Foi o melhor Natal da história, mas a mídia diz que foi o pior

Análise

Nunca antes na história deste país o comércio vendeu tanto quanto no Natal de 2013. Os shoppings e as ruas de comércio foram ocupados por verdadeiras massas humanas. Encontrar vagas nos estacionamentos foi praticamente impossível. As filas para pagar pelas compras foram quilométricas. A avidez do consumidor brasileiro continua crescendo sem parar.

Apesar do que todos os que saíram para comprar sentiram – e comentaram entre si enquanto esperavam nas lojas para ser atendidos ou para pagar pelas compras –, os grandes meios de comunicação, no primeiro dia útil após o Natal, elaboraram manchetes que induzem o público a crer que o país está terminando 2013 a pão e água.

Como todos neste país, o blogueiro também foi às compras. Enquanto tentava “laçar” um vendedor para atendê-lo ou enquanto mofava nas imensas filas que se formaram nos caixas, ouviu várias vezes uma frase que você, leitor, também deve ter ouvido: “Isso é porque estamos em crise”.

A frase em questão quer dizer que, apesar de vermos a mídia alardear diariamente que o país está empobrecido, endividado e estagnado, o que o cidadão comum percebe em seu dia a dia é que todos estamos com o poder aquisitivo nos píncaros da glória e que o problema, na verdade, parece ser falta de oferta de produtos e mais lugares para comprar.

Não foi por outra razão que, segundo o jornal Folha de São Paulo, ao longo de 2013 foram inaugurados nada mais, nada menos do que 38 novos shoppings contra 27 em 2012.

O site Brasil Econômico mostra que o faturamento desses centros de compras também cresceu bem em 2013. Em 2012, os shoppings faturaram R$ 119,5 bilhões e, em 2013, R$ 132,8 bilhões, um crescimento de 6,95% deste ano para o ano passado contra um crescimento de 10,65% de 2011 para 2012.

Esse dado desmascara a pegadinha armada pela mídia de oposição ao governo federal, que distorceu os dados descaradamente para tentar enganar aqueles brasileiros que foram às compras alucinadamente, brandindo seus cartões de crédito e débito na esperança de atrair algum vendedor nas lojas de comércio lotadas.

Matéria de capa da Folha de São Paulo de 6ª feira (27 de dezembro) diz que “(…) Vendas de shopping ficam estáveis sem levar em conta os novos empreendimentos (…)”. Com base nessa manobra, o jornal excluiu da conta os 38 novos shoppings de 2013 sem excluir os 27 novos shoppings de 2012 para, ao fim, concluir que o crescimento nas vendas foi de “apenas” 2,7%.

Como a cada ano da última década as vendas de Natal sempre superaram as do ano anterior – e como neste ano não foi diferente –, o dado concreto é o de que 2013 teve o melhor Natal da história do país.

Em 500 anos, o comércio brasileiro nunca vendeu tanto nesta época do ano. Mas a tramoia midiática vendeu um crescimento menor nas vendas como sendo “o pior Natal em 11 anos” quando o correto seria dizer que as vendas não cresceram em 2013 tanto quanto cresceram nos anos anteriores, mas que continuam crescendo.

O mais ridículo em tudo isso, porém, está sendo a avaliação de que teria se “esgotado” o modelo econômico baseado no crescimento do consumo, o que não passa de uma invenção, pois o modelo de crescimento do Brasil é baseado na inclusão no mercado de consumo, sendo este apenas uma decorrência daquele.

Segundo a mídia, o Brasil não tem mais para onde crescer com base na entrada de consumidores no mercado. É uma sandice tão grande que se chega a duvidar que tenha sido dita. Como é possível que um país com tanta gente que não consegue consumir mais do que o básico não tenha mais como crescer incluindo quem ainda não pode consumir?

Se isso fosse verdade, significaria que o Brasil acabou com a pobreza e com a miséria, o que, infelizmente, está longe de ser verdade, apesar da forte inclusão dos mais pobres no mercado de consumo de massas que os governos petistas começaram a construir ao longo da última década e que, por certo, está longe de ter chegado ao ponto ideal.

96 comments

          • Caro Carlota Silva

            O livro A Privataria Tucana do Jornalista Amauri Junior não diz nada sobre Lula, mas é farto em documentação contra Serra.

            O Chefe, de Ivo Patarra, foi um dos primeiros livros escritos para tentar desconstruir a imagem de Lula, mas é tão tosco que nenhuma editora quis publicá-lo, por isso está à disposição na rede para Download e qualquer idiota reacionário que queira aumentar seu cabedal de argumentos pode baixá-lo.

            Assassinato de Reputações é o livro que foi escrito por um Ghost Rider para o filho de Romeu Tuma, “o Tuminha” que foi secretário da justiça do Governo Lula, mas foi pego em flagrante atolado até o quepe com a máfia chinesa.

            Observação importante: o livro de Patarra tanto quanto o de Tuminha trazem apenas impressões pessoais de seus autores ou supostos autores, e nenhuma prova das afirmações.

            O Livro “O Príncipe da Privataria” do jornalista e escritor Palmério Dória não faz alusão alguma a Lula, só a FHC.

            Então… Será que você poderia explicar porque Lula deveria estar na Papuda?

            Bem… Só se você estiver se referindo a Lula ir visitar os companheiros injustamente condenados, aí você tem razão, mas nesse caso Dilma também deveria comparecer à Papuda. Bem como Rui Falcão, Haddad, Paulo Bernardo, Suplicys, etc… Afinal, sem Dirceu possivelmente nem seríamos governo.

    • Como todo covarde, verme fascista, esse niro esconde o nome. Como sempre, agindo às escondidas, na calada da noite, sorrateiramente, batendo com uma mão escondendo a outra, traiçoeiramente, batendo a carteira e gritando pega ladrão, traindo, inventando, omitindo, mentindo, esses são os valores desses vermes. Canalhas fascistas, nunca mais!!!! Só quero ver a cara desse verme no final, em outubro, de 2014.

    • Com os políticos na cadeia, como a sociedade deve ser governada? Pela guerra? Pelo facebook? Ou quem sabe por Niro, o Supremo rei Supremo da Suprema honestidade? Ou quem sabe pelo Joaquim Barbosa? Só que para isso ele terá que ser político, e como você disse, terá que ir para a cadeia.

      Observação: Edu, o 8º parágrafo precisa de ajustes. Consta 3ª feira (27 de dezembro). 27 de dezembro é hoje, sexta-feira.

  • Tudo isso para colocar em pé o ovo de colombo deles(se ganharem a eleição) de que é preciso arrochar o salário e aumentar o desemprego,além de acabar com as politicas de inclusão social.

  • Esses canalhas da mídia usam mensagens subliminares querendo engambelar os leitores e ouvintes de uma forma que parece que estamos vivendo os piores anos, as maiores crises sendo que é tudo ao contrário. Cambada de golpistas que sem o poder, tentam manchar a imagem do governo. Dilma vem aí novamente em 2014!!!

  • Sr.Edu

    Renovo meus parabéns ao feliz vovô.

    Novamente peço perdão.
    Pretendia,de minha parte,preservar a intimidade de seu momento familiar.
    Quem é esse cara ??? –comentário curto e irrefletido.
    Tento me justificar para o Amigo, e ser didático para os demais.

    —Sobre TROLLS, Agitação e Propaganda Política.

    Militante do PSTU é um TROLL !!

    Qualquer ativista político que ouviu falar do Leninismo
    conhece a fórmula clássica Agitação e Propaganda.
    Até os stalinistas sabem que uma sem a outra
    é um erro grave no método dialético.

    —Grosso modo comparado com o PIG.

    Agitação:–Palavras de ordem, frases feitas, destacam e apontam
    os fatos e as lutas mas não explicam em profundidade — MANCHETES.
    Ex: Diretas Já, Fora Collor e o FMI, Reforma Agrária Já.

    Propaganda:–O conteúdo relata fatos mais detalhados,expõe contradições,
    analisa causas,desenvolvimento,consequências imediatas,
    especula com versões e prognósticos. –O “corpo” da notícia.

    —A PROPAGANDA é a parte mais nobre da comunicação operária.
    Paciente,constante,generosa consegue educar politicamente os demais
    trabalhadores e desperta em sua vanguarda a consciência de classe
    imprescíndivel para as lutas operárias,por fim esclarece o INIMIGO de classe,
    revela o fedor MacDonaldo da BURGUESIA.

    O Troll/Amálgama “Militante do PSTU”,SÓ AGITA,não discute propostas,
    não defende programas políticos, só ameaça:

    –Não vai ter COPA!! ,rebaixando-se no nível da Direita Raivosa.

    Mesmo o fato, deste espaço virtual assumir a função de um
    Grupo Político-Terapêutico,dedicado a classe média progressista,
    pela própria natureza de um BLOG incapaz de transcender para o mundo real,
    e de interferir na POLÍTICA das ruas e nas suas organizações,
    Permanece como um campo político.

    A partir desta premissa,por que se a intenção era apenas recreativa,
    usar esta assinatura e não um nome próprio como Nahuel,por exemplo ???
    “…só o Sombra, sabe…”

    Por que a recusa ao Debate, por que nega a PROPAGANDA ???

    Um “soldado de Leon” sem programa político, ABSURDO !!!

    Qual mente degenerada,dissimulada e PICARETA gestou este
    Amálgama stalinista repaginado ???

    —Poreḿ conseguiu o seu objetivo principal, confundiu e criminalizou !!!

    Algumas respostas apaixonadas dos companheiros, foram contra não só
    contra o TROLL/Amálgama; expandiram-se num crescendo que englobou,todo o PSTU,
    outros partidos do campo operário PSOL, PCB, Causa Operária;
    as legítimas mobilizações populares.
    Temi que sobrasse até para os Bolcheviques Russos e para a Teologia da Libertação!

    Mas foram poupados,
    junto com os stalinismo do PCdoB,coligado eleitoral.

    —As urnas,elegeram Maduro dos Bolivarianos,porém,
    foram as ruas de Caracas que garantiram
    sua Posse como Presidente Legítimo.

    “El mismo que sucedió, al Gigante, mi Comandante Hugo Chávez”

    —A pergunta que me angustia:

    Como um único Amálgama conseguiu,
    o que os TROLLS/PIGagaios não conseguem,
    como conseguiu que os leitores do blog,
    cuja imensa maioria simpatiza com o campo da esquerda democrática,
    engolissem tão fácil a isca???

    Escrevi para facilitar o reconhecimento de um AMÁLGAMA, outros virão…

    “Hasta la victória, siempre”

    Fraternas Saudações Democráticas.

    • Desculpa she voce nao concorda com a minha idelogia, mas dissimulado eh o Lula que se fantasiou de operario e vendeu o Brasil aos neoliberais, alem de viver aos beijos e abracos com a velha oligarquia de sempre: Sarney, Michel Temer, Maluf e ate mesmo -PASMEM- Delfim Netto! O pior cego eh aquele que nao quer ver.

  • Esclarecedor. Li a matéria do jornal hoje no trabalho e fiquei também intrigado.
    Já no que se refere ao crescimento econômico, devemos concordar que numa visão de mais longo prazo, além do aumento do crédito e da distrbuição de dinheiro para a população-iniciativas válidas- devemos pensar em realmente bombar a produção intelectual e científica, com criação de produtos de alto valor agregado, associada à grande poder de compra a população, para que o governo não tenha que se meter mais.

      • Calma aí Kaspar o Nigro é de sua laia.

        Não é de bom tom agredir a um colégua, até porque, os mesmos ideais escusos os movem.

        Agora seja cordato e peça desculpas ao Nigro por ter rosnado pra ele.

        • Sr. Wilsoleaks Alves

          1) O Fim do Capitalismo do Sr. R. Locatelli , concordamos G E N I A L !!

          2)Não é uma crítica, nem reclamação, mas seria divertido, ler até onde iriam chegar.

          Fraternas Saudações Democráticas

          • Pois é Mauricio, certos “analistas” – o Sardenberg, por exemplo – agora teimam em dizer que “o modelo econômico baseado no consumo está esgotado”.

            Aí eu sou obrigado a concluir: eles são contra o capitalismo!! Esse Sardenberg quer transformar o Brasil em Cuba!! Então por que não vai logo embora pra Cuba, em vez de ficar falando contra o modelo capitalista?

            Brincadeiras à parte, eu sou a favor do socialismo, mas socialismo com direito a todos terem acesso a bens de consumo. Cuba só não tem esse acesso por causa do bloqueio econômico, e não porque exista alguma restrição “ideológica”.

            Quando acusavam Brizola de ser “contra a propriedade privada”, ele respondia:
            – Sou tão a favor da propriedade privada que quero que TODOS tenham direito a ela, e não só uma minoria.

            Abraço!!

          • É verdade, Mauricio, eu acabei por estragar uma oportunidade impar de vermos dois reaças se descabelando e unhando toda, mas… Credite isso à minha ansiedade quase juvenil.

            E, amigo Maurício, você não precisa me tratar por senhor, nem meus netos me tratam assim.

            Somos parceiros de luta e estaremos juntos em defesa de nossa Nação sempre.

            Um enorme abraço do amigo Wilson.

      • Na Europa, eles estão realizando esse sonho. O resultado é o que estamos vendo: boa parte do povo está comendo o pão que o deus-mercado amassou. Ou nem isso…

    • Cara vcs tão muito irritadiços.
      Certamente que o o consumo , enfim a demanda, é importante.
      O que se discute é que talvez o consumo estimulado pelo governo da maneira que está possa precisar de ajustes. Arrogancia nao serve. Parem de espernear, sapatear, que frescura.
      O tal consumo induzido pelo governo com incentivos é paliativo. Curto prazo. Vai demorar mas investir mais em desoneração tributaria, queda de juros, desburocratização, enxugamento da maquina publica, boas privatizações, melhora da infraestrutura são o caminho. Mas demora e não ganha eleição.
      O governo agora inventou aumento do IOF no cartao de debito. Ao inves de parar de torrar grana com caviar, hotel 5 estrelas, comitivas gigantes, vinho caro. Ao invés de inventar ministérios fracassados preenchidos por imbecis…. Não. Melhor pegar mais grana. Assim são as estatais- faltou grana, o povim paga.

      • Sr. Nigro.

        Por favor cite em qual País estas políticas neo-liberais deram certo.

        As correções de rumo para políticas Neo-liberais , podem se muito
        corretamente aplicadas transformar desastres em catastrofes, se
        incorretamente aplicadas vice-e-versa.

        Nesta altura do campeonato, QUEM na verdade continua esperneando,
        porque não quer dar o braço a torcer ???

        Saudações Democráticas.

  • No Brasil as coisas vão tão mal que esta´difícil até no interior encontrar domésticas, manicures. Segundo uma cabeleireira elas estão nas industrias. Industrias que estão no interior graças ao presidente Lula. Shoppings em várias cidades. Essa direita só ganha eleição no golpe e é o que vão tentar em 2014. Acorda DILMA.

  • Os serviçais da elite mais burra do planeta estão empregados por mais uns poucos meses. Quando a elite constatar que perdeu a eleição será o barata voa nas redações e “casting” em geral da mídia. Para tanto teremos um ano difícil até 3 de outubro depois será beleza.
    FELIZ ANO NOVO EDUARDO E DEMAIS COMENTARISTAS. EDUARDO, ESPERAMOS SUA VISITA AQUI EM FLORIPA ( curral da direita mais burra…)

    Rogério Neibert Bezerra


  • “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” * Joseph Pulitzer.


    “Se você não for cuidadoso(a), os jornais farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo.” * Malcolm X.



    Ley de Medios Já ! ! ! . . .



  • O crescimento da mídia alternativa é diretamente proporcional à decadência da mídia oligopólica.

    Cada dia que passa mais gente nota o quanto é pusilâmine a mídia oligárquica.

    Ela vai terminar seus dias falando apenas para a pequena parcela da população que não quer ver e crer na realidade.

    DO SITE AMIGOS DO PRESIDENTE LULA:

    Mas numa coisa o Estadão tem razão. O jornalão em si teve o pior natal de sua história. Em grave crise financeira, colocado à venda nem acha comprador.

    Tive a curiosidade de consultar o midia kit (prospecto usado para vender anúncios aos anunciantes), para ver a quantas anda a circulação do jornalão. Parece que desde outubro de 2012 eles não tem informações boas para dar nem aos anunciantes, pois a última circulação informada foi desta data, há um ano e dois meses atrás. Desde então preferem esconder o número atualizado.

    Fonte: Instituto de Verificador de Circulação- outubro de 2012:

    Domingo: 263.951 exemplares venda avulsa 21% assinatura 79%
    Dias úteis: 197.636 exemplares venda avulsa 10% assinatura 90%

  • Pois é, foi “o pior Natal em 11 anos”. Mas, como observou o Nassif, o comércio vendeu mais do que em 2012, portanto essa afirmação é uma bobagem. Acho que nem Homer Simpson seria tão idiota a ponto de engolir essa manchete.

    Além disso, até aquele jornalecão teve que noticiar: comércio eletrônico cresceu 41% em comparação a 2012.

    A carcomídia tentou vender a ideia de que todo mundo só faz compras em shoppings. Mesmo assim, considerando-se que as vendas nos shoppings cresceram 6%, não há como não rir da mentira dessa mídia. Mentiram porque são panfletos partidários da oposição e sonham em eleger o nobre senador Menino do Rio.

    Quanto à outra bobagem que falam, que “o modelo baseado no consumo está esgotado”, queria alertar que o tal “modelo baseado no consumo” se chama CAPITALISMO. Funciona assim: as empresas produzem, o comércio vende e a população compra. Será que esses “analistas” são de esquerda e querem acabar com o capitalismo?

  • Como é abjeta, nociva e mentirosa essa nossa mídia.
    Se apequena em suas próprias “informações”. O castigo virá.
    Quem viver verá.
    Aqui na minha cidade, no dia 24 houve engarrafamento de carros e de
    gente. Não havia espaço para se entrar na lojas. O comércio funcionou
    até a madrugada e depois do estoque zerado.
    Mente; cambada!

  • Assistindo o JN agora estou com vontade de gritar. Me subiu o sangue. Ao perguntar aos meus pais que acreditam em tudo que o Bonner fala, se eles acham que o Brasil, a economia está indo mal, ouço da minha mãe ” não, o Brasil tá crescendo…” e o meu pai “daonde, tá tudo indo bem”. Aí eu perguntei pra eles: “Então porque esses bosta tão dizendo que o Brasil tá afundando, quando o mundo inteiro passa por crise, e nós estamos bem????”

    • Os dados:

      – Vendas na internet CRESCERAM 41% em 2013.
      http://migre.me/hbNDj

      – Vendas em shoppings CRESCERAM 5% em 2013.
      http://migre.me/hbNC3

      – Vendas em lojas de rua CRESCERAM… ? Os dados estão sendo coletados. Em Porto Alegre, por exemplo, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul contabilizou AUMENTO REAL DE VENDAS (descontada a inflação) de 8,54%.
      http://migre.me/hbNPr

      Enquanto isso, na Europa…

    • Não tem capacidade de empreendedor. Se voce morasse na europa, hoje estaria comendo capim. Agradeça ao lula por estar comendo 5 vezez ao dia, ingrato.

      • Acho que você não entendeu. Esteve longe de ser “o melhor natal”. Não só eu, mas vários lojistas de diversos segmentos também tiveram queda nas vendas. Não dependo de Lula ou de governo nenhum para tocar meu negócio, vim sozinho da Bahia há 20 anos e construí tudo sozinho. Quem não tem comércio não sabe a dificuldade que é manter um negócio no Brasil.

        • Mesmo se essa noticia fosse verdadeira, como se explicaria a grande massa humana nas ruas e dentro de todos os estabelecimentos país afora? Parece que consumo é só nos grande s shoppings! eu mesmo não consumi nada em lojas convencionais, gastei um bom dinheiro com material de construção. emfim! não acredito nessa matéria da globo..

  • O pig fala por ele, aqui o Estadão vive telefonando oferecendo assinatura, a foia no meu mail (oferece 20 dd. gratis) a veja com 20%, nem assim quero. Como diz meu filho “não quero me emburrecer”.

  • Caro Eduardo, amigos desse blog,

    A estatística é a arte de se mentir com números. Ponto. Até aí tudo bem, exceto pelo fato de quem está manipulando esses números são aqueles que deveriam ter um compromisso com a verdade. Não têm. Mas aí vem a pergunta: Por que?
    Não tenho uma resposta, tenho quase uma dezena delas. Mas o que mais me intriga nesse processo é a sede do poder pelo poder. Sim, pois não é só por dinheiro que isso está acontecendo. Quando se pega os resultados acumulados neste ano que finda com um verdadeiro boom de consumo e satisfações pessoais e se tenta fazer pensar que os fatos não são bem assim, de que o que realmente se passa é a beira de uma catástrofe,… péra aí… é chutar a inteligência dos leitores deste verdadeiro tablóide. Imaginar que os mesmos já beberam direto da fonte do poder em várias fases da história deste país. Isso não lhes dá o direito de tripudiar da inteligência e do bom senso. São pessoas crescidas em berço de ouro e que viveram próximos do piores momentos da história deste país, verdadeiras trevas, seqüestros, perseguições, injustiças, desemprego, falta de esperança.
    Os mesmos têm o direito de optarem por uma bandeira partidária. Mas daí, substituírem os partidos de oposição se valendo de um meio cuja principal virtude é a busca da verdade, jogar fora todo e qualquer princípio ético para mentir, tripudiar, é algo que foge do bom senso, um desperdício de energias que poderiam ser canalizadas para plantar um círculo virtuoso.
    Nosso país está prestes a se tornar exportador de petróleo e isso será canalizado para saúde e educação. O que essa próxima geração dirá sobre essa aberração jornalística de hoje?

    Douglas Quina
    Mogi Guaçu

  • Edu, um pouco atrasado, mas ai vai: parabés, vovô. No mais, é de se ver que o problema de nossa mídia é de caráter, ou da falta dele. Dizer que o natal foi “o pior em 11 anos” é uma forma calhorda de dizer a seguinte verdade: “embora tenham crescido menos que nos anos anteriores, ainda assim as vendas cresceram …. No Jornal da Globo, uma “repórter” afirmou que ” as venda cresceram, MAS o crescimento foi MENOR… ” e etc.etc.
    Vai ser assim até outubro de2014. E vai piorar depois, com a vitória de Dilma. Olha lá se não convocarem americanos “defensores da democracia” com seus rejeitados super hornets para arrancar Dilma do Palácio do Planalto à força. Enfim, feliz 2014, agora com o novo membro da família. Abração.

  • Ola Edu!

    Eu já falei algumas vezes e vou repetir,
    tem muita gente que não tem acesso a
    internet, então, estou falando asneira?
    Não seria o caso de cada leitor fiel, vir a
    tirar 10 cópias cada um, do texto para
    esfregar na cara de reacionários e ou
    passar a pessoas mais simples, inocentes políticos
    para ajudar a clarear a mentes desses
    pobres desinformados?
    Somos 700 pessoas que leram isso,
    então seriam, mais 7000 visitas, fora do
    eixo, alias o sistema de cópias poderia ser
    batizado de ” sistema fora do eixo”. Pense
    7000, 70.000 mil é possível igual acontece em
    marketin Multinivel e tem um outro sistema
    chamado marketing viral.
    como há possibilidade de a idéia ser roubada
    me passe a resposta via e-mail. Preciso
    de uma resposta, não é??

  • Caro Eduardo e demais

    O Brazil está caindo, os telejornais perdem telespectadores, a grande mídia perde assinantes, em 2014, quem sabe, SP deixará de ser tucana, será eleito um novo governador, de preferência do PT. Quer dizer, o Brazil, realmente está perdendo, mas o povo estará ganhando.
    Enquanto esse Brazil cai, um outro Brasil se levanta.
    A mídia faz a sua parte nessa guerra, e cada dia mais fica desacreditada. Os fato são teimosos, eles insistem em ficar.

    Saudações

  • Em 2013 foram inaugurados 38 shoppings. Em 2012 foram 22, se não me engano. Há 153 shoppings centers em construção que devem ser inaugurados nos próximos quatro anos. Dá uma média de 38 por ano, isso se não começarem a construir maIs shoppings (o que é bem provável).

    Segundo os jornalecões, esses empresários que investem em shoppings estão todos loucos.

    Se você é empresário e está escondido embaixo da cama com medo das previsões da urubologia, saiba que você será ultrapassado pelo seu concorrente mais esperto. Ele lhe tomará o mercado.

    • Locatelli,

      Esta de que os empresarios que vão abrir shoppings estão loucos me faz lembrar um caso que me ocorreu por volta de 1989/1990.

      Naquela época se espalhou um boato de que o mundo iria acabar, e por aqueles dias eu estava prestando um serviço em uma grande empresa de Diadema, a Prensas Schuler. Esta empresa fabrica máquinas que levam de dois a quatro anos para serem fabricadas, além de, no mínimo seis meses para serem montadas no cliente.

      Ao saber disso, perguntei ao funcionário que me acompanhava se valia a pena continuar trabalhando se dali a algum tempo o mundo iria acabar….

      Ao que ele me respondeu: se todos os empresarios que trabalham com perspectivas de medio e longo prazo se preocupassem com boatos sem nenhum fundamento, fechavam sua empresas e aí sim haveria uma grande chance de o mundo acabar!

      Depois desta aula e partir deste dia mandei todo e qualquer boato para aquela lata onde estas asneiras devem ser jogadas : a do lixo!

      forte abraço!

  • Como se sabe o atual (a) Bordel da 09:00 da rede primplim tem falado e feito imagens o tempo todo da rua 25 de março. Existe associaçao dos comerciantes da 25 tb. (que é concorrente da congenere do bairro do Brás).
    Certamente tudo isso nao foi gratis etc. Ocorre q nessa rua a maioria é arabe libanesa e adjacencias. Vai dai que aberraçao ultra unilateral e importada do conflito israel-palestina pegou tão mal.

  • Temos cá pra nós que, se o governo dilma fizer uma pesquisa qualitativa no BF de dez anos, no aumento localizado do SM e seus efeitos economicos regionalizados…
    Depois executar um novo sopro quantitativo como qualitativo nos programas principais, a nossa direita poderá ter uma nova surpresa desagradavel em 2015/16/17…
    E mais renda via pressao da taxa de nosso ( pleno) emprego.
    Mais crescimento e renda que ela não sabe de onde veio.
    Afinal o BF sao somente 0,46% do PIB. Pois é. agradeço aos ceus todos os dias por ter inimigos meio burros.

  • Manchete da Folha de São Paulo em 26/12/2001 (último Natal da era FHC):

    “Comércio de São Paulo “festeja” queda de 2% nas vendas

    Para quem esperava uma queda nas vendas de até 5% em relação a 2000, o Natal deste ano foi bom. A avaliação é do presidente da Associação Comercial de São Paulo, Alencar Burti, ao prever que as vendas foram 2% menores do que as registradas no ano passado.

    Segundo a associação, o comércio a prazo caiu 6,2% em relação a 2000, enquanto as compras à vista cresceram 8,1% na mesma comparação. Os números levam em conta as vendas feitas entre os dias 1º e 24 de dezembro até as 11h. “O movimento de pessoas aumentou, mas os valores gastos foram menores. O consumidor está mais racional, mais cauteloso para comprar a longo prazo.”

  • Edu, estivemos fazendo um exercício de futurologia, aqui em casa, nas vésperas do Natal e chegamos a algumas conclusões que são de dar arrepio em pedra de gelo. Será que a direita, que acha que é pensante, sabe da possível convulsão social que poderá causar, caso seja eleita, se tomar medidas contra: 1- programas de inclusão social; 2- desacelerar ou paralisar as grandes obras que estão sendo executadas; 3- tentar vender a Petrobras, BB e CEF; 4- cancelar o programa Mais Médicos; 5- elevar ainda mais a taxa de juros; 6- tentar governar por decretos e judiciário por não ter maioria nos casas legislativas; 7- impedir ganhos salariais. Podemos estar errados por falta ou excesso mas eu e meus amigos estamos preocupados. Não acreditamos nos protestos que estão sendo anunciados. Acreditamos que vai haver falta de quorum nos mesmos. Abraços.

  • PARADOXO : O MAIOR CULPADO PELO COMPORTAMENTO NEFASTO DO STF E DA VELHA MÍDIA É O GOVERNO FEDERAL , QUE DEIXA DE LADO SUAS COMPETÊNCIAS LEGAIS E ,NÃO SENDO ENERGICO ,DANDO DINHEIRO A RODO A SEUS CARRASCOS, ACABARÁ POR SE DAR MAL.

  • Os resultados eleitorais em outubro próximo, essa mídia não vai ter como manipular… Vai engolir mais uma vez o “Sapo Barbudo” e, também, sua herdeira…

  • A DIREITA BRASILEIRA VIVE UM MOMENTO PARTICULARMENTE INFELIZ, SEM CHANCES DE SUCESSO ELEITORAL PARA A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. A INCAPACIDADE, A FALTA DE BRILHO MORAL E INTELECTUAL DE SEUS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA É EVIDENTE. NÃO É À TOA QUE SUAS ESPERANÇAS ESTÃO CONCENTRADAS NO GOLPISMO E NO STF E SEU IMPERADOR.

  • Apesar do imenso cinismo, tenho certeza de que com esse golpe a mídia não engana ninguém. Por sinal não parece ser um “esforço” somente dos coronéis eletrônicos e seus “jornalistas” amestrados o de tentar deturpar negativamente uma realidade que salta aos olhos de qualquer um que tenha janela em casa. Assim, também alguns “presidentes” de associações de lojistas embarcaram nesse escandaloso exercício de militância política esquisofrênica. Matéria recente que li no blog de PHA, a qual por sinal dedicava-se a mostrar o mesmo crescimento das vendas apontado por você, reproduziu declarações de um tal “presidente das associações de shopping” e, como naquele espaço se produz jornalismo honesto(ao contrário da mídia conservadora)as colocações do tal sujeitinho foram reproduzidas textualmente e passavam a impressão não apenas de que o babaca brigava com as conclusões da matéria de PHA, mas que desejava duelar com os fatos, os quais ele mesmo era forçado a apresentar, afinal contra números não há argumentos. Assim, além de relinchar que o crescimento das vendas fora de “apenas” 6%, contra 10% no ano passado(O INTERESSANTE, E NÃO CITADO POR ESSE ANIMAL, É QUE DURANTE NOVEMBRO CANSEI DE OUVIR “PREVISÕES” DE MEMBROS DE ASSOCIAÇÕES DE LOJISTAS, MESMA LAIA DE ONDE VEIO ESSE IDIOTA, AS QUAIS “GARANTIAM” QUE AS VENDAS NO NATAL NÃO AUMENTARIAM MAIS QUE 2% – O QUE JÁ SERIA UM SUCESSO NUM MUNDO EM QUE AS NAÇÕES OUTRORA CENTRAIS ESTÃO EM CRISE – PORTANTO UM AUMENTO DE 6% SIGNIFICA QUE AS VENDAS FORAM O TRIPLO DAS “PREVISÕES” DOS COMERCIANTES, E DEVERIA SER FESTEJADO COM FOGOS). O pior, se é que se pode ser ainda mais imbecil, foram as “explicações técnicas” que se seguiram. Após o “lamento” com o crescimento das vendas, o sujeitinho(cujo nome não me recordo, mas basta ir no Conversaafiada e conferir a matéria)ainda alegou que elas só tiveram tal crescimento porque o número de estabelecimentos aumentou em 2013. ORA, SUA BESTA, O NÚMERO DE ESTABELECIMENTOS SÓ AUMENTOU PORQUE AS VENDAS ESTAVAM EM ALTA. OU SERÁ QUE ELE QUER NOS CONVENCER QUE OS COMERCIANTES QUE ABRIRAM NOVAS LOJAS EM 2013 O FIZERAM PARA TER PREJUÍZO!!!!!!!???????? PROVAVELMENTE, PARA ESSA ÉGUA UM SINAL DE “CRESCIMENTO ECONÔMICO” SERIA SE AS LOJAS ESTIVESSEM FECHANDO. OUTRA COISA, INAUGURAR LOJA NÃO OBRIGA NINGUÉM A COMPRAR, ASSIM NÃO FOI O NÚMERO DE LOJAS QUE AUMENTOU AS VENDAS, MAS O FATO DE HAVER CLIENTES PARA COMPRAREM NESSAS LOJAS, AS QUAIS ALIÁS SÓ SURGIRAM PORQUE SEUS DONOS(QUE NÃO SÃO DOIDOS)FIZERAM PESQUISAS DE MERCADO E CONSTATARAM QUE HAVIA DEMANDA SUFICIENTE PARA ABRIREM-SE NOVOS ESTABELECIMENTOS. Fechando o festival de relinchos, o doente mental ainda aponta outro sinal de “decadência” financeira, o fato de que para o próximo ano está prevista a inauguração de 258 novos shoppings em todo o Brasil. EVIDENTEMENTE QUE A ABERTURA DESSAS NOVAS LOJAS; PARA OS BARÕES DA MÍDIA, SEUS LACAIOS E FANÁTICOS DE DIREITA COMO ESSE; É UM INEGÁVEL SINAL DE “CRISE”, TODOS OS COMERCIANTES QUE ABRIRÃO ESSES SHOPPINGS DEVEM ADORAR PERDER DINHEIRO, ASSIM GASTARÃO DINHEIRO COM A CONSTRUÇÃO DESSES EMPREENDIMENTOS(OU COM O ALUGUEL DAS LOJAS), COM AS LICENÇAS QUE TÊM QUE OBTER NO PODER PÚBLICO, COM LUZ, ÁGUA, TELEFONE, INTERNET, EQUIPAMENTOS E FUNCIONÁRIOS SOMENTE PORQUE ADORAM TER PREJUÍZOS E ENLOUQUECEM DE ALEGRIA AO VEREM SUAS LOJAS SEM NINGUÉM. DÁ PARA LEVAR A SÉRIO ESSA DIREITA!!!!!!!!!!!!??????????????? OU DÁ PARA PERDER TEMPO “DIALOGANDO” COM CONSERVADOR!!!!!!!!!!!!?????????????? O que dá na verdade é para o Governo Dilma deixar de ser masoquista, parar de apanhar calado, e democratizar as comunicações no país, para que a população pare de ser banhada somente por mentiras e tenha acesso à informação factual concreta, não apenas às opiniões de esquerda, mas a narração objetiva de fatos concretos, com os quais não se pode discutir, pois são fatos e não opinião, como esse de que as vendas cresceram maravilhosamente neste Natal, comprovado numericamente e até mesmo “no olho”. O pronunciamento de Dilma foi um resposta, embora levíssima, com a eterna “frouxura” petista, aos ataques de terrorismo informativo dos coronéis eletrônicos, que pretendem criar artificialmente uma crise na Economia com seu pessimismo desarrazoado, que não é “pessimismo” de fato; já que pessimismo pressupõe uma opinião sobre algo e a mídia distorce fatos, É MENTIRA DESLAVADA E CANALHA QUE PRECISA SER COMBATIDA. SE NÃO DÁ TEMPO PARA DEMOCRATIZAR AS COMUNICAÇÕES NESTE PRIMEIRO MANDATO, QUE A PRESIDENTA VÁ AO MENOS A CADA QUINZE DIAS EM REDE NACIONAL, APRESENTE NÚMEROS E MOSTRE O MOMENTO MARAVILHOSO EM QUE VIVEMOS. DO CONTRÁRIO O GOVERNO E A SOCIEDADE CONTINUARÃO REFÉNS DE BANDIDOS SÓRDIDOS, PROSTITUTAS OPINATIVAS VENDIDAS AO QUE EXISTE DE MAIS ATRASADO, QUE TÊM COMO ÚNICOS OBJETIVO DESTRUIR OS GOVERNOS PETISTAS NÃO POR SEUS ERROS, MAS EXATAMENTE POR SEUS ACERTOS, PELO QUE TÊM TRAZIDO DE CRESCIMENTO, DISTRIBUIÇÃO DE RENDA E INCLUSÃO AOS BRASILEIROS E CAUSA TANTO PAVOR À CLASSE DOMINANTE(E A SEUS LACAIOS QUE OBEDECEM CEGAMENTE AO DESEJO DOS PATRÕES), ACOSTUMADA A SUSTENTAR SEUS PRIVILÉGIOS NABABESCO NUM PAÍS COM CONCENTRAÇÃO DE RENDA DESUMANA, MISÉRIA ASSASSINA E EXPLORAÇÃO VERGONHOSA.

  • A GOZAÇÃO DO PROFESSOR HARIOVALDO

    Mais um Natal de pobreza e miséria no Brasil
    by Professor Hariovaldo • 24 de dezembro de 2013

    Então é Natal, mas nem parece, o espírito natalino, que do país anda ausente há mais de uma década, por aqui não influencia nada, dada a pobreza e a miséria que tomou conta da nação devido às ações comunizantes impetradas pelos bolchevistas usurpadores que só espalham o desalento por todos os lares brasileiros, sufocando qualquer grito natalino, visto que pregam o comunismo ateu e detestam a felicidade que o comércio e o consumo proporciona para as pessoas.

    Cada vez mais pobres, as pessoas, vítimas de Lula e Dilma, querem ver esta época passar rápido, para não se lembrarem da bonança e da fartura dos tempos idos, antes da chegada dos bolchevistas ao poder. Pelas ruas e avenidas das cidades não se vê viv’almas comprando presentes ou ingredientes para a ceia, dada a falta de dinheiro ocasionada pelo desemprego recorde, os magazines e os hipermercados, vazios como nunca, estão às moscas, sem compradores para consumir seus parcos produtos, uma tristeza.

    Com todo esse cenário desolador, resta nos desejar um feliz natal a essa gentalha sofrida e esperar sinceramente que ela tenha aprendido a nunca mais votar nesses candidatos petistas para que mais natais como esses não se repitam mais, e que possamos, num futuro breve, voltar a ter um verdadeiro natal, onde os todos os empregados e serviçais voltem a ganhar panetones e outros mimos natalinos dos homens de bem da nação. Amém.

Deixe uma resposta