram penalizados como se esperava, exceto na Argentina.

  • Ao senhor Augusto:

    Já que gosta de viver em uma realidade paralela do restante do país, deixa o ex-morador do Bairro dos Pimentas (duvido que saiba onde fica) aqui te explicar umas coisas:

    – O Povo, o povão imenso desse imenso país, do país profundo, está com Lula, e está para sempre. Duvida? Ande pelo país e comprove. Não aceita. Paciência, eu também não suportava o Fernandinho Beira-Mar, ops, o FHC eu quis dizer, mas tive que aguentá-lo durante oito longos anos. Democracia é isso, mas a descrição que o senhor deu em seu post;

    – Se quiserem voltar ao poder, a oposição terá que ralar muito, mas muito mesmo. O Alckmin, ao que parece, já começou a captar os movimentos, visto o processo de cotas a serem implantadas (com um imenso atraso em relação ao resto do país) nas universidades paulistas;

    – Só com Lula, a partir de 2002, que milhões de brasileiros passaram a ter e exercer sua cidadania. Muitos passaram a ter acesso a programas como o Bolsa-Família, primeiro passo para sair da miséria extrema (minha tia precisou dele uma época, hoje não mais), a serviços bancários através da Caixa-Loterias (conta cidadã), ao crédito mais facilitado, enfim, tudo que não existia no governo anterior;

    – O Salário Mínimo teve uma excelente valorização em relação à cesta básica. Falo com conhecimento de causa pois minha finada mãe, Elena Sousa Trindade, era pensionista e ganhava o dito cujo, que apesar de pouco, ajudou e muito no sustento dela quando o meu finado pai, Sebastião Marques Trindade, faleceu de câncer em 2007, ficando internado em um hospital construído com verba federal juntamente com recursos municipais da Prefeitura de Guarulhos, administrado pelo PT desde 1996, município onde fica o Bairro dos Pimentas (que você certamente não sabe onde é). Foi inaugurado pelo Lula, o único Presidente da República a visitar a esquecida periferia de Guarulhos. Em sinal de gratidão, meu pai, mesmo sem forças por conta da doença e desobrigado a votar por causa da idade, fez questão de ir as urnas e votar em Lula nos dois turnos. O último voto dele;

    – Muitas pessoas desassistidas pelo poder público passaram a ter acesso à energia elétrica;

    – Ou seja, o mínimo (mas que mesmo assim nunca foi oferecido para o povo) foi introduzido na vida de grande parte da população mais simples, muitos na classe média atualmente. Sabe quando a oposição será agraciada novamente por esse povo, com crise e tudo mais ? NUUUUUUUUUUUUUUUUNCA. Entendeu ou quer que eu desenhe ? Como convencer um pai cujo filho ou filha cursa Medicina através do PROUNI que a oposição que aí está é uma opção melhor que Dilma ou Lula ? Vocês são loucos ou o quê?

    Quanto a mim, o Eduardo já publicou um post a respeito da mobilidade social criada na era Lula tempos atrás e me citou: Estou no último ano de Administração da FECAP, uma das melhores da área segundo o mercado e o ENADE, 100% custeado pelo PROUNI (teria que desembolsar R$ 1.200,00 caso tivesse que arcar com os custos). Graças também ao aumento da oferta de crédito da Caixa já possuo o meu apartamento quase quitado. Sabe quando votarei novamente em partidos como o PSDB, DEM e PPS ? Nunca mais na vida. Fica a dica. Feliz 2013 a você e todos do BLOG !!!!!

    • Caro Marcos Marques de Sousa Trindade

      Sucesso em sua empreitada.
      Aqueles que passaram por privações são os que mais valorizam e agradecem quando as oportunidades
      são ofereciadas.
      Vivi o desemprego, a falta de expectativa, a angústia dos tempos de FHC.
      Os vários currículos enviados e o silêncio do outro lado.

      O que se ouvia naqueles tempos:

      – AH ! Você não sabe inglês !
      – Você passou da idade !
      – Você não viu no jornal não ! Tem fila enorme pra trabalhar de gari !
      – Você não trabalha porque não quer !
      – O emprego é somente para pessoas privilegiadas !
      – Não gosta do salário ? Tem um monte de gente que quer trabalhar por esse salário.
      – O risco Brasil atingiu blá blá blá; O índice nasdaq blá blá blá; Os investidores blá blá blá; O FMI blá blá blá; Tem que vender as empresas públicas pra fazer caixa blá blá blá; O mercado blá blá blá; Osalário mínimo não aumenta se não quebra a Previdência blá blá blá….

      Lembro-me que na eleição de 2002 eu tinha uma aversão ao LULA. Não queria nem ouvir ele falar.
      As minhas impressões eram as que a mídia me passava. Eu achava que os “jornalistas” eram sérios e imparciais. Dizia: Se ta falando no jornal e passando na TV é verdade ! (Não tinha medo como a atriz, tinha raiva mesmo !)

      Repitia o que a mídia falava.

      – Esse LULA não tem curso superior!
      – Esse LULA nunca exerceu cargo executivo !
      – Esse LULA vai implantar uma ditadura comunista !
      – Já pensou esse LULA no exterior !

      No primeiro turno votei no Ciro Gomes. Quis os eleitores LULA x Serra

      Falei pra mim mesmo:

      Quer saber ! Vou votar nesse LULA pra ele arrebentar com tudo !
      Que se dane (não com essas palavras) !
      O que deu meu voto ao LULA não foi suas propostas, capacidade, esperança ou qualquer outra coisa.
      O que deu meu voto ao LULA foi meu sofrimento, minha repulsa ao que hoje entendo como “deus mercado” e votar no Serra seria manter a continuidade do mesmo.

      Pois bem o resto da história todos conhecemos.

      Em 2006 nem pestanejei foi LULA nos dois turnos (com a mídia dando “porrada”)
      Em 2010 Dilma nos dois turnos. (com amídia dando “porrada”).
      A mim não interressa o que a mídia fala.

      Sou eternamente grato ao LULA !
      E para ver o quanto….

      Não sou militante, filiado, assistido por bolsa família ou outro programa social, assentado, comissionado em cargo público, cotista, acionista de empresa pública, pago e muito menos parente do LULA.

      Tenho trabalho digno e novas perspectivas de crescimento.

      Bom ano Novo a todos !!!!

  • E é exatamente o que os conservadores querem para criar um clima de caos no Brasil, o qual também faz parte da estratégia golpista, por isso sugiro que pessoas vítimas de ameaça como você, levem não somente o caso à polícia, mas procurem o Ministério da Justiça e outras autoridades do governo Dilma e do PT(partido que comanda o país)exigindo investigações e punições imediatas, uma vez que é evidente que esses animais são teleguiados pela direita mais golpista que existe e também é óbvio que agirão com mais vigor neste ano, aumentando sua ousadia conforme o estado em que esteja o golpe que tentarão levar em curso; ações que deverão não só punir os culpados, mas encontrar seus comendantes e ter coragem para apontá-los onde que que estejam localizados.

  • Feliz 2013 Prezado Eduardo,para vc e os seus!

    Não deixe de denunciar estas ameças. Estamos com você.
    Sugiro que ignoremos estes provocadores baratos. Falemos de positividade, sucessos do Lula, da Dilma, do Evo, da Cristina, do Hugo e por aí vai. É mais prazeroso.

    Forte abraço aos homens e mulheres de bem e de paz que frequentam este blog

  • Edu! Me ocorreu que um jornalista de 2 neuronios chamado Augusto Nunes escreveu e divulgou uma lista com nomes de pessoas que apoiam o LULA, com o intuíto de expô-las à violência da extrema direita, eu acho!

  • Tenho observado que a direita brasileira está saindo do armário. Antes, até tinha vergonha de se dizer de direita. Afinal, não deve ser fácil mesmo ser de direita, ser fascista no discurso e na prática. Como ela nunca se assumiu, agora está sendo intimada pela democracia a se identificar. E se identificar pelo que lhe é próprio: pela violência física e ou verbal. Como a direita brasileira, em especial, não tem discurso para defender o que pensa, nem para se defender como reacionária, parte para a ignorância. Quer golpe para se sentir protegida e ameaça para se sentir respeitada. A direita não suporta a Democracia. O único guarda-chuva da direita é o mercado, por ser anárquico. Se diz contra o Estado, mas é quem mais se beneficia dele. A direita se diz contra a corrupção, mas é corrupta. Se diz contra a violência, qualquer que seja, mas faz de tudo para que as desigualdades sociais se perpetuem. Se sente dona do País e quer que o povo seja sempre vassalo e produtor das riquezas sem delas se beneficiar. Numa palavra: a direita brasileira é bandida, cínica e covarde.

Deixe uma resposta