Convite a Serra pra soltar rojão no Roda Morta diz tudo

Análise

 

Ele saiu da tumba. E apareceu onde era mais previsível, em um dos dois únicos programas de visibilidade da TV brasileira que tratam de política, no “Roda Viva” (TV Cultura) – que, pela natureza previsível do que ocorre naquele programa após ser aparelhado pelo PSDB de São Paulo, passou a ser conhecido como “Roda Morta”. O outro programa é o Canal Livre (Band).

Vale reproduzir a introdução do programa Roda Viva da última segunda-feira, que escolheu José Serra para comentar o momento político:

O Brasil vive a maior onda de manifestações em duas décadas. Milhões de pessoas saíram às ruas para protestar. Como fica o país a partir de agora? O que a história pode nos ensinar? (…) Para falar sobre tudo isso, o Roda Viva de hoje entrevista José Serra (…)”

Que escolha, hein! Por que foi feita? Vamos em frente tentar descobrir.

Para entrevistar Serra, o mediador Mario Sergio Conti anunciou as presenças de Daniela Lima – novinha, bonitinha, bem como o pretenso “galã” tucano gosta –, da Folha de São Paulo, Felipe Patury, da revista Época, Leão Serva, autor de livros de autoajuda, Marco Antonio Villa, historiador tucano, e Marco Aurélio Nogueira, diretor da Unesp.

A escolha de Serra para comentar o momento político tem uma significação imensa, que seu semblante e discurso, durante o programa, traduzem para nós.

Antes de prosseguir, relato uma experiência pessoal: tenho conversado sobre as manifestações com muitas pessoas de todas as classes sociais e, de fato, a maioria absoluta as apoia. E quando manifesto minha posição de desconfiança sobre tudo isso, dizem-me que só sou contra porque elas são “contra Dilma”.

O sentimento generalizado é o de que o governo federal e a sua titular perdem com as manifestações porque, apesar de terem começado tratando de temas relativos a Estados e municípios, como a tal “mobilidade urbana” e o “preço das tarifas”, descambaram para temas genéricos como “menos corrupção, mais saúde e educação” etc.

Além de esses temas deixarem a reclusão das esferas estaduais e municipais, o fato de os protestos ocorrerem em nível nacional sugere que o problema é do país.

Por fim, a irrupção dos protestos, sobretudo dos violentos, desmonta a teoria que o governo e até a oposição e sua mídia abraçavam, de que haveria um sentimento de bem-estar social no Brasil. E não só para nós, mas para o mundo.

A sensação de que, ao contrário do que se dizia, há mal-estar social e de que está ocorrendo uma reviravolta na política é, portanto, um pesadelo para o governo Dilma e para o projeto dela de se reeleger. Mas não acredito que seja sua morte política. Ainda…

Eis, aí, a razão da escolha de entrevistar José Serra. Para a direita tucano-midiática, ele é o preferido. Não tem pra ninguém. Aécio era uma tentativa do PSDB de se mostrar renovado, mas com o governo “morto” – como a direita acredita que ocorrerá após tudo que as manifestações desencadearam e irão desencadear -, o nome da direita será Serra.

A imagem no alto deste texto é de charge de Paulo Caruso feita durante o programa. Ilustra bem o sentimento sobre o momento político. E mais: sugere que foi Serra quem virou o “bonde” petista, o que faz pensar por que está sendo atribuído a ele o feito de “zerar o jogo” para a sucessão presidencial. Estaria por trás das manifestações? Seria isso?

Não posso dizer que concordo com Serra que o jogo foi “zerado” para Dilma e seu adversário tucano por conta das manifestações, mas não posso negar que ele e a sua claque no Roda Viva de segunda-feira última estavam soltando rojões. De fato, a direita tucano-midiática parece estar convencida de que agora, vai.

Todavia, você, simpatizante ou militante do PSDB que concorda com a tucanada em que as manifestações vão eleger um deles – de preferência, Serra –, devo lembrar que, pelo menos até a semana passada, as manifestações eram de classe média, não apenas pelo que transpareceram a quem foi a alguma delas, mas pelas pesquisas do perfil dos manifestantes.

Ora, será que essa massa que foi às ruas representa mesmo o conjunto da sociedade ou é o esgar de uma classe social que perdeu o privilégios nas políticas públicas, como bem nota Serra na entrevista quando lembra que a grande criação de empregos no Brasil tem sido para os mais pobres?

Em minha opinião, Serra está cantando vitória antes do tempo.

Confira, abaixo, a (precipitada) comemoração tucana no último Roda Viva.

132 comments

  • Edu,

    Porque o Roda Morta não explica as demissões na Rede Cultura.
    Aébrio achou que tinha passado uma rasteira no Vampiro mas não fugindo a raça tem 7 vidas.
    Serrra went to USA to receive orders for the conduct of rallies?

    • Em Montes Claros no norte de Minas está programado um “protesto” pra hoje.O interessante é que do Rio de Janeiro partiram TREZENTOS manifestantes para se juntar aos manifestantes locais.Quem está pagando as “passagens,refeições e estadias desses TREZENTOS?Será que são os mesmos que “patrocinaram” a “blogueira” cubana?Será que são os mesmos que pagaram aquela placa no jogo do Fluminense com os dizeres “change Brazil”?

      • Vou te contar uma coisa, não sei como os EUA, Grã Bretanha e Alemanha arrumam tanto dinheiro assim viu? Fico p da vida esses países bandidos cometerem esses crimes no mundo afora, isso TEM que acabar, todos os jovens de todos os países, deveriam fazer uma mega manifestação contra esses impérios, fazer ao mesmo tempo é só combinar no face, todos protestando contra o império. Vamos lá moçada protestar contra a Troika, contra o império, contra o FMI, contra BIRD, contra o neoliberalismo.

  • O vampiro pensa que tem alguma chance. Carta fora do baralho agora vai assombrar aecim e Dudu. Há males que vêm para o bem. Dilma estava refém de um Congresso mafioso, liderado por um PMDB e parte do PT fisiologista. O pais estagnara. As manifestações balançaram o país e os políticos. A direita tentou manipular as manifestações.. Para desgastar o governo Dilma eles estão dispostos a brincar com fogo. Mesmo correndo o risco de se queimar pois seus interesses são totalmente contrários ao do povo que sai às ruas democraticamente. Tarifa zero é socialismo em estado puro.
    Dilma está certa fazendo do limão uma limonada, plesbicito, corrupção como crime hediondo, 100% do pré-sal para a educação. Tudo o que ela tentou mas não deixaram por causa do fisiologismo fazer. O PSDB e PiG vociferam contra o plesbicito. A direita nunca gostou de ouvir a voz do povo se manifestando democraticamente.

  • Nos países mais desenvolvidos economicamente, a classe média é considerada o termômetro da sociedade. isso porque ela congrega a maior fatia da população. Ora, já foi dito que, entre nós, a classe média representa muito pouco da população, majoritariamente concentrada nas classes C e D, com um imenso contingente abaixo da linha de miserabilidade. Também já se disse que o sucesso das ações de um governo pode ser aferida pela ampliação da classe média. Pois bem. As ações dos governos progressistas de Lula e Dilma não promoveram a ampliação da classe média, mas algo muito, muito mais importante: retiraram milhões de brasileiros das garras da miséria. Não se pode – segundo creio – afirmar que houve um acréscimo de pessoas à classe média. É que a diferença de renda entre os vários estamentos da sociedade brasileira é tão díspare que a própria classe média é dividia em classes – classe média alta, classe média média, classe média baixa, etc. Na realidade, houve sim, uma melhoria significativa de vida para aqueles milhões que viviam na margem do sistema, desempregados, ou com subempregos. Esses não apareceram nas manifestações (?): estavam ocupados, trabalhando em seus empregos, gerados aos milhões nos últimos 12 anos. Para eles, a redução das tarifas de ônibus diz respeito diretamente, e é benvinda. Mas, pra eles, e pra nós que os apoiamos e torcemos para que melhorem cada vez mais, o bonde vai continuar nos trilhos, e ninguém vai virá-lo. Não deixaremos.

  • 1822: Independência do Brasil = 1824 primeira Constituição

    1889: Proclamação da República = 1891 segunda Constituição

    1930: Revolução de 1930 = 1934 terceira Constituição

    1937: Estado Novo = 1937 quarta Constituição

    1945: Redemocratização = 1946 quinta Constituição

    1964: Golpe Militar = 1967 sexta Constituição

    1968: AI-5 = 1969 sétima Constituição

    1985: Redemocratização = 1988 oitava Constituição

    2013: WEB-Revolução = 2014 nona Constituição

    Essa evolução assinala o quanto a Lei maior está sujeita às mudanças na estrutura de poder do país. Sempre que ocorrem transformações significativas nos grupos que detêm o poder, é elaborada uma nova Constituição. Ao longo dessa evolução poderemos observar períodos sucessivos de concentração e
    desconcentração dos poderes políticos, refletindo aquilo que acontecia na sociedade.

    Se a Globo é contra eu sou a favor e vice-versa!

  • Desculpe Edu, não tenho estomago. Porque a cultura não convidou o Aécio seria mais lógico??

    Pela saída imediata da trinca do inferno (zé cardoso,gleise e helena chagas)

  • http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/06/1300963-premie-turco-reafirma-que-

    protestos-em-seu-pais-e-no-brasil-sao-fruto-de-conspiracao.shtml
    25/06/2013 – 12h39
    Protestos em Turquia e Brasil são orquestrados, diz premiê turco
    Publicidade

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, repetiu nesta terça-feira que os protestos em seu país e no Brasil têm sido orquestrados por forças que querem evitar o crescimento dos dois países.

    Ele destacou, em discurso no Parlamento, que os dois países saldaram suas dívidas com o FMI (Fundo Monetário Internacional) e que há uma conspiração para minar o crescimento econômico de ambos.

    No último sábado, ele já havia dito a milhares de simpatizantes em Samsun, cidade na costa do Mar Negro, que o Brasil é alvo das mesmas conspirações que, segundo ele, tentam desestabilizar seu país.

    “O mesmo jogo está sendo jogado agora no Brasil. Os símbolos são os mesmos, os cartazes são os mesmos, Twitter e Facebook são os mesmos, a mídia internacional é a mesma. Eles (os manifestantes) são liderados a partir do mesmo centro”, disse Erdogan.

    “Eles estão se saindo melhor em alcançar no Brasil o que não puderam alcançar na Turquia. É o mesmo jogo, a mesma armadilha, o mesmo objetivo.”

    Adem Altan/AFP
    O primeiro-ministro turco fala a seus correligionários no Parlamento, em Ancara
    O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, fala a seus correligionários no Parlamento, em Ancara, nesta terça-feira

    Nesta terça-feira, ele acusou, em especial, os meios de comunicação de conspirarem. “Desde o começo, algumas pessoas, interna e externamente, têm tentado classificar os protestos como totalmente inocentes e justos, e acusado a polícia de usar sistematicamente a força”, disse Erdogan.

    “Alguns meios de comunicação na Turquia são os principais provocadores. A mídia internacional tem participado dessas operações.”

    Ele se referiu, especificamente, a um repórter turco da BBC que tuitou sobre um fórum realizado por manifestantes, em que os participantes supostamente sugeriram um boicote de seis meses de bens para ajudar a desacelerar a economia.

    Sem mencionar seu nome, Erdogan acusou Selin Girit de ser “parte de uma conspiração contra o seu próprio país”.

    “Seu objetivo é impedir a democracia, prejudicar a economia da Turquia, atacar o turismo”, disse o premie.

    PRISÕES
    Pelo menos 20 pessoas foram presas acusadas de envolvimento em protestos violentos nesta terça-feira.

    Segundo a agência estatal Anadolu, a polícia fez uma busca em 30 endereços da capital, Ancara, e prendeu os 20 suspeitos de ligação com “grupos terroristas” e de “atacar a polícia e o meio ambiente” durante as três semanas de protestos.

    A ação da polícia turca nos protestos contra Erdogan adiaram para o fim do segundo semestre as negociações para que o país entre na União Europeia. Nesta terça, o bloco e o governo turco se comprometeram a continuar as negociações.

    A repressão aos manifestantes, que protestam desde o fim de maio, foi duramente criticada pelo bloco e especialmente pela Alemanha, maior país da UE. A condenação foi feita pela chanceler Angela Merkel, que disse na quarta (19) que estava “chocada” com a atuação da polícia turca.

    O governo turco não gostou da interferência e acusou a premiê alemã de querer usar o caso turco para fazer campanha eleitoral. Devido às declarações de ambos os lados, os embaixadores foram chamados para ouvir as reclamações formais dos governos.

    Nesta terça, a União Europeia cancelou a reunião que teria com os turcos na quarta-feira e adiou por pelo menos quatro meses a continuidade das negociações. O diálogo, parado há três anos, foi bloqueado pela Alemanha e outros países até que seja divulgado o informe de direitos humanos sobre a Turquia, em outubro.

    • Só não concordo porque houve uma mudança de direção da mídia. Vejam o discurso do Jabor. é uma simplificação mas dá para captar a virada oportunista…

  • Gente Cidadã…
    Há males que vem pra bem.
    Se a oposição achar que matou o governo, e, ancorado nesse engano, lançar José Serra como seu candidato, Dilma se reelege com folga.
    José Serra não ganha nem a presidência do PSDB, como vai fazer frente a uma candidatura bem avaliada à reeleição?

  • Desde o começo das manifestações eu sentia que podia haver alguém (ou um grupo) por trás desse eficiente estopim que levou milhares de pessoas às ruas.
    Teria que ser alguém que soubesse operar no mundo subterrâneo, que tivesse importantes contatos dentro da estrutura de governo (Abin, Policia Federal, Caixa, etc.) muitos arapongas disponíveis para fazerem trabalhos específicos (ex.: contratar um telemarketing para espalhar boatos sobre o Bolsa Família) e finalmente contato no exterior com grupos especializados em redes sociais e de como usa-las para a desestabilização de nações (guru indiano, Facebook, CIA, etc, etc).
    Finalmente o monstrinho conspirador colocou a cabeça para fora, e eu digo BINGO!

  • Não tenho estômago pra ver ou ouvir,
    essa gente cínica e perversa.

    Agora é hora de juntarmos força para
    defender as propostas da Presidenta.

    A hora é de mobilização e apoio total,
    A DILMA!!!!

  • Desculpe, mas não consigo nem olhar para o cerra, muito menos ouvir a voz, me causa nauseas. Sou mais DILMA e LULA.
    Abços.

  • Serra, vem quente que nós estamos fervendo.

    Ele gosta de perder eleições, é um palhaço.

    O golpe de mestre da Dilma desnudou os dois Brasis: o que quer democracia e o que não quer.

    A oposição quer proibir a democracia.

    Só falta dizer que urna é coisa de regime totalitário.

    Está chegando a hora de vocês, seus sacripantas.

    Vamos enterrar de vez o entulho da ditadura, após 50 anos, se Deus quiser, e há de querer.

  • Eu torço para que o Serra seja o candidato tucano de 2014!
    Ele sempre perde.
    E se ganhar, é que nosso eleitorado não tem jeito, e merecerá as consequências.
    Só se aprende com experiência (sinônimo de apanhar, no caso).

  • O tema saúde, educação e principalmente corrupção embalou a geração dos meus avós, dos meus país e parte da minha, meus filhos estão um pouco mais antenados, apesar de pertencerem à parcela silenciosa.
    Veremos nas urnas.

    abçs

  • Edu

    Ainda é cedo, mas será que a batata da Dilma já não está assando assando no PT? Será que o Lula será candidato em 2014?

    A direita só poderá cantar vitória se conseguir tirfar o Lula do páreo de uma vez. A quantas anda a investigação do MPF?

  • Edu

    Ainda é cedo, mas será que a batata da Dilma já não está assando no PT? A candidatura do Lula em 2014 pode se tornar imperativa.

    Por isso, a direita só poderá cantar vitória se conseguir tirar o Lula do páreo de uma vez. A quantas anda a investigação do MPF?

  • a greve geral aparentemene convocada para dia 11-7 pelas centrais sindicais e mst oxala nao se pareça deamis com as pressoes de carlos altamirano do PS e o setor social trabalhista no chile contra Salvador allende – para obriga-lo a avançar mais e mais rapido. Como sabemos nao deu muito certo.

  • Eduardo, se os protestos fossem contra Serra na presidência seus textos seriam de outro tom e direção.

    Mas como respinga contra o PT em um primeiro momento desqualifica depois relativiza, depois racionaliza para obter algum ganho politico as vezes inverte causa e efeito, por fim imputa a conta em quem não tem nada haver com a coisa.

    Se nada disso adiantou inventa um inimigo imaginário para bater, o espantalho.

    O espantalho de hoje, Serra.

  • Edu, brigar contra a mídia golpista poderosa é uma coisa inglória…
    Difícil não esmorecer…
    Participo de grupos de pessoas que acreditam no PIG cegamente… virei saco de pancada… tem hora que dá vontade de chutar tudo pro alto, deixar a oposição vencer e afundar o país de vez… mas isso tem um preço para todos, infelizmente…

  • Mais uma tentativa de golpe falhou. Esta chegou bem perto, a ponto de os clubes militares se animarem bastante. Vão continuar tentando …

    Ontem foi o lançamento de Serra a presidência em 2014, o que enfraquece muito Aécio.

    Não creio que Serra faturou, é mais uma ilusão, algo que seus seguidores precisam acreditar, já na base do desespero. Não vi ninguém em SP pedindo a volta de Serra.

    Dilma vai se recuperar e estará muito forte em 2014. Ela enquadrou a oposição com suas propostas, a ponto de Aécio estar como cachorro que caiu da mudança.

    Amanhã parece que terá um grande movimento em Minas, talvez ele sinalize o que vai acontecer daqui para frente.

    A mídia já mandou a direita se recolher, recuar. Ficaram na rua a esquerda e extrema esquerda.

    • E ELES ESTÃO BEM ANIMADINHOS:

      “A leitura que os Clubes Naval, Militar e de Aeronáutica fazem das recentes manifestações populares é que elas expressam, majoritariamente, o grito daquelas que estão indignados com o descaso e, às vezes, com a conivência das autoridades governamentais, no que diz respeito às legítimas aspirações da sociedade, ressalvado o perigoso aproveitamenento por segmentos radicais que buscam interesses inconfessávéis.
      Quando o povo se convence de que antigos vícios e omissões se repetem, impunemente, percebe que é chegada a hora de se manifestar clamorosamente. Não mais aceita ser conduzido, resignadamente, como grupo ingênuo. Obriga-se a dar um basta à impostura e à impunidade.
      Estaremos sempre atentos e acompanharemos a evolução dos fatos.
      COMISSÃO INTERCLUBES MILITARES”

      É isso que essa canalha conseguiu com essas arruaças irresponsáveis e sem objetivo concreto.
      Se os milicos derem o golpe para O Globo estampar “RESSURGE A DEMOCRACIA”, essa cambada de inconsequentes ingênuos vai ver o que é corrupção, deseducação, falta de saúde, miséria, desigualdades, torturas, perseguições, assassinato de inocentes e outras atrocidades. Tudo do que eles estão reclamando está perfeito perto do que era na época da ditadura.

      • Milico dando golpe?
        Brincadeira, neh? Com os comandantes que eles tem hoje em dia seria impossivel.
        Todos soh pensam em se dar bem e arrumar uma boca boa para ganhar um aumento indireto de salario ou a chance de ser promovido a general/almirante/brigadeiro. E para isso a receita eh uma soh: nunca contrariar o chefe! E estao ai os 3 comandantes das forcas armadas que sao o maior exemplo de submissao da historia, basta ver quanto tempo estao na funcao….certamente nao eh por bater de frente com o Min Def.
        Milicada virou um bando de cordeirinhos, nao tem o menor risco de se assanharem….soh os velhinhos do Clube Militarceh que ainda fazem algum barulho….na certa devido a crise de consciencia pelo faro de tb nao terem feito nada qdo estavam na ativa….

  • Caro Edu, você e outros analistas cometem um erro grave de avaliação ao achar que podem diagnosticar as causas e efeitos das manifestações a partir de São Paulo, tomam a parte pelo todo.

    Claro que SP é muito importante por suas características de pujança e gigantismo mas é a capital mais conservadora do país, em outros locais como Porto Alegre as manifestações tiveram claro caráter progressista, há no mínimo, uma disputa ideológica pela paternidade e rumos do país nelas.

    Morei em SP e sei como pensa o paulista médio, sujeito de inclinação conservadora e pouco apego à democracia, pessoas progressistas são encontradas em ‘ilhas’ como a USP p.e.

    Com relação à ida de Serra ao ‘roda morta’ a maioria das pessoas sentiram aquilo que se chama de vergonha alheia, foi um episódio patético e constrangedor de oportunismo e pobreza intelectual, Serra é um político odiado em todo o país.

  • EDÚ E BLOGNAUTAS … Negócio em Minas tá muito feio. Olhem estas imagens. Segundo NovoJornal, o exército está na área, mas Anastásia nega…
    ENQUANTO ISSO EM BH, POLICIAL MILITAR DIZ: “ME FILMA QUE EU TE REGAÇO”
    A censura tá brava em Minas. Quem quiser se inteirar o que rola em BH, leia o NovoJornal (só colocar no Google). Bicho tá pegando. Exército nas ruas, mas Anástasia nega.
    http://www.youtube.com/watch?v=rPa12gdx8uk

  • Também não vi e nem verei. Há mais de dez anos que não vejo mais tv. Só uso o equipamento para assistir DVD.
    Nem por escrito quero saber o que este indivíduo, morto politicamente, tem a dizer.

  • Nao acho que vao lançar esse verme de novo, apenas os tucanos paulistas, que comandam a cultura, farao uma pequena pressao, mas esse ja era. Se fizerem essa besteira novamente, tanto melhor; nem em SP ele ganha mais.

  • O Cerra é o candidato perfeito, começa e acaba com 35% de intenções de voto, 45% de rejeição e, de quebra, ainda racha a oposição. Concordo com o PHA e um movimento como este é algo a se comemorar nesta altura do jogo.

  • Não vou assistir. Como programa cômico seria melhor o aébrio never que além do olhar “vidrado”, fixo e inexpressivo é gago.Melhor que didi, dedé, mussum e zacarias.

  • Edu,

    Eu tive a infelicidade de assistir ao programa Roda Viva, É Notícia na Rede TV e o programa do Jô Soares na Rede Globo. No golpista Jô Soares estava o Marco Antonio Villa sujeito nojento, golpista e cara de pau que diz ser historiador, um sujeito que ainda vai apanhar do povo na rua, bem como todos os outros golpistas da imprensa.

    No programa de hoje do Jô golpista, na madrugada, o que eu vi, foi simplesmente a armação de golpe claro, o apresentador e o golpista vomitaram o que tinham direito.

    No É Notícia foi ainda pior com o verme Arthur Virgílio dizendo os mesmos absurdos dos golpistas da Globo e o do Roda Viva o morcegão como você bem já disse.

    Essas pragas estão juntas armando um golpe neste país.

    Sinceramente quem estiver do lado desses vermes não merecem nossa atenção e a melhor resposta para eles é o desprezo.

    São figuras tristes que só de vê-los tenho vontade de vomitar.

    Vamos na luta.

    Esses vermes ainda vão sentir nas ruas a insatisfação do povo com um jornalismo podre, embolorado e ultrapassado, que só agrada a turma deles.

    No passaram.

    Grande abraço, companheiro.

  • Assisti a entrevista.
    Sou persistente, e além do mais também queria saber o que José Serra tinha a dizer.
    ….
    ….
    Tá bom, eu confesso. Assisti até os 02:16 min que é quando Serra diz: -Boa noite Mario, boa noite a tod… pluft
    Mas até onde vi posso assegurar que José Serra não mentiu.

  • Até o vigésimo minuto eu consegui, heroicamente, assistir.

    Depois num foi mais.

    Esse cara féde golpe!

    Só defende os interesses de quem é rico. “*Oda-se os pobres”, ele pensa.

    Melhor parte(ou pior), dizer que o BigMac tá muito caro… eeuheuheuhehueuheuhehu

    Taí a postura do Tucano legítimo: defender os interesses de consumidores de BigMac!

  • Minha admiração por Dilma é cada dia maior. Continua no batente, trabalhando e tentando viabilizar soluções para aqueles que , de boa fé protestaram e para aqueles que desses serviços dependem. Como sempre, governando para todos, mesmos para os de má-vontade, os de má-fé e os salafrários de sempre. Não sei se vai mudar muito, não sei se vai melhorar ou se vai piorar. Sei que fico com vontade de vomitar toda vez que vejo Serra, o Agripino, o botocudo do Paraná, o Aécio – que já não está com essa bola toda, e outros similares. O pior é ter que ouvir os bundões (desculpa, mas só me veio esse nome) dos telejornais a trazer as opiniões negativas feitas pelos jornais estrangeiros (aliás, parecem que foram escritas aqui, o que dá no mesmo, já que alguns servem a algumas embaixadas). Mesmo com toda a novidade de um lado, por parte do MPL, tem uma coisa antiga real e muito concreta. O país está muito melhor do que estão pintando. Se não, como explicar esse desespero dessa oposição e de investidores estrangeiros, cujos países deixam muito a desejar em termos econômicos e democráticos?

  • JN e Globo News, segunda-feira: Roberto Freire, Agripino Maia e Aécio Neves na reportagem. Fala Freire, fala Agripino. Aécio não fala.

    Roda Morta com Serra, segunda-feira, não com Aécio.

    Nota estranhíssima na coluna da Monica Bergamo, nos dias da repressão mais sangrenta da PM paulista: José Serra almoçou com Grella, o Secretário de Segurança de São Paulo.

    Tá parecendo que Aécio é a opção bonitinha da direita em tempos de eleição.

    Em tempos de golpe …

  • Cerra solta rojão…mas a Dilma acende a lanterninhas.Mudanças já.A Turminha do esquenta vai ter que se posicionar ou mudanças profundas ou juventude tucana excluida do poder.A bala de prata atinge o alvo errado.Calma Cerra,nem o Ìndio te ajudou e nem as fraldas vão ajudar.

  • Simples assim -Estando alguém a favor das manifestações (que facilitam o caos do vandalismo e os saques) é porque a pessoa perdeu as eleições de seu candidato e portanto qualquer acontecimento que possa enfraquecer Dilma é bem-vindo, mesmo que volte a inflação, o desemprego que o Brasil pare de diminuir a desigualdade de renda das famílias. Pudera se foram contra a diminuição da energia elétrica, dos juros só porque foi Dilma quem aplicou.
    “Antes de prosseguir, relato uma experiência pessoal: tenho conversado sobre as manifestações com muitas pessoas de todas as classes sociais e, de fato, a maioria absoluta as apóia. E quando manifesto minha posição de desconfiança sobre tudo isso, dizem-me que só sou contra porque elas são “contra Dilma”. (copiado do texto do Eduardo em 25/06 “Convite de Serra para soltar rojão no Roda Morta diz tudo”

    Está explicado as manifestações se estão contra Dilma está a favor da oposição. Se uma pessoa que não votou em Dilma está satisfeitas com as manifestações. Estranha ironia. daí tentam separar o vandalismo, o saques. As manifestações contra a corrupção (só a do PT) estão incentivando a corrupção dos saques de bens privados. E assim não há como demover essas pessoas. Intuo uma sensação de uma disputa desleal.
    Fico chocado

  • Não vi, não vou ver e não gostei. O mesmo quanto ao programa da BAND com o lamentável FHC. O Brasil precisa muito de você, Eduardo. Logo, aceite uma sugestão de amigo. Não assista a esse tipo de lixo. Faz muito mal à saúde.

  • Edu e demais debatedores,
    Acho que o post sobre Serra desnecessario, alias toda discussao acerca do previsível vies do programa. Prestem atenção no PMDB!!!! Dilma foi mau assessorada, a constituinte foi uma furada. Temer e cia já a desautorizou e o recuo foi inevitável. O PMDB ESTÁ NO COMANDO. Não vejo isso com bons olhos. Vamos parar de projetar cenário político para o ano que vem, se o Jogo está zerado ou não. Cada problema a seu dia.
    Meu caro Edu, aprecio diariamente suas argutas análises, mas acho que o foco em Serra e nas eleiçoes do ano q vem no momento inapropriada. O golpe está a caminho e pode ter como fecho atitude de pessoas que justamente fazem parte da base governista. Anonymous, change Brazil, PMDB, MPL!! Olhos neles, Edu.
    Meu respeito e admiração!

    • Cristiano, a notícia sobre Serra é excelente. Ele é ótimo candidato, por que traz consigo uma chance de perder enorme.

      Agora, você está certo quando diz que as pessoas precisam ficar de olho nesses movimentos subterrâneos que gostariam de derrubar o governo atual.

  • Além do Brasil e da Turquia os protestos contra a tróika em Portugal, Espanha, Grécia e Itália são organizados pelas mesmas pessoas?

    Quem organiza os protestos na Turquia são os mesmos que armam e treinam em solo turco os terroristas da Al-Qaeda para derrubar o Al-Assad, na Síria?

    Se alguém puder perguntar ao Erdogan basta que ele responda a isto: quem insufla os protestos contra o seu governo são os mesmos que iniciaram a guerra civil na Síria? Se a resposta for NÃO por favor explique se dois ou mais grupos? Se for SIM, então explique a sua participação neste grupo no outro lado da fronteira?

    Que legal ler os comentários sobre as declarações do Erdogan. Quem diria que os lulodilmopetistas iriam dividir o farelo com o porco da Otan? Afinal este além de incentivar; financia, treina e arma os terroristas islâmicos na guerra civil na Síria…

  • Definitivamente, esta tucanada estar cantando vitória antes do tempo, muito antes mesmo…

    As vezes acredito de verdade que o Serra não entende que o Brasil é maior que São Paulo, e que ele não tem chance de ganhar, não só contra a Dilma, mas contra outros adversários também.

    Você disse no texto Edu, que não acredita ainda na morte política da Dilma; eu não acredito de jeito nenhum, esses últimos acontecimentos estão muito recentes ainda, e o resultado disso tudo pode surpreender, até positivamente para a esquerda.

    Mas em relação a morte política do Serra, essa é fato consumado, ficou evidente após as eleições pra prefeitura de SP.

    E o PSDB, é só um partido em vias de extinção, na maioria dos estados do país.

  • Eduardo, se isso for verdade, da direita já estar planejando uma nova candidatura de serra (minúsculo mesmo), pelo menos tem uma coisa muito boa, principalmente para nós mineiros. Vão fritar o aécio (minúsculo também). Quem sabe assim, o povo de Minas e do Brasil poderão compartilhar sobre o que esse senador representa para a política brasileira. O Estadão vai fazer nova manchete, do tipo “Pó pará, governador? Estou ansioso.

  • Todo mundo fala em corrupção. Se um médico te manda em determinada farmácia de manipulação para fazer teu remédio, se você dá um dinheirinho ao guarda para não ser multado e por aí vai, se isto não é corrupção, o que é? O jeitinho brasileiro? Francamente.

  • Também assisti o “roda morta”, Eduardo!
    Sem nenhuma dúvida digo: o será o candidato da oposição novamente! Admito que foi um programa ridículo, bem ao gosto do entrevistado e feito sob medida para ele! A mocinha da FSP até que tentou perguntar algo interessante, mas, como sempre, o entrevistado disse que era assunto para “outra entrevista”! Na minha opinião. o Serra tem o psdb “na mão”, apesar do desdem do mesmo pelo partido! A TV Cultura, mais uma vez, mostrou “quem realmente manda”!

    • Também acho que são grandes as probabilidades de Serra ser o candidato. Com certeza ele está preparando dossiês e mais dossiês contra Aébrio e até contra Alckmin. Não acho que foi de graça que o Alckmin tenha declarado que “Serra pode ser candidato”.

      Aébrio não tem apoio. Note-se que o Ministério Público de MG, um antro de tucanos, fez denúncia contra Aébrio por desvio de verbas – R$ 4,3 bilhões – e a Justiça Federal de MG, outro antro de tucanos, aceitou e abriu processo. Portanto, Aébrio agora é réu em processo por desvio de verbas. Pergunta: se o Ministério Público e a Justiça de MG são dominadas por tucanos, por que estão contra o Aébrio? Resposta: porque são serristas.

  • O ‘Jornal Nacional’, em uma aula magna de corrupção, esconde as palavras do ministro presidente do STF, Joaquim Barbosa. Editou desavergonhadamente a entrevisa do presidente do STF tirando todo o sentido de suas palavras. Essa é a rainha da ‘Conspiradora Corrupta’, que não tem o menor apreço pelo povo brasileiro e demonstra a cada dia ser um antro de corruptos.

  • Edu, acredito que a privataria tucana, por traz de Cerra, não permitirá que ele se candidate a presidente pelo psdb. Ele pode apoiar outro candidato, até mesmo de outro partido. Não tem mais força e está fora do foco no momento atual. Seria necessário muita mídia para trazê-lo de volta ao centro, mesmo em seu partido.

  • Eduardo, como diz PHA, com Serra na praça, é melhor: ele tem a importante de qualidade de perder (kkkkkkk). Isso num regime onde há eleições, por que se depender da extrema direita, é golpe mesmo.

    Em tempo 1, pode até parecer teoria da conspiração, mas coisas tipo “Change Brazil”, certa postura de veículos internacionais, que publicam notícias sem pé nem cabeça (ex.: o NYTimes afirmou, não se sabe com base em que, que os problemas de Eike Batista decorrem dos problemas do governo do Brasil, pode?), além de movimentações bem planejadas de manifestantes… Até gestão empresarial sofrível virou culpa do governo!

    Em tempo 2, muitos achavam que algo ocorreria neste ano, para desestabilizar o governo Dilma. Um golpe do Supremo, algo assim. Estavam certos. E com essa confusão, ninguém mais se lembra do episódio do Bolsa Família, da corrida à Caixa. Aquilo foi sério. Terá sido um balão de ensaio de alguma coisa?

    Em tempo 3, afinal, quem fala por Dilma, Cardozo ou Mercadante? Essa comunicação desse governo é “impssionante”! Será que é Dilma quem determina que assim seja ou é a senhora Helena Chagas quem faz a cabeça da Dilma?

  • Interessante….

    FHC no Canal Livre (domingo), Artur Virgílio no É Notícia (domingo) e Serra no Roda Viva (segunda).

    Tô com Dilma e não abro nem para um trem carregado de dinamite!

  • No Blogue do Nassif eu postei um comentário sobre 03 artigos que a Direita preparou p/ eclodir a proposta da presidente DILMA sobre um plebiscito de Assembléia Constituinte e sobre os protestos que proliferavam pelo país, sendo que nos artigos eu observei que não há unidade de foco e de diagnóstico, mas há muita repulsa & ódio gratuitos sobre a esquerda no poder central (o PT), e no final de meu comentário eu anexei um vídeo de um desqualificado halterofilista de extrema direita que proclamava com palavras chulas e desconexas o assassinato da presidente DILMA, e é exatamente onde eu expresso que este tipo de selvageria explícita & gratuita advém da escola de SERRA, em que ele mesmo na última campanha eleitoral p/ presidente do qual era adversário de DILMA, empregava os artifícios mais mentirosos e esdrúxulos e criminosos via Internet através de seus fieis e incansáveis colaboradores – sr. Graeff e Soninha., marca registrada do SERRA (sic).
    E pelo visto a escola de SERRA está em pleno vapor nesta nova campanha eleitoral de 2014, e tragicamente deve conquistar ainda muitos corações e mentes, sobretudo as de falta de informações.
    Um gde. abraço EDU & Família.

  • Aébrio Winehouse acabou! Depois da brutal repressão do AnestEsia em MG na semana passada (a PM deu tiro de borracha até no Comandante do Choque), a pá-de-cal já foi jogada na dupla nada dinâmica de MG.

    A esquerda está se mobilizando e o pessoal está acordando que podemos perder tudo o que conquistamos nesses 10 anos de governo petista. As bandeiras estão mudando nas passeatas e o morro está descendo no RJ.

    Uma volta do tucanato seria muito pior do que foi o governo FHC. Naquele período, os tucanos conseguiram a proeza de estagnar o Brasil no período de maior prosperidade (de papel, como vímos depois) do capitalismo nos últimos 30 anos. Agora, com uma crise estrutural no capitalismo que vai durar mais uns 10 anos (ou mais, caso a Europa continue a insistir no fracassado neoliberalismo), eles iriam transformar o Brasil em uma Grécia gigante em 1 ano e meio, no máximo.

    Em Brasília, o jogo político mudou em relação a Constituinte para a Reforma Política. Juristas já chegaram a um consenso que ela seria constitucional e até o Torquemada Barbosa (!) deu declarações favoráveis.

    Vamos mobilizar o povão e ganhar este jogo!

  • Edu, está cedo para tirar conclusões. Está tudo muito confuso. Nessa manifestações foram pessoas de todas as posições, inclusive de esquerda e extrema-esquerda. Não vejo de modo algum um sentimento anti-Dilma, nem anti-governo, não aqui no Rio.
    As pessoas apoiam porque acham bom a juventude sair as ruas para protestar por mais saúde, educação e contra a corrupção. E também por modismo. Mas não sinto nenhum traço de repúdio ao governo, só das pessoas que já eram contra.
    Não é possível que a maioria das pessoas derepente passaram a achar um governo uma merda, sendo que o achavam ótimo. O que aconteceu? Um mega-escândalo de corrupção? A inflação explodiu?
    Sim, sua popularidade cairá bastante na próxima pesquisa. Mas como efeito psicológico de tudo isso. Dá tempo de recuperar.
    Mas só se conseguirem parar o clima de estabilidade permanente, o que afunda a economia. E aí Dilma perde o favoritismo.
    O governo tem que agir. E já

  • A derrubada da PEC 37 mostrou como essas manifestações estão erradas. O povo que está na rua não é o povo pobre para quem os governos do PT governaram.
    Os movimentos sociais atrelados ao governo têm que dar o troco, convocando todos os beneficiários do Bolsa Família a defenderem o governo Dilma.
    Em todo caso estou tranquilo pois a odiosa classe média que está contra a Dilma não conseguirá impedir que ela seja reeleita pelo povo pobre do Brasil.

  • Coincidência ou não, ironia ou não, no meio desse furdunço, o Delfim Neto e seu depoimento nas comissão da verdade. Disse que não se arrepende do AI-5 e que desconhecia atos de tortura no governo Medici. Tá difícil.


  • “Com o tempo, uma imprensa [ = mídia ] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma.” >>> Joseph Pulitzer


    “Se você não for cuidadoso, os jornais [ = mídias ] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” >>> Malcolm X



    Ley de Medios Já ! ! !



  • “a oposição e sua mídia . . . ” . . .


    “Com o tempo, uma imprensa [ = mídia ] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma.” >>> Joseph Pulitzer


    “Se você não for cuidadoso, os jornais [ = mídias ] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” >>> Malcolm X



    Ley de Medios Já ! ! !



  • Uma boa solução para o passe livre, sem prejudicar a inflação, seria ACABAR COM TODA A VERBA DE PROPAGANDA DOS GOVERNOS ESTADUAIS, MUNICIPAIS E FEDERAL. Espero que a nova constituinte aceita esta opinião sobraria uma boa grana para cobrir o deficit gerado pela passe livre.

  • Não assisto, tenho mais o que fazer ..e acho que ele deve ter dado 0,1% de audiência, se tanto.

    Problema meu caro, fora a sua paranoia, é que, se as denuncias do Livro Privataria forem verdadeiras, é que este sr já deveria estar na cadeia ..e se não, o AMAURY e o PHA

    E pq a PF de LULA e DILMA não se mexeram ? ..ou seja, pela desação destas autoridades a sociedade esta sendo obrigada, em qualquer das opções, a conviver com gente safada e ORDINÁRIA a seu lado.

    Então, por enquanto, ele esta no DIREITO dele de explorar a desgraça

    Aliás, assim como LULA o fazia em épocas de inflação alta, ou de Dirceu em greve de professor ..verdade é que eles, TODOS (inclusive as meninas superpoderosas Marina e Heloisa) todos tem instinto de ABUTRES, são partidos, jamais pensam no todo ..isso, este conceito de todo, de país e NAÇÃO, quando existe, parte do POVO.

  • O Roda Viva é um programa que tem se notabilizado pelo apoio dado ao pensamento de esquerda. Aliás, não é outra a razão da presença de Serra lá, pois ele só pode ser considerado “de direita”, se estiver, como está, um pouco mais à direita da “esquerda mais à esquerda”. É, então, “de direita da esquerda”, vá lá. Sim, porque “de direita” mesmo, como categoria dentro do espectro político-ideológico, não resta, hoje, no Brasil, mais do que alguns gatos pingados, que não encheriam nem sequer uma Kombi. Pior para a democracia. Mas isso não é suficiente para a esquerda mais à esquerda, que só aceita a hegemonia total, como é próprio de qualquer ideologia de corte totalitário. Assim sendo, ela não aceita o fato de que haja oposição, e que ela tenha voz, ainda que essa oposição não passe de mera “oposicinha”, e que a sua voz não se levante senão para tecer platitudes politicamente corretas, à guisa de críticas, contra um governo que, há dez anos, não faz outra coisa senão devastar, furiosamente, os cofres e as instituições públicas.

    Quanto àqueles que escorraçaram o PT das ruas, não se pode desqualificá-los, nem lhes tirar o direito de se manifestar contra “tudo o que está aí”, como herança maldita de uma década perdida. Afinal, de contas, são eles que pagam as contas do “bolshevismo” lulo-petista: “Bolsa Esmola” para os pobres, e “Bolsa Louis Vuitton” (leia-se BNDES) para os ricos, ou não?

  • e alguns efeitos já estão se sentindo…

    ..fora da diminuição das tarifas e congelamento dos pedágios (parece que água/esgoto e energia serão os próximos desafios)

    ..ou SEJA Ministro MANTEGA ..graças a sua INOPERÂNCIA e COVARDIA – inclusive daqueles JORNALISTAS BLOGUEIROS PAGOS que te protegeram de críticas, cen$urando inclu$ive de forma TRUCULENTA comentaristas pacíficos – , a CRISE esta meio que obrigando o país a fazer uma DESINDEXAÇÃO na marra, cheia de desequilíbrios, mesmo que equivocada ..e a água ainda tá subindo

    -DILMA desistiu de fazer uma “constituinte específica” (e o Ministro da Justiça continua firme , apesar do conselho)

    -algumas lideranças partidárias já começam a entender que o POVO é que quer COMANDAR sua própria vida

    ..LIDERANÇAS do Planalto (Mercadante), Senado (Renan) e STF (Barbosa) já falam que o plebiscito tem que ter perguntas específicas que devem servir como GUIA pros políticos SOMENTE referendarem a vontade das ruas (daí que defendo que o voto seja ABERTO tb)

    O TRISTE é que tipinhos como RENAN já trataram de pegar carona e fazer o que venho alertando:

    Pendurar todo e qualquer gasto nas costas da DINHEIRAMA que demogogos reservaram EXCLUSIVAMENTE pra educação ..isso sem terem na mão metas e projetos claros do que fazer com a erva que, REPITO, ainda NINGUÉM sabe de quanto será, mas que se depender do PLANALTO DE SALTO ALTO corresponderá a 100% dos royalties da pré-sal e 50% dos recursos conseguidos com a pré sal.

    Fato é que RENAN correu na frente de todos pra propôr PASSE LIVRE às custas dos ROYALTIES, só pra estudante ..sei sei, já já vem cotista RACISTA e o cacete atrás querendo mamar ..OU, ou verba de gabinete pra diretor de escolar trocar de carro, ou auxilio CRUZEIRO de verão pra professor

    Enquanto isso, na prefeitura de São PAULO ..silencio total

    -nada sobre re estatização do sistema

    -nada de enquadrar as “cooperativas” e a vida de cartel de empresário que tem um com mais de 53% da frota

    -nada de pedir MAIS desoneração fiscal pra União e Estado

    -nada de propor corte de CUSTO como os cobradores

    -nada de priorizar emergencialmente uma demanda por VLTs em detrimento a novas e tardias linhas de metrô que normalmente só ficam na promessa

    -nada de integrar o BILHETE UNICO à grande SP

    PREFEITO, HADDAD, tem alguém dos seus me escutando ?

    Olha prefeito, escuta um conselho, tenha tato e tino, se livre da família TATO como conselheira !!! ..dizem que por interesses na área eles JAMAIS vão entender os gritos que BAFAM da rua por suas ORELHAS

    http://www.youtube.com/watch?v=gr8GHHK8Az8&list=PL26BBED99328AB82E

    • tô falando, STF manda deputado do PMDB pra cadeia

      http://www.valor.com.br/politica/3175456/stf-determina-prisao-de-deputado-natan-donadon

      e Câmara revisa DILMA dizendo que, por ela, 75% seriam pra educação e 25% pra saúde ..mas ainda tem água pra rolar nesta encrenca

      Infelizmente nosso políticos (que muitos NÂO entendem de eonomia e/ou administração) ainda estão errados nesta de colocar os jornais na frente dos fatos

      Pra qq setor o que importa é termos METAS bem definidas, índices de desempenho a serem alcançados pra TODOS os entes federativos e aqui, NÃO importa o que outros países vem fazendo, pois cadum cadum ..tudo administrado com profissionalismo, seriedade, CONSEQUÊNCIA

      Afinal, o futuro a deus pertence, e esta de carimbar verba pode ser uma porta aberta pra que se gaste impunemente em muita BESTEIRA só porque se tem que gastar ;;ou se correr o risco faltar aonde depois precisar

      exemplos ..em SP uma escola recebeu armário pra carregar bateria de computadores ..passado um tempo o armário continua fechado, e os computadores NÃO tem previsão de entrega

      Em determinado laboratório da USP a turma pede MUITO mais dinheiro do que precisa ..dizem que é pra emergência, pois se dependerem a todo momento de licitação, ninguém aguenta ..e isso tb acontece no ITA

      e pq tudo isso, há de nos perguntarmos ? ..pq faltam métodos de administração, autonomia, delegação de responsabilidade ..controle eficiente, transparência, CONSEQUÊNCIA e punição célere a delinquente que OUSAR roubar e corromper ..e se nesta matéria evoluirmos, tenho certeza que em muitos outros pontos tb o faremos, e sem precisarmos de CARIMBO

      • Romanelli, convenhamos, está ótimo. Algo tinha que acontecer, então, que seja isso, mesmo porque parece que as instituições estão sendo mantidas, e quando tentam desvia-las do caminho certo, há quem as recoloque no lugar. Ainda bem.

  • Eu já capitulei, não têm votos mas o poder de comunicação estão com eles e a maioria da suposta “base” não fazem nada.

  • Assistir entrevista do serra, só com um carregamento monstro de dramin e plasil. Quem leva a sério esse imbecil. So os catequizados pela grande mídia.

  • Assim é fácil ganhar eleição: Sabotando os outros. Esse pessoal do PSDB deveria ter vergonha na cara por tentar ganhar eleição no golpe. Será que eles não percebem que uma eleição assim seria ilegítima? Como são dissimulados! Fazem sabotagens, falcatruas, golpes baixos e o povo ainda cai na armadilha. Por isso esses royalties têm de ir 100% para a educação. Um povo educado não se deixa manipular dessa forma. Estou muito desanimada. Os EUA, o PIG e a direita golpista não permitem que o Brasil se desenvolva. Quando estamos começando a melhorar, eles dão um jeito de colocar tudo a perder. Fazem com que 1% da população vá para a rua e fique parecendo que os outros 99% estão de acordo. Um grande número de brasileiros está demonstrando claramente a sua ignorância política. Ninguem estuda nada, não ler nada, não pondera nada e quer ficar dando palpite sem o menor conhecimento de causa. Certamente massa de manobra. Estamos vendo que a manipulação ainda está correndo solta. O povo, em sua grande maioria, não tem nenhuma consciência política. O tal de facebook está me irritando. 95% dos “amigos” são pobres politicamente. Não estou mais assistindo televisão e acredito que tambem vou aposentar o facebook. Estou desanimada. Que país é esse em que uma minoria decide por ferrar todo um país?

  • “Rubens Ricupero e o jornalista Carlos Monforte, da TV Globo, estavam conversando informalmente e não imaginavam que a antena parabólica, sintonizada no canal 23 por volta das 20h30 do dia 1º de setembro de 1994, transmitia a conversa”. “Eu não tenho escrúpulos”. O que é bom a gente fatura; o que é ruim, a gente esconde”, foi uma das frases mais contundentes do então ministro da Fazenda”. Ricupero fez escola. A falta de escrúpulos perdura na TV brasileira. A Record, hoje, no Fala Brasil, senta a ripa nos gastos com a Copa das Confederações e em Ronaldo Fenômeno; diz que esses gastos deveriam ser feitos com hospitais, etc. Será que em 2016, quando será a emissora oficial das Olimpíadas, a Record dirá que deveríamos gastar o dinheiro dos jogos com hospitais?

  • Para começar concordo com os parágrafos finais de seu texto; quando diz que essas “manifestações” são de classe média; e discordo das afimações colocadas nos parágrafos intermediários, segundo as quais, haveria um sentimento generalizado de apoio a essas “passeatas” e uma crença de que são “contra Dilma”. As “manifestações” são e continuam sendo compostas por uma maioria esmagadora de pessoas da classe média, principalmente da classe média alta; além de membros da classe A, anabolizadas por alguma militância paga e estudantes universitários e secundaristas que estão ali mais pela “farra”, não tendo a menor ideia do que acontece. Não bastasse a constatação visual que se pode fazer sobre a composição de classe dessas “manifestações”, bastando para tal observar-se qualquer uma das que ocorrem pelo Brasil : em todas, quase não há negros, as pessoas estão bem vestidas, fazem parte da minoria branca e carregam slogans comuns aos ambientes de classe média, aqueles lugares-comuns conservadores, fabricados no Jornal Nacional e na Veja, que em síntese atribuem ao PT a invenção da corrupção e tentam desqualificar o estado e a cobrança de impostos. Pois bem, se não bastasse estar à nossa frente a constatação dessa característica claramente classista dos “manifestantes”, pesquisa do insuspeito(quando se trata de fornecer algum dado que possa ser favorável ao Governo)Datafolha confirmou que 78% dos “maniefstantes” têm nível superior(contra cerca de 15% do Brasil real) e entre eles o candidato preferido para a Presidência é Joaquim barbosa, seguido por Marina(contra 62% do Brasil real que escolheu Dilma). Portanto, essas manifestações são na aparência e na essência indiscutivelmente constituídas pela parcela mais elevada da classe média e pela classe alta(nem mesmo a “nova” classe média, a classe C, participa delas, do contrário os resultados obtidos pelo Datafolha, nos quesitos formação escolar e preferências políticas seriam outros). Quanto ao povão, não sei com quem você conversou, mas também procurei fazer contato com pessoas de diversos extratos sociais e, pelo que pude perceber, a população mais pobre NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA ESSAS “MANIFESTAÇÕES”. SABEM QUE ELAS ESTÃO OCORRENDO, EVIDENTEMENTE, MAS NÃO TÊM GRANDE INTERESSE, ALÉM DAQUELA CURIOSIDADE MÓRBIDA (QUE QUASE TODOS SENTEM, NÃO SOMENTE OS POBRES, TALVEZ ESSES A ASSUMAM SEM PUDOR)AO VEREM NOTÍCIAS E IMAGENS DE VIOLÊNCIA E VANDALISMO. OU SEJA, NÃO SÃO CONTRA EM TESE, PORQUE NÃO SÃO TAMBÉM A FAVOR, SÃO INDIFERENTES(NÃO SE POSICIONAM COMO OPOSITORES, PORQUE TÊM UMA VAGA NOÇÃO DE QUE TODOS TÊM O DIREITO DE RECLAMAR E SEMPRE HÁ ALGO PARA QUEIXAR-SE(CONCEITOS HERDADOS DE ANOS VIVIDOS EM UMA SOCIEDADE ONDE ELES, E NÃO OS QUE PROTESTAM, ERAM OPRIMIDOS, MAS NÃO TÊM MUITA NOÇÃO, E NEM SE PREOCUPAM EM TÊ-LO, DO QUE ACONTECE). PRATICAMENTE NÃO ASSOCIAM OS ATOS A ALGUM PREJUÍZO ELEITORAL PARA DILMA(NO MÁXIMO, TÊM UMA PERCEPÇÃO VAGA SOBRE ISSO, ALGO DIFUSO QUE NÃO PARECE QUE SE MANTERÁ EM SUAS MENTES)E PARTICULARMENTE EM NADA MUDARAM AS PERCEPÇÕES QUE TÊM DO PAÍS E DA PRESIDENTA, PERCEPÇÕES ESSAS QUE SE COADUNAM SIM COM A SENSAÇÃO DE BEM ESTAR PORQUE ATRAVESSA O PAÍS ATUALMENTE. AFINAL, MANIFESTAÇÕES DESSE CALIBRE, COM TODA A COBERTURA MIDIÁTICA FAVORÁVEL E COM O APOIO E PARTICIPAÇÃO DA CLASSE MÉDIA, TRADICIONALMENTE FORMADORA DE OPINIÃO, NÃO CONSEGUIRAM EM NENHUM MOMENTO A ADESÃO DOS MAIS POBRES(TANTO QUE NASCERAM E CONTINUAM BRANCAS E DE CLASSE MÉDIA)PORQUE ESSES “MAIS POBRES” NÃO VIAM MOTIVOS PARA PROTESTAREM QUANDO SENTEM QUE SUAS VIDAS MELHORARM E ACREDITAM QUE ASSIM CONTINUARÃO. Mesmo em menor número, há até pessoas de classe média que participaram dos atos; geralmente os que compõem o grupo dos “inocentes úteis”, levados aos atos como massa de manobra; que não associam as “manifestações” a ações diretas contra Dilma ou a qualquer prejuízo para ela. Assim, do mesmo modo que durante o “mensalão”, a direita comemorava a morte política de Lula(chegaram a sugerir ao presidente que não se candidatasse à reeleição), e essa nunca ocorreu nem de longe; como mostraram todas as pesquisas de opinião da época, que constataram ter o presidente sofrido no máximo um pequeno abalo em sua popularidade, logo recuperado. E olha que estamos falando de uma ataque direto a Lula e a seu Governo, por mais que sejam contra Dilma as “passeatas” não assumem diretamente essa posição. A euforia de Serra(que está sim por trás desse golpe, devidamente teleguiado pela CIA)e de sua mídia não passa da exasperação do PROFUNDO DESCONHECIMENTO QUE TÊM SOBRE A REALIDADE DO BRASIL E DO POVO BRASILEIRO. NA HORA EM QUE ASSISTIR AO GUIA ELEITORAL E VER LULA; QUE LHES DEU DIGNIDADE; APONTANDO DILMA COMO A SUA JÁ COMPROVADA SUCESSORA, QUE NECESSITA DE MAIS QUATRO ANOS PARA CONTINUAR O APROFUNDAMENTO DA OBRA QUE ELE INICIOU; OS MORADORES DO IBURA(BAIRRO POBRE E O MAIS POPULOSO DE RECIFE, COMPARÁVEL A PARISÓPOLIS EM SÃO PAULO, EMBORA NÃO SEJA UMA FAVELA)E DOS MILHÕES DE IBURAS DO BRASIL NÃO HESITARÃO EM VOTAR EM QUE TRANSFORMOU SUAS VIDAS, DANDO-LHES CONDIÇÕES DE ACESSO AOS BENS MATERIAIS E EDUCACIONAIS(ESSES ÚLTIMOS PARA SEUS FILHOS)COM QUE SEQUER PODERIAM SONHAR EM CONSEGUIR E NÃO SERÃO UM BANDO DE BUIRGUESINHOS GRITANDO VACUIDADES(COMO NÃO FORAM OS “ESCÂNDALOS” POLÍTICOS VENTILADOS PELA MÍDIA EM 2005, ALGO QUE PARA ELES “TODO POLÍTICO FAZ”)QUE OS LEVARÃO A ARRISCAR PERDER O QUE POSSUEM, ATÉ PORQUE TÊM A CONVICÇÃO DE QUE “SE NÃO FOR LULA, OU ALGUÉM QUE O SEGUE”, NÃO SERÁ OUTRO QUE LHES DARÁ O QUE NUCA TIVERAM. As próximas pesquisas de opinião, principalmente a mais séria delas, a do Vox populi, que sairá em dois meses, confirmará minhas afirmações. No mais, só podemos torcer para que a direita continue com suas certezas quiméricas e assim pare um pouco com o terrorismo diário contra o Governo, para com isso comemorar suas pseudovitórias. Já Dilma, deve continuar com a reação que parece ter iniciado, só que tendo a coragem de apontar o caráter golpistas dos “manifestantes” de direita.

  • O que fascitoides como este tal Lucas Daniel ainda está fazendo aqui neste blog? fora daqui coxinha de merda! va´lá para tua Veja, tua Mídia sem máscara já que gosta tanto assim da direita.

  • Rio de Janeiro, 26 de junho de 2013

    TV BRASIL: Direção
    Assunto: Dinheiro Jogado Fora

    A TV Brasil, não consegue sair do traço e os seus dirigentes, não sabem aproveitar o espaço com um pouco de criatividade, ano passado apresentei uma ideia (Projeto) de um festival universitário e vocês ignoraram, só que esse ano o SBT colocou um projeto parecido no ar aos sábados a noite, está tendo bons resultados no IBOPE. A TV BRASIL, deveria servir ao povo e não só aos seus funcionários. Se fosse deputado, baixaria uma lei fazendo, que a TV Brasil em todo intervalo comercial colocasse uma campanha de educação, para o nosso povo, como doação de orgãos, o perigo de construir em morros, crianças desaparecidas, o perigo do lixo, etc. A TV BRASIL tem que deixar de ser conhecida como a TV indica ou TV Traço, onde só quem entra, e consegue uma oportunidade, é quem é amigo de algum poderoso. Tenho alguns projetos para TV, mas na merda desse País dos poderosos, tão injusto, quem não tem padrinho sofre muito.

  • Exato Eduardo, por exemplo, tenho mais medo do José Eduardo Cardozo do que do Serra, pois o primeiro é infinitamente mais perigoso para a Dilma

  • A direção do golpe

    26/06/2013 | ARAÇOIABA DA SERRA

    Casa de prefeita é apedrejada de novo

    Notícia publicada na edição de 26/06/2013 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 9 do caderno A – o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.

    A casa da prefeita de Araçoiaba da Serra, Mara Melo (PT), foi apedrejada ontem de madrugada. Ela própria, conforme contou em sua página no Facebook, flagrou a ação praticada por “dois aglomerados de pessoas, em sua maioria meninos”. De acordo com Mara Melo, os autores do ato de vandalismo (quatro, ao todo) fariam parte de movimentos que têm organizado protestos. Na mensagem postada, a prefeita diz que a ação teve motivação política.

    “Repudio essa atitude. Sempre estive nas ruas e coloquei o meu nome e minha reputação em todos movimentos de que participei e nunca depredei patrimônio público e muito menos qualquer casa que seja. Para minha surpresa, quando cheguei em minha residência, deparei-me com dois aglomerados de pessoas, em sua maioria meninos”. Mara acrescenta que foi “convencida” por amigos a afastar-se e dirigir-se para outro local. Seu irmão estava na casa, e foi surpreendido pelo ataque.

    Este é o segundo ato que atinge a casa onde Mara Melo reside. Na campanha eleitoral do ano passado, o imóvel também foi apedrejado. Durante a tarde, a reportagem do Cruzeiro do Sul tentou conversar com a prefeita, e deixou recado em seu telefone. Até o fechamento desta reportagem, entretanto, não houve retorno.

  • Desculpe Eduardo e demais visitantes desta página (não pelo que apresento, mas, por parecer algo desconexo), então vejam: pode não ter nada a ver com a matéria acima, mas meu alerta é no sentido de que a sociedade (manifestantes indignados), tome conhecimento e forme sua opinião, a respeito de gasto público (seu dinheiro, do imposto que você paga) com os meios de comunicação). Totalmente desnecessário, pois o governo tem a prerrogativa de usar as concessões de radio e televisão para apresentar suas realizações, chamar o povo a participar das campanhas de vacinação, alertar sobre qualquer tipo de risco (enchentes, desabamentos, campanhas educativa de tráfego de veículos nos grandes feriados etc). Mas, o fato é que, os governos (federal, estadual e grandes prefeituras) despejam milhões e milhões, de seu suado dinheiro na mídia. E sabe aonde vai para mais da metade desse dinheiro? Na rede globo de TV, que sustenta elevados salários (há casos de milhões de reais por mês, de salário). Obs. Os milhões gastos em rádio e TV poderiam ser destinados para melhorar Transporte Público (ônibus e metrô), Hospitais, Educação, Segurança, Creches etc.

  • Em 2005 também cantaram vitória antes do tempo, de que ganhariam as eleições de 2006 e varreriam os Petistas da face da terra, e só foram para o 2º turno porque contaram com uma ajudinha da sempre “isenta” rede globo(minúsculo mesmo) e de alguns aloprados do PT.

  • Não assisti a entrevista do VAMPIRÃO na roda morta, não tenho estômago pra tanto, os ânimos vão serenar até 2014, com as proposta da Dilma se colocadas em prática, o Brasil com certeza dará um passo à frente e aí pode vir Serra, Marina, Eduardo Traíra que eu não vou me importar.

  • Eduardo Guimarães, ontem vi que até mesmo o senador Cristovam Buarque, que teria antes se manifestado contrariamente à persistência de partidos políticos ( pode ter sido mal interpretado ), no entanto, se pronunciou veementemente em favor da necessidade de abertura desse debate, rebatendo as questões pontuais colocadas por Aécio Neves como a solução, como as reformas exigidas nas ruas. Foi brilhante mesmo ao, em resposta a Aécio, após destacar, concordar elogiar sua frase de que A JUVENTUDE CLAMA PELO NOVO, REJEITA O VELHO, fazer seu acréscimo. Atentou para o fato de que ele próprio, Cristovam, também fazia parte do velho rejeitado pelos jovens, bem como o autor da frase, Aécio. E que as propostas alinhavadas por Aécio muito longe estavam das reivindicações das ruas. Portanto, até mesmo pessoas fora do governo apóiam Dilma mais que seus assessores.

  • Tentei postar, aas 21h13min, o comentário abaixo (citações Pulitzer e Malcolm X) e fui impedido por uma mensagem que dizia: “Detectado comentário repetido; parece que você já disse isso!”… A URL na barra de endereços: http://www.blogdacidadania.com.br/wp-comments-post.php. Gostaria de saber se se trata de algum mecanismo de proteção do blog ou sé é algo externo a ele.

    “Com o tempo, uma imprensa [ = mídia ] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma.” >>> Joseph Pulitzer


    “Se você não for cuidadoso, os jornais [ = mídias ] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” >>> Malcolm X



    Ley de Medios Já ! ! !



  • A pergunta da Daniela sobre o Kassab ter prejudicado sua eleição pra prefeito em 2012 foi sensacional! Assistam, avancem pra 1:26 minutos e 56 segundos. Impagável!

  • Assisti ao programa, parecia um chá das cinco , não foi feito uma única pergunta que incomodasse o defunto Serra, era claramente uma tentativa de diminuir seu desgaste e viabilizar sua candidatura, pra isso até aquele professor aloprado tucano chamado Villa foi convocado para “entrevista”. programa patético!

  • O Brasil precisa de uma Lei de Médios. Sem ela essas tentativas de golpe vão continuar. O PSDB não tem candidato.O serra envolvido coma privataria tucana e o Aécio ,faz pena quando é convidado a falar. Falta projeto a essa oposição medíocre.

  • Edu, sossega!!! Esta é a tentativa DESESPERADA da direita de arranjar um jeito de tentar voltar ao poder… O BRASILEIRO que realmente sofreu a vida inteira vê que sua vida melhorou, e muito, e não está gostando nada do que está por trás dos protestos!
    Na primeiro mandato de Lula, no auge do “mensalão”, todos que eu conhecia, e que também hoje apoiam e participam das “manifestações”, me massacravam e eu, intuitivamente, lhes dizia: “OS CÃES LADRAM E A CARAVANA PASSA!!!”! E foi o que aconteceu!!!
    Desta vez, passado o susto inicial, vemos que é a classe média velha/midia/EUA que orquestram, de novo, a tentativa de tirar, com terror, governos progressistas do poder… Basta ver a coincidência da baderna/programas politicos/”entrevistas” em todas as grandes mídias. NÃO PASSARÃO!!!
    Dilma/PT passarão pelo abalo e sairão muito mais fortes!!! Como com Lula, sua reeleição acontecerá, para TOTAL DESESPERO da oposição! Agora, para 2018, tentarão o assassinato, podem escrever…

  • Ser contra os políticos atuais, ser contra o partidos atuais, é uma coisa.Tudo bem. É um direito. Mas “proibir” a participação de partidos em manifestações ou propor sua extinção é um ATENTADO ÁS LIBERDADES DEMOCRÁTICAS!
    Quem fala esse tipo de merda quer que o “Feicebuque” seja a unico partido admissível. É declaração de defensor do Fascismo ou é MUITA BURRICE!
    Isso na verdade é aquilo que muitos estão chamando de “Feicismo”, uma forma moderna de Fascismo na qual, tal como ZUMBIS ou AUTOMATOS que nem sabem direito o que querem, um montão de TONTOS ficam obedecendo a comandos da CIA que reconhecidamente, comprovadamente criou e manipula esse software. Ô RIcardo, você não viu o Julien Assange e o Edward Snowden denunciarem a manipulação da CIA do facebook e do twitter? Onde você mora? Em Marte? Você não sabe que por 29,90 você compra um programinha de merda que envia milhares de “posts” e mensagens no “Feice” dizendo para você vir correndo para a rua, para não permitir partidos, nem a cor vermelha, e outras merdas mais?
    A quem interessa “que não haja partidos” nas manifestações? Ora, seu babaca, àqueles cujos partidos são odiados pelo povo, perderam seguidamente as eleições e estão “queimados” como o DEM, o PSDB, a ARENA, o PDS, e outras siglas que a direita raivosa e golpista foi usando e descartando, mudando de nome, quando o povo percebia quem eles eram na verdade. Partidos são um instrumento. Se os atuais são ruins ou bons, depende de quem os controla. Como uma faca, que na mão do bandido mata e na mão de um médico pode salvar. A liberdade de organização legal para atuar na política é um direito adquirido e constitucional. Ser contra esse direito é defender o FAscismo, ou agora, o “Feicismo”, como PARTIDO UNICO, GOVERNADO DE FORA DO BRASIL POR QUEM POSSUI OS SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE MENSAGENS AUTOMÁTICAS, que não são nem conhecidos pois atuam nas sombras dos teclados e telinhas. E cujas ordens são seguidas por mascarados do anonymous, outros BOBOS ALEGRES que não sabem que estão sendo manipulados. Ser contra os políticos atuais, ser contra o partidos atuais, é uma coisa.

Deixe uma resposta