Minha dívida com José Dirceu

Manifesto

Vai se aproximando a hora de José Dirceu pagar a multa que a Justiça lhe impôs por conta da condenação que sofreu na ação penal 470, vulgo mensalão. Diante disso, tal qual outros petistas condenados ele optou por recorrer àqueles que sabem da dívida que este país tem consigo por ter lutado com tanto empenho pela restauração de nossa democracia.

A dívida dos brasileiros com o Zé, que já era grande antes de ele ter sido condenado em um processo cercado de inflexões políticas e de críticas de tantos e tão eminentes juristas, aumentou por conta da condenação injusta que sofreu.

Todavia, apesar de tantos de nós estarmos conscientes do papel ímpar que ele exerceu não só na redemocratização do Brasil, mas na luta política que culminou com a primeira eleição de um homem do povo para governar este país, diante de tantas “vaquinhas” que têm sido levadas ao público não posso pedir ainda mais.

Mas posso fazer algumas coisas pelo Zé, ainda que nada signifiquem diante da dívida que tenho consigo.

Uma das coisas que posso fazer é dar meu testemunho sobre ele. Nosso primeiro contato foi em 1998. À época, era deputado e, por uma razão que não me lembro, enviei-lhe um e-mail contendo considerações políticas. A partir dali, durante anos passamos a nos corresponder, ainda que de forma esparsa ao longo do tempo.

Fui conhecer o Zé pessoalmente só em 2009, em um evento qualquer da blogosfera. Ele já me conhecia pelo meu trabalho na internet, publicava meus artigos em seu blog, trocava e-mails comigo, mas nunca estivéramos frente a frente.

Deu-me, então, seu telefone e durante os anos seguintes passou a ser uma de minhas melhores fontes. Deu-me várias entrevistas exclusivas, várias informações em primeira mão e sempre me atendeu com a maior presteza e atenção, chegando a me receber em sua residência em São Paulo várias vezes.

O Zé, porém, nunca me pediu para defendê-lo, nunca me pediu para publicar nada e sempre se mostrou ciente do suplício a que seria submetido – ele nunca revelou publicamente, mas com sua impressionante visão política anteviu a própria condenação em um processo espúrio, o que acabou ocorrendo mesmo.

Esse é um fato que nunca comentei, mas que conheço desde bem antes de ele ser condenado.

O que sempre me impressionou no Zé, portanto, foi a sua serenidade diante do calvário que se avizinhava, a sua concentração na causa a que dedicou sua vida e pela qual tanto sofreu num passado remoto e agora, de novo. Eu lhe digo, então, leitor: esse homem é uma rocha.

Em uma das entrevistas exclusivas que me deu em sua residência, pouco após confidenciar que achava que seu caso estava perdido porque o Judiciário se agacharia para a mídia, falava-me de seus planos para quando terminasse de cumprir sua pena. Sim, ele sempre esteve disposto a não deixar a luta nem após ser supliciado com privação de liberdade.

Outra coisa que posso fazer pelo Zé, portanto, será colaborar com algum dinheiro para sua campanha de arrecadação para pagar sua multa com o STF. Não vou, no entanto, pedir a você, leitor, que faça o mesmo. Essa é uma decisão que deve tomar sozinho.

De minha parte, só posso dizer que me sinto em dívida com ele e que, apesar de não poder fazer uma doação maior do que algumas poucas centenas de reais, não me furtarei a dar essa contribuição. Nunca poderei pagar a dívida que contraí com esse homem por ter se disposto a enfrentar a máquina de moer gente da direita midiática.

Prisão, exílio, prisão. A história se repete com o Zé, mas ele jamais desistirá. Cumprirá pena de novo nas masmorras do Estado e prosseguirá lutando, segundo ele, até que seus pulmões deixem escapar seu último suspiro.

Como pagar por tanta devoção à democracia? Por certo não será com algumas centenas de reais, mas é o que posso fazer no momento.

Se por acaso alguém tiver a mesma visão que a minha sobre o Zé, seus amigos criaram um site como o de José Genoino. Lá serão encontradas as instruções para contribuir a fim de pagar uma multa de quase um milhão de reais. O endereço é http://apoiozedirceu.com/

Temo, porém, que a jogada suja de Gilmar Mendes ao fazer acusação às “vaquinhas” dos amigos de outros condenados do mensalão possa inibir alguém. Entretanto, se alguém estiver em dúvida sobre contribuir ou se tiver decidido não fazê-lo por medo de alguma retaliação, estará pagando com covardia a coragem que o Zé nos deu ao longo de sua vida.

Não se intimide. Se achar que ele merece, faça o que seu coração manda e de forma serena, com a consciência tranquila. Caso ceda ao medo, estará cedendo sua alma, trocando-a por uma paz que não virá, pois quando um cidadão teme agir de acordo com a própria vontade para não se arriscar a uma retaliação, tornou-se escravo do autoritarismo.

  • lucio PB

    Zé Dirceu. No futuro, heroi. Creio que esse títuto não deveria ser auferido pos morten, mas agora, em vida.
    ZÉ DIRCEU É UM HERÓI !!!! ZÉ DIRCEU É UM HEROÍ !!!! ZÉ DIRCEU É UM HEROI BRASILEIRO. ZÉ DIRCEU É, VERDADEIRAMENTE, UM HERÓI BRASILEIRO. Sei que alguns vão dizer q estou maluco. Não me importo, mas para mim ZÉ DIRCEU É UM HERÓI BRASILEIRO.

    • Cidadão

      Faltou pouco pra essa história, heim Edu… 😉 Vão aqui algumas sugestões: “Logo que ele anteviu o próprio calvário, ele verteu lágrimas de sangue, e bradou a plenos pulmões: “PAI, AFASTA DE MIM ESSE CÁLICE!”, e nos céus, sobre sua cabeça, abriram-se as nuvens, e uma pomba branca desceu e sobrevoou bem perto dele… um vento fresco soprou seus cabelos, e ele fechou os olhos… as lágrimas de sangue secaram, e ele disse já em voz calma e resignado: “SEJA FEITA A VOSSA VONTADE!” E assim, Zé Dirceu seguiu o seu caminho, com a tranquilidade dos justos, pelo bem de toda a brasilidade…”

      • Wilsoleaks Alves

        Completando o poema do tal que se diz “Cidadão”…

        “…Mas não sem antes a pomba branca cagar na cabeça do tal que se diz Cidadão.”

      • Ruy Acquaviva

        Mais um troll filho da puta enchendo o saco com imbecilidades.

        O desespero desses bostas se mede pelas merdas que eles vomitam nas suas trollagens.

        E analizando por este boçal, o desespero dos [tu]canalhas está no nível máximo.

        (desculpem o palavredo chulo mas um troll profissional merece algo melhor que isso? Eu acho que não)

        • Walter Pondera

          Não precisa pedir desculpas, estamos acostumados

      • Nao anteviu, imbecil.
        Ninguem anteviu que um Psicopata-mas-com-Método iria montar tudo aquilo com a midia a postos no local com spotlight ligados.
        Mas assim que viu, compreendeu seu papel neste quadrante da historia do país.,
        E disse que ninguem vai calar sua voz.

      • Araujo Silva

        Mandou muito bem…kkkkkkkkkkkk….

    • Concordo plenamente.

  • vânia

    edu, belas e tocantes palavras. vou depositar amanhã sem falta. fico feliz em haver pessoas como tu, o José Dirceu e outros, o que seria de nós se não tivessemos essa fortaleza moral para nos esclarecer sobre os acontecimentos nesta amado Brasil tão vilependiado por estes canalhas da direita podre e corrupta.

  • Claudio Kirsten

    Eduardo, bom dia.
    A melhor resposta que podemos dar a essa direita, que infelizmente detém o poder neste País, será nas urnas.
    Temos que eleger uma ampla maioria de parlamentares progressistas para assim iniciarmos uma verdadeira reforma política.
    Basta desses pau-mandados a serviço dos grupos de domínio.
    Precisamos de parlamentares afinados com o projeto de País iniciado por Lula.

  • Romanelli

    ..é de se louvar e reconhecer a sua fidelidade

    No mais, apenas alguns complementos:

    1o, evidente que pra mim o processo de maior violência não foi o julgamento no STF, mas quando ele foi caÇado por faltas que teria cometido sem ao menos ser à época deputado ..ali sim foi a maior violência dada contra as regras, cometida não pelo Judiciário, mas pelo Congresso brasileiro.

    2o, eu sempre digo, o MENSALÃO, nos moldes vendidos pela mídia, não existiu …mas isso não quer dizer que outras formas de CORRUPÇÃO ativa e/ou passiva não tenham sido praticadas ..e pra elas, não HÁ a menor chance de os personagens identificados não terem respondido a uma hierarquia superior traçada..

    ..hierarquia esta que invariavelmente sempre levava, no MÍNIMO e na certeza, a José Dirceu, ele que assumia publicamente toda a coordenação política do governo à época, e que teve por MAIS de uma vez contra si o depoimento de acusados dizendo que o seguiam, e que ele fazia parte do esquema de cooptação de “consciência” (M.Valério,Roberto Jeferson e Valdemar da Costa Neto por exemplo).

    3o, penso que por ter sido o MAIOR beneficiado deste esquema de “formação de maioria excêntrica e fisiológica”, caberia ao PT, sua Executiva (que na história entrou muda e saiu calada), e depois a seus filiados, a OBRIGAÇÃO, o DEVER de socorrer publicamente este líder que tanto fez para os levarem ao poder.

  • Nora Cúneo

    Parabéns ,Edu, pelo seu texto. Concordo com vc (para variar) plenamente.
    Vamos que vamos. Estou acompanhando mais pelo facebook. Abraço!!

  • Graça Camelo

    Edu. Contribuí. Como fiz para Genoíno e Delubio, mas em dobro, agora. Contra este julgamento político e midiático e pelo passado de luta de Dirceu.

  • julio cesar montenegro

    MEDO… milenarmente usado…
    …por adultos escrotos para controlar crianças
    …por pastores espertos arrebanhandovelhas pra tosquiar
    …por assaltantes pra roubar
    …por autoritários pra dobrar adversários
    …pela mídia gorda pra intimidar
    …pelos anti-pt pra no poder se REinstalar
    …pelo gilmar dantas pra faturar
    …pelo barbosão para proteger o barbosinha? …pra se candidatar?
    O TEMPO LOGO RESPONDERÁ…

  • Antonio Lopes

    Vamos colaborar sim Eduardo.

  • PAULA

    Edu, todos que o conhecem tem a mesma impressão: ele é uma rocha.
    Viva Zé Dirceu!!!

  • Antonio Lyra Filho

    Já providenciei a minha doação.
    Não só você tem dividas para com ele, mas também a maioria dos brasileiros.

  • Luciano JG Souza

    Edu, tenho motivos para não contribuir para o José Dirceu! O bullying midiático nos mostra que ele não merece, além do fato de que contribuir para um “condenado em última instância”, na visão de muita gente com mente limitada pelas sete famílias, serve para mostrar ao cidadão médio brasileiro, tipo Homer Simpson (palavras de editor chefe do JN da Globo), de que a delinquência vale a pena.

    Agora, como não se indignar com um ministro do STF dizendo asneira, julgando um ato de solidariedade como lavagem de dinheiro? Como não se indignar com essa mania de perseguição a ele com essa história de celular? Como não se indignar com essa atitude despótica do mano Barbosa, de mantê-lo em regime fechado sendo que ele deve ficar no semiaberto e permitir que trabalhe?

    Por essas e outras, reservo-lhe a ele alguns trocados meus.

    Abraços!

  • Vaberlene Soares

    José Dirceu merece nossa solidariedade. O que ele fez por nós realmente não foi pouco. E o que nós podemos fazer por ele agora, doando dinheiro para pagar sua multa injusta, é o mínimo que poderíamos fazer nesse momento. Mas deveríamos fazer mais: sairmos ao milhões nas ruas pedindo sua libertação e dos outros também, claro. Infelizmente, às vésperas da eleição para presidente, com a reeleição de Dilma em jogo, isso não seria prudente, pois nossa mídia golpista poderia deturpar as coisas e dizer que a manifestação é contra a corrupção, ou outra mentira qualquer, bem própria dela. Precisamos fazer algo mais. Um homem da grandiosidade de Dirceu não pode permanecer em masmorras sem a revolta pública do povo, apesar de ela existir em nossos corações.

    • Antenor Loula Moreira

      Não há masmorra capaz de aprisionar um espírito como o Zé Dirceu. Paredes e grades jamais será suficiente para isso.
      2018 Dirceu estará de volta. Nos braços do povo!
      E seus algozes? No ostracismo, que é o lugar que lhes cabe!!

    • Vaberlene Soares

      Desculpem aí o pleonasmo: revolta pública do povo. Foi a pressa.

  • Marcio. Bastos

    Condenado sem provas, Fiz minha humilde doação

  • Maurílio de Carvalho

    Edu, bom dia, onde assinou este texto?
    Vou agora ao banco fazer a transferência a esse herói brasileiro, assim como fiz ao guerreiro José Genoíno e ao Delúbio Soares. Vamos mostrar o nosso reconhecimento e gratidão pela luta deste homem para restaurar a democracia no Brasil. Aliás, o joaquim barbosa só é ministro do Supremo porque pessoas como Dirceu e Genoíno lutaram contra a ditadura militar e o PT chegou à Presidência da República. Se dependesse dos tucanos, não chegaria ao STF nunca. Porque, apesar de fazer o jogo da elite, joaquim barbosa não faz parte dela.

  • Alfredo Merces Jr.

    Fazer vaquinha ara o cara que enriqueceu fazendo lobby, advogado de ricos e poderosos cartéis de telefonia, lobbista do nióbio Brasileiro é de um cinismo total.

    Como vc diz Eduardo, vou fazer o que meu coração manda

    • Scan

      Não sei o que o seu coração manda, mas se precisar de 3 metros de corda e um banquinho, posso providenciá-los pra você.

  • Paulo Afonso I .Castro

    Parabéns pelo seu texto. Concordo com você plenamente.
    Vou colaborar . Tenho maior consederação com este grande homem de partido e o que ele fez e faz pelo partido
    abços

  • VANDA CORREA NUNES

    Seu artigo Edu me comoveu, pois sou agradecida e reconhecida por tudo que Dirceu fez e é capaz de fazer pelo nosso pais e nossa democracia. Vou contribuir.

  • Roberto Ribeiro

    Dirceu Guerreiro do Povo Brasileiro !

    Diante de José Dirceu, a Direita Raivosa treme.

  • Jurema

    Temos a maior dívida com o Zé Dirceu, mesmo ele sendo pessoa de posse, essa dívida é do povo brasileiro. Vou contribuir.

  • roberto 43

    A mídia, a elite fascista e oposição escolheram Dirceu como alvo de uma vingança injusta e imoral, todos as pessoas minimamente informadas sabem, o que Dirceu sofreu nestes últimos 9 anos é algo monstruoso e sádico, mas ele enfrentou com serenidade e coragem , sempre demonstrou de forma clara em entrevistas que era inocente e o julgamento da Ap 470 deixou claro que não tinha nada no processo que podia incrimina-lo, dai tiveram que usar a famigerada teoria “domínio do Fato” para incrimina-lo, sem provas , uma decisão populista do STF para aplacar a “ira insana” da grande mídia, da Classe média com mentalidade de elite e da hipócrita e decadente oposição(que representa esta elite).
    Dirceu continua um herói, um lutador pela liberdade democracia, esta pagando um preço muito caro , por sua luta e cabe a todos nós darmos nossa pequena parcela de contribuição.

  • Guilherme

    Eduardo, assim como você também colaborei. Foi pouco, eu sei, mas de coração. Abraços.

  • Gloria

    Edu : Cada ato de ilegalidade;de ódio e de intenções escusas praticados após o midiático 15 de novembro; faz agigantar-se a figura do Zé Dirceu e vai lentamente desnudando a face hipócrita e cruel de seus algozes. Mas nada disso o destruirá. Do lado de cá tem GENTE como você,que dão sentido e força pra que ele continue na luta . Com o resultado da “vaquinha” nós veremos que somos milhões!!!!!
    Abração.

  • Heidi Maria

    Edu,

    Todos nós temos dívidas com Zé Dirceu. Ele sustenta a democracia nos ombros.

  • Inez de Barros

    Edu, desde o primeiro Bom dia Brasil de 2005, gritando aos quatro ventos toda esta vilania, acompanho par e passo esta maldade… estes escrotos: midia PIG, PSDB e os anti Brasil. Emano energia de força para os companheiros e aguardando sempre uma lucidez nos desatinados. É tudo tão evidente que até as crianças entendem a verdade.
    Repudio as lições de política cínica , mídia sem limites e justiça hipócrita que nossa geração de jovens está absorvendo.
    Lí emocionada o que nos permitiu refletir. O Brasil tem dívidas homéricas com estas pessoas. Ainda votarei no Zé Dirceu para Presidente… Este sempre foi o MEDO deles… Sabem da importância, da retidão e compromisso deles para com o Brasil… Isto eles não conseguem esconder… ( Vejam que nem parece que o ninho tucano está depenando e sangrando nestes dias ).
    O Brasil está num momento ímpar e é demais para quem pensa pequeno e perdeu o bonde da história.
    ´Bora “pagar nada” da enorme dívida que reconheço ter com o ZÉ.

  • Renato Arthur

    Já estou colaborando com muito prazer ao Político mais perseguido desse país, pelos seus ideais de justiça e igualdade , acredito nos ideais do Ministro José Dirceu, de libertar o seu povo da herança escravocrata que pesa sobre ela há 300 anos. A perseguição e o ódio que lhe movem é justamente pelos ideais que defende.

  • Freud

    Joaquim Barbosa tem tesão sexual latente pelo José Dirceu. Esse ódio não é apenas político. É uma paixão, um amor louco, algo que ele não aceita, mas que está no subconsciente dele e explode em forma de histeria.

    E é sintomática a histeria naqueles tiques, nas dores nas costas, nos gritos, nas humilhações, na perseguição. Um tucano, um reaça, um conservador bem resolvido sexualmente seria duro com Dirceu, mas não a ponto de passar por cima das leis para persegui-lo. Uma Marco Aurélio de Mello não chegaria a tanto, acredito.

    Joaquim Barbosa tem ciúme do José Dirceu ser “pegador”, e inveja de ele ter sido galã na juventude. Tem ódio de ter sido escolhido por ele para a vaga do STF: justamente pelo cara que ele inveja e por quem tem esse tesão.

    O problema do JB é sexual.

    • Gloria

      Freud
      Muito bom ! Seria cômico se não fosse tràgico….

      • Freud

        Assim que um articulista de peso soltar uma dessas num jornal, o Joaquim Barbosa encerra a perseguição, e deixa para a justiça de fato tomar o curso da coisa – esquecendo a (sua) justiça excitada, a justiça apaixonada, a justiça sexual… Daí a importância da terapia, não apenas neste caso, mas para toda a sociedade, que anda doente.

        Ele ainda não sabe que tem esse recalque. Só com muitas sessões de análise, ou quando ele deparar com essa afirmação de alguém mais importante que eu (sou apenas o pai da psicanálise, falecido há muito tempo), para sentir um medo, seguido de um certo alívio… Ele está prendendo não o Dirceu socialista, o guerreiro, ou mesmo o Dirceu “corrupto”, mas o Dirceu “homem espada”, o sedutor invejado que teve várias mulheres ao longo da vida, e que agora não será de mais de ninguém, apenas dele, do juiz poderoso.

        O custo mental disso, de não ter o objeto amado para si e prendê-lo para simular uma realidade intangível (ter o Dirceu, gozar com o José Dirceu) é mais dolorido para a pessoa do que sair do armário definitivamente, como eu falei: gritos, tiques nervosos, ansiedade, humilhação, insônia, paranoia, dores nas costas e vários outros sintomas incômodos hão de continuar se ele não se libertar desse amor, isto é, se ele não arrancar do inconsciente essa paixão doentia.

    • Helena/S.André SP

      Também acho. Como dizem, amor e ódio andam juntos.

      • Freud

        As pessoas acham que isso é brincadeira, mas não é! O JB tem um desvio de caráter gritante por causa dessa sexualidade não resolvida dele. O mesmo acontece com o Feliciano e o Bolsonaro. A pulsão homossexual os assusta, e eles só pensam em prender (no caso do primeiro, JB), acusar, reprimir (Feliciano) e matar (Bolsonaro). Tudo baitola !

  • Edu como muito orgulho vou contribuir para o pagamento da multa imposta a Zé Dirceu. Hoje com 83 anos jamais pensei que o sofrimento dos anos de chumbo pudesse voltar. Tenho, no entanto, fé no futuro mesmo que eu já não esteja por aqui para presenciar

  • Eliana

    Edu,
    Seguramente o Zé Dirceu é mais perseguido hoje que no passado.
    José Dirceu = Dignidade, luta!
    Os seu algozes = rasteiros, golpistas, vendidos, recalcados….
    Todo apoio ao Zé Dirceu!

  • Nelson

    A democracia deve muito ao Dirceu. A Inquisição, ao JB.

  • Luiz M. de Barros

    Fiz um deposito neste simbólico dia 13 em um valor múltiplo da estrela de cinco pontas.do PT. Preenchi o formulário.
    A ação já se prolonga desde muitas dezenas de anos. Dirceu acho que você vai lembrar das reuniões lá na Vila das Merces, perto do Moinho Velho/Ipiranga para o despertar da consciência politica, cuja síntese é a diminuição da desigualdade de renda das famílias brasileiras e quiça das latino americanas pois nosso foco, nosso empenho é a profecia “America Latina, berço de uma nova civilização.
    Energias transcendentes atuam a favor do povo brasileiro e intuem pessoas como Zé Dirceu, Lula, Dilma e todos nós para agirmos, mental, emocional e materialmente.

  • Helcio

    Edu como sempre o seu texto ´recebe meu apoio.

    Após longo período afastado por saúde, já restabelecido e com substituição de mail, volto ao blog para dizer que da mesma maneira que contrubuí com o HERÓICO GENUÍNO, passo ao site do Zé para com minha contribuição PROTESTAR contra a injustiça de que foi vítima

  • Eliseu Leão

    Peço licença para publicar trechos de um texto escrito em outubro de 2012
    e assinado por um grupo de tradutores.

    «Muito obrigado, grande ministro José Dirceu! Viva o PT! Viva o PC do B! Viva o Brasil!
    Fato é que é preciso resistir SEMPRE. Dirceu parece ser o único petista (além de Lula e Dilma e, sabe-se lá, talvez mais alguns da mesma geração histórico-política, impenetravelmente mudos, infelizmente) a ter visão revolucionária clara desse processo.

    Não vemos nenhum interesse em aprofundar a discussão “sobre” o julgamento, porque nos parece que nenhuma discussão ‘jurídica’, construída em juridiquês, ajudará o Brasil a entender o que houve e continua a haver. Mas queremos anotar aqui uma ideia, surgida na nossa roda de conversa: que todos DEVEMOS MUITO ao grande ministro José Dirceu.

    O ministro José Dirceu conseguiu — em boa parte à custa dele mesmo — e sem contar, sequer, com clara e forte defesa política que tivesse recebido do próprio partido, porque, isso, Dirceu não teve –, MOSTRAR ao Brasil o que é, como opera, o que faz o STF. Com isso, o ministro José Dirceu mostrou também ao Brasil o quanto ainda é precária e frágil a tal “redemocratização” – que tão levianamente tantos dão por consumada e que, de fato, apenas começou e nem em sonhos pode ser considerada completada. Mas “redemocratização” que, sim, começou afinal a andar a passos muito rápidos, a partir da primeira eleição do presidente Lula.

    (…) E todos ali – com a honrosa exceção do juiz Levandovski – são doutos representantes do udenismo golpista mais bronco, mais arrogante, mais metido a ‘ético’ e mais metido a ‘democrático’, com leitura ético-de-classe moralista brutal do mundo e do Brasil. Dispensam-se nomes, mas, sendo preciso, triste exemplo extremo disso é o juiz Gilmar Mendes.
    Bem feitas as contas, o STF ainda é uma espécie de cenáculo onde se reúne uma variante neoliberal letrada e formada em Direito, das muito broncas Senhoras-de-Santana, as quais, saídas das colunas do pseudo jornalismo, chegaram agora à toga.

    O bloco histórico que construiu o golpe de 64 e, depois, foi forçado a aceitar uma abertura que foi, como se recomendava para que os negócios não fossem abalados, “lenta, gradual e segura”, sobrevive e continua ativo no STF, como também continua vivo na USP, na imprensa-empresa e em inúmeras instituições brasileiras. Pode-se conceder que a abertura prossegue – embora nunca seja simples ou fácil e tenha de ser sempre duramente disputada, todos os dias (tema de que nunca se falou no Brasil da privataria tucana e tampouco se fala no Brasil petista). E é bom, parece, que prossiga.

    Mas, se há coisa que não mudou e continua uniformemente distribuída na sociedade brasileira, que afeta igualmente todos os “gêneros” e todas as “raças”, é o udenismo figadal daquele bloco histórico. Esse udenismo figadal é promovido, para dentro e para fora do MESMO BLOCO HISTÓRICO, pela imprensa-empresa que milita no Brasil e por uma ideologia ‘jornalístico-comunicacional’ dura de matar, porque se reproduz também na universidade. E não é difícil ver que é a MESMA, mesmíssima imprensa-empresa e a mesmíssima ideologia jornalística (falava-se menos em “comunicação” naqueles anos) que já estava ativa em 1964 (e antes disso).

    A ideologia daquele bloco histórico libera o caminho para uma discussão dita “ética” — como também é dita “feminista” e como também é dita “ecológica” e pode ser tudo e qualquer coisa, desde que não seja discussão POLÍTICA –, a qual, essa discussão despolitizada, é facultada ‘às massas’. Mas só.

    (…) O xororô chatíssimo dos petistas, a chatíssima repetição do argumento “como nos perseguem!” pode bem ser resultado também desse mecanismo ideológico: dado que a discussão política é vedada, resta a eterna se-lamentação (pros depressivos) e a euforia sem-noção e sem-estratégia (prôs mais animados). E nenhuma discussão política.

    (POR FALAR NISSO: Não é ESPANTOSO o silêncio do ministro da Justiça, que é petista e professor de Direito, ante a escandalosa degola do mais importante quadro político e ex-ministro do SEU PRÓPRIO GOVERNO PETISTA?! Taí. Esse silêncio, para nós, é TOTALMENTE INCOMPREENSÍVEL.)

    Pelo mesmo argumento, do apagamento da discussão política, operada pelo bloco histórico que continua ativo no Brasil desde 1950, se entende (quase), até, o abjeto sarcasmo que o juiz Collor de Mello não se envergonhou de manifestar para as câmeras de televisão. Rindo, ele, provavelmente, de nós, do nosso voto, da democracia brasileira. Santo Deus! Nem em tribunais nazistas jamais se viu juiz sarcástico! O carrasco, na guilhotina, é sério como a morte. Até ele entende que, naquele momento, nenhum sarcasmo é admissível. Risinhos e caretas no STF, no Brasil-2012?! É repugnante. É abjeto. É udenista e golpista.

    Aquele udenismo figadal também se manifestou pela boca do JB e não pôde ser efetivamente “revisto” pelo juiz revisor, porque o MESMO udenismo figadal, de classe, histórico no Brasil, também continua representado pelos demais juízes do STF. E a disputa política democrática está, ali, reduzida à contabilidade, dentre nove votos, como em qualquer reunião de condomínio, ou para decidir pendengas de futebol de várzea. Provas?! Prá quê?!

    A democracia brasileira ainda é mis-en-scène, puro espetáculo, “ideologia objetivada”, como escreveu Debord, quando previu que, na sociedade do espetáculo, assim aconteceria. Está acontecendo, mais claramente detectável no Brasil que em muitos outros países, porque aqui opera o Grupo GAFE (Globo-Abril-FSP-Estadão) e aqui se faz o pior jornalismo do mundo (o que não é dizer pouco).

    Mas – e isso é vitória da democracia brasileira – já se pôde ouvir, dentro do STF, uma voz de razão democrática, que falou pela boca do ministro Levandovski. Isso NUNCA SE VIU ANTES. É um momento histórico de extraordinária importância. É preciso festejar COM DIRCEU, que tenhamos já chegado a ter uma voz democrática no STF pós-ditadura. Viva o Brasil!

    Pois bem. Tudo isso o Brasil VIU ao longo dessa semana e pela televisão. O serviço valiosíssimo de ter levado tudo isso às televisões do Brasil, o Brasil deve, integralmente, ao ministro José Dirceu. Dirceu já poderia estar vivendo, rico e feliz, bem longe do Brasil e esquecido do Brasil. Bastaria ter decidido ir. E decidiu ficar. Grande homem, o ministro José Dirceu!

    Continua o Partido dos Trabalhadores, portanto, ainda, a dever aos seus militantes e ao Brasil – que tão empenhadamente, tão apaixonadamente, tão vitalmente, acompanham o presidente Lula, a presidenta Dilma e quem os dois mandem acompanhar – a parte histórico-política de explicar o PT e o Brasil a eles mesmos. Para tanto, o PT tem de parar de supor que o Big Bang ocorreu num palanque da Vila Euclides, que a história só começou a andar em 1980.

    O PT só existe porque, antes, houve um Brasil de Getúlio, houve um Brasil de Brizola, houve um Brasil de Jango, houve um Brasil de Marighela, houve resistência, houve sindicatos, houve um sindicato de metalúrgicos, houve um pensamento político, houve agentes políticos que não se deixaram matar, houve Lula, Dirceu, Dilma e outros, que não se deixaram matar e dos quais nasceu o PT. Nada teria acontecido naquele palanque da Vila Euclides, sem essa longa procissão de lutadores, sem o MST, sem Lamarca, sem tantos e tantos heróis do Brasil.

    (…) Mas, estranhamente, o PT (i) não sabe disso; e, o que parece muito mais grave (ii) vê mérito nessa ignorância e (iii) ostenta a própria ignorância histórica como se fosse vantagem. Não é. Todas as fragilidades do PT advêm de o PT supor que alguma força política brotaria do zero, do nada, de Lula-sem-passado e de algum papim de classe ‘ético’-fascista, embora sinceramente ‘ético’-fascista. Fato é que todos os que perseguem o PT sabem – conscientemente ou hipnotizados pela ideologia ‘ético’ golpista dominante – por que perseguem o PT. E cada vez que um petista começa com xororô – ou cada vez que o senador Suplicy pede desculpas e chora – os perseguidores riem. Há muito disso, também, no risinho sarcástico-cafageste daquele juiz.

    Verdade é que, isso — construir um discurso politico para o PT — o ministro José Dirceu não conseguiria fazer também, e também sozinho. O Brasil ainda não tem discurso político de democratização. Há impedimentos históricos, de fundo, que nos impedem (ainda) de tê-lo. Mas é mérito TAMBÉM do ministro José Dirceu JAMAIS ter desistido do PT, nem quando o PT o abandonou.

    (…) Isso também é pensar revolucionariamente: ver o presente como a possibilidade que há ali, viva, mesmo que ainda só potencial. Não fosse essa capacidade revolucionária de ver futuros que ainda não há, nenhum futuro buscado jamais teria chegado a ser.

    É sorte histórica — e motivo de felicidade pessoal — pensar que somos sobreviventes da mesma geração política do ministro José Dirceu, do presidente Lula e da presidenta Dilma. Essa sorte histórica a maioria dos petistas não tem, infelizmente para eles e para o Brasil. Então, é seguir lutando, que a luta ensina. Começamos a pensar que talvez haja, em andamento, um processo subterrâneo, ainda sem voz, que vai sendo empurrado adiante pelos muitos, no Brasil, que ainda não tem discurso, talvez, provavelmente, porque os discursos novos só aparecem quando o processo já mudou de fase: então, já empurrado o Brasil para uma outra fase, tornar-se-á possível (ou, pelo menos, mais fácil, menos difícil) olhar para a fase que ficou para trás.

    E quem olhar bem, verá que a fase que ficou para trás não teria jamais sido o que foi sem a apaixonada militância dos jovens petistas, que não têm culpa de terem nascido em mundo neoliberal, de individualismo e capitalismo de exploração ‘ética’ triunfante, quando a imprensa-empresa e a universidade já haviam cuidado de construir mundo à sua própria imagem. Vai-se ver, a coisa funciona assim. Vai-se ver, aquele mundo que a tucanaria udenista da privataria tanto se empenhou em construir aqui, e até construiu – até que o primeiro governo Lula lhe impussesse o primeiro grande revés – é o mundo que se vê hoje, caindo aos pedaços, em ruínas, em cacos.

    O ex-FHC e atual NADA tanto fez para “deixar para trás a era Vargas”… E a parte “trabalho” do mundo, que a era Vargas soube ver e fortalecer no Brasil resiste, e volta aí, pra puxar-lhe o tapete uspeano udenista & privataria. Grandes tempos, vivemos hoje no Brasil! Ter permanecido no Brasil e ter defendido o PT até quando o PT o abandonou, e sempre a empurrar adiante a história e a luta, é mérito revolucionário de proporções leninistas, que se tem de atribuir ao ministro José Dirceu. Por isso, agradecemos, nós, aqui, historicamente reverentes, e publicamente. A luta continua! Viva o Partido dos Trabalhadores! Viva o Partido Comunista do Brasil! Viva o Brasil!»

    • Luiz M. de Barros

      è somos cada um essa gota no oceano para concretizar uma America latina como berço de uma nova civilização pois como dizes: “Começamos a pensar que talvez haja, em andamento, um processo subterrâneo, ainda sem voz, que vai sendo empurrado adiante pelos muitos, no Brasil, que ainda não tem discurso, talvez, provavelmente, porque os discursos novos só aparecem quando o processo já mudou de fase: então, já empurrado o Brasil para uma outra fase, tornar-se-á possível (ou, pelo menos, mais fácil, menos difícil) olhar para a fase que ficou para trás”

      • Eliseu Leão

        Senhor Luiz M. de Barros,
        esse texto foi escrito por uma senhora que faz parte de um coletivo de tradutores.
        Somos muitissimas, tantissimas gotas d’agua…

  • gilberto celso munhoz

    Companheiro Edu, estou doando R$ 500,00. É, como bem afirmas, a minha dívida para com o Comandante Zé Dirceu. Resolvi fazer essa doação antes mesmo de ler,hoje, tua excelente matéria. Permito-me acrescentar que,para mim, o que me toca profundamente é a imagem do Zé, nos seus 19 anos, algemado pela ditadura.Uma pessoa que, desde a sua juventude até os dias de hoje continuar lutando, como faz José Dirceu, é um belo exemplo a ser reverenciado por todos nós,brasileiros. Registro aqui, publicamente, meus dados pessoais para que Gilmares e Joaquins saibam do perfil de um militante político solidário. Por fim, faço minhas as palavras de Brecht “… há homens que lutam um dia e são bons, há os que lutam 1 ano e são muito bons, há os que lutam muitos anos e são melhores, há,porém, os que lutam em toda a sua vida: estes são os IMPRESCINDÍVEIS…”. José Dirceu é, na verdade, imprescindível para todos nós. Gilberto Celso Silveira Munhoz, 74 anos, CPF 006.086.610-15,OAB-DF 5436.

  • Silvana Moracchioli

    Caro Edu,

    a desfaçatez desse Gilmar Dantas só fez aumentar a minha vontade de contribuir.

    Penso que o ato de cada um ir ao banco fazer o seu depósito, é muito maior do que o valor em si, representa uma manifestação de resistência pacífica a este atentado ao Estado Democrático de Direito.

    Fico feliz de poder fazer a minha parte, e agradeço muito pelas suas palavras e pela sua coragem.

    Um grande abraço.

  • Emanoel Santos de Castro

    vão ter que prender uma nação de militantes, que tem respeito e um verdadeiro carinho, pelo Zé Dirceu. Se eles, da elite pervessa, não gostam do Zé, os trabalhadores organizados, na sua maioria, têm o Zé como Heroi!

  • Osvaldo

    Não conseguem e não mais conseguirão calar a voz do povo e do PT.

    Zé Dirceu, mais forte do que nunca.

    O povo brasileiro acordou em 2002 e não deixou de aproveitar a oportunidade histórica e única de eleger um dos seus para presidente. Não deixou e não deixará mais.

    Os sem voto, os golpistas, a elite, estão esperneando e promovendo caos e crimes.

    Sem sucesso.

    Obrigado, Dirceu, por ser um dos principais artífices da vitória do nosso querido Lula.

    Zé Dirceu, mais forte do que nunca.

    A vaquinha pra Dirceu já arrecadou um monte em menos de 24 horas.

  • selminha

    Sou um admirador da trajetória política desse grande brasileiro chamado José Dirceu, não só dele mas de toda a sua geração, uma das mais sacrificadas da história do país.

    Coube à geração de Dirceu uma das mais dolorosas missões: enfrentar uma ditadura civil-midiática-militar que simplesmente assassinou milhares de jovens talentosos e patriotas que, certamente, dariam muito orgulho ao nosso país.

    A campanha difamatória contra Dirceu dos mesmos inimigos de outrora só faz engrandecer seu currículo e a constatação da sua importância para o Brasil.

    Farei a minha doação modesta à causa desse gigante!

  • nenacor

    Não seja feita a vontade do Gilmar Dantas! O que ele fez pelo Brasil e pelo povo brasileiro não tem preço.

  • Valéria PE

    Esse louco do Barbosa , o pig , PSDB ,DEM , PSB , Marina ainda não entenderam que o povo está com os condenados injustamente e com a presidenta Dilma . Não há manobra capaz de arrefecer nosso empenho em ajudar aquele que foi o responsável por colocar o LULA na presidência ,e como consequência a presidenta Dilma.

  • Ninguém

    A minha idéia inicial era contribuir para o João Paulo Cunha, mas, como ele já conseguiu arrecadar e pagar a injusta multa, acabei de contribuir, modestamente, para a campanha do José Dirceu. A todos eles, toda a minha solidariedade.

  • Mario Nobre

    Eduardo;

    Hj vi a noticia que o Ministro Fux, matador de bola no peito, negou uma ação, ou coisa parecida, ao PT no caso das declarações do Gilmar “Dantas”Mendes sobre a questão das vaquinhas. Pelo que entendi a desculpa do Fux foi que não ouve ofensa ao PT e sim a aqueles que contribuíram, gostaria de saber, não entendo nada de direito, como faço para dar entrada em uma representação contra esse Ministro tucano, haja visto que doei tanto para o Genoíno quanto para o Delúbio, também doarei ao Dirceu, o João Paulo pagará com as sobras da arrecadação do Delubio. Gostaria, sinceramente, que vc me ajudasse nesta questão.

    Grato

    Mário Nobre

  • maria olimpia

    Belo texto, Edu!
    Todos nós temos uma dívida com o José Dirceu!
    Fiz minha doação hoje. 13!
    Abraço!

  • Eliana

    Edu,
    O Fux “mato no peito,” arquivou a Ação do PT contra a acusação
    imoral do GM,
    O Fux livrou a cara do Gilmau alegando que a ofensa não foi contra o PT, mas
    sim contra os doadores.
    Que tal vc se articular e abrir esta representação contra o indigno ministro?

  • Eliana

    Edu,
    O Fux “mato no peito,” arquivou a Ação do PT contra a acusação
    imoral do GM,
    O Fux livrou a cara do Gilmau alegando que a ofensa não foi contra o PT, mas
    sim, contra os doadores.
    Que tal vc se articular e abrir esta representação contra o indigno ministro?

    • eduguim

      Boa

  • Lendo o texto, me deu vontade de contar, também, a primeira vez em que vi pessoalmente Zé Dirceu. Eu trabalhava no Fórum João Mendes, no centro de São Paulo, se eu não me engano, foi em 1994. Eu saía do fórum após um longo dia de trabalho quando alguém me interpelou dizendo: -Você gostaria de conhecer o futuro governador de São Paulo? Era ele. Dirceu, de quem eu já conhecia a história de tantas lutas já naquela época, por quem nutria grande admiração por seu passado de líder estudantil e presente de político atuante, do meu partido do coração, até os dias atuais, o P.T. Ele conversou longamente comigo e outros colegas que saíam do Fórum, com aquele seu sotaque interiorano inconfundível, conversando sobre os problemas do Brasil e do Estado de São Paulo. Eu nem acreditava estar diante daquele mesmo cara que fez operação plástica para, depois do exílio em Cuba, voltar e lutar pelo Brasil, na época mais dura do regime ditatorial. Ele não ganhou as eleições para o governo de São Paulo, uma pena. Eu acompanhei sua carreira política, tendo votado nele em todas as vezes em que se candidatou para deputado federal, nessas ocasiões com grandes votações, exercendo uma carreira brilhante. Só posso dizer que foi muito triste tudo o que tem acontecido com ele nos últimos tempos. Triste e extremamente injusto. Dirceu é um dos grandes homens deste país e (por que não dizer?) do mundo. Fico feliz em saber que é uma “rocha” e que sobreviverá a tudo isso. Zé Dirceu tem inúmeros admiradores no Brasil inteiro. Ter a oportunidade de colaborar de alguma forma para amenizar seu sofrimento, ainda que funcione somente como um gesto de solidariedade por quem tanto fez pelo Brasil, é um privilégio!

  • GABRIEL

    vou contribuir.

  • Helena/S.André SP

    Essa perseguição insana de Joaquim Barbosa me lembra a perseguição que Hitler empreendeu contra os judeus. Às vezes, lendo certos comentários de pessoas agredindo os petistas, fico pensando que nós os petistas somos os “judeus” perseguidos por Hitler, no caso o Barbosa.
    Nada mais justo contribuirmos e ajudarmos Dirceu a pagar sua multa, q um brasileiro que tanto fez pelo povo brasileiro, que dedicou sua vida inteira pelo bem do Brasil. Seu nome ficará na história enquanto seu algoz, Joaquim Barbosa, ficará legado ao esquecimento merecido ou então será lembrado como um exemplo a não ser seguido, por conta de sua maldade e tirania.
    O tempo urge, minha gente, vamos depositar logo pois não duvido nada que Barbosa decrete logo o pagamento. Sua maldade todos conhecem. De um cão raivoso pode-se esperar tudo.

    • Carlos J. Ribeiro

      Eu também tenho esse receio, que o min. Barbosa antecipe a data do pagamento, pois mesmo tendo sido decidido no plenário, ele, Barbosa, é capaz de tudo para prejudicar o sr. Dirceu.

  • Maria Antônia F. Monteiro

    Caro Eduardo,
    Não se preocupe quanto a termos medo de fazer doações por conta do que o senhor jurisconsulto de justiçaria Gilmar Mendes blasfemou. Tenho certeza que a maioria de nós terá comportamento em relação ao que ele bufou à moda da vaca…

  • Alexandre Sacha

    Ótimo artigo, Edu.
    Também vou tentar começar a pagar a nossa dívida com o guerreiro do povo brasileiro.
    Força Zé Dirceu!

  • José Ricardo Romero

    Já doei. Uma das coisas mais gostosas que tenho visto ultimamente é a contrariedade dos patifes que se incomodam com estas doações aos petistas condenados, aqui neste blog e em outras páginas. Agacham-se tanto que mostram a bunda. Não há nada mais ofensivo para estes indivíduos do que se depararem com a pureza de intenções, com a solidariedade e o amor e respeito ao próximo, o próximo que tem algum valor, é claro. Se veem no espelho e não gostam nem um pouco do que veem ´(podem tipos como gilmar e joaquim gostarem de se olhar no espelho?). Por isso escrevem aquilo que sabem, cheio de ódio e de desdém.

  • Belmiro Machado Filho

    Tenho 64 anos, portanto, contemporâneo do Zé Dirceu. Quem tem um mínimo de honestidade intelectual, sabe da qualidade moral, da visão política e do amor que o Zé sempre dedicou ao povo brasileiro. Não podemos permitir em hipótese alguma que a INJUSTIÇA prevaleça.

    • HENRIQUE

      A DIREITA ESTÁ MANDANDO NA RUA, ATÉ QUANDO VAMOS AGUENTAR ISTO?,VIDE 64, ÊLES PARTIRAM NA FRENTE E DEU NO QUE DEU,VAMOS VER O MESMO FILME???

    • A sobra da arrecadação para pagar a multa imposta a Delúbio já foi entregue ao João Paulo Cunha, que informa que não será necessário arrecadar e pede que todos ajudem Dirceu
      http://www.zedirceu.com.br/excedente-de-doacoes-a-delubio-paga-multa-imposta-a-joao-paulo-cunha/

      • jose carlos lima

        A injustiça contra estes construtores do Brasil. E como nesse pais há quem entenda somente de senhorio, pessoas com pensamento escravocrata como Barbosa, Gilmar Mendes etc nunca vão entender a solidariedade da senzala diante da injustiça contra um dos nossos, afinal de contas justiça boa é justiça justa, o que não foi o caso do julgamento do mentirão. E agora que aprendi o valor da solidariedade como ato politico de luta contra a injustiça e em defesa de perseguidos politicos, vou contribuir com o Barão de Itararé, claro, sem deixar de lado a minha contribuição a uma casa de caridade, passar bem http://www.baraodeitarare.org.br/index.php/2013-01-09-16-56-06

  • Flavio de Oliveira Lima

    Também vou contribuir.

  • Carlos J. Ribeiro

    Farei uma doação, tirarei uma cópia xerox e mandarei para o Gilmar Dantas, ôpa, Gilmar Mendes, e ele que venha até minha casa encher o meu saco sobre a origem do dinheiro.

  • William Alves

    Caro Edu

    Belas palavras. Já fiz a minha modesta contribuição. Admiro a história de José Dirceu e sua luta em prol da democracia neste país, que tantas vezes foi vilipendiada por esta elite mesquinha e egoísta que infelizmente habita por estas bandas.

    Um abraço.

  • Valerio

    Doem e divulguem,qualquer quantia serve: Jose Dirceu de Oliveira e Silva.
    CEF
    Agencia – 4072
    Conta Poupança – 00027569-2
    CPF – 033.620.088-95
    “A verdadeira medida de um homem não se vê na forma como se comporta em momentos de conforto e conveniência,mas em como se mantém em tempos de controvérsia e desafio” (Martin Luther King Jr.). Valeu Zé. Isso também passa.

  • francisco niteroi

    Ja contribuí. E com orgulho.

  • Odette

    Somos todos devedores de Dirceu. Homem simples, inteligente e preparado. O seu afastamento da política é estratégia da direitona.

  • Amanhã eu e minha irmã faremos a nossa contribuição ao companheiro Dirceu. Assim como fiz pro Delúbio e Genoíno.

  • Me sinto honrada pelo contato desse guerreiro.

    Caros companheiros e companheiras,

    Acabamos de colocar no ar o site Apoio Zé Dirceu: http://apoiozedirceu.com/ , para ajudar a pagar a multa de quase R$ 1 milhão imposta injustamente ao ex-ministro.

    A notificação que esperamos da Justiça ainda não foi publicada. Mas notícias veiculadas pela imprensa dão conta de que os prazos foram reduzidos ou mesmo de que não haverá prazo para o pagamento da multa após o recebimento da notificação.

    Tomamos a decisão de não mais esperar e iniciar a campanha já.

    É chegada a hora de reparar injustiças e mostrar que a solidariedade é capaz de mudar a história.

    Convidamos todos a participar desta campanha, divulgando o site e colaborando da maneira que for possível.

    A contribuição de cada um representa também um gesto humano e político.

    Muito obrigado. E vamos à luta!

    Amigos do Zé Dirceu

    Clique aqui para ver o site

  • ramiza

    José Dirceu é um homem forte, que não se abate e é sim um homem rico.
    Aceitar essa ‘colaboração’ de terceiros – muitos com orçamentos domésticos comprometidos – para pagar sua multa com a Justiça será um ponto negativo na sua biografia.

    • nigro

      concordo.

    • Wilsoleaks Alves

      Também não acho correto vocês dois contribuírem.

      Acho que vocês devem esperar o julgamento do Eduardo Azeredo e assim que o Ministro Barroso estipular a multa vocês atenderem ao chamado do Reinaldo Azevedo e participarem da vaquinha em prol do tucano.

      • Luiz Carlos Delmaste

        Se o Azeredo for condenado, tucano nenhum vai sair por aí dizendo que foi julgamento de exceção muito menos fazer vaquinha para livrar a cara de quem quer que seja. Não somos cretinos.

        • Maria Antônia F. Monteiro

          Caro Delmaste,
          Nem poderiam. Sabe por quê? Contra eles existem provas materiais. E ademais são filhos e netos do que existe de pior neste País. São filhos e netos da velha Arena, que virou MDB, PMBD que pariu o PSDB e que ainda existe um restinho no DEMO. Mas fique calmo, não serão condenados! Os justiceiros, com raríssimas exceções, são filhos e netos da mesma genealogia.

        • Valerio

          Luiz Carlos Delmaste. O pessoal da direita não vai dar um centavo. Os empresarios pagam a multa,e todos os brasileiros,principalmente os mais pobrem sofrem e pagam multiplicado por dez. rsrs. A direita só pensa em $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ fácil.

      • ramiza

        Não dou dinheiro para condenados. Sejam de cor azul, verde, branca, amarela ou vermelha.
        Fazer vaquinha para ajudar milionário? Sinceramente.

        • Jonas Aguiar

          Ramiza, vc está no seu direito ao pensar assim, e tenho certeza de que todos respeitarão sua decisão. Da mesma forma estão no seu direito todos os que pensarem de modo diferente e resolverem doar. Eu vou doar.

        • Pedro Cruz

          Ramiza, ninguem lhe pediu nada, a solidariedade não lhe diz respeito. Tua raiva, inveja e ódio por José Dirceu é pelo fato de ELE, Zé Dirceu, fazer parte de um minusculo grupo de pessoas que lutam a vida toda por uma causa, são as pessoas impresindíveis que Brecht falou. Teu azar e ódio é por ELE estar do lado contrário que o seu. Chupa fascitinha.

        • Raquel

          Com certeza não fará falta alguma. Você não entende o que é solidariedade!!

      • Cervantes

        Edu, Dirceu é nosso Che Guevara. Vou contribuir e quanto a intimidação de Gilmar Mendes, faz-me rir !!!! Edu e amigos, sei dos riscos dessa proposta, mas sou favorável a que Dilma, uma vez reeleita, comunique em cadeia nacional e no mesmo dia, o perdão a Dirceu e Genoino, emposse-os nos dois mais importantes ministérios e decrete três dias de feriado pra que possamos comemorar em frente ao STF em Brasilia. Edu, pra terminar, peço encarecidamente que transmita a José Dirceu meu mais completo, amplo e irrestrito apoio. Que ele saiba que pode contar comigo para o que der e vier. Autorizo que lhe informe meu email. Boa noite a todos.

      • Nigro

        Não dou vaquinha para corrupto. Independentemente do partido.
        Se a tese do Mp estiver correta-e parece estar- ele lovo estará na Papuda.

        • Pedro Cruz

          nigro, ninguem lhe pediu nada, voce não passa de um provocadorzinho, fascista e canalha. Bertold Brecht falou que o Zé Dirceu é imprescindivel, pois, lutara a vida inteira pelas causas que defende. Daí vem seu ódio ao Zé Dirceu, Ìdolo Nacional.

        • Raquel

          Não fará falta nenhuma. Guarde bem pois poderá precisar dele.

    • Scan

      Não sabemos se será um ponto negativo na biografia dele. E tampouco nos importa.
      O que importa é que será um ponto positivo na nossa.

    • Reginaldo José

      Esperneia mais, “companheiro”!! Realmente ele não precisa. Doamos, mesmo que seja pouco, por que nós gostamos de Zé Dirceu, por que ele mudou o Brasil para melhor, por que temos os mesmos ideais, que é um Brasil mais justo, menos desigual, com mais educação, enfim, com mais oportunidades para todos brasileiros. Eu sou simpatizante do PT com muito orgulho, gosto demais desse partido! E não sou manipulado pelo PIG! Por tudo isso, meu “caro”, respeite os que não pensam como “vossa excelência”!!! Abraço a todos, mesmo os que não pensam como os admiradores de Zé Dirceu! Zé Dirceu não desanime, não se abata, sobreviva, estaremos sempre como, Companheiro!!!

      • Reginaldo José

        corrigindo, estaremos sempre contigo, Companheiro!!!

    • Pedro Soto

      Quem te disse que o José Dirceu é um homem rico?
      Ninguém vai ter o seu orçamento comprometido pela doação de uns míseros 200 reais ou que coisa que o valha. E se for sacrifício, será em benefício de um grande brasileiro.
      Força, José Dirceu!

      • Pedro Soto

        “…200 reais ou coisa que o valha…”.

    • Titina

      Dividir com ele o pagamento da multa é mais que ajuda financeira. É apoio moral. É a certeza da injustiça cometida por aqueles que deveriam guardar a CF. Até hoje sinto com se tivesse levado um soco que derrubou toda a fé que eu tinha no stf, qdo me lembro da ministra Rosa Weber dizer que condenava Dirceu pq a literatura jurídica assim o permitia. Sonho com um dia poder voltar a ter orgulho do nosso guardião da Constituição Federal. Até lá ajuda financeira para pg das multas é uma forma de protesto é válida.
      Titina

    • Pedro Cruz

      Ramiza, fascistinha de mierda, provocadora covarde e canalha. José Dirceu representa o melhor da História Nacional, herói na luta pela construção da democracia, o grande responsável pela derrota da burguesia vendida, responsável pelo Brasil sem desemprego, responsável pelos aumentos reais de salário, responsável por duplicar as vagas em universidades federais, responsável pela duplicação das vagas em escolas técnicas, responsavel pelo aumento da classe média em milhões de pessoas, responsável pela destribuição de renda, responsável pelo novo Brasil Democrático, Soberano e dos Brasileiros. Voces, da elite medíocre, nunca o perdoarão, nunca entenderão a solidariedade de milhões de brasileiros a este herói nacional.

      • Maria Aparecida Jube

        Força José Dirceu, nosso herói, se os seus inimigos se acham fortes porque contam com a mídia golpista e com o judiciário calhorda, você é muito mais forte, pois conta com milhões de amigos e admiradores, no momento parece que as forças do mal estão vencendo a batalha, mas você sabe que não é assim, toda mentira tem pernas curtas, mesmo aquelas engendradas pela mais alta corte do país, quando todas as gavetas do mentirão forem escancaradas, o povo brasileiro vai tomar conhecimento estarrecido de até onde pode chegar as arbitrariedades de um tribunal agachado.

  • Jandui

    após contribuir, mandem o comprovante para [email protected]

    e vamos lotar a caixa do Gilmar.

    Mandei o meu comprovante e escrevi:

    Assunto: mais uma doação, Sr. Gilmar

    Lavando meu dinheiro, ou melhor, minha alma!!!!

  • JOSÉ ALDEMAR DANTAS

    EDUARDO, É BOM VER PESSOAS COMO VC EXPOR TUDO AQUILO QUE PENSAMOS, AINDA MAIS COM O ESPAÇO QUE VC CRIOU PERANTE A SOCIEDADE. INDUBITAVELMENTE, IREI FAZER MINHA CONTRIBUIÇÃO AO GRANDE HERÓI BRASILEIRO, COMPANHEIRO ZÉ DIRCEU, ASSIM COMO FIZ PARA O COMPANHEIRO JENUINO, QUE TAMBÉM É UM DOS POUCOS HERÓIS DESSE PAÍS….

    UM ABRAÇO….

  • Ivana Franca

    Com muito orgulho darei minha modesta contribuição para o grande brasileiro José Dirceu.

  • nigro

    Talvez no passado, jovem e idealista, Dirceu tenha sido tudo isso que vocês falaram.
    Mas o PT (e portanto ele, como o principal integrante) teve que se dobrar. Aprendeu a parar de dar murro em ponta de faca e se rendeu ao realismo. Caiu na real. E a real “nestepaiz”(sic) todos vocÊs conhecem.

    Tô louco para ter ação judicial do G Carvalho contra o Tuma. Será que ele tem coisas para colocar no ventilador? Ou está blefando?

    Quanto à grana, acho que o próprio Dirceu deve ter ou conseguiria levantar fácil com amigos poderosos que tem. Mas se querem dar dinheiro para ele, cada um é livre para decidir. Eu não daria um centavo. Mas o “ministro” Mendes deveria ficar quieto. Juiz não faz comentário, não dá entrevista. Julga nos autos e vai pra casa.

    • Scan

      Pois é.
      Que pena que você não seja juiz…
      Nos eximiria das sandices que posta.

      • Nigro

        Xi, Scan para com isso.
        A multa será paga com ou sem ajuda. Ele tem grana. Aliás de onde? Advogando?
        Mas nao importa. Ele Tem grana.
        Vamos tomar um vinho qqer dia abs

        • Pedro Cruz

          nigro, canalha fascista e covarde, leia o processo e veja se achas alguma prova contra José Dirceu. O condenaram pela teoria dos dominios do fato, por a literatura me permitir que o condene e por não ter produzido provas de sua inocência, só um covarde fascista para defender uma condenação dessas. Leia o processo, nigro, leia.

          • Nigro

            Eu não sou advogado, ou uma assumidade no assunto como você.
            Mas podemos observar que há controvérsias. Para um lado e para o outro. Assim. Numa decisão colegiada como essa ocorrem bizarrices como condenar por, digamos 5 a 4…. Acho temerário.
            Mas é assim que funciona.

            O STF pode até absolvê-lo. Minha opinião permanecerá a mesma. Ele fez aquilo que TODOS os partidos fazem. Dinheiro irregular lavado, remessas ilegais para o exterior… Ele sim se dobrou para garantir a vitória.

            Se vc só comenta sobre aqueles com condenação cabal, sugiro não mais falar do trensalão afinal os tucanos ” não sabiam de nada”. Nem o Azeredo…. Piada né?

            Como disse, queria muito uma ação judicial do G Carvalho contra o Tuma, para ver se ele está blefando. Meu palpite é que o PT está se borrando. Vai saber o que o cara tem?

            Interessante- no Brasil basta ser baderneiro, ladrãomde banco ou sequestrador de embaixador para virar herói ou até mesmo… Vc sabe. Fracasso. Abs.

    • Pedro Cruz

      nigro, seu provocadorzinho babaca, somos os poderosos amigos do Zé, os que voces fascistas tanto temem. Mexeu com o Zé, mexeu com os Poderosos amigos do PT, que é a grande maioria do povo brasileiro. A Democracia, as urnas, é quem diz. Mexeu com o Zé mexeu comigo. Chupa, fascistinha de mieda.

  • Leonardo Nogueira

    Parabéns Edu!!
    Na mosca.
    Abs,

  • Ricardo Neto

    O pronome “consigo” é utilizado incorretamente na frase “Mas posso fazer algumas coisas pelo Zé, ainda que nada signifiquem diante da dívida que tenho consigo”. “consigo” é pronome pessoal oblíquo tônico reflexivo, não podendo se referir a terceiros. O correto seria usar “com ele” ou “contigo”, caso o blogueiro estivesse falando para José Dirceu.

  • Cebolinha

    “Entretanto, se alguém estiver em dúvida sobre contribuir ou se tiver decidido não fazê-lo por medo de alguma retaliação, estará pagando com covardia a coragem que o Zé nos deu ao longo de sua vida.”

    Discordo da conclusão. Retaliações são muito prováveis, sim. Esse desafio à Miruna Genoíno para expor a lista de doadores, por exemplo, não é à toa. É para fichar, patrulhar e retaliar. Espero que ela não ceda.

  • Pedro Soto

    Salve, José Dirceu, herói brasileiro!

  • Agnaldo F Amorim

    Acabo de agendar a minha contribuição para que possa somar com outras milhares que, certamente, serão depositadas na defesa deste homem que sempre lutou por uma país melhor, principalmente para os pobres. Assim como você Edu, pude, em muitos momentos, partilhar da companhia deste companheiro que tornou-se um dos mais importantes dessa nossa geração, na luta pela democracia e na defesa dos mais fracos e oprimidos e, principalmente, na defesa dos governos petistas que sempre foram discriminados pela direita midiática. Estamos com você Zé, jamais o abandonaremos, minha geração é grata por tudo de bom que tem feito por nós.

  • Claudio

    Já fiz minha pequena contribuição! O valor que posso é irrisório, mas tem muito significado para mim, não pela multa num processo todo cheio de excentricidades e obscuridades, mas pelo Zé Dirceu e para ser um tapa de luva e uma recusa em curvar e abaixar a cabeça, como, aliás, se curvaram vários Ministros, para essa mídia podre, com seus paus mandados babacas, e todos os seus tentáculos políticos e, infelizmente, judiciais!

    Vejam só que hipócritas, esses cães de guarda da mídia que acusam o PT de ditador, mas não aceitam a liberdade das pessoas de serem contrárias e não concordarem com o resultado de julgamento, primeiro chamando de idiotas, em seguida de apologistas dos crime, enfim, como nada surte efeito, de bandidos por contribuírem…vejam só como eles são democráticos!

  • josé do Ceará

    Muito bonito sua atitude, Eduardo ! A corja reaça tem ódio ao Zé Dirceu…

    • Valerio

      José do Cerá a corja da “elite” tem ódio do Zé Dirceu,porque ele disse “No governo Lula ninguém rouba,nem deixa roubar” e foi um dos responsáveis: pela eleição de Lula e consequentemente de Dilma. – pela presença de pretos pobres nos aeroportos – pela presença de pretos pobres em Universidades de branco – pela presença de pretos pobres estudando no exterior – pelo bolsa-familia – pelo aumento do salario minimo,de 50 dolares para 350 dolares – pelo luz Para Todos – pelo fim da Privataria – pelo combate à corrupção – pelas cotas – pelo Mais Médicos – pela melhoria nos serviços públicos – pelo Minha Casa Minha Vida – pela melhoria da agricultura familiar – pelo Casa Melhor etc etc.. E responsável por essa corja está 10 anos longe das verbas federais. rsrs

  • Ivan

    Acabo de fazer a minha doação sem medo de ser feliz…..

    • Denise

      Parabéns!

  • Neide

    Eduardo,
    Eu quero reeenviar essa sua mensagem a meus amigos que pensam como eu.
    Quero enviar junto o SITE com os dados e conta para doacao.
    Como eh para enviar terceiros, necessito desse Site com total seguranca.

  • Helena/S.André SP

    Acabei de ler no portal uol que um deputado federal tucano de Goiás, Sr. João Campos, apresentou um projeto de lei na Câmara dos Deputados para proibir que multas por condenação judicial sejam pagas por terceiros. Ele fez isso só porque nós, os petistas, estamos doando dinheiro para os réus da AP470 para pagarem suas dívidas. Isso só poderia partir de uma cabeça doente de um tucano. Nunca vi tamanha insensatez na minha vida. Só espero que a Câmara nem leve em consideração este absurdo projeto de lei.

    • Nigro

      É inconstitucional.

  • José Eduardo Dyonisio

    EU NÃO VOU CONTRIBUIR.

    EU JÁ CONTRIBUI.

    Não quanto eu queria, porém contribui pro Genoino e

    pro Dirceu com maior orgulho.

    Ainda tirei xerox e fico tirando sarro dos

    ignorantes políticos.

  • Roseli Carvalho

    Assim como contribuí para o Genoíno e para o Delúbio contribuirei também para o grande brasileiro José Dirceu. Além do que, sou sua eleitora e quando cassaram seu mandato cassaram meu voto também.
    Assim como Nelson Mandela, a prisão de José Dirceu só o tornará mais forte podendo então continuar a sua luta que é, enfim, a nossa luta por um mundo mais justo, por um mundo melhor para todos, queiram ou não essa elite podre que sempre mandou no mundo tanto aqui como lá, na África do Sul.
    Estaremos sempre com você, Zé!! Força aí!

  • Carlos

    O Eduardo escreve muito bem, melhor do que muitos professores de Português. Ele tem um excelente domínio do idioma. Usa bem os acentos, até o grave da crase, que é muito complexo. Dificilmente vemos erros ortográficos, sintáticos ou morfológicos em seus textos. Na ordenação e desenvolvimento do assunto nem se fala. Não vejo motivo para se fazer uma correção pública tão mínima. Com certeza ele deve ter escrito e com pressa e não fez a revisão. Se tivesse feito, teria encontrado. Ali só caberiam duas terminações: …diante da dívida que tenho COM ELE ou COM O ZÉ DIRCEU. Esta última ficaria repetitiva. Um grande abraço, Eduardo e meus parabéns!

    • eduguim

      Abraço

    • Ricardo

      Concordo plenamente: é um analfabeto, embora funcional para os interesses do Zé.

  • Ricardo Lima

    Eduardo,

    Lula deve sua eleição ao Dirceu. Quem tem um mínimo discernimento político sabe bem disto. Dirceu teve lutas bonitas, sem dúvida. Um belo projeto de reforma eleitoral etc. Mas atuou muito mal em uma luta que me diz respeito diretamente, até hoje: Varig. Dirceu era homem forte do governo Lula quando optou em sepultar a Varig. Aleguem-se todos os problemas, defeitos e falcatruas de gestão, por parte da fundação Ruben Berta, mas o governo não poderia agir da maneira como agiu, lavando suas mãos. Quase 20 mil empregos diretos jogados ao ar, nossa aposentadoria (Aerus) bloqueada – e a Dilma continua se esquivando de resolver este caso. Para não falar sobre soberania de um setor tão importante. Mas, convenhamos, soberania é uma palavra que o governo do PT tem muito receio de pronunciar (ou não fala com a veemência necessária). Hoje o país tem uma aviação patética, mesquinha e, claro, na mão dos gringos. Questionei-o ao menos duas vezes em seu blog a razão, os motivos, de ele ter se “esforçado” ou “permitido” que um governo trabalhista desmontasse uma empresa do tamanho e importância (na indústria aeronáutica brasileira e perante o mundo) da Varig. Sempre recebi o silêncio dele. Deve ter pensado que era mais um Variguiano direitista e reacionário. Mas eu era, sou e, possivelmente, continuarei sendo um eleitor do PT. Apesar da pusilanimidade escancarada do governo e do partido.

    É apenas um contraponto, portanto, às suas palavras. Enfim, não me sinto compelido a ajudar o José Dirceu.

  • marcelo

    Eu já contribui , Zé Dirceu lutador pela libertação do povo brasileiro.

  • Carlos

    Eu ajudarei, é pouco mais é de coração.

  • Denise

    Já depositei!!! O dinheiro é meu e dou a quem eu quiser

  • Carlos Henrique

    O Dirceu pedir dinheiro é sacanagem, ele é rico!!!

    • Carlos Henrique

      Cuidado com esse troll! Ele reapareceu novamente usando o meu nome. Esse animal não guarda nenhuma relação comigo, é só um sabotador, que comento neste blog desde 2007.

  • Brasileiro

    Contribuirei com todo o prazer para pagar a multa sórdida imposta a um herói como José Dirceu. Imposta num “julgamento” mentiroso, falso, com acusações inventadas, sem nenhuma evidência de sua existência e sem provas para transformarem-nas em fatos; por um STF canalha, fascista, golpista, imbecil e reacionário que, como todo o Judiciário brasileiro, não passa de um bunker da classe dominante, uma horda de conservadores patéticos, cujo único objetivo é preservar o status quo existente. Também sempre tive CERTEZA ABSOLUTA DA CONDENAÇÃO DE DIRCEU E DE TODOS OS ENVOLVIDOS, NÃO PORQUE TIVESSEM CULPA ALGUMA(ESSE “MENSALÃO” É UMA DAS MENTIRAS MAIS MAL CONSTRUÍDAS QUE JÁ VI, SÓ UMA SOCIEDADE DOMINADA PELO PENSAMENTO ÚNICO DE UMA MÍDIA PERTENCENTE A UMA OLIGARQUIA DE TREZE FAMÍLIAS, QUE SUSTENTAM SEU PODER ATRAVÉS DA CENSURA COMPLETA À DIVERGÊNCIA; E PARA LÁ DE DESPOLITIZADA PODERIA ENGOLIR TAMANHO DISPARATE), MAS PORQUE ERA ÓBVIO PARA QUEM CONHECE AS RELAÇÕES DE PODER NO BRASIL E O QUE DE FATO É O “JUDICIÁRIO DENTRO DELAS(UM BUNKER DO ATRASO, COMO JÁ DISSE), QUE NÃO PODERIA HAVER OUTRO DESFECHO QUE NÃO FOSSE A TENTATIVA DE CRIMINALIZAÇÃO DAS FORÇAS POPULARES PELA DIREITA, COMO SEMPRE FEZ ATRAVÉS DA MÍDIA E DO PRÓPRIO JUDICIÁRIO, UMA VEZ QUE ESSAS FORÇAS SERIAM JULGADA EM PLENO “CORAÇÃO” DO REACIONARISMO. Provas, fatos, lógica, garantias, direitos; tudo isso é balela para nossos coronéis e seus capitães do mato. Aliás,é um desse capitães do mato da direita, Joaquim Barbosa(o negro que se prestou ao desprezível papel de condenar sem provas quem sempre lutou pelos de sua cor e aliar-se aos que o desprezam, tentando ser aceito por eles, o que JAMAIS acontecerá, apenas o suportam agora porque lhes é conveniente)quem assumiu a liderança cínica dessa operação de vingança e golpismo da direita e “armou” o circo de absurdos e horrores, jurídicos e lógicos, capazes de criar essa palhaçada, sustentada pela mídia da classe dominante(o protagonismo de Barbosa teve o evidente fim de “iludir” a população de que o “povo”, “alguém com cara de povo” como ele, condenava o PT. Não deu certo, com todos os seus rompantes despóticos, arrogância patética e boçalidade escancarada, Barbosa tem “cara de branco”; ou seja, de elite, de opressor, por isso jamais conseguirá a mínima empatia com o povo. No fundo, ele gostará disso). É claro que Barbosa foi somente a “atração principal”, pelos motivos já expostos, mas todo o STF, com a honrosa exceção de Lewandovsky, em alguns momentos; foi cúmplice dessa farsa, como não poderia deixar de ser, que chegou ao ponto de ignorar PROVAS DA INOCÊNCIA DOS RÉUS, QUE NÃO PRECISAVAM PROVAR SUA INOCÊNCIA, COMO O INQUÉRITO 2474, ESCONDIDO NUMA GAVETA POR BARBOSA, EXATAMENTE POR CONTER OS RELATÓRIOS QUE COMPROVAM QUE O DINHEIRO DA VISANET NÃO ERA PÚBLICO, ALÉM DOS COMPROVANTES DE GASTO DOS RECURSOS DO FUNDO VISANET EM PUBLICIDADE, O QUE DESMONTA A ACUSAÇÃO DE FORMAÇÃO DE QUADRILHA QUE LEVOU BARBOSA A CINICAMENTE CONDENAR DIRCEU E GENOÍNO ENTRE OUTROS. Aliás, ainda que a tal “quadrilha” tivesse existido, e o Inquérito 2474 prova que não, não havia NENHUMA PROVA que a ligasse a Dirceu, o que levou Barbosa e sua trupe a IMPORTAREM uma “teoria” do Direito Estrangeiro,a Teoria do Domínio do fato, para tentarem ligar Dirceu sem provas àquela acusação(detalhe, o próprio inventor da Teoria, o jurista alemão Klaus Roxin, disse que sua teoria não permite que alguém seja ligado a uma ato criminoso sem provas, por supostamente ser o “chefe” dos que praticaram tais atos. segundo Roxin, ainda que tenha a condição de “chefe”, o que Dirceu não tinha, são necessárias provas a ligar esse “chefe” aos crimes de seus comandados para condená-lo). Quer dizer, Barbosa e sua trupe, DETURPARAM AO EXTREMO, USARAM DE MANEIRA DEFORMADA UMA TEORIA ESTRANGEIRA PARA CONDENAR DIRCEU, GENOÍNO E DELÚBIO, ALÉM DE TAMBÉM DISPENSAREM PROVAS, E ATÉ A LÓGICA, CONTRA TODOS OS ENVOLVIDOS NESSE CASO(CONDENARAM PESSOAS POR CORRUPÇÃO ATIVA, SEM ATO DE OFÍCIO QUE A COMPROVE; LEGITIMARAM UMA ABSURDA ACUSAÇÃO DE COMPRA DE VOTOS DE POUCO MAIS DE UMA DEZENA DE PARLAMENTARES, TODOS DEPUTADOS, QUANDO EXISTEM 513 DEPUTADOS, O QUE TORNA IRRELEVANTE A QUANTIDADE DE ACUSADOS PARA POSSIBILITAR A APROVAÇÃO DE QUALQUER LEI, ALÉM DE NÃO HAVER NENHUM SENADOR ACUSADO,NUM SISTEMA PARLAMENTAR BICAMERAL, QUE OBRIGA TODA LEI A PASSAR PELAS DUAS CASA PARA SER APROVADA OU SEJA, LEGITIMARAM UM ACUSAÇÃO INVEROSSÍMEL, SEM LÓGICA SEQUER MATEMÁTICA, QUANDO TODA AS EVIDÊNCIA LÓGICAS APONTAM PARA O QUE DE FATO FOI O ESQUEMA, UM CASO DE CAIXA 2). Um show de despautérios golpistas, despautérios idênticos aos lançados por Gilmar Mendes; o “amiguinho” de Daniel Dantas; sempre disposto a agir como um agente político da direita, inventando mentiras para criar factoides políticos destinados a atingir o Governo e o PT, como o “grampo sem áudio”(a acusação de “grampo” jamais comprovada), feita em conluio com o senador ladrão Demóstenes Torres, cujo objetivo era destruir a Operação Satiagraha, exatamente porque ela revelaria aos brasileiros nossa classe dominante em sua tarefa secular de roubar as riquezas do Brasil, como o faz desde a Colônia,. agora nas privatizações de FHC. Ou na tal “conversa” em que alegou ter recebido um pedido de Lula em nome dos acusados do “mensalão”, mentira escancarada pelas outras duas pessoas que participarão dessa conversa, Lula e principalmente Nelson Jobim, que imediatamente negaram as afirmações de Mendes. E mais recentemente, COM ESSE ABSURDO DE ACUSAR SEM PROVAS, OU INDÍCIOS, UMA INEXISTENTE “LAVAGEM DE DINHEIRO” NOS RECURSOS DOADOS A GENOÍNO E DELÚBIO, CRETINICE TÃO SORRATEIRA QUE DETURPA A PRÓPRIA CARACTERIZAÇÃO DE “LAVAGEM DE DINHEIRO”, QUE É DAR UMA FALSA ORIGEM LEGAL A RECURSOS OBTIDOS DE FORMA ILEGAL, PARA QUE ASSIM POSSAM SER USUFRUÍDOS POR SEUS PROPRIETÁRIOS(JAMAIS A DOAÇÃO DE RECURSOS A ALGUÉM. QUE NÃO CRIA “ORIGEM” NENHUMA PARA OS RECURSOS DOADOS, ALÉM DE SER ABSURDO IMAGINAR QUE ALGUÉM OBTERIA RECURSOS ILEGAIS PARA DEPOIS DOÁ-LOS E COM AS DOAÇÕES SENDO REGISTRADAS COM NOME E CPF DOS DOADORES, O QUE PROVA SUA ORIGEM LEGAL, JÁ QUE SÓ UM DOENTE MENTAL DOARIA RECURSOS ILEGAIS E DEIXARIA SEU ENDEREÇO PARA SER DESCOBERTO(OU SEJA, MENDES AGIU DE FORMA LEVIANA E CÍNICA, ACUSOU SEM PROVAS OU INDÍCIOS ALGO QUE NASCEU EXCLUSIVAMENTE DE SUA IMAGINAÇÃO. SE ACUSASSE OS DOADORES DE SEREM MARCIANOS, TERIA EXATAMENTE O MESMO NÍVEL DE PLAUSIBILIDADE DE SUAS ACUSAÇÕES). NA VERDADE MENDES TENTA FAZER TERRORISMO, PORQUE A CLASSE DOMINANTE A QUEM SERVE ESTÁ APAVORADA COM A FORÇA DESSES HOMENS, QUE TÊM O APOIO E A CONFIANÇA DE MILHÕES DE BRASILEIROS QUE SABEM MUITO BEM QUE O “MENSALÃO” FOI UMA FARSA E EM BREVE SERÁ DESMASCARADA, O QUE IRÁ DESTRUIR O ÚLTIMO BUNKER DO GOLPISMO CONSERVADOR E PODERÁ ESTRAGAR A NOVA OPERAÇÃO FASCISTA PARA TENTAR IMPEDIR A REELEIÇÃO DE DILMA(A “OPERAÇÃO” JOAQUIM BARBOSA, OU SEJA, O LANÇAMENTO DO REACIONÁRIO BARBOSA COMO CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SOB A BANDEIRA DA “ORDEM”, DO APOLITISMO, SUSTENTADA PELO FALSO CLIMA DE CAOS QUE OS BARÕES DA MÍDIA TENTAM IMPLANTAR NO PAÍS). É EVIDENTE QUE COMO SEMPRE BARBOSA SERÁ SÓ UM CAPITÃO DO MATO, UM MARIONETE PARA GARANTIR O SEGUNDO TURNO E POSSIBILITAR A VITÓRIA DO CANDIDATO DO PSDB, PROVAVELMENTE AÉCIO NEVES. NOSSAS “ELITES” RACISTAS, QUE NUNCA O ACEITARAM DE VERDADE, JAMAIS IRÃO ADMITÍ-LO COMO PRESIDENTE. Por isso é mais do que necessário que reajamos ao golpismo conservador, tanto o golpismo do “mensalão”, como seu novo “derivado”, a “Operação Joaquim Barbosa”, e uma das melhores formas de fazê-lo(além do mais importante, mostrar nossa gratidão a num homem extraordinário como José Dirceu)é FAZENDO DA CAMPANHA DE DOAÇÕES A DIRCEU UM SUCESSO QUE, COMO AS DE GENOÍNO E DELÚBIO, ARRECADARÁ MUITO MAIS DO QUE O NECESSÁRIO E DEIXARÁ JOAQUIM BARBOSA, GILMAR MENDES, A GLOBO, A CLASSE DOMINANTE, E OS PARTIDOS DE DIREITA DE BOQUINHA CALADA DIANTE DA FORÇA DO POVO, A QUAL OS DEIXA APAVORADOS.

  • SÁVIO SOBREIRA

    Vamos contribuir companheirada, não deixe de fazer amanhã o que podemos fazer hoje. Vamos calar a boca dos ÍMPIOS !!!!

  • Geraldo Galvão

    Ao contrário do que você imagina: O tiro sai pela culatra, nós petistas fomos forjados na luta contra a ditadura, e ao contrário do que eles possam imaginar que nos causa constrangimento, vamos colaborar com o pagamento da multa imposta ao companheiro Zé Dirceu, com mais convicção de que a causa é justa, e os companheiros condenados no julgamento da AP 470 são inocentes dos crimes que lhe são imputados.

  • Fiz três doações, pouco além do que podia financeiramente, para Genoino, Delúbio e José Dirceu.

    Fico feliz em saber que as doações de Delúbio foram suficientes para que a multa de João Paulo Cunha também tenha sido paga.

    Creio que demos um grito com este gesto de solidariedade que ecoou fortemente e que registrou para a história que não foi meramente retórica nossa declaração da injustiça cometida no julgamento da Ação Penal 470.

    http://www.unipress.blog.br/o-pagamento-da-multa-de-genoino-um-basta-humilhacao-dos-que-lutam-pela-democracia/

    Temos que chegar a 1 milhão de reais para quitar a multa de José Dirceu e chegaremos.

    Força a todos!

  • Cervantes

    Edu, Dirceu é nosso Che Guevara. Vou contribuir e quanto a intimidação de Gilmar Mendes, faz-me rir !!!! Sei dos riscos dessa proposta, mas sou favorável a que Dilma, uma vez reeleita, comunique em cadeia nacional e no mesmo dia, o perdão a Dirceu e Genoino, emposse-os nos dois mais importantes ministérios e decrete três dias de feriado pra que possamos comemorar em frente ao STF em Brasilia. Edu, pra terminar, peço encarecidamente que transmita a José Dirceu meu mais completo, amplo e irrestrito apoio. Que ele saiba que pode contar comigo para o que der e vier. Autorizo que lhe informe meu email. Boa noite a todos. Edu, gentileza deletar meu comentário de 23h35.

  • Juliano Santos

    Não há hipótese de eu desistir de fazer minha doação para a multa do Dirceu por conta do que esse mafioso, o Gilmar possa dizer. Vou guardar o comprovante dessa vez, o do Genoino perdi. E mandarei cópia para o supremo calhorda enfiar em seu supremo traseiro gordo

  • Scan

    Edu, mais uma vez (está ficando repetitivo?), obrigado pelo artigo belíssimo!
    É certo que todos devemos muito ao Zé Dirceu. E é uma dívida impagável.
    Temos agora a oportunidade de contribuir para o pagamento desta multa esdrúxula.
    Mas, mais do que o pagamento da multa em si, importa que ele veja o número de amigos que tem; amigos anônimos; amigos que se cotizam, às vezes com sacrifício, numa demonstração de solidariedade ímpar.
    Esta é a nossa forma de dizer: “Zé, não estás sozinho nesta hora difícil e amarga. Conte conosco.”
    E amanhã, o Zé Dirceu estará livre! Preso, é um perigo para a direita fascista; solto transforma-se em seu pior pesadelo.
    Não foi por ódio que o Barbosinha distorceu o julgamento, falsificou provas em obediência escrava aos seus senhores, agiu e age como verdadeiro celerado que é. Foi por MEDO.

    A direita fascista teme José Dirceu como teme a própria morte, pois, para ela, Dirceu é exatamente isso.

  • jorge poa

    Nunca fui lá muito fã do Zé Dirceu. Acho, inclusive, que as estratégias políticas construídas a partir do pragmatismo estabelecido, em boa parte, por ele, são responsáveis pelos principais problemas enfrentados atualmente pelo governo, já que nem Lula nem Dilma, governos pensados a partir da doutrina do ZD, fizeram o menor esforço para conscientizar politicamente o povo brasileiro.
    Esclarecido isso, como um sujeito que acredita que, mesmo com todos os seus defeitos, as políticas desenhadas pelo PT são as melhores para o país, e que até mesmo as alianças absurdas são necessárias, senão não seria possível governar, faço questão de registrar publicamente que dei uma pequena parte para ajudar a lavar a alma do nosso partido e talvez, principalmente, para dar uma bofetada na cara desses que acham que não existem mais sentimentos gregários. Tanto existem que fiz minha modesta doação para colaborar com um político com o qual pessoal e politicamente nunca me identifiquei, mas que entendo inocente e PETISTA. Logo, mexeu com ele: mexeu comigo.

  • alex

    Vamo que vamo, Edú!

  • Euclides Rodrigues de Moraes

    Eu, desde a primeira campanha de doação para Genoíno, me propus a contribuir com o mesmo valor para os quatro e separei os recursos para enviar a medida que a solicitação fosse lançada, como não precisou contribuir para o João Paulo, transferi o valor que cabia a ele para o Zé Dirceu, ou seja estou contribuindo em dobro.

  • Carlos

    Dirceu é rico, mas de amigos.

  • Cristiana Castro

    Tb já fiz minha contribuição.A arrecadação é uma resposta política a um julgamento político

  • Jorge Vieira

    Enganam-se aqueles que pensam que as doações são apenas uma questão financeira e de solidariedade ao José Dirceu e aos demais petistas condenados injustamente.

    A questão é essencialmente política.

    Com todos os erros que possam ter cometidos, o Partido dos Trabalhadores ainda é o melhor instrumento para atender as demandas da maioria da sociedade brasileira, formada por trabalhadores do campo e das cidades.

    Portanto, é preciso manter a disposição desse Partido para continuar defendendo o interesse dos trabalhadores.

    Daí porque a contribuição financeira, independente do valor, antes de mais nada, é um ato político.

  • Angelo Cestaro

    Zé Dirceu foi o homem forte de um governo vitorioso e popular pela primeira vez neste país, logo, pela ótica conservadora das elites atrasadas e a mídia de mercado que a representa, tinha que ser abatido. Seria o candidato natural a suceder Lula e metia medo em muita gente por ser considerado radical, intransigente e centralista, o tempo colocara as coisas no seu devido lugar

    • Ricardo Lima

      Angelo,

      Desculpe me intrometer, mas Getúlio Vargas e Jânio o foram muito mais. Inclusive no quesito coragem…

      • Angelo Cestaro

        Evidente que na história existem figuras muito mais nobres que o Dirceu, mas evito comparações, só acho que esse processo de satanização da mídia contra ele tem objetivos políticos claros, também acho que na sua vida pública ele acertou muito mais do que errou.

  • Abdon Grilo

    Foi uma honra para mim ter meu nome junto a de um guerreiro como o José Dirceu, mesmo que num simples recibo de depósito de doação
    Encaminhei também

    Abdon Franklin de Meiroz Grilo Abdon

    13 de fev (Há 1 dia)

    para audienciasgilm.

    Excia.:

    Em anexo, recibo de depósito de doação ao companheiro José Dirceu como contribuição a pagamento de multa imposta por esse Excelso Pretório

    Sugiro a V. Exª mandar investigar a origem

    recibo deposito 2 001.jpg

    Clique aqui para Responder ou Encaminhar

    Clique aqui para Responder ou Encaminhar

  • Angela

    Apoio a representação contra a acusação leviana de Gilmar Mendes sobre a “esquisitice” das doações aos réus ação penal 470

  • martha silva

    É muito gratificante reconhecer que finalmente o Zé Dirceu, o Genoíno, e o Delúbio estão tendo um pouco de justiça para com eles, com estes atos de doação e generosidade de muitos que não se curvam diante do descalabro que foi e está sendo este julgamento do “mentirão”. Saber que a justiça é manipulada, me envergonha muito. Também só pude contribuir com a vaquinha do Dirceu e com poucos reais, mas, espero e acredito que ele conseguirá mostrar o DARF PAGO DA EXORBITANTE MULTA QUE LHE FOI IMPOSTA. Parabéns Eduardo, pelo seu depoimento nesta página!!!

  • Eu gostaria de saber se o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) já contribuiu para o seu companheiro de partido José Dirceu pagar a multa imposta pelo STF. Já que ele foi tão solidário com o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ), desafeto notório do PT, na qualidade de seu eleitor, me sinto no direito de saber.

  • lidia virni

    A questão das doações não passam apenas pela solidairedade e, na maioria dos casos, pela admiração que as pessoas sentem por José Dirceu e pelos demais petistas condenados, mas sobretudo pela percepção que muito companheiros não têm de que o objetivo maior dessa ópera burfa chamada “mensalão” é atingir o lLula e o governo Dilma, é acabar com a história do PT. Tenha-se ou não críticas as ligações que estabelecram com pessoas espúrias como o Valério para UNICA e EXCLUSIVAMENTE ajudar o Partido, e quero lembrar aqui o que deveríamos citar em tempo integral, que na época da denúncia forjada do Jefferson TODA a vida de Dirceu foi vasculhada, sobretudo suas contas bancárias, por MP, PF e o diabo a quatro, e NADA foi encontrado que caracterizasse enriquecimento ilícito, o que tem que ser destacado sempre é a sua luta de toda uma vida por um Brasilmelhor para todos, sobretudo os mais humildes. Todos cometemos erros na vida e temos o direito de nos arrependermos por eles, mas ninguém pode ter o mesmo direito para forjar uma acusação e criar um processo violando a Constituição e todos os princípios jurídicos, inclusive do próprio STF, para simplesmente se vingar de um partido e, em particula,r de quem se recusou a “mexer os pauzinhos” ou a “dar um jeitinho” para o senhor Barbosa chegar até o Lula e ganhar uma nomeação para o Tribunal. Infelizmente o próprio Lula, ingenuamente, achou depois que estaria criando um fato novo e dignificante para o Judiciário brasileiro ao nomear um negro para o Supremo. Nomeou, na verdade, um Judas.
    Aqui todos contribuímos e o faremos sempre que necessário.