Agente penitenciário diz que mídia pode matar condenados pelo mensalão

denúncia

Concomitantemente à decretação pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, da execução das penas de privação de liberdade dos condenados pelo julgamento do mensalão, eclodiu na imprensa brasileira uma onda de “indignação” com os “privilégios” de que eles estariam desfrutando por serem “poderosos”, “ricos” e “brancos”.

Desde o recolhimento daqueles condenados aos regimes fechado e semiaberto, contam-se às dezenas as colunas, os editoriais, as cartas de leitores de jornais e de revistas e até os comentários em programas de televisão ou rádio nesse sentido.

De repente, a mesma imprensa que vivia repercutindo acusações da direita ao sistema carcerário e às leis penais do país de serem “brandos”, agora passou a sentir “pena” dos encarcerados e a considerar o sistema “duro demais” – menos, é claro, para os condenados pelo mensalão, que, no dizer desses órgãos de imprensa e de seu público, estariam como que desfrutando de hotel cinco estrelas.

Foi nesse ambiente que, no sábado, este Blog foi procurado por um leitor que trabalha como agente penitenciário e que, sob condição de não ser divulgado o menor indício sobre si que possa identificá-lo, fez considerações preocupantes sobre o cumprimento das penas dos condenados pelo mensalão.

Segundo essa pessoa, apesar de ser fortemente dificultado aos internos do sistema carcerário maiores contatos com o mundo exterior – o que inclui também o noticiário –, este pode ser acompanhado facilmente dentro de qualquer prisão, inclusive via acesso de smartphones à internet.

A fonte informa que tanto os condenados pelo julgamento do mensalão ao regime fechado quanto ao semiaberto irão cumprir suas penas junto a uma população carcerária que, motivada pelo noticiário, se tiver a menor chance não só irá submetê-los a sevícias e extorsões variadas como poderá assassiná-los.

O agente penitenciário em questão diz que a revolta contra os condenados pelo mensalão gerada pela mídia pode – e ocasionalmente irá – desencadear rebeliões nos presídios a que forem confinados, o que, se ocorrer, tornará inútil colocá-los em celas isoladas dos outros presos.

Segundo o informante, é uma irresponsabilidade instigar a indignação de uma população carcerária submetida a condições degradantes 24 horas por dia, 365 dias por ano. Torturar e até matar os condenados pelo mensalão já seria hoje um objeto de desejo dos que se sentem injustiçados pelas condições em que são mantidos.

O pior é que, segundo essa pessoa que procurou o Blog, o mal já está feito. O noticiário já repercutiu no sistema carcerário de norte a sul do país e, assim, mesmo que essa instigação contra os condenados do mensalão fosse suspensa imediatamente pela mídia, a situação não seria revertida. Os encarcerados do país todo estão em pé-de-guerra.

Por fim, na opinião desse interlocutor a única chance de evitar não só rebeliões, mas, também, a morte de algum – ou alguns – dos condenados seria confiná-los em prisão especial. Em prisões comuns, dificilmente o Estado poderá lhes garantir a integridade física. A fonte também afirma que é impossível que a mídia não soubesse o que estava fazendo.

207 comments

  • Conheço pessoas sórdidas que movidas pelo ódio a Lula e ao PT, são capazes de estimular os prisioneiros comuns, via redes sociais a abusarem dos presos no processo do Mensalão.
    O cenário é diferente, mas o espírito bestial dos espectadores das arenas romanas impestam as mídias sociais,estimulados pelos imorais do PIG!

  • Estimado Eduardo,
    Mas este é o desejo da mídia desde sempre. Não podemos nos assustar. Estava previsto que isto fatalmente iria acontecer.
    É de se envergonhar neste momento do judiciário (minúsculo mesmo) e da mídia venal deste país; pois eles querem ver o sangue correr para seus deleites. Acabei de saber que o Torquemada trocou o juiz da Penitenciária da Papuda e colocou no seu lugar um, cujo pai é dirigente do PSDB do DF.
    Até quando veremos tanta arbitrariedade?
    Abraços para você Eduardo e continue firme em sua denúncias, um dia o mal será derrotado.

        • Muito prazer em conhecê-lo, Padre Antonio Claret.

          Fiz a pergunta por que gosto de conhecer as pessoas, principalmente as inteligentes, espirituosas e francas.

          Um grande abraço, Padre.

          • Para você também, um grande abraço. Não tem como ser seguidor/a de Jesus Cristo e não ter uma consciência crítica; ficar acomodado/a, omisso/a e alienado/a diante da injustiça. É no seguimento que se vive o profetismo: anunciar Jesus Cristo, denunciar tudo o que vai contra a vida plena e testemunhar se preciso for com a própria vida o seguimento.

    • E agora com essa troca de juiz penitenciário da Papuda, que é ligado ao PSDB, é que as coisas vão endurecer mais para o lado dos condenados. PT precisa estar alerta. Se eu morasse em Brasília não descuidaria de fazer uma espécie de vigília na Papuda. O que esse Barbosa esta fazendo é uma brutalidade. Parece que estamos voltando no tempo das inquisições. Será que nada podemos fazer para frear essa maldade desse homem? Ele esta se achando o dono do Brasil. Por favor, faço um apelo para os psiiquiatras do Brasil para fazerem um exame de sanidade mental em Barbosa pois o que estamos vendo é uma pessoa com ódio patológico. Ele esta agindo como um sociopata.

  • É essa a intenção: aí a midia e o STF lavam as mãos e tomam vinho pra comemorar, enquanto os prisioneiros comuns fazem o trabalho sujo. Essa denuncia deveria ser encaminhada à Anistia Internacional. Os agentes sabem das coisas. Esses dias, assisti a um curta feito por um deles sobre a entrada de celulares na cadeia que a midia aponta como coisa do PCC. No filme, a mãe idoso selva o celular para o preso ligar para a filha no aniversário. Comovente.

  • Falaram tanto sobre a lista dos que protestaram contra JB, pediram seu impedimento, mas parece que ele continua tranquilo e agindo. Talvez o que a Globo fez dando notícias e criticando o Barman fosse somente pra ficar menos visada e o que está aí pode dizer que algo muito forte pode estar apoiando este vilão de toga.

  • Trata-se de uma provocação sem medida visando reações dos perseguidos para que aqueles outros que serão fragorosamente derrotados brevemente nas urnas possam dar o golpe contra a nação. Isto vem sendo estudado, planejado, conspirado e não é de hoje, já faz muito muito tempo. Os tais últimos “imortais” da ABL integram esta conspiração contra os governos trabalhistas. Há dedo estrangeiro a sustentar os golpistas. A cobiça pela posse das riquezas do subsolo nacional não tem limites e os vendilhões e entreguistas estão a se servir de um aventureiro usurpador dos demais poderes, uma serpente enlouquecida pela chance de tornar-se rei e tomar o poder na marra para destruir as lideranças que levaram o pais a desfrutar da condição invejável que detém hoje, ou seja, a de pleno emprego e de desenvolvimento potencial invejável quando o mundo se debate em uma onda de crises e desemprego de arrepiar.
    Esta infame Globo inescrupulosa é a manda chuva ditadora do Brasil, faz e desfaz, calunia, injuria, denigre quem bem entende e canoniza os piores larápios, seus cúmplices dentre muitos crimes, o de sonegação sendo um dos menores. Ou a Globo será apeada do poder e já, ou o Brasil será entregue de quatro nas garras do império espoliador e dos inimputáveis da Casa Grande, filial de quintal da Big House imperial..

  • Que se cumpra a lei; para ladrões, assassinos, estupradores, políticos corruptos e quaisquer outros cidadãos julgados e condenados pela justiça brasileira. Estejam estes submetidos às ameaças deste ambiente hostil carcerário, pois que ceifem o que plantaram.
    IRRESPONSABILIDADE é publicar matérias tendenciosas à privilégio e\ou manipulação. JULGADOS, CONDENADOS!
    PONTO FINAL.

    • Que eu saiba, não existe pena de morte ou de tortura no Brasil. Estimular violência contra encarcerados não é cumprir a lei. E não há políticos presos, há presos políticos, pois, no Brasil, só preto, pobre, prostituta e petista (os pês agora são quatro) vão pra cadeia. Político corrupto tucano fica solto, como demonstram os fatos.

      • Pô, até você, um cara que reputo como sendo bem esclarecido, embarcar nessa de que os condenados da AP-470 são presos políticos!!!
        Como podem ser presos políticos, se são do partido do governo?

          • Não inocentou porque são culpados. Sei que é difícil aceitar que ‘gente de casa’ cometeu crime, mas a lei tem que valer para todos. E a preocupação deveria ser em relação a todos os que foram condenados e presos, não só os do PT. E ninguém está provocando os encarcerados. As notícias correm, eles recebem visitas, veem televisão. Enfim, as coisas são como são.

          • Então você admite, ao menos, que os governos do PT, ao contrário do governo do PSDB – que pôs um “engavetador” na Procuradoria Geral da República -, fizeram nomeações isentas, honestas, republicanas. É um bom começo. Resta você também aceitar o que explica uma legião de juristas de renome – muitos deles, adversários do PT- que diz que o julgamento do mensalão condenou sem provas. Mas você chega lá. Pelo menos já entende que o governo Lula e o governo Dilma nunca compactuaram com nada errado, pois quem quer praticar corrupção não nomeia juízes isentos, pois estes podem vir a julgá-los.

          • Eu não disse nada disso que imaginou. Eu disse que eles foram condenados, ainda que a maioria dos juízes tenha sido nomeada pelo governo atual. Ora, todos sabemos quais são os nomeados que entraram lá para inocentar os culpados. Eles mesmo fizeram questão de demonstrar isso. Juiz cônscio do seus deveres e do seu valor profissional não se venderia por um governo passageiro. Mas houve tentativas explícitas, não houve? Lula foi lá, tentar convencer um juiz e não levou nada. Isso não é tentar compactuar? Papelão mas ele nem se dá importância a isso. Cada um com sua moral.

          • Qual é, Edu, nem venha com essa de me desqualificar!
            Até as minhocas do minhocário do McDonalds sabem da, e reconhecem a independência dos 3 poderes.
            Eles foram condenados por crimes de desvio de dinheiro público, nada mais do que isso.

          • Ao Catão de Atibaia.

            “Até as minhocas do minhocário do McDonalds sabem da, e reconhecem a independência dos 3 poderes.” (by Catão de Atibaia)

            Você seria uma dessas minhocas do minhocário do MCDonalds? Decerto as outras minhocas do mesmo minhocário que você tanto conhece, posto ser um frequentador assíduo, o Mickey Mouse e a(o) ramiza também conhecem a independência dos três poderes.

            Se existe mesmo essa independência, por que pessoas do PSDB-PFL-PPS, a agremiação udenista da qual vocês, minhocas do minhocário do MCDonalds fazem parte, não condenaram (nem julgados foram!) os criminosos da Privataria Tucana, da Compra dos votos pela Reeleição do finado FHC, do Propinoduto Tucano e outros delitos udenistas que são mais antigos que o lendário e não provado Mensalão do PT?

    • Que se cumpra a lei, que lei? Por acaso, você viu a lei ser cumprida para os corruptos do PSDB e DEM? Por acaso, você já viu algum rico ir pra cadeia nesse país? Por acaso, você viu os irmãos Marinhos irem pra cadeia por causa da sonegação de imposto da Rede Globo? Acho que a lei que você se refere é de outro país que não seja o Brasil.

    • O PT tem o governo, mas não tem o poder. A aparato estatal é aparelhado pela direita, tucanos e demos. Lula e Dilma optaram por não desmontar o aparelho reacionário encrustado no estado brasileiro, e Dirceu e Genoino estão pagando a conta.
      Só mesmo caras-de-pau anti-petistas histéricos como Ramiza e Decio Atibaia para não ver isso. Está aí na cara de todos. Dirceu foi condenado sem provas com o malabarismo do ‘dominio do fato”. Arruda do DEM foi filmado botando grana na meia e está aí, livre, leve e solto.
      E agora a cereja do bolo. O pai do juiz responsável pelos presos é homem do Arruda!
      Ou seja, dizer que a “justiça” brasileira condenou não significa absolutamente nada

          • O Décio Atibaia não sabe que a maior falta de educação é entrar na casa dos outros e ofendê-los pessoalmente é a maior falta de educação que alguém pode cometer.

            Caso contrário não usaria as venenosíssimas palavras:

            “Agressividade e má educação, só para quem é da casa.”

            Ele realmente é bem versado na arte da insídia e maledicência. Consegue ser mal educado e ofender, fazendo-se de desentendido.

            É assim que os trolls tucanos agem. Entram nos blogs e ofendem todo mundo, aí quando alguém reage, fazem-se de “coitadinhos” dizendo-se vítimas e contando com o fato de ninguém perceber as ofensas colocadas da mesma forma sacana e maliciosa com que ele ofendeu todos os comentaristas do blog e principalmente o Eduardo, que é o dono do espaço.

            É o tipo de pessoa que entra na casa dos outros, olha na cara deles, diz que a pessoas é mal educada e violenta e espera a resposta para dizer que está sendo agredido.
            O esquema mais comum do Décio Sem Educação é colcoar uma mentira e dizer que qualquer um que reclama por ele estar mentindo o está agredindo.

            Não sei porque o Eduardo publica essas palhaçadas mas o espaço é dele e eu respeito. Coisa que o Décio Atibaia não faz. Por conhecer o Eduardo tenho certeza que ele tem uma boa razão para publicar trollagens tão descaradas, talvez seja porque ele ache que as pessoas não se convencem com esses expedientes medíocres dos trolls e a ação dessa praga digital neste blog sempre acaba sendo um tiro que sai pela culatra pois apenas mostra que a oposição tucanomidiática e a extrema direita raivosa (dois grupos cuja intersecção é de altíssima porcentagem e aumenta a cada dia) estão completamente sem argumentos e portanto apelam para os mais manjados expedientes de trollagem.

          • Opiniões são opiniões. Não consigo deixar de dar espaço ao divergente. Sempre preguei contra isso. Quem quiser escrever aqui sem xingar e sem provocar, sempre terá espaço. E dou chance de pararem de provocar pra depois serem xingados e se fazerem de vítimas. Mas tudo tem um limite

      • Flavio voce com esta cartola americana ai, não da nem para começar a conversar, vc no minimo lê e assiste o PIG, sem perceber o certo, um abraço um dia talves saiba o que é ser Brasileiro, sem a cartola americana.

      • O Mickey Mouse conhece bem “esse papo de golpe”, pois ele ajudou a fazer isto nos anos 60. Esse mesmo Mickey Mouse esteve presente no Chile de 1973, onde o presidente Salvador Allende sofreu um golpe. Provavelmente o mesmo Mickey Mouse esteve no Paraguay recentemente, quando os estadunidenses aperfeiçoaram a prática do golpe e tiraram o Lugo da presidência.

        “Esse papo de golpe” é uma especialidade de pessoas mercenárias, cínicas e que são minhocas do minhocário do McDonalds (conforme a citação do Catão de Atibaia, outra minhoca do mesmo minhocário), tal qual o Mickey Mouse, o traíra que quer impor ao Brasil o ideário de submissão aos EUA.

      • O desqualificado que atende pela ridícula alcunha de “Flavius Augustus” (nome falso típico de trolls profissionais) não coloca um único argumento válido. Limita-se a tentar calar a boca do dono do blog e querer mandar no que ele pode ou não comentar.

        Se está incomodado com o assunto por que entra no blog? Porque é pago para fazer isso. Não tem outro motivo lógico.

        O motivo ilógico seria o fato dele ser um frustrado, que não se conforma com o enorme sucesso do governo petista e as tranformações históricas que está produzindo na sociedade brasileira ao combater a miséria e valorizar os trabalhadores pela prmeira vez na História do Brasil. Não tem lógica comentar no blog para tentar mandar no dono do mesmo, somente a compulsão de quem está precisando extravasar o recalque mesquinho que fica remoendo diuturnamente poderia fazer alguém submeter-se a um papelão desses contra tudo que o bom senso indica.

        Seja por ser troll profissional ou por ser um frustrado inconformado, o fato é que ele só está provando que a direita não tem argumentos válidos para sustentar essa farsa do mensalão e por isso querem calar os questionamentos no grito.

        O que no caso é uma imensa besteira porque após todos esses anos em que acompanho a atuação do Eduardo, posso dizer que ele não tem medo de cara feia, tampouco seus leitores contumazes. E assim a trollagem sempre acaba saindo pela culatra de quem trollou.

      • Também acho que tem armação. Tenho até uma tese: pressionar Lula, Dima, o PT e as esquerdas par ver se cometem algo para tomar o governo no sopapo como foi no Paraguai e quem está armando a arapuca é a mesma que armou no Paraguai e agora está no Brasil. Eles estão afoitos e é claro que têm o apoio dos que se acham donos do planeta, os EUA.

        • Bem lembrado, Vania. Essa tal Liliana Ayalde era embaixadora no Paraguai quando a suprema corte de lá deu o golpe contra Fernando Lugo. Cumpriu sua missão lá, e Obama a mandou pra cá.

          • Tambem acho que estão provocando demais. Nas urnas em 2014, se nada acontecer, tomarão um ferro vergonhoso, estão apostando em um processo de radicalização. Nesse processo de radicalização, vão procurar romper a aliança do PT, tentarão isolar o PT, é a única saída. Se deixarem a Dilma se reelege, o PT ganha estados importantes, amplia sua maioria nas Assembléias, Câmara Federal e Senado, é o fim. Eles sabem disso e não irão deixar. A questão posta é: COMO RESISTIR????????

  • Já comentaram no twitter: se acontecer alguma tragédia, a direita dirá que foi queima de arquivo.

    Veja-se o caso do propinoduto do metrô: o nobre senador Aébrio Neves exige explicações do Ministro da Justiça, questionando porque ele mandou a PF investigar denúncia de corrupção!!

    • É Locatelli, o time que está perdendo de goleada quer mais é melar o jogo para ver se evita a derrota. Quem está certo da derrota no xadrez derruba o tabuleiro para embraralhar as peças e por aí vai.

      A ÚNICA esperança da direita é usar o judiciário como arma política para tentar melar as eleições ou mesmo a própria democracia (da qual só são adeptos se garantirem que são eles que irão vencer as eleições e mais ninguém tem chance).

      Não é por outro motivo esse uso descarado do judiciário e da imprensa, que já deu na vista da maioria da população.

      Só precisamos é não cair na armadilha deles. Agir com unidade, mas sabendo empregar cada ação no momento certo. A maré está virando e os fatos dramaticamente flagrantes que desmontam a farsa toda e foram escondidos pelo JB virão a tona em breve, fazendo essa palhaçada toda desmoronar.

      Eles jogaram as cascas de banana no chão, nós temos que ter o cuidado de não escorregar, pois assim eles não tem como vencer essa para no médio prazo. Não é outro o motivo de tanta catimba do JB que claramente está querendo provocar uma reação impensada da Dilma ou do governo.

      Minha preocupação maior é apenas a saúde do companheiro Genoino, por isso mesmo é justamente aí que o JB etá atacando para provocar um escorregão por parte do governo. É necessário ter muito euilíbrio e clareza dos fatos para defender a vida do Genoino e ao mesmo tempo não cair na armadilha do tirano de aldeia do STF.

      O tempo está contra o JB. O prazo final para ele poder concorrer (e é óbvio que essa é a intenção dele) e o fim de seu mandato na presidência do STF estão chegando. Esse é o prazo final para tornar insustentável a manutenção da farsa. Daí o motivo do JB estar fazendo provocações tão flagrantes quanto nomear um juiz tucano para decidir os assuntos referentes à execução da pena dos condenados (injustamente) que são do PT ao mesmo tempo que deixa os amiguinhos dos tucanos (como o Roberto Cafajeferson) soltos. Só que essas mesmas provocações estão dando na vista de toda a sociedade. Se não cairmos na armadilha quem vai acabar dentro de uma arapuca será o próprio JB.

      Neste caso o tempo corre contra o

  • Isso é provocação para ter álibi para aplicar o golpe e o povo não ir às ruas. Muita calma e astúcia nessa hora, não podemos fazer o jogo deles. Lula e Dilma são estrategistas e sabem o que fazer. O ódio deles é exatamente esse de ver todas as tentativas falharem. Não passarão. É melhor a Dilma se preparar pois logo logo ela terá que tomar uma decisão muito importante para os rumos desse país. Essa lambança tem que acabar.

  • Edu, se é verdade que já há elementos suficientes para pedir o impeachment do jb, o que nós, cidadãos comuns podemos efetivamente fazer?
    Como funcionaria?

  • Na década de 80 , quando Brizola atribuía à Globo Overseas IBV boa parte dos problemas do Brasil , diziam ( sempre a velha alma udenista e golpista da nossa direitona ) que tinha mania de conspiração, que era mera desculpa para sua incompetência administrativa. Hoje vejo com uma certeza cristalina que o velho Briza sabia das coisas. Esse grupo ,verdadeiro criadouro de serpentes, está envolvido , direta ou indiretamente , se pronunciando ou em silêncio ensurdecedor , em todos ( basta listar , incluindo aí a propaganda negativa da economia para que o mundo inteiro não invista aqui ) os aspectos dessa “província” chamada Brasil ( provincia ,porque seletivo na aplicação das leis),da forma mais danosa ao seu presente e ao seu futuro (e o passado,quem paga por ele ? ).Na falta de uma legislação que regule os meios de comunicação ( da mesma forma que Sobral Pinto recorreu à Lei de Proteção aos Animais para atender a um preso politico torturado durante a ditadura) , em homenagem à Globo OIBV e co-irmãs , transcrevo a seguir , com pouquíssimas modificações , como recurso imaginário para combater esse monstro criado pelo golpe militar ,a introdução à Lei de Agrotóxicos (aplicável ao Grupo devido ao seu enorme poder Tóxico e Corrosivo): “A pesquisa, a experimentação, a produção, a embalagem e rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercialização, a propaganda comercial , direta e subliminar, a utilização, a importação, a exportação, o destino final do povo brasileiro ,seus produtos , resíduos e embalagens, o registro, a classificação, o controle, a inspeção e a fiscalização de todo o conteúdo e seu tráfico de influência, seus componentes e afins, serão regidos por esta Lei , chamada aqui de Lei da Globo Overseas Investment BV , e deverão ser controlados por toda a sociedade , sob pena de imediato fechamento ”. Obs. A Globo OIBV só optou pelo ” mea culpa ” em editorial , depois que jogaram m… na sua fachada. Seria o receio de feder para o seu lado ?…

  • Caros Edu e companheiros, realmente estamos vivendo mais uma inquisição. As bruxas de agora são os petistas e precisam morrer. Onde estão a CNBB, os juízes sérios deste país, a OAB, a classe artística e as demais entidades que se dizem a favor da justiça? Será que a Igreja vai esperar mais 300 anos para se pronunciar e pedir perdão pela omissão?
    A única certeza é “que uma dor assim pungente, não há de ser inutilmente”.
    Joaquim Barbosa vai entrar para a história no mesmo capítulo onde estarão Tomás de Torquemada, Hitler, Id Ami Dada, Nuon Chea (líder do Khmer Vermelho), Emílio Garrastazu Médici e tantos outros carrascos. Todos eles, em algum tempo, tinha o apoio de parte da sociedade que representou, uns mais outros menos.

  • Acho que os alvos principais do Idi Amin e o PSDB é Marcos Valério e Dirceu. Porque ao que tudo indica o mensalão dos Tucanos vem aí e Marcos Valério tem muito o que falar e Dirceu é um homem forte e um grande líder. Então, eliminando esses dois, acham que já resolveria a maior parte dos problemas deles.

  • Os juristas que assinaram a tal manifestação, tem que tomar alguma providência, buscar algum remédio para esse caso. Devemos também, quem tem condições, caso algum blogueiro, chamar jornalistas internacionais, para tentar cobrir o caso, sob um novo viés, não desse de nossa grande mídia. Buscar a anistia Internacional para vir ver o que está acontecendo. Pressionar a OAB para que ela seja mais contundente.

  • Gente… Vou dizer o que penso.

    De cara isento o Eduardo Guimarães de ter qualquer responsabilidade pelo que vou dizer, isto é, se ele publicar não quer dizer que tenha a mesma opinião que eu.

    Eu acredito piamente que o ministro do STF, Joaquim Barbosa está recebendo mensalão para agredir sistematicamente ao Partido dos Trabalhadores.

    Claro que não tenho como provar minha acusação, mas isso não tem importância alguma já que o STF não exige provas para se acusar ou condenar, aliás, o próprio Joaquim Barbosa é quem tem que provar que não recebe “um por fora” para agir como algoz de um partido político.

    Além do mais só digo isso porque a literatura me permite e sou absolutamente cônscio de que a verdade nunca foi uma quimera.

    • Você deveria ser processado por uma idiotice dessas! É cada imbecilidade que a gente lê! Até comparar o JB a macaco já fizeram. O que virá depois? Liguem o cérebro antes de escrever com o fígado!

      • É gozado que vocês da direita chamam Lula, Dilma e outros de tudo que se pode imaginar e ainda têm coragem de escrever uma merda dessas. Já pensou se Lula decidisse processar todos os “Robertos Freires” da internet? Ia ficar rico só com indenizações. Homem público de verdade tem que reservar processos só para casos extremos. Aliás, Lula, democraticamente, nem processou um jornal que publicou uma acusação a si de ser um estuprador de menores e Dilma tampouco processou esse mesmo jornal por publicar uma falsificação de uma sua ficha policial em sua primeira página. Vocês da direita viajam na maionese. Acham que a lei só deve proteger branco, rico, proxeneta (financeiro) e tucano

        • Tem muita gente da direita e da esquerda que viaja na maionese, é fato.
          Essa do JB receber um “por fora”, foi uma viajada quilométrica, você há de convir.

          • É verdade Décio, foi mesmo uma viajada quilométrica esse “um por fora”.

            Uma viajada de milhares de quilômetros até Miami onde o Joaquim Barbosa comprou um AP por dez dólares e em nome da JB Assas Corp, uma empresa de fachada e até hoje não explicou a operação, mas disse que tinha recursos suficientes pra comprar o imóvel.

            Ora, que bobagem… Por dez dólares até eu tenho recursos.

          • Se a Dilma tivesse recebido um apartamento em Miami “doado” para uma empresa de fachada em nome dela, com sede no Palácio da Alvorada você estaria aqui estrebuchando feito porco em véspera de feijoada, dizendo que isso é evidentemente pagamento de corrupção e lavagem de dinheiro, como já fez aqui mesmo por muito , muito menos em relação a ministros desse governo.

            Mas como é o JB que fez isso você diz que suspeitar dele é “viajar na maionese”.

            E depois ainda quer ter alguma credibilidade…

            Nem para piada serve de tão patético que é.

          • Como diria o PHA, eu dou um real a mais pelo que o JB pagou pelo apartamento em Miami….
            kkkkkkk
            Ruy e W A, vcs estão cada vez melhores.
            Pau na trollagem!

      • Pode ter certeza, troll lambedor de botas (e coturnos), que essas suas provocações não nos atingem nem um pouco. Ao contrário de você, que fica remoendo a frustração da derrota com o fermento da mesquinharia, não precisamos desses expedientes para nos sentirmos bem, pois a melhoria das condições de vida dos mais necessitados, a valorização do trabalhador pelo aumento da massa salarial e a reafirmação da soberania do País, todos conquistados nos governos petistas são nossas motivações.

        Você acha que nos deixa irritados mas achamos engraçadas essas apelações da sua turma de recalcados, justamente por perceber que a causa de tanta agressividade é a amargura da inconformidade com a derrota potencializada pela arrogância e mesquinharia que a trollagem em geral (e você em particular) deixa transparecer.

        É o seu fígado que está opilado, sua tentativa de nos irritar fracassa tão miseravelmente que o resultado para nós é cômico, como se um mico ficasse fazendo estrepolias para nos chamar a atenção.

        • RECADO AOS REAÇAS, COXINHAS, DIREITISTAS E OUTROS BICHOS:

          “…sua tentativa de nos irritar fracassa tão miseravelmente que o resultado para nós é cômico, como se um mico ficasse fazendo estrepolias para nos chamar a atenção.” (Ruy Acquaviva)

          Grande Abraço, Ruy.

    • Bom, acredito que se os condenados do mensalão estiverem sofrendo alguma ameaça de outros presos, com certeza serão colocados no chamado “seguro”, se é que já não estão, digamos assim, numa ala separada dos “comuns”.
      Se qualquer estupradorzinho ou matador de criança zé ruela é colocado no seguro, porque não os presos “famosos” ?
      Mais um chororô sem motivo.

      Regime de “Seguro” mesmo (em relação aos presos famosos) teria que ser colocado o Roberto Jeferson, já que foi ele o denunciante. Imaginem se o pessoal pôr o RJ junto com o Zé, o Delúbio, Genuíno e outros na mesma cela. Podem não matar o cara, mas uns belos socos e bolachas ele vai levar. Ahhh se vai…

    • JB de fato é um vendido. O mensalão não precisa ser em cash, pode ser em espaços generosos no pig. Voce pode agradar o ego ou a conta bancária. No final dá no mesmo pois capital social se transformar em financeiro com muita facilidade. Mas isso é dificil para udenistas de mentalidade rasteira entenderem.
      PS: seria interessante o JB processar o blog. Aí no processo poderá se provar a relação umbilical do dito cujo com a Globo. Huk seria o primeiro que eu chamaria para depor

  • Que país é esse, onde cidadãos com ideologia diferente dos grupos de mídia, tem sua vida destruída? É extremamente preocupante para toda a população (à esquerda e à direita) que corre o risco de um dia cometer um “delito”, ou mesmo se estiver no lugar errado, na hora errada, ver suas vidas acabadas tão grande o dano irreversível causado pela mídia. Meu Deus.

  • O que Barbosa ,a globo ,a Veja querem é a morte de Genoíno , Dirceu , Delúbio . O senado pode barrar esse louco ,mas se omite. Quando os assassinatos acontecerem ,quem assinará os atestados de óbito? A OAB , O SENADO? Quanta vergonha ! vocês foram eleitos pelo povo .Estou bem atenta ao que os senadores de PE estão fazendo. Essa denúncia é muito greve. Não se pode fazer um denúncia a órgãos internacionais? Alô PT! ,já está na hora de vocês esquecerem as divergências internas e defender os acusados ,pois se Barbosa conseguir ,qualquer um de vocês pode ser a próxima vítima.

  • A imprensa goiana deu como manchete em seus veículos “Em GO há 237 Genoínos”, de fato a Casa Grande agora descobriu as agruras do sistema penal e até mostra-se defensora dos presos que, até dias, atrás, queria mais era que morressem, que revolta que sinto ao ver o cinismo desses escravocratas debochando na nossa cara

  • Nunca devemos esquecer que os presos (comuns) passam fome, frio e sede, é sabido que os presos comuns não tem direito a médico tampouco a medicamentos, é sabido tambem que os presos comuns recebem comida azeda, cuspida e urinada( de sacanagem mesmo), muitos presos comuns sõa torturados até a morte, suas familias quando os visitam são espancadas algumas ate a morte.
    Já os mensaleiros só tem regalias!!!
    Até o governador petista Agnelo foi visita- los , sendo que em anos de mandato ele jamais foi ao preisdio mesmo sabendo que lá presos passam fome.
    Nada mais justo que a Massa carcerária tomar conhecimento, em São paulo Dirceu será esperado com festa por esta massa.
    Pilantra é quem achava maravilhoso os presidios brasileiros, nota-se que a tal Maria do rosário ta quietinha.
    Também devemos lembrar que no RS ( do petista tarso genro) está o pior presidio do mundo neste presidio os presos simplesmente passam fome já tive clientes internados lá e se a familia não leva comida o cara morre.
    Neste presidio petista não tem medico tampouco agua para se beber, mas tem uma cantina aonde 1 garrafa de agua mineral custa 10 reais.
    Lá estão mais de 4 mil presos que todos os dias agradecem ao PT.

    • Quer dizer que o sistema carcerário brasileiro é o que é por culpa do PT? Supõe-se, então, que até 2002 era de primeiro mundo e o PT o destruiu. É isso?

        • Favor informar os dados que o autorizam a dizer que o sistema carcerário piorou com o PT. Aliás, explique também por que a culpa seria do PT se quem comanda o sistema carcerário são os governos estaduais

          • Eduardo, procure saber do Presidio central de porto alegre!!!
            Em maio deste ano, OAB,CREA,AJURIS,MP/RS,MPF assinaram denuncia a OEA sendo que figura como denunciado Tarso Genro, a denuncia reza sobre: Torturas, homicídios, genocídio, sendo que as provas são imensas, na vistoria feita por estas entidades acompanhados pela RBS TV, o juiz de execuções penais chorou muito, o promotor se sentiu mal, um membro da comunidade judaica presente disse” isso é pior que aushiwitz”, dias depois Tarso genro e maria do rosário visitaram o presidio junto com a, RBS TV e dai????
            Tanto Tarso quanto Maria saíram rindo da situação inclusive há filmagem deste fato, depois disso Maria do Rosário NUNCA mais visitou o RS, e tarso não da mais entrevista a TV.
            O sistema prisional do RS nunca foi bom, mas Tarso conseguiu piorar , e mais , sob o governo do PT , em uma colônia agrícola em charqueadas, 39 corpos foram encontrados enterrados, segundo o governo e a diretoria do presidio , eles não sabem o que houve.
            Hoje no RS somente 5 presidios não estão interditados pela justiça os outros 76 estão interditados , por isso Tarso e o PT já sabem que reeleição no RS só em sonho, a unica coisa que tarso vai conseguir pra ele segundo a justiça do RS é CADEIA!

          • a RBSTV é filhote da Globo, aqui em Floripa, não aguento mais o diário catarinense oferecendo (pelo amor de Deus) assinatura. o diário catarinense também pertence a rbstv.

          • Na FEBEM já houve casos de menores DECAPITADOS e com as cabeças jogadas por cima do muro. O sistema carcerário paulista é o mais superlotado do País, a polícia paulista é a que mais mata no mundo e os tucanos estão governando São Paulo a 19 anos.

            O troll incompetente auto-entitulado Jhon tenta jogar nas costas do Tarso Genro o resultado da incompetência da governadora tucana do Rio Grande do Sul, que provocou o descalabro. Como explica então a situação bem pior de São Paulo, governado a tanto tempo pelos patrões desse troll profissional?

            Em 2006 São Paulo inteira parou a mando do PCC e o picolé de chuchu sumiu do mapa para não assumir o que era de sua responsabilidade, mesmo estando já na época a 12 anos no poder, seja como vice, seja como governador.

            É por isso que todo mundo sabe que tucano não enxerga o próprio rabo, cobrando dos outros aquilo que eles mesmos nunca fazem. Depois dizem que não sabem porque são cada vez menos votados.

        • Quem administra o sistema carcerário são os Estados.
          Só piorou no Estados governados pelo PT.
          O que diz dos presidios de São Paulo? Deve ter melhorado dentro da sua tese.

          • Para sentir vergonha
            13 de abril de 2012 285

            ** Texto publicado na página 2 de Zero Hora desta sexta-feira

            Governador Tarso Genro, o senhor não tem vergonha? O Estado que o senhor governa confina seres humanos em masmorras onde fezes e urina escorrem pelas paredes, onde dezenas de pessoas se amontoam em cubículos do tamanho de um banheiro, mal havendo lugar para dormir no chão, onde a sífilis, a hepatite e a aids são disseminadas através do estupro, onde homens convivem com ratazanas maiores do que gatos, onde a comida é preparada em meio à imundície.

            Essas pessoas, quando o Estado as mete em tais calabouços, ao mesmo tempo em que as pune por algum ilícito, esse Estado torna-se responsável por elas. Elas estão sob a tutela do Estado. É do Estado, ou seja, do governador e de todos nós, cidadãos, a responsabilidade de alimentar, abrigar e cuidar dessas pessoas. Se o Estado não tem condições de tratá-las com dignidade, não pode assumir esse encargo. Não pode puni-las. Pelo menos, não com a reclusão.

            Tempos atrás, surgiu a proposta de privatização dos presídios. Houve todo tipo de argumentos humanitários contra a ideia. Seriam bons argumentos, se os gestores do sistema, entre eles o governador, sentissem vergonha pelo que é perpetrado contra esses homens. Se, movidos por essa vergonha, os gestores do sistema agissem com urgência para impedir que o Estado continuasse a supliciar homens sob sua tutela. Como ninguém sente vergonha, nem age, o Estado tem a obrigação de desistir da tarefa e entregá-la para quem possa cumpri-la a contento.

            Sinto vergonha pelo que é cometido contra esses homens no meu lugar, o Rio Grande do Sul, e no meu tempo, o século 21. Mas isso não me absolve. Não absolve a nenhum de nós.

            Nesta mesma semana em que o Brasil inteiro ficou ciente do que o Rio Grande do Sul faz com os homens que estão sob sua responsabilidade, um pitbull foi morto a tiro pelo segurança de uma universidade. O caso fez o Rio Grande se levantar como se fosse um só homem. Estudantes organizaram um protesto na universidade contra o segurança, uma passeata está prevista para ocorrer nos próximos dias, ouvintes de rádio, telespectadores de TV e leitores de jornal se manifestaram em espaços interativos, defensores do cão e do homem se bateram munidos de argumentos furiosos. Leio, também, que em Pelotas um cachorro acidentado mobilizou a comunidade, que ele recebe 30 visitas por dia no hospital e que se alimenta com filé.

            E os milhares de homens martirizados do Presídio Central? Ninguém se importa com eles? Onde está a solidariedade da espécie? Há manifestações ruidosas a favor até das bicicletas, mas ninguém sai às ruas para protestar contra um Estado que mantém seres humanos vivendo em meio aos excrementos, dormindo na pedra dura, comendo lixo e sendo currados todos os dias. Não sentimos vergonha por isso. Isso ocorre aqui, no Rio Grande do Sul, não no Afeganistão; isso ocorre hoje, em 2012, não na Idade Média. Não se pode aceitar isso, governador. É preciso que se faça algo já. Se não porque é o certo a fazer, pelo menos porque temos vergonha.

    • Não sei porque, joão, não consigo acreditar em uma palavra sequer do que você diz.
      Estranho isso, né? Logo você que é sempre tão cuidadoso com suas fontes, nunca tergiversa ou sofisma.

    • Sou do RS e sei da história funesta do Presídio central… Dizer que o Tarso é o responsável pelo descalabro que existe lá pelo menos desde a ditadura é muito mau-caratismo. Se temos de indicar alguma administração específica (que não é bem o caso), é mais honesto afirmar que a situação atual se deve principalmente aos governos de Yeda Crusius (PSDB) e de Germano Rigotto (PMDB, no RS anti-PT), que antecederam ao de Tarso…

      • Não, não é culpa do brizola, ou do ildo meneguetti, gosto dos petistas, pois nada é culpa deles,.
        Meu caro! Tarso foi eleito, quis ser governador, então tudo é culpa dele, espera ver a justiça julgar ele por estes crimes e voce me dará razão.

        • Deixa de ser cara-de-pau, sujeito. Nada é culpa do PT… Você só vê corrupção no PT. Estamos aí vendo o descalabro do PSDB de SP e nunca vi um comentário seu. Sua indignação é seletiva. Pra gente como você, bastava acabar com o PT pra acabar com a corrupção – uma barbaridade, porque segundo o ranking de corrupção do TSE o PT é o décimo em corrupção e o PSDB é o terceiro.

          • Querer “acabar” com adversários é coisa de nazistas. Derrotem-nos, vençam eleições. Mas a sua turma, quando não consegue vencer eleições quer “acabar” com os adversários, colocá-los na cadeia etc.

          • O PT assim como todas as agremiações políticas devem ser extintas, seus membros processados, condenados e enforcados pois político é tudo corrupta e ponto.
            Quando o réu é político a justiça deve sempre inverter o ônus da prova, isso nas democracias modernas se chama “in dubio pro societate”, .
            Na minha opinião o cidadão que defende politico e partido, alguma coisa ta ganhando!
            Defender também o sistema carcerário Brasileiro é uma piada de muito mau gosto.
            Defender Tarso Genro pior ainda, é fato aqui no RS que o governo da Yeda tinha deixado assinado a construção de um presídio privado aonde o estado não se meteria em nada , Tarso no seu primeiro dia de governo rasgou o contrato e disse que o privilegio de matar e torturar presos é do estado, disse ainda que presidio privado era contra os direitos humanos …
            Vejamos a segunda frase: Comer comida podre, ficar uma semana sem agua, dormir no chão, não ter saúde,ser espancado diariamente, viver 39 presos em 8 por cela, comer rato, edividir o ambiente com 387 tuberculosos sem tratamento isso tudo que ocorria no Central de porto alegre tá legal pro Tarso, no entendimento dele um presidio para 4 mil presos, privado aonde os presos( todos) trabalhariam e teria uma cela para cada 2 presos isso é desumano.
            Tarso é patético pior que ele só Olivio Dutra, que mandou a Ford embora do estado pois estava recebendo em seu gabinete os “movimento sociais”, hoje Olivio está alijado da politica no RS e Tarso trá o mesmo destino.

          • Aí está, outra coisa que eu defendo: a privatização das unidades prisionais de todo país.
            Eu disse, privatização das unidades do sistema prisional do país, a parte de hotelaria, hein….peço que não deturpem o que eu disse.

      • A RBS TV apenas foi convidada pelo Juiz da VEC para participar da caravana filmou tudo e conversou com os presos, imagem não mente, se quiser va no site da RBS e assista o video, ou vai dizer que que a RBS manipulou os presos, ou o estado do presidio??? piada neh!
        Tarso tem que assumir seus crimes.

  • Uma coisa é certa: Não podemos negar que esse julgamento teve o condão de a Casa Grande dar o seguinte aviso à senzala: Esse terreiro tem dono, galos que não sejam azuis tucanos não tem vez, morou. Dai que a “nova” republica da Globo foi proclamada neste 15 de novembro,, ..sintomático

  • Edu, não sei se este agente penitenciário mostrou a você alguma prova em relação esta denuncia, mas que pode certamente a extrema direita deslocar bandidos do PCC para a Papuda e fazer o serviço sujo e o P$DB e a Globo lavar a mãos isso é bem possível de ocorrer, ainda mais que fiquei sabendo hoje que o JB substituiu o Juiz da Papuda por um tucano, isso já é indicio de que algo vai acontecer de MUITO GRAVE, isso devia ser um alerta a todos os organismos internacionais e midia de fora do pais para ficarem atentos, algo de muito grave irá acontecer antes de JB pedir aposentadoria para depois se filiar ao P$DB e se candidatar a Presidência da República com uma grande ajuda do PIG..
    Mas claro vão dizer que é choro dos simpatizantes do atual governo e todos os eleitores que votaram no PT são corruptos e ELES são santos imaculados, isto é o Brasil onde o PT esta no PODER (somente esta) mas não tem coragem de exercê-lo.
    Abraços Edu e um beijo na Victória.

  • Sobre colocar a população carcerária contra os petistas, isso é fato, dias o imprensalão repercutiu a reclamação de familiares de um detento, a intenção foi bem clara

  • Caríssimos e Caríssimas, longe de mim desmerecer ou duvidar da informação do tal anônimo, apesar de não ter muita simpatia pelo anonimato, entretanto, penso que as almas sebosas que construíram toda essa novela apelidada de “mensalão”, com o propósito de voltar ao centro do poder, ficariam imensamente feliz se eles sumissem do mapa e esse aviso pode muito bem ser uma armação para realizar seus desejos e depois colocar a culpa na população carcerária ou em parte dela, ou seja, podem está tirando carta de seguro. Nessas alturas do campeonato, não duvido de mais nada.

  • Isto posto e depois desta, alguém ainda poderá condenar Henrique Pizzolato por defender a própria integridade física pondo-se a salvo no exterior?

      • “É direito natural do homem fugir de um ato que entenda ilegal. Qualquer um de nós entenderia dessa forma. É algo natural, é inato ao homem.”
        (Ministro do STF Marco Aurélio Mello)

        • Toma, catão, responde essa agora. O mam não e da tua tchurma?

          E a piscina, tá pronta? Com ela vc se refrescaria depois dessa ‘quente’ que tu levou…. quaquaqua

          • Luciano…

            Será que depois dessa Décio ainda acerta o caminho pra Atibaia?

            Grande abraço, companheirão. Lastimo apenas que você só chegue aqui quando já fui embora, senão, iríamos montar uma dupla. Lulu & Leaks.

        • Tá certo o ministro MAM, você pode fugir para a Itália, de uma condenação, inclusive, é seu direito virar traficante de cocaína, é seu direito roubar, matar, estuprar, tudo isso é seu direito.
          Até a polícia te pegar.

  • Neste momento é que se vê a importância de um projeto que ponha a fim ao monopólio da mídia neste pais.
    Esta mídia golpista, que apoiou uma ditadura que tirou do poder um governo eleito democraticamente ,será responsável por qualquer coisa que aconteça a estes presos políticos. Porque são presos políticos….hoje a mídia atua como um partido, ela investiga, julga e pune de acordo com seu interesses.
    Não vai existir democracia neste país enquanto 8 ou 9 familias controlarem os meios de comunicação.
    A culpa no final é do próprio PT que não avançou no projeto de democratização da mídia.
    A conciliação acabou.

    • E como se avança nesse projeto de democratização da mídia????? Voce acha que se tivesse a menor possibilidade de democratizar a mídia com essa Câmara Federal, com esse Senado Lula, Dilma e o PT não teriam tentado???? Precisamos pensar um pouco. Não conseguimos aprovar uma reforma política, por pequena que seja, vamos conseguir mexer com os meios de comunicação??????

      • Está além da hora de valorizarmos mais os meios sociais de comunicação como as rádios e TVs comunitárias e a sociedade saber como as mídias sociais são realmente importantes para a democratização dos meios de comunicação e propor uma verdadeira liberdade de imprensa.

  • Eduardo!!!

    No Brasil morrem por ano mais de 30 mil presos assassinados, e seu partido nunca ligou pra isso, então por que você acha que se matarem os mensaLLeiros a situação seria diversa???
    Você considera os mensaLLeiros melhores que a massa carcerária????

  • Eduardo, você é uma pessoa solidária? Mesmo?

    Cadê a carta daquela moça que redigiu uma denúncia em inglês, para mandar para uma corte internacional, ou coisa do tipo?

    Por que você não mencionou esta carta num post? Você nem ao menos respondeu o comentário dela! A carta era o terceiro comentário dela no dia, depois de um sofrimento real pelo qual ela passou depois de tamanha injustiça.

    Por que você não deu nem trela para aquela carta? Várias pessoas poderiam fazer o mesmo, mas a moça acabou ficando sozinha nessa…

  • 1964, de Dreifuss, é a obra mais completa para compreender o golpe militar no Brasil.

    Alexandre Barbosa *

    Este texto faz uma análise e resumo da obra DREIFUSS, René Armand. 1964: a conquista do Estado. Ação Política, Poder e Golpe de Classe, Vozes, Petrópolis, Rio de Janeiro, 1981.

    Contextualização

    Autor
    René Armand Dreifuss – uruguaio, formado em Ciências Políticas e História pela Universidade de Haifa, Israel. Em 74, obteve o mestrado em Política na Leeds University, na Grã-Bretanha. Em 80, obteve o PhD em Ciência Política na Universidade de Glasgow, também na Grã-Bretanha. Desta pesquisa resultou o livro. No Brasil, realizou pesquisas sobre Forças Armadas, empresariado, formação de diretrizes e sistema de poder no Brasil. Na data de publicação do livro tinha 36 anos. A edição brasileira teve tradução pelo Laboratório de Tradução da Faculdade de Letras da UFMG.

    Condições de produção

    O livro é resultado de uma pesquisa realizada entre 76 e 80 para a tese de doutorado na Universidade de Glasgow, Inglaterra. O interessante é que o autor aborda um tema (o golpe de 64 que instalou o regime militar no Brasil) ainda presente durante a produção. No entanto, Dreifuss teve acesso a importante e farta documentação sobre fatos e personagens ligados ao golpe militar.

    No período de produção a intelectualidade brasileira estava impossibilitada de estudar a Ditadura por diversos motivos: exílio; mortes e prisões; censura e (pré) conceitos formados pelos anos de luta.

    Interpretação de Michel de Certeau: Dreiffuss está presente na sociedade à qual se refere a problemática. No entanto, seu trabalho não está comprometido pelo acesso aos documentos. O objetivo central foi identificar as forças sociais que emergiram na sociedade brasileira com o processo de industrialização e internacionalização da Economia e que desempenharam uma forte intervenção no Estado e na sociedade.

    Além de dar “nome aos bois”, a pesquisa mostra o papel das diferentes forças sociais que correspondem a valores, objetivos e estratégias de atuação no cenário político. Ele mostra as formas concretas pelas quais a elite orgânica fez prevalecer seus interesses.

    Interpretação Gramsciana
    O autor usa Gramsci para interpretar os acontecimentos. (Pág.105). “De acordo com Gramsci, em situações históricas críticas, o elemento decisivo é o poder de classe organizado em formas civis e militares. Tal poder de classe é predisposto para a eventualidade de um período crítico, permitindo que ele avance quando a situação for considerada favorável e necessária. Uma situação é favorável desde que existam tais agentes de domínio de Estado e de ação de classe e que esses sejam minuciosamente preparados. É nesse sentido que se pode entender o Estado como uma construção de classe resultante de um processo no qual valores específicos de classe tornam-se normas sociais, organizações de classe políticas e ideológicas tornam-se autoridade e força orgânicas de Estado, e é nesse sentido que se pode falar de um classe ‘vir a ser’ Estado.” (…) “Com a formação do IPES (Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais), como uma organização político-militar, a elite orgânica dos interesses multinacionais e associados alcançava o que Gramsci chamava de ‘a fase mais genuinamente política’, quando ‘ideologias previamente desenvolvidas se tornavam partido’. (…) Quando os canais político-partidários e administrativos não obtiveram (total) êxito em atingir as reformas necessárias prenunciadas pelo bloco modernizante-consevador, e quando os interesses multinacionais e associados notaram as dificuldades crescentes em se conseguir conter a massa popular dentro do sistema populista, o bloco de poder emergente ter de recorrer a outros meios”.

    Principais pontos

    O livro é denso de informações. A cada parágrafo são construídas afirmações sobre a formação do Estado brasileiro. Essas características foram se conjugando até formar o cenário que resultou no golpe de 31 de março de 64.

    • Surgimento da burguesia nacional – “A burguesia emergente (décadas de 20 e 30) não destruiu, nem política nem economicamente, as antigas classes agrárias para impor sua presença no Estado, pelo contrário, aceitou em grande parte os valores da elite rural.

    • “O Estado Novo (1937) garantiu a supremacia econômica da burguesia industrial e moldou as bases de um bloco histórico burguês, concentrando as energias nacionais e mobilizando recursos legitimados por noções militares de ordem nacional de progresso (…) e a intervenção do aparelho burocrático-militar na vida política, assegurava a coesão do sistema”.

    • Leis trabalhistas: “em nome da defesa da ‘paz social’, o Estado Novo intervinha na ‘regulamentação da força de trabalho através da promulgação de ‘leis trabalhistas’, cumprindo assim um quesito básico no processo de acumulação. O estabelecimento de um salário mínimo em 1939 permitiu um nivelamento pelo grau mais baixo possível (subsistência)”. Efeitos: cooptação da classe trabalhadora e cálculo econômico que não incorpora o aumento de produtividade. O descontentamento popular era esvaziado e as lideranças eram absorvidas pela burocratização das demandas por meio de instrumentos da repressão pacífica, como os fornecidos pelo Estado patrimonial.

    • Burguesia “nacional” x burguesia “entreguista”: pela ótica do PCB havia 2 burguesias: uma considerada entreguista, diretamente ligada ao capital transnacional e outra, nacionalista, oposta à ação de interesses estrangeiros. Essa burguesia nacional era procurada como “aliada” pelo PCB. Na verdade, a motivação da burguesia era uma só: acumulação de capital.

    • Campanha de 45: estreitamento dos laços entre oficiais do Exército brasileiro e americanos.

    • Governo Dutra: apoiado pelo bloco de poder oligárquico-empresarial. Fiesp e Ciesp se engajaram no apaziguamento das demandas dos trabalhadores. Criação do SESI com o objetivo de combater o reaparecimento de organizações autônomas entre as classes trabalhadoras e de construir no seio do operariado urbano uma base ideológica de comportamento político em consonância com a sociedade industrial capitalista. (* Nota: “Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas. Mas jamais vão deter a Primavera – Che Guevara: greves de 78 e eleição do Lula em 2002).

    • UDN/PSD: na UDN estava a centro-direita, conjunto de anticomunistas, antinacionalistas, formados pela classe média, profissionais liberais e empresários. O PSD era formado por industriais de São Paulo e chefes oligárquicos regionais (coronéis).

    • Segundo governo de Vargas: o Congresso tornou-se mais forte e politicamente mais importante. Era o lugar onde as diferentes frações das classes dominantes compartilhavam o governo. Era uma instituição regulada por conciliações e alianças. Apesar da supremacia industrial-financeira, a proeminência econômica dos empresários não se traduzia em hegemonia nacional política e ideológica. O general café ainda estava no poder. Os interesses rurais permaneciam economicamente poderosos.

    • Petrobrás: tentativa de Getúlio de impor uma política nacionalista de desenvolvimento capitalista. Os empresários temiam uma forma de desenvolvimento nacionalista liderada pelo Estado.

    • Suicídio de Vargas: vitória dos interesses multinacionais que reingressaram na economia brasileira.

    • Governo JK: aliança PSD/PTB – coligação de forças sociais baseada na expansão da indústria no Brasil. Incorporava a burguesia industrial, um setor da burguesia comercial especializado no comércio de produtos industriais locais, profissionais liberais e administradores, políticos urbanos e sindicalistas.

    • Jango, o vice: herdeiro de Vargas, campanha com programa estatizante, nacionalista e aberto a reformas.

    • Política de desenvolvimento de JK: as indústrias automobilística, de construção naval, produtos químicos, farmacêuticos, maquinaria, produtos elétricos e celulose foram a matriz da formação de uma burguesia associada ao capital estrangeiro. O acesso à tecnologia e técnicas gerenciais estrangeiras e à ajuda financeira transnacional seria a solução para a falta de acumulação primitiva de capital e também tratamento de choque para uma economia ainda agro-exportadora.

    • Conseqüências da política de desenvolvimento: maior sofisticação do mercado interno, crescimento das empresas, expansão das indústrias básicas, tendência para urbanização e crescimento das desigualdades sociais e regionais.

    • Congresso: oposição ao Executivo pela presença do clientelismo, de interesses tradicionais e da oligarquia rural. No Congresso também era o foro para a denúncia da penetração multinacional e, ao mesmo tempo, era onde as classes trabalhadoras se manifestavam e controlavam o Executivo.

    • Administração Paralela: para implantar o plano de metas foi criada uma gama de organismos de planejamento e consultoria e comissões de trabalho, composta por diretores de empresas privadas, técnicos e oficiais militares. Essa administração paralela permitia que os interesses multinacionais e associados ignorassem os canais tradicionais de diretrizes políticas e tomadas de decisão. Ela favorecia ou bloqueava a ajuda financeira a diferentes grupos e organizações. Mas como a eficiência dessa administração paralela dependia da atitude positiva do Executivo, tornava-se necessário que os interesses multinacionais e associados conseguissem o comando do Estado e ocupasse os postos burocráticos na administração.

    • Capital transnacional: controlava o processo de expansão capitalista. Militares e empresários tinham como bandeira de luta a posse privada dos meios de produção.

    • Repressão: foi no Governo JK que o aparelho repressivo do Estado se desenvolveu e ocorreu a crucial mudança ideológica das Forças Armadas, passando da defesa do território nacional para uma estratégia de contra-insurreição e hostilidade internas.

    • Classes trabalhadoras: crescimento da consciência coletiva dos trabalhadores proporcionado pelo desenvolvimento industrial. Fortalecimento das Ligas Camponesas, mobilizando as massas trabalhadoras rurais.

    • Início da década de 60: debate entre as classes trabalhadoras urbanas e rurais cada vez mais incontroláveis e os interesses multinacionais e associados. Para evitar os controles do Congresso e a pressão popular, estes interesses multinacionais estimularam a criação de uma administração paralela para os representar. Os interesses foram endossados pela Escola Superior de Guerra.

    • Renúncia de Jânio Quadros: tentativa frustrada de manobra “bonapartista civil” para tentar resolver as contradições entre a classe trabalhadora que fazia do Congresso uma plataforma cada vez mais eficiente para expressão de seu interesse em oposição direta ao bloco oligárquico industrial e contra interesses multinacionais.

    • Governo João Goulart: Jango liderava um bloco nacional-reformista, uma situação totalmente desfavorável ao bloco multinacional e associado que lançou uma engenhosa e bem arquitetada campanha para conseguir um novo arranjo político que expressasse seus interesses então bloqueados.

    • Campanha para o golpe de 64: englobou a maioria das classes dominantes, incluindo a burguesia “nacional”, da qual muitos, inclusive o PCB, esperava um comportamento nacionalista e reformista. Contrariando tal expectativa a burguesia “nacional” assistiu passivamente e até mesmo apoiou a queda de Jango, condenando a alternativa nacionalista. A burguesia, a despeito de sua própria posição, ajudou a ancorar firmemente o Estado brasileiro à estratégia global das corporações multinacionais. “É interessante notar que companhias participantes da Adela Investimentos Co. estavam a frente da campanha contra o governo Jango.

    • ADELA – Atlantic Comnunity Development Group for Latin America – grupo multibilionário formado em 62, encabeçado pelos vice-presidentes dos grupos Rockfeller, Fiat. Reunia cerca de 240 cias. Industriais e bancos.

    • O capital monopolítico transnacional formou um novo bloco de poder baseado não somente em seu volume, grau de concentração e integração de capital, mas também na qualidade de sua administração e organização política, bem como na sua infra-estrutura oligopolista.

    • Ao assumir a liderança dos principais setores da economia, o bloco multinacional e associado organizou grupos de pressão e federações de classe, escritórios técnicos e anéis burocrático-empresariais, com o objetivo de conseguir que seus interesses tivessem expressão no governo. Somente lhe serviria um regime “técnico”, com uma tônica autoritária, em razão das fortes demandas que o capital transnacional faria sobre as classes trabalhadoras e os interesses tradicionais.

    • Os interesses multinacionais e associados consideraram outras formas de representação de interesses além do controle da administração paralela ou do uso de lobbying sobre o Executivo. Eles desejavam compartilhar do governo político e moldar a opinião pública , assim o fazendo através da criação de grupos de ação política e ideológica. O primeiro desses grupos a ter notoriedade nacional em fins da década de 50 foi o IBAD – Instituto Brasileiro de Ação Democrática.

    • O complexo IPES/IBAD – nele, a elite orgânica se constituía em um poderoso aparelho de classe e, como tal, era capaz de exercer ações estrategicamente planejadas e manobras táticas por meio de uma campanha cuidadosa e elaborada que, vitoriosamente, opunha seu organizado poder de classe ao poder do Estado do bloco histórico populista e à incipiente formação militante das classes trabalhadoras.

    Resultados – apesar de sua rica ação política nos vários setores de opinião pública e de suas tentativas de reunir as classes dominantes sob seu comando o IPES/IBAD foi incapaz de impor-se na sociedade por consenso. Mas obteve êxito por meio de sua campanha ideológica e política de esvaziar o apoio ao Executivo e foi capaz de estimular uma reação generalizada contra o bloco que estava no poder.

    • No ME – o IPES/IBAD estimulou a formação de organizações e grupos paramilitares de direita, mas não deteve as tendências de esquerda na UNE.

    • Nos trabalhadores da cidade e do campo – estimulou organizações e sindicatos de direita existentes e criou novos grupos úteis à campanha para adiar a solidariedade e consciência de classe. Mas não bloqueou a constituição de organizações nacionais esquerdistas.

    • No campo eleitoral, elegeu grande número de políticos conservadores de centro-direita na Câmara, Senado e nos governos estaduais. Mas não conseguiu impedir a formação de um bloco nacional-reformista que foi ceifado no golpe de 31 de março.

    • Os maiores sucessos do IPES/IBAD – Clima de crise e atmosfera de inquietação política. O maior êxito foi de promover a intervenção das Forças Armadas contra o “caos, a corrupção populista e a ameaça comunista”.

    O Golpe de 31 de março de 64
    O complexo IPES/IBAD estava no centro dos acontecimentos, como a ligação e organizador do movimento civil-militar dando apoio material e preparando o clima para intervenção militar. O que aconteceu em 31 de março não foi um mero golpe militar, mas um movimento civil-militar. O complexo IPES/IBAD e os oficiais da ESG organizaram a tomada do aparelho do Estado e estabeleceram uma nova relação de forças políticas no poder.

    Homens-chave dos grandes empreendimentos industriais, financeiros e dos interesses multinacionais acumularam vários postos na nova administração. A maioria dos empresários que ocupava cargos-chave estava envolvida em atividades comerciais privadas, relacionadas de perto com suas funções públicas. (pág. 481)

    “Os associados e colaboradores do IPES moldaram o sistema financeiro e controlaram os ministérios e principais órgãos de administração pública, permanecendo em cargos privilegiados durante o governo de Castello Branco, exercendo sua mediação no poder. Com um programa de governo que emergia da direita, os ativistas do IPES impuseram uma modernização da estrutura sócio-econômica e uma reformulação do aparelho do Estado que beneficiou as classes empresariais e os setores médios da sociedade em detrimento da massa”.

  • Eduardo, aquela carta poderia ser discutida aqui com outros leitores, para seemr acrescentadas outras informações. Há um interprete que frequenta seu blog, outras pessoas que dominam outros idiomas.

    Por que esta campanha levantada pela moça foi ignorada? Eu achei que você ia fazer alguma coisa com aquilo, mas nada…

  • EDU, alguém precisa deter o Batman Idi Amim Barbosão. A intenção dele e do PIG é cassar a legenda do PT para que esse partido seja proibido de concorrer a cargos eletivos na próxima eleição. Não sei se ele pode efetuar uma manobra dessa envergadura mas, se puder, ele o fará. Ele vem encaminhando as coisas para uma crise institucional. Por isso repito: alguém precisa deter o cara porque ele não é o cara e não me representa. Abraços.

    • Velhinho, o problema é o PIG. Ninguém faz nada nesse país sem o PIG apoiando, não existe oposição sem o PIG. O PIG é a última fortaleza da elite nacional.

      Enfim, tá na hora do PT enxergar isso, ir na raiz do problema e garantir um futuro melhor para o país.

  • Até quando a imprensa continuará deitando e rolando?

    Como diz o PHA: “Cadê a lei de medios?”

    Estou preocupado com o desfecho disso tudo.

    Enquanto o PT não combater seu maior inimigo, a mídia, sempre haverá a chance de um golpe. Já tentaram várias vezes e enquanto puderem continuarão tentando. O problema é que um dia eles podem ter sucesso.

    Se esse dia chegar amigos, aí estamos fodidos… e eu direi, valeu PT por depois de tantos anos ainda deixar a raiz dos problemas do Brasil intacta.

  • se isso acontecer, sinceramente falando espero que todos os militantes de esquerda, como resposta, ao assassinato de companheiros na prisão…invadam as instalações do PIG destruindo todas elas e suas afiliadas tb!!!

  • Edu e muitos mais…. que preguiça eu tenho de ler os comentários dessa direita raivosa e quanto a vcs, fico aqui aplaudindo pela perseverança…….. Parabéns…

  • Eduardo, o PT precisa se mexer mais ainda, pois:

    1) Pessoas foram presas sem provas (não estou aqui levantando o ponto de se sabiam ou não sobre o caixa 2).
    2) Pessoas foram presas sem provas, este é o fato e estão encarceradas por que são petistas.
    3) Isso se chama DITADURA.
    4) A direita e o PIG não querem “virar a página”, por mais que alguns petistas queiram.
    5) As condições físicas dos presos podem estar sob risco.

    Não acho o PT uma brastemp, mas não acho certo alguém ser preso sem provas, por que é do PT. É preciso pressionar, denunciar, não parar.

  • É incrível como esses reaças que aqui escrevem enchem a boca pra afirmar, sem a menor sombra de dúvida, que os “mensaleiros” são “culpados”.

    Qualquer ser humano racional sabe que apenas pode afirmar com certeza algo como um fato se, e somente se, houver prova disso. E isso implica em conhecimento de causa, ou seja, no caso dos presos políticos, conhecimento tanto de Direito quanto dos detalhes da AP 470, que os condenou.

    Mas essa gente não conhece nem uma coisa, nem outra. De onde tiram tanta certeza de seu julgamento, a ponto de dizer que eles foram condenados por serem culpados?

    Da imprensa, que martelou dia após dia? Da opinião de terceiros? Ou será que é da própria cabeça?

    Não, eles tiram essa certeza do ódio que sentem. E pq sentem tanto ódio por Dirceu e Genoino? Não é vingança, pois nenhuma deles jamais fez alguma coisa contra esses reaças.

    É ódio ideológico. Eles os odeiam por pensarem diferente e, não satisfeitos, por demonstrarem que o pensamento diferente do deles DÁ CERTO. Isso é imperdoável.

    Assim, eles “sabem” que eles são “culpados com certeza absoluta” apenas pelo fato de serem petistas e fazerem parte do melhor governo que o país já teve.

    Claro, nem mesmo eles são capazes de achar que realmente há alguma substância nessa “certeza”. Mas eles não se importam. No fundo, não se importam se eles são culpados ou não, mas apenas que eles paguem pelo crime de ousarem fazer algo diferente daquilo que eles entendem como “certo” e, pior, fazer com que o que deveria ser “errado” FUNCIONE.

    E esse ódio é tão grande, tão profundo, que a dor causada a esses que ousaram ser diferentes lhes causa PRAZER.

    Essa gente, como o Torquemada, é intrinsecamente má. É a maldade que lhes faz sentir prazer com a tortura psicológica e física. É essa maldade que os faz querer mais e mais dor para os “inimigos”. É o que faz com que não queiram a morte de Genoino simplesmente pra fazê-lo sofrer ainda mais para “pagar” por sua rebeldia, sua ousadia.

    Se alguém não souber como pode um ser humano sentir prazer com a tortura de outro, basta olhar pra esses psicopatas e pro que eles escrevem. Falta-lhes alma e sobra-lhes maldade.

  • http://jornalggn.com.br/noticia/a-troca-de-juiz-e-os-termos-da-prisao-domiciliar-de-genoino?fb_action_ids=718352531527898&fb_action_types=og.likes&fb_ref=.UpKlV6Tr1lk.like&fb_source=aggregation&fb_aggregation_id=288381481237582

    Caro Edu, nos estamos num regime de exceção ou numa democracia .Este julgamento e as atitudes do STF são vergonhosos, é preciso acabar desculpe pelo termo , mas, com esta PUTARIA , os partidos de oposição e o Povo Brasieliro tem que reagir a esta situação, para não ficar mais caótica do que esta.

  • POSSO GARANTIR QUE O QUE O INFORMANTE FALA É 100% verdade.
    Agora cabe ao sustema penitenciário (risos) garantir a segurança dos detentos em risco.
    Esse problema vale para o abdelmassih, para a suzanne richtofen, para a ana jatobá e por aí vai.
    A defradação miral dos presidios brasileiros é terrível. A privatização pode ser uma saída, sob liderança do estado. há experiências em andamento no Brasil.

  • Caro Edu;Eu penso que todo esse movimento de protelar atendimento a um preso sabidamente fragiilsado por doença grave,o espetáculo da prisão no feriado,troca de juiz e agora denuncia de ameaça á integridade dos demais presos políticos não passam de peças de uma sórdida armadilha urdida pelo abutres de sempre a espera de qualquer reação dos outros poderes cnstituidos pra cair matando=GOLPE !! Eles só querem um motivo… Pergunte ao Zé Dirceu o que ele acha dessa conspiração nada subterrânea….Não podemos ser ingênuos

  • Copie e divulgue este alerta, vamos defender a vida de nossos companheiros:

    TURMA DO MENSALÃO DO DEM NO COMANDO DA EXECUÇÃO DE GENOINO – Os petistas presos correm risco de vida, ainda mais agora que a turma do Menslão do DEM está no comando da execução de Genoíno e demais, esta coisa de “presos privilegiados” é na verdade uma campanha para colocar a população carcerária contra os petistas, o que poderá gerar uma grande revolta, o que sem dúvida poderá resultar em motins e assassinatos dos réus no interior do presídio

    http://www.jornalggn.com.br/noticia/pai-do-juiz-da-execucao-de-genoino-e-homem-de-confianca-de-jose-roberto-arruda

  • Eduardo, será que os outros ministros do STF não estão vendo o que o JB está fazendo com nossa Suprema Corte. Vão continuar sendo coniventes? Com estas decisões do JB, todo o STF fica desmoralizado e sabemos que lá existem (alguns) bons juízes.

  • A cada ato de resistência ( tentativa de imposição da lei ) ao despotismo, uma VENDETTA se sucede. Essa acho que foi pelo ardil de Pizzolato, e o medo de que possar dar certo. Essas ações não se interpretam na lógica comum, nem acadêmica das pessoas honestas. Todo mentirão no conjunto é uma grande vendetta. E essa agora, do capitão do mato entregar os quilombolas ao dono, para tortura-los exemplarmente, é uma faceta. Nos deixa a todos de mãos atadas, porque não sabemos lidar nesse mundo. Os próprios juízes honestos tinham que intervir nisso, sob pena de serem vistos como participes da organização, afinal, quem cala, consente. Não é à toa que até Cláudio Lembo e Yves Gandra Martins fizeram questão se se pronunciar, quiseram dizer _ me ponha fora disso. Quando a podridão é muito grande, todo mundo quer distância. E nós, que tememos a consumação final do golpe em curso, ficamos paralisados, só apelando a Deus que nos ajude.

  • Em 1954, em 1964 e agora em 2013, a direita conservadora e retrógrada brasileira sempre agiu da mesma forma: domina o noticiário, agrega as instituições da elite, incorpora o pensamento militar, excomunga as políticas sociais, só enxerga corrupção e bandalheiras entre os adversários, isola seus representantes políticos de qualquer investigação (antes a UDN, agora o PSDB), e vai impondo uma agenda negativa para derrubar tudo o que a incomoda, podendo ser a economia, ou a política de cotas sociais, o valor da moeda, o emprego formal, trombeteia que o povo está endividado, que a inflação fugiu do controle, que precisa aumentar juros, abrir o país para o capital privado internacional, cortar impostos, diminuir o tamanho do Estado, cortar salários do funcionalismo e segue uma longa lista de propostas que só faz derrotar o país e seu povo, deixando para as elites uma válvula de sobrevivência a esse caos que só pregam para a população.

    Qual a novidade? Nenhuma. A nossa guerra é permanente contra a direita, não acaba nunca. Mesmo quando vencemos uma ou duas eleições, temos que manter a guerra constantemente contra essa direita que não aceita outra coisa a não ser privilégio para as elites e escravidão para o povo.

    A eventual ação contra a vida ou contra a dignidade dos presos políticos da ação 470 é apenas mais um passo nessa longa empreitada dos poderosos de sempre.

    E não adianta achar que alguém vai aparecer para salvar a pátria. Da mesma forma, muitos indignados no passado ficaram esperando o salvador para não permitir a crueldade de se queimar pessoas em praça pública porque pensavam diferente.

    A primeira inquisição é de 1184, e todas elas duraram séculos. A inquisição portuguesa foi implantada em 1536 e existiu até 1821 – trezentos anos.

    A direita é isso: fome, miséria, perseguição, mentira, humilhação, assassinatos, exílios, prisões e masmorras, desde sempre!

    O Partido dos Trabalhadores e a Central Única dos Trabalhadores são os inimigos a serem combatidos e fuzilados, excluídos da história. As forças políticas que agregaram valor à implantação da democracia desde a Constituição da República de 1988 são inimigos associados do PT e da CUT. Todos devem ser abatidos.

    Só há uma alternativa: a luta do povo brasileiro para manter sua independência dessa corja de bandidos hipócritas travestidos de inquisidores que se julgam donos únicos do país e do mundo.

    A forma de lutar deverá ser adaptada taticamente de acordo com cada batalha.

    • BOMBA!!! BOMBA!!!! BOMBA!!!! BOMBA!!!!
      Dialogo de uma ligação “fictícia” entre um Ministro do STF e o Editor do jornal o Globo, doravante, denominamos o Ministro do STF como “JB” e o Editor do Globo como “Editor”:

      Editor: E aí “JB”, tudo bem! O que você manda;
      JB : Tudo bem coisa nenhuma, que merda de matéria foi essa na capa do jornal desse final de semana (24/11/2013);
      Editor: Mais “JB” isso foi para te ajudar e para ferrar os “petralhas” de uma vez por todas;
      JB : Cacete !!! Vocês não sabem que receberam cinco milhões e meio da DNA? ;
      Editor: “JB” o sistema Globo é muito grande, além do mais você é o nosso herói, o menino pobre que vai salvar o País;
      JB : Essa conversa afiada é para o “POVÃO” , para cima de mim não;
      Editor: fica calmo “JB” estamos com você para o que der e vier, certo? ;
      JB : Espero que sim se não vai todo mundo afundar comigo, a grande mídia e o MPF, também;
      Editor: “JB” não seja ingrato, vamos colocar os nossos comentaristas para te ajudar, o Merval, a Mirian e todos os outros;
      JB: Meu Deus, então eu estou ferrado mesmo, porque ninguém acredita mais nessa turma;
      Editor: calma, nos já elegemos um presidente e derrubamos vários, deixa com a gente, nós somos profissionais;
      JB : Bem, assim eu vou dormir melhor, um grande abraço!!!

  • Se alguma coisa acontecer com a vida dos condenados nesse “julgamento” farsesco, nesse conto da carocinha, nesse espetáculo teatral construído pela mídia e pelo STF(com a honrosa exceção de Lewandovsky), os responsáveis serão Joaquim Barbosa e os “ministros” do STF que apoiaram sua histeria despótica, a classe dominante brasileira e a mídia conservadora, principalmente a Rede Globo, veículo que de fato atinge a maioria da população e que tem o poder de fabricar os “sensos comuns” midiáticos, por mais burros e cínicos que sejam. Uma demonstração desse poder de emburrecimento foi a reporcagem de ontem do Fantástico que, primeiro sob a desculpa de “informar” sobre a Máfia do ISS fez tudo, menos colocar um centésimo de segundo de informação. Para começar, ao invés de relatar o caso; apontando seus verdadeiros culpados e citando os dois governos municipais em que os fatos ocorreram, José Serra e Gilberto Kassab; o “Fantástico” preferiu concentrar-se numa figura menor, um dos auditores acusados, que não tinha nenhuma relevância no esquema, sendo apenas um membro menor, e principalmente em detalhes novelescos, sem nenhuma importância para a Sociedade, de caráter estritamente particular do acusado. Assim, a desinformação do Fantástico centrou-se no uso que o acusado fez do dinheiro roubado, a maioria segundo ele gasto com seu “vício” em sexo(é óbvio que ele usaria tal desculpa para tentar livrar seu patrimônio da penhora) e nos problemas do auditor com a ex-mulher e a guarda do filho. Para completar seu cinismo, a Globo fingiu perguntar ao acusado sobre a “participação de políticos”, sem citar nomes ou partidos(É MUITA CARA DE PAU!)ao que o auditor respondeu suavemente, como as apresentadoras globais, não saber sobre tal participação, uma vez que os contatos com políticos eram feitos por seu superior, administrativo e no roubo, o Secretário Adjunto de Finanças. FINDO ESSE SHOW DE DESINFORMAÇÃO, A APRESENTADORA GLOBAL EMENDA A “MATÉRIA” COM UMA OUTRA “MATÉRIA” SOBRE O ESTADO DE SAÚDE DE JOSÉ GENOÍNO, DE MODO ABRUPTO, SEM QUALQUER APRESENTAÇÃO OU MANCHETE QUE INDICASSE AO TELESPECTADOR, DESINFORMADO DE UMA SOCIEDADE DESPOLITIZADA, TRATAR-SE DE UM NOVO ASSUNTO, DE MODO QUE SOMENTE OS INICIADOS EM POLÍTICA ENTENDERIAM QUE SE TRATAVA DE OUTRO ASSUNTO, PARA A ESMAGADORA MAIORIA DO PÚBLICO FICOU A IMPRESSÃO DE QUE JOSÉ GENOÍNO É UM DOS RESPÓNSÁVEIS PELA MÁFIA DO ISS. LOGO A GLOBO O CULPARÁ PELA ELIMINAÇÃO DO BRASIL NA COPA DE 2010. Ou seja, o o cinismo global praticou mais um crime de informação (que mereceria uma Representação no Ministério Público) e em breve poderá ser o responsável por um assassinato, junto com o desequilíbrio de Joaquim barbosa, um despreparado incapaz de ser sequer juiz de futebol, que na mais alta Corte do país serve fielmente à “elite” branca e racista que o desprezou, junto com todos os da sua cor, e continua a desprezá-lo. Devemos enviar às organizações internacionais de direitos humanos uma queixa não somente sob este processo, mas sob o claro plano da Rede Globo de Televisão para assassinar José Dirceu, josé Genoíno e todos os acusados no caso. Pesará sobre a Globo, e sobre todos os cães dos donos da mídiaque latem pela INTERNET em defesa dos interesses dos seus patrões, a marca de assassinos que, mesmo ante de algo acontecer e para evitá-lo, precisa ser gritada na frente das sedes onde se escondem esses bandidos.

  • Semana passada, ouvi o Zé Paulo de Andrade, da Band FM, o maior reaça do rádio brasileiro, defender a “não prisão” de condenados que não oferecessem nenhum risco físico a qualquer membro da sociedade.
    Na hora, achei o maior doidera, coisa de quem tinha um parafuso solto na cachola, e não pensei mais no caso.
    Coincidência, sincronismo mental, inconsciente coletivo, sei lá, ouvi de meu filho, grande cabeça, a mesma coisa: que presos que não oferecessem risco físico à população, não deveriam cumprir suas penas, com privação da liberdade.
    Mas, – e sempre tem um mas – a coisa não se encerra por aí, é claro.
    Roubou em benefício próprio, foi em nome de uma causa, foi julgado, condenado?
    Apurado o prejuízo, simples, a pena seria devolver o dinheiro.
    Qual foi o prejuízo, 10 milhões?
    Quanto pode devolver, no ato, qual é o patrimônio do cara?
    5 milhões?
    Separa uma casa pro cara e a família morarem, e o saldo, confisca, para pagamento de parte da dívida.
    E o que falta?
    Simples, vai trabalhar para pagar.
    Serviço comunitário remunerado, trabalho profissional, qualquer coisa, desde que possa ir saldando o débito.
    Ah, mas não vai dar pra pagar tudo desse jeito!!!
    Isso não importa, o que importa, é a medida educativa, e o sentimento da sociedade.
    Estou bancando a ideia.

    • Se o STF conseguir provar que houve desvio de dinheiro público no CAIXA 2 do PT, e nos apontar claramente o montante e de qual órgão público, EU PAGO ESSA CONTA, mas se eles não conseguirem provar ou provarem na base da ilação, eles é que pagam o total para mim. Que tal ?!?

      ANOS tuKKKânus LEWINSKYânus NUNCA MAIS !!! NO PASSARÁN !! VIVA GENOÍNO !! VIVA ZÈ DIRCEU !! VIVA A LIBERDADE, A DEMOCRACIA E A LEGALIDADE !! VIVA LULA !! VIVA DILMA !! VIVA O PT !! VIVA O BRASIL SOBERANO !! LIBERDADE PARA JULIAN ASSANGE, BRADLEY MANNING E EDWARD SNOWDEN JÁ !! FORA YOANI e MÉDICOS COXINHAS !! ABAIXO A DITADURA DO STF DE 4 PARA A GLOBO !! ABAIXO A GRANDE MÍDIA CORPORATIVA, SEU DEUS ‘MERCADO’, LACAIOS & ASSECLAS !! CPI DA PRIVATARIA TUCANA, JÁ !! LEI DE MÍDIAS, JÁ !! “O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO – O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

      • Acho que eh o caso combinar melhor com os ministros do STF essa estoria de que o Visanet nao era dinheiro publico, pois a votacao que condenou Pizzolatto, por exemplo, foi de 11x 0 nessa questao (peculato e corrupcao passiva).

  • O regime de prisão especial AINDA é reservado no BRASIL a detentos que possuam curso superior completo e que não tenham tido suas condenações transitadas em julgado.

    A prisão especial dada em cela especial conta com regalias que outras não tem, como direito a TV e banho quente.

    Pra CASOS de risco de vida ao detento regular, já condenado, estabelece-se comumente o regime diferenciado (o tal seguro) aonde é estabelecido horário pra visitação e banho de sol diferentes, sem qq outro tipo de regalia prevista em lei como, direito a dar entrevista, a receber comida, banho ou outro tipo de conforto diferenciado, como assistência médica privilegiada etc.

    Por qq angulo que se olhe, a existência das ditas PRISÕES ESPECIAIS, por ofenderam a cidadania e igualdade entre as pessoas, já foram condenadas por todas a s correntes políticas, tanto de esquerda como de direita, embora a maioria não mexa uma palha pra extingui-las de vez.

    No caso de prisão em regime aberto e/ou semi aberto o país já conta com tecnologia acessível para que TODOS os condenados cumpram suas sentenças vigiados remotamente por satélite, rádio e/ou telefonia celular, com o uso de tornozeleiras que garantam à justiça que as regras sentenciadas estão sendo cumpridas

    ..aliás, o USO DE TORNOZELEIRAS eletrônicas, é o que se espera que seja aplicado a todos os condenados que se enquadrem neste regime semi aberto e/ou em domicílio.

  • O escárnio a que o partido tem sido submetido pelo do braço estatal da direita em conluio com o pig e as bestas-feras das redes sociais está testando os limites da militância. Sem dúvida querem criar um clima de confronto para o ano eleitoral.
    Não há necessidade do PT cair na provocação da direita. O que governo tem que fazer é exigir o cumprimento da constituição. O ministro da justiça não pode se omitir diante dessas arbritariedades todas.
    O governo pode e deve ter uma atitude firme sem ter medo de ser acusado de “proteger mensaleiros”. Isso não vai ter efeito eleitoral nenhum. As Ramizas e Decios não votam no PT nem se Jesus Cristo sair de vice da Dilma. Esqueçam eles, são minoria

    • Caro Juliano…

      Décio e Ramiza não votariam em Dilma mesmo se Jesus Cristo fosse seu vice, por que o PIG e a oposição os influenciaria.

      Imagine as manchetes…

      Na Revista Veja: “JC sugere que honestos apedrejem desonestos.”

      Na folha: “Jesus realiza operação fraudulenta multiplicando cinco pães por mil.”

      No Estadão: “O vice de Dilma, JC é tão inepto que nem sabe nadar por isso anda sobre águas.”

      Na Globo: “JC incomoda o merecido repouso de cidadãos trazendo-os de volta à vida.”

      FHC: Assim não pode, assim não dá! “Esse vice da Dilma é o próprio anticristo.”

  • Até quando o presidente do STF continuará cometendo abusos e os seus pares do tribunal continuarão calados sem nada fazer??…….Ou será que estão com medo do sr. JB que é novo Luiz XIV da nossa era moderna??….Vários juristas e intelectuais renomados estão insinuando que devido a tantas falhas no julgamento da ação 470 é possível e cabível até um impeachment do presidente do STF, fato que até hoje em nossa história não aconteceu…..mas devido aos abusos do poderoso JB que acha que está acima do bem e do mal isso poderá ocorrer…..

    • O Joaquim Barbosa mandou processar o Luis XIV, pois ele tem certeza que o rei francês o plagiou!!!!

      O Joaquim Barbosa disse que a lei é ele e mais ninguém. Isto mostra até onde vai a sândice do Barbosa. Daqui a alguns dias ele vai dizer que é o presidente Jânio Quadros, só espero que o covarde, prepotente e arrogante Barbosa repita o gesto insano de Jânio e renuncie!

  • Rio de Janeiro, 25 de novembro de 2013

    No Brasil, alguns deputados e senadores tem bandeiras, mas não conheço nenhum, que se preocupe com os velhinhos abandonados do Brasil. Ano que vem tem eleição, e só vai levar o meu voto, quem realmente se preocupar com o bem dos nossos idosos, pois essa situação é vergonhosa.

    PROJETO: ACOLHIMENTO (HOTEL) CARINHOSO

    Caros amigos (as) o Brasil está envelhecendo e os governos não estão trabalhando unidos, para tentar resolver um grande problema o caso dos idosos sem família, que vivem abandonados e jogados em abrigos sujos. ou internados em emergências de hospitais públicos, tirando a vaga de outras pessoas, que também precisam de tratamento. O idoso sem família e um ser, sem voz e sem direitos, que infelizmente no nosso país não tem nenhuma ajuda, por parte dos nossos governantes. Pensando nisso, gostaria de sugerir o Projeto: ACOLHIMENTO (HOTEL) CARINHOSO onde o governo construiria pequenos hotéis, para a turma da terceira idade, que não tem família, onde com uma parte do seu salário, essa turma possa viver com dignidade. Essa política para a terceira idade tem que ser implementada com urgência, pois no Brasil quase tudo é deixado para mais tarde. Para administrar e comandar esses hotéis o governo colocaria algumas freiras, que já fazem esse serviço de ajuda aos idosos sem muita ajuda dos governos.

    Atenciosamente:

    Cláudio José, um amigo do povo e da paz.

    • e tu também, vovô q lati!
      Quando é que vai explicar a tua convivência com o OQ?
      E nem me venha com esta de que já prescreveu, porque não cola.

  • NO BLOG DO EMIR SADER FOI PUBLICADO UM TEXTO DE MUITA UTILIDADE N OS DIAS DE HOJE, UM VERDADEIRO RETRATO DE ALGUNS PODEROSOS DO NOSSO BRASIL.O TÍTULO É : O PODER E O CARÁTER , vale a pena ler.

  • Eduardo e Companheiros…

    Vejam a desonestidade do Yahoo.

    http://br.noticias.yahoo.com/aumenta-o-n%C3%BAmero-de-latroc%C3%ADnios-na-cidade-de-s%C3%A3o-paulo-171850031.html

    Título da matéria: “Aumenta o número de latrocínios na cidade de São Paulo”

    E na foto, em primeiro plano, Haddad. Na parte descritiva nenhuma menção ao PSDB, apenas Alckmin se desculpando esfarrapadamente e jogando a culpa no armamento que entra ilegalmente no Estado.

    Se puderem façam algum comentário nesse site vagabundo.

  • Isso tudo por mais incrível que possa parecer em plena democracia e governo do PT é tão real, pois a Casa Grande domina a mídia e a justiça, na forma de monopólio, que Cristiano Paz, sócio de Valério, após ter solicitado transferência para Minas, voltou atrás e quer permanecer em Brasília por questões de segurança.
    A mídia confessa de oposição, que se planeja de forma unitária no instituto do millenium, investiga, da voz até a bandidos, sendo a favor, indicia, agenda o julgamento, o trâmite do processo, acusa, condena, prende e cria condições para serem executados e mortos.
    E tem gente que ainda goza de prazer com essa aberração medieval tecnológica. Ou o Brasil acaba com a Casa Grande ou a Casa Grande deixa o Brasil no atraso para sempre.

  • porque será que os piores canalhas da nação estão todos querendo também a prisão de lula e dilma ? ALÉM DISSO . ELES NEGAM O CARATER POLÍTICO DAS PRISÕES DOS PETISTAS QUE MAIS FIZERAM BEM AO BRASIL. GENTE SEM A MENOR AUTORIDADE MORAL ESTÁ AGORA A VOCIFERAR CONTRA O PT. O PRINCIPE DA PRIVATARIA E SEUS FIEL ESCUDEIRO SERRA SÃO BONS EXEMPLOS.

  • Edu, estamos esperando um artigo seu sobre a apreensão pela PF de 450 quilos de cocaína, quando eram transportados em helicóptero pertencente a empresa do deputado estadual Gustavo Perrela (Solidariedade-MG), filho do senador Zezé Perrela (PDT-MG).

  • Nossa Senhora Aparecida mostrará e livrará os amigos do povo das garras dos leões.Eles pensam que Nossa Senhora não está agindo? Ela vai mostrar que a mídia está sendo perversa e tudo que ela faz volta para ela mesma !!!!

  • PETISTAS,POlíticos de verdade,JURISTAS nobres,HOMENS e MULHERES de BEM:mostrem a todos quem foram e o que fizeram nossos companheiros José Genoino e Zé Dirceu na luta contra a DITADURA!!! Não deixem a MIDIA mesquinha destruir a nossa MEMÓRIA e a JUSTIÇA!!!As novas gerações e o povo precisam saber!!!Ou serão cúmplices de um linchamento moral e até f´sico:quem garante a vida de Genoino ,doentena prisão?????ONDE ESTÃO OS DIREITOS HUMANOS???

Deixe uma resposta