Tirem os seus filhos da rua antes que seja tarde

Manifesto

Escrevo a você que é pai ou mãe de um ou de mais de um desses jovens que estão indo a essas manifestações que estão ocorrendo pelo país nas últimas semanas, mas que não tem maiores conhecimentos sobre o que de fato ocorre nessas passeatas além daquilo que vê nos meios de comunicação ou do que o seu filho ou a sua filha lhe conta.

Quem escreve é um homem de 54 anos, pai de jovens de 30, de 27, de 25 e de 14 anos, avô de uma adolescente de 12 anos e de uma bebê de um mês de vida, e que entende ser positiva a mobilização cívica sobretudo da juventude por causas justas e claras, sejam referentes à política ou a quaisquer outras questões importantes para a coletividade.

Dirijo-me a quem acha positivo que seu filho ou filha com idade para participar desses atos esteja indo a eles apesar da violência que tem visto na televisão sendo praticada por “grupos pequenos” durante o que lhe dizem ser “manifestações pacíficas”.

Possivelmente você já se preocupou com a integridade física de seu filho ou filha durante esses atos públicos, mas entende que, seja como for, segurança total nunca haverá para jovens que inevitavelmente saem pelas ruas de nossas perigosas cidades e que, além de tudo, julga – em grande medida, de forma acertada – que é preciso que a cidadania seja exercida e que os jovens careciam mesmo de tal engajamento.

Sim, é positivo que a juventude se mobilize. Sempre quis que os meus filhos e até a minha neta maior participassem de algum movimento cívico no qual as pessoas saíssem às ruas por uma causa que é de todos. E sempre me preocupei com uma suposta apatia da juventude que, agora, estamos vendo que não era bem assim.

Só há um problema no que deveria ser positivo: esse movimento não tem apenas o seu inegável lado cívico, tem seu lado violento, lado que lhe dizem estar restrito a “grupo pequeno” mas que não é tão pequeno assim.

Além do que, mesmo entre os jovens que não estão cometendo atos literalmente criminosos de depredação e/ou saques, há muitos com graves deformações morais. E quando se fala em deformações morais não se está falando em problemas de comportamento que difeririam dos de jovens que estão praticando aqueles atos criminosos.

Entre esses jovens que não estão praticando crimes existem alguns cuja conduta está longe de ser puramente cívica, pois conspurcada por crenças fanáticas ou até por abuso de drogas e álcool, podendo seu filho estar participando de um movimento que requer toda atenção necessária sem estar no controle completo – e, muitas vezes, até mínimo – de suas faculdades mentais.

Escrevo como pai e avô. Há muita gente boa nesses atos? Há, sim. Já estive em dois deles. Um no último dia 18 de junho e outro no dia 20. Por conta disso, garanto que também há muita gente ruim neles. Gente que não está lá para ajudar a melhorar o país coisa nenhuma, mas apenas para se “divertir”. E é aí que mora o perigo.

O conceito de diversão de alguns desses jovens – como sempre ocorreu com a juventude – que estão indo a essas manifestações está longe de ser sadio. Por conta disso, alguns vão a essa mega “balada” de dimensão nacional cheios de confiança de que estão no controle de alguma coisa, sobretudo quando vão em grupos.

Além dos jovens que se tornam valentões quando estão em grupos, há um outro tipo bem perigoso que frequenta esse tipo de “evento”, o fanático ideológico que acredita que está agindo bem, mas que está equivocado na forma de protestar.

Esse é o pior, muitas vezes quando o vigor da juventude e a sensação de pertencer a uma “maioria” o levam a perder a noção de seus próprios limites, sobretudo do limite de seus direitos, entre os quais não está o de agredir – mesmo que verbalmente – qualquer um que lhe dê na veneta.

Qualquer tipo de agressão, como se sabe, frequentemente acaba gerando reação em sentido oposto e de intensidade por vezes proporcional, mas muitas vezes desproporcionalmente maior.

E o que é pior. Essa perda de noção de limites está ocorrendo bem no meio de ruas em que o império da lei decresceu por conta da ausência ou dos excessos das autoridades, sobretudo de uma polícia que não está conseguindo impor a ordem sem apelar a uma violência tão extremada que acaba emulando a criminalidade daqueles que deveria controlar.

Tornou-se, portanto, perigosíssimo participar dessas manifestações. Há, inclusive, numerosos grupos criminosos se aproveitando de que a massa humana ocupa a polícia muito além do normal para praticarem crimes comuns como furto, roubo, agressões e até tráfico de drogas.

Nesse quesito, nas duas vezes em que fui a essas manifestações pude presenciar jovens completamente dopados por uma mistura perigosa de álcool com outras substâncias.

Vi jovens com garrafas de cerveja ou outras bebidas alcoólicas em uma das mãos e cocaína ou maconha na outra. Sobretudo na noite do dia 20, quando ocorreram confrontos violentos na avenida Paulista, confrontos que foram amplamente minimizados pela grande imprensa.

Desde a primeira manifestação percebi focos de brigas que surgem por toda parte em meio a elas, sobretudo por diferenças políticas, mas, também, por estado psicológico alterado de muitos manifestantes, seja por drogas artificiais ou ideológicas – sendo estas, muitas vezes, as piores, pois drogas artificiais perdem efeito enquanto que as drogas ideológicas não se dissipam tão facilmente.

Nos últimos dias, começaram a ficar mais claros os envolvimentos de grupos mal-intencionados nessas manifestações. As autoridades, por isso, preveem acirramento de confrontos entre as “forças da ordem” e os que chegam a anunciar nas redes sociais que pretendem desafiá-las.

Por tudo que expus, não é hora de ir à rua se manifestar. Não existe uma pauta clara de reivindicações. Até houve a questão do preço das passagens, mas houve rendição das autoridades, com redução de preço que as manifestações pediam, e não foi suficiente. Surgiram, então, vários outros motes. Muitos deles, obscuros.

Quando pedem “fim da corrupção” é como se estivessem exigindo que fosse criada uma lei que a proibisse. Ocorre que essas leis já existem. A corrupção, portanto, não deixará de existir por decreto, mas por ações de fiscalização e controle.

Nesse aspecto, não adianta arguir só “o governo” ou “os políticos”. O Poder Judiciário é tão responsável pela impunidade quanto os Poderes Legislativo ou Executivo. Mas os atos não têm foco, o que permite a muitos dos responsáveis por brechas legais por onde corruptos e corruptores escapam, serem poupados de questionamentos.

Manifestações corretas, pois, precisam ter foco e não podem transigir ou coexistir com a violência ou com outros tipos de condutas criminosas.

Não cabe só à lei coibir que manifestantes atuem de forma incompatível com o mote das manifestações, que, acima de tudo, seria o interesse da coletividade. O cidadão também é responsável.

Não está havendo essa racionalidade nessas manifestações. Enfim, elas estão se tornando progressivamente violentas. Da forma como estão sendo conduzidas, não vão mudar nada no país.

Não basta que alguns se vistam de branco e entoem slogans cívicos. É preciso que os manifestantes se preocupem com a violência que coincide com suas manifestações. Sem isso, são corresponsáveis do que houver.

Enquanto esse entendimento não ocorre, a chance de seu filho se envolver em embates sem sentido e limites ou até com gente que não presta, sobretudo se for dos mais jovens, é muito grande.

Se este texto o convenceu de que não é hora de participar desse processo pseudo cívico e se o seu filho ou filha está participando, talvez seja hora de você conversar com ele e de lhe dizer estas ponderações com sua autoridade de pai ou mãe, que, por mais que atualmente não seja muito grande, sempre existirá acima da argumentação de outras pessoas.

Quero lhe garantir, ao fim desta exortação, que não tenho qualquer interesse pessoal em que essas manifestações parem. Escrevo, só, como pai e avô. O que peço é um “freio de arrumação” para que as manifestações sejam repensadas, para que uma forma mais sadia de manifestação seja encontrada pelos que as promovem.

Concluo exortando a você que tem filho ou filha em idade de participar dessas manifestações que, se eles ainda não foram a elas tente impedir que vão agora e que, se já foram, dê um jeito de retirá-los delas antes que seja tarde, pois adiar uma participação cívica tem volta, mas tragédias que possam ocorrer, não terão.

215 comments

  • Realmente não se sabe o que esses manifestantes estão querendo. O país nunca esteve tão bem. Como diz a maioria dos blogueiros progressistas: “É o golpe em marcha”. Deem uma olhada nesse vídeo que está no site Conversa Afiada do PHA. É assustador!
    http://www.conversaafiada.com.br/tv-afiada/2013/06/23/scarpelly-vai-invadir-o-palacio-cade-o-ze-e-o-gurgel/
    Se esse é o perfil do jovem que está protestando, estamos no mato sem cachorros.

  • É verdade, Edu. Esses atos já viraram programa para garotões que costumam ir a baladas para “azarar” gatinhas e sair na porrada. É o que eles fzem nos blocos de carnaval aqui no Rio. O samba é apenas pretexto.
    Sem contar que traficantes e milcianos já começam a marchar “civiciamente” nos protestos “pacíficos” da Globo. Esses atos também estão se tornando um espaço de confronto entre punks e pittboys que costumam se enfrentar nas ruas. Além claro da horda de ultra-direita que está incendiando propositalmente.
    O problema pode se agravar, pois tem gente dos movimentos sociais da periferia que querem conforntar os playboys facistas. É bom lembrar que um miltante do movimento negro foi agredido.
    Quem for de branco marchar pateticamente gritando “sem violência” achando que isso faz alguma diferença. Duas, uma, ou é mal-intencionado ou é debilóide

  • Uma imagem fala mais do que mil palavras:
    http://www.otempo.com.br/polopoly_fs/1.669510.1372082763!image/image.jpg

    Lembrem-se, que em 1964 o Golpe partiu de MG, através do Governador Magalhães Pinto: http://www.memoriaviva.com.br/ocruzeiro/10041964/100464_4.htm

    A cena se repete e o lider golpista, mais uma vez, vem de MG…Aécio NeveR:
    http://www.brasil247.com/pt/247/minas247/106339/%C3%80s-v%C3%A9speras-da-batalha-de-BH-A%C3%A9cio-confronta-Dilma.htm

  • O clima no centro de Porto Alegre é de absoluto terror em dias de manifestações, as lojas fecham no máximo as 17 hs, os assaltos, saques ao comércio, depredações do patrimônio privado e público proliferam… as pessoas estão, literalmente, apavoradas.

    A mídia divulga só o que interessa passando a impressão de que há uma ‘festa cívica’ quando na verdade é uma verdadeira arruaça, uma catarse, uma espécie de ‘carnaval político’…, temo que em breve tenhamos outro cadáver.

    Perguntem ao Bonner e sua esposa se eles deixam seus filhos irem a ‘festa cívica’ que a globo tanto alardeia?

    Como mãe concordo com o Eduardo, nenhum pai responsável deveria permitir seus filhos comparecerem a essa aventura, estão avisados.

  • Concordo com vc, Edu! Muitos desses jovens estão indo às passeatas como se estivessem indo às baladas. Não estão conscientes de que são pretexto para os mal intencionados se infiltrarem. Estão se aproveitando da ingenuidade desses jovens para atingir os seus objetivos nada exemplares. Já alertei meu sobrinho sobre isso. Ele foi em umas duas manifestações e viu que lá tinham os skinheads. Não foi mais. Espero que esses pais e mães coloquem a mão na consciência e percebam os riscos que seus filhos estão correndo ao participar de novas manifestações.

  • Caro Edu, e o prejuízo já chegou, os turistas com medo do vandalismo estão indo embora antes do fim da Copa. Aqui em Paraty os finais de semana são sempre movimentados, mas ficou às moscas, minha pousada não teve um turista sequer por conta dos cancelamentos. Esperávamos esses visitantes que ficariam no Rio por pelo menos 2 semanas e tranquilamente teriam vindo. É uma lástima.

  • Prezado blogueiro:

    Também acho que a violência desviou um pouco a legitimidade do movimento. Também acho que os manifestantes são manipulados por partidos e por pessoas interessadas em assaltar, mas são um percentual pequeno em relação ao provável milhão de protestos por todo o país.

    O que deve ser feito que não análises somente políticas como leio aqui mesmo? Primeiro, os manifestantes precisam cessar agora as passeatas, eleger liderança, dialogar e reivindicar com coerência.

    E o governo? Entender que os protestos não são pessoais a um presidente, a um governador ou a um prefeito, mas são uma resposta popular a tudo quanto de privilégios, entregas, corrupções, mentiras e protecionismos pululam neste país e que apodreceram a democracia. E aparelhar-se adequadamente. com forças policiais, organizar-se para prender os marginais infiltrados nas passeatas e a justiça processá-los sem cestas básicas.

    E permitir sim, que haja sempre protestos com ou sem apitinhos, com ou sem narizes de palhaços, com ou sem tolos risonhos fantasiados de circo. Mas considerar seriamente seus protestos e reivindicações.

    Do contrário, TUDO O QUE ACONTECE É CULPA ÚNICA E EXCLUSIVA DOS MAUS POLÍTICOS, DOS MAUS GOVERNANTES E DE NOSSA JUSTIÇA.

    E JULGAR E BANIR DA VIDA PÚBLICA QUEM É INIMIGO DO POVO.

    Concordo sim que agora é hora de parar e refletir. Este ponto é pacífico.

  • Tudo tem seu preço e participar de movimentos reivindicatórios também tem o seu, inclusive em forma de riscos, portanto cada um meça o propósito e a segurança, ao participar ou deixar participar (se menor) e responsabilize-se por ela, mas o risco maior, para os que tem sentido na alma, não é o de morrer, ser ferido ou mesmo embriadrogar-se, mas sim o de não ser fascista e/ou membro ou simpatizante da Casa Grande, permanecer vivo e descobrir que colaborou para colocar a vanguarda do atraso, a dos arquitetos da desigualdade, novamente no poder.
    Aí pode dar um tiro no próprio côco, pois merece.

  • Eles estão protestando, agora, contra o PEC 37, mas muitos deles não sabem do que se trata. “Se o rebanho é contra, eu também sou”.
    O que mais me indigna é o Alexandre Garcia falar as bobagens que falou hoje no Bom Dia Brasil. Ele mistura tudo. Ou é um imbecil ou está cumprindo ordem dos golpistas.

  • O comercio além de fechar suas portas mais cedo não quer dizer que não irá amargar um alto preço no seus prejuízos,, depredam saqueiam lojas quebrando com pés as portas fechadas dos estabelecimentos .Não pode ser minoria pois isto está acontecendo em toda as cidades que tem manifestação .Sem falar no patrimônio publico fogo em carros e ônibus .NÃO É ASSIM QUE AMA UM PAIS E QUEREM MUDAR ESTÁO COLOCANDO EM RISCO A DEMOCRACIA QUE LUTAMOS NAS DIRETAS JÁ .

  • Olá, Eduardo:

    Gosto muito de seu blog, que acompanho há bastante tempo, sem quase comentar. É o meu jeito.
    Eu sou mãe de um jovem de 22 anos. Após a leitura de seu post, quis lhe dizer que o que eu mais aprecio neste espaço são suas características de ser humano comum, como todos nós, que é cidadão, que é pai, que é trabalhador, que fica perplexo, que se emociona, que aconselha, que se irrita, à vezes, enfim, que vive o dia a dia como qualquer pai/mãe de família deste país.
    Agradeço pelas palavras mais do que sábias de hoje. Vou pensar muito sobre o que você escreveu.
    Um abraço.

  • Edu, a Polícia Federal não deveria estar investigando esses extremistas, identificando-os e tirando-os das ruas? As caras de muitos deles estão nos muitos vídeos sobre as manifestações, o quebra-quebra, os saques… sei que muitos estavam mascarados, mas e este troglodita Scarpely? Não tá na hora de pôr um ministro da Justiça que funcione?

      • e pq não tá ? ..essa marginalidade esta na rus TODO DIA batendo, torturando, roubando, matando famílias

        No caso, a PF já identificou a turma do bolsa família ? ..ou será que o MP terá que investigar pra ver pq a políca de SP estava ausente no protesto de quinta feira ?

        E as falcatruas do SERRA denunciados no livro privataria, aqui a PF foi atrás ?

        Hoje existe um software que, a grande distancia (mais de MIL metros), é capaz de identificar a face de um homem e confrontá-lo com o de arquivos de procurados em seguindos ..isso é o padrão FIFA e estará disponíveis dentro dos Estados ..que tal trazermos isso pro povo xse proteger tb ?

        E me explica, pq a justiça do RIO libertou dezenas de delinquentes pegos em flagrante ? ..quem vai, ou já deveria, ter feito leis mais duras pra estas casos ?

    • Em qualquer lugar que se preze, as autoridades mantêm o olho em cima de indivíduos e organizações extremistas, pelo menos dos mais influentes. Normalmente, não há necessidade de quebra de sigilo, mas vigilância sempre é feita. Aqui no Brasil, só Deus sabe o que fazem a ABIN e a PF nesse sentido. Ao que o cidadão comum pode perceber, não fazem nada. E o Ministério Público que, ao que parece, tanto gosta de investigar, também não faz coisa alguma. Esses extremistas, sejam fundamentalistas religiosos, de extrema esquerda ou direita ou outro tipo de fanático maluco, sempre são um perigo para a democracia.

      • Perfeito Marianne, havia me esquecido do MP, eles compraram inclusive um sistema de vigilância e agora estão quetinhos!!!!!! Eles não querem investigar tudo????

      • Marianne, quando o Protógenes usou um pessoal da ABIN pra fazer uma coisa perfeitamente legal, lembra o que aconteceu?
        Então, acredito que esse pessoal tá com um pé atrás, e por isso parado no tempo.
        Pra voltar a funcionar, só com a saída do zé e a entrada de alguém com aquilo roxo no ministério da Justiça.
        E também na Casa Civil.

  • Pais que tiverem bom senso, que ouçam o que diz o Eduardo.

    Aqui em BH já caíram quatro pessoas do viaduto.

    SÓ MAIS UMA COISA: OS POLÍTICOS CORRUPTOS FORAM ELEITOS.

    A RESPONSABILIDADE PELA EXISTÊNCIA DELES É DE QUEM?

  • Cade os órgãos de inteligência do Governo??? Eduardo, estou perdendo a paciência com a Dilma, o núcleo político do Governo é péssimo, principalmente o Ministro da Justiça, tem que pedir para sair.

    Agora ao ponto, este MPL é uma graça, virou instrumento político da Globo, esta sendo pautado por ela. No fundo são corruptos, pois vendem sua dignidade.

  • o ódio está disseminado na classe média,

    a grande obra deve ser creditada ao ……..pig,
    que a mais de dez anos desacredita incansavelmente os políticos, principalmente os do pt.
    e que já tentou o golpe contra o lula, (e agora a dilma),
    e que contaminou o stf.

    o prêmio de coadjuvante vai para o………..pt,
    que não teve a clarividência de fazer a lei de midia
    cujos deputados e senadores nada fazem (poucas exceções)
    que entendeu (dilma) que apenas o controle remoto bastaria.

    o prêmio de melhor ator vai para ………ministro bernardo, o bom petista
    que, enquanto o brasil pega fogo, dá entrevista para as páginas amarelas dos incendiários.

    (não percam, no próximo n°, bernardo na ilha de caras).

    • Perfeito Emerson, os omeletes da Dilma na ana maria braga da rede golpe resultaram no Brasil em convulsão social, santa inocencia, agora não dá mais para usar o controle remoto e tirar o golpe das telas da globo, dia e noite.

  • Eduardo, a hora que começar prejudicar economia real, com ameaça de desemprego, prejudicar o país frente a grave crise econômica mundial, o bicho vai pegar pra cima de quem está estimulando com objetivos políticos de caráter reacionário.

  • Mais um perfeito texto do Edu Guimarães. Muita gente já está deixando de ir a essas passeatas, tanto que a rede Golpe mandou seus “artistas” incitar as pessoas 24 horas por dia em sua programação. Pude ver isso hoje pela manhã, ao levar minha mãe a um exame e ter o desprazer de encontrar um tv ligada lá naquele canal e ver a chátima bernardes voltar a encher o saco sobre o assunto. Tive informações que outros programas da emissora também tentam tocar fogo no país a qualquer momento. Um lembrete aos amigos que perguntam sobre a inoperância da ABIN. Leiam “Ministério do Silêncio” de Lucas Figueiredo. Vocês vão entender o perfil da ABIN e a quem ela serve.

  • Se filho tivesse incentivaria para ir as ruas, diferente de vc, como vc disse bandido estao em todos os lugares ate mesmo no judiciario, no legislativo e executivo, portanto isso nao eh razao para querer tentar desestimular o cidadao para lutar pelos seus direitos. Quem se sente estar num pais justo ou ser partidario estao em casa criticando as manifestacoes, mas quem sente na pele as injusticas dos governantes, com certeza, estao nas ruas, e aqui nao entra a questao de partidos, pois elas estao em todos os lugares, independentemente quem esta no poder. Dizer que eh uma manifestacao sem objetivo eh no minimo cinismo das pessoas, as necessidades sao tantas que se torna impossivel focar em um so problema. Mas o principal problema de tudo isso eh que ela vem la de cima, do topo da piramide do poder, infelizmente.

  • Igualzinho àqueles bandidos e arruaceiros que se apropriam do carnaval de Salvador, denegrindo a imagem da BOA TERRA, sob a ação da rede globo, cujo intuito é ganhar dinheiro com o decadente carnaval carioca. Os gringos já não estão longe. Para quê?

  • ♫ O que essa gente quer é colocar um ou mais cadáveres no colo da Dilma, Eduardo. Veja o relato de um professor médico de Belo Horizonte, publicado no “Vermelho” do PC do B e reproduzido no “Conversa Afiada” do Paulo Henrique Amorim. Vale a pena ler.

  • A mídia vagabunda tucana continua sua campanha mentirosa. Hoje, a Tarde, em um Programa da Gazeta, um “cientista político” fez uma análise mais parecida com um comício do PSDB que qualquer coisa. Perderam qualquer traço de pudor. Canalhas ! Só que a REALIDADE sempre desmente a mentira…

  • Edu, tenho uma filha com 19 e outra com16 anos.Quando cogitaram da ideia de participar desse movimento que a meu ver é político partidário,não permiti. Expliquei o porque de minha negativa e elas aceitaram. Não tive maiores problemas.Onde está a polícia federal que não faz o seu papel? Ela está a serviço da globo , ou do PSDB ? Se omitir em fazer o que é de sua obrigação dá margem a várias interpretações. Dilma retire de seu governo O Zé Cardoso e o Bernardo.Com esses ministros você não precisa de inimigos fora ,eles estão dentro de seu governo.

  • Abriram a caixa de pandora e libertaram forças que deveriam estar confinadas. Existe um segmento da classe média que tem ideologia fascista. Suas características principais são a intolerância a prepotência e a violência. Tem grande poder aquisitivo, são bem informados e dominam a tecnologia. Carregam telefones celulares munidos com aplicativos para a localização, em tempo real, de cada amigo que está nas proximidades, o que lhes permite a camuflagem numa multidão e a reunião em pontos desprotegidos pela polícia. A Marilena Chauí vem chamando atenção sobre este segmento da sociedade. A grande questão é como se defender desses fascistas. Se algum for preso, com certeza, será solto no dia seguinte. Por isto acho que você está corretíssimo, Edu, tirando os inocentes das ruas, esses sociopatas não poderão se camuflar e voltarão para a caixa de pandora.

  • Minha intuição me dizia desde o começo que isto era programado pela extrema direita, pois o pais vai bem, nenca esteve tão bem , andando, caminhando com dificuldade mas caminhando. Que exemplo p/os nossos netos. O seu artigo como sempre é irretocável.

  • sou completamente contra a fazer essa coisa girar, se os pais dos jovens de 64 -68 os tivessem proibido de sair nas ruas hoje nenhuim de nos estariamos em outro pais, Dye vc seria tratado com eletrochoque e considerado doente mental, beber cerveja atè mais tarde em barsinho, discoteca e quase todo tipo di balada ? PROIBIDA isso è ditadura … pelo amor de nana parem essa porcaria !

    • A diferença é que naquela época havia uma ditadura que quem escreve coisas como a que você escreveu, apoiou. Hoje o Brasil é uma democracia. Você pode até dizer que não, mas isso te tornaria demente, pois o Brasil tem direito a voto, liberdade de expressão, tudo que não havia naquele tempo. Pedir eletrochoque para quem discorda de você mostra que quem gosta de ditadura não sou eu.

      • quem, pediu eletrochoque ? eu disse q naquela epoca faziam isso. e a nossa atual democracia so finciona pra quem tem dinheiro, os pbres vendem os votos pros mortos de fome … vc eduguim è candidato ou politico ? acho que sim, nè … a coisa ta pegando ai pra vcs … entendi a sua destorcao.

      • E outra Edu as passeatas tinham as caras dos jovens não escondia seus rostos com mascara não era baile de carnaval ou outras festas do jovens de hoje.

    • Paty faria qualquer coisa para aparecer.
      Pendure uma melancia no pescoço e saia pulando na rua…
      Fará melhor efeito para seu gosto.

    • No dia 26 de junho de 1968, eu, então com vinte anos, por acaso estava no Rio e assisti, meio de longe, à Passeata dos 100 mil. Assustado, pois morando numa cidadezinha do interior de Minas, não entendia direito o que estava acontecendo. Censura, a ditadura se preparando para seu período mais tenebroso me tornaram um alienado. Só uns três anos depois, quando fui p/ lá estudar e trabalhar, passei a ter conhecimento do que realmente estava se passando nos porões do nosso país. E escrevo uma coisa: TODOS os que participaram da passeata estavam de cara limpa. Ninguém drogado, bêbado ou mascarado.
      Nenhum vandalismo. Pelo menos, que eu saiba. Muuuiiitooo diferente do que acontece hoje. Pergunte a um desses “manifestantes” de hoje se ele sabe o que a PEC 37. Ele vai responder que deve ser algum sanduíche novo do McDonald’s.

      • e vc nao acha triste que os jovens de hj pensem que a pec seja um sanduiche ? mas è isso o que os politicos de hj querem que os jovens e atè mesmo as crianças e velhos se droguem e bebam, a tv e radio e outdoor no pais fazem 80% publicidade de bebida alcolica pq o povo bebado ou dorgado e sem educaçao è mais facil de assustar, ai em epoca de eleiçao eles mandam desentoxicar em troca do voto deles.

        • mas vamos proibir os jovens de irem se manifestar, tanto os familiares de vcs vao estudar na europa e no usa … a quem intereça os demais!?
          pobre nao precisa estudar, nè? pra que? pobre tem q trabalhar de sol a sol pra vcs privilegiados e no fim de semana encher acara pra morrer de sirosse e nem ver a aposentadoria … com sorte morre na fila do sus assim nem descobrem que o figado ja nao mais existia.

          • Só uma informação durante dez anos deve 63 mil domesticas que terminaram o curso nível superior, passou hoje pela manhã no programa da record ;

    • “sou completamente contra a fazer essa coisa girar”
      _Presumo que você é contra as manifestações que estão ameaçando a nossa democracia. “Esta coisa” seriam as manifestações. “Girar” seria continuar acontecendo.

      “se os pais dos jovens de 64 -68 os tivessem proibido de sair nas ruas hoje nenhuim de nos estariamos em outro pais,”
      _Frase sem pé nem cabeça, mas, talvez, você quis dizer que o que prolongou a ditadura foram as manifestações que ocorriam até o AI5. Se não fossem as manifestações legítimas da época, contra o arbítrio, não teríamos o AI5.

      “Dye vc seria tratado com eletrochoque e considerado doente mental, beber cerveja atè mais tarde em barsinho, discoteca e quase todo tipo di balada ? ”
      _O ponto de interrogação sugere uma pergunta. O Eduardo responderia: Não. Mas esta pergunta é contraditória pois se a ditadura não tivesse endurecido em 1968, ninguém seria torturado ou tratado como doente mental.

      ” pelo amor de nana parem essa porcaria !”
      Finaliza com um apelo que vem de encontro com o tema do post. O que é nana?

      Ou você é um trol, ou é um analfabeto histórico, léxico e sintático.

  • Excelente texto, Eduardo.
    Um chamamento para pais e filhos no momento exato.
    A sociedade que pensa, ficará devendo mais essa da sua lavra.
    Em nome dos meus netos, obrigado. As filhas (3) estão fora disso por si mesmas.
    PA-RA-BENS!

  • Bom, quem ainda duvidava que esses protestantes facebuqueiros não passavam de vira-latas da classe-média, a prova está ai. A mídia, todinha, os apoia. Esse é o infindável protesto dos verdadeiros vagabundos tupinicas. Fazem de conta que estudam, fazem de conta que trabalham, fazem de conta que são alfabetizados, mas não passam, na real, de recalcados latidores vira-latas,

  • Parabéns pelo texto e pela visão. Há dias atrás postei em meu facebook algo assim, que se os pais deveriam tirar seus filhos das manifestações para que os mesmos não fossem confundidos com nazistas ou vândalos, mas seu texto é completo.

  • Com tudo que está acontecendo tive uma grande idéia:

    QUE TAL SE A DILMA CRIASSE UM MINISTÉRIO DA JUSTIÇA COM UMA “INTELIGÊNCIA” QUE ANTECIPASSE E IMPEDISSE TODO EXCESSO DAS MANIFESTAÇÕES?

    e SE A DILMA CRIASSE, POR EXEMPLO, UMA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO QUE FALASSE DIRETAMENTE COM O POVO SOBRE AS OBRAS DO GOVERNO?

    abraço

  • A classe média “politizada” pela Veja e rede Globo, onde todos os políticos da esquerda são corruptos ou ladrões, somada aos jovens mimados consumistas e sem limites, estão a ponto de destruir nosso país por nada, pois nunca o Brasil evoluiu tanto como nos últimos 12 anos, mas o enfoque dado pela mídia golpista as manifestações é por isso mesmo, dizer que o país é uma merda, que nada presta, para voltar para as mãos da direita lesa-pátria e doar de vez as riquesas do país.

    Já vi esse filme ruim, foi em Abril de 1964 e os mesmos atores canastrões estão em cena, Folha, Estadão, Globo,de mãos dadas com a direita.

  • É isso, Edu, há uma fera a solta e que não tem pretensões sadias. Evitemos que nossos filhos corram risco desmedidos sendo apenas massa de manobra. Dupla defesa.

    Agora, meu, nunca vi um governo tão sem vergonha e que goste de apanhar tanto como este.

    Apanha da direita – o que é óbvio, apanha da centro-direita, do centro – seu aliadado, apanha da esquerda e da extrema esquerda, apanha da mídia – sua antiga e mais feroz inimiga, apanha da classe média – despolitizada e alimentada via feicebúqui e PiG, apanha dos seus integrantes, apanha dos “companheiros” de partido, enfim… E toda essa reprimenda só tem em si o desejo de defenestrá-lo de vez. Exceto alguns notórios, cientistas-políticos, políticos, jornalista e/ou formadores de opinião – você neste grupo – têm um interesse na correção de algumas rotas, mas, por incrível que pareça, são os que nunca são ouvidos.

    A Record, via R7 (que era o site de notícias que eu mais VIA), está fedendo. Seu oportunismo com relação às Copas, das Confederações e a do Mundo, é tresloucado, ”jornalismo” de desinformação. Estão à toda, querem, por uma questão de revanchismo com a Globo e vingança do governo/ CBF, afundar os eventos.

    Loucura, ninguém quer o bem comum. “Farinha pouca, o meu pirão primeiro!”

    Meu, só com algumas paradas na blogosfera progressista pra abastecer, tomar ânimo e continuar, viu?

  • Já havia conversado como meu filho, um sobrinho e meus alunos sobre minhas desconfianças em relação a essas manifestações que culpa a presidente Dilma por todas as mazelas do Brasil, sem discernimento. Jogam reivindicações de toda natureza ao Poder Executivo do país, como se só ele existisse. Pelo que vejo, aulas sobre política e cidadania devem estar nos planejamentos pedagógicos da docência brasileira para ajudar a juventude a se tornar cidadão ou cidadã consciente. Do contrário, forças inescrupulosas se aproveitarão da energia juvenil para concretização de seus ambiciosos projetos. Eis, o perigo!

  • Gostaria de dizer que em Belo Horizonte foram presos alguns manifestantes de São Paulo, Rio e Rio Grande do Sul. Que gente apolítica essa, que sai de mais de 1500 quilômetros de distância para quebrar patrimônio público e privado em Minas. A pergunta que faço é: quem pagou a passagem?

  • Feliz demais com as propostas da Presidenta!

    Estou achando que a globo vai dar um tempo nos protestos. Vão se dar mal os partidos de oposição, e os golpistas.

    Não tem pra ninguém… Dilma se reelege em 2014!


  • “Com o tempo, uma imprensa [ = mídia ] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma.” >>> Joseph Pulitzer


    “Se você não for cuidadoso, os jornais [ = mídias ] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” >>> Malcolm X



    Ley de Medios Já ! ! !



  • Grande DILMA nossa Lider e Guerreira,tem todo o meu apoio para este Pacto.Viva a Democracia Brasileira , espero que sejam efetuadas as reformas necessarias neste Pais Maravilhoso, e que o povo apartir destas reformas separem os politicos do Joio e Trigo.Só falta trocar alguns Ministros.

  • Vamos lembrar que a faisca que acendeu a fogueira foi a violência policial do governador de SP contra um movimento relativamente pequeno e cuja pauta era exclusivamente o aumento da tarifa do ônibus, portanto o Sr Alckmin tem uma grande responsabilidade sobre o trágico desfecho, a violência da PM foi a deixa pra milhares de idiotas de extrema direita e muitos de extrema esquerda que se dizem apartidários irem para as ruas sem nenhuma pauta, apenas a subjetiva “contra a corrupção” e contra a “Pec 37”, que poucos deles sabe o que realmente é, no mais 0,5% de extremistas da direita não tem legitimidade pra representar os outros 199 milhões

  • Caro Eduardo,
    Você como sempre, impecável em seus posts. Se as pessoas de bom senso lerem este seu post, com certeza irão argumentar e muito com os/as seus/uas filhos/as a não participarem destas manifestações incentivadas pela mídia retrógrada demotucanalha-nazifacista.
    Há um bom tempo tenho observado pelo facebook o ódio de certas pessoas aos governos trabalhistas Lula-Dilma e aos Partidos de esquerda. Só os criticam, sem nenhum argumento convincente. Segunda-feira passada dia 17, fiquei tão indignado com os impropérios contra a Presidenta Dilma, que postei um texto dizendo o motivo, e fechei a minha conta no facebook para não mais voltar. Pelo que eu estava vendo, se continuasse, iria ficar magoado com muitas pessoas que amo e considero.
    Um abração para você e muitas bênçãos de Deus para você e sua família.

  • Parabéns mais uma vez Eduardo, por dizer coisas simples e importantes para a reflexão de todos. O Brasil não pode se tornar refém do Fasci-book. Abs.

  • “esse movimento não tem apenas o seu inegável lado cívico, tem seu lado violento, lado que lhe dizem estar restrito a “grupo pequeno” mas que não é tão pequeno assim.”…


    “Com o tempo, uma imprensa [ = mídia ] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma.” >>> Joseph Pulitzer


    “Se você não for cuidadoso, os jornais [ = mídias ] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” >>> Malcolm X



    Ley de Medios Já ! ! !



  • Todos estão criticando o movimento:

    – bandeiras facistas
    – baderna
    – violência
    – movimento pautado pela mídia, etc

    Realmente. Percebi que a maioria presente nas passeatas é de pessoas da classe média de índole de direita gritanco coisas ridículas do tipo “abaixo a corrupção”, “fora Dilma”, etc.

    Mas venhamos e convenhamos:

    – o MPL mostrou para o Brasil que a mobilidade urbana é uma merda. Foi tipo “o rei está nu” E só depois que eles gritaram, que nós vimos o bundão do rei.

    – as passeatas sendo de direita ou não, acabaram resultando em coisas excelentes para o Brasil. Dilma acordou. Propõe constituinte para fazer o que o PT sempre queria: reforma política e ainda mudar a lei da corrupção pegando pesado com os corruptores (que, para nosso deleite, são os pais de quem estão engrossando as passeatas -hehehehehehehe – que maravilha!!!!)

    Portanto queridos palpiteiros: barba de molho.

    Estamos avançando. A trancos e barrancos, mas estamos. O mundo não tão redondinho como muitos pensam.

    ps. Edu, novamente vc escreve um texto bem aquém dos textos de antigamenteo.Já estou ficando preocupado. Isto que vc fez não foi nada mais do que chantagem. E não adianta dizer que basta eu não te visitar mais. Vou continuar vindo aqui: já me delicei muito com seus excelentes artigos (principalmente sobre Pinheirinhos). A esperança é a última que morre. Espero que o nível do blog volte ao topo novamente.

    • Jandui, acho que vc leu o artigo da forma errada, como se fosse um artigo político.

      Não é. É um alerta de um pai e avô preocupado.

      Não é uma censura a quem vai expor os seus ideais, mas sim um alerta para os responsáveis de quem vai pra fazer festa e corre o risco de se engrossar a lista de mortos e feridos, pois há um grupo querendo criar uma catástrofe nacional em torno do protesto, pra poder se aproveitar politicamente depois.

      Vale a pena arriscar a vida pelos próprios ideais, e não caberia demovê-los disso através do medo.

      Mas não vale a pena arriscá-la pra servir de bucha pra fanáticos.

      • hã hã. Sensacionalismo puro. Nada mais.

        Se usarmos de estatística, veremos que não faz sentido espalhar esta neurose e nem é saudável fazer isto com as mães da classe média brasileira.

        A passeatas, provavelmente salvou algumas vidas. Com o trânsito mais lento, com menos carros andando nervosos, garanto que mais de 4 mortes foram evitadas.

        Sou pai e sou avô. E tenho um amontoado de sobrinhos e sobrinhas que foram à passeata em BH, e pasmem! vestidos de vermelho, é claro gritanto “liberdade de expressão” quando eram vaiados. E foram respeitados. Vocês estão vendo a passeata pelos olhos da Globo. Eu vi pelos olhos de meus sobrinhos.

        E viva o socialismo!!!!!

        • Sensacionalismo? Sério?

          Mais cedo, vi um post no Nassif de um cara que se dizia parte de um grupo integralista que planejava causar tumulto. A página do FB do cara tava cheia de fotos dos membros do grupo – incluindo gente de dentro do PSDB e mesmo do governo estadual de SP. A página dele foi removida depois de alguns minutos, mas o que consegui ver era bastante convincente – reuniões integralistas com bandeira e o sigma no uniforme, o que sugere que o alerta dele tinha alguma substância.

          A presença da direita organizada nas manifestações já está bastante documentada. E o envolvimento deles com atos de violência, idem.

          E vc acha que essa turma de fanáticos está fazendo isso pra que? Pra melhorar o país? Evidentemente que não.

          Ora, se o que querem é um golpe de estado, tbm é evidente que sabem que meras depredações não bastam pra isso. Não é botando fogo no Itamaraty e em carros que vão dar uma desculpa. Precisam de algo muito maior.

          Precisam de um Rio-centro.

          Já houve casos de gente da própria manifestação lançar bombas contra ela.

          E vc ainda acha que os manifestantes não correm o risco de se tornarem mártires numa catástrofe engendrada por canalhas? E que não vale a pena perder a vida em nome de uma agenda vazia? Pra fazer festa e “protestar sem protestar, com alegria e sorrisos”, como disse uma manifestante tucana e coxinha?

          Eu acho. E não acho que isso seja “sensacionalismo”. Acho que é uma possibilidade bastante real.

          Vc pode até discordar, mas não chamar de mero sensacionalismo e duvidar e desdenhar das intenções de quem alerta.

        • A única coisa que espero da vida é poder chegar a ser mãe e avó como voce, e socialista. Mas espero ter aprendido muito mais sobre civilidade e responsabilidade quando chegar lá. Sua cidade é um paraíso, né não? Não teve mortos, não teve feridos, foi uma coisa linda de “caminhando e cantando”. Se liga!
          Voce é cínico, e eu espero sinceramente que seus filhos e netos não aprendam isso.
          Socialista, deixa te dizer uma coisa: Não tem povo nessas passeatas. Desce ao rés da rua e vem ver a cara do seu “povo”.
          Sua interpretação das ações governamentais é fraquinha, assim como seu cinismo e o de muitos outros aqui, que só fazem comentários quando lhes interessa pessoalmente alguma coisa. Parece uma outra lesada aqui que comentou dizendo do “saldo positivo das manifestações”. Ferrem-se os mortos e feridos, ferre-se o País, o importante é conseguir o que eu quero. Voce, pra pai e avô, esta me parecendo muito mimadinho. O que a Presidenta tem feito é muito mais abrangente que isso, é mostrar á oposição e aos bandidos e/ou trouxas, que ela pode e vai cercear o “poder” dessa tropa, dando poder a quem realmente de direito: o povo. É com povo que se faz uma reforma constitucional, não com baderneiros e projetos de socialites.
          Não tem preço ver o Aécio e congêneres estrebuchando por causa do plebiscito…acho que foi mais um tiro no pé, essa coisa de insuflar manifestações artificiais.
          Parabens ao Sr. Eduardo pelo post. Ver se põe um pouco de luz nos olhos dos iludidos.

        • Seu usarmos as estatísticas meu caro, não podemos dizer nunca que “o Brasil foi às ruas com os protestos”. Um país de 190 milhões não pode ser reduzido a pouco mais de 1 milhão e 300 mil manifestantes. O Edu está certíssimo e se não concorda com ele, simples, se tiver filhos mande-os para as ruas ou que continuem lá.

      • Na verdade o que penso a respeito, e’ que para todo movimento em prol de mudanças sejam elas quais forem, sempre havera’ os dois lados da moeda. Nao se atinge objetivos sem nenhuma especie de risco. Sou totalmente contra violencia e vandalismo. Porem , com todos os contras, enxerguei o lado positivo tambem. O povo chegou a um tal ponto de insatisfaçao, que qualquer conquista – por menor que seja, valeu a pena !!!

        • O povo chegou a um tal nível de insatisfação? Com o que, exatamente?

          Com o progresso do país? Com a baixa taxa de desemprego? Com as desigualdades sociais que diminuem?

          Talvez com o ritmo lento, mas se o ritmo lento é capaz de gerar tal nível de insatisfação, muito mais insatisfeitos teriam estado antes, quando tudo estava bem pior.

          O que dizem ser a causa dessa insatisfação? Quais as bandeiras do movimento? Contra o que reclamam?

          Corrupção? Melhora na educação (que melhorou) e na saúde (idem)?

          Muito pouco pra gerar “tal nível de insatisfação”. Já tivemos hiperinflação, quebradeira, etc e o povo não atingiu “tal nível de insatisfação”.

          A razão do movimento é outra. É oba-oba pra postar no FB depois com a cara pintada e se dizer “revolucionário”. É a classe média-alta insatisfeita com um governo que governa pra mais do que apenas eles. É o ódio ao PT, cultivado pela imprensa. É a indignação crônica.

          Há várias causas, mas “nível de insatisfação” não é. Seria, se o povo não tivesse emprego, se os salários estivessem congelados, etc.

          • “O povo chegou a um tal nível de insatisfação? Com o que, exatamente?”
            Respondo:
            Com a liberdade de tomar as ruas impunes com democracia e liberdade total.

    • O MPL mostrou para o Brasil?

      Eu já critico a mobilidade urbana, interurbana e interestadual desde 1979. Os fedelhos do MPL nem eram nascidos naquela época.

      O que eles sabem de Brasil se não estudam, não abrem um livro.

      Fêissi-bomba não educa, já disse o PHA. Fêisse-bomba alimenta o inimigo da democracia.

      Fora MPL, calem a boca.

  • Concordo com você Edu.
    Impossível não perceber que isso não tem como acabar bem.
    A última quinta-feira, 20 de junho, foi um dia horrível, de profunda solidão e que eu nunca vou esquecer.
    Houve momentos de total descalabro, tudo transmitido ao vivo pelas TVs.
    As pessoas em geral parecem que não estão se dando conta do processo de manipulação das massas no interior dessas manifestações, que não passam de uma paródia das passeatas dos anos 1960.
    Infelizmente, você verá que muitos lhe acusarão de exagero (não é o meu caso) e chego a racionalizar que às vezes temos que deixar que os fatos falem por si para que a sociedade pelo sofrimento amadureça. É muito duro ter que dizer isso, pois sei que em qualquer retrocesso que possamos vir a ter, serão as camadas mais pobres que sofrerão as maiores consequências .

  • “Gente que não está lá para ajudar a melhorar o país coisa nenhuma, mas apenas para se “divertir”. E é aí que mora o perigo.”.


    “Com o tempo, uma imprensa [ = mídia ] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma.” >>> Joseph Pulitzer


    “Se você não for cuidadoso, os jornais [ = mídias ] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” >>> Malcolm X



    Ley de Medios Já ! ! !



  • Edu, a mídia está amenizando as violências dessas manifestações, nunca vi manifestação mais violenta que essa e já tem 4 mortes, hoje fiquei sabendo de um jovem em Minas Gerais que foi jogado de um viaduto, isso vai piorar cada vez mais se a própria mídia não corrigir a besteira que cometeu insuflando esses jovens por causas mais sem sentido, por exemplo: falam da copa, mas, agora? deveriam se manifestar 7 anos atrás, se manifestar agora é pura burrice, pois, quem vai perder($) somos nós, fazendo hoteleiros, donos de restaurantes, pensões, comércio em geral a perder dinheiro, quanto muito deles não investiram? Pior, põe em risco da FIFA cancelar e multar o Brasil. É muita burrice para tantos jovens. Falar em Saúde e Educação? Porque ninguém cobra os governos estaduais que são também responsáveis, falam em imposto? porque não cobra dos governos estaduais que baixem o ICMS? falam em inflação? porque não protesta contra os abusivos pedágios que inflam nos custos. Educação? o ensino médio está um caos, os professores sem perspectiva de carreira, isso é do estado, ensino fundamental é do município. Espero que os jornalistas reparem a burrada que fizeram em dizer tantas bobagens insuflando os desavisados, eles serão os maiores responsáveis pelo pior que vier acontecer.

    • Nadia: é melhor q essa copa saia do Brasil. NÃO HÁ CLIMA DE COPA! sinceramente,torço por isso.só assim,essa”onda”para. e não sou Nem Demo,nem,PSDB,nem sou pautado pelo PIG!

      • Amigo, você não está em clima de Copa, mas eu estou. Você pode não querer a Copa, direito seu. Mas eu quero, direito meu.

        A gente não quer só comida, a gente quer comida diversão e arte (e esporte). Se o que nos comove fosse apenas fome, eu cantaria o pão.

        Desde quando o esporte não é importante? Não é ele que afasta os jovens da droga, como repetem diuturnamente na TV?

        A presença dos grandes nomes internacionais do esporte mais popular do mundo não é uma grande oportunidade de incentivar os jovens a trocar as drogas pelo esporte?

        O alcoolismo e o uso de drogas está aumentando cada vez mais entre os jovens E CRIANÇAS e você propõe perder essa oportunidade de combater as drogas?

        E as empresas privadas que pegaram empréstimos do BNDES para construir estádios? Elas irão deixar de ganhar com a Copa e não poderão pagar os empréstimos. Como todos os empréstimos e na sandice que você propõe o cancelamento seria culpa da população, o tesouro teria que arcar com esse prejuízo.

        Você não gosta de Copa? Vai fazer um retiro durante o evento, mas deixe quem gosta curtir. Não seja tão autoritário.

        Eu não estou sendo pautado por ninguém, mas acho muito egoismo seu propor uma coisa dessas. Mesmo assim é seu direito propor, estou apenas argumentando.

          • os gastos da COPA já são estimados em R$ 33 bi ..estão em R$ 28

            pra estádios, clubes, jogadores e cartolas, R$ 8 bi ..e dinheiro do ESTADO BRASILEIRO sim (estados e municípios) ..inclusive com subsídio equalizado do BNDES !!!

            de isenção fiscal já bate em outros R$ 1 bi

            Nossa copa supera o CUSTO de todas as outras 3 somadas ..em NENHUMA teve retorno esperado ..vide Africa do Sul, Espanha e até a Grécia com as Olimpíadas

            Verdade é que se antes tínhamos o FMI a nos humilhar, hoje temos a FIFA ..só esta entidade já estima em US$ 4 bi suas receitas ..eita entidade filantrópica não .tema mais poder e associados que a ONU

            A FIFA chegou a atentar contra a nossa soberania ..EXIGIU e foi atendida ao criar legislação própria pra estádio que esta em SOLO BRASILEIRO (ao permitir a venda de álcool) ..e ate´tentou proibir a venda de acarajé na BAHIA

            francamente…

            antes de tudo Meu partido é o BRASIL ..já carnaval, futebol, novela e BBB, desses eu passo batido

          • e olha que o governo esta perdendo até o apoio de importantes DE-formadores de opinião ..e não que eles não estejam falando a verdade sobre este caso, hein ??!! ..é que agora, ao contrário da ERA LULA, agora eles nos expõem muitos fatos:

            http://www.youtube.com/watch?v=QOAtEcfbPKY

            DOZE estádios ..DOZE??! ..e já tínhamos aqui o Pacaembú, Morumbi, Pq Antartica

            parece que em BRASILIA nem time depois vai ter ..elefante branco é pouco

          • Cala boca Romanelli! Você só fala merda e quando coloca um link para referendar suas asneiras é o Ratinho (Carlos Massa) que aparece.
            Ninguém, com um mínimo de consciência política, deixará de crer na Presidenta que disse que os gastos com a Copa são financiados pelo Governo, e, claro terão sua contrapartida incluindo o recebimento dos mesmos, para acreditar num sujeito como você que está à nível de Maquito (palhaço) em programa Ratinho.

          • Deixa de ser parcial, o Brasil vai ter retorno de mais de R$ 100 bilhoes de reais com a realização da Copa do Mundo e a população vai usar as obras de infraestrutura de mobilidade urbana que ficarão no país.

            Essa conversa contra a Copa do Mundo é coisa de oportunistas, brasileiros manipulados por gente muito esperta, que podem ser encontradas na rede globo ou nos aprtidos de oposição.

            Mas admito que o mau uso do tema dos gastos da Copa é culpa do governo Dilma, que é simplesmente uma merda no campo da comunicação.

            Subestimaram a midia gopista e o resultado é este país em convulsão,espero que tenha caido a ficha do governo federal do mal que uma ímprensa suja como a brasileira podem fazer ao país.

          • WIlsonleaks

            Na cidade de SP a prefeitura emitiu títulos pra bancar 50% do projeto do Corinthians ..estes títulos foram arrematados com deságios no mercado financeiro por BANQUEIROS que irão repassar a devedores do município pra que estes paguem suas dividas ..ou seja, aqui a prefeitura perde até mais do que o valor que se propôs a bancar

            Ou seja, o MUNICÍPIO daqui pagou com recebimento futuro entende ? e não foi Carlos Massa quem disse, mas coisa de debate na Câmara dos Vereadores e que até hoje o governo não desmentiu.

            Quanto aos financiamentos do BNDES, fora dos recebimentos incertos tal qual o que fazemos pra latifundiário e empresários amigos ..muitos deles encontraram juros subsidiados ou seja, de um lado o Governo Federal toma dinheiro com a SELIC, e doutro repassa a espertos por taxas menores ..diferença que no fim nós bancamos tb

            Ademais, a imensa maioria dos R$ 8 BI que se gastou com os Estádío, se gastou sim com dinheiro dos governos estaduais e/ou municipais ..e TODOS, todos sem exceção custaram mais que similares do exterior

            O que DILMA disse é que o governo Federal não bancou, aqui ela não mentiu, mas tb não expôs a verdade completa, embora tenha se esquecido do BNDES, ela sim iludiu com outras realidades vistas em outros entes da Federação.

            Eu até queria poder desmentir Carlos Massa, mas aqui parece que faltam elementos ..e antes, este que foi um ENORME aliado deste governo, parece que tb resolveu mudar de lado ..e acredite, o CARA tem faro aguçado ..não tripudie, apenas observe e reflita sobe o que esta acontecendo

            quanto as obras viárias – a maioria esta atrasada e não será entregue ..todos com os gastos previstos estourados (COISA DE MOLEQUE) ..e pra computarem os ganhos, não se esqueçam de abater a parte da FIFA primeiro – US$ 4 bi estimam.

            finalmente, pra mim, eu sinceramente não gosto de ÍDOLOS, assim não compactuo com a forma como tratam o futebol hoje em dia, portanto, pra mim a COPA seria dispensável

            ..mas não sou radical, admito até que a maioria quisesse do CIRCO (afinal, não fazemos guerras como os americanos, e sempre é bom “atiçarmos” nosso espírito nacionalista vez em quando) ..mas realmente DUVIDO que o esforço compense

            ..e mais, TUDO tudo de infra que foi e/ou será feito até o evento (muito pouco, diga-se) se nossos governantes tivessem VERGONHA NA CARA, poderia ter sido executado ANTES, e sem que nos tivessem presenteado com mais este DESRESPEITO e humilhação diante do mundo (reviro-me a intromissão digna de FMI que nos impôs esta entidade mafiosa chamada FIFA e seus agentes, esta que PÉSSIMOS brasileiros também ajudaram a CORROMPER pra mesmo assim e saírem-se livres).

          • Wilson ..o caso Maracanã

            Divulgou-se que sua reforma custou R$ 1,5 bi – ,mais que um estádio NOVO – ..muito bem

            Recentemente EIKE Batista arrematou-o pra explorá-lo em 35 anos ..o pagamento será em parcelas de pouco mais de R$ 458 mil/mês R$ 5,5 milhões não, por 33 anos ..totalizando R$ 181,5 mm ..claro, o empresário tb prometeu fazer outras obras no entorno ..é esperar pra ver

            mas o FATO é que pro Estado de coisas chamado Rio de Janeiro, o prejuízo já foi dado, não ?

            http://www.jb.com.br/rio/noticias/2013/05/09/licitacao-do-maracana-consorcio-de-eike-batista-e-confirmado/

        • Ruy
          Pior do que tudo isto, é o fiasco internacional. Um vexame sem tamanho provocado por uma corja de irresponsáveis.
          Outra coisa. Aida falta um ano para a copa. E eu espero que essa sandice incentivada pela grande imprensa tenha fim.

          • pensei que quem gostava de posar bonito era o THC na época da englobalização

            pensei que com LULA as coisas tinham mudado ..Feio mesmo é escalpelarmos os turistas nacionais e estrangeiros cobrando as maiores estadias, ingressos do planeta, e ofertando serviços risíveis

            feio mesmo é a seleção da Espanha ter sido assaltada HOJE ..ou permitir que turista suba o morro AINDA EM GUERRA pra fotografar, como se fossemos ANIMAIS, as nossas mazelas

        • Fazer festa com dinheiro público em meu nome NÃO! Fazer Copa com dinheiro público é fácil, quero ver na hora de pagar a conta (que vai ser bem salgada).

  • A TV Bandeirantes não perde oportunidade de focalizar alguma faixa com o “Fora Dilma”.
    As tais “manifestações” já estão botando as unhas de fora. Alguém tinha alguma dúvida do verdadeiro objetivo dessas marchas do tipo “com Deus, pela família e pela liberdade”, de outras épocas?
    A direitalha está em festa.

    • Enfim, quem queria a passagm zero, nem de ônibus anda. A opisição sabe que não ganharia a eleição de 2014, teria que começar a fazer alguma coisa e com ajuda externa. Determinada embaixada está recebendo alguns “ajudantes de ordens”. Há necessidade de mais CADÁVERES. E as coisas vão continuar. Aguardem e não deixem que seus queridos morram.

  • Tenho observado que na internet tem muitos comentários fascista, será que não tem dedo de gente poderosa que está pagando por isso tudo,, o trabalhador não tem tempo para isso, pois acorda cedo para trabalhar?

  • Conseguimos convencer minha filha mais velha de 16 anos a não ir na manifestação de quarta aqui em BH. Ela foi na última e sentiu a violência bem próxima. Parece que as baixas serão muitas, várias colegas de escola dela também não irão.

  • Eduardo, sábios conselhos. Tomara que muitos pais e mães leiam e protejam seus jovens.

    Vi o Faustão elogiando os jovens do movimento na TV, mas será que ele deixaria os filhos dele nessa loucura Duvido, somente se fosse um pai maluco.

  • Eu que não apoio 95% das reivindicações desses movimentos e principalmente esse comportamento violento(será que se fosse para derrubar um ditador veríamos essa valentia toda dos jovens no Brasil?) espero que com as novas reformas que virão,que a classe média alta e tradicional de inicio a uma nova era como:pagando mais impostos que pobres no Brasil,por exemplo. Se for verdade que vem médicos de Cuba,Espanha,Portugal e de outros países para o Brasil será no minimo maravilhoso.

  • Cada uma com o seu estilo. Poremo que me agrada é que morando nas America Latina na Argentina temos um Pagina 12 e na Venezuela uma Telesur. Mesmo assim outro dias pasmem Christina Kirchner usou o Twitter para se comunicar. Linko mas não precisam ler pois é extenso. Espetacular, corajoso múltiplo twitter de C. Kichner ley dos médios, eleição para magistratura
    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/cristina-kirchner-critica-judiciário-pautado-pela-mídia
    Enquanto aqui o blog do Planalto não interage já que não aceita comentários, mas como disse sou feliz que um dia aqui mais perto alcançaremos

    • Olha a pauta negativa aí. Diz achar lamentável mas não diz o porquê, não argumenta nem defende uma posição. Por que escreveu então? Acha que alguém vai dar crédito a um sujeito que escreve uma detração sem se explicar nem propor nada?

      Você tem direito de se manifestar, mas seu comentário não vale nada e sua atitude é deplorável pois desperdiçou a opostunidade de se manifestar para escrever uma baboseira que não tem o menor mérito.

  • Após dias de preocupação. Pelas minhas lembranças da juventude como universitário à época, digo aos jovens, ainda imberbes e sem lembranças de algo que nunca experimentaram:

    A DITADURA É UMA NOITE DE ESCURIDÃO. MUITO ESCURA. MUITO ESCURA!

    E NINGUÉM ESTÁ A SALVO DELA.

  • Desde que o mundo é mundo, dinheiro é uma forma de aliciação. Durante as eleições em que Collor saiu presidente, depois de toda a baixaria da Globo, os que se vestiam de vermelho eram atacados não só pelos eleitores dele, mas por jovens estranhos e bastante violentos, havia um clima de muita intimidação. Presenciei também a mesma coisa nas eleições em que Roriz ganhava. Também conheci vários jovens que diziam que participavam da panfletagem por causa do dinheiro, mas que não votariam nele. Fora da cena política, conheci jovens atrizes desempregadas e sem credo algum definido, que atuaram em vídeos de testemunhos de fé para algumas igrejas evangélicas que contam com recursos extraordinário. Não duvido que os marombados de academias de de luta marcial sejam os novos mercenários. No mundo temos assistido a guerras bárbaras ajudadas por mercenários que não tem ligação com qualquer lado. Esses não tem compromisso com nada, com nenhuma democracia, com nenhum valor e podem incitar ao horror sem nenhuma cerimônia. Isso não quer dizer que um movimento organizado e político deixe se intimidar, se fosse assim o MST teria sumido. No entanto, os mais experientes sabem que há um momento de luta, de trégua e de avanços. Para mim, o momento agora é de trégua..

  • Caro Eduardo, estou adotando a postura de não ouvir mais pautas negativas.

    Que tem muita coisa errada eu já sei, mas só aceito conversar se for para debater uma porposta. Não me diga que a saúde pública é ruim, diga-me o que fazer para melhorá-la. Qual a prioridade, qual hospital tem que ser atendido primeiro, de onde virá o dinheiro. Proponha a volta da CPMF para a saúde ou a retirada de investimentos de outro lugar, Que tal taxar as maiores fortunas do País para melohorar a saúde das pessoas, fale em propostas. É isso que eu digo a quem vem resmungar ao meu lado.

    Importa-se com a educação? Proponha que 100% dos royalties vá para a educação, proponha outra fonte de investimento para a educação, não me diga o que está errado, isso eu já sei. Diga-me que é o cer to e como chegar lá. Aí eu posso apoiar. Desde que seja uma pauta construtiva, que defenda algo , que faça uma coisa positiva. E mais, os jovens que falam em educação, são bons alunos? Estudam? Respeitam os professores? Participam das aulas? Ou são maus alunos usando a educação como desculpa para faltar às aulas e quebrar as escolas?

    Reclama dos políticos? Não me diga que não posso confiar nesse ou naquele, isso eu já sei. Diga-me em quem confia? Não confia em ninguém? Diga-me como a sociedade vai funcionar sem dirigentes?

    Quer honestidade? Mas quem fala em honestidade é honesto? É capaz de dizer quem é honesto? Como garantir que o erário não será roubado, quem vai vigiar? Qual a proposta para melhorar a fiscalização sobre o dinheiro público? Será que quem está xingando os políticos de ladrões não está escondendo o rosto para levar um objeto de uma loja saqueada? Ou escondendo para não assumir o ônus da propriedade pública ou privada que depredou? Quem fala em honestidade tem moral para falar?

    Enfim, quero saber sobre o que cada um propõe que seja feito e não escutar resmungos que não sevem para nada e que em minha opinião estão sendo usados como desculpas hipócritas para esconder as verdadeiras motivações de cada um.

    E por falar nisso, os demotucanos estão criticando a Dilma mas não paresentaram nenhuma proposta até agora, nem estão ouvindo o povo nas cidades e estados que governam. Esses são do tipo que só critica, não faz nada e não tem nem moral para criticar ninguém.

    • Na saúde, concordo com a CPMF com compensação em imposto regressivo (ICMS por exemplo) ..defendo a implantação do programa de SAÚDE DA FAMÍLIA com a criação do CADASTRO UNICO e a feitura de exames diagnósticos preventivos, planejados, num 2o momento OBRIGATÓRIOS, a serem realizados por sexo, idade e etnia, e a cada qual o seu conjunto de exames respectivos.

      Bem planejado e executado ele representaria uma enormidade em economia pra doenças cujos efeitos só são remediados tardiamente ..diabetes, pressão alta, câncer, disfunção de órgãos etc

      Ou, antes, defendo a implantação do programa de SAÚDE DO HOMEM, um que finalmente incluiria os homens (jovens, adultos e idosos) como “assistidos por nossa saúde de estado. ..esta que aé nos daria a vacina contra o HPV tb, esta que hoje, quando muito, aonde houver médico e horário disponível (raríssimo), oferta no máximo o exame de toque retal, e isso pra quem já ta mal, mijando em esguicho ou em sangue

      Pra educação ..me diz ai, de quanto é a nossa reserva na pré sal ? UAI, se nem nós sabemos, como podemos prometer aquilo que promete ser um OCEANO de recursos ? ..e mais, o que se pretende fazer de efetivo mesmo na educação? aonde pretendemos chegar e quando? ..ou aqui, tal qual funcionário público e político gosta, melhor mesmo é garantir a verba primeiro pra depois se pensar ?

      Sobre político, não confio, já confiei muito ..hoje defendo o VOTO em BRANCO até conseguirmos a implantação de uma democracia mais plebiscitaria, aquela prevista no nosso 14o artigo constitucional ..PENSO que se conseguirmos fazer com que 51% dos votos sejam brancos ou nulos, os caras podem até conseguir a legalidade, mas terão certeza de que do jeito que fazem, JAMAIS se legitimarão diante da sua população

      Sobre a honestidade, não a fabricarmos com decreto, mas com leis sérias, consequentes, com processos de julgamentos céleres e poderes investigativos independentes ..inclusive com o MINISTÉRIO PUBLICO altivo

      sobre os demotucanos, eles são eles, que fiquem aonde estão ..meu problema é DILMA que com sua DESAÇÃO e falta concreta de proposta nos expõe o risco destes tagarelas voltarem com a corda toda

      ..e lembre-se do que vc disse a um colega logo acima ..NÃO perca vc tb seu tempo em responder de forma adequada a mais esta chance de abrir um debate que lhe é ofertado

      • Vc. diz: “com processos de julgamentos céleres” – Cadê a consciência de cobrar a quem de direito: o judiciário. V. talvez tenha essa consciência, mas não pregou isso em sua nota, e não existe essa consciência nas ruas.
        Joaquim Barbosa está há 6 meses na presidência do STF e não colocou em pauta julgamento de nenhum político, depois das eleições. Só dispara frases de efeito populista sem nenhuma ação. Ano que vem estarão todos com ficha limpa. E tem cego que acha que ele iria combater a corrupção se fosse presidente da republica. Aliás ele foi do MP durante 19 anos e nunca ouvi falar de um único caso de corrupção que ele tenha denunciado (já cansei de procurar e não acho), e no Rio de Janeiro, onde atuou, sempre teve matéria prima farta.
        MP altivo? Eu quero MP ATIVO. Esse é outro órgão que tem gente muito boa, mas tem um corporativismo e uma taxa de ineficiência muito alta também. E muitos tem vícios políticos também até o talo, diretamente responsável pela impunidade de políticos. É enrolado com governadores nos estados e com segmentos do Congresso. Por que o Brasil não recupera o dinheiro desviado no escandalo Alstom, por exemplo? O metrô de SP andaria menos lotado e seria maior se não tivesse sido superfaturado.
        E os MP’s estaduais que acompanharam as obras dos estadios na maioria dos casos e deu seu ok. Alguns chegaram a apontar irregularidades que foram sanadas ou ajustado o valor. Agora se fingem de mortos.
        Isso sem falar em privilégios. Olhe o portal da transparência do MPF a parte de benefícios. Procurador tem auxílio alimentação de R$ 3500, maior do que salário da maioria dos professores. Tem auxílio creche de quase R$ 2000 (isso para um filho), mais do que o salário de professoras de creche em muitas cidades. Porque não defendem a creche publica com essa dinheirama toda?

      • Perfeito Ruy, também deixei de ler comentários idiotas que só repetem feito papagaios os jargões da grande mídia. Só leio argumentações de pessoas que pensam o país à sério, como você, o Roberto Locatelli e tantos outros. Saudações.

    • Caro Ruym
      Concordo plenamente com você! Propostas, a oposição não tem, só críticas! Não merece crédito, também estou cansada desta gente que não contribui com nada e so reclama sem dar motivos concretos e até sem conhecimento das responsabilidades dos governos federal, estaduais e municipais !
      Alerta muito bom e excelente texto, Eduardo Guimarães! Ninguém quer mais vítimas!

    • Ruy, além de não dar atenção pra comentarios esdrúxulos aqui e em outros blogs , também tô deixando de lado a encheção de saco da tv, inclusive da Record, que degringolou de uma forma desagradável.

      No dia a dia é a mesma coisa: Lula isso, Dilma aquilo, saúde não sei o quê, educação não sei o que lá, segurança que não presta e por aí vai.
      E sugestões de melhoria? Nada.

      Quer saber?

      O que estamos vendo é uns urubus saindo do armario, aproveitando a onde de ‘manifestações’ pra reclamar de barriga cheia e tentar obter dividendos eleitorais para 2014.
      Sem contar a falta de respeito com a presidenta.

      O negócio é não dar audiência pra essa bobajada e ponto!

  • Cada um que responda por seus atos e omissões. Depois que o leite derramar não adianta chorar…
    Mas acredito que Dilma deve aproveitar o momento para propor as reformas necessárias que são URGENTES e que já deveriam ter sido feitas. O PIG fala que a SAUDE no Brasil é uma tragédia. O mesmo PiG que na defesa dos 1% batalhou pelo fim da CPMF que retirou milhões da saúde piorando o caos já existente. A desculpa era que com o fim da CPMF os empresários reduziriam os preços dos produtos e serviços. MENTIRA! Reduziram NADA. Empresário visa lucro, o aumento do lucro o máximo possível. Não peçam nada diferente de um capitalista. A proposta de consulta ao povo através do plesbicito é perfeita. A REFORMA CONSTITUCIONAL seria a via jurídica correta, mas o CONGRESSO tomado por políticos comprometidos apenas com seus interesses não promove Dilma procura uma solução. Pode-se até propor a dissolução do atual congresso com a convocação de uma nova constituinte. Dilma não se omite e esta tentando encontrar uma solução, dando a cara a tapa, enquanto os Joaquin Barbosa, Fernando Henrique, Aecio, Dudu campos, e cia ltda estão escondidos debaixo da cama, com as calças sujas. Cadê os homens do Brasil? Cadê os Trancredos Neves, Brizolas, Ulisses Guimarães? Sabemos da IMENSA coragem da Dilma, mas é um pouco demais deixar toda a responsabilidade sobre suas costas, enquanto os homens ficam borrados de medo, calados.

    • Do caos nascem as estrelas. O momento é o ideal para as reformas. Consulta – plesbicito e referendo – ao povo para que decida o futuro do país e faça as mudanças exigidas.

        • e do ministro da justiça, da educação, da saúde, do turismo, do esporte com seus orçamentos, das cidades com seus atrasos, da pesca sem seus peixes, da cultura com o vale mídia etc etc etc ..ahh sim, e o da economia que de muito tempo já não cumpre suas promessas

      • LULA PRIMEIRO reinou entre 2003-2006 ..o segundo de 2007-2010 ..e DILMA de 2011 até hoje

        LEMBRO que foi em maio de 2005 que Roberto Jeferson inventou UM mensalão que seria definido pela ROLHA como sendo o maior esquema de corrupção de todos os tempos ..mentiras e exageros a parte, fato é que houve sim corrompidos, logo, corruptores também

        Mas o que quero dizer é que também pra LULA I faltava apenas 1,5 anos de governo pra que ele tentasse se reerguer , e lá ele conseguiu ..eu JURO que ajudei e eu fazia bonito ..expunha projetos, metas, conquistas, estatísticas ..material que vi até um ZÉ DIRCEU citar da tribuna antes de ser caÇado como deputado

        Hoje o tempo passou, hoje o governo não rubra mais em posar com Maluf, o mesmo Jeferson ou um Collor a tiracolo ..hoje, verdade, não são articulistas que tramaram ..enfim, a coisa é mais séria e LONGE, muito longe do golpe que LULA I temia

        Hoje o descontentamento é latente ..responde a uma frustração pujante ..um desespero diante da quase certeza de que com estes líderes não temos saída

        sei não, mas se com LULA eu achava possível, hoje, eu mesmo penso que não quero mais que esta lenga lenga do “DEIXAR PRA AMANHÔ e das “dificuldades sem fim persista” persistam pra nossas vidas ..

        Há que se por um fim nesta choradeira e bater com o PAU NA MESA ..e aqui eu te pergunto, DILMA tem pau pra bater ? ;;a julgar pelas ultimas medidas ..eu digo, não, não tem

    • André, eu ja tinha visto esse absurdo, e me pareceu algo do tipo das fotos da “mansão” do filho do Lula…isso não tem futuro não, é mais um fake internético. Tambem, convenhamos, quem vai acreditar num blog chamado “Blog do Cleuber Carlos”. Eu ri. Parece coisa de programa humorístico…
      Mas valeu pelo alerta. É sempre bom ficar de olho aberto.

  • A polícia de São Paulo está demorando muito para botar aqueles fedelhos do MPL na cadeia.

    Quem eles pensam que são para dizer que a presidenta de um país — que é apenas a 6ª economia do mundo, só isso — não apresentou proposta concreta?

    O que seria na mente suja deles uma proposta concreta? Nomea-los ministros?

    Ora, vão pra PQP (desculpe-me pelo palavrão Eduardo, mas não tem outro lugar para manda-los).

    Eles querem incendiar o país? querem uma ditadura?

    Quem paga para o MPL ficar protestando? Alguém deve paga-los, pois não trabalham. Passam seus dias nas ruas ou no fêisse-bomba conspirando.

  • SR EDUARDO!!! Quando os filhos são pequenos é facil ter o controle, depois crescem, cada um com suas idéias, então saem de casa, longe, tenho tres filhos homens, trabalham na area da saude, o mais velho só olha , não esquenta com nada, já o “nene , é o contrario , soube agorinha que estava numa manifestação. Que fazer?Peço a DEUS que olhe por todos os filhos deste Brasil!!! Um abraço ao senhor e familia!!!!!

    • a IMENSA maioria ..mas os próprios movimentos tenderão a perder força

      só espero que o governo, de forma HUMILDE, não tente de forma MALICIOSA capitalizar tal refluxo natural como se sendo uma vitória.

      colega não se engane, a INSATISFAÇÃO é grande ..inclusive esta criminalidade que só cresce, esta que o governo não da conta, esta que preocupa o Eduardo neste artigo

      ela, a criminalidade que amanhã, se não estiver nas passeatas, amanhã estará na esquina da sua casa, disso não tenha duvida ..e com sorte ela mesma que não será a que impunemente lhe tacará fogo.

    • Esses infiltrados devem ser capangas de politico safado e corrupto, na verdade o maior é perigo sao eles mesmos,,”batedores de carteira do povo “e se vc sentir um cheiro de podre, alerta:tem politico safado na area!!”!!!

  • A verdade é o seguinte, a muito tempo não se vê manifestações de massa tão violentas como essa. Talvez só em 68. E violência partindo de manifestantes, não da polícia, que foi truculenta só nos primeiros atos. Depois apenas reagiu ao vandalismo dos playboys.
    Na violência dos atos populares como Pinheirinho, os manifestantes só apanham

  • Fora de pauta, mas dada a importância do tema, peço licença aos colegas pra falar da Constituinte exclusiva.

    Primeiro, eu ADOREI a ideia. É algo novo e de profundas implicações. Ao mesmo tempo, a Dilma jogou uma bomba no colo dos detratores.

    A oposição/imprensa está feito barata tonta tentando encontrar um argumento pra não permitir uma CE. E o motivo ficará claro daqui a pouco. Líderes de partido, como o Agripino e o Freire, dizem que o plebiscito não é necessário, e que o Congresso poderia votar agora uma emenda constitucional.

    Ora, se poderiam e não o fazem, a culpa é de quem? Da Dilma é que não é. Ela é de outro poder…

    Mais, eles mentem. É necessário emendar a Constituição, e pra isso é preciso de 3/5 do Congresso. O argumento que a Dilma teria o apoio de 80% do Congresso, e bastaria “mandar” todo mundo votar é uma afronta ao próprio legislativo (sem contar uma afronta à inteligência alheia).

    Argumentos fraquinhos, fraquinhos.

    Por outro lado, a oposição/imprensa corre atrás de juristas pra desautorizar a Dilma. Foram ao Velloso – sempre ele – que disse que não há previsão legal. Foram a outros, que fizeram das tripas, coração, pra dizer que não tem “justificativa jurídica”.

    E isso tudo pra esconder um fato básico, que qualquer estudante de direito de primeiro ano sabe: o poder do povo pode fazer qualquer coisa, e não depende de previsão legal. Esse poder não está limitado nem mesmo pela Constituição.

    Se o povo se manifesta de forma democrática, em um plebiscito, e diz que quer uma Constituição inteiramente nova, quem vai dizer que ele não pode? O Barbosão?

    O poder soberano do povo é que cria a Constituição, e não o contrário.

    Ora, se ele pode convocar uma Constituinte pra criar uma Constituição inteiramente nova, pode fazê-lo pra mudar uma parte apenas da Constituição existente. Quem pode o mais, pode o menos.

    Um dos “juristas” consultados disse que tal Constituinte teria poderes ilimitados. Mentira deslavada. Se o poder soberano do povo disser que é pra tratar de um determinado assunto, ninguém pode discutir ou proibir.

    A Constituição, as leis e mesmo a literatura jurídica existem para SERVIR ao povo e em razão de seu poder soberano. O criador não pode ser restringido pela criatura.

    É fácil ver pq isso é algo aterrorizante para a classe política, especialmente para os donos do poder, não é mesmo? Imagina se a moda pega! O povo exercendo um poder acima do dos políticos, acima até mesmo da lei e da Constituição!

    Salvem-se quem puder!

    Ah, esses dias serão bastante interessantes. Se a oposição correr, o bicho pega. Se ficar, o bicho come. Terão que se desdobrar pra negar ao povo seu direito soberano e pedir-lhe, de joelhos, pra não retirar-lhes o poder dessa forma.

    Agora, quem pode convocar um plebiscito é o Congresso. É imprescindível que o PT e as esquerdas cerrem fileiras e não apenas votem unanimemente, mas exijam votação nominal. Pra isso, o governo tem quorum (difícil vai ser convencer o PMDB, que deve estar dando pulos – o Temer escreveu um artigo em 2007 se declarando absolutamente contrário a uma Constituinte exclusiva, quando o Lula propôs a ideia.)

    Enquanto isso, a batata quente tá no colo da oposição/imprensa. Os manifestantes exigiram mais participação e reforma política, e a Dilma entregou exatamente o que pediram. Ela não pode fazer mais do que isso. Agora, a imprensa vai ter que explicar pq o povo não pode fazer aquilo que ela mesma esteve apoiando nos últimos dias.

    Vai ser engraçado…

    • é MAIS um caco que com projeto de lei e com 3/5 dos votos poderiam ser melhor aproveitados ..se com o mensalão o país perdeu os primeiros 2,5 anos de governo pra promover melhores acordos ..com a tal “cosntituinte ad hoc” será do mesmo, embromação e poucos resultados praticos

      • A reforma política EXIGE uma emenda à Constituição, a menos que vc não queira mudar o que é importante e depois continuar com sua ladainha anti-PT, jogando a culpa no colo da Dilma.

        A Constituinte exclusiva é uma medida simplesmente genial. O Congresso NÃO quer saber de votar um monte de reformas imprescindíveis, usando o apoio a elas como moeda de troca. A reforma polícia nunca saiu pq ela é CARA demais. É fácil falar que “basta 3/5, e Dilma tem maioria”. Mas na hora que se olha a realidade sem os óculos do partidarismo anti-PT, se verifica que cada fração do Congresso tem um custo, e quanto mais importante a proposta, maior ele é.

        Uma Constituinte acabaria com isso, tirando poder diretamente do povo. O congresso faz corpo mole pra reforma tributária? Chama outra Constituinte.

        Quem manda nesse país, afinal?

        E um plebiscito NÃO precisa de 3/5 do Congresso pra ser convocado. Aliás, vc por acaso já se perguntou pq apenas o Congresso pode convocar um plebiscito?

        Só o fato da imprensa estar recorrendo a “Ministros do STF falando anonimamente” pra dizer que o exercício do poder soberano do povo seria “inconstitucional” (é pra dar risada!) já demonstra o quão importante essa Constituinte seria.

        Por fim, se vc acha que “o país perdeu os primeiros 2,5 anos de governo pra promover melhores acordos ” por causa do “mentirão”, vc está viajando. Propostas de reforma política existem desde FHC – que tinha o famigerado “rolo compressor” e nem assim conseguiu aprovar coisa alguma. O Congresso não quer votá-la, ponto. Dizer que é culpa do executivo fragilizado “procurando melhores acordos” não tem apoio na realidade fática.

        E se o Congresso não quer e não vai votá-la, e a Constituinte, na sua opinião, seria a mesma coisa, suponho que a sua “solução” seja não mudar e continuar a jogar a culpa no colo da Dilma e do PT…

  • Coitado do Facebook, diante dessa crise…

    O uso atual do Facebook pode não trazer progresso, mas não vai ser pela condenação dessa rede social que a mesma deixará de ser usada: está todo mundo usando o dito cujo. Assim, por que não levar o progresso ao Facebook? Está mais do que claro que novas formas de comunicação precisam ser eficazmente usadas pelos governos, caso queiram se perpetuar no poder, caso queiram comandar de fato.

    “Ah, a juventude não sabe de nada”; “Esses tipos de movimentos em outros países não deram em nada”; “Os jovens são arrogantes mentecaptos” etc. Pode ser que isso seja verdade. Mesmo assim — aliás, até por isso mesmo –, por que não levar o progresso ao pensamento dos jovens? Não parece adequado nem tampouco possível, neste momento, ser indiferente ao peso das redes sociais. Elas vieram para ficar.

    A própria presidente e seus assessores mais próximos vêm reconhecendo isso. Em tempo: Muito mais danosa do que o Facebook é a reverência que altos petistas têm para com a VEJA e seus congêneres. Enquanto os blogueiros progressistas têm feito esforços descomunais para defender o governo, sobretudo de VEJA e dos outros, como o Jornal Nacional e os Marcelo Rezende, Faustão e Datena, o ministro Paulo Bernardo deu uma controversa entrevista ao hebdomadário da editora Abril… Isso sim, é uma verdadeira bomba atômica.

    E os blogueiros progressistas falando em Lei de Meios, democratização da mídia etc. A culpa por um grande grau de marasmo em nossa vida política, subitamente bombardeada pela recente onda de protestos, definitivamente, não é do Facebook.

    Mesmo assim, Dilma põe na mesa uma proposta de constituinte. Uma medida de grande impacto: isso é política. A oposição não quer política, claro. Ela quer a presidenta no corner, sendo esmurrada quieta, sem reação. Boa medida de Dilma, sem dúvida. (Um bom assunto que está sendo posto em discussão no Facebook, por sinal…)

  • ♫ Já começou a aparecer a palavra “manifesto” no blog do Judas de Souza; “manifesto” era uma coisa que a gorilada que deu o golpe em ’64 fazia a três por dois. Alguém ainda duvida que haja uma tentativa de golpe em andamento? É assim: “Nos funhanhamos nas urnas; vamos para o massacre giratório pela mídia hidrófoba. Daí para a quartelada pode ser um pulinho; supondo-se que ainda haja militares suficientemente ingênuos para embarcar em mais uma presepada…

  • http://edition.cnn.com/video/data/2.0/video/world/2013/06/21/pkg-chance-brazil-rio-protests.cnn.html

    Edu, não sei se é apenas impressão,dado as circunstâncias,mas não te parece que aos dois e um, dois e dois, por aí – estou sem numeros no teclado – os dois policiais resolvem “deixar” a placa no fogo,literalmente colocando mais lenha na fogueira? sei lá.. A cobertura da CNN foi devastadora para o Brasil; eu comecei apoiando, mas acho que a situação está muito, muito delicada para o país. O Brasil estava forte politicamente, o pré-sal está para ser votado, os urubus estão aqui mesmo, o país agora, politicamente, está em sua fase mais fragilizada politicamente diante do mundo desde que o Lula assumiu,não pode ser coincidência..

  • E DILMA tenta enterra a esquerda de vez.

    INFELIZMENTE, demonstrando estar despreparada e não tendo projeto, nem equipe pra gerir emergências, a presidenta, mais uma vez, ofereceu medidas generalistas pra tentar conter a ânsia do povo e, quem sabe com isso, conseguindo enterrar de vez as esperanças dos progressistas em se manterem no poder a partir das eleições do ano que vem.

    Ontem foram,sinteticamente, repetidos os seguintes mantras:

    Reforma política – feita através de “constituinte exclusiva e específica”

    Combate a corrupção – aprovação de um projeto de lei (muito parecido com um JÁ existente que dá CINCO anos pra Justiça se fazer) que classifica o CRIME de corrupção ATIVA E PASSIVA em crime hediondo, aqui, agravando as penas e diminuindo os benefícios dos malandros.

    Saúde – acelerar os projetos, dentre eles a tentativa de se construir 800 novos hospitais e, aonde necessário, importar profissionais.

    Educação – tentando conseguir a confirmação da promessa do PNE pra que 10% equivalentes do PIB sejam destinados ao setor, DILMA propõe que 100% dos Royalties e 50% dos da pré-sal (da União, Estados e Municípios) sejam garantidos pra área.

    Mobilidade Urbana – diz que vai injetar R$ 50 bi em projetos de metrô, BRTs (BUS RAPID TRANSITS) e VLT (veículos Leves de transporte).

    • Reforma Política

      Pra esta reforma, DILMA, se antecipando em minutos ao anuncio da OAB e da CNBB que defendem o tema, propõe que se faça uma AMPLA reforma política que seria executada por UM CACO, por uma “Constituinte exclusiva” dirigida ao tema, esta que seria CONVOCADA por plebiscito popular.

      A razão do plebiscito é que este legitimária tal reforma, e as críticas praticamente se fundam no FATO de que em se conseguindo 3/5 dos votos hoje no Congresso, tamanho esforço e barulho NÃO seriam necessários e o projeto poderia ser inclusive acelerado.

      Fora de não discutir detalhes menores – como se seriam estes ou outros políticos que tratariam do caso – outrossim aqui é de nos perguntarmos sobre o tal plebiscito ..POR ACASO a turma esta querendo MAIS UMA carta em branco do povo ?

      Afinal, o que se defenderia nesta tal reforma ? O que o governo e sua base pensam ?

      NÃO !!! penso que plebiscito é pro POVO determinar, e não, MAIS UMA VEZ, delegar pra que outros o façam embasados em seus próprios interesses.

      Aliás, já que os governistas se dariam ao trabalho de consultar o POVO, que tal então ele estender o questionário e plebiscitar outros pontos que hoje afligem a alma do povo que ESTA NAS RUAS ..e com um detalhe, que aqui os POLÍTICOS, diante do resultado, fizessem cumprir a vontade daqueles que eles juram representar.

      Dentre alguns plebiscitos objetivos, penso que poderiam ser colocadas peguntas como?

      -Vc é a favor da prisão perpétua pra crimes reincidentes contra a vida ?

      -Vc quer a diminuição da maioria penal ?

      -concorda com que a idade pra condutor tb diminua ?

      -é contra o voto do MENOR inimputável ?

      -Vc é a favor do VOTO OBRIGATÓRIO ?

      -Vc é favorável a que ANALFABETO vote ?

      -Vc concorda com o VOTO SECRETO de parlamentares ?

      -Vc quer que seu voto também seja impresso ?

      -Vc concorda com o foro privilegiado ?

      -Vc concorda com a prisão especial ?

      -Vc concorda com benefícios assessórios que DIMINUEM as penas dos condenados ?

      Então, pra mim plebiscito é assim, NA LATA, com Congressistas seguindo a risca a vontade da maioria, esta que DECIDIRIA, e não como quer nossa DILMA, com o povo novamente delegando a títeres, o poder deles nos conduzir às cegas oura vez.

    • COMBATE a corrupção

      Embora seja uma medida necessária, tardia e fundada num projeto antigo (2489/2011), penso que a Presidenta e equipe se confundem ao ofertar apenas isso pra satisfazer a uma verdadeira avalanche de demandas que hoje a POPULAÇÃO cobra nas ruas, que é a oferta por mais SEGURANÇA e JUSTIÇA e MENOS DESPERDÍCIO com os gastos públicos, temas amplos que exigem de INÚMERAS outras inciativas, ações e envolvimento de demais Instituições, medidas como:

      -reforma CONCRETA do código penal e código de PROCESSO PENAL e processo civil

      -construção de presídios

      -redução da maioridade penal

      -política de combate e EDUCAÇÃO anti-drogas etc

      -corte de gatos, salários e benefícios NABABESCOS presente nos TRÊS níveis e TRÊS esferas de PODER

      Políticas que, inclusive, somadas a outras ações de respeito a ser dado para com os recursos amealhados, impediriam com que hoje existissem críticas JUSTAS e VERDADEIRAS partidas até de formadores de opinião que até bem pouco lhes eram solidários:

      http://www.youtube.com/watch?v=kdhQGllagjY

      http://www.youtube.com/watch?v=XWbQ4tt76MU

      http://www.youtube.com/watch?v=QOAtEcfbPKY

      veja tb:

      http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=523037

  • Ótima mensagem, Eduardo Guimarães. Também sou pai e avô e vejo com muita preocupação a crescente violência infiltrada nessas manifestações e irresponsavelmente minimizadas pelas TVs, numa flagrante disputa por Ibope ou quaisquer outros interesses, onde a vida dos jovens ali expostos, não tem a menor importância, não passando de mais um rosto na multidão. Duvido encontrar nas manifestações filhos ou netos dos Marinhos, Frias, Civitas ou Mesquita, até mesmo de seus diretores.
    Só conhece a dor da perda de um filho quem já passou por isso e aí não tem mais retorno, a tragédia marcará para sempre suas famílias. Abraços

  • A despeito da justeza dessas ponderações, considero essencial que os jovens continuem se manifestando, já que a situação do país, se continuarmos na mesma toada política e econômica, vai se tornar insustentável num futuro próximo! Creio, nesse sentido, que o fato de as lideranças do MPL terem deixado as manifestações é algo que deve ser levado em conta. Por um lado, o afastamento dos extremistas de esquerda do MPL é benéfica, pois abre espaço para que temas mais relevantes do que as tarifas de transporte público preencham a pauta dos protestos, como a corrupção, a inflação e por aí afora. Por outro lado, gera o risco de que os esquerdistas e ultra-esquerdistas atuem no sentido de sabotar as manifestações, como, aliás, já vem sendo feito por anarquistas, punks, bandidos comuns e outros que tais. É necessário, então, que o movimento se organize melhor, em torno de lideranças moderadas, e que adote medidas protetoras contra a infiltração de grupelhos violentos de de esquerda, direita ou outros que tenham por objetivo distorcer os seus fins

    Quanto à sugestão de um plebiscito para a convocação de uma Constituinte, a fim de realizar uma pretensa reforma política, trata-se de algo completamente desnecessário, pois o governo dispõe, hoje, de amplos meios, constitucionais e congressuais, para realizá-la. Aliás, tanto a reforma política quanto as demais reformas prometidas por Lula da Silva, ainda no limiar do primeiro mandato, e que eram essenciais para o desenvolvimento do país, já poderiam e deveriam ter sido realizadas, pois o governo dispôs, para tanto, de um largo período de estabilidade e prosperidade da economia mundial e de ampla maioria parlamentar. Ou seja, não fez porque não quis. Entre surfar na onda do Plano Real e da expansão da economia mundial, e apostar o seu cacife político nas reformas, preferiu a primeira opção. E o resultado, em penúltima instancia, está aí, com as multidões vociferando nas ruas. Mas, a que viria, agora, essa sugestão, por desnecessária que é ? Bem, a idéia já vinha sendo acalentada, por Lula da Silva, e a presidente Dilma simplesmente vocalizou o que o seu guru e chefe vem tramando nos bastidores. Mas, o que parece bom para Lula da Silva e o PT, certamente não é bom para o Brasil. Há, na verdade, um forte cheiro de tentativa de golpe bolivariano no ar. Seria, a meu ver, o segundo grande salto prometido pela legenda na celebração da “década perdida”: o salto no abismo.

  • Saúde e Educação

    Aqui, na EDUCAÇÃO, penso que podemos encontrar o exemplo perfeito de como funciona ainda o Estado de COISAS brasileiro comandado por profissionais não muito chegados ao cumprimento de projetos e metas.

    Sem nos apresentar projeção de crescimento esperado pra população por faixa etária por exemplo, sem discutir métodos pedagógicos ou nos dizer de AONDE, COMO, QUANDO E COM QUANTO todos estes “planos” iriam nos custar, aqui, sábios encastelados – invariavelmente sindicalizados – PRIMEIRO, antes de tudo, resolvem se permitir dum NÚMERO MÁGICO, 10%. (número emblemático, no caso)

    10% do PIB seria o número mágico a ser alocado ao orçamento da Educação por toda a Nação, e pra alcançar tais metas, que só serão factíveis, NO MÍNIMO, a partir de 2016/2017, a presidenta Dilma resolve viabilizá-lo ENGESSANDO nosso futuro sempre incerto com um projeto que reserva 100% dos Royalties e 50% dos recursos amealhados com a pré-sal para o cumprimento de tal promessa.

    ISSO tudo somado, a FALTA de projetos e metas claras e o engessamento de recursos BILIONÁRIOS, isso tudo ainda é agravado ao fato de o país, HOJE, ainda NÃO SABER DE FORMA clara de quanto em montante esta pretensão trata pois, como é de conhecimento de todos, as reservas da pré-sal ainda estão sendo estimadas e, dia a dia, EXPLODEM favoravelmente diante das antigas expectativas.

    Verdade é que não é demais pensarmos que se não fundamentado, tal projeto poderá descambar NUM enorme desperdício de verba contratada que, ao gosto dos funcionários públicos, ano a ano deverá ser dispendida, não importando se de forma eficiente ou com viagens de professores para a INDOCHINA.

    nota – exemplo maior deste enrosco é vivido hoje pelo município de MACAÉ que já aloca recursos fixos advindos do petróleo pra educação e que diante das sobras (pois não consegue dar conta da dinheirama) se vê impedido se suprir outras áreas desamparadas.

    Some-se a esta ARMADILHA de destinarmos uma montanha de recursos a uma só área o fato, já dominado por ampla maioria, de que a PREVIDÊNCIA SOCIAL, em praticamente todas as suas projeções, já nos alertar para um futuro delicado em suas contas lá mais à frente, e mais, o fato de a própria área da SAÚDE que, entra ano e sai ano, constantemente nos surpreender com hospitais paralisados não só pela falta de profissionais como nos faz querer acreditar Dilma, mas sim de não poder contar com um simples rolo de esparadrapo reservado a quem precisar.

    nota 1 – enquanto isso projetos básicos e REVOLUCIONÁRIOS na saúde, por falta de recursos e perspectivas, como a implantação de uma medicina preventiva pra FAMÍLIA, sequer são debatidos (com a feitura de exames planejados,estratégicos e obrigatórios pra diversas faixas etárias, sexo etnia etc) ou..

    ou outros que ainda inviabilizam a SAÚDE pública de atender a quase 45% da população brasileira como é o caso de projetos que envolveriam a SAÚDE DO HOMEM (do jovem, adulto e idoso) que, ao contrário da mulher, vivem menos e muito pior, pois do ESTADO, quando encontram médico e horário, o máximo que conseguem é um exame pra lhes apalpar as glândulas próximas ao seu fio o fó

    francamente, tenha dó !!!!

    • MOBILIDADE URBANA

      A presidenta, visando aplacar a ira, promete R$ 50 bi, mas aqui, novamente, não deixa claro aonde e quando isso vai acontecer.

      Ademais, por envolver inúmeras peculiaridades regionais, penso que este tema deva ser tratado no caso a caso e, sem nos esquecermos por exemplo, que NO BRASIL, já há inúmeros municípios que ofertam a seus munícipes o PASSE LIVRE.

      No caso de São Paulo, particularmente eu gostaria se saber:

      -quais são os impostos e taxas Federais, Municipais e Estaduais que ainda ONERAM as tarifas e que, ao meu entender, deveriam ser ZERADOS ?

      -Pq os ônibus de SP ainda tem cobrador visto que o item MO (mão de obra) representa, segundo Haddad, 60% dos custos do sistema ?

      -Pq o BILHETE UNICO não se integrou na TOTALIDADE a CBTM, Metro e a municípios da GRANDE SP (ABCD, Guarulhos, Tabão, Ita, Guarulhos etc)

      -Pq diante de um modelo nada transparente o município se SP trabalha com um modelo exclusivamente concessionado, dado a cartéis (cooperativas de ex perueiros e dum empresário que tem SOZINHO mais de 53 % da frota da cidade?)

      ..aqui, é justo a população ter que pagar e/ou subsidiar LUCROS pra inciativa privada diante de serviços tão caros e RUINS ? ..consta que frente a renda a nossa passagem (junto com o RJ) , entre as grandes cidades, é a MAIS ALTA do planeta ..aliás, tal qual a telefonia

      -será mesmo que é correto insistirmos em projetos como o METRO que demandam muitos recursos em movimentação de terra e desapropriações, isso quando comparado aos intermediários VLT que poderiam circular por corredores e canteiros de avenidas centrais já abertos e tudo por uma FRAÇÃO de preços e tempo pra serem implementados ?

      -Não seria o caso da PMSP, em caráter experimental, também tentar viabilizar o PASSE LIVRE em corredores de ônibus e VLTs ? ..isso pra tentar competir com uma parte da frota que por décadas, por FALTA de melhor opção, ainda entupirão as nossas vias ?

      Enfim, duvidas específicas que espero que o NOSSO prefeito (e seu comitê e de iluminados nomeados) e governador respondam, porque convenhamos, a presidenta colega, até aqui, nem te conto…

  • Para ser séria, essa possível assembleia tem que ser desconstituída logo após a promulgação da reforma, e seus membros e parentes deverão ficar inelegíveis por uns dez anos, para que não legislem em causa própria.
    ABAIXO TODOS OS PRIVILÉGIOS, INCLUSIVE DE MAGISTRADOS E MEMBROS DO MP.

  • Sobre o CONSELHO para que o POVO não sai ÀS RUAS.

    Desculpe, mas penso que a rua é do CIDADÃO, e não de ladrão, pichador, vândalo ou baderneiro

    e cá entre nós, quem tem que sair são eles .e quem tem que garantir isso são aS PoliciaS e nossas LEIS

    ..e sabe, quando eu saia Às ruas contra a ditadura, fora destas figurinhas, eu ainda tinha que correr dos milicos

    http://www.youtube.com/watch?v=A_2Gtz-zAzM

    • e olha, naquela época, quando os milicos queriam nos impedir, ELES é quem infiltravam agentes pra nos infernizar, dissimular e tergiversar ..lembra do RIO CENTRO ?

  • O Político tem que entender que o Sistema que regula a relação do Estado com a estrutura das Classes já mudou na identidade mental da População Brasileira. Esta mudança no pensamento coletivo com relação aos elementos estruturais, sócio democráticos, explica os movimentos sociais.
    Lutar contra a realidade desta luz é buscar um confronto inútil e improdutivo contra a própria sombra.
    A complexidade da questão e a concepção inovadora incomodam e sua aceitação é dificultada pelo mecanismo defensivo da classe política dominante; contrapõe à concepção de um novo mundo.
    Nesta nova regulação das relações de poder não cabem mais descabidas atrocidades com o dinheiro público.
    Ou o Político para de desassociar com empáfia as suas atitudes das suas palavras e passa perceber a realidade caótica da maioria, ou iremos perder mais uma oportunidade de darmos um salto “evolucionário”.
    Sérgio Alberto Bastos da Paixão
    http://www.facebook.com/sergio.paixao.35
    [email protected]

  • Você é idiota??? Tirar as pessoas da rua??? hahaha. Isso não vai acontecer. As pessoas descobriram que têm voz e vc pede para saírem das ruas??? SAI FORA!! Gente como vc merece arder no fogo do inferno! Merece ser estapeado pelo povo. Tapa na cara porque não tem vergonha. Merece ter seu RG cassado. Não merecer ser um cidadão!

    • Renata vc pegou pesado, prá que tanto verbo “tipo furia? calma!!!! ele apenas alertou do perigo, eu mesma no começo me perguntava do perigo, pois tem uma minoria que vai só prá quebrar , destruir, fazer sacanagem. SEM PARTIDO..LEMBRA-TE. ou vc gostaria que ele fizesse ao contrário; ah!!! deixem seus filhos irem , não tem perigo, e se tiver que se danem , se o seu filho aparecer quebrado, ou mesmo morto , apenas o enterre? fiquei sabendo que um dos meus filhos foi , não o repreendi, apenas o alertei , ele me respondeu; mãe estou bem crescidoe sei até onde posso ir!!!!ele sabe, mas os maldosos tem limites?

      • Não perca tempo com o ”útero seco”. Se ela fosse mãe ela temeria que seus filhos saíssem à rua, com as depredações que vem acontecendo. Aliás, se sem as passeatas as pessoas saem de casa para trabalhar sem saber se voltarão vivas, imagine havendo tudo que está acontecendo.
        Posso apostar que o útero seco não vai voltar aqui para ler as reações ao seu comentário.

    • Sra. Renata
      Esse seu comentário resume o pensamento autoritário da maioria deste “cidadãos” protestando em “atos cívicos”: Param o trânsito quando e onde bem entendem, decidem que cor de roupa e bandeira os participantes devem usar e o pior, levam consigo uma “minoria de bandidos” a depedrar tudo.
      Temos problemas sim. Resolvamo-los pelo voto. Esta gente indignada não dá nenhum valor à nossa democracia, às plenas liberdades individuais, à inclusão social de milhões de brasileiros, etc. Agem como se vivêssemos num caos. O caos é irreal, é criado pela Globo e congêneres e incutido no inconsciente dos incautos.

    • Ah, Renata…
      Se todas fossem iguais a você.
      Por certo não teríamos mulheres dignificando o gênero.
      Nem teríamos, com certeza, uma mulher Presidenta da República.

  • No 5º parágrafo você deu a entender de forma indireta que esse “movimento” é cívico : CÍvico uma ova! Essa “juventude” que participa dessas “manifestações”, as quais, viraram baderna, só é juventude na idade, já que mentalmente é composta por completos alienados ou ainda pior por reacionários de direita que em nada diferem de múmias da ditadura militar como Agripino Maia, Borhaunsen ou os “jornalistas” amestrados da Globo. Ou seja, como bem lembrou o Professor Wanderley Guilherme dos Santos, um dos maiores intelectuais deste país, o “Brasil vive o maior cerco, interno e externo, de sua História recente”. Essas “passeatas” em nada representam o povo brasileiro, já que em todos os estados são formadas por mauricinhos e patricinhas brancos e de classe média e mais algumas marionetes conduzidas pela mídia, basta ver a pesquisa, feita pelo insuspeitíssimo, quando se trata de apresentar dados que acabaram sendo favoráveis ao Governo que odeia, Datafolha, o qual constatou que 78% dos participantes das “manifestações” têm nível superior(entre os brasileiros, esse percentual cai para cerca de 15%)e o candidato preferido entre os “manifestantes” com voto definido é Joaquim Barbosa, seguido da verdiota Marina Silva(já entre 62% dos brasileiros com candidato definido, a escolhida é Dilma Rousself). SÓ ISSO JÁ MOSTRA QUE ESSA GENTE NÃO REPRESENTA O BRASIL, POIS PROTESTAM CONTRA UMA PRESIDENTA SUPER BEM AVALIADA PELO POVO, QUE OBVIAMENTE NÃO PROTESTARIA CONTRA ALGUÉM QUE PRETENDE RECONDUZIR AO CARGO NO ANO QUE VEM. AFINAL, APESAR DO DISFARCE, TODOS PERCEBEM CLARAMENTE O CARÁTER ANTI-GOVERNISTA DESSES ATOS “APARTIDÁRIOS”, QUE SÓ NÃO TÊM CORAGEM DE ASSUMÍ-LO EXATAMENTE PORQUE SABEM DO APOIO POPULAR AO GOVERNO, O QUE OS LEVA A CONCLUIR QUE SE O ATACASSEM DE FRENTE SE DESLEGITIMARIAM RAPIDAMENTE, CASO CONTRÁRIO(SE DILMA ESTIVESSE MAL AVALIADA)NÃO PERDERIAM A OPORTUNIDADE EM DAR O TIRO DE MISERICÓRDIA NA PRESIDENTA A QUEM MAL DISFARÇADAMENTE SE OPÕEM. Por sinal, o uso de uma tática política tão sofisticada; uma espécide de “morde e assopra” político, atacam Dilma, mas ao mesmo tempo não “saem do armário” conservador, ou seja não assumem que a atacam, mostra a existência de uma coordenação central, muito mais inteligente e organizada do que alienados baderneiros ou mesmo fanáticos de extrema direita que pululam na INTERNET, mas não teriam cérebro suficiente para controlar seu ódio pelas forças populares e agir com sofisticação, necessitando de alugém “profissional” para guiá-los. Essa constatação, torna ainda mais evidente a participação não somente da direita nacional(classe dominante, mídia, empresários), mas de especialistas da CIA que, como todos sabem, pertence a ao Goevrno dos EUA que tem entre suas diretrizes oficiais a de estimular desestabilizações populares em governos opostos aos interesses “democráticos” do Império(ou seja, que não entreguem o país de graça para eles!). E qual é o país que garante, é a base, da resistência latino-americana ao Imperialismo ianque, responsável pelo fracasso da Alca e pela sobrevivência de Governos ainda mais “hostis” ao Império, como Venezuela e Bolívia, diante dos inúmeros golpes de estados que os EUA comprovadamente patrocinaram nesses países? O Brasil, caras pálidas! Assim, basta juntar dois mais dois para perceber-se o caráter “apartidário”(na verdade bastante “partidário”, em prol da direita local e dos EUA)desses “velhos-jovens” e de seus chefes. É claro que existe muito inocente-útil, muito retardado sendo usado como massa de manobra, principalmente se observarmos a vacuidade de seus protestos que a tudo se opõem, sem apontar concretamente o que desejariam mudar de forma específica, sem apresentar propostas e o que é pior ATACANDO PROBLEMAS QUE NÃO FAZEM PARTE DA ALÇADA DO GOVERNO FEDERAL, MAS DOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS(E OS JOVENS FAZEM ESSA CONFUSÃO PROPOSITADAMENTE, DO CONTRÁRIO APONTARIAM AS ADMINISTRAÇÕES MUNICIPAIS E ESTADUAL EM CADA UM DOS LOCAIS QUE PROTESTAM, ACUSANDO-OS PELOS PROBLEMAS QUE COMBATEM). NO INSTANTE EM QUE SE CALAM, SABEM QUE A GENERALIZAÇÃO DE SUAS PROPOSTAS E A CARACTERÍSTICA CENTRALIZADORA DE NOSSO ESTADO, LEVARÃO O CIDADÃO MÉDIO A CULPAR O GOVERNO FEDERAL PELAS CRÍTICAS DAS “MANIFESTAÇÕES”. ALÉM DISSO, FINGEM NÃO SABER QUE MUITOS DESSES PROBLEMAS VÊM RECEBENDO APORTES DO GOVERNO DILMA QUE, MESMO NÃO SENDO RESPONSÁVEL CONSTITUCIONALMENTE POR ELES, ELABOROU PLANOS E PROJETOS PARA MELHORAR , EM PARCERIA COM OS ENTES FEDERADOS A QUEM CABE A COMPETÊNCIA LEGAL DE ADMINISTRÁ-LOS, VÁRIOS DOS SERVIÇOS CRITICADOS NAS “PASSEATAS”. Assim, o Plano de Mobilidade Urbana, o VLT, a Política Nacional de Segurança Pública já existiam antes das “passeatas” e vinham sendo implantados, obviamente com as limitações e os ritmos impostos pelo funcionamento da máquina pública e muitas vezes pela má votande dos entes federativos administrados pela direita, como São Paulo. Algum ingênuo de plantão poderia alegar que os mauricinhos “nãos sabiam” disso. se não sabiam, o que eu não acredito devido à facilidade de acesso à informação que existe atualmente, são igualmente culpados por sua ignorância e omissão. Além disso, ainda que não soubessem, se fôssem sérios e progressitas, atacariam as verdadeiras causas, ou no mínimo coresponsáveis, pelos problemas que criticam em suas “manifestações”. São contra o péssimo transpórte público? Façam passeata em frente das montadoras de automóveis ou das maiores concessionárias de veículos, que lucram com uma Sociedade voltada para a expansão do transporte privado individual, feito através dos carros e motos. São contra a corrupção? Critiquem o PSDB, e não só o PT, já que os tucanos foram responsáveis pelo maior escândalo de corrupção do país, dessa vez sem eufemismos golpistas, que vendeu bilhões de dólares em patrimônio público dos brasileiros a preço de banana para os gringos. São contra o mau uso do dinheiro público? Protestem em frente às sedes e agências dos grandes Bancos, que lucram com a farra dos títulos públicos, apropriando-se de bilhões em dinheiro dos brasileiros graças à especulação financeira mantida por uma taxa de juros alta, que não baixa devido à enorme pressão exercida por eles. São contra os políticos atuais? Reivindiquem uma reforma política que crie o financiamento público das campanhas eleitorais, acabando com a força do poder econômico, responsável único pela eleição da maioria dos nossos políticos(e óbvio foco de corrupção, já que mantem os eleitos presos aos favores dos que os elegeram de fato), promovendo uma reforma nos quadros políticos, garantindo a eleição de novos líderes, não comprometidos com as empresas, que jamais irão eleger-se enquanto vigorar o Sistema atual. Querem transparência nos gastos públicos? Protestem contra a concentração das comunicações nas mãos de treze famílias, que as usam como arma para a consecução de seus objetivos políticos, o que garante a censura completa a denúncias e críticas contra os Governos administrados pelos partidos conservadores. Se não pedem nada disso e fingem não saber do que o que Governo já fez, escondendo que opõem-se à administração popular que administra o país há doze anos; utilziando-se até mesmo de críticas mentirosas, não revelando seus compromissos, escondendo sua orientação política e não apresentando suas conexões mais que óbvias na sociedade(por que não criticam a concentração da mídia, sua censura às denúncias contra o PSDB ou contra figurões da classe dominante, como Daniel Dantas? Ou fingiram não saber que não houve doação de dinheiro público para as obras da copa, mas empréstimos do BNDES aos estados, operações bancárias normais com todas as garantias de recebimento). Sua maneira de proceder mostra que são de direita e, o que é pior, não são sérios, tratando-se somente de netinhos da ditadura militar, proto-fascistas tão velhos quanto seus vovôs que derrubaram Goularth em 64(por isso, em muitos dos cartazes, os menos espertos acabam “saindo do armário” e pedindo o que de fato eles querem, ditadura); reacionários hipócritas, conservadores cheios de ódio de classe, cujo única oposição verdadeira que têm é à melhora de vida do povo brasileiro.

  • Que negócio é esse de disseminar a covardia! Que negócio é esse de dizer aos pais para ensinarem aos filhos que temos que continuar vivendo com medo. Antes dos protestos já estávamos escondidos em nossos ninhos com medo até mesmo de ir pra escola. Agora vamos ter medo de nos manifestar? De mostrar quanta dor tem em nosso peito? De dizer que estamos cansados? De reivindicar respeito, direitos, cidadania? Não! Apesara de vocês o amanhã já é outro dia! Retrógrados! Atrasados!
    Falem diretamente para os baderneiros. Mandem que eles se recolham. Nós é que não podemos fugir a luta por causa de gente irresponsável. Aliás, já estamos fazendo isto faz muito tempo. Violência vermos todos os dias nos tele jornais e ai o que fazer para muda? Acho que precisamos de solução e não criticas. Está na hora de dá um basta à impunidade. Precisamos urgente da reforma Política e Tributaria, que os nossos políticos estão enrolando já faz muito tempo. Acho que agora devem sair estas reformas das gavetas dos políticos. Só a mobilização vai fazer o nosso país andar. Sei que estas mudanças são em longo prazo, mas precisamos começar e continuar fiscalizado. Acho que a nossa classe política vai pensar um pouco mais antes de roubar. Esta mobilização mostrou a todos nós, povo brasileiro, que nós podemos fazer nossa própria historia. Acordamos e devemos continuar atentos a tudo que for definido pelos nossos políticos e vamos nos manifestar sempre que for preciso. É isto que devemos aprender com estas manifestações. Não dá para voltar a dormir….

    • Explique reforma tributaria? Serianpor exemplo o imposto sobre grandes fortunas? Voce apoiaria?
      Por que o movimento papinha livre também não apresenta ideias só cobranças? Saíram do encontro com a presidente dilma dizendo que a presidência não estava preparada para discutir sobre transportes, veja bem a presidência (a instituição), poucas vezes vi pessoas tão arrogantes.

  • Caro Eduardo e companheiros do blog, bom dia.

    Creio que a “vaca foi pro brejo”.
    Um governo cheio de boas intenções, porém muito mal gerido, deu no que deu.
    Tchau!

    • Não foi não. A Presidenta virou o jogo. Segundo o Paulo Henrique Amorim ela deu um tiro no peito da oposição, ele disse no peito, para evitar uma expressão popular que não incluo aqui por indecorosa.

  • Ontem o Agripino Maia, de uma das dinastias dos Maias do Nordeste, dizia estar apreensivo pois “querem mudar o regime”.

    Mas é disso mesmo que se trata: é preciso mudar o regime. Com esse regime aí, não é possível avançar. Todo e qualquer partido de esquerda, no poder, tem de se dobrar à realpolitk. Não há como. E isso vem das travas que impõe o regime, não de algum ente moral abstrato. Isso foi o que o grande Hugo Chávez compreendeu antes mesmo de começar a sua primeira campanha eleitoral. O PIG nacional e mundial vive de contar mentiras que, repetidas, acabam soando como verdades. Uma destas é o conto de que “Chávez mudou a Constituição em 1999”. A outra versão da mentira é “Chávez convocou uma Constituinte”. Ora, quem convocou uma Constituinte foi o Soberano, o povo, ao responder afirmativamente e por uma maioria consensual à pergunta: “Você convoca uma Assembléia Nacional Consitituinte?” Um ano depois de debates abertos a toda sociedade, o texto redatado foi submetido a consulta e aprovado também por maioria consensual.

    Quando a direita e a extrema-direita de lá organizava manifestações monstruosas (o termo é bem aplicado em se tratando de até 300.000 monstros) contra o governo, muita gente que se diz de esquerda no Brasil engoliu o veneno da mídia e continou sem ver as manifestações a favor muito maiores e mais representativas. A primeira coisa que tinham em mente era atacar ao atacado e culpabilizá-lo pela reação de seus inimigos. Chegou a ser difícil tentar conversar sobre Venezuela a partir de dados concretos, de informações verazes. As respostas vinham sempre em forma de preconceito.
    Ora vejo repetirem-se comportamentos análogos.

    Ao invés de conversar sem ódio, a uma informação ou opinião de quem também busca a verdade, vejo reações ofensivas, de gente que primeiro adjetiva o interlocutor e repete chavões emocionais às vezes compreensíveis e amiúde equivocados.

    Em todo caso, se é pra avançar pela esquerda, então que avancemos mesmo. Se é para recuar, é melhor lutar até à morte se necessário for.

    Prefiro mil vezes um governo que comete erros a uma máfia inimiga do Brasil, de seu povo e até da própria vida que é esse conglomerado teratológico composto pela oposição brasileira, pela mídia e por setores minoritários asquerosos da classe média e alta burguesia.

  • Eduardo, no facebook, digite: “Eu odeio o PT”. São páginas de homens e mulheres, casadas ou solteiras, que estão disseminando ódio mortal contra o PT. Eles estão espalhando novamente “a falsa fazenda de 47 milhões” , “a falsa fortuna do Lula” e outras atrocidades. É preciso rebater energicamente. Se o pessoal do PT não faz, nós que temos que fazer a bem da verdade. Importante este informe: há 25 dias atrás recebi uma postagem de uma “jovem inimiga do PT” na qual aparecia uma foto imensa de Dilma, dizendo mais ou menos isso: ” professor que estiver insatisfeito com o baixo salário; melhor trabalhar em outra profissão.” Fui pesquisar e era uma montagem. Milhares de professores receberam esta mensagem. E acreditaram. Claro que ficaram indignados e compareceram em massa nas passeatas, pedindo o impedimento da presidente. Com certeza essa postagem teve influência. Estão colocando essas postagens falsas novamente. Não se esqueçam de que são milhões e milhões delas, circulando na rede. Se não houver de nossa parte uma reação, eles vão continuar.

  • Eduardo, já disse e vou repetir mil vezes, você é um dos Brasileiros que ainda me esperança neste país. Ando tão revoltado e desanimado, principalmente, com a tradicional classe média, hipócrita, reacionária e ignorante que cobra ética dos políticos mais no dia à dia fazem ou deixam de fazer o seguinte:

    -Param em fila dupla para pegar seus filhinhos na escola;
    -cortam pelo acostamento aumentando os engarrafamentos;
    -Param nas vagas para deficientes;
    -não respeitam os limites de velocidade;
    -colam na traseira de outros veículos com seus bólidos;
    -fraudam o IR com recibos frios;
    -deixam de declarar receitas no caso de profissionais liberais;
    -deixam de declarar receitas diversas como aluguéis;
    -não respeitam a fila rápida de supermercados;
    -compram sistemas de GPS que indicam pontos da lei seca;
    -dirigem alcoolizados;
    -entregam os carros para seus filhos irem as baladas sabendo que vão beber;
    -votam nos Malufs da vida;
    -jogam lixo na rua ou pela janela dos carros;
    -criticam o estado mais colocam seus filhos para fazer concursos públicos;
    -fazem passeatas pela paz mais são racistas e transmitem isto para seus filhos;
    -entregam jet-skis para crianças pilotarem;
    -estacionam nas calçadas;
    -dirigem nas faixas seletivas;
    -falam de moral mais assistem os big-brothers e fazendas da vida;
    -são patriotas só de futebol;
    -gastam fortunas com seus animais domésticos, mais reclamam dos direitos trabalhistas de suas empregadas;
    -são individualistas, os outros que se danem;
    -entopem suas crianças com alimentos altamente danosos à saúde;
    -estimulam o consumismo desenfreado nos seus filhos, esquecendo que criança tem que ser criança;
    -não transmitem o concito de cidadania para seus filhos;

    Enfim Eduardo, poderia continuar esta lista indefinitamente, mais acho que já deu para entender a mensagem: A SOCIEDADE É HIPÓCRITA

    • -Sentam num bar na frente do seu prédio e ficam conversando aos berros de madrugada.
      -Colocam o som em casa no último volume e o vizinho que se dane.
      -Mandam a visita estacionar o carro na área comum da garagem do prédio.
      -Quando percebem o sinal amarelo, metem o pé no acelerador.
      -Andam 50 m na contramão para não darem a volta na quadra.
      -Na lancheria, limpam a boca e jogam o guardanapo de papel no chão.
      -Mandam o filho segurar o elevador enquanto terminam de se arrumar para sair.
      -Falam aos gritos no elevador com a boca há 30 cm do seu ouvido.
      -Comem frutas no supermercado antes de passar no caixa.
      -Batem papo no cinema durante o filme.
      -Falam palavrão em público sem o menor constrangimento.
      -Se o vendedor erra o troco para mais ficam quietinhos e satisfeitos.
      -etc

      E não é só a classe média. Para esta gente todo político não presta e assunto encerrado. Ai de quem falar ao contrário.

  • Se você acha que as manifestações devem acabar porque estão cheias de reaças gritando fora dilma etc e tal, tudo bem. (e você está certo)
    Se você quer que seus filhos e dos seus amigos não participem de manifestações infiltradas de gente de direita que quer o fim do governo do PT, tudo bem (é verdade mesmo)
    Se você acha que manifestações só valem quando for de esquerda contra uma ditadura, ok, tá no seu direito. (acho que a direita tem a mesma legitimidade que a esquerda mas concordo que é uma merda ver o que estamos vendo)
    Mas seja honesto, diga isso claramente, esse seu posicionamento, além de falso, é de uma caretice absoluta, dizer que a garotada não deve ir pra rua porque é perigoso, que que é isso??
    É claro que é perigoso. Como é perigoso ir pra balada e voltar de madrugada, como é perigoso fumar um baseado, como é perigoso transar sem camisinha, etc. Enfim viver é perigoso e faz parte da juventude aprender a conviver com o perigo pra não virar adultos babacas e covardes.

  • Edu, se a Dilma não fizer mudanças drásticas na Secom, para se comunicar via mídia e Redes Sociais, fica dificil, muito dificil. Não precisa ley de medios, inviável no momento. Precisa se defender nas mídias, velhas e novas!!!!
    Se ela não fizer isso, sinto muito, vamos ficar dando murro em ponta de faca.
    É INACREDITÁVEL SE O GOVERNO NÃO SE MEXER

  • Não seria a oportunidade de ensinar aos jovens,filhos e netos, que com o Fascismo não se discute?

    O Fascismo se DESTRÓI !

    Fascista bom é fascista morto, simples assim !

  • Eduardo, na realidade, vale alertar é todo mundo, jovens e demais. Com os vândalos em cena, qualquer um pode ser atingido seriamente e até morrer. E na minha opinião, os vândalos estão dando um tiro no pé, pois esvaziam os movimentos e as pessoas ficam contra eles, simplesmente. Penso que as polícias precisam coibir fortemente os abusados.

    Sobre os cinco pactos propostos pela presidente, creio que agora temos uma agenda, que tem méritos, mas também pontos importantes e que geram controvérsia. A implementação não é simples. No caso da reforma política, por exemplo:

    1) É melhor plebiscito ou mudanças na constituição, sem o mesmo? Ainda não tenho opinião formada, mas não concordo com o Nassif que o primeiro caso não funcionará. Ainda não houve discussão que dê para chegar a essa conclusão. A vantagem do plebiscito é o engajamento maior do povo, colocado no centro da decisão, com mais democracia. A desvantagem é a maior demora e o risco de perda de foco, que sempre existe. Precisará haver uma comunicação excepcional do governo, como líder do processo, para evitar a perda de foco.

    2) Hoje as eleições são do tipo “lista aberta”, pode-se votar em qualquer um, desde que essa pessoa esteja vinculada a um partido político, mas existe a opção de se votar em uma “lista fechada”, ou seja, apenas nos candidatos indicados pelos partidos. A primeira alternativa dá mais opção ao eleitor; por outro lado, qualquer zelelé despreparado pode se eleger (me desculpem se soa elitista, mas todo político a cargo eletivo deveria ter uma preparação de excelente qualidade em gestão pública, tendo ou não curso superior). A segunda alternativa dá muito menos opção e nos deixa reféns de esquemas de partidos; por outro lado, teoricamente, passa por alguns filtros.

    3) Hoje, um eleitor pode votar num deputado federal não necessariamente conectado à sua área geográfica, mas no esquema de “voto distrital”, o representante da área geográfica é privilegiado. A vantagem do primeiro caso é que você pode votar em alguém de fora da sua área, com propostas interessantes; a desvantagem, é que seu candidato é desconectado da sua realidade local. No segundo caso, a vantagem é exatamente a aproximação entre o eleitor e o político, mas, em compensação, pode-se criar um congresso tacanho e focado em “igrejinhas”.

    4) Não discuto a importância de um financiamento de campanha que, se não elimina, pelo menos mitiga ao máximo o risco de que o poder econômico eleja quem representa seus interesses, e não os interesses mais amplos dos cidadãos (esses sim precisam ser defendidos). Ok, mas como dar um “choque de custos nos preços das campanhas”? Sim, por que eleger é caro. Até que ponto o estado gastaria com as campanhas, conforme o caso? A internet é uma saída, para baratear custos? Como fazê-la chegar ao cidadão mais pobre, visto que hoje é acessada principalmente pelas classes alta e média? Além disso, como coibir o caixa 2? Poderia virar crime hediondo, por exemplo, ser tratado de fato como corrupção?

    5) Outro ponto é o papel da própria internet. O atual sistema eleitoral limita campanhas via internet. Como mudar o formato sem irritar o eleitor ao extremo? Pessoalmente, considero invasivo receber emails com propagandas ou falando mal de candidatos, prefiro eu mesma entrar num portal e verificar as informações.

    6) Voltando ao nível dos candidatos, como melhorá-lo? Eles não deveriam passar por algum tipo de treinamento em gestão de finanças públicas? Por que não?

    7) Como é que fica a transparência nos três Poderes? Parece-se existir uma lacuna informacional forte, ainda, nos três Poderes. Qual é a agenda do Supremo, por exemplo? Por que ele prioriza alguns julgamentos em detrimento de outros? E o Congresso? O mesmo vale para o Congresso: como ele prioriza suas pautas? As respostas a essas perguntas podem estar claras para quem está no Supremo ou no Congresso, mas não para os brasileiros. Mais transparência também não deveria constar numa reforma política?

    Essa listinha é apenas para começar, por que há mais o que pensar. E falando sobre a comunicação do Poder Executivo, especificamente, a atuação da área de comunicação do governo (SECOM) é horrível, horrível, horrível. Vamos continuar assim? Vamos continuar sendo reféns da “opinião publicada” de algumas famílias que pautam a sociedade brasileira? Acredito que a área de comunicação do governo precisa passar por uma revolução, em prol de mais transparência e respeito. Muitos blogueiros e internautas têm dito e redito que o governo não liga para a comunicação com a classe média; olha aí o resultado.

    Finalizando, qualquer alternativa tem prós e contras e é preciso pesar tudo. De qualquer forma, Dilma Roussef tem uma agenda para ser debatida; e de certa forma, ela “pôs o pé no pescoço” dos políticos de partidos, mas entendo que é preciso algum debate, sem perder o foco.

    • Em tempo, o Poder Judiciário e o Supremo também poderiam ser repensados, em termos de inserir eleições. Por que isso não poderia também ser pensado, ainda que parcialmente e no bojo dessa reforma política? Quanto mais democracia, não seria melhor?

      Finalizando, o governo Dilma precisará liderar seus cinco pactos com energia. Acho que tem vigor e legitimidade para isso.

  • Agora quando tudo se encaminhava para um desfecho positivo, com Dilma acenando pra uma reforma politica e demais reinvindicações populares, lá vem o PIG fazer campanha contra através de seus baluartes da oposição, e do jeito que esses manifestantes são burros (sim, eu os considero burros e tenho direito de expressar minha opinião, pois ainda vivemos em uma democracia) em breve eles passarão a fazer passeata contra a reforma politica, claro, orientados pelo PIG

  • Caro amigo Eduardo, agora que a Dilma saiu da defesa e partiu para o ataque, além de apoiar as medidas que ela anunciou (principalmente o plebiscito), me atrevo a pedir que você faça um texto, como só você sabe fazer, apelando a Presidenta para que ela toque 3 elementos vitais para impedir a derrota em 2014, quais sejam: o ministro da justiça, do SECOM e da casa civil. Eduardo é FUNDAMENTAL a eliminação deste verdadeiro câncer no tecido governamental, representado por estas 3 figuras que , para dizer o mínimo, são totalmente incompetentes.

  • O MPL — Movimento Papinha Livre — deveria de sugerir formas de financiar a passagem grátis. Reclamar é fácil, quero ver apresentar propostas concretas. No caso deles eu duvido, pois não sabem matemática nem história. Teriam cabulado aula para ficar conspirando pelo fêissi-bosque ?

    Já que essa parcela de abnegados da classe média quer ajudar o povão que tal pagarem as passagens do próprio bolso, mas aí teriam que trabalhar.

    Daqui a pouco as musas do MPL vão começar a aparecer nas revistas masculinas da editora 1º de abril. E doar seu cachê para as aumentar os subsídios da prefeitura.

    • • •

    Vamos aprender a fazer política de gente grande ?

  • Qual vai ser a posição do PSOL/PSTU/PCO e do MPL em relação ao plebiscito da reforma politica, royalties para educação, etc. Vão ser contra???? vão para as ruas apoiar???? O MPL vai esperar pelas ordens da Globo???? Agora eu quero ver?????
    Será que se o PSDB ganhar em 2014 o PSOL de hoje será o PPS de amanhã??

    Em tempo: FORA ZÈ CARDOSO, HELENA CHAGAS E GLEISE!!!!!!!

    • Xará, acho que a dilma não precisa mudar grandes coisas no ministério.

      Basta tirar o casal quase-20 e colocar o Lula e o Franklin Martins no lugar.

  • Quando o país quebrar, porque desmoronando já está, será que os lindinhos do MPL assumirão a culpa?

    Claro que não né, a culpa será do Lula, sempre.

    Bom, minha única satisfação é saber que a histórica cravará o nome dos responsáveis pelo desastre no nosso país: MPL.

  • O prefeito de Belo Horizonte decretou feriado municipal amanhã, dia do jogo Brasil x Uruguai.

    Ótima iniciativa, agora vão para as ruas apenas esses manifestantes baladeiros e os vandalos que querem fazer arruaça e destruir patrimonio público, isso reduz a chance de danos ao cidadão que no quer participar dessas presepadas da classe média piguenta e desses estudantes que não tem o que fazer, nem sabem a merda que estão fazendo para o país serem observados pela polícia.

    A polícia vai botar na cadeia todos esses arruaçeiros que depredam nosso patrimonio.

    E cadê os revolucionários de butique, só porque tá chovendo eles não vão para as ruas mudar o país?

    Pfiuuu, acabou o gás dos marchadeiros da ” Primavera do Cansei “.

  • De apartidário a manifestação não têm nada. São 1000% políticos partidários, o PIG apropriou o MPL para ditar as palavras de ordens dos demotucanopps, com o apoio da direita reacionaria organizadas nas midias móveis e de jornalões e, telejornais.

  • As movimentações hoje pelo Brasil mostrou outra cara das manifestações.

    As passeatas recheadas de garotos da classe média continuam e sempre com tumultos.

    Mas começaram a mostrar passeatas de pessoas de classes mais baixas com reivindicações bem claras como saneamento básico para as favelas ao invés de investir em teleféricos. É o povo indo às ruas e mostrando o quanto ele ainda está em estado de abando.

    Mas é interessante notar que nessas passeatas não se viu tumulto. Onde se vê classe D e E fazendo reivindicações, somem os provocadores. Sinal claro que estes extremistas de direita são oriundos da classe média.

    Cadê o serviço de inteligência para anular esses idiotas em nome da segurança nacional?

  • Senhor Redator: Qual é a sua posição hoje, 27.06.2013? Vai pedir que tirem os filhos das ruas ou o senhor estava se referindo aos FP´dos PMs Paulistas e Bahianos?

  • Considero equivocada a maneira como vc aborda a questão das drogas, que está no cerne da disputa política nacional e pode, com a legalização radical, promover um salto rumo a uma sociedade mais justa e menos violenta.

  • Os petistas são os petistas… Não se preocupe, Eduardo, vão arranjar um lugarzinho para você em alguma página de história sobre o lulismo.

Deixe uma resposta